Olá, pessoal! Fico imensamente feliz em ver o engajamento e o carinho de vocês por aqui, mesmo anos depois de eu ter produzido este documentário. Saber que ele continua chegando a tantas pessoas é muito gratificante! ✨🙏🏻 Apesar de não conseguir postar novos vídeos no TH-cam no momento, estou ativa no Instagram, compartilhando conteúdos sobre os Pomeranos e sobre Santa Maria de Jetibá. Convido todos vocês a acompanharem essa jornada por lá! É só clicar neste link e seguir o perfil: @santamariadejetiba. ▶️ instagram.com/santamariadejetiba Muito obrigada! Danke schöön! 🩵✨
Sou descendente de japoneses e falo japonês em casa fiquei muito feliz de saber os esforços dedicados para se manter a tradição dos pomeranos espero que continuem por várias gerações !! Pois o Brasil é de todos os povos civilizados não diferente dos japoneses que aqui vivem ! Sul de são Paulo ..
Olá, Tako. Quando você diz "Sul de São Paulo" significa a Zona Sul da Cidade de São Paulo, o Cinturão Verde Metropolitano ou à região de Registro, no sul do estado? Também sou de São Paulo, do interior paulista, na região das Grandes Cidades (Campinas, Jundiaí, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Piracicaba) e realmente o Japonês é um povo muito inteligente e disciplinado, tanto nos estudos quanto no trabalho. Quando há um Vestibular para ingressar à Universidade, os primeiros colocados sempre são Japoneses. Depois vêm os Judeus e Árabe-Libaneses, muito inteligentes, também. Só depois vem a aprovação pela Universidade de nós, pobres mortais brasileiros, para a matrícula e ingresso "a posteriori". E você também sabe como são concorridas e disputadas as Universidades aqui...
Meu tio mora nesse município r aprendeu a falar pomerano.Ele foi o 1⁰ vereador negro do Município.Passeí aí 3 meses maravilhosos,quando eu tinha 7 anos de idade.
Falar Pomerisch com os filhos em casa é essencial para que eles a tenham como língua própria. Isso preserva a cultura e todos os aspectos relacionados a ela, e ninguém deveria se invergonhar de sua cultura e suas raízes. Com a globalização, tem se tornado um desafio preservar a identidade cultural dos povos. Não desistam!
Brasil não é para Brasileiros? Sulistas preservaram as culturas indigenas do local quando invadiram? E os Sambaquis que ali estavam antes dos imigrantes vierem roubar as terras?
Sou carioca e viajava para Santa Maria duas vezes por semana ( caminhoneiro) e até aprendir algumas palavras pomerano kkkkkk muito maneiro , parabéns ao povo da ir, gente muito boa, saudades ....
Eu sou espírito Santanse. Me casei com uma sulista. E vejo o quanto o sulista divulga a tua cultura e mantém firme as tradições do Sul. Estou ficando contente em ver meu espírito Santo fortalecendo sua diversidade
Sou descendentes de japoneses. Falo o idioma japonês e conservo minhas origens e dos antepassados. Estive em Santa Maria de Jetibá (fui no Museu Pomerano) e em Laranja da Terra no mês passado a passeio. Fiquei impressionado ao caminhar pelas ruas, as pessoas usando a língua pomerana, apesar de conhecer o básico da língua alemã!!! Moro em São Paulo - Capital!!
Sou sertanejo nordestino montanhês de área remota mas meu hobby é história e geografia e a décadas sou conhecedor da história desse povo relíquia tão valoroso tenho verdadeira paixão pela história dessa gente bonita descente e incrível. sinto orgulho de ter essa nação dentre os povos que compõe o Brasil. amo vocês e desejo vida longa e peço a Deus que multiplique fortaleça e proteja esse povo.
@@nacionalistadeipanema4276 Incorreto. Eles são uma nação pois têm uma identidade separada, assim como há nações indígenas no Brasil. O Brasil é tanto um país quanto uma nação.
Msaravilhoso comentário, provavelmente descende de israelitas iberos (ou de algum outro povo antigo) pois noto que é muito comum entre nós descendentes amarmos história e ancestralidade!
@@nacionalistadeipanema4276 Nação é um termo usado também para etnia, até os praticantes do candomblé o usam para se referirem aos grupos linguístico-étnicos dos vários ramos da tradição, é comum quando alguém fala uma língua africana eles dizerem que a pessoa está 'falando em nação', pelo menos lembro muito disso quando ouvia os mais antigos comentarem isso nos candoblecistas que conheci há décadas. Não sei se este costume e se referir aos idiomas africanos desta forma ainda é preservado, contudo.
Muito lindo o seu documentario. Tambem sou do ES, de uma familia de italianos de uma colonia de Alfredo Chaves. Infelizmente, não aprendi a lingua veneta. Ela ficou com meus avós, que hoje já se foram. Guardem a cultura de vcs com carinho. O valor imaterial é inestimável
@@GaiusIuliusCaesarAugsua ignorância se mostra no seu comentário, vc sim mostra preconceito com que quer manter língua e tradições, quem inferniza o Brasil são infelizes e burros igual vc que nem o bisavô conhece
incrível o quanto esse grupo de imigrantes conseguiram conservar bem a língua, é uma raridade essa persistência da cultura e tradição, várias outras culturas e línguas se perderam e foram assimilados pela cultura local. A educação e o futuro sempre estiveram muito atreladas!
Nossa filha se recusou a falar português em casa. Tentamos e no final desistimos. Então hoje ela fala português com um forte sotaque e fala francês bem melhor, mas o inglês é basicamente sua primeira língua.
@@ViniciusMiguel-o5j Não existe uma resposta certa para essa pergunta porque cada pessoa aprende de maneira diferente. Se você está imerso no idioma, assiste TV, procura ler, escrever, falar, ouvir o rádio, etc. Isso ajudará muito. Mas se você se mudar para um país e permanecer na sua comunidade, será mais difícil. Conheço pessoas que moram aqui 30, 40 anos e têm um nível de inglês bem básico, só um pouco melhor do que quando chegaram. Para mim, demorou mais ou menos dois anos para aprender bem o suficiente para conseguir um emprego em um escritório. Não sei quando me tornei fluente. Acontece que um dia, enquanto você cuida de seu cotidiano, você se pega pensando em inglês ou lendo um artigo e começa a conversar com alguém sem perceber e a pessoa não fala aquele idioma, que você estava lendo. Ou, ainda, vc esta lendo algo sem perceber que idioma estaria lendo, ou percebe quando você começou a sonhar naquele idioma. É uma experiência muito pessoal e peculiar.
@@JayJr. Sim, já soube ser exatamente este o processo experimentado por muitos, mesmo quando estudamos muito e praticamos um idioma sem ir para o exterior, fenômeno semelhante ocorre!
Torço pra que essa língua e a tradição pomerana nunca morra! É um orgulho pra nós todos ter uma cultura e um povo lindo como esse! É um uma das riquezas culturais do nosso Brasil! Que Deus abençoe e proteja essa cultura e o povo que a representa!
@@fabiogarcia1431 Sim, a colônia de lá inclusive conseguiu com um professor e pesquisador publicar a primeira gramática do idioma, talvez a única publicada na diáspora. A região original foi assimilada politica e culturalmente pelos países modernos, lamentavelmente.
Parabens pelo documentário. Sou fotógrafo, atualmente moro em New York e pretendo voltar ao Brasil no final do ano. Ao pesquisar a cidade de Pancas, vi que a língua oficial era pomerano. Achei que era um erro da Wikipédia, porque onde se viu uma cidade no Brasil falar um Idioma assim? Para minha surpresa descobri que sim existem cidades onde falam e que guardam a cultura até hoje. Pesquisei mais e descobri a cidade de vocês. Fiquei emocionado como que vocês estão guardando isso e ensinando os alunos.
Eu também so descobri porque dividia aluguel com uma menina que conheci na igreja. Um dia ouvi ela falando no telefone com a mãe e levei um susto. E perguntei que língua ela falava daí ela me expliquei e eu fiquei um tempo pra entender que era no Brasil . Não conseguia acreditar
Sou descendente de alemão e meu pai era de Santa Maria. Eu não falo nenhuma palavra de alemão. Um dos motivos: o alemão chegou a ser proibido no BR. Eu já fui em Santa Maria algumas vezes e o pomerano é falado muito lá. Em pancas você precisa ir no distrito de varginha. Pancas é uma linda cidade com um dos maiores aglomerados de granito do mundo (Monumento natural dos pontões capixabas). Você pode registrar a cultura e a natureza.
@@friends8nynne, em algumas regiões do ES é falado o pomerano sim. Os imigrantes (alemães, pomerandos, polones, italianos, etc) ficaram muito isolados aqui. Quando pessoas dos outros estados vem aqui no ES nos acham frios e sérios. Provavelmente, esses fatos possam ajudar a responde isso.
Eu me formei em odontologia na UFES a 34 anos atrás e me lembro de ter atendido um senhor de idade na clinica, ele era de Santa Maria e vinha com ele um intérprete. Muito importante manter viva essa tradição.
Eu não sabia disso, não está no livro da história, principalmente sobre a região na Europa, agora Brasil tem muito contato com Polônia e Alemanha, o municipio deveria fazer essa conexão pela lingua, vejo que outras colônias mantém forte a tradição e fala graças a integração e patrocinio de centros de tradições. Não sei se tem esse contato mas deveriam fazer, ainda mais agora com interesse deles no resgate da cultura.
@Takashi Silva tem algo errado ai, os poloneses foram abandonados pelos aliados do lado que a russia invadia, e foi assimilado pela russia, os homens foram enviados a campos de trabalho, o oficiais executados, eles só possuiam um paralelo que não tomava decisão na polônia. Não é o único que alega isso, tem vários países que pós a queda da contina de ferro, entregaram tudo da inteligência aos países que eram aliados mas ninguém deu ouvido. th-cam.com/video/rDuN6kvys2A/w-d-xo.html
@Takashi Silva checoslováquia eu acho( algum nome assim) avisou a inteligência brasileira que tinha algo sobre a derrubada do João Gular, não foram receber os documentos, que aqui a abin acha até hoje que teve interferencia americana, mas segundo a inteligência russa, pelo menos os documentos abandonados, falam que não tinha um agente americano aqui, que somente eles atuavam para derrubar o governo, eles achavam que a guerrilha daria conta, que como os demais países os militares apoiariam e não foi assim. Nem saberia disso se não fosse um documentário.
Estudei Alemão durante três semestres, sou professor de Inglês e adoro estudar idiomas. Impressionante a semelhança do Pomerano com o Holandês, até pela musicalidade, mais até do que com a própria Língua Alemã.
Também notei isso! Seria interessante um estudo comparativo dessas três línguas... Particularmente, gostaria de entender melhor o motivo dessa semelhança com o neerlandês, já que a Pomerânia fica mais perto do Mar Báltico do que dos Países Baixos
O baixo saxão ou baixo alemão ( _Niederdeutsch_ ou _Plattdeutsch_ ) é um conjunto de dialetos falado no norte e noroeste da Alemanha, e no nordeste dos Países Baixos. Os idiomas Pomerano e o Frísio fazem parte deste grupo. Do século XIII ao século XV foi a língua mais falada na região do mar Báltico, inclusive possuía uma versão da Bíblia nesta língua. Pesquise sobre a Liga Hanseatica, que fazia muito comércio naquela região e contribuiu para disseminar a língua. Já o idioma Alemão atual é bastante diferente e pertence ao grupo de idiomas do alto alemão. Alto e baixo neste contexto não significa que uma é melhor que a outra. O alto alemão se desenvolveu na metade sul da atual Alemanha, uma região montanhosa, por isso naquela época ficou conhecido como alto alemão. Já o baixo alemão se desenvolveu no norte da atual Alemanha e parte do nordeste da atual Polônia, uma região de planície praticamente ao nível do mar, por isso naquela época ficou conhecido como baixo alemão. A língua inglesa é uma língua germânica, muito mais influenciada pelo baixo alemão do que pelo alto alemão. Por isso que a língua inglesa soa parecido com o Holandês, o Pomerano, e o Frísio, línguas estas relacionadas ao baixo alemão.
@@Fernando_S Maravilha, isso explica muito e é um excelente pontapé inicial pra minhas pesquisas. Trabalho com história da música e tenho interesse especial pelos séculos XVI a XVIII. Já trabalhei com repertórios musicais hanseáticos, mas não conhecia a história das línguas faladas na Liga. Então, muito obrigado pela informação!
Eu não lembro dos detalhes históricos no momento mas posso te garantir que o pomerano é realmente do ramo linguístico ligado ao holandês é às línguas Platt e não ao Alto Alemão pois deste último elas não se originaram!
Sim mas apenas este tipo, a verdadeira diversidade que preserva as tradições diversas e não a islamização e aculturação promovida pelos globalistas. Maravilhosos pomeranos, asiáticos e todos que preservam suas raízes sem deixarem de ser seculares e adaptados aos valores da modernidade e liberdades civis!
O povo pomerano de Santa Maria de Jetibá são muito trabalhadores no campo contribui grandemente para produção de Hortifruti no ES , toda minha admiração a eles . Deus os abençoe
Minha avó Delybia Venzke, falava pomerano, alemão e português. Ela era descendente de imigrantes de São Lourenço do Sul, picada Harmonia. Uma pena eu não ter, à época da vida dela, maturidade para tentar aprender alguma coisa do idioma. Bom saber que estão tentando resgatar e permanecer ativa a língua, já que na Europa já está praticamente perecida.
@@pugilato8 Exato. Inclusive os vênetos também passam por isto. São obrigados a ser chamados de italianos. Os galegos de portugueses, os catalães de espanhois. Muito triste.
Meu pai era de Recreio, Santa Maria de Jetibá. Mas a minha avó não era filha de pomerano e sim de alemão. Como sabemos, o alemão foi desestimulado no BR e no ES, o que é uma pena! Muito linda a cultura pomerana, torço para vocês preservarem ela, principalmente o idioma. Obrigado pelo excelente documentário! Saráh você é linda!
@@tiago2042 , isso foi devido a 2a guerra mundial. Houve uma séria perseguição a descendentes de italianos, japoneses e alemães. A polícia, por exemplo, se ouvia alguém falando alemão, agredia fisicamente a pessoa.
O interessante disso é que na própria Alemanha não existe mais esse idioma. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a região da antiga Pomerania passou a fazer parte da Polônia, assim como outras regiões. As pessoas que habitavam a antiga região alemã ou se tornaram polonesas ou foram para outras partes da Alemanha e, consequentemente, foram deixando de falar o idioma pomerano e adotaram os idiomas de onde passaram a viver. O fato é que, hoje, o pomerano é uma língua tipicamente brasileira e, ao que tudo sei, só é falado aqui no Brasil. Não sou descendente de pomeranos, mas sou um tipo de linguista amador, autodidata, poliglota e valorizo muito essas situações. Ainda irei nessa cidade para ver isso in loco. Tenho estudado alguns dialetos italianos e não é nada difícil que eu venha a estudar esse pomerano também. O futuro a Deus pertence.
Fantástico! Parabéns a todos os envolvidos nos programas culturais destinados a preservar a língua original dos seus ancestrais, e parabéns a toda a comunidade, especialmente às gerações mais novas. Show!
Fico muito feliz de ter acesso a esse documentário. Meus Bisavós eram pomeranos, eles eram daí, so que minha avó veio para o rio de jeneiro e acabou que fiquei distante da cultura. Quero muito aprender o idioma 🥰
Gabriela, eu vou aprender alemão também porque os meus bisavós eram alemães. Eu estava em dúvida entre russo e alemão. Eu estava tendendo para o russo, já que os alemães falam inglês e eu tbm e eu queria estudar russo para eu me comunicar com as pessoas do leste europeu, mas quando lembro da minha avó e meus tios mais velhos, o coração manda estudar alemão. Claro que o alemão, mundialmente falando, ele é mais importante que o pomerano, então deve ser mais fácil eu me decidir a aprender alemão do que você a falar pomerano, mas é questão de cultura, de historia. Pense em estudar e falar pelo menos um pouco do pomerano. Depois disso, pense em ir para Santa Maria de Jetibá, para falar com esse povo e passar por onde seu pai e seus avós passaram.
Não diga isso, por favor! É reconhecidamente uma língua irmã que não nasceu do Hoch Deutsch em absoluto mas sim do ramo que originou tanto o holandês como as línguas Platt da Alemanha, o Baixo Saxão! en.wikipedia.org/wiki/East_Pomeranian_dialect Há também o pomerano eslávico, uma língua lechítica mas é outra coisa bem distinta, claro. en.wikipedia.org/wiki/Pomeranian_language
Muito bacanas essas iniciativas de ensinar e disseminar lingua pomerana. Quem dera que em outras regiões os descendentes de diversos povos fizessem o mesmo.
Olá, tudo bem? Acabei de criar um servidor/canal de pomerano no Discord, só falta juntar quem fala pomerano, se quiser está convidado: discord.me/pommerschpomerano Você precisa ter uma conta no Discord para entrar no servidor. Caso você ainda não tenha, registre-se no link abaixo: discord.com Convide outros que falem pomerano para participar, assim vamos unir as comunidades pomeranas do Brasil.
@@JoãoPedro-q2t7z Sim, era um novo projeto para tentar alavancar a lingua pomerano, mas temos agora um novo projeto. Posteriormente vou deletar todos os posts relacionados ao Discord
Parabéns por este lindo documentário sobre o resgate da língua pomerana no Brasil! Como descendente de alemães que falavam outros dialetos (como o hunsrück e o sachsisch) e como luterano membro da IECLB, eu fico muito feliz!
Você é escurinho, ainda falta enbraquecer mas. Da pra ver que você tem ascendência, africana, Portuguesa e indígena. Falta enbraquecer mas, precisasse de mas cor branca.
@@IndividuoAnonimo seu nome é acurado mesmo, nem todo caucasiano tem a pele branca, já vi italianos e portugueses com a pele mais morena que eram 100% europeus
Muito legal mesmo. Preservem as raízes mesmo! O espírito santo é um estado maravilhoso, é pequeno mas temos vários povos, italianos, portugueses, pomeranos, alemães, africanos, árabes. Mto bacana! Todos deveriam preservar as línguas.
Eu sou carioca do Rio, mas moro no interior de São Paulo. Nunca imaginei que haveriam povos pomeramos aqui no Brasil, especialmente no sudeste eu estou muito surpreso e curioso de saber sobre essas pessoas. Abraço!
Que orgulho dessa cidade! Sou capixaba de outra cidade no norte, mas sempre me chamou muito a atenção a cultura alemã (do qual nós temos origem) e saber que vocês de Santa Maria estão mantendo a lingua e a tradição de uma região e povo alemão que a própria Alemanha já abandonou me deixa muito orgulhoso, como sempre, nosso povo é um povo forte e dedicado! Uma pena a Alemanha ter abandonado o mesmo e abrido portas para turcos, que hoje destroem o país.
Deus abençoe todos VCS pomeranos acima de tudo somos dá mesma terra um dia se ó eterno Deus permitir vou conhecer a sua cidade de Santa Maria de jequitibá Estado do espírito santo
Que vídeo lindo. Estou aprendendo aqui depois de ir a feira e comprar com feirantes daí de Santa Maria um biscoito que se chama bolo ladrão. Mas q delicia de biscoito e cultura. N devemos nunca ter vergonha da nossa língua pois ela é o nosso lar . Estou maravilhada, continuem e que sejam bem sucedidos . Amei aprender mais, dessa língua tão rica e cheia de história
O Brasil é um país maravilhoso e temos a riqueza cultural e o trabalho de todos os imigrantes de todas as partes do mundo, dos descendentes de escravos africanos e também dos nativos indígenas! Orgulho de ser brasileiro
As línguas indígenas felizmente estão sendo mais divulgadas, com vários canais no TH-cam e outros sites as ensinando! As africanas que vieram para o Brasil devem também ter seus canais imagino!
Gostei bastante do documentário! Confesso que conheço pouco da cultura e menos ainda da língua pomerana, pois não tenho nenhuma ligação ancestral com esta cultura. Mas que bonito ver as raízes deste povo sendo preservadas, as crianças sendo ensinadas e a história de vocês sendo mantida. Parabéns a todos!
MEU DEUS... QUE LÍNGUA MARAVILHOSA, EU CHEGUEI AO PONTO DE ME EMOCIONAR, VOCÊS ESTÃO COMPLETAMENTE CERTOS E TÊM MESMO QUE CONSERVAR ESSA RIQUEZA DE LÍNGUA! OBRIGADA PELO VÍDEO MARAVILHOSO! 👏👏👏👍
Que não percam essa tradição. Eu falo italiando fluente e já estava aprendendo também o dialeto calabrês. Na Itália cada região tem seu próprio dialeto que era uma maneria de conversar na guerra sem que os inimigos soubessem o que estava sendo dito. Ou seja, continuem pq com certeza vai ser útil.
Sim, e na verdade seria mais adequado a eles nos referirmos como línguas regionais pois evoluíram de forma totalmente independente do italiano oficial, tendo elas mesmas variantes locais, dialetos propriamente ditos, de cada uma delas, assim como o Frísio na Holanda tem os seus. E aqui no Brasil, você sabe, mas menciono só para caso alguns leiam e possam tb se interessar, temos o Talian, uma língua resultante de várias línguas regionais latinas da Península Itálica, mesmo antes da unificação do país! Preciosa joia linguística, única em todo mundo imagino!
Muito interessante as crianças falando fluentemente a lingua pomerana, sou descendente de alemaes, nao tive a oportunidade de aprender a lingua mas nasci no Brasil, entao sou Brasileiro e esta tem que ser minha 1a lingua.
Ola moro em Cachoeiro de Itapemirim ES - Sou descendente Deutsche. Meu sobre nome WERNECK . Gosto muito de Santa Maria e logo que puder estarei voltando ai. Guten Tag
É igual Paraguay o Guarany é a língua oficial e o Español é pra comércio, eu acho muito incrível é de muito valor manter as origens, que essa cultura nunca se acabe
Pomerânia fazia parte do nordeste da atual Alemanha e norte da atual Polônia,. Minha bisavó era de lá e o povo de sua região era chamado de Kaszuba ( cachuba)...
Olá, pessoal! Fico imensamente feliz em ver o engajamento e o carinho de vocês por aqui, mesmo anos depois de eu ter produzido este documentário. Saber que ele continua chegando a tantas pessoas é muito gratificante! ✨🙏🏻
Apesar de não conseguir postar novos vídeos no TH-cam no momento, estou ativa no Instagram, compartilhando conteúdos sobre os Pomeranos e sobre Santa Maria de Jetibá. Convido todos vocês a acompanharem essa jornada por lá! É só clicar neste link e seguir o perfil: @santamariadejetiba.
▶️ instagram.com/santamariadejetiba
Muito obrigada! Danke schöön! 🩵✨
Povo inteligente...trabalhador... disciplinado...e...muito humilde... Parabéns...
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Sou oriundi, casado com uma pomerana e moro no interior de Santa Maria de Jetibá. Amo o povo pomerano e sinto-me como se morasse no paraíso terrestre.
*oriundo 😂
@@markymarco2570 O correto "Oriundi", é um termo para se referir aos descendentes de italianos.
@@LucasLuisBergonzi acho engraçado que vocês não conhecem o próprio idioma. Oriundi é o plural. Essa é tão fácil que até quem não é italiano sabe. 🤣
quando era criança eu ouvia o termo carcamanos mas depois q fui ver oq se tratava😅😅😅
Sou descendente de japoneses e falo japonês em casa fiquei muito feliz de saber os esforços dedicados para se manter a tradição dos pomeranos espero que continuem por várias gerações !! Pois o Brasil é de todos os povos civilizados não diferente dos japoneses que aqui vivem ! Sul de são Paulo ..
Olá, Tako. Quando você diz "Sul de São Paulo" significa a Zona Sul da Cidade de São Paulo, o Cinturão Verde Metropolitano ou à região de Registro, no sul do estado?
Também sou de São Paulo, do interior paulista, na região das Grandes Cidades (Campinas, Jundiaí, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Piracicaba) e realmente o Japonês é um povo muito inteligente e disciplinado, tanto nos estudos quanto no trabalho. Quando há um Vestibular para ingressar à Universidade, os primeiros colocados sempre são Japoneses. Depois vêm os Judeus e Árabe-Libaneses, muito inteligentes, também. Só depois vem a aprovação pela Universidade de nós, pobres mortais brasileiros, para a matrícula e ingresso "a posteriori". E você também sabe como são concorridas e disputadas as Universidades aqui...
por favor, continue, eu adoraria ver mais dialetos surgindo no Brasil, n deixe a sua cultura morrer, Brasil eh pais de todos.
Sim
Não sou descendente de japonês,mas falo japonês fluente e escrevo também.Gostaria de morar nessa cidade ai para aprender o pomerano também.
só o Japão que é só para japoneses, povo racista fdp.
Sou professor de História e vejo com muito bons olhos o fato de vocês valorizarem seu idioma ancestral. Muito bom seu documentário.
Meu tio mora nesse município r aprendeu a falar pomerano.Ele foi o 1⁰ vereador negro do Município.Passeí aí 3 meses maravilhosos,quando eu tinha 7 anos de idade.
Que maravilha! Obrigada por compartilhar!
Falar Pomerisch com os filhos em casa é essencial para que eles a tenham como língua própria. Isso preserva a cultura e todos os aspectos relacionados a ela, e ninguém deveria se invergonhar de sua cultura e suas raízes. Com a globalização, tem se tornado um desafio preservar a identidade cultural dos povos. Não desistam!
Brasil não é para Brasileiros?
Sulistas preservaram as culturas indigenas do local quando invadiram?
E os Sambaquis que ali estavam antes dos imigrantes vierem roubar as terras?
Sou carioca e viajava para Santa Maria duas vezes por semana ( caminhoneiro) e até aprendir algumas palavras pomerano kkkkkk muito maneiro , parabéns ao povo da ir, gente muito boa, saudades ....
Santa Maria fica no Espírito Santo?
@@adriano-rj3733 ss
Schat opa , aprendi primeiro essas palavras.
@@adriano-rj3733 Santa Maria de Jetibá , interior do ES.
Se acasala com uma pomerana.
Sou descendente de bolivianos, no meu bairro somos todos bolivianos e falamos espanhol e aymara. Temos que preservar nossas culturas no Brasil ❤
Muito bonita essa iniciativa de cultivar e valorizar as raízes. Vivi 3 anos em Pomerode-SC e por lá eles também guardam o idioma e as tradições.
Eu sou espírito Santanse. Me casei com uma sulista. E vejo o quanto o sulista divulga a tua cultura e mantém firme as tradições do Sul. Estou ficando contente em ver meu espírito Santo fortalecendo sua diversidade
Sou descendentes de japoneses. Falo o idioma japonês e conservo minhas origens e dos antepassados. Estive em Santa Maria de Jetibá (fui no Museu Pomerano) e em Laranja da Terra no mês passado a passeio. Fiquei impressionado ao caminhar pelas ruas, as pessoas usando a língua pomerana, apesar de conhecer o básico da língua alemã!!! Moro em São Paulo - Capital!!
Que legal saber da sua experiência em Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra!
Amei o vídeo. Eu sou um paulista descendente de japoneses e sou apaixonado pela cultura pomerana alemã. Eu estive em 1997 em Domingos Martins.
Seus antepassados eram uns fodidos que saíram dos seus paises de origem para ganhar a vida no Brasil.
Você sabia disso?
Que maravilha!
Sou sertanejo nordestino montanhês de área remota mas meu hobby é história e geografia e a décadas sou conhecedor da história desse povo relíquia tão valoroso tenho verdadeira paixão pela história dessa gente bonita descente e incrível. sinto orgulho de ter essa nação dentre os povos que compõe o Brasil. amo vocês e desejo vida longa e peço a Deus que multiplique fortaleça e proteja esse povo.
Eles não são uma nação mas sim uma comunidade. No Brasil só existe uma nação brasileira.
Pessoal aqui do sul não gista de nordestino não viu? Cansei de ver xenofobia por aqui. Maior comunidade nazista do Brasil.
@@nacionalistadeipanema4276 Incorreto. Eles são uma nação pois têm uma identidade separada, assim como há nações indígenas no Brasil. O Brasil é tanto um país quanto uma nação.
Msaravilhoso comentário, provavelmente descende de israelitas iberos (ou de algum outro povo antigo) pois noto que é muito comum entre nós descendentes amarmos história e ancestralidade!
@@nacionalistadeipanema4276 Nação é um termo usado também para etnia, até os praticantes do candomblé o usam para se referirem aos grupos linguístico-étnicos dos vários ramos da tradição, é comum quando alguém fala uma língua africana eles dizerem que a pessoa está 'falando em nação', pelo menos lembro muito disso quando ouvia os mais antigos comentarem isso nos candoblecistas que conheci há décadas. Não sei se este costume e se referir aos idiomas africanos desta forma ainda é preservado, contudo.
Louvado é o povo que valoriza, não esquece de suas origens e ainda consegue faze-la perpetuar, estão de parabéns.
Muito lindo o seu documentario. Tambem sou do ES, de uma familia de italianos de uma colonia de Alfredo Chaves. Infelizmente, não aprendi a lingua veneta. Ela ficou com meus avós, que hoje já se foram. Guardem a cultura de vcs com carinho. O valor imaterial é inestimável
Em Santa Catarina Temos a Cidade de Pomerode que também preserva a língua e a cultura Pomerana. É muito bonita essa tradição.
Sou descendente de sulistas alemães (Bavieros) que bom ver que tbm existem tanto sulistas/nortenhos alemães no Brasil!
Seu povo só veio para branquear o nosso povo, você é branco miscigenado.
@@IndividuoAnonimo Pois é, e infernizar o Brasil com esses idiomas não lusófonos.
Essas cidades são no Espírito santo , que fica no sudeste do Brasil , são capixabas .
@@GaiusIuliusCaesarAug Pois va morar em portugal, pois no Barsil os alemaes entraram como convidados, e nao como invasores
@@GaiusIuliusCaesarAugsua ignorância se mostra no seu comentário, vc sim mostra preconceito com que quer manter língua e tradições, quem inferniza o Brasil são infelizes e burros igual vc que nem o bisavô conhece
Sensacional. O idioma nao pode morrer e permanece vivo para manter firme as raizes.
incrível o quanto esse grupo de imigrantes conseguiram conservar bem a língua, é uma raridade essa persistência da cultura e tradição, várias outras culturas e línguas se perderam e foram assimilados pela cultura local. A educação e o futuro sempre estiveram muito atreladas!
Moro na Austrália e só falo português em casa com meus filhos, manter a cultura de seu país é fundamental para o futuro deles.
Nossa filha se recusou a falar português em casa. Tentamos e no final desistimos. Então hoje ela fala português com um forte sotaque e fala francês bem melhor, mas o inglês é basicamente sua primeira língua.
With all do respect…Brazilians living overseas are useless for Brazil. If you truly cared about Brasil, you would live and work in Brasil…
Olá, se me permite perguntar, foi dificil aprender inglês?
@@ViniciusMiguel-o5j Não existe uma resposta certa para essa pergunta porque cada pessoa aprende de maneira diferente. Se você está imerso no idioma, assiste TV, procura ler, escrever, falar, ouvir o rádio, etc. Isso ajudará muito. Mas se você se mudar para um país e permanecer na sua comunidade, será mais difícil. Conheço pessoas que moram aqui 30, 40 anos e têm um nível de inglês bem básico, só um pouco melhor do que quando chegaram.
Para mim, demorou mais ou menos dois anos para aprender bem o suficiente para conseguir um emprego em um escritório. Não sei quando me tornei fluente. Acontece que um dia, enquanto você cuida de seu cotidiano, você se pega pensando em inglês ou lendo um artigo e começa a conversar com alguém sem perceber e a pessoa não fala aquele idioma, que você estava lendo. Ou, ainda, vc esta lendo algo sem perceber que idioma estaria lendo, ou percebe quando você começou a sonhar naquele idioma. É uma experiência muito pessoal e peculiar.
@@JayJr. Sim, já soube ser exatamente este o processo experimentado por muitos, mesmo quando estudamos muito e praticamos um idioma sem ir para o exterior, fenômeno semelhante ocorre!
Torço pra que essa língua e a tradição pomerana nunca morra! É um orgulho pra nós todos ter uma cultura e um povo lindo como esse! É um uma das riquezas culturais do nosso Brasil! Que Deus abençoe e proteja essa cultura e o povo que a representa!
Morei no Espírito Santo e tive amigos de diversas partes do interior do estado que falavam pomerano! Laranja da Terra etc! Povo muito legal!!!
Pomerano falado no Espírito Santo?
@@fabiogarcia1431 Sim. No interior do estado, na região do município de Santa Maria de Jetibá e outros.
@@fabiogarcia1431 Sim, a colônia de lá inclusive conseguiu com um professor e pesquisador publicar a primeira gramática do idioma, talvez a única publicada na diáspora. A região original foi assimilada politica e culturalmente pelos países modernos, lamentavelmente.
Sou capixaba e embora ja conheça a cidade e sua cultura, fiquei emocionado com este documentário. ❤🎉
Parabens pelo documentário. Sou fotógrafo, atualmente moro em New York e pretendo voltar ao Brasil no final do ano. Ao pesquisar a cidade de Pancas, vi que a língua oficial era pomerano. Achei que era um erro da Wikipédia, porque onde se viu uma cidade no Brasil falar um Idioma assim? Para minha surpresa descobri que sim existem cidades onde falam e que guardam a cultura até hoje. Pesquisei mais e descobri a cidade de vocês. Fiquei emocionado como que vocês estão guardando isso e ensinando os alunos.
Que legal!!! Sou descendente de pomeranos, minha família mora em Laginha- Pancas ES
Eu também so descobri porque dividia aluguel com uma menina que conheci na igreja. Um dia ouvi ela falando no telefone com a mãe e levei um susto. E perguntei que língua ela falava daí ela me expliquei e eu fiquei um tempo pra entender que era no Brasil . Não conseguia acreditar
Sou descendente de alemão e meu pai era de Santa Maria. Eu não falo nenhuma palavra de alemão. Um dos motivos: o alemão chegou a ser proibido no BR. Eu já fui em Santa Maria algumas vezes e o pomerano é falado muito lá. Em pancas você precisa ir no distrito de varginha. Pancas é uma linda cidade com um dos maiores aglomerados de granito do mundo (Monumento natural dos pontões capixabas). Você pode registrar a cultura e a natureza.
@@friends8nynne, em algumas regiões do ES é falado o pomerano sim. Os imigrantes (alemães, pomerandos, polones, italianos, etc) ficaram muito isolados aqui. Quando pessoas dos outros estados vem aqui no ES nos acham frios e sérios. Provavelmente, esses fatos possam ajudar a responde isso.
@@Edgar2023ES não tem problema em ser frio e sério isso e até bom 👍👍👍
Eu me formei em odontologia na UFES a 34 anos atrás e me lembro de ter atendido um senhor de idade na clinica, ele era de Santa Maria e vinha com ele um intérprete.
Muito importante manter viva essa tradição.
Parabéns, pelo esforço em manter a cultura e a história! Um povo sem raiz é um povo sem história!
Nasci em Pancas e fui criado no meio Pomerano. Fiquei emocionado com o documentário. PARABÉNS!
Falo hunsrückisch. Aprendi na família. Já tinha conhecimento sobre o pommerisch, diferente do hunsrückisch e do plattdeutsch. Lembra holandês
Eu não sabia disso, não está no livro da história, principalmente sobre a região na Europa, agora Brasil tem muito contato com Polônia e Alemanha, o municipio deveria fazer essa conexão pela lingua, vejo que outras colônias mantém forte a tradição e fala graças a integração e patrocinio de centros de tradições.
Não sei se tem esse contato mas deveriam fazer, ainda mais agora com interesse deles no resgate da cultura.
@Takashi Silva tem algo errado ai, os poloneses foram abandonados pelos aliados do lado que a russia invadia, e foi assimilado pela russia, os homens foram enviados a campos de trabalho, o oficiais executados, eles só possuiam um paralelo que não tomava decisão na polônia.
Não é o único que alega isso, tem vários países que pós a queda da contina de ferro, entregaram tudo da inteligência aos países que eram aliados mas ninguém deu ouvido.
th-cam.com/video/rDuN6kvys2A/w-d-xo.html
@Takashi Silva checoslováquia eu acho( algum nome assim) avisou a inteligência brasileira que tinha algo sobre a derrubada do João Gular, não foram receber os documentos, que aqui a abin acha até hoje que teve interferencia americana, mas segundo a inteligência russa, pelo menos os documentos abandonados, falam que não tinha um agente americano aqui, que somente eles atuavam para derrubar o governo, eles achavam que a guerrilha daria conta, que como os demais países os militares apoiariam e não foi assim.
Nem saberia disso se não fosse um documentário.
Très intéressant. Merci Mademoiselle ! Un fan des Poméraniens du Brésil et de vos beaux yeux...
Sou de SP, mas morei no RS, onde gostei muito da cultura interiorana. Não sabia que tinha comunidades no ES. Já com vontade de conhecer!!
No Espírito Santo existem comunidades suíças e pomeranas fruto da imigração germânica do período imperial brasileiro.
Concordo plenamente continua a buscar suas identidades parabéns não deixem a cultura de vcs sair de dentro do coração lindo a cultura de vcs
Maravilhoso esse documentario. Isso e orgulho do Espirito Santo. Parabens por manter viva a herança da lingua, musica e outros de seus antepassados.
Muito legal... parabéns a comunidade de Santa Maria e aos descendentes de pomeranos no Brasil !
Estudei Alemão durante três semestres, sou professor de Inglês e adoro estudar idiomas. Impressionante a semelhança do Pomerano com o Holandês, até pela musicalidade, mais até do que com a própria Língua Alemã.
Também notei isso! Seria interessante um estudo comparativo dessas três línguas... Particularmente, gostaria de entender melhor o motivo dessa semelhança com o neerlandês, já que a Pomerânia fica mais perto do Mar Báltico do que dos Países Baixos
O baixo saxão ou baixo alemão ( _Niederdeutsch_ ou _Plattdeutsch_ ) é um conjunto de dialetos falado no norte e noroeste da Alemanha, e no nordeste dos Países Baixos. Os idiomas Pomerano e o Frísio fazem parte deste grupo. Do século XIII ao século XV foi a língua mais falada na região do mar Báltico, inclusive possuía uma versão da Bíblia nesta língua. Pesquise sobre a Liga Hanseatica, que fazia muito comércio naquela região e contribuiu para disseminar a língua. Já o idioma Alemão atual é bastante diferente e pertence ao grupo de idiomas do alto alemão. Alto e baixo neste contexto não significa que uma é melhor que a outra. O alto alemão se desenvolveu na metade sul da atual Alemanha, uma região montanhosa, por isso naquela época ficou conhecido como alto alemão. Já o baixo alemão se desenvolveu no norte da atual Alemanha e parte do nordeste da atual Polônia, uma região de planície praticamente ao nível do mar, por isso naquela época ficou conhecido como baixo alemão. A língua inglesa é uma língua germânica, muito mais influenciada pelo baixo alemão do que pelo alto alemão. Por isso que a língua inglesa soa parecido com o Holandês, o Pomerano, e o Frísio, línguas estas relacionadas ao baixo alemão.
@@Fernando_S Maravilha, isso explica muito e é um excelente pontapé inicial pra minhas pesquisas. Trabalho com história da música e tenho interesse especial pelos séculos XVI a XVIII. Já trabalhei com repertórios musicais hanseáticos, mas não conhecia a história das línguas faladas na Liga. Então, muito obrigado pela informação!
Eu não lembro dos detalhes históricos no momento mas posso te garantir que o pomerano é realmente do ramo linguístico ligado ao holandês é às línguas Platt e não ao Alto Alemão pois deste último elas não se originaram!
@@Fernando_S nossa esse comentário foi praticamente uma aula!
O que torna um país rico culturalmente é essa diversidade....
Desejo a todos que cultivem a cultura de vcs !!!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🙏🙏👏🏽👏🏽👏🏽👏🏻👏🏻
Sim mas apenas este tipo, a verdadeira diversidade que preserva as tradições diversas e não a islamização e aculturação promovida pelos globalistas. Maravilhosos pomeranos, asiáticos e todos que preservam suas raízes sem deixarem de ser seculares e adaptados aos valores da modernidade e liberdades civis!
O povo pomerano de Santa Maria de Jetibá são muito trabalhadores no campo contribui grandemente para produção de Hortifruti no ES , toda minha admiração a eles . Deus os abençoe
Minha avó Delybia Venzke, falava pomerano, alemão e português. Ela era descendente de imigrantes de São Lourenço do Sul, picada Harmonia. Uma pena eu não ter, à época da vida dela, maturidade para tentar aprender alguma coisa do idioma. Bom saber que estão tentando resgatar e permanecer ativa a língua, já que na Europa já está praticamente perecida.
Povo muito bacana de São Lourenço do Sul, estive lá algumas vezes.
Esse povo ainda não terminou o trabalho, enbraquecer o povo brasileiro.
Está lingua ainda existe na Polonia em aldeias remotas, na Alemanha foi instinta e em outro paises germanicos.
@@IndividuoAnonimo covarde.
Vídeo maravilhoso. Parabéns ❤.
Nosso Brasil é um país maravilhoso, com uma diversidade incrível!!👏👏👏
Caramba, mulheres e crianças tão lindas como essas? Deus abençoe todos vocês!
Parabéns ao trabalho pela manutenção da cultura e língua.
Apesar da Pomerania não existir mais, o que é um CRIME, desejo de coração VIDA LONGA aos pomeranos!!
Pois é. Os pomeranos pagaram pelos crimes da Alemanha. Mas a Polônia tinha que ter uma compensação por tudo o que passou.
@ se mantenha calado o bluepill.
@@pugilato8 Exato. Inclusive os vênetos também passam por isto. São obrigados a ser chamados de italianos. Os galegos de portugueses, os catalães de espanhois. Muito triste.
Parabéns por essa paixão de manter a língua e as tradições vivas!
Meu pai era de Recreio, Santa Maria de Jetibá. Mas a minha avó não era filha de pomerano e sim de alemão. Como sabemos, o alemão foi desestimulado no BR e no ES, o que é uma pena! Muito linda a cultura pomerana, torço para vocês preservarem ela, principalmente o idioma. Obrigado pelo excelente documentário! Saráh você é linda!
Por que foi desestimulado?
@@tiago2042 , isso foi devido a 2a guerra mundial. Houve uma séria perseguição a descendentes de italianos, japoneses e alemães. A polícia, por exemplo, se ouvia alguém falando alemão, agredia fisicamente a pessoa.
@@Edgar2023ES Deveria ter matado todos . Ou não ? Guerra é uma vergonha mundial , perseguição por cor e idiomas.
@@tiago2042 culpa do vargas e da segunda guerra e ate mesmo hitler
@@Edgar2023ES Normal, no Pará os japoneses ficaram presos, por acharem que eram espiões para poderem invadirem a amazônia.
minha família paterna é de Santa Maria, já visitei a comunidade pomerana lá e é muito bom.
Feliz em conhecer este pedaço do Brasil. Cordial abraço, de um descendente de Tingüis, bandeirantes e povoadores, aqui de Curitiba
O interessante disso é que na própria Alemanha não existe mais esse idioma.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a região da antiga Pomerania passou a fazer parte da Polônia, assim como outras regiões.
As pessoas que habitavam a antiga região alemã ou se tornaram polonesas ou foram para outras partes da Alemanha e, consequentemente, foram deixando de falar o idioma pomerano e adotaram os idiomas de onde passaram a viver.
O fato é que, hoje, o pomerano é uma língua tipicamente brasileira e, ao que tudo sei, só é falado aqui no Brasil.
Não sou descendente de pomeranos, mas sou um tipo de linguista amador, autodidata, poliglota e valorizo muito essas situações.
Ainda irei nessa cidade para ver isso in loco.
Tenho estudado alguns dialetos italianos e não é nada difícil que eu venha a estudar esse pomerano também.
O futuro a Deus pertence.
Fantástico! Parabéns a todos os envolvidos nos programas culturais destinados a preservar a língua original dos seus ancestrais, e parabéns a toda a comunidade, especialmente às gerações mais novas. Show!
Obrigada pelo carinho! Nossa tradição é um tesouro que queremos preservar.
Que isso gente!!que cidade linda. Tenho muito orgulho de ser capixaba. Mais nunca tinha ouvido falar.
Muito bacana ver a preservação da cultura pomerana. Tudo de bom para o povo de Santa Maria.
Ótimo trabalho, documento essencial para conhecer parte da cultura pomerana no ES, além da história capixaba em si.
Fico muito feliz de ter acesso a esse documentário. Meus Bisavós eram pomeranos, eles eram daí, so que minha avó veio para o rio de jeneiro e acabou que fiquei distante da cultura. Quero muito aprender o idioma 🥰
Gabriela, existe um curso de Pomerano online e gratuito. Acesse: ead.pomer.com.br/course/curso-de-pomerano/
Um abraço pomerano!
Gabriela, eu vou aprender alemão também porque os meus bisavós eram alemães. Eu estava em dúvida entre russo e alemão. Eu estava tendendo para o russo, já que os alemães falam inglês e eu tbm e eu queria estudar russo para eu me comunicar com as pessoas do leste europeu, mas quando lembro da minha avó e meus tios mais velhos, o coração manda estudar alemão. Claro que o alemão, mundialmente falando, ele é mais importante que o pomerano, então deve ser mais fácil eu me decidir a aprender alemão do que você a falar pomerano, mas é questão de cultura, de historia. Pense em estudar e falar pelo menos um pouco do pomerano. Depois disso, pense em ir para Santa Maria de Jetibá, para falar com esse povo e passar por onde seu pai e seus avós passaram.
Se não for pura os seus parentes pomeranos não te aceitarão pois são de maioria racistas mesmo com os seus descendentes.
@@asarahstuhr
Seria legal divulgar aqui no seu canal musica cultura religiao
Seu canal cresceria bastante
@@rinhadeirorinhador4706 para de falar merda, Papinho nojento desse seu
O pomerano é uma varição da língua alemã, com algo de holandês e um toque de inglês também.
Muito interessante !
Não diga isso, por favor! É reconhecidamente uma língua irmã que não nasceu do Hoch Deutsch em absoluto mas sim do ramo que originou tanto o holandês como as línguas Platt da Alemanha, o Baixo Saxão!
en.wikipedia.org/wiki/East_Pomeranian_dialect
Há também o pomerano eslávico, uma língua lechítica mas é outra coisa bem distinta, claro.
en.wikipedia.org/wiki/Pomeranian_language
Muito legal, não sabia deste lugar, que continuem esta tradição!
Que bom que o documentário chegou até você!
Meus parabéns pelo excelentíssimo documentário, que a cultura pomerana esteja viva hoje e sempre!!! Abraços de São Paulo - SP.
Como estão os mestiços de são Paulo?
Grande abraco desde o Perú, gostei muito :)
Achei incrível !! Estou admirado. Essa cultura tem que ser valorizada
assistindo daqui do interior de pelotas RS, terra de imigrantes pomeranos. alles shoein !
Muito bacanas essas iniciativas de ensinar e disseminar lingua pomerana. Quem dera que em outras regiões os descendentes de diversos povos fizessem o mesmo.
Sou pomerana com muito ORGULHO !
Pomerano a Língua do berço .
Que tal voltar pra Pomerânia?
Parabéns !!! Excelente documentário.
Muito bom.
Sou Pomerano, de Timbo SC. Falo pomerano pena qie na nossa cidade tem poucos que falam Pomerano.
Olá, tudo bem?
Acabei de criar um servidor/canal de pomerano no Discord, só falta juntar quem fala pomerano, se quiser está convidado:
discord.me/pommerschpomerano
Você precisa ter uma conta no Discord para entrar no servidor. Caso você ainda não tenha, registre-se no link abaixo:
discord.com
Convide outros que falem pomerano para participar, assim vamos unir as comunidades pomeranas do Brasil.
Ola.
Sou meio leigo na internet mas vou tentar me comunicar.
Tenho muito interesse em me comunicar em pomerano.
Obrigado.
@@fredwitthoeft5459 O link para entrar no servidor foi corrigido! Releia por favor o post. E seja bem-vindo!😃
@@geofsuncutintlflights3553 tem no whatsapp não ?
@@JoãoPedro-q2t7z Sim, era um novo projeto para tentar alavancar a lingua pomerano, mas temos agora um novo projeto. Posteriormente vou deletar todos os posts relacionados ao Discord
Parabéns por este lindo documentário sobre o resgate da língua pomerana no Brasil!
Como descendente de alemães que falavam outros dialetos (como o hunsrück e o sachsisch) e como luterano membro da IECLB, eu fico muito feliz!
Ótimo povo... Belíssima língua...fala notável...
Você é escurinho, ainda falta enbraquecer mas. Da pra ver que você tem ascendência, africana, Portuguesa e indígena. Falta enbraquecer mas, precisasse de mas cor branca.
@@IndividuoAnonimo seu nome é acurado mesmo, nem todo caucasiano tem a pele branca, já vi italianos e portugueses com a pele mais morena que eram 100% europeus
@@IndividuoAnonimoaliás, só albinos têm a pele branca
@@RESTITVTOR-ORBIS Eu mudei, até o meu português melhorou.
Muito legal mesmo. Preservem as raízes mesmo! O espírito santo é um estado maravilhoso, é pequeno mas temos vários povos, italianos, portugueses, pomeranos, alemães, africanos, árabes. Mto bacana! Todos deveriam preservar as línguas.
Sim, e é isso que eu chamo de diversidade a preservação de vários povos.
Excelente vídeo, continuem firme no projeto de vocês, para que o dialeto pomerano fique eternizado.
Eu sou carioca do Rio, mas moro no interior de São Paulo. Nunca imaginei que haveriam povos pomeramos aqui no Brasil, especialmente no sudeste eu estou muito surpreso e curioso de saber sobre essas pessoas. Abraço!
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Que orgulho dessa cidade! Sou capixaba de outra cidade no norte, mas sempre me chamou muito a atenção a cultura alemã (do qual nós temos origem) e saber que vocês de Santa Maria estão mantendo a lingua e a tradição de uma região e povo alemão que a própria Alemanha já abandonou me deixa muito orgulhoso, como sempre, nosso povo é um povo forte e dedicado!
Uma pena a Alemanha ter abandonado o mesmo e abrido portas para turcos, que hoje destroem o país.
Excelente vídeo! Parabéns mesmo pela manutenção da cultura desse povo tão trabalhador, que encontrou na América seu novo lar.
Deus abençoe todos VCS pomeranos acima de tudo somos dá mesma terra um dia se ó eterno Deus permitir vou conhecer a sua cidade de Santa Maria de jequitibá Estado do espírito santo
Que vídeo lindo. Estou aprendendo aqui depois de ir a feira e comprar com feirantes daí de Santa Maria um biscoito que se chama bolo ladrão. Mas q delicia de biscoito e cultura. N devemos nunca ter vergonha da nossa língua pois ela é o nosso lar . Estou maravilhada, continuem e que sejam bem sucedidos . Amei aprender mais, dessa língua tão rica e cheia de história
Seir schoen!
Abraços do Rio Grande do Sul.
Abraços do Espírito Santo!
Dankeschöön!
Abraços do Espírito Santo.
Eu gosto de falar alemão! Show demais!
Orgulho de ser capixaba, parabéns aos pomeranos pela resistência!
O Brasil é um país maravilhoso e temos a riqueza cultural e o trabalho de todos os imigrantes de todas as partes do mundo, dos descendentes de escravos africanos e também dos nativos indígenas! Orgulho de ser brasileiro
As línguas indígenas felizmente estão sendo mais divulgadas, com vários canais no TH-cam e outros sites as ensinando! As africanas que vieram para o Brasil devem também ter seus canais imagino!
Sou capixaba de Cariacica, ja fui em santa Maria de Jetibá adorei a cidade pretendo volta mas vezes
Muito bonito o documentário, parabéns! Moramos em Nova Friburgo RJ e com certeza vamos visitar a cidade em um futuro próximo.
Obrigada, Filipe! Venham conhecer Santa Maria de Jetibá!
Ótimo vídeo, eu imaginava que somente aqui em Santa Catarina a cultura pomerana era presente, parabéns.
A cultura Pomerana é rica e se estende para além de Santa Catarina, com certeza você irá se surpreender!
Sonho um dia conhecer está cidade linda
Gostei bastante do documentário! Confesso que conheço pouco da cultura e menos ainda da língua pomerana, pois não tenho nenhuma ligação ancestral com esta cultura. Mas que bonito ver as raízes deste povo sendo preservadas, as crianças sendo ensinadas e a história de vocês sendo mantida. Parabéns a todos!
Deus abençoe todos VCS dá colônias pomerana no Brasil
Vou visitar umas colônias pomeranas no Brasil, preciso de uma polaca.
Reportagem maravilhosa irmãzinha! Parabéns!
Muito interessante esse documentario!!!um abraco de coimbra portugal!🌎 ☺
Interessantíssimo.
Meus parabéns à comunidade pomerana! Continuem valorizando vossa cultura 👏🏻👏🏻👏🏻
a lingua em sí é uma das melhores formas de preservação cultural de um povo......parabens pelo documentario......
MEU DEUS... QUE LÍNGUA MARAVILHOSA, EU CHEGUEI AO PONTO DE ME EMOCIONAR, VOCÊS ESTÃO COMPLETAMENTE CERTOS E TÊM MESMO QUE CONSERVAR ESSA RIQUEZA DE LÍNGUA! OBRIGADA PELO VÍDEO MARAVILHOSO! 👏👏👏👍
Aprendeu?
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Que legal! Agora aprendi que em Santa Maria é falado pomerano. 👏👏👏
Há muitos pomeranos no RS, em especial próximo a Pelotas.
Em São Lourenço do Sul
0:24 Que Mulher Linda .
Com meu Respeito.
Eu vou morar aí 😊😊❤❤
Parabéns continue cultivando sua língua é cultura não podemos deixar de cultiva-la
Eselente vídeo, o TH-cam está muito órfão de conteúdo que diz respeito a cultura pomerana,
Obrigado pelo conteúdo.
Muito bom! Mantenham a tradição sempre! Vocês são um exemplo. Deu até vontade de ir morar aí! 😁
Que belo vídeo e apresentação.
Uma cultura linda de valor imensurável que jamais deve ser perdida (e não será)!
Que não percam essa tradição. Eu falo italiando fluente e já estava aprendendo também o dialeto calabrês. Na Itália cada região tem seu próprio dialeto que era uma maneria de conversar na guerra sem que os inimigos soubessem o que estava sendo dito. Ou seja, continuem pq com certeza vai ser útil.
Sim, e na verdade seria mais adequado a eles nos referirmos como línguas regionais pois evoluíram de forma totalmente independente do italiano oficial, tendo elas mesmas variantes locais, dialetos propriamente ditos, de cada uma delas, assim como o Frísio na Holanda tem os seus. E aqui no Brasil, você sabe, mas menciono só para caso alguns leiam e possam tb se interessar, temos o
Talian, uma língua resultante de várias línguas regionais latinas da Península Itálica, mesmo antes da unificação do país! Preciosa joia linguística, única em todo mundo imagino!
Muito interessante as crianças falando fluentemente a lingua pomerana, sou descendente de alemaes, nao tive a oportunidade de aprender a lingua mas nasci no Brasil, entao sou Brasileiro e esta tem que ser minha 1a lingua.
Ola moro em Cachoeiro de Itapemirim ES - Sou descendente Deutsche. Meu sobre nome WERNECK . Gosto muito de Santa Maria e logo que puder estarei voltando ai. Guten Tag
É igual Paraguay o Guarany é a língua oficial e o Español é pra comércio, eu acho muito incrível é de muito valor manter as origens, que essa cultura nunca se acabe
Os Guaranys são indígenas, povos originários, no Paraguai. Alemães são estrangeiros no Brasil. É COMPLETAMENTE diferente.
Excelente produção profa. Saráh! Continue suas publicações
Pomerânia fazia parte do nordeste da atual Alemanha e norte da atual Polônia,. Minha bisavó era de lá e o povo de sua região era chamado de Kaszuba ( cachuba)...
Lindo documentário, moro na cidade vizinha, Santa Teresa 🥰
QUE MARAVILHA ESTA É NOSSA RIQUEZA BRASILEIRA CONSERVE POIS SOMOS UM PAIS DE MUITOS