ludo foi uma companhia necessária durante uma crise depressiva. aprendi a ser mais sensível e me respeitar após tanto autoflagelo e sabotagem, sou muito fã do trabalho dele
Estou fazendo 57 anos de vida hoje. Minhas filhas me fizeram uma surpresa, compram um pode do sorvete que mais gosto e fizeram um cartão de aniversário lindo. Fiquei muito feliz com o presente. Elas me disseram que é muito fácil me fazer feliz. Comecei a chorar e falei que minha felicidade era imensa porque consegui chagar até aqui, aos 57 anos, pois do lugar que eu vim, nenhum amigo de infância está vivo. Fui ao enterro deles antes de completar os onze anos de idade. Sinto falta da Dora uma menininha linda, mistura de negros e indígenas. Este vídeo foi um presente. A felicidade é relativa.
"fui ao enterro deles antes de completar os onze"(vitimidade, o PhD do comuna)"uma menininha linda mistura de Negros e índios"(lacrada racial)... Caraca, Comunista de redes sociais 57 anos. Isso é bom destino de vocês.
A mensagem é linda, mas acho que pra nós professores pega de um jeito diferente. Saber que a nossa profissão pode mudar vidas e ajudar tantas pessoas é mais do que gratificante, faz tudo ter sentido. Chorei, e espero ser uma boa professora tanto quanto os meus foram pra mim.
Exatamente! Hj aqui na minha cidade é feriado, ontem a noite sai com os outros profs e encontramos 3 alunos, alunos esses que ao olhar da sociedade não terão futuro e nem participaram do mundo acadêmico, mas os mesmos nos encheram de lágrimas ao dizer que estão lutando pelo seu lugar e que nossas aulas e até nossa conversa de ontem os inspira.
Mas Pró, professores choram demais, pq ser professor no Brasil eh bem triste mesmo. O bom é que os alunos sobrevivem apesar dos professores, pq a maioria é muito, muito ruim mesmo.
E o que resume melhor a esperança do que a atuação do magistério? É como a parábola do semeador, somos cultivadores de ideias, umas brotam e seguem espalhando sementes, outras nunca saem do chão, porém ,continuamos a semear.
Fui professor por 14 anos e esse ano larguei a profissão. Vejo hj q esses depoimentos dos alunos eram mais do q o sentido da minha profissão, era sentido de vida mesmo.
O Ludo e o "papinho" nilista dele me ajudou em um dos piores momentos da minha vida. Já chorei, já ri, já refleti muito com os vídeos dele. Ele é maravilhoso. Assistam ao Ludo!!
Não é "brisa individualista", o nome disso é depressão. A depressão é como aquela história de adquirir conhecimento. Depois que você realmente aprendeu, não é possível desaprender, entende. Tenho depressão há anos. Com o tempo, essa "porta" atravessado, vira um Metaverso sombrio, quase sem saída. A depressão é a doença do século. Não desejo pra ninguém, nunca.
@@gustavogaiofato Siim. Eu tive uma fase meio difícil, foi quando conheci o canal dele e os vídeos me ajudaram muito a ver a vida de forma mais leve. Da mesma forma que conheci o seu canal recentemente e ele me engrandeceu muito e me ajudou a parar de me culpar por não ser alguém de "sucesso". Incrível encontrar pessoas como vocês aqui na plataforma.
@@alcennxComo que te engrandeceu? Você literalmente viu o video, ficou todo "aiiioiin, auguein mim intendiiii, senti u mesmu qui eu sintuuu" e 2 horas depois você voltou a ter a p0rra da depressã0. O canal dele funciona apenas como um consolo sem efeito, uma ajuda incompleta, palavras vazias querendo te deixar feliz mesmo você estando na m3rda, querendo te enganar. Uma coisa que eu aprendi quando saí da depressão: as pessoas que querem ver o teu bem te humilham e te machucam sim, pois elas querem lapidar-te para ser alguém melhor, mais próximo da perfeição. Procure o verbo "humilhar" no dicionário, você verá que significa "humildar", ou seja, TORNAR-TE HUMILDE, já que você além de ser um fud1d0 é um arrogante que não acéita que O PROBLEMA ESTÁ EM VOCÊ!
@@alcennxComo que te engrandeceu? Você literalmente viu o video, ficou todo "aiiioiin, auguein mim intendiiii, senti u mesmu qui eu sintuuu" e 2 horas depois você voltou a ter a p0rra da depressã0. O canal dele funciona apenas como um consolo sem efeito, uma ajuda incompleta, palavras vazias querendo te deixar feliz mesmo você estando na m3rda, querendo te enganar. Uma coisa que eu aprendi quando saí da depressão: as pessoas que querem ver o teu bem te humilham e te machucam sim, pois elas querem lapidar-te para ser alguém melhor, mais próximo da perfeição. Procure o verbo "humilhar" no dicionário, você verá que significa "humildar", ou seja, TORNAR-TE HUMILDE, já que você além de ser um fud1d0 é um arrogante que não acéita que O PROBLEMA ESTÁ EM VOCÊ!
Pra quem não acompanha o Ludo, dá pra ficar com a cara do camarada cabeludo logo de início... Mas é muito bom, quando assisti esse vídeo a primeira vez, foi o mesmo que um soco no estômago, me fez acordar e ver o quanto esse sistema nos faz perder tempo com o desejo consumir
Eu tive uma fase terrível da vida (que na verdade ainda não passou). No meio desse turbilhão, atropelaram minha gatinha filhote. Tinha só quatro meses de vida. Se chamava Perkie. Eu mandei um e-mail pro contato do Ludoviajante, aquele que ele usa pro pix, apenas porque queria desabafar mesmo, não esperava resposta. Mas ele respondeu poucas horas depois, e foi uma resposta incrível que me salvou de diversas formas. Esse cara é incrível e tem um coração gigante. Parabéns pelo conteúdo Gaio, você é sensacional e precisamos de mais pessoas como você e o Ludo nesse mundo.
Sempre termino os vídeos do Ludo igual ao Gustavo, emocionada. O que eu acho mais foda nesse vídeo em específico, é o Ludo nos mostrar que a gente tem direito a existir, a contemplar tudo o que há de bonito no mundo, longe de ser triste ou bad vibes, é lembrar que nem tudo é só dor.
Desabafo... Sou Jovem Aprendiz, trabalho em linha de produção, já estou no fim do contrato e devo dizer e só aprendi a como ser explorado. Venho acumulando funções dentro da empresa, ao ponto em que acham que é obrigatório eu fazer o que não ganho para fazer, independente se a função em questão requeira um adicional no salário... E com medo de perder o trampo, que devido a Covid foi difícil de arranjar, eu vim abaixando a cabeça e fazendo TUDO o que me era pedido . Hoje foi p cúmulo pra mim, tive que ir ao banheiro, demorei 15 minutos e fui literalmente questionado pela minha supervisora sobre o quê eu "fazia" no banheiro, estranhei a pergunta e o tom mas, respondi que estava "usando o banheiro". Ela continua a me questionar, não em privado, até que eu explodi e falei "TAVA CAGANDO", alto, e meio irritado - não sou de aço, também tenho sentimentos - e falei que se quisessem poderiam me demitir, já que 15min atrapalhava tanto. Houve uma pequena discussão, mas sem xingamentos a pessoa dela ou terceiros. Depois daquele momento, fui chamado ao lado e um outro supervisor veio me dar uma "bronca", o que obviamente não surgiu o efeito desejado, só me decepcionou mais ainda. Digo, o JA que faz mais que o necessário, faz tudo certo, está sempre disposto a ajudar, não pode sequer ficar 15 minutos no banheiro?? Decidi que, se esse é o caso, vou começar negar realizar funções que não sejam da minha obrigação, porquê prefiro ser o JA que só faz o necessário e não pode cagar por 15min, do que o JA esforçado e aplicado, que também não pode cagar por 15min. Esse vídeo foi no momento perfeito, pq desde a hora em que aconteceu tudo isso, eu venho pensando, "Pra quê tudo isso??", sabe. Estou cansado... E a cada dia que passa acredito que é esse sentimento que vem me radicalizando a esquerda. Dói ser explorado...
Mano é como muito a gente ouve, a realidade/materialidade é o critério da verdade meu mano. Sou explorado todo santo dia e faço coisas que nem sou pago pra fazer e com toques de pequenas ameaças caso não faça, quem não se radicaliza partindo da própria realidade, não luta por mudança, não perde os grilhões que tanto nos serceiam de sonhar, ou melhor, nos escravizam todo santo dia e nos alimentam de sonhos inalcançáveis. Vamo pra luta meu mano. Desejo toda força do mundo pra vc, Tmj dmais.
Muito bom teu texto, mas na parte "tava cagando" não consegui lidar e imaginei vc falando pra pessoa e ri horrores😂 mas com respeito😅. Avante camarada!
Sou um adicto que está limpo tem alguns meses, ando super feliz pois encontrei uma irmandade anônima na qual vivemos "só por hoje", tentamos viver um dia de cada vez, apreciando o presente E tentando viver uma vida com princípios como honestidade, amor, mente aberta e etc, além de servimos de boa vontade todos aquele adictos que sofrem e encontram nossa irmandade , damos de graça o que recebemos de graça, criamos uma comunidade de apoio e focalizando nas nossas semelhancas e não nas nossas diferenças , conseguimos ajudar uns aos outros a viver um dia de cada vez
Quando entrei em contato com a filosofia do Absurdismo, de Camus, um peso colossal que estava sobre meus ombros se desmanchou parcialmente, pois sobrou apenas o peso que a realidade às vezes nos impõe, mas se foi o peso da ausência de sentido. Às vezes volta, mas por pouco tempo. Quando descobri que sentido é algo se constrói, e não que se encontra, foi como quando Van Gogh concebeu a Noite Estrelada (creio eu). Me senti livre também quando me descobri ateu, mas isso já é parte da minha própria aventura. E em minha última viagem, para Coqueiral - MG, eu notei que muitas necessidades que criei para mim, somada às necessidades que o capitalismo criou para mim, não são realmente necessidades, e sim algo como oferendas para um dragão que nunca existiu.
É que o mindfullness também é instrumentalizado pelo capital pra construir mais produtividade, foi por isso que o Gaiofato falou aquilo, a gente tem que ficar esperto. Agora, a técnica em si é benéfica, tudo vai depender do discurso que a acompanha e pra que a técnica será usada.
Esse video me acertou em cheio! Desde de que meu pai faleceu, a 13 anos atras, eu mergulhei em um mundo que nao conhecia, esse mundo de resolução de processo de inventario,conflito com irmaos, todas essas questoes juridicas complexas e demoradas. A partir dai eu sinto que eu nunca mais pensei no presente, vivia pensando no futuro, preocupado com situações que talvez nem mesmo aconteceriam. E ao mesmo tempo eu criei uma afixação nostalgica por tudo o q passou, querendo voltar ao tempo em que as coisas eram "mais faceis", aquele sentimento acolhedor da infancia, da adolescencia. Eu vivia o passado e futuro ao mesmo tempo e pode se dizer que vivo desde então. Estou em processo terapeutico para tratar essas questoes, e eu posso afirmar, é muito dificil! Valeu gaiofato, sempre trazendo conteúdo de primeira qualidade para todos nos!
Um livro que me ajudou com muitas das questões que são apresentadas aqui foi "A vida não é útil " do Ailton Krenak, livro curtinho e sensacional, tenho certeza que a leitura ilumina algo dentro de nós.
Ludoviajante com certeza me salvou na pandemia, muito mais do que ele pode imaginar, e esse é o meu vídeo favorito dele, talvez até o meu vídeo favorito da vida, porque me coloca numa posição completamente diferente de outros conteúdo “good vibes”, ele me entende, me acolhe e me orienta, não é o “ser feliz” de forma gratuita, mas é o “se sentir humano”, de forma muito consciente, e isso me deixa feliz
Fiz 30 dia 07, eu me sinto totalmente perdida e também faço essas reflexões loucas. Não me sinto adulta, não tenho nada, nada, nada só meu diploma e um pouco de saúde. Estou longe de conseguir tudo o que a sociedade considera ideal para alguem de 30 anos. Isso me deixa muito mal e me comparando demais, mas ao mesmo tempo eu só estou tentando encontrar o que me faz bem e ficar bem. E sim reconheço meu privilégio nisso e também toda a falta de privilégio ao ter que lidar com família tóxica e traumas, traumas e traumas, e claro desenvolvi o combo depressão, compulsão, bulimia e ansiedade. Me senti representada nesse vídeo, mas não me alivia em nada esse fato.
Vc faz terapia bianca ? Acredito que pode te ajudar. Eu comecei a fazer neste ano de 2023 e vem me ajudando a entender melhor meus sentimentos e lidar com essas "pressoes" do mundo capitalista (tenho 28) De resto, espero que de tudo certo pra voce, fique bem
Eu tenho 32, só pego meu diploma ano que vem, não tenho nada e o meu irmão mais novo já tá casado e tem um filho e uma situação financeira estável. Vc não tá sozinha, eu também não faço ideia do que fazer da vida.
Eu fiz 30 tenho poucos amigos, minha melhor amiga faleceu, tenho profissão mas não gosto dela e estou totalmente perdida. Nem nos meus sonhos mais ruins eu pensei que estaria desse jeito
Obrigado por isso Gustavo. Ontem eu estava em um crise existencial, perdi meu cunhado, que era um grande amigo quase irmão há quase 2 meses. Sempre pensei nessas questões, mas depois da partida dele isso veio muito mais forte, sobre o momento, viver o presente. Acho que quem achou bad vibes é porque não entendeu que o futuro e o passado não se controlam. Eu achei muito confortante esse vídeo. Obrigado mesmo
Sentí a mesma coisa quando minha irmã morreu, no dia em questão eu sentí as coisas de uma forma mais intensa, mais contundente... Pra mim aquele dia é sempre um lembrete pra valorizar a vida, e junto do marxismo me faz querer não pensar só a minha vida, mas das outras pessoas tmb
Conheci o Ludo numa época bem foda da minha vida: divórcio! E tô feliz de ver ele aqui! Fora isso: eu tive excelentes professores, menção honrosa ao Miúdo (ele tinha 1,98) que me ensinou a quebra narizes com um soco! Eu sou muito pequena, e ele me ensinou a me defender
É tão bom ver o Ludo por aqui. Ele foi e ainda é muito importante pra mim, os vídeos dele sempre me ajudam bastante. Vi esse vídeo quando saiu no canal e chorei, hoje chorei mais uma vez ao rever aqui.
Caramba, mexeu legal comigo... Lembrei dos mestres que me moldaram, desde o ensino fundamental até o ensino médio... Precisava disso pra dar uma lavada na alma... Obrigado, professor, por compartilhar isso com a gente...
Fui pra roça por uns 2 meses pra “espairecer” e o barulho dos bichos ficou no meu subconsciente. Quando cheguei em casa estava trabalhando home office e o telefone que estava com a bateria estragada, foi trocado por um velhinho provisoriamente… Quando tocou eu ouvi aquele barulho pavoroso que parecia um animal sendo abatido! Resumo: crise de pânico, receita de antidepressivos e muita terapia pra conseguir trabalhar funcionalmente. 🤡🤡 E o Plot twist: Na terapia fui encaminhada a outro profissional pra investigar sobre autismo. 🫠🫠
Como encontrar o "valor" da vida sendo obrigados a trabalhar numa escala 6x1; 10h por dia (das 8h as 18h), com um salário que ao fim do mês esta totalmente comprometido por despesas básicas para sobrevivência? Não te sobra pra viajar, passear, ir ao um parque, estudar... nada. Ah! Lembrando que para tudo isto é necessário: DINHEIRO. Transporte público em condição deplorável. Relações trabalhistas cada dia que passa mais precarizada. Estabilidade profissional? Pra quem? Todos os dias somos lembrados: Quem trabalha pros outros não tem garantia de emprego... Ta ruim pra vc? Tem fila na porta pela sua vaga! Eis quem somos como humanidade em 2023... e contando... daqui pra frente é só pra trás...
A ótica do “você pode tudo” se transforma na realidade do “você não consegue ser nada”não por algum “problema”com vc mesmo, mas devido a própria sociedade que o força sempre para baixo, contra sua vontade. Você luta, luta, luta e acaba perdendo pq seu “inimigo” é a própria estrutura social. Ou seja, o problema não é a liberdade, mas sim a impossibilidade de usufruir dela por sua própria vontade.
Que video lindo, poderoso, eu discutia com minha esposa estes dias atras, após a perda de uma tia muito querida, como a gente se perde nos ponteiros do relogio, na cobrança incessante da produtividade a qlqr custo, como a gente vai ao longo do caminho só existindo num cinza e vai deixando de lado aquela sensação maravilhosa de descobrir o simples, de se encantar com as coisas, como ceticismo vai sendo imposto cultural e socialmente pra pensar que nada importa, que o que importa é só a segurança, seja financeira, seja física, e nessa corrida alucinante de prazos e metas a gente esquece como é gostoso só ser você, dar risada de coisas bobas, "perder" uma tarde rabiscando uma folha de papel, parar pra sentir o cheirinho da jantinha que a gente faz naquela noite depois dum dia super frustrante. Como é necessário se reencontrar e entender que o agora, o nós, como isso é bom, poder dividir momentos com alguem, sentar no degrau da escada e só olhar pras estrelas. É macetado na nossa cabeça que a vida é curta e que você tem que aproveitar ao máximo, mas o que é aproveitar né? Aproveitar será que é apenas suprir esse delirio do fetiche da mercadoria? Se comparar o tempo inteiro com aquele amigo, parente, conhecido que conseguiu fazer uma viagem foda a algum país distante? Afogados em arrependimentos e alvos que quando atingidos se tornam só um ponto na nossa historia, a gente esquece de aproveitar as coisas, viver e dividir essas experiencias e saber que de fato, viver é muito mais do que ter e mostrar que você tem. Tem dias ruins, tem dias bons, mas a gente não pode esquecer que durante nossa passagem por aqui, nós somos nós, e a vida pode ser bela na nossa simplicidade e comunhão de ideias, emoções. Lindo video.
Aaaaaaa eu AMO o Ludinho, ele é perfeito, sempre traz reflexões tocantes e complexas, ele é muito sensível e inteligente! Os vídeos dele já me ajudaram em muitos momentos difíceis...e ainda hoje ajudam!❤
Eu depois de muitos vídeos Muita terapia Falando muito comigo mesmo, descobri uma forma de usar a ansiedade que tenho a meu favor. Como todo ansioso, vemos , vivemos e sentimos os piores cenários possíveis para cada situação difícil que vivemos. Passei a enfrentar medos e cenários absurdos que jamais aconteceram, e apos perder esse medo, sigo em frente e quando o momento da situação acontece, normalmente não é nem1/3 do cenário catastrófico para qual me preparei. Não sei se me fiz claro com minhas palavras, mas é isso.
Muito sensível, o vídeo. Chorei também. Van Gogh sempre me emociona, assim como as histórias de vida de tantos professores, que só persistem na profissão por terem uma intensa sensibilidade. Sentimentos tão intensos que as vezes atropelam a gente. O Van Gogh e esses professores têm essa sensibilidade intensa. Eu acredito nisso. Precisamos desse acolhimento. Nada é mais importante, e talvez até revolucionário, do que, quando precisar de ajuda, pedir ajuda e então receber ajudar. Estamos todos num mundo louco e doente e sentimos medo. Que a gente possa se ajudar a encontrar a cura pras dores do dia a dia, que a gente possa se acolher. Estamos na idade das trevas da saúde mental e precisamos trabalhar pra sair dessa escuridão. Agradeço sinceramente pelo vídeo! ❤
Gostaria de aproveitar e agradecer você tambem, Gustavo. Você foi um dos primeiros a me radicalizar, motivar a estudar e buscar um nova visão do mundo. Assim como um professor, você me mostrou o caminho. Bom demais poder voltar para a casa.
esse tipo de video me faz lembrar do esforço que eu faço pra esquecer da depressao e seguir em frente, muitas vezes é dificil, é uma batalha diaria e cansativa, mas é importante lembrar, aprender a não ignorar o abismo, mas saber que ele não pode ter mais força que você.
esse vídeo é lindo, eu tô na metade e já estou me acabando de chorar, vou reassistir no canal do Ludo e sei que vou chorar de novo, como se tivesse vendo a primeira vez. não tem como.
A arte me curou de muitas dores e impurezas. É como se fosse minha religião: por mais que em alguns dias super difíceis eu perca a noção dela, ela continua ali. Mesmo me distanciando, acabo voltando para o mesmo lugar: sentado desenhando no meu quarto. Já fui usuário de drogas como cocaína, só não pereci porque no fundo a arte era mais importante. Me fez refletir sobre o que será de mim no futuro. E mesmo sem nenhum enriquecimento ou dinheiro que valha, não era essa a resposta. A resposta estava em 'ser aqui e agora'. Nessa época conheci a importância de van gogh pois nunca estudei história da arte. Conheci Van Gogh como ser humano igual a eu quando li sua seguinte frase "Senti minha energia voltar e disse a mim mesmo, em qualquer caso vou me recuperar dela, vou pegar meu lápis que coloquei no meu grande desânimo e voltarei a desenhar, e a partir daí, parece que tudo mudou pra mim."
Eu sinto a mesma coisa quando danço, principalmente quando aprendo a dançar com outras pessoas. Acho fascinante essa fé no processo que a arte, em suas variadas formas, cria, me salvou diversas vezes e tenho cada dia aprendido assim.
Rapaz, no final do ano passado eu estava numa crise existencial fudida, estava fazendo terapia mas não estava funcionando. Mas depois que vi esse vídeo do ludo as coisas melhoraram porque comecei a refletir em viver mais o presente. Um dia de cada vez.
Eu sempre penso naquela frase do filme "Coringa": "A pior coisa de se ter uma doença mental é que todos esperam que você aja como se não tivesse." e eu tinha escrito um comentário maior e apaguei tudo exatamente pelo medo de me expor e ser julgado, mas pra resumir, eu tenho tdah e me sabotei muitas vezes, larguei a faculdade diversas vezes, mas deixei de ser um adulto func0onal depois que meu pai faleceu em 2015. Eu sofri uma dissociação, larguei estudos, emprego, namoro e me isolei pois tinha medo do julgamento alheio. Ainda estou tentando voltar pros trilhos e diversas coisas tem me ajudado nesse processo. Uma delas foi buscar ajuda medicinal, algo que só aconteceu depois da pandemia. Apesar de ser uma medicação natural, me ajudou a ter ânimo, ser mais ativo e perder peso. O fim da pandemia e a derrota de bolsonaro só ajudaram a me sentir ainda melhor. Voltei a tocar violão e fiz uma tatuagem. Eu só não desisti de tudo de vez pois tinha que cuidar da minha mãe, que na verdade era quem estava cuidando de mim durante esses anos. Porém, não poderia deixar de agradecer ao trabalho dos camaradas Gustavo, Ian e João, por ensinar a doutrina imortal do proletariado que me fez perceber o quanto da minha (falta de) saúde mental está ligada à nossa sociedade, ao nosso realismo capitalista. Também me fizeram me apaixonar pela história e depois de abandonar tantos cursos superiores, hoje tenho a convicção que dessa vez vou até o fim e já quero fazer uma pós de economia. Só tá faltando a renda e a companheira pra eu tocar umas serenatas revolucionarias. Eu sei que tudo vai ficar bem.
Eu faço desenhos e pinturas. Falando sobre a arte como retrato de um monte. Tem uma obra que fiz ao longo de quase 2 anos, durante a pandemia, inspirado no estilo do H. R. Giger. Fiz iniciante pensando em uma Homenagem, com o tempo foi tomando outro significa. Lembro dos meus momentos de crisis, de quase entra em depressão, colapsos nervoso, o que minimamente me mantia são era essa obra. Toda vez que eu olho para ela eu não tenho um sentimento de orgulho, tenho de angústia e ódio. O que inicie foi pensando como homenagem, virou uma retratação do que foi passar pela pandemia. Centenas e milhares de mortos, um constante negacionismo e a sensação de impotência. A obra se chama Suspiros
Ludo fez a minha difícil adolescência ser mais compreendida por mim msm, eu me odiava menos quando assistia ele, e é simplesmente emocionante ver meu professor fav e o ludo juntos ❤
Chorei junto com você aqui no trabalho. O Ludo é extremamente necessário e faz a gente ter reflexões muito importantes no cotidiano acelerado das nossas vidas.
Ontem à noite fui jantar com a minha prima e conversávamos sobre nossas desesperanças, nossas tentativas e esforços incalculáveis para dar sentido à vida, seja o que for chamado de sentido, se é para nós mesmos, para dar satisfação aos outros, ou para buscar conforto nem que seja para chorar em um colchão de boa qualidade, enfim... e o nome do Gaiofato surgiu na conversa em algum momento rs assim como o do Ian, as pessoas que são queridas na luta. E hoje o vídeo do Gaiofato é esse, é curioso e sincronizado.
Obrigado por apresentar essa ideia da liberdade para fazer tudo. Eu me sinto preso a isso, me sinto sempre cansado por conta disso, fico com a mente no futuro pensando que quero ser alguém que pode fazer tudo oq quer, quando quiser. Isso me tira do presente ,ao invés de estar de corpo e alma nas atividades que faço, a mente não estabiliza, sempre agoniado com algo que não aconteceu, não vai acontecer do nada, não precisa me afetar.... Através da espiritualidade busco ficar em paz. Acredito ser um trabalho em conjunto com estudar, pois entender nosso mundo é indispensável Nossa sociedade com certeza influencia pra caralho nisso... Obrigado, professor Gustavo!
Não conhecia o ludo, mas garanto que ele ganhou um inscrito. Não me encontro no meu melhor momento. Tô com um clima pesado aq na minha vida pessoal por razões que não pretendo comentar aqui. Mas, agradeço tanto vc, Gustavo, quanto o ludo por esses minutos de sabedoria e reflexão. Do fundo do meu ❤, obrigado. Vcs me fizeram derramar uma lágrima ou outra aqui. Gracias. 🤧🤧🤧🤧🤧🤧
Tenho sentido muito isso. Falta de propósito, falta de motivação, falta de perspectiva. Me apoio muito em ti Gaoiofato, no Ian, no Tio João, no Humberto... me spoio em vocês pra fazer algum sentido da existência em meio a esse modo de produção que tira a vontade de existir do indivíduo. Brigado por esse vídeo, brigado por existir meu mano
Só conheci o Ludo recentemente, foi minha companhia nos piores momentos da minha vida.. Tem alguns vídeos mais pesados, mas mesmo eles são capazes de amenizar um pouco a minha dor, por mais estranho que isso possa ser, saber que não estou sofrendo sozinho, me conforta. Posso dizer com todas as palavras, se hoje ainda estou aqui respirando, literalmente, ele tem boa parte da culpa disso. Seria legal ver mais reacts de vídeos dele.. Obrigado pelo seu trabalho, e dos outros colegas. 1 ano e meio atrás, eu achava que "Ir de Paris" poderia ser uma boa ideia, hoje, eu to achando muito pouco o governo Lula, mas acho que pelo menos não estamos andando séculos para trás. Agora é construir uma forma de ir pra frente. E sinceramente, na maior parte do tempo que penso sobre esse assunto, é tentando fugir do outro... Quero um dia estar bem o suficiente pra esse "ser meu assunto", e não a fulga dele, e vocês estão sendo maravilhosos no que estão fazendo, de verdade.
7:00 eu acho que ai você reduziu muito a questão, a ausência de sentido não é só sobre a perspectiva socioeconômica do tipo, "ah que profissão eu quero", é algo muito mais profundo do tipo "O que eu sou". Quando você cai nesse pensamento você começa questionar tudo, inclusive o seu comportamento, porque você faz certas coisas, se você realmente se importa com certas coisas, etc
Eu como artista e como uma pessoa que cursou Licenciatura (e desistiu), e sofre de questões como essas ditas no vídeo, acho que o segredo é esse. A maior dádiva que nós temos é o momento presente. Enquanto há um coração batendo no peito, há esperança.
Eu amo a vida, mas eu faço as coisas que amo fazer, "musica", tirar sorrisos de pessoas desconhecidas, isso torna combustivel pelo menos para as minhas experiências. Quando eu aprendi a parar de competir com meu próximo, as pessoas ficam serenas proximas da minha presença.
Quando você achar que a vida ta sem sentido, lembre que estamos em cima de uma pedra girando em volta de uma bola de fogo a milhares de km/h. Nada faz sentido mesmo.
Chorei no final duas vezes, primeiro com a fala sobre o presente e depois sobre a música do racionais, tenho uma história forte sobre essa música que sempre me pega de jeito
Uma experiência minha sobre isso foi que eu era muito ansioso e aprendi essa coisa de viver o presente e foi muito bom, mas acontece que por conta da política dos últimos 4 anos a ansiedade voltou forte. Engraçado que no momento que era pra eu ter sido mais ansioso, que foi na época das eleições, estranhamente eu não estava. O que aconteceu é que eu finalmente tinha entendido o conceito de materialismo histórico dialético. E aí eu passei a ter uma visão da vida menos idealizada, sem achar que eu deveria ser capaz de prever o que iria acontecer apenas usando a minha capacidade mental. Acho que é pouco explorado o como o materialismo histórico dialético pode ser usado praticamente em tudo inclusive em como a gente vê a nossa própria vida. Estudando algumas coisas do Ailton Krenak é até interessante como isso se alinha com a cosmovisão indígena. Enfim, pode ser algo que apenas se encaixa a minha realidade, mas que achei que seria válido compartilhar.
Sabe que quando eu era criança, eu tentava entender o sentido da vida, a existência. Deitava na cama ou olhava pela janela as nuvens, os prédios e os passarinhos voando, filosofafa tentando entender a existência, maravilhada. Na adolescência, entrei em depressão (muito por causa da sociedade podre capitalista em que vivemos) e nada fazia sentido, a existência era absurda, tive crise existencial aos 20 anos, quase fui com Deus. Recém adulta (23-24) estagiei como professora, tive crises de choro e exaustão, minhas ilusões profissionais foram destruídas e eu desisti de ensinar. Me perdi completamente e decidi ter um ano sabático para descansar e pensar na vida, encontrar um novo rumo. Não descansei, todo o tempo eu tentava achar o caminho, fui parar no hospital com palpitações achando que agora sim eu iria com Deus. Fiquei (ainda estou) num limbo de confusão, mas cada vez mais a falta de sentido na vida me acalma. Depois que conheci o comunismo, algumas coisas foram mudando (por exemplo, descobri o nome do meu monstro -- capitalismo -- e que dá pra pensar em alternativas a ele). Vou tirando de mim as armaduras pesadas que a sociedade (e eu também , eu acho?) me enfiava dentro, com tudo o que eu deveria fazer e ser: ler tais livros, ter tais empregos, ser importante, salvar o mundo, ser a melhor aluna, a melhor profissional, ser a melhor em tudo, ter sucesso. Venho tentando me contentar em ser só eu, viver no presente, sentir minha existência e sentir o tempo passando --- e será que essa vontade de voltar para a infância não é só a vontade de voltar a viver no presente? Quando aproiveitávamos cada segundo do dia, quando as cores eram mais coloridas e as coisas mais mundanas enchiam nossos olhos. Digo isso porque quando eu consigo me sentir existindo no presente, é a mesma sensação de quando era criança, a vida fica simples, fácil. Tenho me permitido desenhar um pouquinho ao invés de estudar, fazer algo por prazer e não por utilidade. Observo um objeto e desenho. Eu olho meus desenhos e nem dá pra acreditar que fui eu que fiz, uns dias atrás até desenhei uma paisagem com dois passarinhos. Nunca imaginei que um dia fosse conseguir desenhar passarinhos! Pra mim era a coisa mais impossível desenhar seres vivos. Pelo visto eu já me perdi no que eu estava falando, não sei mais onde queria chegar. Então, bom dia.
Eu adoro esse vídeo do Ludo. Ele conseguiu traduzir o que sinto sobre os professores que ajudaram a construir quem sou. E ao mesmo tempo eu fico triste por não existirem tantos professores assim. Os alunos podem se apaixonar ou odiar um assunto, depende de como o professor apresenta. Parabéns aos bons professores.
Obrigado LudoViajante e Gaiofato, me lembraram de algo que escrevi anos atrás. Vou deixar aqui no LER MAIS.... No dia da salvação não me salvem Se o mar não merece ser salvo Se as pedras, o trigo, a selva A névoa, os cravos, os peixes Não merecem ser salvos Eu também não mereço e não preciso Olhando agora pela janela Eu percebo que não pode haver um dia Mais azul do que esse E penso que a existência Mesmo súbita, cortante, irreal e efêmera Não requer nenhuma salvação E quando anoitece eu não desejo outro céu Acima da minha cabeça Depois que aprendemos a não fazer o mal Descobrimos que tudo é bom E que na verdade não existe ser bom ou mal Esta cisão entre dois polos satisfaz somente a nossa linguagem Mas além da nossa linguagem Todas as coisas se encaixam perfeitamente E são assim como são Sem necessidade de salvamento Meu velho amigo Jesus Cristo, Dizem por aí que você vai voltar E fará com seu Pai um grande julgamento Você que não fez juízo das prostitutas Por que faria juízo de mim? Eu, que não sou melhor ou pior Que as prostitutas Sou também seu irmão Meu velho amigo, Eles pouco se lembram o que você disse Sobre o amor Mas do amor eu não me esqueço um segundo Por isso quando você voltar Se você tiver paciência pra voltar Não te pedirei nada Vou apenas te abraçar e dizer “Que saudades, meu camarada” No dia do julgamento Se puderem, por favor Me deixem renascer denovo menino Para brincar com as coisas Para gostar e cuidar das coisas E inventar para elas nomes engraçados Que elas não tinham antes Me deixem ser o pequeno Adão De um planetinha azul e distante Crescendo entre o que sobrou De um apocalipse alienígena Pra lá conhecer os bichos e as plantas Correr pelos campos Escrever com tinta de sementes Os primeiros poemas nas cavernas Ocupar me de ter o que comer E o que sonhar E viver sorridente Sem dinheiro ou bolsos Até que um dia quando a puberdade vier Trocarei uma de minhas costelas Pelo início de uma nova civilização Mas desta vez ao meu modo: Sem pecados ou cobras traiçoeiras Comendo livremente as maçãs do jardim Para que a vida se perpetue Deste jeito eu peço Sem nenhum rancor ou raiva Mas de espírito terno e manso Para que ninguém se preocupe Comigo no dia da salvação Jota Teles
Esse tipo de reflexão deveria ser obrigatória nas escolas, Só que é proibido Por que ao proletariado só é é permitido pensar em trabalhar trabalhar trabalhar e gerar lucro para uma minoria
Comecei a escutar esse vídeo não esperando nada... perdido trabalhando ( sempre trabalhando) sou professor e hoje não estou mais em sala de aula tendo em vista a luta diária pela sobrevivência. Terminei o vídeo com os olhos marejados pensando no que me faz ser feliz. Tenho 38 e as vezes também não sei para onde ir e é sobre isso simplesmente.
Eu não brinco quando eu digo que o Ludo mudou minha vida e minha percepção, em alguns videos ele fez mais que anos de terapia. No video dele sobre Kierkegaard, acendeu algo dentro de mim que nunca mudou, eu vou levar pra sempre o que ele me ensinou. Ele não faz ideia do quanto ele influenciou minha vida de forma positiva, de como ele diminuiu minha ansiedade nas minhas escolhas.
O pior niilismo não é aquele que vc acha a vida ruim, e não sabe por que tem que suportar tudo isso... O pior niilismo acontece quando vc começa a gostar, a gostar da vida, a gostar da experiência, e sabe que tudo vai acabar...
Esse vídeo veio como um soco pra mim. Estou refletindo sobre isso nos últimos dias. Quando tudo tem que ter sentido, você começa a se sentir cada vez mais ansioso por ter um plano futuro, longo prazo e etc etc etc. Tudo produto do individualismo, como se cada pessoa fosse uma empresa, que precisa ser produtiva e aí o sentido da vida ganha uma perspectiva utilitarista. Todo mundo precisa ser útil, senao não vale a pena viver. Sendo que a vida é simplesmente o que o universo criou, não com o propósito de produzir mas sim de apenas existir.
Lembrei da minha professora de Matemática Helena da Silva Mulher terrível q muitos detestavam quando ela falava com uma voz rouca e tomava a sala de assalto e os alunos não se comportavam ela dizia pode sair da sala eu marco presença pra vc... Lembro da sexta setima série quando a turma não tinha aula com ela e estavamos fazendo bagunça na sala com uma professora q não dava a mínima ela pediu licença professora q estava na sala de aula e disse vcs estão incomodando meus alunos mais novos q então em busca de algo se vcs q são mais velhos não sabem o q querem e se perderam deixe quem está se procurando se achar na porta da escola tem traficantes q ganham mais do q eu o q vcs serão está la fora ou aki dentro? A sala se calou... Muitos a odiavam sempre tive muito respeito por ela.
ludo foi uma companhia necessária durante uma crise depressiva. aprendi a ser mais sensível e me respeitar após tanto autoflagelo e sabotagem, sou muito fã do trabalho dele
ele foi muito importante pra mim também
é sobre ter tempo pros proprios sentimentos!
Eu n tenho nem como dizer o quanto os vídeos do ludo ja me ajudaram durante crises de ansiedade e noites de insonia. Ele é simplesmente maravilhoso.
Do mesmo modo, Ludo foi uma companhia necessária durante um período de crise.
Também amigo, Ludo sempre me ajudou a lidar melhor com a minha ansiedade.
Estou fazendo 57 anos de vida hoje. Minhas filhas me fizeram uma surpresa, compram um pode do sorvete que mais gosto e fizeram um cartão de aniversário lindo. Fiquei muito feliz com o presente. Elas me disseram que é muito fácil me fazer feliz. Comecei a chorar e falei que minha felicidade era imensa porque consegui chagar até aqui, aos 57 anos, pois do lugar que eu vim, nenhum amigo de infância está vivo. Fui ao enterro deles antes de completar os onze anos de idade. Sinto falta da Dora uma menininha linda, mistura de negros e indígenas. Este vídeo foi um presente. A felicidade é relativa.
"fui ao enterro deles antes de completar os onze"(vitimidade, o PhD do comuna)"uma menininha linda mistura de Negros e índios"(lacrada racial)... Caraca, Comunista de redes sociais 57 anos. Isso é bom destino de vocês.
feliz aniversário!! é o meu também :)))
Blablaba " mininha linda mistura de índios com negros" = lacrada racial. De resto vitimidade PhD de comunista.
@@Adrianoarabeprocure um tratamento
feliz aniversário camarada Rosa Maria 💜
A mensagem é linda, mas acho que pra nós professores pega de um jeito diferente.
Saber que a nossa profissão pode mudar vidas e ajudar tantas pessoas é mais do que gratificante, faz tudo ter sentido. Chorei, e espero ser uma boa professora tanto quanto os meus foram pra mim.
Exatamente! Hj aqui na minha cidade é feriado, ontem a noite sai com os outros profs e encontramos 3 alunos, alunos esses que ao olhar da sociedade não terão futuro e nem participaram do mundo acadêmico, mas os mesmos nos encheram de lágrimas ao dizer que estão lutando pelo seu lugar e que nossas aulas e até nossa conversa de ontem os inspira.
De estar aqui e se questionar sobre, de desejar que seus alunos sejam livres no pensar, você já é uma boa professora. ❤
Mas Pró, professores choram demais, pq ser professor no Brasil eh bem triste mesmo. O bom é que os alunos sobrevivem apesar dos professores, pq a maioria é muito, muito ruim mesmo.
E o que resume melhor a esperança do que a atuação do magistério? É como a parábola do semeador, somos cultivadores de ideias, umas brotam e seguem espalhando sementes, outras nunca saem do chão, porém ,continuamos a semear.
Fui professor por 14 anos e esse ano larguei a profissão. Vejo hj q esses depoimentos dos alunos eram mais do q o sentido da minha profissão, era sentido de vida mesmo.
O Ludo e o "papinho" nilista dele me ajudou em um dos piores momentos da minha vida. Já chorei, já ri, já refleti muito com os vídeos dele. Ele é maravilhoso. Assistam ao Ludo!!
Não é "brisa individualista", o nome disso é depressão.
A depressão é como aquela história de adquirir conhecimento. Depois que você realmente aprendeu, não é possível desaprender, entende.
Tenho depressão há anos. Com o tempo, essa "porta" atravessado, vira um Metaverso sombrio, quase sem saída.
A depressão é a doença do século. Não desejo pra ninguém, nunca.
O Ludo tem o talento de tocar corações, é incrivel tudo que ele faz. ❤
é mt bom esse canal, ta doido
@@gustavogaiofato Siim. Eu tive uma fase meio difícil, foi quando conheci o canal dele e os vídeos me ajudaram muito a ver a vida de forma mais leve. Da mesma forma que conheci o seu canal recentemente e ele me engrandeceu muito e me ajudou a parar de me culpar por não ser alguém de "sucesso". Incrível encontrar pessoas como vocês aqui na plataforma.
Ludo é (falta adjetivo pra expressar esse ser) bons adjetivos bons, óbviomente.
@@alcennxComo que te engrandeceu? Você literalmente viu o video, ficou todo "aiiioiin, auguein mim intendiiii, senti u mesmu qui eu sintuuu" e 2 horas depois você voltou a ter a p0rra da depressã0. O canal dele funciona apenas como um consolo sem efeito, uma ajuda incompleta, palavras vazias querendo te deixar feliz mesmo você estando na m3rda, querendo te enganar.
Uma coisa que eu aprendi quando saí da depressão: as pessoas que querem ver o teu bem te humilham e te machucam sim, pois elas querem lapidar-te para ser alguém melhor, mais próximo da perfeição.
Procure o verbo "humilhar" no dicionário, você verá que significa "humildar", ou seja, TORNAR-TE HUMILDE, já que você além de ser um fud1d0 é um arrogante que não acéita que O PROBLEMA ESTÁ EM VOCÊ!
@@alcennxComo que te engrandeceu? Você literalmente viu o video, ficou todo "aiiioiin, auguein mim intendiiii, senti u mesmu qui eu sintuuu" e 2 horas depois você voltou a ter a p0rra da depressã0. O canal dele funciona apenas como um consolo sem efeito, uma ajuda incompleta, palavras vazias querendo te deixar feliz mesmo você estando na m3rda, querendo te enganar.
Uma coisa que eu aprendi quando saí da depressão: as pessoas que querem ver o teu bem te humilham e te machucam sim, pois elas querem lapidar-te para ser alguém melhor, mais próximo da perfeição.
Procure o verbo "humilhar" no dicionário, você verá que significa "humildar", ou seja, TORNAR-TE HUMILDE, já que você além de ser um fud1d0 é um arrogante que não acéita que O PROBLEMA ESTÁ EM VOCÊ!
Ludo Viajante é maravilhoso. Precisamos de mais reacts do Ludo ❤
Faremos!
Pra quem não acompanha o Ludo, dá pra ficar com a cara do camarada cabeludo logo de início... Mas é muito bom, quando assisti esse vídeo a primeira vez, foi o mesmo que um soco no estômago, me fez acordar e ver o quanto esse sistema nos faz perder tempo com o desejo consumir
Filhotin tem sempre razão hehe
@@isabellafrancine1287 eu sei que eu sempre tenho razão, você que não admite 🤣
O que resume o ludoviajante é: filosofia sem consciência de classe é apenas uma brisa de drogas
"Querido, maldito, infinito vazio. Depois de muito chorar, depois de muito sofrer, hoje sou eu que procuro você."
Muito massa o ludo sendo conhecido pelo camarada Gustavo, todo sucesso a ambos!
Todo mundo teve um professor que te mudou por completo, e isso é incrível, belo e poético
Via de regra, de história. ❤
Pra mim foram dois: um de geografia e um de filosofia
🥲 de felicidade
Não eu nunca tive !
@@polly9429 Simmm! Até hoje eu lembro com carinho da minha professora de história do ensino fundamental. Saudades, profe Andreia.
Eu tive uma fase terrível da vida (que na verdade ainda não passou). No meio desse turbilhão, atropelaram minha gatinha filhote. Tinha só quatro meses de vida. Se chamava Perkie.
Eu mandei um e-mail pro contato do Ludoviajante, aquele que ele usa pro pix, apenas porque queria desabafar mesmo, não esperava resposta. Mas ele respondeu poucas horas depois, e foi uma resposta incrível que me salvou de diversas formas. Esse cara é incrível e tem um coração gigante.
Parabéns pelo conteúdo Gaio, você é sensacional e precisamos de mais pessoas como você e o Ludo nesse mundo.
Sempre termino os vídeos do Ludo igual ao Gustavo, emocionada. O que eu acho mais foda nesse vídeo em específico, é o Ludo nos mostrar que a gente tem direito a existir, a contemplar tudo o que há de bonito no mundo, longe de ser triste ou bad vibes, é lembrar que nem tudo é só dor.
Desabafo...
Sou Jovem Aprendiz, trabalho em linha de produção, já estou no fim do contrato e devo dizer e só aprendi a como ser explorado. Venho acumulando funções dentro da empresa, ao ponto em que acham que é obrigatório eu fazer o que não ganho para fazer, independente se a função em questão requeira um adicional no salário... E com medo de perder o trampo, que devido a Covid foi difícil de arranjar, eu vim abaixando a cabeça e fazendo TUDO o que me era pedido .
Hoje foi p cúmulo pra mim, tive que ir ao banheiro, demorei 15 minutos e fui literalmente questionado pela minha supervisora sobre o quê eu "fazia" no banheiro, estranhei a pergunta e o tom mas, respondi que estava "usando o banheiro". Ela continua a me questionar, não em privado, até que eu explodi e falei "TAVA CAGANDO", alto, e meio irritado - não sou de aço, também tenho sentimentos - e falei que se quisessem poderiam me demitir, já que 15min atrapalhava tanto. Houve uma pequena discussão, mas sem xingamentos a pessoa dela ou terceiros.
Depois daquele momento, fui chamado ao lado e um outro supervisor veio me dar uma "bronca", o que obviamente não surgiu o efeito desejado, só me decepcionou mais ainda. Digo, o JA que faz mais que o necessário, faz tudo certo, está sempre disposto a ajudar, não pode sequer ficar 15 minutos no banheiro?? Decidi que, se esse é o caso, vou começar negar realizar funções que não sejam da minha obrigação, porquê prefiro ser o JA que só faz o necessário e não pode cagar por 15min, do que o JA esforçado e aplicado, que também não pode cagar por 15min.
Esse vídeo foi no momento perfeito, pq desde a hora em que aconteceu tudo isso, eu venho pensando, "Pra quê tudo isso??", sabe. Estou cansado... E a cada dia que passa acredito que é esse sentimento que vem me radicalizando a esquerda.
Dói ser explorado...
Mano é como muito a gente ouve, a realidade/materialidade é o critério da verdade meu mano. Sou explorado todo santo dia e faço coisas que nem sou pago pra fazer e com toques de pequenas ameaças caso não faça, quem não se radicaliza partindo da própria realidade, não luta por mudança, não perde os grilhões que tanto nos serceiam de sonhar, ou melhor, nos escravizam todo santo dia e nos alimentam de sonhos inalcançáveis. Vamo pra luta meu mano. Desejo toda força do mundo pra vc, Tmj dmais.
@@FalaJunim Bom demais ler isso!!! Força camarada!!
Você está no caminho certo. Direcione a sua insatisfação para o que dá resultados: a mudança em escala social.
Muito bom teu texto, mas na parte "tava cagando" não consegui lidar e imaginei vc falando pra pessoa e ri horrores😂 mas com respeito😅. Avante camarada!
O Ludo é bom demais, acompanho há muito tempo, tantas lágrimas e reflexões
Sou um adicto que está limpo tem alguns meses, ando super feliz pois encontrei uma irmandade anônima na qual vivemos "só por hoje", tentamos viver um dia de cada vez, apreciando o presente E tentando viver uma vida com princípios como honestidade, amor, mente aberta e etc, além de servimos de boa vontade todos aquele adictos que sofrem e encontram nossa irmandade , damos de graça o que recebemos de graça, criamos uma comunidade de apoio e focalizando nas nossas semelhancas e não nas nossas diferenças , conseguimos ajudar uns aos outros a viver um dia de cada vez
Quando entrei em contato com a filosofia do Absurdismo, de Camus, um peso colossal que estava sobre meus ombros se desmanchou parcialmente, pois sobrou apenas o peso que a realidade às vezes nos impõe, mas se foi o peso da ausência de sentido. Às vezes volta, mas por pouco tempo. Quando descobri que sentido é algo se constrói, e não que se encontra, foi como quando Van Gogh concebeu a Noite Estrelada (creio eu). Me senti livre também quando me descobri ateu, mas isso já é parte da minha própria aventura. E em minha última viagem, para Coqueiral - MG, eu notei que muitas necessidades que criei para mim, somada às necessidades que o capitalismo criou para mim, não são realmente necessidades, e sim algo como oferendas para um dragão que nunca existiu.
Ludo, antídoto, epifania, normose, quebrando a caixa e quadro em branco são incríveis
Mindfulness é uma ferramenta poderosíssima que me ajudou a conviver com a depressão. Você não deve criticar o que não conhece, Gustavo.
É que o mindfullness também é instrumentalizado pelo capital pra construir mais produtividade, foi por isso que o Gaiofato falou aquilo, a gente tem que ficar esperto. Agora, a técnica em si é benéfica, tudo vai depender do discurso que a acompanha e pra que a técnica será usada.
Ludo foi muito importante pra mim e ainda é
Esse video me acertou em cheio! Desde de que meu pai faleceu, a 13 anos atras, eu mergulhei em um mundo que nao conhecia, esse mundo de resolução de processo de inventario,conflito com irmaos, todas essas questoes juridicas complexas e demoradas. A partir dai eu sinto que eu nunca mais pensei no presente, vivia pensando no futuro, preocupado com situações que talvez nem mesmo aconteceriam. E ao mesmo tempo eu criei uma afixação nostalgica por tudo o q passou, querendo voltar ao tempo em que as coisas eram "mais faceis", aquele sentimento acolhedor da infancia, da adolescencia. Eu vivia o passado e futuro ao mesmo tempo e pode se dizer que vivo desde então. Estou em processo terapeutico para tratar essas questoes, e eu posso afirmar, é muito dificil!
Valeu gaiofato, sempre trazendo conteúdo de primeira qualidade para todos nos!
Esse tipo de arquetipo de professor quebra o coração. Engatilha várias lembranças boas de quando eu estudava.
Já chorei muito com os videos do Ludo, incrivel a habilidade que ele tem para tocar no ❤ das pessoas.
Um livro que me ajudou com muitas das questões que são apresentadas aqui foi "A vida não é útil " do Ailton Krenak, livro curtinho e sensacional, tenho certeza que a leitura ilumina algo dentro de nós.
Obrigada pela dica! Baixei e li esse livro hoje. Me deixou pensativa, como se resgatasse algo
@@jenniferrodrigues9693 sim!!! Parece q encontramos/entendemos algo que faltava
Dificílimo citarem autores fora do eixo europeu ou da grande mídia. Ailton Krenak é muito bom.
Ludoviajante com certeza me salvou na pandemia, muito mais do que ele pode imaginar, e esse é o meu vídeo favorito dele, talvez até o meu vídeo favorito da vida, porque me coloca numa posição completamente diferente de outros conteúdo “good vibes”, ele me entende, me acolhe e me orienta, não é o “ser feliz” de forma gratuita, mas é o “se sentir humano”, de forma muito consciente, e isso me deixa feliz
Eu sinto falta de me conectar com esse tipo de reflexão, elas já mexeram tanto comigo um dia...mas parece que até isso esse sistema de merda me tomou.
Fiz 30 dia 07, eu me sinto totalmente perdida e também faço essas reflexões loucas.
Não me sinto adulta, não tenho nada, nada, nada só meu diploma e um pouco de saúde.
Estou longe de conseguir tudo o que a sociedade considera ideal para alguem de 30 anos.
Isso me deixa muito mal e me comparando demais, mas ao mesmo tempo eu só estou tentando encontrar o que me faz bem e ficar bem.
E sim reconheço meu privilégio nisso e também toda a falta de privilégio ao ter que lidar com família tóxica e traumas, traumas e traumas, e claro desenvolvi o combo depressão, compulsão, bulimia e ansiedade.
Me senti representada nesse vídeo, mas não me alivia em nada esse fato.
Vc faz terapia bianca ? Acredito que pode te ajudar.
Eu comecei a fazer neste ano de 2023 e vem me ajudando a entender melhor meus sentimentos e lidar com essas "pressoes" do mundo capitalista (tenho 28)
De resto, espero que de tudo certo pra voce, fique bem
Eu te entendo bem, estou passando por algo próximo, diploma na mão e bem pouca saúde. E não ter trabalho na área.
Tamo junto. Eu tenho muita sorte de ter uma família ótima e que me apoia, pq até isso é um privilégio. Fique bem Bianca
Eu tenho 32, só pego meu diploma ano que vem, não tenho nada e o meu irmão mais novo já tá casado e tem um filho e uma situação financeira estável. Vc não tá sozinha, eu também não faço ideia do que fazer da vida.
Eu fiz 30 tenho poucos amigos, minha melhor amiga faleceu, tenho profissão mas não gosto dela e estou totalmente perdida. Nem nos meus sonhos mais ruins eu pensei que estaria desse jeito
Comecei com raiva, terminei chorando. Obrigada professor Rubens, hoje vc fez diferença na minha vida.
Obrigado por isso Gustavo. Ontem eu estava em um crise existencial, perdi meu cunhado, que era um grande amigo quase irmão há quase 2 meses. Sempre pensei nessas questões, mas depois da partida dele isso veio muito mais forte, sobre o momento, viver o presente. Acho que quem achou bad vibes é porque não entendeu que o futuro e o passado não se controlam. Eu achei muito confortante esse vídeo. Obrigado mesmo
Sentí a mesma coisa quando minha irmã morreu, no dia em questão eu sentí as coisas de uma forma mais intensa, mais contundente...
Pra mim aquele dia é sempre um lembrete pra valorizar a vida, e junto do marxismo me faz querer não pensar só a minha vida, mas das outras pessoas tmb
Conheci o Ludo numa época bem foda da minha vida: divórcio! E tô feliz de ver ele aqui! Fora isso: eu tive excelentes professores, menção honrosa ao Miúdo (ele tinha 1,98) que me ensinou a quebra narizes com um soco! Eu sou muito pequena, e ele me ensinou a me defender
Seria estranho se você não fosse divorciada 🤣😁🤣🤣😂
é tão bom saber que o ludo ajudou tantas pessoas
É tão bom ver o Ludo por aqui.
Ele foi e ainda é muito importante pra mim, os vídeos dele sempre me ajudam bastante.
Vi esse vídeo quando saiu no canal e chorei, hoje chorei mais uma vez ao rever aqui.
Caramba, mexeu legal comigo... Lembrei dos mestres que me moldaram, desde o ensino fundamental até o ensino médio... Precisava disso pra dar uma lavada na alma... Obrigado, professor, por compartilhar isso com a gente...
Eu sou a pessoa que perde emprego por entrar em panico e nao conseguir atender um telefone, socorro 🙂
Fui pra roça por uns 2 meses pra “espairecer” e o barulho dos bichos ficou no meu subconsciente. Quando cheguei em casa estava trabalhando home office e o telefone que estava com a bateria estragada, foi trocado por um velhinho provisoriamente… Quando tocou eu ouvi aquele barulho pavoroso que parecia um animal sendo abatido! Resumo: crise de pânico, receita de antidepressivos e muita terapia pra conseguir trabalhar funcionalmente. 🤡🤡 E o Plot twist: Na terapia fui encaminhada a outro profissional pra investigar sobre autismo. 🫠🫠
Tenho pânico de atender telefone desde pequena
e impressionante como essa semana mesmo eu conheci esse canal e ele me ajudou muito. hoje ludo ja está chegando na minha bolha
Que ótimo! feliz demais
eu nunca dei importancia pra filosofia antes de conhecer o canal do ludo e nunca liguei pra politica antes de conhecer você o ian o elias jaba e luide
LUDOVIAJANTE É INCRÍVEL!!!! UM UPGRADE NAS MINHAS CRISES EXISTENCIAIS
Como encontrar o "valor" da vida sendo obrigados a trabalhar numa escala 6x1; 10h por dia (das 8h as 18h), com um salário que ao fim do mês esta totalmente comprometido por despesas básicas para sobrevivência?
Não te sobra pra viajar, passear, ir ao um parque, estudar... nada.
Ah! Lembrando que para tudo isto é necessário: DINHEIRO.
Transporte público em condição deplorável.
Relações trabalhistas cada dia que passa mais precarizada.
Estabilidade profissional? Pra quem? Todos os dias somos lembrados: Quem trabalha pros outros não tem garantia de emprego... Ta ruim pra vc? Tem fila na porta pela sua vaga!
Eis quem somos como humanidade em 2023... e contando... daqui pra frente é só pra trás...
Ludoviajante é um dos melhores canais do TH-cam! Adorei vc ter reagido a ele.
"Você não vale nada
Você vale tudo
Você não topa qualquer parada
Pois você quer ser nada
E é de tudo"
Ednaldo Pereira
KKKKKKKKKKKKKK combina perfeitamente com o vídeo e o conteúdo dele, é bem esse nível
A arte é o nosso último resquício de humanidade.
forte
A ótica do “você pode tudo” se transforma na realidade do “você não consegue ser nada”não por algum “problema”com vc mesmo, mas devido a própria sociedade que o força sempre para baixo, contra sua vontade. Você luta, luta, luta e acaba perdendo pq seu “inimigo” é a própria estrutura social. Ou seja, o problema não é a liberdade, mas sim a impossibilidade de usufruir dela por sua própria vontade.
Que video lindo, poderoso, eu discutia com minha esposa estes dias atras, após a perda de uma tia muito querida, como a gente se perde nos ponteiros do relogio, na cobrança incessante da produtividade a qlqr custo, como a gente vai ao longo do caminho só existindo num cinza e vai deixando de lado aquela sensação maravilhosa de descobrir o simples, de se encantar com as coisas, como ceticismo vai sendo imposto cultural e socialmente pra pensar que nada importa, que o que importa é só a segurança, seja financeira, seja física, e nessa corrida alucinante de prazos e metas a gente esquece como é gostoso só ser você, dar risada de coisas bobas, "perder" uma tarde rabiscando uma folha de papel, parar pra sentir o cheirinho da jantinha que a gente faz naquela noite depois dum dia super frustrante. Como é necessário se reencontrar e entender que o agora, o nós, como isso é bom, poder dividir momentos com alguem, sentar no degrau da escada e só olhar pras estrelas. É macetado na nossa cabeça que a vida é curta e que você tem que aproveitar ao máximo, mas o que é aproveitar né? Aproveitar será que é apenas suprir esse delirio do fetiche da mercadoria? Se comparar o tempo inteiro com aquele amigo, parente, conhecido que conseguiu fazer uma viagem foda a algum país distante? Afogados em arrependimentos e alvos que quando atingidos se tornam só um ponto na nossa historia, a gente esquece de aproveitar as coisas, viver e dividir essas experiencias e saber que de fato, viver é muito mais do que ter e mostrar que você tem. Tem dias ruins, tem dias bons, mas a gente não pode esquecer que durante nossa passagem por aqui, nós somos nós, e a vida pode ser bela na nossa simplicidade e comunhão de ideias, emoções. Lindo video.
Aaaaaaa eu AMO o Ludinho, ele é perfeito, sempre traz reflexões tocantes e complexas, ele é muito sensível e inteligente! Os vídeos dele já me ajudaram em muitos momentos difíceis...e ainda hoje ajudam!❤
Chorei na mesma hora que o Gustavo. Vou lá comentar no vídeo do Ludo por isso
Chorando por muito tempo kkkk
O Ludo tem um talento pra fazer lágrimas brotarem
Já dizia Raul.... Viva, viva a sociedade alternativa.
Eu depois de muitos vídeos
Muita terapia
Falando muito comigo mesmo, descobri uma forma de usar a ansiedade que tenho a meu favor.
Como todo ansioso, vemos , vivemos e sentimos os piores cenários possíveis para cada situação difícil que vivemos.
Passei a enfrentar medos e cenários absurdos que jamais aconteceram, e apos perder esse medo, sigo em frente e quando o momento da situação acontece, normalmente não é nem1/3 do cenário catastrófico para qual me preparei. Não sei se me fiz claro com minhas palavras, mas é isso.
Muito sensível, o vídeo. Chorei também. Van Gogh sempre me emociona, assim como as histórias de vida de tantos professores, que só persistem na profissão por terem uma intensa sensibilidade. Sentimentos tão intensos que as vezes atropelam a gente. O Van Gogh e esses professores têm essa sensibilidade intensa. Eu acredito nisso. Precisamos desse acolhimento. Nada é mais importante, e talvez até revolucionário, do que, quando precisar de ajuda, pedir ajuda e então receber ajudar. Estamos todos num mundo louco e doente e sentimos medo. Que a gente possa se ajudar a encontrar a cura pras dores do dia a dia, que a gente possa se acolher. Estamos na idade das trevas da saúde mental e precisamos trabalhar pra sair dessa escuridão. Agradeço sinceramente pelo vídeo! ❤
Gostaria de aproveitar e agradecer você tambem, Gustavo.
Você foi um dos primeiros a me radicalizar, motivar a estudar e buscar um nova visão do mundo.
Assim como um professor, você me mostrou o caminho.
Bom demais poder voltar para a casa.
O mundo é dos emocionados sim ❤
esse tipo de video me faz lembrar do esforço que eu faço pra esquecer da depressao e seguir em frente, muitas vezes é dificil, é uma batalha diaria e cansativa, mas é importante lembrar, aprender a não ignorar o abismo, mas saber que ele não pode ter mais força que você.
esse vídeo é lindo, eu tô na metade e já estou me acabando de chorar, vou reassistir no canal do Ludo e sei que vou chorar de novo, como se tivesse vendo a primeira vez. não tem como.
A arte me curou de muitas dores e impurezas. É como se fosse minha religião: por mais que em alguns dias super difíceis eu perca a noção dela, ela continua ali. Mesmo me distanciando, acabo voltando para o mesmo lugar: sentado desenhando no meu quarto. Já fui usuário de drogas como cocaína, só não pereci porque no fundo a arte era mais importante. Me fez refletir sobre o que será de mim no futuro. E mesmo sem nenhum enriquecimento ou dinheiro que valha, não era essa a resposta. A resposta estava em 'ser aqui e agora'. Nessa época conheci a importância de van gogh pois nunca estudei história da arte. Conheci Van Gogh como ser humano igual a eu quando li sua seguinte frase "Senti minha energia voltar e disse a mim mesmo, em qualquer caso vou me recuperar dela, vou pegar meu lápis que coloquei no meu grande desânimo e voltarei a desenhar, e a partir daí, parece que tudo mudou pra mim."
Eu sinto a mesma coisa quando danço, principalmente quando aprendo a dançar com outras pessoas. Acho fascinante essa fé no processo que a arte, em suas variadas formas, cria, me salvou diversas vezes e tenho cada dia aprendido assim.
Rapaz, no final do ano passado eu estava numa crise existencial fudida, estava fazendo terapia mas não estava funcionando. Mas depois que vi esse vídeo do ludo as coisas melhoraram porque comecei a refletir em viver mais o presente. Um dia de cada vez.
Eu sempre penso naquela frase do filme "Coringa": "A pior coisa de se ter uma doença mental é que todos esperam que você aja como se não tivesse." e eu tinha escrito um comentário maior e apaguei tudo exatamente pelo medo de me expor e ser julgado, mas pra resumir, eu tenho tdah e me sabotei muitas vezes, larguei a faculdade diversas vezes, mas deixei de ser um adulto func0onal depois que meu pai faleceu em 2015. Eu sofri uma dissociação, larguei estudos, emprego, namoro e me isolei pois tinha medo do julgamento alheio. Ainda estou tentando voltar pros trilhos e diversas coisas tem me ajudado nesse processo. Uma delas foi buscar ajuda medicinal, algo que só aconteceu depois da pandemia. Apesar de ser uma medicação natural, me ajudou a ter ânimo, ser mais ativo e perder peso. O fim da pandemia e a derrota de bolsonaro só ajudaram a me sentir ainda melhor. Voltei a tocar violão e fiz uma tatuagem. Eu só não desisti de tudo de vez pois tinha que cuidar da minha mãe, que na verdade era quem estava cuidando de mim durante esses anos. Porém, não poderia deixar de agradecer ao trabalho dos camaradas Gustavo, Ian e João, por ensinar a doutrina imortal do proletariado que me fez perceber o quanto da minha (falta de) saúde mental está ligada à nossa sociedade, ao nosso realismo capitalista. Também me fizeram me apaixonar pela história e depois de abandonar tantos cursos superiores, hoje tenho a convicção que dessa vez vou até o fim e já quero fazer uma pós de economia. Só tá faltando a renda e a companheira pra eu tocar umas serenatas revolucionarias. Eu sei que tudo vai ficar bem.
Eu faço desenhos e pinturas. Falando sobre a arte como retrato de um monte. Tem uma obra que fiz ao longo de quase 2 anos, durante a pandemia, inspirado no estilo do H. R. Giger. Fiz iniciante pensando em uma Homenagem, com o tempo foi tomando outro significa. Lembro dos meus momentos de crisis, de quase entra em depressão, colapsos nervoso, o que minimamente me mantia são era essa obra. Toda vez que eu olho para ela eu não tenho um sentimento de orgulho, tenho de angústia e ódio. O que inicie foi pensando como homenagem, virou uma retratação do que foi passar pela pandemia. Centenas e milhares de mortos, um constante negacionismo e a sensação de impotência.
A obra se chama Suspiros
Eu sempre lacrimejo nos vídeos do ludoviajante . Bem vindo
Ludo tem um conteúdo incrível
Eu achava minhas crises existências as mais caoticas até ver as do Ludoviajante 😊
Ludo fez a minha difícil adolescência ser mais compreendida por mim msm, eu me odiava menos quando assistia ele, e é simplesmente emocionante ver meu professor fav e o ludo juntos ❤
Chorei junto com você aqui no trabalho. O Ludo é extremamente necessário e faz a gente ter reflexões muito importantes no cotidiano acelerado das nossas vidas.
Que inversão teve esse vídeo!👏🏻👏🏻
Ontem à noite fui jantar com a minha prima e conversávamos sobre nossas desesperanças, nossas tentativas e esforços incalculáveis para dar sentido à vida, seja o que for chamado de sentido, se é para nós mesmos, para dar satisfação aos outros, ou para buscar conforto nem que seja para chorar em um colchão de boa qualidade, enfim... e o nome do Gaiofato surgiu na conversa em algum momento rs assim como o do Ian, as pessoas que são queridas na luta. E hoje o vídeo do Gaiofato é esse, é curioso e sincronizado.
Que video lindo, muito obrigado!
Gustavo é de uma delicadeza que emociona! Também chorei! Não conheço o Ludo, vou lá!
O LUDO SEMPRE É TÃO PRECISO!!!!!!!!!
Obrigado por apresentar essa ideia da liberdade para fazer tudo. Eu me sinto preso a isso, me sinto sempre cansado por conta disso, fico com a mente no futuro pensando que quero ser alguém que pode fazer tudo oq quer, quando quiser. Isso me tira do presente ,ao invés de estar de corpo e alma nas atividades que faço, a mente não estabiliza, sempre agoniado com algo que não aconteceu, não vai acontecer do nada, não precisa me afetar.... Através da espiritualidade busco ficar em paz. Acredito ser um trabalho em conjunto com estudar, pois entender nosso mundo é indispensável
Nossa sociedade com certeza influencia pra caralho nisso... Obrigado, professor Gustavo!
O público clama para que nosso querido professor comuna Gaiofato veja CARTA ABERTA AO VAZIO, também do Ludo
Dificil viver assim, pensando nas dores do passado e antecipando as do futuro
Difícil mano. Vamos resistindo.
Não conhecia o ludo, mas garanto que ele ganhou um inscrito.
Não me encontro no meu melhor momento. Tô com um clima pesado aq na minha vida pessoal por razões que não pretendo comentar aqui.
Mas, agradeço tanto vc, Gustavo, quanto o ludo por esses minutos de sabedoria e reflexão. Do fundo do meu ❤, obrigado.
Vcs me fizeram derramar uma lágrima ou outra aqui.
Gracias. 🤧🤧🤧🤧🤧🤧
Veja o vídeo dele, carta aberta ao vazio, sensacional.
Tenho sentido muito isso. Falta de propósito, falta de motivação, falta de perspectiva.
Me apoio muito em ti Gaoiofato, no Ian, no Tio João, no Humberto... me spoio em vocês pra fazer algum sentido da existência em meio a esse modo de produção que tira a vontade de existir do indivíduo.
Brigado por esse vídeo, brigado por existir meu mano
Veja "como ser mais gentil consigo mesmo?" É muito bom, Ludo é incrível!!!
Sempre que eu tô meio triste eu assisto um vídeo do Ludo. Ele é sensacional.
Só conheci o Ludo recentemente, foi minha companhia nos piores momentos da minha vida.. Tem alguns vídeos mais pesados, mas mesmo eles são capazes de amenizar um pouco a minha dor, por mais estranho que isso possa ser, saber que não estou sofrendo sozinho, me conforta.
Posso dizer com todas as palavras, se hoje ainda estou aqui respirando, literalmente, ele tem boa parte da culpa disso.
Seria legal ver mais reacts de vídeos dele..
Obrigado pelo seu trabalho, e dos outros colegas. 1 ano e meio atrás, eu achava que "Ir de Paris" poderia ser uma boa ideia, hoje, eu to achando muito pouco o governo Lula, mas acho que pelo menos não estamos andando séculos para trás. Agora é construir uma forma de ir pra frente.
E sinceramente, na maior parte do tempo que penso sobre esse assunto, é tentando fugir do outro... Quero um dia estar bem o suficiente pra esse "ser meu assunto", e não a fulga dele, e vocês estão sendo maravilhosos no que estão fazendo, de verdade.
7:00 eu acho que ai você reduziu muito a questão, a ausência de sentido não é só sobre a perspectiva socioeconômica do tipo, "ah que profissão eu quero", é algo muito mais profundo do tipo "O que eu sou". Quando você cai nesse pensamento você começa questionar tudo, inclusive o seu comportamento, porque você faz certas coisas, se você realmente se importa com certas coisas, etc
Eu como artista e como uma pessoa que cursou Licenciatura (e desistiu), e sofre de questões como essas ditas no vídeo, acho que o segredo é esse. A maior dádiva que nós temos é o momento presente. Enquanto há um coração batendo no peito, há esperança.
É o oloquinho meu.
Eu amo a vida, mas eu faço as coisas que amo fazer, "musica", tirar sorrisos de pessoas desconhecidas, isso torna combustivel pelo menos para as minhas experiências. Quando eu aprendi a parar de competir com meu próximo, as pessoas ficam serenas proximas da minha presença.
Estou na minha segunda semana de professor de desenho, vou me inspirar nesse vídeo nas próximas aulas... Obrigado 😊
Obrigado!
Quando você achar que a vida ta sem sentido, lembre que estamos em cima de uma pedra girando em volta de uma bola de fogo a milhares de km/h. Nada faz sentido mesmo.
Chorei no final duas vezes, primeiro com a fala sobre o presente e depois sobre a música do racionais, tenho uma história forte sobre essa música que sempre me pega de jeito
A arrogante humildade dos momentos que juntos podem fazer explodir o mundo!
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” - Carl Jung
Uma experiência minha sobre isso foi que eu era muito ansioso e aprendi essa coisa de viver o presente e foi muito bom, mas acontece que por conta da política dos últimos 4 anos a ansiedade voltou forte. Engraçado que no momento que era pra eu ter sido mais ansioso, que foi na época das eleições, estranhamente eu não estava. O que aconteceu é que eu finalmente tinha entendido o conceito de materialismo histórico dialético. E aí eu passei a ter uma visão da vida menos idealizada, sem achar que eu deveria ser capaz de prever o que iria acontecer apenas usando a minha capacidade mental. Acho que é pouco explorado o como o materialismo histórico dialético pode ser usado praticamente em tudo inclusive em como a gente vê a nossa própria vida. Estudando algumas coisas do Ailton Krenak é até interessante como isso se alinha com a cosmovisão indígena. Enfim, pode ser algo que apenas se encaixa a minha realidade, mas que achei que seria válido compartilhar.
esse final deu um quentinho no coração.
Sabe que quando eu era criança, eu tentava entender o sentido da vida, a existência. Deitava na cama ou olhava pela janela as nuvens, os prédios e os passarinhos voando, filosofafa tentando entender a existência, maravilhada. Na adolescência, entrei em depressão (muito por causa da sociedade podre capitalista em que vivemos) e nada fazia sentido, a existência era absurda, tive crise existencial aos 20 anos, quase fui com Deus. Recém adulta (23-24) estagiei como professora, tive crises de choro e exaustão, minhas ilusões profissionais foram destruídas e eu desisti de ensinar. Me perdi completamente e decidi ter um ano sabático para descansar e pensar na vida, encontrar um novo rumo. Não descansei, todo o tempo eu tentava achar o caminho, fui parar no hospital com palpitações achando que agora sim eu iria com Deus. Fiquei (ainda estou) num limbo de confusão, mas cada vez mais a falta de sentido na vida me acalma. Depois que conheci o comunismo, algumas coisas foram mudando (por exemplo, descobri o nome do meu monstro -- capitalismo -- e que dá pra pensar em alternativas a ele). Vou tirando de mim as armaduras pesadas que a sociedade (e eu também , eu acho?) me enfiava dentro, com tudo o que eu deveria fazer e ser: ler tais livros, ter tais empregos, ser importante, salvar o mundo, ser a melhor aluna, a melhor profissional, ser a melhor em tudo, ter sucesso. Venho tentando me contentar em ser só eu, viver no presente, sentir minha existência e sentir o tempo passando --- e será que essa vontade de voltar para a infância não é só a vontade de voltar a viver no presente? Quando aproiveitávamos cada segundo do dia, quando as cores eram mais coloridas e as coisas mais mundanas enchiam nossos olhos. Digo isso porque quando eu consigo me sentir existindo no presente, é a mesma sensação de quando era criança, a vida fica simples, fácil. Tenho me permitido desenhar um pouquinho ao invés de estudar, fazer algo por prazer e não por utilidade. Observo um objeto e desenho. Eu olho meus desenhos e nem dá pra acreditar que fui eu que fiz, uns dias atrás até desenhei uma paisagem com dois passarinhos. Nunca imaginei que um dia fosse conseguir desenhar passarinhos! Pra mim era a coisa mais impossível desenhar seres vivos. Pelo visto eu já me perdi no que eu estava falando, não sei mais onde queria chegar. Então, bom dia.
que felicidade de comentário. obrigada pela divagação colorida
Você é um artiste, e excelente escritore, consegui me transportar para sua realidade. Espero que fique bem.
Poxa, pessoal, obrigada 😃 nem tava esperando que alguém lesse
Foi praticamente um Poema, um reflexão emocionada... caramba, vc escreve muito bem, consegui sentir tudo o que vc falou, parabéns
"e será que essa vontade de voltar para a infância não é só a vontade de voltar a viver no presente?" ...............................................
Eu adoro esse vídeo do Ludo. Ele conseguiu traduzir o que sinto sobre os professores que ajudaram a construir quem sou. E ao mesmo tempo eu fico triste por não existirem tantos professores assim. Os alunos podem se apaixonar ou odiar um assunto, depende de como o professor apresenta. Parabéns aos bons professores.
Obrigado LudoViajante e Gaiofato, me lembraram de algo que escrevi anos atrás.
Vou deixar aqui no LER MAIS....
No dia da salvação não me salvem
Se o mar não merece ser salvo
Se as pedras, o trigo, a selva
A névoa, os cravos, os peixes
Não merecem ser salvos
Eu também não mereço e não preciso
Olhando agora pela janela
Eu percebo que não pode haver um dia
Mais azul do que esse
E penso que a existência
Mesmo súbita, cortante, irreal e efêmera
Não requer nenhuma salvação
E quando anoitece eu não desejo outro céu
Acima da minha cabeça
Depois que aprendemos a não fazer o mal
Descobrimos que tudo é bom
E que na verdade não existe ser bom ou mal
Esta cisão entre dois polos satisfaz
somente a nossa linguagem
Mas além da nossa linguagem
Todas as coisas se encaixam perfeitamente
E são assim como são
Sem necessidade de salvamento
Meu velho amigo Jesus Cristo,
Dizem por aí que você vai voltar
E fará com seu Pai um grande julgamento
Você que não fez juízo das prostitutas
Por que faria juízo de mim?
Eu, que não sou melhor ou pior
Que as prostitutas
Sou também seu irmão
Meu velho amigo,
Eles pouco se lembram o que você disse
Sobre o amor
Mas do amor eu não me esqueço um segundo
Por isso quando você voltar
Se você tiver paciência pra voltar
Não te pedirei nada
Vou apenas te abraçar e dizer
“Que saudades, meu camarada”
No dia do julgamento
Se puderem, por favor
Me deixem renascer denovo menino
Para brincar com as coisas
Para gostar e cuidar das coisas
E inventar para elas nomes engraçados
Que elas não tinham antes
Me deixem ser o pequeno Adão
De um planetinha azul e distante
Crescendo entre o que sobrou
De um apocalipse alienígena
Pra lá conhecer os bichos e as plantas
Correr pelos campos
Escrever com tinta de sementes
Os primeiros poemas nas cavernas
Ocupar me de ter o que comer
E o que sonhar
E viver sorridente
Sem dinheiro ou bolsos
Até que um dia quando a puberdade vier
Trocarei uma de minhas costelas
Pelo início de uma nova civilização
Mas desta vez ao meu modo:
Sem pecados ou cobras traiçoeiras
Comendo livremente as maçãs do jardim
Para que a vida se perpetue
Deste jeito eu peço
Sem nenhum rancor ou raiva
Mas de espírito terno e manso
Para que ninguém se preocupe
Comigo no dia da salvação
Jota Teles
😢nossa.
Até chorei. Formidável camarada.
Ludo, se você estiver lendo, saiba que eu sinto um orgulho ABSURDO de ver vc por aqui
Esse tipo de reflexão deveria ser obrigatória nas escolas,
Só que é proibido Por que ao proletariado só é é permitido pensar em trabalhar trabalhar trabalhar e gerar lucro para uma minoria
Comecei a escutar esse vídeo não esperando nada... perdido trabalhando ( sempre trabalhando) sou professor e hoje não estou mais em sala de aula tendo em vista a luta diária pela sobrevivência. Terminei o vídeo com os olhos marejados pensando no que me faz ser feliz.
Tenho 38 e as vezes também não sei para onde ir e é sobre isso simplesmente.
Eu não brinco quando eu digo que o Ludo mudou minha vida e minha percepção, em alguns videos ele fez mais que anos de terapia. No video dele sobre Kierkegaard, acendeu algo dentro de mim que nunca mudou, eu vou levar pra sempre o que ele me ensinou. Ele não faz ideia do quanto ele influenciou minha vida de forma positiva, de como ele diminuiu minha ansiedade nas minhas escolhas.
"O objeto de arte - tal como qualquer outro produto - cria um público sensível à arte e capaz de desfrutar a beleza"
Esse video do ludoviajante sempre me ajuda a voltar para o presente, obrigado camarada!
Surtei ontem, domingo antes de voltar pra semana da escola trabalhar me deu uma crise de ansiedade.
É foda achar sentido nas coisas...
O pior niilismo não é aquele que vc acha a vida ruim, e não sabe por que tem que suportar tudo isso... O pior niilismo acontece quando vc começa a gostar, a gostar da vida, a gostar da experiência, e sabe que tudo vai acabar...
Gustavo acha que o comunismo dele explica tudo: psicologia, mente humana, filosofia, neurociência. Cara chato e raso
Esse vídeo veio como um soco pra mim. Estou refletindo sobre isso nos últimos dias. Quando tudo tem que ter sentido, você começa a se sentir cada vez mais ansioso por ter um plano futuro, longo prazo e etc etc etc. Tudo produto do individualismo, como se cada pessoa fosse uma empresa, que precisa ser produtiva e aí o sentido da vida ganha uma perspectiva utilitarista. Todo mundo precisa ser útil, senao não vale a pena viver. Sendo que a vida é simplesmente o que o universo criou, não com o propósito de produzir mas sim de apenas existir.
É incrivel os videos deles, ja me salvaram de dias depressivos.
Lembrei da minha professora de Matemática Helena da Silva
Mulher terrível q muitos detestavam quando ela falava com uma voz rouca e tomava a sala de assalto e os alunos não se comportavam ela dizia pode sair da sala eu marco presença pra vc...
Lembro da sexta setima série quando a turma não tinha aula com ela e estavamos fazendo bagunça na sala com uma professora q não dava a mínima ela pediu licença professora q estava na sala de aula e disse vcs estão incomodando meus alunos mais novos q então em busca de algo se vcs q são mais velhos não sabem o q querem e se perderam deixe quem está se procurando se achar na porta da escola tem traficantes q ganham mais do q eu o q vcs serão está la fora ou aki dentro?
A sala se calou...
Muitos a odiavam sempre tive muito respeito por ela.
Eu sempre achei que a pergunta "qual é o sentido dá vida?" extremamente acéfala.