Sou programador e tava procurando esse conteúdo. Tem muito vídeo de Dev nos EUA, Canadá, Europa, Austrália. Agora na Asia eu encontrei pouco conteúdo em português, de pessoas do BR que foram pra lá.
@@LarkuZ-kw4qt trabalho no brasil com plano de ir pra Asia, com foco no Japão pq é a lingua que eu to estudando. To na faculdade então, da pra ir ainda kkkkk
Pode crer man, não sabia disso, pisei em um formigueiro de gente querendo saber sobre e foi sem querer kkkkkk, vou me esforçar pra fazer algo mais informativo sobre o mercado em geral
Sou Analista de Sistema de formação com alguns bons anos na bagagem e estou a 2 anos aqui no Japão. Cheguei a fazer várias entrevistas e processo de seleção para empresas daqui, na parte técnica sempre vou muito bem, obrigado. Mas quando se trata de comunicação, sempre sou esbarrado por não ter N2 de Japonês ou C2 em Inglês. Cheguei até em conseguir uma vaga de Full-Stack para uma empresa brasileira que presta serviço para os Japonês, mas eles queriam pagar 160K/mensal bruto ¬¬" Então sigam a dica que o Raul deu durante todo o vídeo, estudem a língua!
Algumas empresas se aproveitam do desespero de alguns para pagar menos, mas a questão é que o salário fora de tokyo é menor tb, presumo que tenha sido uma empresa ou em fukui ou em shizuoka pela descrição que vc me Passam, apenas um chute
Muito bom seu video. Muita coisa mudou. Eu tinha vontade de estudar e trabalhar com TI no Japão, mas isso foi em 2001. Naquela época, tinha muito pouco conteúdo na internet. So cheguei a conhecer duas vias para entrar numa faculdade japonesa, alem de saber falar japones, tinha de fazer uma especie de vestibular no Consulado, super concorrido. Outra maneira se não me falhe a memória era através de bolsas das associações de produtores presentes nos bairros que originalmente eram colonias de japoneses no Brasil, mas essas bolsas obviamente era pra galera do local, geralmente eram dadas pra alguém de dentro dos seinenkais. Enfim, era bem dificil pra gaijin, então desisti. Mas poxa, que bom que as coisas mudaram.
brabo de mais. não tinha achado ninguem falando sobre esse assunto no youtube. nem sabia esse mercado que eu tinha escolhido estava em falta ai no Japão, terminando a facu aqui no Brasil eu preteno fazer um tecnologo no Japão pra nunca mais sair desse país dos meus sonhos
Finalmente achei, tenho 15 anos e tenho vontade de ir para o Japão para trabalhar como programador e por sonho também. E estou pesquisando muito se é isso que quero pra minha vida mesmo, já estudo programação com videos e amigos na internet e cono profissão já decidi mas não para que país ir
Que vídeo necessário man, to me formando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e procurando o máximo de experiência possível na área, além de algumas pós-graduações, já visando ir trabalhar no Japão que é meu sonho. Continua com esses vídeos pf !!!
Para um profissional da área de TI estrangeiro, a exigência primordial (sem falar na comunicação), é a experiência profissional. A faixa salarial para profissional qualificado, com mais de 5 anos de experiência é de 8000K por ano. Não adianta ser estrangeiro com pouca experiência na área. Não será convidado (sim, tem que ser convidado pela empresa contratante). A questão é que : profissional qualificado estrangeiro com mais de 5 anos de experiência, já ganha um salário compatível com o custo de vida de seu próprio país de origem. Não vale a pena, por um pouco mais de dinheiro, se sujeitar a ser um "gaijin" no Japão e sofrer tanto. Ele prefere ficar no próprio país de origem. O meu caso é diferente: pretendo trabalhar no Japão , já velho de idade, pela qualidade de vida. (não é pelo dinheiro) Para isso, estou me esforçando em aprender japonês e ter um pouco mais de fluência no meu inglês (que já é bom). Meu planejamento é, dentro de 1 ano , conseguir atingir N2.
Deu pra mim da pra vc, na vdd em minha humilde opinião eu acho que compensa sendo júnior sim, paga melhor do que a maioria dos países, quanto a ser convidado depende, quando vc tem diploma japonês e já mora aqui a história é completamente outra, eles gostam de pegar e moldar a pessoa desde cedo, agora se vc vem de fora… melhor vir como turista já fluente e preparado, agora aplicar do Brasil ou trabalhar remoto, sem ter tido contato com a empresa aqui no Japão é bem difícil (nunca digo que é impossível porque minha realidade não é a do mundo)
@@eijihashimoto Concordo com tudo que você disse. Quem costuma imigrar? Pessoas pobres! Pode parecer preconceito, mas não tem como comparar o subemprego no Brasil com os outros países. Agora, se você ganha entre 8 e 10 mil reais no Brasil (Formado e com profissão), a migração se torna uma questão de qualidade de vida, vc não vai ficar rico, pode melhorar um pouco o poder de compra, mas não passa disso. Claro, tudo isso é apenas a minha opinião.
@@evertoncardoso508 depende, tudo depende, o que é rico pra vc? se vc vem aqui para estudar e correr na sua area principalmente ti da pra ficar rico sim kkkk esse meu amigo saiu de um salario do brasil de (convertendo pra ienes) de 190 mil que é menos do que eu ganho no mue baito para um trampo que paga 600 milha, pessoalmente ele mudou da agua pro vinho e agora é rico, ao menos no meu conceito.
Mal educado? Sim, mas empenhado em parecer um vandalo de anime shounen agsusgsushsud, aqui é a única oportunidade que eu tenho de ser assim, nos outros cantos tenho que lamber os pés do pessoal (questões de trabalhar com o cliente)
Muito bom o vídeo! Moro aqui no Japão e trabalho nessa área, as empresas aqui trabalham bastante com o sistema SES, que basicamente vc entra em uma empresa e sera enviado para uma outra empresa cliente da empresa em que vc entrou para trabalhar nos sistemas, aplicativos e etc desse cliente, nao sei no Brasil mas nos EUA pelo menos as empresas criam o seu próprio produto (sistema, aplicativo etc) e os seus empregados (programadores) trabalham em cima desse produto ou algo novo que sera criado. Existem prós e contras nesse sistema SES uma das coisas boas é que vc pode ter várias experiencia sem sair da sua empresa atual, mas por outro lado vai ser um pouco dificil de vc criar algo do zero, ou compartilhar suas ideias. Por isso mesmo depois de entrar na empresa é sempre bom vc continuar estudando e criando coisas do zero usando a linguagem que vc quer se especializar. Eu sou japones e sempre estudei aqui no japao mas nao terminei uma faculdade ou senmon gakkou, oq me ajudou bastante foi os projetos(games, sistemas, web sites) que criei estudando sozinho, entao fica ai uma recomendação, crie projetos sozinhos e faça um portfolio. Isso vai te da uma boa vantagem.
0:57 Isso eu já sabia eu porcausa que o meu amigo japones no discord ficou sem escola porque teve uma chuva muito forte em 広島, engraçado que temos a mesma idade (16 anos). Btw quem tiver a aprender japonês, a melhor coisa é ter um amigo japonês pra te ajudar, simplesmente conheçam alguem, conversem sobre as diferenças entre o brasil e o japão (no meu caso entre portugal e japão), compartilhem coisas engraçadas, joguem minecraft, fortnite ou qualquer coisa que vocês gostem em call. No começo é assustador mas depois a ansiedade passa.
@@thronadotopete Comigo foi tipo, vim pra vender um burro na feira e acabei por ficar, no começo era só meio na brincadeira e na curiosidade mas comecei a gostar e pronto fiquei. Mas tipo tenta, só depende de ti e de saberes se tens a motivação certa pra isso.
Muito interessante o teu vídeo. Eu sou descendente de japonês e como muitos descendentes eu já trabalhei em fábrica no Japão quando eu tinha os meus 18 anos só para sentir a experiência de morar em um país de primeiro mundo, na época (2012) eu trabalhei em uma linha de produção da Sharp em Osaka e ganhava em média 250000 base, sem precisar abrir a boca ou ter experiência, era literalmente um trabalho de girar parafuso. Com horas extras eu conseguiria tirar 330000. Fiquei surpreso que a posição de Junior na programação ganha menos que o trabalho em fábrica. 😮😮 hoje sou casado com uma cidadã japonesa e moro no Canadá há quase 10 anos, possuo N2 e estou trabalhando em Devops, e pretendendo voltar pro Japão. A única coisa que ainda me prende aqui no Canadá é o salário, pesquisando pelo LinkedIn e Indeed, as empresas japonesas não pagam muito bem, o jeito é tentar aplicar para empresas gringas que pagam um pouquinho mais…. Enfim… boa sorte com a sua jornada!
Tá certíssimo, mas em geral o Japão paga as vezes a mesma coisa que algumas fábricas e simplesmente o pessoal larga de trabalhar na área e fica na fábrica, bem normal
Achei oq eu procurava! Trabalho como analista de dados no Brasil, sonho desde os 8 anos ir morar no Japão! Por favor grave mais vídeos sobre programação no Japão!
Brabo, espero conseguir também, demorei muito pra acordar pra vida, agora preciso focar em aprender programação, japones e ingles! espero mais videos contando sua jornada, tanto pra entender mais ou menos como vou tentar seguir a minha, como também para inspirar a não desistir.
Obrigado pelo video mano, sou programador C# e falta 1 ano pra terminar a faculdade, pretendo ir para o japao e trabalhar la também. Vou ate seguir no insta para acompanhar 🤝
Cara, com essa média de 510 mil ienes é dinheiro hein! Os dekaseguis recebem em média 210 (um pouco mais, um pouco menos) e dá pra viver de boa (dividindo apto se estiver só, sem família) porque o poder aquisitivo no Japão é alto. Não é que nem no Brasil, que com R$ 4 mil você mal consegue pagar o aluguel, fazer as compras do mês, sair pra se divertir etc. Lá é muito diferente. Imagina viver com mais de 500 mil ienes.
Que canal bom irmao! Acabei caindo aqui por recomendação do youtoba, no entanto já havia procurado esse conteudo de programação ai no Nihon e realmente há poucos conteúdo nesse nicho, seus videos são muito bons e bem didáticos adoraria ver mais! Espero q tu fique bem mano e desejo sucesso nessa caminhada.
Vcs é que fazem eu querer lanças mais vídeos, a princípio isso aqui era só pra eu registrar umas coisas e uns desabafos, mas agora vou lançar mais, obrigado
é que eu ainda n tirei meu visto por essa area e ainda to estudando kkkk, ai é meio limitado o que posso te falar, em geral eu falo mais do que eu tenho experien
Não sei falar japonês só inglês, trabalho em nagoya em uma empresa de programação de games, o nível de nihongo vai muito de como você se expressa pra fazer o japonês te entender, sempre trabalhei nessa área !
Tava pensando em entrar em ui ux designer, sou formado em adm, como começar na área? Estou indo ao Japão para trabalhar em fabrica porque sou casado com descendente
@@thiagocesar5036 faz algum curso na área de design, mesmo que não seja faculdade (web design ou ads), cria um portfólio, se for na área de ui ux no Behance
Tenho 15 Anos e to me preparando financeiramente e tambem nessa questão de conhecimento da lingua japonesa, vou começar a estudar programação e continuar com mesmo estudos de japones e pretendo ir conseguir um espaço na vida por ai mesmo se eu conseguisse por voltar dos 20 poucos anos, muito massa teu video, espero que de uns 5/6/7 anos não mude tanto oque tu falou nesse video, porque quero virar um bom dev Back-end no futuro. Vou continuar acompanhando teus videos e valeu por repassar esse assunto daora (se quiser dar alguma dica pra quem quer começar programação, talvez alguma opções de caminho que posso seguir, tamo ai)
Sou engenheiro de software aqui no Japão também, e se não me engano, vc mora perto de onde eu morava, pelos vídeos da vizinhança. Muito bom seu conteúdo. Tô pensando em fazer um vídeo parecido pra mostrar minha jornada 😊
Gostei muito do conteúdo , poderia fazer mais videos , de como se preparar para ir , ou dos valores de investimentos que teve para ir , e como foi ? Vai ajudar muitas pessoas 😀👍
Caraca, front no Japão tá bem desvalorizado, no meu primeiro emprego como dev no Brasil eu já ganhava por volta de 200k yenes se for fazer a conversão em reais. Imagino que seja difícil pagar todas as contas aí recebendo só isso, aqui no Brasil já não é tão facil
@@desanimodigital aliais mano, me tira uma duvida (acho que vai sair um texto meio longo então me desculpe) sempre tive a vontade de ir para o Japão, só que tipo, minha família não é lá das mais ricas, bem humilde mesmo para ser sincero, e ate o inicio deste ano eu não estava trabalhando (agora comecei a pegar umas comissões para ui de jogos, que esta dando super certo), ai estou com uma puta vontade de juntar uma grana e ir para o japão, mesmo que tenho meus medos (cai numas depre pesada por causa de espinha e aparência), mas meio que to querendo meter o louco já kkkk, mas to focando em aprender inglês e melhorar como profissional. ai queria alguma dica que possam me ajudar a evitar certos perrengues
TH-cam me recomendou seu vídeo do nada, e adorei! Você parece o Ichiban de Ryu Ga Gotoku (na minha cabeça) Estive no japão a pouco tempo, e só consegui ficar com ainda mais vontade de ficar de vez aí! Estou concluindo faculdade de ADS e depois quem saber dar início no meu processo de migração kk Parabéns pelo vídeo, excelente!
Gostei do vídeo, bem explicativo, mas eu gostaria de saber mais sobre a carga horária de trabalho e se o salário daí (uns 200 mil ienes mais ou menos) daria pra viver com tranquilidade.
Que vídeo esclarecedor, simplesmente perfeito, esses takes do Japao no videos, tipo vc indo no kombini dão um toque especial, minha dúvida é, se eu tiver uma graduação aqui no Brasil serve aí no Jp, ou tem que ser graduado aí?
A se não for muito encomodo, por obséquio, poderia me informa em que área, vc tá trabalhando, back, front, mobile, e tbm quais tecnologias vc está mais utilizando? PORFAVORZINHO😢❤❤❤❤
Achei mega legal a ideia dos cursos técnicos. No meu caso, estudo UI/UX Design, mas gostaria de ir para o Japão e me especializar em mangás, que é o meu sonho. Você pode falar um pouco sobre cursos técnicos ou universitários de mangá ou arte, algo do tipo? Obrigado!
@@desanimodigital DHUXSAHDASU Imagino que seja bem difícil mesmo. Ainda mais com a competição contra os próprios japoneses... Para entrarmos ao mercado de trabalho de mangás deve ser bem difícil. Muita gente competente competindo. Vou dar uma olhada no vídeo, valeuzão! Quanto à área de design, pelas vagas que já vi pelo Indeed, não parece ser tão ruim, ao menos, pra UI/UX!
Obrigado man, vou fazer vários conteúdos diferenciados, esses vídeos mais explicativos eu faço mais quando muito gente pede com frequência a mesma coisa
Amigo, bom vídeo. Gostaria de mais detalhes: Nível de salário - Júnior, Pleno e Sênior. Beneficios. Vocês escrevem código em inglês ou japones? Stack Front End e Frameworks Back End. Carga horária de trabalho. Se puder responder! Faça mais vídeos, vlw!
Fala man tranquilo, eu estou fazendo Ciencias da Computação e vou terminar em 2 anos a faculdade, qual caminho vc indicaria para mim conseguir ir para o JP, se der para fazer um video mais explicativo sobre os métodos de como entrar no JP seria bom, a se vc saber alguma coisa sobre o mercado de GameDev seria legal tbm. Parabéns pelo vídeo ele tá com um engajamento alto e tá pegando bastante views se manter esse tipo de conteúdo até estabilizar os espectadores do canal vai dar bom.
Acho que a pior coisa de trabalhar numa empresa japonesa é que fazer várias horas extras é cultural, e se você sai no horário as pessoas começam a desgostar de você, confere?
depende, as vezes a empresa nao tem demanda para que vc fa'ca horas extras, mas de fato, essa cultura de que vc só pode ir embora quando seu chefe for, muitos locais são assim, principalmente as mais tradicionais, por isso que muitas vezes vc tem que fingir que ta trabalhando apra esperar o cara terminar o serviço dele. No baito que to hj n tem isso ai n, mas ja trabalhei em empresa que era bem assim mesmo
Po, valeu pelo vídeo bem informativo mano, final do mês eu estou terminando meu técnico em desenvolvimento de software aqui no brasil pelo Senac hub academy em Campo Grande - MS, atualmente sou P.O de um projeto web que apresentei ontem, onde desenvolvemos para o próprio Senac, visando ajudar os alunos e a instituição e é muito bom saber que realmente é possível para nós, brasileiros sem descendência (imagino que vc não tenha, mas desculpe se tiver) vivermos aí de algum trampo que não seja só o braçal de sempre, e claro, programação. Sabe me dizer como seria o mercado para P.O e Scrum Master também para brasileiros? durante a experiência que tive nos últimos meses, gostei muito dessa área mais de gestão de proj. de t.i e afins, estou pensado em me aprimorar nela buscando uma certificação Scrum ou algo assim, em vez da programação de fato como dev. Estudei japonês durante anos durante a adolescência, mas confesso que depois da primeira reprovação no n5 por 1 PONTO ou 2, eu comecei a levar mais como hobby mesmo, mas ainda tenho contato com japonês e tenho a vontade e saudade de voltar a estudar e buscar o n2, obrigado pela atenção e foi mal o textão kkkkk.
Nada man, quanto a área, se vc tem experiência tem várias vagas de gestão aqui tb para estrangeiros, mas é aquilo né, sem japonês é bem mais concorrido, se for em japonês vc precisa saber muito pra passar a ideia como gesto, e não, não sou descendente, fico feliz que tenha tantas pessoas fortes nos meus vídeos, acredito que vou aprender bastante com vocês, espero que possamos nos ajudar mutualmente
Que legal, cara! Tambem estou no Japao, mas trabalho na area tech como UX Designer. Perdi muitas oportunidades muito boas porque nao falo japones. Vagas para essa area com somente ingles e bem complicado de achar. Mas dei sorte e consegui uma vaga com salario mais baixo e agora penando pra conseguir uma vaga melhor.
Que top cara, eu atuei como design grafico e web designer por alguns anos, meu inglês é intermediário, queria migrar para a area de ux , ja sou muito bom em UI design, voce poderia me dar alguma dica de como conseguir alguma vaga, ja tenho projetos que fiz o ux e o front sozinho, tenho portifolio, queria saber se preciso de mais alguma coisa?
@di_mz5154 Vc gostaria de migrar pra área de UX aí no Brasil? Nesse caso, procure estudar os fundamentos e processos de UX antes de tudo. Na época, eu comecei com o curso UX Design da Google no Coursera.
@@bvs455 eu ja tenho portifolio vou criar umas cases de ux por lá solucionando problemas, eu estava em dois jobs estava sem tempo maa agr estou um pouco mais folgado
Vídeo sensacional meu mano! Tá faltando conteúdo de quem trabalha com programação no Japão Pretendo fazer intercâmbio de idioma no Japão, e depois de terminar a escola de idioma ir pra uma escola técnica na área de TI, atualmente tenho 0 de experiência na área, você acha que a escola técnica será suficiente para me preparar para o mercado de trabalho nessa área no Japão? Agradeço desde já pela resposta, e por favor não pare com os conteúdos relacionado a trabalho de TI no Japão!!!
Acredito que sim, até porque se não for eu terei um problema kkkkk me formo em abril, mas eu não trabalho na área ainda man, nem posso na vdd, meu visto não permite, depois da minha formatura a história é outra
@@desanimodigital faz mais vídeos mano, curti muito em especial falando mais sobre a área de ti aí, em relação a formação no exterior, se pra uma empresa japonesa seria pior que seu caso por exemplo (considerando que a pessoa sabe bem jp).
Muito bom o tema, irei fazer faculdade aqui no br e meu planejamento seria assim que terminar ir pro jp, provavelmente por curso de idiomas como vc e trabalhar na área aí.
Eu faria o seguinte, trabalharia um pouco aí no jp presencial mesmo pra ganhar xp, depois aplicaria em vagas 100% remoto na Austrália (que deve pagar bem mais) e viver no aí no jp cujo custo de vida é mais barato. Será que rola? Acho que o problema seria o visto.
Exato, não disse no vídeo, mas a empresa que banca seu visto, se vc não tem conexão nenhuma no Japão empregatício ou você é casado com descendente ou uma japa ou vc é intercambista ou é extremamente rico kkkkkk amenos que a empresa fora do Japão pague uma quantia quase que milionária essa última opção é meio improvável
@@viniciusmaia1407 70k USD é um valor relativamente baixo pra devs na Austrália. Eu fui morar em Sydney pra elevar minha carreira e hoje tenho um trabalho remoto de lá (vivo no Brasil e no resto do mundo), o caminho dele faz mto sentido.
@@eliseumds Realmente eu estou meio por fora do mercado de devs então porque no mercado de engenharia é um pouco diferente, mas como você foi pra Austrália? Fez uma universidade aqui no Brasil mesmo e já começou a aplicar pra vagas no exterior ou algo assim? Imagino que você provavelmente já seja senior a algum tempo também porque tenho alguns amigos que se formaram a pouco tempo nessa área e a maioria diz que já não está nem um pouco fácil arrumar trabalhos no exterior mesmo com todas qualificações necessárias tipo falar bem inglês e etc.
Uma boa, tem muitos rumores sobre a mext, mas se vc for descendente ou da usp vai em frente, geralmente é difícil até deixarem fazer a prova, mas a bolsa é incrível, 150 mil ienes de bolsa é muito absurdo tá? Fora a oportunidade de estudar
Mano, Geandro aqui. se pegou a air fryer la com o Ivan, Neto la no state royal? A minha era uma preta. Não sabia que tinha canal, boa sorte na tua jornada, torcendo pra der tudo certo #tamojunto
creio que quando eu for pro japão vou ter experiencia de 4 anos de TI. Mexo com java, c# meio que de tudo kkkkkkkkkkkkkkk. Será que ainda assim compensa eu fazer facul ai no japão mano? To pensando nisso, fiz ADS aqui, mas sla, eles olham "diferente" pra um diploma JAPONÊS, sabe me dizer? E ótimo video mano, acho que foi o mais informativo que eu vi sobre a nossa area.
@@desanimodigital eu tenho superior tecnologo em ADS, foi 3 anos de facul, aqui no brasil é considerado ensino superior, mas fico em dúvida se aí é também kkkk
Muito bom seu vídeo, direto ao ponto. Pretendo fazer intercâmbio ano que vem pro Japão, um sonho de criança que vou realizar depois de velho é uma coragem que estou tomando pra mudar totalmente minha vida profissional. Eu pensei em fazer o tecnólogo aqui em T.I mas pela minha idade valeria muito a pena estudar os 2 anos de japonês e os 2 anos de T.I no país , como você fez. Seu vídeo apareceu do nada pra mim hj. Provavelmente pelo interesse de assuntos se cruzarem, Japão e T.I. Uma dúvida se possível vc responder pois ainda não percorri seus vídeo. Você entrou “Cru” no curso técnico de tecnologia depois dos 2 anos de japonês , ou aqui no Brasil e durante os 2 primeiros anos de Japão você estudou por conta própria algo de programação?
Nao planejava fazer um vídeo de perguntas e respostas tão cedo, mas agora vou ter que fazer pra já respondendo algumas perguntas em comum, em vídeo eu digo melhor
@@desanimodigital Legal cara, vou aguardar ansioso, fala da sua experiência pessoal com a programação até a decisão de estudar o mesmo ai no Japão. Creio que se focar por algum tempo com vídeos voltados pra essa área vai ter uma grande procura, primeiro que relacionados a educação em T.I e trabalho na Ásia é muito difícil de encontrar informações. É uma área de grande demanda no mundo todo, e ainda vai mesclar com sua experiência de vida nesse país maravilhoso, não aguento mais ver vídeo do Japão só mostrando comida e loja de conveniência, já saturou! Queremos informação! Kkkkk…. Te desejo muito sucesso e ganhou um fã ae na página. 👏👏👏👏💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼
Yap, Japão é bem rígido quanto a isso, talvez eu faça um vídeo sobre emprego em geral no Japão, a lógica é processo seletivo e tals, mas vou postar vlog ainda, umas cidades loucas por aqui, não quero que fique massivo meu canal, mas farei depois kkkkkk 😌
Mano isso tem me perturbado bastante, não sei se você pode ajudar, mas, digamos que eu tenha um salário mensal de 3.500 reais ou perto disso, teria como eu leva 5 pessoas para morar permanentemente no Japão perto de 3-5 anos se eu me organizar e planeja bem. E quando chegar aí ter uma vida simples e estável, não precisa responder se quiser, é só uma dúvida que eu não consegui deixar de tem, enfim pelo vídeo ❤❤❤
n quero te deixar sem luz, mas dificil, só de passagem pra essa quantidade de gente com sorte vc vai pagar uns 40k, fora que tem os vistos e qualificações desse pessoal para conseguir trampar aqui, n é tão facil n
vc é lokooo irmão.. vendeu o switch nesse valor?? Quando for assim não vende nessas lojas não, joga no Mercari que vende rapidão!! Vendi o meu essa semana peguei quase 20 mil, e olha que o meu é bem antigo! Essas lojas ai pagam metade do preço que vale! Mas daqui em diante tudo que vc for vender, joga no mercari!
Tudo bom? Eu sou programador, estou planejando me mudar e começar curso de japonês no Sakuragaoka ano que vem, se vc tiver um tempo eu ainda fiquei com várias dúvidas sobre a área de programação no Japão caso vc consiga/tenha tempo poderíamos bater um papo ? Muito obrigado
Caramba.. finalmente algo sobre isso. Terminei o ensino superior esse ano e estou atuando na área desde 2021. Hoje com vinte anos sou dev pleno full stack ( Também puxando para um futuro devops ) e venho estudando Japonês também com aulas particulares. 2026 pretendo dar uma passada e fazer o Mext para pós graduação também! Uma dúvida que tenho é.. tendo um Japonês fluente e com uma boa experiência na área, acha que é possível ingressar no mercado suave? Ótimo vídeo meu mano! : )
Esse valor de salário é mensal ou é anual? Pq normalmente divulgam anual, mas fazendo uma conversão básica, não da nem o nosso salário mínimo. E meio que viver so com o salario mínimo brasileiro seria bem embaçado por aí kkkk
Oi, amigo! Eu faço análise e desenvolvimento de sistemas e também estudo Japonês. Vou para o Japão somente daqui 3 anos, para estudar Japonês, após pegar o N2 vou começar a procurar trabalho na área. Atualmente sou JR C#. Em uns 3 anos, eu imagino que vá ser pleno, ou muito improvavelmente senior. Vc acha que vou precisar de bacharel ou eles aceitariam meu tecnologo? Haja visto que já terei bastante experiência na minha stack e possivelmente terei o N2. Essa dúvida da formação acaba comigo. Estava pensando até em trancar meu ads e começar a rushar ciencia da computaçao (adiantando materia), pra terminar ate 2028. O que tu acha?
Eu no seu lugar pegaria bacharel, aplicaria para uma empresa japonesa, que eles pagam tudo pra vc vir pra cá e o salário é bom, já tá rushando no Brasil é a melhor coisa que vc faria
Tecnólogo? Aqui é tipo um Técnico. Olha, se vc for aqui fazer aquele intercâmbio no Japão igual o Wesu Desu, se nem vai precisar, já que tu tem experiência e já vai estar dentro do Japão.
Sobre a área de cybersecurity você saberia dizer como é? Sou formado em segurança da informação e estou terminando minha pós na mesma área aqui no Brasil, penso em ir pro Japão com minha esposa (que é japonesa), falo inglês fluentemente e estou estudando japonês, atualmente eu seria um N4-N3, se você tiver qualquer informação sobre eu adoraria saber, obrigado!
Tenho uma dúvida,como seria se tipo eu trablhasse já para alguma empresa do exterior e quisesse ir morar ai no Japão? Tipo seria algo difícil de conseguir?
Minha dúvida é mais em relação ao quanto requisitam o histórico acadêmico, já tenho 7-8 anos trabalhando na área como especialista full stack e fico pensando se com essa experiência mas sem graduação/técnico eu ainda teria dificuldade. Tô estudando japonês mas só me sentiria seguro tentando algo lá com um N3/N2 daqui uns 2 anos. Meu inglês é fluente mas sem TOEFL. Seria legal saber um pouco mais sobre os vistos tbm, tenho procurado sobre o Highly-Skilled Foreign Professional Visa, mas não é fácil achar relatos de quem conseguiu.
Se colocar área academica, vish kkkkkkk Vou ter 14 anos de experiência total com 29 anos kkkkkkkkkk 2 Bacharelados, 2 Mestrados Britânicos e 4 Pós graduações, tirando os 7-8 anos de experiência em JAVA. Juntando tudo eu brinco com 22-23 anos de experiência.
Sou programador e tava procurando esse conteúdo. Tem muito vídeo de Dev nos EUA, Canadá, Europa, Austrália. Agora na Asia eu encontrei pouco conteúdo em português, de pessoas do BR que foram pra lá.
trabalha no br ou vc ta fora ?
@@LarkuZ-kw4qt no Br
@@LarkuZ-kw4qt trabalho no brasil com plano de ir pra Asia, com foco no Japão pq é a lingua que eu to estudando. To na faculdade então, da pra ir ainda kkkkk
Pode crer man, não sabia disso, pisei em um formigueiro de gente querendo saber sobre e foi sem querer kkkkkk, vou me esforçar pra fazer algo mais informativo sobre o mercado em geral
Segue o igor tokuda ele tmb é programador no japao
Primeiro conteúdo que vejo sobre programação e japão. Sensacional!
Chutei na lua acertei o sol, nem marginava que era um conteúdo em falta
Sou Analista de Sistema de formação com alguns bons anos na bagagem e estou a 2 anos aqui no Japão.
Cheguei a fazer várias entrevistas e processo de seleção para empresas daqui, na parte técnica sempre vou muito bem, obrigado.
Mas quando se trata de comunicação, sempre sou esbarrado por não ter N2 de Japonês ou C2 em Inglês.
Cheguei até em conseguir uma vaga de Full-Stack para uma empresa brasileira que presta serviço para os Japonês, mas eles queriam pagar 160K/mensal bruto ¬¬"
Então sigam a dica que o Raul deu durante todo o vídeo, estudem a língua!
Obrigado ❤️ fico feliz de ter pessoas que possam me passar credibilidade
Algumas empresas se aproveitam do desespero de alguns para pagar menos, mas a questão é que o salário fora de tokyo é menor tb, presumo que tenha sido uma empresa ou em fukui ou em shizuoka pela descrição que vc me
Passam, apenas um chute
@@desanimodigital empresa de Nagoya que presta serviço para a empresa Japonesa com sede em Shibuya, por isso que achei tão estranho.
@@cogummMuito interessante amigo. Você é graduado em que? Bacharelado ou tecnólogo?
@@ender8759 Me formei em 2010 como Bacharel em Análise de Sistemas.
Muito bom seu video. Muita coisa mudou. Eu tinha vontade de estudar e trabalhar com TI no Japão, mas isso foi em 2001. Naquela época, tinha muito pouco conteúdo na internet. So cheguei a conhecer duas vias para entrar numa faculdade japonesa, alem de saber falar japones, tinha de fazer uma especie de vestibular no Consulado, super concorrido. Outra maneira se não me falhe a memória era através de bolsas das associações de produtores presentes nos bairros que originalmente eram colonias de japoneses no Brasil, mas essas bolsas obviamente era pra galera do local, geralmente eram dadas pra alguém de dentro dos seinenkais. Enfim, era bem dificil pra gaijin, então desisti. Mas poxa, que bom que as coisas mudaram.
brabo de mais. não tinha achado ninguem falando sobre esse assunto no youtube.
nem sabia esse mercado que eu tinha escolhido estava em falta ai no Japão, terminando a facu aqui no Brasil eu preteno fazer um tecnologo no Japão pra nunca mais sair desse país dos meus sonhos
Finalmente achei, tenho 15 anos e tenho vontade de ir para o Japão para trabalhar como programador e por sonho também. E estou pesquisando muito se é isso que quero pra minha vida mesmo, já estudo programação com videos e amigos na internet e cono profissão já decidi mas não para que país ir
fico feliz man, vai da certo
Tudo que eu sei sobre programadores no japão foi o que eu vi em Maid Dragon com a ms Kobayashi
Parece eu em 2014, me identifico agsusgs
Que vídeo necessário man, to me formando em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e procurando o máximo de experiência possível na área, além de algumas pós-graduações, já visando ir trabalhar no Japão que é meu sonho. Continua com esses vídeos pf !!!
obg ;-; , foi meu sonho por 6 anos, se eu cheguei vc tb chega, força
Tenho a mesma dúvida! Vou terminar ads esse ano, e iniciar pós em C# .NET com Azure, não sei se eles considerariam mesmo com a pós@@sleepy97
Para um profissional da área de TI estrangeiro, a exigência primordial (sem falar na comunicação), é a experiência profissional.
A faixa salarial para profissional qualificado, com mais de 5 anos de experiência é de 8000K por ano.
Não adianta ser estrangeiro com pouca experiência na área. Não será convidado (sim, tem que ser convidado pela empresa contratante).
A questão é que : profissional qualificado estrangeiro com mais de 5 anos de experiência, já ganha um salário compatível com o custo de vida de seu próprio país de origem.
Não vale a pena, por um pouco mais de dinheiro, se sujeitar a ser um "gaijin" no Japão e sofrer tanto.
Ele prefere ficar no próprio país de origem.
O meu caso é diferente: pretendo trabalhar no Japão , já velho de idade, pela qualidade de vida. (não é pelo dinheiro)
Para isso, estou me esforçando em aprender japonês e ter um pouco mais de fluência no meu inglês (que já é bom).
Meu planejamento é, dentro de 1 ano , conseguir atingir N2.
Deu pra mim da pra vc, na vdd em minha humilde opinião eu acho que compensa sendo júnior sim, paga melhor do que a maioria dos países, quanto a ser convidado depende, quando vc tem diploma japonês e já mora aqui a história é completamente outra, eles gostam de pegar e moldar a pessoa desde cedo, agora se vc vem de fora… melhor vir como turista já fluente e preparado, agora aplicar do Brasil ou trabalhar remoto, sem ter tido contato com a empresa aqui no Japão é bem difícil (nunca digo que é impossível porque minha realidade não é a do mundo)
@@desanimodigital
Mas , pelo que entendi, vc se formou aí
É diferente
@@eijihashimoto Concordo com tudo que você disse. Quem costuma imigrar? Pessoas pobres! Pode parecer preconceito, mas não tem como comparar o subemprego no Brasil com os outros países. Agora, se você ganha entre 8 e 10 mil reais no Brasil (Formado e com profissão), a migração se torna uma questão de qualidade de vida, vc não vai ficar rico, pode melhorar um pouco o poder de compra, mas não passa disso. Claro, tudo isso é apenas a minha opinião.
@@eijihashimoto o problema principal é a lingua mano, se vc fala a lingua a postura deles é outra coisa, n tanto diploma
@@evertoncardoso508 depende, tudo depende, o que é rico pra vc? se vc vem aqui para estudar e correr na sua area principalmente ti da pra ficar rico sim kkkk esse meu amigo saiu de um salario do brasil de (convertendo pra ienes) de 190 mil que é menos do que eu ganho no mue baito para um trampo que paga 600 milha, pessoalmente ele mudou da agua pro vinho e agora é rico, ao menos no meu conceito.
mermao que sotaque PERFEITO! minha meta é essa
Mal educado? Sim, mas empenhado em parecer um vandalo de anime shounen agsusgsushsud, aqui é a única oportunidade que eu tenho de ser assim, nos outros cantos tenho que lamber os pés do pessoal (questões de trabalhar com o cliente)
Porra esse vídeo aqui deu uma luz foda, obrigado pelo conteúdo!
precisando estamos por aqui
Muito bom o vídeo! Moro aqui no Japão e trabalho nessa área, as empresas aqui trabalham bastante com o sistema SES, que basicamente vc entra em uma empresa e sera enviado para uma outra empresa cliente da empresa em que vc entrou para trabalhar nos sistemas, aplicativos e etc desse cliente, nao sei no Brasil mas nos EUA pelo menos as empresas criam o seu próprio produto (sistema, aplicativo etc) e os seus empregados (programadores) trabalham em cima desse produto ou algo novo que sera criado.
Existem prós e contras nesse sistema SES uma das coisas boas é que vc pode ter várias experiencia sem sair da sua empresa atual, mas por outro lado vai ser um pouco dificil de vc criar algo do zero, ou compartilhar suas ideias. Por isso mesmo depois de entrar na empresa é sempre bom vc continuar estudando e criando coisas do zero usando a linguagem que vc quer se especializar.
Eu sou japones e sempre estudei aqui no japao mas nao terminei uma faculdade ou senmon gakkou, oq me ajudou bastante foi os projetos(games, sistemas, web sites) que criei estudando sozinho, entao fica ai uma recomendação, crie projetos sozinhos e faça um portfolio. Isso vai te da uma boa vantagem.
0:57 Isso eu já sabia eu porcausa que o meu amigo japones no discord ficou sem escola porque teve uma chuva muito forte em 広島, engraçado que temos a mesma idade (16 anos).
Btw quem tiver a aprender japonês, a melhor coisa é ter um amigo japonês pra te ajudar, simplesmente conheçam alguem, conversem sobre as diferenças entre o brasil e o japão (no meu caso entre portugal e japão), compartilhem coisas engraçadas, joguem minecraft, fortnite ou qualquer coisa que vocês gostem em call. No começo é assustador mas depois a ansiedade passa.
tens 16 anos? tenho a mesma idade e acho q vou seguir o msm, mas n sei se começo a estudar de agora, acho que é o melhor a fazer.
digo estudar japa
@@thronadotopete Comigo foi tipo, vim pra vender um burro na feira e acabei por ficar, no começo era só meio na brincadeira e na curiosidade mas comecei a gostar e pronto fiquei.
Mas tipo tenta, só depende de ti e de saberes se tens a motivação certa pra isso.
Muito interessante o teu vídeo. Eu sou descendente de japonês e como muitos descendentes eu já trabalhei em fábrica no Japão quando eu tinha os meus 18 anos só para sentir a experiência de morar em um país de primeiro mundo, na época (2012) eu trabalhei em uma linha de produção da Sharp em Osaka e ganhava em média 250000 base, sem precisar abrir a boca ou ter experiência, era literalmente um trabalho de girar parafuso. Com horas extras eu conseguiria tirar 330000. Fiquei surpreso que a posição de Junior na programação ganha menos que o trabalho em fábrica. 😮😮 hoje sou casado com uma cidadã japonesa e moro no Canadá há quase 10 anos, possuo N2 e estou trabalhando em Devops, e pretendendo voltar pro Japão. A única coisa que ainda me prende aqui no Canadá é o salário, pesquisando pelo LinkedIn e Indeed, as empresas japonesas não pagam muito bem, o jeito é tentar aplicar para empresas gringas que pagam um pouquinho mais…. Enfim… boa sorte com a sua jornada!
Tá certíssimo, mas em geral o Japão paga as vezes a mesma coisa que algumas fábricas e simplesmente o pessoal larga de trabalhar na área e fica na fábrica, bem normal
Sou programador há uns 2 anos, tenho inglês bom e entrei no japones para estudar uma segunda vez. Programação, Inglês, Japonês e futuramente japão.
Boa sorte, espero te ver por aqui, sempre feliz e ver gente de onde vim vindo pra cá tb
Achei oq eu procurava! Trabalho como analista de dados no Brasil, sonho desde os 8 anos ir morar no Japão! Por favor grave mais vídeos sobre programação no Japão!
Farei o possível kkkk vcs tem que me ajudar no insta tb pra eu saber o que vcs querem saber
Brabo, espero conseguir também, demorei muito pra acordar pra vida, agora preciso focar em aprender programação, japones e ingles! espero mais videos contando sua jornada, tanto pra entender mais ou menos como vou tentar seguir a minha, como também para inspirar a não desistir.
Vai da tudo certo man
Que daora mn, a edição tá foda… também penso em me mudar para o Japão pra trabalhar com T.I., atualmente faço ciência da computação
Obrigado pelo video mano, sou programador C# e falta 1 ano pra terminar a faculdade, pretendo ir para o japao e trabalhar la também. Vou ate seguir no insta para acompanhar 🤝
Obrigado manin, a gente vai se ajudando, sou novo na área tb, pesquisar me trás mais conhecimento
Justo agora que eu to procurando uma vaga pra lá esse vídeo me aparece! Mto obrigado
Fico feliz em fornecer uma ajuda que não tive 🫡
Cara, com essa média de 510 mil ienes é dinheiro hein!
Os dekaseguis recebem em média 210 (um pouco mais, um pouco menos) e dá pra viver de boa (dividindo apto se estiver só, sem família) porque o poder aquisitivo no Japão é alto. Não é que nem no Brasil, que com R$ 4 mil você mal consegue pagar o aluguel, fazer as compras do mês, sair pra se divertir etc. Lá é muito diferente.
Imagina viver com mais de 500 mil ienes.
Um sonho pra mim também
Viver com essa miséria? Tá doido, gente, seis tão focando muito em empresa de pequeno porte, foquem em empresa de vdd
tambem sou apaixonado na lucy de cyberpunk
Sabe muito tá? A estética daquele anime é surreal, a música então…
Valeu pelo vídeo bem informativo, pra quem já é dev e tem interesse em ir para o Japão isso dá uma boa perspectiva. Ganhou um inscrito.
Tmj 🥹
já sou fã desse cara e digo mais, vou estar aqui sempre.
Agora não posso parar ;-;, mas os projetos não estão parados, tem coisa no forno aí kkk
Que canal bom irmao! Acabei caindo aqui por recomendação do youtoba, no entanto já havia procurado esse conteudo de programação ai no Nihon e realmente há poucos conteúdo nesse nicho, seus videos são muito bons e bem didáticos adoraria ver mais! Espero q tu fique bem mano e desejo sucesso nessa caminhada.
Obrigado, amigo vc é um amigo hahaha
@@desanimodigital HAHA! Tmj 🤛
Teu japonês é coisa linda, perfeito o sotaque mano.
Tirando o fator que eu pareço um vandalo falando agsusgs
@@desanimodigital po mano kkkk
É estranho ver os vídeos e reconhecer todos os lugares kk. Sou da Tokyo SKG e trabalho pro Brasil como Design via home office, bom vídeo!
Então tecnicamente eu sou seu sempai kkkkkk
cara seu canal ta muito foda real entrei de curioso e sai com vontade de estudar um pouco hehe kkk vc é brabo
Vcs é que fazem eu querer lanças mais vídeos, a princípio isso aqui era só pra eu registrar umas coisas e uns desabafos, mas agora vou lançar mais, obrigado
Isso era o que eu mais procurava, tmj
Seria muito massa se você postasse uns dailys, sua rotina, etc..
Tem um vídeo no canal já sobre minha rotina
que maravilhoso que ainda estudam PHP sendo a linguagem mais odiada da história 🤣 (eu sei que tem mercado blablabla)
Aqui então, nem se fala ahsjshudd
Por favor mano, traga mais conteúdo como esse, o que mais eu vejo aqui no youtube é vídeos de programador no Canada ou EUA e etc...
é que eu ainda n tirei meu visto por essa area e ainda to estudando kkkk, ai é meio limitado o que posso te falar, em geral eu falo mais do que eu tenho experien
Não sei falar japonês só inglês, trabalho em nagoya em uma empresa de programação de games, o nível de nihongo vai muito de como você se expressa pra fazer o japonês te entender, sempre trabalhei nessa área !
perfeito, se pudesse remoto tava aceitando ser indicado huashasuhsau
Que maneiro! Quero muito ir trabalhar no Japão com produção de games também. Foi por isso que vim atrás desse vídeo kkkkk
Muito legal! Sou Ux Ui designer e tô pegando XP aqui no Brasil e de olho nas vagas do Japão. Ótimo vídeo!
Tava pensando em entrar em ui ux designer, sou formado em adm, como começar na área? Estou indo ao Japão para trabalhar em fabrica porque sou casado com descendente
@@thiagocesar5036 faz algum curso na área de design, mesmo que não seja faculdade (web design ou ads), cria um portfólio, se for na área de ui ux no Behance
Nossa mano adorei o canal , tava buscando esse conteúdo igual um louco , parabens
eita que eu sou garoto de programa
Tu é? Arregacou
Traz mais vídeos de programação no Japão, adorei esse canal.
Tudo bem irmão, vou dar uma olhada
Melhor são empresas eua,inglesa,europeias as empresas japonesas tem barreiras pra extrangeiro para cargos mais altos.
curti muito o vídeo mano, estou entrando na área de programação e curto muito o idioma japonês.
Obrigado manin
@@desanimodigital eu que agradeço por vc fazer esse conteúdo.
além do conteúdo, as imagens estao bem legais
irmão, quero muito ir ao Japão como dev, esse vídeo me deu muita luz. Parabéns pelo conteúdo!
O formato ficou muito foda, cara. As imagens e a edição ficaram muito daora. Sou programador no BR mesmo e vim de curioso kkk
Bem vindo
Tenho 15 Anos e to me preparando financeiramente e tambem nessa questão de conhecimento da lingua japonesa, vou começar a estudar programação e continuar com mesmo estudos de japones e pretendo ir conseguir um espaço na vida por ai mesmo se eu conseguisse por voltar dos 20 poucos anos, muito massa teu video, espero que de uns 5/6/7 anos não mude tanto oque tu falou nesse video, porque quero virar um bom dev Back-end no futuro. Vou continuar acompanhando teus videos e valeu por repassar esse assunto daora
(se quiser dar alguma dica pra quem quer começar programação, talvez alguma opções de caminho que posso seguir, tamo ai)
Sou engenheiro de software aqui no Japão também, e se não me engano, vc mora perto de onde eu morava, pelos vídeos da vizinhança.
Muito bom seu conteúdo. Tô pensando em fazer um vídeo parecido pra mostrar minha jornada 😊
Gostei muito do conteúdo , poderia fazer mais videos , de como se preparar para ir , ou dos valores de investimentos que teve para ir , e como foi ? Vai ajudar muitas pessoas 😀👍
Caraca, front no Japão tá bem desvalorizado, no meu primeiro emprego como dev no Brasil eu já ganhava por volta de 200k yenes se for fazer a conversão em reais.
Imagino que seja difícil pagar todas as contas aí recebendo só isso, aqui no Brasil já não é tão facil
Até da pra pagar sim, esse dinheiro é pouco quando a gente considera ter que pagar o curso, se não…
faz um video detalhado sobre o custo de vida ai meu mano! aliás, parabéns pelo excelente trabalho
Vou fazer sim, prendendo que seja o próximo vídeo, to esperando receber só 🤣
o cara muda de personalidade quando fala japonês dkhwbfjqe queria ser assim
Kkkkkkk eu fico tão diferente assim?
@@desanimodigital quando fecho o olho parece q um japones entrou no seu quarto kkkkkkk
A qualidade dos videos está cada ves melhor, parabéns!
Meu primeiro vídeo editado, deu mais ou menos ayshsgsidhs
boa mano, ta começando a pegar um engajamento legal, sucesso para ti, jaja chega nos 100k se continuar assim. e a qualidade de vídeo está incrível.
Assim espero, começar a crescer mais eu reduzo meu trampo
@@desanimodigital boa sorte com isso 👏
@@desanimodigital aliais mano, me tira uma duvida (acho que vai sair um texto meio longo então me desculpe)
sempre tive a vontade de ir para o Japão, só que tipo, minha família não é lá das mais ricas, bem humilde mesmo para ser sincero, e ate o inicio deste ano eu não estava trabalhando (agora comecei a pegar umas comissões para ui de jogos, que esta dando super certo), ai estou com uma puta vontade de juntar uma grana e ir para o japão, mesmo que tenho meus medos (cai numas depre pesada por causa de espinha e aparência), mas meio que to querendo meter o louco já kkkk, mas to focando em aprender inglês e melhorar como profissional. ai queria alguma dica que possam me ajudar a evitar certos perrengues
Legal o vídeo, era programador no Brasil, aqui tem que saber 99,9% de Japonês, Inglês ou os dois idiomas.
TH-cam me recomendou seu vídeo do nada, e adorei! Você parece o Ichiban de Ryu Ga Gotoku (na minha cabeça)
Estive no japão a pouco tempo, e só consegui ficar com ainda mais vontade de ficar de vez aí! Estou concluindo faculdade de ADS e depois quem saber dar início no meu processo de migração kk
Parabéns pelo vídeo, excelente!
Shalom irmão, sobre o que é a faculdade de ads?
@@rmdroch7285 análise e desenvolvimento de sistemas, programação no geral
@@rmdroch7285 Analise e Desenvolvimento de Sistemas. É a faculdade que mais fazem no Brasil na área de T.I
Vish kkkkkk tu vai é descobrir sozinho! Na minha vez ninguém contou
Nossa não esperava que a diferença de salario de front e back era tão discrepante assim, aqui é diferente mais não chega a ser quase 3x a diferença
Pse, eu também fiquei abismado quando vi a primeira vez e escutei hahaha
Gostei do vídeo, bem explicativo, mas eu gostaria de saber mais sobre a carga horária de trabalho e se o salário daí (uns 200 mil ienes mais ou menos) daria pra viver com tranquilidade.
se o japao tivesse visto para nomade digital seria muito bom ein, eu ficaria um tempinho ai sem sombra de duvidas.
@@sleepy97 tem mano ? kkkk
@@sleepy97 deve ter que ter um salario astronomico hahaha
@@sleepy97 carai 28mil reais por mes. se louco.
Olha essa qualidade de video 🔥🔥🔥🔥🔥
Fala assim não que eu choro
Que vídeo esclarecedor, simplesmente perfeito, esses takes do Japao no videos, tipo vc indo no kombini dão um toque especial, minha dúvida é, se eu tiver uma graduação aqui no Brasil serve aí no Jp, ou tem que ser graduado aí?
Perfeito, vou fazer um vídeo sobre isso ainda
A se não for muito encomodo, por obséquio, poderia me informa em que área, vc tá trabalhando, back, front, mobile, e tbm quais tecnologias vc está mais utilizando? PORFAVORZINHO😢❤❤❤❤
incomoda n manin, ainda n to trabalhando na area, alias nem posso ainda, n me formei, como n tenho diploma ainda ne...
Achei mega legal a ideia dos cursos técnicos. No meu caso, estudo UI/UX Design, mas gostaria de ir para o Japão e me especializar em mangás, que é o meu sonho. Você pode falar um pouco sobre cursos técnicos ou universitários de mangá ou arte, algo do tipo? Obrigado!
Inclusive eu tenho um amigo que cursa design e é mangaká, estuda na mesma semon, no vídeo da minha rotina ele apareceu falando um pouco
Mas já adianto que ele disse que essa área mais artística e popular é bem exploradora
@@desanimodigital DHUXSAHDASU Imagino que seja bem difícil mesmo. Ainda mais com a competição contra os próprios japoneses... Para entrarmos ao mercado de trabalho de mangás deve ser bem difícil. Muita gente competente competindo.
Vou dar uma olhada no vídeo, valeuzão! Quanto à área de design, pelas vagas que já vi pelo Indeed, não parece ser tão ruim, ao menos, pra UI/UX!
Ótimo conteúdo mano.
Oi, poderia falar mais sobre ensino técnico? Por exemplo valores... nunca vi alguém falar claramente sobre isso.
quanto a isso na descrição do video tem um outro video que eu falo algumas coisas sobre isso ai, inclusive valores
Muito bom vídeo, tirou várias dúvidas ;)
Fico feliz quando é útil
meu sonho morar no japão e trabalhar com programação. grava mais vídeos sobre!!!
Farei o possível ;-;
Sou analista de infra, moro no japao entretanto tabalho no brasil remoto. top demais
Muito show, parabéns pelo conteúdo.
Arigatooooo, saionaraaaaaa.
Top, curto é o tchan
Kkkkkkkk o molho
explicou bem mano, parabens pelo video, por mais que eu n vire programador, talvez xD
Obrigado man, vou fazer vários conteúdos diferenciados, esses vídeos mais explicativos eu faço mais quando muito gente pede com frequência a mesma coisa
Amigo, bom vídeo. Gostaria de mais detalhes:
Nível de salário - Júnior, Pleno e Sênior.
Beneficios.
Vocês escrevem código em inglês ou japones?
Stack Front End e Frameworks Back End.
Carga horária de trabalho.
Se puder responder!
Faça mais vídeos, vlw!
Guardarei aqui, irei fazer sim
Video show, otimas explicações!
Fala man tranquilo, eu estou fazendo Ciencias da Computação e vou terminar em 2 anos a faculdade, qual caminho vc indicaria para mim conseguir ir para o JP, se der para fazer um video mais explicativo sobre os métodos de como entrar no JP seria bom, a se vc saber alguma coisa sobre o mercado de GameDev seria legal tbm.
Parabéns pelo vídeo ele tá com um engajamento alto e tá pegando bastante views se manter esse tipo de conteúdo até estabilizar os espectadores do canal vai dar bom.
tem nada ve com o video, mas onde ce comprou essa peita do gengar pai? muito chave
SHIMAMURA tá ligado, nerd e gosto de roxo, até hj não consegui pegar um gengar de pelúcia
Acho que a pior coisa de trabalhar numa empresa japonesa é que fazer várias horas extras é cultural, e se você sai no horário as pessoas começam a desgostar de você, confere?
depende, as vezes a empresa nao tem demanda para que vc fa'ca horas extras, mas de fato, essa cultura de que vc só pode ir embora quando seu chefe for, muitos locais são assim, principalmente as mais tradicionais, por isso que muitas vezes vc tem que fingir que ta trabalhando apra esperar o cara terminar o serviço dele. No baito que to hj n tem isso ai n, mas ja trabalhei em empresa que era bem assim mesmo
@@desanimodigital Entendi!
Po, valeu pelo vídeo bem informativo mano, final do mês eu estou terminando meu técnico em desenvolvimento de software aqui no brasil pelo Senac hub academy em Campo Grande - MS, atualmente sou P.O de um projeto web que apresentei ontem, onde desenvolvemos para o próprio Senac, visando ajudar os alunos e a instituição e é muito bom saber que realmente é possível para nós, brasileiros sem descendência (imagino que vc não tenha, mas desculpe se tiver) vivermos aí de algum trampo que não seja só o braçal de sempre, e claro, programação.
Sabe me dizer como seria o mercado para P.O e Scrum Master também para brasileiros? durante a experiência que tive nos últimos meses, gostei muito dessa área mais de gestão de proj. de t.i e afins, estou pensado em me aprimorar nela buscando uma certificação Scrum ou algo assim, em vez da programação de fato como dev.
Estudei japonês durante anos durante a adolescência, mas confesso que depois da primeira reprovação no n5 por 1 PONTO ou 2, eu comecei a levar mais como hobby mesmo, mas ainda tenho contato com japonês e tenho a vontade e saudade de voltar a estudar e buscar o n2, obrigado pela atenção e foi mal o textão kkkkk.
Nada man, quanto a área, se vc tem experiência tem várias vagas de gestão aqui tb para estrangeiros, mas é aquilo né, sem japonês é bem mais concorrido, se for em japonês vc precisa saber muito pra passar a ideia como gesto, e não, não sou descendente, fico feliz que tenha tantas pessoas fortes nos meus vídeos, acredito que vou aprender bastante com vocês, espero que possamos nos ajudar mutualmente
aqui vc foi gigante amor
Que legal, cara! Tambem estou no Japao, mas trabalho na area tech como UX Designer. Perdi muitas oportunidades muito boas porque nao falo japones. Vagas para essa area com somente ingles e bem complicado de achar. Mas dei sorte e consegui uma vaga com salario mais baixo e agora penando pra conseguir uma vaga melhor.
Que top cara, eu atuei como design grafico e web designer por alguns anos, meu inglês é intermediário, queria migrar para a area de ux , ja sou muito bom em UI design, voce poderia me dar alguma dica de como conseguir alguma vaga, ja tenho projetos que fiz o ux e o front sozinho, tenho portifolio, queria saber se preciso de mais alguma coisa?
@di_mz5154 Vc gostaria de migrar pra área de UX aí no Brasil? Nesse caso, procure estudar os fundamentos e processos de UX antes de tudo. Na época, eu comecei com o curso UX Design da Google no Coursera.
@@bvs455 eu ja tenho portifolio vou criar umas cases de ux por lá solucionando problemas, eu estava em dois jobs estava sem tempo maa agr estou um pouco mais folgado
Vídeo sensacional meu mano! Tá faltando conteúdo de quem trabalha com programação no Japão
Pretendo fazer intercâmbio de idioma no Japão, e depois de terminar a escola de idioma ir pra uma escola técnica na área de TI, atualmente tenho 0 de experiência na área, você acha que a escola técnica será suficiente para me preparar para o mercado de trabalho nessa área no Japão? Agradeço desde já pela resposta, e por favor não pare com os conteúdos relacionado a trabalho de TI no Japão!!!
Acredito que sim, até porque se não for eu terei um problema kkkkk me formo em abril, mas eu não trabalho na área ainda man, nem posso na vdd, meu visto não permite, depois da minha formatura a história é outra
Esqueceu de comentar a qualidade de vida. Com esse salário de front e back end da para ter uma condição maneira ai ?
verdade né... vou fazer um link com o proximo video, vou no mercado e fazer umas contas, mostrar quanto eu gasto
@@desanimodigital faz mais vídeos mano, curti muito em especial falando mais sobre a área de ti aí, em relação a formação no exterior, se pra uma empresa japonesa seria pior que seu caso por exemplo (considerando que a pessoa sabe bem jp).
@@desanimodigital front end paga tao pouco assim 😧
@@gabrieljauneribera9931 Tem que lembrar que o poder de compra do yene é maior que o do real
Muito bom o tema, irei fazer faculdade aqui no br e meu planejamento seria assim que terminar ir pro jp, provavelmente por curso de idiomas como vc e trabalhar na área aí.
Conteúdo sensacional
nossa nmral da pra fzr dublagem com essa voz em japonês kkkkkkkkk
Muitos anos treinando pra virar hokage hahahahahahaha obg ;-;
Eu faria o seguinte, trabalharia um pouco aí no jp presencial mesmo pra ganhar xp, depois aplicaria em vagas 100% remoto na Austrália (que deve pagar bem mais) e viver no aí no jp cujo custo de vida é mais barato. Será que rola? Acho que o problema seria o visto.
Exato, não disse no vídeo, mas a empresa que banca seu visto, se vc não tem conexão nenhuma no Japão empregatício ou você é casado com descendente ou uma japa ou vc é intercambista ou é extremamente rico kkkkkk amenos que a empresa fora do Japão pague uma quantia quase que milionária essa última opção é meio improvável
@@desanimodigital Tem o visto de nomade digital do jp 70k dolares anual
@@alligatord O problema é que 70 mil doláres anual é um valor considerávelmente alto pra qualquer trabalho de carteira assinada kkkkk
@@viniciusmaia1407 70k USD é um valor relativamente baixo pra devs na Austrália. Eu fui morar em Sydney pra elevar minha carreira e hoje tenho um trabalho remoto de lá (vivo no Brasil e no resto do mundo), o caminho dele faz mto sentido.
@@eliseumds Realmente eu estou meio por fora do mercado de devs então porque no mercado de engenharia é um pouco diferente, mas como você foi pra Austrália? Fez uma universidade aqui no Brasil mesmo e já começou a aplicar pra vagas no exterior ou algo assim? Imagino que você provavelmente já seja senior a algum tempo também porque tenho alguns amigos que se formaram a pouco tempo nessa área e a maioria diz que já não está nem um pouco fácil arrumar trabalhos no exterior mesmo com todas qualificações necessárias tipo falar bem inglês e etc.
pretendo fazer o mext profissionalizante de design, mas eu gostaria de trabalhar com programação e tals
Uma boa, tem muitos rumores sobre a mext, mas se vc for descendente ou da usp vai em frente, geralmente é difícil até deixarem fazer a prova, mas a bolsa é incrível, 150 mil ienes de bolsa é muito absurdo tá? Fora a oportunidade de estudar
Mano, Geandro aqui. se pegou a air fryer la com o Ivan, Neto la no state royal? A minha era uma preta. Não sabia que tinha canal, boa sorte na tua jornada, torcendo pra der tudo certo #tamojunto
Que mano? Não kkkkkk o Ivan vendeu isso aí
Top seu conteúdo, irmao! 😮
creio que quando eu for pro japão vou ter experiencia de 4 anos de TI. Mexo com java, c# meio que de tudo kkkkkkkkkkkkkkk. Será que ainda assim compensa eu fazer facul ai no japão mano? To pensando nisso, fiz ADS aqui, mas sla, eles olham "diferente" pra um diploma JAPONÊS, sabe me dizer?
E ótimo video mano, acho que foi o mais informativo que eu vi sobre a nossa area.
Depende man, você tem faculdade?
@@desanimodigital eu tenho superior tecnologo em ADS, foi 3 anos de facul, aqui no brasil é considerado ensino superior, mas fico em dúvida se aí é também kkkk
Muito bom seu vídeo, direto ao ponto. Pretendo fazer intercâmbio ano que vem pro Japão, um sonho de criança que vou realizar depois de velho é uma coragem que estou tomando pra mudar totalmente minha vida profissional. Eu pensei em fazer o tecnólogo aqui em T.I mas pela minha idade valeria muito a pena estudar os 2 anos de japonês e os 2 anos de T.I no país , como você fez. Seu vídeo apareceu do nada pra mim hj. Provavelmente pelo interesse de assuntos se cruzarem, Japão e T.I. Uma dúvida se possível vc responder pois ainda não percorri seus vídeo. Você entrou “Cru” no curso técnico de tecnologia depois dos 2 anos de japonês , ou aqui no Brasil e durante os 2 primeiros anos de Japão você estudou por conta própria algo de programação?
Nao planejava fazer um vídeo de perguntas e respostas tão cedo, mas agora vou ter que fazer pra já respondendo algumas perguntas em comum, em vídeo eu digo melhor
@@desanimodigital Legal cara, vou aguardar ansioso, fala da sua experiência pessoal com a programação até a decisão de estudar o mesmo ai no Japão. Creio que se focar por algum tempo com vídeos voltados pra essa área vai ter uma grande procura, primeiro que relacionados a educação em T.I e trabalho na Ásia é muito difícil de encontrar informações. É uma área de grande demanda no mundo todo, e ainda vai mesclar com sua experiência de vida nesse país maravilhoso, não aguento mais ver vídeo do Japão só mostrando comida e loja de conveniência, já saturou! Queremos informação! Kkkkk…. Te desejo muito sucesso e ganhou um fã ae na página. 👏👏👏👏💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼
Que legal o video cara, é mt dificil conteudo sobre isso, eu tenho uma duvida, a carga horaria e a exigencia no dia a dia é muito puxada?
Yap, Japão é bem rígido quanto a isso, talvez eu faça um vídeo sobre emprego em geral no Japão, a lógica é processo seletivo e tals, mas vou postar vlog ainda, umas cidades loucas por aqui, não quero que fique massivo meu canal, mas farei depois kkkkkk 😌
Mano isso tem me perturbado bastante, não sei se você pode ajudar, mas, digamos que eu tenha um salário mensal de 3.500 reais ou perto disso, teria como eu leva 5 pessoas para morar permanentemente no Japão perto de 3-5 anos se eu me organizar e planeja bem. E quando chegar aí ter uma vida simples e estável, não precisa responder se quiser, é só uma dúvida que eu não consegui deixar de tem, enfim pelo vídeo ❤❤❤
n quero te deixar sem luz, mas dificil, só de passagem pra essa quantidade de gente com sorte vc vai pagar uns 40k, fora que tem os vistos e qualificações desse pessoal para conseguir trampar aqui, n é tão facil n
@@desanimodigital valeu, era só questão de grana e visto mesmo.
Esquece, esse negócio de levar familia pro japao, principalmente 5 pessoas, tu tem que ser MUITO RICO! Se quiser vir sozinho será melhor.
@@Bread-vk8fl mano mas é sei lá, com um renda entre 5000 a 14000, pode ser possível não acha???
@@sleepy97 sim, tipo permite trazer familiares por dependência, tipo um pai, uma mãe, já idoso, ou filhos sabe.
vc é lokooo irmão.. vendeu o switch nesse valor?? Quando for assim não vende nessas lojas não, joga no Mercari que vende rapidão!! Vendi o meu essa semana peguei quase 20 mil, e olha que o meu é bem antigo! Essas lojas ai pagam metade do preço que vale! Mas daqui em diante tudo que vc for vender, joga no mercari!
vlw man, eu tentei o mercari, só que eu n consegui cadastrar sem o my number
Tudo bom?
Eu sou programador, estou planejando me mudar e começar curso de japonês no Sakuragaoka ano que vem, se vc tiver um tempo eu ainda fiquei com várias dúvidas sobre a área de programação no Japão caso vc consiga/tenha tempo poderíamos bater um papo ?
Muito obrigado
Claro, eu vou abrir uma caixa de perguntas no meu insta e sempre interajo com vcs por lá, assim vcs podem perguntar o que quiser
@@desanimodigital qual seu insta ?
Imagina codar em kanji 😂
e eu aqui no br 5 anos pra eng. de software
Hahahaha, na vdd a gente coda em inglês mesmo (digo, os comandos de sempre) só quando vc tem que printar algo que é em japonês
Caramba.. finalmente algo sobre isso. Terminei o ensino superior esse ano e estou atuando na área desde 2021. Hoje com vinte anos sou dev pleno full stack ( Também puxando para um futuro devops ) e venho estudando Japonês também com aulas particulares. 2026 pretendo dar uma passada e fazer o Mext para pós graduação também! Uma dúvida que tenho é.. tendo um Japonês fluente e com uma boa experiência na área, acha que é possível ingressar no mercado suave?
Ótimo vídeo meu mano! : )
Sim sim, acredito 100 porcento que de pra embarcar sim
Esse valor de salário é mensal ou é anual? Pq normalmente divulgam anual, mas fazendo uma conversão básica, não da nem o nosso salário mínimo.
E meio que viver so com o salario mínimo brasileiro seria bem embaçado por aí kkkk
Não man, isso é mensal
Oi, amigo! Eu faço análise e desenvolvimento de sistemas e também estudo Japonês. Vou para o Japão somente daqui 3 anos, para estudar Japonês, após pegar o N2 vou começar a procurar trabalho na área. Atualmente sou JR C#. Em uns 3 anos, eu imagino que vá ser pleno, ou muito improvavelmente senior. Vc acha que vou precisar de bacharel ou eles aceitariam meu tecnologo? Haja visto que já terei bastante experiência na minha stack e possivelmente terei o N2.
Essa dúvida da formação acaba comigo. Estava pensando até em trancar meu ads e começar a rushar ciencia da computaçao (adiantando materia), pra terminar ate 2028. O que tu acha?
Eu no seu lugar pegaria bacharel, aplicaria para uma empresa japonesa, que eles pagam tudo pra vc vir pra cá e o salário é bom, já tá rushando no Brasil é a melhor coisa que vc faria
Tecnólogo? Aqui é tipo um Técnico. Olha, se vc for aqui fazer aquele intercâmbio no Japão igual o Wesu Desu, se nem vai precisar, já que tu tem experiência e já vai estar dentro do Japão.
Sobre a área de cybersecurity você saberia dizer como é? Sou formado em segurança da informação e estou terminando minha pós na mesma área aqui no Brasil, penso em ir pro Japão com minha esposa (que é japonesa), falo inglês fluentemente e estou estudando japonês, atualmente eu seria um N4-N3, se você tiver qualquer informação sobre eu adoraria saber, obrigado!
acho que é uma boa area, em geral ti aqui ta em falta, entao tem sim, 100 porcento
Mas tem que ter uma grana boa antes de ir ou fazendo bico da pra sobreviver?
As matérias me lembram da PUC
Depende, com que visto vc vem? Tudo depende
@@desanimodigital como estudante
Tenho uma dúvida,como seria se tipo eu trablhasse já para alguma empresa do exterior e quisesse ir morar ai no Japão? Tipo seria algo difícil de conseguir?
sim sim, mas acho que farei um vidoe sobre vistos em geral
maneiro man. parabéns
Eu até queria fazer programação mas ja tenho quase 19 anos é até agora não sei de nada sobre, nem pc não tenho pra aprender um poquin em casa
Difícil, mas tudo tem começo, vai atrás do preju e tudo certo, tu é novo
Minha dúvida é mais em relação ao quanto requisitam o histórico acadêmico, já tenho 7-8 anos trabalhando na área como especialista full stack e fico pensando se com essa experiência mas sem graduação/técnico eu ainda teria dificuldade.
Tô estudando japonês mas só me sentiria seguro tentando algo lá com um N3/N2 daqui uns 2 anos. Meu inglês é fluente mas sem TOEFL.
Seria legal saber um pouco mais sobre os vistos tbm, tenho procurado sobre o Highly-Skilled Foreign Professional Visa, mas não é fácil achar relatos de quem conseguiu.
Pode deixar, vou por tudo em pauta, to esperando um pouco pra soltar porque o próximo vídeo será denso em informação, prometo
@@desanimodigital Muito obrigado!!
Se colocar área academica, vish kkkkkkk Vou ter 14 anos de experiência total com 29 anos kkkkkkkkkk 2 Bacharelados, 2 Mestrados Britânicos e 4 Pós graduações, tirando os 7-8 anos de experiência em JAVA. Juntando tudo eu brinco com 22-23 anos de experiência.