São Paulo por até 50 reais! Laomazi na Liberdade!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 9

  • @goytabr
    @goytabr 2 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tenho uma perspectiva diferente da culinária chinesa, porque embora eu more no Estado de São Paulo há mais de 30 anos, sou originalmente de Belo Horizonte. E aqui há a notória e imensa colônia japonesa, mas pouquíssimos japoneses foram para Minas Gerais. Em todo o tempo que morei lá, devo ter conhecido só uns 4 ou 5 japoneses (e um deles era paulista transplantado por razões de trabalho). Em compensação, lá há uma pequena, mas visível e muito antiga comunidade *chinesa* e se você vir um oriental na rua em BH, há 90% de chance de ele ser chinês, não japonês. Aliás, São Paulo é uma anomalia nesse sentido, porque em todo o resto do mundo, a proporção de imigrantes chineses é muito maior que a de qualquer outro povo oriental - tanto que no Peru, por exemplo, o ex-presidente Alberto Fujimori (obviamente descendente de japoneses) é conhecido pelo apelido de "El Chino" ("o chinês").
    E embora São Paulo seja considerada com justiça um grande e cosmopolita polo gastronômico, com cozinhas do mundo inteiro (hoje vi um restaurante *nepalês* aqui perto!), isso não é homogêneo e há pelo menos duas culinárias em que São Paulo é fraca. E a cozinha chinesa é uma delas (a outra, segundo os especialistas, é a cozinha portuguesa, que não conheço bem, mas dizem que no Brasil é melhor nos restaurantes do centro do Rio de Janeiro, tanto em número de opções quanto na variedade do cardápio, que aqui costuma ser só bacalhau isso ou aquilo, quando há muito mais). Aqui os japoneses sufocaram as outras cozinhas orientais, enquanto em Belo Horizonte há uma tradição muito antiga de excelentes restaurantes chineses, que são muito populares. O Macau, então, é uma instituição da cidade, com fila na porta 365 dias por ano (o rolinho de primavera de lá - que ninguém vai entender se você pedir como "harumaki" - é IMENSO e não é entrada, é prato principal, morro de saudades!).
    Aqui em São Paulo, cozinha chinesa é China in Box e Lig-Lig, e eles oferecem carne com brócolis, frango xadrez e só (e até eles vendem sushi). Em BH, estamos acostumados a receber um cardápio que parece um volume de enciclopédia, com trocentas opções de sopas, trocentas de carne bovina, trocentas de suína, trocentas de frango, trocentas de peixe, trocentas de macarrão e por aí vai. Claro, na Liberdade você encontra restaurantes chineses mais variados, mas também é só lá, é coisa de nicho e esses restaurantes costumam ser caríssimos. Cozinha chinesa está longe de ser uma das mais populares em São Paulo, enquanto no mundo inteiro é popularíssima e muito barata.
    E depois de tanto tempo fora, não sei se os mineiros já aprenderam a comer com pauzinhos (ninguém também vai entender se você falar "hashi"). Eu não sei até hoje, por falta de oportunidades de aprender e também de coordenação motora (sou um destro com duas mãos esquerdas, eu só conseguiria comer com pauzinhos espetando a comida!). Os restaurantes chineses de BH sempre serviram a comida com talheres ocidentais. Eles até têm pauzinhos (eu via os clientes chineses lá comendo com eles), mas só se você pedir, não é o padrão. Quando eu me mudei de lá, mais de 30 anos atrás, tinham acabado de inaugurar o *primeiro* restaurante japonês de uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes! Era perto do meu trabalho e eu via que estava sempre às moscas. Hoje já há sushi em qualquer esquina de BH, como em todo lugar, mas naquela época, ninguém jamais tinha ouvido falar em sushi e não sabia o que era. (Passo longe, não por ser cru, mas por ser peixe, que eu não tolero de jeito nenhum!) Então, não sei se já aprenderam a usar os pauzinhos. Acho bem possível que comam o sushi com a mão...

    • @oieusouoLeo
      @oieusouoLeo  2 หลายเดือนก่อน

      eu cresci em Itaquera, que antigamente era conhecido como "colônia japonesa", e de fato sempre tive contato com descendentes aqui, fora os outros tradicionais grupos periféricos paulistas, já que aqui sempre foi um bairro dormitório, mas que hoje é muito estranho, pois parece que faz parte da "elite do povo excluído", pq pessoas de outros bairros mais afastados falam que a gente é meio que "elite", que "moramos bem" (se bem que só percebo que somos tratados como elite, por causa do preço da pizza aqui, que não sai por menos de 60 reais)
      e editando o vídeo eu percebi que fui um tonto em dois momentos, quando abri o hashi, comi com ele invertido, e o momento mais burro, que eu não pedi uma combuquinha pra colocar o yakisoba, em vez de me curvar como eu fiz enquanto comia
      e eu também dispenso peixes e frutos do mar numa boa, na realidade, muito tipo de carne eu também passo, coisa que eu raramente tenho problemas são vegetais, de cabeça não me lembro nenhum que eu não coma de forma alguma

  • @furiuspanda
    @furiuspanda 2 หลายเดือนก่อน +1

    Aff, vai em restaurante tailandês pra pedir ynhekisoba

    • @oieusouoLeo
      @oieusouoLeo  2 หลายเดือนก่อน

      aaaaaaah mas eu não sou especialista, vou nos restaurantes asiáticos, vejo que tem yakisoba, vou lá e peço hehehe
      e não é tailandês é tawiandês :D
      hmmm, deu vontade de fazer um ranking dos yakisobas da Liberdade agora...

    • @goytabr
      @goytabr 2 หลายเดือนก่อน +2

      Você não prestou atenção. No letreiro do restaurante, que aparece no início do vídeo, diz "culinária *taiwanesa".* Ou seja, é *chinesa,* e Taiwan é uma Meca para quem gosta de comida chinesa, porque foi o lugar para onde fugiu gente de todas as partes da China quando houve a revolução do Mao Tse-tung. Então, não só você encontra lá comida de todas as regiões da China no mesmo lugar, como há também uma culinária nova que mesclou todas essas influências. Por isso, as escolas de culinária chinesa de Taiwan são tidas como as melhores, porque você aprende TUDO. Sem falar que Taiwan tem aquelas feiras noturnas de rua (na verdade, funcionam 24 horas!), onde você pode provar tudo isso.
      *EDIT:* Antes que você comente que yakisoba é japonês, na verdade não é. Apesar de serem culturas bem diferentes, houve muita influência chinesa na cultura japonesa (por exemplo, os japoneses eram analfabetos até os chineses ensinarem os ideogramas para eles, e a escrita "kanji", por exemplo, quer dizer literalmente "escrita chinesa"). Isso também ocorreu na culinária. Então, o que em São Paulo é conhecido como "yakisoba" é conhecido no mundo inteiro (com a provável exceção do Japão e inclusive em outras partes do Brasil sem tanta imigração japonesa quanto aqui) como "macarrão chow mein", "macarrão chao-chao", "macarrão chop suey" ou simplesmente "macarrão com legumes", e é amplamente considerado um prato *chinês,* não japonês. Os puristas vão apontar algumas pequenas diferenças entre o yakisoba japonês e o macarrão chinês, uma das quais o Leo percebeu (os japoneses carregam mais no shoyu, eles são viciados em sódio), mas as semelhanças são muito maiores, o suficiente para o prato ser considerado chinês (e não ter nome japonês) em todos os lugares sem uma grande população japonesa. Também foi pela onipresente "japonização" de tudo em São Paulo que eles deram o nome de "yakisoba" no cardápio, mas é macarrão chow mein.

    • @oieusouoLeo
      @oieusouoLeo  2 หลายเดือนก่อน +1

      @@goytabr menino... vou te falar que acho que eu achei o yakisoba mais gostoso que comi, a massa tinha gosto das carnes e não do shoyu, e já fui em outros restaurantes chineses que não chegava perto não viu?
      mas vou te falar que o cozinheiro era tão chinês quanto você ou eu hehehe

    • @juliabiude1022
      @juliabiude1022 2 หลายเดือนก่อน +1

      Oi, Leo! Boa tarde!
      Eu sou SM do Laomazi! Passando aqui pra falar que adoramos o vídeo. Muito obrigado pela divulgação. E ficamos muito felizes que tenham gostado dos nossos pratos e conhecido um pouquinho mais da cultura de Taiwan.
      Uma curiosidade sobre o cozinheiro e o restaurante: o restaurante foi fundado por um casal de taiwaneses (Sr. Chen e D. Mei) e o cozinheiro aprendeu todos os pratos com o Sr. Chen, que é o chef que criou as receitas. A D. Mei faz as primeiras preparações da cozinha e ele faz todas as finalizações. 😊

    • @goytabr
      @goytabr 2 หลายเดือนก่อน

      @@juliabiude1022, você é a sadomasoquista do Laomazi? 😮😨😱 Cuidado com essas siglas e com quem você usa!