2:10 eu discordo! Tem uma parte no começo do filme, quando eles estão deitados, que o Leo pergunta se o Remi tá dormindo e ele responde que não e logo depois diz que o motivo é a cabeça dele, que ele simplesmente não consegue parar os pensamentos. >Eu< acho que essa parte diz muito sobre o estado mental dele!
Eu diria que este momento cai na categoria "sutil" que falei.. não num exemplo inconfundível de que se trata de um garoto muito incomum, com questões psicológicas graves que poderiam levar ao suicídio.. ainda mais que a taxa de suicído abaixo dos 14 anos é baixíssima, seria algo bem raro mesmo.. provavelmente um garoto suicida de 13 anos teria já todo um histórico de comportamentos alarmantes, radicais (externalizados) na minha percepção pelo menos.
Achei isso tbm, sobre ele falar que seu cérebro não para a ponto de não deixá-lo dormir e a dependência emocional que ele demonstrava ter do amigo. E também o fato da mãe dele ficar bem nervosa quando ele se trancou no banheiro, pareceu algo que já era motivo de preocupação pra ela.
Gente, como assim sutil? O menino fala que não consegue dormir porq o cérebro não para, a mãe não quer ele de porta trancada no banheiro (e menciona que já tinha falado sobre isso, ou seja, é uma situação e preocupação recorrente), o amigo desenvolve métodos pra acalmar e fazer com que ele durma... Pra mim ficou muito, mas muito explícito mesmo que o Remi tinha alguma questão mental ali. Nada de sutil.
O filme deixar de explicar como, e o porque do Remi ter feito aquilo me deixou mais convencido pois na situação real não sabemos como o outro realmente se sente, somente quando acontece que temos o choque de realidade, o filme me ganha pois é nos detalhes que percebemos a falta que uma pessoa que amamos faz (como naquela cena que o leo vai em uma apresentação e olha a mãe do remi do mesmo jeito que olhava pra ele), acredito que o diretor ter escolhido não jogar todas as respostas sobre masculinidade toxica para o espectador me fez perceber um lado mais sensivel sobre amizade, sobre familia e o luto.
Sim, são características do cinema Realista.. essa ideia de reproduzir a ambiguidade da vida real, sugerir coisas mas deixando bastante margem pra interpretação, não responder questões centrais.. A questão é: o cinema narrativo também consegue fazer um retrato sensível de amizades / famílias / luto.. pense em filmes como Stand By Me.. Brokeback Mountain.. a discussão que eu trago é se esse olhar mais ambíguo de Close torna o filme de fato mais sensível, mais rico em conteúdo.. ou se o espectador é que pode se projetar mais na história em filmes assim, e preencher os vazios com suas próprias memórias.. abs!
Eu tinha 9 anos. Estudava numa escola de SP. Um aluno, de nome Samuel, foi transferido para minha sala. Ele se encantou comigo. Queria ficar no recreio comigo. Me apresentava para outros amiguinhos dele, como se eu fosse o melhor aluno da escola, e mais, o melhor amigo dele. Eu me sentia incomodado, e comecei o achar pegajoso. Me afastei do garoto. Evitava ficar perto dele. Até que um dia ele, depois de dias fora da escola pelas férias de julho, ele veio me abraçar e eu tirei os bracos dele de mim. Ele chorou e perguntou pq eu estava fazendo aquilo com ele. Eu fiquei desconcertado e tive vontade de chorar também. Os anos se passaram. Hoje, com 54 anos, só queria poder voltar no tempo e pedir desculpas. Melhor, queria voltar no tempo de poder abraçá-lo. Hoje, depois de mais de 40 anos, tudo que eu queria era poder reencontrá-lo😔
CARA ELES NÃO SÃO GAYS, é exatamente sobre isso. Homens não podem demostrar afeto que ja são chamados de casal, exatamente como fizeram as meninas na escola kkkkkk
Exatamente isso, era um grude, amava e tinha ciúmes das amiguinhas, mas sendo adulta casei, temos 3 filhos que droga TD esse preconceito até mesmo de quem não deveria vir não amigos, eram amigos mas que irmãos não gay de uma sexual espero que vc entenda ....
A mãe dele em uma cena pede para ele não trancar a porta do banheiro isso não foi do nada, algo aconteceu antes? Ele era feliz? Pq ele em uma cvs disse n durmo bem minha cabeça não para (como alguém muito ansioso e depressivo)
Pra mim essa cena do banheiro e depois o Leo vendo pela janela o banheiro arrombado, ou seja, o remi se matou lá mostra q ele já tentou antes. Sem precisar q ninguém diga. Não é nada sutil, a mãe é muito enfática.
Só em resposta a pensamentos, a mente humana é muito complicada, ainda mais nessa idade ( período que eles estão se descobrindo). Sou mãe de adolescente, que já passou pela depressão e queria cometer suicídio ( momento do isolamento social), foi horrível, mas graças a Deus consegui ver e procurar ajuda. Ainda estamos no processo,npous ele ainda é um adolescente e fico atenta a tudo. Mas vim falar sobre pensamentos, rsrs... Hoje com 51 anos descobri que tenho TDAH, sempre soube que eu não era igual as outras crianças, mas por não ter uma base familiar, não tive tratamento... Isso não tem nada haver com o filme, mas meus pensamentos não param um minuto, e toda hora muda, isso acontece até na hora de dormir, por isso tomo medicação para dormir, se não fico as vezes dias sem dormir.
Cara, definitivamente não concordo com sua análise. Você especula questões que o diretor nem fez questão de colocar, parece querer encaixar a construção do filme na sua perspectiva. Achei sua análise pouco cuidadosa, desrespeitosa com a obra e superficial ao ponto de reforçar os estereótipos que são exatamente o cerne do filme.
Concordo, o filme deixou o público em pânico, e esperávamos uma resposta concreta, e não tivemos , mas é um filme muito bom , mas o diretor pecou em alguns pontos
Não mostra bullying no filme. As meninas perguntaram se eles são casal, e o Leo diz que não e acaba por aí (é o que mostra). Foi mesmo a quebra de amizade, o afastamento do Leo, a separação de uma amizade de longa data, a ponto dos meninos dormirem juntos. Decepção e sentimento de repulsa é o que desestabilizou e destruiu a capacidade mental e psicológica do Remi. O menino, em uma idade onde os sentimentos são tão fortes, não suportou a rejeição.
@@EduardoCosta-zt7pi você viu outro filme, claro que tem cenas não só de bullying mas também de homofobia, tem cenas de garotos fazendo piadas, rindo, outras meninas fazendo piadas, o desconforto deles, o garoto começando mudar com o amigo após perceber os atos homofobicos, porra claro que tem bullyiing, pra crl
Acho que o desprezo do amigo despertou o q ele não queria acreditar , q ele era mais q amigo do leu , e o leu percebeu no luto q sentia o mesmo ." Deveria ter continuação pra desvendar esse mistério "
O Remi deu sinais! Começando com ele falando sobre a cabeça dele q estava "longe", logo dps tem a cena do banheiro, ele chorando na mesa, ele estressado (e descontando de forma violenta) em relação ao amigo q está mudando por conta da pressão social, ele sorrindo o tempo todo msm quando vc percebia q ele queria falar algo, o próprio silêncio já demonstrava muitos sentimentos presos (dava à entender, que a qualquer momento esses sentimentos iriam explodir e foi oq aconteceu). Era praticamente uma criança, no auge das suas perguntas e indecisões, com questões pendentes com o seu melhor amg (c alguém q era uma parte dele) e uma vida q mudou repentinamente. Pessoas suicidas, não demonstram muitos sinais ou algo do tipo, elas possuem pequenos momentos (momentos na maioria das vezes sutis, igual demonstrados no filme) q são esclarecedores para quem consegue perceber, pois, são dores internas.
Sim, o Remi tinha momentos de sofrimento, reflexão, conflitos emocionais (assim como qualquer ser humano que já existiu). E muito disso poderia estar ligado à sexualidade. Todo gay passa por crises nessa fase da vida, mas há uma diferencia gigantesca entre sofrer e ter um perfil suicida. O que eu quis dizer é que o filme não diferencia, em termos de caracterização, um personagem à beira de um suicídio de um que está apenas vivendo conflitos normais da pré-adolescência, mas que tem recursos emocionais pra supera-los. Remi demonstrou ter esses recursos o tempo todo. Mesmo após a briga mais intensa, no dia seguinte ele foi pra escola, fez lição, socializou de forma tranquila. Se ele estava a beira do suicídio, o filme escolheu não indicar isso. Se em vez do Remi, o Leo aparecesse morto uns dias após a briga, seria fácil olhar pra trás e achar pistas no filme de que o Leo estava em conflito e por isso também era um suicida em potencial.
@@amaralcaioa blz do filme passa exatamente em não retratar sexualidade. Vc e talvez ninguém saiba se Remi seria ou não gay, se ele teria ou não algum sentimento romântico pelo Leo. Isto é tão forte, saber q a homofobia pode afetar de forma tão contundente qualquer pessoa independente da sua sexualidade. E perceba q a homofobia diretamente só afeta o Leo q se afasta, o Remi é afetado pela distância do Leo. Mostrar a relação íntima do Leo com o irmão, deixa claro como Leo via o Remi como um irmão.
@@duthsouzaduth O filme dá motivos em várias cenas pra você imaginar que ele ou o Leo talvez possa ser gay.. não é uma proximidade típica de irmãos, tanto que é isso que estimula o bullying. Certeza absoluta que eles eram gays não temos, pois o filme é, como venho dizendo, "sutil".. Mas pelo menos temos alguns indícios. Já quanto ao Remi ter tendências suicidas.. pra isso o filme não dá praticamente indício nenhum, e mesmo assim, vc parece acreditar que é um fato..
O filme é contado a partir da perspectiva do Leo, o foco do filme é nele, acima de tudo. E acredito que a falta de respostas faz parte dessa construção. O Remi tinha alguma questão, ele não conseguia dormir, dizia que a mente dele não parava de trabalhar, quando se trancou no banheiro a mãe ficou extremamente preocupada, ela disse a ele que não precisa abrir, mas que não a trancasse, como se algum outro incidente já houvesse acontecido. Quando ele se vai, as perguntas que nós fazemos são as perguntas do leo, Léo não sabe o que de fato aconteceu, os adultos não contariam a ele, tem um grande suspeita de que a culpa é dele. Sobre o fato da mãe do Remi não ter procurado o Léo, ela procurou, mas não imediatamente, a cultura europeia não é como a nossa. Eles têm uma preocupação com o luto da criança. Não vão invadíamos a esfera do outro como nós latinos fazemos. Ela vai ao treino de Leo, tenta puxar uma conversa.
Não aperte em ler mais caso não queira tomar um SPOILER. . . . É notável que o garoto já estava passando por problemas psicológicos. Eu não consigo entender a mãe dele vendo o Léo se sentir culpado e não dizer nada, sendo que ela já sabia da saúde mental do filho. O afastamento do Léo foi só o gatilho. Aquelas cenas longas de troca de olhares entre o Léo e a mãe do Rémi são tão angustiantes. Esse filme mexeu muito comigo.
Acho que não deveria ter tomado o caminho de morte no filme,mas tudo indica que Remi já tinha depressão uma vez que nem conseguia dormir por causa dos pensamentos inquietos .Remi desde o primeiro minuto já demonstrava ansiedade, também acho que deveria ter explorado mais a história do Remi e principalmente o instrumento musical do Remi que desapareceu do nada .
No cinema mais narrativo tradicional, se um menino tivesse tão mal psicologicamente a ponto de se suicidar aos 13 anos, algo tão raro (até a "Christiane F." no fim sobreviveu, rss), veríamos cenas bem dramáticas, ele fazendo coisas assustadoras, que anunciassem essa tragédia.. pode até ser que o Remi estivesse nesse limite entre a vida e a morte.. mas o filme só indicou muito pelas entrelinhas né.
@@kelevsilva6932 Verdade os meninos estão ótimos.. mesmo não sendo atores tão experientes.. comentei recentemente que no começo eu até achei que o loirinho é que tivesse mais potencial pra fazer algo trágico.. pois os olhares dele de admiração em direção ao Remi sugeriam que ele seria o mais sentimental dos dois.. o mais apegado.. e o Remi fosse o mais fechado.. Por isso fiquei meio surpreso quando o que aconteceu foi o oposto. O filme mostra tudo de forma meio externa e enigmática.. Mas há seu encanto, principalmente na primeira metade quando há a amizade. Abs!
@@amaralcaioOlá blz? Eu vi bem o contrário. O menino loiro sendo o mais forte dos dois. Quando questionam se eles são um casal, que enfrenta e responde é ele. No gramado, no intervalo das aulas, enquanto ele está deitado, é o Remi quem deita a cabeça no colo dele, e ele se esquiva. O Remi se mostra mais carente, apegado, sensível. Então entre os dois, seria ele que faria besteira com a própria vida, em decorrência do afastamento do outro.
Filme europeu é assim! Tem um roteiro e uma condução nas cenas tão peculiar, que impossível confundir com filmes dos Estados Unidos, por exemplo. E é isso que me atrai nesses filmes. A forma resumida, obscura, velada e sentimental.
Cara, vc não entendeu o filme. Ele não é panfletário. Ser ou não ser gay não é o ponto do filme. Como ele se matou não importa. A necessidade de objetividade na estética cega para a beleza e a delicadeza do filme.
eu acho que se o filme explicasse demais a situação do Remi, perderia o impacto da tragédia, que é justamente a virada chave do filme. A sensação de não saber oq rolou e da angústia que o filme nos traz é resultado, justamente, dessa "falta de explicação".
É que na verdade a gente SABE muito bem o que rolou: foi um suicídio devido ao senso de abandono do garoto.. apenas não achei bem escrito, convincente em termos de comportamento, psicologia.. Agora se fosse uma morte de fato misteriosa, onde você fica especulando se foi acidente, assassinato etc.. tipo a de Brokeback Mountain.. daí concordo que o mistério pode gerar uma envolvimento extra.
Discordo em quase tudo. Claro que o filme mostra sutilmente que o Remi é depressivo, tanto quando ele fala que não consegue dormir por causa que não para de pensar, mas principalmente na cena que a mãe não deixa ele trancar a porta do banheiro. Ali claramente foi uma situação de mostrar que ele já teve uma tentativa de suicidio. Então como assim o suicidio veio do nada? Além disso, como dizer que a mãe não procurou o Léo para conversar? É um adolescente de 13 anos, não é fácil a abordagem. Mas ela chegou a ir no jogo de hockey dele tentando buscar informações, depois no quarto do Remi ela novamente pergunta. Quando uma pessoa suicida, ah não ser que a pessoa deixa uma carta, os familiares ficam com mais dúvidas que certezas. E é essa a intenção do filme. A mãe nunca vai saber de concreto. Pq não foi só o afastamento do Léo, mas ali provavelmente foi a última gota. Outra coisa é como colocam nos comentários como uma pessoa que se suicida tem que ter vivido um grande trauma é algo diferente disso é falta de resiliência. Claro que não, depressao muitas vezes pode ser causada por problemas hormonais e precisam de acompanhamento com medicação. Depressão é uma doença e muitas pessoas se suicidam por isso. Muito sem sentido essa análise.
A impressão que me deu é que o Remi ja era um menino com problemas depressivos...ele era mais sensível....o filme de fato ficou cheio de pontas soltas...fiquei insatisfeito
Existe o amo da parte do Remi para Leo. O Leo sentia grande afeição pelo Remi, mas não amor. Mas, quando você vai ver pela segunda, terceira vez, você vai observando que o Remi dá sinais o tempo todo de que está depressivo.
Senti a mesma coisa que você e parabéns pela coragem de apontar críticas pra um filme com uma fanbase tão apaixonada, hoje em dia parece que todo mundo tem que ter a mesma opinião sobre tudo se não é atacado, como visto nos comentários. Filmes naturalistas me dão preguiça igual. Close é bom, mas deixa muitas questões incompletas que poderiam ser melhor abordadas. Acho que o filme atinge o ápice no meio e depois se arrasta.
Eu gostei muito do filme! Engraçado como uma mesma obra pode causar efeitos diferentes em cada pessoa haha. Apesar de não concordar, achei sua análise interessante.
Engraçado porque por mais que eu concorde com quase todos os seus pontos, eu não achei que eles prejudicaram o filme. Fiquei com as mesmas dúvidas que você levantou, mas eu senti , pouco depois do suicídio, que o filme não iria responder nada disso. Meio que senti que o foco que o filme ia seguir era no Leo lidando com o luto e a culpa. Então eu acho que foquei muito nisso, e achei que o filme apresentou esse cenário muito bem. Claro que o fato de eu gostar muito de filmes mais naturalistas ajuda. Mas acho que se eu não tivesse “aceitado” esse fluxo do filme eu teria ficado insatisfeito também.
Sim Rafael, duas pessoas podem enxergar um mesmo objeto, observar os mesmos fatos ("tal comida é doce" / "o dia está quente") e avaliarem isso de formas opostas dependendo dos valores e necessidades de cada uma. Então muito depende da sua atitude em relação ao Naturalismo.. Eu escrevi um texto no blog onde explico por que acho o Naturalismo menos rico e menos interessante artisticamente do que o tipo de cinema que eu apoio... Vou deixar o link abaixo se tiver curiosidade. Abs. profissaocinefilo.blogspot.com/2021/02/toda-forma-de-arte-nao-tem-o-seu-valor.html
@@amaralcaio Ah, muito bom esse link porque não conhecia muito desses termos e me apropriei dos que vi você falando no vídeo, sem necessariamente entender. Entendi a sua opinião dessas classificações, mas acho que não vou ter a mesma para o caso deste filme hahaha. Mas no mais faltou falar que gostei bastante da forma como os argumentos foram apresentados e qualidade do vídeo. Parabéns pelo projeto
Acredito que o filme aborda de forma significativa a perda da inocência e a sensação de que as coisas nunca mais serão iguais. De fato, é interessante notar como um filme simples pode retratar uma fase tão importante do desenvolvimento humano. É como quando descobrimos que Papai Noel não existe, algo que muitos de nós passamos na infância e que nos fez perceber a realidade de forma diferente
Sim, a transição da amizade pura entre os dois pra amizade "contaminada" que vem depois é memorável.. essa parte do filme eu gostei e achei super comovente.. minhas queixas têm mais a ver com o que ocorre depois, a narrativa na segunda metade, que abandona um pouco esse tema e passa a lidar mais com questões de luto, culpa, etc. 🙏
Eu acho que nem todo filme precisa de muitas explicações, visto que é um filme extremamente sensorial, onde vc precisa apenas mergulhar e sentir o que os personagens estão passando, principalmente porque ele aborda a forma de como as pessoas reages de formas diferentes e de como o tempo é necessário e fundamental para cada um. eu compreendi que realmente nessa fase da vida é muito confuso lidar com sentimentos. O filme é redondo e muito bem feito.
Entendo.. é que sem os detalhes, eu achei difícil até de entender o que estava se passando dentro dos personagens.. pra poder me conectar.. no começo, por exemplo.. eu achei que o loirinho era o mais afetivo dos 2.. o que "gostava mais".. pelos olhares, uma cena que ele observa o Remi numa apresentação etc.. já o Remi parecia o mais fechado.. mas no fim, é justo ele quem se suicida. Pra mim, esse retrato mais distanciado, que deixa margens pra interpretação, faz eu sentir menos os personagens, não mais.. Mas entendo que algumas pessoas gostem dessa abordagem.. pode virar algo mais reflexivo, onde cada espectador projeta na situação os próprios sentimentos, memórias.. não depende 100% do conteúdo que está no filme.
@@amaralcaio exatamente isso. Confesso que assistindo eu também fiquei meio confuso com a falta de interações mais afirmativas e mais conexões mas no final eu consegui sacar. Mas entendo seu ponto e concordo também .
O Oscar, apesar de estar abrindo cada vez mais espaço pra filmes de fora, ainda é uma premiação predominantemente voltada pro cinema americano né.. talvez você tenha mais sintonia com premiações da crítica, ou com festivais tipo Cannes etc. 🙌
Eu sou cristão e na primeira vez eu comecei a assistir o filme eu parei por achar que era um filme gay ,mas, eu fuia fundo e vi que o filme explica o afeto de uma amizade tão linda e verdadeira
Pensa ser gay e viver próximo de você,deve ser um inferno pra pessoa,eu acho pavoroso a pessoa dizer, cristã e gay na mesma frase com tom de repugnância, acho que você não entendeu o significado de cristão na essencial e só mais um conservador enrustido de religioso,melhore.......
Eu acho que o filme, de maneira sútil, retratou sim que Remi tinha questões… quando ele tem dificuldade pra dormir, a ansiedade pela apresentação do concerto, quando a mãe fala sobre portas trancadas e sobre ele não querer comer… tem se aí uma preocupação que soa um pouco maior … então, provavelmente, já haviam questões sobre Remi Reforçando aqui que o suicídio é multifatorial
Concordo que o filme retratou que ele tinha questões, ainda que sutilmente. Minha surpresa com o suicídio foi só porque, até aquele momento, a “questão” do Remi poderia simplesmente ser o fato dele ser um garoto sensível, introvertido, entrando na puberdade e começando a lidar com problemas sociais, quem sabe até questionando sua orientação sexual. Se o filme, de maneira igualmente sutil, mostrasse algo que não tivesse ligado a isso, mas mais a comportamentos de risco (guardando comprimidos no quarto, ou mexendo com lâminas/objetos letais, ou falando sobre morte fora de contexto, não querendo mais contato social.. só 1 detalhe desses, por exemplo) aí sim eu diria que o filme o teria caracterizado com um perfil suicida, ainda que pelas entrelinhas (não estou dizendo que precisava ter sido algo escancarado).
Eu não concordo em muitos aspectos mas achei bacana sua visão sobre o longa. Deve ter dado trabalho analisar tudo. Enfim, cê já assistiu Deserto Particular? Se não, tô aqui na expectativa de VC fazer uma crítica sobre. E se tiver filmes nessa mesma pegada (After e Moonlight) pode sugerir, adoro títulos assim.
Valeu! 🙌 Eu tenho ficado cada vez mais cético em relação ao cinema nacional, e mesmo Deserto Particular tendo sido a seleção oficial do Brasil pro Oscar eu acabei não vendo! Mas estou atento às perguntas e filmes que surgem aqui nos comentários - percebo que além dos grandes lançamentos, muita gente gosta também de dicas de filmes menos comerciais.. sempre que estrear algo interessante vou procurar ver e comentar. 🙏👍
O menino tinha uma tendência ao suicídio, como mtos q chegam na fase da pré-adolescência tem, e a dependência emocional e o fato de se sentir rejeitado foram um gatilho pra ele. O filme deixa a interrogação tbm, q talvez tivesse sentimentos Leo. E por ser mto garoto estava confuso e não estava conseguindo lidar com isso. Já Leo devido a pouca idade tbm, não soube o q fz com o bullying q estavam sofrendo e se afastou devido a masculinidade tóxica q a sociedade impõe nos dias de hj. Que amigos tem q se tratar feitos "brothers" e não de modo mais afetivo. Clr, q se tratam de dois meninos, mas td poderia ser resolvido por meio do diálogo, aliás mtas amizades infelizmente se perdem hj em dia por isso, preferem o orgulho e o afastamento, do q conversar. E sobre o enredo do filme, acho que faltou tbm mais diálogos e respostas e menos suposições. Ngm se questionou antes do afastamento repentino, nem a família do Remi foi a escola descobrir o q poderia ter acontecido, o Leo não fala com clareza o motivo da briga deles. A psicóloga tbm não foi a fundo, apenas propôs homenagens, por parte dos demais colegas. Essas situações são mto sérias e é importante tratar essas narrativas com clareza, pra conscientizar os jovens.
Concordo com td que disse. Mas o Remi antes de se suicidar já tinha comportamentos estranhos eu acho, como por ex, fechar a porta pra tomar banho sabendo q sua mãe proibia e chorar do nd na hr do café.
A mãe do Remi reclamar de ele trancar a porta do banheiro a principio parece um conservadorismo, mas depois soa como uma preocupação ao que veio acontecer.
Assisti o filme agora que chegou na Netflix e adorei demais! Nenhum outro mexeu tanto comigo antes. Mas concordo com as suas críticas. Acho que se eles tivessem dado algumas dessas respotas o filme seria ainda mais intenso do que já foi. E que algumas dessas respostas renderiam cenas grandisosas. Pois me pareceu que o diretor conteve muito os personagens no resto de filme depois da morte do Remi. Em várias cenas o Léo estava lá sorrindo e se divertindo com outros garotos como se nem se lembrasse mais. E só em alguns momentos, quando transbordava é que realmente transmitia toda essa tristeza.
Eu discordo quanto a parte das questões mentais e sobre o desenrolar do filme. O filme mostra de uma forma extremamente sútil quanto a mente dele o Remi fala que a cabeça dele não para e depois mostra a mãe na porta do banheiro preocupada por ele estar trancado na banheiro. Por fim acho que o filme exprime a realidade sobre situações que não tem sempre uma resposta, sentimentos que não são falados e coisas da vida que não se desentolam. Eu entendo que num filme, esse "desenrolar" é esperado, mas acho que a genealidade de Close é sobre apenas mostrar as coisas de uma forma despretenciosa sobre o motivo por trás das coisas.
Parece q assiatimos a filmes diferentes. A mãe do Remi é enfática demais quando elw se tranca no banheiro e eu fiquei especulando o pq enquanto via as cenas seguintes. Depois da notícia de sua morte e com Leo olhando a porta do banheiro arrombada, tudo fica muito claro e nada sutil. Achei muito interessante o como o filme abre mão de textos expositivos pra mostrar a mensagem q quer passar.
Até a cena do suicídio, o filme não discute temas como morte, depressão, não mostra o Remi tendo comportamentos autodestrutivos, descontrolados. Porém, o filme sugere uma possível homossexualidade começando a se manifestar. Então, de acordo com os temas presentes no filme, daria pra imaginar que é por causa dessa entrada na puberdade que a mãe não quer o Remi trancado no banheiro fazendo coisas escondido. Falo por experiência própria: nessa idade, eu já sabia que eu era gay, e minha mãe, percebendo eu me fechando cada vez mais no meu mundo, começou a não me dar privacidade nenhuma.. ela ficou tão preocupada que até me colocou na terapia com 13 anos... Mas em nenhum momento "suicídio" passou pela cabeça de ninguém. Então continuo não sabendo em que momento o filme deixa "muito claro e nada sutil" que Remi tinha um histórico especificamente ligado ao suicídio que ocorreria depois.
Acho q o publico está falando mais da pessoa do q a figura , por ser dois garotos novos , bonitos , etc, e se o remi sentua uma pixao peli leo e nao sabia ? Dois farotos de 13 anos nao pode ter tanto contato fisico assim, dormir juntos , encostar xabecinha no ombro , deitar a cabeca no colo do amigo ,? O desejo ja nasce na criança, e 13 anos nao e mais , acho q os pais deveriam vigiar e orientar mais os garotos , sempre tem um mais fragiu " remi " , eu vi um medo de perder o lro muito grande , acho q remi descobriu q gostava muiti do leo , a idade deles nao impede de ser diferente nao ,essa é minha perspectiva.
Acabei de terminar de assistir e sim fiquei com todas essas dúvidas, não consegui sentir essa emoção que as pessoas sentiram pq pra mim não deu pra entender muita coisa, filme bom mas deixou a desejar
Eu realmente achei demais o garoto ter se suicidado...ele era muito novo, tinha amigos na escola, tinha familia estável, que cuidava dele, não sofria bullying que nem o Leo e o Leo continuava educado com o Remi...nao houve nada muito grave. Esse foi um ponto que me deixou confusa e que me faz concordar com esse video
Tão fajuta que até agora ninguém refutou, inclusive você, que deixou um comentário mais estúpido que a média, considerando o padrão aqui (que já é bem baixo em inteligência).
Acabei de assisti o filme. Chorei muito e querendo mas e mas só que nadou e nadou e nadou e nada, ficou muitos pontos para ser discutidos. Minha opinião.
Vc falou tudo que eu queria, fiquei Tbm com todas essas perguntas que não são explicadas. Filme eu amei a história porem Deixou a desejar, enfim faltou, q pena
Eu real não entendo o porque esse filme é TÃO aclamado, é um filme belo, bem produzido e é só isso, tipo a história não é bem desenvolvida, quase 2 hr de filme beeeeeem cansativa, porque não se vive a realidade, o garoto se mata e todos ficam calados, ninguém questiona NADA, agem naturalmente, ninguém procura saber o porque, meio que ''morreu e foda-se'', todos na escola viam o comportamento das crianças, os pais viam como eles eram colados, e o mlk se mata e ninguém procura de fato saber o porque????? e fora sla 1hr e meia de filme só pra no final ter aquela cena? loucura, mt fraco o filme, mt fraco o desenvolvimento
Acho que essa foi uma das piores análises que já vi no TH-cam kkkkkk Com todo o respeito do mundo, mas parece que você viu outro filme. Pq não é possível vc esperar que tudo seja explicado nos mínimos detalhes tal qual uma novela mexicana. Close é pra vc sentir, se identificar e acima de tudo digerir por vários dias. Tem muita reflexão. Tudo o que “não foi dito” tornou o filme mais incrível. Pois te faz pensar em todos os aspectos que não foram abordados em detalhe mas que estão nas entrelinhas.
No vídeo eu não dou qualquer margem pra alguém interpretar que eu esperava uma espécie de novela mexicana… se minha análise foi uma das piores que você já viu, então não deve ter sido pelo que eu disse de fato, mas pelo que você “sentiu”, pelo que “não foi dito” por mim... que parece ser seu método geral de análise.
Eu tive a impressão que a mãe do Remi teve respeito pela dor do Leo que é só uma criança e acabara de perder um “irmão”. Ela perguntou o que houve, ele não quis responder, ela foi deixando ele falar no tempo dele! Achei mto bonita a relação entre eles. E o Remi me pareceu um garoto meio triste desde o começo.
Valeu, se quiser explicar depois por que discorda e tiver argumentos inteligentes (que eu já não tenha respondido aqui), estou sempre aberto a responde-los. 👍
Sinceramente, achei um filme tosco. Quando ouvi que esse filme era um dos indicados ao oscar, pensei que fosse algo mais profundo e melhor roteirizado. O menino se suic1dou do nada, sem motivo aparente e, justamente, como o Caio disse, o filme se negou a responder coisas que eram essenciais para entendermos a história. Ainda, juntou tudo isso com um cenas demoradas focando na cara dos personagem sem diálogo nenhum, deixando o filme mais massante e "cansativo". Enfim, minha opinião.
Quando somos crianças não temos vergonha de demonstrar afeto, logo quando começamos a crescer a sociedade acha "errado". Não acho que seja sobre sexualidade, mas sim como as pessoas que perderam a inocência vêem malícia em tudo. O filme não me tocou tanto e olha que eu sou chorão com filmes
O moleque se matou? Achei que ele teve uma morte natural, por que ele estava reclamando da cabeça e do estômago. Então, literalmente o moleque amigo dele babaca matou ele.
2:10 eu discordo! Tem uma parte no começo do filme, quando eles estão deitados, que o Leo pergunta se o Remi tá dormindo e ele responde que não e logo depois diz que o motivo é a cabeça dele, que ele simplesmente não consegue parar os pensamentos. >Eu< acho que essa parte diz muito sobre o estado mental dele!
Eu diria que este momento cai na categoria "sutil" que falei.. não num exemplo inconfundível de que se trata de um garoto muito incomum, com questões psicológicas graves que poderiam levar ao suicídio.. ainda mais que a taxa de suicído abaixo dos 14 anos é baixíssima, seria algo bem raro mesmo.. provavelmente um garoto suicida de 13 anos teria já todo um histórico de comportamentos alarmantes, radicais (externalizados) na minha percepção pelo menos.
Achei isso tbm, sobre ele falar que seu cérebro não para a ponto de não deixá-lo dormir e a dependência emocional que ele demonstrava ter do amigo. E também o fato da mãe dele ficar bem nervosa quando ele se trancou no banheiro, pareceu algo que já era motivo de preocupação pra ela.
@@MarciaSantos-ij1dc também achei isto ,acho que a preocupação da mãe já é um indício de que ele não anda bem da cachola .
Gente, como assim sutil? O menino fala que não consegue dormir porq o cérebro não para, a mãe não quer ele de porta trancada no banheiro (e menciona que já tinha falado sobre isso, ou seja, é uma situação e preocupação recorrente), o amigo desenvolve métodos pra acalmar e fazer com que ele durma... Pra mim ficou muito, mas muito explícito mesmo que o Remi tinha alguma questão mental ali. Nada de sutil.
Acerto em cheio fiz um comentário lembrando da cena 🥹🥹🥹🥹
O filme deixar de explicar como, e o porque do Remi ter feito aquilo me deixou mais convencido pois na situação real não sabemos como o outro realmente se sente, somente quando acontece que temos o choque de realidade, o filme me ganha pois é nos detalhes que percebemos a falta que uma pessoa que amamos faz (como naquela cena que o leo vai em uma apresentação e olha a mãe do remi do mesmo jeito que olhava pra ele), acredito que o diretor ter escolhido não jogar todas as respostas sobre masculinidade toxica para o espectador me fez perceber um lado mais sensivel sobre amizade, sobre familia e o luto.
Sim, são características do cinema Realista.. essa ideia de reproduzir a ambiguidade da vida real, sugerir coisas mas deixando bastante margem pra interpretação, não responder questões centrais.. A questão é: o cinema narrativo também consegue fazer um retrato sensível de amizades / famílias / luto.. pense em filmes como Stand By Me.. Brokeback Mountain.. a discussão que eu trago é se esse olhar mais ambíguo de Close torna o filme de fato mais sensível, mais rico em conteúdo.. ou se o espectador é que pode se projetar mais na história em filmes assim, e preencher os vazios com suas próprias memórias.. abs!
Eu tinha 9 anos. Estudava numa escola de SP. Um aluno, de nome Samuel, foi transferido para minha sala. Ele se encantou comigo. Queria ficar no recreio comigo. Me apresentava para outros amiguinhos dele, como se eu fosse o melhor aluno da escola, e mais, o melhor amigo dele. Eu me sentia incomodado, e comecei o achar pegajoso. Me afastei do garoto. Evitava ficar perto dele. Até que um dia ele, depois de dias fora da escola pelas férias de julho, ele veio me abraçar e eu tirei os bracos dele de mim. Ele chorou e perguntou pq eu estava fazendo aquilo com ele. Eu fiquei desconcertado e tive vontade de chorar também. Os anos se passaram. Hoje, com 54 anos, só queria poder voltar no tempo e pedir desculpas. Melhor, queria voltar no tempo de poder abraçá-lo. Hoje, depois de mais de 40 anos, tudo que eu queria era poder reencontrá-lo😔
😢
Imagino como vc deve se sentir .
Às vezes passamos por situações assim que acabam nos ferindo pra sempre .
🥺
CARA ELES NÃO SÃO GAYS, é exatamente sobre isso. Homens não podem demostrar afeto que ja são chamados de casal, exatamente como fizeram as meninas na escola kkkkkk
Exatamente isso, era um grude, amava e tinha ciúmes das amiguinhas, mas sendo adulta casei, temos 3 filhos que droga TD esse preconceito até mesmo de quem não deveria vir não amigos, eram amigos mas que irmãos não gay de uma sexual espero que vc entenda ....
A mãe dele em uma cena pede para ele não trancar a porta do banheiro isso não foi do nada, algo aconteceu antes? Ele era feliz? Pq ele em uma cvs disse n durmo bem minha cabeça não para (como alguém muito ansioso e depressivo)
Pra mim essa cena do banheiro e depois o Leo vendo pela janela o banheiro arrombado, ou seja, o remi se matou lá mostra q ele já tentou antes. Sem precisar q ninguém diga. Não é nada sutil, a mãe é muito enfática.
Bem observado. O filme não entrega. Faz a gente pensar. Como a vida real. Nem sempre vamos ter respostas.
Só em resposta a pensamentos, a mente humana é muito complicada, ainda mais nessa idade ( período que eles estão se descobrindo). Sou mãe de adolescente, que já passou pela depressão e queria cometer suicídio ( momento do isolamento social), foi horrível, mas graças a Deus consegui ver e procurar ajuda. Ainda estamos no processo,npous ele ainda é um adolescente e fico atenta a tudo.
Mas vim falar sobre pensamentos, rsrs...
Hoje com 51 anos descobri que tenho TDAH, sempre soube que eu não era igual as outras crianças, mas por não ter uma base familiar, não tive tratamento... Isso não tem nada haver com o filme, mas meus pensamentos não param um minuto, e toda hora muda, isso acontece até na hora de dormir, por isso tomo medicação para dormir, se não fico as vezes dias sem dormir.
Vdd, muito incompleta a história , remi não se abalou com perguntas das garotas ,!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cara, definitivamente não concordo com sua análise. Você especula questões que o diretor nem fez questão de colocar, parece querer encaixar a construção do filme na sua perspectiva. Achei sua análise pouco cuidadosa, desrespeitosa com a obra e superficial ao ponto de reforçar os estereótipos que são exatamente o cerne do filme.
fala mesmo
Pensei a mesma coisa.
Falou tudo mais um pouco 🥹
Concordo, o filme deixou o público em pânico, e esperávamos uma resposta concreta, e não tivemos , mas é um filme muito bom , mas o diretor pecou em alguns pontos
O garoto se suicidou por conta da pressão psicológica, bullying e afastamento do amigo.
Remi nem sofria bullying, caía tudo pro Leo
Não
Não mostra bullying no filme. As meninas perguntaram se eles são casal, e o Leo diz que não e acaba por aí (é o que mostra). Foi mesmo a quebra de amizade, o afastamento do Leo, a separação de uma amizade de longa data, a ponto dos meninos dormirem juntos. Decepção e sentimento de repulsa é o que desestabilizou e destruiu a capacidade mental e psicológica do Remi. O menino, em uma idade onde os sentimentos são tão fortes, não suportou a rejeição.
@@EduardoCosta-zt7pi você viu outro filme, claro que tem cenas não só de bullying mas também de homofobia, tem cenas de garotos fazendo piadas, rindo, outras meninas fazendo piadas, o desconforto deles, o garoto começando mudar com o amigo após perceber os atos homofobicos, porra claro que tem bullyiing, pra crl
Acho que o desprezo do amigo despertou o q ele não queria acreditar , q ele era mais q amigo do leu , e o leu percebeu no luto q sentia o mesmo ." Deveria ter continuação pra desvendar esse mistério "
O Remi deu sinais!
Começando com ele falando sobre a cabeça dele q estava "longe", logo dps tem a cena do banheiro, ele chorando na mesa, ele estressado (e descontando de forma violenta) em relação ao amigo q está mudando por conta da pressão social, ele sorrindo o tempo todo msm quando vc percebia q ele queria falar algo, o próprio silêncio já demonstrava muitos sentimentos presos (dava à entender, que a qualquer momento esses sentimentos iriam explodir e foi oq aconteceu).
Era praticamente uma criança, no auge das suas perguntas e indecisões, com questões pendentes com o seu melhor amg (c alguém q era uma parte dele) e uma vida q mudou repentinamente.
Pessoas suicidas, não demonstram muitos sinais ou algo do tipo, elas possuem pequenos momentos (momentos na maioria das vezes sutis, igual demonstrados no filme) q são esclarecedores para quem consegue perceber, pois, são dores internas.
aqui você foi cirúrgica
Sim, o Remi tinha momentos de sofrimento, reflexão, conflitos emocionais (assim como qualquer ser humano que já existiu). E muito disso poderia estar ligado à sexualidade. Todo gay passa por crises nessa fase da vida, mas há uma diferencia gigantesca entre sofrer e ter um perfil suicida. O que eu quis dizer é que o filme não diferencia, em termos de caracterização, um personagem à beira de um suicídio de um que está apenas vivendo conflitos normais da pré-adolescência, mas que tem recursos emocionais pra supera-los. Remi demonstrou ter esses recursos o tempo todo. Mesmo após a briga mais intensa, no dia seguinte ele foi pra escola, fez lição, socializou de forma tranquila. Se ele estava a beira do suicídio, o filme escolheu não indicar isso. Se em vez do Remi, o Leo aparecesse morto uns dias após a briga, seria fácil olhar pra trás e achar pistas no filme de que o Leo estava em conflito e por isso também era um suicida em potencial.
@@amaralcaioa blz do filme passa exatamente em não retratar sexualidade. Vc e talvez ninguém saiba se Remi seria ou não gay, se ele teria ou não algum sentimento romântico pelo Leo. Isto é tão forte, saber q a homofobia pode afetar de forma tão contundente qualquer pessoa independente da sua sexualidade. E perceba q a homofobia diretamente só afeta o Leo q se afasta, o Remi é afetado pela distância do Leo. Mostrar a relação íntima do Leo com o irmão, deixa claro como Leo via o Remi como um irmão.
@@duthsouzaduth O filme dá motivos em várias cenas pra você imaginar que ele ou o Leo talvez possa ser gay.. não é uma proximidade típica de irmãos, tanto que é isso que estimula o bullying. Certeza absoluta que eles eram gays não temos, pois o filme é, como venho dizendo, "sutil".. Mas pelo menos temos alguns indícios. Já quanto ao Remi ter tendências suicidas.. pra isso o filme não dá praticamente indício nenhum, e mesmo assim, vc parece acreditar que é um fato..
Muito bem explicado!❤
O filme é contado a partir da perspectiva do Leo, o foco do filme é nele, acima de tudo. E acredito que a falta de respostas faz parte dessa construção. O Remi tinha alguma questão, ele não conseguia dormir, dizia que a mente dele não parava de trabalhar, quando se trancou no banheiro a mãe ficou extremamente preocupada, ela disse a ele que não precisa abrir, mas que não a trancasse, como se algum outro incidente já houvesse acontecido. Quando ele se vai, as perguntas que nós fazemos são as perguntas do leo, Léo não sabe o que de fato aconteceu, os adultos não contariam a ele, tem um grande suspeita de que a culpa é dele.
Sobre o fato da mãe do Remi não ter procurado o Léo, ela procurou, mas não imediatamente, a cultura europeia não é como a nossa. Eles têm uma preocupação com o luto da criança. Não vão invadíamos a esfera do outro como nós latinos fazemos. Ela vai ao treino de Leo, tenta puxar uma conversa.
As respostas estão em todos os lugares e falas
Não aperte em ler mais caso não queira tomar um SPOILER.
.
.
.
É notável que o garoto já estava passando por problemas psicológicos. Eu não consigo entender a mãe dele vendo o Léo se sentir culpado e não dizer nada, sendo que ela já sabia da saúde mental do filho. O afastamento do Léo foi só o gatilho. Aquelas cenas longas de troca de olhares entre o Léo e a mãe do Rémi são tão angustiantes. Esse filme mexeu muito comigo.
Acho que não deveria ter tomado o caminho de morte no filme,mas tudo indica que Remi já tinha depressão uma vez que nem conseguia dormir por causa dos pensamentos inquietos .Remi desde o primeiro minuto já demonstrava ansiedade, também acho que deveria ter explorado mais a história do Remi e principalmente o instrumento musical do Remi que desapareceu do nada .
No cinema mais narrativo tradicional, se um menino tivesse tão mal psicologicamente a ponto de se suicidar aos 13 anos, algo tão raro (até a "Christiane F." no fim sobreviveu, rss), veríamos cenas bem dramáticas, ele fazendo coisas assustadoras, que anunciassem essa tragédia.. pode até ser que o Remi estivesse nesse limite entre a vida e a morte.. mas o filme só indicou muito pelas entrelinhas né.
@@kelevsilva6932 Verdade os meninos estão ótimos.. mesmo não sendo atores tão experientes.. comentei recentemente que no começo eu até achei que o loirinho é que tivesse mais potencial pra fazer algo trágico.. pois os olhares dele de admiração em direção ao Remi sugeriam que ele seria o mais sentimental dos dois.. o mais apegado.. e o Remi fosse o mais fechado.. Por isso fiquei meio surpreso quando o que aconteceu foi o oposto. O filme mostra tudo de forma meio externa e enigmática.. Mas há seu encanto, principalmente na primeira metade quando há a amizade. Abs!
Lembrando que a mãe de Remi demonstrava já uma certa preocupação... quando ela pede que ele não tranque a porta do banheiro
@@amaralcaioOlá blz? Eu vi bem o contrário. O menino loiro sendo o mais forte dos dois. Quando questionam se eles são um casal, que enfrenta e responde é ele. No gramado, no intervalo das aulas, enquanto ele está deitado, é o Remi quem deita a cabeça no colo dele, e ele se esquiva. O Remi se mostra mais carente, apegado, sensível. Então entre os dois, seria ele que faria besteira com a própria vida, em decorrência do afastamento do outro.
Filme europeu é assim! Tem um roteiro e uma condução nas cenas tão peculiar, que impossível confundir com filmes dos Estados Unidos, por exemplo. E é isso que me atrai nesses filmes. A forma resumida, obscura, velada e sentimental.
Cara, vc não entendeu o filme. Ele não é panfletário. Ser ou não ser gay não é o ponto do filme. Como ele se matou não importa. A necessidade de objetividade na estética cega para a beleza e a delicadeza do filme.
senti o mesmo... eu fiquei agoniada com o silêncio que o filme traz
eu acho que se o filme explicasse demais a situação do Remi, perderia o impacto da tragédia, que é justamente a virada chave do filme. A sensação de não saber oq rolou e da angústia que o filme nos traz é resultado, justamente, dessa "falta de explicação".
É que na verdade a gente SABE muito bem o que rolou: foi um suicídio devido ao senso de abandono do garoto.. apenas não achei bem escrito, convincente em termos de comportamento, psicologia.. Agora se fosse uma morte de fato misteriosa, onde você fica especulando se foi acidente, assassinato etc.. tipo a de Brokeback Mountain.. daí concordo que o mistério pode gerar uma envolvimento extra.
Discordo em quase tudo. Claro que o filme mostra sutilmente que o Remi é depressivo, tanto quando ele fala que não consegue dormir por causa que não para de pensar, mas principalmente na cena que a mãe não deixa ele trancar a porta do banheiro. Ali claramente foi uma situação de mostrar que ele já teve uma tentativa de suicidio. Então como assim o suicidio veio do nada?
Além disso, como dizer que a mãe não procurou o Léo para conversar? É um adolescente de 13 anos, não é fácil a abordagem. Mas ela chegou a ir no jogo de hockey dele tentando buscar informações, depois no quarto do Remi ela novamente pergunta. Quando uma pessoa suicida, ah não ser que a pessoa deixa uma carta, os familiares ficam com mais dúvidas que certezas. E é essa a intenção do filme. A mãe nunca vai saber de concreto. Pq não foi só o afastamento do Léo, mas ali provavelmente foi a última gota. Outra coisa é como colocam nos comentários como uma pessoa que se suicida tem que ter vivido um grande trauma é algo diferente disso é falta de resiliência. Claro que não, depressao muitas vezes pode ser causada por problemas hormonais e precisam de acompanhamento com medicação. Depressão é uma doença e muitas pessoas se suicidam por isso. Muito sem sentido essa análise.
Já respondi a todos esses pontos que você levantou em outros comentários... Nenhum argumento novo e válido aqui.
A impressão que me deu é que o Remi ja era um menino com problemas depressivos...ele era mais sensível....o filme de fato ficou cheio de pontas soltas...fiquei insatisfeito
Também achei isso pontas soltas faltou muitas respostas ali
Existe o amo da parte do Remi para Leo. O Leo sentia grande afeição pelo Remi, mas não amor.
Mas, quando você vai ver pela segunda, terceira vez, você vai observando que o Remi dá sinais o tempo todo de que está depressivo.
Senti a mesma coisa que você e parabéns pela coragem de apontar críticas pra um filme com uma fanbase tão apaixonada, hoje em dia parece que todo mundo tem que ter a mesma opinião sobre tudo se não é atacado, como visto nos comentários. Filmes naturalistas me dão preguiça igual. Close é bom, mas deixa muitas questões incompletas que poderiam ser melhor abordadas. Acho que o filme atinge o ápice no meio e depois se arrasta.
Fanbase empenhada essa viu! Hehe. 🙏
Eu gostei muito do filme! Engraçado como uma mesma obra pode causar efeitos diferentes em cada pessoa haha. Apesar de não concordar, achei sua análise interessante.
Engraçado porque por mais que eu concorde com quase todos os seus pontos, eu não achei que eles prejudicaram o filme.
Fiquei com as mesmas dúvidas que você levantou, mas eu senti , pouco depois do suicídio, que o filme não iria responder nada disso. Meio que senti que o foco que o filme ia seguir era no Leo lidando com o luto e a culpa. Então eu acho que foquei muito nisso, e achei que o filme apresentou esse cenário muito bem.
Claro que o fato de eu gostar muito de filmes mais naturalistas ajuda. Mas acho que se eu não tivesse “aceitado” esse fluxo do filme eu teria ficado insatisfeito também.
Sim Rafael, duas pessoas podem enxergar um mesmo objeto, observar os mesmos fatos ("tal comida é doce" / "o dia está quente") e avaliarem isso de formas opostas dependendo dos valores e necessidades de cada uma. Então muito depende da sua atitude em relação ao Naturalismo.. Eu escrevi um texto no blog onde explico por que acho o Naturalismo menos rico e menos interessante artisticamente do que o tipo de cinema que eu apoio... Vou deixar o link abaixo se tiver curiosidade. Abs.
profissaocinefilo.blogspot.com/2021/02/toda-forma-de-arte-nao-tem-o-seu-valor.html
@@amaralcaio Ah, muito bom esse link porque não conhecia muito desses termos e me apropriei dos que vi você falando no vídeo, sem necessariamente entender.
Entendi a sua opinião dessas classificações, mas acho que não vou ter a mesma para o caso deste filme hahaha.
Mas no mais faltou falar que gostei bastante da forma como os argumentos foram apresentados e qualidade do vídeo. Parabéns pelo projeto
Valeu Rafael! A meta não é convencer necessariamente mas mostrar formas diferentes de olhar para um filme 👌🙌
Acredito que o filme aborda de forma significativa a perda da inocência e a sensação de que as coisas nunca mais serão iguais. De fato, é interessante notar como um filme simples pode retratar uma fase tão importante do desenvolvimento humano. É como quando descobrimos que Papai Noel não existe, algo que muitos de nós passamos na infância e que nos fez perceber a realidade de forma diferente
Sim, a transição da amizade pura entre os dois pra amizade "contaminada" que vem depois é memorável.. essa parte do filme eu gostei e achei super comovente.. minhas queixas têm mais a ver com o que ocorre depois, a narrativa na segunda metade, que abandona um pouco esse tema e passa a lidar mais com questões de luto, culpa, etc. 🙏
O questionamento se é gay ou não é insuportável.
Eu acho que nem todo filme precisa de muitas explicações, visto que é um filme extremamente sensorial, onde vc precisa apenas mergulhar e sentir o que os personagens estão passando, principalmente porque ele aborda a forma de como as pessoas reages de formas diferentes e de como o tempo é necessário e fundamental para cada um. eu compreendi que realmente nessa fase da vida é muito confuso lidar com sentimentos.
O filme é redondo e muito bem feito.
Entendo.. é que sem os detalhes, eu achei difícil até de entender o que estava se passando dentro dos personagens.. pra poder me conectar.. no começo, por exemplo.. eu achei que o loirinho era o mais afetivo dos 2.. o que "gostava mais".. pelos olhares, uma cena que ele observa o Remi numa apresentação etc.. já o Remi parecia o mais fechado.. mas no fim, é justo ele quem se suicida. Pra mim, esse retrato mais distanciado, que deixa margens pra interpretação, faz eu sentir menos os personagens, não mais.. Mas entendo que algumas pessoas gostem dessa abordagem.. pode virar algo mais reflexivo, onde cada espectador projeta na situação os próprios sentimentos, memórias.. não depende 100% do conteúdo que está no filme.
@@amaralcaio exatamente isso.
Confesso que assistindo eu também fiquei meio confuso com a falta de interações mais afirmativas e mais conexões mas no final eu consegui sacar. Mas entendo seu ponto e concordo também .
O choro do pai no jantar e a mãe sair da mesa, tem algo que me intriga.....
Gostei do filme porém nao entendi sobre a morte do menino. Em momento algum deu a entender que foi suicídio pensei que seu que o matou sem querer
Realmente tbm não vi em parte alguma fala, a não ser a porta arrombada, o que indica que ele se trancou e o encontraram morto.
Meu filme favorito do Oscar junto com RRR
O Oscar, apesar de estar abrindo cada vez mais espaço pra filmes de fora, ainda é uma premiação predominantemente voltada pro cinema americano né.. talvez você tenha mais sintonia com premiações da crítica, ou com festivais tipo Cannes etc. 🙌
Eu sou cristão e na primeira vez eu comecei a assistir o filme eu parei por achar que era um filme gay ,mas, eu fuia fundo e vi que o filme explica o afeto de uma amizade tão linda e verdadeira
Pensa ser gay e viver próximo de você,deve ser um inferno pra pessoa,eu acho pavoroso a pessoa dizer, cristã e gay na mesma frase com tom de repugnância, acho que você não entendeu o significado de cristão na essencial e só mais um conservador enrustido de religioso,melhore.......
Esses meninos são como gemios de alma , uma amizade linda como se fosse irmãos de sangue. Muito triste esse filme
Eu acho que o filme, de maneira sútil, retratou sim que Remi tinha questões… quando ele tem dificuldade pra dormir, a ansiedade pela apresentação do concerto, quando a mãe fala sobre portas trancadas e sobre ele não querer comer… tem se aí uma preocupação que soa um pouco maior … então, provavelmente, já haviam questões sobre Remi
Reforçando aqui que o suicídio é multifatorial
Concordo que o filme retratou que ele tinha questões, ainda que sutilmente. Minha surpresa com o suicídio foi só porque, até aquele momento, a “questão” do Remi poderia simplesmente ser o fato dele ser um garoto sensível, introvertido, entrando na puberdade e começando a lidar com problemas sociais, quem sabe até questionando sua orientação sexual. Se o filme, de maneira igualmente sutil, mostrasse algo que não tivesse ligado a isso, mas mais a comportamentos de risco (guardando comprimidos no quarto, ou mexendo com lâminas/objetos letais, ou falando sobre morte fora de contexto, não querendo mais contato social.. só 1 detalhe desses, por exemplo) aí sim eu diria que o filme o teria caracterizado com um perfil suicida, ainda que pelas entrelinhas (não estou dizendo que precisava ter sido algo escancarado).
Eu concordo com sua crítica. Suas perguntas fazem todo sentido.
Acabei de ser o inscrito 500!!!! Parabéns Caio pelo trabalho!!!
Legal Samuel! 🎉 temos que celebrar os pequenos marcos! hehe. Seja bem vindo 🙌🙏🙏
Eu não concordo em muitos aspectos mas achei bacana sua visão sobre o longa. Deve ter dado trabalho analisar tudo.
Enfim, cê já assistiu Deserto Particular? Se não, tô aqui na expectativa de VC fazer uma crítica sobre.
E se tiver filmes nessa mesma pegada (After e Moonlight) pode sugerir, adoro títulos assim.
Valeu! 🙌 Eu tenho ficado cada vez mais cético em relação ao cinema nacional, e mesmo Deserto Particular tendo sido a seleção oficial do Brasil pro Oscar eu acabei não vendo! Mas estou atento às perguntas e filmes que surgem aqui nos comentários - percebo que além dos grandes lançamentos, muita gente gosta também de dicas de filmes menos comerciais.. sempre que estrear algo interessante vou procurar ver e comentar. 🙏👍
Em que parte do filme fala que ele se suicidou?
O menino tinha uma tendência ao suicídio, como mtos q chegam na fase da pré-adolescência tem, e a dependência emocional e o fato de se sentir rejeitado foram um gatilho pra ele. O filme deixa a interrogação tbm, q talvez tivesse sentimentos Leo. E por ser mto garoto estava confuso e não estava conseguindo lidar com isso. Já Leo devido a pouca idade tbm, não soube o q fz com o bullying q estavam sofrendo e se afastou devido a masculinidade tóxica q a sociedade impõe nos dias de hj. Que amigos tem q se tratar feitos "brothers" e não de modo mais afetivo. Clr, q se tratam de dois meninos, mas td poderia ser resolvido por meio do diálogo, aliás mtas amizades infelizmente se perdem hj em dia por isso, preferem o orgulho e o afastamento, do q conversar. E sobre o enredo do filme, acho que faltou tbm mais diálogos e respostas e menos suposições. Ngm se questionou antes do afastamento repentino, nem a família do Remi foi a escola descobrir o q poderia ter acontecido, o Leo não fala com clareza o motivo da briga deles. A psicóloga tbm não foi a fundo, apenas propôs homenagens, por parte dos demais colegas. Essas situações são mto sérias e é importante tratar essas narrativas com clareza, pra conscientizar os jovens.
Como será que ele se matou ? Cortou pulsos ??? Mais provável né ?
Concordo com td que disse. Mas o Remi antes de se suicidar já tinha comportamentos estranhos eu acho, como por ex, fechar a porta pra tomar banho sabendo q sua mãe proibia e chorar do nd na hr do café.
Não lançou no Brasil ainda ? Não tem em português?
Já saiu sim. O nome ficou Close mesmo. Tem pra alugar na Apple e outros streamings.
A mãe do Remi reclamar de ele trancar a porta do banheiro a principio parece um conservadorismo, mas depois soa como uma preocupação ao que veio acontecer.
Assisti o filme agora que chegou na Netflix e adorei demais! Nenhum outro mexeu tanto comigo antes. Mas concordo com as suas críticas. Acho que se eles tivessem dado algumas dessas respotas o filme seria ainda mais intenso do que já foi. E que algumas dessas respostas renderiam cenas grandisosas. Pois me pareceu que o diretor conteve muito os personagens no resto de filme depois da morte do Remi. Em várias cenas o Léo estava lá sorrindo e se divertindo com outros garotos como se nem se lembrasse mais. E só em alguns momentos, quando transbordava é que realmente transmitia toda essa tristeza.
Eu fiquei o tempo td me perguntando se realmente eles sentiam algo além da amizade... E pensei que teria um plot em relação a isso.
Eu discordo quanto a parte das questões mentais e sobre o desenrolar do filme. O filme mostra de uma forma extremamente sútil quanto a mente dele o Remi fala que a cabeça dele não para e depois mostra a mãe na porta do banheiro preocupada por ele estar trancado na banheiro. Por fim acho que o filme exprime a realidade sobre situações que não tem sempre uma resposta, sentimentos que não são falados e coisas da vida que não se desentolam.
Eu entendo que num filme, esse "desenrolar" é esperado, mas acho que a genealidade de Close é sobre apenas mostrar as coisas de uma forma despretenciosa sobre o motivo por trás das coisas.
Parece q assiatimos a filmes diferentes. A mãe do Remi é enfática demais quando elw se tranca no banheiro e eu fiquei especulando o pq enquanto via as cenas seguintes. Depois da notícia de sua morte e com Leo olhando a porta do banheiro arrombada, tudo fica muito claro e nada sutil. Achei muito interessante o como o filme abre mão de textos expositivos pra mostrar a mensagem q quer passar.
Até a cena do suicídio, o filme não discute temas como morte, depressão, não mostra o Remi tendo comportamentos autodestrutivos, descontrolados. Porém, o filme sugere uma possível homossexualidade começando a se manifestar. Então, de acordo com os temas presentes no filme, daria pra imaginar que é por causa dessa entrada na puberdade que a mãe não quer o Remi trancado no banheiro fazendo coisas escondido. Falo por experiência própria: nessa idade, eu já sabia que eu era gay, e minha mãe, percebendo eu me fechando cada vez mais no meu mundo, começou a não me dar privacidade nenhuma.. ela ficou tão preocupada que até me colocou na terapia com 13 anos... Mas em nenhum momento "suicídio" passou pela cabeça de ninguém. Então continuo não sabendo em que momento o filme deixa "muito claro e nada sutil" que Remi tinha um histórico especificamente ligado ao suicídio que ocorreria depois.
Pensei que fosse o amigo que matou sem querer numa briga
Adorei ter encontrado seu canal, dicção perfeita, objetivo e direto🤚❤️
Acho q o publico está falando mais da pessoa do q a figura , por ser dois garotos novos , bonitos , etc, e se o remi sentua uma pixao peli leo e nao sabia ? Dois farotos de 13 anos nao pode ter tanto contato fisico assim, dormir juntos , encostar xabecinha no ombro , deitar a cabeca no colo do amigo ,? O desejo ja nasce na criança, e 13 anos nao e mais , acho q os pais deveriam vigiar e orientar mais os garotos , sempre tem um mais fragiu " remi " , eu vi um medo de perder o lro muito grande , acho q remi descobriu q gostava muiti do leo , a idade deles nao impede de ser diferente nao ,essa é minha perspectiva.
Acabei de terminar de assistir e sim fiquei com todas essas dúvidas, não consegui sentir essa emoção que as pessoas sentiram pq pra mim não deu pra entender muita coisa, filme bom mas deixou a desejar
Muito superficial … tem muita coisa aí nesse filme
Tu não entendeu a mensagem do filme. Só pode isso que falo
Também achei o filme vazio... E não consegui chorar 😞
Eu realmente achei demais o garoto ter se suicidado...ele era muito novo, tinha amigos na escola, tinha familia estável, que cuidava dele, não sofria bullying que nem o Leo e o Leo continuava educado com o Remi...nao houve nada muito grave. Esse foi um ponto que me deixou confusa e que me faz concordar com esse video
Filme deixou a deseja em nao explica a morte do garoto, pelo que foi mostrado no filme o garoto se matou sem motivo nenhum.
Nossaaaaa cara do céu, que crítica bem fajuta essa sua cara . Nem consegui ver todo o vídeo... FRAQUÍSSIMO. com todo respeito.
Tão fajuta que até agora ninguém refutou, inclusive você, que deixou um comentário mais estúpido que a média, considerando o padrão aqui (que já é bem baixo em inteligência).
Depois do filme, o campeão foi este filme que me fez chorar
O Campeão de 1979 com o Jon Voight?
@@amaralcaio esse mesmo
Ah legal, esse costuma aparecer mesmo nas listas dos filmes mais "lacrimosos" (tearjerkers) hehe. 👍
Você não entendeu o filme.
Estou aguardando há 1 ano alguém me "explicar".. mas ninguém consegue pelo visto.
Filmo bom é o CONTA COMIGO.
Otimo filme, mas acho que nao tem muito a ver.
Análise perfeita, me senti traído no final, um vazio imenso
Acabei de assisti o filme. Chorei muito e querendo mas e mas só que nadou e nadou e nadou e nada, ficou muitos pontos para ser discutidos. Minha opinião.
Lindo, sutil e triste 😢.
Concordo com vc .....
Eu adorei o filme.....
Mais detalhes faltaram nesta história.
tenho tantos comentários sobre o filme.....
Concordo. Faltou um pouco de nexo o filme
Vc falou tudo que eu queria, fiquei Tbm com todas essas perguntas que não são explicadas. Filme eu amei a história porem Deixou a desejar, enfim faltou, q pena
Você é a cara do Billy zane 😂
Provar que é menino??????? Não entendi..
Concordo com vc em tdo.
Me ferrei todinho vendo essa explicação! Já sei a parte melhor do filme em menos de 2 minutos! Aff Que um dos meninos morre!
Eu real não entendo o porque esse filme é TÃO aclamado, é um filme belo, bem produzido e é só isso, tipo a história não é bem desenvolvida, quase 2 hr de filme beeeeeem cansativa, porque não se vive a realidade, o garoto se mata e todos ficam calados, ninguém questiona NADA, agem naturalmente, ninguém procura saber o porque, meio que ''morreu e foda-se'', todos na escola viam o comportamento das crianças, os pais viam como eles eram colados, e o mlk se mata e ninguém procura de fato saber o porque????? e fora sla 1hr e meia de filme só pra no final ter aquela cena? loucura, mt fraco o filme, mt fraco o desenvolvimento
Eu vi e não entendi muito bem, por isso cai aqui
Naum gostei do final , acho que ele nao devia morrer '-'
fora o fato de que filmes "gays" com enredo trágicos já deu
é um bom filme
Concordo com a geração de floco de neve, geração mi-mi-mi
Filme europeu e naturalista? Não, obrigado.
Pelo menos é aquele naturalismo benevolente que foca em personagens puros.. não decadentes. Ainda assim.. tem as chatices do gênero, rs.
Acho que essa foi uma das piores análises que já vi no TH-cam kkkkkk Com todo o respeito do mundo, mas parece que você viu outro filme. Pq não é possível vc esperar que tudo seja explicado nos mínimos detalhes tal qual uma novela mexicana.
Close é pra vc sentir, se identificar e acima de tudo digerir por vários dias. Tem muita reflexão. Tudo o que “não foi dito” tornou o filme mais incrível. Pois te faz pensar em todos os aspectos que não foram abordados em detalhe mas que estão nas entrelinhas.
No vídeo eu não dou qualquer margem pra alguém interpretar que eu esperava uma espécie de novela mexicana… se minha análise foi uma das piores que você já viu, então não deve ter sido pelo que eu disse de fato, mas pelo que você “sentiu”, pelo que “não foi dito” por mim... que parece ser seu método geral de análise.
Eu tive a impressão que a mãe do Remi teve respeito pela dor do Leo que é só uma criança e acabara de perder um “irmão”. Ela perguntou o que houve, ele não quis responder, ela foi deixando ele falar no tempo dele! Achei mto bonita a relação entre eles. E o Remi me pareceu um garoto meio triste desde o começo.
Respeito seu trabalho, mas discordo totalmente das suas críticas.
Valeu, se quiser explicar depois por que discorda e tiver argumentos inteligentes (que eu já não tenha respondido aqui), estou sempre aberto a responde-los. 👍
Sinceramente, achei um filme tosco. Quando ouvi que esse filme era um dos indicados ao oscar, pensei que fosse algo mais profundo e melhor roteirizado. O menino se suic1dou do nada, sem motivo aparente e, justamente, como o Caio disse, o filme se negou a responder coisas que eram essenciais para entendermos a história. Ainda, juntou tudo isso com um cenas demoradas focando na cara dos personagem sem diálogo nenhum, deixando o filme mais massante e "cansativo". Enfim, minha opinião.
Quando somos crianças não temos vergonha de demonstrar afeto, logo quando começamos a crescer a sociedade acha "errado". Não acho que seja sobre sexualidade, mas sim como as pessoas que perderam a inocência vêem malícia em tudo.
O filme não me tocou tanto e olha que eu sou chorão com filmes
Eu concordo, tbm não gostei do filme deixou a desejar ,
Um dos filmes mais chatos e cansativos que já assisti
Até que enfim alguém que tem a mesma opinião que a minha, filme chato e monótono credo
Nao concordo com sua Análise, com respeito… mas o tema da critica que vc abordou nao é a proposta do filme.
Crítica nogenta , me descupe . Tendenciosa .
Esse filme é lindo. Adorei a análise ❤
Que bom que essas duas afirmações foram possíveis, hehe. 🙏
Amei a análise ❤
Obrigadoo Beatriz 😊
Que filme chatoooo vey credooo nao entendi nada poxaaa 😭😭😭
Que crítica vergonhosa. Ainda bem que só perdi 3 min nesse vídeo
E podia ter economizado mais 30 segundos se não deixasse este comentário vazio e medíocre.
Achei monótono, chato e não chorei, até vim aqui ver se eu sou a única decepcionada, pq a maioria das pessoas amou…
O moleque se matou? Achei que ele teve uma morte natural, por que ele estava reclamando da cabeça e do estômago. Então, literalmente o moleque amigo dele babaca matou ele.
Ele não era homossexual, nem o outro garoto!!! Sofreram bullying e o final foi tragico...
Fraco
Que filme bosta, nossa odiei😂