Sou descendente de japoneses e falo japonês em casa fiquei muito feliz de saber os esforços dedicados para se manter a tradição dos pomeranos espero que continuem por várias gerações !! Pois o Brasil é de todos os povos civilizados não diferente dos japoneses que aqui vivem ! Sul de são Paulo ..
Olá, Tako. Quando você diz "Sul de São Paulo" significa a Zona Sul da Cidade de São Paulo, o Cinturão Verde Metropolitano ou à região de Registro, no sul do estado? Também sou de São Paulo, do interior paulista, na região das Grandes Cidades (Campinas, Jundiaí, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Piracicaba) e realmente o Japonês é um povo muito inteligente e disciplinado, tanto nos estudos quanto no trabalho. Quando há um Vestibular para ingressar à Universidade, os primeiros colocados sempre são Japoneses. Depois vêm os Judeus e Árabe-Libaneses, muito inteligentes, também. Só depois vem a aprovação pela Universidade de nós, pobres mortais brasileiros, para a matrícula e ingresso "a posteriori". E você também sabe como são concorridas e disputadas as Universidades aqui...
Sou carioca e viajava para Santa Maria duas vezes por semana ( caminhoneiro) e até aprendir algumas palavras pomerano kkkkkk muito maneiro , parabéns ao povo da ir, gente muito boa, saudades ....
Sou descendentes de japoneses. Falo o idioma japonês e conservo minhas origens e dos antepassados. Estive em Santa Maria de Jetibá (fui no Museu Pomerano) e em Laranja da Terra no mês passado a passeio. Fiquei impressionado ao caminhar pelas ruas, as pessoas usando a língua pomerana, apesar de conhecer o básico da língua alemã!!! Moro em São Paulo - Capital!!
O povo pomerano de Santa Maria de Jetibá são muito trabalhadores no campo contribui grandemente para produção de Hortifruti no ES , toda minha admiração a eles . Deus os abençoe
Minha avó Delybia Venzke, falava pomerano, alemão e português. Ela era descendente de imigrantes de São Lourenço do Sul, picada Harmonia. Uma pena eu não ter, à época da vida dela, maturidade para tentar aprender alguma coisa do idioma. Bom saber que estão tentando resgatar e permanecer ativa a língua, já que na Europa já está praticamente perecida.
Sou de uma família de imigrantes gregos e sempre gostei de ter sobrenome diferente. Acredito que sem preservação, tanto genética quanto cultural, os povos naturalmente morrem ou se perde o verdadeiro significado. Bom ver que os colonos pomeranos se preservam muito meio que parecido como os colonos alemães e italianos fazem no sul do brasil.
@@sanguinius3938 Claro que há brancos também, mas o Brasil ainda é uma nação mestiça, vc querendo ou não. essa bosta de pais começou assim, não podem esconder a história de baixo do tapete, a minúscula região sul não representa todo o Brasil, e além disso, brancos no Brasil são uma minoria, o resto são mestiços. O sangue indígena e negro corre nas veias na maioria dos brasileiros, ao contrário da população estadunidense.
@@carlosfischer69420 Desejo a ti, e a todos de sua belíssima e gloriosa Etnia, nada além do melhor, caríssimo. A Arianidade viverá, não deixaremos o eterno udeuJ internacional atingir seu ensejo satânico de extinguir a Raça Ariana! Que Deus lhe Abençoe.
@@carlosfischer69420 Não sei onde ficou subentendido que eu tenho. Quanto à questão dos sueduJ talmúdicos, ela não é de fundo étnico, mas sim de fundo religioso, referente ao supremacismo racial loxista dos mesmos, contido no seu livro dito "sacro", o talmude, e quanto às suas conspirações internacionais desumanas, para com os ditos "gentios", de fundo econômico, geopolítico, e político. Mas lhe agradeço pela Bênção!
Eu me formei em odontologia na UFES a 34 anos atrás e me lembro de ter atendido um senhor de idade na clinica, ele era de Santa Maria e vinha com ele um intérprete. Muito importante manter viva essa tradição.
Eu não sabia disso, não está no livro da história, principalmente sobre a região na Europa, agora Brasil tem muito contato com Polônia e Alemanha, o municipio deveria fazer essa conexão pela lingua, vejo que outras colônias mantém forte a tradição e fala graças a integração e patrocinio de centros de tradições. Não sei se tem esse contato mas deveriam fazer, ainda mais agora com interesse deles no resgate da cultura.
@Takashi Silva tem algo errado ai, os poloneses foram abandonados pelos aliados do lado que a russia invadia, e foi assimilado pela russia, os homens foram enviados a campos de trabalho, o oficiais executados, eles só possuiam um paralelo que não tomava decisão na polônia. Não é o único que alega isso, tem vários países que pós a queda da contina de ferro, entregaram tudo da inteligência aos países que eram aliados mas ninguém deu ouvido. th-cam.com/video/rDuN6kvys2A/w-d-xo.html
@Takashi Silva checoslováquia eu acho( algum nome assim) avisou a inteligência brasileira que tinha algo sobre a derrubada do João Gular, não foram receber os documentos, que aqui a abin acha até hoje que teve interferencia americana, mas segundo a inteligência russa, pelo menos os documentos abandonados, falam que não tinha um agente americano aqui, que somente eles atuavam para derrubar o governo, eles achavam que a guerrilha daria conta, que como os demais países os militares apoiariam e não foi assim. Nem saberia disso se não fosse um documentário.
incrível o quanto esse grupo de imigrantes conseguiram conservar bem a língua, é uma raridade essa persistência da cultura e tradição, várias outras culturas e línguas se perderam e foram assimilados pela cultura local. A educação e o futuro sempre estiveram muito atreladas!
Parabens pelo documentário. Sou fotógrafo, atualmente moro em New York e pretendo voltar ao Brasil no final do ano. Ao pesquisar a cidade de Pancas, vi que a língua oficial era pomerano. Achei que era um erro da Wikipédia, porque onde se viu uma cidade no Brasil falar um Idioma assim? Para minha surpresa descobri que sim existem cidades onde falam e que guardam a cultura até hoje. Pesquisei mais e descobri a cidade de vocês. Fiquei emocionado como que vocês estão guardando isso e ensinando os alunos.
Eu também so descobri porque dividia aluguel com uma menina que conheci na igreja. Um dia ouvi ela falando no telefone com a mãe e levei um susto. E perguntei que língua ela falava daí ela me expliquei e eu fiquei um tempo pra entender que era no Brasil . Não conseguia acreditar
Sou descendente de alemão e meu pai era de Santa Maria. Eu não falo nenhuma palavra de alemão. Um dos motivos: o alemão chegou a ser proibido no BR. Eu já fui em Santa Maria algumas vezes e o pomerano é falado muito lá. Em pancas você precisa ir no distrito de varginha. Pancas é uma linda cidade com um dos maiores aglomerados de granito do mundo (Monumento natural dos pontões capixabas). Você pode registrar a cultura e a natureza.
@@friends8nynne, em algumas regiões do ES é falado o pomerano sim. Os imigrantes (alemães, pomerandos, polones, italianos, etc) ficaram muito isolados aqui. Quando pessoas dos outros estados vem aqui no ES nos acham frios e sérios. Provavelmente, esses fatos possam ajudar a responde isso.
Moro na Serra e, às vezes, vou a Santa Maria de Jetibá, tenho amigos lá na zona rural da cidade, o povo é simpático, humilde e gente boa, e a cidade é linda!!!
Sou sertanejo nordestino montanhês de área remota mas meu hobby é história e geografia e a décadas sou conhecedor da história desse povo relíquia tão valoroso tenho verdadeira paixão pela história dessa gente bonita descente e incrível. sinto orgulho de ter essa nação dentre os povos que compõe o Brasil. amo vocês e desejo vida longa e peço a Deus que multiplique fortaleça e proteja esse povo.
Olá, tudo bem? Acabei de criar um servidor/canal de pomerano no Discord, só falta juntar quem fala pomerano, se quiser está convidado: discord.me/pommerschpomerano Você precisa ter uma conta no Discord para entrar no servidor. Caso você ainda não tenha, registre-se no link abaixo: discord.com Convide outros que falem pomerano para participar, assim vamos unir as comunidades pomeranas do Brasil.
@@JoãoPedro-q2t7z Sim, era um novo projeto para tentar alavancar a lingua pomerano, mas temos agora um novo projeto. Posteriormente vou deletar todos os posts relacionados ao Discord
Torço pra que essa língua e a tradição pomerana nunca morra! É um orgulho pra nós todos ter uma cultura e um povo lindo como esse! É um uma das riquezas culturais do nosso Brasil! Que Deus abençoe e proteja essa cultura e o povo que a representa!
Eu sou carioca do Rio, mas moro no interior de São Paulo. Nunca imaginei que haveriam povos pomeramos aqui no Brasil, especialmente no sudeste eu estou muito surpreso e curioso de saber sobre essas pessoas. Abraço!
Deus abençoe todos VCS pomeranos acima de tudo somos dá mesma terra um dia se ó eterno Deus permitir vou conhecer a sua cidade de Santa Maria de jequitibá Estado do espírito santo
Fico muito feliz de ter acesso a esse documentário. Meus Bisavós eram pomeranos, eles eram daí, so que minha avó veio para o rio de jeneiro e acabou que fiquei distante da cultura. Quero muito aprender o idioma 🥰
Gabriela, eu vou aprender alemão também porque os meus bisavós eram alemães. Eu estava em dúvida entre russo e alemão. Eu estava tendendo para o russo, já que os alemães falam inglês e eu tbm e eu queria estudar russo para eu me comunicar com as pessoas do leste europeu, mas quando lembro da minha avó e meus tios mais velhos, o coração manda estudar alemão. Claro que o alemão, mundialmente falando, ele é mais importante que o pomerano, então deve ser mais fácil eu me decidir a aprender alemão do que você a falar pomerano, mas é questão de cultura, de historia. Pense em estudar e falar pelo menos um pouco do pomerano. Depois disso, pense em ir para Santa Maria de Jetibá, para falar com esse povo e passar por onde seu pai e seus avós passaram.
Meu pai era de Recreio, Santa Maria de Jetibá. Mas a minha avó não era filha de pomerano e sim de alemão. Como sabemos, o alemão foi desestimulado no BR e no ES, o que é uma pena! Muito linda a cultura pomerana, torço para vocês preservarem ela, principalmente o idioma. Obrigado pelo excelente documentário! Saráh você é linda!
@@tiago2042 , isso foi devido a 2a guerra mundial. Houve uma séria perseguição a descendentes de italianos, japoneses e alemães. A polícia, por exemplo, se ouvia alguém falando alemão, agredia fisicamente a pessoa.
@@GaiusIuliusCaesarAugsua ignorância se mostra no seu comentário, vc sim mostra preconceito com que quer manter língua e tradições, quem inferniza o Brasil são infelizes e burros igual vc que nem o bisavô conhece
Muito bacanas essas iniciativas de ensinar e disseminar lingua pomerana. Quem dera que em outras regiões os descendentes de diversos povos fizessem o mesmo.
Que vídeo lindo. Estou aprendendo aqui depois de ir a feira e comprar com feirantes daí de Santa Maria um biscoito que se chama bolo ladrão. Mas q delicia de biscoito e cultura. N devemos nunca ter vergonha da nossa língua pois ela é o nosso lar . Estou maravilhada, continuem e que sejam bem sucedidos . Amei aprender mais, dessa língua tão rica e cheia de história
Muito legal mesmo. Preservem as raízes mesmo! O espírito santo é um estado maravilhoso, é pequeno mas temos vários povos, italianos, portugueses, pomeranos, alemães, africanos, árabes. Mto bacana! Todos deveriam preservar as línguas.
@@rinhadeirorinhador4706 Misturar o sangue perde as origens sim. Se eles se misturarem com outros brasileiros, nas próximas gerações não haverá mais as tradições pomeranas.
@@barbaraaraujo7700 se fosse assim o brasil não teria nenhuma tradição , já que somos todos mestiços. Mas é bom bom a consanguinidade deles , que entraram em decadência.
@@rinhadeirorinhador4706 E quantas culturas você acha que já não se perderam diante da mestiçagem?? Milhares de línguas indígenas que existiam no Brasil se perderam em razão da mestiçagem. Milhões de descendentes de italianos não falam mais os dialetos dos seus bisavós, milhões de descendentes de alemães do sul, também não falam mais os dialetos dos seus antepassados. Não há jeito. Mistura étnica, leva a destruição não só da etnia, como dos costumes.
Parabéns por este lindo documentário sobre o resgate da língua pomerana no Brasil! Como descendente de alemães que falavam outros dialetos (como o hunsrück e o sachsisch) e como luterano membro da IECLB, eu fico muito feliz!
Você é escurinho, ainda falta enbraquecer mas. Da pra ver que você tem ascendência, africana, Portuguesa e indígena. Falta enbraquecer mas, precisasse de mas cor branca.
@@IndividuoAnonimo seu nome é acurado mesmo, nem todo caucasiano tem a pele branca, já vi italianos e portugueses com a pele mais morena que eram 100% europeus
Eu tbm nunca tinha ouvido falar dessa cultura. Descobri no canal da Eneida, onde num vídeo q eu assisti há meia hora,ela cita esse povo q se localizava ao norte da Alemanha. Povo cujos ancestrais sofreram muito,foram expulsos dos seus territórios e migraram p países como Brasil,EUA e Canadá.Colhi essas informações tbm de outros canais do TH-cam. Enfim... Abraço Fraterno de Salvador Bahia Brasil.
MEU DEUS... QUE LÍNGUA MARAVILHOSA, EU CHEGUEI AO PONTO DE ME EMOCIONAR, VOCÊS ESTÃO COMPLETAMENTE CERTOS E TÊM MESMO QUE CONSERVAR ESSA RIQUEZA DE LÍNGUA! OBRIGADA PELO VÍDEO MARAVILHOSO! 👏👏👏👍
Muito obrigado por esse vídeo🔝🔝🔝👍👍👍 É maravilhoso que a cultura esquecida na Alemanha continue viva. Você pode se orgulhar de ser brasileiro com raízes pomeranas. Bitte macht noch mehr Videos und Dokumentationen darüber
Em relação ao português, vcs a tem como língua materna ou como uma segunda língua (já que vivem no Brasil e está é a língua oficial)? Gostaria mais de entender isso, afinal, é estranho uma cidade brasileira ter outro idioma como oficial (sem ser o português ou as línguas indigenas), mas achei muito interessante. Pois reparei que no vídeo, o pessoal entrevistado ao falar português, falava mais pausadamente do que ao falar o pomerano.
A língua materna é a primeira que a criança tem contato. O Pomerano é a minha língua materna, sendo que o português passei a aprender quando fui para a escola. Na minha época, 25 anos atrás, isso ainda era muito comum. Hoje menos! As crianças estão tendo contato com o português mais cedo, simultaneamente com o Pomerano.
São bilíngues. Eu também cresci com português e alemão (dialeto do Rio Grande do Sul) como línguas maternas. Antes da escola tive mais contato com o alemão, mas fui alfabetizado em português.
Gostei muito de ter encontrado este canal fiquei encantado por todos os comentários espero que todos mantenham as tradições dos antepassados pois até a pouco tempo tínhamos uma ideologia no governo que pretendia destruir todas as tradições culturais ,apesar do estrago feito convido a todos lutarem pelas suas origens !! Sou descendente direto de japoneses aqui do Brasil !! 文化を守りましょう!!!!👍👍👍👍🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Vocês tem que preservar o dialeto e tradições pomeranas, muitos conhecidos e amigos aqui do sul falam mas não escrevem, pessoas já adultas e nos jovens muito já se perdeu, vocês teriam que escrever livros sobre a língua, eu mesmo descendente de italianos compraria pois tenho muitos amigos que a falam
Parabéns aos envolvidos pelo ótimo documentário! Acho importantíssimo a preservação da cultura. Meu trisavô era holandês e veio para cá em busca de oportunidades, infelizmente com o passar das gerações toda a cultura que ele carregava de suas origens se foi e tudo que posso carregar dele agora é seu sangue e suas histórias que ouço de meus avós e parentes. Tentei aprender o holandês em sua memória para tentar manter sua chama acesa porém acho que seria muito mais fácil o aprendizado caso a língua fosse falada em casa. Conversem com seus antepassados sobre suas histórias e preservem sua cultura, mantenham essa chama acesa.
sou descendente de alemão e vim por curiosidade para ver se entendo essa lingua maravilhosa. infelizmente entendi mt pouco kkk ela parece ser puxada mais para o Nordico ..
@@flaviovanhatten9172 tu es parente do Marcel Van Hattem? Kkk Engraçado que o pessoal de Blumenau que fala alemao pronunci "ich" como o "ik' que tu escreveste.
Ótimo documentário. É um alívio ver que os jovens ainda estão aprendendo e praticando o pomerano no dia-a-dia. Quando esse idioma for perdido aí no Brasil, terá sido perdido de forma geral, porque até onde eu sei não há outro lugar onde esteja sendo conservado. Espero não demorar muito pra ter a chance de visitar o município de Santa Maria de Jetibá! Sou de SC, mas atualmente vivo no estado de Mecklenburg-Vorpommern; onde fica a parte alemã da antiga Pomerânia. Meu antepassados saíram da Pomerânia (Prússia) na metade do século 19 e recentemente tenho me interessado em aprender o idioma Pomerano. Alguém sabe se existe uma versão digital disponível desse dicionário Pomerado-Portugues do Sr. Ismael Tressmann? Notei que ele estava usando um pingente com o grifo, que é parte do brasão da Pomerânia e também está no brasão e no nome da cidade de Greifswald, onde estive há algumas semanas e tive a oportunidade de visitar o Pommersches Landesmuseum. Eles tem muito material interessante lá.
Muito bonito o video e muito legal saber que vcs valorisao tanto o idioma pomerano eu tambem sou descendente de pomeranos e tambem falo o pomerano e ensino o pomerano para os meus filhos e um dia ainda irei conhecer santa maria de jequitiba. Sao lourenço do sul.
Parabéns, pela reportagem, há aplicativos para se aprender pomerano? Vocês tem link de algum dicionário ou websites? É uma língua bonita, eu falo inglês fluentemente e espanhol e polones, tenho interesse em aprender alemáo e pomerano,
Obrigada! Fico feliz com o seu interesse em aprender o idioma. O material online ainda é muito escasso, mas hoje temos um curso rápido e gratuito. Link de acesso: ead.pomer.com.br/course/curso-de-pomerano/ Abraço!
Sou descendente de japoneses e falo japonês em casa fiquei muito feliz de saber os esforços dedicados para se manter a tradição dos pomeranos espero que continuem por várias gerações !! Pois o Brasil é de todos os povos civilizados não diferente dos japoneses que aqui vivem ! Sul de são Paulo ..
Olá, Tako. Quando você diz "Sul de São Paulo" significa a Zona Sul da Cidade de São Paulo, o Cinturão Verde Metropolitano ou à região de Registro, no sul do estado?
Também sou de São Paulo, do interior paulista, na região das Grandes Cidades (Campinas, Jundiaí, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Piracicaba) e realmente o Japonês é um povo muito inteligente e disciplinado, tanto nos estudos quanto no trabalho. Quando há um Vestibular para ingressar à Universidade, os primeiros colocados sempre são Japoneses. Depois vêm os Judeus e Árabe-Libaneses, muito inteligentes, também. Só depois vem a aprovação pela Universidade de nós, pobres mortais brasileiros, para a matrícula e ingresso "a posteriori". E você também sabe como são concorridas e disputadas as Universidades aqui...
por favor, continue, eu adoraria ver mais dialetos surgindo no Brasil, n deixe a sua cultura morrer, Brasil eh pais de todos.
Sim
Sou carioca e viajava para Santa Maria duas vezes por semana ( caminhoneiro) e até aprendir algumas palavras pomerano kkkkkk muito maneiro , parabéns ao povo da ir, gente muito boa, saudades ....
Santa Maria fica no Espírito Santo?
@@adriano-rj3733 ss
Schat opa , aprendi primeiro essas palavras.
@@adriano-rj3733 Santa Maria de Jetibá , interior do ES.
Se acasala com uma pomerana.
Povo inteligente...trabalhador... disciplinado...e...muito humilde... Parabéns...
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Sou oriundi, casado com uma pomerana e moro no interior de Santa Maria de Jetibá. Amo o povo pomerano e sinto-me como se morasse no paraíso terrestre.
Sou descendentes de japoneses. Falo o idioma japonês e conservo minhas origens e dos antepassados. Estive em Santa Maria de Jetibá (fui no Museu Pomerano) e em Laranja da Terra no mês passado a passeio. Fiquei impressionado ao caminhar pelas ruas, as pessoas usando a língua pomerana, apesar de conhecer o básico da língua alemã!!! Moro em São Paulo - Capital!!
O povo pomerano de Santa Maria de Jetibá são muito trabalhadores no campo contribui grandemente para produção de Hortifruti no ES , toda minha admiração a eles . Deus os abençoe
Très intéressant. Merci Mademoiselle ! Un fan des Poméraniens du Brésil et de vos beaux yeux...
Louvado é o povo que valoriza, não esquece de suas origens e ainda consegue faze-la perpetuar, estão de parabéns.
Seir schoen!
Abraços do Rio Grande do Sul.
Abraços do Espírito Santo!
Dankeschöön!
Abraços do Espírito Santo.
Minha avó Delybia Venzke, falava pomerano, alemão e português. Ela era descendente de imigrantes de São Lourenço do Sul, picada Harmonia. Uma pena eu não ter, à época da vida dela, maturidade para tentar aprender alguma coisa do idioma. Bom saber que estão tentando resgatar e permanecer ativa a língua, já que na Europa já está praticamente perecida.
Povo muito bacana de São Lourenço do Sul, estive lá algumas vezes.
Esse povo ainda não terminou o trabalho, enbraquecer o povo brasileiro.
Está lingua ainda existe na Polonia em aldeias remotas, na Alemanha foi instinta e em outro paises germanicos.
@@IndividuoAnonimo covarde.
Sou de uma família de imigrantes gregos e sempre gostei de ter sobrenome diferente. Acredito que sem preservação, tanto genética quanto cultural, os povos naturalmente morrem ou se perde o verdadeiro significado. Bom ver que os colonos pomeranos se preservam muito meio que parecido como os colonos alemães e italianos fazem no sul do brasil.
Vdd mestiçagem gera a perca de diversidade todos ficam muito iguais
@@2dmodels3d lúcidos
O Brasil é mestiço.
@@IndividuoAnonimo Em modo geral sim, mas há pessoas que não são, não force seu complexo de inferioridade a todos
@@sanguinius3938 Claro que há brancos também, mas o Brasil ainda é uma nação mestiça, vc querendo ou não. essa bosta de pais começou assim, não podem esconder a história de baixo do tapete, a minúscula região sul não representa todo o Brasil, e além disso, brancos no Brasil são uma minoria, o resto são mestiços. O sangue indígena e negro corre nas veias na maioria dos brasileiros, ao contrário da população estadunidense.
Apesar da Pomerania não existir mais, o que é um CRIME, desejo de coração VIDA LONGA aos pomeranos!!
Sensacional. O idioma nao pode morrer e permanece vivo para manter firme as raizes.
Que isso gente!!que cidade linda. Tenho muito orgulho de ser capixaba. Mais nunca tinha ouvido falar.
Este vídeo foi feito no dia do meu aniversário bacana
Emocionantemente lindo! Que a Raça e, consequentemente, a Cultura, Pomerana, nunca sejam extintas! *ARISCHES BLUT SOLL NICHT UNTERGEHN!*
Valeu, sou de sangue pomerano vou tentar aprender o idioma
@@carlosfischer69420 Desejo a ti, e a todos de sua belíssima e gloriosa Etnia, nada além do melhor, caríssimo. A Arianidade viverá, não deixaremos o eterno udeuJ internacional atingir seu ensejo satânico de extinguir a Raça Ariana! Que Deus lhe Abençoe.
@@Aquilaris Que deus lhe abençoe também Aquilaris, mas eu não tenho nenhum preconceito com nenhum grupo.
@@carlosfischer69420 Não sei onde ficou subentendido que eu tenho. Quanto à questão dos sueduJ talmúdicos, ela não é de fundo étnico, mas sim de fundo religioso, referente ao supremacismo racial loxista dos mesmos, contido no seu livro dito "sacro", o talmude, e quanto às suas conspirações internacionais desumanas, para com os ditos "gentios", de fundo econômico, geopolítico, e político. Mas lhe agradeço pela Bênção!
@@carlosfischer69420 Sangue com misturinhas qualquer, mas eaí? Você ficou branco?
Eu me formei em odontologia na UFES a 34 anos atrás e me lembro de ter atendido um senhor de idade na clinica, ele era de Santa Maria e vinha com ele um intérprete.
Muito importante manter viva essa tradição.
Eu não sabia disso, não está no livro da história, principalmente sobre a região na Europa, agora Brasil tem muito contato com Polônia e Alemanha, o municipio deveria fazer essa conexão pela lingua, vejo que outras colônias mantém forte a tradição e fala graças a integração e patrocinio de centros de tradições.
Não sei se tem esse contato mas deveriam fazer, ainda mais agora com interesse deles no resgate da cultura.
@Takashi Silva tem algo errado ai, os poloneses foram abandonados pelos aliados do lado que a russia invadia, e foi assimilado pela russia, os homens foram enviados a campos de trabalho, o oficiais executados, eles só possuiam um paralelo que não tomava decisão na polônia.
Não é o único que alega isso, tem vários países que pós a queda da contina de ferro, entregaram tudo da inteligência aos países que eram aliados mas ninguém deu ouvido.
th-cam.com/video/rDuN6kvys2A/w-d-xo.html
@Takashi Silva checoslováquia eu acho( algum nome assim) avisou a inteligência brasileira que tinha algo sobre a derrubada do João Gular, não foram receber os documentos, que aqui a abin acha até hoje que teve interferencia americana, mas segundo a inteligência russa, pelo menos os documentos abandonados, falam que não tinha um agente americano aqui, que somente eles atuavam para derrubar o governo, eles achavam que a guerrilha daria conta, que como os demais países os militares apoiariam e não foi assim.
Nem saberia disso se não fosse um documentário.
incrível o quanto esse grupo de imigrantes conseguiram conservar bem a língua, é uma raridade essa persistência da cultura e tradição, várias outras culturas e línguas se perderam e foram assimilados pela cultura local. A educação e o futuro sempre estiveram muito atreladas!
Parabens pelo documentário. Sou fotógrafo, atualmente moro em New York e pretendo voltar ao Brasil no final do ano. Ao pesquisar a cidade de Pancas, vi que a língua oficial era pomerano. Achei que era um erro da Wikipédia, porque onde se viu uma cidade no Brasil falar um Idioma assim? Para minha surpresa descobri que sim existem cidades onde falam e que guardam a cultura até hoje. Pesquisei mais e descobri a cidade de vocês. Fiquei emocionado como que vocês estão guardando isso e ensinando os alunos.
Que legal!!! Sou descendente de pomeranos, minha família mora em Laginha- Pancas ES
Eu também so descobri porque dividia aluguel com uma menina que conheci na igreja. Um dia ouvi ela falando no telefone com a mãe e levei um susto. E perguntei que língua ela falava daí ela me expliquei e eu fiquei um tempo pra entender que era no Brasil . Não conseguia acreditar
Sou descendente de alemão e meu pai era de Santa Maria. Eu não falo nenhuma palavra de alemão. Um dos motivos: o alemão chegou a ser proibido no BR. Eu já fui em Santa Maria algumas vezes e o pomerano é falado muito lá. Em pancas você precisa ir no distrito de varginha. Pancas é uma linda cidade com um dos maiores aglomerados de granito do mundo (Monumento natural dos pontões capixabas). Você pode registrar a cultura e a natureza.
@@friends8nynne, em algumas regiões do ES é falado o pomerano sim. Os imigrantes (alemães, pomerandos, polones, italianos, etc) ficaram muito isolados aqui. Quando pessoas dos outros estados vem aqui no ES nos acham frios e sérios. Provavelmente, esses fatos possam ajudar a responde isso.
@@Edgar2023ES não tem problema em ser frio e sério isso e até bom 👍👍👍
Moro na Serra e, às vezes, vou a Santa Maria de Jetibá, tenho amigos lá na zona rural da cidade, o povo é simpático, humilde e gente boa, e a cidade é linda!!!
Sou sertanejo nordestino montanhês de área remota mas meu hobby é história e geografia e a décadas sou conhecedor da história desse povo relíquia tão valoroso tenho verdadeira paixão pela história dessa gente bonita descente e incrível. sinto orgulho de ter essa nação dentre os povos que compõe o Brasil. amo vocês e desejo vida longa e peço a Deus que multiplique fortaleça e proteja esse povo.
assistindo daqui do interior de pelotas RS, terra de imigrantes pomeranos. alles shoein !
So nunca perguntem o que o avô desses caras fazia na década de 30!
Parabéns irmãos! Sigam firmes e fortes!
Muito bom.
Sou Pomerano, de Timbo SC. Falo pomerano pena qie na nossa cidade tem poucos que falam Pomerano.
Olá, tudo bem?
Acabei de criar um servidor/canal de pomerano no Discord, só falta juntar quem fala pomerano, se quiser está convidado:
discord.me/pommerschpomerano
Você precisa ter uma conta no Discord para entrar no servidor. Caso você ainda não tenha, registre-se no link abaixo:
discord.com
Convide outros que falem pomerano para participar, assim vamos unir as comunidades pomeranas do Brasil.
Ola.
Sou meio leigo na internet mas vou tentar me comunicar.
Tenho muito interesse em me comunicar em pomerano.
Obrigado.
@@fredwitthoeft5459 O link para entrar no servidor foi corrigido! Releia por favor o post. E seja bem-vindo!😃
@@geofsuncutintlflights3553 tem no whatsapp não ?
@@JoãoPedro-q2t7z Sim, era um novo projeto para tentar alavancar a lingua pomerano, mas temos agora um novo projeto. Posteriormente vou deletar todos os posts relacionados ao Discord
Concordo plenamente continua a buscar suas identidades parabéns não deixem a cultura de vcs sair de dentro do coração lindo a cultura de vcs
Torço pra que essa língua e a tradição pomerana nunca morra! É um orgulho pra nós todos ter uma cultura e um povo lindo como esse! É um uma das riquezas culturais do nosso Brasil! Que Deus abençoe e proteja essa cultura e o povo que a representa!
Eu sou carioca do Rio, mas moro no interior de São Paulo. Nunca imaginei que haveriam povos pomeramos aqui no Brasil, especialmente no sudeste eu estou muito surpreso e curioso de saber sobre essas pessoas. Abraço!
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Sonho um dia conhecer está cidade linda
Amei o vídeo. Eu sou um paulista descendente de japoneses e sou apaixonado pela cultura pomerana alemã. Eu estive em 1997 em Domingos Martins.
Seus antepassados eram uns fodidos que saíram dos seus paises de origem para ganhar a vida no Brasil.
Você sabia disso?
Deus abençoe todos VCS pomeranos acima de tudo somos dá mesma terra um dia se ó eterno Deus permitir vou conhecer a sua cidade de Santa Maria de jequitibá Estado do espírito santo
Fico muito feliz de ter acesso a esse documentário. Meus Bisavós eram pomeranos, eles eram daí, so que minha avó veio para o rio de jeneiro e acabou que fiquei distante da cultura. Quero muito aprender o idioma 🥰
Gabriela, existe um curso de Pomerano online e gratuito. Acesse: ead.pomer.com.br/course/curso-de-pomerano/
Um abraço pomerano!
Gabriela, eu vou aprender alemão também porque os meus bisavós eram alemães. Eu estava em dúvida entre russo e alemão. Eu estava tendendo para o russo, já que os alemães falam inglês e eu tbm e eu queria estudar russo para eu me comunicar com as pessoas do leste europeu, mas quando lembro da minha avó e meus tios mais velhos, o coração manda estudar alemão. Claro que o alemão, mundialmente falando, ele é mais importante que o pomerano, então deve ser mais fácil eu me decidir a aprender alemão do que você a falar pomerano, mas é questão de cultura, de historia. Pense em estudar e falar pelo menos um pouco do pomerano. Depois disso, pense em ir para Santa Maria de Jetibá, para falar com esse povo e passar por onde seu pai e seus avós passaram.
Se não for pura os seus parentes pomeranos não te aceitarão pois são de maioria racistas mesmo com os seus descendentes.
@@asarahstuhr
Seria legal divulgar aqui no seu canal musica cultura religiao
Seu canal cresceria bastante
Grande abraco desde o Perú, gostei muito :)
Meu pai era de Recreio, Santa Maria de Jetibá. Mas a minha avó não era filha de pomerano e sim de alemão. Como sabemos, o alemão foi desestimulado no BR e no ES, o que é uma pena! Muito linda a cultura pomerana, torço para vocês preservarem ela, principalmente o idioma. Obrigado pelo excelente documentário! Saráh você é linda!
Por que foi desestimulado?
@@tiago2042 , isso foi devido a 2a guerra mundial. Houve uma séria perseguição a descendentes de italianos, japoneses e alemães. A polícia, por exemplo, se ouvia alguém falando alemão, agredia fisicamente a pessoa.
@@Edgar2023ES Deveria ter matado todos . Ou não ? Guerra é uma vergonha mundial , perseguição por cor e idiomas.
@@tiago2042 culpa do vargas e da segunda guerra e ate mesmo hitler
@@Edgar2023ES Normal, no Pará os japoneses ficaram presos, por acharem que eram espiões para poderem invadirem a amazônia.
Sou descendente de sulistas alemães (Bavieros) que bom ver que tbm existem tanto sulistas/nortenhos alemães no Brasil!
Seu povo só veio para branquear o nosso povo, você é branco miscigenado.
@@IndividuoAnonimo Pois é, e infernizar o Brasil com esses idiomas não lusófonos.
Essas cidades são no Espírito santo , que fica no sudeste do Brasil , são capixabas .
@@GaiusIuliusCaesarAug Pois va morar em portugal, pois no Barsil os alemaes entraram como convidados, e nao como invasores
@@GaiusIuliusCaesarAugsua ignorância se mostra no seu comentário, vc sim mostra preconceito com que quer manter língua e tradições, quem inferniza o Brasil são infelizes e burros igual vc que nem o bisavô conhece
Muito interessante esse documentario!!!um abraco de coimbra portugal!🌎 ☺
Muito bacanas essas iniciativas de ensinar e disseminar lingua pomerana. Quem dera que em outras regiões os descendentes de diversos povos fizessem o mesmo.
Orgulho de ser capixaba, parabéns aos pomeranos pela resistência!
Meus parabéns pelo excelentíssimo documentário, que a cultura pomerana esteja viva hoje e sempre!!! Abraços de São Paulo - SP.
Como estão os mestiços de são Paulo?
Que vídeo lindo. Estou aprendendo aqui depois de ir a feira e comprar com feirantes daí de Santa Maria um biscoito que se chama bolo ladrão. Mas q delicia de biscoito e cultura. N devemos nunca ter vergonha da nossa língua pois ela é o nosso lar . Estou maravilhada, continuem e que sejam bem sucedidos . Amei aprender mais, dessa língua tão rica e cheia de história
Parabéns, pelo esforço em manter a cultura e a história! Um povo sem raiz é um povo sem história!
Ótimo trabalho, documento essencial para conhecer parte da cultura pomerana no ES, além da história capixaba em si.
Muito legal mesmo. Preservem as raízes mesmo! O espírito santo é um estado maravilhoso, é pequeno mas temos vários povos, italianos, portugueses, pomeranos, alemães, africanos, árabes. Mto bacana! Todos deveriam preservar as línguas.
Sim, e é isso que eu chamo de diversidade a preservação de vários povos.
Sou descendente de Ucraniano e peçoa vcs que nunca percam a sua cultura, seu sangue, sua etnia e a sua história.
Veja os vídeos que mandei.
Apenas misturam o sangue , mas não perde.
@@rinhadeirorinhador4706 Misturar o sangue perde as origens sim. Se eles se misturarem com outros brasileiros, nas próximas gerações não haverá mais as tradições pomeranas.
@@barbaraaraujo7700 se fosse assim o brasil não teria nenhuma tradição , já que somos todos mestiços. Mas é bom bom a consanguinidade deles , que entraram em decadência.
@@rinhadeirorinhador4706 E quantas culturas você acha que já não se perderam diante da mestiçagem?? Milhares de línguas indígenas que existiam no Brasil se perderam em razão da mestiçagem. Milhões de descendentes de italianos não falam mais os dialetos dos seus bisavós, milhões de descendentes de alemães do sul, também não falam mais os dialetos dos seus antepassados. Não há jeito. Mistura étnica, leva a destruição não só da etnia, como dos costumes.
Achei incrível !! Estou admirado. Essa cultura tem que ser valorizada
Parabéns por este lindo documentário sobre o resgate da língua pomerana no Brasil!
Como descendente de alemães que falavam outros dialetos (como o hunsrück e o sachsisch) e como luterano membro da IECLB, eu fico muito feliz!
Ótimo povo... Belíssima língua...fala notável...
Você é escurinho, ainda falta enbraquecer mas. Da pra ver que você tem ascendência, africana, Portuguesa e indígena. Falta enbraquecer mas, precisasse de mas cor branca.
@@IndividuoAnonimo seu nome é acurado mesmo, nem todo caucasiano tem a pele branca, já vi italianos e portugueses com a pele mais morena que eram 100% europeus
@@IndividuoAnonimoaliás, só albinos têm a pele branca
@@RESTITVTOR-ORBIS Eu mudei, até o meu português melhorou.
Excelente vídeo! Parabéns mesmo pela manutenção da cultura desse povo tão trabalhador, que encontrou na América seu novo lar.
Eu tbm nunca tinha ouvido falar dessa cultura. Descobri no canal da Eneida, onde num vídeo q eu assisti há meia hora,ela cita esse povo q se localizava ao norte da Alemanha. Povo cujos ancestrais sofreram muito,foram expulsos dos seus territórios e migraram p países como Brasil,EUA e Canadá.Colhi essas informações tbm de outros canais do TH-cam. Enfim... Abraço Fraterno de Salvador Bahia Brasil.
Tem que preservar mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻
Meus parabéns à comunidade pomerana! Continuem valorizando vossa cultura 👏🏻👏🏻👏🏻
Lindo documentário, moro na cidade vizinha, Santa Teresa 🥰
Sou do piaui mas acho fascinante a lingua pomerana , gosto muito de conversar com pessoas mais velhas , e pretendo aprender a língua pra conversar..
Que lindo, tudo isso faz parte da minha vida
Cidade Linda maravilhosa, e o povo é seu maior Esplendor !!
Gott segne Sie alle ... !🙏🏻🇩🇪🇧🇷🙋🏻♂️
MEU DEUS... QUE LÍNGUA MARAVILHOSA, EU CHEGUEI AO PONTO DE ME EMOCIONAR, VOCÊS ESTÃO COMPLETAMENTE CERTOS E TÊM MESMO QUE CONSERVAR ESSA RIQUEZA DE LÍNGUA! OBRIGADA PELO VÍDEO MARAVILHOSO! 👏👏👏👍
Aprendeu?
A intenção não é essa, esse povo branco tem que sair de suas tocas para enbraquecer as demais regiões brasileiras.
Muito obrigado por esse vídeo🔝🔝🔝👍👍👍 É maravilhoso que a cultura esquecida na Alemanha continue viva. Você pode se orgulhar de ser brasileiro com raízes pomeranas. Bitte macht noch mehr Videos und Dokumentationen darüber
A LÍNGUA E CULTURA POMERANA TEM VIVER PARA SEMPRE 🙏❤️ GOSTARIA DE APRENDER A FALAR EM POMERANO
Eselente vídeo, o TH-cam está muito órfão de conteúdo que diz respeito a cultura pomerana,
Obrigado pelo conteúdo.
Em relação ao português, vcs a tem como língua materna ou como uma segunda língua (já que vivem no Brasil e está é a língua oficial)? Gostaria mais de entender isso, afinal, é estranho uma cidade brasileira ter outro idioma como oficial (sem ser o português ou as línguas indigenas), mas achei muito interessante. Pois reparei que no vídeo, o pessoal entrevistado ao falar português, falava mais pausadamente do que ao falar o pomerano.
A língua materna é a primeira que a criança tem contato. O Pomerano é a minha língua materna, sendo que o português passei a aprender quando fui para a escola. Na minha época, 25 anos atrás, isso ainda era muito comum. Hoje menos! As crianças estão tendo contato com o português mais cedo, simultaneamente com o Pomerano.
São bilíngues. Eu também cresci com português e alemão (dialeto do Rio Grande do Sul) como línguas maternas. Antes da escola tive mais contato com o alemão, mas fui alfabetizado em português.
Que tal um vídeo sobre a culinária...
QUE MARAVILHA ESTA É NOSSA RIQUEZA BRASILEIRA CONSERVE POIS SOMOS UM PAIS DE MUITOS
Minha avó paterna era austriaca, acho muito interessante ver as diferentes culturas que existem no Brasil.
Parabéns Saráh, muito bonito o documentário.
Sou capixaba de Cariacica, ja fui em santa Maria de Jetibá adorei a cidade pretendo volta mas vezes
Parabéns Sarah, muito rica a cultura Pomerana, em Pancas e em Laginha do Pancas há também nativos pomeranos.
Gostei muito de ter encontrado este canal fiquei encantado por todos os comentários espero que todos mantenham as tradições dos antepassados pois até a pouco tempo tínhamos uma ideologia no governo que pretendia destruir todas as tradições culturais ,apesar do estrago feito convido a todos lutarem pelas suas origens !! Sou descendente direto de japoneses aqui do Brasil !! 文化を守りましょう!!!!👍👍👍👍🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Excelente produção profa. Saráh! Continue suas publicações
Sensacional, já estive aí duas vezes na zona rural e encontrei uma vozinha que não falava português
Boa noite, aqui do RS, de Agudo alles Gut Landsmann tanke 🙏.
Vocês tem que preservar o dialeto e tradições pomeranas, muitos conhecidos e amigos aqui do sul falam mas não escrevem, pessoas já adultas e nos jovens muito já se perdeu, vocês teriam que escrever livros sobre a língua, eu mesmo descendente de italianos compraria pois tenho muitos amigos que a falam
Parabéns continue cultivando sua língua é cultura não podemos deixar de cultiva-la
Belo documentário sou de sp Parabéns
Que belo vídeo e apresentação.
Uma cultura linda de valor imensurável que jamais deve ser perdida (e não será)!
Felicitações a vc é a todos os Pomeranos
Sarah gostaria de saber mais sobre sua cultura obrigado gratidão gratidão gratidão
a lingua em sí é uma das melhores formas de preservação cultural de um povo......parabens pelo documentario......
Valorizam a cultura,parabéns! Mantém o idioma.
Parabéns aos envolvidos pelo ótimo documentário! Acho importantíssimo a preservação da cultura. Meu trisavô era holandês e veio para cá em busca de oportunidades, infelizmente com o passar das gerações toda a cultura que ele carregava de suas origens se foi e tudo que posso carregar dele agora é seu sangue e suas histórias que ouço de meus avós e parentes. Tentei aprender o holandês em sua memória para tentar manter sua chama acesa porém acho que seria muito mais fácil o aprendizado caso a língua fosse falada em casa. Conversem com seus antepassados sobre suas histórias e preservem sua cultura, mantenham essa chama acesa.
Os arianos são superiores.
sou descendente de alemão e vim por curiosidade para ver se entendo essa lingua maravilhosa. infelizmente entendi mt pouco kkk ela parece ser puxada mais para o Nordico ..
ik sprekt Hollandisch en ik vastehen.eu falo holandes e entendi a maioria doque eles dizem
@@flaviovanhatten9172 tu es parente do Marcel Van Hattem? Kkk
Engraçado que o pessoal de Blumenau que fala alemao pronunci "ich" como o "ik' que tu escreveste.
@@flaviovanhatten9172 Ik fortel Deutsch un lēr pomerisch!!!
@@Illuminatus73 Verdade.E até ao inglês,eu diria....
@@Illuminatus73 ik weet!ik spreek nederlands,maar ik verstond
Ótimo documentário.
É um alívio ver que os jovens ainda estão aprendendo e praticando o pomerano no dia-a-dia. Quando esse idioma for perdido aí no Brasil, terá sido perdido de forma geral, porque até onde eu sei não há outro lugar onde esteja sendo conservado.
Espero não demorar muito pra ter a chance de visitar o município de Santa Maria de Jetibá!
Sou de SC, mas atualmente vivo no estado de Mecklenburg-Vorpommern; onde fica a parte alemã da antiga Pomerânia. Meu antepassados saíram da Pomerânia (Prússia) na metade do século 19 e recentemente tenho me interessado em aprender o idioma Pomerano.
Alguém sabe se existe uma versão digital disponível desse dicionário Pomerado-Portugues do Sr. Ismael Tressmann?
Notei que ele estava usando um pingente com o grifo, que é parte do brasão da Pomerânia e também está no brasão e no nome da cidade de Greifswald, onde estive há algumas semanas e tive a oportunidade de visitar o Pommersches Landesmuseum. Eles tem muito material interessante lá.
Muito bom, gostei muito do vídeo! Você poderia fazer mais vídeos a respeito da cultura Pomerana no ES e no Brasil.
Parabéns pelo. documentário! Vou difundir ao máximo porque amei demais essa tradição e cultura Pomerana!
Parabens pelo video linda cultura aqui no brasil meus parabens professores 🇧🇷🌅
Documentário muito bem feito, parabéns Saráh!
Obrigada, Josué!
@@asarahstuhr
Coloca uns videos ensinando o idioma muito interesante
@@asarahstuhr
Um alemão conseguiria se comunicar com um pomerano ?
Sensacional!
Parabéns!
Preservem a língua pomerana!
Visitarei amanhã a cidade de Santa Maria do Jetibá!
Parabéns Saráh
Muito bom, o TH-cam tá carente de um canal Pomerano, irei compartilhalo no Facebook, a propósito belíssimas são as mulheres pomeranas.
Parabéns pelo Excelente vídeo !!! Que cultura linda!
Pela sua cor será aceita lá com eles pois se fosse de outra cor não seria bom ir lá
Impressionante! Excelente documentário, gostaria de assistira mais!
Muito bonito o video e muito legal saber que vcs valorisao tanto o idioma pomerano eu tambem sou descendente de pomeranos e tambem falo o pomerano e ensino o pomerano para os meus filhos e um dia ainda irei conhecer santa maria de jequitiba. Sao lourenço do sul.
Parabéns amigos e amigas que Deus abençoe é proteja sempre vcs felicidades bjos.
Parabéns pelo belo trabalho prima!!!
Parabéns, pela reportagem, há aplicativos para se aprender pomerano? Vocês tem link de algum dicionário ou websites? É uma língua bonita, eu falo inglês fluentemente e espanhol e polones, tenho interesse em aprender alemáo e pomerano,
Obrigada! Fico feliz com o seu interesse em aprender o idioma. O material online ainda é muito escasso, mas hoje temos um curso rápido e gratuito. Link de acesso: ead.pomer.com.br/course/curso-de-pomerano/
Abraço!
Gostei, achei bastante interessante a língua e a cultura pomerana...
Parabéns, prima. Muito legal!!
Obrigada, primo. Um abraço pomerano!
@@asarahstuhr
#2024!
Sou pomerana com muito ORGULHO !
Pomerano a Língua do berço .
Que tal voltar pra Pomerânia?
Muito bom adorei
Muito maneiro, eu adorei conhecer pomerode !
Muito interesssante👏👏👏👏
Muito bom!
Parabéns pelo documentário!