Meu, eu me lembro desse ano por causa desses filmes! Fui ver todos no cinema. TODOS!! Eu tinha oito anos e só pensava em ficção-científica. Na verdade agora eu tenho 50 e só penso em ficção-científica 🤔
Antes de 1982 ainda teve o Império contra ataca. Blade Runner teve a trilha de Vangelis e ET a trilha do John Williams. No caso de Star Wars, de 1977, a disputa entre o bem e o mal no contexto da guerra fria, foi o motivo principal do sucesso daquele roteiro.
@@fxbakizinhotv5246 Poutz não sei se vou explicar direito e se totalmente fidedigno ao livro pq li a uns 15 anos atrás (então não leve o q eu digo como 100% q ta no livro), mas basicamente um grupo de humanos saem pa fundar uma nova civilização e no começo os "lideres" usam a tecnologia muito mais avançada como uma forma de magia pra controlar as pessoas ja q elas não entendem as princípios científicos. O lvro tenta emular as etapas da evolução das civilizações humana.
Jurandir, teu canal é muito legal. Me faz pensar que o Brasil deveria utilizar a Lei Rouanet para incentivar escolas de roteiristas em todo o país. É difícil acreditar que temos uma empresa como rede Globo, com equipamentos de primeiro mundo, perdendo rios de dinheiro porque não consegue emplacar mais nenhum conteúdo. O Brasil tem potencial para produzir muita riqueza nesse setor.
@@Brunosantos-dw2ph oi, Bruno. Acho que ninguém tem as informações que você possui e não quero continuar mal-informado. Poderia me contar a verdade e explicar claramente? Eu sempre achei que a Globo, por ser uma empresa multibilionária, utiliza os melhores equipamentos que o dinheiro pode comprar. Estou errado mesmo? Será que eles foram tão desleixados assim? De qualquer forma, é um investimento que eles podem fazer se existir ambiente para isso.
@@visaoholistica205A Globo está em decadência. Procure vídeos do Ricardo Feltrin, jornalista sério que analisa o panorama geral da TV brasileira há décadas
Poderia se citar também a questão da nova visão da sociedade. Com a internet, realidade virtual e avanços científicos há um hype na tecnologia. Há um sentimento de que agora a humanidade tudo poderás. Entao o mercado do entretenimento busca satisfazer esse sentimento, sempre foi assim, quando a sociedade passa a falar muito sobre criminalidade, fazem heróis mais punitivos, mais duroes, quando há muito debate sobre doenças mentaia, depres...., surguem histórias sobre pessoas cujas mentes foram abaladas. Como qualquer indústria, o cinema é bajulador
Sou angolana e amo ver seus conteúdos são bem interessantes e de extrema qualidade, após ver eles aprendo sempre alguma coisa, estou a ter algumas bases de roteiro por meio deles o que acho um bónus já que sou escritora, muito obrigada pelo conteúdo de excelência. Já não perco nenhum vídeo do canal😄
O segredo do sucesso de Star Wars foi ter misturado ficção cientifica com fantasia. Star Trek, por exemplo, que é apenas ficção cientifica tem muito menos sucesso, pois não consegue alcançar os mais jovem (crianças e adolescentes) que não se importam muito com ficção cientifica.
Star Wars é uma Space Opera, subgênero da Ficção Científica que permite elementos fantásticos, o famoso "Space Magic", como em Duna ou, mais recente, no jogo Destiny.
Sou mega fã de fantasia, tive o privilégio de viver na epoca que o senhor dos aneis estava no cinema e isso deixou os fãs mt mal acostumados querendo mais e mais. Agora 20 anos dps, resta apenas a lembrança dos bons tempos, sobraram as series e animes que satisfazem mas nao tem aquele apelo de deixar a fantasia no podio como foi na epoca do SDA. Sonho cm o dia que teremos uma fantasia top nos cinemas, talvez qd as pessoas voltarem a gostar de sonhar acordados cm um mundo fantastico em vez de buscarem sempre uma explicação científica racional para as coisas. Quem sabe um dia...
O próprio Jurandir citou, mas acho que o autor com mais potencial para isso é o Patrick Rothfuss, "As Crônicas do Matador de Reis" é até agora a melhor obra de fantasia que já li depois de Tolkien, tem muito potencial ali, só acho complicado esperar por tantos anos pelo terceiro livro.
Sim, e digo que Senhor dos anéis fundou o gênero de fantasia. Sem Tolkien a maiorias dos filmes e séries mais famosos não existiriam hoje. Nem Harry Potter, nem Game of Thrones, nem mesmo Stranger Things existiriam.
Eu gosto muito de ambos os gêneros,de fato a fantasia não está muito forte nos filmes ultimamente,mas nas séries ela está com tudo basta ver a quantidade de séries desse gênero que sairam ultimamente,A casa do dragão,Carnival row,Sandman,garotos detetives mortos etc,são só algumas delas essas muito boas por sinal recomendo muito amo séries de fantasia.
Eragon vai ter série Live Action, como o autor está envolvido na produção me dá esperanças, mesmo sendo pela Disney, quanto as crônicas de Nárnia, eu gosto da trilogia pena que não foi para frente, mas não sei o que esperar o reboot prometido pela Netflix, até porque as notícias dele são bem escassas.
Que saudade de produção cinematográficas daquele nível. Minha mente mergulhava em outros mundos assistindo filmes daquela época. O que aconteceu com o cinema? Caiu em uma mesmice e receita de bolo sem fim, explorando universos de super-heróis até ninguém aguentar mais. Hoje, com exceção talvez dos filmes no Christopher Nolan, o cinema ficou muito previsível e perdeu a graça.
Bom... vou TENTAR responder sua pergunta, baseado no (pouco) que eu consegui observar sobre cinema e traçar um paralelo com o que acontece hoje. Acredito que tudo começa (ou termina 😅😅) quando Hollywood deixa de encarar o cinema *apenas* enquanto ARTE e passa a encarar *também* como um PRODUTO (cinema de entretenimento). Na época de muitos filmes listados no vídeo, o cinema já via em cada obra um produto... um produto de QUALIDADE, diga-se, pois, do contrário, NINGUÉM iria lotar as salas de cinema, certo? O que acontece, desde um cinco/seis anos atrás, é o DECLÍNIO da QUALIDADE do produto cinema graças à inserção *exacerbada* de pauta político ideológica. O "exacerbada" serve para frisar que o que já acontecia ANTES, mas de forma SUTIL, foi EXAGERA ao extremo. Resumindo= Hollywood entrou em pânico por conta da eleição do homem 🍊. 😂😂😂😂😂😂😂😂
O estudo de tendências em 2019 já previa uma guinada da crise dos filmes de heróis e o crescimento do gênero fantasia. Percebemos que o foco se concentrou nas séries. A experiência tá aí, Fantasia só crescendo e Heróis em decadência. Ficção Científica buscando se reinventar pq tá difícil de competir com a realidade.
Eu gosto de ficção científica mas ela mente mais que a fantasia porque ela tenta pautar a fantasia na realidade,já a fantasia assume que é fantasia kkk.
Eu gosto muito de ambos os gêneros,mas eu ainda prefiro fantasia,mas especificamente o dark fantasy que é um subgênero da fantasia que combina fantasia com elementos sombrios,ela está presente em filmes como Van helsing,Sleepy hollow,O labirinto do fauno a Colina scarlate etc,e em séries como Carnival row,Sandman,garotos detetives mortos etc.inclusive esses filme e séries são muito bons eu super recomendo.
Jurandir, recomendo você assistir Sousou no frieren, é uma animação com fantasia, que o tema central é uma elfa entender os humanos, pois para ela 10 anos é um breve momento e quando perde companheiros ela percebe que nunca os conheceu. Quem ama Senhor dos Aneis vai gostar dessa fantasia medieval, que tem uma história cheia de personagens incriveis e falhos que amamos.
Lembro quando O Tigre e o Dragão ganhou 4 Oscars. Meu pai, minha prima e o esposo dela encheram de críticas. Eu gostava do filme e fiquei quieto, até porque era jovem. Mas eles criticavam porque os personagens lutam um kung fu em que praticamente voam. Só que em Star Wars os jedi fazem isso e muito mais, e eles são fãs. Para completar, o marido da minha prima é fã de O Senhor dos Anéis. Então claramente a questão para eles era não ter ocorrido a suspensão da descrença.
Pow eu gosto muito de fantasia, mas eu as vezes gosto de colocar alguns elementos de Sci-fi só pra dar aquela solidez a fantasia. Pelo menos na mesa de rpg que eu mestro, as histórias que escrevo para o mundo que os jogadores estão, eu misturo a magia e as raças com química e tecnologia, então acredito que é sempre legal misturar um pouco pra deixar as coisas mais interessantes.
Correção, George Lucas realizou uma ficção científica em 71, “THX 1138”. Distopia que se passava num futuro distante, e que também foi inspiração para o nome de um dos maiores codecs de áudio de todos os tempos, aquele “boooomm” quando começa algum filme que tenha “THX” kkk
Um clássico, já assisti e recomendo. Como ficção de mundo futurístico, pós apocalítico que controla a população com uma "passagem". A fuga é muito interessante com um final que surpreende os protagonistas. THX virou marca registrada para padrão de áudio em cinemas, filmes etc.
Feitiço de Aquila não foibum sucesso financeiro nos cinemas, por isso não foi citado. Assim como A Lenda com Tom Cruise. O filme de fantasia com a maior bilheteria dos anos 1980 foi Willow. E também foi considerado decepcionante.
Que aula. Poisé,fantasia e sonhar acordado enquanto ficção é se lançar numa possibilidade científica. Os dois tem seu valor,mas num mundo tão chato e problemático sonhar em frente a tela é a m baita refresco.
Primeiro vídeo após acordar, quentinho em plena segunda feira é como não sentir sozinha ☺️ bom dia Jurandir. Tron é legal, mad max é top demais e também vi com meu irmão; maioria dos filmes que vi; eu estava sempre com meu irmão 🥰 querido.
Eu sou do time que gosta de uma boa história! Fantasia, ficção, épico histórico, terror, suspense... não importa, sendo história bem contada estamos dentro =D
Eu diria que isso matou os grandes filmes épicos também. Qual foi a última vez que tivemos um filme histórico realmente relevante em Hollywood? Entre as décadas de 50-70 tivemos vários filmes excelentes, mas após os anos 80 eles foram minguando. Tanto que hoje a maior parte das produções históricas são feitas para TV e streaming.
Difícil escolher entre os dois, pois cresci assistindo O Senhor dos Anéis e Star Wars com a mesma paixão para ambos! Mas de fato, creio que o apego do cinema atual para propostas mais realistas tornou filmes que visam criticar algo muito mais literais (como se já não soubessem fazer alegorias). Lamentavelmente, reconheço os males dessa preferência!
Não diria que Stranger Things seja uma obra de fantasia. Eles utilizam conceitos de ciência moderna e um contexto bem especifico, para abordar elementos que poderiam ser fantásticos. É uma mescla.
You mentioned how fantasy allowed us to reflect on our own views of humanity. Adar in Rings of Power has single handed made me reflect a great deal on my own views of redemption, of finding one's own people' of justice for a whole race. Keep up the amazing standards of your channel . I absolutely love your content !
Excelente vídeo como sempre, Jurandir! Uma boa sugestão é a série Arcane da Netflix, cuja segunda temporada sai agora em novembro, seguindo a tendência que você comentou de se utilizar de séries e animações para retratar a fantasia. A série conta uma história que é um exerto do universo do jogo League of Legends (vale destacar que jogos também tem sido uma boa fonte de universos mitológicos fantásticos recentemente). Inclusive, essa série foi vista como um bom sinal para o futuro, já que os fãs de League of Legends sempre desejaram ver produções audiovisuais do universo do jogo, que conta com uma história vastíssima, com um mundo próprio, várias nações e territórios geográficos, raças diferentes, conflitos e até uma cosmologia própria. Acredito que com o investimento e as mentes certas, esse tipo de jogo pode se tornar no futuro uma grande fonte de boas produções de série e talvez até filmes.
06:11 Acho Tron: Legacy um filme injustiçado, apesar do CGI humano ter ficado meio estranho, no geral o CGI ficou perfeito (especialmente sendo um filme de 2010), toda a Direção de Arte do filme é linda, as trilhas sonoras se encaixam muito bem e consegue até ter uma boa narrativa, além dos diversos detalhes que fazem homenagem ao filme original e a ideia de "legado".
Fantasia pra mim e o gênero que toca a alma humana, e de uma delicadeza de uma intensidade que prende, sem dúvida um dos melhores!! Obrigada pela sua explicação, sensacional!!
Caramba... pior que essa semana eu assisti o blade runner de novo o primeiro de 1982, e assisti 3 filmes do mad max tudo esta semana e o Jurandir lança logo um video falando sobre eles kkkkk que top
Muito bom o vídeo, Jurandir, como de lei. Nota 10! Nesse rol de bons filmes de fantasia, um outro que creio que mereça menção seja "O labirinto do fauno". Tendo em conta a dinâmica/disputa entre Fantasia e Ficção científica, eu vejo esse longa como um bom ponto a favor da Fantasia.
Sobre a Marvel, um fato que não pode ser esquecido: são baseados em quadrinhos lançados durante a Era de Prata do quadrinho americano. Ao contrário da Era de Ouro (1938-1957), quando os heróis tinham, na sua maioria, origens na magia; na Era de Prata, é na ciência. Ecos da era atômica...
Um ponto a abordar é justamente a mudança da fantasia para a ficção-científica. Diversos super-heróis perderam sua origem mística e coisas semelhantes para ganharem poderes que derivam da física ou química. Aos poucos os próprios sistemas mágicos de jogos e animações sairam do fantástico e adotaram a ideia de que " a magia nao é mística, é so uma ciência diferente". De certa forma começou-se a abandonar a magia e adotar a alquimia, mas sem dar o devido nome. A magia começou a ser " manipulações de reações possíveis na ciência " ou a imitar dispositivos tecnologicos , como uma pedra mágica que é só uma bateria com aparência diferente. Atualmente há magias tao cheias re regras que parecem mais uma ciência com " trapaça " de acelerar as coisas. Sobre isso eu acho, em minha opinião algo infantil. Você, como autor, quer o mundo fantástico, mas tenta máscara como real. Há uma forçassão de que a ciência pode tudo que a magia pode. Se a magia tem dragão, entao na ciência faremos um dragão. Não falo isso como apenas base, mas ao consumir muito dessas obras dá pra notar uma espécie de"substtuição" como se fosse pra ser uma história de magia mas que por causa do mercado trocaram o gênero. Há series onde meras hipóteses científicas e coisas sendo estudadas são escaladas a um ponto de controle e perfeição que se tal personagem não contasse ao público que aquilo foi feito nos laboratórios X ninguém compraria que é tecnologia, talvez nem mesmo o próprio autor. Isso gera quase uma corrida de criatividade pra ver quem acha" desculpas" na ciência, suficientes para justamente justificar algo que poderia ser feito apenas com " magica". Em resumo. Autor " eu quero que tal personagem voe ", mercado " voar é irreal demais" . Autor " certo certo, ele tem uma bota foguete"
O texto foi tão grande que esqueci de agradecer. Jurandi, ótimo vídeo, amo muito esse canal, tanto como público que foi mostrado a um jeito diferente de ver o cinema, quanto um jovem que se sente atraído pelo mundo da roterização, embora em outra area além do cinema. Lhe desejo tudo de bom
Thor, por exemplo. Era pra ser o Senhor dos Anéis da Marvel. Mas decidiram fazer uns vikings do espaço, tirando toda misticidade da mitologia nórdica e focando em ficção científica pobre e infantil e piorou com Taika Waititi e sua comédia pastelão. Uma sucessão de erros grosseiros! Na DC tem a mulher maravilha, mas acredito que não puxarão pro lado místico e sim científico.
@@LucasSilva-m7r7m a própria forja dos anões já mostra isso. Fica no espaço e parece algo que saiu de Stars wars. Não há muita magia nas cenas dos deuses, ao menos não em relação ao passado. O próprio loki passou a usar dispositivos técnicos a lá Von batman, sendo que no passado ele usava magia pra se transformar, hipnose e outros truques. Atualmente ele nem sequer cabe mais ao título de " príncipe da mentira " . Quando foi a última vez que ele tapeou alguém? Fez um acordo injusto ou usou ao menos ilusões? E sobre a mulher maravilha eu não sei muito, mas vários elementos mágicos ja não a acompanham nas lutas
@@UmleitorinteressadoIsso me lembra o filme de Jurassic park,no filme os dinossauros são criados em laboratório através do DNA extraído de um mosquito em âmbar,sendo que na realidade isso seria impossível porque com o tempo o mosquito apodreceria por dentro e o material genético contido nele então se perderia.
Geralmente eu pendo para a ficção científica, mas sou muito fã dexalgumas obras de fantasia - Fronteiras do Universo/His Dark Materials (que deveria ter sido maior para adaptar melhor a história da trilogia), História Sem Fim, dentre outras.
Uma coisa que sempre percebi é que scify é mais aceitável que fantasia, pois é mais "proximo" da realidade. Para as massas, scify é algo futurista, logo, ainda possível. Elfos e dragões não existem, enquanto robôs e naves espaciais sim.
Recomendo ler Ficção Científica de Isaac Asimov. Por mais que ele fale "do mundo dos livros", acho que muita coisa é possível adaptar interpretando para o cinema.
Ficção Científica é meu gênero favorito, espero viver o suficiente pra assistir todas, obg George Lucas, e obg Jurandir Gouveia por esse vídeo maravilhoso e explicativo!
Isso mostra como a Marvel está muito a frente de tudo que está acontecendo. A Marvel por muito tempo ocupou esse espaço da Fantasia nos quadrinhos, que tinha liberdade para criaçao sem limites. Quando os efeitos especiais do cinema melhoraram o suficiente, a Marvel finalmente migrou pro cinema para fazer o que antes era impossível.
O Brandon eu ainda não cheguei nos livros em que ele finalizou TWOT, mas as histórias originais dele são MARAVILHOSAS. Ótimos sistemas de magias em mundos bem desenvolvidos, personagens carismáticos demais bicho
Me lembro que a única coisa que tinha era heróis americanos. E ficção científica era só Star Wars e quando surgiu Tokusatsu como changeman e Jaspion, da pra entender tamanho sucesso na época .
George Lucas não era um diretor famoso? E American Graffiti, indicado a melhor filme e ele a melhor diretor??? Nunca fez ficção científica? E THX 1138? Você é um crítico INCOMPETENTE!
Jurandir, parabéns pelo seu trabalho. Não perco um vídeo seu. Uma sugestão nessa linha de data marcante para o cinema é o ano de 1999 quando varias obras trataram da quebra da realidade. Exemplo: Matrix, clube da luta, o sexto sentido e quero ser Jhon Malkovich
Sejamos honestos! Mesmo sendo fantasia, Senhor dos anéis é horrível! Logo no 1o filme um ser indefeso, o mais improvável, recebe a tarefa de atravessar reinos perigosos para acabar com a fonte de um poder maligno que destruirá todos os reinos. Gandalf luta, "perde", e foge em um animal VOADOR. Duas Perguntas: 1- Por que não colocaram o Hobbit num animal desses e sobrevoaram a porcaria do vulcão pra jogar o anel? (Ok. Se assim fosse não existiria jornada do heroi, nem filme) 2- Por que, raios, reuniram um Conselho entre diversos reis para decidirem ajudar o bendito do Hobbit, se logo em seguida este decide seguir sozinho, e um dos reis permite (???!!?!??!) Ruim, muito ruim!
A ficção científica seria para mim o homem tentando encontrar explicação para a sua existência, na sua imanência. A fantasia seria o homem na sua transcendência, uma consciência onírica! Os filmes que mencionou eu os assisti quando do seu lançamento!
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Tenho quarenta anos e cresci com animações do SBT, tipo Rei Arthur, e o gênero fantasia sempre me cativou mais. Por isso Game of Thrones, The Witcher e tal são obras das que eu consumo praticamente tudo. Fiquei surpreso ao descobrir que aventuras espaciais são preferidas pelas crianças porque eu desde pequeno sempre preferi me imaginar como um cavaleiro de armadura num mundo místico cheio de monstros do que num traje espacial. Me desculpe quem goste, mas Star Wars é muito chato.
@@diegoborges3716 Véio, acho RPG muito chato... Já me jogaram pra jogar mas não tenho paciência pra ficar sentado numa mesa jogando dados enquanto digo, "Agora abro o baú... Agora uso minha espada de oricalco...", prefiro jogar The Witcher e afins.
@@ale.xan.dre19 Essa é literalmente a parte menos importante de RPG de mesa. O ponto principal é o roleplay. Se alguém joga TTRPG do jeito que você mencionou, tá literalmente jogando menos da metade da experiência.
Tinham que refilmar Conan. nos filmes lançados na década de 80, Conan quase não tem falas porque o Arnold Scwernageggergehtherrtr mal falava inglês na época. Quem conhece o personagem, sabe que ele era muito sagaz, não só força bruta...
pra mim a diferença entre os objetivos do vídeo são apenas os conceitos do dicionário, porque a essência é a mesma: ver alguém fazer, ser e viver o impossível
Excelente vídeo! Não me faça escolher porque amo ambos os gêneros. E gostaria de pedir pra comentar o clássico de fantasia A História Sem Fim. Obrigada pela indicação de autores de fantasia. Abraços
Eu amo todos as vertentes de Ficção Científica, desde que sejam bons filmes. Esses de 1982 citados eu adoro todos, acho o Star Trek II o melhor de todos os filmes Star Trek. Blade Runner também sou apaixonada por esse filme, só que eu curti mais ainda o segundo, 2049. Aqui em casa tipo, eu curto mais os filmes sci-fi realísticos, enquanto minha mana ama fantasia, apesar de também gostar dos meus preferidos. Bom que a gente combina em tudo kkkk
Jurandir... Adoraria ver o filme... Bem feito claro!! Da história do livro: O Menino do Dedo Verde. Vc já leu esse livro para seus filhos? Super indico... Lindíssimo
Eu vagueio pelos dois mundos/gêneros entre fantasia e ficção. Assisto e gosto de todos, curto também os de suspense. Mas se parar para avaliar alguns filmes de ficção antigo, como Metrópolis (1927), Solaris, O dia em que a Terra parou (1951), Gattaca, Walle, Akira, Os 12 Macacos, etc., são mais ficção ou fantasia? Mas o meu forte é ficção. Mas cinema é uma arte e deve ser valorizada.
Também gosto mais de fantasia, e tem MUITO MATERIAL em quadrinhos, especialmente franceses e belgas, como as séries Em Busca do Pássaro do Tempo, Trolls de Troy, Ekhö (com ressalvas) e Konungard, por exemplo.
2 animes de fantasia recentes que são muito bons são Sousou no Frieren e Dungeon Meshi. Acho que o que não deixa a fantasia morrer no cinema são as outras mídias, por que também nos jogos e nos rpgs de mesa a gente tem nomes fortíssimos também, como Dark Souls e o eterno D&D que engajam muitas pessoas nesse tipo de mundo
Salve Jurandir Meu coração pulsa entre a diastole da Fantasia e a sístole da Ficção Científica. Oscila entre Gaiman e Dick, Tolkien e Wells entre muitos outros. Não esqueçamos Edgar Rice Burroughs que flertou com ambos os gêneros. Uma curiosidade, a fantasia de horror cósmico dos Arkham Files de Howard Phillip Lovecraft tem criado uma horda crescente de fãs nos últimos anos. Forte abraço.
As Crônicas de Nárnia é um exemplo muito bom de uma fantasia boa, e antiga, mas com ensinamentos atemporais. E muito boa.
Atemporal ?
Gosto bastante de Labirinto. Gostei de David Bowie assim que ouvi a trilha do filme. É um filme que poucas pessoas comentam.
É, literalmente, a Bíblia. Depois que CS Lewis reencontrou a fé, As Crônicas de Nárnia foi a forma dele introduzir a Bíblia para as crianças.
E ele faz de forma genial ❤@@LtPixote
verdade
Rod Serling: "Fantasia é o impossível se tornar provável. Ficção científica é o improvável se tornar possível."
Meu, eu me lembro desse ano por causa desses filmes! Fui ver todos no cinema. TODOS!! Eu tinha oito anos e só pensava em ficção-científica.
Na verdade agora eu tenho 50 e só penso em ficção-científica 🤔
E as mulheres aí, querendo saber o que se passa na nossa cabeça...hahaha
@@JurandirGouveia Tem o Império Romano também, é claro 😂
Época dourada do cinema! So obra prima! Saudades!!
Blade Runner filme excepcional disruptivo com uma trilha sonora magistral! Vou amar eternamente!
Antes de 1982 ainda teve o Império contra ataca. Blade Runner teve a trilha de Vangelis e ET a trilha do John Williams. No caso de Star Wars, de 1977, a disputa entre o bem e o mal no contexto da guerra fria, foi o motivo principal do sucesso daquele roteiro.
O Senhor dos Anéis pra mim é o que significa o gênero "Fantasia", é o ápice desse gênero, ciência ali não existe
E acrescento, não só os livros de senhor dos anéis, mas também todo o vasto e riquíssimo universo que vem dos outros livros do mesmo mundo
Os animes também tem bastante fantasia 😃
@@LucasSilva-m7r7mEstão falando de cinema
@@Alguem.esta.nervosojura? Se você não fala...
Eu estava dizendo específicamente dos livros
Gosto muito de Guillermo del Toro na fantasia. É um trabalho muito bom.
O melhor! E O Labirinto do Fauno é para mim a maior obra prima do cinema! ❤❤❤
é o q Clarke disse "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia"
Tem uma parte de Fundação que trata justamente isso
@@ddrsdiegocomo assim ?
@@ddrsdiego POis é logo no primeiro livro, eu jurava q a citação era do Osimov, ai quando ui procurar pra confirmar tavam falando q é do Clarke.
@@fxbakizinhotv5246 Poutz não sei se vou explicar direito e se totalmente fidedigno ao livro pq li a uns 15 anos atrás (então não leve o q eu digo como 100% q ta no livro), mas basicamente um grupo de humanos saem pa fundar uma nova civilização e no começo os "lideres" usam a tecnologia muito mais avançada como uma forma de magia pra controlar as pessoas ja q elas não entendem as princípios científicos.
O lvro tenta emular as etapas da evolução das civilizações humana.
Exatamente isso que é Duna, já não da pra saber se ele é ficção científica ou fantasia
Jurandir, fala sobre “O Grande Truque” do Bale e Jackman
Concordo, a narrativa desse filme é genial!
Pra mim o monólogo da chuva de Blade Runner é a melhor cena da história do cinema!
Com certeza, é uma das cenas mais tocantes do cinema.
Jurandir, teu canal é muito legal. Me faz pensar que o Brasil deveria utilizar a Lei Rouanet para incentivar escolas de roteiristas em todo o país. É difícil acreditar que temos uma empresa como rede Globo, com equipamentos de primeiro mundo, perdendo rios de dinheiro porque não consegue emplacar mais nenhum conteúdo. O Brasil tem potencial para produzir muita riqueza nesse setor.
Tem as novelas é algumas séries que eles produzem
@@Brunosantos-dw2ph conta ai
@@Brunosantos-dw2ph oi, Bruno. Acho que ninguém tem as informações que você possui e não quero continuar mal-informado. Poderia me contar a verdade e explicar claramente? Eu sempre achei que a Globo, por ser uma empresa multibilionária, utiliza os melhores equipamentos que o dinheiro pode comprar. Estou errado mesmo? Será que eles foram tão desleixados assim? De qualquer forma, é um investimento que eles podem fazer se existir ambiente para isso.
@@visaoholistica205 sim mano eles produzem suas produções com a melhor tecnologia do mercado aqui no BR
@@visaoholistica205A Globo está em decadência. Procure vídeos do Ricardo Feltrin, jornalista sério que analisa o panorama geral da TV brasileira há décadas
Poderia se citar também a questão da nova visão da sociedade. Com a internet, realidade virtual e avanços científicos há um hype na tecnologia. Há um sentimento de que agora a humanidade tudo poderás. Entao o mercado do entretenimento busca satisfazer esse sentimento, sempre foi assim, quando a sociedade passa a falar muito sobre criminalidade, fazem heróis mais punitivos, mais duroes, quando há muito debate sobre doenças mentaia, depres...., surguem histórias sobre pessoas cujas mentes foram abaladas. Como qualquer indústria, o cinema é bajulador
Sou angolana e amo ver seus conteúdos são bem interessantes e de extrema qualidade, após ver eles aprendo sempre alguma coisa, estou a ter algumas bases de roteiro por meio deles o que acho um bónus já que sou escritora, muito obrigada pelo conteúdo de excelência. Já não perco nenhum vídeo do canal😄
O segredo do sucesso de Star Wars foi ter misturado ficção cientifica com fantasia. Star Trek, por exemplo, que é apenas ficção cientifica tem muito menos sucesso, pois não consegue alcançar os mais jovem (crianças e adolescentes) que não se importam muito com ficção cientifica.
Star Wars realmente foi um exemplo de Fantasia Científica antes mesmo do MCU!
@@jonasfantasyficção científica vc quis dizer não é ?
@@fxbakizinhotv5246 fantasia científica tbm, a mistura de fantasia com ficção científica...
@@fxbakizinhotv5246 não
Star Wars é uma Space Opera, subgênero da Ficção Científica que permite elementos fantásticos, o famoso "Space Magic", como em Duna ou, mais recente, no jogo Destiny.
Sou mega fã de fantasia, tive o privilégio de viver na epoca que o senhor dos aneis estava no cinema e isso deixou os fãs mt mal acostumados querendo mais e mais. Agora 20 anos dps, resta apenas a lembrança dos bons tempos, sobraram as series e animes que satisfazem mas nao tem aquele apelo de deixar a fantasia no podio como foi na epoca do SDA. Sonho cm o dia que teremos uma fantasia top nos cinemas, talvez qd as pessoas voltarem a gostar de sonhar acordados cm um mundo fantastico em vez de buscarem sempre uma explicação científica racional para as coisas. Quem sabe um dia...
O próprio Jurandir citou, mas acho que o autor com mais potencial para isso é o Patrick Rothfuss, "As Crônicas do Matador de Reis" é até agora a melhor obra de fantasia que já li depois de Tolkien, tem muito potencial ali, só acho complicado esperar por tantos anos pelo terceiro livro.
@@Lindalbertoleal cm ctz Matador do rei é fantástico, daria uma ótima série, só falta o cara terminar o terceiro livro q não sai nunca kkkkk
Eu acho que O Senhor dos Anéis é o maior da Fantasia dos filmes e Game of Thrones é o maior das séries
Na minha humilde opinião, sem dúvidas.
Sim, e digo que Senhor dos anéis fundou o gênero de fantasia. Sem Tolkien a maiorias dos filmes e séries mais famosos não existiriam hoje. Nem Harry Potter, nem Game of Thrones, nem mesmo Stranger Things existiriam.
Jurandir, esse é o melhor canal brasileiro de cinema. Obrigado por tanto conteúdo de qualidade.
Eu gosto muito de ambos os gêneros,de fato a fantasia não está muito forte nos filmes ultimamente,mas nas séries ela está com tudo basta ver a quantidade de séries desse gênero que sairam ultimamente,A casa do dragão,Carnival row,Sandman,garotos detetives mortos etc,são só algumas delas essas muito boas por sinal recomendo muito amo séries de fantasia.
Eu queria ver um remake fiel de "A história sem fim", "As Crônicas de Narnia", "As Crônicas de Spiderwick" e "Eragon".
Eragon vai ter série Live Action, como o autor está envolvido na produção me dá esperanças, mesmo sendo pela Disney, quanto as crônicas de Nárnia, eu gosto da trilogia pena que não foi para frente, mas não sei o que esperar o reboot prometido pela Netflix, até porque as notícias dele são bem escassas.
Pra estragarem as histórias?
Fantasia/ficção são os meus gêneros preferidos.
Muito bom o vídeo!!
Que saudade de produção cinematográficas daquele nível. Minha mente mergulhava em outros mundos assistindo filmes daquela época. O que aconteceu com o cinema? Caiu em uma mesmice e receita de bolo sem fim, explorando universos de super-heróis até ninguém aguentar mais. Hoje, com exceção talvez dos filmes no Christopher Nolan, o cinema ficou muito previsível e perdeu a graça.
Bom... vou TENTAR responder sua pergunta, baseado no (pouco) que eu consegui observar sobre cinema e traçar um paralelo com o que acontece hoje.
Acredito que tudo começa (ou termina 😅😅) quando Hollywood deixa de encarar o cinema *apenas* enquanto ARTE e passa a encarar *também* como um PRODUTO (cinema de entretenimento).
Na época de muitos filmes listados no vídeo, o cinema já via em cada obra um produto... um produto de QUALIDADE, diga-se, pois, do contrário, NINGUÉM iria lotar as salas de cinema, certo?
O que acontece, desde um cinco/seis anos atrás, é o DECLÍNIO da QUALIDADE do produto cinema graças à inserção *exacerbada* de pauta político ideológica.
O "exacerbada" serve para frisar que o que já acontecia ANTES, mas de forma SUTIL, foi EXAGERA ao extremo.
Resumindo= Hollywood entrou em pânico por conta da eleição do homem 🍊. 😂😂😂😂😂😂😂😂
O estudo de tendências em 2019 já previa uma guinada da crise dos filmes de heróis e o crescimento do gênero fantasia. Percebemos que o foco se concentrou nas séries. A experiência tá aí, Fantasia só crescendo e Heróis em decadência. Ficção Científica buscando se reinventar pq tá difícil de competir com a realidade.
É como você explica a mentirada... Se for pela mágica, é fantasia. Se for pela ciência, é ficção científica.
😂😂😂 melhor comentário kkk
"Comentário de pai" 😂
kkkkkkkkkk
É mentirada marcio aqui é o marcelo
Eu gosto de ficção científica mas ela mente mais que a fantasia porque ela tenta pautar a fantasia na realidade,já a fantasia assume que é fantasia kkk.
Eu gosto muito de ambos os gêneros,mas eu ainda prefiro fantasia,mas especificamente o dark fantasy que é um subgênero da fantasia que combina fantasia com elementos sombrios,ela está presente em filmes como Van helsing,Sleepy hollow,O labirinto do fauno a Colina scarlate etc,e em séries como Carnival row,Sandman,garotos detetives mortos etc.inclusive esses filme e séries são muito bons eu super recomendo.
Eu fico vendo umas imagens de dark fantasy e fico encantado
Essa Garotos Detetives Mortos é na Netflix? Sleepy Hollow é a história do Cavaleiro sem Cabeça?
@@liliansoares3204E da Netflix mas é bom e sleepy hollow é a lenda do cavaleiro sem cabeça.
@@liliansoares3204 é exatamente isso
@@liliansoares3204Sim e da Netflix mas é bom,e sleepy hollow é a lenda do cavaleiro sem cabeça.
Jurandir, recomendo você assistir Sousou no frieren, é uma animação com fantasia, que o tema central é uma elfa entender os humanos, pois para ela 10 anos é um breve momento e quando perde companheiros ela percebe que nunca os conheceu. Quem ama Senhor dos Aneis vai gostar dessa fantasia medieval, que tem uma história cheia de personagens incriveis e falhos que amamos.
Lembro quando O Tigre e o Dragão ganhou 4 Oscars. Meu pai, minha prima e o esposo dela encheram de críticas. Eu gostava do filme e fiquei quieto, até porque era jovem. Mas eles criticavam porque os personagens lutam um kung fu em que praticamente voam. Só que em Star Wars os jedi fazem isso e muito mais, e eles são fãs. Para completar, o marido da minha prima é fã de O Senhor dos Anéis. Então claramente a questão para eles era não ter ocorrido a suspensão da descrença.
Pow eu gosto muito de fantasia, mas eu as vezes gosto de colocar alguns elementos de Sci-fi só pra dar aquela solidez a fantasia. Pelo menos na mesa de rpg que eu mestro, as histórias que escrevo para o mundo que os jogadores estão, eu misturo a magia e as raças com química e tecnologia, então acredito que é sempre legal misturar um pouco pra deixar as coisas mais interessantes.
Correção, George Lucas realizou uma ficção científica em 71, “THX 1138”. Distopia que se passava num futuro distante, e que também foi inspiração para o nome de um dos maiores codecs de áudio de todos os tempos, aquele “boooomm” quando começa algum filme que tenha “THX” kkk
Um clássico, já assisti e recomendo. Como ficção de mundo futurístico, pós apocalítico que controla a população com uma "passagem". A fuga é muito interessante com um final que surpreende os protagonistas. THX virou marca registrada para padrão de áudio em cinemas, filmes etc.
Impressionado de não ter O Feitiço de Áquila nessa lista.
Realmente faltou O Feitiço de Áquila, mas como bom saudosista também esperei por História sem Fim.
@@nrbr5540 Historia sem Fim aparece na lista
O Feitiço de Áquila é o melhor filme de fantasia com a pior trilha sonora. Huehuheuhe!
Feitiço de Aquila não foibum sucesso financeiro nos cinemas, por isso não foi citado. Assim como A Lenda com Tom Cruise. O filme de fantasia com a maior bilheteria dos anos 1980 foi Willow. E também foi considerado decepcionante.
@@cafeabasedecinemaA lenda é citado na lista e willow também, mas com bilheterias modestas. Fico imaginando como foi esse terceiro aí
Que aula.
Poisé,fantasia e sonhar acordado enquanto ficção é se lançar numa possibilidade científica.
Os dois tem seu valor,mas num mundo tão chato e problemático sonhar em frente a tela é a m baita refresco.
Ainda mais onde as pessoas estão muito chatas é frescas onde se reclama de tudo
Faltou falar de Frieren, um sucesso recente de fantasia.
Essa produção resgatou o gênero de fantasia, tanto pelo enredo quanto o desenvolvimento dos personagens[
Obrigado Jurandir por me fazer entender pq gosto tanto de ficção científica
Vídeo excepcional, Jurandir. Fica a sugestão para um vídeo a parte sobre O Enigma de Outro Mundo, adoraria ver uma análise sua.
Tem muito filme que se propõem em falar de uma realidade histórica e acaba virando uma grande fantasia histórica.
Excelente vídeo! Meus dois gêneros favoritos de filmes: fantasia e a ficção científica!
Os meus também
O que falta são boas estórias
Primeiro vídeo após acordar, quentinho em plena segunda feira é como não sentir sozinha ☺️ bom dia Jurandir. Tron é legal, mad max é top demais e também vi com meu irmão; maioria dos filmes que vi; eu estava sempre com meu irmão 🥰 querido.
Eu sou do time que gosta de uma boa história! Fantasia, ficção, épico histórico, terror, suspense... não importa, sendo história bem contada estamos dentro =D
Vc curte ? Quais exemplos de filmes de épico histórico vc mais gosta ?
time do storytelling, tamo junto.
Amo os seus videos Jurandir
Você torna comceitos profundos , numa simplicidade doce de ouvir
Muita gratidão por seu canal
Parabéns
Eu diria que isso matou os grandes filmes épicos também. Qual foi a última vez que tivemos um filme histórico realmente relevante em Hollywood? Entre as décadas de 50-70 tivemos vários filmes excelentes, mas após os anos 80 eles foram minguando. Tanto que hoje a maior parte das produções históricas são feitas para TV e streaming.
Jurandir, adoro os seus vídeos. Por favor, faz um sobre As Crônicas de Nárnia!!
Difícil escolher entre os dois, pois cresci assistindo O Senhor dos Anéis e Star Wars com a mesma paixão para ambos! Mas de fato, creio que o apego do cinema atual para propostas mais realistas tornou filmes que visam criticar algo muito mais literais (como se já não soubessem fazer alegorias). Lamentavelmente, reconheço os males dessa preferência!
Não diria que Stranger Things seja uma obra de fantasia. Eles utilizam conceitos de ciência moderna e um contexto bem especifico, para abordar elementos que poderiam ser fantásticos.
É uma mescla.
You mentioned how fantasy allowed us to reflect on our own views of humanity. Adar in Rings of Power has single handed made me reflect a great deal on my own views of redemption, of finding one's own people' of justice for a whole race.
Keep up the amazing standards of your channel . I absolutely love your content !
Excelente vídeo como sempre, Jurandir!
Uma boa sugestão é a série Arcane da Netflix, cuja segunda temporada sai agora em novembro, seguindo a tendência que você comentou de se utilizar de séries e animações para retratar a fantasia. A série conta uma história que é um exerto do universo do jogo League of Legends (vale destacar que jogos também tem sido uma boa fonte de universos mitológicos fantásticos recentemente).
Inclusive, essa série foi vista como um bom sinal para o futuro, já que os fãs de League of Legends sempre desejaram ver produções audiovisuais do universo do jogo, que conta com uma história vastíssima, com um mundo próprio, várias nações e territórios geográficos, raças diferentes, conflitos e até uma cosmologia própria. Acredito que com o investimento e as mentes certas, esse tipo de jogo pode se tornar no futuro uma grande fonte de boas produções de série e talvez até filmes.
Que video incível !!!
Obrigado Jurandir
06:11 Acho Tron: Legacy um filme injustiçado, apesar do CGI humano ter ficado meio estranho, no geral o CGI ficou perfeito (especialmente sendo um filme de 2010), toda a Direção de Arte do filme é linda, as trilhas sonoras se encaixam muito bem e consegue até ter uma boa narrativa, além dos diversos detalhes que fazem homenagem ao filme original e a ideia de "legado".
Filme épico uma obra de arte e que abriu a porta para o maior cineasta da atualidade Joseph Kosinski. Tron e oblivion são incríveis.
Muito boa reflexão sobre os filmes de fantasias, ficção científico e terror! SOU FÃ DO CANAL.
Fantasia pra mim e o gênero que toca a alma humana, e de uma delicadeza de uma intensidade que prende, sem dúvida um dos melhores!! Obrigada pela sua explicação, sensacional!!
Em outras palavras o motivo é apenas o retorno financeiro das produtoras !!!
Seus vídeos são verdadeiras aulas de cinema Jurandir. Parabéns pelo trabalho 👏 👏
Caramba... pior que essa semana eu assisti o blade runner de novo o primeiro de 1982, e assisti 3 filmes do mad max tudo esta semana e o Jurandir lança logo um video falando sobre eles kkkkk que top
Muito bom o vídeo, Jurandir, como de lei. Nota 10!
Nesse rol de bons filmes de fantasia, um outro que creio que mereça menção seja "O labirinto do fauno".
Tendo em conta a dinâmica/disputa entre Fantasia e Ficção científica, eu vejo esse longa como um bom ponto a favor da Fantasia.
Sobre a Marvel, um fato que não pode ser esquecido: são baseados em quadrinhos lançados durante a Era de Prata do quadrinho americano. Ao contrário da Era de Ouro (1938-1957), quando os heróis tinham, na sua maioria, origens na magia; na Era de Prata, é na ciência. Ecos da era atômica...
Uma anime exelente de fantasia é (Frieren e a Jornada para o Além) ele tem uma pegada de Senhor dos Anéis.
Ficção Científica nos anos 80 foi igual filmes sobre Multiverso de 2018 pra cá 😂
É sempre uma aula e um aprendizado cinematográfico diferente em seus vídeos, Prof. Jurandir 📽️👏🏾📽️👏🏾📽️👏🏾📽️
Um ponto a abordar é justamente a mudança da fantasia para a ficção-científica. Diversos super-heróis perderam sua origem mística e coisas semelhantes para ganharem poderes que derivam da física ou química. Aos poucos os próprios sistemas mágicos de jogos e animações sairam do fantástico e adotaram a ideia de que " a magia nao é mística, é so uma ciência diferente". De certa forma começou-se a abandonar a magia e adotar a alquimia, mas sem dar o devido nome. A magia começou a ser " manipulações de reações possíveis na ciência " ou a imitar dispositivos tecnologicos , como uma pedra mágica que é só uma bateria com aparência diferente. Atualmente há magias tao cheias re regras que parecem mais uma ciência com " trapaça " de acelerar as coisas. Sobre isso eu acho, em minha opinião algo infantil. Você, como autor, quer o mundo fantástico, mas tenta máscara como real. Há uma forçassão de que a ciência pode tudo que a magia pode. Se a magia tem dragão, entao na ciência faremos um dragão. Não falo isso como apenas base, mas ao consumir muito dessas obras dá pra notar uma espécie de"substtuição" como se fosse pra ser uma história de magia mas que por causa do mercado trocaram o gênero. Há series onde meras hipóteses científicas e coisas sendo estudadas são escaladas a um ponto de controle e perfeição que se tal personagem não contasse ao público que aquilo foi feito nos laboratórios X ninguém compraria que é tecnologia, talvez nem mesmo o próprio autor. Isso gera quase uma corrida de criatividade pra ver quem acha" desculpas" na ciência, suficientes para justamente justificar algo que poderia ser feito apenas com " magica". Em resumo. Autor " eu quero que tal personagem voe ", mercado " voar é irreal demais" . Autor " certo certo, ele tem uma bota foguete"
O texto foi tão grande que esqueci de agradecer. Jurandi, ótimo vídeo, amo muito esse canal, tanto como público que foi mostrado a um jeito diferente de ver o cinema, quanto um jovem que se sente atraído pelo mundo da roterização, embora em outra area além do cinema. Lhe desejo tudo de bom
Thor, por exemplo. Era pra ser o Senhor dos Anéis da Marvel. Mas decidiram fazer uns vikings do espaço, tirando toda misticidade da mitologia nórdica e focando em ficção científica pobre e infantil e piorou com Taika Waititi e sua comédia pastelão. Uma sucessão de erros grosseiros! Na DC tem a mulher maravilha, mas acredito que não puxarão pro lado místico e sim científico.
@@LucasSilva-m7r7m a própria forja dos anões já mostra isso. Fica no espaço e parece algo que saiu de Stars wars. Não há muita magia nas cenas dos deuses, ao menos não em relação ao passado. O próprio loki passou a usar dispositivos técnicos a lá Von batman, sendo que no passado ele usava magia pra se transformar, hipnose e outros truques. Atualmente ele nem sequer cabe mais ao título de " príncipe da mentira " . Quando foi a última vez que ele tapeou alguém? Fez um acordo injusto ou usou ao menos ilusões? E sobre a mulher maravilha eu não sei muito, mas vários elementos mágicos ja não a acompanham nas lutas
@@UmleitorinteressadoIsso me lembra o filme de Jurassic park,no filme os dinossauros são criados em laboratório através do DNA extraído de um mosquito em âmbar,sendo que na realidade isso seria impossível porque com o tempo o mosquito apodreceria por dentro e o material genético contido nele então se perderia.
@@LucasSilva-m7r7mlado científico da mulher Maravilha ? Cara não tem como a mitologia faz parte da lore dela
Geralmente eu pendo para a ficção científica, mas sou muito fã dexalgumas obras de fantasia - Fronteiras do Universo/His Dark Materials (que deveria ter sido maior para adaptar melhor a história da trilogia), História Sem Fim, dentre outras.
George Lucas fez THX 1138 em 1971, que é uma ficção científica distópica, eu acho bem melhor que Star Wars, inclusve.
Bem lembrado!
Uma coisa que sempre percebi é que scify é mais aceitável que fantasia, pois é mais "proximo" da realidade. Para as massas, scify é algo futurista, logo, ainda possível. Elfos e dragões não existem, enquanto robôs e naves espaciais sim.
Querido, amaria ver um vídeo seu falando de O Labirinto do Fauno, meu filme preferido da vida e tbm meu estilo preferido: o realismo mágico.
Recomendo ler Ficção Científica de Isaac Asimov. Por mais que ele fale "do mundo dos livros", acho que muita coisa é possível adaptar interpretando para o cinema.
Jurandir fala do filme "Dia de treinamento" com Denzel Washington
Ficção Científica é meu gênero favorito, espero viver o suficiente pra assistir todas, obg George Lucas, e obg Jurandir Gouveia por esse vídeo maravilhoso e explicativo!
Já estava sentindo falta do Jurandir mencionar Senhor dos Anéis, a propósito comecei a assistir por causa dele e estou encantada!
Isso mostra como a Marvel está muito a frente de tudo que está acontecendo. A Marvel por muito tempo ocupou esse espaço da Fantasia nos quadrinhos, que tinha liberdade para criaçao sem limites. Quando os efeitos especiais do cinema melhoraram o suficiente, a Marvel finalmente migrou pro cinema para fazer o que antes era impossível.
Ainda espero um vídeo sobre As Crônicas de Narnia, filme/livro 🦁
*Vídeo assistido, "likado" e hypado com sucesso.* 👍👍
Gostaria de pedir mais dicas de autores de fantasia e ficção científica, pois gosto de ler os livros antes de ver os filmes, talvez apenas ler😅. Obgda
Estão faltando os filmes de Harry Potter na década de 2000. Jurandir ignora HP 😥
Como ignora ? Ele citou ao falar de obras de fantasia
@@liliansoares3204, nâo estão na lista de maiores bilheterias dos anos 2000.
1:36 minutos. Correção: Georges Lucas já havia feito um filme de ficção científica antes de Star Wars, foi THX1138, lançado em 1971.
Cara, os seus vídeos são um absurdo. Poste todos os dias, por favoor
Acho que trilogia é o segredo. Pois dá pra se aprofundar mais na história. E recuperar o investimento!
O Brandon eu ainda não cheguei nos livros em que ele finalizou TWOT, mas as histórias originais dele são MARAVILHOSAS. Ótimos sistemas de magias em mundos bem desenvolvidos, personagens carismáticos demais bicho
Me lembro que a única coisa que tinha era heróis americanos. E ficção científica era só Star Wars e quando surgiu Tokusatsu como changeman e Jaspion, da pra entender tamanho sucesso na época .
George Lucas não era um diretor famoso? E American Graffiti, indicado a melhor filme e ele a melhor diretor??? Nunca fez ficção científica? E THX 1138? Você é um crítico INCOMPETENTE!
Jurandir, parabéns pelo seu trabalho. Não perco um vídeo seu. Uma sugestão nessa linha de data marcante para o cinema é o ano de 1999 quando varias obras trataram da quebra da realidade. Exemplo: Matrix, clube da luta, o sexto sentido e quero ser Jhon Malkovich
Sejamos honestos! Mesmo sendo fantasia, Senhor dos anéis é horrível!
Logo no 1o filme um ser indefeso, o mais improvável, recebe a tarefa de atravessar reinos perigosos para acabar com a fonte de um poder maligno que destruirá todos os reinos.
Gandalf luta, "perde", e foge em um animal VOADOR.
Duas Perguntas:
1- Por que não colocaram o Hobbit num animal desses e sobrevoaram a porcaria do vulcão pra jogar o anel?
(Ok. Se assim fosse não existiria jornada do heroi, nem filme)
2- Por que, raios, reuniram um Conselho entre diversos reis para decidirem ajudar o bendito do Hobbit, se logo em seguida este decide seguir sozinho, e um dos reis permite (???!!?!??!)
Ruim, muito ruim!
A ficção científica seria para mim o homem tentando encontrar explicação para a sua existência, na sua imanência. A fantasia seria o homem na sua transcendência, uma consciência onírica! Os filmes que mencionou eu os assisti quando do seu lançamento!
Faltou Narnia e a Saga Harry Potter nos anos 2000-2010 ai, só HP teve 8 filmes ué.
Star Trek II: A IRA DE KAN, é meu filme favorito
Já vir ele umas 50 vezes
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Tenho quarenta anos e cresci com animações do SBT, tipo Rei Arthur, e o gênero fantasia sempre me cativou mais. Por isso Game of Thrones, The Witcher e tal são obras das que eu consumo praticamente tudo.
Fiquei surpreso ao descobrir que aventuras espaciais são preferidas pelas crianças porque eu desde pequeno sempre preferi me imaginar como um cavaleiro de armadura num mundo místico cheio de monstros do que num traje espacial.
Me desculpe quem goste, mas Star Wars é muito chato.
Legal! Você gosta de Conan?
Vc precisa jogar D&D.
@@diegoborges3716 Véio, acho RPG muito chato... Já me jogaram pra jogar mas não tenho paciência pra ficar sentado numa mesa jogando dados enquanto digo, "Agora abro o baú... Agora uso minha espada de oricalco...", prefiro jogar The Witcher e afins.
@@ale.xan.dre19 Essa é literalmente a parte menos importante de RPG de mesa. O ponto principal é o roleplay. Se alguém joga TTRPG do jeito que você mencionou, tá literalmente jogando menos da metade da experiência.
Gosto dos dois. Outro problema da fantasia é se deixar levar. Não basta suspender a descrença. O mundo está muito imediatista.
Excelente vídeo. Grata!
Tinham que refilmar Conan. nos filmes lançados na década de 80, Conan quase não tem falas porque o Arnold Scwernageggergehtherrtr mal falava inglês na época. Quem conhece o personagem, sabe que ele era muito sagaz, não só força bruta...
Na Índia já fizeram filmes e seriados do Mahabarath, e ficou muito legal! ❤
Aguardando o vídeo sobre História Sem Fim! 😅
Também
🎉no universo dos animes, a fantasia é explorada à exaustão kkk principalmente no subgênero Isekai
Mas como ele disse, maior parte obra de fantasia hj em dia são animação.
pra mim a diferença entre os objetivos do vídeo são apenas os conceitos do dicionário, porque a essência é a mesma: ver alguém fazer, ser e viver o impossível
Excelente vídeo! Não me faça escolher porque amo ambos os gêneros. E gostaria de pedir pra comentar o clássico de fantasia A História Sem Fim. Obrigada pela indicação de autores de fantasia. Abraços
Fantasia para dar certo tem que ter um material base muito bom. Que são os casos das franquias Senhor do Anéis e Harry Potter.
tem o lovecraft e varios livros bons tambem , conan se fizessem bem direitinho daria um filmaço
@@caixistaaquariano6697 Conan é muito politicamente incorreto pra essa geração de "cheirosos"
Tenho medo de um Conan feito por esses Wokes
Tem As Crônicas de Nárnia também
@@liliansoares3204Cronicas de Narnia não é uma franquia de sucesso. E não é opinião pessoal, são dados financeiros.
00:36 Poltergeist como Ficção Científica?!?!
Seus video sao ótimos. Grande conteúdo.
Eu amo todos as vertentes de Ficção Científica, desde que sejam bons filmes. Esses de 1982 citados eu adoro todos, acho o Star Trek II o melhor de todos os filmes Star Trek. Blade Runner também sou apaixonada por esse filme, só que eu curti mais ainda o segundo, 2049. Aqui em casa tipo, eu curto mais os filmes sci-fi realísticos, enquanto minha mana ama fantasia, apesar de também gostar dos meus preferidos. Bom que a gente combina em tudo kkkk
Jurandir... Adoraria ver o filme... Bem feito claro!! Da história do livro: O Menino do Dedo Verde. Vc já leu esse livro para seus filhos? Super indico... Lindíssimo
Eu vagueio pelos dois mundos/gêneros entre fantasia e ficção.
Assisto e gosto de todos, curto também os de suspense.
Mas se parar para avaliar alguns filmes de ficção antigo, como Metrópolis (1927), Solaris, O dia em que a Terra parou (1951), Gattaca, Walle, Akira, Os 12 Macacos, etc., são mais ficção ou fantasia?
Mas o meu forte é ficção. Mas cinema é uma arte e deve ser valorizada.
Também gosto mais de fantasia, e tem MUITO MATERIAL em quadrinhos, especialmente franceses e belgas, como as séries Em Busca do Pássaro do Tempo, Trolls de Troy, Ekhö (com ressalvas) e Konungard, por exemplo.
2 animes de fantasia recentes que são muito bons são Sousou no Frieren e Dungeon Meshi.
Acho que o que não deixa a fantasia morrer no cinema são as outras mídias, por que também nos jogos e nos rpgs de mesa a gente tem nomes fortíssimos também, como Dark Souls e o eterno D&D que engajam muitas pessoas nesse tipo de mundo
Salve Jurandir
Meu coração pulsa entre a diastole da Fantasia e a sístole da Ficção Científica.
Oscila entre Gaiman e Dick, Tolkien e Wells entre muitos outros.
Não esqueçamos Edgar Rice Burroughs que flertou com ambos os gêneros.
Uma curiosidade, a fantasia de horror cósmico dos Arkham Files de Howard Phillip Lovecraft tem criado uma horda crescente de fãs nos últimos anos.
Forte abraço.