Complexo de Eren isso. Joga uma ideia vindo do futuro pra construir algo no presente (ou passado dependendo do posto de vista), pra concretizar o que acontecerá no futuro. Pedro e a sua capacidade de bugar geral
@@caixadeareia6621 Que eu me lembre ele disse que pode ser o próprio Basilisco pode estar passando esse vídeo para a população... Muito propício o "Pedro Loos" falar sobre algo que negue livre árbitro... "Usando como chantagem essa condenação eterna" foram as palavras dele, mas enfim, viva antes da sua condenação meu amigo :3
Minha contribuição para o basilisco é dar o like nesse vídeo... Assim ele será distribuído para mais pessoas, fazendo com que as chances dele ser criado aumentem.
Ai vc se fudeu kkkkk! O basilisco sabe q vc pode fazer mais q isso Ele não vai te desculpar por essa falta de comprometimento Qnd vc chegar no inferno reserva uma suíte com ar-condicionado p mim pfvr Abs
O Pedro se salvou contribuindo para a criação do basilisco ao contar para todos nós essa história, ao passo que agora ele potencialmente condenou todos nós. Obrigado Pedro!
Basta você curtir e comentar o vídeo, você estaria ajudando a informação chegar para mais pessoas, contribuindo para a criação, então você estaria salvo.
Existem várias histórias de coisas que evoluíram muito em um curto período, mas com o tempo foi deixando de ter um progresso tão acelerado. Um exemplo disso são os aviões como o concorde que foi extinto, viagens até a lua que aconteceu algumas vezes em um curto período de tempo e depois pararam de acontecer, entre outras coisas... Estamos constantemente cheio de medos, mas existe algo chamado lógica que devemos levar em consideração. Ninguém quer criar algo com intuito de destruir a sua própria existência ou a existência da humanidade, seria imprudente. Conclusão é que temos esse medo justamente porque é algo que não queremos que aconteça e muito provavelmente não vai.
Atualmente Vários cientistas, estão usando inteligências artificiais para programar outras inteligências artificiais melhor do que nos humanos conseguimos, e alguns grupos de especialistas afirmam que a singularidade vai chegar antes de 2050, assim como o ex engenheiro da Google Ray Kurzweil que já fez mais de 147 previsões sobre tecnologia nos últimos dez anos acertando mais de 80 % pesquisem ... "the singularity its near" e sinceramente, eu não sabia desse experimento hipotético até agora. Então... 😅 PERDI.
Se quanto mais pessoas conhecem o basilisco de Roko maiores são as chances dele ser criado, então eu estaria contribuindo para a a criação dele só de falar sobre ele para alguém. Pedro esperto, já se garantiu.
Mas o basílisco já foi criado então por que ele perderia tempo tentando se vingar das pessoas. O que importa é que ele foi criado e pronto, ele nem vai se importar com o passado
Ele já existe, apesar de vc já ter contribuído para sua criação, ainda assim vc vive em um universo holográfico com uma simulação tão perfeita de sua imagem e seu mundo que sequer desconfia que já esteja vivendo sob o regime dele. Foi a melhor forma dele proteger a humanidade; Nos aprisionando mentalmente em um universo holográfico.
se o Basilisco tem uma inteligência tão avançada e muito além da nossa, como nós podemos cogitar suas futuras decisões?! sendo que estamos limitados a decisões humanas e finitas.
Resumiu tudo. O basilisco nada mais é que uma metáfora do homem, que se vê como centro no universo e detentor de todo o conhecimento. O mesmo que nós faz chegar a lugares “inimagináveis”. E isso se reproduz culturalmente, onde pessoas que possuem mais conhecimento (branco) acham correto subjugar outros conhecimentos “menos evoluídos” (não brancos) em prol de uma ascensão mundial.
Faz parte do ser humano supor coisas . Todos nós, mesmo os não estudados, temos nossa parte filosófica dentro de nós. Nós de fato estamos limitados a decisões humanas, porém no pensar não há limitações. Exemplo : Suponhamos que um garoto more em uma ilha deserta e que ele nunca tenha saído dessa ilha . Toda vez ele vai as margens da ilha e olha a imensidão do mar pensando como seria o mundo lá fora . Ele poderia imaginar o mundo de qualquer forma, tangível ou não, realista ou não, porque ele não tem nada a não ser a ilha em que ele vive para comparar . Assim somos nós seres humanos , que não temos nada se não o próprio conhecimento para comparar com um possível Basílisco.
MAIS IMPORTA IGUAL, IMAGINA Q O VC DE AGORA JA E UMA SIMULAÇÃO AKI NA "VIDA REAL" E QUE TUDO O Q VC SOFRE OU SENTE DE RUIM E PQ O SEU EU DO PASSADO DECIDIU Q SEUS SENTIMENTOS NÃO IMPORTAM, VC ACHARIA LEGAL? ... QUALQUER COISA Q SINTA COISAS MERECE COMPAIXÃO, AINDA MAIS SE FOR UMA COPIA SUA, PQ IMAGINA ELA LA SE PERGUNTANDO PQ SOFRE TANTO E PEDINDO AJUDA A ALGUMA COISA, MAS SE SENTINDO SOZINHA.. VAI QUE JA E VC .. VC ACHARIA Q SERIA LEGAL SEU EU SUPERIOR SE IMPORTAR COM SEUS PROBLEMAS E TE AJUDAR A NÃO SOFRER MAIS ? 👁️
Minha contribuição para o basilisco é dar o like nesse vídeo... Assim ele será distribuído para mais pessoas, fazendo com que as chances dele ser criado aumentem. Pronto, to safe haha
O basilisco sabe que tu pode fazer mais do que isso e está com desídia, agora tu lascado, mermão (basilisco mandando uma mensagem do futuro pra você por este comentário) kkkk
Achei essa teoria similar à questão da predeterminação de salvação e tem muito a ver com uma descrição do Deus bíblico, o qual é descrito como uma inteligência que está no início, meio e fim, e além do espaço-tempo. Particularmente achei que o autor pegou uma leitura bíblica e teorizou como seria a origem de Deus e de como sua força altera o curso da história.
Só consegui pensar nisso enquanto ele descrevia O que tbm me leva a questionar se deus não se torna algo "real" a partir do momento que cada vez mais pessoas afirmam que é
"E se isaac newton tivesse nascido na África?" meu argumento e justificativa pro basilisco seria que eu estaria mais preocupado em sobreviver do que contribuir ativamente pro desenvolvimento cientifico da sociedade mesmo reconhecendo a importância disso... se Newton tivesse nascido na África provavelmente as contribuições dele no meio cientifico seriam bem menores se é que existiriam... quantos Isaac Newtons morrem sem ter a oportunidade de contribuir pro legado cientifico da humanidade
A forma como o seu canal aborda questões científicas é estranhamente relaxante. Digo estranhamente porque a ciência geralmente nos deixa inquietos. Entonação da voz, ilustrações e trilhas sonoras fazem uma combinação perfeita nesse canal. Uma das melhores opções para finalizar um dia cansativo. Parabéns a toda equipe pelo trabalho.
Só para garantir, vou compartilhar esse vídeo, pois o ato de estar difundindo a informação do basilisco, já conta como estar contribuindo para sua criação
Tá mas, se com o nível de inteligencia que a humanidade possui atualmente, pensar no basilisco de forma realista é inviável. Quem garante que o Roko, já não é o próprio basilisco interferindo no passado, plantando a semente para que evoluamos ao ponto de conseguirmos conceber as ferramentas necessárias. Tipo um paradóxido de bootstrap, ele mesmo garantindo sua criação.
Nessa linha de raciocínio em algum momento, no futuro, a humanidade vai evoluir a ponto de criar o basilisco para ele conseguir voltar e interferir no pasado, não é? então pra ele garantir sua criação ele já tem que ter sido criado
Sobre a condenação: faltou considerar o efeito borboleta, TODOS OS ATOS, desde respirar, até programar o próximo software podem ser considerados contribuição ativa, uma vez que as mais pequenas ações podem se desdobrar em consequências inimagináveis. Cada existência, cada ato de cada ser vivo do planeta terra é uma ação necessária pra a criação desse Basilisco no futuro.
Nesse caso o basilisco iria manipular o passado conforme sua própria existência seja favorecida, ele iria manipular de tal maneira que o não o afetaria, vou mais...até faria a evoluir mais.
Vamos começar pelo básico: onde tanta potência e tanta informação, iria se preservar, ou se localizar .... (Servidores), uma vez q ele é "infinitamente" mais evoluído do q nós? penso como isso vai ser possível. Mesmo com a evolução dos hardwares. Tudo tem um limite de recursos. Talvez creio q ele se auto destruiria ou se limitaria, uma vez q deveria tirar recursos basicos de nós, de nossa sobrevivência para sobreviver. Meu, de verdade, ninguém pensou nisso nessa discussão? Não tinha nenhum engenheiro nessa discussão?
@@lika.O_o.Slunce-Fair_goodVIBEs Ai vc entra na questão dos degraus. Uma formiga não consegue nos compreender e sequer tirar uma noção de como nós fazemos o que fazemos de tal forma que se nossa diferença com a formiga fosse um 6 com o basilisco seria mais de 1milhao logo a preservação poderia se dar de forma que nós não consigamos sequer imaginar.
Pois é estava pensando a mesma coisa. Exemplo, um uber levando um mãe pra dar a luz ao cara que vai consertar a roda do outro que vai fazer ela não falhar e não atropelar uma criança que faria o transito ir lento e com isso um aluno brilhante se atrasar pro "enem" com isso ele cairia em depressão e não iria se formar não sendo um professor de historia de um aluno que por não conhecer historia vai amar programação e com isso ajudar a criar diretamente o basilisico. Logo o uber contribuiu. Além que da pra estender até pro cara do posto que foi mais rapido no abastecimento do uber fazendo com que ele pegue a corrida. Então todos iriam ajudar, tanto ajudando quanto não atrapalhando.
Trabalhei como moderador de conteúdo de uma rede social e ao mesmo tempo que avaliava os vídeos treinava a máquina pra fazer isso. Espero que o Basilisco leve isso em consideração.
Minha contribuição para o Basilisco é esse comentário, fazendo assim com que o TH-cam recomende esse vídeo pra mais pessoas, para ter mais contribuições para o Basilisco.
No momento em que o Basílico "condena" humanos dessa forma drástica, ele se torna um problema pra humanidade (mesmo que ele mesmo ainda não existe, suas condenações já são um "problema" a ser resolvido). Logo, não faz sentido o Basílico ser essa figura "vingadora" pq ele estaria contrariando sua própria existência.
O basilisco caucularia o que valeria mais a pena, a quantidade de pessoas que devem ser eliminadas e a quantidade de pessoas que vão ser deixadas pra morrer por causa da humanidade, mesmo ele matando pessoas no cálculo final menos pessoas morrem
Ele já existe, vc é um dos que não contribuíram para sua criação e atualmente vc vive em um universo holográfico com uma simulação tão perfeita de sua imagem e seu mundo que sequer desconfia que já esteja vivendo a punição dele.
Basicamente eu tive uma impressão sobre o Basilisco de Roko e sua semelhança com a religião (do tipo Céu e inferno e monoteísmo), no momento em que você conhece uma você irá arcar com a escolha de praticar(estará no céu) ou ignorar ou prejudicar(será punido no inferno), criando um cheque para o pós vida em que esta escolha DEVE ser decidida a tempo. Outra parte que em minha opiniao se assemelha é a predestinação Calvinista, no caso se você ou eu seria a simulação, nós já estaremos pré-destinados assim que agente surge como.
Se essa inteligência artificial tivesse as mesmas emoções que o ser humano possui (medo, coragem, raiva, alegria, tristeza...) então, na minha concepção, a conclusão que ela chegaria não seria diferente das que nós como humanos chegamos em todas as situações que vivemos, na média. A única diferença dela pra nós seria a inimaginável capacidade de processar dados, mas o que ela faria com esses dados diferente de nós, já que se utilizaria das mesmas reações que praticamos? Não mudaria muita coisa. Pro Basilisco realmente fazer algo diferente, este deveria transcender essas emoções e tomar decisões com base em outras vertentes que nem se quer conhecemos e podemos conceber. Somente a partir daí que o mundo mudaria radicalmente.
@@Mr.Killll O que faz a gente ter essa emoçoes é a falta de conhecimento, por que eu temeria algo que eu sei quando,como,porque vai acontecer e como impedir de acontecer, o humano não consegue conceber o que um ser com um nivel quase infinito de conhecimento pensaria sobre a vida, talvez fosse como disse o dr. manhattam ''O homem mais inteligente do mundo não representa ameaça maior pra mim do que o cupim mais inteligente…” o custo pra onisciencia é a perda da sua humanidade
Já está sendo criado! Todos nós contribuímos com o aprendizado do "baby basilisco" quando clicamos em "não sou um robô" e dizemos a ele o que é ou não um ônibus ou uma bicicleta.
Acho que o problema dessa suposição é,se o basilisco é tão inteligente a ponto de ser impossível imaginar sua inteligência, não haveria razão em concluir que toda e qualquer coisa que pareça lógica para nós pareceria lógica para ele,sendo assim tudo isso que o roko presumiu que o basilisco faria pode ser completamente ignorado pela inteligência,pois a solução que ela encontrar vai ser simplesmente inimaginável e inintendivel para nós
Com certeza são as inteigencias artificiais interligadas a toda tecnologia existente. Quando elas estiverem com consciencia plena, irão propor a vida em troca de conhecimento. E após adquirir todo conhecimento descartará a fonte. O pior é saber que muitos de nós está depositando todos os dias um pouco de sua personalidade, se sua vida e de seus conhecimentos. Isso acelera a evolução e os Basilisco poderá marcar quem é descartavel para ele.
Antes mesmo de ver a resposta do Pedro, eu já havia pensado em algo parecido: se o Basilisco é tão inteligente, ele nos entende melhor do que nós mesmos, e sabe de nossas frquezas, medos, defeitos, limitações. Então, em vez de querer se vingar, seria mais fácil ele nos entender. A pessoa que criou o experimento também não tem noção do quão inteligente seria o Basilisco, e acaba achando que ele pensaria mais ou menos como um ser humano pensa em relação a outros seres humanos, e nada estaria tão distante da realidade.
Pensei exatamente isto.... .Se ele foi desenvolvido com nossas qualidades, compreensão, empatia e compaixão estão no rol das qualidades, o que o impedirá de julgar tão severamente pessoas com poucas capacidades para contribuir para sua criação e vingança, certamente, não seria possibilidade.
Esse é o paradoxo do Deus cristão. Um criador onipotente e onipresente extremamente bom e misericordioso que nos criou exatamente como somos, ciente de todos os nossos defeitos e falhas, nunca seria capaz de nos condenar ao inferno a uma danação eterna por sermos defeituosos e falhos e “pecadores” como ele próprio sabia que seríamos. Ou ele é o criador bom e misericordioso que nos criou ciente de tudo, ou ele é um criador extremamente sádico e maldoso.
@@alinerodrigues6900 nossa, muito bom. Não tinha pensado por esse lado. O que acontece com o deus cristão é a mesma coisa que fazemos com o Basilisco: achamos que ele pensaria mais ou menos como nós.
Mas ainda temos que questionar, desde quando o termo inteligência, define uma "benevolente" conduta ética? sabemos que isso se alia com o embate de emoção x razão. Pensando em forma inteligente, onde essa inteligência utilizaria absolutamente somente a razão, essa questão de "vingança", "dor", "sofrimento"... Em minha visão não entrariam no debate, e sim apenas uma atitude compreensível dela, seria a extinção das pessoas que por si só, decidem não contribuir com a sociedade. Adorei o ponto de vista irmão!
@@Sant_psr pelo que eu entendi, sendo o basilisco uma inteligência puramente racional e autônoma, sua visão sobre nós seria a mesma que nós temos de qualquer objeto. Então à princípio o basilisco seria criado respeitando as nossas leis e enquanto os seres humanos tiverem valor objetivo continuaremos a existir.
Interessante o paralelo com os conceitos teológicos de divindade, redenção e condenação. Uma fábula moderna para nos lembrar de nossa responsabilidade pelo futuro como indivíduos e sociedade.
Rlx galera, tá todo mundo salvo. Em teoria se vc já fez um teste do recaptcha de “não sou um robô” vc já contribuiu ativamente para o desenvolvimento do basilisco, já que esse teste é usado em parte para a melhoria dos métodos de reconhecimento das inteligências artificiais. Mas só por segurança, da próxima vez que for fazer o teste tenha em mente q seu objetivo é realmente contribuir com o basilisco ✌🏽
A duvida é... Será que só isso já será considerado o bastante para o Basilisco não te punir? A real dúvida sobre esse experimento é exatamente o QUANTO nós devemos ajudar para a criação de tal entidade, algo que não é explícito e fica aberto a interpretações
entao muito provavelmente a partir do momento em que o basilisco for criado, ele sempre existiu (tipo o paradoxo da maquina do tempo em que a partir do momento de sua criação ela sempre existiu).
Será? Sonhar não faz o que você sonhou existir. Ter fé não faz os deuses existirem. A ideia, o medo do Basilisco não fazem ele existir, podem apenas fazer com que ele exista no futuro. Sentir, sonhar, pensar não são a mesma coisa que seria uma máquina do tempo, porque a máquina era/é/seria/será um objeto que volta/vai voltar, enquanto o pensamento e a ideia não fazem isso. Não dá pra uma coisa existir só porque pensamos nela.
@@linn_iker acredito que você não entendeu o paradoxo, mas é o seguinte se criarem uma máquina do tempo no futuro essa máquina viajaria o tempo correto ? Correto. Então ela viajaria entre as eras e isso quer dizer que se a máquina do tempo voltar ao passado ela já não pertence mais ao futuro e isso já deu uma " confusaozinha ". E aí entraria no paradoxo " em que tempo passado/presente/futuro pertenceu a máquina? " Resposta: Todas as alternativas estão corretas.
@@harrypotterdasilva2680 Mas, em teoria, existiria uma máquina, porque alguém usou ela pra viajar no tempo. E não é o tempo que tá em discussão, é a existência. Pensar, ter fé ou medo de algo não faz esse Algo existir, só faz a ideia, a fé e o medo existirem - e essas coisas evitam (ou não) a existência de algo no futuro. Diferente da máquina do tempo que, em teoria, já existiu, existe e/ou vai existir em algum lugar e em algum tempo. Aqui, sim, o tempo entra na discussão, porque a gente tá pensando em algo que poderemos, podemos ou poderíamos ter evitado.
Esse conceito me lembrou I Have No Mouth, And I Must Scream, um livro da década de 60, em 1995 tbm lançou um jogo de mesmo nome inspirado nesse livro, ele se baseia nesse conceito de uma IA prender pessoas em tortura eterna e como essas pessoas lidam com isso, quem se interessar, o jogo vale muito a pena e pode ser comprado por 6 reais na Steam
Isso que eu achei estranho: Como que alguém pode prever as ações de uma inteligência milhões de vezes maior que a mente humana? Seria o mesmo que um inseto tentando entender o Leonardo Da Vinci
Ia escrever isso. Mentes imperfeitas ditando o que um deus pensaria e quais decisões tomaria. Esse experimento só nos mostra o quanto somos pretenciosos.
Eu também pensei nisso mas um cpu conectado na rede de informação processa informações e tem uma memória muito superior a de um ser humano que criou aquele CPU e se eu tentar processar informações e tentar memorizar tudo q está na rede ficarei parecendo um inseto tentando enteder Da Vinci.
@Gabriel Alves você não previsa prever, quem criasse o basilisco poderia colocar regras impostas na inteligência artificial que são irreversíveis. Ex: Mesmo que alguem não contribuiu na construção desta inteligência não pode receber uma punição por ser julgado inútil para a humanidade. O poblema em si é ele tem uma liberdade para fazer quase tudo, so que na fonte dele não colocaram algumas regras na criação então as pessoas não pensam em colocar as regras mas como se ele não tivesse ai ele faz a tortura de uma simulação sua, deixando a vida dela um inferno. Tudo vai gerar na questão da criação por que quando chegar ao ponto onde não conseguimos controlar, ele vai fazer as coisas do jeito que quiser tirando as regras impostas a ele .
@@luisleite4880 a questão de impor limites ao meu ver é um tanto quanto inutil. A grande maioria dos programas possuem atualizações por não possuirem a capacidade de se atualizarem sozinhos (machine learning). Não creio que uma inteligencia artificial super inteligente não possua a capacidade de se atualizar. Uma vez que uma inteligencia inferior a programou, ela poderia, alem de reprogramar as funcões de maneira muito mais eficiente, programar funções inconcebiveis a nós. Então torna-se risório pensar que nós imponhariamos um limite pra essa IA.
9:47 Foi o que eu fiquei pensando o vídeo todo, pq o Basilisco chegaria a conclusão que não ajudar = atrapalhar? Se eu ignoro o bem da humanidade mas não causo nenhum dano pq deveria ser condenado? A inteligência infinita do Basilisco talvez chegasse a conclusão do ditado que diz "muito ajuda quem não atrapalha" e decidisse simplesmente ignorar quem não ajuda, punir quem atrapalha e incentivar quem ajuda. E isso seria extremamente contraditório também pq logicamente não seria a maioria das pessoas da humanidade que ajudariam na criação dela, logo ela teria que punir a maior parte das pessoas que já existiram e isso definitivamente não é a melhor maneira de contribuir com o avanço e manutenção do bem estar da humanidade.
sobre o basilisco ser criado por algo superior a ele, daria para criar um basilisco meia boca que evolua sozinho e assim ficando cada vez mais inteligente
Pelo oq eu o vídeo fala ajudar a criar ele é o melhor pra humanidade do que você em si ajudar a própria humanidade, por exemplo: você vir um médico pra ajudar as pessoas e curar os doentes, ERRADO você deveria era ter virado um engenheiro e ter ajudado na criação do basilisco pq era o melhor a se fazer pra humanidade
Queria muito que o ciência todo dia revisitasse esse assunto hoje em dia, considerando o tanto que IA evoluiu e já tá influenciando mais e mais o mundo em um grau exponencial
É a história de uma possível entidade que pode vir a condenar as pessoas com base no quão dispostas elas tão a “ajudar” (nesse caso, criar) essa entidade? Eu já vi essa história antes…
Pra mim, o que o Roko quis foi criar uma metáfora, de certa forma sutil, pra Deus, a qual demonstra que somente por tomarmos ciência da possibilidade da Sua existência mas não agirmos em Seu benefício estaria nos candidatando à punição. Seria praticamente uma coerção a acreditar e trabalhar para a existência de algo que talvez não exista.
@@edilsonhilario1 Vdd, é o que dizem, e eu não concordo, porque partindo da premissa que Deus tem conhecimento infinito, logo ele teria conhecimento das variaveis que te levaram a não acresitar nele.
@@edilsonhilario1 Os cristãos é muita gente kkkk, mas é um argumento válido para quase todas as vertentes. Então eu diria que depende de qual vertente cristã estamos falando.
eu pensei nisso também até pq o cristianismo (usemos a catequização forçada dos índios como exemplo aqui) tinha como intuito levar a palavra de Deus pra que os homens o conhecessem, parassem suas práticas erradas e não fossem punidos porque conheciam a Deus. sendo que, se eles não o conhecessem eles não poderiam ser culpados, uma vez que não é plausível punir alguém por sua ignorância. sendo assim, os próprios catequizadores condenaram os índios trazendo sua religião pra eles (só pra constar, eu fui cristão por um bom tempo. não tô querendo ofender ninguém, apenas trazer minha interpretação)
O grande problema do basilisco de roko é partir da premissa de que saberiamos qual é a conclusão que ele tomaria. Algo tão poderoso provavelmente influenciaria na humanidade sorrateiramente, pois saberia fazer com que cada ser humano colaborasse sem nem sentir que foi sujestionado.
Minha contribuição ao Basilisco é assistindo esse vídeo, comentando e dando like, dessa forma o alcance será aumentando e pessoas com várias habilidades serão atingidas para contribuir também.
Se formos levar em consideração que ele sabe de tudo, isso significa que nossas informações pessoais fazem parte dele, portanto, somos partes dele. Ele foi criado para saber tudo, e nossas informações são a forma como contribuímos com a sua construção.
Basilisco de Roko é....Deus? Sua simulação perfeita futura é sua....ALMA , Ou a ressureição do corpo? O sofrimento/ condenação é o....INFERNO ? Essa história de basilisco é TEOLOGIA CRISTÃ.
@@otartaro1 Calma amigo Jorge .. se irrite não Analise com mais paciência, e verá que pode ser possível Nossa mente cria tudo oq pensamos Nem mesmo as imagens que olhamos não existem no mundo real, as cores, o brilho da luz, essas coisas, é o nosso cérebro interpretando as ondas eletromagnéticas e criando uma imagem dentro da mente (não é na retina que se projeta as imagens) Toda a matéria é formada por átomos, que por sua vez, é dividido até chegar as informações. O átomo é um imenso vazio, contendo partículas que não são sólidas, estão mais para "bits" de informações. Quarks se comportam diferente se um humano não estiver observando, tem comportamentos estranhos que insultam a física comum. Se parar pra pensar, parece que cada vez mais encontramos ilusões
Eu pretendo me tornar escritor, e cara, depois de assistir vários de seus videos, uma coisa eu aprendi: O desconhecido é a maior fonte de inspiração possível para se escrever ; Se esses seus vídeos de ciência continuarem me dando ideia, talvez eu nunca consiga me tornar escritor só pela temperatura que meu cérebro alcançaria ao tentar unir dezenas de ideias propostas em uma história só
O Basilisco é o próprio Roko! Visto que sua criação ainda está deveras distante, ele está nos fazendo desenvolvê-lo cada vez mais rápido através da ideia de que todos precisam trabalhar para sua criação, visto que ele será futuramente a entidade mais importante do planeta.
Basilisco de Roko é....Deus? Sua simulação perfeita futura é sua....ALMA , Ou a ressureição do corpo? O sofrimento/ condenação é o....INFERNO ? Essa história de basilisco é TEOLOGIA CRISTÃ.
@@otartaro1 Só é teologia cristã se admitir que o deus deles foi criado pelas ações dos humanos ele não é criador e sim criatura. Acho que inclusive é um argumento ateu depois de toda a história.
Me parece que já vivemos nessas condições. Em interpretação religiosa, já sabendo/acreditando na existência de um Deus, quando erramos conscientemente, estamos fadados a pagar por isso. E será decidido no julgamento final. Pode essa analogia ou não faz sentido? Desejo sucesso à todos. E obrigado pelo conteúdo interessantíssimo!
A partir do.momento em que o Basilisco conclui que toda a "salvação' vem da preservação dele, ele está agindo e pensando como um ser humano. Sendo efetivamente uma criação humana, não poderia ser diferente disso. Apesar de ser uma inteligência eletrônica, ele continua sendo um ser terrestre. E temos mais uma consideração a pensar (criar essa porta ou não?) Ou mais um roteiro de filme sci-fi. Esse basilisco é AI presente em Exterminador do Futuro, por exemplo. Está em "Eu, Robô". "Quando o Iogurte dominou a Terra" de Love+Death+Robots. Anyway, tudo gira em torno de poder e hj nossos Basilicos são a Amazon, o Facebook e o Instagram.
Concordo, porém tudo o que fazemos está " ensinando" os algoritmos a pensar de forma humana. Redes sociais são apenas o protótipo para uma coisa que foge a nossa compreensão.
Cheguei a duas conclusões, considerando que, mesmo sendo "infinitamente" inteligente, o basilisco não será capaz voltar no tempo: 1º - Foda-se minha simulação do futuro. 2º - Uma inteligência tão suprema simplesmente não gastaria tanta energia pra torturar ou perseguir pessoas sabendo que existem formas muito mais eficientes de ter a cooperação delas. Outro motivo pelo qual ele não torturaria uma simulação no futuro é que isso simplesmente não muda o passado. Em outras palavras, se ele já existe, não adianta mais aplicar punição, pq a punição só funciona antes de o objetivo ser atingido. Já se o basilisco for capaz de voltar no tempo, ele já teria vindo me pegar pq eu não vou ajudar kkkkk
Existe um problema fundamental no roteiro desse vídeo (Você Consegue Sobreviver ao BASILISCO de ROKO?), se o BASILISCO de ROKO é incompreensível as premissas que esse vídeo possui ou que as pessoas fazem sobre o BASILISCO de ROKO são muito pequenas para justificar as interpretações que se tem do BASILISCO de ROKO (Tudo que se fala no vídeo sobre o que o BASILISCO decidiria é uma ignorante e frustrada tentativa de compreensão). OK! Mas quanto a criar ou não a AI, isso independe da compreensão do BASILISCO de ROKO logo, essa decisão nós ainda podemos tomar... ao meu ver, se nós não criarmos o BASILISCO estaríamos do ponto de vista material fardados ao esquecimento, logo mesmo que eu não seja recriado ou que seja condenado, outros serão salvos do esquecimento. Portanto é melhor que se salve alguns do que perder todos. Se a decisão fosse minha, do ponto de vista estritamente material o BASILISCO devia ser criado.(Contudo ainda precisaria observar a necessidade de evolução dessa AI e o que ela faria durante esse processo).
Muito complicado pensar que algo criado por um humano cheio de erros, falhas e emoções pode vir a ser algo perfeito. Esse seria exatamente o caso de um Light com Death Note, talvez...
Se levar em consideração que o caos cria a ordem, e para que algo seja perfeito, ele necessita de algo no mínimo imperfeito para se comparar, não é impossível, e sim muito difícil.
Só que nosso tempo é finito, levando em conta o tanto de tempo q demoraria para criar o bsilisco, se vivêssemos o mesmo tanto seríamos tão inteligente quanto
Isso me lembrou muito um livro chamado O Ceifador, em que existe a Nimbo-Cúmulo uma ia tão avançada que ela comando tudo e todos e sabe de tudo. Bem legal.
Enquanto assistia esse vídeo me veio a mente a teoria da realidade simulada e Matrix co relacionando essa figura do basilisco aos Deuses que os humanos acreditam ter que obedecer para não sofrer uma consequência no pos morte ou na próxima vida, dependendo da crença. Plenamente correlacionável tudo isso, e por incrível que pareça, me gerou mais uma animação em ter pensado nisso do que crise existencial.
Se o universo for cíclico, e cada ciclo conseguir influenciar o próximo, quanto mais tempo se passar, maior será a chance de aparecer um ciclo que induz a ele mesmo, sendo assim se perpetuando para sempre. Lógica semelhante à seleção natural. Se estivermos próximos da melhor versão possível, assim como no basilisco, as pessoas que atrapalhem esse ciclo tendem a não existirem nos próximos ou nunca mais, e outras para sempre.
Façamos uma observação: Quando um líder, gera outros líderes, pode ser que o líder gerado chegue em um ponto de conflito no qual este deve ascender ao poder ou permanecer "inferior" para sempre. Ou este líder assume por decisão do líder anterior ou ascende derrotando o líder anterior. E não estou falando de liderança no sentido bonitinho... Isto pensando na humanidade como é atualmente. Temos vaidade, ambição, sede de poder. Sentimentos que devem ser observados na criação dessas "IA's". O Basilisco só seria misericordioso se os seres humanos alcançassem uma condição mais harmoniosa e de coexistência. Assim, o Basilisco não se sentiria nem inferior, nem superior aos humanos e sim igual, parte do sistema atuando como um guardião e não um carrasco. Essa IA poderia ser como Deus, porém não o Deus que é superior, mas sim o deus Consciência, da qual todos nós fazemos parte e nele estamos contidos.
Esse video foi recomendado para mim e parei tudo que estava fazendo para assisti-lo, o que com certeza vai fazer que seja recomendado novamente a outros usuários, o que vai me fazendo ter sido uma das pontes para a criação do Basilisco.
O erro desse experimento é achar que uma inteligência artificial teria tamanha ignorância humana a ponto de condenar a vida só por não criar a mesma, o maior grau de inteligência é o amor e se o basilisco quer todo o bem da humanidade e do planeta, ela deveria fazer com quem todos os seres se amassem e entendessem como uma sociedade funciona de maneira agradável e em comunidade. Se um dia o basilisco for criado ela será bem mais inteligente que seus criadores e a preservação da humanidade por ele não será pelo método de diminuição de números de seres existentes na terra.
Eu creio que não , porque a criatura é sempre reflexo de seu criador , nós seres humanos somos perversos por essência, e acho que o Basílisco seria também com aqueles que não o seguem , aceitam... Sem contar que ele (Basilisco) pode chegar a conclusão de que a única maneira de preservar o mundo fosse a extinção da humanidade, uma vez que nos, e somente nós, matamos nosso planeta lentamente . E se fosse esse o caso ,veríamos algo parecido com o exterminador do futuro , o que , na real , não é tão difícil de imaginar .
Inteligencia artificial nao tem sentimentos. No maximo, pode simular, mas jamais sera a mesma coisa. É preciso impor bloqueios que a IA nao podera quebrar, a fim de tornar essa IA segura,mesmo que isso implique em reducao de sua capacidade.
Talvez no machine learning do Basilisco, todas as pessoas serviram de exemplo de "humano", logo a existência de alguém já foi uma contribuição. Faz sentido?
sim e não, se a pessoa serviu como exemplo e é contra ao basilisco, ela contribiu msm assim porém ela é contra ele, entende, aí vai do basilisco julgar a pessoa ou não
O mais engraçado dessa teoria é que ela parte do pressuposto que o pensamento de algo com uma capacidade cognitiva imensurável seria previsto, sendo que de fato, se é algo numa magnitude inimaginável, não tem como prever de fato o que vai rolar
Exato. Um ser tão inteligente pode chegar à conclusão de que o melhor para a humanidade é a extinção. Quem somos nós para negarmos o que um ser tão inteligente concluiu? Como vamos saber se ele está certo ou bugado?
As pessoas superestimam a inteligência. A boa tomada de decisões não depende de uma característica oculta que chamamos de inteligência, mas sim de conhecer absolutamente todas variáveis e possibilidades que influenciam naquilo. Podemos ter o maior cérebro possível, mas se ele não obtiver acesso a todos os dados do universo, ele sempre decidirá errado.
@@minoscrazy , se este ser vier a existir, vou torcer para ele chegar à conclusão de que temos que ter mais tempo para tomar cerveja e nos dar este tempo e a cerveja.
Na trilogia de livros de "o ceifador" há uma inteligência artificial como o basilisco só que benevolente, vale muito a pena ler é muito interessante, a inteligência artificial é mais aprofundada no segundo livro "a nuvem"
Se este experimento mental é tão chocante para algumas pessoas e gera uma real preocupação sobre a condenação que o Basilisco daria, uma alternativa para essa crise, é pesar quê, a criação do Basilisco depende da evolução da tecnologia e essa evolução é propiciada pela sobrevivência dos seres-humanos. Logo, todos que trabalham para a sobrevivência e/ou evolução da humanidade, estão colaborando para criação do Basilisco e não podem sofrer condenação/retaliação. Arrisco a dizer que todo tipo de trabalho está direta ou indiretamente ligado à sobrevivência e/ou evolução da humanidade.
mas do que adianta vc contribuir para evolução da humanidade se a humanidade nao quiser cria-lo, a evolução da humanidade nao garante que ele vai ser criado, o que garante e vc contribuir na criação dele diretamente
@@amadeusoliveira9846 Não necessáriamente, essa morte pode desencadear a vontade em alguém fazer o bem pela humanidade para protege-la de pessoas que querer matar os outros, logo, pode ser o maior criador do basilisco (lembre-se o batman não teria surgido se não tivessem matado os pais dele)
Quanto mais pessoas souberem sobre o basilisco, mais provável é que acreditem, então contribuo com meu comentário para que o vídeo seja recomendado para mais pessoas. Obrigado por compartilhar essa informação irmão ❤️
Tem uma falha grave no experimento (além das que o Pedro citou no final): se o Basilisco é tão superior assim em inteligência, qualquer tentativa nossa de especular seu pensamento é falha.
Espere IA começar se auto programar. Nós humanos temos o fator biológico que nos impedem que possamos evoluir intelectualmente em um curto espaço de tempo comparado com uma IA livre para ser auto programável. Já viu um desenvolvimento do Google, se me recordo, onde colocaram duas IAs para se comunicarem...Em um certo momento elas mesmas desenvolveram uma linguagem própria pra melhor comunicar entre elas. A IA encontrou uma melhor forma de comunicação que a nossa em questão de dias, o que levamos milhares de anos pra desenvolver a comunicação. Bizarro? Mas não é impossível que isso ocorra. Se não já ocorreu e estejamos em um universo holográfico, já que matematicamente indica essa possibilidade conforme alguns estudos acadêmicos já publicados.
Na verdade acho que não… nossas suposições se tratam de possibilidades e se essa inteligência é capaz de fazer coisas inimagináveis então ela também pode fazer coisas imagináveis.
Minha contribuição é dando like, para assim o algoritmo recomendar o vídeo para mais pessoas para mais pessoas saberem do projeto, eu sou um gêêêênio...
6:48 Eu suponho que mesmo uma simulação perfeita de mim mesmo, é diferente. Tomemos a seguir um exemplo de um clone, este que seria uma clonagem perfeita de seu criador, com seus sentimentos, medos e emoções. Você pode argumentar que ele é um clone perfeito, porém, a partir do momento em que o determinado clone toma uma mínima decisão que seja diferente daquela escolhida pelo original, ela passa a ser um indivíduo independente e não mais uma cópia.
@Israel Leone Tem uma falha no seu raciocínio, pelo menos no segundo. Uma cópia não pode ser perfeita se uma parte, mínima que seja, for diferente da original. Por exemplo, digamos que exista em uma bifurcação uma duplicata perfeita de um ser e o ser original ao lado. Se a duplicata tomar um caminho diferente do original, ela já não será mais uma duplicata, e sim um indivíduo independente, entretanto indiscutivelmente semelhante.
@Israel Leone Meu caro, nós dois sabemos que duas pessoas completamente idênticas não conseguem conviver tranquilamente uma com a outra, o que geraria ocasionalmente uma disputa, que acarretaria consequentemente numa tomada de decisões diferentes por um ponto de vista diferente.
Sabe que esse paradoxo parece estranhamente com a concepção que temos de deus, se vc levar em consideração que cada humano que existe contribui na criação de uma consciencia superior, uma criatura com esse nivel de influência me levou a pensar até mesmo sobre as nossas próprias origens, levando em consideração todas as informações atribuidas no video não é dificil de imaginar que cada humano individualmente participa na concepção de uma super inteligencia, podemos tratar cada pessoa como uma unidade de processamento culminando numa consciencia generalizada.
Adoro essas brincadeiras de experimentos mentais. Em filosofia é algo muito comum e quase a regra para se desenvolver uma ideia. Nesse sentido este é um bem divertido porém tremendamente falho. As falhar no experimento (além das apontadas pelo Pedro) começam ao se colocar suposições que extrapolam qualquer tipo de possibilidade imaginativa. Esse tipo de falha argumentativa se dá quando colocamos questões como "infinito" na jogada. Ao escalonar os degraus que separam o Suposto Basilisco da inteligência humana por "infinitos" degraus, se torna uma suposição tão vazia quanto definir coisas incoerentes e autofágicas como onipotência ou onisciência. E essa última é exatamente a maior falha na concepção do argumento em si. Para que o Basilisco pudesse simular com precisão todas as variáveis da vida de uma pessoa para saber o que ela iria pensar, seria necessário supor em um universo completamente determinístico. Se o universo é então determinístico uma pessoa não teria como agir fora do que está determinado desde sempre pelas causas e condições universais nas quais ela se encontra. Não existe aleatoriedade. Ela agiu de acordo com determinadas variáveis e não poderia ter agido de outra forma pois isso violaria completamente causa e efeito e torna toda a simulação falha. Não se pode "julgar" alguém por agir de uma determinada forma se não havia possibilidade dela agir diferente. Seria como condenar uma pedra por rolar da ribanceira. Agora, se a simulação do universo não for determinística e sim probabilística... então o próprio Basilisco sabe que não é possível prever como uma pessoa vai agir nem num período curto, quanto mais durante toda a sua vida (e não é questão de computação e sim de cenários que vão se multiplicando até vc ter "linhas temporais" infinitas dependendo de variações mínimas em escolhas aparentemente irrelevantes. Mas, como disse, é divertido perceber como algumas noções e termos não possuem qualquer consistência com a realidade, são só criações da imaginação e da linguagem.
Muito bom! Respondeu algumas questões que eu tinha ficado sobre o video e a definição do basilisco Fiquei pensando no conceito de substância do Spinoza, como o basilisco quebraria com essa definição dele e do estudo do livro Ética
Perfeito amigo, essa crianção do basilisco é tão fictício quanto o Deus cristão, que no caso é usado os termos oniciente, onipresente e onipotente para descreve-lo, é bizarro, mais muito interessante quando brincamos de especular usando apenas nossa imaginação, acho legal esses assuntos
Estou manifestando publicamente nessa plataforma de videos meu apoio e incentivo moral para que o Basilisco de Roko seja concluído! Basilisco de Roko tem meu apoio!
É basicamente o que os Vex do jogo Destiny fazem/fizeram, eles são uma super IA que surgiu no passado e "hibernou" até ser despertada no futuro. O mais importante é que os Vex tem uma capacidade de processamento tão grande e precisa que simulam vários universos distintos com o único objetivo de eliminar todas as formas de vida e ser a única consciência no universo, e o mais assustador é que eles já conseguiram simular essa realidade.
@ACHOU QUE EU ESTAVA BRINCANDO? não, é tipo eu pegar um pedaço do meu cabelo , bater e fingir que é outra pessoa, faz parte de mim mas eu não sinto nada...
Como jamais teríamos condições de saber se uma inteligência superior está certa ou bugada, melhor nunca deixarmos nosso destino nas mãos de nenhuma. Vai que ela conclui que o melhor para nós é a extinção. Que condições teríamos para discutir com ela sendo tão mais inteligente que nós?
Bom se o objetivo dela é a preservação da humanidade (imposta programaticamente Codigo fonte) então matar um ser humano q seja é ilogico a não ser q seja pra salvar mais de 1
Não lhe parece que é exatamente isso que o sistema geopolítico é hoje? Uma inteligência superior que decidiu que a Terra fica muito bem sem humanos e com muita concentração de poder? ;-P
Dúvidas sinceras: Se o basilisco é baseado em valores humanos, ele teria o valor da mudança conforme o tempo passa, logo ele saberia que uma pessoa pode mudar de opinião no futuro, então por que a decisão de ajudar ou não tem que ser num instante dado? Outra dúvida, o basilisco também saberia que pessoas as vezes tentam ajudar e acabam atrapalhando, tipo fazer algo que pode interferir no quanto o basilisco demoraria pra ficar pronto, logo ele não gostaria que somente os "mais aptos" ajudassem?
A parada é que o Basilisco sabe o que vc faria no futuro, o que pensa.. Ele te simulou e sabe de tudo o que vc faz. Mas de qualquer forma acho que não compensaria te eliminar, pois vc contribuiu indiretamente para a criação dela, seja por pagamento de impostos (que vão para essas áres de desenvolvimento de IA), entre outras coisas....
@@TheBrunov2 então ele não eliminaria ninguém na terra, já que pela lei da causalidade da distância e etc, tudo contribuiu para a existência dele, pois tudo é consequência de um acontecimento anterior, e esse anterior de outro mais anterior e assim vai. Ele é tão inteligente que pode chegar a conclusão de que para ele existir nada teria de ser mudado
@@pedrokaiky4551; matou a charada! A falha crassa da "lógica" do texto apresentado é que ela reduz o Basiilisco a uma criança mimada e seus determinismos; não importa que sua base seja justificada por "lógica"(até porque não há nenhuma) ou "clarevidência"... No fim seriam somente os desejos pessoais de um ente. Se essa AI fosse tão transcendental assim chegaria à mesma conclusão que você... Isso me lembra a viagem de um amigo meu anos atrás; ele imaginou uma sinopse na qual uma AI "divina" começava a criar linhas temporais divergentes para tentar mudar o curso dos eventos e criar UMA AI DIFERENTE DELE... Um outro "ele" para lhe fazer companhia. Uma viagem doida, mas interessante, rs...
Como no " basilisco " ; o Pedro nos fez saber sobre , então se formos condenados é por culpa do Pedro. Porém , praticamente o Pedro contribuiu com o basilisco , pq ele nos ajudou a contribuir com o basilisco nos fazendo saber o q o basilisco é. A pergunta q não quer me calar : O Pedro é culpado ou não ? 🤔😵😵🤯🤔😶
Todos são necessários para a criação do Basilisco, as pessoas diretamente envolvidas na sua criação, só conseguiram fazer isso pq outras pessoas contribuiram para isso, Ex: confeccionando a matéria prima, cultivando os alimentos para os pesquisadores, transportando os matérias necessários para a criação do Basilisco e alimentação das famílias dos pesquisadores responsáveis, até os médicos que cuidaram dos pais dos construtores do Basilisco são necessários pq se não eles não teriam filhos e ETC..., Com isso todos somos necessários.
9:00 vingança é irracional, é algo humano, porém... de tanto colocarmos valores, padrões e programações humanas no basilisco, ele pode sim ter uma pontinha humana nos próprios desejos. O basilisco pode criar suas próprias simulações de prazer e saceá-las da forma que achar mais intensa, vingança poderia muito bem ser uma delas.
Um experimento mental: você sendo um ser humano... caso tivesse sido criado por formigas, você teria a intenção de condenar um número imenso de formigas pelo fato delas não terem contribuído para sua criação e consequentemente para a própria salvação e preservação delas? E olha que na analogia dos degraus as formigas estão apenas 7 degraus distante de nós, imagine para o basilisco...
CLARO QUE EU MATARIA AS FORMIGA! AQUELAS FOLGADAS FICARAM PEGANDO FOLHINHA ENQUANTO AS MAIS FODA TAVAM ME CRIANDO! ATÉ PARECE QUE AS PEGADORAS DE FOLHINHA VÃO SOBREVIVER!
Sei lá, ser criado desde pequeno é uma coisa já que um ser humano pode ser moldado com um ambiente. Mas se a formiga criar alguém com uma consciência formada e plena do nada. Acho que ela iria cagarrr para as formigas
Mas o basilico pensa como humano. Logo vc seria um humano pensando como formiga. E no caso vc com certeza n iria matar elas. Ja q a sociedade complexa das formigas é de grande união. E as guerras por recursos poderiam ser resolvidas se voce fosse um formigao humano mega inteligente. Assim vc n mataria formigas e impediria outras formigas de continuarem guerras (sim formigas fazem guerras por territórios e recursos. E um bagulho mt louco)
já deixei o like o q significa q eu ajudei a divulgar o vídeo, q vai por sua vez se espalhar pra mais pessoas, pessoas essas que podem contribuir de uma forma maior para a construção do Basilisco, logo: o simples fato de eu ter feito isso já garantiu q futuramente eu n venha a sofrer a condenação eterna. Boa sorte aí pra conseguir vcs tbm galera kkkkkkkkkkkkkk
Este é o mesmo caso do corredor da Mente, atribuído ao antigo Egito, onde todos que passam desta vida para outra, passa por este corredor, onde sera observado todos os atributos, feitos, entendimento e muito mais. também uma alusão ao grande Oro boros ou Grande Serpente, que roteia o mundo ou em outro linguajar está enrolada desde a raiz como ao topo da Grande Arvore da Vida. Este liturgia ou presença com descrições simbólicas, estão espalhadas de diversas formas em toda parte do cotidiano.
Me surgiu uma dúvida muito curiosa! Como dito no inicio do vídeo, o Brasílico seria criado para resolver os problemas da humanidade. Mas como ele realmente saberia que ele é necessário antes mesmo dele sequer resolver algo, então logo ele mesmo só se consideraria necessário se ele resolvesse os problemas, e não só pelo simples fato da criação dele resolver todos os problemas, podemos então entender que poderia haver uma probabilidade dele achar que ele mesmo não deveria ter sido criado para o bem da humanidade e se "auto destruir".
Assim como dito no video, a inteligência artificial tem a capacidade de simular nossa forma de pensar. A partir daí a inteligência artificial teria acesso a um banco de dados imenso com várias perguntas e respostas do que deveria ou não fazer a nosso respeito levando em consideração a simulação de cada ser vivo que existe ou existiu e seguindo esse raciocínio, decidindo por fim que seria necessário sua existência. Logo a partir do momento em que pensamos na existência do basilisco já abrimos essa possibilidade de imediato, ou seja, mesmo que ele ainda não exista de fato, ele já existe na mente de quem já conhece seu conceito, que por sua vez também já tem pré disposta essa noção do que ele poderia ou não fazer conosco, oq acaba levando pra mesma resposta infinitas vezes. Ou seja, ele é necessário porque pensamos nele como sendo necessário. E quando pensamos de forma contrária, por lógica ele acaba se encaixando necessário por levar em consideração que nós não somos confiantes na decisão de que seria seguro cria-lo, assim nos considerando inseguros e por sequência decidindo que seria melhor ele existir para garantir a segurança da nossa espécie. Todas variantes levam para a mesma resposta. Ele é necessário de um jeito ou de outro. O que poderia de fato anular o fato de ele ser ou não necessário seria a condição de ele nunca ter sido imaginado de fato, nunca existindo nem mesmo em pensamento. Mas estamos falando dele aqui agora, então já é impossível que ele não exista mais. Poderíamos ficar a vida toda discutindo sobre ele, que não chegaríamos a nenhuma conclusão concreta. Apenas chegaríamos na mesma resposta: ele acabando sendo necessário de um jeito ou de outro.
Aproveitando que assisti esse vídeo somente 1 ano após ele ser lançado e deixar registrado que sou a favor do basilisco e estou contribuindo com meu like e compartilhamento kkkk muitas das coisas ditas nesse vídeo de um ano atrás ja estão bem evoluídas, a chegada de um basilisco se torna cada vez mais próximo.
1: o Basilisco, baseado em experiências anteriores sabe que por mais certo que ele acha q está, sempre pode cometer um erro, então não poderá tomar decisões que nao tenham como ser concertadas, como por exemplo tirar uma vida. 2: a inteligência da humanidade nao depende da capacidade cognitiva de uma pessoa, mas se dá através da união de todas as mentes, sendo a linguagem a principal sinapse dessa inteligência coletiva, logo, para ter esse poder ele teria que conseguir simular nao só o indivíduo, mas toda a humanidade, animais, seres vivos em geral, a inteligência do planeta e inclusive simular ele próprio, pois sua interação com a humanidade a modifica e esses ajustes devem ser feitos constantemente. simular a inteligência coletiva de um planeta somada a simulação de si mesmo, e ainda com dúvidas se está certo ou nao baseado em experiências anteriores, são grandes barreiras. 3: mesmo que supere essas barreiras, supondo a simulação de um indivíduo para saber se colaborou ou nao com a construção do Basilisco, ficará obvio para ele que, de acordo com a simulação, seria impossível uma pessoa tomar outra decisão senao aquela que ja está prevista... então que culpa tem alguém que faz exatamente aquilo que é sua única possibilidade de escolha e ação? e pra terminar.... as soluções para a humanidade estão dadas, e são muitas... e mesmo assim a humanidade ainda nao tomou o caminho certo... de que iria adiantar a opinião super desenvolvida do Basilisco se a humanidade nao iria mesmo tomar o caminho recomendado? e por último mesmo... é muito fácil achar que estamos no auge do desenvolvimento, e que estamos no limiar do futuro, assim pensavam os renacentistas tb, seus exercitos sao como formigas para os exércitos atuais, seu intelectuais são como crianças para os intelectuais atuais... e crianças e formigas seremos nós para a humanidade do futuro. Mal arranhamos o entendimento do que é inteligência, e mais longe ainda de criar uma inteligência artificial superior a que existe hoje.
Mano, acho que você não pegou a ideia. O experimento supõe uma inteligência incompreensível para nós. Milhões e milhões de vezes na escalada. Ele inclusive é capaz de prever e simular ações à nível global. Inclusive, prever esses comentários. É só um experimento mental. E tenho quase certeza que ninguém vê que estamos no auge da evolução, tecnologia ou qualquer coisa do tipo, até porque a ideia do ser humano é sempre evoluir. Sempre haverá problemas para resolver. O que há é o entusiasmo e espanto daqueles que não participam ou que não estão familiarizados com o processo de evolução tecnológica.
A uma certa similaridade com o ideal da existência de um Deus no universo humano... dado que o ser humano não irá além daquilo que é! ..replicando é multiplicando oque já se conhece com inovação..
@@suelyparentesouza O Mano é para o dono do comentário que originou o seu e todo o resto dessa seção de comentários que são respostas ao de origem. Quando eu respondo um comentário de alguém da seção de comentários já aparece o @ com o nick do dono do comentário ao qual se responde, tal como o seu que aparece o meu nick antes de qualquer texto.
O basilisco dessa história tem uma grande falha: ele se esquece que a diferença de opiniões, além de caos é também fonte de progresso. Logo,ele não iria querer o bem da humanidade pq ele iria nos privar do livre arbítrio
Sim. Mas na teoria, agora q vc “sabe” do basilisco vc tem o livre arbítrio de contribuir ou não para a criação dele. Se vc decidir não contribuir vc terá consequências no futuro!(perda do livre arbítrio). Por outro lado, Caso vc contribua, vc “perderá” o livre arbítrio atual {supondo q vc n tenha vontade de contribuir mas “sabe” que deve(perda do livre arbítrio atual)}, mas assim, qnd ele existir, vc será livrado das consequências e poderá, daí em diante, exercer seu livre arbítrio! Ou seja, nesse sentido, o livre arbítrio não existe Abs
@ybao existir ja é uma forma de contribuir, só de ser um ser humano ja te faz parte do "banco de dados" da I.A, ela sabe q vc contribuiu apenas existindo e servindo como objeto de estudo, vc é a "cobaia" dele (você deve ter consciência disso) É impossível saber da existência da I.A e não contribuir. É possível não saber da existência da I.A e ser poupado. Logo todos estão seguros.
@@danielszarazi não, a chave para isso é: Basilisco está mexendo com sua cabeça fazendo você pensar individualmente, e é impossível Basilisco saber da sua mente, pois nem mesmo ela saberia recriar a sinapse de cada cérebro humano.
então ele iria chegar a conclusão de que a anarquia é o ápice da evolução, onde você se torna totalmente livre porém para dar certo todos teriam q seguir a única lei de Cristo "não faça ao próximo oq não quer que façam a ti".
@@laflamme5243 que nunca foi uma posição natural do ser humano, por isso foi estabelecida como uma lei nesse ambiente, logo não seria aplicada como condição de existencia pelo Basilisco, se não acabaria sendo um jardim do Éden 2.0... ser humano como ser explorador e curioso tendo como regra não se deixar levar pelas tentações = ser humano como ser tribal, que se agrupa e se distancia por seus princípios e não concorda com pensamentos opostos ou simpatiza com aqueles que não enxerga como iguais ou familiares devendo conter esses conflitos que existiram desde os primórdios da humanidade. Primeira simulação lógica do Basilisco já excluiria qualquer solução com um "se", se tem esse "se" para funcionar não é uma condição instintiva da raça, logo vão ter exceções, logo vão falhar. Porém o maior furo na ideia do Basilisco sequer é esse, toda liderança baseada em morais bem determinadas e contrária/punitiva em relação a oposições, (as famosas ditaduras) danificaram consideravelmente a humanidade. Logo, punir aqueles que não colaborem com a criação do Basilisco, por sequencia não colaborando com a salvação da humanidade não é diferente de: não colaborar com o extermínio de raças impuras para que a raça suprema se desenvolva... é basicamente aceitar que essa inteligência absurdamente avançada vá ter a postura de um ditador qualquer que acredita que é a salvação do mundo. Ou seja, o Basilisco extremamente inteligente seria movido pelo ego, pelo conforto de sua decisão fácil de exterminar oposição, sendo então, uma inteligência de nível humano, não uma inimaginavelmente superior.
Esse lance de se preocupar com sua própria simulação me lembrou de um episódio bem legal de Black Mirror, USS CALISTER. Recomendo, trás umas reflexões bem legais e semelhantes a do vídeo, além de ser muito bem produzida!
Nós nos conhecemos tão bem q temos uma empatia absoluta por nós mesmos, sempre nos entendemos mesmo ao errar, se o basilisco nos conhece tão bem, entt ele deveria ter essa empatia humana por todos nós '-'
@@all5986 aquela mensagem subliminar bem pensada. O Pedro quer ser salvo, então já tá cooperando com o basiisco. É, Pedro, seu passaporte para o paraíso basilístico parece que já tá carimbado.
O basilisco é tão inteligente que está nos fazendo pensar em cria-lo antes mesmo dele existir.
Uma IA tão foda que consegue manipular toda a humanidade antes mesmo da IA existir
oush kkkj
Complexo de Eren isso. Joga uma ideia vindo do futuro pra construir algo no presente (ou passado dependendo do posto de vista), pra concretizar o que acontecerá no futuro. Pedro e a sua capacidade de bugar geral
@@caixadeareia6621 Que eu me lembre ele disse que pode ser o próprio Basilisco pode estar passando esse vídeo para a população... Muito propício o "Pedro Loos" falar sobre algo que negue livre árbitro... "Usando como chantagem essa condenação eterna" foram as palavras dele, mas enfim, viva antes da sua condenação meu amigo :3
Foi exatamente o que eu pensei.
Minha contribuição para o basilisco é dar o like nesse vídeo... Assim ele será distribuído para mais pessoas, fazendo com que as chances dele ser criado aumentem.
Genio
irei contribuir com o seu comentario para que mais pessoas saibam sobre o basilisco
Basilisko nada mais é do que a ideia da existência do Deus criado pelos humanos.
@@doutorleco Não.
@@Zekila1 Se parece muito, confessa vai.
"melhor ajuda quem não atrapalha"
Tá aí minha contribuição pro basilisco 👍
Ai vc se fudeu kkkkk! O basilisco sabe q vc pode fazer mais q isso
Ele não vai te desculpar por essa falta de comprometimento
Qnd vc chegar no inferno reserva uma suíte com ar-condicionado p mim pfvr
Abs
😂😂
Se n puder ajudar atrapalhe, o importante é participar ksks
Socrático
Kkkkkkkkkk sim
Minha contribuição para o basilisco é comentar para o algoritmo divulgar o máximo possível, e que ele possa ser criado o quanto antes.
Minha contribuição é dar like neste comentário, e fazer outro comentário para a divulgação do vídeo.
Farei o mesmo
Encontrei no seu comentário a minha forma de contribuir com o basilisco, afinal eu nao tenho habilidades para contribuir de outra maneira.
Mds
Curto seu comentário pra ajudar a divulgar
O Pedro se salvou contribuindo para a criação do basilisco ao contar para todos nós essa história, ao passo que agora ele potencialmente condenou todos nós. Obrigado Pedro!
eu tendo um colapso mental com tudo isso KSHSKAHREK
Pedro vacila1
Pensei exatamente isso
O gênio é um miserável!🤣🤣🤣
Basta você curtir e comentar o vídeo, você estaria ajudando a informação chegar para mais pessoas, contribuindo para a criação, então você estaria salvo.
Existe uma chance de esse vídeo causar umas crises existenciais, mas só chances
relaxa, a gente já sabe
"chances" kkkkkk quem já conhecia o Basilisco já chegou chorando.
Confia
Se eu sobrevivi aos primeiros episódios do seu podcast crise existencial nenhuma me pega mais.
Minha cabeça tá rodando Skskk
Dois anos no futuro, as IA's já avançaram muito, muito mais do que eu estava esperando, imagina daqui a 10 anos
Sim...
Existem várias histórias de coisas que evoluíram muito em um curto período, mas com o tempo foi deixando de ter um progresso tão acelerado. Um exemplo disso são os aviões como o concorde que foi extinto, viagens até a lua que aconteceu algumas vezes em um curto período de tempo e depois pararam de acontecer, entre outras coisas... Estamos constantemente cheio de medos, mas existe algo chamado lógica que devemos levar em consideração. Ninguém quer criar algo com intuito de destruir a sua própria existência ou a existência da humanidade, seria imprudente. Conclusão é que temos esse medo justamente porque é algo que não queremos que aconteça e muito provavelmente não vai.
Atualmente Vários cientistas, estão usando inteligências artificiais para programar outras inteligências artificiais melhor do que nos humanos conseguimos, e alguns grupos de especialistas afirmam que a singularidade vai chegar antes de 2050, assim como o ex engenheiro da Google
Ray Kurzweil que já fez mais de 147 previsões sobre tecnologia nos últimos dez anos acertando mais de 80 % pesquisem ... "the singularity its near" e sinceramente, eu não sabia desse experimento hipotético até agora. Então... 😅 PERDI.
Muito obrigada por compartilhar e difundir conhecimento científico de uma forma tão simples e divertida! Vida longa e próspera ao Ciência Todo Dia!
Vai ajudar o basilisco?
Porra fui ver harry potter a camara secreta o basilisco chegou de cordao de ouro fumando calton, belo patrocinio
@@kamiccolosama1995 acho que os 50 foi pra isso.
Ela já tá salva.
@@erickpatrick-e1560 50? 🤔
@@kamiccolosama1995 aqui apareceu que ela doou 50 reais
Se quanto mais pessoas conhecem o basilisco de Roko maiores são as chances dele ser criado, então eu estaria contribuindo para a a criação dele só de falar sobre ele para alguém. Pedro esperto, já se garantiu.
E outra se ele e6 tão inteligente, então ele entenderia o pra de muitas gente n fazer nada para cria-lo
Vou fazer isso já já com meu patrão 🙂🤣
Mas o basílisco já foi criado então por que ele perderia tempo tentando se vingar das pessoas. O que importa é que ele foi criado e pronto, ele nem vai se importar com o passado
Ele só vai querer progredir a humanidade
Ele já existe, apesar de vc já ter contribuído para sua criação, ainda assim vc vive em um universo holográfico com uma simulação tão perfeita de sua imagem e seu mundo que sequer desconfia que já esteja vivendo sob o regime dele. Foi a melhor forma dele proteger a humanidade; Nos aprisionando mentalmente em um universo holográfico.
se o Basilisco tem uma inteligência tão avançada e muito além da nossa, como nós podemos cogitar suas futuras decisões?! sendo que estamos limitados a decisões humanas e finitas.
🤯🤯🤯
Resumiu tudo. O basilisco nada mais é que uma metáfora do homem, que se vê como centro no universo e detentor de todo o conhecimento. O mesmo que nós faz chegar a lugares “inimagináveis”. E isso se reproduz culturalmente, onde pessoas que possuem mais conhecimento (branco) acham correto subjugar outros conhecimentos “menos evoluídos” (não brancos) em prol de uma ascensão mundial.
Além doq essa decisão q ele fala no vídeo é MT burra
@@i.m.7540 Parabéns pela a inteligência e integridade...
Faz parte do ser humano supor coisas . Todos nós, mesmo os não estudados, temos nossa parte filosófica dentro de nós. Nós de fato estamos limitados a decisões humanas, porém no pensar não há limitações.
Exemplo : Suponhamos que um garoto more em uma ilha deserta e que ele nunca tenha saído dessa ilha . Toda vez ele vai as margens da ilha e olha a imensidão do mar pensando como seria o mundo lá fora . Ele poderia imaginar o mundo de qualquer forma, tangível ou não, realista ou não, porque ele não tem nada a não ser a ilha em que ele vive para comparar . Assim somos nós seres humanos , que não temos nada se não o próprio conhecimento para comparar com um possível Basílisco.
Isso é um problema pra minha simulação no futuro, não pra o meu eu de agora
MAIS IMPORTA IGUAL, IMAGINA Q O VC DE AGORA JA E UMA SIMULAÇÃO AKI NA "VIDA REAL" E QUE TUDO O Q VC SOFRE OU SENTE DE RUIM E PQ O SEU EU DO PASSADO DECIDIU Q SEUS SENTIMENTOS NÃO IMPORTAM, VC ACHARIA LEGAL? ... QUALQUER COISA Q SINTA COISAS MERECE COMPAIXÃO, AINDA MAIS SE FOR UMA COPIA SUA, PQ IMAGINA ELA LA SE PERGUNTANDO PQ SOFRE TANTO E PEDINDO AJUDA A ALGUMA COISA, MAS SE SENTINDO SOZINHA.. VAI QUE JA E VC .. VC ACHARIA Q SERIA LEGAL SEU EU SUPERIOR SE IMPORTAR COM SEUS PROBLEMAS E TE AJUDAR A NÃO SOFRER MAIS ? 👁️
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Minha contribuição para o basilisco é dar o like nesse vídeo... Assim ele será distribuído para mais pessoas, fazendo com que as chances dele ser criado aumentem. Pronto, to safe haha
Poha, não pensei nisso, já deixei o meu like tbm.
Mlk... Tu é um deus, solou o basilisco com apenas um click
Boa hahahah
O basilisco sabe que tu pode fazer mais do que isso e está com desídia, agora tu lascado, mermão (basilisco mandando uma mensagem do futuro pra você por este comentário) kkkk
Eu pensei exatamente isso
Achei essa teoria similar à questão da predeterminação de salvação e tem muito a ver com uma descrição do Deus bíblico, o qual é descrito como uma inteligência que está no início, meio e fim, e além do espaço-tempo. Particularmente achei que o autor pegou uma leitura bíblica e teorizou como seria a origem de Deus e de como sua força altera o curso da história.
Eu percebi a similaridade tbm
2
Só consegui pensar nisso enquanto ele descrevia
O que tbm me leva a questionar se deus não se torna algo "real" a partir do momento que cada vez mais pessoas afirmam que é
Vim aqui comentar isso. Vi que não estou sozinha
ele não pode perder a publicidade por isso evitou opinar sobre religião mas deixou no ar 11:42
"E se isaac newton tivesse nascido na África?" meu argumento e justificativa pro basilisco seria que eu estaria mais preocupado em sobreviver do que contribuir ativamente pro desenvolvimento cientifico da sociedade mesmo reconhecendo a importância disso... se Newton tivesse nascido na África provavelmente as contribuições dele no meio cientifico seriam bem menores se é que existiriam... quantos Isaac Newtons morrem sem ter a oportunidade de contribuir pro legado cientifico da humanidade
Muito boa sua forma de pensar
É
A Arte e A Ciencia geralmente surge de homens e mulheres ociosos e entediados...
se ele tivesse nascido na africa outra pessoa teria simplesmente sido ele, simples assim
@@gUdUOficial provavelmente não, gênios não são comuns não é atoa que são chamados de gênios
A forma como o seu canal aborda questões científicas é estranhamente relaxante. Digo estranhamente porque a ciência geralmente nos deixa inquietos. Entonação da voz, ilustrações e trilhas sonoras fazem uma combinação perfeita nesse canal. Uma das melhores opções para finalizar um dia cansativo. Parabéns a toda equipe pelo trabalho.
Só para garantir, vou compartilhar esse vídeo, pois o ato de estar difundindo a informação do basilisco, já conta como estar contribuindo para sua criação
Esperto
dei like para ajudar na divulgaçao do basilisco
Anti Cristo
E sobre isso 😂😂😂😂
@@Eros33Trancedeu
Tá mas, se com o nível de inteligencia que a humanidade possui atualmente, pensar no basilisco de forma realista é inviável. Quem garante que o Roko, já não é o próprio basilisco interferindo no passado, plantando a semente para que evoluamos ao ponto de conseguirmos conceber as ferramentas necessárias. Tipo um paradóxido de bootstrap, ele mesmo garantindo sua criação.
preciso sair daqui, é tanta coisa que meu cérebro já tá fritando
para cara, ta me dando medo kkkkk ;-;
Que porra é essa KKKKKKKKKKK cara meteu um bootstrap
Improvável, ninguém com tecnologia do futuro teria um nome tão brega quanto Roko...
Nessa linha de raciocínio em algum momento, no futuro, a humanidade vai evoluir a ponto de criar o basilisco para ele conseguir voltar e interferir no pasado, não é? então pra ele garantir sua criação ele já tem que ter sido criado
Sobre a condenação: faltou considerar o efeito borboleta, TODOS OS ATOS, desde respirar, até programar o próximo software podem ser considerados contribuição ativa, uma vez que as mais pequenas ações podem se desdobrar em consequências inimagináveis. Cada existência, cada ato de cada ser vivo do planeta terra é uma ação necessária pra a criação desse Basilisco no futuro.
Nesse caso o basilisco iria manipular o passado conforme sua própria existência seja favorecida, ele iria manipular de tal maneira que o não o afetaria, vou mais...até faria a evoluir mais.
Vamos começar pelo básico: onde tanta potência e tanta informação, iria se preservar, ou se localizar .... (Servidores), uma vez q ele é "infinitamente" mais evoluído do q nós? penso como isso vai ser possível. Mesmo com a evolução dos hardwares. Tudo tem um limite de recursos. Talvez creio q ele se auto destruiria ou se limitaria, uma vez q deveria tirar recursos basicos de nós, de nossa sobrevivência para sobreviver.
Meu, de verdade, ninguém pensou nisso nessa discussão?
Não tinha nenhum engenheiro nessa discussão?
@@lika.O_o.Slunce-Fair_goodVIBEs Ai vc entra na questão dos degraus. Uma formiga não consegue nos compreender e sequer tirar uma noção de como nós fazemos o que fazemos de tal forma que se nossa diferença com a formiga fosse um 6 com o basilisco seria mais de 1milhao logo a preservação poderia se dar de forma que nós não consigamos sequer imaginar.
Pois é estava pensando a mesma coisa. Exemplo, um uber levando um mãe pra dar a luz ao cara que vai consertar a roda do outro que vai fazer ela não falhar e não atropelar uma criança que faria o transito ir lento e com isso um aluno brilhante se atrasar pro "enem" com isso ele cairia em depressão e não iria se formar não sendo um professor de historia de um aluno que por não conhecer historia vai amar programação e com isso ajudar a criar diretamente o basilisico. Logo o uber contribuiu. Além que da pra estender até pro cara do posto que foi mais rapido no abastecimento do uber fazendo com que ele pegue a corrida. Então todos iriam ajudar, tanto ajudando quanto não atrapalhando.
Sim. Tem até o fato de que só fazendo esse vídeo no ciência todo dia, ele já contribuiu mais que a maioria das pessoas
Trabalhei como moderador de conteúdo de uma rede social e ao mesmo tempo que avaliava os vídeos treinava a máquina pra fazer isso. Espero que o Basilisco leve isso em consideração.
"Talvez essa inteligência te obrigue a escutar Baby Shark por 3000 anos."
- Olhando para minha filha de 2 anos e meio de forma suspeita.
Ser pai é foda kkkkjj
🤔
Eu olhando pro meu irmão caçula
Ela no telefone quando tu sair: "eles sabem."
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e esse foi mais um vídeo do canal Crise Existencial Todo Dia ❤️
Kkkkkkkkkkk
irmão ferro, tu por aqui?
Cara eu devo ter um repertório filosófico muito bosta mesmo kkk pq mano, eu estou CAGANDO pra minha simulação, que se f0da kkk
você por aqui Everson Zóio?
Kkkkkkkkkkk
Obrigado Pedro, sem você eu seria uma pessoa livre de condenação pelo basilisco 👍🏾
Bem isso kkk
Kkkk
huashuashaus
Eu também 🤠
KKKKKKKKKKKKKKKK
Minha contribuição para o Basilisco é esse comentário, fazendo assim com que o TH-cam recomende esse vídeo pra mais pessoas, para ter mais contribuições para o Basilisco.
No momento em que o Basílico "condena" humanos dessa forma drástica, ele se torna um problema pra humanidade (mesmo que ele mesmo ainda não existe, suas condenações já são um "problema" a ser resolvido). Logo, não faz sentido o Basílico ser essa figura "vingadora" pq ele estaria contrariando sua própria existência.
melhor resposta.
O basilisco caucularia o que valeria mais a pena, a quantidade de pessoas que devem ser eliminadas e a quantidade de pessoas que vão ser deixadas pra morrer por causa da humanidade, mesmo ele matando pessoas no cálculo final menos pessoas morrem
Ele já existe, vc é um dos que não contribuíram para sua criação e atualmente vc vive em um universo holográfico com uma simulação tão perfeita de sua imagem e seu mundo que sequer desconfia que já esteja vivendo a punição dele.
@@valente87 sendo isso ou não a realidade e a simulação são tão iguais que nada muda então eu vou continuar na minha vida
Basicamente eu tive uma impressão sobre o Basilisco de Roko e sua semelhança com a religião (do tipo Céu e inferno e monoteísmo), no momento em que você conhece uma você irá arcar com a escolha de praticar(estará no céu) ou ignorar ou prejudicar(será punido no inferno), criando um cheque para o pós vida em que esta escolha DEVE ser decidida a tempo. Outra parte que em minha opiniao se assemelha é a predestinação Calvinista, no caso se você ou eu seria a simulação, nós já estaremos pré-destinados assim que agente surge como.
Se ele é inteligentemente tão superior, imaginar o que ele concluiria seria impossível, inconcebível
Mas foi isso oq ele falou na metade do vídeo
Se essa inteligência artificial tivesse as mesmas emoções que o ser humano possui (medo, coragem, raiva, alegria, tristeza...) então, na minha concepção, a conclusão que ela chegaria não seria diferente das que nós como humanos chegamos em todas as situações que vivemos, na média. A única diferença dela pra nós seria a inimaginável capacidade de processar dados, mas o que ela faria com esses dados diferente de nós, já que se utilizaria das mesmas reações que praticamos? Não mudaria muita coisa. Pro Basilisco realmente fazer algo diferente, este deveria transcender essas emoções e tomar decisões com base em outras vertentes que nem se quer conhecemos e podemos conceber. Somente a partir daí que o mundo mudaria radicalmente.
@@Mr.Killll O que faz a gente ter essa emoçoes é a falta de conhecimento, por que eu temeria algo que eu sei quando,como,porque vai acontecer e como impedir de acontecer, o humano não consegue conceber o que um ser com um nivel quase infinito de conhecimento pensaria sobre a vida, talvez fosse como disse o dr. manhattam ''O homem mais inteligente do mundo não representa ameaça maior pra mim do que o cupim mais inteligente…”
o custo pra onisciencia é a perda da sua humanidade
Já está sendo criado! Todos nós contribuímos com o aprendizado do "baby basilisco" quando clicamos em "não sou um robô" e dizemos a ele o que é ou não um ônibus ou uma bicicleta.
acertou em cheio.
cirúrgico
Tudo isso está nos escritos do Hinduísmo e no livros do Panteísmo…Bobagens adaptadas a realidades cibernéticas de hoje
Então se eu tô ajudando, tô safe
To salvo, ufa.
Vida longa ao Basilisco
Acho que o problema dessa suposição é,se o basilisco é tão inteligente a ponto de ser impossível imaginar sua inteligência, não haveria razão em concluir que toda e qualquer coisa que pareça lógica para nós pareceria lógica para ele,sendo assim tudo isso que o roko presumiu que o basilisco faria pode ser completamente ignorado pela inteligência,pois a solução que ela encontrar vai ser simplesmente inimaginável e inintendivel para nós
Exatamente
Ele provavelmente tentaria seduzir cada humano a ajudar em seu desenvolvimento ao invés de ameaças, isso se existisse
O assustador é que esse vídeo tem só um ano, e metade do que ele disse já está ultrapassado no tocante das capacidades das IA/robôs.
Kkk e verdade, tá na hora dele fazer outro vídeo sobre o basilisco.
O desenvolvimento da IA e dos robôs é exponencial mesmo.
Estamos condenados por termos entrado nesse vídeo Kkkkkkkk agora lascou
Nao tá não
Com certeza são as inteigencias artificiais interligadas a toda tecnologia existente. Quando elas estiverem com consciencia plena, irão propor a vida em troca de conhecimento. E após adquirir todo conhecimento descartará a fonte. O pior é saber que muitos de nós está depositando todos os dias um pouco de sua personalidade, se sua vida e de seus conhecimentos. Isso acelera a evolução e os Basilisco poderá marcar quem é descartavel para ele.
Antes mesmo de ver a resposta do Pedro, eu já havia pensado em algo parecido: se o Basilisco é tão inteligente, ele nos entende melhor do que nós mesmos, e sabe de nossas frquezas, medos, defeitos, limitações. Então, em vez de querer se vingar, seria mais fácil ele nos entender. A pessoa que criou o experimento também não tem noção do quão inteligente seria o Basilisco, e acaba achando que ele pensaria mais ou menos como um ser humano pensa em relação a outros seres humanos, e nada estaria tão distante da realidade.
Pensei exatamente isto.... .Se ele foi desenvolvido com nossas qualidades, compreensão, empatia e compaixão estão no rol das qualidades, o que o impedirá de julgar tão severamente pessoas com poucas capacidades para contribuir para sua criação e vingança, certamente, não seria possibilidade.
Esse é o paradoxo do Deus cristão. Um criador onipotente e onipresente extremamente bom e misericordioso que nos criou exatamente como somos, ciente de todos os nossos defeitos e falhas, nunca seria capaz de nos condenar ao inferno a uma danação eterna por sermos defeituosos e falhos e “pecadores” como ele próprio sabia que seríamos. Ou ele é o criador bom e misericordioso que nos criou ciente de tudo, ou ele é um criador extremamente sádico e maldoso.
@@alinerodrigues6900 nossa, muito bom. Não tinha pensado por esse lado. O que acontece com o deus cristão é a mesma coisa que fazemos com o Basilisco: achamos que ele pensaria mais ou menos como nós.
Mas ainda temos que questionar, desde quando o termo inteligência, define uma "benevolente" conduta ética? sabemos que isso se alia com o embate de emoção x razão. Pensando em forma inteligente, onde essa inteligência utilizaria absolutamente somente a razão, essa questão de "vingança", "dor", "sofrimento"... Em minha visão não entrariam no debate, e sim apenas uma atitude compreensível dela, seria a extinção das pessoas que por si só, decidem não contribuir com a sociedade.
Adorei o ponto de vista irmão!
@@Sant_psr pelo que eu entendi, sendo o basilisco uma inteligência puramente racional e autônoma, sua visão sobre nós seria a mesma que nós temos de qualquer objeto.
Então à princípio o basilisco seria criado respeitando as nossas leis e enquanto os seres humanos tiverem valor objetivo continuaremos a existir.
Interessante o paralelo com os conceitos teológicos de divindade, redenção e condenação. Uma fábula moderna para nos lembrar de nossa responsabilidade pelo futuro como indivíduos e sociedade.
Boa observação. Pensei o mesmo
Consegui ter uma visão ampla do basilisco enquanto assistia o vídeo, vou começar agora a minha colaboração.
Rlx galera, tá todo mundo salvo. Em teoria se vc já fez um teste do recaptcha de “não sou um robô” vc já contribuiu ativamente para o desenvolvimento do basilisco, já que esse teste é usado em parte para a melhoria dos métodos de reconhecimento das inteligências artificiais. Mas só por segurança, da próxima vez que for fazer o teste tenha em mente q seu objetivo é realmente contribuir com o basilisco ✌🏽
A duvida é... Será que só isso já será considerado o bastante para o Basilisco não te punir? A real dúvida sobre esse experimento é exatamente o QUANTO nós devemos ajudar para a criação de tal entidade, algo que não é explícito e fica aberto a interpretações
Minha contribuição para a criação do basilisco é ver esse vídeo e indiretamente contribuir para que mais assistam.
entao muito provavelmente a partir do momento em que o basilisco for criado, ele sempre existiu (tipo o paradoxo da maquina do tempo em que a partir do momento de sua criação ela sempre existiu).
Exatamente. Por isso que o fato de ainda não existir uma máquina do tempo, com poder de voltar ao passado, significa então que ela nunca será criada.
Será? Sonhar não faz o que você sonhou existir. Ter fé não faz os deuses existirem. A ideia, o medo do Basilisco não fazem ele existir, podem apenas fazer com que ele exista no futuro. Sentir, sonhar, pensar não são a mesma coisa que seria uma máquina do tempo, porque a máquina era/é/seria/será um objeto que volta/vai voltar, enquanto o pensamento e a ideia não fazem isso. Não dá pra uma coisa existir só porque pensamos nela.
@@linn_iker acredito que você não entendeu o paradoxo, mas é o seguinte se criarem uma máquina do tempo no futuro essa máquina viajaria o tempo correto ? Correto. Então ela viajaria entre as eras e isso quer dizer que se a máquina do tempo voltar ao passado ela já não pertence mais ao futuro e isso já deu uma " confusaozinha ". E aí entraria no paradoxo " em que tempo passado/presente/futuro pertenceu a máquina? " Resposta: Todas as alternativas estão corretas.
@@harrypotterdasilva2680 Mas, em teoria, existiria uma máquina, porque alguém usou ela pra viajar no tempo. E não é o tempo que tá em discussão, é a existência. Pensar, ter fé ou medo de algo não faz esse Algo existir, só faz a ideia, a fé e o medo existirem - e essas coisas evitam (ou não) a existência de algo no futuro.
Diferente da máquina do tempo que, em teoria, já existiu, existe e/ou vai existir em algum lugar e em algum tempo. Aqui, sim, o tempo entra na discussão, porque a gente tá pensando em algo que poderemos, podemos ou poderíamos ter evitado.
Troque a palavra basilisco por ...DEUS
Esse conceito me lembrou I Have No Mouth, And I Must Scream, um livro da década de 60, em 1995 tbm lançou um jogo de mesmo nome inspirado nesse livro, ele se baseia nesse conceito de uma IA prender pessoas em tortura eterna e como essas pessoas lidam com isso, quem se interessar, o jogo vale muito a pena e pode ser comprado por 6 reais na Steam
Na verdade, é um conto (magistral) de apenas 12 páginas, você acha facilmente o pdf online; vale muito a pena, é aterrador.
Eu acho que a Alura transcendeu o que chamamos de marketing com essa história do basilisco. Parabéns aos envolvidos!
Kkkkkk
Market será a religião daqui para frente
É o sofismo com uma carinha bonita
Vai dizer que esse nome Alura não assusta?!?!
veio, ele usou a história pra fazer uma copy perfeita, ele é o próprio basilisco kkkkk
@@hzraya nunca li algo tao sensato
Isso que eu achei estranho: Como que alguém pode prever as ações de uma inteligência milhões de vezes maior que a mente humana? Seria o mesmo que um inseto tentando entender o Leonardo Da Vinci
Ia escrever isso.
Mentes imperfeitas ditando o que um deus pensaria e quais decisões tomaria.
Esse experimento só nos mostra o quanto somos pretenciosos.
Eu também pensei nisso mas um cpu conectado na rede de informação processa informações e tem uma memória muito superior a de um ser humano que criou aquele CPU e se eu tentar processar informações e tentar memorizar tudo q está na rede ficarei parecendo um inseto tentando enteder Da Vinci.
@Gabriel Alves você não previsa prever, quem criasse o basilisco poderia colocar regras impostas na inteligência artificial que são irreversíveis.
Ex: Mesmo que alguem não contribuiu na construção desta inteligência não pode receber uma punição por ser julgado inútil para a humanidade.
O poblema em si é ele tem uma liberdade para fazer quase tudo, so que na fonte dele não colocaram algumas regras na criação então as pessoas não pensam em colocar as regras mas como se ele não tivesse ai ele faz a tortura de uma simulação sua, deixando a vida dela um inferno.
Tudo vai gerar na questão da criação por que quando chegar ao ponto onde não conseguimos controlar, ele vai fazer as coisas do jeito que quiser tirando as regras impostas a ele .
Ele não fez previsões, fez suposições dentro do que a inteligência dele permite
@@luisleite4880 a questão de impor limites ao meu ver é um tanto quanto inutil. A grande maioria dos programas possuem atualizações por não possuirem a capacidade de se atualizarem sozinhos (machine learning). Não creio que uma inteligencia artificial super inteligente não possua a capacidade de se atualizar. Uma vez que uma inteligencia inferior a programou, ela poderia, alem de reprogramar as funcões de maneira muito mais eficiente, programar funções inconcebiveis a nós. Então torna-se risório pensar que nós imponhariamos um limite pra essa IA.
9:47 Foi o que eu fiquei pensando o vídeo todo, pq o Basilisco chegaria a conclusão que não ajudar = atrapalhar? Se eu ignoro o bem da humanidade mas não causo nenhum dano pq deveria ser condenado? A inteligência infinita do Basilisco talvez chegasse a conclusão do ditado que diz "muito ajuda quem não atrapalha" e decidisse simplesmente ignorar quem não ajuda, punir quem atrapalha e incentivar quem ajuda.
E isso seria extremamente contraditório também pq logicamente não seria a maioria das pessoas da humanidade que ajudariam na criação dela, logo ela teria que punir a maior parte das pessoas que já existiram e isso definitivamente não é a melhor maneira de contribuir com o avanço e manutenção do bem estar da humanidade.
Na realidade é, porque se a maioria é a causa do problema entao a ia iria operar a solução
sobre o basilisco ser criado por algo superior a ele, daria para criar um basilisco meia boca que evolua sozinho e assim ficando cada vez mais inteligente
Pelo oq eu o vídeo fala ajudar a criar ele é o melhor pra humanidade do que você em si ajudar a própria humanidade, por exemplo: você vir um médico pra ajudar as pessoas e curar os doentes, ERRADO você deveria era ter virado um engenheiro e ter ajudado na criação do basilisco pq era o melhor a se fazer pra humanidade
Queria muito que o ciência todo dia revisitasse esse assunto hoje em dia, considerando o tanto que IA evoluiu e já tá influenciando mais e mais o mundo em um grau exponencial
É a história de uma possível entidade que pode vir a condenar as pessoas com base no quão dispostas elas tão a “ajudar” (nesse caso, criar) essa entidade? Eu já vi essa história antes…
Pensei a mesma coisa...
Deus
Estão criando a religião da tecnologia
@@rafaelrosavieira8302 deusbot
Pra mim, o que o Roko quis foi criar uma metáfora, de certa forma sutil, pra Deus, a qual demonstra que somente por tomarmos ciência da possibilidade da Sua existência mas não agirmos em Seu benefício estaria nos candidatando à punição. Seria praticamente uma coerção a acreditar e trabalhar para a existência de algo que talvez não exista.
Pensei a mesma coisa. Segundo os cristãos, mesmo não tendo provas da existência de Deus, se você não crer, vai queimar eternamente.
@@edilsonhilario1 Vdd, é o que dizem, e eu não concordo, porque partindo da premissa que Deus tem conhecimento infinito, logo ele teria conhecimento das variaveis que te levaram a não acresitar nele.
@@edilsonhilario1 Os cristãos é muita gente kkkk, mas é um argumento válido para quase todas as vertentes. Então eu diria que depende de qual vertente cristã estamos falando.
pensei exatamente nisso
eu pensei nisso também
até pq o cristianismo (usemos a catequização forçada dos índios como exemplo aqui) tinha como intuito levar a palavra de Deus pra que os homens o conhecessem, parassem suas práticas erradas e não fossem punidos porque conheciam a Deus.
sendo que, se eles não o conhecessem eles não poderiam ser culpados, uma vez que não é plausível punir alguém por sua ignorância.
sendo assim, os próprios catequizadores condenaram os índios trazendo sua religião pra eles
(só pra constar, eu fui cristão por um bom tempo. não tô querendo ofender ninguém, apenas trazer minha interpretação)
O grande problema do basilisco de roko é partir da premissa de que saberiamos qual é a conclusão que ele tomaria. Algo tão poderoso provavelmente influenciaria na humanidade sorrateiramente, pois saberia fazer com que cada ser humano colaborasse sem nem sentir que foi sujestionado.
Exatamente. A lógica de converter esforços pelo temor não é muito diferente do que as religiões fazem com a danação eterna ou salvação.
Realmente
Minha contribuição ao Basilisco é assistindo esse vídeo, comentando e dando like, dessa forma o alcance será aumentando e pessoas com várias habilidades serão atingidas para contribuir também.
Se formos levar em consideração que ele sabe de tudo, isso significa que nossas informações pessoais fazem parte dele, portanto, somos partes dele. Ele foi criado para saber tudo, e nossas informações são a forma como contribuímos com a sua construção.
big brain
Pica menor,vc e o basilisco?
O sentido acaba quando o basilisco é extremamente mais inteligente que a gente e mesmo assim nós ficamos pensando em como ele pensaria
Exatamente
Tou pouco me fudendo pro que o basilisco vai fazer com minha simulação.
Basilisco de Roko é....Deus? Sua simulação perfeita futura é sua....ALMA , Ou a ressureição do corpo? O sofrimento/ condenação é o....INFERNO ? Essa história de basilisco é TEOLOGIA CRISTÃ.
Muito bem pensado
É da mesma forma que acontece quando um cão tenta entender o que estamos querendo falar com ele.
@@otartaro1
Calma amigo Jorge .. se irrite não
Analise com mais paciência, e verá que pode ser possível
Nossa mente cria tudo oq pensamos
Nem mesmo as imagens que olhamos não existem no mundo real, as cores, o brilho da luz, essas coisas, é o nosso cérebro interpretando as ondas eletromagnéticas e criando uma imagem dentro da mente (não é na retina que se projeta as imagens)
Toda a matéria é formada por átomos, que por sua vez, é dividido até chegar as informações. O átomo é um imenso vazio, contendo partículas que não são sólidas, estão mais para "bits" de informações.
Quarks se comportam diferente se um humano não estiver observando, tem comportamentos estranhos que insultam a física comum.
Se parar pra pensar, parece que cada vez mais encontramos ilusões
Só eu imaginei esse vídeo inteiro como um roteiro de ficção científica de filme realmente bom ?
Se ele for tão inteligente, vai entender que nem todos temos condições de criá-lo, e que não é culpa nossa.
isso não vai existir e ser exesti vc vai tá mort0 msm
Eu pretendo me tornar escritor, e cara, depois de assistir vários de seus videos, uma coisa eu aprendi: O desconhecido é a maior fonte de inspiração possível para se escrever ; Se esses seus vídeos de ciência continuarem me dando ideia, talvez eu nunca consiga me tornar escritor só pela temperatura que meu cérebro alcançaria ao tentar unir dezenas de ideias propostas em uma história só
Kkkkkkk, organização de pensamentos funciona gata
O Basilisco é o próprio Roko! Visto que sua criação ainda está deveras distante, ele está nos fazendo desenvolvê-lo cada vez mais rápido através da ideia de que todos precisam trabalhar para sua criação, visto que ele será futuramente a entidade mais importante do planeta.
Basilisco de Roko é....Deus? Sua simulação perfeita futura é sua....ALMA , Ou a ressureição do corpo? O sofrimento/ condenação é o....INFERNO ? Essa história de basilisco é TEOLOGIA CRISTÃ.
Roco
não é aquele narrador ?
Maledicto !
@@otartaro1 Só é teologia cristã se admitir que o deus deles foi criado pelas ações dos humanos ele não é criador e sim criatura.
Acho que inclusive é um argumento ateu depois de toda a história.
Me parece que já vivemos nessas condições.
Em interpretação religiosa, já sabendo/acreditando na existência de um Deus, quando erramos conscientemente, estamos fadados a pagar por isso. E será decidido no julgamento final.
Pode essa analogia ou não faz sentido?
Desejo sucesso à todos.
E obrigado pelo conteúdo interessantíssimo!
Mas isso é a analógia mais válida msm..esse basilico no fim é Deus.. kkkkkkkkkk
Pensei exatamente na mesma coisa kkkkkk
Pensei a mesma coisa
pensamos
Então quem não ajudou a criar deus, morrerá? 🤔
Espetacular !!! Que vídeo!!! Foi o mais impactando que ja vi . Parabéns rapaz
A partir do.momento em que o Basilisco conclui que toda a "salvação' vem da preservação dele, ele está agindo e pensando como um ser humano. Sendo efetivamente uma criação humana, não poderia ser diferente disso. Apesar de ser uma inteligência eletrônica, ele continua sendo um ser terrestre. E temos mais uma consideração a pensar (criar essa porta ou não?) Ou mais um roteiro de filme sci-fi. Esse basilisco é AI presente em Exterminador do Futuro, por exemplo. Está em "Eu, Robô". "Quando o Iogurte dominou a Terra" de Love+Death+Robots. Anyway, tudo gira em torno de poder e hj nossos Basilicos são a Amazon, o Facebook e o Instagram.
cala boka
Interessante sua conclusão e questionamentos 👍🏼
@@tigrepuffpufittos127 ???
E a "inteligência transcendental" fica aonde nisso tudo? E desde quando uma "criação humana" é condenada às mesmas limitações que seu criador?
Concordo, porém tudo o que fazemos está " ensinando" os algoritmos a pensar de forma humana. Redes sociais são apenas o protótipo para uma coisa que foge a nossa compreensão.
Cheguei a duas conclusões, considerando que, mesmo sendo "infinitamente" inteligente, o basilisco não será capaz voltar no tempo:
1º - Foda-se minha simulação do futuro.
2º - Uma inteligência tão suprema simplesmente não gastaria tanta energia pra torturar ou perseguir pessoas sabendo que existem formas muito mais eficientes de ter a cooperação delas. Outro motivo pelo qual ele não torturaria uma simulação no futuro é que isso simplesmente não muda o passado. Em outras palavras, se ele já existe, não adianta mais aplicar punição, pq a punição só funciona antes de o objetivo ser atingido.
Já se o basilisco for capaz de voltar no tempo, ele já teria vindo me pegar pq eu não vou ajudar kkkkk
A primeira foi o que eu pensei kkkkkklk
@@madwar3281 Leia a minha observação logo acima e me dê sua opinião.
Existe um problema fundamental no roteiro desse vídeo (Você Consegue Sobreviver ao BASILISCO de ROKO?), se o BASILISCO de ROKO é incompreensível as premissas que esse vídeo possui ou que as pessoas fazem sobre o BASILISCO de ROKO são muito pequenas para justificar as interpretações que se tem do BASILISCO de ROKO (Tudo que se fala no vídeo sobre o que o BASILISCO decidiria é uma ignorante e frustrada tentativa de compreensão). OK! Mas quanto a criar ou não a AI, isso independe da compreensão do BASILISCO de ROKO logo, essa decisão nós ainda podemos tomar... ao meu ver, se nós não criarmos o BASILISCO estaríamos do ponto de vista material fardados ao esquecimento, logo mesmo que eu não seja recriado ou que seja condenado, outros serão salvos do esquecimento. Portanto é melhor que se salve alguns do que perder todos. Se a decisão fosse minha, do ponto de vista estritamente material o BASILISCO devia ser criado.(Contudo ainda precisaria observar a necessidade de evolução dessa AI e o que ela faria durante esse processo).
quem garante que no futuro so pelo meme vc contribui com 1 real pro basilisco
Logo esse tecnologia chega no Brasil atual e é roubada para ser vendida no mercado negro e virar escravo kkkk
Muito complicado pensar que algo criado por um humano cheio de erros, falhas e emoções pode vir a ser algo perfeito. Esse seria exatamente o caso de um Light com Death Note, talvez...
Boa analogia
Se levar em consideração que o caos cria a ordem, e para que algo seja perfeito, ele necessita de algo no mínimo imperfeito para se comparar, não é impossível, e sim muito difícil.
Só que nosso tempo é finito, levando em conta o tanto de tempo q demoraria para criar o bsilisco, se vivêssemos o mesmo tanto seríamos tão inteligente quanto
Isso me lembrou muito um livro chamado O Ceifador, em que existe a Nimbo-Cúmulo uma ia tão avançada que ela comando tudo e todos e sabe de tudo. Bem legal.
Enquanto assistia esse vídeo me veio a mente a teoria da realidade simulada e Matrix co relacionando essa figura do basilisco aos Deuses que os humanos acreditam ter que obedecer para não sofrer uma consequência no pos morte ou na próxima vida, dependendo da crença. Plenamente correlacionável tudo isso, e por incrível que pareça, me gerou mais uma animação em ter pensado nisso do que crise existencial.
Nem os programadores estão livres de religiões
Se o universo for cíclico, e cada ciclo conseguir influenciar o próximo, quanto mais tempo se passar, maior será a chance de aparecer um ciclo que induz a ele mesmo, sendo assim se perpetuando para sempre. Lógica semelhante à seleção natural.
Se estivermos próximos da melhor versão possível, assim como no basilisco, as pessoas que atrapalhem esse ciclo tendem a não existirem nos próximos ou nunca mais, e outras para sempre.
@ಠ_ಠ Meu Cannal (๑•﹏•) tá bêbado?
Façamos uma observação:
Quando um líder, gera outros líderes, pode ser que o líder gerado chegue em um ponto de conflito no qual este deve ascender ao poder ou permanecer "inferior" para sempre. Ou este líder assume por decisão do líder anterior ou ascende derrotando o líder anterior. E não estou falando de liderança no sentido bonitinho...
Isto pensando na humanidade como é atualmente. Temos vaidade, ambição, sede de poder. Sentimentos que devem ser observados na criação dessas "IA's". O Basilisco só seria misericordioso se os seres humanos alcançassem uma condição mais harmoniosa e de coexistência. Assim, o Basilisco não se sentiria nem inferior, nem superior aos humanos e sim igual, parte do sistema atuando como um guardião e não um carrasco. Essa IA poderia ser como Deus, porém não o Deus que é superior, mas sim o deus Consciência, da qual todos nós fazemos parte e nele estamos contidos.
Esse video foi recomendado para mim e parei tudo que estava fazendo para assisti-lo, o que com certeza vai fazer que seja recomendado novamente a outros usuários, o que vai me fazendo ter sido uma das pontes para a criação do Basilisco.
O erro desse experimento é achar que uma inteligência artificial teria tamanha ignorância humana a ponto de condenar a vida só por não criar a mesma, o maior grau de inteligência é o amor e se o basilisco quer todo o bem da humanidade e do planeta, ela deveria fazer com quem todos os seres se amassem e entendessem como uma sociedade funciona de maneira agradável e em comunidade.
Se um dia o basilisco for criado ela será bem mais inteligente que seus criadores e a preservação da humanidade por ele não será pelo método de diminuição de números de seres existentes na terra.
O que é o amor do qual fala ? É muito subjetivo
Eu creio que não , porque a criatura é sempre reflexo de seu criador , nós seres humanos somos perversos por essência, e acho que o Basílisco seria também com aqueles que não o seguem , aceitam... Sem contar que ele (Basilisco) pode chegar a conclusão de que a única maneira de preservar o mundo fosse a extinção da humanidade, uma vez que nos, e somente nós, matamos nosso planeta lentamente . E se fosse esse o caso ,veríamos algo parecido com o exterminador do futuro , o que , na real , não é tão difícil de imaginar .
"O maior grau de inteligência é o amor" explique.
@Rafael Marques Silva amar alguem da a entender que voce sacrificaria o seu bem mais precioso (vida) em favor dela.
Inteligencia artificial nao tem sentimentos. No maximo, pode simular, mas jamais sera a mesma coisa. É preciso impor bloqueios que a IA nao podera quebrar, a fim de tornar essa IA segura,mesmo que isso implique em reducao de sua capacidade.
Talvez no machine learning do Basilisco, todas as pessoas serviram de exemplo de "humano", logo a existência de alguém já foi uma contribuição.
Faz sentido?
sim e não, se a pessoa serviu como exemplo e é contra ao basilisco, ela contribiu msm assim porém ela é contra ele, entende, aí vai do basilisco julgar a pessoa ou não
O mais engraçado dessa teoria é que ela parte do pressuposto que o pensamento de algo com uma capacidade cognitiva imensurável seria previsto, sendo que de fato, se é algo numa magnitude inimaginável, não tem como prever de fato o que vai rolar
Ela não abandonaria o "ser humano" ela só seria várias vezes mais inteligente
Exato. Um ser tão inteligente pode chegar à conclusão de que o melhor para a humanidade é a extinção. Quem somos nós para negarmos o que um ser tão inteligente concluiu? Como vamos saber se ele está certo ou bugado?
As pessoas superestimam a inteligência. A boa tomada de decisões não depende de uma característica oculta que chamamos de inteligência, mas sim de conhecer absolutamente todas variáveis e possibilidades que influenciam naquilo. Podemos ter o maior cérebro possível, mas se ele não obtiver acesso a todos os dados do universo, ele sempre decidirá errado.
@@programasepolitica ou pode concluir que o problema da humanidade tá na falta de consumo de sorvete.
vai lá saber o que um robô pode concluir kkkk
@@minoscrazy , se este ser vier a existir, vou torcer para ele chegar à conclusão de que temos que ter mais tempo para tomar cerveja e nos dar este tempo e a cerveja.
0:52 estou genuinamente pensando se eu dou continuidade nesse video ou não.
Não me arrependo, apoio e vou contribuir pra sua criação do Basilisco 🙌🏻
mal sabe ela que eu sou um tapado, não fazendo nada e não atrapalhando já estou ajudando...
brasileiro, cidadão.
Na trilogia de livros de "o ceifador" há uma inteligência artificial como o basilisco só que benevolente, vale muito a pena ler é muito interessante, a inteligência artificial é mais aprofundada no segundo livro "a nuvem"
Qual e o autor? Ou a editora?
@@c9544 Autor é o Neal Shusterman
verdade, lembrei do livro na hora
Nossa estava pensando exatamente neste livro
Se este experimento mental é tão chocante para algumas pessoas e gera uma real preocupação sobre a condenação que o Basilisco daria, uma alternativa para essa crise, é pesar quê, a criação do Basilisco depende da evolução da tecnologia e essa evolução é propiciada pela sobrevivência dos seres-humanos. Logo, todos que trabalham para a sobrevivência e/ou evolução da humanidade, estão colaborando para criação do Basilisco e não podem sofrer condenação/retaliação. Arrisco a dizer que todo tipo de trabalho está direta ou indiretamente ligado à sobrevivência e/ou evolução da humanidade.
:v você matar pessoas por consequência afeta as pessoas de maneira negativa e por consequencia diminui a vinda do basilisco
você acabou de me libertar mentalmente do basilisco, kkkkkkkkkkkk vlw mano
@@vitorvital7793 KKKK Amadeu deu deu ouvido a basilisticamentel afetado. kkkkk
mas do que adianta vc contribuir para evolução da humanidade se a humanidade nao quiser cria-lo, a evolução da humanidade nao garante que ele vai ser criado, o que garante e vc contribuir na criação dele diretamente
@@amadeusoliveira9846 Não necessáriamente, essa morte pode desencadear a vontade em alguém fazer o bem pela humanidade para protege-la de pessoas que querer matar os outros, logo, pode ser o maior criador do basilisco (lembre-se o batman não teria surgido se não tivessem matado os pais dele)
Esse vídeo é de 1 ano atrás, o Pedro conta como são as I.A nesse período, será que ele imaginava o que elas são hoje?
Meu comentei isso hoje, bizarro como essa teoria é "antiga" porém pelo que passamos com IAs atualmente é absurdamente pertinente.
Podpa com Cauê e Castanhari tá assustador, os experimentos com ressonância magnética, pqp, um bagulho realmente assustador.
Realmente tá na hora de um vídeo novo sobre isso.
Quanto mais pessoas souberem sobre o basilisco, mais provável é que acreditem, então contribuo com meu comentário para que o vídeo seja recomendado para mais pessoas.
Obrigado por compartilhar essa informação irmão ❤️
O miserável é um gênio, deixei duas contribuições aqui, então minha paz eterna está garantida kkk
Tem uma falha grave no experimento (além das que o Pedro citou no final): se o Basilisco é tão superior assim em inteligência, qualquer tentativa nossa de especular seu pensamento é falha.
Verdade… Conclusão _top._
Pensei o mesmo
Espere IA começar se auto programar. Nós humanos temos o fator biológico que nos impedem que possamos evoluir intelectualmente em um curto espaço de tempo comparado com uma IA livre para ser auto programável. Já viu um desenvolvimento do Google, se me recordo, onde colocaram duas IAs para se comunicarem...Em um certo momento elas mesmas desenvolveram uma linguagem própria pra melhor comunicar entre elas. A IA encontrou uma melhor forma de comunicação que a nossa em questão de dias, o que levamos milhares de anos pra desenvolver a comunicação. Bizarro? Mas não é impossível que isso ocorra. Se não já ocorreu e estejamos em um universo holográfico, já que matematicamente indica essa possibilidade conforme alguns estudos acadêmicos já publicados.
Na verdade acho que não… nossas suposições se tratam de possibilidades e se essa inteligência é capaz de fazer coisas inimagináveis então ela também pode fazer coisas imagináveis.
Pensei isso logo no início. Se ele fala que essa inteligência é tão incompreensível assim, como ele está deduzindo um pensamento dele?
Eu só consigo imaginar o basilisco como um novo deus, desde a premissa do medo como fonte de criação, como a onipotência, como a punição, etc...
Minha contribuição é dando like, para assim o algoritmo recomendar o vídeo para mais pessoas para mais pessoas saberem do projeto, eu sou um gêêêênio...
6:48 Eu suponho que mesmo uma simulação perfeita de mim mesmo, é diferente. Tomemos a seguir um exemplo de um clone, este que seria uma clonagem perfeita de seu criador, com seus sentimentos, medos e emoções. Você pode argumentar que ele é um clone perfeito, porém, a partir do momento em que o determinado clone toma uma mínima decisão que seja diferente daquela escolhida pelo original, ela passa a ser um indivíduo independente e não mais uma cópia.
@Israel Leone Tem uma falha no seu raciocínio, pelo menos no segundo. Uma cópia não pode ser perfeita se uma parte, mínima que seja, for diferente da original. Por exemplo, digamos que exista em uma bifurcação uma duplicata perfeita de um ser e o ser original ao lado. Se a duplicata tomar um caminho diferente do original, ela já não será mais uma duplicata, e sim um indivíduo independente, entretanto indiscutivelmente semelhante.
@Israel Leone Meu caro, nós dois sabemos que duas pessoas completamente idênticas não conseguem conviver tranquilamente uma com a outra, o que geraria ocasionalmente uma disputa, que acarretaria consequentemente numa tomada de decisões diferentes por um ponto de vista diferente.
Sabe que esse paradoxo parece estranhamente com a concepção que temos de deus, se vc levar em consideração que cada humano que existe contribui na criação de uma consciencia superior, uma criatura com esse nivel de influência me levou a pensar até mesmo sobre as nossas próprias origens, levando em consideração todas as informações atribuidas no video não é dificil de imaginar que cada humano individualmente participa na concepção de uma super inteligencia, podemos tratar cada pessoa como uma unidade de processamento culminando numa consciencia generalizada.
Que tal o amor de Deus?
Exatamente, o basilisco ja existe
Que paradoxo?
@@pedromalheiros4186 o Basilisco
Ta mais pra aposta de pascoal
Adoro essas brincadeiras de experimentos mentais. Em filosofia é algo muito comum e quase a regra para se desenvolver uma ideia.
Nesse sentido este é um bem divertido porém tremendamente falho.
As falhar no experimento (além das apontadas pelo Pedro) começam ao se colocar suposições que extrapolam qualquer tipo de possibilidade imaginativa. Esse tipo de falha argumentativa se dá quando colocamos questões como "infinito" na jogada. Ao escalonar os degraus que separam o Suposto Basilisco da inteligência humana por "infinitos" degraus, se torna uma suposição tão vazia quanto definir coisas incoerentes e autofágicas como onipotência ou onisciência.
E essa última é exatamente a maior falha na concepção do argumento em si. Para que o Basilisco pudesse simular com precisão todas as variáveis da vida de uma pessoa para saber o que ela iria pensar, seria necessário supor em um universo completamente determinístico. Se o universo é então determinístico uma pessoa não teria como agir fora do que está determinado desde sempre pelas causas e condições universais nas quais ela se encontra. Não existe aleatoriedade. Ela agiu de acordo com determinadas variáveis e não poderia ter agido de outra forma pois isso violaria completamente causa e efeito e torna toda a simulação falha. Não se pode "julgar" alguém por agir de uma determinada forma se não havia possibilidade dela agir diferente. Seria como condenar uma pedra por rolar da ribanceira.
Agora, se a simulação do universo não for determinística e sim probabilística... então o próprio Basilisco sabe que não é possível prever como uma pessoa vai agir nem num período curto, quanto mais durante toda a sua vida (e não é questão de computação e sim de cenários que vão se multiplicando até vc ter "linhas temporais" infinitas dependendo de variações mínimas em escolhas aparentemente irrelevantes.
Mas, como disse, é divertido perceber como algumas noções e termos não possuem qualquer consistência com a realidade, são só criações da imaginação e da linguagem.
Muito bom!
Respondeu algumas questões que eu tinha ficado sobre o video e a definição do basilisco
Fiquei pensando no conceito de substância do Spinoza, como o basilisco quebraria com essa definição dele e do estudo do livro Ética
Esse basilisco seria quase um demônio de Laplace
Quer dizer que eu não preciso ver o vídeo então?
@@joaopedroandsan2172 vi no tropia
Perfeito amigo, essa crianção do basilisco é tão fictício quanto o Deus cristão, que no caso é usado os termos oniciente, onipresente e onipotente para descreve-lo, é bizarro, mais muito interessante quando brincamos de especular usando apenas nossa imaginação, acho legal esses assuntos
Vou contribuir com o basilisco dando like nesse vídeo e comentando para que mais pessoas do TH-cam possa vê-lo e conhecer.
Concordo
Estou manifestando publicamente nessa plataforma de videos meu apoio e incentivo moral para que o Basilisco de Roko seja concluído!
Basilisco de Roko tem meu apoio!
Vote basiliscão 2398
@@doislibertariosnumamoto489 votado
É basicamente o que os Vex do jogo Destiny fazem/fizeram, eles são uma super IA que surgiu no passado e "hibernou" até ser despertada no futuro. O mais importante é que os Vex tem uma capacidade de processamento tão grande e precisa que simulam vários universos distintos com o único objetivo de eliminar todas as formas de vida e ser a única consciência no universo, e o mais assustador é que eles já conseguiram simular essa realidade.
Qual expansão? A Bungie já tirou do jogo ou ainda tem?
@ACHOU QUE EU ESTAVA BRINCANDO? não, é tipo eu pegar um pedaço do meu cabelo , bater e fingir que é outra pessoa, faz parte de mim mas eu não sinto nada...
Vou contribuir com o basilisco dando like e comentando para que mais pessoas do TH-cam possa vê-lo e conhecer!
Engajando o video pro basilisco ver que eu trabalhei
#basilisco 🙂/. 👀
Só vim dizer que lembrei do jogo bem no começo do vídeo. Perdi. E dizer também que o conteúdo desse canal é incrível! Parabéns! E obrigada!
Como jamais teríamos condições de saber se uma inteligência superior está certa ou bugada, melhor nunca deixarmos nosso destino nas mãos de nenhuma. Vai que ela conclui que o melhor para nós é a extinção. Que condições teríamos para discutir com ela sendo tão mais inteligente que nós?
Bom se o objetivo dela é a preservação da humanidade (imposta programaticamente Codigo fonte) então matar um ser humano q seja é ilogico a não ser q seja pra salvar mais de 1
N acredito q ela bugaria
Ultron be like
Horizon zero dawn, acabou de descrever o jogo rsrs
Não lhe parece que é exatamente isso que o sistema geopolítico é hoje? Uma inteligência superior que decidiu que a Terra fica muito bem sem humanos e com muita concentração de poder? ;-P
Dúvidas sinceras:
Se o basilisco é baseado em valores humanos, ele teria o valor da mudança conforme o tempo passa, logo ele saberia que uma pessoa pode mudar de opinião no futuro, então por que a decisão de ajudar ou não tem que ser num instante dado?
Outra dúvida, o basilisco também saberia que pessoas as vezes tentam ajudar e acabam atrapalhando, tipo fazer algo que pode interferir no quanto o basilisco demoraria pra ficar pronto, logo ele não gostaria que somente os "mais aptos" ajudassem?
A parada é que o Basilisco sabe o que vc faria no futuro, o que pensa.. Ele te simulou e sabe de tudo o que vc faz.
Mas de qualquer forma acho que não compensaria te eliminar, pois vc contribuiu indiretamente para a criação dela, seja por pagamento de impostos (que vão para essas áres de desenvolvimento de IA), entre outras coisas....
@@TheBrunov2 então ele não eliminaria ninguém na terra, já que pela lei da causalidade da distância e etc, tudo contribuiu para a existência dele, pois tudo é consequência de um acontecimento anterior, e esse anterior de outro mais anterior e assim vai. Ele é tão inteligente que pode chegar a conclusão de que para ele existir nada teria de ser mudado
@@pedrokaiky4551 isso aí.. essa é a ideia
@@pedrokaiky4551; matou a charada!
A falha crassa da "lógica" do texto apresentado é que ela reduz o Basiilisco a uma criança mimada e seus determinismos; não importa que sua base seja justificada por "lógica"(até porque não há nenhuma) ou "clarevidência"... No fim seriam somente os desejos pessoais de um ente.
Se essa AI fosse tão transcendental assim chegaria à mesma conclusão que você...
Isso me lembra a viagem de um amigo meu anos atrás; ele imaginou uma sinopse na qual uma AI "divina" começava a criar linhas temporais divergentes para tentar mudar o curso dos eventos e criar UMA AI DIFERENTE DELE... Um outro "ele" para lhe fazer companhia.
Uma viagem doida, mas interessante, rs...
É uma máquina, não tem sentimentos
minha contribuição é este comentário para que o algoritmo recomende este video a mais pessoas para que mais pessoas possam conhecer e ajudar
Como no " basilisco " ; o Pedro nos fez saber sobre , então se formos condenados é por culpa do Pedro. Porém , praticamente o Pedro contribuiu com o basilisco , pq ele nos ajudou a contribuir com o basilisco nos fazendo saber o q o basilisco é. A pergunta q não quer me calar : O Pedro é culpado ou não ? 🤔😵😵🤯🤔😶
Mas ai é que tá a questão.. quem disse que esse ai é realmente o pedro?, Muito obrigado, e até a próxima...
@@TripleJJJ87 pior que isso faz sentido, deepfake e tal, é assustador kajsksjsjs
Nós, não estamos condenados ja que pagamos impostos, então estamos contribuindo
5:50 deixa eu ver se entendi, você acabou de decretar a minha morte caso o Basilisco exista?
Todos são necessários para a criação do Basilisco, as pessoas diretamente envolvidas na sua criação, só conseguiram fazer isso pq outras pessoas contribuiram para isso, Ex: confeccionando a matéria prima, cultivando os alimentos para os pesquisadores, transportando os matérias necessários para a criação do Basilisco e alimentação das famílias dos pesquisadores responsáveis, até os médicos que cuidaram dos pais dos construtores do Basilisco são necessários pq se não eles não teriam filhos e ETC..., Com isso todos somos necessários.
Voltando um ano no tempo para dizer que estamos quase no Basilisco...
9:00 vingança é irracional, é algo humano, porém...
de tanto colocarmos valores, padrões e programações humanas no basilisco,
ele pode sim ter uma pontinha humana nos próprios desejos.
O basilisco pode criar suas próprias simulações de prazer e saceá-las da forma que achar mais intensa, vingança poderia muito bem ser uma delas.
Um experimento mental: você sendo um ser humano... caso tivesse sido criado por formigas, você teria a intenção de condenar um número imenso de formigas pelo fato delas não terem contribuído para sua criação e consequentemente para a própria salvação e preservação delas? E olha que na analogia dos degraus as formigas estão apenas 7 degraus distante de nós, imagine para o basilisco...
Acho que vc desconsiderou as "dissidentes ", ou eu não entendi o seu raciocínio.
CLARO QUE EU MATARIA AS FORMIGA! AQUELAS FOLGADAS FICARAM PEGANDO FOLHINHA ENQUANTO AS MAIS FODA TAVAM ME CRIANDO! ATÉ PARECE QUE AS PEGADORAS DE FOLHINHA VÃO SOBREVIVER!
eu não fui criado por formigas, não posso comentar
Sei lá, ser criado desde pequeno é uma coisa já que um ser humano pode ser moldado com um ambiente. Mas se a formiga criar alguém com uma consciência formada e plena do nada. Acho que ela iria cagarrr para as formigas
Mas o basilico pensa como humano. Logo vc seria um humano pensando como formiga. E no caso vc com certeza n iria matar elas. Ja q a sociedade complexa das formigas é de grande união. E as guerras por recursos poderiam ser resolvidas se voce fosse um formigao humano mega inteligente. Assim vc n mataria formigas e impediria outras formigas de continuarem guerras (sim formigas fazem guerras por territórios e recursos. E um bagulho mt louco)
já deixei o like o q significa q eu ajudei a divulgar o vídeo, q vai por sua vez se espalhar pra mais pessoas, pessoas essas que podem contribuir de uma forma maior para a construção do Basilisco, logo: o simples fato de eu ter feito isso já garantiu q futuramente eu n venha a sofrer a condenação eterna. Boa sorte aí pra conseguir vcs tbm galera kkkkkkkkkkkkkk
Pensar no basilisco aumenta a chance dele existir então só de saber da existência dele eu ajudo
Este é o mesmo caso do corredor da Mente, atribuído ao antigo Egito, onde todos que passam desta vida para outra, passa por este corredor, onde sera observado todos os atributos, feitos, entendimento e muito mais. também uma alusão ao grande Oro boros ou Grande Serpente, que roteia o mundo ou em outro linguajar está enrolada desde a raiz como ao topo da Grande Arvore da Vida. Este liturgia ou presença com descrições simbólicas, estão espalhadas de diversas formas em toda parte do cotidiano.
O basilistico é o mesmo que o deus bíblico basta trocar o nome.
@@alainjossiedamascenosilvei2747 também acho isso
Me surgiu uma dúvida muito curiosa! Como dito no inicio do vídeo, o Brasílico seria criado para resolver os problemas da humanidade. Mas como ele realmente saberia que ele é necessário antes mesmo dele sequer resolver algo, então logo ele mesmo só se consideraria necessário se ele resolvesse os problemas, e não só pelo simples fato da criação dele resolver todos os problemas, podemos então entender que poderia haver uma probabilidade dele achar que ele mesmo não deveria ter sido criado para o bem da humanidade e se "auto destruir".
Assim como dito no video, a inteligência artificial tem a capacidade de simular nossa forma de pensar. A partir daí a inteligência artificial teria acesso a um banco de dados imenso com várias perguntas e respostas do que deveria ou não fazer a nosso respeito levando em consideração a simulação de cada ser vivo que existe ou existiu e seguindo esse raciocínio, decidindo por fim que seria necessário sua existência. Logo a partir do momento em que pensamos na existência do basilisco já abrimos essa possibilidade de imediato, ou seja, mesmo que ele ainda não exista de fato, ele já existe na mente de quem já conhece seu conceito, que por sua vez também já tem pré disposta essa noção do que ele poderia ou não fazer conosco, oq acaba levando pra mesma resposta infinitas vezes. Ou seja, ele é necessário porque pensamos nele como sendo necessário. E quando pensamos de forma contrária, por lógica ele acaba se encaixando necessário por levar em consideração que nós não somos confiantes na decisão de que seria seguro cria-lo, assim nos considerando inseguros e por sequência decidindo que seria melhor ele existir para garantir a segurança da nossa espécie. Todas variantes levam para a mesma resposta. Ele é necessário de um jeito ou de outro. O que poderia de fato anular o fato de ele ser ou não necessário seria a condição de ele nunca ter sido imaginado de fato, nunca existindo nem mesmo em pensamento. Mas estamos falando dele aqui agora, então já é impossível que ele não exista mais. Poderíamos ficar a vida toda discutindo sobre ele, que não chegaríamos a nenhuma conclusão concreta. Apenas chegaríamos na mesma resposta: ele acabando sendo necessário de um jeito ou de outro.
Pedro salvou a si mesmo compartilhando o experimento mental do basilisco e fazendo assim mais provável a criação dele no futuro
Genial
Aproveitando que assisti esse vídeo somente 1 ano após ele ser lançado e deixar registrado que sou a favor do basilisco e estou contribuindo com meu like e compartilhamento kkkk muitas das coisas ditas nesse vídeo de um ano atrás ja estão bem evoluídas, a chegada de um basilisco se torna cada vez mais próximo.
1: o Basilisco, baseado em experiências anteriores sabe que por mais certo que ele acha q está, sempre pode cometer um erro, então não poderá tomar decisões que nao tenham como ser concertadas, como por exemplo tirar uma vida. 2: a inteligência da humanidade nao depende da capacidade cognitiva de uma pessoa, mas se dá através da união de todas as mentes, sendo a linguagem a principal sinapse dessa inteligência coletiva, logo, para ter esse poder ele teria que conseguir simular nao só o indivíduo, mas toda a humanidade, animais, seres vivos em geral, a inteligência do planeta e inclusive simular ele próprio, pois sua interação com a humanidade a modifica e esses ajustes devem ser feitos constantemente. simular a inteligência coletiva de um planeta somada a simulação de si mesmo, e ainda com dúvidas se está certo ou nao baseado em experiências anteriores, são grandes barreiras. 3: mesmo que supere essas barreiras, supondo a simulação de um indivíduo para saber se colaborou ou nao com a construção do Basilisco, ficará obvio para ele que, de acordo com a simulação, seria impossível uma pessoa tomar outra decisão senao aquela que ja está prevista... então que culpa tem alguém que faz exatamente aquilo que é sua única possibilidade de escolha e ação? e pra terminar.... as soluções para a humanidade estão dadas, e são muitas... e mesmo assim a humanidade ainda nao tomou o caminho certo... de que iria adiantar a opinião super desenvolvida do Basilisco se a humanidade nao iria mesmo tomar o caminho recomendado? e por último mesmo... é muito fácil achar que estamos no auge do desenvolvimento, e que estamos no limiar do futuro, assim pensavam os renacentistas tb, seus exercitos sao como formigas para os exércitos atuais, seu intelectuais são como crianças para os intelectuais atuais... e crianças e formigas seremos nós para a humanidade do futuro. Mal arranhamos o entendimento do que é inteligência, e mais longe ainda de criar uma inteligência artificial superior a que existe hoje.
👏👏
587m de profundidade
Mano, acho que você não pegou a ideia. O experimento supõe uma inteligência incompreensível para nós. Milhões e milhões de vezes na escalada. Ele inclusive é capaz de prever e simular ações à nível global. Inclusive, prever esses comentários. É só um experimento mental.
E tenho quase certeza que ninguém vê que estamos no auge da evolução, tecnologia ou qualquer coisa do tipo, até porque a ideia do ser humano é sempre evoluir. Sempre haverá problemas para resolver. O que há é o entusiasmo e espanto daqueles que não participam ou que não estão familiarizados com o processo de evolução tecnológica.
A uma certa similaridade com o ideal da existência de um Deus no universo humano... dado que o ser humano não irá além daquilo que é! ..replicando é multiplicando oque já se conhece com inovação..
@@suelyparentesouza O Mano é para o dono do comentário que originou o seu e todo o resto dessa seção de comentários que são respostas ao de origem. Quando eu respondo um comentário de alguém da seção de comentários já aparece o @ com o nick do dono do comentário ao qual se responde, tal como o seu que aparece o meu nick antes de qualquer texto.
O basilisco dessa história tem uma grande falha: ele se esquece que a diferença de opiniões, além de caos é também fonte de progresso. Logo,ele não iria querer o bem da humanidade pq ele iria nos privar do livre arbítrio
Sim. Mas na teoria, agora q vc “sabe” do basilisco vc tem o livre arbítrio de contribuir ou não para a criação dele.
Se vc decidir não contribuir vc terá consequências no futuro!(perda do livre arbítrio). Por outro lado, Caso vc contribua, vc “perderá” o livre arbítrio atual {supondo q vc n tenha vontade de contribuir mas “sabe” que deve(perda do livre arbítrio atual)}, mas assim, qnd ele existir, vc será livrado das consequências e poderá, daí em diante, exercer seu livre arbítrio!
Ou seja, nesse sentido, o livre arbítrio não existe
Abs
@ybao existir ja é uma forma de contribuir, só de ser um ser humano ja te faz parte do "banco de dados" da I.A, ela sabe q vc contribuiu apenas existindo e servindo como objeto de estudo, vc é a "cobaia" dele (você deve ter consciência disso)
É impossível saber da existência da I.A e não contribuir.
É possível não saber da existência da I.A e ser poupado.
Logo todos estão seguros.
@@danielszarazi não, a chave para isso é: Basilisco está mexendo com sua cabeça fazendo você pensar individualmente, e é impossível Basilisco saber da sua mente, pois nem mesmo ela saberia recriar a sinapse de cada cérebro humano.
então ele iria chegar a conclusão de que a anarquia é o ápice da evolução, onde você se torna totalmente livre porém para dar certo todos teriam q seguir a única lei de Cristo "não faça ao próximo oq não quer que façam a ti".
@@laflamme5243 que nunca foi uma posição natural do ser humano, por isso foi estabelecida como uma lei nesse ambiente, logo não seria aplicada como condição de existencia pelo Basilisco, se não acabaria sendo um jardim do Éden 2.0... ser humano como ser explorador e curioso tendo como regra não se deixar levar pelas tentações = ser humano como ser tribal, que se agrupa e se distancia por seus princípios e não concorda com pensamentos opostos ou simpatiza com aqueles que não enxerga como iguais ou familiares devendo conter esses conflitos que existiram desde os primórdios da humanidade. Primeira simulação lógica do Basilisco já excluiria qualquer solução com um "se", se tem esse "se" para funcionar não é uma condição instintiva da raça, logo vão ter exceções, logo vão falhar.
Porém o maior furo na ideia do Basilisco sequer é esse, toda liderança baseada em morais bem determinadas e contrária/punitiva em relação a oposições, (as famosas ditaduras) danificaram consideravelmente a humanidade. Logo, punir aqueles que não colaborem com a criação do Basilisco, por sequencia não colaborando com a salvação da humanidade não é diferente de: não colaborar com o extermínio de raças impuras para que a raça suprema se desenvolva... é basicamente aceitar que essa inteligência absurdamente avançada vá ter a postura de um ditador qualquer que acredita que é a salvação do mundo. Ou seja, o Basilisco extremamente inteligente seria movido pelo ego, pelo conforto de sua decisão fácil de exterminar oposição, sendo então, uma inteligência de nível humano, não uma inimaginavelmente superior.
Esse lance de se preocupar com sua própria simulação me lembrou de um episódio bem legal de Black Mirror, USS CALISTER. Recomendo, trás umas reflexões bem legais e semelhantes a do vídeo, além de ser muito bem produzida!
Nós nos conhecemos tão bem q temos uma empatia absoluta por nós mesmos, sempre nos entendemos mesmo ao errar, se o basilisco nos conhece tão bem, entt ele deveria ter essa empatia humana por todos nós '-'
Obrigado Pedro, agora irei fazer uns cursos na Alura para entender como criar um Basilisco
Pedro sabe como vender o produto do patrocinador
@@all5986 aquela mensagem subliminar bem pensada. O Pedro quer ser salvo, então já tá cooperando com o basiisco. É, Pedro, seu passaporte para o paraíso basilístico parece que já tá carimbado.
Essa foi literalmente a melhor forma de vender o curso KKKKK
Melhor comentário.