@@Electrolab-Eletronica omigo mim ajuda a desenvover. U placa. Trasitorizada para monitoramenta das geladeira s frosfri este projeto de vocês vejo quê dar certo mas preciso ter a certeza deste mosfet como chave. Eu usarei um relé. Na saida. Para usar us cantatos. Na e nf para u compresor e a resistência
Que vídeo bem feito e completo! Vai direto ao ponto e aborda tudo que precisamos saber para usar o componente na prática. Vídeos de eletrônica têm aos montes no TH-cam, mas com essa qualidade e eficiência só vejo neste canal. Obrigado pela alta qualidade e relevância dos seus vídeos!
Professor, você merece esses feedback's! Viu! Lá da Espanha! Parabéns. Deus continue iluminando essa vossa massa encefálica. Kkk. Vejo essa sua capacidade, e a cada uma, vibro, e emano daqui ao longe energia positiva. Pois tenho acesso gratuito a tanto conteúdo. Pura verdade. A cada aula, fico mais maravilhado, e rico de conhecimento. Sou Jornalista, Rádio-Amador e Hobbista de Eletrônica, Antenas-Transcepção-, circuitos e Eletricidade. Mesmo que de forma não tão aprofundada. Residente aqui em Fazenda Fortuna, Graccho(Graco) Cardoso- Se. Valeu. Deus te abençoe, porque ele é soberano.
Professor, satisfação em ver esse vídeo, só lamento ter acabado, por mim poderia ficar mais duas horas explanando sobre isso, você abriu minha mente, parabéns.
Muito bom, sugestão para próximas aulas: Diferenças de IGBT num circuito PWM e em maquinas de corte plasma, assim ajuda para quem for reparar com esses equipamentos.
Esse professor é genial! Sabe tudo, sobre o assunto; e sabe repassar 100%. Um privilegiado, que não fica com o conhecimento para si, e nos passa no 0800! Que Deus o proteja e vos dê cada vez mais a capacidade de enriquecer is conhecimentos. Daqui ao longe, sempre estou a repassar pelo ao menos energia positiva! Resido aqui no interior do estado de Sergipe. Saudações. Deus é soberano.
Mais uma excelente aula!!! Estou há algum tempo engasgado com um projeto que usa um 555 (PWM) para chavear um mosfet e não estou tendo sucesso... Agora, com novos conhecimentos, voltarei ao projeto!!! Obrigado!! 👍👍👏👏🙏🙏🙏
Muito boa a sua explicação sobre FET, vc está de parabéns. Disparado o melhor vídeo sobre FET que encontrei até agora. Me ajudou muito! Pena poder dar somente um LIKE! Este vídeo merecia mais !!
02:54 Aqui acredito que tu fez uma pequena confusão com as nomenclaturas. Um Mosfet comum, como o IRFZ48, por exemplo, tem um *VGS(th) máximo de 4V* , enquanto que um Mosfet de nível lógico, como o IRL540, tem um *VGS(th) máximo de 2V* . O parâmetro que tem um valor maior de tensão é o VGS (sem o 'th'), que aí é de 10V no Mosfet comum e de 5V no Mosfet de nível lógico. A propósito, excelente vídeo!
Barba cabelo e bigode. Bela aula meu amigo. Aliás não posso deixar de comentar aqui, minha perplexidade com o tamanho atual dos componentes eletrônicos. Comprei um kit, eles são muito menores do que aqueles que eu estudava 20 anos atrás. Minúsculos. Obrigado pela aula.
Mexo desde infância como robi, tinha muita dificuldade pra aprender e na época não tinha quem ensine ou mesmo internet acessível. Por conta disso passei a mexer com eletricidade do qual hoje faço serviços. Você explica de um modo que abre literalmente a mente para o conhecimento. Não faço ideia quem você pessoalmente mas sobre ti e tua família as benção de Deus seja abundantemente! Forte abraço!
Boa noite Vc tem algum circuito pra colocar um mosfet ou igbt em teste, para testar a capacidade da corrente que ele suporta? Os componentes falso hoje em dia, judia do tecnico. Preciso desse testador exatamente pra isso. Obrigado
Infelizmente não tenho, mas é uma boa ideia, é claro que precisaria de alguns ajustes conforme o modelo em teste e ficaria limitado à certas tensões e corrente máximas de teste, precisaria também de uma boa fonte de alta potência.
Cara excelente aula, faz tempo q procuro por conteúdos sobre mosfets, sanou muitas dúvidas até as que eu nem sabia que poderiam existir, eu acho muito bom esse tipo de vídeo é muito interessante, like com certeza e compartilhado tbm... vlw
Professor, usando dois IRF 520 nessa configuração, mesmo sem nada no gate ele conduz cerca de 1 a 2 mA entre Dreno-Source (suficiente para acender parcialmente uma luminária led pequena, com corrente nominal de 20mA, usada como carga). Parecem ser dois componentes novos. No teste estático que fiz, eles tem medições diferentes comparado com os outros Mosfets que tenho aqui (medi uma resistência alta entre dreno e source (tipo uma fuga de corrente). Com os outros (onde no teste estático, o canal fica em alta impedância) o circuito funciona muito bem. Acho que perdi dois Mosfets, concorda? Abraços.
Olá Evandro, creio que sim! O Mosfet em bom estado não apresentaria uma condução dessa. O último teste setia aterrar o gate e ver se ele ainda conduz, se positivo é problema.
Vocês pode providenciar um projeto. De teorização. Em três tepos. Primeiro tempo acionar um relé. Em oito e oito horas us dois tempos. Acionar. Quando receber u pulso du dois cencores de degelu e de. Ambiente. Faz vice verse um aciona u gate. Du mosfet. E u outro desliga
Ótima explicação como sempre! Uma dúvida: Se o RDSon é 0,077R para um VGS de 10 Volts, neste projeto acionado por uma tensão máxima inferior a 5V (Devido ao divisor resistivo RG/Rpulldown) não deveria ser verificado o RDSon real para execução dos cálculos, especialmente os de potência? Acredito que o RDSon real tenha que ser retirado de um gráfico no Datasheet, não é isso?
Obrigado Marcelo! Esse gráfico (Rdson x vgs) é muito raro nos datasheets, o valor do Rdson varia muito pouco com o Vgs, por isso usar o valor padrão já atende bem. Já a variação com a temperatura é maior, por isso um bom dissipador garantiria maior precisão.
Professor Eloy boa tarde!!! há necessidade de colocar um resistor no source do IRF 3205 para quando é colocado em cascata (2 ou mais mosfet) para aumentar a capacidade de corrente... (Obs. estou montando uma fonte ajustável de bancada de 24 v. até 4 a.
Olá Paulo, para fontes não creio que a ligação do resistor seja importante. Já numa configuração source comum, o resistor de source tem normalmente três funções em um circuito linear. Ele participa da polarização DC do transistor, ajuda a controlar a amplificação ou ganho do circuito e desempenha um papel importante para estabilizar a temperatura do circuito.
Excelente informação técnica para uso em projeto, gostaria de saber é possível comprar estas informações da aula técnicas em PDF, seria útil consulta rápida para projeto
Vídeo top!!! Uma pergunta, teria como calcular o resistor de pull down ideal para o circuito? poderia ser até para o exemplo do vídeo... Para eu compreender o cálculo... seus vídeos me ajudam bastante!!! Obrigado!!!
Obrigado Carlos! O valor não é crítico, geralmente garante uma corrente mínima com valor elevado de resistência, normalmente entre 1K e 10K, podendo ser maior ainda (100K). Um cálculo para determinar o valor mínimo e máximo até existe, mas é bastante complexo e leva muitas variáveis em consideração, por isso o mais prático é determinar um resistor nessa faixa, que funcionará bem.
Obrigado pela dica de fabricante de placa baixo custo!
Obrigado!
Simplesmente fantástica a explanação sobre o Mosfet, foi a melhor explicação que vi até o momento, parabéns.
Obrigado Adilson!
@@Electrolab-Eletronica omigo mim ajuda a desenvover. U placa. Trasitorizada para monitoramenta das geladeira s frosfri este projeto de vocês vejo quê dar certo mas preciso ter a certeza deste mosfet como chave. Eu usarei um relé. Na saida. Para usar us cantatos. Na e nf para u compresor e a resistência
@@Electrolab-Eletronica hhh
Muitíssimo didático! Parabéns pelo ótimo vídeo, ajudou e esclareceu muitas coisas que normalmente não se encontra nos livros e no youtube.
Obrigado pelo feedback!
Que vídeo bem feito e completo! Vai direto ao ponto e aborda tudo que precisamos saber para usar o componente na prática. Vídeos de eletrônica têm aos montes no TH-cam, mas com essa qualidade e eficiência só vejo neste canal. Obrigado pela alta qualidade e relevância dos seus vídeos!
Obrigado pelo elogio Rodrigo!
Excelente "aula", muito esclarecedor. Ótima didática, Parabéns.
Obrigado João!
Eu dou muita sorte, quando eu penso que achei um canal bom, me aparece um muito melhor!
Excelente conteudo, parabéns!!!!
@@MCTOSSINI Obrigado, seja sempre bem-vindo ao canal!
Eloy, trabalhei com Mosfet em fonte de Radares, porém não sabia essa riqueza de detalhes! Abraços de Corunha, Espanha!
Valeu Moacir! Abcs!
Professor, você merece esses feedback's!
Viu! Lá da Espanha!
Parabéns.
Deus continue iluminando essa vossa massa encefálica. Kkk.
Vejo essa sua capacidade, e a cada uma, vibro, e emano daqui ao longe energia positiva. Pois tenho acesso gratuito a tanto conteúdo. Pura verdade.
A cada aula, fico mais maravilhado, e rico de conhecimento.
Sou Jornalista, Rádio-Amador e Hobbista de Eletrônica, Antenas-Transcepção-, circuitos e Eletricidade. Mesmo que de forma não tão aprofundada.
Residente aqui em Fazenda Fortuna, Graccho(Graco) Cardoso- Se.
Valeu.
Deus te abençoe, porque ele é soberano.
Professor, satisfação em ver esse vídeo, só lamento ter acabado, por mim poderia ficar mais duas horas explanando sobre isso, você abriu minha mente, parabéns.
Obrigado Rodrigo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Muito bom, sugestão para próximas aulas: Diferenças de IGBT num circuito PWM e em maquinas de corte plasma, assim ajuda para quem for reparar com esses equipamentos.
Obrigado Ricardo! Anotado! Teria que ser puramente teórico o vídeo.
@@Electrolab-Eletronica mkkkkkkj6
Completa .. Esse canal eh um dos melhores mesmo .
Valeu Geraldo!!
Já estudei muito sobre transistores, mas a sua aula acabou com minhas dúvidas! Muito boa aula!
Que bom que ajudou! Obrigado.
Esse professor é genial!
Sabe tudo, sobre o assunto; e sabe repassar 100%. Um privilegiado, que não fica com o conhecimento para si, e nos passa no 0800!
Que Deus o proteja e vos dê cada vez mais a capacidade de enriquecer is conhecimentos.
Daqui ao longe, sempre estou a repassar pelo ao menos energia positiva!
Resido aqui no interior do estado de Sergipe.
Saudações.
Deus é soberano.
Muito obrigado Antonio!!
Não canso de falar ....O CARA É BOM......Obrigado....
Valeu Mariusneil!
Excelente aula explicando os "periféricos" do MOSFET!
Obrigado Ademir!
Aula com esse vasto conteúdo, eu só encontrei aqui, neste canal! Agradeço de mais!
Obrigado!
Apesar de eu ter uma certa experiência, sempre assisto as aulas do Eloy. E sempre aprendo.
Obrigado Alexandre por acompanhar sempre o canal!
Seus vídeos são ótimos muito bem explicado parabéns
Obrigado!
Mais uma excelente aula!!! Estou há algum tempo engasgado com um projeto que usa um 555 (PWM) para chavear um mosfet e não estou tendo sucesso... Agora, com novos conhecimentos, voltarei ao projeto!!! Obrigado!! 👍👍👏👏🙏🙏🙏
Maravilha Sergio! Bom projeto!
meu amigo, muito bom as suas explicações....
uma verdadeira aula
Obrigado Claudio!
Muito bom esse vídeo meu amigo, o bom de ensinar é que a gente sempre relembra ou acaba aprendendo alguma coisa!
Top mesmo!
É verdade Michel! Obrigado!
TÁPORRA APRENDI FINALMENTE obg ♥
Valeu!
Muito boa a sua explicação sobre FET, vc está de parabéns. Disparado o melhor vídeo sobre FET que encontrei até agora. Me ajudou muito! Pena poder dar somente um LIKE! Este vídeo merecia mais !!
Obrigado Cireneu!
Que belezura de aula. Muito obrigado.
Obrigado Guilherme!
fantastica aula de engenharia eletronica !
Obrigado!
Parabéns aula top nem em faculdade encontra-se uma aula dessas!!
Obrigado Eugênio!
De Lisboa Artur Fernando., Obrigado Sr professor muito bem explicado. Grato
Obrigado Artur! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Excelentes, explicação e aula! Do jeito que a Eletrônica deve ser usada: Com conhecimento e objetividade!Muito obrigado!
Obrigado Marco!
Explicação muito clara, demorei pra entender isso em outros lugares
Obrigado Brian!
Maravilhosa aula, parabéns
Obrigado Flávio!
Chegou na hora certa esse video. To projetando uma ponte H com o IRFZ44N. Value.
Maravilha Lucena! Bom projeto!
quero ser seu aluno, sua explicação é muito boa!
parabéns!
Obrigado Alexandre!
Aula brilhante, NÃO PARE!
Obrigado Luiz!
O cara manja demais!! Parabéns pela aula Excelente.
Valeu Lucas!
Show Eloy, é um componente essencial para nossos projetos.
Obrigado Leandro!
Como é bom poder observar um conceito diferente sobre o mesmo assunto, enriquecedor no mínimo! Mais uma vês parabéns!!!!
Obrigado Cledson!
Gosto muito dos seus vídeos. Parabéns.
Obrigado amigo!
Olá Eloi, excelente vídeo como é habito, bem explicado e já fiz like. Abraços
Olá Camilo, obrigado!
Muito boa esta instrução, valeu e boa sorte!!!!!
Obrigado 👍
Ótimo conteúdo e didática. Parabéns.
Obrigado Gleizer!
Excelente aula mestre !!! Show de bola de conteúdo !!! Vida longa ao canal !!!
Obrigado Alexandre!
Didática impecável, parabéns.
Obrigado Giliard!
Parabéns pela explicação. Atendeu perfeitamente no meu projeto.
Obrigado Alex!
02:54 Aqui acredito que tu fez uma pequena confusão com as nomenclaturas. Um Mosfet comum, como o IRFZ48, por exemplo, tem um *VGS(th) máximo de 4V* , enquanto que um Mosfet de nível lógico, como o IRL540, tem um *VGS(th) máximo de 2V* . O parâmetro que tem um valor maior de tensão é o VGS (sem o 'th'), que aí é de 10V no Mosfet comum e de 5V no Mosfet de nível lógico.
A propósito, excelente vídeo!
Exato Rodrigo! Obrigado!
NOSSA MAIS UMA EXELENTE AULA,GRANDE ABRAÇO.
Obrigado Augutinho!
Da gosto de ver suas aulas são muito técnicas parabéns
Obrigado Julinho!
Obrigado por compartilhar. Sucesso!
Obrigado Wilson!
Espetacular!!! É muito didático! Obrigado.
Obrigado Matheus!
Muito bom Eloy. Perfeito sua aula. Considere abrir um curso de análise de ckts eletrônicos pago. Serei o primeiro a entrar.
Obrigado Mauro!
Simplesmente impecável essa aula.
Obrigado Alexandro!
Conheci hoje o canal e já virei inscrito. Ótimas
aulas, mostrando os dados, de onde vem etc...
Seja bem-vindo ao canal Leonardo!
excelente explanação, conhecimento compartilhado com muita simplicidade para o entendimento.
Obrigado!
Olá, professor! Aula fantástica ❤ com didática impressionante! O senhor poderia, por favor, explicar como funciona um amplificador com mosfet?
Obrigado Lidia! Sugestão anotada!
Barba cabelo e bigode. Bela aula meu amigo. Aliás não posso deixar de comentar aqui, minha perplexidade com o tamanho atual dos componentes eletrônicos. Comprei um kit, eles são muito menores do que aqueles que eu estudava 20 anos atrás. Minúsculos. Obrigado pela aula.
Valeu Evandro, obrigado!
@@Electrolab-Eletronica qual a voltagem de entrada do Ifr 1404
Mexo desde infância como robi, tinha muita dificuldade pra aprender e na época não tinha quem ensine ou mesmo internet acessível. Por conta disso passei a mexer com eletricidade do qual hoje faço serviços. Você explica de um modo que abre literalmente a mente para o conhecimento. Não faço ideia quem você pessoalmente mas sobre ti e tua família as benção de Deus seja abundantemente! Forte abraço!
Olá Jessé, muito obrigado pelas palavras! Seja sempre bem-vindo ao canal. Abcs!
Ótima aula .tudo bem explicado parabéns .professor .caiu como uma luva pra eu fazer um projeto .
Obrigado Marcio! Bom projeto!
Show! Excelente aula Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Obrigado!!! Incrível como tornou simples o projetar desse dispositivo tão importante. Com certeza a melhor aula sobre o assunto.
Obrigado Rafael!
Seu video veio em boa hora. Muito obrigado.
Que bom que ajudou!
Muito boa explicação. Obrigado
Obrigado Miguel!
Muito boa a explanação. Obrigado
Obrigado Jurandir!
Obg pela aula professor
Obrigado Naldo!
O cara é muito fera!!
Valeu JMC!
boa aula professor... vou ver novamente o calculo do tempo de disparo do mosfet, obrigado.
Obrigado Raimundo!
E o tipo de video que Eu ja dou like antes mesmo de ver!!!
Obrigado Valdinei!
Olá Prof. boa aula, seria possivel o SR. poderia fazer uma aula de JFET como resistor variavel com exemplo
Obrigado José Carlos! Sugestão anotada!
Valeu!
Muito Obrigado Ricardo!!!!
Sem palavras, simplesmente fantástico.
Obrigado Kleber!
Excelente Aula professor parabéns.
Obrigado Rodrigo!
Obrigado pelo video, muito claro e explicativo
Obrigado Vicente!
perfeita aula como sempre mestre Eloy.
Obrigado Paulo!
EXCELENTE EXPLANAÇÃO!
Obrigado Americo!
Boa noite
Vc tem algum circuito pra colocar um mosfet ou igbt em teste, para testar a capacidade da corrente que ele suporta? Os componentes falso hoje em dia, judia do tecnico. Preciso desse testador exatamente pra isso. Obrigado
Infelizmente não tenho, mas é uma boa ideia, é claro que precisaria de alguns ajustes conforme o modelo em teste e ficaria limitado à certas tensões e corrente máximas de teste, precisaria também de uma boa fonte de alta potência.
Esse é o cara, crânio parabéns.
Valeu obrigado!
Éxelente aula valeu professor Deus abençoe sempre
Muito obrigado Vandeli!
Cara excelente aula, faz tempo q procuro por conteúdos sobre mosfets, sanou muitas dúvidas até as que eu nem sabia que poderiam existir, eu acho muito bom esse tipo de vídeo é muito interessante, like com certeza e compartilhado tbm... vlw
Obrigado amigo!
Aula excepcional!!!!!
Obrigado Maviael!
Perfeito mestre sou fã de suas aulas parabéns
Obrigado Carlos!!
Caraleo, aí sim viu.
Que aula cobrindo o básico de mosfet Meua migo. Pqp!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Seu Lunga!
Professor, usando dois IRF 520 nessa configuração, mesmo sem nada no gate ele conduz cerca de 1 a 2 mA entre Dreno-Source (suficiente para acender parcialmente uma luminária led pequena, com corrente nominal de 20mA, usada como carga). Parecem ser dois componentes novos. No teste estático que fiz, eles tem medições diferentes comparado com os outros Mosfets que tenho aqui (medi uma resistência alta entre dreno e source (tipo uma fuga de corrente). Com os outros (onde no teste estático, o canal fica em alta impedância) o circuito funciona muito bem. Acho que perdi dois Mosfets, concorda? Abraços.
Olá Evandro, creio que sim! O Mosfet em bom estado não apresentaria uma condução dessa. O último teste setia aterrar o gate e ver se ele ainda conduz, se positivo é problema.
Que aula top meu amigo. show
Obrigado amigo!
Gostei dus projetos de vocês mas preciso aprender mas um pouco com vocês
Vocês pode providenciar um projeto. De teorização. Em três tepos. Primeiro tempo acionar um relé. Em oito e oito horas us dois tempos. Acionar. Quando receber u pulso du dois cencores de degelu e de. Ambiente. Faz vice verse um aciona u gate. Du mosfet. E u outro desliga
Excelente explicação e aula. 👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Léllys!
@@Electrolab-Eletronica 😉👍✌️
Ótima explicação como sempre!
Uma dúvida: Se o RDSon é 0,077R para um VGS de 10 Volts, neste projeto acionado por uma tensão máxima inferior a 5V (Devido ao divisor resistivo RG/Rpulldown) não deveria ser verificado o RDSon real para execução dos cálculos, especialmente os de potência?
Acredito que o RDSon real tenha que ser retirado de um gráfico no Datasheet, não é isso?
Obrigado Marcelo! Esse gráfico (Rdson x vgs) é muito raro nos datasheets, o valor do Rdson varia muito pouco com o Vgs, por isso usar o valor padrão já atende bem. Já a variação com a temperatura é maior, por isso um bom dissipador garantiria maior precisão.
Excelente aula.
Obrigado Leandro!
Excelente aula. Como sempre, didática incrível.
Muito obrigado 😃
Muito bom meu amigo, ótima esplicasao, mais um inscrito 👍 Deus abençoe sempre 🙏
Obrigado Ademir! Seja bem vindo ao canal!
Show muito bom. Parabéns!
Obrigado Felipe!
Professor Eloy boa tarde!!! há necessidade de colocar um resistor no source do IRF 3205 para quando é colocado em cascata (2 ou mais mosfet)
para aumentar a capacidade de corrente... (Obs. estou montando uma fonte ajustável de bancada de 24 v. até 4 a.
Olá Paulo, para fontes não creio que a ligação do resistor seja importante. Já numa configuração source comum, o resistor de source tem normalmente três funções em um circuito linear. Ele participa da polarização DC do transistor, ajuda a controlar a amplificação ou ganho do circuito e desempenha um papel importante para estabilizar a temperatura do circuito.
@@Electrolab-Eletronica Professor muito obrigado!!!! Bom fim de semana...
Ótima aula,. parabéns. Um abraço!
Obrigado Gabriel!
Top de mais show de bola parabéns
Obrigado!
Parabéns professor show top! Opto acoplador drivendo mosfet protegeria o Arduino?
Obrigado! Sim, seria uma forma possível de isolar os dois.
Exelente explicação parabéns
Obrigado Oliveira!
mil parabéns pela aula !!!
Obrigado!
obrigado professor.
Eu que agradeço!
Mais uma ótima aula do Electrolab! Parabéns, professor!
Obrigado Lazzari!
Excelente informação técnica para uso em projeto, gostaria de saber é possível comprar estas informações da aula técnicas em PDF, seria útil consulta rápida para projeto
Obrigado Joaquim! Infelizmente não tenho esse material.
top! aprendi muito, obrigado!
Obrigado Fábio!
Muito bem explicado, vc me ajuda muito!!!!
Que bom que ajudou Alisson!
aula perfeita! muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Obrigado Guilherme!
Como sempre uma excelente video aula obrigado por compartilar
Obrigado Carlos!
Vídeo top!!! Uma pergunta, teria como calcular o resistor de pull down ideal para o circuito? poderia ser até para o exemplo do vídeo... Para eu compreender o cálculo... seus vídeos me ajudam bastante!!! Obrigado!!!
Obrigado Carlos! O valor não é crítico, geralmente garante uma corrente mínima com valor elevado de resistência, normalmente entre 1K e 10K, podendo ser maior ainda (100K). Um cálculo para determinar o valor mínimo e máximo até existe, mas é bastante complexo e leva muitas variáveis em consideração, por isso o mais prático é determinar um resistor nessa faixa, que funcionará bem.
@@Electrolab-Eletronica ok.... Obrigado pela explicação