É uma grande Honra para mim vêr esse vídeo pois em Fev de 1974 quando eu ingressava na na Varig para prestar exames de Tripulante tive o prazer de conhecer o Cmte.Macedo que já comandava o Jatão na TRANSBRASIL o Bac one elevem (B.111) conversei muito com ele no Santos Dumont é uma lembrança de uma época de anos dourados da Aviação e para à VARIG que posteriormente introduzindo na frota inicialmente os DC.10 os MD.11 Jumbo B.747 os Wide Body foram essenciais nas Rotas Internacionais o B.767 que também fez grande sucesso fora o magnífico ELECTRA que marcou profundamente mas o romantismo nostálgico do Costellation e Caravelle alem da Família Douglas ficaram na saudade da Varig ainda com um Serviço de Bordo supremo. 🇧🇷 VARIG VARIG VARIG (Variguinho)🌐🌎✈️🤗😉😋💙🙏👍👏🤝🥂🍹🥃🍷🍾🍰🥧🍽🍝🍜🧀🍲🍱🥗☕🥪🥤
Os Electra sempre sobrevoavam a minha casa quando decolavam de Congonhas no sentido Diadema. Muitas lembranças de um tempo em que voar era apenas um sonho de criança. Parabéns, Panda, por mais esse importante resgate. Você é a história viva da aviação. Abraço
Nossa bateu uma saudade... Meados dos anos 80, fui de Curitiba ao Rio, passando por Congonhas, ponte aérea. Foi a única vez que voei num Electra, mas sempre o admirava toda vez que passava por Congonhas. A sinfonia do acionamento dos motores é uma maravilha, nos mínimos detalhes. Obrigado pelo resgate deste belo vídeo...
Idem aqui no Rio, sempre passava rigorosamente sobre meu prédio e baixo (que moro até hoje no mesmo lugar, e é perto do aeroporto Santos Dummont a menos de 5 km), estremecendo a janela algumas vezes e até causando interferência na TV, era mais ruidoso que os atuais Boeing 737. Mas nunca viajei num Electra!
Voei muito nessa máquina, meu pai era da lufthansa e íamos como stand by, íamos almoçar na casa de minha saudosa tia na vila clementino. As vezes íamos e voltávamos na mesma aeronave com a mesma tripulação. Nostalgia pura.
Ola Panda bom dia, quando era criança e ia a casa da minha tia em Diadema-SP minha família e eu parávamos ali no terminal de Jabaquara e sempre víamos os Electras da Varig passando bem baixinho, que emoção era vê-los!!!! Parabéns pelo canal e pelas fantásticas estorias e historias.
Eu trabalhava no Banco Nacional dentro da sede da Varig entre 1989 e 1993. Quase todos os dias quando saia do banco subia para o terraço do SDU e ficava admirando essas máquinas, assim como os 737 e depois os A-319 da TAM. Era o aeroporto com a.vista mais linda do mundo: Avioes, mar , céu azul e montanhas!!! Pena que os aeroportos fecharam seus terraços panorâmicos!!! Tinha o bar Teco-Teco onde eu e minha namorada, hoje esposa, ficávamos vendo o vai e vem dos Electras!! Valeu Panda pela experiência de voltar no tempo!!
Acho que essas imagens deixam tão evidente o qto era bom viver esses dias que fica impossível uma pessoas sensível não ter essa sensação :) foram GRANDES dias... acredite!
Meu pai adorava avião e cansei de ir passar tardes no deck do restaurante do Santos Dumont, vendo os Electra pousando e decolando. Eu adorava o barulho ensurdecedor e ver aquelas hélices começando a girar uma por uma, he, he!!!
Curti muito. Saudades de um tempo que se foi. Meus queridos, Electra, Fokker 27. Até hoje escuto o "cantar" desses motores. Dos jatos o Fokker 100, Breguinha e MD11. Hélices ganham disparados.
Aviões Fantásticos ,,Eu ficava bem pertinho deles qdo trabalhava no pátio de Congonhas em 1982 levando os tripulantes da Vasp e as vezes levava tb do Electra ,, Abraços Panda aqui do Sul de Minas Gerais
Era muleque sempre que passava parava de jogar golzinho na rua com meus amigos e admirar , o sons dos motores até hoje me arrepia , muito obrigado 🙏🙏🙏 🐼
Jamais pensei que um dia iria me arrepender de reclamar do som dos motores durante os voos que fiz nessa fantástica aeronave, daria tudo para poder voltar a esse tempo e viver tudo novamente. Obrigado Varig por todos os voos que me levou em segurança. A maior viagem que fiz não tive a honra de apreciar, foi a viagem do tempo que andou rápido demais para mim.
Saudades que dá raiva. De um tempo que se foi, de um Rio que não existe mais, dos Electras que não vemos mais. Raiva do tempo que passou mas alegre de poder olhar todo esse passado pelas tuas publicações. Obrigado Panda por propiciar essa raiva. Essa raiva nada mais é do que saudades acima, muito acima, do suportável. Também da Varig, da Vasp, da TransBrasil que se foram.
Essa nostalgia que traz o ronco dos Electras chega a dar desespero, por querer voltar pra esses dias... hj, aos 54, tenho muitas memórias incríveis de um começo de vida profissional e um misto de sonhos, embalados por estes sons e imagens... Acabei na Música; mas meu envolvimento com a aviação nunca retrocedeu :) muito obrigado por dividir esses conteúdos com a gente!!!
Para quem não lembra: dificilmente ouvíamos apenas um Electra com motores ligados no Santos Dumont. Sempre que havia um partindo, havia também um chegando. O Santos Dumont com seu janelão panorâmico era como um parque de diversões onde as atrações se repetiam a cada 15 minutos, durante todo o dia. ...Os entusiastas mais aventureiros passavam um bom tempo na cabeceira 02, de onde assistiam as decolagens e pousos num ângulo ainda mais sensacional. Me pergunte como eu sei.
Não tenho palavras para descrever a saudade. De casa, na época do Brooklin velho, pelo barulho olhava no relógio para ver qual era o horário da ponte. As poucas vezes que estive no Rio, em Copa era o mesmo, porém do outro lado. Obrigado por dividir. Aliás, nesta semana comprei o livro do Electra, já li, passou na TV o filme do 007 no Rio, com Electra e para fechar com chave de ouro no coração lacrimejando este filme sensacional. Parabéns e obrigado.
Parabéns, like dado, fiquem com Deus, foi nele meu primeiro voo de avião, nunca vou esquecer o som dessa bela máquina, e sempre era rota deles aaqui em cima do prédio que ainda moro à 54 anos.Abraços e td de bom.🙏🙏👍👍MA RA VI LHO SO, sensacional mesmo e esse asovio dele é o que mais marcava qdo ele passava por aqui, nunca mais isso e esse tempo vão voltar.Uma época maravilhosa.
Nossa bateu uma saudade... Meados dos anos 80, fui de Curitiba ao Rio, passando por Congonhas, ponte aérea. Foi a única vez que voei num Electra, mas sempre o admirava toda vez que passava por Congonhas. A sinfonia do acionamento dos motores é uma maravilha, nos mínimos detalhes. Obrigado pelo resgate deste belo vídeo...
Lindo vídeo. Viajei agora. Nunca andei de avião mas o electra tem um lugar no meu coração tbm. Eu servi na Marinha e dei muitos serviços na Escola Naval, que fica ali atrás do Santos Dumont. E quando eu dava serviço de noite , de 20:00 às 00:00 Pra passar o tempo eu ficava contado os electras que pousavam e decolavam. kkk Esse barulho do motor trepidando nos meus tímpanos era música pra mim. Meu radinho na mundial Am nas madrugas e vendo os primeiros electras chegando e decolando . Isso lá nos idos dos anos 80. Que saudade. Revi a Escola Naval, a ponte onde eu dava meus serviços, Vi o andar onde eu servi no depto da armada. Chorei. Valeu pelo vídeo. Baixei pra guardar e assistir na minha TV em alto e bom som. Valeu.
Sou mais um que voou nele, como première. Vi muitas vezes eles em Congonhas, onde dividia meu tempo entre o xadrez da cabeceira e a varanda do restaurante ( um charme…). Obrigado, Panda!
Também voei nos Electra ll da LAP Lineas Aereas Paraguayas ! Esse aviao é tão bom que seu Primo Militar é Produzido ate Hoje , o Lockheed Hercules C-130 , esta na versão J , seu apelido na FAB é Gordo , agora o irmão Militar do Eletra ll é o P3 Orion que a FAB tem para patrulhamento maritimo ! O barulho é lindo ! Só perde para o seu concorrente mais velho o Vickers Viscont , esses eram os mais agudos que eu ouvi !
Grande Panda!!! Muito bom você ter postado o vídeo e áudio na íntegra, sem pôr musiquinhas "nada a ver" como pano de fundo. Não existe música melhor do que o som desses quatro motores em pleno funcionamento!!! Obrigado e parabéns pelo canal!!!
Gosto muito dos seus vídeos,pois consegue transmitir exatamente o que você está sentindo com relação aos momentos que viveu na aviação,essas lembranças nos remetem a tantas coisas boas que nunca mais voltarão!
Tive o prazer de viajar muitas vezes neste avião, principalmente na metade final dos anos 60 e 70. O vôo era suave e o serviço de bordo, ultra requintado. E como você disse, isso tudo ao som dos quatros motores, que eram como música.
Você é, de fato, um ícone. Consegue nos fazer reviver sentimentos que pareciam adormecidos. Viajava para S. Paulo toda sexta-feira no meio da tarde. Adorava fazer o trajeto a pé até o Electra. Ficava ansiosa pra decolar na direção do Pão de Açúcar, que eu escalei muitas vezes, e depois sobrevoar o litoral. Era lindo ver Angra dos Reis e a Ilha Grande lá de cima. Era uma emoção indescritível !! O ruído dos motores parecia música, realmente. Voltava para o Rio na 2a.feira, bem cedinho, para ir direto para o trabalho. Foi uma época inesquecível. Sinto-me privilegiada por ter conhecido o seu canal. Cada episódio é uma aula, uma lição de vida, um aprendizado de como valorizar cada uma das coisas que vivemos. E dá saudade, mesmo. Obrigada, de coração, mestre Panda🙏💙✈💙
Sons de motores que não tem igual para mim : Alisson 501 D-13, start, mudança de High Idle para Low Idle e vice versa, reverso. Pratt & Whitney JT8D reduzindo para idle pouco antes de dar reversível. Pratt & Whitney JT3D no taxiamento.
Eu estava na praia da Barra da Tijuca nesses dias do filme. Lembro de procurar os Electras no céu, pois era notícia o fim dos voos... Lindas máquinas! Que ótima sustentação com pitch baixo esse avião tinha! Decolava sem esforço...
Meu primeiro voo foi em junho de 1997 num breguinha da VASP, do Santos Dumont para Congonhas. O Electra já tinha saído de operação. Quando criança, no início dos anos 80, meu pai me levava á Congonhas para ver os aviões e o Electra era o que eu mais gostava. Aquele ronco nunca me sai da memória. Vez ou outra decolavam jatos pequenos (talvez Learjets) e eu achava horrível aquele barulho de aspirador de pó enquanto o Electra fazia aquele ronco grave, imponente, parecendo um bombardeio de filme de guerra. Vendo o vídeo fiquei com saudade ao mesmo tempo do que vivi o assistindo seu funcionamento aos sábados em Congonhas e também do que não vivi, já que não tive o privilégio de voar nele. Lindo registro, Panda. Parabéns.
Nunca voei Electra, mas sou fã. Fui um dos primeiros inscritos no PandAviation. Tbm faço aniversário 23.08 + TomCat... Manda ver no melhor canal de aviação! Abraços de Curitiba
Nossa! Quantas tardes passei nessas janelas do SDU olhando os Electras subindo e descendo, sonhando um dia estar no comando de um deles... Saudade define...
Aqui em minha região, próxima a CFB vemos de vez em quando os Lockheed P-3AM Orion da FAB em exercício. Aquelas hélices fazem um som maravilhoso, o mesmo dos Electra que via manobrando no SDU.
sensacional Panda, só voei uma vez no Electra, do RJ p SP, mas, na época, já pensava comigo, a ponte aérea nunca mais será a mesma, tinha mesmo que modernizar, mas deixou saudades...
Valeu Panda.....sou também um apaixonado pelo Electra; tenho aqui uma revista (Avião Revue), de 2016, e nela uma foto sua em Porto Alegre 1993 se despedindo do Electra II nas cores da ACS. (OBS: tinhas os cabelos preto e barba!)
Olha, se a internet tivesse cheiro, iria sentir o cheiro da gasolina de aviação queimando, e que impressionante as imagens dos detalhes das curvas da fuselagem, saudade demais. abraços pra vc Panda.
Saludos desde Paraguay!!! Vídeo fantástico del Electra de Varig. Yo tengo en mi casa una sección del estabilizador horizontal derecho del Lockheed L-188A Electra ZP-CBY de LAP y también portas de servicio del ala derecha del ZP-CBX. Abraço!
Caramba, conheci o Jafet nos vídeos do canal AGBadolato. Então além de ser um grande apreciador de Lincoln Continental e demais automóveis norte americanos também é um grande entusiasta do saudoso Electra hahaha que legal isso! Parabéns mesmo pelos vídeos Panda, sensacional. Abração!
Sensacional! Po, acionavam o motor #1 e depois o #4! No P-3 aciona-se na sequência, do #1 para o #4. Esse mesmo barulho, quer dizer, essa mesma música!!!
É uma grande Honra para mim vêr esse vídeo pois em Fev de 1974 quando eu ingressava na na Varig para prestar exames de Tripulante tive o prazer de conhecer o Cmte.Macedo que já comandava o Jatão na TRANSBRASIL o Bac one elevem (B.111) conversei muito com ele no Santos Dumont é uma lembrança de uma época de anos dourados da Aviação e para à VARIG que posteriormente introduzindo na frota inicialmente os DC.10 os MD.11 Jumbo B.747 os Wide Body foram essenciais nas Rotas Internacionais o B.767 que também fez grande sucesso fora o magnífico ELECTRA que marcou profundamente mas o romantismo nostálgico do Costellation e Caravelle alem da Família Douglas ficaram na saudade da Varig ainda com um Serviço de Bordo supremo. 🇧🇷 VARIG VARIG VARIG (Variguinho)🌐🌎✈️🤗😉😋💙🙏👍👏🤝🥂🍹🥃🍷🍾🍰🥧🍽🍝🍜🧀🍲🍱🥗☕🥪🥤
Nossa! Vivi bons tempos de ponte aerea com esse Electra!!!
Saudade!!!❤
Os Electra sempre sobrevoavam a minha casa quando decolavam de Congonhas no sentido Diadema. Muitas lembranças de um tempo em que voar era apenas um sonho de criança. Parabéns, Panda, por mais esse importante resgate. Você é a história viva da aviação. Abraço
Eu morava no Ipiranga e eles passavam bem em cima da minha casa quando decolavam no sentido oposto...
@@tonymietto e assim, com a iniciativa do @PandAviation, a gente vai reunindo fragmentos de uma história que precisa ser preservada...
Aqui no Rio tb sobrevoavam meu bairro, foram anos que o Electra fez parte da minha rotina.
Nossa bateu uma saudade... Meados dos anos 80, fui de Curitiba ao Rio, passando por Congonhas, ponte aérea. Foi a única vez que voei num Electra, mas sempre o admirava toda vez que passava por Congonhas. A sinfonia do acionamento dos motores é uma maravilha, nos mínimos detalhes. Obrigado pelo resgate deste belo vídeo...
Idem aqui no Rio, sempre passava rigorosamente sobre meu prédio e baixo (que moro até hoje no mesmo lugar, e é perto do aeroporto Santos Dummont a menos de 5 km), estremecendo a janela algumas vezes e até causando interferência na TV, era mais ruidoso que os atuais Boeing 737. Mas nunca viajei num Electra!
Espetacular! E o Jafet é doido completo rssssss
Voei muito nessa máquina, meu pai era da lufthansa e íamos como stand by, íamos almoçar na casa de minha saudosa tia na vila clementino.
As vezes íamos e voltávamos na mesma aeronave com a mesma tripulação.
Nostalgia pura.
Queria ter vivido esse tempo. Saudade do que nem tive. Já comecei a voar nos jatos da Varig
Casamento perfeito: Electra e a ponte área Rio - São Paulo. Obrigado, Panda. Forte abraço que segue do Recife e que Deus abençoe sempre!
O AVIÃO ELECTRA II,DEIXOU UMA SAUDADE ENORME NA AVIAÇÃO, COMO EU ADORAVA VOAR NESSE AVIÃO, MUITO SEGURO.
que show ele deixou muitas saudades principalmente aqui no rio de janeiro show de vídeo valeu
Ola Panda bom dia, quando era criança e ia a casa da minha tia em Diadema-SP minha família e eu parávamos ali no terminal de Jabaquara e sempre víamos os Electras da Varig passando bem baixinho, que emoção era vê-los!!!! Parabéns pelo canal e pelas fantásticas estorias e historias.
Que saudade.... Viajei muito para o RJ com esses Electras, gostava da sala no fundão . Quando mudou para o jato perdeu a graça. Valeu pelo vídeo
Sem dúvida, obrigado! Certas lembranças não tem preço
Me inscrevi na hora, maravilha de video!👏👏👏👏👏👏👏
Eu trabalhava no Banco Nacional dentro da sede da Varig entre 1989 e 1993. Quase todos os dias quando saia do banco subia para o terraço do SDU e ficava admirando essas máquinas, assim como os 737 e depois os A-319 da TAM. Era o aeroporto com a.vista mais linda do mundo: Avioes, mar , céu azul e montanhas!!! Pena que os aeroportos fecharam seus terraços panorâmicos!!! Tinha o bar Teco-Teco onde eu e minha namorada, hoje esposa, ficávamos vendo o vai e vem dos Electras!! Valeu Panda pela experiência de voltar no tempo!!
E vem mais nostalgia por ai... tem muita coisa no meu baú! Pode ter certeza! Abraços!
Quando criança, ouvia o som dos motores e corria para a janela para vê-los. Outros tempos...
Tem como a gente ter saudade do que não viveu? Me sentindo assim...saudosa✈️
Não é só você.
Acho que essas imagens deixam tão evidente o qto era bom viver esses dias que fica impossível uma pessoas sensível não ter essa sensação :) foram GRANDES dias... acredite!
Meu pai adorava avião e cansei de ir passar tardes no deck do restaurante do Santos Dumont, vendo os Electra pousando e decolando. Eu adorava o barulho ensurdecedor e ver aquelas hélices começando a girar uma por uma, he, he!!!
747 Rainha de todos os céus, electra o rei do céu do Brasil .
Dói no peito ver essas imagens sabendo que NUNCA, mais vamos essa dupla juntas.
Curti muito. Saudades de um tempo que se foi. Meus queridos, Electra, Fokker 27. Até hoje escuto o "cantar" desses motores. Dos jatos o Fokker 100, Breguinha e MD11. Hélices ganham disparados.
Aviões Fantásticos ,,Eu ficava bem pertinho deles qdo trabalhava no pátio de Congonhas em 1982 levando os tripulantes da Vasp e as vezes levava tb do Electra ,, Abraços Panda aqui do Sul de Minas Gerais
Era muleque sempre que passava parava de jogar golzinho na rua com meus amigos e admirar , o sons dos motores até hoje me arrepia , muito obrigado 🙏🙏🙏 🐼
Jamais pensei que um dia iria me arrepender de reclamar do som dos motores durante os voos que fiz nessa fantástica aeronave, daria tudo para poder voltar a esse tempo e viver tudo novamente. Obrigado Varig por todos os voos que me levou em segurança. A maior viagem que fiz não tive a honra de apreciar, foi a viagem do tempo que andou rápido demais para mim.
Emoção, saudades e tristeza!
Que saudade dessa época!
Saudades que dá raiva. De um tempo que se foi, de um Rio que não existe mais, dos Electras que não vemos mais. Raiva do tempo que passou mas alegre de poder olhar todo esse passado pelas tuas publicações. Obrigado Panda por propiciar essa raiva. Essa raiva nada mais é do que saudades acima, muito acima, do suportável. Também da Varig, da Vasp, da TransBrasil que se foram.
Essa nostalgia que traz o ronco dos Electras chega a dar desespero, por querer voltar pra esses dias... hj, aos 54, tenho muitas memórias incríveis de um começo de vida profissional e um misto de sonhos, embalados por estes sons e imagens...
Acabei na Música; mas meu envolvimento com a aviação nunca retrocedeu :) muito obrigado por dividir esses conteúdos com a gente!!!
A sensação e de que estava sentindo até o cheiro do combustível queimando. Parabéns Panda vc e o cara.
Para quem não lembra: dificilmente ouvíamos apenas um Electra com motores ligados no Santos Dumont. Sempre que havia um partindo, havia também um chegando. O Santos Dumont com seu janelão panorâmico era como um parque de diversões onde as atrações se repetiam a cada 15 minutos, durante todo o dia.
...Os entusiastas mais aventureiros passavam um bom tempo na cabeceira 02, de onde assistiam as decolagens e pousos num ângulo ainda mais sensacional. Me pergunte como eu sei.
Que bom ver esse vídeo. Não sinto menor tesão em voar hoje em dia. Quem viveu esses tempos era feliz e sabia! Obrigado
Fantástico. Saudades desse fabuloso avião.
Não tenho palavras para descrever a saudade. De casa, na época do Brooklin velho, pelo barulho olhava no relógio para ver qual era o horário da ponte. As poucas vezes que estive no Rio, em Copa era o mesmo, porém do outro lado.
Obrigado por dividir.
Aliás, nesta semana comprei o livro do Electra, já li, passou na TV o filme do 007 no Rio, com Electra e para fechar com chave de ouro no coração lacrimejando este filme sensacional. Parabéns e obrigado.
Parabéns, like dado, fiquem com Deus, foi nele meu primeiro voo de avião, nunca vou esquecer o som dessa bela máquina, e sempre era rota deles aaqui em cima do prédio que ainda moro à 54 anos.Abraços e td de bom.🙏🙏👍👍MA RA VI LHO SO, sensacional mesmo e esse asovio dele é o que mais marcava qdo ele passava por aqui, nunca mais isso e esse tempo vão voltar.Uma época maravilhosa.
Minha primeira viagem de avião foi no começo de 1992 na ponte aérea. Pena q não tinha mais Electra.
Gostei aviasao e tudo de bom aindamais relenbrar aviois tao antigo como o eletra top top
Nossa bateu uma saudade... Meados dos anos 80, fui de Curitiba ao Rio, passando por Congonhas, ponte aérea. Foi a única vez que voei num Electra, mas sempre o admirava toda vez que passava por Congonhas. A sinfonia do acionamento dos motores é uma maravilha, nos mínimos detalhes. Obrigado pelo resgate deste belo vídeo...
Boa noite fui muito Sao Paulo x Rio pela DPZ adorava essa aeronave
Muitas saudades meu segundo vôo quando ainda criança foi em um Electra VJU , já que o primeiro foi num 47 da Pan Am em 1970
Lindo vídeo. Viajei agora. Nunca andei de avião mas o electra tem um lugar no meu coração tbm. Eu servi na Marinha e dei muitos serviços na Escola Naval, que fica ali atrás do Santos Dumont. E quando eu dava serviço de noite , de 20:00 às 00:00 Pra passar o tempo eu ficava contado os electras que pousavam e decolavam. kkk Esse barulho do motor trepidando nos meus tímpanos era música pra mim. Meu radinho na mundial Am nas madrugas e vendo os primeiros electras chegando e decolando . Isso lá nos idos dos anos 80. Que saudade. Revi a Escola Naval, a ponte onde eu dava meus serviços, Vi o andar onde eu servi no depto da armada. Chorei. Valeu pelo vídeo.
Baixei pra guardar e assistir na minha TV em alto e bom som. Valeu.
Maravilha ,que padronização,todos parecidos, adorei e som dos motores e demais
Os electras saíram do material para voltar de onde vieram... dos nossos sonhos!!! Grande abraço!!
O ELECTRA II DEIXOU SAUDADES.
Sou mais um que voou nele, como première. Vi muitas vezes eles em Congonhas, onde dividia meu tempo entre o xadrez da cabeceira e a varanda do restaurante ( um charme…). Obrigado, Panda!
pois é, Ricardo, agora nem o xadrez da cabeceira tem mais, infelizmente!
Também voei nos Electra ll da LAP Lineas Aereas Paraguayas ! Esse aviao é tão bom que seu Primo Militar é Produzido ate Hoje , o Lockheed Hercules C-130 , esta na versão J , seu apelido na FAB é Gordo , agora o irmão Militar do Eletra ll é o P3 Orion que a FAB tem para patrulhamento maritimo ! O barulho é lindo ! Só perde para o seu concorrente mais velho o Vickers Viscont , esses eram os mais agudos que eu ouvi !
Saudade desse barulhinho passando pelo telhado da casa...
Nostalgia pura meu amigo !!! Parabéns pelas belas imagens!!!
19:48 Juliet Nair... esse aí é o que tinha fama de "mal-assombrado"... 😁😁😁
VJN Ele mesmo !
Fantástico... lindo avião saudades...
Ante de mais nada muito obrigado por essa publicação!
Parabéns!!!
Cara...
O som desses motores era demais!!!
Caramba Panda ! Quase chorei de saudade desses aviões sensacionais 😊 ! Valeu ! Abraços .
Grande Panda!!! Muito bom você ter postado o vídeo e áudio na íntegra, sem pôr musiquinhas "nada a ver" como pano de fundo. Não existe música melhor do que o som desses quatro motores em pleno funcionamento!!! Obrigado e parabéns pelo canal!!!
Que saudade! Tô aqui até sentindo o cheiro do combustível no Santos Dumont! Tempo bom! Abraço, aqui do Rio de Janeiro!
Muito legal vídeo e adorei a parte do comentário: "AAahhhhh... música para meus ouvidos..." Hehehehehe... muito legal.
Já voei num Electra, tinha 12 anos ... tempo passa, saudades ficam :)
Como eu queria ter vivido essa época. Avião que sou fanático. Obrigado 🐼 por nos proporcionar essas lindas recordações sua... Abraço irmão...
Que saudade dessa epoca, cara! Que saudade. Nunca voei neste aviao, mas considero o mais belo juntamente com o DC3.
Saudades desse lindão 🤩
Mais um vídeo incrível que só vemos aqui no PandAviation. Impecável como sempre. Grande abraço. E like dado.
Massa demais. Que ronco desses motores.
Que maravilha de avião ✈👍
Gosto muito dos seus vídeos,pois consegue transmitir exatamente o que você está sentindo com relação aos momentos que viveu na aviação,essas lembranças nos remetem a tantas coisas boas que nunca mais voltarão!
Tive o prazer de viajar muitas vezes neste avião, principalmente na metade final dos anos 60 e 70. O vôo era suave e o serviço de bordo, ultra requintado. E como você disse, isso tudo ao som dos quatros motores, que eram como música.
Electra II e Varig. Saudades….
Você é, de fato, um ícone. Consegue nos fazer reviver sentimentos que pareciam adormecidos. Viajava para S. Paulo toda sexta-feira no meio da tarde. Adorava fazer o trajeto a pé até o Electra. Ficava ansiosa pra decolar na direção do Pão de Açúcar, que eu escalei muitas vezes, e depois sobrevoar o litoral. Era lindo ver Angra dos Reis e a Ilha Grande lá de cima. Era uma emoção indescritível !! O ruído dos motores parecia música, realmente. Voltava para o Rio na 2a.feira, bem cedinho, para ir direto para o trabalho. Foi uma época inesquecível. Sinto-me privilegiada por ter conhecido o seu canal. Cada episódio é uma aula, uma lição de vida, um aprendizado de como valorizar cada uma das coisas que vivemos. E dá saudade, mesmo. Obrigada, de coração, mestre Panda🙏💙✈💙
Vc o lito e eu boas lembranças do Electra
Sons de motores que não tem igual para mim :
Alisson 501 D-13, start, mudança de High Idle para Low Idle e vice versa, reverso.
Pratt & Whitney JT8D reduzindo para idle pouco antes de dar reversível.
Pratt & Whitney JT3D no taxiamento.
5:45, tem coisa mais linda que isso?
Perfeito! Todos sons que arrepiam e que infelizmente não temos mais como ouvir "ao vivo"... eu acrescentaria os JT3D indo de idle para TOGA...
Fui às lágrimas.
Vídeo dos mais lindos e com uma trilha sonora espetacular, by Alisson
Excelente TBT meu caro amigo! Deus o abençoe grandemente
Voei muitas vezes no Electra quando ia ao Rio a trabalho. Muita saudade! Quando trocaram pelo B-737 perdeu a graça.
Eu estava na praia da Barra da Tijuca nesses dias do filme. Lembro de procurar os Electras no céu, pois era notícia o fim dos voos... Lindas máquinas! Que ótima sustentação com pitch baixo esse avião tinha! Decolava sem esforço...
Meu primeiro voo foi em junho de 1997 num breguinha da VASP, do Santos Dumont para Congonhas. O Electra já tinha saído de operação. Quando criança, no início dos anos 80, meu pai me levava á Congonhas para ver os aviões e o Electra era o que eu mais gostava. Aquele ronco nunca me sai da memória. Vez ou outra decolavam jatos pequenos (talvez Learjets) e eu achava horrível aquele barulho de aspirador de pó enquanto o Electra fazia aquele ronco grave, imponente, parecendo um bombardeio de filme de guerra. Vendo o vídeo fiquei com saudade ao mesmo tempo do que vivi o assistindo seu funcionamento aos sábados em Congonhas e também do que não vivi, já que não tive o privilégio de voar nele. Lindo registro, Panda. Parabéns.
Nunca voei Electra, mas sou fã. Fui um dos primeiros inscritos no PandAviation. Tbm faço aniversário 23.08 + TomCat...
Manda ver no melhor canal de aviação!
Abraços de Curitiba
Muita saudade
O som dos motores do Electra é eterno, e emociona ainda hoje. Que privilégio ter vivenciado essa época.
verdade :)
Saudades infinitas, dá vontade de voltar no tempo...
Panda, parabéns pelo vídeo!
Nossa! Quantas tardes passei nessas janelas do SDU olhando os Electras subindo e descendo, sonhando um dia estar no comando de um deles... Saudade define...
Parabéns pelo trabalho, Panda! Voei algumas vezes nos Electra da Ponte Aérea, era sensacional!!! Saudades
Parabéns e obrigado por compartilhar!
Sensacional sem palavras.
Aqui em minha região, próxima a CFB vemos de vez em quando os Lockheed P-3AM Orion da FAB em exercício. Aquelas hélices fazem um som maravilhoso, o mesmo dos Electra que via manobrando no SDU.
Muito legal!!! Eu amo seus vídeos de CGH ... Aliás ... Quem quiser uma maquete do Elektra eu tenho uma a venda..
Magnifico Panda . Um premio assistir
sensacional Panda, só voei uma vez no Electra, do RJ p SP, mas, na época, já pensava comigo, a ponte aérea nunca mais será a mesma, tinha mesmo que modernizar, mas deixou saudades...
Maravilhoso!!!!!
Valeu Panda.....sou também um apaixonado pelo Electra; tenho aqui uma revista (Avião Revue), de 2016, e nela uma foto sua em Porto Alegre 1993 se despedindo do Electra II nas cores da ACS. (OBS: tinhas os cabelos preto e barba!)
Magnífico!!
Olha, se a internet tivesse cheiro, iria sentir o cheiro da gasolina de aviação queimando, e que impressionante as imagens dos detalhes das curvas da fuselagem, saudade demais. abraços pra vc Panda.
Saludos desde Paraguay!!! Vídeo fantástico del Electra de Varig. Yo tengo en mi casa una sección del estabilizador horizontal derecho del Lockheed L-188A Electra ZP-CBY de LAP y también portas de servicio del ala derecha del ZP-CBX. Abraço!
QUE LINDO! Muchisimas gracias y un saludo para ti y los amigos spotters de Paraguay!
887° Like! Saudoso Electra! Ótima noite Panda San! Abraços.
Muito obrigado pelo vídeo 😃
Legal foi conferir o PP-VJN (nair) trabalhando muito bom.
Caramba, conheci o Jafet nos vídeos do canal AGBadolato. Então além de ser um grande apreciador de Lincoln Continental e demais automóveis norte americanos também é um grande entusiasta do saudoso Electra hahaha que legal isso! Parabéns mesmo pelos vídeos Panda, sensacional. Abração!
Sim! Jafet é um verdadeiro irmão meu... Amigos a muitos e muitos anos! Abraços!
10:32 É uma coisa impressionante... Dói fisicamente mesmo, não é mera força de expressão... Caramba...
Sensacional! Po, acionavam o motor #1 e depois o #4! No P-3 aciona-se na sequência, do #1 para o #4. Esse mesmo barulho, quer dizer, essa mesma música!!!
DECOLAVA COM PISTA CURTA,E TAMBÉM ATERRISAVA COM PISTA CURTA,IMPRESSIONANTE A PERFORMANCE DESSES MOTORES,TURBO HÉLICE.
Boa tarde mestre!!!!!
História... Um abraço
Muito bom panda! Muito bom rever o passado.
Muito legal o vídeo e o avião
Obrigado Panda desde Buenos Aires sempre con voce alias q sempre me faiz chorar....
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Muito show, parabéns