Estou no meu segundo Fiat tipo e nunca tive do que reclamar, um carro hiper confortável, completasso, espaçoso, anda bem por ser 1.6 o meu primeiro foi comprado pela minha mãe em 99 e ficou 13 anos na família e o atual já está comigo á 3 anos só dando alegrias. Claro que qualquer carro sem a devida manutenção vai dar problemas mas cuido muito bem do meu guerreiro💓🚗💓🙌
Amigo eu também tive um fiquei cinco anos com ele nunca me deu problema só que fazia a manutenção que dever ser feita em qualquer carro mas o modelo era esse mpi 1.6 dei sorte só lembrança boa
Também tenho Fiat tipo mas mesmo com as dores de cabeça e muito mas muito mais carro que muitos atuais dirigi o Siena o meu cunhado que horrível manco desconfortável e duro horrível prefiro meu tipo problemático e confortável e o melhor não pago IPVA kkkj
o problema do tipo monoponto pra quem não sabe já foi resolvido com o tps 1907 da DS.nao falha mais e marcha lenta fica perfeita trabalhando junto com atuador boch. não dá mais problema.
Com certeza !! Tem canal que o cara fala um monte de coisas nada a ver com o assunto... O Gabriel apresenta super bem sem dizer que manda a real sempre !
@@thiagodiniz8224 eu entendo ele, é pra facilita o entendimento, claro que pessoas como eu e você se sentímos tratados como criança por já conhecer o assunto mais agente se acostuma.
Tenho um Tipo 1.6 MPI e não tenho do que reclamar. O carro com as devidas manutenções em ordem é um carro super confiável além de confortável. Já fui duas vezes de SP a Joinville com ele, fora outras pequenas viagens pelo litoral paulista e te digo: Desempenho super aceitável e consumo honesto. Resumindo, quem quer um carro barato, confortável, completinho e que não é visado, vá de Tipão 1.6 Mpi
Ola. O motor d4d é Renault. Esse motor foi um downgrade do motor d7f 1.2 8v que veio nos ultimos twingos oriundos da França. Este motor foi transformado em 1.0 p se adequar às regras de carro popular no BR. O mesmo a aconteceu com o d4f 1.2 16v que foi transformado em d4d 1.0 16v. O d4d equipou clio. Kangoo. Twingo e peugeot 206 na versão a gasolina e depois nos clios, sanderos , nissan flex. No mercado argentino uruguaio e boliviano.... tb na europa nao rodam os d4d 1.0 16v... mas sim os d4f 1.2 16v.. dirigi um twingo 1.2 16v c placas da Colômbia... motor forte e economico. Parabéns pelo canal. Grande abraço
No caso do Tempra, os 16 valvulas eram muito melhores, embora sejam mais gastões. Eu tive um tempra 16V por 7 anos, e NUNCA, eu disse NUNCA deu defeito. Apenas as manutenções normais de trocas. E olha que quando eu vendi ela ja tava com 190 mil km. E olha eu era relaxado nas trocas de óleo. Só colocava oleo mineral a cada 10 mil km mais ou menos.
Tive um Tipo 2.0 8v SLX com teto solar e ABS, carro forte, confiável, completasso, seguro, ótimo de curvas e de mecânica simples. Ele sim foi a melhor versão do Tipo. Tenho um Peugeot SW 1.6 16V Feline, completão com freio a disco nas 4 rodas, regulador de altura dos farois, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Melhor versão do 206 tb, inclusive meu carro está com 132 mil kms e eu fui e voltei da Bahia com ele, foram mais de 4 mil kms no total, com estradas de terra horrorosas inclusas no pacote e ele esta lá na garagem firme e forte. São carros que só quem teve "E CUIDA" sabe a real.
Na mão de dono relaxado é bosta mesmo. Tive um Tipo 1.6 por 11 anos, nunca me deixou na mão, carro só me deu alegrias, fiz inúmeras viagens longas com ele.
Bixo, se tu conseguir um inteiro, juro q tu ñ te arrepende. O chip original italiano, rende 217cv e o carro faz 11,5km/L na estrada a 2300, 2500RPM (dá aí uns 110, 115km/h), e faz 8,5km/L na cidade. Arrancando a 6000RPM, 4,5 seg p 100km/h. 190km/h em 4α marcha c meio acelerador. Fecha o velocimetro em 5α marcha, e ñ tem BMW, nem Mercedes esportivo q os cara tenham * p acompanhar. Logo logo, tu some na frente. Fiat Cupè nem cisca junto, pq o diferencial é mais curto q o do Tipo. Foi o melhor carro, ñ mexido q eu tive! Completo de TUDO! Até os espelhos externos tem desembaçador! Problema é comprar inteiro hj em dia. P ter idéia, o mané q comprou o meu, se matou em menos de um ano. Pior q matou o carro junto ainda.
Com certeza é um ótimo carro. Sei de um bem conservado vermelho com os raros bancos Recaro em couro, só não compro agora porque minha condição não permite, já tenho um carro exótico e dois seria demais $$$ 😂😂😂😂.
Mano, antes de mais nada, quero deixar meus parabéns! Sou inscrito já há algum tempo, assisto todos os vídeos que posso e até hoje não consigo entender como alguém consegue dar "deslike".. Quando to em dúvida sobre algum carro, pesquiso aqui no MAF primeiro.. muito informativo! Mais uma vez, parabéns!
Esse sistema de comando usado no Tempra, já foi usado pela Porsche nos anos 50, em um motor Boxer 4 cilindros (1.5 até 2.0) que tinha dois comandos por cabeçote, 2 válvulas por cilindro, e o acionamento dos comandos eram feitos por engrenagens, tinha o nome de Fuhrmann, o mesmo nome do engenheiro que o projetou.
Marcelo, em 2001 comprei o carro dos meus sonhos...Tempra, tinha revistas dele desde que saiu, prometi pra mim que completando 18 anos e tirando CNH iria ter um, porém não tinha nada haver com os comerciais do "Tempra 16 válvulas " pequei a CNH e os valores para dar entrada e meter cara em 36 prestações na época eram Gol Quadrado, Uno, Kadett, Monza, Logus, e fui no Tempra 8 v carburado Gasolina, "coloquei emblema de Tempra 16v dourado .. lanternas gota mais tarde pois as quadradas se desbotavam com o tempo. O Bixo marcava presença, brigando com o Vectra nacional seu maior rival, pois o Santana já era ultrapassado assim como o Corsa Clássic fora de linha em 2016 se não me engano. Usei e muito o carro e vendi em 2004, rodado quase 70 mil kms, e sem maiores problemas além de superaquecimento e panes elétricas que me ocupou muitas horas nos feriados prolongados, porém momentos invejáveis nos dias de hoje devido a correria e contatos profissionais e serviços, usava um DiskMan da Sony a Pilha atrelado ao Toca Fitas de visor verde e inúmeros botões que foi a única coisa que o ex proprietário tirou. Em 2015 o carro me foi oferecido e estava com uma pessoa muito zelosa porém por descuido atropelou um paralelepípedo solto na rua e arregaçou com o cárter e trincou o bloco do motor. Eu não queria pois era inviável ficar com o carro e praticamente ganhei ele de presente, pensei em mandar para o ferro velho porém um amigo cedeu um barracão para guardar ele e está lá desde então com a documentação toda em dia ( pechincha) e inteirinho ( exceto o motor ). Chequei a pensar em colocar nele um motor 1.8 ou 2.0 da GM Flexpower com módulos de injeção e tudo mais extraído de algum astra ou Vectra última safra. Não tenho interesse em fazer dele um carro de coleção, mais sim um carro de uso e que dê para pegar viagem longa sem frescura. Independente da viabilidade, será que é possível fazer essa adaptação sem a necessidade de grandes adapcoes estruturais? É uma ideia de maluco, mais esses motores GM são D+. Quanto a parte elétrica, sei que vai ter uma mudança radical, porém já tenho um auto elétrico que se brincar a NASA até inveja. Eu não sou louco kkkk...motor 2.0 8v é beberrão e muuuuiiiito manco...o Santana 2.0 dava pau nele rindo, se brincar até o 1.8 AP. Tenho um TL 72 que meu Pai me deixou a disposição, pois tem carro novo e não quer mais ficar mexendo em carro "velho" e eu digo.. velho não... antigo. Carro que me arrependi de vender em 2006 era um Opala Cupê 4cc câmbio na coluna verde esmeralda....esse me arrependo até hoje de ter trocado numa Moto, mais na época queria era biscatear de moto sem rumo, ia pra todos os lados e tinha um uno EP e um Fusca Azul Danúbio com Rodas Cruz de Malta 14" está participando de encontros em Poços de Caldas se não me engano até hoje, porém foi o carro que mais me deu aborrecimentos, do primeiro dia e até depois de vender...era urucubaca.... deveria ter devolvido no primeiro dia, mais era cabeça dura...
Mano to iniciando na carrera de mecanico e curto muito seus videos. Sigo muito suas dicas de carros,motores,cambio , etc.. Ja assisti varios.. Continue assim, Trazendo informacoes preciosas p galera. Deus continue te abencoando, abraco!
Tenho um fiat tipo 1.6 mpi e carro novo nao tem o que o meu tem,freio a disco nas 4 rodas,painel digital,ar condicionado,bancos super confortaveis ele émuito top na mao de donos q sabe cuidar bem deles.
Esse Peugeot 206, 1.0, 16V aí realmente é muito bom mesmo. Desenvolve bem, é econômico na cidade, não dá problema de motor nem de câmbio como os demais dão. Tive dois já, e hoje tenho um Uno Vivace 2013 que tbm não me dá nenhum pingo de dor de cabeça, tirei zero e só abasteço e ando, trocas de óleo, pastilhas, correia dentada e pneus...e esse custo ainda é menor do que do Peugeot 206.
Tive um 206 Rally e dois 207 Quicksilver, tds 2portas. Comprei tds zero km, usei p 5 ou 6 anos e nuuunca me deram problermas! Tanto q o último (2013), ainda é meu, e ñ adianta fazer proposta q ñ vendo por nada! Problema q vejo, é q brasileiro compra carro versão palada, ñ cuida do carro, e ainda quer resultado excelente! Meus Peugeot da linha 200, NUNCA me incomodaram, tlvz pq ñ sou mão-de-vaca, e cuido.
Pq carro para o Brasil só é bom se aceitar qualquer gambiarra, qualquer mecânico lixo, despreso e maus tratos. Carro com tecnologia que já é ultrapassada mundo afora e aqui é "novo" vira bomba.
Tbm tenho um 207, excelente. E discordo do que ele disse em relação ao Ecosport, tivemos um 1.6 8v manual, excelente e temos um 2.0 16v automático, tbm ótimo, nunca deu problema em nada, um puta motor e o câmbio automático que dispensa comentários, só que bebe bastante e é 4 machas, mas não deu problemas e temos a muito tempo.
@@ricardojulio2805 não deu, mas sei que tem problema crônico devido a falta de lubrificação. Tem que trocar os rolamentos pra não acontecer de estragar o eixo traseiro, a parte de suspensão traseira é só amortecedor que não dá trabalho só que o eixo da por causa do rolamento.
Tenho um EcoSport 2006 com motor 1.6, o carro realmente era muito fraco, mas troquei o filtro de ar por um modelo esportivo, não cheguei a fazer nenhuma preparação maior para deixar o motor "aspirado", apenas o filtro, a diferença de potência foi muito grande e estou satisfeito com o resultado. Apesar da manutenção da Ford não ser das mais baratas, as peças são fáceis de encontrar, pois o motor é o mesmo usado por outros modelos 1.6 de vários anos seguintes, apenas itens mais específicos do modelo/ano dão algum trabalho para encontrar, mas nada que uma busca rápida em sites de peças não resolva.
Na moral. Eu tenho um pjeot 1.4 Não andei em outras versões nao. Mais sobre o meu carro. Ando 100 km por dia . Todo dia e já tem mais de um ano. A unika coisa que eu fiz Foi mexer na suspensão e trocar um sensor de temperatura q deu pal. Tirando isto . Eh um excelente carro. Faz até 16 km /l N me arrependo
Um dono de um Fiat tipo tentou e tentou vender ele mas não conseguiu, então ele teve a ideia de largar a garagem aberta com o carro dentro e a chave na ignição pra ver se alguém roubava, aí outro dono de tipo passou na rua e viu a garagem aberta e pensou: Rapaz, esse cara gosta desse carro, vou largar o meu lá também.
Tive um Fiat Tipo 1.6 i.e (monoponto) 1994 por 15 anos (2004~2019) e reconheço: É verdade os problemas da injeção eletrônica dele. O carro é ótimo, confortável e espaçoso, mas não há como negar essa parada aê da injeção. Tive muitos problemas com isso, pois a maioría dos mecânicos não sabiam fazer um serviço bem feito nela. Infelizmente eu perdi o meu carro no começo desse ano por causa de um acidente, mas agora tenho outro Fiat Tipo. :) O 'pior' é que é o Sedicivalvole e você falou mal dele. Espero saber conviver e resolver os problemas dele, pois o comprei bem lascado e ele ainda precisa de muitos (MUITOS) reparos. Fé em Deus e nos mecânicos.
Me lembro como se fosse hoje, quando eu vi um Stilo na oficina do meu amigo, capô aberto, e um motor igual ao do meu Corsinha mpfi rs. Ele falou exatamente a mesma coisa do vídeo. "Esse Stilo é bom!"
Vídeo bom o vídeo,mas uma resalva para o Tipo, o motor que o Tipo utilizava era o Sevel, que é um motor muito bom para preparar, não é a toa que ele equipava o uno turbo, e o grande mal do tipo ser tão cheio de mitos, era a qualidade da mão-de-obra "especializada" para fazer as manutenções.
Muuuuuuito legal falar sobre esses carros! Já dei joinha logo na Ecosport. Era isso mesmo que eu pensava. Tem uma amigo com uma Ecosport maravilhosa e vejo muita gente reclamando do carro. São 2 carros diferentes. Agora a Tipo foi uma coisa de louco. Um amigo comprou uma 2.0 Sedicivalvole 95 (uns 20 anos atrás) e o carro era um espetáculo! Daí fui comprar uma 1.6 Monoponto. Aquele treco nem era Carburador e nem era Injeção. Ninguém queria colocar a mão pra consertar o carro. Eu vivia limpando o sensor de borboleta que sempre falhava. Que experiência horrível! Eu fiquei com tanta raiva que vendi o carro pela metade do preço! E esse motor da Peugeot 206 1.0, não é o mesmo motor do Clio?
Eu tenho um Tipo monoponto e nunca tive problemas com a injeção , o carro está na familia há 20 anos , mais de 400000 kms com motor original , nunca tirou nem o cabeçote , raramente o carro quebra , é completinho , não é visado pra roubo , não tenho dificuldade para encontrar peças , e tem um bom espaço interno ...
Motor D4D é o mesmo do Renault Clio 1.0 16v. Eu tenho um carro desse e ele é muito bom. Já tive diversas marcas e modelos de carros, mas o Clio é um guerreiro, vou ficar com ele por muito tempo.
Cara tenho este carro e é um bom carro, troco o óleo sempre no período recomendado 5mil/km ou 6 meses de uso. Sempre trocando filtro e adicionando 200ml/militec. Tenho desde 2005/2019..... até quando ele me levar, dificuldade só com mecânicos que torcem o nariz para o carro, e não se encontra mais bons mecânicos raiz, hoje essa gurizada querem meter o plug na ODB e tirar o dinheiro do cara.
Como disse o amigo, manutenção preventiva é tudo, eu não coloca militec posso começar a usar, não sabia que era bom, mas troco o óleo certinho no tempo e quilometragem, uso água desmineralizada com aditivo, levo somente em mecânicos de confiança, que me dão garantia do serviço, e está aí, se quiserem saber mais dele, procurem na página do Instagram clubedotempraoficial, tem fotos dele lá, valeu
Não sou a melhor pessoa para explicar projeto, pois não continuem atuando na mecânica, apenas cuido e tento me informar sobre tudo que me ajude a manter meu carro andando. Vlw 👍🏼
Na mimha opinião o único que fez o nome do tipo e faz até hoje ele é o 2.0 sedicivalvole pra quem gosta realmente de carro bom conforto !!! Faz um video sobre o tipo esportivo se puder .... Grande abraço belo canal 👍
Eu tenho um Tipo 95 mpi 8v, ele é ótimo. O problema é só o porta malas, que é de fibra, bate muito e desregula com facilidade. Mas motor, câmbio , elétrica e injeção são perfeitos. Dono há 2 anos.
Gabriel faz um vídeo sobre os motores do Fusca ao longo da história, inclusive dos motores a álcool e os novos elétricos adaptados. Obs: lembrando que os motores do Fusca servem até para aviões experimentais. Inclusive, meu amigo tem um monomotor há 9 anos e voamos quase todo final de semana!
Gostei do video Só gostaria de saber onde pego a informação do motor do modelo escolhido nunca sei onde fica essa informação Tenho vontade de adquirir um gol mas morro de medo de pegar aquele tal EA 111 Vejo vários gol e voyage passando por mim e batendo tudo no motor logo me vem a cabeça esse EA111
Uma vez li em uma matéria que um lote de motores EA111 de 2009 veio com problemas de lubrificação, tanto que alguns até fundiam com menos de 20.000 km, então o carros afetados foram o gol G4, G5, Fox e Voyage, pelo que consta na reportagem o problema é só nos 1.0, os 1.6 não tiveram esse defeito, mas se realmente quiser um, por segurança, fuja dos 2009, pois a Volkswagen nem sequer fez Recall desse problema... (Edit} Não foi exatamente essa matéria que eu li, mas essa já vai te ajudar a ter uma noção: g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1356516-9658,00-VOLKSWAGEN+PREVE+QUE+DEFEITO+EM+MOTOR+ATINJA+UNIDADES.html Esse e outros fatos me levam a considerar que a Volkswagen atual não tem muito comprometimento com seus consumidores...
@@ebertonmelo6251 que saber vou continuar com meu cht que nunca me deu nenhuma dor de cabeça.Não estou afim de ter a mesma dor de cabeça que eu tive ao trocar meu fit 2008 em um civic 2012
Assim como o Tempra, o JK carro lançado em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, também usava dois comandos para 8 válvulas.Muito bacana os seus vídeos!
Eu tive 2 fiat tipo muito bons os 2 1995 1.6 I E excelente carro nunca me deixou na mão viajei várias vezes confortável espaçoso estável pra melhor que os concorrentes da época tenha um fiat Tipo inteiro vai saber que é bom todo carro ruim e ruim pode ser qualquer marca sempre gostei de volks mais vai compra até usado e muito caro
A única que você falou que eu não concordo é que o 1º Ecosport automático é ruim. O câmbio é de origem Mazda. Então o que vale para os da Honda e Toyota em questão de durabilidade, vale para esse câmbio. Só é aquele clássico problema de 4 marchas. E nesse caso, em um carro relativamente pesado. Mas ainda assim, é melhor que Duster e Tucson.
Verdade... tive uma ecosport xls1.6 2007 nunca me deu problema... o problema é que brasileiro esta acostumado com fiat e vw e assim falam mal de qualquer outra montadora... ja tive 3 ford e nao pretendo voltar pra fiat ou vw nao, tiver bom senso em manutencoes, a ford nunca vai te dar problema tanto em manual como automatica... tenho um focus automatico e nao tenho nada a reclamar
@@weskleydavid710 meu focus é powershift unica coisa que troquei foi um cabo... fora isso mais nada, troco de carro so por outra ecosport, corolla, civic ou lancer
Tipo carburado ? Só se for na Europa e antes de 1993. Aqui no Brasil só tipo com injeção eletrônica. E todos os FIAT Tipo 1.6, tem o mesmo motor (Sevel), igual ao do Prêmio 1990 em diante, Elba idem Uno CSL, 1.6R, Fiorino, Palio EL 1.6 spi (tive um) ou MPI, Siena EL, Palio Weekend ano 2000 em diante, etc. Abraços.
Os C4 (Pallas, Hatch, VTR) são todos ótimos carros, só não compre os com câmbio automático, pois eles usam o câmbio al4 que com frequência da problema principalmente nas solenóides, e a suspensão deles é mais sensível pois foi feita pra andar na França e não nesses caminhos de burro que temos no Brasil, fora isso, tendo procedência são belas máquinas
Cara C4 e bom carro como já falaram aí se for cambio al4 e complicado vai dar pau, não tem onde correr mas fora isto e uma ótima mecânica e conforto, só mercado dele e ruim pois brasileiro deu mau fama a ele, mas eu gosto dele tipo acho ótimo carro o motor 1.6 ou 2.0 são excelentes. E valor bacana para um carro com todo luxo que ele tem.
Realmente amigo entre minhas relíquias tenho um exemplar impecável do stilo shumacher 1.8 16v que não vendo de maneira alguma mas passei trabalho com vazamento de óleo nele hahahaha... e a caixa de direção por ser dos primeiros carro com direção elétrica na época tem problemas de desgaste e fica fazendo barulho, mas sendo bem cuidado é um bom carro tirando esses dois problemas. Ah no teto nunca tive problema, mas acredito que tive sorte porque já vi muita gente reclamar. hahahah.... abraço
Rob Alexandre é frágil não aguenta as estradas Brasil vive dando problema nas bandejas e vai por mim são caras por demais esse carro só tem beleza mesmo é uma verdadeira bomba na parte elétrica e de suspensão descartável.
Matheus Paz desculpa mas não acredito isso aí é papinho de dono de bomba kkkk que tem uma Merda e quer falar que o seu é exceção repare que todos relatam a Mesma coisa só o seu que é diferentão os: realmente não sei ter carro por isso tenho um civic 2018 é um opala coupé 78 boa sorte aí com seu francês.
O meu vizinho também teve um Tipo e o último investimento que fez nele foi para empurra-lo num buraco. Alguém também foi lá e também "investiu" nele: botou fogo. Sei que têm alguns donos de Tipo que gostam, convivem com ele e até aprenderam mecânica com ele. Somente estou contando uma história verídica.
Oi amigo boa noite curto muito seus vídeos Vc falou sobre o tipo com injeção de um bico Eu tenho um a mais de dês anos ano 94 1.6 8 v e nunca me deu for de cabeça até hoje só me deu alegrias amo meu tipao todo original com teto solar e não vendo por nada já me ofereceram 30.000 reais nele e não vendo pode ser ruim pra pessoas que só sabe usar e não não manutenção mais PPRA mim e um carro excelente
Um carro que tinha a mesma configuração de motor igual ao do Tempra 8V era o Alfa Romeo 2300 nacional...também era DOHC porém com oito válvulas e com câmaras de combustão hemisféricas e seus comandos eram acionados por duas correntes...as válvulas de escape eram refrigeradas a sódio no interior das hastes das mesmas...
Tive um tipo monoponto, 1.6 i.e 8 válvulas. Verdades. Sim, a injeção é meio problemática, mas com um pouquinho de paciência nada que vai ser muito sério. São apenas sensores de fácil troca e essas peças são bem baratas. Mais verdades... Carro fantástico, anda bem, não bebe muito e um grande conforto no seu interior com ótimo acabamento. Da um banho nos carros de hoje. Tive um tipo e teria de novo.
Tenho um tempra 8valvulas ie completao um belo de um carro anda muito na minha opinião e um ótimo carro e o 16 válvulas tbem e um ótimo carro não me queixo desses dois modelo de carro agora vc quer um carro bom e só manter a manutenção.
Faltou vc falar do Escort zetec! Tive um 1.8 16v.rapaz fiquei 1 ano e meio com ele. Deu pau no cabeçote gastei uma grana e não ficou bom. Na epoca troquei em um gol bola cli. E hoje estou com outro Escort. Só que com motor 1.6 8v.zetec rocam! Excelente carro! Já estou com ele há 5 anos e o carro não dá um problema. Motor muito bom o zetec rocam 1.6 8v.
@Paulo Serrone, o motor do Marea 1.6 não tem nada haver com o motor do Palio 1.6. O motor do Palio é o motor Torque, uma evolução do sevel que equipava os Unos 1.6r e Mpi. Já o motor 1.6 do Marea é o Corsa Lunga 1.6 16v, um projeto italiano. Os primeiros Brava até 2001 que saíram tinham a mesma mecânica do Palio 1.6 16v.
Cara que saudades eu tenho do meu tipo, infelizmente nao tive condições de sustentar dois carros, tive que vender, mas nunca me deixou na mão, gostava de tudo nele, so o porta malas que nao prestava, o restante depois que aprendi mexer , foi so alegrias, coloquei volante , banco do marea, rodas 17 cromadas, eita epoca que dinheiro era mato kkkkk
Não sei de onde ele tirou que existe Tipo 1.6 carburado. Tb não sei de onde ele tirou que o Sedicivalvole dá problema. Ao mesmo tempo que tb não falou da versão SLX 2.0 8v... E sobre a EcoSport... coloca uma foto da 4WD (a que ele chama burramente de 4x4!), mas não destaca ela como a melhor, tendo todos os problemas de suspensão e estabilidade resolvidos, com todas as qualidades da Duratec 2.0, que a 4WD tb é. Pior ainda... acharem que esse cara é bom. Melhor seria amarrar as mãos irritantes dele antes de começar a falar e ele fumar menos maconha para ser menos chato.
Meu primeiro carro foi um fiat tipo 1.6 ie 95, viajava a trabalho todo final de semana, nem furar pneu furou, e olha que isso foi em 2012 😅😅😅. Carro é mais a manutenção em dia mesmo. 🤗
E que o bonitnho ai em cima nunca teve um o certo e levar um procesinho por denegrir um bem móvel do alheio a lei asegura isso para casas e para bens móveis também
Tempra 8v ie éra ótimo, confortável, estabilidade total pra viajar... o problema foi que a fiat fez muita coisa errada nesse carro: a injeção monoponto sendo que já tinha a MPI disponível, o suporte da caixa de direção que quebrava, a primeira velocidade da ventoinha sem relê, linha de combustível toda presa com abraçadeiras de parafusar...
Te enganou. O motor do Kadett é 1.8 familia 2, curso do vira mais curto, 79.5mm, favorecendo rl mais baixo, saiu de linha no astra. Ja o motor 1.8 que substituiu é família 1, curso bem longo, 88.2mm, favorecendo torque em rotacoes mais baixas e alta vibração em rotações mais altas. Esse, usado no Stilo. Acho que agora está mais claro...
A do Peugeot 206 pra mim foi surpresa. Não sabia que ele usava o motor D4D 1.0 16v. Ta ai uma boa opção para primeiro carro, pelo menos eu acho bonito o 206.
@@kaiquepelomundo o meu é um C4 hatch Exclusive pack 2.0 AL4. Gostei muito da Peugeot tanto que agora aqui em casa todos os nossos carros são franceses kk.
Cara, eu tive um por 7 anos, só troquei pq precisava de um porta malas maior. Q carrinho gostoso de dirigir. Problema elétrico q tive foi a bobina, só resolveu depois coloquei uma de marca boa. Gostava bastante do carrinho, agora a suspensão era ruim mesmo rsrs
Tempra e Tipo são uns baita carros no quesito conforto e espaço interno, pena que em questão de manutenção eles era digamos muito caro mais não deixa de ser um carrão...
Da pra ver q esse cara nao sabe nada ,quero ver ele achar peça do MPI ,já o do 1.6 ie ja acha peça até no açougue mas quem sabe disso é so tipeiros de verdade não esses ai q acha q conhece carro
Tenho um tipo i.e tbm carrinho 3 filé só vai.. o problema é q os cara faz vídeo se baseando nas opiniões antigas.. sim na época o carro podia ser ruim.. mais hj em dia com a tecnologia tudo se resolve fácil .
@@brunobradaci alguém falou q ficou ruin o vídeo meu amigo apenas falei q o cara não sabe nada sobre o fiat tipo apenas isso então respeita a minha opinião maluko
@@danieltunesliscano8693 aow maluko, sou mano não blz, ele falou alguma merda no vídeo? Ele falou com base do que ele sabe e do que é falado na internet, o carro não é ruim não, porém, a maior parte das versões saíram como uma bomba, e ainda por cima tinha certos mecânicos que não sabiam mexer e pioravam a coisa, se vc acha que o cara não entende nada nem deveria se dar o luxo de ver o vídeo dele né... Críticas são aceitas desde que seja construtiva, a sua foi apenas pra falar mal dele
Tenho um fiat tipo 95 monoponto, a 8 anos. Cara pra sincero! O carro pra mim e top de mais, na época que lançou talvez não teria peças de reposição, mas hoje tem de sobra. Mercado livre que o diga. Tamo junto.
Tive um Linea 1.8 e-torq câmbio manual, era muito bom! Problema é a suspensão desse carro, que é bem chata... E o cubo desse carro parece q foi feito de plástico, mas conforto e potência, nao tem pra ninguém... Mas gosto muito agora tô com esse Logan 2011 1.0 motor d4d e não tô tendo problemas, na vdd esse carro é foda demais... Meio fraco porém 0 problema, só manutenção periódica e felicidade
Não poderia deixar de comentar sobre meu atual carro e espero que seja por muito tempo: Fiat Tipo. Seria interessante pesquisar um pouco mais sobre o histórico do carro antes de falar sobre... O principal problema do tipo, que foi o que queimou sua imagem não foi o problema de injeção arcaica Bosch Motronic (compartilhada tbm com clio, renault 19 e golf sapão). Era o fato de uma parte de uma serie de chassi ter saido com a mangueira da DH defeituosa. Quando se esterçava muito a direcao manobrando, a pressao aumentava acima do que a mangueira aguentava. Ela estourava e o oleo de DH vazava em cima do coletor de admissao quente, iniciando assim os famosos incendios. O recall foi feito apos detectado o problema, mas ainda hj, vejo Tipos sem a capa protetora fornecida nesse recall na epoca, mostrando que os donos tbm nao zelavam muito. A injecao tinha problemas? Sim tinha. Mas nao eram todas as versoes. Apenas a I.E. que tinha esse problema, que era mais atribuido a uma programacao do modulo do que ao TPS em si. MPI, SLX e Sedici nao tiveram problemas de incendiarem. Interessante é ver pessoas criticando tanto a Tipo com motor Sevel "argentino" e rasgando elogios para a Uno 1.6 R, quando na verdade tinham exatamente o mesmo motor, sendo a tipo com bem mais itens de conforto do que a Uno, que a unica diferença é que era carburada... Alias, to tentando descobrir que tipo carburada foi essa que saiu, se no Brasil so tivemos a iE e MPI (1.6) e as SLX e Sedicivalvole (2.0 e 2.0 16v)...
Estou no meu segundo Fiat tipo e nunca tive do que reclamar, um carro hiper confortável, completasso, espaçoso, anda bem por ser 1.6 o meu primeiro foi comprado pela minha mãe em 99 e ficou 13 anos na família e o atual já está comigo á 3 anos só dando alegrias. Claro que qualquer carro sem a devida manutenção vai dar problemas mas cuido muito bem do meu guerreiro💓🚗💓🙌
Amigo eu também tive um fiquei cinco anos com ele nunca me deu problema só que fazia a manutenção que dever ser feita em qualquer carro mas o modelo era esse mpi 1.6 dei sorte só lembrança boa
@Paulo Serrone os 94 são os mais problemáticos
Comprei um zero em 95 ie(italiano) e estou com ele até hoje. E é o monoponto.
@@jose-bu2mr eu sou apaixonado no meu!!!
Tenho um Tipo, ja me deu muita dor de cabeça, mas insvesti nele e não me arrependi, puta carro completinho e confortavel
tive um tipo e nao me arrependi mas.. o barulho do porta malas que nunca acaba.. pra min e o que mata o carro !!
Também tenho Fiat tipo mas mesmo com as dores de cabeça e muito mas muito mais carro que muitos atuais dirigi o Siena o meu cunhado que horrível manco desconfortável e duro horrível prefiro meu tipo problemático e confortável e o melhor não pago IPVA kkkj
Tipo e tipo um carrão ...top de linha eu tive um só me deu problema o tbi mas nada.
@@marlonvinicius7084 e pq e de fibra o do meu pai faz tb um barulhao
o problema do tipo monoponto pra quem não sabe já foi resolvido com o tps 1907 da DS.nao falha mais e marcha lenta fica perfeita trabalhando junto com atuador boch. não dá mais problema.
Melhor tempo de video só nesse canal sem enrolação direto ao assunto e bem explicado
Com certeza !! Tem canal que o cara fala um monte de coisas nada a ver com o assunto... O Gabriel apresenta super bem sem dizer que manda a real sempre !
Concordo
Única coisa ruim é o jeito que parece estar conversando com crianças.
@@thiagodiniz8224 eu entendo ele, é pra facilita o entendimento, claro que pessoas como eu e você se sentímos tratados como criança por já conhecer o assunto mais agente se acostuma.
O canal HT. Pra responder uma simples pergunta ou mostrar algo, lá se vai meia hora.
Sigo esse canal, desde que começou praticamente! Humilde e gente boa... Inteligente
Tenho um Tipo 1.6 MPI e não tenho do que reclamar. O carro com as devidas manutenções em ordem é um carro super confiável além de confortável. Já fui duas vezes de SP a Joinville com ele, fora outras pequenas viagens pelo litoral paulista e te digo: Desempenho super aceitável e consumo honesto. Resumindo, quem quer um carro barato, confortável, completinho e que não é visado, vá de Tipão 1.6 Mpi
Esse 1.6 Sevel inclusive foi o mesmo usado no Uno (principalmente o 1.6R), Prêmio e Elba, além do Siena importado 8V.
E o mpi nacional né mano baita carro e peças acha fácil acho TDS aqui na minha cidade ❤
Ola. O motor d4d é Renault. Esse motor foi um downgrade do motor d7f 1.2 8v que veio nos ultimos twingos oriundos da França. Este motor foi transformado em 1.0 p se adequar às regras de carro popular no BR. O mesmo a aconteceu com o d4f 1.2 16v que foi transformado em d4d 1.0 16v. O d4d equipou clio. Kangoo. Twingo e peugeot 206 na versão a gasolina e depois nos clios, sanderos , nissan flex. No mercado argentino uruguaio e boliviano.... tb na europa nao rodam os d4d 1.0 16v... mas sim os d4f 1.2 16v.. dirigi um twingo 1.2 16v c placas da Colômbia... motor forte e economico. Parabéns pelo canal. Grande abraço
No caso do Tempra, os 16 valvulas eram muito melhores, embora sejam mais gastões. Eu tive um tempra 16V por 7 anos, e NUNCA, eu disse NUNCA deu defeito. Apenas as manutenções normais de trocas. E olha que quando eu vendi ela ja tava com 190 mil km. E olha eu era relaxado nas trocas de óleo. Só colocava oleo mineral a cada 10 mil km mais ou menos.
O tipo e top puro luxo conforto e muito a frente de sua epoca faz um video falando so do tipo
Ele e o TTS
De todos os vídeos do TH-cam vc.é o que eu mais respeito fala com propriedade e é técnico na explanação.um abraço. Araujo
Por favor faz um vídeo mais detalhado do Fiat Tipo.
Tive um Tipo 2.0 8v SLX com teto solar e ABS, carro forte, confiável, completasso, seguro, ótimo de curvas e de mecânica simples. Ele sim foi a melhor versão do Tipo.
Tenho um Peugeot SW 1.6 16V Feline, completão com freio a disco nas 4 rodas, regulador de altura dos farois, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Melhor versão do 206 tb, inclusive meu carro está com 132 mil kms e eu fui e voltei da Bahia com ele, foram mais de 4 mil kms no total, com estradas de terra horrorosas inclusas no pacote e ele esta lá na garagem firme e forte.
São carros que só quem teve "E CUIDA" sabe a real.
Comprar e só andar é muito fácil, agora dar toda manutenção preventiva faz TOTAL diferença na vida útil do nosso carro.
Tipo Sedicivalvole é o néctar 😍😍😍. Ainda compro um.
Néctar fecal kkkkkkkk
A única coisa que eu quero desse tipo sāo os bancos, bonitos demais!
Na mão de dono relaxado é bosta mesmo. Tive um Tipo 1.6 por 11 anos, nunca me deixou na mão, carro só me deu alegrias, fiz inúmeras viagens longas com ele.
Bixo, se tu conseguir um inteiro, juro q tu ñ te arrepende.
O chip original italiano, rende 217cv e o carro faz 11,5km/L na estrada a 2300, 2500RPM (dá aí uns 110, 115km/h), e faz 8,5km/L na cidade.
Arrancando a 6000RPM, 4,5 seg p 100km/h.
190km/h em 4α marcha c meio acelerador.
Fecha o velocimetro em 5α marcha, e ñ tem BMW, nem Mercedes esportivo q os cara tenham * p acompanhar.
Logo logo, tu some na frente.
Fiat Cupè nem cisca junto, pq o diferencial é mais curto q o do Tipo.
Foi o melhor carro, ñ mexido q eu tive!
Completo de TUDO!
Até os espelhos externos tem desembaçador!
Problema é comprar inteiro hj em dia.
P ter idéia, o mané q comprou o meu, se matou em menos de um ano.
Pior q matou o carro junto ainda.
Com certeza é um ótimo carro. Sei de um bem conservado vermelho com os raros bancos Recaro em couro, só não compro agora porque minha condição não permite, já tenho um carro exótico e dois seria demais $$$ 😂😂😂😂.
Mano, antes de mais nada, quero deixar meus parabéns! Sou inscrito já há algum tempo, assisto todos os vídeos que posso e até hoje não consigo entender como alguém consegue dar "deslike"..
Quando to em dúvida sobre algum carro, pesquiso aqui no MAF primeiro.. muito informativo!
Mais uma vez, parabéns!
Faz uma parte 2 desse tema, ficou top!!!
Esse sistema de comando usado no Tempra, já foi usado pela Porsche nos anos 50, em um motor Boxer 4 cilindros (1.5 até 2.0) que tinha dois comandos por cabeçote, 2 válvulas por cilindro, e o acionamento dos comandos eram feitos por engrenagens, tinha o nome de Fuhrmann, o mesmo nome do engenheiro que o projetou.
Marcelo, em 2001 comprei o carro dos meus sonhos...Tempra, tinha revistas dele desde que saiu, prometi pra mim que completando 18 anos e tirando CNH iria ter um, porém não tinha nada haver com os comerciais do "Tempra 16 válvulas "
pequei a CNH e os valores para dar entrada e meter cara em 36 prestações na época eram Gol Quadrado, Uno, Kadett, Monza, Logus, e fui no Tempra 8 v carburado Gasolina, "coloquei emblema de Tempra 16v dourado .. lanternas gota mais tarde pois as quadradas se desbotavam com o tempo.
O Bixo marcava presença, brigando com o Vectra nacional seu maior rival, pois o Santana já era ultrapassado assim como o Corsa Clássic fora de linha em 2016 se não me engano.
Usei e muito o carro e vendi em 2004, rodado quase 70 mil kms, e sem maiores problemas além de superaquecimento e panes elétricas que me ocupou muitas horas nos feriados prolongados, porém momentos invejáveis nos dias de hoje devido a correria e contatos profissionais e serviços, usava um DiskMan da Sony a Pilha atrelado ao Toca Fitas de visor verde e inúmeros botões que foi a única coisa que o ex proprietário tirou.
Em 2015 o carro me foi oferecido e estava com uma pessoa muito zelosa porém por descuido atropelou um paralelepípedo solto na rua e arregaçou com o cárter e trincou o bloco do motor.
Eu não queria pois era inviável ficar com o carro e praticamente ganhei ele de presente, pensei em mandar para o ferro velho porém um amigo cedeu um barracão para guardar ele e está lá desde então com a documentação toda em dia ( pechincha) e inteirinho ( exceto o motor ).
Chequei a pensar em colocar nele um motor 1.8 ou 2.0 da GM Flexpower com módulos de injeção e tudo mais extraído de algum astra ou Vectra última safra.
Não tenho interesse em fazer dele um carro de coleção, mais sim um carro de uso e que dê para pegar viagem longa sem frescura.
Independente da viabilidade, será que é possível fazer essa adaptação sem a necessidade de grandes adapcoes estruturais? É uma ideia de maluco, mais esses motores GM são D+.
Quanto a parte elétrica, sei que vai ter uma mudança radical, porém já tenho um auto elétrico que se brincar a NASA até inveja.
Eu não sou louco kkkk...motor 2.0 8v é beberrão e muuuuiiiito manco...o Santana 2.0 dava pau nele rindo, se brincar até o 1.8 AP.
Tenho um TL 72 que meu Pai me deixou a disposição, pois tem carro novo e não quer mais ficar mexendo em carro "velho" e eu digo.. velho não... antigo.
Carro que me arrependi de vender em 2006 era um Opala Cupê 4cc câmbio na coluna verde esmeralda....esse me arrependo até hoje de ter trocado numa Moto, mais na época queria era biscatear de moto sem rumo, ia pra todos os lados e tinha um uno EP e um Fusca Azul Danúbio com Rodas Cruz de Malta 14" está participando de encontros em Poços de Caldas se não me engano até hoje, porém foi o carro que mais me deu aborrecimentos, do primeiro dia e até depois de vender...era urucubaca.... deveria ter devolvido no primeiro dia, mais era cabeça dura...
Meu primeiro carro está sendo um Kadett GL 94 1.8 EFI, rapaz o bicho anda bem e tem um conforto.
Uuuuuufaaa acabei de ler.
Vende o carro pra alguem que goste e arrume e compra um Astra.
@@paulopereira1208 , muito obrigado pela atenção, fazia tempo que não escrevia tanto.
@@ronnefigueira3100 , é um excelente carro !
Mano to iniciando na carrera de mecanico e curto muito seus videos. Sigo muito suas dicas de carros,motores,cambio , etc.. Ja assisti varios.. Continue assim, Trazendo informacoes preciosas p galera. Deus continue te abencoando, abraco!
Esse motor do Peugeot também foi usado no Renault Clio 1. 0 16v, muito bom mesmo.
o motor D4D é da renault, na peugeot só foi usado nos primeiros 206, só depois que veio o 1.4 á gasolina e depois veio o flex.
Na verdade foi o contrário, a PUG nao tinha motor 1.0 adaptado ao Brasil, a Renault ja tinha, entao a Peugeot comprou o motor pra usar no 206
Tenho um fiat tipo 1.6 mpi e carro novo nao tem o que o meu tem,freio a disco nas 4 rodas,painel digital,ar condicionado,bancos super confortaveis ele émuito top na mao de donos q sabe cuidar bem deles.
Meu patrão gosto do seus vídeos muito top meus parabéns..... Mais fala um pouquinho sobre o ECO ESPORT tirando as dúvidas se é SUV ou não
Esse Peugeot 206, 1.0, 16V aí realmente é muito bom mesmo. Desenvolve bem, é econômico na cidade, não dá problema de motor nem de câmbio como os demais dão. Tive dois já, e hoje tenho um Uno Vivace 2013 que tbm não me dá nenhum pingo de dor de cabeça, tirei zero e só abasteço e ando, trocas de óleo, pastilhas, correia dentada e pneus...e esse custo ainda é menor do que do Peugeot 206.
Tive um 206 Rally e dois 207 Quicksilver, tds 2portas.
Comprei tds zero km, usei p 5 ou 6 anos e nuuunca me deram problermas!
Tanto q o último (2013), ainda é meu, e ñ adianta fazer proposta q ñ vendo por nada!
Problema q vejo, é q brasileiro compra carro versão palada, ñ cuida do carro, e ainda quer resultado excelente!
Meus Peugeot da linha 200, NUNCA me incomodaram, tlvz pq ñ sou mão-de-vaca, e cuido.
Pq carro para o Brasil só é bom se aceitar qualquer gambiarra, qualquer mecânico lixo, despreso e maus tratos. Carro com tecnologia que já é ultrapassada mundo afora e aqui é "novo" vira bomba.
Tbm tenho um 207, excelente. E discordo do que ele disse em relação ao Ecosport, tivemos um 1.6 8v manual, excelente e temos um 2.0 16v automático, tbm ótimo, nunca deu problema em nada, um puta motor e o câmbio automático que dispensa comentários, só que bebe bastante e é 4 machas, mas não deu problemas e temos a muito tempo.
Que nunca deu problema tem até Marea, mas a questão é a o percentual e não deve ser considerado só o seu carro como base.
@@hugopaulo4904 e a suspensão traseira?te deu algum trabalho?
Estou querendo um mas falam mal da suspensão traseira
@@ricardojulio2805 não deu, mas sei que tem problema crônico devido a falta de lubrificação. Tem que trocar os rolamentos pra não acontecer de estragar o eixo traseiro, a parte de suspensão traseira é só amortecedor que não dá trabalho só que o eixo da por causa do rolamento.
Tenho um EcoSport 2006 com motor 1.6, o carro realmente era muito fraco, mas troquei o filtro de ar por um modelo esportivo, não cheguei a fazer nenhuma preparação maior para deixar o motor "aspirado", apenas o filtro, a diferença de potência foi muito grande e estou satisfeito com o resultado. Apesar da manutenção da Ford não ser das mais baratas, as peças são fáceis de encontrar, pois o motor é o mesmo usado por outros modelos 1.6 de vários anos seguintes, apenas itens mais específicos do modelo/ano dão algum trabalho para encontrar, mas nada que uma busca rápida em sites de peças não resolva.
Na moral. Eu tenho um pjeot 1.4
Não andei em outras versões nao.
Mais sobre o meu carro. Ando 100 km por dia .
Todo dia e já tem mais de um ano.
A unika coisa que eu fiz
Foi mexer na suspensão e trocar um sensor de temperatura q deu pal.
Tirando isto .
Eh um excelente carro.
Faz até 16 km /l
N me arrependo
Um dono de um Fiat tipo tentou e tentou vender ele mas não conseguiu, então ele teve a ideia de largar a garagem aberta com o carro dentro e a chave na ignição pra ver se alguém roubava, aí outro dono de tipo passou na rua e viu a garagem aberta e pensou: Rapaz, esse cara gosta desse carro, vou largar o meu lá também.
Tive um Fiat Tipo 1.6 i.e (monoponto) 1994 por 15 anos (2004~2019) e reconheço: É verdade os problemas da injeção eletrônica dele.
O carro é ótimo, confortável e espaçoso, mas não há como negar essa parada aê da injeção.
Tive muitos problemas com isso, pois a maioría dos mecânicos não sabiam fazer um serviço bem feito nela.
Infelizmente eu perdi o meu carro no começo desse ano por causa de um acidente, mas agora tenho outro Fiat Tipo. :)
O 'pior' é que é o Sedicivalvole e você falou mal dele.
Espero saber conviver e resolver os problemas dele, pois o comprei bem lascado e ele ainda precisa de muitos (MUITOS) reparos.
Fé em Deus e nos mecânicos.
Amém
Oh Guilherme, parece que vc é sadomasoquista kkk
@@nsouzaplayer3123 HehHE... Nesse quesito eu sou mesmo.
O Fiat Tipo sempre foi o meu carro favorito e o meu sonho era ter um Sedicivalvole.
Amigão,injeção incomodou,manda pôr um carburador e seja feliz!!!Tipão é vida!!!
Me lembro como se fosse hoje, quando eu vi um Stilo na oficina do meu amigo, capô aberto, e um motor igual ao do meu Corsinha mpfi rs.
Ele falou exatamente a mesma coisa do vídeo. "Esse Stilo é bom!"
6:08 Nao existe Fiat Tipo no Brasil carburado, ele foi lançado na Europa em 1988 carburado, mas chegou no Brasil em 1993 já injetado.
Isso mesmo
Tenho um grand siena dual 1.6 etorq só alegria, é um cambio pra quem cuida, não aguenta desaforo, mas até agora só alegrias.
Tive um tipo 1994 Monoponto que deu tanto problema na injeção que desisti do carro e vendi aquela bomba
Podia fazer um vídeo dos 5 melhores carros para o meio rural, os econômicos e de manutenção barata na faixa dos 10mil
Vídeo bom o vídeo,mas uma resalva para o Tipo, o motor que o Tipo utilizava era o Sevel, que é um motor muito bom para preparar, não é a toa que ele equipava o uno turbo, e o grande mal do tipo ser tão cheio de mitos, era a qualidade da mão-de-obra "especializada" para fazer as manutenções.
Muuuuuuito legal falar sobre esses carros! Já dei joinha logo na Ecosport. Era isso mesmo que eu pensava. Tem uma amigo com uma Ecosport maravilhosa e vejo muita gente reclamando do carro. São 2 carros diferentes. Agora a Tipo foi uma coisa de louco. Um amigo comprou uma 2.0 Sedicivalvole 95 (uns 20 anos atrás) e o carro era um espetáculo! Daí fui comprar uma 1.6 Monoponto. Aquele treco nem era Carburador e nem era Injeção. Ninguém queria colocar a mão pra consertar o carro. Eu vivia limpando o sensor de borboleta que sempre falhava. Que experiência horrível! Eu fiquei com tanta raiva que vendi o carro pela metade do preço! E esse motor da Peugeot 206 1.0, não é o mesmo motor do Clio?
Eu tenho um Tipo monoponto e nunca tive problemas com a injeção , o carro está na familia há 20 anos , mais de 400000 kms com motor original , nunca tirou nem o cabeçote , raramente o carro quebra , é completinho , não é visado pra roubo , não tenho dificuldade para encontrar peças , e tem um bom espaço interno ...
Oloooooco !
Motor D4D é o mesmo do Renault Clio 1.0 16v.
Eu tenho um carro desse e ele é muito bom. Já tive diversas marcas e modelos de carros, mas o Clio é um guerreiro, vou ficar com ele por muito tempo.
Faz um vídeo explicando esse DOHC 8v do Tempra aí que fiquei curioso, projeto mais bizarro kkk
Cara tenho este carro e é um bom carro, troco o óleo sempre no período recomendado 5mil/km ou 6 meses de uso. Sempre trocando filtro e adicionando 200ml/militec. Tenho desde 2005/2019..... até quando ele me levar, dificuldade só com mecânicos que torcem o nariz para o carro, e não se encontra mais bons mecânicos raiz, hoje essa gurizada querem meter o plug na ODB e tirar o dinheiro do cara.
Se não me engano esse motor DOHC, 8v foi herdado do Lancia, o Gabriel deve saber.
Como disse o amigo, manutenção preventiva é tudo, eu não coloca militec posso começar a usar, não sabia que era bom, mas troco o óleo certinho no tempo e quilometragem, uso água desmineralizada com aditivo, levo somente em mecânicos de confiança, que me dão garantia do serviço, e está aí, se quiserem saber mais dele, procurem na página do Instagram clubedotempraoficial, tem fotos dele lá, valeu
@@marcelo40s legal, mas a minha dúvida e do amigo é saber como funciona o projeto do Motor do Tempra 8V.
Não sou a melhor pessoa para explicar projeto, pois não continuem atuando na mecânica, apenas cuido e tento me informar sobre tudo que me ajude a manter meu carro andando. Vlw 👍🏼
Na mimha opinião o único que fez o nome do tipo e faz até hoje ele é o 2.0 sedicivalvole pra quem gosta realmente de carro bom conforto !!! Faz um video sobre o tipo esportivo se puder .... Grande abraço belo canal 👍
Eu tenho um Tipo 95 mpi 8v, ele é ótimo. O problema é só o porta malas, que é de fibra, bate muito e desregula com facilidade. Mas motor, câmbio , elétrica e injeção são perfeitos. Dono há 2 anos.
Tive Tipo por 10 anos, o q faz a tampa traseira é bater é os amortecedores q levantam ela, se tive fraco a tampa fica batendo qdo fechada.
NAO EXISTE TIPO MPI EM 95,SÓ EM 96 E 97
Essa versão que vc falou do Tipo, carburada... não existiu no Brasil, o que teve foi o Tempra, que no inicio era carburado, os primeiros...
Isso aí!!!! ele era monoponto!!! Sistema Bosh monomotronic!!!
Eu tive o Tipo Mpi. Realmente nunca deu zebra na parte de injeção. Gastei muito nele, mas porque ele tava muito velho e surrado.
Tem diferença do mpi para o IPM? Eu não entendo kkk no meu documento esta IPM Fiat 1,6
@@alef047 Não existe isso não kkkk
@@alef047 não é IMP?
IMP FIAT TIPO 1.6
O Alfa Romeo 2300 também era DOHC com oito válvulas também..como no Tempra..porém as válvulas de escape no Alfa eram refrigeradas a sódio.
Gabriel faz um vídeo sobre os motores do Fusca ao longo da história, inclusive dos motores a álcool e os novos elétricos adaptados. Obs: lembrando que os motores do Fusca servem até para aviões experimentais. Inclusive, meu amigo tem um monomotor há 9 anos e voamos quase todo final de semana!
Obs: são chamados motores aeronautizados!
O motor D4d 1.0 16v é o motor do Renault Clio que foi utilizado no Sandeiro e tb utilizado no March em parceria Renault Nissan.
Faz um vídeo sobre o Tempra
Um Uno 1.6 MPI 4p era top tbm. Um inteiro vale a pena ainda. Tinha 96cv.
Gostei do video
Só gostaria de saber onde pego a informação do motor do modelo escolhido nunca sei onde fica essa informação
Tenho vontade de adquirir um gol mas morro de medo de pegar aquele tal EA 111
Vejo vários gol e voyage passando por mim e batendo tudo no motor logo me vem a cabeça esse EA111
De acordo com o ano do carro e as características dá pra saber. Na Internet tem as fichas técnicas de carros.
Gol apartir de 2006 a 2016 1.0 são todos ea 111, porém os problemáticos são os 2008 a 2011 mas especificamente os de do G5
@@luuisgomes1 acabei de pesquisar aqui o modelo que estava de olho um g4 2011 e é exatamente esse EA111
Valeu pela dica
Uma vez li em uma matéria que um lote de motores EA111 de 2009 veio com problemas de lubrificação, tanto que alguns até fundiam com menos de 20.000 km, então o carros afetados foram o gol G4, G5, Fox e Voyage, pelo que consta na reportagem o problema é só nos 1.0, os 1.6 não tiveram esse defeito, mas se realmente quiser um, por segurança, fuja dos 2009, pois a Volkswagen nem sequer fez Recall desse problema...
(Edit}
Não foi exatamente essa matéria que eu li, mas essa já vai te ajudar a ter uma noção:
g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1356516-9658,00-VOLKSWAGEN+PREVE+QUE+DEFEITO+EM+MOTOR+ATINJA+UNIDADES.html
Esse e outros fatos me levam a considerar que a Volkswagen atual não tem muito comprometimento com seus consumidores...
@@ebertonmelo6251 que saber vou continuar com meu cht que nunca me deu nenhuma dor de cabeça.Não estou afim de ter a mesma dor de cabeça que eu tive ao trocar meu fit 2008 em um civic 2012
Assim como o Tempra, o JK carro lançado em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, também usava dois comandos para 8 válvulas.Muito bacana os seus vídeos!
Eu tive 2 fiat tipo muito bons os 2 1995 1.6 I E excelente carro nunca me deixou na mão viajei várias vezes confortável espaçoso estável pra melhor que os concorrentes da época tenha um fiat Tipo inteiro vai saber que é bom todo carro ruim e ruim pode ser qualquer marca sempre gostei de volks mais vai compra até usado e muito caro
Esse i.6 ie também é bom?
Tive um 207 1.4 - so troquei óleo (total) e fiz manutenção preventiva, nunca me deixou na mão, não tive problema nenhum.
Faz um video falando do motor Sevel da Fiat (motor argentino)
Motor chatinho pra achar peças kkkk
Parabéns pelo canal! O alfa romeo T I aqueles antigos tbm é 8 valvolas e duplo comando só q tocado por corrente!
A única que você falou que eu não concordo é que o 1º Ecosport automático é ruim. O câmbio é de origem Mazda. Então o que vale para os da Honda e Toyota em questão de durabilidade, vale para esse câmbio. Só é aquele clássico problema de 4 marchas. E nesse caso, em um carro relativamente pesado. Mas ainda assim, é melhor que Duster e Tucson.
Verdade... tive uma ecosport xls1.6 2007 nunca me deu problema... o problema é que brasileiro esta acostumado com fiat e vw e assim falam mal de qualquer outra montadora... ja tive 3 ford e nao pretendo voltar pra fiat ou vw nao, tiver bom senso em manutencoes, a ford nunca vai te dar problema tanto em manual como automatica... tenho um focus automatico e nao tenho nada a reclamar
É que ele deve estar associando ao Poweshift
@@markus001 Concordo com você!
@@weskleydavid710 Sim. Mas os automáticos tradicionais da Ford não tem problemas de durabilidade.
@@weskleydavid710 meu focus é powershift unica coisa que troquei foi um cabo... fora isso mais nada, troco de carro so por outra ecosport, corolla, civic ou lancer
Eu tive um MPI vendido por ,10 mil e foi para Minas andando na mesma época , muito bom
Eu estava na esperança de uma versão boa do Marea....
Sonhaa kk
Tipo carburado ? Só se for na Europa e antes de 1993. Aqui no Brasil só tipo com injeção eletrônica. E todos os FIAT Tipo 1.6, tem o mesmo motor (Sevel), igual ao do Prêmio 1990 em diante, Elba idem Uno CSL, 1.6R, Fiorino, Palio EL 1.6 spi (tive um) ou MPI, Siena EL, Palio Weekend ano 2000 em diante, etc. Abraços.
Isso ai! Bosh monomotronic
Gostaria de ouvir suas opiniões sobre o C4 pallace ou da família Citroen .
Obrigado pelas dicas .
Tive um citroen AIRCROSS , excepcional carro , nunca me incomodou , só que é um pouco mais cara a manutenção , esses carros só precisam de donos
Os C4 (Pallas, Hatch, VTR) são todos ótimos carros, só não compre os com câmbio automático, pois eles usam o câmbio al4 que com frequência da problema principalmente nas solenóides, e a suspensão deles é mais sensível pois foi feita pra andar na França e não nesses caminhos de burro que temos no Brasil, fora isso, tendo procedência são belas máquinas
C4 bomba
Cara C4 e bom carro como já falaram aí se for cambio al4 e complicado vai dar pau, não tem onde correr mas fora isto e uma ótima mecânica e conforto, só mercado dele e ruim pois brasileiro deu mau fama a ele, mas eu gosto dele tipo acho ótimo carro o motor 1.6 ou 2.0 são excelentes. E valor bacana para um carro com todo luxo que ele tem.
@@louburchs4741 sabe de nada.....
Realmente amigo entre minhas relíquias tenho um exemplar impecável do stilo shumacher 1.8 16v que não vendo de maneira alguma mas passei trabalho com vazamento de óleo nele hahahaha... e a caixa de direção por ser dos primeiros carro com direção elétrica na época tem problemas de desgaste e fica fazendo barulho, mas sendo bem cuidado é um bom carro tirando esses dois problemas. Ah no teto nunca tive problema, mas acredito que tive sorte porque já vi muita gente reclamar. hahahah.... abraço
A melhor versão do Peugeot 206 é a 1.6 8v esse motor vinhas nas primeiras unidades vindas da França é um motor muito bom aguenta muito!
Mas é a suspensão da criança?
@@robalexandre3903 realmente pqp, é confortável por ser independente e etc,mas pqp q bosta de regular mas dá pra arrumar
Rob Alexandre é frágil não aguenta as estradas Brasil vive dando problema nas bandejas e vai por mim são caras por demais esse carro só tem beleza mesmo é uma verdadeira bomba na parte elétrica e de suspensão descartável.
@@thiagocosta2687 vc com certeza não sabe ter carro kkkkk tenho um com 144.000 km e o carro ta perfeito
Matheus Paz desculpa mas não acredito isso aí é papinho de dono de bomba kkkk que tem uma
Merda e quer falar que o seu é exceção repare que todos relatam a
Mesma coisa só o seu que é diferentão os: realmente não sei ter carro por isso tenho um civic 2018 é um opala coupé 78 boa sorte aí com seu francês.
Baita canal esse teu meu irmão.
Informa com certo humor kkkk
Muito legal.
Parabéns!!!
Eu acabei de pegar o stilo 1.8 manual, perfeito, troquei meu golf mk3 e não me arrependo
Mesmo pagando parcelas
Meu pai teve um Tipo 2.0 1995 e nunca deu problema, talvez por ser importado. Descordo totalmente, baita de conforto e andava muito.
Já tive um tipo, só me deu trabalho até pra vender aquela bosta foi uma luta kkkkkk
Também foi o Primeiro motor ''Fire'' do Brasil kkkkkkkkk
kkkk mandou Marlon
O meu vizinho também teve um Tipo e o último investimento que fez nele foi para empurra-lo num buraco. Alguém também foi lá e também "investiu" nele: botou fogo. Sei que têm alguns donos de Tipo que gostam, convivem com ele e até aprenderam mecânica com ele. Somente estou contando uma história verídica.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@wesleycorreia6174 Só da figura nesses comentários
Oi amigo boa noite curto muito seus vídeos
Vc falou sobre o tipo com injeção de um bico
Eu tenho um a mais de dês anos ano 94 1.6 8 v e nunca me deu for de cabeça até hoje só me deu alegrias amo meu tipao todo original com teto solar e não vendo por nada já me ofereceram 30.000 reais nele e não vendo pode ser ruim pra pessoas que só sabe usar e não não manutenção mais PPRA mim e um carro excelente
Ecosport com motor 1.0 e uma carroça o carro e pesado não desenvolve , melhor investir um pouco mais e pegar uma 1.6 ou 2.0 mais vantajoso
Um carro que tinha a mesma configuração de motor igual ao do Tempra 8V era o Alfa Romeo 2300 nacional...também era DOHC porém com oito válvulas e com câmaras de combustão hemisféricas e seus comandos eram acionados por duas correntes...as válvulas de escape eram refrigeradas a sódio no interior das hastes das mesmas...
Carros que vão ser bomba no futuro.
Gol com motor EA111 KKK
os golf tsi e jettas
Todos esses Volks aí TSI e talvez os MSI, mas os TSI, viva e verá!
Peugeot 207.
Up TSI.
Tive um tipo monoponto, 1.6 i.e 8 válvulas. Verdades. Sim, a injeção é meio problemática, mas com um pouquinho de paciência nada que vai ser muito sério. São apenas sensores de fácil troca e essas peças são bem baratas.
Mais verdades... Carro fantástico, anda bem, não bebe muito e um grande conforto no seu interior com ótimo acabamento. Da um banho nos carros de hoje. Tive um tipo e teria de novo.
É estranho ver o Gabriel sem aquela camisa da Marea = Guincho do Guincho?
Não parece a mesma pessoa kkk
Tipo 8v 1.5 IE importado, excelente carro, tive por 17 anos, nunca me deu problema.
1.5 no Brasil não existe,só 1.6
Tenho um tempra 8valvulas ie completao um belo de um carro anda muito na minha opinião e um ótimo carro e o 16 válvulas tbem e um ótimo carro não me queixo desses dois modelo de carro agora vc quer um carro bom e só manter a manutenção.
Peguei um97sx 16v bebe pra caramba kkkkk mas é uma delícia guiar o ar gela muitooo
@@9972emerson o ar gela muito desses carro e gosto muito de tempra anda muito
Eu tenho um 16v, top mesmo 8v tambem top esse cara ai sabe nada, só critica o que ele nao tem ou nem saber mexer.
Rapaz eu ouvir dizer que o Irã e Israel estão entrando em guerra,e eles comprando esses tipos de carro aí, Tempra,tipo, Marea etc..
cara curto de mais seus videos um dos canais mais legais do youtube faz mais videos assim de varios carros muito bom gosto de mais abraço amigo
Tenho um tipo 1.6ie e só precisei plainar cabeçote e trocar junta pq o antigo dono deixou ferver
Faltou vc falar do Escort zetec! Tive um 1.8 16v.rapaz fiquei 1 ano e meio com ele. Deu pau no cabeçote gastei uma grana e não ficou bom. Na epoca troquei em um gol bola cli. E hoje estou com outro Escort. Só que com motor 1.6 8v.zetec rocam! Excelente carro! Já estou com ele há 5 anos e o carro não dá um problema. Motor muito bom o zetec rocam 1.6 8v.
Falou algo que pouca gente sabe, tempra 8V com 2 comandos, tu manja dos paranaue!
Gabriel o motor do Peugeot 206 1.0 é Renault, trabalhei na fábrica da Renault nessa época
Primeira vez que o Marea fica fora do top 5 kkkkkk pq não tem versão boa
😂😂😂vdd
@Paulo Serrone, o motor do Marea 1.6 não tem nada haver com o motor do Palio 1.6. O motor do Palio é o motor Torque, uma evolução do sevel que equipava os Unos 1.6r e Mpi. Já o motor 1.6 do Marea é o Corsa Lunga 1.6 16v, um projeto italiano. Os primeiros Brava até 2001 que saíram tinham a mesma mecânica do Palio 1.6 16v.
Tem um Marea 2008 com motor etorq 1.6 16v , salva sim !
Cara que saudades eu tenho do meu tipo, infelizmente nao tive condições de sustentar dois carros, tive que vender, mas nunca me deixou na mão, gostava de tudo nele, so o porta malas que nao prestava, o restante depois que aprendi mexer , foi so alegrias, coloquei volante , banco do marea, rodas 17 cromadas, eita epoca que dinheiro era mato kkkkk
Não tem nenhum marea com uma versão boa 😂😂😂😂
A 1.6 16 v
Tenho um Tempra carburado 8v e é muito forte, apesar do desperdício do duplo comando é um carro com uma força que não é dele
Não sei de onde ele tirou que existe Tipo 1.6 carburado.
Tb não sei de onde ele tirou que o Sedicivalvole dá problema.
Ao mesmo tempo que tb não falou da versão SLX 2.0 8v...
E sobre a EcoSport... coloca uma foto da 4WD (a que ele chama burramente de 4x4!), mas não destaca ela como a melhor, tendo todos os problemas de suspensão e estabilidade resolvidos, com todas as qualidades da Duratec 2.0, que a 4WD tb é.
Pior ainda... acharem que esse cara é bom.
Melhor seria amarrar as mãos irritantes dele antes de começar a falar e ele fumar menos maconha para ser menos chato.
Meu primeiro carro foi um fiat tipo 1.6 ie 95, viajava a trabalho todo final de semana, nem furar pneu furou, e olha que isso foi em 2012 😅😅😅. Carro é mais a manutenção em dia mesmo. 🤗
E que o bonitnho ai em cima nunca teve um o certo e levar um procesinho por denegrir um bem móvel do alheio a lei asegura isso para casas e para bens móveis também
Quando falou em motor D4D eu já pensei que seria o da Hilux kkkkkk
Tempra 8v ie éra ótimo, confortável, estabilidade total pra viajar... o problema foi que a fiat fez muita coisa errada nesse carro: a injeção monoponto sendo que já tinha a MPI disponível, o suporte da caixa de direção que quebrava, a primeira velocidade da ventoinha sem relê, linha de combustível toda presa com abraçadeiras de parafusar...
Se não me engano era o motor do kadett restruturado esse do Stilo 1.8
Te enganou. O motor do Kadett é 1.8 familia 2, curso do vira mais curto, 79.5mm, favorecendo rl mais baixo, saiu de linha no astra. Ja o motor 1.8 que substituiu é família 1, curso bem longo, 88.2mm, favorecendo torque em rotacoes mais baixas e alta vibração em rotações mais altas. Esse, usado no Stilo. Acho que agora está mais claro...
@@MstrGugoll exatamente cara e nunca existiu familia 1 mais que 1.8 só 1.0 1.4 e 1.8 ja familia 2 tem 1.6 1.8 2.0 2.2 e 2.4
É o motor da Montana, do corsa hatch e corda sedan (corsão) 1.8
A do Peugeot 206 pra mim foi surpresa. Não sabia que ele usava o motor D4D 1.0 16v. Ta ai uma boa opção para primeiro carro, pelo menos eu acho bonito o 206.
@@kaiquepelomundo o meu é um C4 hatch Exclusive pack 2.0 AL4. Gostei muito da Peugeot tanto que agora aqui em casa todos os nossos carros são franceses kk.
Gabriel meu jovem!!
Tome cuidado com a sua dicção!!!
As vezes é difícil entender o que você fala!
Abraço!!
QUE?! KKKKKMKKKKKKKK
Boooooooooooraaaaaaaaaaaaaaa p viiiiiiiiiiiiiiiiiidddddddddddiiiiiiiiiiioooooooooooooo
@@2011fpereira Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitchu
Não é nenhum documentário, apesar de muito completas as informações, amigo, relaxe e dê boas risadas.
Gabriel, só vídeos show obrigado por tudo, Deus te abençoe sempre.
Cara, tive 2 206 1.6 16v e nunca tive problema com parte elétrica, o problema é os "mexânicos" viu
Cara, eu tive um por 7 anos, só troquei pq precisava de um porta malas maior. Q carrinho gostoso de dirigir. Problema elétrico q tive foi a bobina, só resolveu depois coloquei uma de marca boa. Gostava bastante do carrinho, agora a suspensão era ruim mesmo rsrs
@@valdirbento2197 quem faz o carro é o dono neh kkkk, hoje tenho uma 307 2.0 manual, sem problemas com ele tbm
@@leandroosti9242 Com ctz!!! Rapaz o 307 é lindo demais!
Tempra e Tipo são uns baita carros no quesito conforto e espaço interno, pena que em questão de manutenção eles era digamos muito caro mais não deixa de ser um carrão...
Da pra ver q esse cara nao sabe nada ,quero ver ele achar peça do MPI ,já o do 1.6 ie ja acha peça até no açougue mas quem sabe disso é so tipeiros de verdade não esses ai q acha q conhece carro
Olha o mecânico, deixa ele, ficou bom o vídeo se não gosta só não ver ué...
Tenho um tipo i.e tbm carrinho 3 filé só vai.. o problema é q os cara faz vídeo se baseando nas opiniões antigas.. sim na época o carro podia ser ruim.. mais hj em dia com a tecnologia tudo se resolve fácil .
@@brunobradaci alguém falou q ficou ruin o vídeo meu amigo apenas falei q o cara não sabe nada sobre o fiat tipo apenas isso então respeita a minha opinião maluko
@@danieltunesliscano8693 aow maluko, sou mano não blz, ele falou alguma merda no vídeo? Ele falou com base do que ele sabe e do que é falado na internet, o carro não é ruim não, porém, a maior parte das versões saíram como uma bomba, e ainda por cima tinha certos mecânicos que não sabiam mexer e pioravam a coisa, se vc acha que o cara não entende nada nem deveria se dar o luxo de ver o vídeo dele né... Críticas são aceitas desde que seja construtiva, a sua foi apenas pra falar mal dele
Tenho um fiat tipo 95 monoponto, a 8 anos. Cara pra sincero! O carro pra mim e top de mais, na época que lançou talvez não teria peças de reposição, mas hoje tem de sobra. Mercado livre que o diga. Tamo junto.
Tenho um 206 1.6 feline manual, tenho o carro a dez anos e nunca deu problema, nunca me deixou empenhado, só faço a manutenção normal.
Passei tanta raiva com um tipo 1.6 ano 96 que nem de graça eu quero essa desgraça
Aposto que nao cuidava
Eu tive um fiat tempra 8v e nunca me deu problemas é um baita carrão, me arrependí de ter vendido🙁
Faltou a do vw gol na versão 8v é 16v
Tive um Linea 1.8 e-torq câmbio manual, era muito bom! Problema é a suspensão desse carro, que é bem chata... E o cubo desse carro parece q foi feito de plástico, mas conforto e potência, nao tem pra ninguém... Mas gosto muito agora tô com esse Logan 2011 1.0 motor d4d e não tô tendo problemas, na vdd esse carro é foda demais... Meio fraco porém 0 problema, só manutenção periódica e felicidade
Eu tinha um Fiat tipo e acredite ele nunca me deixou na rua.
Mas eu deixei ele várias vezes🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣🤣🤣
Boa noite.. gostaria de ver um vídeo a respeito de câmbio automático nos carros dos anos 80 com Santana, Monza, Del Rey, e outros..
Dodge Víbora 👌
Não poderia deixar de comentar sobre meu atual carro e espero que seja por muito tempo: Fiat Tipo.
Seria interessante pesquisar um pouco mais sobre o histórico do carro antes de falar sobre...
O principal problema do tipo, que foi o que queimou sua imagem não foi o problema de injeção arcaica Bosch Motronic (compartilhada tbm com clio, renault 19 e golf sapão).
Era o fato de uma parte de uma serie de chassi ter saido com a mangueira da DH defeituosa. Quando se esterçava muito a direcao manobrando, a pressao aumentava acima do que a mangueira aguentava. Ela estourava e o oleo de DH vazava em cima do coletor de admissao quente, iniciando assim os famosos incendios.
O recall foi feito apos detectado o problema, mas ainda hj, vejo Tipos sem a capa protetora fornecida nesse recall na epoca, mostrando que os donos tbm nao zelavam muito.
A injecao tinha problemas? Sim tinha. Mas nao eram todas as versoes. Apenas a I.E. que tinha esse problema, que era mais atribuido a uma programacao do modulo do que ao TPS em si. MPI, SLX e Sedici nao tiveram problemas de incendiarem.
Interessante é ver pessoas criticando tanto a Tipo com motor Sevel "argentino" e rasgando elogios para a Uno 1.6 R, quando na verdade tinham exatamente o mesmo motor, sendo a tipo com bem mais itens de conforto do que a Uno, que a unica diferença é que era carburada...
Alias, to tentando descobrir que tipo carburada foi essa que saiu, se no Brasil so tivemos a iE e MPI (1.6) e as SLX e Sedicivalvole (2.0 e 2.0 16v)...