O trecho de Perry Anderson que citei no vídeo "Entretanto, depois de 1924, Trotski generalizou seu esquema da Revolução Russa para incluir todo o mundo colonial e ex-colonial, declarando que dali por diante não poderia haver revolução burguesa bem-sucedida em nenhum país atrasado nem fase estabilizada de desenvolvimento capitalista antes de uma revolução do proletariado. As duas principais realizações sempre citadas como impossíveis para qualquer burguesia colonial eram o êxito da independência nacional e uma solução para a questão agrária. A experiência histórica do pós-guerra seria ainda mais ambígua. O exemplo da Revolução da Argélia parece contradizer a primeira avaliação; o caso da Revolução Boliviana, a última. Um terceiro critério, não mencionado com muita frequência, era o estabelecimento da democracia representativa (parlamentar): trinta anos de União Indiana indicam que isso também pode ser possível. Linhas secundárias de defesa poderiam argumentar que nenhuma ex-colônia conseguiu preencher todos os três critérios, que a verdadeira independência, a solução da questão agrária e a democracia nunca foram obtidas em nenhum país, em consequência do papel que neles desempenharam o imperialismo, a usura e a corrupção. Mas qualquer ampliação indevida dos critérios para uma revolução burguesa desse tipo ou tende a transformar em tautologia a teoria da revolução permanente (somente o socialismo pode definição subtrair um país completamente do mercado mundial, ou resolver todos os problemas do campesinato), ou exige dela credenciais que nunca teriam sido atingidas nem pelos próprios países capitalistas avançados (que levaram séculos para alcançar a democracia burguesa, por exemplo, com muitos retrocessos semelhantes aos da Índia contemporânea). O axioma da "revolução permanente" deve, portanto, ser considerado até agora não provado como teoria geral. Suas dificuldades poderiam talvez ter sido presumidas, na medida em que ele deriva literalmente de um texto de Marx de 1850. Tal fidelidade canônica a Marx dificilmente seria garantia de precisão científica" Perry Anderson - Considerações sobre o marxismo ocidental (posfácio), Boitempo Editorial, 2018, p. 140.
Não sabia sobre essa divergência entre o Gramsci e Trotsky. Isso ajuda a explicar muito sobre a forma de organização dos partidos e coletivos aqui no Brasil. Parabéns, abraços!
Excelente vídeo, camarada. Eu ia inclusive dar a ideia de colocarem os trechos lidos na tela e agora vi que fizeram justamente isso, ficou muito mais fácil de acompanhar. Inclusive, acho muito bom trazer trechos de obras dos pensadores e pensadoras marxistas, isso acaba engajando mais pra gente ir ler de fato. Tinha lido o caderno 3 na parte inicial do Maquiavel e agora me deu vontade de explorar as profundezas dele, nessa parte da página 200 e pouco.
Trotskyistas piram com um vídeo desse... Boa Jones! Bora pensar nessa aí de presidente hein... Mas de fato é melhor daqui a alguns anos, tu ainda é muito útil nessa crescente da esquerda revolucionária. Abs!
Jones!!! Muito bom vídeo, li pela primeira vez, a poucos dias, o Gramsci no "odeio os indiferentes", adorei! Agora estou lendo, por sua indicação, o Marxismo Ocidental. Sigo a algum tempo o teu canal (e a Sabrina, Laura, Rita e João) e gosto muito! Nunca comentei, mas pelo visto isso é importante e vou passar a fazer (sem escrever as tais palavras engajamento e algoritmo porque se o algoritmo for esperto mesmo, deve desconsiderar comentários com elas hehe). Agradeço o excelente conteúdo!!
@@mateus4805 achei tranquilo. Alguns textos são mais difíceis porque conversam com as pessoas e avaliam acontecimentos do momento em que foram escritos, aí pra quem tem pouco conhecimento sobre história como eu, se perde um pouco. Mas a essência "agitadora" dos textos dá pra entender super bem e eu adorei!!! Entendi porque os olavetes tem pânico do Gramsci 🤣
Olá camarada Jones, parabéns por mais um vídeo brilhante! só faço uma sugestão: se puder aumentar um pouco o volume da voz....o nível da trilha inicial está bom, mas a sua voz ficou fraca. Abraços!
Note, estarei comentando aqui para enaltecer o grande trabalho do nosso camarada Jones Manoel, e manter o algoritmo dessa trincheira devidamente revolucionário.
Pensando cá comigo as vezes eu me pergunto como podemos pensar as classes além do proletariado e dos burgueses. Como por exemplo: supomos um trabalhador que ascende à categoria de -empregador-, a partir de então, como ele se reconhece agora no sistema: vai se manter pra defender a classe que outrora era a dele ou vai buscar ao máximo a exploração de seus empregados? Tenho alguma dificuldade de compreender apenas duas classes num ambiente de luta. É como conceituar apenas brancos ou negros no Brasil, em detrimento da compreensão de tantas outras misturas e etnias. É como classificar um café como doce ou amargo, visto que eu posso adocicar o meu com 1 colher de chá e alguém com 5 colheres de sopa, etc. A reflexão acima tem caráter elucidativo, de compreensão, de debate, antes que venham radicais desta ou daquela corrente. Parabéns, Jones, pelo trabalho, conterrâneo!
Hola, saludos desde Paraguay. Será que podrías recomendar alguna lista de lectura de Gramsci? Un gran teórico y revolucionario que debemos reivindicar. Gracias. Un abrazo.
@@soldadoanonimo9519 Se você considera toda a rede de ódio que têm assolado o país com sofismas, meias verdades e fake news, Olavo durante muito tempo funcionando como o guru iletrado dela, expressões da normalidade, fica por sua conta e risco; eu considero uma monstruosidade (a forma obscurantista através da qual esse "gado" milita, quanto a apreensão distorcida da realidade que cega muita gente).
nunca li gramsci e mesmo assim consegui compreender a sua crítica e a visão do autor. Sempre te achei mto didático, mas vc consegue se superar, impressionante kkkk
Ficou foda!
O trecho de Perry Anderson que citei no vídeo
"Entretanto, depois de 1924, Trotski generalizou seu esquema da Revolução Russa para incluir todo o mundo colonial e ex-colonial, declarando que dali por diante não poderia haver revolução burguesa bem-sucedida em nenhum país atrasado nem fase estabilizada de desenvolvimento capitalista antes de uma revolução do proletariado. As duas principais realizações sempre citadas como impossíveis para qualquer burguesia colonial eram o êxito da independência nacional e uma solução para a questão agrária. A experiência histórica do pós-guerra seria ainda mais ambígua. O exemplo da Revolução da Argélia parece contradizer a primeira avaliação; o caso da Revolução Boliviana, a última. Um terceiro critério, não mencionado com muita frequência, era o estabelecimento da democracia representativa (parlamentar): trinta anos de União Indiana indicam que isso também pode ser possível. Linhas secundárias de defesa poderiam argumentar que nenhuma ex-colônia conseguiu preencher todos os três critérios, que a verdadeira independência, a solução da questão agrária e a democracia nunca foram obtidas em nenhum país, em consequência do papel que neles desempenharam o imperialismo, a usura e a corrupção. Mas qualquer ampliação indevida dos critérios para uma revolução burguesa desse tipo ou tende a transformar em tautologia a teoria da revolução permanente (somente o socialismo pode definição subtrair um país completamente do mercado mundial, ou resolver todos os problemas do campesinato), ou exige dela credenciais que nunca teriam sido atingidas nem pelos próprios países capitalistas avançados (que levaram séculos para alcançar a democracia burguesa, por exemplo, com muitos retrocessos semelhantes aos da Índia contemporânea). O axioma da "revolução permanente" deve, portanto, ser considerado até agora não provado como teoria geral. Suas dificuldades poderiam talvez ter sido presumidas, na medida em que ele deriva literalmente de um texto de Marx de 1850. Tal fidelidade canônica a Marx dificilmente seria garantia de precisão científica"
Perry Anderson - Considerações sobre o marxismo ocidental (posfácio), Boitempo Editorial, 2018, p. 140.
Jones! Ultimamente seus vídeos tem estado com o áudio muito baixo. Veja como resolver isso. Abraços!
Quando Jones fala "note...": 😍😍👏👏👏🤧🤧😍😍😍
Ele adora começar uma explicação com "veja" "note", né?
@@melanciafeliz hahah sim! Muito fofo
Alguém pra fazer uma fancam com o jones falando "note" 😍😍😍😍😍
Sim 😍
Sim! 💜
Comentando para engajar politicamente o algoritmo
Camarada Algoritmo
Sim, senhor algoritmo.
Pão
O que é isso no seu perfil
Militar por meio de engaja mentos
Não sabia sobre essa divergência entre o Gramsci e Trotsky. Isso ajuda a explicar muito sobre a forma de organização dos partidos e coletivos aqui no Brasil. Parabéns, abraços!
excelentee
Camarada, o áudio ficou um pouco baixo. Mas ótimo como sempre
Parabéns Camarada muito boa exposição.
Comentando pra aumentar o alcance do homem
Show
Excelente vídeo, camarada. Eu ia inclusive dar a ideia de colocarem os trechos lidos na tela e agora vi que fizeram justamente isso, ficou muito mais fácil de acompanhar.
Inclusive, acho muito bom trazer trechos de obras dos pensadores e pensadoras marxistas, isso acaba engajando mais pra gente ir ler de fato. Tinha lido o caderno 3 na parte inicial do Maquiavel e agora me deu vontade de explorar as profundezas dele, nessa parte da página 200 e pouco.
Camarada Jones!!! ✨✊🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Dá=lhe Jones!!!!
Boa
Grande, Jones!
Trotskyistas piram com um vídeo desse... Boa Jones! Bora pensar nessa aí de presidente hein... Mas de fato é melhor daqui a alguns anos, tu ainda é muito útil nessa crescente da esquerda revolucionária. Abs!
Jones!!! Muito bom vídeo, li pela primeira vez, a poucos dias, o Gramsci no "odeio os indiferentes", adorei! Agora estou lendo, por sua indicação, o Marxismo Ocidental. Sigo a algum tempo o teu canal (e a Sabrina, Laura, Rita e João) e gosto muito! Nunca comentei, mas pelo visto isso é importante e vou passar a fazer (sem escrever as tais palavras engajamento e algoritmo porque se o algoritmo for esperto mesmo, deve desconsiderar comentários com elas hehe). Agradeço o excelente conteúdo!!
qualquer dúvida no livro de Losurdo, só me chamar no insta, camarada.
@@JonesManoel obrigada!!!
@Sabrina B camarada, ''odeio os indiferentes'' é um livro fácil de ler ou tem uma linguagem dificil?
@@mateus4805 achei tranquilo. Alguns textos são mais difíceis porque conversam com as pessoas e avaliam acontecimentos do momento em que foram escritos, aí pra quem tem pouco conhecimento sobre história como eu, se perde um pouco. Mas a essência "agitadora" dos textos dá pra entender super bem e eu adorei!!! Entendi porque os olavetes tem pânico do Gramsci 🤣
Excelente exposição Mestre Jones. Combinando com a publicação do vídeo da Boitempo.
Muito bom!
Muito bom. Brocou muito.
Já pensei Jones presidente
Olá camarada Jones, parabéns por mais um vídeo brilhante! só faço uma sugestão: se puder aumentar um pouco o volume da voz....o nível da trilha inicial está bom, mas a sua voz ficou fraca. Abraços!
Ficou legal o texto na tela, muito boa ideia.
Meu voto é seu!!! ❤️
Baita aulão, Jones.
A edição ficou mto bem feita, por sinal!
Parabéns!!!
Amei! Novamente!
Bom demais!!!! 🥰🥰🥰
Excelente, Jones
Muito bom! Parabéns pela dedicação!
Ótimo, camarada!!
Têm o meu voto 😍 ... Só não demora 👵! Quero ter a oportunidade de contar histórias 😉
Note, estarei comentando aqui para enaltecer o grande trabalho do nosso camarada Jones Manoel, e manter o algoritmo dessa trincheira devidamente revolucionário.
Excelente!
jones seu lindo, viva a revolução.
Muito bom, Jones
Aulão!
Ótimo vídeo. Temática extremamente pertinente.
Muito bom o vídeo!!!
Comentando pra ajudar no engajamento. Parabéns pelo trabalho
Comentando...
comentário pra bater no algoritmo
Rolê da sexta é maratonar os vídeos do Jones!
Camarada debate tema importantíssimo.
Excelente vídeo, como sempre
Dale!!!
Recomenda aí TH-cam
Muito bom
Brabo
Excelente, muito obrigado e Saudações Samânicas!
Muito bom, camarada Jones.
Pensando cá comigo as vezes eu me pergunto como podemos pensar as classes além do proletariado e dos burgueses. Como por exemplo: supomos um trabalhador que ascende à categoria de -empregador-, a partir de então, como ele se reconhece agora no sistema: vai se manter pra defender a classe que outrora era a dele ou vai buscar ao máximo a exploração de seus empregados? Tenho alguma dificuldade de compreender apenas duas classes num ambiente de luta. É como conceituar apenas brancos ou negros no Brasil, em detrimento da compreensão de tantas outras misturas e etnias. É como classificar um café como doce ou amargo, visto que eu posso adocicar o meu com 1 colher de chá e alguém com 5 colheres de sopa, etc.
A reflexão acima tem caráter elucidativo, de compreensão, de debate, antes que venham radicais desta ou daquela corrente.
Parabéns, Jones, pelo trabalho, conterrâneo!
Up!!
Super legal
BORA JONES ❤️🖤💪
Bora lançar aqui o comentário pra viralizar esse monstro intelectual que é o Jones
Muito bom, camarada 👏🏿👏🏿✊🏿🚩
Hola, saludos desde Paraguay.
Será que podrías recomendar alguna lista de lectura de Gramsci? Un gran teórico y revolucionario que debemos reivindicar. Gracias. Un abrazo.
Uma verdadeira aula! Muito didático!
Jones sempre genial
Vídeo belíssimo!
Jones vai ser presidente, mas 20 anos é demorar demais, tem de ser antes.
Salve Jones! Energia. Luz.
Anauê, caraho!
Foda!!
Amei muito
Preciso urgentemente ler Gramsci.
Maratonando seus vídeos para compensar o atraso em conhecer esse canal incrível 😍👏
Adoro os vídeos do Jonas. 👏👏👏👏 .
muito bom!
Bom de mais!
Admiro Voce Jonas.
Muitos amigos Gramschi na Italia
Cuaderni del Carcere
Falou em Gramsci o Olavão treme
Qualquer pessoa normal
@@soldadoanonimo9519 Se você considera toda a rede de ódio que têm assolado o país com sofismas, meias verdades e fake news, Olavo durante muito tempo funcionando como o guru iletrado dela, expressões da normalidade, fica por sua conta e risco; eu considero uma monstruosidade (a forma obscurantista através da qual esse "gado" milita, quanto a apreensão distorcida da realidade que cega muita gente).
@@eleandromadureira5264 ?
Novamente, antes de um vídeo de Jones um anúncio do Brasil Paralelo
Se conseguir assistir em pc ou note, instala o adblock plus de extensão no chrome q não passa propagandas.
nunca li gramsci e mesmo assim consegui compreender a sua crítica e a visão do autor. Sempre te achei mto didático, mas vc consegue se superar, impressionante kkkk
Obrigadoooo, camarada!
Também penso isso. As falas de Jones são de uma clareza impressionante. Tem uma oratória deliciosa de ouvir e ainda é muito muito didático.
Parabéns pelo vídeo, professor!
''Note...''
qualidade de audio, video e conteúdo: foda
Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo.
vídeo bom demais meu pai amado
Parabéns pelo trabalho camarada ✊
Comentando pelo engajamento
Tudo muito interessante, é bom o debate
Excelente reflexão.
Estou esperando receber os "Cadernos" amanhã! Video veio a calhar!
Como sempre!!!!
Engajando na força do ódio!
Esse quadro do Losurdo é lindo
Vídeo importantíssimo para pensarmos a revolução brasileira!
SIM, O INTELECTUAL ORGÂNICO. PRECISAMOS, AGORA, DE UM TANTO DESTES!
Sou social democrata mas vocês comunistas dão muita ideia cheque! Tamo junto!
e?
Sensacional
Bom vídeo!
top
Mais uma vídeo ótimo. Comentário para alavancar o algoritmo.
Muito bem exposto, camarada!
Faltou completar que o vídeo ficou muito bom.
Fazia tempo que eu não via uma exposição tão boa.
sai vídeo já corro pra assistir, muito bom como sempre, mas cada vez mais complexo, tem que correr atrás com as leituras kkkkk
boa pai malou muito como sempre
Jones fica lindo de vermelho