@@newmoney8378 Tese é uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Mas eu usei tese no sentido de hipérbole, demonstrando grande admiração ou reconhecimento no trabalho analítico dissertado no vídeo. E vc? sabe o que significa chato?!
Raciocinar sobre um filme como esse é andar na corda bamba do cancelamento! Mas o Jurandir consegue fazer isso de forma brilhante, como sempre! Vida longa a quem tem coragem!!!
Cancelamento só acontece pra quem tem o público errado, hoje temos certeza que esquerda é minoria. Podemos ter bom senso e preservar a maioria do público.
Todas essas palavras que definem esse filme : Racis..., Facis...,Homof..., Misóg...,Naz... são palavras que hoje pra mim foram usadas de maneira exagerada e que perderam o real significado, obrigado Cultura Acordada por isso ( contém ironia ). Obs : Clint Eastwood é uma lenda, só vai parar de trabalhar quando ele morrer
Cara, um dos grandes exemplos recentes que tivemos de uso dessas palavras foi com o ronaldo do gato galático, que fez gestos que são reconhecidos como símbolos nazi na internet (fazer o sinal OK, e beber leite puro), coisas que aos olhos de pessoas ingênuas não é nada de mais, mas pra quem já conhece os simbolismos neonazi tá ligado. E eu tô dizendo isso pra explicar que nem sempre o uso desses termos é exagerado, até pq por vivemos em uma sociedade despolitizada, onde certos preconceitos são estruturais, muitas pessoas acabam sendo preconceituosas sem perceber, e sobre a cultura woke, irmão, larga disso, isso é historinha da extrema-direita estadunidense, que infelizmente foi exportada pra cá.
@@jpcrf2938 beber leite puro e fazer sinal de ok não significa nada para nós, isso é apenas pra quem é do meio. Isso é forçar a barra de esquerdistas que veem naz1sm0 em tudo. E sim, cultura woke existe, não é teoria
Parabéns por seu trabalho, é difícil encontrar canais que se preocupem não apenas em entreter, mas em o fazer com análises profundas, inteligência e imparcialidade. E seu canal é com certeza uma dessas raras pérolas
Gostaria de deixar meu relato aqui, não espera ver o Dirty Harry por esse canal... 😂 Esses tempos, reassisti todos os filmes da saga com meu pai, eu tenho 18 e ele 46. Inegável a lenda que Clint Eastwood é para o cinema. Chega me dar um aperto no coração ao lembrar que meu ator favorito já está mais velho e um pouco capenga das pernas 😅😢 LENDA VIVA! Aliás, te amo pai ❤
Perfeito, tanto é que no último filme da série de longas realizado com esse personagem, ele acaba destruindo uma organização interna da polícia que executava bandidos. O próprio personagem fez alusão a algo parecido aqui no Brasil, ao que ele citou como "Mão Branca". Isto mostra que ele estava dentro da Lei, só não afrouxava para bandidos.
Jurandir, bela análise. Fica uma sugestão: analise Gran Torino. Até a tia do café sabe que aquele veterano de guerra na verdade é o Dirty Harry aposentado. Seria legal fazer uma analogia entre os filmes.
Único ajuste necessário à fantástica analítica: as pessoas, que julgam um filme, alguém ou algo, a partir de sua ideologia ou valores, não percebe que não percebe, ou não vê seu próprio mecanicismo - elimina inconscientemente o branco que não se encaixa nos seus estereóripos; rejeita pensar sobre a situação estranha à sua compreensão e valores; etc.
Jurandir, uma sugestão de vídeo: Filmes que definitivamente não precisariam de uma continuidade, ou part. 2. Ex: Avatar, Coringa, Gladiador... entre outros. Um abraço de Rio das ostras/RJ.
Assisti na TV aberta, não me lembro a idade que tinha mas lembro que foi o primeiro filme de temática adulta que me impactou, passei a me interessar pela carreira de Clint Westwood,tanto como ator e diretor. Muito interessante sua análise do diretor e sua origem judaica,foi um detalhe que não me atentei,passou despercebido,mas faz muito sentido quanto ao conteúdo. Dirty Harry é um dos meus personagens de "moral questionável" favoritos.
Eu acho esse filme fantástico também e eu não sabia que tinha tanto crítico falando besteira sobre ele. O vilão realmente é o verdadeiro retrato do fascista... persegue, mata, é preconceituoso, faz tudo o que há de pior enquanto está protegido pelo anonimato ou pelo poder, mas quando é descoberto, se mostra covarde, mentiroso, chantagista, cheio de si e faz qualquer coisa para o benefício próprio. É daqueles filmes que o vilão deixa a gente com tanta raiva, que "lutamos" junto com o mocinho. Filmaço!
Bom, eu acho que a mensagem principal do filme foi perdida a medida que a angustia e as motivações do policial não são bem explorados. No fim, é apenas um filme de um policial que não respeita as leis e que de alguma forma é agraciado pelo povo, só que isso vem a ser um problema por passar uma mensagem para as massas que a violencia é a unica maneira de conseguirmos resultados concretos contra a criminalidade.
@@elvisemerson6435 Nem tanto. Faz parte do gênero, é como assistir Dragon Ball Z que tem toda a filosofia em que o mangá se baseia, mas na prática é um desenho em que a ideia é resolver tudo enfiando a porrada no vilão e destruir o máximo de montanha possível além de pais que deixam seus filhos ainda crianças lutarem até a morte. Ou assistir os Maquinas mortiferas, em que o foco do universo é racismo, tem até ali umas discussões sobre a ação da policia no gueto, ou policiais corruptos vendendo armas e etc, mas no fim do dia são filmes policiais, em que os policiais destroem a cidade toda pra resolver o crime. É uma caracteristica do gênero. É o mesmo problema do super herói, que na prática, no mundo real, seriam vigilantes agindo a margem da lei. Ou o Dr. House, que desrespeita todas as práticas médicas possíveis.
Não, Eduardo. O vilão não é o retrato do fascista. Fascistas não são monstros, mas pessoas comuns. Jurandir ignora a ideia de banalidade do mal, que já citou em outros vídeos. O vilão é um louco, harry é o fascista. Fascismo não é matar minorias, mas um estado corporativista com poderes absolutos. O fascismo é uma reação ao individualismo liberal, ao iluminismo, as garantias individuais que "partem o coração" do protagonista. Jurandir repete argumentos errados e infantis que todos fascista repete. Pode procurar a fonte primária e veja oq os integralistas atuais, por exemplo, defendem. Já tem gente nos comentários falando "direitos humanos para humanos direitos". Os fascistas de ontem diziam, "tudo dentro do estado", hoje dizem "estado acima de tudo".
@@DanielMoura-r9l Tua definição de fascismo mal serve pra Itália de 1940, e caiu no tempo legal. Falar que só se trata de "Estado maior", deixando de lado todos os demais ideais que motivaram essa possível "apologia estatal" é a principal razão pela qual as pessoas não conseguem entender mais o que é fascismo. Confundem-se os termos de propósito pra que ninguém saiba descrever políticos fascistas, já que sempre vai ter algum falando que não é isso, que pra ser um fascista na verdade tem que ter um queixo quadrado e ser careca. É uma tática desconscientizadora usada há um bom tempo, extremamente perigosa, já que faz a população relativizar posicionamentos problemáticos e deixam o pior rolar.
Essa cena final, em que Harry joga o distintivo foi a que mais me chamou atenção. Vc vê na expressão dele todo o péssimismo e descrença. Vale mencionar aqui o trabalho de Andy Robinson como Scorpio, excelente.
Muito pertinente Jurandir, o mundo está muito esquisito, já há algum tempo o poste está mijando no cachorro. PS. Clint Eastwood está entre os maiores ícones da história do cinema, monstro. Abraço
Na verdade a saga Dirt Harry veio com o sucesso do Filme Bullitt de 1968. O filme que abriu caminho para esse novo estilo de filme policial. O conceito de anti herói é uma interpretação. Herói violento sempre existiu. Dirt Harry é um herói e não um anti herói.
A discriminação foi tão banalizada por mimizentos, q qndo alguém fala q fulano é facis, fóbicos, zista; eu já sei q fulano presta e qm tá falando é apenas hipócrita 🤷🏻♂️
Mais um video genial meu amigo! Essa foi minha franquia favorita na adolescência e me fez escolher o Clint Eastwood como ator favorito, lembro que comemorei meu aniversário de 18 assistindo o último filme 😂 (uma adolescência bem solitária kkkk) Aliás, linda a dedicatória que ele deixa em Os Imperdoáveis para o Don Siegel e pro Sergio Leone.
Ótima reflexão, lembrando os dias de hj, aonde já é um fato admitido publicamente que o governo não tem condições de combater efetivamente o crime organizado, e não é devido a falta de pessoal, tecnologia, armamento, nada disso, e sim devido a própria burocracia estatal que emperra os mecanismos de combate ao crime, lembrando que uma pessoa foi simplesmente executada pelo crime organizado em um dos maiores aeroportos dos país semana passada, o poder público segue batendo cabeça tentando criar teorias de raça e gênero, esse "subnicho" gera muito dinheiro a muitas pessoas oportunistas também, enquanto isso, o crime organizado se fortalece a cada dia, e ainda acrescento que com certeza existem muitos agentes Callahans pelo nosso país com seu distintivo na mão prestes a joga-lo no rio.
@@LektorspiroseAlém disso, o dinheiro do tráfico e do crime vai também pro bolso desses políticos, eles nunca vão combater algo que é lucrativo pra eles.
Não é devido a burocracia meu chapa. É devido ao ser humano ser corrupto. E o policial é o agente do sistema mais fácil de se tornar corrupto. E não falo por achismo. Meu pai disse isso, 86 anos, primeiro tenente reformado da PMSP
Jurandir… as tuas análises e criticas sempre colaboram para um melhor entendimento de obras audiovisuais. Você é incrível!! E mais…. O “jeito” que vc insere as propagandas dos teus patrocinadores é incrível tbm. Eu me divirto com essa grande capacidade!! 👏👏👏💜😊
Quem ja viu a última entrevista de Teddy Bundy sabe que ele foi um cara de uma familia cristã amorosa, nao sofreu abuso ou qualquer violência. Ele mesmo afirma isso. Ele fez porque tinha que fazer, quis fazer e ponto. Não acho certo justificar maldades. Dahmer mesmo teve uma visão torta pela série. Boa a série, mas ele nao se arrependeu ou sentiu remorso em momento algum. Justificar o mal nunca é bom
@@thanostitan não é com o filme, mas com a análise do Jurandir. Foi só um comentário. Como ele comentou que o filme não tenta justificar o mal nem o policial, eu comentei. Só isso
Parabéns pelo vídeo! Hoje tem que se ter coragem para subir esse tipo de conteúdo, mesmo sendo uma constatação, e não opinião. Vou assistir novamente! Ganhou um inscrito! Abraço!
Assisti a todos Dirt Harry, cada um umas dezenas de vezes. Sempre é catártico cada um, em especial o primeiro. Assisti esse ainda adolescente, la na década de 80. Harry Calahan, cap. Nascimento e o Doutrinador, entre outros são personagens que adoraríamos se fossem reais. Vou aproveitar e assistir mais uma vez!
todo pai de menino deveria sentar o garoto na frente da TV e colocar um filme do clint eastwood ou do charles bronson para o moleque assistir. na minha infância eu assistia robocop, stallone cobra, duro de matar etc. hoje já adulto eu abomino nutelagem, lacração e militância.
conheci esse canal neste final de semana e maratonei uma penca já, difícil falar quais são os melhores porque são todos muito bons, mas o do The Ofiice, do Avatar (o verdadeiro, não os Smurfs gigante) e do sobre eisegese/exegese me ganharam. +1 sub
A parte em que você descreve como o crítico, através de sua ideologia, fisga as partes que batem com a ideologia, e descarta as que não batem para poder rotular a obra.... bom, você simplesmente descreveu algo que tem nome: viés de confirmação. Excelente vídeo!
Ou seja, se os “intelectuanais” odeiam com esses clichês baratos de “…ISTAS” e as massas o amam, tenho certeza que é bom. E a cereja do bolo é a dublagem do Márcio Seixas. Encaixe perfeito. Parabéns pela análise, Jurandir!
Parabéns! Excelente análise. Continue com este trabalho, pois a estrada do sucesso, que chamo de retidão em seu maior aspecto, você trilha com muita competência. .
Quando alguém fala "mimimi" ou "lacração", eu sei que o repertório dela é mais raso do que uma poça d'água. Nem tudo se resume a estas duas coisas. Na maioria das vezes, a pessoa não tem argumentos embasados pra contra argumentar. A grande ilusão é que na cabeça deste povo basta um indivíduo, uma instituição ou uma ideologia pra dar soluções fáceis a problemas complexos. Se os problemas são multifatoriais, as soluções também são.
Um dos melhores filmes de todos os tempos, uma das melhores personagens também e na dublagem BR da época, a voz do Clint é simplesmente perfeita e icônica. Mais uma vez o vídeo e a análise do Jurandir são excelentes! Parabéns 👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Esse filme reflete um problema dos críticos de um modo geral, eles não criticam o filme, eles criticam um espantalho do filme construído sob o filtro de seus preconceitos. As pessoas se esqueceram de uma coisa muito básica, quando alguém se senta pra assistir a um filme, o papel de contar a história é do filme e não do expectador. Infelizmente, hoje quem está contando a história é o expectador, que é incapaz de absorver a mensagem da obra porque não se permite absorver mais nada, eles já estão cheios de certeza e querem por essa certeza pra fora. Como você disse, uma coisa é a mensagem do filme, outra coisa é aquilo que o expectador interpreta sobre o filme, e nem sempre as duas coisas estão alinhadas, e pra isso a gente precisa: 1 - assistir, mas assistir de verdade, ouvindo a mensagem que a obra tem a passar, 2 - pesquisar as informações oficiais da obra, como entrevistas, falas, conhecer o background do diretor, roteirista, atores, etc, e 3 - ler o roteiro pra ter certeza que a gente entendeu direito. As pessoas ignoram a mensagem da obra, a opinião da staff e o próprio roteiro pra determinar da cabeça delas qual é a verdadeira mensagem da obra, ignorando a própria obra.
Perseguidor Implacável é um filme sensacional como o Magnum 44. Imagina esse povo assistindo e fazendo critica da série do Charles Charles Bronson Desejo de Matar? Vão morrer do coração! hehehehehehehehehehehehe
Na minha ignorância, considerava que os filmes de Dirty Harry tinham envelhecido mal. Sou fâ do velho Clint e considero uma lástima a ausência desses filmes nos streamings. Obrigada pela aula!
Vc poderia falar sobre a colaboração john milius (direitista) E Francis ford coppola (esquerdista) que geraram um dos maiores filmes da história APOCALIPSE NOW 1979
Eu particularmente gosto muito dos anti-heróis porque eles fazem o que é nesseçario não da pra combater o mal com flores,eu nunca assisti esse filme mais achei interessante irrei assisti,eu acho chato esses filmes de hoje em dia que tentam colocar o vilão como coitadinho que tem um passado triste pra justificar a suas atitudes,isso não passa de uma romantizacão do mal na minha opinião,e eu também não gosto desses críticos que analisam o filme de acordo com as suas crenças e ideologias e forçam a barra pra aquele filme se encaixar nas suas crenças e ideologias.
Descobri o canal agora. MUITO bom, visão de quem vê e pensa não a de quem não vê nem pensa, só milita, como a da "crítica" progressista lacradora❗ Parabéns. Tô dentro, INSCRITO❗
Já assisti todos os cinco. Deveria ter feito mais uns vinte! Clint Eastwood, o maior Chad do cinema. Inclusive, acho que o Callahan foi uma inspiração para o Justiceiro da Marvel comics.
@@ProfIrapuanGloriaJr Os filmes são, Perseguidor Implacável 1971, Magnum 44 - 1973, Sem Medo da Morte 1976, Impacto Fulminante 1983 e Dirty Harry na Lista Negra 1988.
Parabéns, Jurandir Gouveia! Crítica instigante: respeita a obra e guia eficazmente o telespectador por ela, mostrando-nos seus meandros mais escondidos.
Clint é uma verdadeira lenda viva,um dinossauro,um remanescente do velho cinema e do novo.Meus parabéns a esse super ator e sua longevidade impressionante,sua competência,sua história e se manter em atividade até os dias atuais é impressionante por si só.
Parabéns pela análise simples, direta e objetiva, destacando pontos de extrema relevância que tornam esse clássico atemporal. Vida longa ao nosso imortal Clint Eastwood. Saúde pra você e sua família, sucesso cada vez maior no canal e grande abraço! 🎬
15:25 ele ter ou não uma infância traumática, uma vida difícil, mts traumas ainda sim não justifica! É uma justificativa pra um assassino, pra um criminoso; pq eles são/ estão quebrados, tudo é um justificativa, até msm terem roubado a esfiha dele! Podemos nos sensibilizar pelo passado do vilão, mas só isso não é suficiente pra vc justificar os crimes do vilão! O Joker por exemplo, na Piada Mortal é mostrado que o cara antes do Joker era um comediante falido com uma esposa grávida, ele topou assaltar a Ace Chemical para ter um dinheiro, pra ter uma condição para o filho não nascido! E antes do assalto ele descobre que a esposa morreu junto com a criança, testando um "aquecedor de mamadeira" e ainda sim, ele é forçado a fazer o assalto; O Batman aparece a depois de espancar esse cara, o msm se desequilibra e cai num tonel de produtos químicos! E ai nasce o Coringa (um deles pelo menos) ainda assim, tudo que ele faz dps de se tornar o Coringa é injustificável ele mata, rouba, machuca, tortura, abusa e mais! Então no fim tentar justificar o vilão usando o passado dele é inocencia pra não falar outra coisa! Vc pode gostar do vilão mas ele é isso, o errado, o protagonista antagonico de todos os herois, nunca o heroi!
Vídeo fantástico! Eu sofri tantas perdas negociando por conta própria... Eu negocio bem na demo, mas acho que o mercado real é manipulado... Alguém pode me ajudar ou pelo menos me dizer o que estou fazendo errado??
Eu acho que o problema está em quem assiste. Algo muito parecido aconteceu em Tropa de Elite, linfelzme tem muita gente que não sabe separar o que é ficção e o que é realidade e não entende a proposta dos filmes e acabam distorcendo o que ele quero a propor. Dizem que Coringa 2 foi feito desse jeito por essa causa
Olha só a sincronidade, estou assistindo uma animação japonesa na qual o "Dirty Harry" acabou de ser mencionado, não lembro se já assisti a esse filme, mas vou ver depois
Só porque os “críticos especialistas” não aprovaram esse filme eu vou assisti-lo hoje. De novo.
🤣🤣🤣🤣🤣
good
Vou procurar no youtube, será que tem?
KKKK É BAIT DE PATRIOTA AMIGO,, NUNCA VI CRITICO FALANDO MAL DESSE FILME....
@@kitamoto13 O Jurandir, literalmente, apresentou as críticas no vídeo 🤨
Se a mídia diz que o filme é horrível é porque você sabe que esse filme é fenomenal
Verdade
sim
Ou pode ser horrível mesmo. A maioria dos filmes que a crítica de maneira geral disse que era ruim, realmente eram.
@@GuilhermeDlugossPan-d6i depende de quando a crítica foi feita, dd quando o filme foi feito e por quem o filme foi feito
@@ericschmidtmonteiro3561 não depende da qualidade do filme?
Clint Eastwood é um cara Durão de verdade e a prova disso é que sua vitalidade aos 94 anos ele está lúcido e atuante.
Clint decide quando vai morrer, ñ o contrário
"Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências."
William Shakespeare.
@@darcijosemestre9890 No caso, para o Harry, a consequência deveria ser a prisão.
Esse não é um vídeo!!! Isso é uma aula!!! Uma tese de doutorado!!!
Concordo.
Aula? Só se for de bobagens.
@@davidmagalhaes2182 É mais fácil adjetivar algo do que mostrar o porquê seria bobo.
Ksksksks sabe o que é uma tese ??
@@newmoney8378 Tese é uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Mas eu usei tese no sentido de hipérbole, demonstrando grande admiração ou reconhecimento no trabalho analítico dissertado no vídeo. E vc? sabe o que significa chato?!
Raciocinar sobre um filme como esse é andar na corda bamba do cancelamento!
Mas o Jurandir consegue fazer isso de forma brilhante, como sempre!
Vida longa a quem tem coragem!!!
Muito Inteligente o Jurandir!!
Conseguiu passar sua visão de mundo
Cancelamento só acontece pra quem tem o público errado, hoje temos certeza que esquerda é minoria. Podemos ter bom senso e preservar a maioria do público.
Cancelamento é coisa de canhoto.
Todas essas palavras que definem esse filme : Racis..., Facis...,Homof..., Misóg...,Naz... são palavras que hoje pra mim foram usadas de maneira exagerada e que perderam o real significado, obrigado Cultura Acordada por isso ( contém ironia ). Obs : Clint Eastwood é uma lenda, só vai parar de trabalhar quando ele morrer
Cara, um dos grandes exemplos recentes que tivemos de uso dessas palavras foi com o ronaldo do gato galático, que fez gestos que são reconhecidos como símbolos nazi na internet (fazer o sinal OK, e beber leite puro), coisas que aos olhos de pessoas ingênuas não é nada de mais, mas pra quem já conhece os simbolismos neonazi tá ligado. E eu tô dizendo isso pra explicar que nem sempre o uso desses termos é exagerado, até pq por vivemos em uma sociedade despolitizada, onde certos preconceitos são estruturais, muitas pessoas acabam sendo preconceituosas sem perceber, e sobre a cultura woke, irmão, larga disso, isso é historinha da extrema-direita estadunidense, que infelizmente foi exportada pra cá.
@jpcrf2938 e essa foto de ditador assassino aí?
@@jpcrf2938 beber leite puro e fazer sinal de ok não significa nada para nós, isso é apenas pra quem é do meio. Isso é forçar a barra de esquerdistas que veem naz1sm0 em tudo. E sim, cultura woke existe, não é teoria
@@jpcrf2938 chegou o militante esquerdista
@@jpcrf2938Mais um trolado pelo 4chan
Eu amo esse filme mas, me faltavam palavras para defende-lo. Não faltam mais. Obrigado, Jurandir.
Me lembrou do filme Judge Dredd
Parabéns por seu trabalho, é difícil encontrar canais que se preocupem não apenas em entreter, mas em o fazer com análises profundas, inteligência e imparcialidade. E seu canal é com certeza uma dessas raras pérolas
Obrigado pelo carinho e apoio!
Gostaria de deixar meu relato aqui, não espera ver o Dirty Harry por esse canal... 😂 Esses tempos, reassisti todos os filmes da saga com meu pai, eu tenho 18 e ele 46. Inegável a lenda que Clint Eastwood é para o cinema. Chega me dar um aperto no coração ao lembrar que meu ator favorito já está mais velho e um pouco capenga das pernas 😅😢 LENDA VIVA! Aliás, te amo pai ❤
Recomendo ver também Desejo de Matar, com Charles Bronson
@snowzpoc7663 Tenho vagas lembranças desse filme também quando pequeno. Obrigado por me lembrar, irei rever também!
"Direitos Humanos para humanos direitos..." Dirty Harry puro! ¯\_(ツ)_/¯
A questão é saber que são esses "humanos direitos"
@@PedroJr0312 quem não rouba celular pra tomar cerveja
@@jongoncalves857 O problema é desviar milhões da saúde
Humanos direitos são aqueles seres humanos que não roubam não estupram não matam espero ter atrapalhado@@PedroJr0312
@@PedroJr0312a boa moral é muito clara, como o cristal
Os caras que lutaram na segunda guerra contra os regimes totalitaristas sendo chamados de facistas. Absolute regresso
Hoje se eu sou contra o autoritarismo comunista eles me chamam de Facista, mesmo o que eles defendem esteja mais perto de um Facismo
Tá falando da URSS?
@@bizarre7806 O mesmo do Stalin?
@@bizarre7806 segunda guerra
@@bizarre7806 Quem era chamado de facista pelos jovens era a geração que lutou contra a alemanha na segunda guerra
Comente sobre o filme Magnum44, onde Dirty Harry combate polícias justiceiros
É muito bom mesmo, fui rever um dia desses, e o filme envelheceu bem.
Perfeito, tanto é que no último filme da série de longas realizado com esse personagem, ele acaba destruindo uma organização interna da polícia que executava bandidos. O próprio personagem fez alusão a algo parecido aqui no Brasil, ao que ele citou como "Mão Branca". Isto mostra que ele estava dentro da Lei, só não afrouxava para bandidos.
Esse não é o último...no final dos 80's teve o "Dirty Harry, The Dead Pool", no Brasil Dirty Harry Na Lista Negra.
@@marcosferraz1479 olha só. Não me lembro pelo título. Acho que perdi esse. Obrigado. Abraço.
Jurandir, bela análise. Fica uma sugestão: analise Gran Torino. Até a tia do café sabe que aquele veterano de guerra na verdade é o Dirty Harry aposentado. Seria legal fazer uma analogia entre os filmes.
Um dos meus filmes favoritos do Eastwood. Tenho na coleção.
Agradeço pela informação...nunca tinha linkado os personagens...vou rever com outros olhos...Valeu!
Nosso sério se for verdade e excelente
Gran Torino realmente lembra muito a franquia Dirty Harry.
Pessoas ruins sempre querem que pessoas boas sigam regras e leis, para que elas possam fazer maldades livremente sem julgamento ou retaliação.
Melhor comentário.
Único ajuste necessário à fantástica analítica: as pessoas, que julgam um filme, alguém ou algo, a partir de sua ideologia ou valores, não percebe que não percebe, ou não vê seu próprio mecanicismo - elimina inconscientemente o branco que não se encaixa nos seus estereóripos; rejeita pensar sobre a situação estranha à sua compreensão e valores; etc.
"Toda a liberdade para o bem e para o benfeitores, nenhuma liberdade para o mal e para o malfeitores." (Gabriel García Moreno)
Pra quem quiser assistir em HD essa obra está disponível no Max
Acabei de procurar e não tem não. Ela tá disponível no Prime Video e tem que pagar.
Tem no My Family também.
Eu fico com o torrent mesmo.
@@FelipeSantos-ct3wo Eu também
Quero assistir no 0800
Caramba, 94 anos? O Clint Eastwood ta super inteiraco..
Eu achava que ele tinha só 70😅 falando sério, eu não achava que ele tava perto dos 100, realmente tá interaço
@AnMoFiOl realmente eu tava daria 70 anos, no máximo 75...o cara está em forma.
Pior nem da pra notar quê ele tem essa idade, parece quê ele se cuida bastante, depois quê o seu pai morreu ele se dedicou a uma vida saudável.
Pô, que vídeo e filmes foda. Mensagem foda. Queria tanto que este vídeo chegasse ao máximo de pessoas que PRECISAM assistir.
Jurandir, uma sugestão de vídeo:
Filmes que definitivamente não precisariam de uma continuidade, ou part. 2. Ex: Avatar, Coringa, Gladiador... entre outros. Um abraço de Rio das ostras/RJ.
Matrix, A Era do Gelo, Os Incríveis, Debi e Loide etc
@LucasSilva-m7r7m
Exatamente! 🤘
Oi! Vc é de R.O também?
@@LucasSilva-m7r7m toy story 4
@@maiconsouza5090
Cidade praiana
Assisti na TV aberta, não me lembro a idade que tinha mas lembro que foi o primeiro filme de temática adulta que me impactou, passei a me interessar pela carreira de Clint Westwood,tanto como ator e diretor.
Muito interessante sua análise do diretor e sua origem judaica,foi um detalhe que não me atentei,passou despercebido,mas faz muito sentido quanto ao conteúdo.
Dirty Harry é um dos meus personagens de "moral questionável" favoritos.
Lembro que passava sempre nos domingos a noite, depois do Fantástico. Era Dirty Harry ou Desejo de Matar. Sempre um filme policial.
Eu acho esse filme fantástico também e eu não sabia que tinha tanto crítico falando besteira sobre ele. O vilão realmente é o verdadeiro retrato do fascista... persegue, mata, é preconceituoso, faz tudo o que há de pior enquanto está protegido pelo anonimato ou pelo poder, mas quando é descoberto, se mostra covarde, mentiroso, chantagista, cheio de si e faz qualquer coisa para o benefício próprio. É daqueles filmes que o vilão deixa a gente com tanta raiva, que "lutamos" junto com o mocinho. Filmaço!
Bom, eu acho que a mensagem principal do filme foi perdida a medida que a angustia e as motivações do policial não são bem explorados. No fim, é apenas um filme de um policial que não respeita as leis e que de alguma forma é agraciado pelo povo, só que isso vem a ser um problema por passar uma mensagem para as massas que a violencia é a unica maneira de conseguirmos resultados concretos contra a criminalidade.
@@elvisemerson6435 Nem tanto. Faz parte do gênero, é como assistir Dragon Ball Z que tem toda a filosofia em que o mangá se baseia, mas na prática é um desenho em que a ideia é resolver tudo enfiando a porrada no vilão e destruir o máximo de montanha possível além de pais que deixam seus filhos ainda crianças lutarem até a morte. Ou assistir os Maquinas mortiferas, em que o foco do universo é racismo, tem até ali umas discussões sobre a ação da policia no gueto, ou policiais corruptos vendendo armas e etc, mas no fim do dia são filmes policiais, em que os policiais destroem a cidade toda pra resolver o crime.
É uma caracteristica do gênero. É o mesmo problema do super herói, que na prática, no mundo real, seriam vigilantes agindo a margem da lei. Ou o Dr. House, que desrespeita todas as práticas médicas possíveis.
@@elvisemerson6435Acaba que é um filme sobre um bandido que persegue um assassino.
Não, Eduardo. O vilão não é o retrato do fascista. Fascistas não são monstros, mas pessoas comuns. Jurandir ignora a ideia de banalidade do mal, que já citou em outros vídeos. O vilão é um louco, harry é o fascista. Fascismo não é matar minorias, mas um estado corporativista com poderes absolutos. O fascismo é uma reação ao individualismo liberal, ao iluminismo, as garantias individuais que "partem o coração" do protagonista. Jurandir repete argumentos errados e infantis que todos fascista repete. Pode procurar a fonte primária e veja oq os integralistas atuais, por exemplo, defendem. Já tem gente nos comentários falando "direitos humanos para humanos direitos". Os fascistas de ontem diziam, "tudo dentro do estado", hoje dizem "estado acima de tudo".
@@DanielMoura-r9l Tua definição de fascismo mal serve pra Itália de 1940, e caiu no tempo legal. Falar que só se trata de "Estado maior", deixando de lado todos os demais ideais que motivaram essa possível "apologia estatal" é a principal razão pela qual as pessoas não conseguem entender mais o que é fascismo. Confundem-se os termos de propósito pra que ninguém saiba descrever políticos fascistas, já que sempre vai ter algum falando que não é isso, que pra ser um fascista na verdade tem que ter um queixo quadrado e ser careca. É uma tática desconscientizadora usada há um bom tempo, extremamente perigosa, já que faz a população relativizar posicionamentos problemáticos e deixam o pior rolar.
De 71 mas super atual.
Cinco décadas de existência.
Essa cena final, em que Harry joga o distintivo foi a que mais me chamou atenção. Vc vê na expressão dele todo o péssimismo e descrença.
Vale mencionar aqui o trabalho de Andy Robinson como Scorpio, excelente.
Muito pertinente Jurandir, o mundo está muito esquisito, já há algum tempo o poste está mijando no cachorro.
PS. Clint Eastwood está entre os maiores ícones da história do cinema, monstro.
Abraço
O poste mijando no cachorro são servidores públicos achando que estão acima da lei.
Dirty Harry é o nosso capitão Nascimento, os temas do filme nunca foram tão atuais.
pois é, ao contrário do wagner moura, pelo menos o clint nunca mudou para "agradar a patota".
Aff, eu ia comentar isso. Apaga. KKKKKKK Exatamente isso!
A regra é simples: se a esquerda não gosta, o filme é bom...
Nunca falha.
Na verdade a saga Dirt Harry veio com o sucesso do Filme Bullitt de 1968. O filme que abriu caminho para esse novo estilo de filme policial.
O conceito de anti herói é uma interpretação. Herói violento sempre existiu. Dirt Harry é um herói e não um anti herói.
A discriminação foi tão banalizada por mimizentos, q qndo alguém fala q fulano é facis, fóbicos, zista; eu já sei q fulano presta e qm tá falando é apenas hipócrita 🤷🏻♂️
Mais um video genial meu amigo! Essa foi minha franquia favorita na adolescência e me fez escolher o Clint Eastwood como ator favorito, lembro que comemorei meu aniversário de 18 assistindo o último filme 😂 (uma adolescência bem solitária kkkk)
Aliás, linda a dedicatória que ele deixa em Os Imperdoáveis para o Don Siegel e pro Sergio Leone.
Impacto Fuminante...SENSACIONAL. Um clássico!
Ótima reflexão, lembrando os dias de hj, aonde já é um fato admitido publicamente que o governo não tem condições de combater efetivamente o crime organizado, e não é devido a falta de pessoal, tecnologia, armamento, nada disso, e sim devido a própria burocracia estatal que emperra os mecanismos de combate ao crime, lembrando que uma pessoa foi simplesmente executada pelo crime organizado em um dos maiores aeroportos dos país semana passada, o poder público segue batendo cabeça tentando criar teorias de raça e gênero, esse "subnicho" gera muito dinheiro a muitas pessoas oportunistas também, enquanto isso, o crime organizado se fortalece a cada dia, e ainda acrescento que com certeza existem muitos agentes Callahans pelo nosso país com seu distintivo na mão prestes a joga-lo no rio.
A maioria do alto escalão das facções são deputados e vereadores, então essa burocracia é um escudo para defende-los!
@@Lektorspirose Muito bem observado.
@@LektorspiroseAlém disso, o dinheiro do tráfico e do crime vai também pro bolso desses políticos, eles nunca vão combater algo que é lucrativo pra eles.
Não é devido a burocracia meu chapa. É devido ao ser humano ser corrupto. E o policial é o agente do sistema mais fácil de se tornar corrupto. E não falo por achismo. Meu pai disse isso, 86 anos, primeiro tenente reformado da PMSP
Precisávamos de uns pm assim no Brasil
Aqui na Bahia tem um monte kkkkkkkk
Nós já temos eles, o problema é o judiciário
Amo a perseguição implacável de Clint contra a cultura Wolk 🥱
Excelente vídeo Jurandir. A forma como você traduz os detalhes do filme é simplesmente fantástico. Parabéns. 👏👏👏
Jurandir… as tuas análises e criticas sempre colaboram para um melhor entendimento de obras audiovisuais. Você é incrível!! E mais…. O “jeito” que vc insere as propagandas dos teus patrocinadores é incrível tbm. Eu me divirto com essa grande capacidade!! 👏👏👏💜😊
Quem ja viu a última entrevista de Teddy Bundy sabe que ele foi um cara de uma familia cristã amorosa, nao sofreu abuso ou qualquer violência. Ele mesmo afirma isso. Ele fez porque tinha que fazer, quis fazer e ponto.
Não acho certo justificar maldades.
Dahmer mesmo teve uma visão torta pela série. Boa a série, mas ele nao se arrependeu ou sentiu remorso em momento algum. Justificar o mal nunca é bom
Me lembrou do personagem Michael Myers do filme Halloween. Ele é mal.(só isso, ele não tem justificativa)
@invorx verdade
Mas a turminha canhota trata os criminosos como vítimas da sociedade
O que isso tem a ver com o filme mesmo?
@@thanostitan não é com o filme, mas com a análise do Jurandir. Foi só um comentário. Como ele comentou que o filme não tenta justificar o mal nem o policial, eu comentei. Só isso
Parabéns pelo vídeo! Hoje tem que se ter coragem para subir esse tipo de conteúdo, mesmo sendo uma constatação, e não opinião. Vou assistir novamente! Ganhou um inscrito! Abraço!
Excelente, Jurandir!
👍🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Assisti a todos Dirt Harry, cada um umas dezenas de vezes. Sempre é catártico cada um, em especial o primeiro. Assisti esse ainda adolescente, la na década de 80. Harry Calahan, cap. Nascimento e o Doutrinador, entre outros são personagens que adoraríamos se fossem reais. Vou aproveitar e assistir mais uma vez!
O doutrinador e destro são ótimos personagens
todo pai de menino deveria sentar o garoto na frente da TV e colocar um filme do clint eastwood ou do charles bronson para o moleque assistir. na minha infância eu assistia robocop, stallone cobra, duro de matar etc. hoje já adulto eu abomino nutelagem, lacração e militância.
Bravo.
Esse deve ser assinante premium do Brasil Paralelo...
vou assistir, ja sei q o filme é bom quando os jornalistas não gostam
Vale apena. Assisti todos os cinco filmes lançados entre os anos 70 e 80.
Muitoooooooo bom!
Ta no canal errado mano
@@Bielgv1 talvez vc esteja no canal errado, está lamentando ainda a derrocada da esquerda rs?
Voce assisti um filme com base se os outros gostam ou nao?
conheci esse canal neste final de semana e maratonei uma penca já, difícil falar quais são os melhores porque são todos muito bons, mas o do The Ofiice, do Avatar (o verdadeiro, não os Smurfs gigante) e do sobre eisegese/exegese me ganharam. +1 sub
A parte em que você descreve como o crítico, através de sua ideologia, fisga as partes que batem com a ideologia, e descarta as que não batem para poder rotular a obra.... bom, você simplesmente descreveu algo que tem nome: viés de confirmação.
Excelente vídeo!
Perfeito o video e os comentários! Jurandir mostrou que torce pro lado certo, e tentou abrir a cabeça de muita gente! Parabéns!!!
Filme sem frescura e que não paga pedágio pro politicamente correto.
Ou seja, se os “intelectuanais” odeiam com esses clichês baratos de “…ISTAS” e as massas o amam, tenho certeza que é bom.
E a cereja do bolo é a dublagem do Márcio Seixas.
Encaixe perfeito.
Parabéns pela análise, Jurandir!
Parabéns! Excelente análise.
Continue com este trabalho, pois a estrada do sucesso, que chamo de retidão em seu maior aspecto, você trilha com muita competência. .
*Amo todos do Clint! "VAGABUNDO!"* *Lá vem a turma do mimimi.*
Uma pessoa branca defendendo um personagem branco que chama um personagem negro de vagabundo. Qual a novidade nisso?
Po mas ele não xinga o cara por ser negro tlg, ele era um ladrão de banco.
@@mgc6855 Você claramente não assistiu o vídeo, e o Jurandir não é branco caso você seja daltônico
Quando alguém fala "mimimi" ou "lacração", eu sei que o repertório dela é mais raso do que uma poça d'água. Nem tudo se resume a estas duas coisas. Na maioria das vezes, a pessoa não tem argumentos embasados pra contra argumentar. A grande ilusão é que na cabeça deste povo basta um indivíduo, uma instituição ou uma ideologia pra dar soluções fáceis a problemas complexos. Se os problemas são multifatoriais, as soluções também são.
@@mgc6855 A novidade é que você não assistiu ao filme.
Um dos melhores filmes de todos os tempos, uma das melhores personagens também e na dublagem BR da época, a voz do Clint é simplesmente perfeita e icônica. Mais uma vez o vídeo e a análise do Jurandir são excelentes! Parabéns 👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Rapaz, vi esse filme com o meu pai, agora vou ter que alugar na Prime para rever...
O ódio dos críticos é que o filme é realmente bom, mas é másculo demais para agradá-los. Eles preferem Rocketman e Joker 2.
Obra-prima..se os woke odeiam, é mais obra-prima ainda
Esse filme reflete um problema dos críticos de um modo geral, eles não criticam o filme, eles criticam um espantalho do filme construído sob o filtro de seus preconceitos.
As pessoas se esqueceram de uma coisa muito básica, quando alguém se senta pra assistir a um filme, o papel de contar a história é do filme e não do expectador. Infelizmente, hoje quem está contando a história é o expectador, que é incapaz de absorver a mensagem da obra porque não se permite absorver mais nada, eles já estão cheios de certeza e querem por essa certeza pra fora.
Como você disse, uma coisa é a mensagem do filme, outra coisa é aquilo que o expectador interpreta sobre o filme, e nem sempre as duas coisas estão alinhadas, e pra isso a gente precisa: 1 - assistir, mas assistir de verdade, ouvindo a mensagem que a obra tem a passar, 2 - pesquisar as informações oficiais da obra, como entrevistas, falas, conhecer o background do diretor, roteirista, atores, etc, e 3 - ler o roteiro pra ter certeza que a gente entendeu direito.
As pessoas ignoram a mensagem da obra, a opinião da staff e o próprio roteiro pra determinar da cabeça delas qual é a verdadeira mensagem da obra, ignorando a própria obra.
Opinião de crítico de cinema não me serve de nada. Só confio na minha opinião quando assisto ao filme
Esse filme receber as críticas que receber é um selo de qualidade. A propósito, Jim Carrey imita Clint Eastwood muito bem.
Perseguidor Implacável é um filme sensacional como o Magnum 44. Imagina esse povo assistindo e fazendo critica da série do Charles Charles Bronson Desejo de Matar? Vão morrer do coração! hehehehehehehehehehehehe
Que canal. Conteudo de boa qualidade e muito inteligente em plena era de brain-rot e vídeos curtos. Parabéns, Jurandir.
Uma ideia como essa teria sucesso hoje? Focar uma obra para o publico mais velho de 40/50 anos
Ao meu ver um filme que fez isso foi "Top Gun Maverick".
Bendito foi o dia que conheci o canal do Jurandir. Melhor critico do Brasil!
Excelente análise como sempre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mais um inscrito. Suas análises são muito boas!🤌 Sucesso para o canal🏆
*Agradeço pelo vídeo, Jurandir!* ❤
Esse filme é super atual, lembra muito o momento que estamos vivendo, a glamourização do crime e a inversão de valores
Dirty Harri...Harri Sujo...
Um anti heroí.🤷♂️
Na minha ignorância, considerava que os filmes de Dirty Harry tinham envelhecido mal. Sou fâ do velho Clint e considero uma lástima a ausência desses filmes nos streamings. Obrigada pela aula!
acredito que eu tenha uma boa ideia de video, analise psicologicamente o arthur mitchell ou "trinity" da serie "dexter".
Suas análises são invariavelmente excelentes; altamente explicativas
Vc poderia falar sobre a colaboração john milius (direitista)
E Francis ford coppola (esquerdista) que geraram um dos maiores filmes da história APOCALIPSE NOW 1979
Dissecou muito bem. Você abraça o roteiro por completo, sem deixar nada de fora.
Eu particularmente gosto muito dos anti-heróis porque eles fazem o que é nesseçario não da pra combater o mal com flores,eu nunca assisti esse filme mais achei interessante irrei assisti,eu acho chato esses filmes de hoje em dia que tentam colocar o vilão como coitadinho que tem um passado triste pra justificar a suas atitudes,isso não passa de uma romantizacão do mal na minha opinião,e eu também não gosto desses críticos que analisam o filme de acordo com as suas crenças e ideologias e forçam a barra pra aquele filme se encaixar nas suas crenças e ideologias.
Descobri o canal agora. MUITO bom, visão de quem vê e pensa não a de quem não vê nem pensa, só milita, como a da "crítica" progressista lacradora❗ Parabéns. Tô dentro, INSCRITO❗
Já assisti todos os cinco. Deveria ter feito mais uns vinte! Clint Eastwood, o maior Chad do cinema. Inclusive, acho que o Callahan foi uma inspiração para o Justiceiro da Marvel comics.
5? Pensei que eram 3!
Quais são os outros?
Pensei que era 3! Quais os outros?
@@ProfIrapuanGloriaJr Os filmes são, Perseguidor Implacável 1971, Magnum 44 - 1973, Sem Medo da Morte 1976, Impacto Fulminante 1983 e Dirty Harry na Lista Negra 1988.
@@rodrigodejesus379 Muito obrigado!!!
Sua análise é absolutamente perfeita!!! Parabéns pelo video!!!
ÓTIMO!!! CORRETO!!! Jurandir made my day.
Só porque os progressistas disseram que é horrível. Eu vou assistir.
Se os críticos odeiam é porque o filme é bom!
Jurandir é crítico.
Mas é um crítico como o qual você concorda.
Se você concorda, é bom!
Parabéns, Jurandir Gouveia! Crítica instigante: respeita a obra e guia eficazmente o telespectador por ela, mostrando-nos seus meandros mais escondidos.
Se a crítica odeia, pode ter certeza que o filme bom
Não mesmo. Esse caso foi excepcional.
Clint é uma verdadeira lenda viva,um dinossauro,um remanescente do velho cinema e do novo.Meus parabéns a esse super ator e sua longevidade impressionante,sua competência,sua história e se manter em atividade até os dias atuais é impressionante por si só.
Jurandir, fala de UM DIA DE FURIA
Prof. Jurandir, adoro seus videos, parabéns pelo seu trabalho !!!!
É o tio-avô do capitão Nascimento.
Parabéns pela análise simples, direta e objetiva, destacando pontos de extrema relevância que tornam esse clássico atemporal. Vida longa ao nosso imortal Clint Eastwood. Saúde pra você e sua família, sucesso cada vez maior no canal e grande abraço! 🎬
15:25 ele ter ou não uma infância traumática, uma vida difícil, mts traumas ainda sim não justifica! É uma justificativa pra um assassino, pra um criminoso; pq eles são/ estão quebrados, tudo é um justificativa, até msm terem roubado a esfiha dele! Podemos nos sensibilizar pelo passado do vilão, mas só isso não é suficiente pra vc justificar os crimes do vilão! O Joker por exemplo, na Piada Mortal é mostrado que o cara antes do Joker era um comediante falido com uma esposa grávida, ele topou assaltar a Ace Chemical para ter um dinheiro, pra ter uma condição para o filho não nascido! E antes do assalto ele descobre que a esposa morreu junto com a criança, testando um "aquecedor de mamadeira" e ainda sim, ele é forçado a fazer o assalto; O Batman aparece a depois de espancar esse cara, o msm se desequilibra e cai num tonel de produtos químicos! E ai nasce o Coringa (um deles pelo menos) ainda assim, tudo que ele faz dps de se tornar o Coringa é injustificável ele mata, rouba, machuca, tortura, abusa e mais! Então no fim tentar justificar o vilão usando o passado dele é inocencia pra não falar outra coisa! Vc pode gostar do vilão mas ele é isso, o errado, o protagonista antagonico de todos os herois, nunca o heroi!
Parabéns Jurandir!!!!
Você fez uma análise perfeita da atual crítica de filmes.
Jurandir cada dia mais based. To curtindo
O Logica 101 diria que ele faz parte do problema! Kkk
Eu tb faço! Kkk
Esse vídeo tinha que viralizar! Estamos vivendo a mesma história novamente, mas num grau mais grave!
Vídeo fantástico! Eu sofri tantas perdas negociando por conta própria... Eu negocio bem na demo, mas acho que o mercado real é manipulado... Alguém pode me ajudar ou pelo menos me dizer o que estou fazendo errado??
Uau, estou surpreso em ver Sharon mencionada aqui também. Eu não sabia que ela tinha sido gentil com tantas pessoas.
Como é bom assistir uma crítica inteligentíssima, sóbria, realista, isenta de melindres. Obrigado!
Parabéns pelo trabalho exemplar! 👏👏👏👏👏
Eu acho que o problema está em quem assiste. Algo muito parecido aconteceu em Tropa de Elite, linfelzme tem muita gente que não sabe separar o que é ficção e o que é realidade e não entende a proposta dos filmes e acabam distorcendo o que ele quero a propor. Dizem que Coringa 2 foi feito desse jeito por essa causa
Olha só a sincronidade, estou assistindo uma animação japonesa na qual o "Dirty Harry" acabou de ser mencionado, não lembro se já assisti a esse filme, mas vou ver depois
Quais críticos? Sigo vários críticos de esquerda e todos elogiam mesmo reconhecendo o óbvio conservadorismo do diretor
Achei estranho isso mesmo. O filme é maior que essa bobagem de "esquerda x direita" ... O filme é celebrado por varios críticas c
Ele cita vários no inicio, presta atenção
Provavelmente os mesmos críticos que chamaram de fascista o filme NEFARIOUS.
@luizzanni3614 mas a crítica que ele fala é apresentada como uma unidade que diz a mesma coisa
Hoje eu vivo num Brasil que não conheço.
O Clint Eastwood é como vinho: só melhorou com o tempo, em todos os aspectos profissionais.
Análise maravilhosa. Estamos precisando mais disso. Like e inscrição!
Boa sorte pra todos que forem fazer a segunda parte do Enem 🙏 (contando comigo)
Lá em Brasília tem muita gente tendo seus direitos ignorados, e poucos fazem algo realmente eficiente.