Era disso que estava precisando. Vídeo muito bem explicado e me ajudou demais nas dúvidas com os padrões de entrada da Copel. Muito obrigado professor!👍
Bom dia garoto beleza então já me ajudou muito os vídeos agente melhora muito tanto na prática como na teoria olha desejo a vc ainda mais sucesso sou eletricista a 25 anos não consegui fazer uma faculdade mas procuro sempre melhora a cada dia cm vídeos
Top,sou de Mariluz PR,sou eletricista já montei muito padrão copel,hoje trabalho ligando os padrões, trabalhando terceirizado pra copel,muito bom seus vídeos.
que bom que gostou, se não concordar com alguma coisa ou tiver alguma sugestão fique livre pra falar, criei esse canal para compartilhar meu conhecimento mas também para aprender com outros profissionais.
Venho pesquisando algum tempo aqui no youtube esse tipo conteúdo e não encontrei, parabéns por compartilhar seu conhecimento em relação a padrões copel e normas.
seu canal a e muito bom, otimas informacoes onde nao se encontra com facilidade ,ja me inscrevi no canal vou acompanhar todos os videos e like garantido professor !!!!!!!!!!!!!
Ótima explicação, muito bom !! Preciso de uma orientação no seguinte caso: Desde o 2001 minha unidade consumidora (bifásico 50 amp.) é localizada no muro lateral (alinhamento vertical) e sempre a Copel fez a leitura normalmente (tem visão tranquila do leitor). Há um mês precisei mudar o disjuntor para 63 amp., mas a Copel não aceitou alegando que os cabos estavam errados. Fiz a troa dos cabos e chamei a Copel. Desta vez alegaram que a padrão deve ser alterado e ser colocado virado para rua, mas disseram que os cabos desta vez estavam corretos. Minha dúvida é se a Copel pode me obrigar a mudar o medidor para frente da rua, considerando que eu já o tenho há mais de 20 anos. Em quais situações há obrigatoriedade de eu mudar o padrão para rua? Em obras novas até concordo, mas obrigar quem já tem o padrão pronto e visível acredito que não seja legal.
@@vandyrdarimjr2325 bom dia, te respondi por e-mail mas vou repedir a resposta aqui para o pessoal ter acesso. Quanto a tua dúvida, qualquer alteração no padrão te obriga a se adequar as normas atuais, quando você solicitou um aumento de carga, automaticamente você foi obrigado a seguir as normas atuais, então, eles só vão ligar se você alterar a localização do padrão, ou para o alinhamento frontal, ou deixar livre acesso no alinhamento vertical, por exemplo, fazer uma entrada lateral(o que provavelmente deve ser mais caro que mudar o padrão). Quanto a questão do atendente falar uma coisa e do eletricista da Copel falar outra, isso é comum. A maioria deles não tem treinamento adequado e nem experiência, já que estão terceirizando tudo, com isso, qualquer coisa que fuja do padrão, eles vão ter dificuldade de te responder com clareza.
Muito bom. Recentemente, achei seu vídeo e pretendo acompanhar para ter um conhecimento maior sobre o assunto. Mas uma pergunta: terei oportunidade de ver o dimensionamento de um padrão pra atender por exemplo um edifício, um hotel, algo parecido?
Opa obrigado por me assistir, acredito que sim mais pra frente, inclusive tenho a intenção de fazer uma base de dados sobre isso, sobre demanda e dimensionamento de prédios, postos, hospitais, etc.
Bom dia , tenho um padrão de entrada bifásico, de 50 amperes a caixa. já é virado pra rua rente o muro quero por um trifásico de 50 amp, posso puxar só mais uma fase que a copel liga, esse padrão já tem uns 5 anos o poste tá intacto,
provavelmente sim, a caixa cn é a mesma, o poste é o mesmo. Como é residencial, provavelmente eles vão deixar passar o poste mais velho, via de regra o poste não pode ter mais de 18meses. Mas é um risco, na minha opinião vale a tentativa. Também veja na copel pra solicitar um desligamento programado com rompimento do lacre e aumento de carga.
A Copel define o disjuntor geral pela soma das correntes dos disjuntores dos consumidores. Então vc faz o levantamento da carga instalada e demanda se quiser e define que o disjuntor das unidades consumidoras, a partir daí vc pega essas correntes, soma e vai na tabela de disjuntor geral na ntc. Nos vídeos sobre agrupamento mostro essa tabela da norma e explico como fazer.
Preciso fazer a troca de fiação que sai do Disjuntor, na caixa do relógio da Copel, para o QDC na residência. Posso romper o lacre da tampa da caixa do padrão?
Tenho uma duvida Isaias, posso fazer um sistema de aterramento agrupado com todas as massas interligadas no caso no mesmo terreno com outros medidores separados ? Obrigado,
Se forem medidores no mesmo terreno, por exemplo, um centro de medição, não tem problema, até pq o aterramento já está saindo do mesmo lugar. Vc só precisa interligar o Terra do padrão com esse terra geral que quer fazer
Obrigado pela resposta , mais cada medidor tem seu aterramento funcional na entrada de cada estabelecimento comercial. como são um colado com outro e não tem como colocar hastes em cada um deles devido não ter espaço gerou essa duvida. @@ivmengenhariaeletrica
Depende de vários fatores, por exemplo, se o barramento é curto, médio ou longo. Se são medições monofásicas, trifásicas ou bifásicas. Me dê mais detalhes que te falo.
@@ivmengenhariaeletrica Esses Centro de Medições são para obras da construtora Tenda, os apartamentos são bifásicos 2x50A, anteriormente eu projetava 17 medidores por CM, as torres tinham 16 apartamentos + condomínio. Agora as torres tem 63 apartamentos + condomínio, e gostaria de saber qual o máximo de medidores eu posso ter por CM.
Pior que não conheço curso, se tiver alguma dúvida pontual pode me perguntar que tento te ajudar. Se for alguma questão em cima de um projeto que vc tenha fechado ou vai fechar, podemos fechar uma parceria para eu te dar uma consultoria direcionada ao serviço.
isso varia de engenheiro para engenheiro, cada um tem uma técnica pra fazer. Também vai muito da experiencia de cada um, do tipo do cliente, do padrão da casa, os equipamentos a serem ligados, quantas pessoas têm na casa. São muitas variáveis, mas o que eu falo em meus videos atende quase todas as aplicações.
A tabela de materiais no final da ntc é apenas uma referência pra vc saber o nome dos materiais e saber as especificações, tirando isso, dependendo da lista eu já tenho em algum vídeo meu, do que precisa?
eu não conheço nenhuma apostila, o que sempre recomendo é seguir a norma original, sempre é a melhor saida. Eu também tenho vontade de futuramente fazer uma apostila detalhada e com a lista de material para todos os padrões, para facilitar a vida do eletricista, mas isso por enquanto não tenho tempo.
@@luizpaulocarrasco5932 teria que verificar quantos dan é o poste e se o poste tiver menos de 18 meses, se atender a esses dois requisitos, a princípio é pra passar, mas não recomendo, pq tem chance do vistoriador não aceitar.
@@ivmengenhariaeletrica é o dn200, vou comprar novo com 9 metros pois a casa aonde vou instalar é 1,20 metro para baixo do nível da rua, se eu colocar o poste padrão de 7,20 metro, a fiação vai ficar baixa para atravessar a rua
@@luizpaulocarrasco5932 entendi, sendo novo não vejo problemas, só ficar atento pq não é muito comum, pode ser que o vistoriador alegue alguma coisa diferente, mas a princípio não tem nada na norma que proíba. Por via das dúvidas, sugiro que peça essa ligação na Copel e não por telefone, aí vc pede para o analista colocar na observação do pedido sobre o poste, com isso, caso o eletricista da copel alegue alguma coisa, vc tem como provar que foi liberado e avisado
a principio até 200A a Copel não costuma reprovar mesmo que vc use Cabo Verde nas fases, mas claro que não é recomendável. A copel só exige que as fases sejam indicadas com fitas isolantes coloridas, amarela, branca e vermelha.
@@Fernandoeletricista123 não tem especifico. A demanda é a critério do projetista. Para agrupamentos de medição até 200A eles até sugerem o disjuntor geral, mas no final, quem define e tem responsabilidade, é vc
Não, até a caixa cn, que vai até 100A não é necessário. Excessões: mais de dois medidores e entrada de bomba de incêndio. Mureta é necessário a partir da faixa gne que parte dos 125A.
Obrigado já virei teu fã, Curitiba PR quero virar engenheiro eletricista tbm, só tenho mais uma dúvida não consegui achar na norma com faz 100amper trifásico rural. ( Se tem mundanca no neutro)
@@viniciusinstrutoroficial6948 obrigado pelo apoio, tenho certeza que ainda faremos trabalhos juntos. Agora quanto a tua pergunta, faz alguns anos que não faço padrão rural, já que atendo as regiões mais centrais, mas pelo que lembro, no padrão rural, quando o transformador é monofásico, não existe entrada de energia trifásica porque você fica limitado ao Transformador monofásico 127/254V. Caso no lugar que vc va fazer esse padrão, já tiver transformador trifásico, aí o padrão é igual ao da cidade.
Isaias meus parabéns e gostaria de agradecer estou assistindo todos os vídeos pois a elétrica é uma área muito boa. Sucesso sempre.
Opa, que bom que tá gostando Jeferson, obrigado por assistir
Era disso que estava precisando. Vídeo muito bem explicado e me ajudou demais nas dúvidas com os padrões de entrada da Copel. Muito obrigado professor!👍
Bom dia garoto beleza então já me ajudou muito os vídeos agente melhora muito tanto na prática como na teoria olha desejo a vc ainda mais sucesso sou eletricista a 25 anos não consegui fazer uma faculdade mas procuro sempre melhora a cada dia cm vídeos
bom dia Cesar, que ótimo que consegui te ajudar e é esse o espirito mesmo, a gente nunca pode parar.
O melhor vídeo que já vi sobre norma Copel
opa Jorge, que bom que pude te ajudar. Espero continuar melhorando.
@@ivmengenhariaeletrica virei seu seguidor 🏆
Parabéns pelo conteúdo, excelente
Obrigado por assistir Antonio.
Top,sou de Mariluz PR,sou eletricista já montei muito padrão copel,hoje trabalho ligando os padrões, trabalhando terceirizado pra copel,muito bom seus vídeos.
que bom que gostou, se não concordar com alguma coisa ou tiver alguma sugestão fique livre pra falar, criei esse canal para compartilhar meu conhecimento mas também para aprender com outros profissionais.
Parabéns, muito bem explicado!!
Obrigado por asistir Lindomar.
Aula Top!
Muito bom amigo...continue
Bom trabalho obrigado depois de 60 anos coloquei no coração de ser um eletricista estou procurando um curso
Parabéns pela iniciativa! Padrão de entrada tem sido meu "tendão de Aquiles" vou me debruçar nos seus vídeos. Por enquanto agradeço.
Opa, obrigado por assistir, qualquer dúvida pode perguntar .
muito obrigado por as aulas quero aprender mais
Eu que agradeço por assistir
Venho pesquisando algum tempo aqui no youtube esse tipo conteúdo e não encontrei, parabéns por compartilhar seu conhecimento em relação a padrões copel e normas.
Opa obrigado, quero ver se ao longo do tempo completo todos os padrões Copel possíveis no meu canal.
Parabéns pela iniciativa com certeza irei acompanhar todos os vídeos
Obrigado Thiago, vou tentar deixar bem completo
Muito bom amigo eu segui você lá no kwai
Show de bola!
Obrigado
Isso é tudo que eu esperava, ja ganhou um escrito.
Obrigado e que bom que pude ajudar.
muito boa a explicaçao professor.
Opa, obrigado Rogério
seu canal a e muito bom, otimas informacoes onde nao se encontra com facilidade ,ja me inscrevi no canal vou acompanhar todos os videos e like garantido professor !!!!!!!!!!!!!
Que bom que gostou Ricardo, obrigado por assistir
Muito bom o vídeo
Obrigado Emerson
É exatamente o que eu estava procurando, parabéns pela iniciativa, ganhou mais um inscrito.
opa, obrigado Vanderlei, em breve estarei postando os demais padrões.
@@ivmengenhariaeletrica tem curo de padrão especifico copel
Parabéns pelo vídeo, tenho muita dificuldade com a NTC.
Muito bom
Ótima explicação, muito bom !!
Preciso de uma orientação no seguinte caso:
Desde o 2001 minha unidade consumidora (bifásico 50 amp.) é localizada no muro lateral (alinhamento vertical) e sempre a Copel fez a leitura normalmente (tem visão tranquila do leitor).
Há um mês precisei mudar o disjuntor para 63 amp., mas a Copel não aceitou alegando que os cabos estavam errados. Fiz a troa dos cabos e chamei a Copel. Desta vez alegaram que a padrão deve ser alterado e ser colocado virado para rua, mas disseram que os cabos desta vez estavam corretos.
Minha dúvida é se a Copel pode me obrigar a mudar o medidor para frente da rua, considerando que eu já o tenho há mais de 20 anos.
Em quais situações há obrigatoriedade de eu mudar o padrão para rua?
Em obras novas até concordo, mas obrigar quem já tem o padrão pronto e visível acredito que não seja legal.
@@vandyrdarimjr2325 bom dia, te respondi por e-mail mas vou repedir a resposta aqui para o pessoal ter acesso. Quanto a tua dúvida, qualquer alteração no padrão te obriga a se adequar as normas atuais, quando você solicitou um aumento de carga, automaticamente você foi obrigado a seguir as normas atuais, então, eles só vão ligar se você alterar a localização do padrão, ou para o alinhamento frontal, ou deixar livre acesso no alinhamento vertical, por exemplo, fazer uma entrada lateral(o que provavelmente deve ser mais caro que mudar o padrão).
Quanto a questão do atendente falar uma coisa e do eletricista da Copel falar outra, isso é comum. A maioria deles não tem treinamento adequado e nem experiência, já que estão terceirizando tudo, com isso, qualquer coisa que fuja do padrão, eles vão ter dificuldade de te responder com clareza.
Quero fazer um Padrão Trifasico. Ccom 2 Relogios. Um com 220 para uma salão comercial; e outro 127 para uma casa nos fundos.
Estou lendo e relendo a ntc pra montar um padrão 2x50 de 100A
Se tiver alguma dúvida é só falar
Vai ter de subestação e loteamentos?
Muito bom. Recentemente, achei seu vídeo e pretendo acompanhar para ter um conhecimento maior sobre o assunto. Mas uma pergunta: terei oportunidade de ver o dimensionamento de um padrão pra atender por exemplo um edifício, um hotel, algo parecido?
Opa obrigado por me assistir, acredito que sim mais pra frente, inclusive tenho a intenção de fazer uma base de dados sobre isso, sobre demanda e dimensionamento de prédios, postos, hospitais, etc.
Bom dia , tenho um padrão de entrada bifásico, de 50 amperes a caixa. já é virado pra rua rente o muro quero por um trifásico de 50 amp, posso puxar só mais uma fase que a copel liga, esse padrão já tem uns 5 anos o poste tá intacto,
provavelmente sim, a caixa cn é a mesma, o poste é o mesmo. Como é residencial, provavelmente eles vão deixar passar o poste mais velho, via de regra o poste não pode ter mais de 18meses. Mas é um risco, na minha opinião vale a tentativa. Também veja na copel pra solicitar um desligamento programado com rompimento do lacre e aumento de carga.
Quando vc dimensiona o dijuntor geral, você usa a corrente total ou a demandada? e se for a demandada essa norma da copel, ela diz algo sobre?
A Copel define o disjuntor geral pela soma das correntes dos disjuntores dos consumidores. Então vc faz o levantamento da carga instalada e demanda se quiser e define que o disjuntor das unidades consumidoras, a partir daí vc pega essas correntes, soma e vai na tabela de disjuntor geral na ntc. Nos vídeos sobre agrupamento mostro essa tabela da norma e explico como fazer.
Preciso fazer a troca de fiação que sai do Disjuntor, na caixa do relógio da Copel, para o QDC na residência. Posso romper o lacre da tampa da caixa do padrão?
Precisa solicitar no 0800 da Copel o rompimento do lacre e depois solicitar que a equipe vá no local lacrar novamente
Obrigado pela orientação. Seu canal é muito bom.
Tenho uma duvida Isaias, posso fazer um sistema de aterramento agrupado com todas as massas interligadas no caso no mesmo terreno com outros medidores separados ? Obrigado,
Se forem medidores no mesmo terreno, por exemplo, um centro de medição, não tem problema, até pq o aterramento já está saindo do mesmo lugar. Vc só precisa interligar o Terra do padrão com esse terra geral que quer fazer
Obrigado pela resposta , mais cada medidor tem seu aterramento funcional na entrada de cada estabelecimento comercial. como são um colado com outro e não tem como colocar hastes em cada um deles devido não ter espaço gerou essa duvida.
@@ivmengenhariaeletrica
Boa tarde, vc pode me informar quantos medidores de policarbonato
podem ter em um centro de medição no padrão Copel?
Depende de vários fatores, por exemplo, se o barramento é curto, médio ou longo. Se são medições monofásicas, trifásicas ou bifásicas. Me dê mais detalhes que te falo.
@@ivmengenhariaeletrica Esses Centro de Medições são para obras da construtora Tenda, os apartamentos são bifásicos 2x50A, anteriormente eu projetava 17 medidores por CM, as torres tinham 16 apartamentos + condomínio.
Agora as torres tem 63 apartamentos + condomínio, e gostaria de saber qual o máximo de medidores eu posso ter por CM.
@@SergioCorrea-cc2qg NA semana que vem vou postar um video completo sobre quantos medidores pode agrupar e as várias opções que tem.
Sr, pode indicar um curso de padrão de energia agrupado
Pior que não conheço curso, se tiver alguma dúvida pontual pode me perguntar que tento te ajudar. Se for alguma questão em cima de um projeto que vc tenha fechado ou vai fechar, podemos fechar uma parceria para eu te dar uma consultoria direcionada ao serviço.
Boa noite. Consegui um poste de graça, mas ele é 300 dan. Posso usar ele para fazer um padrão trifasico na minha residência?
Pode, só cuidado sobre a idade do poste, se ele for usado pode ser reprovado na hora da vistoria
E como calcula a demanda para saber qual padrão contrtatar?
isso varia de engenheiro para engenheiro, cada um tem uma técnica pra fazer. Também vai muito da experiencia de cada um, do tipo do cliente, do padrão da casa, os equipamentos a serem ligados, quantas pessoas têm na casa. São muitas variáveis, mas o que eu falo em meus videos atende quase todas as aplicações.
Existe uma tabela de matérias ? na ntc da copel e muito confuso
A tabela de materiais no final da ntc é apenas uma referência pra vc saber o nome dos materiais e saber as especificações, tirando isso, dependendo da lista eu já tenho em algum vídeo meu, do que precisa?
Existe uma apostila cm as normas da copel não e se tem como adquerir
eu não conheço nenhuma apostila, o que sempre recomendo é seguir a norma original, sempre é a melhor saida. Eu também tenho vontade de futuramente fazer uma apostila detalhada e com a lista de material para todos os padrões, para facilitar a vida do eletricista, mas isso por enquanto não tenho tempo.
Eu posso usar um poste de 9 metros em um padrão, bifasico de 50
@@luizpaulocarrasco5932 teria que verificar quantos dan é o poste e se o poste tiver menos de 18 meses, se atender a esses dois requisitos, a princípio é pra passar, mas não recomendo, pq tem chance do vistoriador não aceitar.
@@ivmengenhariaeletrica é o dn200, vou comprar novo com 9 metros pois a casa aonde vou instalar é 1,20 metro para baixo do nível da rua, se eu colocar o poste padrão de 7,20 metro, a fiação vai ficar baixa para atravessar a rua
@@luizpaulocarrasco5932 entendi, sendo novo não vejo problemas, só ficar atento pq não é muito comum, pode ser que o vistoriador alegue alguma coisa diferente, mas a princípio não tem nada na norma que proíba. Por via das dúvidas, sugiro que peça essa ligação na Copel e não por telefone, aí vc pede para o analista colocar na observação do pedido sobre o poste, com isso, caso o eletricista da copel alegue alguma coisa, vc tem como provar que foi liberado e avisado
Quanto essa questão das cores dos fios tem clientes que exigem que cada fase tenha cor diferente.
a principio até 200A a Copel não costuma reprovar mesmo que vc use Cabo Verde nas fases, mas claro que não é recomendável. A copel só exige que as fases sejam indicadas com fitas isolantes coloridas, amarela, branca e vermelha.
Qual o fator de demanda da copel ?
@@Fernandoeletricista123 não tem especifico. A demanda é a critério do projetista. Para agrupamentos de medição até 200A eles até sugerem o disjuntor geral, mas no final, quem define e tem responsabilidade, é vc
É preciso fazer mureta no padrão de 100 amperes trifásico
Não, até a caixa cn, que vai até 100A não é necessário.
Excessões: mais de dois medidores e entrada de bomba de incêndio.
Mureta é necessário a partir da faixa gne que parte dos 125A.
Obrigado já virei teu fã, Curitiba PR quero virar engenheiro eletricista tbm, só tenho mais uma dúvida não consegui achar na norma com faz 100amper trifásico rural. ( Se tem mundanca no neutro)
@@viniciusinstrutoroficial6948 obrigado pelo apoio, tenho certeza que ainda faremos trabalhos juntos. Agora quanto a tua pergunta, faz alguns anos que não faço padrão rural, já que atendo as regiões mais centrais, mas pelo que lembro, no padrão rural, quando o transformador é monofásico, não existe entrada de energia trifásica porque você fica limitado ao Transformador monofásico 127/254V. Caso no lugar que vc va fazer esse padrão, já tiver transformador trifásico, aí o padrão é igual ao da cidade.