Esse momento é meu! Hahaha... mandei a pergunta e to bem feliz que o tema foi escolhido! Amei o video e ta sendo muito esclarecedor ler os comentarios tambem! Muito obrigado por toda essa troca!
Que frases mais bem elaboradas da vida, na sua pergunta. Fui até escutar novamente pra ver a profundidade das palavras nas frases, e da motivação das mesmas. Parabéns.
25 Anos ✔ Nunca namorei (não por falta de oportunidade mas por falta de interesse) ✔ Sou o "amigo psicólogo" ✔ Valorizo muito a minha individualidade ✔ Odeio sentir que estou desperdiçando o meu tempo com algo que eu não tenho certeza se vale a pena ✔ Já presenciei vários relacionamentos abusivos ✔ Solteiro convicto ✔ CARALEO, EU TODINHO ESSE COMENTÁRIO! HAHA Me senti representado! Obrigado
Fui exatamente assim até os 25 anos. Depois vivi algumas relacões (boas e ruins) até os 35. Agora estou sozinha há 13 anos por não ter econtrado ninguém que me interesse, estou com preguiça de ter toda a paciência pra relação.
@@FredMaverik E tu é mal educado. Coisa que não vai melhorar à medida que tu envelhece, porque quem não teve boa educação, bons pais, não tem como remediar nem com a idade.
"A gente tem que estar aberto para experimentar o mundo: como o mundo se apresenta para gente e como nossa estrutura é capaz de lidar com isso." Isso é para levar para vida!
Há alguns meses eu me identificava muito como uma "solteira convicta". Sempre gostei muito de ser sozinha e independente. Na terapia ouvi que "liberdade é poder escolher, e não fugir de se relacionar" hahhah e hoje em dia concordo 100%. Mas confesso que só me abri para um relacionamento depois que caiu a ficha que relacionamentos são ótimos para o auto conhecimento, afinal de contas, relacionamentos funcionam como espelhos. E particularmente eu sou uma pessoa que gosto de ir mais a fundo nas minhas próprias questões e ir testando, me permitindo sentir, experimentando novas coisas, sentimentos e até formas de lidar com situações complicadas (como brigas etc), porque no final das contas a gente SEMPRE passa por isso (seja em relações amorosas ou não) e a forma como reagimos a essas situações mostra o que nós somos também... Não acho que exista "certo" ou "errado" em optar por nunca ter um relacionamento, mas é legal entender o porquê disso.
Eu só consigo ser feliz estando solteira, sempre que me envolvo, abro mão de mim e dos meus momentos e entro em piras bizarras (ciúmes sem motivo, cobranças comigo por estar dando muita atenção ou não estar, entre outras coisas), e acho que os momentos de alegria são muito curtos.
Atualização 4 anos depois: Entendi que essa forma de pensar e agir dentro de relações eu só faço com pessoas que têm uma dinâmica de controle e subjulgamento sobre mim, em sua maioria nas relações monogâmicas, hoje me encontrei na Não Monogamia, onde posso abrir meus sentimentos e opiniões sem ser inferiorizada pelas pessoas que me relaciono.
Valer a pena, vale... Em diferentes pontos e perspectivas. Mas do ponto de vista de preservação de energia, realmente não vale a pena 🤷♂️ Mas daí seria como eu dizer que não vale a pena buscar dinheiro. Em perspectiva de normalidade, correr atrás de dinheiro é um desperdício de recursos físicos, emocionais e de tempo. Mas se vc quer comer, viajar, e mandar em si mesmo, vai precisar de dinheiro. Dinheiro em si não é um fim. É um complemento para a sua felicidade. Da mesma forma um relacionamento... É chato? Seres humanos estão complicados de lidar? Siiiiim, como sempre estiveram... Há novos fenômenos no campo dos relacionamentos interpessoais todos os anos. Isso altera a dinâmica dos relacionamentos e a estática também. Fica cada vez mais difícil manter relacionamentos vazios, mas se torna cada vez mais fácil criar espaço para os mesmos terem protagonismo. Dessa forma, vc se relacionar ou não é uma escolha. Não se trata de valer a pena ou não 😅 Em diferentes épocas da vida, tomamos e tomaremos decisões diferentes, e está tudo bem vc não querer se relacionar agora. Apenas não use a desculpa do "não vale a pena" para permanecer imóvel ao longo de toda a sua vida: não apenas em relacionamentos, mas em qualquer outra esfera da sua vida. Seja fiel a você mesmo e não a vãs palavras e justificativas que damos em diferentes ciclos da vida. Sejamos felizes 😊
Não gosto de compartilhar meu dia a dia com outra pessoa, morar, ser íntimo demais, me sinto incomodada aquela pessoa ali me observando. Enxergo o amor de várias formas, amo ser sozinha. Um ambiente só meu, me sinto tranquila sozinha, me sinto inteiramente eu mesma. Nem é questão de traumas, relações que não deram certo e tal. Simplesmente gosto de ser sozinha.
O mercado exige que tu se sinta triste, insatisfeito, e que busque comprar porcarias ou se adequar aos padrões, para "ser feliz". Tenha namorada, transe, tenha carro e roupas legais para ser alguém. Compre perfumes, pareça ser. Não seja, tenha. Não viva com alguém, tenha alguém. Até amor virou mercado, e por isso tantas neuroses, ciumes e cansaço.
Tive duas experiências ruins com relacionamentos, e não sentia um gostar tão genuíno que me levasse a algo sério. Quando gostei mais de alguém minha vontade de ficar só falou mais alto, até pq os padrões que a pessoa esperava não eram algo que eu idealizava como um relacionamento. Eu sempre acho que relacionamento é consequência e nunca uma necessidade. Não descarto a possibilidade de um dia me relacionar novamente, mas não tenho procurado.
Vivo exatamente esse medo de me relacionar. Tenho 20 anos e nunca estive em uma relação amorosa porque nunca tive interesse nisso, sempre me pareceu algo sem propósito claro. Mas agora, talvez por conta de uma "crise dos 20 anos", eu pensei que estava pronta pra começar a me abrir pra esse tipo de relação, mas simplesmente não consigo. Primeiramente, eu não consigo achar qualquer pessoa interessante o bastante pra que eu arrisque sair da zona de conforto que eu construí comigo mesma durante toda a minha vida, e além disso, só de pensar em desenvolver uma conexão tão forte com uma pessoa já me faz sentir cansaço, porque eu instantaneamente começo a imaginar todo o processo que teria que passar pra chegar a um nível de confiança que eu considero ideal em um relacionamento, imagino toda a carga emocional que eu com certeza continuaria carregando mesmo após um término, etc., daí vem o medo e eu decido que simplesmente não vale a pena todo o meu esforço haha. Por enquanto, tá de boa lidar com esse receio, mas é impossível não ficar encucada com a possibilidade de eu continuar boicotando qualquer conexão que se apresente devido as minhas paranóias, uma vez que estamos cercados pela ideia do amor romântico como única forma de alcançar a felicidade.
Eu tenho 26 anos, já tive alguns relacionamentos sérios e longos. Hoje estou solteira/sozinha a quase 3 anos. Já passei por uma fase bem convicta da solteirice, mas hoje tenho sentido falta de me relacionar, porém parece que após os 25 comecei a sentir uma dificuldade maior em me relacionar amorosamente, as exigências estão maiores, a minha forma de lidar com a solidão mudou, hoje me sinto feliz sozinha e tenho medo de me relacionar e perder essa individualidade e liberdade que prezo tanto. Mas ao mesmo tempo as relações casuais e sexuais já não estão mais sendo satisfatórias. Eis o grande impasse da vida.
Parece que durante a juventude o sexo e a novidade que eu encontrava no outro eram mais que suficientes. Na medida que o tempo passou, as minhas prioridades mudaram. Eu sinto uma grande dificuldade em me interessar românticamente por alguém hj, pq já não depende mais só de um interesse físico ou idealizado, e sim na troca que eu consigo estabelecer com a outra parte. Infelizmente parece que pra mim é difícil encontrar espaços para encontrar pessoas com estas afinidades. É confuso, é difícil, mas gostar da minha própria companhia com certeza é algo que ajuda. :)
Vinnie Marchisio sim, é exatamente isso!!! Estar solteiro aos 20 e tantos, próximo aos 30 faz com que a gente repense muito antes de entrar em um relacionamento. Mas vamos nessa busca incessante pelo autoconhecimento, quem sabe logo isso se torne algo natural e fácil.
@@MyNellson cara, deve ter sido foda. Mas nem todas as pessoas são assim, de fazer esse tipo de coisa... Mas imagino que é fácil saber disso intelectualmente mas difícil de sentir isso no coração...
Parabens. Eu tenho 25 e sinceramente? So penso em homem pra transar mesmo. Nao consigo acreditar mais q algum dia irei amar alguem e essa pessoa ira me amar na mesma medida q eu. Alem do mais, nem sexo bom eu tive. Alias, por causa do machismo e preconceito sempre reprimi meus fetiches e fantasias, por medo de ser mais ridicularizada ainda (afinal sempre fui). Acho q com 25 anos me sinto como se eu tivesse 17, 18 anos agora. Porem, nao me imagino mais fora dessa faixa etaria emocional.
Eu entendo que quando a gente é mais novo saindo da fase da adolescência e entrando na adulta a gente acha que tem que "namorar pra aproveitar a vida" ou "casar antes do 30," se chegou aos 30 e solteiro entao "nossa tem algo errado contigo pra tá encalhado". Mas depois que a gente passa dos 26, fica mais maduro e entende que as coisas não funcionam assim, querer acompanhar o padrão da sociedade ou a cobrança da família. Cada um tem seu tempo, cada um tem que ser feliz a sua maneira e ninguém é obrigado a nada se não quiser.
Sim, para estar num relacionamento, tem que saber gostar de estar sozinho. Dessa forma, vc não irá tender a depender demais do outro. Mas tem gente que tb não quer se relacionar sério com ngm. Acho que é uma opção de vida e não está errado. Cada um faz aquilo que se sente melhor, sem padrões:)
A solidão não tem cura. A solidão é uma experiência de si. SOLIDÃO É A PERCEPÇÃO DE SI SOZINHO NO MUNDO. NUMA RELAÇÃO VOCÊ ESTABELECE TROCAS. UMA RELAÇÃO DURA ATÉ O TEMPO QUE TIVER QUE DURAR. NÃO TEM UM TEMPO CERTO PRA UMA RELAÇÃO. Uma pessoa pode se relacionar por 1 ano,a relação ser potente e acabar.
Talvez esse receio em relacionar-se, venha da dificuldade em "abrir mão" da individualidade. E quando a gente vê os demais nessas relações de cerceamento e desgaste, acabamos confirmando que de certo modo, não precisamos daquilo e que é possível lidar com seus próprios ideais sem compartilhá-los com uma outra pessoa.
Manu, gostaria que vc falasse mais sobre seu comentário de que é desgastante ir atrás de sexo. Me. Identifico bastante com isso e sinto que os papéis de gênero dentro dessa heteronormatividade patriarcal complica ainda mais isso. Abraço.
Estou há quase dois anos em análise e a minha percepção sobre relacionamento mudou muito. É ótimo demais saber o que faz sentido pra mim e o que não ❤️ queria reforçar isso, terapia não é só pra tratamento não, é fundamental pra todo mundo!
Eu vivo constantemente nessa dualidade de gostar muito de estar sozinha, mas querer muito também estar com alguém. Acredito que preciso amadurecer muitas coisas antes de me relacionar com alguém. Amei esse vídeo, obrigadaa 💜✨
@@zalegria9190 Como vou contar? É um sentimento diferente. É amar uma mulher com os pés no chão. Você confia na pessoa, não existe ciúmes. Só descobri isso depois dos 40 anos de idade. A vida é assim.
Adoro os vídeos desse canal. Pra complementar é que a relação é uma baita oportunidade de lidar com questões internas e se desenvolver. Acho que o seu companheiro(a) trás aspectos sobre vc q não é possível no mesmo nível em outras relações (amizade, família..). Só por isso vale de mais o investimento de energia.
eu tambem acho, acredito que as maiores descobertas e medos eu descobri me relacionando amorosamente, até termino me ensina como me relacionar com o outro.
Vou me permitir ser simplista, acho que relação é conexão. E sim, conexão por si só, já é um complexo de coisas. Mas, quando encontramos alguém a ponto de nos sentirmos realmente conectados, acho que todas as questões problemáticas que constituem uma relação tomam um contorno não tão denso e a gente se permite construir junto. Enfim, acho que o nome do bichinho é mesmo conexão rs.
bom dia. acredito que algumas pessoas tem condições de viver sem estar num relacionamento afetivo. eu acreditava que poderia viver assim, mas não. gosto de ter a companhia de alguém. há pouco tempo, rompi um relacionamento e ainda sinto a falta da pessoa. graças ao feriado, pude ir para casa e estar na companhia da minha mãe e nada melhor que o colo de mãe para amenizar a solidão. nenhuma relação é eterna: somos humanos, nascemos, crescemos e morremos, infelizmente. mesmo as amizades não duram, a não ser que nunca saiamos na companhia de uns com os outros. não tenho contato com nenhum amigo de adolescência, nem com amigos de faculdade. então, mesmo nas relações de parentesco: há pouco contato com parentes, tenho parentes (filhos de primos e primas) que nem conheço. assim, todo relacionamento é passageiro, bom enquanto durar.
Eu não tenho medo, tenho pavor, medo de sofrer, ser desprezado, como fui antes. Dei o meu melhor, fui atencioso, romântico, gente boa, carinhoso, engraçado, mas nada adiantou, depois de tudo isso, prefiro ficar sozinho, quem quiser vir atrás de mim, venha, mas eu ir, jamais... as pessoas só enxergam seus defeitos, infelizmente, não quero sofrer mais em minha vida por causa de mulher nenhuma, amei, fui feliz quase 5 anos, nunca enjoei dela, ao contrário, era apaixonado todos os dias como se fosse o primeiro, meu amor se renovava a cada amanhecer, mas não adiantou, nunca xinguei ela, nunca briguei c ela, nunca gritei, mas mesmo assim, não impediu que ela se fosse. Vou superar e seguir em frente que é o melhor que faço, ao invés de está se lamentando, pois tudo que eu pude oferecer eu ofereci, talvez essa pessoa se cansou de tanto amor que eu tinha e foi procurar aventuras num mundo idiota como esse, onde as pessoas usam as outras como copos descartáveis.
Ei, cara Notei sua dor e as razões são justas Esse tempo consigo vai ajudar Mas não há erro no seu jeito não Veja mais vídeos do Manu e vá se conhecendo mais. Ela decidiu ir e isso foi terrível, mas é sobre ela e sobre o q quis descobrir Pode haver tempo em que vc venha a agradecer por ela ter ido e não ter te dado esse trabalho Surgem pessoas tão interessantes depois que a gente agradece por ter espaço pra elas. Vá se cuidando com calma Abs
Cesinha, isso não aconteceu ou acontece só com vc ... a gente se doa , e isso pode acontecer, pq as pessoas são falíveis, mudam de ideia ... vc se não decepcionou alguém, em algum momento vai decepcionar . Penso que o melhor é a gente viver, e olhar bem onde estamos pisando , pq às vezes , já sabíamos que algo estava errado e ainda assim apostamos, ou seja, o campo estava minado. Vá atrás de viver um experiências sim, não desista . E lembre-se , tudo passa ! 🍂
Eu estava muito bem sozinha . Mas agora tô gostando de alguém . Sou idosa e não achei nada bom eu gostar e querer me relacionar , sendo que eu tava tão bem sem pensar em relacionamento, amoroso com ninguém .
Eu já me relacionei 2 vezes e não passou de 1 mês, além de eu ter fugido das outras vezes que ia além. Quando lembro e comparo com a vida de solteiro, é mil vezes melhor estar solteiro!!! Eu amo total, sério mesmo. Eu me amo sozinho, fazer as coisas sozinho, essa é a minha paixão, só sou feliz estando solteiro
Da preguiça de se relacionar as vezes, por conta do desgaste e do lado negativo que focamos tanto... Seguimos, tentando melhorar sempre! Adorei o vídeo ♥
O grande causador do medo da solidão, é porque as pessoas não a conhecem, não vê a solidão como uma experiência e muito menos com algo que não precisamos fugir e sim saber lidar. A partir da experiência da solidão, é possível não ter medo mais dela. E mesmo estando em um relacionamento é importante ter o momento para si. Aberto para os experimentos dos sentimentos de si... Autoconhecimento abre portas para tudo isso.
Concordo. Tomo como exemplo o fato de eu ter nascido numa familia muito religiosa q nao comemora natal e ano novo. Vejo meus primos e amigos supervalorizando o natal e ano novo, como forma de estar com a familia e etc. Eu, que desde crianca ja me acostumei a nao comemorar tais festividades, hj em dia encaro numa boa ficar sozinha nessas datas comemorativas. Tudo vai da criacao e da vivencia. Alem do fato de q sao apenas datas, sorrisos temporarios, na hora do aperto eh q vc tem q estar do lado E ver quem esta do seu lado.
luna araujo realmente, seja que dia for, o importante é quem deseja estar ao seu lado, todos os dias. Sou feliz sozinho e no momento que me relacionar, darei um upgrade na felicidade minha e da parceira 😄
Até que fim representado em um tema. :). Sinto-me muito bem só, já namorei na minha vida 3 vezes e não alcançou 1 ano. Sempre preferir um caminho '"sozinho'" nesta existência. E estou lendo um autor que chegou a mim no momento perfeito; H. D. Thoreau.
Vou comentar aqui, pq eu achava que era a única estranha que nunca namorou com 22, agora me sinto até acolhida (já me apaixonei, mas nunca deu certo, acho que de tanto eu quebrar a cara, eu meio que me fechei) minhas energias são gastas pra trabalhar, estudar ir atrás dos meus sonhos, mas acredito que um dia aparece um doido aí pra namorar comigo 😂😂😂😂
De uma pessoa casada . Depois de passar 18 anos casada, penso que não há nada que pague a sua paz. Dividir a sua paz, a sua tranquilidade é uma coisa impossível. Não ha como dividir a sua paz. Penso que solidão não existe. Durante o tempo em que fui solteira amava a minha companhia, nunca me senti sozinha, pq tinha a mim e era muito gostoso não ter que ficar dando explicação de tudo que eu faço para alguém, desculpa,mas é um saco. Sinceramente acredito que só esteja casada pq somos juntos,mas cada um tem a sua vida. Esse negócio de dividir tudo,tudo, tudo sinceramente é um saco. Nunca gostei desse negócio de TEM QUE. Tem é que ser feliz do jeto que cada um quiser. E se vocês preferem estar solteiros, pois bem que seja. Sejam muito felizes, Deus abençoe um abração 😘
18 anos casada? Durou até demais, posso dizer que foi bem sucedida para os dias de hoje, no qual o casamento se durar 10 anos é muito. Hoje se casa hoje, daqui há 1 mês já estão separando. Kkkkkkk
Conheci uma jovem recentemente, ficamos mas me afastei dela, eu 30 anos acabei de ficar desempregado moro com minha mãe não tenho casa nem carro, ela ganha bem mora em um lugar bom, vive postando fotos em redes sociais mostrando como tá feliz na academia, mostrando fotos do corpo, atitudes que não condiz com o que fala .. por onde quer que eu vá só encontro isso
Bem comentado , gostei mesmo do tema, sua análise foi bacana, eu tenho 25 anos hoje estou no meu terceiro relacionamento, na fase dos meus 20 cheguei a me sentir sozinho, cheio de pessoas ao redor porém não conseguir estabelecer uma conexão legal, mas aí conforme o tempo vai passando e as experiências que vamos passando te fazem refletir do que realmente a gente quer, hoje eu me sinto muito tranquilo, mesmo estando em um relacionamento eu ainda reservo meu tempo a sós , para refletir sobre a vida , é muito bom , isso amadurece bem o relacionamento , pois quando a pessoa entende você e respeita o seu espaço e legal, e e aquilo eu tenho comigo , amo minha namorada mas não sou dono dela e nem ela de mim , deixo fluir tudo naturalmente, se um dia acabar o relacionamento durou o que tinha que durar , quando você aprendeu a ser feliz só aí sim e legal entrar em um relacionamento saudável para ambos , não fica aquela cobrança desgastante, tudo flui naturalmente.
Manu, tenho adorado ver os seus vídeos, geralmente me esclarecem muitas coisas e me geram mais um monte de dúvidas e tem sido uma delícia pensar sobre essas questões criadas e entender o meu lugar nessas questões, desvendar meus medos, anseios e tal. Obrigada por tanta reflexão proposta.
Euuuuu depois de 15 anos casada..... Nunca mais quero nen namorar e muito menos casar.... Não conheço nenhun casal feliz.... Depois de 3 anos.... Solterazaaaaa asumida...
Eu tenho 29 anos e estive em relacionamento por 12 anos. Me sentia totalmente sozinha e solitária nele, né machucou muito, me causou mal. No último ano, antes de terminar eu não queria mais perder um minuto estando com a pessoa. Tentei conversar por diversas vezes, não conseguia ter o diálogo, conversar, saber nada dessa pessoa. Não podíamos discutir a relação, eu tentava e explicava da forma mais didática possível e não tinha jeito. Fugia. Ela sumia por semanas. Nunca consegui conversar. Eu falava sozinha quando não aguentava mais, enquanto a pessoa olhava para mim, igual um poste, nem sabia que estava ali. Tentei viu, como tentei. E me desgastei demais. Agora moro sozinha na há 10 meses e solteira e não consigo abrir mão do meu espaço, de dividir meu apartamento, te ter a presença de alguém aqui, de compartilha minha vida e meu dia a dia. Não tenho mais essa vontade, esse desejo. Não sinto falta nenhuma. Na verdade fico aliviada de não precisar, só independente, moro sozinha, dou conta de tudo meu, não tenho vontade de me relacionar, e não preciso. Isso é um alívio enorme. Já tentei ficar com algumas pessoas e vieram aqui, me senti invadida, completamente. Minha vida e minha pessoa invadida, meu apartamento invadido, minhas coisas invadida e não fico em paz. Depois que as pessoas iam eu ficava em paz. Vejo meu apartamento como meu refúgio, meu lugar, onde estou protegida e segura do mundo e de todos e ninguém pode me controlar, me vigiar, me mandar embora, me expulsar ( eu já fui expulsa 3 vezes da casa de mãe e já tive que sair quase que fugida uma vez quando morei com a pessoa que me relacionei). Mesmo eu tendo que fazer tudo aqui e pagar tudo, me sinto em paz, bem e segura no meu apartamento. E é super doloroso mesmo receber alguém aqui, ter que dividir as coisas que eu comprei, que eu conquistei com alguém que só chega e quer usufruir e ainda tolher minha liberdade.
Eu nunca namorei tbm, e tenho medo disso. Me sinto inseguro. Eu tenho 21 anos e não trabalho, sem contar q moro junto com minha mãe. Tbm só tenho ensino médio completo e mesmo assim não sei de quase nada. Pra mim, eu sou burro, nada de especial pra ser levado em conta. Por isso evitei namorar várias vezes mesmo tendo tido várias chances pra isso. Em grande parte acho q tbm foi minha timidez já q eu ficava muito nervoso tentando pensar em uma forma de falar de adimitir de uma vez para a pessoa q eu gostava, que eu gostava dela. Metade de mim tbm tinha uma fobia por não querer perder, e por isso eu esperava q a pessoa q eu gostava confessasse a mim primeiro do que eu confessasse a ela. Como se eu não quisesse perder mesmo. Nem sei oq passava na minha cabeça. Com o tempo desistir de procurar qualquer relacionamento, ou melhor, evitei de me apaixonar por alguém pq sempre me senti incapaz pra ter alguém. Havia começado a ver pornografia e isso pesou na minha mente. Na minha mente eu disse para mim mesmo q nenhuma garota merecia ficar com alguém tão podre, sujo e inútil como eu. Então me fechei ainda mais. E por eu ter sido muito zoado quando menor, apelidado de várias coisas, chamado de feio etc eu me sentia ainda mais inseguro. E quando eu comecei a relembrar das coisas do meu passado, comecei a lembrar apenas das coisas ruins dele. Então uma parte q aconteceu no meu passado não sai de mim até hoje. Q é lembrar do fato do meu pai ter batido na minha mãe quando estava bêbado e eu tinha 7 anos. Eu era muito apegado ao meu pai, muito mesmo. Nesse dia eu tentei tirar ele de cima da minha mãe a todo custo. O q isso empata na minha vida? Eu tenho medo de acabar cometendo o mesmo erro que ele. Nunca tomei bebida alcoólatra tanto por causa de minhas crenças, quanto por medo disso. E como sempre tendi a ser muito nervoso e estressado, e descontava minha raiva na minha irmã ou mãe, não queria machucar mais ninguém q fosse próximo a mim. Então rejeito qualquer relacionamento até hoje. Minha mãe ou a família do meu pai sempre me pressiona perguntando se já tô namorando, quando eu vou namorar etc, e me sinto constrangido. As vezes acho até q eles pensam q eu sou gay e não tenho vontade por mulheres. Pior ainda q ninguém na minha família te deve a ser gay ou coisa parecida e não gostam disso, então eles acabam achando q eu sou mesmo quando não sou. É muita pressão. Tbm não saio de casa desde o início antes da Pandemia. Só saio de casa por necessidade como comprar um açaí e voltar logo pra casa. Me sinto constrangido até andando na rua, como se todo olho do mundo estivesse prestando atenção em cada passo que dou. Depois q meus pais se separaram, eu perdi qualquer interação com meu pai com o tempo. Apesar q ele me chama as vezes pra sair, é tipo 1 vez a cada 2 ou 3 meses, e nem trocamos mensagens tbm. Na verdade eu não troco mensagem com ninguém kkkkk. E não é culpando meu irmãozinho, mas nossa relação de pai e filho praticamente se anulou depois q ele teve meu terceiro irmão com a outra mulher dele. Não tenho nenhuma interação com o pequeno também. Sinceramente, esse únicas coisas q eu acho q me prendi a esse mundo ainda é minha mãe e irmã, meu cachorro e algumas crenças.
Eu não quero me relacionar por 2 motivos: 1. Relacionamentos sempre vem dar notícias das nossas feiúras, narcisista que sou tenho medo de olhar pra elas e tenho vergonha de mostrar pro outro; 2. Pra mim compromisso amoroso significa trabalho/serviço e eu já tenho demandas demais na minha vida. A diferença entre eu e este rapaz é que ja tive varios relacionamentos de varios formatos - desde sem compromisso até morar juntos - ou seja, acredito que minha solterisse no meu caso é uma escolha e não um sintoma.
Eu sou solteira convicta pq todo cara q eu conheco, ou nao eh atraente mas eh interessante, ou eh interessante mas nao eh atraente (sexualmente). Ja ouvi de mts casais q sexo bom, selvagem nao tem nada a ver com o amor. Por isso mta gente trai, mas na verdade continua amando aquela pessoa q foi traida, e nao a pessoa com quem traiu. E tb conheco pessoas mais honestas, q dizem abertamente q, se sentirem q terao so um relacionamento superficial, preferem pagar pra ter o prazer sexual, momentaneo.
Eu deixo a reprodução humana pros outros, tô pouco me fudendo pra outra pessoa, já namorei, terminei de boa, mas não senti um pingo de vontade em encontrar outra pessoa, construir toda uma relação de novo, muito mimimi, coisinhas bestas, e na boa, sou um lascado, eu posso comer qlq merda, já morando com alguem, eu ficaria preocupado com o outro. Eu posso ser feliz sozinho.
Meu problema não é nem me relacionar amorosamente, meu problema é relacionar em qualquer sentido, invariavelmente tenho a sensação de não saber fazer alguém se sentir bem perto de mim, quando consigo um momento bom perto de alguém sinto medo de não conseguir ocasionar isso de novo, e o fato de eu me isolar faz com que as pessoas reafirmem a minha sensação, volta e meia correspondendo também com afastamento ou então cara de desprezo. As vezes eu sinto desejo de ir morar em uma sociedade onde as as pessoas tomam como sinônimo de educação a preservação da privacidade do outo, parece que pra ser educado no Brasil precisa demostrar que se importa com a vida do outro, requer muita interação pra não parecer um "arrogante" ou "mascarado", as vezes me sinto incapaz de ser brasileiro, de ser acolhedor. Não sei se alguém me entende.
Gente, eu me sentia assim até eu superar meu primeiro término. Fiquei anos sem me envolver até me envolver deno novo, e acabar tudo de novo. O que dizer pra vocês, a gente se machuca e fica triste, pra baixo. Decidi pensar como se fosse um machucado, igual o de quando eu caía na rua e me ralava. Tudo passa, nada é pra sempre, mesmo que você viva com a mesma pessoa para sempre, um dia ela ou você irá morrer. Eu acho que ser humano é se descobrir no outro "clichê que falei agora", mas é essencial para sei lá, não deixar o humano em você morrer, esquece racionalidade, é aproveitar cada momento junto de alguém que te quer ver bem. Não sofra atoa por alguém que não te que e não sofra por não conseguir viver algo, continue tentando, de tempo ao tempo, sempre terá alguém pra ficar ao seu lado, não se isole, acredite, apaixone-se, ame, sofra, sinta ciúmes, se joga na vida, não meça consequências quando alguém te quer bem e ao lado, a não ser que vc não se atraia por ela, viver na verdade. E não traiam ninguém!
Demorei muito pra sentir vontade de me relacionar com alguém, eu lembro de estar na escola na época e as pessoas da minha turma andavam de mãos dadas com seus parceiros no recreio, ou alguma colega comentava sobre achar alguém interessante e eu nunca conseguia sentir isso, nem me importava com quem tava ao redor, eu adorava ler, brinquei até meus 13 anos de idade e de fato isso não me fazia diferença nenhuma, ai eu entrei no ensino médio e todo mundo, absolutamente todo mundo daquela idade tinha um fogo, todo mundo só falava disso, só tinha casal no intervalo e eu comecei a sentir uma pressão enorme das minhas colegas pra me relacionar com alguém, eu vivia no meu mundo apaixonada por cantores, personagens de livros, filmes e séries eu não via nada dos meus personagens nas pessoas da escola, mas tinha um menino que sempre ficava olhando pra mim no recreio e eu resolvi após sentir essa pressão de ter alguém fui experimentar e eu simplesmente achei péssimo, o garoto era péssimo, o beijo péssimo, eu queria ficar com meus amigos no intervalo e ele me enchia pra ficar com ele e eu não sentia nada e ai acabei e decidi que definitivamente não sentia nada mesmo, ai eu fui ficando mais velha e com 17 eu me interessei por alguém de vista assim, achei estiloso e ele tinha um cabelo legal, mas na época a gente foi pra um date e de novo eu não senti nada, mesmo achando a pessoa interessante, nunca mais nos vimos e eu segui, 1 ano depois voltamos a nos falar e resolvemos sair de novo, achei ele legal e pensei ok estou com 18 anos preciso descobrir como é namorar e começamos, eu achava ele uma pessoa muito boa e incrivel mas eu ainda não conseguia sentir amor, terminamos com 4 meses de namoro e eu definitivamente desisti de me relacionar, mas ai comecei a me sentir muito sozinha e culpada por não conseguir me envolver e viver essas coisas que as pessoas vivem nas relações e na pandemia isso piorou, baixei tinder e namorei com um menino que conheci lá, duramos só 6 meses e foi minha primeira experiência tóxica que me deixou cheia de traumas, mas depois disso eu entrei numa noia muito maior sobre isso, eu precisava sentir algo e fiquei com várias pessoas, até que comecei a me sentir vazia, usada e nunca amada ou amando alguém. Com 23 anos baixei o tinder de novo e conheci alguém que eu finalmente senti algo, eu pela primeira vez na vida tinha me sentido conectada, conversavamos sobre tudo, ele era divertido, lindo, carinhoso e eu disse meu primeiro "Eu te amo" de verdade, mas ele não se sentia da mesma forma e acabou em 2 meses, eu nunca senti tanta dor na minha vida, eu choro todos os dias quando lembro da pessoa e agora piorou mais ainda por que eu simplesmente não consigo mais sentir nada mesmo, a pessoa pode ser a mais incrivel, eu não consigo por que tenho medo de me machucar, mas ao mesmo tempo me culpo por não ser capaz de sentir algo tão lindo assim, é horrivel
Bom, eu não tenho beleza alguma, mas sou um cara legal (feio clássico), nunca namorei ou me relacionei com alguém, por alguns motivos (N tenho beleza, evitar frustações, timidez); Obs: Tenho 18 anos;
Mas considerando que vc não seja bonito pros padrões...uma menina ou menino pode achar vc interessante e querer trocar afeto As pessoas consideradas bonitas, se vc analisar bem, são minoria.
Tu não ter amigos também é um medo de se relacionar? Ou simplesmente tu não encontrou uma pessoa que te corresponda satisfatoriamente nesse tipo de relação? Ou tu não sente interesse nesse tipo de relação.
Esse rapaz deve ter exemplos negativos de relacionamentos próximos a ele. Acho que terapia seja o caminho, mesmo. Há relações super sadias e incríveis!!!
Puxa. DD, Todo dia um desafio. Não sei me posicionar a respeito. Como assim não gosta de se relacionar? Muito difícil de entender. Não sente uma sensação de acolhimento, pertencimento quando está junto com alguém? Será que é um problema na percepção da própria reação quando no encontro com o outro? Ou será que percebe a reação e classifica a reação como ruim? Ou será que percebe, classifica como boa, mas não se permite viver essa felicidade? Ou será que faz tudo(percebe, compreende, se permite), mas não sabe como responder?(essa última situação é muito frequente para mim, porém isso não me faz não gostar de me relacionar). Tenho que pensar muito sobre isso. Obrigado pela oportunidade.
Esses questionamentos mexeram comigo tenho 30 anos até ainda não me relacionei com ninguém mas me encontro apaixonada por uma pessoa casada à já um ano e tal tem sido um desafio para mim ele sabe que gosto dele porque escrevi uma declaração para ele mas desejei que fosse feliz na relação,e por ter feito isso tenho andado a fugir de encara lo esse tempo todo e sinto que ele sabe que tenho medo porque ele não se consegue aproximar de mim devido às ilusões que crio na minha cabeça . Até me permite gostar de outra pessoa mas essa pessoa não está interessada em mim em termos amorosos,tenho meditado e feito acupunctura para tratar a ansiedade.
"A TEMPO PARA TUDO EM BAIXO DO SOL" PROVÉRBIOS ISSO QUER DIZER QUE NA NOSSA PEQUENA IMPORTÂNCIA NESSA TERRA, CADA UM TEM SEU TEMPO PARA TUDO! UNS VÃO CASAR COM 20 E SER FELIZ A VIDA TODA, OUTROS SOMENTE COM 30, 40 E SERAM FELIZES TAMBÉM!!! MAS NA MINHA OPINIÃO, FICAR SOZINHO A VIDA TODA, NÃO É PARA QUALQUER UM!!!
Esse momento é meu! Hahaha... mandei a pergunta e to bem feliz que o tema foi escolhido! Amei o video e ta sendo muito esclarecedor ler os comentarios tambem! Muito obrigado por toda essa troca!
Me vi na sua pergunta!!!!
Me vi também, tá sozinho nessa n
eu pensei que era eu fazendo a pergunta.
Maizáááá
Que frases mais bem elaboradas da vida, na sua pergunta. Fui até escutar novamente pra ver a profundidade das palavras nas frases, e da motivação das mesmas. Parabéns.
25 Anos ✔
Nunca namorei (não por falta de oportunidade mas por falta de interesse) ✔
Sou o "amigo psicólogo" ✔
Valorizo muito a minha individualidade ✔
Odeio sentir que estou desperdiçando o meu tempo com algo que eu não tenho certeza se vale a pena ✔
Já presenciei vários relacionamentos abusivos ✔
Solteiro convicto ✔
CARALEO, EU TODINHO ESSE COMENTÁRIO! HAHA Me senti representado! Obrigado
Fui exatamente assim até os 25 anos. Depois vivi algumas relacões (boas e ruins) até os 35. Agora estou sozinha há 13 anos por não ter econtrado ninguém que me interesse, estou com preguiça de ter toda a paciência pra relação.
@@Fernanda-te1uv nah vc só é velha
@@FredMaverik E tu é mal educado. Coisa que não vai melhorar à medida que tu envelhece, porque quem não teve boa educação, bons pais, não tem como remediar nem com a idade.
@@Fernanda-te1uv Parabéns pela resposta!
Eu tb. Até a idade é a mesma kkk
"A gente tem que estar aberto para experimentar o mundo: como o mundo se apresenta para gente e como nossa estrutura é capaz de lidar com isso." Isso é para levar para vida!
Há alguns meses eu me identificava muito como uma "solteira convicta". Sempre gostei muito de ser sozinha e independente. Na terapia ouvi que "liberdade é poder escolher, e não fugir de se relacionar" hahhah e hoje em dia concordo 100%. Mas confesso que só me abri para um relacionamento depois que caiu a ficha que relacionamentos são ótimos para o auto conhecimento, afinal de contas, relacionamentos funcionam como espelhos.
E particularmente eu sou uma pessoa que gosto de ir mais a fundo nas minhas próprias questões e ir testando, me permitindo sentir, experimentando novas coisas, sentimentos e até formas de lidar com situações complicadas (como brigas etc), porque no final das contas a gente SEMPRE passa por isso (seja em relações amorosas ou não) e a forma como reagimos a essas situações mostra o que nós somos também...
Não acho que exista "certo" ou "errado" em optar por nunca ter um relacionamento, mas é legal entender o porquê disso.
Eu só consigo ser feliz estando solteira, sempre que me envolvo, abro mão de mim e dos meus momentos e entro em piras bizarras (ciúmes sem motivo, cobranças comigo por estar dando muita atenção ou não estar, entre outras coisas), e acho que os momentos de alegria são muito curtos.
É, bem, vc que cria essa situação, que bom que sabe.
Nossa voce sou eu! haha
Eu concordo muito com isso.
Sou igual 😂
Atualização 4 anos depois:
Entendi que essa forma de pensar e agir dentro de relações eu só faço com pessoas que têm uma dinâmica de controle e subjulgamento sobre mim, em sua maioria nas relações monogâmicas, hoje me encontrei na Não Monogamia, onde posso abrir meus sentimentos e opiniões sem ser inferiorizada pelas pessoas que me relaciono.
A questão não é medo, mas sim que não está mais valendo pena se relacionar. O ser humano está cada dia q passa cada vez mais tosco.
Valer a pena, vale... Em diferentes pontos e perspectivas.
Mas do ponto de vista de preservação de energia, realmente não vale a pena 🤷♂️
Mas daí seria como eu dizer que não vale a pena buscar dinheiro. Em perspectiva de normalidade, correr atrás de dinheiro é um desperdício de recursos físicos, emocionais e de tempo. Mas se vc quer comer, viajar, e mandar em si mesmo, vai precisar de dinheiro.
Dinheiro em si não é um fim. É um complemento para a sua felicidade. Da mesma forma um relacionamento...
É chato? Seres humanos estão complicados de lidar? Siiiiim, como sempre estiveram...
Há novos fenômenos no campo dos relacionamentos interpessoais todos os anos. Isso altera a dinâmica dos relacionamentos e a estática também. Fica cada vez mais difícil manter relacionamentos vazios, mas se torna cada vez mais fácil criar espaço para os mesmos terem protagonismo.
Dessa forma, vc se relacionar ou não é uma escolha. Não se trata de valer a pena ou não 😅 Em diferentes épocas da vida, tomamos e tomaremos decisões diferentes, e está tudo bem vc não querer se relacionar agora. Apenas não use a desculpa do "não vale a pena" para permanecer imóvel ao longo de toda a sua vida: não apenas em relacionamentos, mas em qualquer outra esfera da sua vida.
Seja fiel a você mesmo e não a vãs palavras e justificativas que damos em diferentes ciclos da vida. Sejamos felizes 😊
O brasileiro tá ficando mais pobre
@@gustavodouglasnunes750180% Dos brasileiros e pobre junto de toda América Latina! Dá 40 anos não terá mais salvação.
@@danilob.9396Que comentário extraordinário 🎉
Não gosto de compartilhar meu dia a dia com outra pessoa, morar, ser íntimo demais, me sinto incomodada aquela pessoa ali me observando. Enxergo o amor de várias formas, amo ser sozinha. Um ambiente só meu, me sinto tranquila sozinha, me sinto inteiramente eu mesma. Nem é questão de traumas, relações que não deram certo e tal. Simplesmente gosto de ser sozinha.
O mercado exige que tu se sinta triste, insatisfeito, e que busque comprar porcarias ou se adequar aos padrões, para "ser feliz". Tenha namorada, transe, tenha carro e roupas legais para ser alguém. Compre perfumes, pareça ser. Não seja, tenha. Não viva com alguém, tenha alguém. Até amor virou mercado, e por isso tantas neuroses, ciumes e cansaço.
Vdd
De certa forma as repressões criadas alimentam a indústria e podem ter sido criadas ou pelo.menos alimentadas por quem sabe que isso funciona
Transe nem que seja com meu próprio Travesseiro kkkkkk
Solteira sim. Nunca quis ter filhos, desde dempre. Queria voar, voei...
Feliz com as escolhas que fiz...
Tive duas experiências ruins com relacionamentos, e não sentia um gostar tão genuíno que me levasse a algo sério. Quando gostei mais de alguém minha vontade de ficar só falou mais alto, até pq os padrões que a pessoa esperava não eram algo que eu idealizava como um relacionamento. Eu sempre acho que relacionamento é consequência e nunca uma necessidade. Não descarto a possibilidade de um dia me relacionar novamente, mas não tenho procurado.
Vivo exatamente esse medo de me relacionar. Tenho 20 anos e nunca estive em uma relação amorosa porque nunca tive interesse nisso, sempre me pareceu algo sem propósito claro. Mas agora, talvez por conta de uma "crise dos 20 anos", eu pensei que estava pronta pra começar a me abrir pra esse tipo de relação, mas simplesmente não consigo. Primeiramente, eu não consigo achar qualquer pessoa interessante o bastante pra que eu arrisque sair da zona de conforto que eu construí comigo mesma durante toda a minha vida, e além disso, só de pensar em desenvolver uma conexão tão forte com uma pessoa já me faz sentir cansaço, porque eu instantaneamente começo a imaginar todo o processo que teria que passar pra chegar a um nível de confiança que eu considero ideal em um relacionamento, imagino toda a carga emocional que eu com certeza continuaria carregando mesmo após um término, etc., daí vem o medo e eu decido que simplesmente não vale a pena todo o meu esforço haha.
Por enquanto, tá de boa lidar com esse receio, mas é impossível não ficar encucada com a possibilidade de eu continuar boicotando qualquer conexão que se apresente devido as minhas paranóias, uma vez que estamos cercados pela ideia do amor romântico como única forma de alcançar a felicidade.
Nossa, nunca me identifiquei tanto com um comentário!
Tão eu
Sou assim, também.
me identifiquei muito com seu comentário.
Eu toda
Tenho 29 anos e nunca namorei. E continuo não querendo, rs. Tenho amigos incríveis e nunca tive necessidade disso.
Eu tenho 26 anos, já tive alguns relacionamentos sérios e longos. Hoje estou solteira/sozinha a quase 3 anos. Já passei por uma fase bem convicta da solteirice, mas hoje tenho sentido falta de me relacionar, porém parece que após os 25 comecei a sentir uma dificuldade maior em me relacionar amorosamente, as exigências estão maiores, a minha forma de lidar com a solidão mudou, hoje me sinto feliz sozinha e tenho medo de me relacionar e perder essa individualidade e liberdade que prezo tanto. Mas ao mesmo tempo as relações casuais e sexuais já não estão mais sendo satisfatórias. Eis o grande impasse da vida.
Parece que durante a juventude o sexo e a novidade que eu encontrava no outro eram mais que suficientes. Na medida que o tempo passou, as minhas prioridades mudaram. Eu sinto uma grande dificuldade em me interessar românticamente por alguém hj, pq já não depende mais só de um interesse físico ou idealizado, e sim na troca que eu consigo estabelecer com a outra parte. Infelizmente parece que pra mim é difícil encontrar espaços para encontrar pessoas com estas afinidades. É confuso, é difícil, mas gostar da minha própria companhia com certeza é algo que ajuda. :)
Vinnie Marchisio sim, é exatamente isso!!! Estar solteiro aos 20 e tantos, próximo aos 30 faz com que a gente repense muito antes de entrar em um relacionamento. Mas vamos nessa busca incessante pelo autoconhecimento, quem sabe logo isso se torne algo natural e fácil.
Eu na vida, a 3 anos levei um corno e desde então, perdi a coragem de ter alguém.
@@MyNellson cara, deve ter sido foda. Mas nem todas as pessoas são assim, de fazer esse tipo de coisa... Mas imagino que é fácil saber disso intelectualmente mas difícil de sentir isso no coração...
Parabens. Eu tenho 25 e sinceramente? So penso em homem pra transar mesmo. Nao consigo acreditar mais q algum dia irei amar alguem e essa pessoa ira me amar na mesma medida q eu. Alem do mais, nem sexo bom eu tive. Alias, por causa do machismo e preconceito sempre reprimi meus fetiches e fantasias, por medo de ser mais ridicularizada ainda (afinal sempre fui). Acho q com 25 anos me sinto como se eu tivesse 17, 18 anos agora. Porem, nao me imagino mais fora dessa faixa etaria emocional.
Eu entendo que quando a gente é mais novo saindo da fase da adolescência e entrando na adulta a gente acha que tem que "namorar pra aproveitar a vida" ou "casar antes do 30," se chegou aos 30 e solteiro entao "nossa tem algo errado contigo pra tá encalhado". Mas depois que a gente passa dos 26, fica mais maduro e entende que as coisas não funcionam assim, querer acompanhar o padrão da sociedade ou a cobrança da família. Cada um tem seu tempo, cada um tem que ser feliz a sua maneira e ninguém é obrigado a nada se não quiser.
Comentário foda. Alfona parabéns
Se o cara não quer casar, é visto como um maluco esquisitão, ou devasso que quer viver na putaria ou acham que vc senta na paçoca.
@Stefanie VC quê dizer quê a Pessoa Tá Sem namora só Pq tem 30 e Tá encalhado Ah e só Vale até os 26 esta Com alguem?
"Solidão não tem que ser curada...é a percepção de si sozinho no mundo" - Obrigado, precisava ouvir isso hoje.
O caos começa exatamente na necessidade de controle ao invez de criar a verdadeira conexão!
Verdade! Querem controlar o outro e não param para observar os seus defeitos.
Sim, para estar num relacionamento, tem que saber gostar de estar sozinho. Dessa forma, vc não irá tender a depender demais do outro. Mas tem gente que tb não quer se relacionar sério com ngm. Acho que é uma opção de vida e não está errado. Cada um faz aquilo que se sente melhor, sem padrões:)
A solidão não tem cura.
A solidão é uma experiência de si.
SOLIDÃO É A PERCEPÇÃO DE SI SOZINHO NO MUNDO.
NUMA RELAÇÃO VOCÊ ESTABELECE TROCAS.
UMA RELAÇÃO DURA ATÉ O TEMPO QUE TIVER QUE DURAR.
NÃO TEM UM TEMPO CERTO PRA UMA RELAÇÃO.
Uma pessoa pode se relacionar por 1 ano,a relação ser potente e acabar.
Eu não acho que isso tenha que ser preocupação...
A vontade de controlar o outro pode estar em qualquer relação.
Adoro quando você traz as falas do Martin, a sinceridade e as descobertas das crianças ilustram coisas óbvias que às vezes esquecemos
Talvez esse receio em relacionar-se, venha da dificuldade em "abrir mão" da individualidade. E quando a gente vê os demais nessas relações de cerceamento e desgaste, acabamos confirmando que de certo modo, não precisamos daquilo e que é possível lidar com seus próprios ideais sem compartilhá-los com uma outra pessoa.
Caralho, é isso daí mesmo.
Acho um puta egoísmo, porém, respeito.
@@caliannasantos8982 É mais autopreservação, penso.
@@caliannasantos8982 como pode ser egoísmo se essa escolha não está prejudicando ninguém?
@@costadev8970 realmente, hj eu penso diferente, cada um com seu espaço e momento certo pra seguir o caminho à dois ✨
Manu, gostaria que vc falasse mais sobre seu comentário de que é desgastante ir atrás de sexo. Me. Identifico bastante com isso e sinto que os papéis de gênero dentro dessa heteronormatividade patriarcal complica ainda mais isso. Abraço.
Estou há quase dois anos em análise e a minha percepção sobre relacionamento mudou muito. É ótimo demais saber o que faz sentido pra mim e o que não ❤️ queria reforçar isso, terapia não é só pra tratamento não, é fundamental pra todo mundo!
Quem casa faz bem mas quem não casa faz melhor ( Apóstolo Paulo )
Eu vivo constantemente nessa dualidade de gostar muito de estar sozinha, mas querer muito também estar com alguém. Acredito que preciso amadurecer muitas coisas antes de me relacionar com alguém. Amei esse vídeo, obrigadaa 💜✨
Eu também sinto/vivo isso.
Tenho 20 anos e me indetifico a esse comentário, tipo, eu não sei expressar sentimentos trato todo mundo da mesma forma é me sinto melhor assim!
Pode ser um ponto seguro
Seu jeito de viver bem
Se decidir mudar um pouco depois, poderá
Depois que conheci o amor maduro (Depois dos 40 anos) mudou toda minha concepção de vida sobre relacionamentos.
conta pra gente
@@zalegria9190 Como vou contar? É um sentimento diferente. É amar uma mulher com os pés no chão. Você confia na pessoa, não existe ciúmes. Só descobri isso depois dos 40 anos de idade. A vida é assim.
Esse relato me fez lembrar o filme "o lagosta" onde todos tem que necessariamente ter um par, filme bom, indico.
Indicado ao Oscar, mas é um filme "no sense", rsss.
esse filme é ótimo! Um par que tenhas enlaces neuróticos, ops...defeitos parecidos
Adoro os vídeos desse canal. Pra complementar é que a relação é uma baita oportunidade de lidar com questões internas e se desenvolver. Acho que o seu companheiro(a) trás aspectos sobre vc q não é possível no mesmo nível em outras relações (amizade, família..). Só por isso vale de mais o investimento de energia.
eu tambem acho, acredito que as maiores descobertas e medos eu descobri me relacionando amorosamente, até termino me ensina como me relacionar com o outro.
Vou me permitir ser simplista, acho que relação é conexão. E sim, conexão por si só, já é um complexo de coisas. Mas, quando encontramos alguém a ponto de nos sentirmos realmente conectados, acho que todas as questões problemáticas que constituem uma relação tomam um contorno não tão denso e a gente se permite construir junto.
Enfim, acho que o nome do bichinho é mesmo conexão rs.
bom dia. acredito que algumas pessoas tem condições de viver sem estar num relacionamento afetivo. eu acreditava que poderia viver assim, mas não. gosto de ter a companhia de alguém. há pouco tempo, rompi um relacionamento e ainda sinto a falta da pessoa. graças ao feriado, pude ir para casa e estar na companhia da minha mãe e nada melhor que o colo de mãe para amenizar a solidão. nenhuma relação é eterna: somos humanos, nascemos, crescemos e morremos, infelizmente. mesmo as amizades não duram, a não ser que nunca saiamos na companhia de uns com os outros. não tenho contato com nenhum amigo de adolescência, nem com amigos de faculdade. então, mesmo nas relações de parentesco: há pouco contato com parentes, tenho parentes (filhos de primos e primas) que nem conheço. assim, todo relacionamento é passageiro, bom enquanto durar.
Eu não tenho medo, tenho pavor, medo de sofrer, ser desprezado, como fui antes. Dei o meu melhor, fui atencioso, romântico, gente boa, carinhoso, engraçado, mas nada adiantou, depois de tudo isso, prefiro ficar sozinho, quem quiser vir atrás de mim, venha, mas eu ir, jamais... as pessoas só enxergam seus defeitos, infelizmente, não quero sofrer mais em minha vida por causa de mulher nenhuma, amei, fui feliz quase 5 anos, nunca enjoei dela, ao contrário, era apaixonado todos os dias como se fosse o primeiro, meu amor se renovava a cada amanhecer, mas não adiantou, nunca xinguei ela, nunca briguei c ela, nunca gritei, mas mesmo assim, não impediu que ela se fosse.
Vou superar e seguir em frente que é o melhor que faço, ao invés de está se lamentando, pois tudo que eu pude oferecer eu ofereci, talvez essa pessoa se cansou de tanto amor que eu tinha e foi procurar aventuras num mundo idiota como esse, onde as pessoas usam as outras como copos descartáveis.
Ei, cara
Notei sua dor e as razões são justas
Esse tempo consigo vai ajudar
Mas não há erro no seu jeito não
Veja mais vídeos do Manu e vá se conhecendo mais.
Ela decidiu ir e isso foi terrível, mas é sobre ela e sobre o q quis descobrir
Pode haver tempo em que vc venha a agradecer por ela ter ido e não ter te dado esse trabalho
Surgem pessoas tão interessantes depois que a gente agradece por ter espaço pra elas.
Vá se cuidando com calma
Abs
Cesinha, isso não aconteceu ou acontece só com vc ... a gente se doa , e isso pode acontecer, pq as pessoas são falíveis, mudam de ideia ... vc se não decepcionou alguém, em algum momento vai decepcionar . Penso que o melhor é a gente viver, e olhar bem onde estamos pisando , pq às vezes , já sabíamos que algo estava errado e ainda assim apostamos, ou seja, o campo estava minado. Vá atrás de viver um experiências sim, não desista . E lembre-se , tudo passa ! 🍂
Gostei da forma como a pessoa colocou a questão.
Bom dia Manu, bom dia gente.
Eu estava muito bem sozinha . Mas agora tô gostando de alguém . Sou idosa e não achei nada bom eu gostar e querer me relacionar , sendo que eu tava tão bem sem pensar em relacionamento, amoroso com ninguém .
Eu já me relacionei 2 vezes e não passou de 1 mês, além de eu ter fugido das outras vezes que ia além. Quando lembro e comparo com a vida de solteiro, é mil vezes melhor estar solteiro!!! Eu amo total, sério mesmo. Eu me amo sozinho, fazer as coisas sozinho, essa é a minha paixão, só sou feliz estando solteiro
As vezes estar num relacionamento não é prioridade pra pessoa. Se vc está só e tá ok, tudo bem. Estar com alguém e estar ok, tudo bem tmb.
Aprenda a ser sozinho a sua melhor companhia é você mesmo 🤝🏻
Eita, Manu!! Me vi representada nessa reflexão...
Da preguiça de se relacionar as vezes, por conta do desgaste e do lado negativo que focamos tanto... Seguimos, tentando melhorar sempre! Adorei o vídeo ♥
Quando eu me relaciono é depressão instantânea. sério é bizarro... todos os relacionamentos que já tive estraguei por causa disso...
Como assim?
Siga vendo mais do Manu que vai achar mais respostas
O grande causador do medo da solidão, é porque as pessoas não a conhecem, não vê a solidão como uma experiência e muito menos com algo que não precisamos fugir e sim saber lidar. A partir da experiência da solidão, é possível não ter medo mais dela. E mesmo estando em um relacionamento é importante ter o momento para si. Aberto para os experimentos dos sentimentos de si... Autoconhecimento abre portas para tudo isso.
Concordo. Tomo como exemplo o fato de eu ter nascido numa familia muito religiosa q nao comemora natal e ano novo. Vejo meus primos e amigos supervalorizando o natal e ano novo, como forma de estar com a familia e etc. Eu, que desde crianca ja me acostumei a nao comemorar tais festividades, hj em dia encaro numa boa ficar sozinha nessas datas comemorativas. Tudo vai da criacao e da vivencia. Alem do fato de q sao apenas datas, sorrisos temporarios, na hora do aperto eh q vc tem q estar do lado E ver quem esta do seu lado.
Só quem tem amor próprio pode ficar sozinho sem sofrimento. A solitude é necessária para o autoconhecimento
luna araujo realmente, seja que dia for, o importante é quem deseja estar ao seu lado, todos os dias. Sou feliz sozinho e no momento que me relacionar, darei um upgrade na felicidade minha e da parceira 😄
Me identifiquei....muito
Solteira convicta. Penso parecido e acho importante o auto conhecimento.
Até que fim representado em um tema. :). Sinto-me muito bem só, já namorei na minha vida 3 vezes e não alcançou 1 ano. Sempre preferir um caminho '"sozinho'" nesta existência. E estou lendo um autor que chegou a mim no momento perfeito; H. D. Thoreau.
jefferson gonçalves ótimo esse autor
Vou comentar aqui, pq eu achava que era a única estranha que nunca namorou com 22, agora me sinto até acolhida (já me apaixonei, mas nunca deu certo, acho que de tanto eu quebrar a cara, eu meio que me fechei) minhas energias são gastas pra trabalhar, estudar ir atrás dos meus sonhos, mas acredito que um dia aparece um doido aí pra namorar comigo 😂😂😂😂
Oi bom dia, tudo bem?
Mulher eu tô nessa pegada
De uma pessoa casada . Depois de passar 18 anos casada, penso que não há nada que pague a sua paz. Dividir a sua paz, a sua tranquilidade é uma coisa impossível. Não ha como dividir a sua paz. Penso que solidão não existe. Durante o tempo em que fui solteira amava a minha companhia, nunca me senti sozinha, pq tinha a mim e era muito gostoso não ter que ficar dando explicação de tudo que eu faço para alguém, desculpa,mas é um saco. Sinceramente acredito que só esteja casada pq somos juntos,mas cada um tem a sua vida.
Esse negócio de dividir tudo,tudo, tudo sinceramente é um saco.
Nunca gostei desse negócio de TEM QUE. Tem é que ser feliz do jeto que cada um quiser. E se vocês preferem estar solteiros, pois bem que seja. Sejam muito felizes, Deus abençoe um abração 😘
18 anos casada? Durou até demais, posso dizer que foi bem sucedida para os dias de hoje, no qual o casamento se durar 10 anos é muito. Hoje se casa hoje, daqui há 1 mês já estão separando. Kkkkkkk
@@muntzful kkkkk Obrigada 😘
Conheci uma jovem recentemente, ficamos mas me afastei dela, eu 30 anos acabei de ficar desempregado moro com minha mãe não tenho casa nem carro, ela ganha bem mora em um lugar bom, vive postando fotos em redes sociais mostrando como tá feliz na academia, mostrando fotos do corpo, atitudes que não condiz com o que fala .. por onde quer que eu vá só encontro isso
A maioria das pessoas entram em relacionamentos para não destoar da sociedade .
É bom curtir uma solitude de vez em quando
Bem comentado , gostei mesmo do tema, sua análise foi bacana, eu tenho 25 anos hoje estou no meu terceiro relacionamento, na fase dos meus 20 cheguei a me sentir sozinho, cheio de pessoas ao redor porém não conseguir estabelecer uma conexão legal, mas aí conforme o tempo vai passando e as experiências que vamos passando te fazem refletir do que realmente a gente quer, hoje eu me sinto muito tranquilo, mesmo estando em um relacionamento eu ainda reservo meu tempo a sós , para refletir sobre a vida , é muito bom , isso amadurece bem o relacionamento , pois quando a pessoa entende você e respeita o seu espaço e legal, e e aquilo eu tenho comigo , amo minha namorada mas não sou dono dela e nem ela de mim , deixo fluir tudo naturalmente, se um dia acabar o relacionamento durou o que tinha que durar , quando você aprendeu a ser feliz só aí sim e legal entrar em um relacionamento saudável para ambos , não fica aquela cobrança desgastante, tudo flui naturalmente.
Gostei da sua consciência
Vai evitar mto desgaste
Esse vídeo é meu! ❤️
Manu, tenho adorado ver os seus vídeos, geralmente me esclarecem muitas coisas e me geram mais um monte de dúvidas e tem sido uma delícia pensar sobre essas questões criadas e entender o meu lugar nessas questões, desvendar meus medos, anseios e tal. Obrigada por tanta reflexão proposta.
Euuuuu depois de 15 anos casada.....
Nunca mais quero nen namorar e muito menos casar....
Não conheço nenhun casal feliz.... Depois de 3 anos....
Solterazaaaaa asumida...
Eu tenho 29 anos e estive em relacionamento por 12 anos. Me sentia totalmente sozinha e solitária nele, né machucou muito, me causou mal. No último ano, antes de terminar eu não queria mais perder um minuto estando com a pessoa. Tentei conversar por diversas vezes, não conseguia ter o diálogo, conversar, saber nada dessa pessoa. Não podíamos discutir a relação, eu tentava e explicava da forma mais didática possível e não tinha jeito. Fugia. Ela sumia por semanas.
Nunca consegui conversar. Eu falava sozinha quando não aguentava mais, enquanto a pessoa olhava para mim, igual um poste, nem sabia que estava ali. Tentei viu, como tentei.
E me desgastei demais.
Agora moro sozinha na há 10 meses e solteira e não consigo abrir mão do meu espaço, de dividir meu apartamento, te ter a presença de alguém aqui, de compartilha minha vida e meu dia a dia. Não tenho mais essa vontade, esse desejo. Não sinto falta nenhuma. Na verdade fico aliviada de não precisar, só independente, moro sozinha, dou conta de tudo meu, não tenho vontade de me relacionar, e não preciso. Isso é um alívio enorme.
Já tentei ficar com algumas pessoas e vieram aqui, me senti invadida, completamente. Minha vida e minha pessoa invadida, meu apartamento invadido, minhas coisas invadida e não fico em paz. Depois que as pessoas iam eu ficava em paz.
Vejo meu apartamento como meu refúgio, meu lugar, onde estou protegida e segura do mundo e de todos e ninguém pode me controlar, me vigiar, me mandar embora, me expulsar ( eu já fui expulsa 3 vezes da casa de mãe e já tive que sair quase que fugida uma vez quando morei com a pessoa que me relacionei). Mesmo eu tendo que fazer tudo aqui e pagar tudo, me sinto em paz, bem e segura no meu apartamento. E é super doloroso mesmo receber alguém aqui, ter que dividir as coisas que eu comprei, que eu conquistei com alguém que só chega e quer usufruir e ainda tolher minha liberdade.
Eu nunca namorei tbm, e tenho medo disso. Me sinto inseguro. Eu tenho 21 anos e não trabalho, sem contar q moro junto com minha mãe. Tbm só tenho ensino médio completo e mesmo assim não sei de quase nada. Pra mim, eu sou burro, nada de especial pra ser levado em conta. Por isso evitei namorar várias vezes mesmo tendo tido várias chances pra isso. Em grande parte acho q tbm foi minha timidez já q eu ficava muito nervoso tentando pensar em uma forma de falar de adimitir de uma vez para a pessoa q eu gostava, que eu gostava dela. Metade de mim tbm tinha uma fobia por não querer perder, e por isso eu esperava q a pessoa q eu gostava confessasse a mim primeiro do que eu confessasse a ela. Como se eu não quisesse perder mesmo. Nem sei oq passava na minha cabeça. Com o tempo desistir de procurar qualquer relacionamento, ou melhor, evitei de me apaixonar por alguém pq sempre me senti incapaz pra ter alguém. Havia começado a ver pornografia e isso pesou na minha mente. Na minha mente eu disse para mim mesmo q nenhuma garota merecia ficar com alguém tão podre, sujo e inútil como eu. Então me fechei ainda mais. E por eu ter sido muito zoado quando menor, apelidado de várias coisas, chamado de feio etc eu me sentia ainda mais inseguro. E quando eu comecei a relembrar das coisas do meu passado, comecei a lembrar apenas das coisas ruins dele. Então uma parte q aconteceu no meu passado não sai de mim até hoje. Q é lembrar do fato do meu pai ter batido na minha mãe quando estava bêbado e eu tinha 7 anos. Eu era muito apegado ao meu pai, muito mesmo. Nesse dia eu tentei tirar ele de cima da minha mãe a todo custo. O q isso empata na minha vida? Eu tenho medo de acabar cometendo o mesmo erro que ele. Nunca tomei bebida alcoólatra tanto por causa de minhas crenças, quanto por medo disso. E como sempre tendi a ser muito nervoso e estressado, e descontava minha raiva na minha irmã ou mãe, não queria machucar mais ninguém q fosse próximo a mim. Então rejeito qualquer relacionamento até hoje. Minha mãe ou a família do meu pai sempre me pressiona perguntando se já tô namorando, quando eu vou namorar etc, e me sinto constrangido. As vezes acho até q eles pensam q eu sou gay e não tenho vontade por mulheres. Pior ainda q ninguém na minha família te deve a ser gay ou coisa parecida e não gostam disso, então eles acabam achando q eu sou mesmo quando não sou. É muita pressão. Tbm não saio de casa desde o início antes da Pandemia. Só saio de casa por necessidade como comprar um açaí e voltar logo pra casa. Me sinto constrangido até andando na rua, como se todo olho do mundo estivesse prestando atenção em cada passo que dou. Depois q meus pais se separaram, eu perdi qualquer interação com meu pai com o tempo. Apesar q ele me chama as vezes pra sair, é tipo 1 vez a cada 2 ou 3 meses, e nem trocamos mensagens tbm. Na verdade eu não troco mensagem com ninguém kkkkk. E não é culpando meu irmãozinho, mas nossa relação de pai e filho praticamente se anulou depois q ele teve meu terceiro irmão com a outra mulher dele. Não tenho nenhuma interação com o pequeno também. Sinceramente, esse únicas coisas q eu acho q me prendi a esse mundo ainda é minha mãe e irmã, meu cachorro e algumas crenças.
Eu não quero me relacionar por 2 motivos:
1. Relacionamentos sempre vem dar notícias das nossas feiúras, narcisista que sou tenho medo de olhar pra elas e tenho vergonha de mostrar pro outro;
2. Pra mim compromisso amoroso significa trabalho/serviço e eu já tenho demandas demais na minha vida.
A diferença entre eu e este rapaz é que ja tive varios relacionamentos de varios formatos - desde sem compromisso até morar juntos - ou seja, acredito que minha solterisse no meu caso é uma escolha e não um sintoma.
Eu tenho 29 anos, nunca namorei ....sou solteira convicta
Eu sou solteira convicta pq todo cara q eu conheco, ou nao eh atraente mas eh interessante, ou eh interessante mas nao eh atraente (sexualmente). Ja ouvi de mts casais q sexo bom, selvagem nao tem nada a ver com o amor. Por isso mta gente trai, mas na verdade continua amando aquela pessoa q foi traida, e nao a pessoa com quem traiu. E tb conheco pessoas mais honestas, q dizem abertamente q, se sentirem q terao so um relacionamento superficial, preferem pagar pra ter o prazer sexual, momentaneo.
luna araujo aceita tomar um chá com menta e refletirmos sobre o assunto?
Gosto muito de me relacionar... Às vezes sofro mesmo... Mas sinto que as relações me enriquecem muito.
Eu deixo a reprodução humana pros outros, tô pouco me fudendo pra outra pessoa, já namorei, terminei de boa, mas não senti um pingo de vontade em encontrar outra pessoa, construir toda uma relação de novo, muito mimimi, coisinhas bestas, e na boa, sou um lascado, eu posso comer qlq merda, já morando com alguem, eu ficaria preocupado com o outro. Eu posso ser feliz sozinho.
Acho perfeito as suas explicações....
Meu problema não é nem me relacionar amorosamente, meu problema é relacionar em qualquer sentido, invariavelmente tenho a sensação de não saber fazer alguém se sentir bem perto de mim, quando consigo um momento bom perto de alguém sinto medo de não conseguir ocasionar isso de novo, e o fato de eu me isolar faz com que as pessoas reafirmem a minha sensação, volta e meia correspondendo também com afastamento ou então cara de desprezo.
As vezes eu sinto desejo de ir morar em uma sociedade onde as as pessoas tomam como sinônimo de educação a preservação da privacidade do outo, parece que pra ser educado no Brasil precisa demostrar que se importa com a vida do outro, requer muita interação pra não parecer um "arrogante" ou "mascarado", as vezes me sinto incapaz de ser brasileiro, de ser acolhedor.
Não sei se alguém me entende.
Eu fiquei um pouco confuso, mas achei interessante
Parece q parte disso já eh da sua personalidade
A outra parte q não entendi bem
Solteira convicta🥰
Gente, eu me sentia assim até eu superar meu primeiro término. Fiquei anos sem me envolver até me envolver deno novo, e acabar tudo de novo. O que dizer pra vocês, a gente se machuca e fica triste, pra baixo. Decidi pensar como se fosse um machucado, igual o de quando eu caía na rua e me ralava. Tudo passa, nada é pra sempre, mesmo que você viva com a mesma pessoa para sempre, um dia ela ou você irá morrer. Eu acho que ser humano é se descobrir no outro "clichê que falei agora", mas é essencial para sei lá, não deixar o humano em você morrer, esquece racionalidade, é aproveitar cada momento junto de alguém que te quer ver bem. Não sofra atoa por alguém que não te que e não sofra por não conseguir viver algo, continue tentando, de tempo ao tempo, sempre terá alguém pra ficar ao seu lado, não se isole, acredite, apaixone-se, ame, sofra, sinta ciúmes, se joga na vida, não meça consequências quando alguém te quer bem e ao lado, a não ser que vc não se atraia por ela, viver na verdade. E não traiam ninguém!
Excelente vídeo! Obrigada Manu!
Meu primeiro relacionamento sério foi com 27 anos.
SANTO DEUS ATÉ PARECE QUE FOI EU QUE PERGUNTEI ISSO.
solteira convicta, presente!
Manu adoro suas reflexoes faz um video falando se existem homens que nao traem na sociedade atual poorrr favoooorrrr 🥰
excelente vídeo... Adoro e curto cada dia mais....
Esse cara da carta e literalmente eu me considero solteira convicta!
Demorei muito pra sentir vontade de me relacionar com alguém, eu lembro de estar na escola na época e as pessoas da minha turma andavam de mãos dadas com seus parceiros no recreio, ou alguma colega comentava sobre achar alguém interessante e eu nunca conseguia sentir isso, nem me importava com quem tava ao redor, eu adorava ler, brinquei até meus 13 anos de idade e de fato isso não me fazia diferença nenhuma, ai eu entrei no ensino médio e todo mundo, absolutamente todo mundo daquela idade tinha um fogo, todo mundo só falava disso, só tinha casal no intervalo e eu comecei a sentir uma pressão enorme das minhas colegas pra me relacionar com alguém, eu vivia no meu mundo apaixonada por cantores, personagens de livros, filmes e séries eu não via nada dos meus personagens nas pessoas da escola, mas tinha um menino que sempre ficava olhando pra mim no recreio e eu resolvi após sentir essa pressão de ter alguém fui experimentar e eu simplesmente achei péssimo, o garoto era péssimo, o beijo péssimo, eu queria ficar com meus amigos no intervalo e ele me enchia pra ficar com ele e eu não sentia nada e ai acabei e decidi que definitivamente não sentia nada mesmo, ai eu fui ficando mais velha e com 17 eu me interessei por alguém de vista assim, achei estiloso e ele tinha um cabelo legal, mas na época a gente foi pra um date e de novo eu não senti nada, mesmo achando a pessoa interessante, nunca mais nos vimos e eu segui, 1 ano depois voltamos a nos falar e resolvemos sair de novo, achei ele legal e pensei ok estou com 18 anos preciso descobrir como é namorar e começamos, eu achava ele uma pessoa muito boa e incrivel mas eu ainda não conseguia sentir amor, terminamos com 4 meses de namoro e eu definitivamente desisti de me relacionar, mas ai comecei a me sentir muito sozinha e culpada por não conseguir me envolver e viver essas coisas que as pessoas vivem nas relações e na pandemia isso piorou, baixei tinder e namorei com um menino que conheci lá, duramos só 6 meses e foi minha primeira experiência tóxica que me deixou cheia de traumas, mas depois disso eu entrei numa noia muito maior sobre isso, eu precisava sentir algo e fiquei com várias pessoas, até que comecei a me sentir vazia, usada e nunca amada ou amando alguém.
Com 23 anos baixei o tinder de novo e conheci alguém que eu finalmente senti algo, eu pela primeira vez na vida tinha me sentido conectada, conversavamos sobre tudo, ele era divertido, lindo, carinhoso e eu disse meu primeiro "Eu te amo" de verdade, mas ele não se sentia da mesma forma e acabou em 2 meses, eu nunca senti tanta dor na minha vida, eu choro todos os dias quando lembro da pessoa e agora piorou mais ainda por que eu simplesmente não consigo mais sentir nada mesmo, a pessoa pode ser a mais incrivel, eu não consigo por que tenho medo de me machucar, mas ao mesmo tempo me culpo por não ser capaz de sentir algo tão lindo assim, é horrivel
Amo esse canal!! ❤
Bom, eu não tenho beleza alguma, mas sou um cara legal (feio clássico), nunca namorei ou me relacionei com alguém, por alguns motivos (N tenho beleza, evitar frustações, timidez);
Obs: Tenho 18 anos;
Mas considerando que vc não seja bonito pros padrões...uma menina ou menino pode achar vc interessante e querer trocar afeto
As pessoas consideradas bonitas, se vc analisar bem, são minoria.
Meu medo e só do chifre mexxxmo.
O chifre é inevitável
A gente se relaciona e so se ferra...o duro é o término..até superar...
Que trilha sonora incrivel é essa na abertura????
Obrigada e até amanhã.
Tema incrível!
Estigma maldito de fazer filho, plantar uma árvore e escrever um livro...
Oscilacoes no espaco e tempo como necessidade de desenvolvimento.. equilibriologia..
Tu não ter amigos também é um medo de se relacionar? Ou simplesmente tu não encontrou uma pessoa que te corresponda satisfatoriamente nesse tipo de relação? Ou tu não sente interesse nesse tipo de relação.
As vezes eu acho que não sou normal, nunca tive uma relação duradoura,as vezes em conversa com amigas me sinto fora do padrão
Solteiro a 7 anos!
Esse rapaz deve ter exemplos negativos de relacionamentos próximos a ele. Acho que terapia seja o caminho, mesmo. Há relações super sadias e incríveis!!!
Se fosse solteiro convicto não estaria questionando isso. Parece que quer que alguém convença ele de que tá certo😂
25 anos... Gostaria tb de um testemunho de pessoas c mais de 65
Ótimo video! Ajudou😁 obrigado
Você merece minha inscrição no seu canal
Tenho 44 ,ja fiquei com varias ,varias mesmo ,mas nunca namorei.
Preifro ser assim do que trair e magoar as pessoas.
Tenho 24 anos e nunca namorei. Pretendo ficar solteiro pro resto da minha vida
Puxa. DD, Todo dia um desafio. Não sei me posicionar a respeito. Como assim não gosta de se relacionar? Muito difícil de entender. Não sente uma sensação de acolhimento, pertencimento quando está junto com alguém? Será que é um problema na percepção da própria reação quando no encontro com o outro? Ou será que percebe a reação e classifica a reação como ruim? Ou será que percebe, classifica como boa, mas não se permite viver essa felicidade? Ou será que faz tudo(percebe, compreende, se permite), mas não sabe como responder?(essa última situação é muito frequente para mim, porém isso não me faz não gostar de me relacionar). Tenho que pensar muito sobre isso. Obrigado pela oportunidade.
Esses questionamentos mexeram comigo tenho 30 anos até ainda não me relacionei com ninguém mas me encontro apaixonada por uma pessoa casada à já um ano e tal tem sido um desafio para mim ele sabe que gosto dele porque escrevi uma declaração para ele mas desejei que fosse feliz na relação,e por ter feito isso tenho andado a fugir de encara lo esse tempo todo e sinto que ele sabe que tenho medo porque ele não se consegue aproximar de mim devido às ilusões que crio na minha cabeça . Até me permite gostar de outra pessoa mas essa pessoa não está interessada em mim em termos amorosos,tenho meditado e feito acupunctura para tratar a ansiedade.
@@anafurtado7689 Oi Ana, eu passo por isso nesse exato momento. Espero que você esteja melhor agora
Sigo em celibato totale sem contratinhos não quero mais me relacionar já me relacionei e não quero mais
Tenho medo de me relacionar, medo de não ser correspondido.
Me identico mto. Mas acho q é problema mesmo = medo de se relacionar. Pq eu quero, mas nunca dá certo.
Pode nao querer casar mas quer se relacionar no final daa contas a mesma situacao
Mas pq se relacionar amorosamente entao? Ja q mesmo sozinho nos relacionamos ( amizade melhor relaçao na minha opinião)
Sim
Não há necessidade
Mas a relação amorosa traz aspectos nossos à tona que uma.amizade não traz
Porém
Não há obrigatoriedade
To preferindo os vídeos só com você.. a flor fica diminuindo os homens me irrita.. não tem melhor homem ou mulher.. eles são simplesmente diferentes
Relacionamento amoroso é como aprender a surfar... Primeiro tem que saber nadar, depois surfar... Vai ter frustrações e bons momentos...
Depende momento fases tudo lado bom e ruim namora nmuito bom todo dia pessoa amada sair viaja feliz, dois alguem viaja sozinho???????
Os comentários estão mais interessante do que o vídeo, super mim identifico.
O grande outro e expectativas.
"A TEMPO PARA TUDO EM BAIXO DO SOL" PROVÉRBIOS
ISSO QUER DIZER QUE NA NOSSA PEQUENA IMPORTÂNCIA NESSA TERRA, CADA UM TEM SEU TEMPO PARA TUDO!
UNS VÃO CASAR COM 20 E SER FELIZ A VIDA TODA, OUTROS SOMENTE COM 30, 40 E SERAM FELIZES TAMBÉM!!!
MAS NA MINHA OPINIÃO, FICAR SOZINHO A VIDA TODA, NÃO É PARA QUALQUER UM!!!
Ótima colocação!