Algumas atualizações de 2019: Cotas de escola pública são válidas apenas para quem concluiu inteiramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Vale ressaltar que cotistas só concorrem com cotistas e há um número de vagas reservadas para cada modalidade. Sendo assim, você pode ser negro, ter concluído seus estudos inteiramente em escolas públicas e ainda ter baixa renda que você concorrerá apenas com pessoas da mesma modalidade para determinado curso. O cotista não rouba vaga de ninguém.
@Alanzoka com certeza, não acho que sejam uma solução, uma política pública, mas eu concordo, e isso não me afeta em nada, eu tbm sou cotista de escola pública, quem estuda sobre, sabe que nenhum cotista rouba vaga de ngm
@@JojoNascimento Sou contra as cotas raciais, mas a favor de cotas sociais e das cotas de escola pública. E rouba vaga sim, pois eles não estão competindo com todo mundo, estão competindo entre si por vagas que foram reservadas a eles, então sim eles possuem vantagem nesse quesito.
Uma correção: o sistema de cotas em Universidades foi utilizado pela primeira vez no Brasil no ano de 1968 com a lei 5465 que reservava vagas nos cursos de Agronomia e Veterinária para filhos de fazendeiros.
Todas as questões levantados no vídeo são supridas com as cotas sociais, o que prejudica o estudante atualmente a entrar na Universidade não é a cor da pela mas o estudo defasado devido a sua condição social
ERRADO: até 2005 o percentual de negros em universidades era 5,5%, hoje é 39%....Logo: as cotas estão cumprindo sua função de igualizar os percentuais, uma vez que o percentual da população negra é de mais de 50% da população brasileira.
@@papo.camarada E quantos brancos de baixas condições financeiras que deixaram de entrar nas universidades pq negros, muitas vezes de até maior condição financeira que esses brancos entraram em seu lugar?
denilson medeiros trabalhar todo mundo que tem saúde pode é verdade,mas quantos podem pagar universidade pública com pouco mais de R$ 900,00?Por isso reitero que cota social é válida,racial não.
denilson medeiros o custo da mensalidade para Engenharia Civil em minha cidade por exemplo chega a 900,com bolsa pode chegar a 500,é impossível pagar isso ganhando apenas 1 salário mínimo.
É aquela historia, não acho justo pois acho que é o mesmo que dizer que tenho menos capacidade. Porém enquanto não derem a mesma oportunidade de educação base de qualidade para todos, (pois é mais do que nítido que a gente saiu em desvantagem desde a escravidão, e quem não reconhece isso é porque não foi afetado e nem sofre na pele todo dia) é mais do que valido. E se não fossem essas mesmas cotas, os poucos que se tornaram profissionais de "Profissões de Respeito" como os formados em curso de Medicina que são poucos, seriam quase nulos. O triste é, esses mesmos que deveriam utilizar essa cota, em sua maioria, não passam nem dos 20... Se a gente não utilizar nem esse pouco que sobra pra gente a gente vai ter oque? Sucesso é soma de capacidade com oportunidade, a cota é uma das poucas oportunidades que é dada para nós... USEM, SE ARMEM DE CONHECIMENTO E DESTRUAM O CICLO VICIOSO...
Agora eu quero ver os questionamentos... Sou nordestino e branco já passei fome, nesse caso e justo um negro passar na minha frente só por causa da cor de pele dele e muito negros com mais condições financeiras do que eu ?... Isso pra mim é hipocrisia.
Eu sou a favor das cotas, mas acho que elas deveria ser igualitárias, pois a distribuição das vagas entre as cotas é muito desigual. Por exemplo: na cota de renda escola pública em algumas universidade oferecem 2 vagas, já na cota racial com renda oferecem 8 vagas. Partindo do princípio que o branco enfrenta a mesmas dificuldade dentro da escola pública que o negro ( falta de professor, estrutura física ) porque a distribuição são é igualitária?
Melhorar a educação e o acesso a ela é solução definitiva. As cotas, como são hoje, até poderiam ser admitidas, em caráter transitório, por um curto período, mas como apenas uma dentre muitas ações na educação brasileira. Porém, infelizmente, a qualidade da nossa educação piorou nos últimos anos. As cotas deveriam ser aplicadas no ensino fundamental e no médio. Vamos mudar o nome de cotas para bolsas. Bolsas de estudos para as mães escolherem onde seus filhos vão estudar, comprar livros e cadernos, pagar curso de inglês, artes e esportes, pagar um pré vestibular, se sustentar na faculdade e nos projetos de pesquisa. Cota não bolsa de estudos já, desde às tenras idades. Nos primeiros anos do fundamental 1, os critérios seriam mais baseados nas desigualdades sociais, econômicas e até raciais. Com o passar dos anos, os critérios se baseariam cada vez mais no desempenho (isto é, no mérito, sim). Dai vai se aperfeiçoando o processo, medindo a eficácia dele em reduzir efetivamente as desigualdades, isto é, se ele produziu melhores cidadãos, profissionais, pais de família, melhor distribuição de renda, melhorias nas comunidades onde vivem, menos preconceito de todas as espécies etc. Sou pardo, filho de pai negro e mãe branca e, como meu irmão e minha irmã, sempre estudamos nas melhores escolas públicas e hoje somos todos profissionais estabilizados em nossas carreiras, pós-graduados e mestrados nas melhores universidades do RJ e MG. PS. Só implantaram a cota no Brasil porque era fácil: numa canetada a Universidade teve que arcar com todo esforço de adaptação e custos. Fora o fato que excluiu aqueles que a duras penas, com esforço próprio e da família, chegariam à universidade, nos últimos lugares, pois não conseguiram pagar as melhores escolas, apenas conseguiram pagar pelas boas, e sua vaga foi dada aqueles que não pagaram por nenhuma. É a punição do esforçado de hoje e a premiação dos desprivilegiados.
Essas bancas ainda existem. Amigo passou para professor em um IFs e teve que ir à cidade se apresentar. Achei humilhante. Sou contra a contas "raciais" e somente sociais; pois, hoje há, por exemplo, o pobre banco, amarelo, azul etc. O ideal seria um ótimo investimento na educação básica e não no Ensino superior.
Querida, é bem simples. Foram os brancos escravizados? São, estatisticamente, os brancos que mais sofrem preconceito, que morrem devido a cor, que perdem emprego devido a cor? Em comparação, estatística, quem possui mais "educação", o branco ou o preto? Tendo isso em mente, a resposta é simples. Oferecemos cotas para os pretos pois ela é necessária, oferecemos esta diferença com o intuito de iguala-los. Acho que não me expliquei bem... But well, eu tentei
Tem direito também pow, mas ninguém fala nada. Exemplo: a universidade tem 100 vagas, 50 % fica já reservado quem vem de escola pública. Dentro desse 50%, se dividem em duas partes iguais : 1) pessoas com renda menor que 1,5 salario ; 2) pessoas com renda maior que 1,5 salário. Nessa duas partes citadas, reservam- se 12,5 a 50 % de 25 vagas aos pardos, indígenas,negros que dependem dos dados do ibge por região. De forma geral, 25 vagas são exclusivamente aos negros, pardos, indígenas e os outras 25 vagas ficam em aberto para melhores colocados dentro do ensino público. Então, se sou branco e pobre, posso concorre a 25 vagas destinadas ao ensino público que dependendo da região do país pode vim a subir mais. Por exemplo : no sul do país, a quantidade de pardos, negros e índios já diminuem e aumentam as vagas pra quem é branco e pobre, afim de completar as vagas. O que vejo muito são pessoas que solicitam as cotas e reclamam das cotas das cotas. Então, acaba logo tudo de uma vez e deixar por ampla concorrência e ponto final.
Vdd é o seguinte. Tem que investir em educação de base em todas as escolas públicas. Investimento que digo é professores de qualidade , ensinando matérias escolares e não matérias revolucionárias. Os que tem melhores oportunidades em faculdades geralmente são pessoas que tem condição de pagar escolas e/ou cursos preparatórios. Por isso o problema está no ensino de base. Cotas só discriminalizam pois se uma pessoa, branca, negra ou parda , pagou e se preparou e faz prova e não é aprovado, isso acaba sendo preconceito. Esse é o problema Pra consertar um problema criou- se outro.
Amigo, fui aprovado pelas cotas no concurso da PMSE, tenho quase a msm cor que a sua e quero saber se me encaixo na condição de pardo, pois tenho medo de ser reprovado pela comissão avaliadora de cotas.
Sou a favor das cotas raciais, sim. O povo negro foi e é barrado de várias formas. As cotas não pagam os absurdos feitos em virtude da escravização, porém é necessário que pessoas negras ocupem ligares por um bom tempo reservados à pessoas brancas, assim diminui o racismo, aumenta a representatividade.
@pitaya otária NÃO! Só sofre racismo quem foi reprimido HISTORICAMENTE. Não existe racismo com branco pq eles sempre foram os opressores, nunca os oprimidos
Usar história como uma forma de argumentar afavor pode ser considerado uma falácia por ser uma desonestidade intelectual de falsa correlação além de ser um outro tópico: A escravidão e a tensão política jogou muitas pessoas na miséria, sendo consequências da miséria a falta de educação. Nesse caso o problema criado pela história não é racial, é econômico! Isso se transforma em uma obsessão doentia tribalista onde: me recuso a competir com pessoa de x cor, vou competir com a do meu tipo mesmo eu tendo as mesmas oportunidades econômicas e educativas de grupo x. O argumento "histórico" nada mais é que uma desculpa, uma maquiagem para justificar o ódio contra x.
Sou PRETOOO, estudei em escola publica e não precisei de nem uma cota! (NA UFMG HEEIM ..UMA DAS MAIS CONCORRIDAS!) ESTUDEI E PASSEI! só isso! valeu! ;)
adianta se vitimizar? Se você tem uma condição desfavorável assim como a mim, estude muito, seja de Madrugada, de manhã a hora que tiver, mas lute, se quer culpar alguém culpe a qualidade de ensino, quem estudou em escola pública sabe o quão grande é o número de pessoas que não levam o estudo a sério, isso é um erro desde a criação e formação do indivíduo, escravatura existiu sim, mas já passou, racismo existe? Sim, pois já sofri e sofro, mas se hoje alguém agir com injúria racial isto é crime sou negro nascido em comunidade, eu estudei, me esforcei e passei em CFO um dos mais concorridos de minha cidade, trabalho o dia todo e varava a noite estudando e aí? Já parou pra ver que não vemos índios médicos? Não somos os únicos, não vejo segregação como solução, querer banir o racismo com mais racismo, De que adianta ter cota se você não tem o conhecimento adequado para passar nos vestibulares? Devemos lutar pelo direito de educação igualitária e não um vitimismo pela minha cor, lamentável pensamentos assim, e o pior é que por eu ter um pensamento diferente, ainda sou taxado de capitão do mato, aonde foi parar a democracia? "melhor do que pedir é ganhar por merecimento" #soucontraascotas #afavordamelhoradaqualidadedeensino
@@tediofy O negro foi escravizado por mais de 400 anos e depois de liberto, não houve transição, não houve integração a sociedade, pelo contrário, foi mais excluído ainda....Se vc considerar que logo depois da abolição, os negros não receberam terras p plantar, morar e dela sobreviver, diferentemente dos brancos e imigrantes....Se vc considerar que a escola pública em sua gênese não contemplou o negro brasileiro e Estado não viabilizou a sua inclusão durante o período de 1889 a 1930. Se vc considerar que o seu feito é insignificante em termos de representatividade, e a maioria não chegou la, por N motivos(ou vc estuda ou vc come) e não porque não tentaram... e se vc considerar que as cotas raciais e outras são tidas como pagamento de uma dívida social.....se vc tiver discernimento saberás se as cotas são justas ou não, e que devemos pensar no coletivo e não no nosso próprio umbigo. Venceu, parabéns!! Mas não pense que sua realidade é igual ao dos outros, não meça suas dificuldades com a dos outros. Vários parâmetros devem ser levados em conta. Talvez se vc fosse o irmão mais velho de uma família com 4, 5 irmãos menores e tivesse que trabalhar e estudar para ajudar sua mãe a sustentar a casa, talvez vc pensasse diferente.
@@guilhermesoares4918 como falei acima em minha opinião julgada por uma " experiência pessoal" somos em 6 irmãos, não sou o mais velho como comentou acimas mas, concordo em partes de seu discurso, tendo em vista que nem todos meus irmãos obtiveram o mesmo sucesso que eu tive, se eu de fato pensasse apenas em meu umbigo não repassaria a possibilidade de vitória para a sociedade, a diferença de nossos pensamentos se dá pela capacidade de largar o vitimismo, de se desvincular ao passado e parar de pensar em dívida histórica social ou como quiser chamar, existe apenas a dívida histórica de nosso povo? Ou existe outros povos que assim como os negros também sofreram foram massacrados, perseguidos? me responda por gentileza se por acaso 100% da comunidade é negra? Apenas nós meu querido irmão vivemos na miséria na pobreza? apenas nós não temos acesso a estudo de qualidade? Apenas nós possuímos familias grandes em estado de pobreza? então esse seu discurso irrefutável cai por terra, a partir do momento em que existe segregação, nasce o individualismo, pensar apenas no seu "umbigo", achar que apenas seu povo sofre, isso é hipocrisia. venho de uma família que minha mãe dava mais valor a uma carteira assinada do que um estudo de qualidade, na qual julgava ser apenas para bacanas, porém através de histórias de sucesso na qual me inspirei, assim como Luís Gama, caso não conheça recomendo, larguei o vitimismo e compreendi que sim, a desigualdade existe mas quem faz a desigualdade é o próprio povo seja em sua segregação, seja na escolha de seus representantes de estado e nação, seja na mera ignorância de ser inflexível e achar que a melhor forma de acabar com o racismo é fazendo mais racismo, excluindo todo o círculo de pessoas brancas que moram na comunidade, no nordeste, ect. tudo bem que a maioria pode ser negra, mas não são todos, então isso é individualismo, problemas todos temos a diferença é como você lhe dá com eles e ainda digo mais, as coisa tem a importância que você da a elas, essa é minha opinião, não estou desfazendo ninguém, nem muito menos querer diminuir a luta e dificuldade do próximo, mas sim mostrar a comunidade que não é preciso viver chorando pitangas, se vitimizando nem tampouco se corromper ao mundo do crime, que devemos focar não em cotas, mas sim em uma educação de qualidade, quem estudou em escola pública sabe que nem todos levam o estudo a sério, por milhares de motivo, chegam no final do ensino médio sem mesmo saber contas básicas, então acredito que você deva rever suas reivindicações e apurar se de fato está lutando por uma causa certa, retorno a dizer, é apenas minha colocação!
No meu registro de nascimento sou parda. Quem me olha me considera branca. Meu pai é... Não sei dizer o que meu pai é. Ele é negro mas tem o cabelo tipo 2C. Antes eu diria ele é "moreno escuro". Minha mãe é branca. Ambos são nordestinos de um lugar que até hoje mau tem escolas que dirá universidade. Minha mãe é descendente de pai europeu com brasileira mestiça. Mas pouco posso falar deles porque ela ficou órfã aos 3 anos. Morando com uma mãe (madrinha) preta com um olho verde e outro azul, comendo cacto pra sobreviver. Somos 11 filhos 7 morenos e 4 pardos. Todos com cabelo liso a cacheado. A vida do meu pai preto foi ainda menos sofrida do que a vida da minha mãe branca. Meu marido é branco do cabelo liso. Meu filho tem a mesma cor desse moço do vídeo com cabelo tipo 3c bem encaracolado desde a raiz. Ser pobre nordestino já te põe em uma posição de ataques constrangedores. Não sei dizer se fosse negro seria ainda pior. Sinceramente sou a favor das cotas sociais. Mas não das raciais. E se nas grandes capitais já é difícil. Que dirá naquelas terras esquecidas do Brasil. Pago escola particular pro meu filho. E como é duro. Optei pela escola do que ter um carro. Andamos de onibus pra cima e pra baixo e pagando pois ele não tem direito a transporte escolar gratuito. Desses ancestrais podemos aprender uma coisa. Nada cai do céu. Encher o mundo de filhos, não vai encher o bolso de ninguém. Governo está cagando pra vc de baixa renda branco, preto, pardo, amarelo, cor de rosa enfim... Não dá pra sair da favela sem tirar a favela de vc.
Muito bom,fez até pesquisar sobre cotas em outros países,quando as pessoas falam que é vitimismo ,nunca passou pela decepção de reprovar no vestibular , e que fez cursinho pago passou.a mas eu ñ fiz e passei , bom pra vc, porem vc ja parou pra pensar como foi seu ensino médio?muitos que são favorecido pelas "cotas" eram pessoas que talvez unica refeição era na escola,que enquanto vc ñ sabia q sapato por eles ia de chinelos ,ou que mãe muitas x sem pai era diarista de duas 3 casas pra dar estudo,é vida fica muito fácil quando se enxerga só próprio umbigo.Sou a favor de cotas e ainda acho um abuso, de quem tem dinheiro ñ pagar pra estudar.
Luiz Luteski meu amigo de infância negro tirou nota inferior a minha e estudou sempre em escola particular,eu estudei sempre em escola pública e tirei nota bem superior a dele,advinha quem tem mais chances de conseguir a vaga?kkk
a favor das cotas sociais, não a penas por condições financeiras, mas pela marginalização tanto do branco pobre quanto do negro, que tornam se quase incapazes de ingressar em faculdades e ascender socialmente por falta de apoio moral e maus exemplos de seus familiares. como por exemplo o branco pobre que sempre quis mudar de vida mas fora criado com exemplos de marginais em favelas, e foi educado com ensino precário público. como pode uma pessoa concorrer com alguém que passou a vida estudando em escola particular, sem falar no preconceito vivido pelo mesmo. para mim faz sentido o sistema de cotas sociais, para pessoas "competirem" de igual para igual
Pq cotas racias são para estudantes que se auto declaram negros pardos ou indígenas. E cotas social é socioeconômica para estudantes de instituição pública e de classe média baixa. Então tem cotas para negros e Brancos.
Sou a favor dessa separação social, ou seja de escolas públicas, pois existem muitos brancos que também moram nas favelas e não possuem as mesmas condições para entrarem em uma universidade. Não gosto desse título racial porque continuamos a bater sempre na mesma tecla de racismo, nunca acabaremos com o racismo se acharmos que existe racismo. Eu tenho consciência que o racismo ainda é muito forte, mas não gosto de excluir pessoas. Não sei se consegui me expressar bem. Abraços!!
Voces ja observaram o qto de carros zero km e semi novos tem no estacionamento da UERJ. Quem compra esses veiculos e estudam na UERJ geralmente tem condições de pagar um otimo pre vestibular . E qu mora em comunidades da pra disputar com essa classe
Eu tive um avô muito ruim que escravizou uma família inteira. Ele morreu rico e a família finalmente foi liberta. Devo eu pagar essa "dívida" servindo a minha família como escrava para esses descendentes?
Ja fui muuuuuito contra. O que me fez mudar completamente de idéia e hoje sou fervorosamente a favor foi uma palestra de um professor de Harvard debatendo com os estudantes. Mudei completamente minha visão
Alguém pode me ajudar , eu cursei o primeiro ano do ensino médio, mas os dois últimos anos cursei na escola pública, sou negro , será que eu tenho direto a cotas ?
Sou à favor de cotas sociais mas não raciais, na verdade, acho a última uma forma de segregação que não deveria existir. Alguém pra me expor outra opinião? Sem agressividade por favor
Então me esclareça uma dúvida, existem muitas pessoas dizendo que negro que estudou em escola particular pode ser beneficiado pelas cotas, isso é verdade ?
@@jackelinecastedo3582 se vc considerar que o negro foi escravizado por mais de 400 anos e depois de liberto, não houve transição, não houve integração a sociedade....Se vc considerar que logo depois da abolição, os negros não receberam terras p plantar, morar e sobreviver dela, diferentemente dos brancos e imigrantes....Se vc considerar que a escola pública em sua gênese não contemplou o negro brasileiro e o Estado não viabilizou a sua inclusão durante o período de 1889 a 1930. e se vc considerar que as cotas raciais e outras são tidas como pagamento de uma divida social.....se vc tiver discernimento vc sabera que lado defender.
@@guilhermesoares4918 De novo esse lance de dívida histórica, a escravidão institucionalizada já acabou! E o capitalismo trás essa "igualdade" em que independente da sua cor você pode se qualificar e subir na vida, é extremamente racista falar que o negro só consegue entrar na faculdade por causa de cota, como se ele fosse um coitadinho e um ser inferior que precisa de cuidados.
@@guilhermesoares4918 Sou muito mais a favor de cotas pra estudantes de escola pública que é totalmente sucateada devido ao nosso investimento irracional de investir mais por aluno na universidade em detrimento dos alunos de ensino básico e cotas sociais para os menos favorecidos, independentemente se for negro, branco, indígena, azul com manchas beges, tanto faz, pois somos todos humanos e devemos formentar a igualdade.
@@augusto3996 De novo esse lance de dívida histórica, a escravidão institucionalizada já acabou! VAMOS POR ETAPA - A ESCRAVIDAO ACABOU SIM, MAS DEIXOU SEQUELAS. A ESCRAVIDAO INSTITUCIONALIZADA, EXISTE SIM (A QUE TUDO INDICA, VC NÃO SABE O QUE É). SO OLHAR OS RINCOES DO BRASIL. E o capitalismo trás essa "igualdade" em que independente da sua cor você pode se qualificar e subir na vida, AQUI NESSE TEXTO, VC DEMONSTRA TAMBEM, FALTA DE CONHECIMENTO. MUITO PELO CONTRARIO, O CAPITALISMO SÓ EXISTE PQ A MAIOR PARTE DA SOCIEDADE É EXPLORADA. é extremamente racista falar que o negro só consegue entrar na faculdade por causa de cota, como se ele fosse um coitadinho e um ser inferior que precisa de cuidados. A PALAVRA ADEQUADA NESSE TEXTO, SERIA ‘’PRECONCEITO’’ E NÃO RACISTA. MAS, VAMOS LA... QUEM DISSE QUE O NEGRO É INFERIOR E COITADINHO? VC NE? ENTENDA, SOMOS TODOS IGUAIS BIOLOGICAMENTE, SOCIALMENTE NÃO. ENTENDA TAMBEM QUE OS COTITAS FAZEM A MESMA PROVA, A DIFERENCA É QUE CONCORREM COM OS CANDIDATOS QUE TEM A MESMA ORIGEM SOCIAL(NEGROS, PARDOS, INDIOS). UMA VEZ NA FACULDADE, A LITERATURA REPORTA QUE EM MUITOS CASOS, O DESEMPENHO DELES É MAIOR DO QUE OS ALUNOS NÃO COTITAS, POIS PRECISAM ATINGIR METAS PARA NÃO PERDEREM ESSA ESMOLA QUE VC MENCIONA.
Ainda é preciso de muito 'DESENHO' para explicar o contexto da discriminação racial social histórica no Brasil e suas consequências da disparidade de oportunidades para a grei da descendência africana..
Não seu bisavô mas o Estado, não fique tomando coisas pelo lado pessoal. Leia mais e verá toda a merda que o Estado fez contra o negro, veja as teorias cientificistas, o embranquecimento da sociedade, ideias de que o negro desaparecerá em algumas décadas, tudo corroborou para o total descaso e abandono dessa gente. Não é à toa essa gente ser pobre, marginalizada. Cuidado com discursos de internet, estude, vá pelo que descobrir através de muito estudo. Veja nomes como Nina Rodrigues, e tantos outros. Ninguém é pobre porque quer ou rouba por que quer, há todo um processo aí, nada ocorre da noite pro dia.
É uma questão difícil, mas não sou tão leigo no assunto. Sei que houve uma ação deliberada para deixar negros e *pobres* à margem da sociedade. Mas esperar que as cotas resolva o problema do preconceito é muita ingenuidade! Acredito que enquanto houver cotas não haverá ensino de qualidade! Será que seria necessário estas ações afirmativas se o ensino no Brasil fosse igual pra todos?
Pois é, consertar o ensino básico seria o ideal, e aumentar as vagas nas universidades, pois dá para fazer isso e seria bom os brasileiros se juntarem como fizeram os caminhoneiros e exigir isso, pois pagamos altos impostos e deve haver retorno. Agora ficar discutindo pela internet, querendo um Bolsonaro da vida para tirar benefícios de uma uma gente já necessitada não levará a nada, só vai piorar as coisas, aliás, está fazendo o jogo da alta classe, são eles que não querem o pobre, note, não é só o negro, não querem é o pobre frequentando as mesmas universidades que eles. Devemos pensar duas vezes antes de questionar certas políticas de afirmação pois podemos estar dando um tiro no nosso próprio pé.
Não se corrige injustiças do passado praticando outras injustiças. Deveria ter mais investimentos para escolas técnicas formando mãos de ibra com qualidade e deixando as universidades para quem gosta de estudar, pesquisar e se aprofundar no conhecimento. Afinal, hoje se vê que um número razoável dos bacharelandos se preocupa apenas em conseguir um diploma... muito investimento sem retorno.
Sou a favor das costas raciais e sociais, principalmente as sociais, porque vemos a realidade das escolas públicas para as escolas privadas, muitas das escolas públicas faltam professores para ensinar aos alunos e também a questão da estrutura inadequada que muitas delas possuem infelizmente. As cotas raciais também são importantes, por causa da grande injustiça que o governo brasileiro cometeu há décadas atrás.
Não, por que ... 1. A conquista e a consequente escravizaçao dos povos conquistados por Roma não se dava pela inferiorização de uma determinada etnia, a escravidão, nesses tempos, o era um negócio maldito que não enxergava etnia ou cor, tratava-se de um espólio de guerra de conquistadores para com conquistados...... 2. Noutro ponto, um gaulês ou um germano NÃO tem, por exemplo, sua entrada proibida em determinado local por ser gaulês ou germano, diferentemente do negro. 3. Seu argumento é patético.
É fácil ser contra quando não se conhece afundo a história do nosso povo. Várias pessoas com tantas"opiniões contrárias" a respeito de um assunto tão sério e importante. Ao invés de aceitar que isso é sim, uma oportunidade de mudança para nós negros e consequentemente para a sociedade. Parabéns pelo vídeo.
Uai ...mas segundo a constituição "todos nós não somos perante a lei" ? Se somos iguais perante a lei a cota em sim já é sim uma forma de discriminar, pois demonstram que nos negros somos incapazes de encarar quaisquer vagas que sejam de igual por igual
Exatamente, e não importa quantas vezes tentam disfarçar ou maquiar, a situação fica pior ainda: se você for pobre e for competir com uma criança branca pobre igualmente com as mesmas condições econômica e educativas da sua, você não poderia competir com essa criança, apenas com pessoas do seu próprio "tribo". Onde somos iguais nessa constituição ? Somos literalmente pedaços de pele cuja cor apenas importa para esse sistema de cota racial. Não parece segregação ? "Apenas pessoas de x pode competir com x, e apenas pessoas poem competir com y. As vagas são divididas entre 50 branco e 50 preto". A única coisa que realmente importa nesse sistema como eu disse, é a nossa cor. É incrível que, quanto mais você(não você, um outro modo de falar) tente argumentar afavor ou defender, mais evidente o "tribalismo " a mentalidade se torna provando não ser racional, mas sim um "nojo" para competir contra outras pessoas.
SOU A FAVOR DO DEBATE, OUVI E VI SEU VÍDEO E AGRADEÇO POR PROPORCIONAR CERTOS DADOS CUJO NÃO POSSUÍA O CONHECIMENTO, MAS DESCORDO DAS COTAS RACIAIS, MAS DAS SOCIAIS SOU A FAVOR.
As pessoas deveriam se informar melhor. Assim evitariam essas manifestações racistas. Eu vou dar um exemplo. Eu sou negro e meus filhos são negros. Minha empregada é branca de olhos azuis. Eu tenho condições de oferecer um ensino privado de qualidade para os meus filhos, mas minha empregada não tem. A renda de sua família está abaixo do limite exigido no primeiro filtro, que é a renda per capita da família, e, assim, os requisitos para reivindicar as cotas. Meus filhos, apesar de negros, não têm esse direito a nenhum tipo de cota. Resumindo, antes da cota racial, vem a cota social. O que ocorre é que, estatisticamente, no primeiro filtro a maioria é negra. É fácil verificar. Vai numa escola pública e verá que a maioria é negra ou parda. Vai numa escola privada e verá que os negros são minoria. Estes negros não terão direito às cotas, enquanto os brancos da escola pública, sim. Abraços! espero ter esclarecido.
eu tenho uma duvida, eu sempre que vou fazer uma inscrição no sistema de cota coloco que sou pardo, mas me considero negro, tanto por uma questão de cultura, quanto familiar. Coloco pardo com medo de numa entrevista ou coisa assim o avaliador disser que não me enquadro como negro, no caso existe alguma lei que da suporte a essa situação, um padrão ou coisa do tipo ?
Eu acreditava com toda a inocência do mundo que o PT, lááááá em 2003, fosse investir em uma educação que por consequência resultasse em 2019, da formação da primeira turma com ensino médio 100% de verdade, com bagagem suficiente para não precisar de cotas...assim, em resultado às décadas necessárias para a formação da primeira turma graduada, lá se foram 16 anos!!
Se os governos de DIREITA ,não tivessem segregado um etnia e desse chance para que todos pudessem se ascender socialmente,não precisaríamos ter esta conversa ,então sou a favor sim
Alguém acha que anos e anos de má qualidade de ensino podem ser corrigidos num cursinho e depois o aluno competi de igual pra igual com alunos de escola particular isso foi uma que nos deram para esquecermos do descaso com as escolas públicas vá em algumas e tire as suas opiniões acordem!!!!!
mano é simples não precisa de uma aula de historia pra convencer alguem do certo.... pega esse dinheiro q é investido em cota e investe no ensino publico e ainda reduz ou tira totalmente o imposto de escolas particulares para ficarem mais acessiveis... e ainda fazer e manter cotas SOCIAIS
Entendo que para resolver este "'problema da educação" ,simples ate, terá que ser resolvido o problema da politica ! pois estamos em um momento crucial do nosso pais onde é : continuarmos sendo enganados ou nos dar a oportunidade de melhorar .De todas as formas temos que ficar mais atentos as coisas .
O legislador não sabe quem é negro, mas supõe que o candidato saiba a qual raça pertence quando se olha no espelho, por isso o ameaça com uma pena de até 5 anos e multa. A ascendência direta, vida social, política e econômica da pessoa não importa, o q vale é somente a raça. Quanto contrasenso e hipocrisia!!
As cotas está ai para trazer o equilíbrio entre os níveis sociais,não é um privilégio é um direito irrevogável para a maioria que ainda é a minoria dentro das faculdades!!
@@valdilenepontes7531 mano essas pessoas mentem, tu esperava o que? Posso te dizer que mais de 70% desses comentários falam que é negro e é contra as cotas... Esse cara provavelmente não tinha ft de perfil do rosto dele á 2 anos atrás, provavelmente ele esqueceu desse post e colocou a ft dele, é bem difícil ver um negro que é contra as cotas, mesmo com as cotas tipo é sério, menos de 5 pessoas numa sala na faculdade são negras, o resto é tudo brancas, imagina sem as cotas!? O povo não pensa!
Pss as tá seu conhecimento, os negros não foram escravizadas no Brasil. Eles já vieram da África como escravos. Foram escravizadas lá. Sou totalmente contra escravidão, não importa se for de negros, judeus, brancos, ...
Parabéns pelo vídeo amigo. A minha opinião é que devem haver as costas sim tanto sociais quanto Raciais, mas teria quer criado algum método de nivelar o conhecimento dos cotistas com restante do povo de Ampla concorrência, de formas que o ingresso nas áreas de atuações ( profissões, universidades e concursos) fossem dos melhores, aqueles que tem a maior capacidade intelectual e física para o desempenho da Função!
Ótima explanação, contudo, sou contra a cota racial e a favor da cota social. A legislação citada no vídeo, ficou no século XIX, ou seja, muito distante dos tempos atuais em termos de educação pública. A educação pública é ruim (e fica cada vez pior), para as crianças negras, brancas, mestiças, filhos de retirantes, estrangeiros, etc. Sou branco, advogado, paulistano e da periferia, tenho amigos : negro advogado funcionários público; outro é filho de retirante administrador de empresas, outro é mestiço homossexual economista, etc. TODOS INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES SEM O USO DAS COTAS. Cotas raciais deixam a impressão de uma incompetência monumental, poxa um jovem pobre e negro que estudou em escola pública, por exemplo, é totalmente incapaz de competir com jovens não negros que também estudaram em escolas públicas ?!?!! Putz até quando ?!? Vitimismo e seus frutos. Poxa daqui cem anos anos, vai ser : é culpa dos Androides e dos brancos, os alienígenas que junto com os brancos oprimem, etc Sua explanação foi ótima, contudo, no meu entendimento não há justificativa para cota racial. Parabéns pelo vídeo.
Poxa agora qualquer um virá advogado? Ah um tempo atrás era uma posição de prestígio, agr gato e cachorro sem nenhum conhecimento histórico/social tá ganhando diploma. Esse país tá indo mesmo pro ralo
As cotas são medidas paliativas frente às desigualdades sociais. O ideal seria investir em educação básica de qualidade para que todos pudessem ter acesso aos cursos superiores por seu próprio mérito.
Obrigado por este esclarecimento. Mas, as cotas raciais me parecem uma tentativa de "chorar o leite derramado". E tenho duas perguntas. Primeira, tenho lido que a grande maioria da população de baixa renda é negra. Posso tomar esta afirmativa por verdadeira. Segunda (que está necessariamente atrelada à primeira), se sim, as cotas sociais não supririam por si só a demanda dessa "injustiça"? Se não, as cotas raciais, não seriam um privilégio para os negros, na tentativa de sanar esta "divida histórica" que ao mesmo tempo cria um tipo de discrepância nas relações presente, desconsiderando o branco que nasceu pobre? Se houver resposta, grato!
Primeiro lembre que as cotas raciais não tiram as cotas sociais, negro pobre compete com negro pobre e branco pobre com branco pobre. ela não desconsidera o branco que nasceu pobre mas sim cria essa discrepância, mas veja, para curto prazo, qual seria a melhor alternativa para tentar diminuir essa desigualdade e não violar os direitos que cada um de nós temos?
Acredito que todos são capazes. Com o tempo poderemos evoluir e olharmos uns aos outros como semelhantes e não como iguais. Temos diferença na pele, nos pensamentos, nas contas bancárias e etc... porém as oportunidades devem estar disponiveis para todos.
Cota racial é apenas para negros e pardos, cota "SOCIAL" é para estudantes de escolas publicas e pessoas com baixa renda corrigindo o que ele falou no início do vídeo
Sou à favor de cotas social, essa cota, só coloca o negro avaliados por favorecimento. É como varrer o lixo pra baixo do tapete. É na minha opinião, quando se favorece um determinado grupo, caracteriza aí um preconceito! Essa lei de cota é um atraso pra o Brasil, é isso que no futuro vai impactar na economia. Assim como saíram da escola básica, sem saber nada, continuará sem saber nada.
A favor de cota social, por fragilidade econômica, um critério objetivo que já atenderia a maioria de negros que precisam de ajuda e visibilidade. Cota racial, pra mim, é preconceito e segregação, por isso contraproducente na luta contra a discriminação.
Bem, se há preconceito é um preconceito positivo, é tratar com desigualdade os desiguais, não dá pra ficar cego ao problema racial que se estende até os dias de hoje e seu impacto nas, hoje, pessoas, de pele preta, pois, foram quase 400 anos de escravidão, eu falei 400 anos, claro que após algum tempo, com o jogo mais equilibrado, poderemos adotar as cotas para candidatos a acadêmicos oriundos exclusivamente de escola publica, melhor agasalhando a questão meritória.
Sou a favor de cotas sociais p os pobres afetados pela a currpção no Brasil e n as cotas raciais q faz parte da ideologia comunista em dividir as pessoas,eu não sou racista,ao contrário,eu acho bonito a cor de pele morena. Se o povo brasileiro em geral quiser ainda em se dividir conserteza conseguirá.
Raça é uma ideia criada por racistas ... Eu não discordo da intenção da cota racial, mas ela apresenta erros . Do ponto de vista genético não há raça , e nem como comprovar que todo negro hoje é descendente de negros ou de negros que sofreram a escravidão . A ideia de cota racial faz com que ambos os grupos criem ideia de cota na mente , ideia de raça, o que não é legal. A cota racial privilegia ! Sim a maioria dos negros que sofrem pelo racismo ou pela pobreza extrema nem se quer termina o ensino médio, a cota racial cria grupos políticos que funciona como curral eleitoral de político que se diz defensor do povo negro, essas entre outras são as incongruências dela.
Esse país me cansa tô desistindo de tentar algo ninguém entende o valor das cotas e querem acabar com algo nosso negócio é vira bandido aguento isso mais não
Bom eu sou a favor de cotas sim... E aos ignorantes o dom da inteligência pode ser adquirido e talvez quando for de fato posso vc poderá mudar de ideia para ser a favor não custa nada apenas estudar.
Não as cotas raciais e SIM às sociais Logo vira moda *"COM COTAS ATÉ EU PASSO"* Um brancos com capacidade perde uma vaga pra um cotista incapacitado *Onde está o erro???* Melhorando desde o ensino fundamental ou privilegiando por cor? É sempre o mesmo mimimi "escravidão dos negros no passado" e bla bla bla, nunca acaba. Agora, os pobres negros e brancos contra o projeto que estudaram muito são barrados pelas cotas Assista Morgan Friedman, Etnia, política e entenda o quão o politicamente correcto é um lixo e destroi pessoas Em breve os pobres vão pagar impostos pra cotistas enquanto no ensino fundamental não conseguem prosseguir Ensine seu filho a ser gente Lutar e conseguir por méritos e capacidade e não ser um oportunista do estado
Sou contra cotas raciais, sou a favor de um ensino público de qualidade (tipo gente rica brigando pra colocar o filho no colégio público de tão bom que é) porém sou a favor das cotas para pessoas pobres, QUE REALMENTE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR.
A história não interessa, amigo! Pois o mundo é feito de história e ninguém olha para trás para fazer reparação social ate porque se fizesse, diversas tribos indígenas, judeus, homossexuais mortos ao longo dos anos e outras raças, como ciganos, todas essas raças seriam contempladas com esta reparação social com feitio de regalia já que ela separa, segrega para privilegiar os que não foram privilegiados outrora, como se o lugar de privilégio fosse algo que deveria existir na sociedade e pior, agora fizesse o que não foi capaz de fazer antes: equiparar as raças dentro da sociedade.
Algumas atualizações de 2019:
Cotas de escola pública são válidas apenas para quem concluiu inteiramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Vale ressaltar que cotistas só concorrem com cotistas e há um número de vagas reservadas para cada modalidade. Sendo assim, você pode ser negro, ter concluído seus estudos inteiramente em escolas públicas e ainda ter baixa renda que você concorrerá apenas com pessoas da mesma modalidade para determinado curso. O cotista não rouba vaga de ninguém.
@@heatherlivia4603 Que que é isso, quanta raiva, debata sem xingamentos ou ofensas pessoais, isso só empobrece o debate.
Tadinha, de certo não conseguiu entrar na faculdade e tá aí discerminando ódio! Vai ter preto na universidade sim, chora bebê
@@JojoNascimento Você é a favor de cotas raciais?
@Alanzoka com certeza, não acho que sejam uma solução, uma política pública, mas eu concordo, e isso não me afeta em nada, eu tbm sou cotista de escola pública, quem estuda sobre, sabe que nenhum cotista rouba vaga de ngm
@@JojoNascimento Sou contra as cotas raciais, mas a favor de cotas sociais e das cotas de escola pública. E rouba vaga sim, pois eles não estão competindo com todo mundo, estão competindo entre si por vagas que foram reservadas a eles, então sim eles possuem vantagem nesse quesito.
Uma correção: o sistema de cotas em Universidades foi utilizado pela primeira vez no Brasil no ano de 1968 com a lei 5465 que reservava vagas nos cursos de Agronomia e Veterinária para filhos de fazendeiros.
Que certamente eram brancos e ricos 😂
Sem dúvidas
Todas as questões levantados no vídeo são supridas com as cotas sociais, o que prejudica o estudante atualmente a entrar na Universidade não é a cor da pela mas o estudo defasado devido a sua condição social
Vdd
Falou tudo
Concordo!
ERRADO: até 2005 o percentual de negros em universidades era 5,5%, hoje é 39%....Logo: as cotas estão cumprindo sua função de igualizar os percentuais, uma vez que o percentual da população negra é de mais de 50% da população brasileira.
@@papo.camarada E quantos brancos de baixas condições financeiras que deixaram de entrar nas universidades pq negros, muitas vezes de até maior condição financeira que esses brancos entraram em seu lugar?
Sou a favor de cotas sociais para todo aquele que não tiver condições financeiras de ingressar em nível superior.
Cleuedson Sousa todo mundo pode trabalhar cara !
denilson medeiros trabalhar todo mundo que tem saúde pode é verdade,mas quantos podem pagar universidade pública com pouco mais de R$ 900,00?Por isso reitero que cota social é válida,racial não.
denilson medeiros o custo da mensalidade para Engenharia Civil em minha cidade por exemplo chega a 900,com bolsa pode chegar a 500,é impossível pagar isso ganhando apenas 1 salário mínimo.
@@aliffercaetano7645 Estamos falando de cotas e não de bolsas !
Sou PRETOOO estudei em escola publica não precisei de nem uma cota! (NA UFMG HEEIM ..UMA DAS MAIS CONCORRIDAS!)
ESTUDEI E PASSEI! só isso! valeu! ;)
Investir em ensino básico adequadamente, e em cotas sociais... isso resolveria o problema de ambos
É aquela historia, não acho justo pois acho que é o mesmo que dizer que tenho menos capacidade. Porém enquanto não derem a mesma oportunidade de educação base de qualidade para todos, (pois é mais do que nítido que a gente saiu em desvantagem desde a escravidão, e quem não reconhece isso é porque não foi afetado e nem sofre na pele todo dia) é mais do que valido. E se não fossem essas mesmas cotas, os poucos que se tornaram profissionais de "Profissões de Respeito" como os formados em curso de Medicina que são poucos, seriam quase nulos. O triste é, esses mesmos que deveriam utilizar essa cota, em sua maioria, não passam nem dos 20... Se a gente não utilizar nem esse pouco que sobra pra gente a gente vai ter oque? Sucesso é soma de capacidade com oportunidade, a cota é uma das poucas oportunidades que é dada para nós... USEM, SE ARMEM DE CONHECIMENTO E DESTRUAM O CICLO VICIOSO...
Como funciona a bolsa Prounei nas Universidades PRIVADAS . Qual a real porcentagem ? Exitem porcentagem de 30%?
Agora eu quero ver os questionamentos...
Sou nordestino e branco já passei fome, nesse caso e justo um negro passar na minha frente só por causa da cor de pele dele e muito negros com mais condições financeiras do que eu ?... Isso pra mim é hipocrisia.
É a vida
Nordestino e negro são coisas COMPLETAMENTE diferentes muitas vezes a pessoa vai pouco se interessar onde tu nasceu agora o negro é só olhar
Não se pode resolver um problema da basa quando se estiver finalizando o décimo andar
Eu sou a favor das cotas, mas acho que elas deveria ser igualitárias, pois a distribuição das vagas entre as cotas é muito desigual. Por exemplo: na cota de renda escola pública em algumas universidade oferecem 2 vagas, já na cota racial com renda oferecem 8 vagas. Partindo do princípio que o branco enfrenta a mesmas dificuldade dentro da escola pública que o negro ( falta de professor, estrutura física ) porque a distribuição são é igualitária?
Melhorar a educação e o acesso a ela é solução definitiva. As cotas, como são hoje, até poderiam ser admitidas, em caráter transitório, por um curto período, mas como apenas uma dentre muitas ações na educação brasileira. Porém, infelizmente, a qualidade da nossa educação piorou nos últimos anos. As cotas deveriam ser aplicadas no ensino fundamental e no médio. Vamos mudar o nome de cotas para bolsas. Bolsas de estudos para as mães escolherem onde seus filhos vão estudar, comprar livros e cadernos, pagar curso de inglês, artes e esportes, pagar um pré vestibular, se sustentar na faculdade e nos projetos de pesquisa.
Cota não bolsa de estudos já, desde às tenras idades.
Nos primeiros anos do fundamental 1, os critérios seriam mais baseados nas desigualdades sociais, econômicas e até raciais.
Com o passar dos anos, os critérios se baseariam cada vez mais no desempenho (isto é, no mérito, sim).
Dai vai se aperfeiçoando o processo, medindo a eficácia dele em reduzir efetivamente as desigualdades, isto é, se ele produziu melhores cidadãos, profissionais, pais de família, melhor distribuição de renda, melhorias nas comunidades onde vivem, menos preconceito de todas as espécies etc.
Sou pardo, filho de pai negro e mãe branca e, como meu irmão e minha irmã, sempre estudamos nas melhores escolas públicas e hoje somos todos profissionais estabilizados em nossas carreiras, pós-graduados e mestrados nas melhores universidades do RJ e MG.
PS.
Só implantaram a cota no Brasil porque era fácil: numa canetada a Universidade teve que arcar com todo esforço de adaptação e custos. Fora o fato que excluiu aqueles que a duras penas, com esforço próprio e da família, chegariam à universidade, nos últimos lugares, pois não conseguiram pagar as melhores escolas, apenas conseguiram pagar pelas boas, e sua vaga foi dada aqueles que não pagaram por nenhuma. É a punição do esforçado de hoje e a premiação dos desprivilegiados.
Pode me passar o link de onde está esse art. na constituição de 1824 sobre os negros não poderem ir a escola? Grata.
Não tem
Essas bancas ainda existem. Amigo passou para professor em um IFs e teve que ir à cidade se apresentar. Achei humilhante. Sou contra a contas "raciais" e somente sociais; pois, hoje há, por exemplo, o pobre banco, amarelo, azul etc. O ideal seria um ótimo investimento na educação básica e não no Ensino superior.
Pergunta: Uma mãe Branca e pobre tem dois filhos , só por que tem pele diferente não terão o mesmo direito ?
Querida, é bem simples. Foram os brancos escravizados? São, estatisticamente, os brancos que mais sofrem preconceito, que morrem devido a cor, que perdem emprego devido a cor? Em comparação, estatística, quem possui mais "educação", o branco ou o preto? Tendo isso em mente, a resposta é simples. Oferecemos cotas para os pretos pois ela é necessária, oferecemos esta diferença com o intuito de iguala-los. Acho que não me expliquei bem... But well, eu tentei
l.athanos amigo nem toda vez morre por causa da cor
l.athanos a maioria das vezes tem motivos e cor não tem nd a ver
l.athanos e como ficam os próprios negros descendentes de africanos? Sendo q no passado os próprios ajudaram na escravização
Tem direito também pow, mas ninguém fala nada. Exemplo: a universidade tem 100 vagas, 50 % fica já reservado quem vem de escola pública. Dentro desse 50%, se dividem em duas partes iguais : 1) pessoas com renda menor que 1,5 salario ; 2) pessoas com renda maior que 1,5 salário. Nessa duas partes citadas, reservam- se 12,5 a 50 % de 25 vagas aos pardos, indígenas,negros que dependem dos dados do ibge por região. De forma geral, 25 vagas são exclusivamente aos negros, pardos, indígenas e os outras 25 vagas ficam em aberto para melhores colocados dentro do ensino público. Então, se sou branco e pobre, posso concorre a 25 vagas destinadas ao ensino público que dependendo da região do país pode vim a subir mais. Por exemplo : no sul do país, a quantidade de pardos, negros e índios já diminuem e aumentam as vagas pra quem é branco e pobre, afim de completar as vagas. O que vejo muito são pessoas que solicitam as cotas e reclamam das cotas das cotas. Então, acaba logo tudo de uma vez e deixar por ampla concorrência e ponto final.
Vdd é o seguinte.
Tem que investir em educação de base em todas as escolas públicas.
Investimento que digo é professores de qualidade , ensinando matérias escolares e não matérias revolucionárias.
Os que tem melhores oportunidades em faculdades geralmente são pessoas que tem condição de pagar escolas e/ou cursos preparatórios.
Por isso o problema está no ensino de base.
Cotas só discriminalizam pois se uma pessoa, branca, negra ou parda , pagou e se preparou e faz prova e não é aprovado, isso acaba sendo preconceito.
Esse é o problema
Pra consertar um problema criou- se outro.
Amigo, fui aprovado pelas cotas no concurso da PMSE, tenho quase a msm cor que a sua e quero saber se me encaixo na condição de pardo, pois tenho medo de ser reprovado pela comissão avaliadora de cotas.
Sou a favor das cotas raciais, sim. O povo negro foi e é barrado de várias formas. As cotas não pagam os absurdos feitos em virtude da escravização, porém é necessário que pessoas negras ocupem ligares por um bom tempo reservados à pessoas brancas, assim diminui o racismo, aumenta a representatividade.
@pitaya otária exatamente
Cara a raiz do problema é o ensino público de má qualidade
@pitaya otária NÃO! Só sofre racismo quem foi reprimido HISTORICAMENTE. Não existe racismo com branco pq eles sempre foram os opressores, nunca os oprimidos
Usar história como uma forma de argumentar afavor pode ser considerado uma falácia por ser uma desonestidade intelectual de falsa correlação além de ser um outro tópico:
A escravidão e a tensão política jogou muitas pessoas na miséria, sendo consequências da miséria a falta de educação. Nesse caso o problema criado pela história não é racial, é econômico! Isso se transforma em uma obsessão doentia tribalista onde: me recuso a competir com pessoa de x cor, vou competir com a do meu tipo mesmo eu tendo as mesmas oportunidades econômicas e educativas de grupo x. O argumento "histórico" nada mais é que uma desculpa, uma maquiagem para justificar o ódio contra x.
"Então escurecendo as coisas..." AMEI esse termo!
Racista
Sou PRETOOO, estudei em escola publica e não precisei de nem uma cota! (NA UFMG HEEIM ..UMA DAS MAIS CONCORRIDAS!)
ESTUDEI E PASSEI! só isso! valeu! ;)
passou em medicina???
e como vc fez p conciliar estudo medicina o dia inteiro e trabalho a noite?? diz ai
adianta se vitimizar? Se você tem uma condição desfavorável assim como a mim, estude muito, seja de Madrugada, de manhã a hora que tiver, mas lute, se quer culpar alguém culpe a qualidade de ensino, quem estudou em escola pública sabe o quão grande é o número de pessoas que não levam o estudo a sério, isso é um erro desde a criação e formação do indivíduo, escravatura existiu sim, mas já passou, racismo existe? Sim, pois já sofri e sofro, mas se hoje alguém agir com injúria racial isto é crime sou negro nascido em comunidade, eu estudei, me esforcei e passei em CFO um dos mais concorridos de minha cidade, trabalho o dia todo e varava a noite estudando e aí? Já parou pra ver que não vemos índios médicos? Não somos os únicos, não vejo segregação como solução, querer banir o racismo com mais racismo, De que adianta ter cota se você não tem o conhecimento adequado para passar nos vestibulares? Devemos lutar pelo direito de educação igualitária e não um vitimismo pela minha cor, lamentável pensamentos assim, e o pior é que por eu ter um pensamento diferente, ainda sou taxado de capitão do mato, aonde foi parar a democracia? "melhor do que pedir é ganhar por merecimento" #soucontraascotas #afavordamelhoradaqualidadedeensino
@@tediofy O negro foi escravizado por mais de 400 anos e depois de liberto, não houve transição, não houve integração a sociedade, pelo contrário, foi mais excluído ainda....Se vc considerar que logo depois da abolição, os negros não receberam terras p plantar, morar e dela sobreviver, diferentemente dos brancos e imigrantes....Se vc considerar que a escola pública em sua gênese não contemplou o negro brasileiro e Estado não viabilizou a sua inclusão durante o período de 1889 a 1930. Se vc considerar que o seu feito é insignificante em termos de representatividade, e a maioria não chegou la, por N motivos(ou vc estuda ou vc come) e não porque não tentaram... e se vc considerar que as cotas raciais e outras são tidas como pagamento de uma dívida social.....se vc tiver discernimento saberás se as cotas são justas ou não, e que devemos pensar no coletivo e não no nosso próprio umbigo.
Venceu, parabéns!! Mas não pense que sua realidade é igual ao dos outros, não meça suas dificuldades com a dos outros. Vários parâmetros devem ser levados em conta. Talvez se vc fosse o irmão mais velho de uma família com 4, 5 irmãos menores e tivesse que trabalhar e estudar para ajudar sua mãe a sustentar a casa, talvez vc pensasse diferente.
@@guilhermesoares4918
como falei acima em minha opinião julgada por uma " experiência pessoal" somos em 6 irmãos, não sou o mais velho como comentou acimas mas, concordo em partes de seu discurso, tendo em vista que nem todos meus irmãos obtiveram o mesmo sucesso que eu tive, se eu de fato pensasse apenas em meu umbigo não repassaria a possibilidade de vitória para a sociedade, a diferença de nossos pensamentos se dá pela capacidade de largar o vitimismo, de se desvincular ao passado e parar de pensar em dívida histórica social ou como quiser chamar, existe apenas a dívida histórica de nosso povo? Ou existe outros povos que assim como os negros também sofreram foram massacrados, perseguidos? me responda por gentileza se por acaso 100% da comunidade é negra? Apenas nós meu querido irmão vivemos na miséria na pobreza? apenas nós não temos acesso a estudo de qualidade? Apenas nós possuímos familias grandes em estado de pobreza? então esse seu discurso irrefutável cai por terra, a partir do momento em que existe segregação, nasce o individualismo, pensar apenas no seu "umbigo", achar que apenas seu povo sofre, isso é hipocrisia. venho de uma família que minha mãe dava mais valor a uma carteira assinada do que um estudo de qualidade, na qual julgava ser apenas para bacanas, porém através de histórias de sucesso na qual me inspirei, assim como Luís Gama, caso não conheça recomendo, larguei o vitimismo e compreendi que sim, a desigualdade existe mas quem faz a desigualdade é o próprio povo seja em sua segregação, seja na escolha de seus representantes de estado e nação, seja na mera ignorância de ser inflexível e achar que a melhor forma de acabar com o racismo é fazendo mais racismo, excluindo todo o círculo de pessoas brancas que moram na comunidade, no nordeste, ect. tudo bem que a maioria pode ser negra, mas não são todos, então isso é individualismo, problemas todos temos a diferença é como você lhe dá com eles e ainda digo mais, as coisa tem a importância que você da a elas, essa é minha opinião, não estou desfazendo ninguém, nem muito menos querer diminuir a luta e dificuldade do próximo, mas sim mostrar a comunidade que não é preciso viver chorando pitangas, se vitimizando nem tampouco se corromper ao mundo do crime, que devemos focar não em cotas, mas sim em uma educação de qualidade, quem estudou em escola pública sabe que nem todos levam o estudo a sério, por milhares de motivo, chegam no final do ensino médio sem mesmo saber contas básicas, então acredito que você deva rever suas reivindicações e apurar se de fato está lutando por uma causa certa, retorno a dizer, é apenas minha colocação!
Por que não fazem cotas nas escolas privadas???
No meu registro de nascimento sou parda. Quem me olha me considera branca. Meu pai é... Não sei dizer o que meu pai é. Ele é negro mas tem o cabelo tipo 2C. Antes eu diria ele é "moreno escuro". Minha mãe é branca. Ambos são nordestinos de um lugar que até hoje mau tem escolas que dirá universidade. Minha mãe é descendente de pai europeu com brasileira mestiça. Mas pouco posso falar deles porque ela ficou órfã aos 3 anos. Morando com uma mãe (madrinha) preta com um olho verde e outro azul, comendo cacto pra sobreviver.
Somos 11 filhos 7 morenos e 4 pardos. Todos com cabelo liso a cacheado. A vida do meu pai preto foi ainda menos sofrida do que a vida da minha mãe branca. Meu marido é branco do cabelo liso. Meu filho tem a mesma cor desse moço do vídeo com cabelo tipo 3c bem encaracolado desde a raiz. Ser pobre nordestino já te põe em uma posição de ataques constrangedores. Não sei dizer se fosse negro seria ainda pior. Sinceramente sou a favor das cotas sociais. Mas não das raciais. E se nas grandes capitais já é difícil. Que dirá naquelas terras esquecidas do Brasil.
Pago escola particular pro meu filho. E como é duro. Optei pela escola do que ter um carro. Andamos de onibus pra cima e pra baixo e pagando pois ele não tem direito a transporte escolar gratuito.
Desses ancestrais podemos aprender uma coisa. Nada cai do céu. Encher o mundo de filhos, não vai encher o bolso de ninguém. Governo está cagando pra vc de baixa renda branco, preto, pardo, amarelo, cor de rosa enfim... Não dá pra sair da favela sem tirar a favela de vc.
Tem muita gente nos comentários que parecem que não viu o vídeo porque pqp
Muito bom,fez até pesquisar sobre cotas em outros países,quando as pessoas falam que é vitimismo ,nunca passou pela decepção de reprovar no vestibular , e que fez cursinho pago passou.a mas eu ñ fiz e passei , bom pra vc, porem vc ja parou pra pensar como foi seu ensino médio?muitos que são favorecido pelas "cotas" eram pessoas que talvez unica refeição era na escola,que enquanto vc ñ sabia q sapato por eles ia de chinelos ,ou que mãe muitas x sem pai era diarista de duas 3 casas pra dar estudo,é vida fica muito fácil quando se enxerga só próprio umbigo.Sou a favor de cotas e ainda acho um abuso, de quem tem dinheiro ñ pagar pra estudar.
Luiz Luteski meu amigo de infância negro tirou nota inferior a minha e estudou sempre em escola particular,eu estudei sempre em escola pública e tirei nota bem superior a dele,advinha quem tem mais chances de conseguir a vaga?kkk
a favor das cotas sociais, não a penas por condições financeiras, mas pela marginalização tanto do branco pobre quanto do negro, que tornam se quase incapazes de ingressar em faculdades e ascender socialmente por falta de apoio moral e maus exemplos de seus familiares.
como por exemplo o branco pobre que sempre quis mudar de vida mas fora criado com exemplos de marginais em favelas, e foi educado com ensino precário público.
como pode uma pessoa concorrer com alguém que passou a vida estudando em escola particular, sem falar no preconceito vivido pelo mesmo.
para mim faz sentido o sistema de cotas sociais, para pessoas "competirem" de igual para igual
Pq cotas raciais e não sociais?
.
porque uma exclusão específica tem que ser reparada de forma específica
Ambas existem.
Pq cotas racias são para estudantes que se auto declaram negros pardos ou indígenas. E cotas social é socioeconômica para estudantes de instituição pública e de classe média baixa. Então tem cotas para negros e Brancos.
Veja o video e leia a lei: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Sou a favor dessa separação social, ou seja de escolas públicas, pois existem muitos brancos que também moram nas favelas e não possuem as mesmas condições para entrarem em uma universidade. Não gosto desse título racial porque continuamos a bater sempre na mesma tecla de racismo, nunca acabaremos com o racismo se acharmos que existe racismo. Eu tenho consciência que o racismo ainda é muito forte, mas não gosto de excluir pessoas. Não sei se consegui me expressar bem. Abraços!!
Eu sou totalmente a favor das cotas. As cotas raciais é um pequena reparação da dívida que o Brasil tem com o negro e o indígena.
Luciano barbosa Porque Raciais sendo que já tem as sociais ?
Voces ja observaram o qto de carros zero km e semi novos tem no estacionamento da UERJ. Quem compra esses veiculos e estudam na UERJ geralmente tem condições de pagar um otimo pre vestibular . E qu mora em comunidades da pra disputar com essa classe
1 negro pobre 1 nordestino pobre o negro tira 8 o nordestino pobre 8 é certo o negro passar com cota?....
Eu tive um avô muito ruim que escravizou uma família inteira. Ele morreu rico e a família finalmente foi liberta.
Devo eu pagar essa "dívida" servindo a minha família como escrava para esses descendentes?
Que??
Ja fui muuuuuito contra. O que me fez mudar completamente de idéia e hoje sou fervorosamente a favor foi uma palestra de um professor de Harvard debatendo com os estudantes.
Mudei completamente minha visão
Sou contra as cotas raciais e a favor das cotas sociais, como ser a favor das cotas raciais que mais discriminam e segregam do que trazem igualdade.
Onde está esse vídeo?
Eu também sou a favor das cotas sociais , cotas raciais pra mim não funciona
Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor e o nome do canal é muito emblemático.
O ignorante vai atrás da meritocracia, jamais vai entender os sistemas de dominação e legitimação, a não ser que assuma sua ignorância
Fiz o 1 e 2 ano do médio em rede privada, como bolsista. E tô fazendo o 3 ano na pública, tenho direito a cotas?
Não
Alguém pode me ajudar , eu cursei o primeiro ano do ensino médio, mas os dois últimos anos cursei na escola pública, sou negro , será que eu tenho direto a cotas ?
Cotas sociais, sim!
Cotas raciais, não!
Giovana. Isso!!👏👏👏 finalmente uma cabeça pensante nos comentários
Costas não
Ensino de qualidade sim
Se vc for branca e pobre, não tem direito ás cotas? Ou vc tá reclamando das cotas das cotas
Giovana. Nada de cotas sociais e nada de cotas raciais. Acaba tudo de uma vez, e só entra os melhores colocados e pronto.
Cotas social?
Sou à favor de cotas sociais mas não raciais, na verdade, acho a última uma forma de segregação que não deveria existir. Alguém pra me expor outra opinião? Sem agressividade por favor
Ótimo vídeo
Obrigada 😃
6:22 falou e disse o ideal é qualificar o ensino publico para que todos tenham direitos iguais para entrar em universidades
MARAVILHOSO cara seu vídeo fico ótimo, eu não sabia muita coisa sobre as cotas e você me ajudou muito valeuuuuuuuu
Então me esclareça uma dúvida, existem muitas pessoas dizendo que negro que estudou em escola particular pode ser beneficiado pelas cotas, isso é verdade ?
A verdade é que vocês não gostam de ver o negro pobre trabalhador na mesma sala que o filho de vocês
preciso fazer uma redação sobre cotas raciais defendendo ser contra ou a favor. O PROBLEMA É, NÃO CONSIGO DECIDIR SE SOU OU NÃO A FAVOR
Estou na mesma situação !!!
@@jackelinecastedo3582 se vc considerar que o negro foi escravizado por mais de 400 anos e depois de liberto, não houve transição, não houve integração a sociedade....Se vc considerar que logo depois da abolição, os negros não receberam terras p plantar, morar e sobreviver dela, diferentemente dos brancos e imigrantes....Se vc considerar que a escola pública em sua gênese não contemplou o negro brasileiro e
o Estado não viabilizou a sua inclusão durante o período de 1889 a 1930. e se vc considerar que as cotas raciais e outras são tidas como pagamento de uma divida social.....se vc tiver discernimento vc sabera que lado defender.
@@guilhermesoares4918 De novo esse lance de dívida histórica, a escravidão institucionalizada já acabou! E o capitalismo trás essa "igualdade" em que independente da sua cor você pode se qualificar e subir na vida, é extremamente racista falar que o negro só consegue entrar na faculdade por causa de cota, como se ele fosse um coitadinho e um ser inferior que precisa de cuidados.
@@guilhermesoares4918 Sou muito mais a favor de cotas pra estudantes de escola pública que é totalmente sucateada devido ao nosso investimento irracional de investir mais por aluno na universidade em detrimento dos alunos de ensino básico e cotas sociais para os menos favorecidos, independentemente se for negro, branco, indígena, azul com manchas beges, tanto faz, pois somos todos humanos e devemos formentar a igualdade.
@@augusto3996 De novo esse lance de dívida histórica, a escravidão institucionalizada já acabou!
VAMOS POR ETAPA - A ESCRAVIDAO ACABOU SIM, MAS DEIXOU SEQUELAS.
A ESCRAVIDAO INSTITUCIONALIZADA, EXISTE SIM (A QUE TUDO INDICA, VC NÃO SABE O QUE É). SO OLHAR OS RINCOES DO BRASIL.
E o capitalismo trás essa "igualdade" em que independente da sua cor você pode se qualificar e subir na vida,
AQUI NESSE TEXTO, VC DEMONSTRA TAMBEM, FALTA DE CONHECIMENTO. MUITO PELO CONTRARIO, O CAPITALISMO SÓ EXISTE PQ A MAIOR PARTE DA SOCIEDADE É EXPLORADA.
é extremamente racista falar que o negro só consegue entrar na faculdade por causa de cota, como se ele fosse um coitadinho e um ser inferior que precisa de cuidados.
A PALAVRA ADEQUADA NESSE TEXTO, SERIA ‘’PRECONCEITO’’ E NÃO RACISTA. MAS, VAMOS LA...
QUEM DISSE QUE O NEGRO É INFERIOR E COITADINHO? VC NE?
ENTENDA, SOMOS TODOS IGUAIS BIOLOGICAMENTE, SOCIALMENTE NÃO.
ENTENDA TAMBEM QUE OS COTITAS FAZEM A MESMA PROVA, A DIFERENCA É QUE CONCORREM COM OS CANDIDATOS QUE TEM A MESMA ORIGEM SOCIAL(NEGROS, PARDOS, INDIOS). UMA VEZ NA FACULDADE, A LITERATURA REPORTA QUE EM MUITOS CASOS, O DESEMPENHO DELES É MAIOR DO QUE OS ALUNOS NÃO COTITAS, POIS PRECISAM ATINGIR METAS PARA NÃO PERDEREM ESSA ESMOLA QUE VC MENCIONA.
Ainda é preciso de muito 'DESENHO' para explicar o contexto da discriminação racial social histórica no Brasil e suas consequências da disparidade de oportunidades para a grei da descendência africana..
*QUER DIZER QUE EU TENHO QUE PAGAR POR UM MAL QUE MEU BISAVÔ OU TATARAVÔ FEZ NO PASSADO?*
Não seu bisavô mas o Estado, não fique tomando coisas pelo lado pessoal. Leia mais e verá toda a merda que o Estado fez contra o negro, veja as teorias cientificistas, o embranquecimento da sociedade, ideias de que o negro desaparecerá em algumas décadas, tudo corroborou para o total descaso e abandono dessa gente. Não é à toa essa gente ser pobre, marginalizada. Cuidado com discursos de internet, estude, vá pelo que descobrir através de muito estudo. Veja nomes como Nina Rodrigues, e tantos outros. Ninguém é pobre porque quer ou rouba por que quer, há todo um processo aí, nada ocorre da noite pro dia.
É uma questão difícil, mas não sou tão leigo no assunto. Sei que houve uma ação deliberada para deixar negros e *pobres* à margem da sociedade. Mas esperar que as cotas resolva o problema do preconceito é muita ingenuidade! Acredito que enquanto houver cotas não haverá ensino de qualidade! Será que seria necessário estas ações afirmativas se o ensino no Brasil fosse igual pra todos?
Pois é, consertar o ensino básico seria o ideal, e aumentar as vagas nas universidades, pois dá para fazer isso e seria bom os brasileiros se juntarem como fizeram os caminhoneiros e exigir isso, pois pagamos altos impostos e deve haver retorno. Agora ficar discutindo pela internet, querendo um Bolsonaro da vida para tirar benefícios de uma uma gente já necessitada não levará a nada, só vai piorar as coisas, aliás, está fazendo o jogo da alta classe, são eles que não querem o pobre, note, não é só o negro, não querem é o pobre frequentando as mesmas universidades que eles. Devemos pensar duas vezes antes de questionar certas políticas de afirmação pois podemos estar dando um tiro no nosso próprio pé.
Sim
Não se corrige injustiças do passado praticando outras injustiças. Deveria ter mais investimentos para escolas técnicas formando mãos de ibra com qualidade e deixando as universidades para quem gosta de estudar, pesquisar e se aprofundar no conhecimento.
Afinal, hoje se vê que um número razoável dos bacharelandos se preocupa apenas em conseguir um diploma... muito investimento sem retorno.
Sou a favor das costas raciais e sociais, principalmente as sociais, porque vemos a realidade das escolas públicas para as escolas privadas, muitas das escolas públicas faltam professores para ensinar aos alunos e também a questão da estrutura inadequada que muitas delas possuem infelizmente. As cotas raciais também são importantes, por causa da grande injustiça que o governo brasileiro cometeu há décadas atrás.
será que tem cotas para gauleses e germanos, que foram dizimados e conquistados pelos romanos?
Não, por que ...
1. A conquista e a consequente escravizaçao dos povos conquistados por Roma não se dava pela inferiorização de uma determinada etnia, a escravidão, nesses tempos, o era um negócio maldito que não enxergava etnia ou cor, tratava-se de um espólio de guerra de conquistadores para com conquistados......
2. Noutro ponto, um gaulês ou um germano NÃO tem, por exemplo, sua entrada proibida em determinado local por ser gaulês ou germano, diferentemente do negro.
3. Seu argumento é patético.
E os gagos e mancos teriam vez?
Japoneses , italianos , chineses .......
Será que um português pode bate em um francês que achar na rua ? porque Napoleão Bonaparte invadiu Portugal .
É fácil ser contra quando não se conhece afundo a história do nosso povo. Várias pessoas com tantas"opiniões contrárias" a respeito de um assunto tão sério e importante. Ao invés de aceitar que isso é sim, uma oportunidade de mudança para nós negros e consequentemente para a sociedade. Parabéns pelo vídeo.
Sim mano, geralmente qm é contra é uma pessoa branca de condições boas
@@tiffanyfagundes5863 e se for negro é "traira-de-cor. Kk o discurso já está pronto né ??
Uai ...mas segundo a constituição "todos nós não somos perante a lei" ? Se somos iguais perante a lei a cota em sim já é sim uma forma de discriminar, pois demonstram que nos negros somos incapazes de encarar quaisquer vagas que sejam de igual por igual
Exatamente, e não importa quantas vezes tentam disfarçar ou maquiar, a situação fica pior ainda: se você for pobre e for competir com uma criança branca pobre igualmente com as mesmas condições econômica e educativas da sua, você não poderia competir com essa criança, apenas com pessoas do seu próprio "tribo". Onde somos iguais nessa constituição ? Somos literalmente pedaços de pele cuja cor apenas importa para esse sistema de cota racial.
Não parece segregação ? "Apenas pessoas de x pode competir com x, e apenas pessoas poem competir com y. As vagas são divididas entre 50 branco e 50 preto". A única coisa que realmente importa nesse sistema como eu disse, é a nossa cor. É incrível que, quanto mais você(não você, um outro modo de falar) tente argumentar afavor ou defender, mais evidente o "tribalismo " a mentalidade se torna provando não ser racional, mas sim um "nojo" para competir contra outras pessoas.
Antes de abrirem a boca pra falar merda, se sentem MEIA HORINHA pra estudar sobre RACISMO, PRIVILÉGIOS, ETC. Obrigada.
SOU A FAVOR DO DEBATE, OUVI E VI SEU VÍDEO E AGRADEÇO POR PROPORCIONAR CERTOS DADOS CUJO NÃO POSSUÍA O CONHECIMENTO, MAS DESCORDO DAS COTAS RACIAIS, MAS DAS SOCIAIS SOU A FAVOR.
As pessoas deveriam se informar melhor. Assim evitariam essas manifestações racistas. Eu vou dar um exemplo. Eu sou negro e meus filhos são negros. Minha empregada é branca de olhos azuis. Eu tenho condições de oferecer um ensino privado de qualidade para os meus filhos, mas minha empregada não tem. A renda de sua família está abaixo do limite exigido no primeiro filtro, que é a renda per capita da família, e, assim, os requisitos para reivindicar as cotas. Meus filhos, apesar de negros, não têm esse direito a nenhum tipo de cota. Resumindo, antes da cota racial, vem a cota social. O que ocorre é que, estatisticamente, no primeiro filtro a maioria é negra. É fácil verificar. Vai numa escola pública e verá que a maioria é negra ou parda. Vai numa escola privada e verá que os negros são minoria. Estes negros não terão direito às cotas, enquanto os brancos da escola pública, sim. Abraços! espero ter esclarecido.
eu tenho uma duvida, eu sempre que vou fazer uma inscrição no sistema de cota coloco que sou pardo, mas me considero negro, tanto por uma questão de cultura, quanto familiar. Coloco pardo com medo de numa entrevista ou coisa assim o avaliador disser que não me enquadro como negro, no caso existe alguma lei que da suporte a essa situação, um padrão ou coisa do tipo ?
Eu acreditava com toda a inocência do mundo que o PT, lááááá em 2003, fosse investir em uma educação que por consequência resultasse em 2019, da formação da primeira turma com ensino médio 100% de verdade, com bagagem suficiente para não precisar de cotas...assim, em resultado às décadas necessárias para a formação da primeira turma graduada, lá se foram 16 anos!!
Cotas sociais SIM, cotas raciais NÃO!
Se os governos de DIREITA ,não tivessem segregado um etnia e desse chance para que todos pudessem se ascender socialmente,não precisaríamos ter esta conversa ,então sou a favor sim
Prova o que está dizendo.
Alguém acha que anos e anos de má qualidade de ensino podem ser corrigidos num cursinho e depois o aluno competi de igual pra igual com alunos de escola particular isso foi uma que nos deram para esquecermos do descaso com as escolas públicas vá em algumas e tire as suas opiniões acordem!!!!!
Obrigado por abrir meus olhos, antes eu era contra as cotas raciais, agora eu sou mais contra ainda, muito obrigado
o pora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabens, otimo video, ajuda muito meu tema de tcc sera sobre cotas ..
mano é simples não precisa de uma aula de historia pra convencer alguem do certo.... pega esse dinheiro q é investido em cota e investe no ensino publico e ainda reduz ou tira totalmente o imposto de escolas particulares para ficarem mais acessiveis... e ainda fazer e manter cotas SOCIAIS
Vc tem ótima didática, parabéns.
Esse cara sempre se expressa com muito bom senso.
Enquanto o governo e aqueles que desejam que o Brasil continue do jeito que está.... Sou a favor das contas raciais e sociais !
Entendo que para resolver este "'problema da educação" ,simples ate, terá que ser resolvido o problema da politica ! pois estamos em um momento crucial do nosso pais onde é : continuarmos sendo enganados ou nos dar a oportunidade de melhorar .De todas as formas temos que ficar mais atentos as coisas .
O legislador não sabe quem é negro, mas supõe que o candidato saiba a qual raça pertence quando se olha no espelho, por isso o ameaça com uma pena de até 5 anos e multa. A ascendência direta, vida social, política e econômica da pessoa não importa, o q vale é somente a raça. Quanto contrasenso e hipocrisia!!
Me ajudou muito com um debate sobre cotas raciais na minha matéria de antropologia da faculdade de jornalismo
TIVE QUE DA UM LIKE NESSA NÉ KKKKK LOGICO KKK
As cotas está ai para trazer o equilíbrio entre os níveis sociais,não é um privilégio é um direito irrevogável para a maioria que ainda é a minoria dentro das faculdades!!
Tais Damasce o pobre é minoria nas universidades por pobre ou por ser negro?essa que é a questão...
Exato
Sou negro e sou contra as cotas.
Se você for o cara da foto, você não e negro kkk
@@valdilenepontes7531 mano essas pessoas mentem, tu esperava o que? Posso te dizer que mais de 70% desses comentários falam que é negro e é contra as cotas...
Esse cara provavelmente não tinha ft de perfil do rosto dele á 2 anos atrás, provavelmente ele esqueceu desse post e colocou a ft dele, é bem difícil ver um negro que é contra as cotas, mesmo com as cotas tipo é sério, menos de 5 pessoas numa sala na faculdade são negras, o resto é tudo brancas, imagina sem as cotas!? O povo não pensa!
Cotas apenas para pobres, independente de ser negro, branco, amarelo, ...
É porque o negro tem o legado da escravidão.
Sou afavor das duas.
geovane silva temos que dar cotas para os judeus também?
@@corretorrogeriocatarino judeus foram escravizados no Brasil? Quem tem que ver isso é a Alemanha. Vamos falar dos nossos.
Pss as tá seu conhecimento, os negros não foram escravizadas no Brasil. Eles já vieram da África como escravos. Foram escravizadas lá. Sou totalmente contra escravidão, não importa se for de negros, judeus, brancos, ...
@@corretorrogeriocatarino talvez se vc tivesse passado por algo por ser negro teria outra opinião .
Parabéns pelo vídeo amigo. A minha opinião é que devem haver as costas sim tanto sociais quanto Raciais, mas teria quer criado algum método de nivelar o conhecimento dos cotistas com restante do povo de Ampla concorrência, de formas que o ingresso nas áreas de atuações ( profissões, universidades e concursos) fossem dos melhores, aqueles que tem a maior capacidade intelectual e física para o desempenho da Função!
Ótima explanação, contudo, sou contra a cota racial e a favor da cota social.
A legislação citada no vídeo, ficou no século XIX, ou seja, muito distante dos tempos atuais em termos de educação pública.
A educação pública é ruim (e fica cada vez pior), para as crianças negras, brancas, mestiças, filhos de retirantes, estrangeiros, etc.
Sou branco, advogado, paulistano e da periferia, tenho amigos : negro advogado funcionários público; outro é filho de retirante administrador de empresas, outro é mestiço homossexual economista, etc.
TODOS INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES SEM O USO DAS COTAS.
Cotas raciais deixam a impressão de uma incompetência monumental, poxa um jovem pobre e negro que estudou em escola pública, por exemplo, é totalmente incapaz de competir com jovens não negros que também estudaram em escolas públicas ?!?!! Putz até quando ?!?
Vitimismo e seus frutos.
Poxa daqui cem anos anos, vai ser : é culpa dos Androides e dos brancos, os alienígenas que junto com os brancos oprimem, etc
Sua explanação foi ótima, contudo, no meu entendimento não há justificativa para cota racial.
Parabéns pelo vídeo.
Poxa agora qualquer um virá advogado? Ah um tempo atrás era uma posição de prestígio, agr gato e cachorro sem nenhum conhecimento histórico/social tá ganhando diploma. Esse país tá indo mesmo pro ralo
As cotas são medidas paliativas frente às desigualdades sociais. O ideal seria investir em educação básica de qualidade para que todos pudessem ter acesso aos cursos superiores por seu próprio mérito.
Sou favor de cotas, é um insenaitivo para as classes menos favorecidas.porque isso existe.
Eu recomendo também o canal Oficial a cota é sua muito bom
Obrigado por este esclarecimento. Mas, as cotas raciais me parecem uma tentativa de "chorar o leite derramado". E tenho duas perguntas. Primeira, tenho lido que a grande maioria da população de baixa renda é negra. Posso tomar esta afirmativa por verdadeira.
Segunda (que está necessariamente atrelada à primeira), se sim, as cotas sociais não supririam por si só a demanda dessa "injustiça"? Se não, as cotas raciais, não seriam um privilégio para os negros, na tentativa de sanar esta "divida histórica" que ao mesmo tempo cria um tipo de discrepância nas relações presente, desconsiderando o branco que nasceu pobre?
Se houver resposta, grato!
Primeiro lembre que as cotas raciais não tiram as cotas sociais, negro pobre compete com negro pobre e branco pobre com branco pobre. ela não desconsidera o branco que nasceu pobre mas sim cria essa discrepância, mas veja, para curto prazo, qual seria a melhor alternativa para tentar diminuir essa desigualdade e não violar os direitos que cada um de nós temos?
Acredito que todos são capazes. Com o tempo poderemos evoluir e olharmos uns aos outros como semelhantes e não como iguais. Temos diferença na pele, nos pensamentos, nas contas bancárias e etc... porém as oportunidades devem estar disponiveis para todos.
Parabéns pelo vídeo. Bem informativo
Sou a favor e ainda acho pouco
Cota racial é apenas para negros e pardos, cota "SOCIAL" é para estudantes de escolas publicas e pessoas com baixa renda corrigindo o que ele falou no início do vídeo
Sou à favor de cotas social, essa cota, só coloca o negro avaliados por favorecimento. É como varrer o lixo pra baixo do tapete. É na minha opinião, quando se favorece um determinado grupo, caracteriza aí um preconceito! Essa lei de cota é um atraso pra o Brasil, é isso que no futuro vai impactar na economia. Assim como saíram da escola básica, sem saber nada, continuará sem saber nada.
Daqui à uns dias vou debater sobre cotas. Não dá pra justificar num comentário, mas sou completamente contra.
A favor de cota social, por fragilidade econômica, um critério objetivo que já atenderia a maioria de negros que precisam de ajuda e visibilidade. Cota racial, pra mim, é preconceito e segregação, por isso contraproducente na luta contra a discriminação.
Mano que video incrivel irmão meus parabens cara 👏
Acho legal também, separar um numero de vagas a alguém só pelo tom de pele, ou etc, top em
Quando você vai falar dos hospitais que estão abandonados
Bem, se há preconceito é um preconceito positivo, é tratar com desigualdade os desiguais, não dá pra ficar cego ao problema racial que se estende até os dias de hoje e seu impacto nas, hoje, pessoas, de pele preta, pois, foram quase 400 anos de escravidão, eu falei 400 anos, claro que após algum tempo, com o jogo mais equilibrado, poderemos adotar as cotas para candidatos a acadêmicos oriundos exclusivamente de escola publica, melhor agasalhando a questão meritória.
Parabéns pelo seu video!otimo e esclarecedor..
Tento direito discutir isso com amigos e eles não conseguem entender..vou mostrar esse video pra eles!
Wallam Uhuuu Show Pq cotas raciais e não sociais?
exatamente
"Escurecendo as coisas"... Sério?
Sou a favor de cotas sociais p os pobres afetados pela a currpção no Brasil e n as cotas raciais q faz parte da ideologia comunista em dividir as pessoas,eu não sou racista,ao contrário,eu acho bonito a cor de pele morena. Se o povo brasileiro em geral quiser ainda em se dividir conserteza conseguirá.
Raça é uma ideia criada por racistas ...
Eu não discordo da intenção da cota racial, mas ela apresenta erros .
Do ponto de vista genético não há raça , e nem como comprovar que todo negro hoje é descendente de negros ou de negros que sofreram a escravidão .
A ideia de cota racial faz com que ambos os grupos criem ideia de cota na mente , ideia de raça, o que não é legal. A cota racial privilegia ! Sim a maioria dos negros que sofrem pelo racismo ou pela pobreza extrema nem se quer termina o ensino médio, a cota racial cria grupos políticos que funciona como curral eleitoral de político que se diz defensor do povo negro, essas entre outras são as incongruências dela.
Tem gente aqui que não entendeu NADA. Nossa... isso pq somos a geração com mais facilidade de acesso a informação. 🙄
Esse país me cansa tô desistindo de tentar algo ninguém entende o valor das cotas e querem acabar com algo nosso negócio é vira bandido aguento isso mais não
e se vc nasceu branco mas com a exposição ao sol ficou pardo? conta?
Bom eu sou a favor de cotas sim... E aos ignorantes o dom da inteligência pode ser adquirido e talvez quando for de fato posso vc poderá mudar de ideia para ser a favor não custa nada apenas estudar.
QUE AULA!!!! Eu realmente espero que todos possam ter entendido o significado das cotas e o quão importante se faz.
Não as cotas raciais e SIM às sociais
Logo vira moda *"COM COTAS ATÉ EU PASSO"*
Um brancos com capacidade perde uma vaga pra um cotista incapacitado
*Onde está o erro???*
Melhorando desde o ensino fundamental ou privilegiando por cor?
É sempre o mesmo mimimi "escravidão dos negros no passado" e bla bla bla, nunca acaba.
Agora, os pobres negros e brancos contra o projeto que estudaram muito são barrados pelas cotas
Assista Morgan Friedman,
Etnia, política e entenda o quão o politicamente correcto é um lixo e destroi pessoas
Em breve os pobres vão pagar impostos pra cotistas enquanto no ensino fundamental não conseguem prosseguir
Ensine seu filho a ser gente
Lutar e conseguir por méritos e capacidade e não ser um oportunista do estado
"50% doa brasileiros são negros". MENTIRA. Vocês somam os pardos junto. Os negros não passam de 15% da população, e isso são dados oficiais.
o estado foi oportunista com o trabalho escravo. quem não entende isso é um filho de PUTA
o governo deu as cotas, mas não melhorou a educação...
cotas raciais não e cotas sociais sim.
Sou contra cotas raciais, sou a favor de um ensino público de qualidade (tipo gente rica brigando pra colocar o filho no colégio público de tão bom que é) porém sou a favor das cotas para pessoas pobres, QUE REALMENTE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR.
Puta vídeo maravilhoso cara, parabéns!
Me ajudou demais.
Eu sou a favor das cotas só para os pobres independente da cor. Acho q o pobre negro ou branco tá fodido de todo jeito
A história não interessa, amigo! Pois o mundo é feito de história e ninguém olha para trás para fazer reparação social ate porque se fizesse, diversas tribos indígenas, judeus, homossexuais mortos ao longo dos anos e outras raças, como ciganos, todas essas raças seriam contempladas com esta reparação social com feitio de regalia já que ela separa, segrega para privilegiar os que não foram privilegiados outrora, como se o lugar de privilégio fosse algo que deveria existir na sociedade e pior, agora fizesse o que não foi capaz de fazer antes: equiparar as raças dentro da sociedade.