@matheusbenites, concordo com os três pontos apresentados. Também acho que o vídeo veio em boa hora, pois tenho notado muitas discussões acaloradas sem uso da lógica.
Eu me interesso bastante pelo assunto religião mas não pra debater com crentes ou estar certo a todo custo, na real o que eu gosto é de tentar compreender os aspectos em torno da crença, a origem do pensamento religioso, a concepção de deuses e espíritos e as motivações que teriam levado o homem a tal conclusão, nesse sentido vejo a religião como parte fundamental da própria história da humanidade, assim como a cultura, política, filosofia e ciência, acho bem bacana conhecer as diferentes manifestações da fé e suas implicações. Por tudo que eu já vi e aprendi hoje não faz mais sentido para mim debates, acho que envolve uma série de fatores que deixam ambas as partes enviesadas e emotivas.
Faz sentido sua observação e interrese. O mundo inteiro fala de Deus. A história humana é a história do relacionamento do homem e seus deuses A preocupação cristã, é fazer a distinção entre os deuses mitológicos e o Deus que se revelou ao mundo em Jesus Cristo, segundo o testemunho da Bíblia, dos profetas e apóstolos A distinção entre a revelação de Deus em Cristo é, particularmente, um evento pelo qual o homem se torna um que vê, entende e conhece Quando estudamos a história e a essência do cristianismo, vamos conhecer que durante séculos, o cristianismo é um instrumento adotado como programa para a humanização da humanidade Portanto, há uma distinção qualitativa entre a revelação das ações e manifestações Deus na história humana, principalmente na formação do povo judeu Há uma relevância na essência do cristianismo, por possuir uma mensagem que tem seu próprio auto - fundamento e qualidade única. O cristão é desafiado, com a responsabilidade para dar testemunho, não de uma ideia ou um ideal, mas sim, de uma pessoa concreta, Jesus filho de Deus Abraço. Shalom!
1-A causa primeira pode ser qualquer coisa que seja plausível,2-Se Deus existir eu souber da existência de deus eu vou cultuar ele,3-A religião não é irracional,mas existem coisas irracionais na religião!
Matheus gostei demais do conteúdo, mas tenho uma crítica. O cara do video fez uma afirmação verdadeira, "ser racional não é sinônimo de ser verdadeiro" mas penso que a outra proposição é conversível sim "afirmar o irracional é afirmar uma falsidade sim", nem tudo que é racional é verdadeiro, MAS TUDO QUE É VERDADEIRO É RACIONAL! Abraço gostei do conteúdo! Sou fã do seu trabalho!
Religião , qualquer uma , é ideologia , um instrumento para exercício de poder desde de tempos imemoriais . Ninguém evoca Saci para tolher a sociedade. É entidade tão legítima como as personagens bíblicas .
Esse "arjumento" também é tolo, é uma falsa analogia, inclusive o "mito" no qual o cristão acredita é um ser necessário, inclusive com certas qualidades que a própria singularidade possui, como atemporalidade e "infinitude", que nunca foram provados. Abandone-o, é infantil
Eu falava o segundo argumento, pois o Deus cristão é dogmático e impõe várias regras que se não forem cumpridas, levará a condenação ao inferno. Eu não concordo com muitas dos dogmas que estão ali, ao contrário do que os cristãos dizem, não se resume a amor ao próximo.
Entre os canais que tratam desses assuntos o seu é o único que ainda assisto, já assisti a vários canais que pregam ateísmo, como Antônio miranda, Jason ferrer, doxa episteme, daniel gontijo, tenda do necromante e inúmeros outros, mas hoje em dia nem perco mais meu tempo com essas pessoas, fica muito claro que muitos deles apenas são anti-cristianismo e nada mais, o ódio e a frustração deles com a religião é visível, fora o nível do debate que é de baixíssimo nível, até mesmo o Daniel Gontijo que eu considerava um sujeito razoável para mim se tornou insuportável com aquele sorrisinho de deboche e desdém que ele mantém o tempo todo quando fala desses assuntos ou quando entrevista algum teísta. Agora você é o único que ainda dá para suportar, alguém equilibrado, respeitoso, que busca apenas expor suas idéias, e manter o debate em um alto nível, parabéns. Mesmo eu não sendo ateu, e não concordando com algumas coisas que fala, você é do tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amizade, de tomar umas cervejas juntos e bater um papo. Um abraço e se cuida.
Religiosos merecem o deboche e desdém mesmo. Qualquer pessoa que acredite que o homem veio do barro, mulher da costela, Arca de Noé e qualquer baboseiras dessas, não merece respeito algum!
@@GabrielVieiraMartins-gr2ew Ele me parece ter um grande conhecimento acadêmico, ao menos na aparência, porém ele é extremamente anti-cristão e de modo algum é imparcial, já fazia um tempo que não o assistia, porém esses dias resolvi dar uma conferida em um dos vídeos dele, e nesse vídeo ele confessa com todas as letras que "tem muita raiva e revolta contra o Cristianismo, e que na opinião dele qualquer pessoa que não tenha ódio contra o Cristianismo só pode ser alguém cego dos dois olhos". Caso queira posso tentar encontrar esse vídeo com a minutagem exata para você mesmo conferir.
Rapaz eu sou um cristão recém convertido, assisto o Pirulla desde 2012, também já acompanhei bastante os canais de Ateu e concordo contigo, o problema das pessoas com Deus quase sempre é um problema moral que as pessoas fingem ser intelectual, mas que cedo ou tarde cada um mostra que já tem seu paradigma bem estabelecido, quando eu vi a live do Gontijo com o Jonathans Matties falando sobre as "profecias historicizadas" eu fiquei triste com a falta de zelo na hora de construir o argumento, e não tocar em nenhuma das contra argumentações em relação a proposição deles, é só afirmar e pronto, o público deles nunca vai atrás de nada mesmo.... ai é fácil.
@tito.emdefesadocristianismo Você ainda não respondeu à minha pergunta: Só fico em dúvida se tudo que está escrito nos evangélhos é verdade, porque há muitas contradições. Por exemplo: Em Mateus, José e Maria moravam em Belém quando Jesus nasceu. Ele nasceu em casa sobre uma cama e foi visitado por três magos do oriente. Depois a família fugiu para o Egito por causa da perseguição de Herodes. No final eles retornam, mas foram morar em Nazaré, até então, uma cidade que eles desconheciam. Já em Lucas, José e Maria já moravam em Nazaré, mas tiveram que ir para Belém, por causa do resenceamento de César. Por falta de alojamento, Jesus nasceu em um estábulo sobre uma manjedoura e foi visitado por três pastores locais. Depois voltaram direto para Nazaré. Tito, como você lida com estas contradições?
Mateus aparentemente é fã do Nietzche. Tenho curiosidade para saber se chegou a ler o livro do Domenico Losurdo Nietzche o rebelde aristocrata e se sim se a obra realmente arranha a imagem e reputação do filosofo alemão.
N arranha, essa interpretação de Nietzche é bem comum.Acontece q o alemao foi bastante apropriado pelo discurso progressista de esquerda, q tb faz sentido. Um autor pode ser lido de varias formas desde q sejamos rigorosos. Aristoteles foi apropriado pelo cristianismo e podemos usar o mesmo pra criticar o cristianismo, por exemplo
A religião no geral é irracional sim, Matheus. Porém, vai depender da religião. As religiões no geral, mas em especial as abraâmicas, são irracionais porque elas levam as pessoas à uma regressão psíquica. Freud falava sobre isso.
O que é racional ou não é o caminho que leva a pessoa a tal crença. Se foi por razão ou por emoção, digamos assim. Alguém pode ter a decisão racional (mesmo se falsa) de ser cristão por ser convencido por um argumento. Abraço
@@MatheusBenitesUma vez que a crença é irracional, não importa qual argumento levou a pessoa a acreditar nesta crença, pois este também deve ser irracional, ou pelo menos não verdadeiro.
Eu sou ateu agnóstico e acho que a grande problemática na causa não é SÓ sobre Deus existir ou não, acho que a gente idealiza demais as coisas, inclusive Deus. Por exemplo: como eu disse, sou ateu (agnóstico), mas não acho tão absurda a ideia de Deus como motor primário (mesmo que eu não concorde por ver como uma conclusão enviesada); a questão aqui é: Deus, em sua infinidade, teria alguma obrigação moral com a raça humana? Tendo em mente que a natureza é amoral, entende-se que, concretamente, não existe "bem" e "mal", existe o que é natural (e de certa forma, o que é antropológico não deixa de ser natural, nesse ponto de vista) - um cachorro não é "mau" quando morde e mata uma criança, tampouco é mau um predador caçando uma presa para comer; é instintivo. Então, para Deus, o que seria "bem" e "mal", e qual a obrigação que ele teria em estar alinhado com as vontades e crenças do homem?
Mas o deus do cristianismo é assim mesmo, eles não acreditam em um deus que tem alguma obrigação moral com a raça humana. Se ele quiser matar ele mata, ou manda matar, se quiser torturar tortura, ou manda torturar, e se quiser te lançar no lago de fogo pra sofrer por toda a eternidade ele faz isso também. Você é um pedaço de barro nas mãos dele, pra ele fazer o que quiser com você.
1) Esse argumento da causa primeira abre margem para diversas possibilidades, o que pode não invalidar a hipótese divina por si só, mas injustifica um privilégio a deus em relação a outras hipóteses igualmente extraordinárias. A questão aqui é conceber a causa primeira como um fato e teorizar deus como essa suposta causa inicial. Vejo que se trata mais do uso desse argumento do que do argumento em si. E Matheus disse bem: a ideia é enfraquecer esses argumentos que, individualmente construídos, objetivam levar a deus. 2) Esse argumento se relaciona com a ontologia divina e implica no problema do mal e no paradoxo de Epicuro. Se a existência de deus fosse um fato não faria sentido cultuar um ser inteligente que não pode ou não quer acabar com o mal. Se deus pode e não quer acabar com o mal, eu rejeitaria um ser permissivo com a maldade. Já se deus não pode, apesar de querer, acabar com o mal, eu seria indiferente com um ser inútil e irrelevante, incapaz de intervir na realidade em que estamos inseridos. Nesse sentido, mesmo que hipoteticamente fosse comprovado que deus existe e, com isso, eu deixasse de ser ateu, jamais me converteria ao teísmo ou a alguma religião. Ou odiaria deus ou seria indiferente a ele. 3) Acho que a crença é irracional, por não ser racional, mas emotiva/efetiva. Principalmente quando se trata de uma predisposição a crer. A crença independe de evidências empíricas, testes, provas concretas. A crença em deuses, em particular, se fundamenta meramente na fé, oposta à razão, o que torna todo o sistema religioso e suas alegações irracionais.
Com todo o respeito mas suas objeções são bem antigas e já foram refutadas diversas vezes, inclusive já foram minhas também, quando mais novo. Se o sr quiser se aprofundar lhe recomendo a leitura das 5 vias de São Tomás de Aquino, irá lhe ajudar bastante.
@@alecd234 As 5 vias de Tomás de Aquino partem de pressupostos, não provas. E já foram refutadas. Consulte o vídeo de Antônio Miranda que refuta cada uma.
@@alecd234 As 5 vias são espantalhos. Pressupostos = suposições. Troca "deus" por "gnomos" nas 5 vias e o resultado é o mesmo. Não se pode teorizar deus como um fato evidente. Por isso as 5 vias são refutáveis.
Olha mano, mesmo eu sendo ateu, com um pouquinho de conhecimento das doutrinas cristãs já se pode responder isso, o objetivo do sacrifício não é eliminar a capacidade dos seres humanos de pecar, o que seria uma destruição do livre arbítrio se fosse o caso, o objetivo real, dentro da narrativa cristã, é que o sacrifício de Cristo serve para redimir os pecadores perante Deus
HUMANIDADE JÁ NASCEU SEM DÊUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE TODA HUMANIDADE JÁ NASCEU COM BOA EDUCAÇÃO ENCINO RELIGIOSO TIO ARE DA TRIBA DE BEIJA MIM DO SUL DE JUDÁ PROFETA MENTIROSA DEUS CRIADOR PELO HONBREM CRIANDO DEUS PARA ÓS RELIGIOSO SER ESCRAVO DE UM DEUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO VIDA PÓS MORTE NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO VIDA PÓS MORTE NÃO EXSTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVID DEUS JESUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE TODA BÍBLIA E TUDO PIRATARIA PIRATIADA DÊUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE
Sinceramente, achei os 3 pontos bem fracos! Não vejo razão nenhuma em algum porquê de ateus evitarem isso. A depender do contexto, acho mesmo que 1 seja inadequado (se usado como refutação) Sobre o 3°, se você como ateu está atacando os pressupostos do teísta, não há nenhum problema em considerá-los irracionais (até mesmo alguns componentes da fé o são. Ou homens voam e andam sobre águas?). Agora, se você diz que a teologia é irracional, aí sim discordo! Pois teologia é justamente a "racionalização de mitos". Então, depois de assumidas as "verdades da fé", o processo é todo racional. Mas isso não diz muito! É possível racionalizar todo universo da Marvel ou algo tão ruim quanto... O 2° ponto é bem patético, sendo franco. Qual o problema disso? Que besteira! Então um deus "sumamente bom", pq é assim definido e categorizado pelos seus defensores, merece louvores se existir? Isso mina a própria noção de liberdade, tão cara aos apologetas. E qual o problema em ser antiteísta? Não vejo como isso seja algo censurável, a menos que descambe em violência (verbal ou física). Não achei os apontamentos contundentes!
Alan, ser racional ou não diz respeito ao caminho que levou o teísta a ser teísta ou o ateu a ser ateu. E é uma impossibilidade por definição que o Deus cristão exista e não seja maximamente bom. Ou ele é isso ou o que quer que exista não é o Deus cristão. É uma impossibilidade lógica. Abraço!
@@MatheusBenites Então, aí teríamos que definir bem o que se entende por racionalidade. Por esse critério que você apresenta, não vejo como considerar o teísta tradicional assim, pois ele assume algumas verdades que não foram alcançadas pelo caminho racional - elas são prévias a isso. Agora, adotando um outro critério (como o de que ser racional é agir por razões justas - sendo justo aqui, aquilo que é conforme à razão (categorias e lógica), aí sim é possível considerar o caminho do teísta racional - e em alguns casos extremamente racional! Sobre a "impossibilidade do deus cristãos não ser sumamente bom", sua apresentação aqui soa um pouco como o argumento ontológico. Foi definido assim, temos que trabalhar com isso, logo, só pode ser conforme o que foi definido - se não é outra coisa. Até aceito isso, mas tenho as mesmas objeções, ou parecidas, as que tenho contra o argumento ontológico. É uma formalidade! Mesmo assim, Matheus (e o ponto é esse), isso não culmina numa obrigatoriedade de aceitação dessa coisa. O ateu ainda se veria totalmente à vontade para rejeitar isso legitimamente. Não? Por que um deus é sumamente bom logo deve ser adorado?? Qual a conexão entre uma coisa e outra?? Ele pode ser sumamente bom e não totalmente potente. Ou pode ser os dois e eu, ou qualquer ateu, não aceitar suas decisões e escolhas não? Isso não te soa como algo legítimo?
@@mariaalicedaniapedroza3667 Julgo totalmente possível. Claro, precisaria definir aqui o estatuto ontológico de "bem" e "mal" e tbm sua subordinação a essa divindade. Mas julgo possível sim. Agora, essa pergunta foi endereçada a mim ou ao Matheus?
O que mais entorpece mais a realidade? O cristianismo ou a cultura woke? Dúvido voce críticar com tanto vigor a cultura woke como crítica a religião. P.S: eu sou ateu.
Mas com certeza o cristianismo foi muito pior para a humanidade, 2000 anos atraso em escala global. Não é comparável com a cultura woke que é uma invenção de incel.
Os ateus precisam conhecer aquilo que é atestado pelo testemunho Bíblico. O testemunho dos profetas e apóstolos, de como Deus se revelou ao mundo em Cristo... Abraço. Shalom!
@@MiltonYoshino Leu sobre as evidências do Jesus histórico Barth comprova através de evidências históricas a pessoal real de Jesus. Ele diz também que aqueles que acham que Jesus não existiu frequentemente assumem posturas militantes e são notavelmente hábeis em refutar evidências que, para o resto do mundo civilizado, soam altamente convicentes e até mesmo indiscutíveis Uma pergunta que sempre faço. O que os profetas e apóstolos tinham exatamente em mente. Experiências íntimas com Deus, ou todo o testemunho deixado por eles não passam de uma farsa? Vai depender do juízo espiritual ou de acordo com nossos valores. É de todo ilógico e inconsistente? Sejamos justos em todas essas questões e totalmente francos com nós mesmos e com os fatos... Se o nosso propósito for unilateral, claro que minha e sua resposta e resultado, podem ser absolutamente alheio a verdade Portanto, precisamos procurar antes as experiências originais que fixaram e definiram padrões Minha opinião, à respeito do testemunho deixado pelos profetas e apóstolos é de que eles foram testados pela lógica e pela experiência Abraço. Shalom!
Já li. Minha vó era uma beata fanática. Você é que precisa ler Haking, Dalkins, Darwin, Nietzsche, Freud, Feuerbach, ... Nem que seja para aprender a argumentar. A ciência funciona. Nunca vi Jesus restituir um braço ou uma perna de alguém que teve um membro amputado.
@@tito.emdefesadocristianismo Jesus histórico? Sim, é mais provável que Jesus tenha existido do que não existido. Só fico em dúvida se tudo que está escrito nos evangélhos é verdade, porque há muitas contradições. Por exemplo: Em Mateus, José e Maria moravam em Belém quando Jesus nasceu. Ele nasceu em casa sobre uma cama e foi visitado por três magos do oriente. Depois a família fugiu para o Egito por causa da perseguição de Herodes. No final eles retornam, mas foram morar em Nazaré, até então, uma cidade que eles desconheciam. Já em Lucas, José e Maria já moravam em Nazaré, mas tiveram que ir para Belém, por causa do resenceamento de César. Por falta de alojamento, Jesus nasceu em um estábulo sobre uma manjedoura e foi visitado por três pastores locais. Depois voltaram direto para Nazaré. Tito, como você lida com estas contradições?
@matheusbenites, concordo com os três pontos apresentados. Também acho que o vídeo veio em boa hora, pois tenho notado muitas discussões acaloradas sem uso da lógica.
Leitor de Izaac Asimov. Brilhante!
Eu me interesso bastante pelo assunto religião mas não pra debater com crentes ou estar certo a todo custo, na real o que eu gosto é de tentar compreender os aspectos em torno da crença, a origem do pensamento religioso, a concepção de deuses e espíritos e as motivações que teriam levado o homem a tal conclusão, nesse sentido vejo a religião como parte fundamental da própria história da humanidade, assim como a cultura, política, filosofia e ciência, acho bem bacana conhecer as diferentes manifestações da fé e suas implicações. Por tudo que eu já vi e aprendi hoje não faz mais sentido para mim debates, acho que envolve uma série de fatores que deixam ambas as partes enviesadas e emotivas.
Faz sentido sua observação e interrese.
O mundo inteiro fala de Deus. A história humana é a história do relacionamento do homem e seus deuses
A preocupação cristã, é fazer a distinção entre os deuses mitológicos e o Deus que se revelou ao mundo em Jesus Cristo, segundo o testemunho da Bíblia, dos profetas e apóstolos
A distinção entre a revelação de Deus em Cristo é, particularmente, um evento pelo qual o homem se torna um que vê, entende e conhece
Quando estudamos a história e a essência do cristianismo, vamos conhecer que durante séculos, o cristianismo é um instrumento adotado como programa para a humanização da humanidade
Portanto, há uma distinção qualitativa entre a revelação das ações e manifestações Deus na história humana, principalmente na formação do povo judeu
Há uma relevância na essência do cristianismo, por possuir uma mensagem que tem seu próprio auto - fundamento e qualidade única. O cristão é desafiado, com a responsabilidade para dar testemunho, não de uma ideia ou um ideal, mas sim, de uma pessoa concreta, Jesus filho de Deus
Abraço. Shalom!
É isso, correto.
O fanatismo religioso faz um grande mal as pessoas
Obg pelo video !!!
1-A causa primeira pode ser qualquer coisa que seja plausível,2-Se Deus existir eu souber da existência de deus eu vou cultuar ele,3-A religião não é irracional,mas existem coisas irracionais na religião!
Matheus gostei demais do conteúdo, mas tenho uma crítica. O cara do video fez uma afirmação verdadeira, "ser racional não é sinônimo de ser verdadeiro" mas penso que a outra proposição é conversível sim "afirmar o irracional é afirmar uma falsidade sim", nem tudo que é racional é verdadeiro, MAS TUDO QUE É VERDADEIRO É RACIONAL! Abraço gostei do conteúdo! Sou fã do seu trabalho!
Cara, colocar está fala em inglês vai ajudar as pessoas em geral a entenderem melhor o assunto! Tem certeza, cara!
Parabéns
O que você acha do Michael Onfray? Fale sobre ele! Criticas e elogios
Parabéns pelo conteúdo, punk
Religião , qualquer uma , é ideologia , um instrumento para exercício de poder desde de tempos imemoriais .
Ninguém evoca Saci para tolher a sociedade. É entidade tão legítima como as personagens bíblicas .
Esse "arjumento" também é tolo, é uma falsa analogia, inclusive o "mito" no qual o cristão acredita é um ser necessário, inclusive com certas qualidades que a própria singularidade possui, como atemporalidade e "infinitude", que nunca foram provados. Abandone-o, é infantil
Eu falava o segundo argumento, pois o Deus cristão é dogmático e impõe várias regras que se não forem cumpridas, levará a condenação ao inferno. Eu não concordo com muitas dos dogmas que estão ali, ao contrário do que os cristãos dizem, não se resume a amor ao próximo.
Honestidade intelectual !
Entre os canais que tratam desses assuntos o seu é o único que ainda assisto, já assisti a vários canais que pregam ateísmo, como Antônio miranda, Jason ferrer, doxa episteme, daniel gontijo, tenda do necromante e inúmeros outros, mas hoje em dia nem perco mais meu tempo com essas pessoas, fica muito claro que muitos deles apenas são anti-cristianismo e nada mais, o ódio e a frustração deles com a religião é visível, fora o nível do debate que é de baixíssimo nível, até mesmo o Daniel Gontijo que eu considerava um sujeito razoável para mim se tornou insuportável com aquele sorrisinho de deboche e desdém que ele mantém o tempo todo quando fala desses assuntos ou quando entrevista algum teísta. Agora você é o único que ainda dá para suportar, alguém equilibrado, respeitoso, que busca apenas expor suas idéias, e manter o debate em um alto nível, parabéns. Mesmo eu não sendo ateu, e não concordando com algumas coisas que fala, você é do tipo de pessoa que eu gostaria de ter como amizade, de tomar umas cervejas juntos e bater um papo. Um abraço e se cuida.
Religiosos merecem o deboche e desdém mesmo. Qualquer pessoa que acredite que o homem veio do barro, mulher da costela, Arca de Noé e qualquer baboseiras dessas, não merece respeito algum!
Vc acha que no q o tenda do necromante ensina ele é imparcial e totalmente acadêmico, ou há influências do antiteísmo dele?
@@GabrielVieiraMartins-gr2ew Ele me parece ter um grande conhecimento acadêmico, ao menos na aparência, porém ele é extremamente anti-cristão e de modo algum é imparcial, já fazia um tempo que não o assistia, porém esses dias resolvi dar uma conferida em um dos vídeos dele, e nesse vídeo ele confessa com todas as letras que "tem muita raiva e revolta contra o Cristianismo, e que na opinião dele qualquer pessoa que não tenha ódio contra o Cristianismo só pode ser alguém cego dos dois olhos". Caso queira posso tentar encontrar esse vídeo com a minutagem exata para você mesmo conferir.
Rapaz eu sou um cristão recém convertido, assisto o Pirulla desde 2012, também já acompanhei bastante os canais de Ateu e concordo contigo, o problema das pessoas com Deus quase sempre é um problema moral que as pessoas fingem ser intelectual, mas que cedo ou tarde cada um mostra que já tem seu paradigma bem estabelecido, quando eu vi a live do Gontijo com o Jonathans Matties falando sobre as "profecias historicizadas" eu fiquei triste com a falta de zelo na hora de construir o argumento, e não tocar em nenhuma das contra argumentações em relação a proposição deles, é só afirmar e pronto, o público deles nunca vai atrás de nada mesmo.... ai é fácil.
Existe o estranha historia, você pode gostar
Acho o ateísmo militante uma perda de tempo. Acho a crítica as religiões necessária.
Boa noite
@tito.emdefesadocristianismo
Você ainda não respondeu à minha pergunta:
Só fico em dúvida se tudo que está escrito nos evangélhos é verdade, porque há muitas contradições.
Por exemplo:
Em Mateus, José e Maria moravam em Belém quando Jesus nasceu. Ele nasceu em casa sobre uma cama e foi visitado por três magos do oriente. Depois a família fugiu para o Egito por causa da perseguição de Herodes. No final eles retornam, mas foram morar em Nazaré, até então, uma cidade que eles desconheciam.
Já em Lucas, José e Maria já moravam em Nazaré, mas tiveram que ir para Belém, por causa do resenceamento de César. Por falta de alojamento, Jesus nasceu em um estábulo sobre uma manjedoura e foi visitado por três pastores locais. Depois voltaram direto para Nazaré.
Tito, como você lida com estas contradições?
Mateus aparentemente é fã do Nietzche. Tenho curiosidade para saber se chegou a ler o livro do Domenico Losurdo Nietzche o rebelde aristocrata e se sim se a obra realmente arranha a imagem e reputação do filosofo alemão.
*Mattheus
N arranha, essa interpretação de Nietzche é bem comum.Acontece q o alemao foi bastante apropriado pelo discurso progressista de esquerda, q tb faz sentido. Um autor pode ser lido de varias formas desde q sejamos rigorosos. Aristoteles foi apropriado pelo cristianismo e podemos usar o mesmo pra criticar o cristianismo, por exemplo
A religião no geral é irracional sim, Matheus. Porém, vai depender da religião. As religiões no geral, mas em especial as abraâmicas, são irracionais porque elas levam as pessoas à uma regressão psíquica. Freud falava sobre isso.
O que é racional ou não é o caminho que leva a pessoa a tal crença. Se foi por razão ou por emoção, digamos assim. Alguém pode ter a decisão racional (mesmo se falsa) de ser cristão por ser convencido por um argumento. Abraço
@@MatheusBenitesUma vez que a crença é irracional, não importa qual argumento levou a pessoa a acreditar nesta crença, pois este também deve ser irracional, ou pelo menos não verdadeiro.
Eu sou ateu agnóstico e acho que a grande problemática na causa não é SÓ sobre Deus existir ou não, acho que a gente idealiza demais as coisas, inclusive Deus.
Por exemplo: como eu disse, sou ateu (agnóstico), mas não acho tão absurda a ideia de Deus como motor primário (mesmo que eu não concorde por ver como uma conclusão enviesada); a questão aqui é: Deus, em sua infinidade, teria alguma obrigação moral com a raça humana?
Tendo em mente que a natureza é amoral, entende-se que, concretamente, não existe "bem" e "mal", existe o que é natural (e de certa forma, o que é antropológico não deixa de ser natural, nesse ponto de vista) - um cachorro não é "mau" quando morde e mata uma criança, tampouco é mau um predador caçando uma presa para comer; é instintivo. Então, para Deus, o que seria "bem" e "mal", e qual a obrigação que ele teria em estar alinhado com as vontades e crenças do homem?
Mas o deus do cristianismo é assim mesmo, eles não acreditam em um deus que tem alguma obrigação moral com a raça humana. Se ele quiser matar ele mata, ou manda matar, se quiser torturar tortura, ou manda torturar, e se quiser te lançar no lago de fogo pra sofrer por toda a eternidade ele faz isso também. Você é um pedaço de barro nas mãos dele, pra ele fazer o que quiser com você.
@@StvdiaTheologica Errado, você não tá kkkkkkkk
Mero personagen...
Virei ATEU antes de conhecer esses canais de ATEU no TH-cam a bilblia so reforçou meu ateísmo
1) Esse argumento da causa primeira abre margem para diversas possibilidades, o que pode não invalidar a hipótese divina por si só, mas injustifica um privilégio a deus em relação a outras hipóteses igualmente extraordinárias. A questão aqui é conceber a causa primeira como um fato e teorizar deus como essa suposta causa inicial. Vejo que se trata mais do uso desse argumento do que do argumento em si. E Matheus disse bem: a ideia é enfraquecer esses argumentos que, individualmente construídos, objetivam levar a deus.
2) Esse argumento se relaciona com a ontologia divina e implica no problema do mal e no paradoxo de Epicuro. Se a existência de deus fosse um fato não faria sentido cultuar um ser inteligente que não pode ou não quer acabar com o mal. Se deus pode e não quer acabar com o mal, eu rejeitaria um ser permissivo com a maldade. Já se deus não pode, apesar de querer, acabar com o mal, eu seria indiferente com um ser inútil e irrelevante, incapaz de intervir na realidade em que estamos inseridos. Nesse sentido, mesmo que hipoteticamente fosse comprovado que deus existe e, com isso, eu deixasse de ser ateu, jamais me converteria ao teísmo ou a alguma religião. Ou odiaria deus ou seria indiferente a ele.
3) Acho que a crença é irracional, por não ser racional, mas emotiva/efetiva. Principalmente quando se trata de uma predisposição a crer. A crença independe de evidências empíricas, testes, provas concretas. A crença em deuses, em particular, se fundamenta meramente na fé, oposta à razão, o que torna todo o sistema religioso e suas alegações irracionais.
Com todo o respeito mas suas objeções são bem antigas e já foram refutadas diversas vezes, inclusive já foram minhas também, quando mais novo. Se o sr quiser se aprofundar lhe recomendo a leitura das 5 vias de São Tomás de Aquino, irá lhe ajudar bastante.
@@alecd234 As 5 vias de Tomás de Aquino partem de pressupostos, não provas. E já foram refutadas. Consulte o vídeo de Antônio Miranda que refuta cada uma.
@@gui.natividade Antônio Miranda atacou espantalhos, por isso lhe recomendo a leitura das 5 vias, verá que nem ele as leu
@@gui.natividade além do mais todo pensamento lógico se inicia de pressupostos, a ciência trabalha assim, não entendi sua objeção
@@alecd234 As 5 vias são espantalhos. Pressupostos = suposições.
Troca "deus" por "gnomos" nas 5 vias e o resultado é o mesmo. Não se pode teorizar deus como um fato evidente. Por isso as 5 vias são refutáveis.
Não sei não, entende?
O meu argumento e simples, se jesus morreu pra salvar meu pecados, porque tem pecado ainda??????
N só isso, mas para mim não faz sentido um propheta muito podereso morrer da mesma maneira de um ser humano normal
Olha mano, mesmo eu sendo ateu, com um pouquinho de conhecimento das doutrinas cristãs já se pode responder isso, o objetivo do sacrifício não é eliminar a capacidade dos seres humanos de pecar, o que seria uma destruição do livre arbítrio se fosse o caso, o objetivo real, dentro da narrativa cristã, é que o sacrifício de Cristo serve para redimir os pecadores perante Deus
HUMANIDADE JÁ NASCEU SEM DÊUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE TODA HUMANIDADE JÁ NASCEU COM BOA EDUCAÇÃO ENCINO RELIGIOSO TIO ARE DA TRIBA DE BEIJA MIM DO SUL DE JUDÁ PROFETA MENTIROSA DEUS CRIADOR PELO HONBREM CRIANDO DEUS PARA ÓS RELIGIOSO SER ESCRAVO DE UM DEUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO VIDA PÓS MORTE NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO VIDA PÓS MORTE NÃO EXSTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVID DEUS JESUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE TODA BÍBLIA E TUDO PIRATARIA PIRATIADA DÊUS JEJUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE
Meu Deus!!!!
0 views em 1 minuto? Faliu
Kkkkkkk tu sempre lança dessa kkkkkk
Odeio vídeos em inglês...
Isso vai te limitar muito.
ISO NÃO SER MENBRO CANAL NINGUÉM YUOTUBE ORIGINAL
Sinceramente, achei os 3 pontos bem fracos!
Não vejo razão nenhuma em algum porquê de ateus evitarem isso.
A depender do contexto, acho mesmo que 1 seja inadequado (se usado como refutação)
Sobre o 3°, se você como ateu está atacando os pressupostos do teísta, não há nenhum problema em considerá-los irracionais (até mesmo alguns componentes da fé o são. Ou homens voam e andam sobre águas?).
Agora, se você diz que a teologia é irracional, aí sim discordo! Pois teologia é justamente a "racionalização de mitos".
Então, depois de assumidas as "verdades da fé", o processo é todo racional. Mas isso não diz muito! É possível racionalizar todo universo da Marvel ou algo tão ruim quanto...
O 2° ponto é bem patético, sendo franco.
Qual o problema disso?
Que besteira!
Então um deus "sumamente bom", pq é assim definido e categorizado pelos seus defensores, merece louvores se existir?
Isso mina a própria noção de liberdade, tão cara aos apologetas.
E qual o problema em ser antiteísta? Não vejo como isso seja algo censurável, a menos que descambe em violência (verbal ou física).
Não achei os apontamentos contundentes!
Alan, ser racional ou não diz respeito ao caminho que levou o teísta a ser teísta ou o ateu a ser ateu. E é uma impossibilidade por definição que o Deus cristão exista e não seja maximamente bom. Ou ele é isso ou o que quer que exista não é o Deus cristão. É uma impossibilidade lógica. Abraço!
@@MatheusBenites Então, aí teríamos que definir bem o que se entende por racionalidade.
Por esse critério que você apresenta, não vejo como considerar o teísta tradicional assim, pois ele assume algumas verdades que não foram alcançadas pelo caminho racional - elas são prévias a isso.
Agora, adotando um outro critério (como o de que ser racional é agir por razões justas - sendo justo aqui, aquilo que é conforme à razão (categorias e lógica), aí sim é possível considerar o caminho do teísta racional - e em alguns casos extremamente racional!
Sobre a "impossibilidade do deus cristãos não ser sumamente bom", sua apresentação aqui soa um pouco como o argumento ontológico. Foi definido assim, temos que trabalhar com isso, logo, só pode ser conforme o que foi definido - se não é outra coisa.
Até aceito isso, mas tenho as mesmas objeções, ou parecidas, as que tenho contra o argumento ontológico.
É uma formalidade!
Mesmo assim, Matheus (e o ponto é esse), isso não culmina numa obrigatoriedade de aceitação dessa coisa. O ateu ainda se veria totalmente à vontade para rejeitar isso legitimamente. Não?
Por que um deus é sumamente bom logo deve ser adorado?? Qual a conexão entre uma coisa e outra??
Ele pode ser sumamente bom e não totalmente potente.
Ou pode ser os dois e eu, ou qualquer ateu, não aceitar suas decisões e escolhas não? Isso não te soa como algo legítimo?
E se eu quiser argumentar que existe um deus não cristão, que está alem do bem e do mal?
@@mariaalicedaniapedroza3667 Julgo totalmente possível.
Claro, precisaria definir aqui o estatuto ontológico de "bem" e "mal" e tbm sua subordinação a essa divindade.
Mas julgo possível sim.
Agora, essa pergunta foi endereçada a mim ou ao Matheus?
@@AlanRobson_ A todos que quiserem responder.
O que mais entorpece mais a realidade? O cristianismo ou a cultura woke? Dúvido voce críticar com tanto vigor a cultura woke como crítica a religião.
P.S: eu sou ateu.
mas esse não é o proposito do canal
Mas com certeza o cristianismo foi muito pior para a humanidade, 2000 anos atraso em escala global. Não é comparável com a cultura woke que é uma invenção de incel.
Pegou sua mulher com um ativista pelos direitos das minorias na cama né?
Eu entendo sua dor 😂😂😂😂
Os ateus precisam conhecer aquilo que é atestado pelo testemunho Bíblico. O testemunho dos profetas e apóstolos, de como Deus se revelou ao mundo em Cristo...
Abraço. Shalom!
Eu li a Bíblia, bem como alguns apócrifos, também li Zecharia Sitchin, história antiga, Bart Ehrman, ...
@@MiltonYoshino
Leu sobre as evidências do Jesus histórico
Barth comprova através de evidências históricas a pessoal real de Jesus. Ele diz também que aqueles que acham que Jesus não existiu frequentemente assumem posturas militantes e são notavelmente hábeis em refutar evidências que, para o resto do mundo civilizado, soam altamente convicentes e até mesmo indiscutíveis
Uma pergunta que sempre faço. O que os profetas e apóstolos tinham exatamente em mente. Experiências íntimas com Deus, ou todo o testemunho deixado por eles não passam de uma farsa?
Vai depender do juízo espiritual ou de acordo com nossos valores. É de todo ilógico e inconsistente? Sejamos justos em todas essas questões e totalmente francos com nós mesmos e com os fatos...
Se o nosso propósito for unilateral, claro que minha e sua resposta e resultado, podem ser absolutamente alheio a verdade
Portanto, precisamos procurar antes as experiências originais que fixaram e definiram padrões
Minha opinião, à respeito do testemunho deixado pelos profetas e apóstolos é de que eles foram testados pela lógica e pela experiência
Abraço. Shalom!
Já li. Minha vó era uma beata fanática. Você é que precisa ler Haking, Dalkins, Darwin, Nietzsche, Freud, Feuerbach, ... Nem que seja para aprender a argumentar. A ciência funciona. Nunca vi Jesus restituir um braço ou uma perna de alguém que teve um membro amputado.
@@tito.emdefesadocristianismo Jesus histórico? Sim, é mais provável que Jesus tenha existido do que não existido.
Só fico em dúvida se tudo que está escrito nos evangélhos é verdade, porque há muitas contradições.
Por exemplo:
Em Mateus, José e Maria moravam em Belém quando Jesus nasceu. Ele nasceu em casa sobre uma cama e foi visitado por três magos do oriente. Depois a família fugiu para o Egito por causa da perseguição de Herodes. No final eles retornam, mas foram morar em Nazaré, até então, uma cidade que eles desconheciam.
Já em Lucas, José e Maria já moravam em Nazaré, mas tiveram que ir para Belém, por causa do resenceamento de César. Por falta de alojamento, Jesus nasceu em um estábulo sobre uma manjedoura e foi visitado por três pastores locais. Depois voltaram direto para Nazaré.
Tito, como você lida com estas contradições?
O cara acha que os ateus viveram a vida toda numa ilha isolada kkkk
Lula na cadeia
Tu queria o Bozonazi genocid@ sendo o Saddam Hussein brasileiro né mesmo?
Kkkkkkkkkk coe
Kkkkkkk coe mano
👁️👁️
Lula na cadeia e deus não existe. 👍👍👍👍