Oi Priscila, eu sou autista também e me identifiquei com seu comentário kk eu também contabilizo o tempo das pessoas, e quando eu me atraso eu tenho costume de falar para pessoa "desculpe, me atrasei 1 min" kkk quem não sabe acha bizarro 😂
@@SaraTrivium Oi, eu acho que sou autista, e estou começando a ter acompanhamento psiquiátrico. Gostaria muito de conversar com alguém "tmbm" autista pra debater um pouco
@@joaovittorsouza1388 também acho que posso ter, se alguém quiser conversa comigo, eu agradeceria pra tirar dúvidas, pra realmente ver se eu tenho, pq eu não sei
2:23 Ainda não tenho diagnóstico, mas me identifico COMPLETAMENTE com esse comportamento e com várias outras características que a dra descreve aqui no vídeo. Há MUITOS anos, treino para tentar olhar nos olhos das pessoas por algum período de tempo, pq sempre me falavam que eu estaria mentindo se não olhasse. E o sentimento de invasão é muito, muito real!
Fomos humilhados hoje a tarde dentro de um coletivo, voltando pra casa com meu filho. Ele tem 12 anos e é autista e eu também sou autista. Ao subir no ônibus lotado com 3 sacolas na mão, vi que uma mulher estava sentada no assento preferêncial e perguntei pra ela se ela 'era preferêncial', porque se não fosse se ela poderia deixar meu filho sentar lá, apontei pro símbolo de autismo que tem na janela do ônibus e disse que meu filho tem RG de autista. Ela se ofendeu muito com a pergunta e disse que 'não era preferêncial' e que não ia dar o lugar pro meu filho sentar, alegando que eu a ofendi com a pergunta, e dizendo que eu estava errada por incomodá-la, que meu filho e eu não éramos autista coisa nenhuma, e ainda por sinal nos ameaçou. Eu disse, tudo bem moça, pode continuar aí me desculpa. O detalhe é que ela é mãe de uma moça deficiente intelectual que já estava acomodada em outro assento. Moramos no mesmo bairro que é perigoso e cheio de bandidagem. Ela continuou nos ameaçando várias vezes durante a viagem e eu lá tentando apenas não ter uma crise, sou autista também e mãe de autista. Sempre tive um senso de justiça muito grande e fico muito indgninada quando vejo coisa errada. Mesmo assim Pedi desculpas a mulher e disse que não sabia que perguntar algo ofendia. Ela continuou nos humilhando na frente de todo mundo dentro do ônibus, não aceitou as minhas desculpas e continuou ameaçando... Viemos durante toda a viagem em pé no ônibus lotado e com sacolas e meu filho se equilibrando nas pontas dos pés porquê ele tem essa dificuldade tátil e o ônibus balançando muito durante toda a viagem. Meu filho e eu nos sentimos muito mal com essa situação. Me senti um lixo porquê nesse país autista é invisível, só existe pra pagar conta, imposto e quando é pra usufruir dos nossos direitos, somos humilhados constantemente tratados com desprezo e até ameaçados como aconteceu hoje comigo e com meu filho. Não tenho mais psicológico pra lidar com isso. As leis existem mais não são respeitadas. Ao chegar em casa, estávamos com dores psicossomáticas, ansiedade, esgotados, sobrecarregados e ainda por cima com medo, lembrando das ameaças que aquela mulher fez pra gente😭😭😭😭😭 Só Deus por nós mesmo
Poxa vida! Que difícil passar por essa situação, sei que vai levar dias pra amenizar esse sofrimento. Infelizmente vivemos em um país muito bom, mas não damos valor para as coisas que conquistamos nele, o reconhecimento do autismo ser mundial já existe, mas quase ninguém se pergunta o que quer dizer esse lacinho colorido aqui na janela do ônibus, falta divulgação, informação e interesse em querer saber?! Cada um está voltado para o seu próprio umbigo, dor e sofrimento. O bom é que sua viagem teve um fim, e você pode descansar e elaborar o que aconteceu contando aqui pra nós... Obrigada!!
Sinto muito você ter passado por isso, por você e seu filho. Que Deus tenha misericórdia pq realmente sentimo-nos abandonados no Brasil por governantes, pelos que fazem e executam as leis, pelos grandes empresários que só enxergam o lucro na super exploração do trabalho humano. Só Deus mesmo, pq a raça humana tá de matar!
Caiu uma grande ficha aqui! Meu filho hoje com 6 anos, tratado como asperger chorava muito pra mamar. Quando recém nascido foram necessárias duas enfermeiras e muita força de vontade pra conseguir que ele fizesse a pega do peito. Ele travava os bracinhos e não queria de jeito nenhum mamar. Lembro que uma das enfermeiras comentou que nunca tinha experimentado uma criança tão forte e que se recusasse tanto pra mamar ao peito. Os sinais estão por toda parte, muitas vezes nós que não temos o conhecimento necessário para interpreta-los. Obrigada por essa aula.
Meu neto tem um ano e onze meses ainda mama mais não fala já foi feito todos os exames de audição, deu tudo bom ,toma mamadeira e come frutas pão torrada vitaminas, estamos preocupados ficou um ano de pandemia isolado será que pode ser altismo
Nunca tinha pensado nisso! O meu filho nunca aceitou o peito... desde o inicio. Foi muito muito difícil. Obrigada dra! O meu filho gosta mais dos gatos do q de crianças 😀 Aprendi tanto hoje! Obrigada pela sua ajuda.
Desconfiava que eu poderia ter TDA (sem o H), pelas dificuldades na infância, adolescência e também adulta. Fiz todo um processo com Neuropsicologo e tive o diagnóstico de TEA grau 1. Fiquei bem surpresa, fui pesquisar e realmente eu me encaixava em todos os quesitos. Fiquei aliviada, pois a vida inteira, pensava que eu era inferior aos outros devido às minhas limitações. Agora entendo.
Gostaria de um vídeo sobre autismo em mulheres adultas diagnosticadas tardiamente, pois vi que existem muitas peculiaridades, e pouco se sabe sobre o assunto.
Sou autista/grau leve. Na hora que a doutora disse sobre a questão do riso, realmente é muito difícil.. eu por exemplo quando estou sozinha em lugares públicos acabo rindo e as pessoas acham estranho, acabei até rindo dessa parte quando ela estava falando sobre. Dificilmente eu consigo rir quando algo me deixa 'feliz' mas quando estou 'nervosa' acabo sorrindo e rindo.
KIKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RINDO AGORA SEM PARAR LENDO ISSO E ME IDENTIFICANDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Nossa, comigo é o contrário, eu nunca rio KKKKKK minha mãe conta que eu ria só quando me machucava quando eu era criança, invés de chorar eu começava a rir, já hoje em dia depois de adulta eu só nunca rio, vivo com a expressão de "poker face"
saya ikutan nyimak ya Kakak Ana Beatriz, penjelasan yang sangat mendetail. sehingga mudah di pahami bagi warga negara Ibu ya...walaupun pun saya tidak begitu tahu artinya. dan kebetulan saya dari negara Indonesia . semoga selalu sukses ya kakak Ana..
Eu nunca gostei de olhar nos olhos, eu aprendi a olhar porque diziam que isso é uma característica de pessoas mentirosas, eu tive que aprender sozinha a fazer leitura facial e corporal, para entender os outros, porque não era óbvio para mim, essa semana vou começar a fazer avaliação neuropsicológica, espero que feche o meu diagnóstico e fazer entender muita coisas que aconteceram na minha vida tenham alguma explicação. Seja o Deus quiser, porque preciso
Meu filho até 1e meio o desenvolvimento foi normal, falou com 10 meses, começou a falar perfeitamente todas as palavras com os verbos corretos, depois começou a só repetir a última palavra que falávamos, parou de falar mamãe/papai, andava na ponta dos pés, não conseguia formar frases pra se expressar. Girar a roda dos carinhos, medo de outras crianças. Daí veio a pandemia, com 2 e 8 meses as coisas foram ficando mais nítidas. Com 3 tivemos o diagnóstico de autismo nível 1. Começamos com as terapias a quase um ano e só temos melhoras.
@@iracisousadecastro9648 levamos na neuropediatra, não tem exame específico. Ela pediu bera, para excluir problema auditivo, tomografia para ver se tinha alguma lesão. Respondemos 2 questionários/escala psicológica. O diagnóstico é clínico.
É interessante te ouvir e ir descobrindo a mim mesma quando se trata dessa complicada disfunção. Parece que a vida vai sendo reescrita de modo a fazer sentido: a dificuldade quando criança em ficar no colo de alguém, ou de dormir quando havia alguém olhando, o isolamento e a infinidade de livros que já li mas principalmente a ingenuidade que a gente não percebe que tem. Queria ter tempo de reviver a vida compreendendo melhor a mim mesma…
Essas informações são extremamente valiosas, pois muitos desses comportamentos do autismo podem ser confundidos com falta de interesse ou educação, sendo que não é o caso. Parabéns dra.
É uma abordagem interessante essa de hipersensibilidade a estímulos e da dificuldade de desenvoltura, expressão e linguagem. Me identifico bastante porque tenho hipersensibilidade a quase tudo ... toques, barulho, desenvoltura social, expressões, emoções, interações e até hipersensibilidade das mucosas nasais e intestinais, desde muito pequeno.
Eu apresentava muito dessas disfunções . Nasci com grau moderado . Mas como a estímulos adequados e estudando bastante dei uma boa melhorada na compreensão das coisas (sociais)
Fala da importância do desenvolvimento das softs skills no espectro , para maior autonomia né todas as arias da vida de um autista , pois vejo que na hard skills , temos um potencial naturalmente
Eu aqui novamente assistindo a essa aula maravilhosa com Dra. Bia que admiro muito. Rodrigo Luís meu filho anjo azul que amo incondicionalmente. No seu silêncio ouço a voz do amor verdadeiro e a delicadeza do som da própria alma inocente.
Percebi nos vídeos sobre autismo e Asperger, que eu tenho muitos traços dessas características. Já no vídeo sobre TDAH, eu gabaritei! Tenho todos os sintomas. Incrível como nosso corpo funciona.
Sou sua fã!!! E fiquei muito feliz por abordar o Autismo. Muitas pessoas não tem noção nenhuma do assunto.. por favor, faz mais vídeos sobre o assunto!! Gratidão 😇
Meu Deusssss, cada dia descubro algo, eu nunca entendi meu esposo me dá uma notícia ruim de algo que aconteceu e ri, eu sempre perguntei porque ele estava achando graça, ele fala que não está achando graça, hoje, nesse momento descobri o motivo
Eu tenho muitos traços de autismo como dificuldade de interação social (principalmente entre pessoas estranhas), dificuldade de olhar nos olhos (pois essa sensação de Invasão que a Ana fala é mesmo verdade), tenho também hiperfoco - principalmente quando estou focado em algo que eu gosto e me chama muito a atenção como livros, filmes, música e tal. Nessa questão da música também é verdade: eu sou praticamente viciado em música e consigo ficar sozinho de boa só ouvindo música. Sobre essa questão do toque também tenho dificuldade nisso, principalmente com pessoas estranhas. Odeio que me toque sem eu permitir. Sobre a interação com as pessoas é verdade mesmo. Me sinto mais a vontade entre a natureza do que com as pessoas. Do 1 até o 5 me identifiquei.
Tô na mesma fico horas ouvindo as mesmas músicas ou vendo cenas de séries e filmes que já vi repetidas vezes e é simplesmente satisfatório e estou tendo hiperfoco grande em psico análise criminal recentemente
E sou estrema mente ruim na área social é incomodo e cansativo, odeio que me toquem uma menina passou a mão no meu cabelo e eu senti dor interna me sinto desconfortável só de lembrar desse acontecimento
Devia existir uma comunidade pra quem tem autismo mostrar os relatos. Eu acho que cada caso de autismo é único. Eu por exemplo consigo ter vários hiperfocos ao mesmo tempo. Mas hoje em dia consigo controlar mais a questão de rotinas e etc. Mas ainda assim uma coisa que me incomoda muito é a hipersensibilidade. É terrível ver tudo e sentir tudo ao mesmo tempo. E o mundo tem tantas coisas boas e ruins . Que até as boas nos cansam...
Entendi com essa explicação sobre a previsibilidade, o motivo da psicoterapia cognitiva comportamental ser a mais indicada ao tratamento. 🙏 parabéns pelo dom da oratória Bia…
Sugestão: TEA em adulto. Muito difícil o diagnóstico. Meu filho tinha algumas características, mas tem 36 anos e na época nem se falava. Gosta hj de ficar só, não socializa com família, e é bastante inteligente, fala baixo com o garçom e nem olha direito para ele.
Oi Doutora, adoro seus vídeos.. tenho gêmeos ( um casal) de 5 anos e uma preocupação em especial com meu menino.. De um lado ele é extremamente desenvolvido e de outro, já nem tanto. Ele aprendeu a ler e escrever com 4 anos e é extremamente inteligente .. adora contato físico, sendo muito carinhoso. . Mas ele confirma e repete tudo que aprende ( coisas novas ), gosta da rotina, porém não apresenta mais hiperfoco ( parou de rodar desde os 4)… tem dificuldade de amarrar o cadarço, mas ensina qualquer um a configurar toda a televisão… está aprendendo outras línguas e violão… na escola interage bem com outras crianças e faz contato visual, sem problema… por isso a neuro não diagnosticou autismo até agora … sempre que pode ele confirma as coisas.. precisa o tempo todo da minha aprovação pra ter certeza que fez tudo certo… por exemplo : Posso jogar no celular mais tarde, mamãe? Mais tarde que horas? Mais ainda vai estar de dia ou de noite? Como assim vc perdeu a hora? Mamãe você não acordou tarde, porque tá de dia … eu estou te obedecendo aqui no shopping? Está tudo bem? Enfim… ele não tem traquejo social .. quero aprender a lidar e ensina lo a ser o mais independente possível .. help!
Maravilhoso Dra! Nunca tinha entendido mto bem como é a questao dos autistas. Tenho uma filha com síndrome de down. Vc poderia fazer um vídeo como o do autismo, pois tenho dificuldades de explicar para quem nao conhece de uma forma simples e acessível como vc faz. Mtos acham q é doente, mas nao é! Ela só tem hipotireoidismo como doença associada e gostaria de desmistificar o Down ao conversar sobre. Mto obg pelos seus vídeos! 🌷
Meu filho sempre foi muito afetuoso, não gostava de colo, mas mamava tranquilo e sempre foi de dar abracos bem apertados. começou a falar papai e vovó aos 11 meses, depois parou, ria descontrolado quando estava com sono, brincava com as etiquetas dos ursinhos e dos brinquedos de pano, balança a toalhinha com um mão depois passava p a outra e balançava tb, quando começou a andar usava nossas mãos como ferramenta, não mandava bj nem tchau, não imitava, olhava nos olhos, mas depois percebi que era só nos meus, do pai e da avó. Não atendia chamados. Com 1 ano algumas coisas já me intrigavam… com 2 anos passei a ser mais insistente em q tinha algo, só consegui o diagnóstico aos 3 anos. Hj ele tem 8, grandão, minha vida, aos poucos vamos comemorando vitórias 💗 ahhhh ele n dormia rs, só dormia de exaustão. Eram 2 noites ou 1 por semana, fora isso só 1 ou 2h por dia e cochilos de 15 minutos. Como é importante esses vídeos, eu tive meu momento de desespero ao receber o diagnóstico, neguei por uns 3 meses e depois vi a série do Dr Drauzio. Naquela época n tinha tanta info quanto hj.
Desisti de relacionamento pois todas essas dificuldades são muito cobradas e qdo vc tenta explicar que não faz as coisas por ser autista e não é falta de amor e nem que vc não se importa com o outro...
Olá dra Ana Beatriz tenho um filho com 20 anos com autismo, moramos em Portugal, Bruno tem todas as características que foi falada ainda tenho esperança de vê-lo independente, fico frustrada de vê que ele quer fazer coisas más não consegue fica tudo nas palavras, um grade beijo amo seus vidios 🌹👏👏😘
Dra oq vc acha da abordagem nutricional no autismo? Atualmente temos nomes como Denise de Carvalho, Tielle Machado e Adriana Siqueira que defendem a importância da alimentação no tratamento do autismo, qual sua opinião a respeito?
Meu filho tinha todos esses comportamentos, mas com o tratamento ele mudou muito, hoje ele se socializa bem dentro do possível, só fala do que gosta, mas pra uma criança não falava nada até os 5 , é uma evolução e tanto.
Dra,trabalho com crianças com espectro autista (centro de equoterapia). sou professora de equitaçao especial,logo percebemos melhoras significativas. Adoraria assistir um video seu sobre o tema. bjs Paula Varela
Eu passei por isso, quando o meu filho nasceu, o meu bb era o único que chorava a noite toda, todos os bbs dormindo na maternidade e o meu se esguelando , 😢eu tinha que sair do carto com ele pra que as outras mães e os bbs pudessem descansar, eu não sabia nessa época que ele é autista, mas ao londo do tempo os sinais foram ficando mais fortes !
Obrigada Ana. Por favor, faça um vídeo sobre camuflagem no autismo .e um.video.sobre muitos adultos q sofrem a vida toda com autismo pensando q levam uma vida normal entre aspas com autismo pq nem imaginam q possam ter esse diagnóstico e q precisam de tratamento
Oi Ana, eu sou muito feliz de ter encontrado suas informações, já vejo artigos explicados por vc já tem um tempo. Este esclarecimento me alivia, pois meu filho tem vários traços, hj ele tem 20 anos, teve muitas dificuldades na escola (inclusive agressão) por não consegue interagir, não tem amigos, não gosta de locais barulhentos, não tem amigos, hj ele trabalha e na empresa foi pedido a ele que precisa interagir mais, e ele me falou que não consegue... preciso de um conselho de como auxiliar ele. Agradeço por vc, seja abençoada!!!
O item 1.6 também é uma forma de interação de comunicação ( não apenas de uso de instrumento). É como se o autista ( todo o espectro) estivesse pedindo permissão para, no caso do exemplo dado por Ana Beatriz, permissão para pegar a caneca ou avisando que quer a caneca. Digo isto pelo convivio com autistas ( meu filho N3 de suporte, que no vídeo anterior a Ana Beatriz usou o termo severo/ grave/ classico em desuso com a normatização recente do DSM V. E eu Nível 1 de suporte) na APAE e outras. Muitas vezes, a maioria na verdade, meu filho me leva ao objeto para pedir permissão apresentando me a este objeto ( sobretudo qdo ele era criança). Como se estivesse pedindo de fato permissão e/ ou avisanfo que faria uso desde.
Meu filho de 4 anos, TEA nivel 1 de suporte, todas as características que a senhora esta pautando, ele têm. A forma dela é bem sútil, a forma dele de socializar é estanha, ele gosta de outras crianças.
Caraca 😮 é realmente isso que sinto, quando ALGUEM homem/mulher/criança olham nos meus olhos eu realmente me sinto envadido desconfortável, a sensação é como se alguem tivesse olhando a minha alma kkkkk o foda é que na minha cidade tem varias clinicas, mas nenhuma trata o autismo 😂😂😂 é paia vou ficar assim mesmo
Olá Ana Beatriz Barbosa Silva, como vai? Tenho seu livro "O psicopata mora ao lado" gostei de mais do seu livro. Têm dois temas que são interessantes: Impulso Sexual e quatro temperamentos, este de Tim LaHaye. O que é Impulso sexual, se é um transtorno ou perversão ou, até mesmo, uma pessoa que adquiriu um vício na relação sexual. É muito interessante! Outro são os quatro temperamentos: colérico, sangüíneo, melancólico e fleumática. Hoje vemos muitos especialistas nas rede social (Instagram) falando sobre isso. Pergunta é: existe os quatro temperamentos ou é uma invenção?
Eu tenho 66 anos prestes a completar 67 e, por isso, procuro cuidar de mim, me prevenindo para evitar conflitos . Por exemplo, olho para dentro do ônibus e metrô para ver se tem cadeiras preferenciais vazias, para evitar pedir, porque nem todos querem ceder o lugar . Alguns fazem que estão dormindo, outros respondem que estão doentes, outras dizem que estão grávidas . Sim , existem aqueles que cedem o lugar imediatamente, sem que se precise pedir . E tem aqueles que nem sentam nos lugares preferenciais . Tem gente boa e gente ruim no mundo. É o joio e o trigo, tudo misturado . Estamos neste mundo e não no paraíso. Neste caso relatado, transparece que a mulher que não quis ceder o lugar tem problemas EMOCIONAIS e já tem uma filha deficiente. Então , esta não é a norma de tratamento social com os autistas . Eu mesma me descobri autista nível 1, associada com tdah . Isto explica muito do meu comportamento e reações ao longo da vida , com explosões emocionais que muito me prejudicaram . Muitas vezes a culpa está no nosso modo de ser e não no outro . Nós, autistas, precisamos muito de psicoterapia .
Meu filho teve o diagnóstico TEA na pandemia com 33 anos, a esposa que o convenceu a ir em uma consulta para fazer uma avaliação. Sempre foi muito estudioso e educado, nunca percebi nada que me levasse a buscar por um diagnóstico. E realmente não sabem mentir, na verdade nem tem filtro na hora de falar, é direto. Ele diz que estudar e trabalhar é prazeroso, trabalha em casa online, mas fala que conversar por muito tempo é cansativo pra ele.
Olá, boa tarde. Essa consulta de avaliação do seu filho foi psiquiátrica ou psicológica? Estou desconfiando que tenho também e à procura de um profissional.
Eles têm comportamento Narcisistas, eu vejo que sim, mas as vezes são sinceros por vezes e diz que ama. Isso que por vezes eu não entendo, são agressivos e não recebi um " Não" , sim por vezes gosta de assistir a mesma coisa e é voltado para as coisas antigas. Mas também de transtorno de TDAH , como lidar é difícil depois da vida adulta, um parceiro americano 😢
Fechei meu diagnóstico hj conta própria só falta consultar 😂 tdah dislexica é asperger, sempre fomos pessoas estranhas na família toda que é pequena, mas já apareceu o premeiro diagnóstico pq a escola percebeu aos 7anos e começou a ter crises de gritos 😢
Uma vez deixei meu filho de 13 anos e falei volto em 1 minuto, ele ficou muito triste comigo porque eu “menti” pois demorei 1 minuto e 32 segundos!
Oi Priscila, eu sou autista também e me identifiquei com seu comentário kk eu também contabilizo o tempo das pessoas, e quando eu me atraso eu tenho costume de falar para pessoa "desculpe, me atrasei 1 min" kkk quem não sabe acha bizarro 😂
@@SaraTrivium Oi, eu acho que sou autista, e estou começando a ter acompanhamento psiquiátrico. Gostaria muito de conversar com alguém "tmbm" autista pra debater um pouco
@@joaovittorsouza1388 oi João você usa discord? Se quiser podemos conversar
@@joaovittorsouza1388 também acho que posso ter, se alguém quiser conversa comigo, eu agradeceria pra tirar dúvidas, pra realmente ver se eu tenho, pq eu não sei
Obrigada por me avisar kkkkkkk
2:23 Ainda não tenho diagnóstico, mas me identifico COMPLETAMENTE com esse comportamento e com várias outras características que a dra descreve aqui no vídeo. Há MUITOS anos, treino para tentar olhar nos olhos das pessoas por algum período de tempo, pq sempre me falavam que eu estaria mentindo se não olhasse. E o sentimento de invasão é muito, muito real!
Fomos humilhados hoje a tarde dentro de um coletivo, voltando pra casa com meu filho. Ele tem 12 anos e é autista e eu também sou autista. Ao subir no ônibus lotado com 3 sacolas na mão, vi que uma mulher estava sentada no assento preferêncial e perguntei pra ela se ela 'era preferêncial', porque se não fosse se ela poderia deixar meu filho sentar lá, apontei pro símbolo de autismo que tem na janela do ônibus e disse que meu filho tem RG de autista. Ela se ofendeu muito com a pergunta e disse que 'não era preferêncial' e que não ia dar o lugar pro meu filho sentar, alegando que eu a ofendi com a pergunta, e dizendo que eu estava errada por incomodá-la, que meu filho e eu não éramos autista coisa nenhuma, e ainda por sinal nos ameaçou. Eu disse, tudo bem moça, pode continuar aí me desculpa. O detalhe é que ela é mãe de uma moça deficiente intelectual que já estava acomodada em outro assento. Moramos no mesmo bairro que é perigoso e cheio de bandidagem. Ela continuou nos ameaçando várias vezes durante a viagem e eu lá tentando apenas não ter uma crise, sou autista também e mãe de autista. Sempre tive um senso de justiça muito grande e fico muito indgninada quando vejo coisa errada. Mesmo assim Pedi desculpas a mulher e disse que não sabia que perguntar algo ofendia. Ela continuou nos humilhando na frente de todo mundo dentro do ônibus, não aceitou as minhas desculpas e continuou ameaçando... Viemos durante toda a viagem em pé no ônibus lotado e com sacolas e meu filho se equilibrando nas pontas dos pés porquê ele tem essa dificuldade tátil e o ônibus balançando muito durante toda a viagem. Meu filho e eu nos sentimos muito mal com essa situação. Me senti um lixo porquê nesse país autista é invisível, só existe pra pagar conta, imposto e quando é pra usufruir dos nossos direitos, somos humilhados constantemente tratados com desprezo e até ameaçados como aconteceu hoje comigo e com meu filho. Não tenho mais psicológico pra lidar com isso. As leis existem mais não são respeitadas. Ao chegar em casa, estávamos com dores psicossomáticas, ansiedade, esgotados, sobrecarregados e ainda por cima com medo, lembrando das ameaças que aquela mulher fez pra gente😭😭😭😭😭
Só Deus por nós mesmo
Poxa vida! Que difícil passar por essa situação, sei que vai levar dias pra amenizar esse sofrimento. Infelizmente vivemos em um país muito bom, mas não damos valor para as coisas que conquistamos nele, o reconhecimento do autismo ser mundial já existe, mas quase ninguém se pergunta o que quer dizer esse lacinho colorido aqui na janela do ônibus, falta divulgação, informação e interesse em querer saber?! Cada um está voltado para o seu próprio umbigo, dor e sofrimento. O bom é que sua viagem teve um fim, e você pode descansar e elaborar o que aconteceu contando aqui pra nós... Obrigada!!
@@ritasousa8437 ❤🙏🏻
Sinto muito você ter passado por isso, por você e seu filho. Que Deus tenha misericórdia pq realmente sentimo-nos abandonados no Brasil por governantes, pelos que fazem e executam as leis, pelos grandes empresários que só enxergam o lucro na super exploração do trabalho humano. Só Deus mesmo, pq a raça humana tá de matar!
Que Deus proteja vcs
@@thaisribeiro1154 Amém. Obg🥰
Caiu uma grande ficha aqui! Meu filho hoje com 6 anos, tratado como asperger chorava muito pra mamar. Quando recém nascido foram necessárias duas enfermeiras e muita força de vontade pra conseguir que ele fizesse a pega do peito. Ele travava os bracinhos e não queria de jeito nenhum mamar. Lembro que uma das enfermeiras comentou que nunca tinha experimentado uma criança tão forte e que se recusasse tanto pra mamar ao peito. Os sinais estão por toda parte, muitas vezes nós que não temos o conhecimento necessário para interpreta-los. Obrigada por essa aula.
Minha filha também não aceitou kkkk tinha ânsia... Ah se a gente soubesse antes, né?!
Eu era assim mas era o contrario
Meu neto tem um ano e onze meses ainda mama mais não fala já foi feito todos os exames de audição, deu tudo bom ,toma mamadeira e come frutas pão torrada vitaminas, estamos preocupados ficou um ano de pandemia isolado será que pode ser altismo
Um
Nunca tinha pensado nisso! O meu filho nunca aceitou o peito... desde o inicio. Foi muito muito difícil. Obrigada dra!
O meu filho gosta mais dos gatos do q de crianças 😀
Aprendi tanto hoje! Obrigada pela sua ajuda.
Desconfiava que eu poderia ter TDA (sem o H), pelas dificuldades na infância, adolescência e também adulta. Fiz todo um processo com Neuropsicologo e tive o diagnóstico de TEA grau 1. Fiquei bem surpresa, fui pesquisar e realmente eu me encaixava em todos os quesitos. Fiquei aliviada, pois a vida inteira, pensava que eu era inferior aos outros devido às minhas limitações. Agora entendo.
Gostaria de um vídeo sobre autismo em mulheres adultas diagnosticadas tardiamente, pois vi que existem muitas peculiaridades, e pouco se sabe sobre o assunto.
TBM QUERO
na verdade a maior parte ´sobre crianças não acho muita coisa sobre adultos
Eu tbm preciiiiiiso
Tambem quero
Sou autista/grau leve. Na hora que a doutora disse sobre a questão do riso, realmente é muito difícil.. eu por exemplo quando estou sozinha em lugares públicos acabo rindo e as pessoas acham estranho, acabei até rindo dessa parte quando ela estava falando sobre. Dificilmente eu consigo rir quando algo me deixa 'feliz' mas quando estou 'nervosa' acabo sorrindo e rindo.
Eu tmbm me identifico
KIKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RINDO AGORA SEM PARAR LENDO ISSO E ME IDENTIFICANDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
sou assim😢
como nao consigo expressar minhas emoções, acabo forçando o riso para não acharem meu jeito "estranho "
Nossa, comigo é o contrário, eu nunca rio KKKKKK minha mãe conta que eu ria só quando me machucava quando eu era criança, invés de chorar eu começava a rir, já hoje em dia depois de adulta eu só nunca rio, vivo com a expressão de "poker face"
Amor qndo e como vc começou a sentir dificuldade e como vc está aprendendo a lhe dá com ela
Sim, eu sei que ouvem a mesma música por horas e horas, vejo isso aqui em casa
Como identificar autismo em adulto, gostaria de ver um vídeo sobre isso Dr. Ana.
Se enquadra para adultos também, tenho 37 anos e só agora descobri, existem exames específicos feitos por alguns psicológos para diagnosticar.
@@willianferreira4808 Eu fiz o teste com psicoterapeuta. Recomendo.
@@willianferreira4808 psiquiatra faz, psicólogo não..
neuropsicólogo
Por favor fale sobre como identificar autismo em adultos!amo seus videos Dra!vc é 10
saya ikutan nyimak ya Kakak Ana Beatriz, penjelasan yang sangat mendetail. sehingga mudah di pahami bagi warga negara Ibu ya...walaupun pun saya tidak begitu tahu artinya. dan kebetulan saya dari negara Indonesia . semoga selalu sukses ya kakak Ana..
Podia fazer um assim falando desses mesmos pontos só que com foco em exemplos em adultos.🙏🏼
Hoje você esclareceu uma mãe que acabou de descobrir que seu filho de 32 anos e altistas grau 1.Muito obrigada.🙌
Eu nunca gostei de olhar nos olhos, eu aprendi a olhar porque diziam que isso é uma característica de pessoas mentirosas, eu tive que aprender sozinha a fazer leitura facial e corporal, para entender os outros, porque não era óbvio para mim, essa semana vou começar a fazer avaliação neuropsicológica, espero que feche o meu diagnóstico e fazer entender muita coisas que aconteceram na minha vida tenham alguma explicação. Seja o Deus quiser, porque preciso
O mundo é imprevisível perigoso e sem lógica, é um verdadeiro inferno de excesso de informações.
Meu filho até 1e meio o desenvolvimento foi normal, falou com 10 meses, começou a falar perfeitamente todas as palavras com os verbos corretos, depois começou a só repetir a última palavra que falávamos, parou de falar mamãe/papai, andava na ponta dos pés, não conseguia formar frases pra se expressar. Girar a roda dos carinhos, medo de outras crianças. Daí veio a pandemia, com 2 e 8 meses as coisas foram ficando mais nítidas. Com 3 tivemos o diagnóstico de autismo nível 1. Começamos com as terapias a quase um ano e só temos melhoras.
Estou com um filho de 2 anos e 3 meses, estou no processo de investigação. Quais os éramos vc fez com seu filho? Obrigada
@@iracisousadecastro9648 levamos na neuropediatra, não tem exame específico. Ela pediu bera, para excluir problema auditivo, tomografia para ver se tinha alguma lesão. Respondemos 2 questionários/escala psicológica. O diagnóstico é clínico.
É interessante te ouvir e ir descobrindo a mim mesma quando se trata dessa complicada disfunção. Parece que a vida vai sendo reescrita de modo a fazer sentido: a dificuldade quando criança em ficar no colo de alguém, ou de dormir quando havia alguém olhando, o isolamento e a infinidade de livros que já li mas principalmente a ingenuidade que a gente não percebe que tem. Queria ter tempo de reviver a vida compreendendo melhor a mim mesma…
Essas informações são extremamente valiosas, pois muitos desses comportamentos do autismo podem ser confundidos com falta de interesse ou educação, sendo que não é o caso. Parabéns dra.
VOCE E SIMPLESMENTE UMA GATA, COM RESPEITO E CLARO, E UMA PROFISSIONAL MARAVILHOSA
É uma abordagem interessante essa de hipersensibilidade a estímulos e da dificuldade de desenvoltura, expressão e linguagem. Me identifico bastante porque tenho hipersensibilidade a quase tudo ... toques, barulho, desenvoltura social, expressões, emoções, interações e até hipersensibilidade das mucosas nasais e intestinais, desde muito pequeno.
Procure sobre intestino permeável, médico de Alain Dutra fala sobre autismo e intestino
@@lcfd8615 Muito obrigado. Eu não sabia sobre esse médico.
Eu apresentava muito dessas disfunções . Nasci com grau moderado . Mas como a estímulos adequados e estudando bastante dei uma boa melhorada na compreensão das coisas (sociais)
Fala da importância do desenvolvimento das softs skills no espectro , para maior autonomia né todas as arias da vida de um autista , pois vejo que na hard skills , temos um potencial naturalmente
Eu aqui novamente assistindo a essa aula maravilhosa com Dra. Bia que admiro muito.
Rodrigo Luís meu filho anjo azul que amo incondicionalmente.
No seu silêncio ouço a voz do amor verdadeiro e a delicadeza do som da própria alma inocente.
Percebi nos vídeos sobre autismo e Asperger, que eu tenho muitos traços dessas características. Já no vídeo sobre TDAH, eu gabaritei! Tenho todos os sintomas.
Incrível como nosso corpo funciona.
Sou sua fã!!! E fiquei muito feliz por abordar o Autismo. Muitas pessoas não tem noção nenhuma do assunto.. por favor, faz mais vídeos sobre o assunto!! Gratidão 😇
Meu Deusssss, cada dia descubro algo, eu nunca entendi meu esposo me dá uma notícia ruim de algo que aconteceu e ri, eu sempre perguntei porque ele estava achando graça, ele fala que não está achando graça, hoje, nesse momento descobri o motivo
Eu tenho muitos traços de autismo como dificuldade de interação social (principalmente entre pessoas estranhas), dificuldade de olhar nos olhos (pois essa sensação de Invasão que a Ana fala é mesmo verdade), tenho também hiperfoco - principalmente quando estou focado em algo que eu gosto e me chama muito a atenção como livros, filmes, música e tal. Nessa questão da música também é verdade: eu sou praticamente viciado em música e consigo ficar sozinho de boa só ouvindo música. Sobre essa questão do toque também tenho dificuldade nisso, principalmente com pessoas estranhas. Odeio que me toque sem eu permitir. Sobre a interação com as pessoas é verdade mesmo. Me sinto mais a vontade entre a natureza do que com as pessoas. Do 1 até o 5 me identifiquei.
Tô na mesma fico horas ouvindo as mesmas músicas ou vendo cenas de séries e filmes que já vi repetidas vezes e é simplesmente satisfatório e estou tendo hiperfoco grande em psico análise criminal recentemente
E sou estrema mente ruim na área social é incomodo e cansativo, odeio que me toquem uma menina passou a mão no meu cabelo e eu senti dor interna me sinto desconfortável só de lembrar desse acontecimento
Recomendo que busque vídeos de pessoas que tem essa condição o canal do William chimura é maravilhoso quebra este esteriótipo rain man
@@will4533 Entendo. Também não gosto muito de ser tocado sem meu consentimento. Na rua sempre tento me desviar das pessoas.
Devia existir uma comunidade pra quem tem autismo mostrar os relatos. Eu acho que cada caso de autismo é único. Eu por exemplo consigo ter vários hiperfocos ao mesmo tempo. Mas hoje em dia consigo controlar mais a questão de rotinas e etc. Mas ainda assim uma coisa que me incomoda muito é a hipersensibilidade. É terrível ver tudo e sentir tudo ao mesmo tempo. E o mundo tem tantas coisas boas e ruins . Que até as boas nos cansam...
Entendi com essa explicação sobre a previsibilidade, o motivo da psicoterapia cognitiva comportamental ser a mais indicada ao tratamento. 🙏 parabéns pelo dom da oratória Bia…
@Ana Beatriz Barbosa Silva "Bia" gosto muito dos seus vídeos, sua didática é maravilhosa... Por favor, fale sobre Alzheimer...
Sugestão: TEA em adulto. Muito difícil o diagnóstico. Meu filho tinha algumas características, mas tem 36 anos e na época nem se falava. Gosta hj de ficar só, não socializa com família, e é bastante inteligente, fala baixo com o garçom e nem olha direito para ele.
Oi Doutora, adoro seus vídeos.. tenho gêmeos ( um casal) de 5 anos e uma preocupação em especial com meu menino.. De um lado ele é extremamente desenvolvido e de outro, já nem tanto.
Ele aprendeu a ler e escrever com 4 anos e é extremamente inteligente .. adora contato físico, sendo muito carinhoso. . Mas ele confirma e repete tudo que aprende ( coisas novas ), gosta da rotina, porém não apresenta mais hiperfoco ( parou de rodar desde os 4)… tem dificuldade de amarrar o cadarço, mas ensina qualquer um a configurar toda a televisão… está aprendendo outras línguas e violão… na escola interage bem com outras crianças e faz contato visual, sem problema… por isso a neuro não diagnosticou autismo até agora … sempre que pode ele confirma as coisas.. precisa o tempo todo da minha aprovação pra ter certeza que fez tudo certo… por exemplo : Posso jogar no celular mais tarde, mamãe? Mais tarde que horas?
Mais ainda vai estar de dia ou de noite?
Como assim vc perdeu a hora?
Mamãe você não acordou tarde, porque tá de dia … eu estou te obedecendo aqui no shopping? Está tudo bem? Enfim… ele não tem traquejo social .. quero aprender a lidar e ensina lo a ser o mais independente possível .. help!
Pensando em todos os gênios que normalmente tem uma vida social ruim.... 🤔
Muito esclarecedor. As vezes acho que tenho tudo.
Eu tbem, por Isso gostaria de saber os sintomas em adultos....
@@oceaiamarques Tem que buscar um diagnóstico oficial e não ficar se auto-afirmando : )
Eu tenho a maioria dos sintomas, precisa achar um especialista
Maravilhoso Dra! Nunca tinha entendido mto bem como é a questao dos autistas. Tenho uma filha com síndrome de down. Vc poderia fazer um vídeo como o do autismo, pois tenho dificuldades de explicar para quem nao conhece de uma forma simples e acessível como vc faz. Mtos acham q é doente, mas nao é! Ela só tem hipotireoidismo como doença associada e gostaria de desmistificar o Down ao conversar sobre. Mto obg pelos seus vídeos! 🌷
Estou amando o assunto
Sou auxiliar de classe
Isto tem me ajudado bastante em conhecimento e ter empatia pelo outro
Obrigada
Meu filho sempre foi muito afetuoso, não gostava de colo, mas mamava tranquilo e sempre foi de dar abracos bem apertados. começou a falar papai e vovó aos 11 meses, depois parou, ria descontrolado quando estava com sono, brincava com as etiquetas dos ursinhos e dos brinquedos de pano, balança a toalhinha com um mão depois passava p a outra e balançava tb, quando começou a andar usava nossas mãos como ferramenta, não mandava bj nem tchau, não imitava, olhava nos olhos, mas depois percebi que era só nos meus, do pai e da avó. Não atendia chamados. Com 1 ano algumas coisas já me intrigavam… com 2 anos passei a ser mais insistente em q tinha algo, só consegui o diagnóstico aos 3 anos. Hj ele tem 8, grandão, minha vida, aos poucos vamos comemorando vitórias 💗 ahhhh ele n dormia rs, só dormia de exaustão. Eram 2 noites ou 1 por semana, fora isso só 1 ou 2h por dia e cochilos de 15 minutos. Como é importante esses vídeos, eu tive meu momento de desespero ao receber o diagnóstico, neguei por uns 3 meses e depois vi a série do Dr Drauzio. Naquela época n tinha tanta info quanto hj.
Desisti de relacionamento pois todas essas dificuldades são muito cobradas e qdo vc tenta explicar que não faz as coisas por ser autista e não é falta de amor e nem que vc não se importa com o outro...
Amo assuntos sobre o autismo!!!!!
Eu aqui assistindo e me acabando de rir por me identificar com os atos de quem é "Asperger". Muito esclarecedor, Drª. Obrigado!
Meu filho de 04 anos que estou suspeitando ser autista soltou essa hoje: os olhos são a janela da alma! Kkkk
Olá dra Ana Beatriz tenho um filho com 20 anos com autismo, moramos em Portugal, Bruno tem todas as características que foi falada ainda tenho esperança de vê-lo independente, fico frustrada de vê que ele quer fazer coisas más não consegue fica tudo nas palavras, um grade beijo amo seus vidios 🌹👏👏😘
Oi dra Bia por favor fale mais sobre autismo em crianças
É incrível como esssas características definem todo o meu ser 😢
Dra oq vc acha da abordagem nutricional no autismo? Atualmente temos nomes como Denise de Carvalho, Tielle Machado e Adriana Siqueira que defendem a importância da alimentação no tratamento do autismo, qual sua opinião a respeito?
Ly5j⁷
@@cristianekuzminskidecarval8590 Acho que seu gato estava passeando em cima do teclado kkkkkk
Amei!
Doutora, adoraria tê-la como parente ❤ amo seu trabalho
Eu me identifiquei com todos menos com o 6, mas o resto me descreveu. Chega a ser impressionante em como me descreveu
Meu filho tinha todos esses comportamentos, mas com o tratamento ele mudou muito, hoje ele se socializa bem dentro do possível, só fala do que gosta, mas pra uma criança não falava nada até os 5 , é uma evolução e tanto.
Gratidão, dra Ana Beatriz
Adorei o conteúdo! Minha filha e exatamente assim
Excelente! 👏👏👏
Você é maravilhosa em suas explicações,perfeita. Quanto a sorriso mas pura verdade.
Dra,trabalho com crianças com espectro autista (centro de equoterapia). sou professora de equitaçao especial,logo percebemos melhoras significativas. Adoraria assistir um video seu sobre o tema. bjs Paula Varela
Tudo isso é verdade. Eu achava q era sobre minha personalidade q era diferente, jamais imaginaria q seria uma síndrome. Meu pai tem
Que médica incrível. Adorei
Excelente explicação!
Eu passei por isso, quando o meu filho nasceu, o meu bb era o único que chorava a noite toda, todos os bbs dormindo na maternidade e o meu se esguelando , 😢eu tinha que sair do carto com ele pra que as outras mães e os bbs pudessem descansar, eu não sabia nessa época que ele é autista, mas ao londo do tempo os sinais foram ficando mais fortes !
Sou autista e tenho o 1, o 2, o 3, o 5 e o 7 . Eu percebo que vc fala muito bem de que eu sou.
Obrigada...Bia 🥰
Verdade, meu filho escuta as mesmas músicas sim! E tem bom gosto pra música!!!! Ele tem 25 anos !!
Obrigada Ana. Por favor, faça um vídeo sobre camuflagem no autismo .e um.video.sobre muitos adultos q sofrem a vida toda com autismo pensando q levam uma vida normal entre aspas com autismo pq nem imaginam q possam ter esse diagnóstico e q precisam de tratamento
Meu neto foi diagnosticado com autismo moderado . É exatamente como você falou.
Maravilhoso saber.
obrigada meu filho de 1.8 mês tem e já está tendo acompanhamento TO. Fono. Piscologa
Professora Bia, estamos juntos na luta. Muito obrigado.
Há anos achava estranho os comportamentos.
Não sei o que fazer para ajuda-lo.
Ou seja,convence-lo a querer ajuda.
Parabéns Dra Bia a senhora é uma excelente profissional 👍👍👍👍👍👍👍😘❤️
Vc me conhece muito bem. Eu gostaria tanto de encontrar alguém como vc aqui na minha cidade.
Oi Ana, eu sou muito feliz de ter encontrado suas informações, já vejo artigos explicados por vc já tem um tempo. Este esclarecimento me alivia, pois meu filho tem vários traços, hj ele tem 20 anos, teve muitas dificuldades na escola (inclusive agressão) por não consegue interagir, não tem amigos, não gosta de locais barulhentos, não tem amigos, hj ele trabalha e na empresa foi pedido a ele que precisa interagir mais, e ele me falou que não consegue... preciso de um conselho de como auxiliar ele. Agradeço por vc, seja abençoada!!!
Oi Ana??? Que falta de chá.
Maravilhosa suas citações
Explicações maravilhosas! Obrigada, Dra.
Parabéns Dra. Bia aprendi muito. Ótima explicação.
Boa tarde, obrigada dra tô amando todas as informações
Bom dia Dra. Beatriz, não se importa de falar sobre como lidar com uma pessoa que tem autismo e que entra na sua família. Obrigada.
Ana Beatriz,falar sobre o medo de dirigir
Dra Ana Beatriz é excepcional...adoro lhe ouvir.. Deus te abençoe
Dra fala do Asperger por favor
Obrigada mais uma vez!!!
Muito bom este vídeo.
O item 1.6 também é uma forma de interação de comunicação ( não apenas de uso de instrumento). É como se o autista ( todo o espectro) estivesse pedindo permissão para, no caso do exemplo dado por Ana Beatriz, permissão para pegar a caneca ou avisando que quer a caneca. Digo isto pelo convivio com autistas ( meu filho N3 de suporte, que no vídeo anterior a Ana Beatriz usou o termo severo/ grave/ classico em desuso com a normatização recente do DSM V. E eu Nível 1 de suporte) na APAE e outras. Muitas vezes, a maioria na verdade, meu filho me leva ao objeto para pedir permissão apresentando me a este objeto ( sobretudo qdo ele era criança). Como se estivesse pedindo de fato permissão e/ ou avisanfo que faria uso desde.
Gostaria que a senhora tratasse da associação de asperger e TDAH.
Meu filho de 4 anos, TEA nivel 1 de suporte, todas as características que a senhora esta pautando, ele têm. A forma dela é bem sútil, a forma dele de socializar é estanha, ele gosta de outras crianças.
Pi8😊 😊
Caraca 😮 é realmente isso que sinto, quando ALGUEM homem/mulher/criança olham nos meus olhos eu realmente me sinto envadido desconfortável, a sensação é como se alguem tivesse olhando a minha alma kkkkk o foda é que na minha cidade tem varias clinicas, mas nenhuma trata o autismo 😂😂😂 é paia vou ficar assim mesmo
Vídeo perfeito obrigado me ajudou muito
Muito bom! Parabéns pelos esclarecimentos Dra. Ana Beatriz.
Por que não se divertir com pessoas é um traço?
E se um autista gosta de conversar com as pessoas?
Muito obrigada doutora! Amo te seguir
Excelente! Sou sua fã Dra. Ana!
Minha filha, assisti a era do gelo o dia todo.
Sou sua fã Dra. Ana!
Olá Ana Beatriz Barbosa Silva, como vai? Tenho seu livro "O psicopata mora ao lado" gostei de mais do seu livro. Têm dois temas que são interessantes: Impulso Sexual e quatro temperamentos, este de Tim LaHaye. O que é Impulso sexual, se é um transtorno ou perversão ou, até mesmo, uma pessoa que adquiriu um vício na relação sexual. É muito interessante! Outro são os quatro temperamentos: colérico, sangüíneo, melancólico e fleumática. Hoje vemos muitos especialistas nas rede social (Instagram) falando sobre isso. Pergunta é: existe os quatro temperamentos ou é uma invenção?
Meu filho, 19 anos, sempre fez contato visual... mas demais! Fora do "tempo normal" de contato visual numa convivência social!
Eu tenho 66 anos prestes a completar 67 e, por isso, procuro cuidar de mim, me prevenindo para evitar conflitos . Por exemplo, olho para dentro do ônibus e metrô para ver se tem cadeiras preferenciais vazias, para evitar pedir, porque nem todos querem ceder o lugar . Alguns fazem que estão dormindo, outros respondem que estão doentes, outras dizem que estão grávidas . Sim , existem aqueles que cedem o lugar imediatamente, sem que se precise pedir . E tem aqueles que nem sentam nos lugares preferenciais . Tem gente boa e gente ruim no mundo. É o joio e o trigo, tudo misturado . Estamos neste mundo e não no paraíso. Neste caso relatado, transparece que a mulher que não quis ceder o lugar tem problemas EMOCIONAIS e já tem uma filha deficiente. Então , esta não é a norma de tratamento social com os autistas . Eu mesma me descobri autista nível 1, associada com tdah . Isto explica muito do meu comportamento e reações ao longo da vida , com explosões emocionais que muito me prejudicaram . Muitas vezes a culpa está no nosso modo de ser e não no outro . Nós, autistas, precisamos muito de psicoterapia .
Meu filho teve o diagnóstico TEA na pandemia com 33 anos, a esposa que o convenceu a ir em uma consulta para fazer uma avaliação.
Sempre foi muito estudioso e educado, nunca percebi nada que me levasse a buscar por um diagnóstico.
E realmente não sabem mentir, na verdade nem tem filtro na hora de falar, é direto.
Ele diz que estudar e trabalhar é prazeroso, trabalha em casa online, mas fala que conversar por muito tempo é cansativo pra ele.
Olá, boa tarde. Essa consulta de avaliação do seu filho foi psiquiátrica ou psicológica? Estou desconfiando que tenho também e à procura de um profissional.
Excelente explicação. Gratidão
Eu já escutei a mesma música por uma semana e meia. E é ótimo 😅
Maravilhosa!!!!!!!!!
Muito bom!!!
Sou sincera demais
Eles têm comportamento Narcisistas, eu vejo que sim, mas as vezes são sinceros por vezes e diz que ama. Isso que por vezes eu não entendo, são agressivos e não recebi um " Não" , sim por vezes gosta de assistir a mesma coisa e é voltado para as coisas antigas. Mas também de transtorno de TDAH , como lidar é difícil depois da vida adulta, um parceiro americano 😢
Fechei meu diagnóstico hj conta própria só falta consultar 😂 tdah dislexica é asperger, sempre fomos pessoas estranhas na família toda que é pequena, mas já apareceu o premeiro diagnóstico pq a escola percebeu aos 7anos e começou a ter crises de gritos 😢