Eu encontrei o perdão pra que minha vida tomasse uma nova direção. Um novo sentido. Perdoar foi um suicídio que cometi. Foi encarar a realidade nova que havia de buscar. Perdoar doeu demais, não pela renúncia do desejo de vingança, não pela busca de justiça, mas por ver o fim de um mundo que criei pra mim. Na dor que me inspirou desejo de vingança ví Jesus me mostrando que o mundo É muito maior.
Era o que Jesus reforçava em seus ensinamentos. Em uma das obras de Augusto Cury, que em seguida tornou-se filme, reforça essa ideia de perdoar o outro, entretanto, o maior a ser beneficiado pelo perdão não é o perdoado e sim quem o perdoa. Eu tenho aprendido muito com vocês, que fazem um trabalho fantástico. Obrigado por vocês existirem. Recomendo aos meus amigos que a casa do saber é dos melhores canais para apreender algo que vá nos encher de conhecimento.
O mal deve ser convertido , nao combatido. O mal deve se amado e compreendido, nao odiado nem desprezado. Lembrei do Frco - é perdoando que se é perdoado.
Tenho a mesma dificuldade. Por muito tempo me senti desconfortável, hoje entendo muito bem, que isso faz parte da minha natureza mesmo. Pra mim, direito é direito, razão é razão, podemos e devemos rever situações e conceitos, a qualquer momento. Mas, o processo do perdão vai muito além do que conceitos, está na nossa natureza, se não somos capazes de prejudicar, dificiolmente temos condição de passar por cima.
Luis Mauro é sempre música para todos os sentidos, porque além de despertar atenção no seu conteúdo, instiga atitude a partir dele. Muito obrigada, é meu preferido nesse canal.
Nossa, melhor vídeo que já vi na vida!!! Muito didático! Imensamente agradecida por conseguir uma explicação tão didática assim... Qd sofri uma violência e a gente opta pelo perdão é muito difícil entender o que se passa. De fato a vontade de me vingar foi imensa (não consegui até evitar pequenas vinganças) mas depois me sentia tão mal que percebi que me vingar não era o que eu precisava. Mas então ao pesquisar sobre a forma correta de perdão é muito difícil encontrar uma explicação tão objetiva. Muitas usam religião e assim não me ajudavam pois não entendia. Então resolvi fazer autoavaliação... Muito do que foi dito no vídeo foi (tem sido) conclusão da minha reflexão, mas nada tão coordenado! Essa forma clara de como é o perdão ajuda muito na hora que estamos no momento de tristeza (por lembrar da dor) e quando temos consciência de que ESCOLHEMOS pelo perdão, tomamos as redias! Mais uma vez obrigada 😘 vou ver e rever sempre e claro, compartilhar com os amigos e familiares! Esse canal tem modificado minha vida!!!! Grata 🌻
Marcos Crecchi talvez, isso é bem importante. O principio de quase todas as religiões é amar o próximo mas cada religião briga entre si dizendo que seu método é melhor. Então, na prática da maioria das religiões o perdão não é consumado. Ficamos em uma posição bem complicada...
Giuliano, sua abordagem sobre religião ainda está na superfície, Não se trata de impor verdades, quem faz isso são os fundamentalistas, não precisa crer em Deus para aprender com as religiões. O o perdão está na base da simbologia das principais religiões antigas. Não subestime milhares de anos de sabedoria prática, não se trata do perdão bobo, mas o perdoar que possibilita a quebra de círculos de violência etc.. o Jordan B. Peterson esclarece bem isso no seu livro lançado recentemente no Brasil. não é um livro sobre religião, e sim sobre filosofia.
vilmar nunes Sim Vilmar, talvez minha abordagem seja superficial. Mas seria superficial em relação a que? Não sei se em uma frase minha seriamos capazes de estabelecer que sua abordagem é mais profunda e correta que minha superficial e ingênua abordagem. Talvez seria mais prudente termos um dialogo antes de classificar nossas posições como profunda ou superficial. Adianto, dentre todas as transformações causada pelas religiões, as mortes provocadas pelas grerras santas, inquisição, etc superam muito as guerras. Esse é uma dado importante não para desqualificar a religião mas para verificarmos a ineficiência do homem em interpretar e seguir um preceito religioso como, amar o próximo. O mesmo acontece com a ciência moderna. Se a religião ou a ciência não conseguem dispor se um mecanismo eficiente para operar essa transformação no homem, o que podemos fazer? Buscar uma nova linguagem? Reformar as antiguas liguagem?
Depende muito da abordagem, por exemplo no cristianismo, tem essa parabóla do perdao em "da a outra face", mas também tem o julgamento dvino, que é implacável, ninguém é perdoado de seus pecados depois da morte.
O conflito entre os israelenses e os palestinos é um ótimo exemplo que vingança gera mais vingança, e a causa secundária de tudo isso é a destruição dos homens com outros homens, em meio as desavenças sociais e ideais seja no quesito religioso ou cultural. Chegamos a tal ponto onde os seres humanos criam as ideias, e as ideias, por sua vez, controlam os seres humanos. E isso é demasiadamente nocivo! O perdão sem dúvidas é uma sabedoria pouca empossada, só os homens inteligentes têm o bom isso dela. Mas uma coisa é certa, da mesma maneira que existe uma razão pela qual a natureza humana se torna cada vez mais vingativa, a certa altura, isso contribui para uma devida justiça, da mesma maneira também, que certa justiça se dá pelas influências da vingança, ou seja, se refletir bem vai perceber que "não há vingança sem justiça, nem justiça sem vingança" ... Assim como as vezes não sei discernir se estar sozinho é puramente solidão ou liberdade!
Há casos e casos! Eu não sou de guardar mágoa, sempre quando alguém me faz mal tento canalizar "mentalizando" que o problema está na pessoas e não em mim! Deixo passar mas percebo que tem muita gente estressada Hj dia, e muita gente mal educada mesmo! Mas houve um caso na minha vida que não perdoo e não irei perdoar! Fui agredida pelo pai do meu filho, e simplesmente resolvi que deveria afastar pq ele não gostava da nossa cia. Separei legalmente e na época ele disse não ia nos ajudar!. E assim fez, criei meu filho sozinha! Hj ele tem 23 anos. Eu não fui atrás dos direitos do meu filho pq sabia da estupidez do Pai e sabia que ele era agressivo demais. Ele mora um pouco distante e se entregou ao alcoolismo e desde então nunca ofereceu sequer um litro de leite pro meu menino. Não perdoo, mas nao fui atrás de vingança. Simplesmente afastei deixando meu filho livre pra ir vê-lo qdo quisesse. O perdão pra mim, neste caso é impossível pq ele feriu os sentimentos do meu filho, uma criança que o esperava em todas as datas festivas e ele nunca veio. Feriu e fere ate Hj pq eu sinto. Meu filho é um adulto excelente e meu parceiro em tudo. Vejo que ele sofre pela rejeição do Pai, e em nossas conversas meu filho sempre diz: -"Todos os dias que toca o interfone da nossa casa, eu espero a chegada alguma noticia ruim."
Que diferença isso faz hoje...ele, é um homem doente alcoolizado .., seu filho crescido...bem criado..., o passado passou. Se desagarre dele. Está na hora. Vai ser através do perdão , perdoar não é esquecer. Perdoar é decidir que ficara em paz com você mesma sobre oq já foi , livre se desse peso
em minha completa limitação sobre o assunto, eu discordo parcialmente com o q foi colocado. penso que o ato de não perdoar nao tem, necessariamente, relação direta com violência ou vingança. o ato de não perdoar, muitas vezes, apenas poderá representar o ato de seguir em frente sem qq expectativa de mudar uma situação, ou alguém. acho que faz parte da vida, da existência, tanto o perdão quanto a negativa dele e isso não quer dizer, necessariamente, um desejo de vingança.
Perfeito flávia, palavras que represetam, penso que perdoar cabe a nos perdoar pelo risco que vivemos e não nutir mais nada sobre o assunto e nem sobre a pessoa. Quanto a perdoar o outro, não vejo isso como salutar, geralmente quando se perdoar, estamos apssando a mão na cabeça de quem não muda e pelo perdão ele acaba tendo alvará para continuar contaminnando o ambiente.
Você não acha que o fato de não perdoar pode ser uma violência contra você mesmo? Explico: porque a partir do momento que você não perdoa (guarda sentimentos ruins de alguma violência sofrida) você se auto violenta? Perdoar é difícil mesmo... 🦋🌻
Tem situações em que o perdão se torna algo quase que impossível. Você não necessariamente vai se vingar, mas vai ignorar esse ser que lhe causou mal. Perdoar seria uma aprovação da atitude ruim da pessoa. Esse é o sentimento que surge.
Há uma insistência de nos mostrar que somente existem dois caminhos para se combater violências que nos atingem; um é o perdoar e o outro é retribuindo a violência com mais violência; propositalmente o palestrante do vídeo faz a ligação (ideológica) de perdão com justiça e de vingança com violência a ser controlada necessariamente para o nosso bem; seria válido essa afirmativa se o próprio Estado Soberano, moderno e racionalizado, não justificasse seus atos violentos com a falácia da necessidade da manutenção da "ordem social". O indivíduo perdoa, o ESTADO NÃO.
Carla Feitosa Temos sim. Deus nos deu essa capacidade. Mas é só quando a gente se conecta com nossa verdadeira essência, que é o AMOR, que a gente consegue. E entrar em contato com essa essência dá trabalho e exige dedicação, por isso muitos raramente a acessam.
Colorindo a Vida Sim. Essa essência é Deus, pois Ele é amor. Sem nos conectarmos a Ele, só sobra o nosso desejo de vingança travestido de justiça. Escrevestes o que eu quis dizer de um outro jeito.
Marcela Corrêa Essa pessoa de alguma forma buscará seu "deus" para isso. Pra ser ateu tem que ter "muita fé" e pode ser até em si mesmo e isso de - alguma forma - evidencia o "quê" divinal que todos carregamos dentro de nós. Busca-se forças em algo, de algum jeito, sempre, e todos nós inevitavelmente.
O perdão é uma atitude hipócrita supervalorizada por diversas culturas com suas respectivas linhagens religiosas e códigos legais; o ufanismo do perdão é uma ferramenta excelente a ser explorada para gerar alienação e acomodação das massas, através da ideia de perdoar a quem te faz mal em pró de uma "justiça" tendenciosa, manipulada e burocratizada é incentivar a acomodação dos indivíduos perante as injustiças por que passamos.
Creio que o perdão em si não quer dizer acomodação. Pelo menos com relações pessoais. Vc pode afastar-se da pessoa mesmo apos perdoá-la, sem nenhum tipo de vingança nem injustiça. Apenas pelo fato de vc não confiar mais nela, mas ao mesmo tempo vc não está com a raiva por dentro te consumindo. Esse é o princípio do perdão na minha opinião (como uma ferramenta de auto desenvolvimento). Porém nas relações judiciais etc, isso não se aplica pois existem penalidades a serem cumpridas de acordo com o grau do "erro".
Gente não entendi nada... pensando na vingança em uma escala menor , não em grande conflito mundial. Como em uma analise simples como deixar o prazer da vingança para o perdão? Conseguimos o mesmo prazer da vingança com o perdão? Como fazer justiça sem o gatilho da vingança ? E o que aprendemos desde pequenos, que perdoar é esquecer, como fazer justiça neste caso? Pensar em vingança como um circulo vicioso? Estão vendo estou muito confusa... Alguém abre minha mente!!!
Vou responder o que eu acho. Deixar o prazer da vingança pelo perdão é como deixar de realizar um desejo nocivo para viver uma vida melhor, se vc é uma pessoa que bebe muito, essa bebida lhe traz prazer, deixar de beber é o mesmo que deixar de ter o prazer da bebida, mas vc deixando de beber tem a possibilidade de viver uma vida mais feliz e deixa de beber pensando nisso. Não conseguimos o mesmo prazer da vingança com o perdão, o que conseguimos é uma vida mais feliz nos livrando dos sentimentos negativos de violência e ódio que a vingança exige. Justiça não necessariamente é querer que alguém pague pelo mal que fez, justiça pode ser entendida como uma forma de fazer um agente maligno entender que suas ações são más e assim deixar de pratica-las. Partindo deste ponto de vista a justiça não é vingança, é o ato de ajudar alguém a deixar de ser mal, o que é benéfico para essa pessoa e para todos a sua volta. Perdoar não é esquecer, perdoar é perceber que um ato não define um ser, que uma pessoa é muito mais do que uma (ou várias) ação ruim que tomou, e que todos aqueles que erram também tem a capacidade de acertar. A vingança cria um circulo vicioso por que normalmente quem faz o mal não considera suas ações como más, dessa forma tende a procurar vingança daquele que se vinga de suas ações, e este que se vingou tende a buscar vingança novamente.
Lucy Buziquia talvez definindo alguns conceitos como vingança, prazer e justiça. Um conceito não tem nada haver com o outro. A exemplo, para haver justiça não se pode ter prazer... e vingança, nunca poderá ser justiça... É uma conversa longa, mas tem que ir por ai...
David Moura Gostei muito do ponto de vista expostos, jamais enxerguei desse ponto. Uma cadeia é um mecanismo de punição (de certa forma, vingança) ou um jeito de fazer que um agente maligno entenda que suas ações foram más? Uma pessoa que teve um familiar morto num latrocínio, seria melhor tal pessoa perdoar o latrocida do que buscar que ele seja julgado e condenado pelo crime? Como é possível se saber se o agente maligno entendeu que suas ações foram más e não as repetirá? Apesar de entender e concordar com seu ponto de vista, ainda não consigo separar a ideia de que justiça é diferente de vingança institucionalizada.
Pelo contrário! Pastor ia dizer de alguma figura da Bíblia, tipo um ser surreal.. que de certa forma não ajuda pois somos seres imperfeitos, em construção!
___A orientação desse dr Luis Mauro Sá de Moura e realmente o melhor caminho mas, não e fácil e dependendo do caso "necessita de psicoterapias" , ___O dr Marke W Becker Ph.D em psicologia cita o assunto no livro (JESUS O MAIOR PSICOLOGO QUE JÁ EXISTIU). Observe na Google imagens esse que citei e "como Deus cura a dor" eu os li de capa a capa, ___Saudações; de São Paulo e obrigado pela atenção a minha pergunta!!
A diferença é que ele está usando argumentos lógicos e implicações práticas empíricas, e não um conjunto de argumentos metafísicos. Ateísmo não é uma religião, eu sou ateu e busco meus próprios valores para guiar minha vida conforme a lógica e a razão, e não porque benefícios post mortem ou receio de punições por entidades divinas.
Dr Jp e vc se acha o espertão por isso hein ? espertão foi quem convenceu os outros a agir corretamente por meio de metafísica. Não precisou ficar na punheta mental dos ateus. O crente cortou caminho.
Não me recordo de ter me considerado "espertão" por não acreditar em dogmas religiosos. Agir corretamente, tal qual você define, é exatamente o que você não está fazendo, vide a quantidade de conflitos que você gera com seu linguajar chulo e comportamento antissocial. Eu acho importante chegar às próprias conclusões usando a lógica porque você fica imunizado a manipulações ideológicas, ao passo que tudo que usar um Deus como justificativa será passivamente aceitos pelo ditos "fiéis", pq eles pautam suas vidas na fé (que outros humanos inerentemente serão intermediários), logo, sujeitos a conflito de interesses pessoais.
*"Poucas coisas revelam mais a força de alguém do que o ato de perdoar."* 👏👏👏
Eu encontrei o perdão pra que minha vida tomasse uma nova direção. Um novo sentido. Perdoar foi um suicídio que cometi. Foi encarar a realidade nova que havia de buscar. Perdoar doeu demais, não pela renúncia do desejo de vingança, não pela busca de justiça, mas por ver o fim de um mundo que criei pra mim. Na dor que me inspirou desejo de vingança ví Jesus me mostrando que o mundo É muito maior.
Eu perdoo as pessoas que me prejudicaram. Eu quero que as mesmas sejam felizes e que elas cresçam.abraco.
Era o que Jesus reforçava em seus ensinamentos. Em uma das obras de Augusto Cury, que em seguida tornou-se filme, reforça essa ideia de perdoar o outro, entretanto, o maior a ser beneficiado pelo perdão não é o perdoado e sim quem o perdoa. Eu tenho aprendido muito com vocês, que fazem um trabalho fantástico. Obrigado por vocês existirem.
Recomendo aos meus amigos que a casa do saber é dos melhores canais para apreender algo que vá nos encher de conhecimento.
Perdoar é retirar a mágoa e o ódio do seu coração, é libertar-se. Reconciliação ... é outra coisa !!!!
O mal deve ser convertido , nao combatido. O mal deve se amado e compreendido, nao odiado nem desprezado.
Lembrei do Frco - é perdoando que se é perdoado.
Perdoar é algo muito difícil para mim, mesmo tendo ouvido essa belíssima explicação.
Tenho a mesma dificuldade. Por muito tempo me senti desconfortável, hoje entendo muito bem, que isso faz parte da minha natureza mesmo. Pra mim, direito é direito, razão é razão, podemos e devemos rever situações e conceitos, a qualquer momento. Mas, o processo do perdão vai muito além do que conceitos, está na nossa natureza, se não somos capazes de prejudicar, dificiolmente temos condição de passar por cima.
Vale a pena. Fale pra você:eu sou capaz, o mal não está em mim. Não sou ruim Qt ele (pessoa que te feriu)
É muito difícil mesmo. Doar a quem lhe fez mal e agrediu. Ainda não consigo, no degrau da evolução que estou... 😣
Anger and Forgiveness, excelente livro da Martha Nussbaum sobre o assunto!
Perdoar a si mesmo
Perdoar não é, necessariamente, esquecer, mas é olhar para a cicatriz e lembrar da pessoa sem sentir mágoa ou rancor de quem o feriu.
Luis Mauro é sempre música para todos os sentidos, porque além de despertar atenção no seu conteúdo, instiga atitude a partir dele. Muito obrigada, é meu preferido nesse canal.
Verdade é difícil eu tenho que aprender a perdoar
A prática é muito difícil. A razão na verdade não é a vingança e sim a aplicação dessa explicação mas como é difícil a prática!
Nossa, melhor vídeo que já vi na vida!!! Muito didático! Imensamente agradecida por conseguir uma explicação tão didática assim... Qd sofri uma violência e a gente opta pelo perdão é muito difícil entender o que se passa. De fato a vontade de me vingar foi imensa (não consegui até evitar pequenas vinganças) mas depois me sentia tão mal que percebi que me vingar não era o que eu precisava. Mas então ao pesquisar sobre a forma correta de perdão é muito difícil encontrar uma explicação tão objetiva. Muitas usam religião e assim não me ajudavam pois não entendia. Então resolvi fazer autoavaliação... Muito do que foi dito no vídeo foi (tem sido) conclusão da minha reflexão, mas nada tão coordenado! Essa forma clara de como é o perdão ajuda muito na hora que estamos no momento de tristeza (por lembrar da dor) e quando temos consciência de que ESCOLHEMOS pelo perdão, tomamos as redias! Mais uma vez obrigada 😘 vou ver e rever sempre e claro, compartilhar com os amigos e familiares! Esse canal tem modificado minha vida!!!! Grata 🌻
Como é difícil o vingança geral um prazer momentâneo mas muito espero conseguir prática o perdão mais vezes
Perdoar para sermos perdoados.
POr mais Luiz Mauro nesse programa.
Excelente, sem dúvida, o canal que mais contribui para pensar o humano e suas relações
Com certeza
Excelente! É preciso muita força e coragem para doar o presente do perdão! 👏👏👏👏👏
Obrigado por mais uma aula social Luis e Casa do Saber
Kkkkkkk coincidentemente eu estava prestes a abrir o tinder. Ameei ele é engraçadinho
Obrigada, por apresentar o perdão nesse nível de visão e entendimento. Gratidão.
Tema Perfeito 👉 Perdão
Parabéns 👏👏👏
"Vença o mal praticando o bem"
Está escrito num livro da Bíblia
Excelente !
Ótimo professor muito bom.
Maravilhoso!
Amo ouvir o Luis
Que vídeo! Admiro principalmente as abordagens do Luís. Parabéns, Casa do Saber!
Perfeito
Muito interessante!
maravilhoso
O perdão é algo do forte. "Gandhi"
Não se dá match se dá like, se o outro também der like, o match acontece e só então se tornam crushes
Nesse aspecto do perdão, creio que as religiões tem um papel importante na propagação do perdão.
Marcos Crecchi talvez, isso é bem importante. O principio de quase todas as religiões é amar o próximo mas cada religião briga entre si dizendo que seu método é melhor. Então, na prática da maioria das religiões o perdão não é consumado. Ficamos em uma posição bem complicada...
Giuliano, sua abordagem sobre religião ainda está na superfície, Não se trata de impor verdades, quem faz isso são os fundamentalistas, não precisa crer em Deus para aprender com as religiões. O o perdão está na base da simbologia das principais religiões antigas. Não subestime milhares de anos de sabedoria prática, não se trata do perdão bobo, mas o perdoar que possibilita a quebra de círculos de violência etc.. o Jordan B. Peterson esclarece bem isso no seu livro lançado recentemente no Brasil. não é um livro sobre religião, e sim sobre filosofia.
vilmar nunes Sim Vilmar, talvez minha abordagem seja superficial. Mas seria superficial em relação a que? Não sei se em uma frase minha seriamos capazes de estabelecer que sua abordagem é mais profunda e correta que minha superficial e ingênua abordagem. Talvez seria mais prudente termos um dialogo antes de classificar nossas posições como profunda ou superficial. Adianto, dentre todas as transformações causada pelas religiões, as mortes provocadas pelas grerras santas, inquisição, etc superam muito as guerras. Esse é uma dado importante não para desqualificar a religião mas para verificarmos a ineficiência do homem em interpretar e seguir um preceito religioso como, amar o próximo. O mesmo acontece com a ciência moderna. Se a religião ou a ciência não conseguem dispor se um mecanismo eficiente para operar essa transformação no homem, o que podemos fazer? Buscar uma nova linguagem? Reformar as antiguas liguagem?
Depende muito da abordagem, por exemplo no cristianismo, tem essa parabóla do perdao em "da a outra face", mas também tem o julgamento dvino, que é implacável, ninguém é perdoado de seus pecados depois da morte.
A fala final dele, gente!! Que momento hahahaha
O conflito entre os israelenses e os palestinos é um ótimo exemplo que vingança gera mais vingança, e a causa secundária de tudo isso é a destruição dos homens com outros homens, em meio as desavenças sociais e ideais seja no quesito religioso ou cultural. Chegamos a tal ponto onde os seres humanos criam as ideias, e as ideias, por sua vez, controlam os seres humanos. E isso é demasiadamente nocivo! O perdão sem dúvidas é uma sabedoria pouca empossada, só os homens inteligentes têm o bom isso dela. Mas uma coisa é certa, da mesma maneira que existe uma razão pela qual a natureza humana se torna cada vez mais vingativa, a certa altura, isso contribui para uma devida justiça, da mesma maneira também, que certa justiça se dá pelas influências da vingança, ou seja, se refletir bem vai perceber que "não há vingança sem justiça, nem justiça sem vingança" ... Assim como as vezes não sei discernir se estar sozinho é puramente solidão ou liberdade!
O perdão é a única vingança aprovada pelo universo.
Não consigo perdoar....luto todo dia...🙏
Perdão
Poderia trocar essa música do canal?
A falta de assimilar e colocar em prática os ensinamentos do Cristo Jesus, é a razão pela qual árabes e judeus estão sempre em guerra.
Há casos e casos! Eu não sou de guardar mágoa, sempre quando alguém me faz mal tento canalizar "mentalizando" que o problema está na pessoas e não em mim! Deixo passar mas percebo que tem muita gente estressada Hj dia, e muita gente mal educada mesmo! Mas houve um caso na minha vida que não perdoo e não irei perdoar! Fui agredida pelo pai do meu filho, e simplesmente resolvi que deveria afastar pq ele não gostava da nossa cia. Separei legalmente e na época ele disse não ia nos ajudar!. E assim fez, criei meu filho sozinha! Hj ele tem 23 anos. Eu não fui atrás dos direitos do meu filho pq sabia da estupidez do Pai e sabia que ele era agressivo demais. Ele mora um pouco distante e se entregou ao alcoolismo e desde então nunca ofereceu sequer um litro de leite pro meu menino. Não perdoo, mas nao fui atrás de vingança.
Simplesmente afastei deixando meu filho livre pra ir vê-lo qdo quisesse.
O perdão pra mim, neste caso é impossível pq ele feriu os sentimentos do meu filho, uma criança que o esperava em todas as datas festivas e ele nunca veio. Feriu e fere ate Hj pq eu sinto. Meu filho é um adulto excelente e meu parceiro em tudo. Vejo que ele sofre pela rejeição do Pai, e em nossas conversas meu filho sempre diz: -"Todos os dias que toca o interfone da nossa casa, eu espero a chegada alguma noticia ruim."
Que diferença isso faz hoje...ele, é um homem doente alcoolizado .., seu filho crescido...bem criado..., o passado passou. Se desagarre dele. Está na hora. Vai ser através do perdão , perdoar não é esquecer. Perdoar é decidir que ficara em paz com você mesma sobre oq já foi , livre se desse peso
em minha completa limitação sobre o assunto, eu discordo parcialmente com o q foi colocado. penso que o ato de não perdoar nao tem, necessariamente, relação direta com violência ou vingança. o ato de não perdoar, muitas vezes, apenas poderá representar o ato de seguir em frente sem qq expectativa de mudar uma situação, ou alguém. acho que faz parte da vida, da existência, tanto o perdão quanto a negativa dele e isso não quer dizer, necessariamente, um desejo de vingança.
Perfeito flávia, palavras que represetam, penso que perdoar cabe a nos perdoar pelo risco que vivemos e não nutir mais nada sobre o assunto e nem sobre a pessoa. Quanto a perdoar o outro, não vejo isso como salutar, geralmente quando se perdoar, estamos apssando a mão na cabeça de quem não muda e pelo perdão ele acaba tendo alvará para continuar contaminnando o ambiente.
Você não acha que o fato de não perdoar pode ser uma violência contra você mesmo? Explico: porque a partir do momento que você não perdoa (guarda sentimentos ruins de alguma violência sofrida) você se auto violenta?
Perdoar é difícil mesmo... 🦋🌻
Tem situações em que o perdão se torna algo quase que impossível. Você não necessariamente vai se vingar, mas vai ignorar esse ser que lhe causou mal. Perdoar seria uma aprovação da atitude ruim da pessoa. Esse é o sentimento que surge.
Há uma insistência de nos mostrar que somente existem dois caminhos para se combater violências que nos atingem; um é o perdoar e o outro é retribuindo a violência com mais violência; propositalmente o palestrante do vídeo faz a ligação (ideológica) de perdão com justiça e de vingança com violência a ser controlada necessariamente para o nosso bem; seria válido essa afirmativa se o próprio Estado Soberano, moderno e racionalizado, não justificasse seus atos violentos com a falácia da necessidade da manutenção da "ordem social". O indivíduo perdoa, o ESTADO NÃO.
A ideia de perdão,de deixar levar, de passividade,foi criado em nós.
💜💙💚
E só conseguimos perdoar quando pedimos ajuda a Deus, pois sozinhos não temos essa capacidade.
Carla Feitosa Temos sim. Deus nos deu essa capacidade. Mas é só quando a gente se conecta com nossa verdadeira essência, que é o AMOR, que a gente consegue.
E entrar em contato com essa essência dá trabalho e exige dedicação, por isso muitos raramente a acessam.
Colorindo a Vida Sim. Essa essência é Deus, pois Ele é amor. Sem nos conectarmos a Ele, só sobra o nosso desejo de vingança travestido de justiça. Escrevestes o que eu quis dizer de um outro jeito.
Uma pessoa que é ateu não terá a capacidade de perdoar por conta disso?
Marcela Corrêa defina o que seria um ateu?
Marcela Corrêa Essa pessoa de alguma forma buscará seu "deus" para isso. Pra ser ateu tem que ter "muita fé" e pode ser até em si mesmo e isso de - alguma forma - evidencia o "quê" divinal que todos carregamos dentro de nós. Busca-se forças em algo, de algum jeito, sempre, e todos nós inevitavelmente.
Conseguiu falar de perdão sem falar em Jesus!!! Espantado!
Sim, ele esmiuçou tudo aqui que Cristo mostrou com um ato, mas que é difícil de entender.
O perdão é uma atitude hipócrita supervalorizada por diversas culturas com suas respectivas linhagens religiosas e códigos legais; o ufanismo do perdão é uma ferramenta excelente a ser explorada para gerar alienação e acomodação das massas, através da ideia de perdoar a quem te faz mal em pró de uma "justiça" tendenciosa, manipulada e burocratizada é incentivar a acomodação dos indivíduos perante as injustiças por que passamos.
Sim.
Também penso assim,mas, sempre é bom ir permitindo-se à questionamentos, questionar o que pensamos e adotamos. Penso assim hoje,mas e amanhã? Não sei!
Creio que o perdão em si não quer dizer acomodação. Pelo menos com relações pessoais. Vc pode afastar-se da pessoa mesmo apos perdoá-la, sem nenhum tipo de vingança nem injustiça. Apenas pelo fato de vc não confiar mais nela, mas ao mesmo tempo vc não está com a raiva por dentro te consumindo. Esse é o princípio do perdão na minha opinião (como uma ferramenta de auto desenvolvimento). Porém nas relações judiciais etc, isso não se aplica pois existem penalidades a serem cumpridas de acordo com o grau do "erro".
Gente não entendi nada... pensando na vingança em uma escala menor , não em grande conflito mundial.
Como em uma analise simples como deixar o prazer da vingança para o perdão?
Conseguimos o mesmo prazer da vingança com o perdão?
Como fazer justiça sem o gatilho da vingança ?
E o que aprendemos desde pequenos, que perdoar é esquecer, como fazer justiça neste caso?
Pensar em vingança como um circulo vicioso?
Estão vendo estou muito confusa... Alguém abre minha mente!!!
Vou responder o que eu acho.
Deixar o prazer da vingança pelo perdão é como deixar de realizar um desejo nocivo para viver uma vida melhor, se vc é uma pessoa que bebe muito, essa bebida lhe traz prazer, deixar de beber é o mesmo que deixar de ter o prazer da bebida, mas vc deixando de beber tem a possibilidade de viver uma vida mais feliz e deixa de beber pensando nisso.
Não conseguimos o mesmo prazer da vingança com o perdão, o que conseguimos é uma vida mais feliz nos livrando dos sentimentos negativos de violência e ódio que a vingança exige.
Justiça não necessariamente é querer que alguém pague pelo mal que fez, justiça pode ser entendida como uma forma de fazer um agente maligno entender que suas ações são más e assim deixar de pratica-las. Partindo deste ponto de vista a justiça não é vingança, é o ato de ajudar alguém a deixar de ser mal, o que é benéfico para essa pessoa e para todos a sua volta.
Perdoar não é esquecer, perdoar é perceber que um ato não define um ser, que uma pessoa é muito mais do que uma (ou várias) ação ruim que tomou, e que todos aqueles que erram também tem a capacidade de acertar.
A vingança cria um circulo vicioso por que normalmente quem faz o mal não considera suas ações como más, dessa forma tende a procurar vingança daquele que se vinga de suas ações, e este que se vingou tende a buscar vingança novamente.
David Moura, tem lógica
Lucy Buziquia talvez definindo alguns conceitos como vingança, prazer e justiça. Um conceito não tem nada haver com o outro. A exemplo, para haver justiça não se pode ter prazer... e vingança, nunca poderá ser justiça... É uma conversa longa, mas tem que ir por ai...
David Moura Gostei muito do ponto de vista expostos, jamais enxerguei desse ponto.
Uma cadeia é um mecanismo de punição (de certa forma, vingança) ou um jeito de fazer que um agente maligno entenda que suas ações foram más?
Uma pessoa que teve um familiar morto num latrocínio, seria melhor tal pessoa perdoar o latrocida do que buscar que ele seja julgado e condenado pelo crime?
Como é possível se saber se o agente maligno entendeu que suas ações foram más e não as repetirá?
Apesar de entender e concordar com seu ponto de vista, ainda não consigo separar a ideia de que justiça é diferente de vingança institucionalizada.
Parece que estou ouvindo um pastor
Pelo contrário! Pastor ia dizer de alguma figura da Bíblia, tipo um ser surreal.. que de certa forma não ajuda pois somos seres imperfeitos, em construção!
PESSOAS FERIDAS FEREM OS OUTROS E PESSOAS RANCOROSAS, ESTÃO SEMPRE PRONTAS PARA ATACAR. ... POR; Dr. MARKE W. BACKER, DOUTORADO E Ph.D EM PSICOLOGIA.
Gilberto Moreira se for verdade essa afirmação, qual a sua proposta, ou a proposta do Dr., para solucionar este ciclo vicioso?
___A orientação desse dr Luis Mauro Sá de Moura e realmente o melhor caminho mas, não e fácil e dependendo do caso "necessita de psicoterapias" ,
___O dr Marke W Becker Ph.D em psicologia cita o assunto no livro (JESUS O MAIOR PSICOLOGO QUE JÁ EXISTIU). Observe na Google imagens esse que citei e "como Deus cura a dor" eu os li de capa a capa,
___Saudações; de São Paulo e obrigado pela atenção a minha pergunta!!
Pessoas ruins ferem, pessoas maldosas estão sempre prontas para atacar.
Perdão é um ato de barganha.
Aff parece um vídeo religioso... Nojo 😊 !!!
O cara estuda tanto e no final das contas vira um pastor pra ateus rsrs
Defeco litros pela boca em "amigão".
A diferença é que ele está usando argumentos lógicos e implicações práticas empíricas, e não um conjunto de argumentos metafísicos.
Ateísmo não é uma religião, eu sou ateu e busco meus próprios valores para guiar minha vida conforme a lógica e a razão, e não porque benefícios post mortem ou receio de punições por entidades divinas.
GigaRocks
e eu com isso ? Procura um médico, "amigão"
Dr Jp
e vc se acha o espertão por isso hein ?
espertão foi quem convenceu os outros a agir corretamente por meio de metafísica. Não precisou ficar na punheta mental dos ateus.
O crente cortou caminho.
Não me recordo de ter me considerado "espertão" por não acreditar em dogmas religiosos.
Agir corretamente, tal qual você define, é exatamente o que você não está fazendo, vide a quantidade de conflitos que você gera com seu linguajar chulo e comportamento antissocial.
Eu acho importante chegar às próprias conclusões usando a lógica porque você fica imunizado a manipulações ideológicas, ao passo que tudo que usar um Deus como justificativa será passivamente aceitos pelo ditos "fiéis", pq eles pautam suas vidas na fé (que outros humanos inerentemente serão intermediários), logo, sujeitos a conflito de interesses pessoais.