Muito bem explicado, Dr Lordello! Uma aula de Direito. Agora, compete a nós, clientes, também colaborar para que isso não aconteça: se eu posso segurar nas mãos ou colocar na cestinha, pra quê enfiar a mercadoria no bolso?
Eu concordo em parte com você. O grande problema é que, se o cliente realmente roubar um produto da loja e o vigilante não tomar nenhuma atitude, ele pode arrumar problemas para si próprio. A empresa pode entender que ele não está cumprindo a ordem que lhe foi passada, e, nessa situação, o vigilante também pode ser mandado embora por justa causa. Claro, concordo que há vigilantes que cometem abusos, acusando uma pessoa de ter pego algo quando na verdade não pegou. Porque se a loja contrata um vigilante que não pode fazer nada, é melhor não ter segurança no estabelecimento. Além disso, o vigilante não pode deixar o cliente sair e ir embora do estabelecimento, pois da rua para fora o vigilante não pode fazer nada. Se o vigilante abordar o cliente no meio da rua, também pode configurar abandono de posto, o que também pode ocasionar uma justa causa. Eu já trabalhei 14 anos na área de vigilante e sei que há situações bem delicadas."
@@lucasf8180Se os bandidos pintam e bordam em cima da lei tu acha mesmo que um trabalhador que só está tentando realizar o seu trabalho com perfeição vai dar bola pra essas leis ridículas por causa que esses policiais idiotas acham que são o rei do mundo, o cu deles
Nesse caso, entendo que a Jurisprudência está a favor do bandido, quando ele passa pelo caixa e não paga a mercadoria. Isso já caracteriza o roubo. Afinal, nem no estacionamento e muito menos na calçada tem caixa de supermercado.
Vc sofre de algum distúrbio? Ele explicou q se passar pelo caixa fica configurado. Pois a loja é de autoatendimento, se é vc q pega os produtos como vc tá furtando? Só depois q passar no caixa. Larga mão de ser burro!
Tá na hora mudar leis que ao invés de ajudar a simplificar, complicam os entendimentos. Aí vem a pergunta? Qual é a real intenção de um indivíduo pegar um produto e esconder no bolso ou dentro da jaqueta? É pra isso que nos estabelecimentos já tem as cestinhas e os carrinhos de compra. Lembrem na hora de votar em seus representantes o que eles defendem, se é o que o povo de bem precisa, se não encontrar ninguém, não votem em ninguém...pelo menos sua consciência está livre de não ter ajudado eleger quem não faz nada pelo povo de bem 👍🏼
Gosto muito dos seus comentários. Sou sua fã de carteirinha. Vou fazer esse ano 80. Devido a isso cada dia recebo trote. O atual que tenho recebido quase que diariamente é a tal carteirinha virtual do INS que eles perguntam se já recebeu pelo correio. Sei que trata de golpe mas já fiquei sabendo que várias pessoas estão caindo como você diz “nessa roubada”. Diante disso , acredito que um vídeo do senhor com esse tema seria muito bom. Grata pela atenção.
Na falida lojas americanas fui abordado por uma vendedora desconfiando de um volume em meu bolso do paletó. Naquele momento eu poderia acionar a polícia para obter um B.O., mas resolvi mostrá-la que aquele volume era uma caixa de remédios perguntando a ela se aquela mercadoria era vendida alí e se ela estava autorizada a fazer aquela abordagem!
Já ouvi dono de loja dizer que o "cliente" roubou, mas ele não podia retê-lo até a chegada da polícia; o "cliente" foi emvora levando o objeto furtado...
Interessante este assunto pois sempre se pergunta qual e´o limite de uma ação que se diz legítima,será que esta ação não e´considerada excessiva e ate´mesmo criminosa frebnte aos conflitos de interesses que surgem a cada caso;E ainda não bastassem os códigos que temos surge o código do consumidor delineando outras rotas que assegurão o cidadão destes atos supostos legítimos.Muito interessante este diáçogo vale a pena conferir.Parabéns pela iniciativa.
Se o meliante furtar um chocolate, só caracteriza o crime se ele chegar na calçada??? KKKKKKK Deveria caracterizar só quando ele comesse e cagasse o chocolate. Jurisprudência totalmente pró bandido. Também, o que esperar de um país governado por essa coisa que está aí?
por causa de um chocolate nesse país tem gente que é espancada isso é um abuso como o que fizeram com o genivaldo colocado no camburõa e morto com gás. um muleque foi colocado dentro de um freezer vazio, esqueceram o molleque lá quando abriram o moleque tava moroto sufocado . eu perginto vale a pena ???????? por causa de um chocolate
Boa tarde!faça um video falando sobre a abordagem da ícone do carnaval:dona Vilma Nascimento,da portela,havia recebido uma homenagem no congresso.Ela foi abordada dentro da loja no aeroporto de Brasilia.É muito interessante nós falar sobre esse assunto e outros no seu canal:é de grande importância vc analisar e ver os pontos errados em uma abordagens feitas em loja,assistindo videos e mostrando os pontos,na prática.
Se um segurança desconfiar de mim, tranquilo. Pode me revistar tranquilamente. Nunca roubei. E o segurança está trabalhando. Sempre respeito quem está trabalhando.
Entrei em uma loja e na hora que sai vieram 2 rapazes me cercaram e me pediram pra devolver um energético ( que eu teria roubado), falei que não tinha roubado nada, não acreditaram e colocaram as mãos na sacola, foi quando eu falei que só a polícia revistaria a sacola. Passei pelo constrangimento de ter a polícia me revistando, mas como não roubei nada, B.O feito e indenização de R$ 3 mil .
@@Berguerfiquei satisfeito sim! Foi uma loja de bairro ( não era uma grande loja de departamentos), o produto era baratinho .. não dava pra esperar muita coisa. Ainda choraram já que queriam pagar só mil.
se um segurança me aborda, e diz q precisa me revistar, adote o seguinte procedimento: 1. Diga q está a disposição da loja, e que vai permanecer alí até resolver a questão, que não vai se ausentar, e informe ao segurança que É PROIBIDO REVISTAR VOCÊ. 2. Diga ao segurança para chamar a Polícia, ou vc mesmo aciona por celular, e que só será revistado por policiais, e diga a policia que o segurança o deteve na loja para averiguação e está impedido de sair do local. 3. Aguarde a policia chegar e confira os resultados. É tão somente isso. O colega aí do canal fez maior enrolação, falou disso, daquilo, mas não soube resumir de forma inteligente. E ainda fica no início do vídeo pedindo LIKE, eu acho isso uma vergonha.
@weldermartins2715 - 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 ! Ele Falou, Falou e é Tudo Sobre Dinheiro ! Esclarecimentos que é Bom, ..... Like, se Inscreve, Compartilha, Comenta, Super Chat, etc. 🧐 !
Eu tinha 12 anos e fui sozinho no shopping joguei vídeo game tava mó feliz aí resolvi sair do shopping e dar umas voltas lá fora antes de ir pra casa, quando vi a porta da saída me deu uma felicidade e ia saindo do shopping pulando quando atravessei a porta uma mão pesada bateu no meu peito violentamente e puxou minha mochila que eu cai no chão, aí eu falei pq vc fez isso, aí ele falou : se tá correndo é pq roubou algo,.. Fiquei pelado no shopping só de raiva pra mostrar q não roubei nada
EU passei por isso há Muitos Anos, mas não sabia que tinha Direitos ! Apenas não comprei mais no local. Éra um Supermercado de Asiáticos no Extremo Leste da Capital de São Paulo.
Já trabalhei mais de 5 anos em Hipermercado como vigilante e discordo dessa norma de Deixar o meliante sair da calçada para fora para ser abordado pelo vigilante , o vigilante já fica Rondando o Estacionamento Quando é lhe passado o ocorrido via Rádio sobre o produto subtraído pelo o indivíduo aí é que entra a ação do vigilante após o indivíduo já se passou pelo caixa e não fez o pagamento do objeto e todos que eu, o abordei eu, já chego e mando a real falo com o indivíduo o que foi informado pelos funcionários do Hipermercado que ele estáva subtraindo uma determinada mercadoria e apenas oriento o mesmo para aguardar os funcionários do mercado para fazer a revista convidando o mesmo para um Local seguro e visível e de imediato até oriento o mesmo que se for constatado que ele realmente não subtraiu nada que ele pode chamar a polícia e fazer o B,O e correr atrás dos Direitos dele que se precisar de testemunhas eu mesmo testemunho a favor dele , mais todos que abordei infelizmente estaria sim subtraindo objetos do supermercado inclusive teve um dos Ladra que era funcionário do próprio mercado infelizmente chamei a viatura e conduzimos para o Distrito onde ele ficou Detido tentei dialogar com o gerente do Hipermercado para pegar as mercadorias de volta e mandar o cara embora por justa causa mais ele não aceito e tive que conduzir o indivíduo para a delegacia ficou preso pôr 15 dias até o pai pagar a fiança e solta-lo ele voltou no Hipermercado me comprimentos me pediu desculpas pelo o ocorrido eu, devolvi a chave do carro dele que permaneceu no estacionamento do Hipermercado enquanto ele esteve preso no dia da prisão ele tinha me entregado a chave do veículo para mim olhar pra ele enquanto ele conseguia pagar a fiança
Otima dica. Sempre chame a polícia. A segurança não é a polícia. Embora um cidadão possa agir, ele terá problemas. Chame a polícia. Meu amigo carregava a carteira entre o shor e seu corpo. Ele a retirou para ver se tinha dinheiro suficiente e, antes de chegar ao caixa, foi abordado pelo segurança e levado à gerência. Lá ele mostrou que estava com a carteira, o cara de pau não pediu desculpas e o gerente menos ainda. Entendo que, à distância, foi uma atitude suspeita de tentativa de roubo. Mas eles não procederam como você disse, a abordagem não foi depois dos caixas, foi muito antes.
Não podem! Eu estudo o comportamento dos profissionais de segurança há muitos anos. Geralmente pessoas que aceitam esse tipo de emprego, tem problema de caráter.
@@miza4709é verdade. Uma pessoa de bem não deve conseguir ficar 1 semana pq percebe q é induzido a cometer crimes. Aí só sobram os burros ou canalhas, infelizmente.
É normal no Brasil juízes trabalharem para os bandidos, traindo os que lhe pagam os seus ótimos salários. Me sinto traído pelos que de fato deveriam me defender. Deveria existir uma corregedoria independente para apurar esses desvios de conduta por parte dos magistrados e demissão se for o caso, ou até cadeia por apologia e incentivo ao crime.
Quando eu era jovem aconteceu comigo, eu comprei no mercado , mas passei por outro corredor e o cara desconfiou de mim e me mandou abrir a bolsa! Eu não sabia como me comportar com essa vergonha e não fiz nada! Podia ter levado uma bela indenização por causa disso! Mas era jovem e não liguei muito para os meus direitos!
Excelente vídeo . Eu nunca tive problema com segurança . Eu já tive um problema com um funcionário de supermercado . Eu estava na fila única com o carrinho e o funcionário estava arrumando um material do lado direito meu , próximo a lateral onde ficam as mercadorias para estimular quem está na fila a olhar a mercadoria e comprar . Esse funcionário saiu de repente na frente do meu carrinho e colocou a mão na frente do carrinho , parando o carrinho , me dando um susto , pois não esperava isso . E saiu andando como se nada tivesse acontecido . Eu no momento fiquei sem ação pela surpresa , mas me arrependo de não ter feito uma queixa com o gerente do supermercado . Eu gostaria de sugerir um vídeo com os direitos e deveres dos funcionários de um supermercado e os direitos e deveres de clientes de supermercado . Mas não uma abordagem do código de defesa do consumidor e sim uma abordagem do direito como cidadão e cidadã . Obrigado .
Se for levar a cabo as leis e o código de defesa do consumidor, nenhuma abordagem a um cliente deve ser feita sem haver comprovação clara da execução do Art. 155 do CP. Ainda assim, se necessário haver revista, esta tem de ser feita exclusivamente por um policial militar ou civil. E se a suspeita for de sexo feminino, a abordagem e revista tem de ser obrigatoriamente por agentes igualmente de sexo feminino, pois se não for obedecido, o segurança/policial pode ser punido por importunação sexual.
No panorama feito, so nao entendi: se com provas de camera seguranca a passoa colocou em sua bolsa um item do estabelecimento e saiuu totalmente dele ( chegou na cslcada sem pagar) a abordagem eh feita de qual forma? Segura a pessoa ate chegar a policia, pega a bolsa da pessoa e faz entao a revista , para comprovar que ouve a subtracao. Outra: nesse caso posso interromper o direito de ir e vir da pessoa estando na rua? Aguardar uma viarura pode denorar em alguns casos, e ai segura a pessoa por horas em seu poder? Abraco
Muito obrigado, nesse estabelecimento momento estou trabalhando em uma loja no RJ , a prevenção de perdas pede para fazer abordagem, eu me neguei em fazer pq eu sei que está errado, até mulheres eles querem que abordem
Rui Barbosa ..já dizia..vai chegar um momento. Que o homem. Vai sentir vergonha. De ser honesto...porque o que era para ser honesto e desonesto. E o que e honesto. Poi como desonesto..ai dificil ..tem que pegar nota fiscais. Ou papéis. De caixas ..comprovar q pagou ...e sempre .usar as leis a favor ...quem tem treinamento. Que tem q agir certo ....
Se deixar pessoa chegar na calçada se for jovem com saúde vai correr e não se pega mais! Ser segurança hoje é muito ruim pq a maioria não usa arma e fica vulnerável caso o cliente abordado queira se vingar! Na verdade em supermercado não dão nem o nome de segurança! Não pega peso físico mas pega o peso do stress mental e do medo de um cliente queria vingança por ter sido abordado e até preso !
A maioria desses seguranças são mal treinados, racistas, cheios de marra e pensam que são polícia. Se você der o azar de não irem com a sua cara, pode sofrer até alguma covardia. Tem mais é que se f...der mesmo esses m... das.
Isto 👆 , é um incentivo para furtarem à vontade, pode crer. No tema para dar conhecimento deveria ser explanado sob outra forma, ou seja, ensinar a NÃO FURTAR mas não dar abertura para se cometer esses pequenos delitos. Se não aprendem em casa que se tenha alguém com maior lucidez para ensinar nas redes.
No titulo fala sobre a abordagem e a revista, sendo que a revista não foi mencionada neste vídeo. Saliento isso porque entendo que é muito importante as pessoas saberem até que ponto estes seguranças de loja podem agir.
Nos anos 80, minhas irmãs gêmeas com apenas 12 anos foram ao mercado com uma listinha e o dinheirinho contado para a compra. O segurança as abordou, levou-as para uma sala atrás , as revistou apalpando-as e não encontrando nada as soltou . Elas chegaram em casa chorando, assustadas e envergonhadas pela humilhação. Meus pais nos criaram com sérios valores e nem pensaríamos em roubar ou furtar nada de ninguém. Quando meu irmão soube disso, foi ao mercado , pediu satisfações e quando a reação do guarda foi de zombarias, ele não aguentou e deu um murro no segurança. Meu irmão ainda teve q gastar em advogado, por causa da agressão. Por tanto, acho que a lei é correta. Não se deve acusar a ninguém só por desconfiança.
Meu conselho é observar o perfil dos profissionais de segurança dos lugares onde você frequenta. Se você chegar em uma lugar e ver um segurança com cara mau, fazendo pise machão. Sai fora, pois você pode estar em perigo. Durante muitos anos observando o comportamento humano, eu noto facilmente os valores que são cultivado em um ambiente. Quando uma empresa tem uma liderança muito importante e que valoriza certos perfis comportamentais, isso costuma a se propagar pela empresa inteira. Líderes de menor escalão vão sendo contratado até chegar no mais inferior na escala do trabalho. Quando um empresa ou estabelecimento é gerida por uma pessoa de bons valores, ele não tolera condutas agressivas ou qualquer expressão de força. Isso a gente já nota no comportamento do controlador de acesso, no segurança ou de um atendente qualquer. A maioria das pessoas não percebem, mas todos revelamos a nossa moral e cada palavra que falamos ou atitude que tomamos. Eu não entro em nenhum estabelecimento em que eu não me sinta seguro.
O problema é q vc precisa entrar pelo menos 1 vez. E, infelizmente, o q mais têm é vigia burro, ignorante e truculento, q segue qualquer ordem do superior. Quase todas grandes redes de supermercados são assim. Não sei nem citar uma exceção.
Eu estava doente com 25 kilos um esqueleto andando pela rua , e fui comprar um remédio em uma drogaria e as mãos estavam com dermatite forte então estava segurando uma sacola para ir colocando as coisas , o segurança me agarrou pelo braço e disse EI NOIA , VC NAO PODE ENTRAR, E COM SACOLA NA MÃO, PARA QUE PARA ROUBAR? , então as caixas que me conhece do bairro e sabe da doença, voou nele e me tirou dele , eu chorando, passando mal , mas estava tão mal que nem procurei meus direitos, eu estava tentando suicidio, depressão, anorexia , só fui levada para casa , hoje Deus me libertou e voltei lá de cabeça erguida, e se acontecer de novo agora sei o que fazer
@@luciasteffens8504 mas eu estava com a mão necrosada pela doença, não conseguia segurar a cesta , por isso a sacola no pulso , aí mostrei a mão puro , pus e infeccionado, e aí foi que ele percebeu a burrada e as caixas tbm já foi em cima dele , pois compro nessa loja desde criança, a dona me conhece e não estava no dia , aí já fui embora, mas hoje eu chamo a polícia se acontecer
Deste jeito é fácil para o ladrão... graças a Deus nunca segurança me abordou porque eu sou correta, tenho até amizade com os seguranças que tem no bretas perto de casa que vou toda semana😊
A legislação pode parecer absurda, mas o que as pessoas precisam entender é que ela existe para que a pessoa de bem não seja prejudicada. É óbvio que o ladrão acaba se beneficiando disso, mas a intenção não é ajudá-los, mas sim, proteger o cidadão. Eu só discordo um pouco dessa outra vertente que entende que a intenção do furto só se configura quando o malfeitor está fora dos limites do estabelecimento. 🤔🤔🤔
Olá boa tarde agora recente minha mãe foi abordada em uma loja onde teve que abrir sua bolsa na frente de todo mundo ..por causo do segurança que desconfiou dela ..e ela não roubou nada
Passou do caixa e não pagou espera a pessoa sair e dá o bote. Então chama a polícia. Não pode é dar uma geral mas tem que conter o suspeito até a PM chegar senão o vigia perde o emprego. Assim eu acho que não haverá abuso.
A verdade é uma só: O vigilante sempre vai estar errado! Pelo que eu entendi se ele aborda no estacionamento não caracteriza furto porque a " Vitima da sociedade" ainda esta no estabelecimento, e se ele aborda fora do estabelecimento ele esta errado porque esta fora da jurisdição!
No hipermercado s.a. que hoje não existe mais, na minha época, os seguranças levavam o subtrador pro banheiro onde o pau comia. Quem tava passando no caixa ouvia os gritos da ripada na corcunda.
Exigir que o cliente guarde ou deixe a mochila ou bolsa num escaninho é correto? Eu preferiria que me revistasse a ter de deixar minha mochila, pois podem colocar, subtrair ou danificar algum equipamento meu.
Eu gostaria de saber se o funcionário e/ou prestador de serviço tem a obrigação de mostrar a bolsa para a Prevenção/ Segurança de loja no final do expediente? Gostaria de um vídeo sobre isso, por fv
Passou da porta pra fora e furto sim !! Somente vigilante organico ou privado pode abordar e fazer revista privafa sim!! Trabalho na área e especializado em gestão segurança privada a 5 anos .. com a nova portaria 18.045 2023 deixa bem claro quais atribuições e funções dos vigilantes procurem se informar antes de falar o que pensam e sim a legislação da segurança privada que é própria autorizada e regulamentada pela polícia federal!! Positivo 😎👍🔥🪖
UMA ÚNICA VEZ NA MINHA VIDA, DEPOIS DE 70 ANOS, FUI ACUSADO FORMALMENTE DE ROUBO, MAS COMO NÃO TENHO ADVOGADO PARA COBRAR REPARAÇÃO, FICOU APENAS A MINHA PROVA QUE EU NÃO ROUBEI.
E se o cliente comer um chocolate dentro de um supermercado e levar a embalagem para pagar no caixa? Como ficará a situação desse cliente ? Pode pagar so mostrando a embalagem do produto que consumiu dentro do estabelecimento?
Tem diferença entre roubar e furtar, Roubo o ladrão coloca uma arma na sua cara a pena é mais grave. Furto, ladrão chega e pegar sua bicicleta sem ninguém ver tem uma pena menor.
Tem diferença entre roubar e furtar, Roubo o ladrão coloca uma arma na sua cara a pena é mais grave. Furto, ladrão chega e pegar sua bicicleta sem ninguém ver tem uma pena menor.
Uma dúvida certa vez dentro do aeroporto de Brasília aquele antigo na volta para Florianópolis, 1 colega foi revistada antes do embarque por uma mulher com roupa de funcionário com roupa de terceirizado azul e branco sem identificação de polícia militar ou federal. Isso antes do embarque, isso é possível em aeroporto?
O o Brazil do seu zé tá phoda! Não dou motivo, mas também não vejo problema nenhum em ser revistado. Desde que seja na boa. Só quem tem a má índole vai se revoltar. Resumindo na boa, sem problema.
Difícil para os honestos, heim? Aqui, *esperando um vídeo de quem proteja aquele que disponibiliza mercadoria no mercado. Esse sim, está carente de defensores.*
Trabalhei como segurança de farmácia, hotel, joalheria, universidade, e principalmente supermercado por mais de 10 anos, e, no supermercado tinha tentativa de furto quase todos os dias! Quando eu via a pessoa enfiar mercadoria no bolso ou na bolsa, imediatamente eu pegava uma cestinha ou carrinho e oferecia para a pessoa, explicando a ela que ela poderia ser mau interpretada por guardar produtos no corpo ou bolsa antes de pagar. Normalmente a pessoa devolve na hora e vai embora, pois se ela tentou furtar, certamente não iria comprar! Quando algum desses erguia a voz pra intimidar eu mostrava as câmeras e perguntava se preferia a presença da polícia 🚨 com uma viatura! Graças a Deus nunca tive que ir numa delegacia apresentar um ladrão, mas se esperar o ladrão sair na rua pra abordar, esquece, já era, principalmente se o segurança trabalhar sozinho, como era o meu caso!
Informativo: 651 do STJ - Processo Penal Resumo: É ilícita a revista pessoal realizada por agente de segurança privada e todas as provas decorrentes desta.
Fica sempre complicado pra segurança, se a pessoa flagrada já fora do estabelecimento alegar esquecimento ao não pagar a mercadoria. Seria melhor que leitores eletronicos fizessem esse serviço na saída como em lojas de roupas, mas utilizando o proprio código de barras ou qr na embalagem. O honesto pagaria e o desonesto também. 🤙
Pra mim, mesmo sem eu nunca ter sido segurança, o pior emprego que existe no mundo é em comércio! Bem que eu queria logo ter terminado de estudar! Depois que eu comecei a trabalhar em comércio, nunca mais eu tive bons olhos com esse campo de trabalho! Estudem bastante! Nunca ponham os pés num.comércio pra trabalhar, senão vocês vão preferir viirar índios! Trabalhar em comércio é traumatizante!
um dia me aconteceu isso minha mae tava resolvendo umas coisas enquanto esperava fiquei passeando no mercado depois como estava esperando pela minha mãe nao comprei nada e como nao comprei nada sai normalmente , quando ia saindo um cara com um walk talk veio correndo , falou senhor senhor tão falando aqui que o senhor esqueceu alguma coisa no caixa, claro que eu nao tinha esquecido nada eu nem tinha passado no caixa, foi uma abordagem cínica e nojenta , ai meu caro já arrupiei os pelos pro segurança falei anssim , se tá achando que eu sou ladrão, chama o gerente dessa espelunca , ai vamo lá procura o gerente, mostrei meu cartão, un dinheirinho que eu tinha, e esculachei o gerente, essas empresas terceirizadas de segurança levam um neguinho pro canto e dão uma prensa, comingo não fiz um show lá no mercado esses segurança metido a macho . pra cima de muá não.
Uma vez eu tava no mercado quando vi uma mulher quase chorando ao ser abordada por um funcionário, dizendo que colocou a mercadoria de volta. Pelo que entendi, ela tinha tentado roubar, mas desistiu antes de ser abordada, mas mesmo assim o funcionário seguiu adiante com os procedimentos de roubo, dizendo que não é só porque ela colocou de volta que estava tudo bem. Sempre achei que ela estava errada, mas nesse caso parece que não.
Com tanta explicação fica claro que a lei protege mais o ladrão. E o segurança ou o estabelecimento que tem que pagar indenização pra brasileiro malandro
Lordelo sempre salvando nossa vida 😊
Muito bem explicado, Dr Lordello! Uma aula de Direito. Agora, compete a nós, clientes, também colaborar para que isso não aconteça: se eu posso segurar nas mãos ou colocar na cestinha, pra quê enfiar a mercadoria no bolso?
Cada vidio e um aprendizado parabéns pelo canal
Eu concordo em parte com você. O grande problema é que, se o cliente realmente roubar um produto da loja e o vigilante não tomar nenhuma atitude, ele pode arrumar problemas para si próprio. A empresa pode entender que ele não está cumprindo a ordem que lhe foi passada, e, nessa situação, o vigilante também pode ser mandado embora por justa causa. Claro, concordo que há vigilantes que cometem abusos, acusando uma pessoa de ter pego algo quando na verdade não pegou. Porque se a loja contrata um vigilante que não pode fazer nada, é melhor não ter segurança no estabelecimento. Além disso, o vigilante não pode deixar o cliente sair e ir embora do estabelecimento, pois da rua para fora o vigilante não pode fazer nada. Se o vigilante abordar o cliente no meio da rua, também pode configurar abandono de posto, o que também pode ocasionar uma justa causa. Eu já trabalhei 14 anos na área de vigilante e sei que há situações bem delicadas."
ninguém é obrigado a concordar com ele e sim com a lei.
@@lucasf8180Se os bandidos pintam e bordam em cima da lei tu acha mesmo que um trabalhador que só está tentando realizar o seu trabalho com perfeição vai dar bola pra essas leis ridículas por causa que esses policiais idiotas acham que são o rei do mundo, o cu deles
Você esta abordando o problema do patrão com o vigilante e suas relações trabalhistas.
Aqui o assunto é outro.
Ordem de gerentes, patrões não estão acima da lei. Não têm poder de polícia. Se há alguma suspeição, o correto é chamar a polícia.
Ninguém pode ser demitido por justa causa, por se negar a cometer um crime.
Esse vídeo é muito bom.parabens.
Nesse caso, entendo que a Jurisprudência está a favor do bandido, quando ele passa pelo caixa e não paga a mercadoria. Isso já caracteriza o roubo. Afinal, nem no estacionamento e muito menos na calçada tem caixa de supermercado.
Roubo?
A lei brasileira sempre está a favor do bandido
Vc sofre de algum distúrbio? Ele explicou q se passar pelo caixa fica configurado. Pois a loja é de autoatendimento, se é vc q pega os produtos como vc tá furtando? Só depois q passar no caixa. Larga mão de ser burro!
@@vinicius9424
Pois é, amigo! Para se comentar sobre jurisprudência, primeiro tem que saber a diferença entre furto e roubo. 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️
Se vc é vigilante armado, tem lei que fala que vc n poderia sair do trabalho local de trabalho com o armamento.
Ficou super clara a explicação
Tá na hora mudar leis que ao invés de ajudar a simplificar, complicam os entendimentos. Aí vem a pergunta? Qual é a real intenção de um indivíduo pegar um produto e esconder no bolso ou dentro da jaqueta? É pra isso que nos estabelecimentos já tem as cestinhas e os carrinhos de compra.
Lembrem na hora de votar em seus representantes o que eles defendem, se é o que o povo de bem precisa, se não encontrar ninguém, não votem em ninguém...pelo menos sua consciência está livre de não ter ajudado eleger quem não faz nada pelo povo de bem 👍🏼
A pior coisa que passamos é ter um governo que incentiva
Gosto muito dos seus comentários. Sou sua fã de carteirinha. Vou fazer esse ano 80. Devido a isso cada dia recebo trote. O atual que tenho recebido quase que diariamente é a tal carteirinha virtual do INS que eles perguntam se já recebeu pelo correio. Sei que trata de golpe mas já fiquei sabendo que várias pessoas estão caindo como você diz “nessa roubada”. Diante disso , acredito que um vídeo do senhor com esse tema seria muito bom. Grata pela atenção.
Na falida lojas americanas fui abordado por uma vendedora desconfiando de um volume em meu bolso do paletó. Naquele momento eu poderia acionar a polícia para obter um B.O., mas resolvi mostrá-la que aquele volume era uma caixa de remédios perguntando a ela se aquela mercadoria era vendida alí e se ela estava autorizada a fazer aquela abordagem!
Já ouvi dono de loja dizer que o "cliente" roubou, mas ele não podia retê-lo até a chegada da polícia; o "cliente" foi emvora levando o objeto furtado...
@@willygraeserjr929podia sim, é q provavelmente esse dono não tinha certeza
Era só vc ligar a câmera do seu smartphone, começar a gravar. Se ela insistisse, bastaria processar
Interessante este assunto pois sempre se pergunta qual e´o limite de uma ação que se diz legítima,será que esta ação não e´considerada excessiva e ate´mesmo criminosa frebnte aos conflitos de interesses que surgem a cada caso;E ainda não bastassem os códigos que temos surge o código do consumidor delineando outras rotas que assegurão o cidadão destes atos supostos legítimos.Muito interessante este diáçogo vale a pena conferir.Parabéns pela iniciativa.
Bota explicação boa!
Se o meliante furtar um chocolate, só caracteriza o crime se ele chegar na calçada??? KKKKKKK Deveria caracterizar só quando ele comesse e cagasse o chocolate. Jurisprudência totalmente pró bandido. Também, o que esperar de um país governado por essa coisa que está aí?
Custa nada esperar ele passar pelo caixa e não pagar
por causa de um chocolate nesse país tem gente que é espancada isso é um abuso
como o que fizeram com o genivaldo colocado no camburõa e morto com gás. um muleque foi colocado dentro de um freezer vazio, esqueceram o molleque lá quando abriram o moleque tava moroto sufocado . eu perginto vale a pena ???????? por causa de um chocolate
Verdade
Verd, um país governado por um incentivados do crime, tanto que aumentou muito todas as práticas de crime é só pesquisar
É óbvio, crim3s são julgados pelos fatos, não por achismos.
Boa tarde!faça um video falando sobre a abordagem da ícone do carnaval:dona Vilma Nascimento,da portela,havia recebido uma homenagem no congresso.Ela foi abordada dentro da loja no aeroporto de Brasilia.É muito interessante nós falar sobre esse assunto e outros no seu canal:é de grande importância vc analisar e ver os pontos errados em uma abordagens feitas em loja,assistindo videos e mostrando os pontos,na prática.
Se um segurança desconfiar de mim, tranquilo. Pode me revistar tranquilamente. Nunca roubei. E o segurança está trabalhando. Sempre respeito quem está trabalhando.
Entrei em uma loja e na hora que sai vieram 2 rapazes me cercaram e me pediram pra devolver um energético ( que eu teria roubado), falei que não tinha roubado nada, não acreditaram e colocaram as mãos na sacola, foi quando eu falei que só a polícia revistaria a sacola.
Passei pelo constrangimento de ter a polícia me revistando, mas como não roubei nada, B.O feito e indenização de R$ 3 mil .
Saiu barato. Vc ficou satisfeito?
@@Berguerfiquei satisfeito sim!
Foi uma loja de bairro ( não era uma grande loja de departamentos), o produto era baratinho .. não dava pra esperar muita coisa.
Ainda choraram já que queriam pagar só mil.
@@jassonsantos2001 não tem a ver com o valor do produto, mas sim com o dano moral!
se um segurança me aborda, e diz q precisa me revistar, adote o seguinte procedimento: 1. Diga q está a disposição da loja, e que vai permanecer alí até resolver a questão, que não vai se ausentar, e informe ao segurança que É PROIBIDO REVISTAR VOCÊ. 2. Diga ao segurança para chamar a Polícia, ou vc mesmo aciona por celular, e que só será revistado por policiais, e diga a policia que o segurança o deteve na loja para averiguação e está impedido de sair do local. 3. Aguarde a policia chegar e confira os resultados. É tão somente isso. O colega aí do canal fez maior enrolação, falou disso, daquilo, mas não soube resumir de forma inteligente. E ainda fica no início do vídeo pedindo LIKE, eu acho isso uma vergonha.
@weldermartins2715 -
👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 !
Ele Falou, Falou e
é Tudo Sobre Dinheiro !
Esclarecimentos que é Bom, .....
Like, se Inscreve, Compartilha, Comenta, Super Chat, etc.
🧐 !
Concordo contigo! Sensacionalismo barato para obter curtidas, ao invés de ir direto ao ponto e dar instruções precisas!
Corporativismo dele
Eu tinha 12 anos e fui sozinho no shopping joguei vídeo game tava mó feliz aí resolvi sair do shopping e dar umas voltas lá fora antes de ir pra casa, quando vi a porta da saída me deu uma felicidade e ia saindo do shopping pulando quando atravessei a porta uma mão pesada bateu no meu peito violentamente e puxou minha mochila que eu cai no chão, aí eu falei pq vc fez isso, aí ele falou : se tá correndo é pq roubou algo,.. Fiquei pelado no shopping só de raiva pra mostrar q não roubei nada
EU passei por isso há Muitos Anos, mas não sabia que tinha Direitos !
Apenas não comprei mais no local.
Éra um Supermercado de Asiáticos no Extremo Leste da Capital de São Paulo.
Já trabalhei mais de 5 anos em Hipermercado como vigilante e discordo dessa norma de Deixar o meliante sair da calçada para fora para ser abordado pelo vigilante , o vigilante já fica Rondando o Estacionamento Quando é lhe passado o ocorrido via Rádio sobre o produto subtraído pelo o indivíduo aí é que entra a ação do vigilante após o indivíduo já se passou pelo caixa e não fez o pagamento do objeto e todos que eu, o abordei eu, já chego e mando a real falo com o indivíduo o que foi informado pelos funcionários do Hipermercado que ele estáva subtraindo uma determinada mercadoria e apenas oriento o mesmo para aguardar os funcionários do mercado para fazer a revista convidando o mesmo para um Local seguro e visível e de imediato até oriento o mesmo que se for constatado que ele realmente não subtraiu nada que ele pode chamar a polícia e fazer o B,O e correr atrás dos Direitos dele que se precisar de testemunhas eu mesmo testemunho a favor dele , mais todos que abordei infelizmente estaria sim subtraindo objetos do supermercado inclusive teve um dos Ladra que era funcionário do próprio mercado infelizmente chamei a viatura e conduzimos para o Distrito onde ele ficou Detido tentei dialogar com o gerente do Hipermercado para pegar as mercadorias de volta e mandar o cara embora por justa causa mais ele não aceito e tive que conduzir o indivíduo para a delegacia ficou preso pôr 15 dias até o pai pagar a fiança e solta-lo ele voltou no Hipermercado me comprimentos me pediu desculpas pelo o ocorrido eu, devolvi a chave do carro dele que permaneceu no estacionamento do Hipermercado enquanto ele esteve preso no dia da prisão ele tinha me entregado a chave do veículo para mim olhar pra ele enquanto ele conseguia pagar a fiança
E o pior que se o vigilante sair da calçada para fora ele pode tomar uma justa causa por abandono de posto.
Em breve, ta liberado levar mercadorias ate um certo valor. Como na Califórnia.
Fonte: Arial 12
Se deixar o pt faz, já até apresentaram projeto de lei!
@@otaldepeewee3596põe no Google: deputada do pt apresenta projeto de lei isentando crimes de "pequenos valores"
@@otaldepeewee3596 e só assistir nos noticiários ou aqui mesmo no YT
qual o projeto doçura???@@Berguer
Otima dica. Sempre chame a polícia. A segurança não é a polícia. Embora um cidadão possa agir, ele terá problemas. Chame a polícia. Meu amigo carregava a carteira entre o shor e seu corpo. Ele a retirou para ver se tinha dinheiro suficiente e, antes de chegar ao caixa, foi abordado pelo segurança e levado à gerência. Lá ele mostrou que estava com a carteira, o cara de pau não pediu desculpas e o gerente menos ainda. Entendo que, à distância, foi uma atitude suspeita de tentativa de roubo. Mas eles não procederam como você disse, a abordagem não foi depois dos caixas, foi muito antes.
Não podem!
Eu estudo o comportamento dos profissionais de segurança há muitos anos. Geralmente pessoas que aceitam esse tipo de emprego, tem problema de caráter.
@@miza4709é verdade. Uma pessoa de bem não deve conseguir ficar 1 semana pq percebe q é induzido a cometer crimes. Aí só sobram os burros ou canalhas, infelizmente.
É normal no Brasil juízes trabalharem para os bandidos, traindo os que lhe pagam os seus ótimos salários. Me sinto traído pelos que de fato deveriam me defender. Deveria existir uma corregedoria independente para apurar esses desvios de conduta por parte dos magistrados e demissão se for o caso, ou até cadeia por apologia e incentivo ao crime.
Grande vdd pobres pagam p ricos e bandidos receber os benefices
Isso mesmo
Pq?
@@Berguer 🐍🐍
O coorporativismo é maior, parte menor sempre perderá.
Quando eu era jovem aconteceu comigo, eu comprei no mercado , mas passei por outro corredor e o cara desconfiou de mim e me mandou abrir a bolsa! Eu não sabia como me comportar com essa vergonha e não fiz nada! Podia ter levado uma bela indenização por causa disso! Mas era jovem e não liguei muito para os meus direitos!
Acontece. Mas agora vc entendeu? Aliás, vigia é só um funcionário do local, não tem nenhuma autoridade.
😘
Só sê tiver prova sim
Excelente vídeo . Eu nunca tive problema com segurança . Eu já tive um problema com um funcionário de supermercado . Eu estava na fila única com o carrinho e o funcionário estava arrumando um material do lado direito meu , próximo a lateral onde ficam as mercadorias para estimular quem está na fila a olhar a mercadoria e comprar . Esse funcionário saiu de repente na frente do meu carrinho e colocou a mão na frente do carrinho , parando o carrinho , me dando um susto , pois não esperava isso . E saiu andando como se nada tivesse acontecido . Eu no momento fiquei sem ação pela surpresa , mas me arrependo de não ter feito uma queixa com o gerente do supermercado . Eu gostaria de sugerir um vídeo com os direitos e deveres dos funcionários de um supermercado e os direitos e deveres de clientes de supermercado . Mas não uma abordagem do código de defesa do consumidor e sim uma abordagem do direito como cidadão e cidadã . Obrigado .
Direito de não ser importunada e o direito básico de ir e vir.
Se for levar a cabo as leis e o código de defesa do consumidor, nenhuma abordagem a um cliente deve ser feita sem haver comprovação clara da execução do Art. 155 do CP. Ainda assim, se necessário haver revista, esta tem de ser feita exclusivamente por um policial militar ou civil. E se a suspeita for de sexo feminino, a abordagem e revista tem de ser obrigatoriamente por agentes igualmente de sexo feminino, pois se não for obedecido, o segurança/policial pode ser punido por importunação sexual.
E teria algum motivo pra não levar a cabo essas leis? Achei estranho seu comentário, como se discordasse!
Caso desconfiem de mim, falaria para chamar a Polícia...se eu tiver roubado, serei preso, senão, processo!🤣
bem colocado
CORRETO. NÃO PODE ABORDAR DENTRO DA LOJA. TEM QUE ESPERAR O CLIENTE PASSAR NO CAIXA. EM CASO DE DÚVIDAS ACIONE 190 PM.
Simples e direta!
No panorama feito, so nao entendi: se com provas de camera seguranca a passoa colocou em sua bolsa um item do estabelecimento e saiuu totalmente dele ( chegou na cslcada sem pagar) a abordagem eh feita de qual forma? Segura a pessoa ate chegar a policia, pega a bolsa da pessoa e faz entao a revista , para comprovar que ouve a subtracao. Outra: nesse caso posso interromper o direito de ir e vir da pessoa estando na rua? Aguardar uma viarura pode denorar em alguns casos, e ai segura a pessoa por horas em seu poder? Abraco
Não.
@@vinicius9424 obrigado
Muito obrigado, nesse estabelecimento momento estou trabalhando em uma loja no RJ , a prevenção de perdas pede para fazer abordagem, eu me neguei em fazer pq eu sei que está errado, até mulheres eles querem que abordem
Rui Barbosa ..já dizia..vai chegar um momento. Que o homem. Vai sentir vergonha. De ser honesto...porque o que era para ser honesto e desonesto. E o que e honesto. Poi como desonesto..ai dificil ..tem que pegar nota fiscais. Ou papéis. De caixas ..comprovar q pagou ...e sempre .usar as leis a favor ...quem tem treinamento. Que tem q agir certo ....
Se deixar pessoa chegar na calçada se for jovem com saúde vai correr e não se pega mais! Ser segurança hoje é muito ruim pq a maioria não usa arma e fica vulnerável caso o cliente abordado queira se vingar! Na verdade em supermercado não dão nem o nome de segurança! Não pega peso físico mas pega o peso do stress mental e do medo de um cliente queria vingança por ter sido abordado e até preso !
A maioria desses seguranças são mal treinados, racistas, cheios de marra e pensam que são polícia. Se você der o azar de não irem com a sua cara, pode sofrer até alguma covardia. Tem mais é que se f...der mesmo esses m... das.
Isto 👆 , é um incentivo para furtarem à vontade, pode crer.
No tema para dar conhecimento deveria ser explanado sob outra forma, ou seja, ensinar a NÃO FURTAR mas não dar abertura para se cometer esses pequenos delitos. Se não aprendem em casa que se tenha alguém com maior lucidez para ensinar nas redes.
Verd, já roubam descaradamente, tem muita gente ladra, é só procurar os vídeos que mostra , muitas vx pessoas que jamais suspeitamos
O problema é que se for um vigilante armado ele não poderá sair do local em que ele trabalha usando o seu armamento.
No titulo fala sobre a abordagem e a revista, sendo que a revista não foi mencionada neste vídeo. Saliento isso porque entendo que é muito importante as pessoas saberem até que ponto estes seguranças de loja podem agir.
Nos anos 80, minhas irmãs gêmeas com apenas 12 anos foram ao mercado com uma listinha e o dinheirinho contado para a compra.
O segurança as abordou, levou-as para uma sala atrás , as revistou apalpando-as e não encontrando nada as soltou . Elas chegaram em casa chorando, assustadas e envergonhadas pela humilhação.
Meus pais nos criaram com sérios valores e nem pensaríamos em roubar ou furtar nada de ninguém.
Quando meu irmão soube disso, foi ao mercado , pediu satisfações e quando a reação do guarda foi de zombarias, ele não aguentou e deu um murro no segurança.
Meu irmão ainda teve q gastar em advogado, por causa da agressão.
Por tanto, acho que a lei é correta. Não se deve acusar a ninguém só por desconfiança.
Meu conselho é observar o perfil dos profissionais de segurança dos lugares onde você frequenta.
Se você chegar em uma lugar e ver um segurança com cara mau, fazendo pise machão. Sai fora, pois você pode estar em perigo.
Durante muitos anos observando o comportamento humano, eu noto facilmente os valores que são cultivado em um ambiente.
Quando uma empresa tem uma liderança muito importante e que valoriza certos perfis comportamentais, isso costuma a se propagar pela empresa inteira. Líderes de menor escalão vão sendo contratado até chegar no mais inferior na escala do trabalho. Quando um empresa ou estabelecimento é gerida por uma pessoa de bons valores, ele não tolera condutas agressivas ou qualquer expressão de força. Isso a gente já nota no comportamento do controlador de acesso, no segurança ou de um atendente qualquer.
A maioria das pessoas não percebem, mas todos revelamos a nossa moral e cada palavra que falamos ou atitude que tomamos.
Eu não entro em nenhum estabelecimento em que eu não me sinta seguro.
O problema é q vc precisa entrar pelo menos 1 vez. E, infelizmente, o q mais têm é vigia burro, ignorante e truculento, q segue qualquer ordem do superior. Quase todas grandes redes de supermercados são assim. Não sei nem citar uma exceção.
Eu estava doente com 25 kilos um esqueleto andando pela rua , e fui comprar um remédio em uma drogaria e as mãos estavam com dermatite forte então estava segurando uma sacola para ir colocando as coisas , o segurança me agarrou pelo braço e disse EI NOIA , VC NAO PODE ENTRAR, E COM SACOLA NA MÃO, PARA QUE PARA ROUBAR? , então as caixas que me conhece do bairro e sabe da doença, voou nele e me tirou dele , eu chorando, passando mal , mas estava tão mal que nem procurei meus direitos, eu estava tentando suicidio, depressão, anorexia , só fui levada para casa , hoje Deus me libertou e voltei lá de cabeça erguida, e se acontecer de novo agora sei o que fazer
Nesse caso sempre tem cestinhas para por o que pretende levar, e parabéns por superar seus problemas de saúde
@@luciasteffens8504 mas eu estava com a mão necrosada pela doença, não conseguia segurar a cesta , por isso a sacola no pulso , aí mostrei a mão puro , pus e infeccionado, e aí foi que ele percebeu a burrada e as caixas tbm já foi em cima dele , pois compro nessa loja desde criança, a dona me conhece e não estava no dia , aí já fui embora, mas hoje eu chamo a polícia se acontecer
Por isso q existe carrinho,cestinha nós supermercados,para o spo não coloque produtos dentro da calça ou bolsas..
Deste jeito é fácil para o ladrão... graças a Deus nunca segurança me abordou porque eu sou correta, tenho até amizade com os seguranças que tem no bretas perto de casa que vou toda semana😊
Kkk, não é questão de ser correta ou amiga deles, em algum lugar podem cismar com vc
Bom dia !!
Onde está escrito na legislação o que o senhor falou ???
Pra ficar 5/
Trabalhei em uma loja de departamentos e nós abordavamos após a saída da loja e com certeza de que está portando o produto. Na dúvida não abordavamos.
Elementar, né?
A legislação pode parecer absurda, mas o que as pessoas precisam entender é que ela existe para que a pessoa de bem não seja prejudicada. É óbvio que o ladrão acaba se beneficiando disso, mas a intenção não é ajudá-los, mas sim, proteger o cidadão.
Eu só discordo um pouco dessa outra vertente que entende que a intenção do furto só se configura quando o malfeitor está fora dos limites do estabelecimento. 🤔🤔🤔
E a revista?
Pela nova portaria 18045 sim ,vigilante mais tem que ser em canto privado
Q portaria? Da onde?
gov.br
www.gov.br › ... › Portarias
PORTARIA DG/PF Nº 18.045 DE 17 DE ABRIL DE 2023 - Portal Gov.br
Olá boa tarde agora recente minha mãe foi abordada em uma loja onde teve que abrir sua bolsa na frente de todo mundo ..por causo do segurança que desconfiou dela ..e ela não roubou nada
Poder não pode, amenos que ele tenha presenciado alguma atitude suspeita.
Então todos os segurancas devem assistir a esse valioso vídeo
*È por isso que tudo no brasil é mais caro.*
Passou do caixa e não pagou espera a pessoa sair e dá o bote. Então chama a polícia. Não pode é dar uma geral mas tem que conter o suspeito até a PM chegar senão o vigia perde o emprego. Assim eu acho que não haverá abuso.
Vigilante de supermercado pensa que é polícia federal , despreparo total, treinamento de 5 minutos
Se vc estiver sem emprego e tiver atração pela profissão já sabe. Basta um treinamento de 5 minutos e bola pra frente! Se interessou?
@@rubensresende6148mas é assim mesmo, não sabia? Emprego só de merda q não conseguiu outro, tudo lixo
Qual a função do segurança mesmo!?
Prevenir
Ok, mas, em caso de "absoluta certeza", com o pertence escondido sobre roupas, mochilas ou outros, o Vigilante/Segurança pode fazer a busca pessoal?
A óperadora de cx.nao retirou o negócio que apita.quando parei na porta apitou
Danos morais
Até a PM chegar no local do roubo, dá tempo de o meliante chegar em casa, tomar banho, tirar uma soneca e jantar
Muito bom as informações trabalho de segurança . Mas não sabia disso mas foi bom
Resumindo: a "legislação" favorecendo o ladrão ou ladra
Até a polícia chegar...
Até a polícia chegar o cara já dobrou a esquina.
E precisa fazer video sobre isso. É claro que não pode. Se há indicios de roubo, deve chamar a polícia e registrar um BO na Delegacia.
A verdade é uma só:
O vigilante sempre vai estar errado!
Pelo que eu entendi se ele aborda no estacionamento não caracteriza furto porque a " Vitima da sociedade" ainda esta no estabelecimento, e se ele aborda fora do estabelecimento ele esta errado porque esta fora da jurisdição!
No hipermercado s.a. que hoje não existe mais, na minha época, os seguranças levavam o subtrador pro banheiro onde o pau comia. Quem tava passando no caixa ouvia os gritos da ripada na corcunda.
E vc, lixão, concordou com isso durante quanto tempo?
Se esta pessoa for para a rua, entrar no carro e ir embora não podendo se alcançada?
Exigir que o cliente guarde ou deixe a mochila ou bolsa num escaninho é correto? Eu preferiria que me revistasse a ter de deixar minha mochila, pois podem colocar, subtrair ou danificar algum equipamento meu.
Não é obrigado a deixar a bolsa.
Óbvio q não é obrigado. Vc não é obrigado a nada a não ser em virtude de lei.
Falou de tudo, menos se pode ou não fazer a revista na pessoa!
Não pode, só se vc permitir
Eu gostaria de saber se o funcionário e/ou prestador de serviço tem a obrigação de mostrar a bolsa para a Prevenção/ Segurança de loja no final do expediente? Gostaria de um vídeo sobre isso, por fv
Boa pergunta. Já vi esse tipo de situação e achei um abuso
Passou da porta pra fora e furto sim !! Somente vigilante organico ou privado pode abordar e fazer revista privafa sim!! Trabalho na área e especializado em gestão segurança privada a 5 anos .. com a nova portaria 18.045 2023 deixa bem claro quais atribuições e funções dos vigilantes procurem se informar antes de falar o que pensam e sim a legislação da segurança privada que é própria autorizada e regulamentada pela polícia federal!! Positivo 😎👍🔥🪖
UMA ÚNICA VEZ NA MINHA VIDA, DEPOIS DE 70 ANOS, FUI ACUSADO FORMALMENTE DE ROUBO, MAS COMO NÃO TENHO ADVOGADO PARA COBRAR REPARAÇÃO, FICOU APENAS A MINHA PROVA QUE EU NÃO ROUBEI.
Vai na defensoria pública
e muita brecha para o crime!
Qual?
Furto: Esse crime só se consuma no momento em que a “coisa” sai da esfera de vigilância da Vítima.
E se o cliente comer um chocolate dentro de um supermercado e levar a embalagem para pagar no caixa? Como ficará a situação desse cliente ? Pode pagar so mostrando a embalagem do produto que consumiu dentro do estabelecimento?
Subtração que você fala seria o mesmo q roubar?Ou é outra coisa!fiquei na dúvida!
Tem diferença entre roubar e furtar, Roubo o ladrão coloca uma arma na sua cara a pena é mais grave. Furto, ladrão chega e pegar sua bicicleta sem ninguém ver tem uma pena menor.
E se a gente é seguido dentro da loja? Porque já fizeram algumas vezes isso comigo...
Provoca tbm, filma, chama o gerente
Subtrair? Não isso se chama roubar,furtar levar o que não te pertence aff cada coisa 🤦♀️
Esses idiotizados sempre vão querer dourar a pílula quando convém à ideologia deles
Tem diferença entre roubar e furtar, Roubo o ladrão coloca uma arma na sua cara a pena é mais grave. Furto, ladrão chega e pegar sua bicicleta sem ninguém ver tem uma pena menor.
💎🙏👍 !!!
Uma dúvida certa vez dentro do aeroporto de Brasília aquele antigo na volta para Florianópolis, 1 colega foi revistada antes do embarque por uma mulher com roupa de funcionário com roupa de terceirizado azul e branco sem identificação de polícia militar ou federal. Isso antes do embarque, isso é possível em aeroporto?
Somente autoridade judicial ou policial.
Até onde eu sei, não. Na dúvida exija a presença da pf
O o Brazil do seu zé tá phoda! Não dou motivo, mas também não vejo problema nenhum em ser revistado. Desde que seja na boa. Só quem tem a má índole vai se revoltar. Resumindo na boa, sem problema.
Você adora hoem te alizando, fala de uma vez.
Um peão semianalfabeto desconfiado de vc cliente comprando na loja e vc permite q ele te reviste e acha legal? Síndrome de Estocolmo
Difícil para os honestos, heim? Aqui, *esperando um vídeo de quem proteja aquele que disponibiliza mercadoria no mercado. Esse sim, está carente de defensores.*
Vc diz os bilionários donos dos supermercados? Pqp!
Até matam clientes, maluco!
@@Berguer Eu falei "honesto", cara! Ou pra você não existe quem ganhe dinheiro honestamente?
Trabalhei como segurança de farmácia, hotel, joalheria, universidade, e principalmente supermercado por mais de 10 anos, e, no supermercado tinha tentativa de furto quase todos os dias! Quando eu via a pessoa enfiar mercadoria no bolso ou na bolsa, imediatamente eu pegava uma cestinha ou carrinho e oferecia para a pessoa, explicando a ela que ela poderia ser mau interpretada por guardar produtos no corpo ou bolsa antes de pagar. Normalmente a pessoa devolve na hora e vai embora, pois se ela tentou furtar, certamente não iria comprar! Quando algum desses erguia a voz pra intimidar eu mostrava as câmeras e perguntava se preferia a presença da polícia 🚨 com uma viatura! Graças a Deus nunca tive que ir numa delegacia apresentar um ladrão, mas se esperar o ladrão sair na rua pra abordar, esquece, já era, principalmente se o segurança trabalhar sozinho, como era o meu caso!
No meu caso não era emprego, e sim um bico nas horas de folga! @@vinicius9424
Até q vc não é burro pra um segurança, exceção a regra
Você é ruim de serviço.
Fui abordada e ainda apanhei na sala que eles me prenderam
Só quem pode fazer abordagen é o vigilante pela portaria 18045 , e local privado
Q portaria é essa? O que rege a sociedade é a lei, cidadão! Portaria...
E quanto a segurança de boate?
Só ir embora rsrs.
Não, não pode revistar. Quer ser policial, vai prestar concurso!
Leis feitas por marginais para proteção deles e seus comparsas.
Informativo: 651 do STJ - Processo Penal
Resumo: É ilícita a revista pessoal realizada por agente de segurança privada e todas as provas decorrentes desta.
Se a pessoa deixar
Vi um cara barbudo pegou a canetinha assinou e logo passou para sua comparsa a mesma jogou dentro da bolsa Não roubou!!! Não furtou!!! DEVOLVEU kkkkk
Sei quem é, um sujeito mal caráter é sua comparsa
Fica sempre complicado pra segurança, se a pessoa flagrada já fora do estabelecimento alegar esquecimento ao não pagar a mercadoria. Seria melhor que leitores eletronicos fizessem esse serviço na saída como em lojas de roupas, mas utilizando o proprio código de barras ou qr na embalagem. O honesto pagaria e o desonesto também. 🤙
Esse argumento nao cola não, mas tem loja q aceita se vc voltar e pagar. Pelo menos já vi relatos assim
like ok
O duro é explicar isso para esse seguranças que adora se aparecer e. Nao entendi nem de horta
Não precisa entender, só chamar a polícia q ela explica pra eles
Pra mim, mesmo sem eu nunca ter sido segurança, o pior emprego que existe no mundo é em comércio! Bem que eu queria logo ter terminado de estudar! Depois que eu comecei a trabalhar em comércio, nunca mais eu tive bons olhos com esse campo de trabalho! Estudem bastante! Nunca ponham os pés num.comércio pra trabalhar, senão vocês vão preferir viirar índios! Trabalhar em comércio é traumatizante!
Abordagem geralmente grosseira, violenta e casos de assassinato. Desprezíveis.
Qualquer um do povo pode prender quem se encontra em flagrante delito. Mas não pode revistar. Apenas a policia pode.
Vai lá e experimenta "prender" alguém.
Prender?
👍🏻👍🏻🇧🇷🇧🇷
um dia me aconteceu isso minha mae tava resolvendo umas coisas enquanto esperava fiquei passeando no mercado depois como estava esperando pela minha mãe nao comprei nada e como nao comprei nada sai normalmente , quando ia saindo um cara com um walk talk veio correndo , falou senhor senhor tão falando aqui que o senhor esqueceu alguma coisa no caixa, claro que eu nao tinha esquecido nada eu nem tinha passado no caixa, foi uma abordagem cínica e nojenta , ai meu caro já arrupiei os pelos pro segurança falei anssim , se tá achando que eu sou ladrão, chama o gerente dessa espelunca , ai vamo lá procura o gerente, mostrei meu cartão, un dinheirinho que eu tinha, e esculachei o gerente, essas empresas terceirizadas de segurança levam um neguinho pro canto e dão uma prensa, comingo não fiz um show lá no mercado esses segurança metido a macho . pra cima de muá não.
Não, nem cliente e nem funcionário!
Essa de esperar a polícia chegar só pode ser piada!
só falto dizer quais crimes os seguranças podem responder
Constrangimento ilegal, cárcere privado, tortura, lesão corporal, homicídio
Não
Uma vez eu tava no mercado quando vi uma mulher quase chorando ao ser abordada por um funcionário, dizendo que colocou a mercadoria de volta. Pelo que entendi, ela tinha tentado roubar, mas desistiu antes de ser abordada, mas mesmo assim o funcionário seguiu adiante com os procedimentos de roubo, dizendo que não é só porque ela colocou de volta que estava tudo bem. Sempre achei que ela estava errada, mas nesse caso parece que não.
Com tanta explicação fica claro que a lei protege mais o ladrão. E o segurança ou o estabelecimento que tem que pagar indenização pra brasileiro malandro