PÓS VERDADE, FAKE NEWS E FAKE ETHICS | Luis Mauro Sá Martino
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- O que é verdade e o que é mentira na era digital? Hoje, o professor Luis Mauro Sá Martino se aprofunda e te convida a refletir sobre as questões mais humanas, pragmáticas e sociais das fake news.
Você sabia que a Casa do Saber oferece diversos cursos? Confira em casadosaber.com.br
Inscreva-se no canal - smarturl.it/Cas...
Vídeos novos terças e quintas às 10h.
Para contratar um dos professores da Casa do Saber como palestrante, envie um e-mail para eventos@casadosaber.com.br
Ver as informações sem as paixões cotidianos é um grande passo.
"Nem tudo é como você quer. Nem tudo pode ser perfeito. Pode ser fácil se você ver o mundo de outro jeito... Se o que é errado ficou certo, as coisas são como elas são. Se inteligência ficou cega de tanta informação... Se não faz sentido, discorde comigo, não é nada demais... Você quer encontrar a solução sem ter nenhum problema... insistir e se preocupar demais, cada escolha é um dilema... Siga em frente, em linha reta e não procure o que perder... " (Capital Inicial )
Se é necessário a todos nós um grau de ceticismo sobre as informações que recebemos, dado que temos a tendência de tomar como verdadeiras aquelas que reforçam o nosso ponto de vista, estendo a questão para a qualidade do debate do qual participamos. Se eu quero desafiar uma crença, devo procurar bons argumentos para isso, geralmente nas críticas de pessoas que não compartilham de tal crença. Esses argumentos me permitem ver onde a crença pode ser falha, trazendo de reflexão e reelaboração de uma posição mais consistente e possivelmente mais próxima de ser correta.
O problema da internet hoje é que, mesmo que eu deseje passar por esse processo, é difícil encontrar boas argumentações sobre qualquer tema. Há muita informação nas redes digitais, mas minha experiência é que a desinformação supera em muito a informação. Não é à toa que a internet virou uma "echo chamber". Supondo que eu deseje desafiar uma posição que acredito, devo ter a paciência não só de encontrar uma argumentação razoável, como provavelmente de aturar ataques "pessoais" (ad hominem) a pessoas que tem a mesma posição que eu. E isso complica mais ainda quando os argumento são baseados em estudos/matérias/artigos que, pretensamente, transmitem fatos, ou seja, que descreveriam a realidade para além da experiência pessoal. Já é difícil o suficiente assimilar todo o conteúdo de estudo acerca de determinado tema, sobretudo se esse conteúdo é extenso; e pior, deve-se ainda ser capaz de discernir que estudos são confiáveis e, desses, quais são relevantes. É muito trabalho para quem quer duvidar da sua própria visão de mundo.
Em algum ponto da história das redes sociais, alguém começou a utilizar expressões "Fulano destroys/nails/schools... ciclano em tal tema". Isso só piorou o debate. A forma - agressividade - tornou-se o elemento principal de atratividade para os vídeos/textos/áudios. Ridicularizações são o principal tempero das discussões, e as ideias mesmo não são discutidas. Quando alguém procura contra-argumentar um ponto polêmico, muitas vezes recebe a resposta "você precisa ler tal e tal autores para entender", ou "sendo de tal grupo social você não é capaz de entender ou de fazer afirmações verdadeiras". Há muitas "argumentações" por aí que são só retóricas emocionalistas... é desalentador.
...
ps.: isso acabou virando um desabafo. Se leu até aqui, obrigado pela paciência.
Sempre sensacional. Uma reflexão fundamental, *informação tem consequências*, às vezes nefastas. Vide o caso do Reitor Cancellier que teve sua reputação devastada e, como consequência, tirou a própria vida. Gratidão professor! 🙏🏻
1:16 Estar errado ,faz oaret do cotidiano 📈
1:31
2:41 Informações tem consequências
Cada um ouvindo a fala do professor e pensando na outra pessoa que a gente acredita que deveria ouvir. O ideal seria que tivéssemos a capacidade de questionar as nossas próprias preferencias e crenças.
Perfeito
Saber refletir é um exercício muito positivo ao ato de pensar. Somos bombardeados por uma chuva de informes e tomarmos alguma perspectiva diante do que nos chega, é/ sempre será de vital importância, APESAR de nossas tendências ou posições preguiçosas e cômodas em "escolhas automáticas" desta ou daquela. E analisar ou avaliar é bem mais do que ligar o "piloto automático" e assim decidir crer ou escolher. Muito bom VD!!!
Espetacular!!! Uma grande reflexão onde as mentiras são propagadas em alta velocidade. Parabéns ao Luis Mauro! Acertou na mosca! Deve ser repassado o máximo possível!
Muito bom! Super necessário
Esse canal é muito bom! Parabéns para os idealizadores.
Pqp esse cara é genial!
amei, explica bem uma coisa que tento mostrar para algumas pessoas, mas que elas me acham a dona da verdade qdo falo - kkkkkkkkkkkkkkk muito bom
Esse canal do saber acentua o o sabor de viver.
Maravilha de conteúdo!!!
Mais conteúdo sobre isso, por favor! Muito enriquecedor.
Muito bom !!!
Nossa! Eu gosto dele....
Que bicho inteligente
Esse vídeo tem que alcançar a todos
Vc so se esqueceu de dizer o outro lado que tambem é super valido. Meu ponto é : qdo a pessoa esta cheia de si, se outra pessoa q ela julga ser pior, menos inteligente, ou se ja tem um preconceito, ela ja ira desacreditar imediatamente, e tbm nao fara o contradotorio. Por fim, ficara no msm ciclo de si msm e seus pareas.
Sensacional!
não aguento mais aula pvt, do nada tive que assistir um vídeo pra responder uma pergunta
a sociedade contemporânea simplesmente não pensa e não lê, as pessoas se encarceraram na bolha nociva das redes sociais, e a tendência é necessariamente uma maior distorção da realidade e ao relativismo absoluto.
muito bem
Gostaria de saber se o jejum intermitente é bom para quem é obeso.
O dinheiro compra a vergonha dos seres humanos,os que ganham do povo que tem compromisso de informa desinforma com mentiras.
Hmm interessante
MBL não curtiu esse vídeo.
Douglas
Folha de São Paulo; O Globo; Veja; VOL; etc também não... rsrsrs
247 não gostou
Rúben C nossa senhora, esse canal era pra ter sido apreendido e excluído qndo o dono do canal participou da CPI das fake news
Fiz
O que é certo e errado na psicanálise e na filosofia. Como pergunta. Como provar se uma informação é verdadeira. Como pergunta.
Na pós verdade é acreditar na violência como solução também. Tá tudo muito confuso.
Salve 803
Ricardo estava aqui......
Macron conhece muito bem esse termo.
foda
A política deixou o povo brasileiro doente, nao respeitam as opiniões alheias,
Fazer News Nao Fato, Fato Verdade, A Terceira Palavra, Nao Fato, Tambem, *Dualidade*
A pos-verdade só serve pra aumentar o nilismo
robôs do Bolsonauro não refletem
Bê Galo Doido
Os "robôs" do Bolsonaro refletem mais que os ciriominios (que acreditam que o CiroBozo tirará mais de 63 milhões do nome sujo). Refletem mais que os Alckminions (que estão esperando a merenda nas escolas). Refletem mais que os Boulosminions (que estão espreitando para a invasão). Refletem mais que as Marinaminions (que só aparece de quatro a quatro anos). Refletem mais que os burros (que só estão esperando os pães com suas mortadelas)...
😪😪😪😪😪😪
Patriota Brasileiro Fora comunismo. Meu amigo, vai ler o plano de governo do Bolsonaro, ele diz que vai expandir o bolsa família pra todas as famílias incondicionalmente, ou seja, dinheiro pra todos, todo mês enquanto tu tá aí preocupado com Ciro perdoando dívida uma única vez de apenas uma parcela da população... Vai entender esses bolsominions
Ricardo Funke
Nítido ficou seu analfabetismo funcional... "expandir bolsa pra todas as famílias incondicionalmente" (minha família não precisa de bolsa família, só aí vejo seu analfabetismo... e o Jair não promete nada de expandir para dar à todas as famílias, isso se chama fake news, "pra todas as famílias" kkkk) isso é impossível de acontecer da mesma forma que Ciro prometendo tirar o nome de mais de 63 milhões de pessoas do SPC.
Patriota Brasileiro Fora comunismo.
a proposta está descrita na página 63 do programa do candidato, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponível no site da Corte eleitoral desde terça, 14:
“Acima do valor da Bolsa Família, pretendemos instituir uma renda mínima para todas as famílias brasileiras. Todas essas ideias, inclusive o Bolsa Família, são inspiradas em pensadores liberais, como Milton Friedman, que defendia o Imposto de Renda Negativo. Propomos a modernização e aprimoramento do Programa Bolsa Família e do Abono Salarial, com vantagens para os beneficiários. Vamos deixar claro: nossa meta é garantir, a cada brasileiro, uma renda igual ou superior ao que é atualmente pago pelo Bolsa Família”
Os robôs do Boldonaro só confirmaram o comentário.
Aquecimento Global está no contexto da pós verdade?
Ola amigos da 801 q estao vendo esse video
O que é fake News e pós-verdade, segundo o prof. Luis Mauro? Como ela afeta a nossa relação com o mundo? Justifique.
Rsss
Pensei de passar este vídeo pros bolsonaristas de minha família, mas certamente eles diriam, "este cara aí é comunista".
Engraçado que eu pensei em passa esse vídeo para os petistas esquerdistas de um grupo da família.
@@humbertopessoa3211 pode ser também
@@humbertopessoa3211 bolsonaristas e lulistas têm coisas em comum, amigo. A cegueira, o fanatismo, a carência, a ignorância
@@ederl.s7330 concordo, mas devemos ser racionais em analisar os fatos tanto de um lado quanto do outro, aquele que escuta e procura analisar todos os fatos de vários ângulos está mais próximo da verdade. Nem Lula, nem Bolsonaro são perfeitos, os dois tem suas falhas e seus defeitos, mas, ruim por ruim ainda prefiro votar em Bolsonaro ao invés do Lula.
Como a “pós-verdade” está relacionada com as fake news?
.?
JOGA MUITO CINTYA :PEEPOLOVE:
Reflexão necessária.
O famigerado viés de confirmação.
Lula sem medo de ser feliz
A(s) VERDADE(s) estão e são as CORRENTES DE ZAP!!🐒
Pq tá tudo preto alek?
@NUBAO ironia
Casa do saber a ideia de canal de vcs é ótima mas, so uma ideia, coloca uma cor e cenário nesses videos, parece que eu to dentro de uma sala de aula vendo um conteúdo interessante, mas de uma aula chata e sem sal.
Bolsonaro 2022
Você relacionou um vídeo sobre Fake News a Bolsonaro kkk. Patético.