se tem o barata, eu já sei que o vídeo vai ser bom!! Flatout é um canal que deveria ter reconhecimento muito maior pq a qualidade é nível gringo!! sou assinante flatout com orgulho
Opa sem duvidas um ícone dos carros nacional e um dos carros musclecars mais bonitos do mundo e sofisticado e ao mesmo tempo simples carro de homens que gosta de coisas boa kkkparabens pela matéria muito bom ouvir e ver uma matéria tão bem comentada sobre esse carro que é a minha paixão não só minha como de muitos brasileiros (opala é vida)❤
Eu cresci dentro de Opala. Sou dono de Opala desde 2019. Nos 23 anos da minha vida dentro de Opala (tenho 25), eu endoço tudo o que foi dito nesse vídeo: meu Opala é um SL 1989, 4 cilindros, 5 marchas, a essência do Opala mais rústicos e raíz fabricados na época e digo que é um carro usável. Foi meu daily por mais de um ano, o carburador DFV228 funciona, bobina não esquenta, o quebra-ventos refresca, o conforto dos bancos, a direção leve... Pra viajar então, é uma delícia. Como automóvel, ele cumpre muito bem a sua função. Fora o carinho de todo mundo por esse carro: sempre tem alguém pra pedir pra tirar foto, contar alguma história de infância da família ou amigo que tinha Opala, e esse carro tem esse poder, o de ser um elemento da história da vida de muita gente. Esqueçam esse papo de "beberrão", pois o prazer de conduzir um carro desses compensa qualquer frustração que você possa ter. E isso, amigos... Dinheiro nenhum paga. Excelente conversa, excelente qualidade de imagem, como a AvantGarde sempre faz. Agora, é só aguardar Maverick e Dart, pra fechar a tríade de "Nacionais Fodas da década de 70"
Dois feras. Boas lembranças desses tempos de juventude. Tive um 1977 4 cilindros. Um amigo tinha um 4100, com comando iskenderian e era um monstro. O dia que dirigi fiquei apaixonado. Infelizmente não pude realizar esse sonho de consumo. Por volta de 1988 fiz uma viagem de Juiz de Fora até Vitória e voltei no mesmo dia, com um Comodoro 4 cilindros. Foi por longos anos a maior viagem direta que realizei, aproximadamente 1000 km. Parabéns pela colab com o Barata.
@@viniciusnucinivaz-tostes6160 Iskenderian é o fabricante, pessoal fala isky, na época era muito famoso o 525-B, é um 278 x 278 (238 x 238 a 0.050) por 109 de lob com .525 (13.3 mm) polegadas de levante de válvulas. Também tinha o A e o C, mais manso e mais agressivo respectivamente. Outro da Iskenderian bem famoso era o 595-A, um 298 x 298 (254 x 254 a 0.050) com 106 de lob... Já vi esse comando num Opala de um amigo preparador, gira seco e crespo até uns 7.000 rpms, igual um motor de moto, subida monstruosa de giro.
Lembro que lá pra 2005, meu tio chegou com um opala 1976 4p, daquela cor bege geladeira, eu tinha uns 10 anos, já curtia carros, mas achei aquele horroroso, fedia gasolina, morria toda hora, mas dava pra ver a felicidade no rosto do meu tio de ter realizado um sonho, tempos depois ele trocou em um palio young prata, quando andei no carro era outro mundo, silêncio, cheiroso… mas o olhar do meu tio não era mais o mesmo, dava pra ver que era só um meio de transporte, não um carro… Todos nós temos uma história com opala
Opala, que carro. Tenho uma memória afetiva que quando pequeno, uns 10 anos, o Pai de um amigo meu da rua levava toda a molecada que estudava no Meninopolis, (in memorian) ai ao lado da AvantGarde. Ia-mos em uns 8 dentro deste carro ouvindo Radio Bandeirantes AM o programa de noticias matutinas "O Pulo do Gato". Quanta historia hein, e tudo trazida pelo Opala. Anos depois era ir assistir a Stock Cars em Interlagos, mas ai é outra historia.
O mais potente opala era o 6 cilindros SS 1976 com o lendário 250-S tinha 153 cv de potência liquida DIN e 197 cv SAE, rivalizava com o Dodge e Maverick na turismo 5000.
@@alxndre0765 Era 171 cv na potência SAE, na DIN que utilizada hoje em dia dá 153 cv, além disso os preparadores aferem no dinamometro a potência na roda.
Um clássico e 2 caras PhDs em automóveis. Um super carro, o desenho dele é lindo DEMAIS e tá MUITO INTEIRO, q carro belíssimo até na cor!!! Essa geração é uma das mais lindas!!!
Aprendi a dirigir em um Especial 72 sedan 3 marchas. Amo Opalas e Caravans. Tive 4 Caravans e 2 Opalas, entre 4 e 6 cilindros, carro maravilhoso e inesquecível. Gostei muito do vídeo!!!!
Apenas duas observações: A qualidade deste Opala, da produção de ambos os canais e dos trabalhos dos dois apresentadores é definitivamente indiscutível. Se o Juliano revelou toda a satisfação pelo projeto, tocada e convívio deste Opala o que esperar da Alfa GTA, ainda no forno por hora.
Pra fecha a trinca de A's tem que trazer o batistinha e um maverick quase 100% original igual esse opala pra ele conta a historia dos maveco pra nos e também um video bacana e diferente! E trazer o badola e um dos dodger dele basico tbm Cupe 2 postas e fazer o mesmo tipo de video, vai ser os 3 videos mais maravilhosos de assistir😍😍😍😁
Que baita vídeo! Eu lembrei do meu Opala amarelo, 3 m na coluna, com os bancos inteiriços, em um xadrez cinza e branco. Feio? Era lindo! Retrato de uma época em que não se sabia o que era "alcantara". Parabéns pelo vídeo! São duas referências e juntos, dão show em simpatia e conhecimento.
Hahaha! Praticamente o Opala em que aprendi a dirigir nos anos 80. Meu pai tinha um opala 1975 amarelo, 4p, 3m, 4c e com capota de vinil preta. Bancos inteiriços de vinil preto também! Na época, não era exatamente uma "beldade", ainda mais em Belo Horizonte, que os táxis eram da mesma cor! Hahaha! O meu véio sofria com todo mundo dando sinal pra ele parar... Eu e todo mundo aqui de casa aprendemos a dirigir no "Epocler", apelido carinhoso pro carro. Mas quando a minha irmã bateu com ele e meu pai tomou desgosto, trocando por um Monza branco seminovo, confesso que foi uma alegria quase sem fim, pois o a maldita prefeitura trocou a cor dos taxis PRA BRANCO um ano depois! Hahahahah!! É muita perseguição! Hoje, quando eu sou o velho da vez, eu sinto saudade do epocler, que desapareceu na névoa do tempo de mais de 30 anos e já deve ter virado sucata ou foi repintado e descaracterizado... Por outro lado eu tomei ódio de carro novo branco ou amarelo! Hahaha!! Os que tive eram em tons de azul, cinza escuro, verde e vermelho! Amarelo ou branco? Nunca mais! Hahahaha!
@@luizhbhz Que coisa louca. Baita coincidência... Eu morava em BH e o meu amarelinho andava por toda a cidade e na época, a moda era a Savassi, ainda com o "pirulito". Tempo bom, cidade boa e até hoje, com bons amigos por aí, da época do Santo Agostinho e do Dom Silverio. Saudade, meu amigo; boas lembranças com o seu comentário. Abs.
Fico feliz em ver que o Barata não levou adiante a ideia de fazer "projeto" nesse carro que estava em um estado valioso pra preservação. Eu fui um dos que atormentou ele quando ele comprou o carro e manifestou a vontade de mudar o carro. Óbvio que não posso dizer que minha fala na época adiantou ou entrou na cabeça dele ou se passou em branco, mas olha que coisa linda que está esse carro hoje, anos depois. . Imagine se tivesse feito projeto. Seria só mais um no meiio da multidão.... heheh! Obrigado por deixar o carro viver a historia natural dele, Barata!
acho q o Chevette 74, até msm o último 93, é a msm coisa pra dirigir, muito top, algo sensorial, nostalgia top D+. Atualmente tenho um Chevette 78 e um omega 95
Muito interessante as considerações a respeito de emissões. Bem legal a matéria, muito legal ver um antigo nacional no canal, muito legal mesmo. Tenho um antigo, um Monza 1988 que hoje está com 12 mil kms, não é tão antigo como o Opala da matéria, mas mesmo assim é outra tocada, diferente, maciez e tranquilidade, mas o 2.0 do Monza tem força quando precisa, e é divertido ver a reação das pessoas na rua, nunca imaginei que um Monza pudesse chamar atenção. Comprei o carro numa oportunidade que tive, pra reviver uma gaze muito legal da minha vida, quando durante o período de faculdade no interior de São Paulo ganhei do meu pai um igual ao que tenho agora, só que era preto, tirado 0 km e o atual é marrom metálico. Muito bom vídeo, valeu, tomara que sirva de inspiração para outros, com outros carros antigos nacionais. Valeu Guilherme, abração!
Muito massa, que Carro maravilhoso. Tive a oportunidade de crescer andando nos opalas que meu Pai teve. Lembrancas de infancia, desde o cheiro do carro, a ignicao, entre outros detalhes, me fazem amar os Opalas. Parabens, Gurizada, pelo belo video!!
Mais um que cita o que eu sempre falo... O segundo que eu escuto comentar sobre isso, o primeiro foi esses dias no podcast do ACF conversando com o Paulo Maluco. O Barata falando de um olhar sobre toda cadeia de produção envolvida em um projeto ou na construção de algo. A energia e recursos gastos são simplesmente incalculáveis, pois há variáveis em qualquer projeto !!! Ele também citou a reciclagem ♻️, algo que consome água doce, um recurso natural já em escassez em várias regiões do mundo...
Essa colab é sem dúvidas a mais pura aula sobre história e mecânica. Gui !! Faz uma colab com o Alemão da caravam para ver a caravam areia dele é absurdo aquele motor
Caro Guilherme e Barata... que surpresa inesperada e maravilhosa!!!... um OPALA na Avantgard!!... Depois do seu BMW que como já disse no video do seu carro (aquela viagem para sul), é a versão moderna do Opala coupê... e agora. Com o Opala, fechou o ciclo. Pena não ser com teto de vivil (como meu pai teve e que herdei por alguns anos), mas... que lindo exemplar. Parabens a vcs e ao dono desse lindo e impdcável Opala. Forte abraço. Santos-SP
Que vídeo top! Parabéns, eu tenho um SS de plaqueta 4cil que uso no dia a dia e tenho arrumado ele aos poucos pois ficou parado por um tempo devido ao dono anterior. Trouxe ele de volta a vida e está sendo mágico voltar a ter um Opala no meu dia a dia visto que de 2018 a 2020 tive 2 Opalas no meu dia a dia da vida e também foi espetacular! TMJ
Minha variant 75 original mandava 150 p/Hora na rota do sol sentido Torres chegava C engasgar querendo ir +..E quem eu não consiguia ultrapassar eu encomodava. Rsrsrs q tempo bom.
Cara...Que vídeo gostoso de ver. Leve, informativo e apaixonante de acompanhar. Pior que a parte de a galera falar com a gente quando passamos de carro é uma verdade enorme: criança, idoso, outros motoristas, curiosos, entregadores... É gostoso demais, fora a experiência automotiva em si.
Vendo o Guilherme dirigindo um Opala é bom demais. Parece que ele está tocando um violino. Parabéns, Gui e Barata. Conheço bem o Opala, pois tenho 55 anos . É um dos carros que mais trás lembrança boa para mim. Dirigi muito.....
Belo carro e também gostei da simplicidade da carroceria e do design! Sem dizer que a traseira fastback continua muito atual e aerodinâmica! Nunca tive ninguém na família com um opala, chegamos a ter uma caravan nos anos 90 mas não é o mesmo carro, óbvio! Interessante o espaço na hora que abriram o capô, e a simplicidade, e deve ser bom para os mecânicos quando deixa cair uma chave pelos enormes vãos hehe! E fiquei de cara que o câmbio é estilo americano, nunca dirigi um carro assim, deve ser divertido hehe!! E limpador de vidro no pedalzinho? WTF?! Sobre emissões, não acho que o Opala seja melhor pro planeta, mas só o que se gasta pra fazer uma bateria de...>=> ... lítio pra carro elétrico e tudo que vai de placas eletrônicas, como disse o Pirulla e outro biólogo no podcast Inteligência LTDA, o ideal pra não agredir a natureza, seria mesmo que um carro híbrido ou a gasolina mesmo, não se trocar de carro e não comprar um carro novo a cada 6 ou 10 anos, pois o custo pra fabricar esse carro já polui mais do que as emissões dele!! Usaram o exemplo da tentativa de sacolas recicláveis, na lista de 100 maiores poluentes, ela fica lá em 87o e é preciso sacolas pra se descartar lixos caseiros, não da pra jogar resto de comida direto na rua, sacam?!! Enfim, me empolguei hehe!! Ótimo vídeo como sempre, abração a todos do canal e até já!! :))
Tenho muitas lembranças boas com Opala. Meus dois avós um 70 6cil, 3800 4p, o outro um 72 teto vinil depois 73 vermelho, depois 76 vinil preto laranja. Meu pai me levou eu com 5 anos pra testar na BR116 um 74 Special, recém tirado, 4cc 4 marchas o km vermelho. Dava 165 km/h de final no velocímetro. Depois vieram outros opalas 77 caravan, 79 special prata, e que aprendi a dirigir com 10 anos na garagem de casa o controle da embreagem e freio, sem usar o acelerador. Opala, um baita carro, e na minha opinião os 73 são os mais bonitos com esse volante fininho, lembro do meu avô manobrando estilo lava-prato. Que saudade daquela experiência. Parabéns por nos trazer essa memória Guilherme e ao Barata saiba assisti seus vídeos desse opala, e vários outros com sua qualidade peculiar. Hoje sou BM e curto muito o automóvel e som HI-FI, mas confesso que dá vontade de pegar um Opala desses uma hora.
Já que existiu essa história do dito popular sobre o significado do SS, então posso dizer que: não essa dupla, mas sim essa tripla, foi D+!!!!! Parabéns Senhores.
Muito fã do canal parabéns Guilherme ! Quero pedir ajuda não sei se tem algum vídeo sobre o audi a3 1.8 e o sobre o temido tensionador de corrente de comando. Tenho um Audi A3 e a pouco tempo foi preciso dar manutenção pesada onde foi retificadoo o cabeçote e comprei o tensionador que está de fácil acesso no famoso site de vendas mas nem 3 meses depois o tensionador voltou a fazer a barulho igual a carro diesel 😂 séria ótimo ouvir suas dicas penso até em vender 😢
Coisa linda! Quando criança eu brincava dentro de um igual a esse (cor amarelo), do meu avô... Eu viva encavalando o trambulador hahahah!! Época maravilhosa
Parabéns!! E o que estava faltando, além de trazer o Barata para ajudar na apresentação, ... pra ficar 101% só apresentar uma Caravan 6cil agora....... rsrsrsrs
Vídeo simplesmente muito 🔝 !!! Gui e Barata falando são "música para os ouvidos"... Tenho uma memória afetiva muito intensa com Opalas, viajei e rodei diariamente em alguns, por pelo menos uns 10 anos da minha vida... Desde Caravan (perua do Opala para quem não sabe) até os Comodoros do final dos anos 80...
Barata parece um cientista louco falando sobre suas experiências. Um nível absurdo de conhecimento em conjunto da passionalidade pelo mundo automotivo.
Nossa senhora, meu amigo tinha um opala 1969 verde, 04 portas, câmbio 3 marchas na mão, motor 6cc 3800 quando parava no farol e acelerava o carro dobrava, vendeu e se arrepende até hoje, detalhe o cara que comprou não vende prá ningúem, meu pai tinha uma caravan 4cc andava muito, ainda puxava carreta com frutas do sitio, e eu tinha um opala 1978 4cc escapamento 4 x 1 heheheheh verdadeiro F1 de barulho.
Sou praticamente da seita fltaoutiana com orgulho, e adoro o canal da Avantgarde também. Juntando os dois é um nirvana automotivo! Por favor, façam mais!!!
Minha avó teve um opala assim 0km e usava pra me buscar na escola, ir ao mercado... Mas deixava muito carro comendo poeira descendo pra praia. Foda demais! Kkkkkk
Era essa, era essa colab que queremos ver....três grandes ícones da figura automotiva brasileira
Ainda falta o Paulo Korn viu! só feras nesse vídeo aí
se tem o barata, eu já sei que o vídeo vai ser bom!! Flatout é um canal que deveria ter reconhecimento muito maior pq a qualidade é nível gringo!! sou assinante flatout com orgulho
Lendo rápido, pensei que a AvantGarde estava precisando de uma dedetização!!! 😂😂😂😂 O "Barata" é fera e ver essa "colab" é SHOW!!!
Concordo plenamente
Cara, tem muitos canais gringos grandes que não tem nem metade da qualidade de canais brasileiros de porte pequeno.
Um crossover com dois grandes entusiastas automotivos brasileiros, com o fino da análise de um dos maiores clássicos brasileiros. ÊXTASE
Tomara que o Barata leve seu Alfa pra outro Crossover insano
Opa sem duvidas um ícone dos carros nacional e um dos carros musclecars mais bonitos do mundo e sofisticado e ao mesmo tempo simples carro de homens que gosta de coisas boa kkkparabens pela matéria muito bom ouvir e ver uma matéria tão bem comentada sobre esse carro que é a minha paixão não só minha como de muitos brasileiros (opala é vida)❤
Guilherme entende de:
- carros
- Musica
- Aviação de guerra
- Churrasco
- Vinhos
- Física
e contando...
Só não deixa o Pablo Marçal saber disso kkk
Eu cresci dentro de Opala. Sou dono de Opala desde 2019. Nos 23 anos da minha vida dentro de Opala (tenho 25), eu endoço tudo o que foi dito nesse vídeo: meu Opala é um SL 1989, 4 cilindros, 5 marchas, a essência do Opala mais rústicos e raíz fabricados na época e digo que é um carro usável. Foi meu daily por mais de um ano, o carburador DFV228 funciona, bobina não esquenta, o quebra-ventos refresca, o conforto dos bancos, a direção leve... Pra viajar então, é uma delícia.
Como automóvel, ele cumpre muito bem a sua função. Fora o carinho de todo mundo por esse carro: sempre tem alguém pra pedir pra tirar foto, contar alguma história de infância da família ou amigo que tinha Opala, e esse carro tem esse poder, o de ser um elemento da história da vida de muita gente.
Esqueçam esse papo de "beberrão", pois o prazer de conduzir um carro desses compensa qualquer frustração que você possa ter. E isso, amigos... Dinheiro nenhum paga.
Excelente conversa, excelente qualidade de imagem, como a AvantGarde sempre faz. Agora, é só aguardar Maverick e Dart, pra fechar a tríade de "Nacionais Fodas da década de 70"
Comprei o meu também com uns 22 anos, mas foi em 96 e tenho até hoje
Dois feras. Boas lembranças desses tempos de juventude. Tive um 1977 4 cilindros. Um amigo tinha um 4100, com comando iskenderian e era um monstro. O dia que dirigi fiquei apaixonado. Infelizmente não pude realizar esse sonho de consumo. Por volta de 1988 fiz uma viagem de Juiz de Fora até Vitória e voltei no mesmo dia, com um Comodoro 4 cilindros. Foi por longos anos a maior viagem direta que realizei, aproximadamente 1000 km. Parabéns pela colab com o Barata.
Legal em, mal lhe pergunte qual comando será que era esse ISKENDERIAN em?? Era um 278, um 298??
@@viniciusnucinivaz-tostes6160 Iskenderian é o fabricante, pessoal fala isky, na época era muito famoso o 525-B, é um 278 x 278 (238 x 238 a 0.050) por 109 de lob com .525 (13.3 mm) polegadas de levante de válvulas.
Também tinha o A e o C, mais manso e mais agressivo respectivamente.
Outro da Iskenderian bem famoso era o 595-A, um 298 x 298 (254 x 254 a 0.050) com 106 de lob... Já vi esse comando num Opala de um amigo preparador, gira seco e crespo até uns 7.000 rpms, igual um motor de moto, subida monstruosa de giro.
@@felipereggio o isky 595A é uma ignorância mesmo, sobe o giro que nem um tiro! Porém o 278 dá uma pegada já para lá de daora
22:00 "Dá pra emprestar pra vó". E é justamente o único carro que minha avó teve dois seguidos. Kkkkkkkk.
Lembro que lá pra 2005, meu tio chegou com um opala 1976 4p, daquela cor bege geladeira, eu tinha uns 10 anos, já curtia carros, mas achei aquele horroroso, fedia gasolina, morria toda hora, mas dava pra ver a felicidade no rosto do meu tio de ter realizado um sonho, tempos depois ele trocou em um palio young prata, quando andei no carro era outro mundo, silêncio, cheiroso… mas o olhar do meu tio não era mais o mesmo, dava pra ver que era só um meio de transporte, não um carro… Todos nós temos uma história com opala
Opala, que carro. Tenho uma memória afetiva que quando pequeno, uns 10 anos, o Pai de um amigo meu da rua levava toda a molecada que estudava no Meninopolis, (in memorian) ai ao lado da AvantGarde. Ia-mos em uns 8 dentro deste carro ouvindo Radio Bandeirantes AM o programa de noticias matutinas "O Pulo do Gato". Quanta historia hein, e tudo trazida pelo Opala. Anos depois era ir assistir a Stock Cars em Interlagos, mas ai é outra historia.
Coloquei na TV da sala , para assistir acompanhado de silêncio cerveja e petisco .
Os dois melhores da atualidade quando o assunto é carro. Que encontro.
Que vídeo fantástico parabéns! ♥️👏🏻
O cara é um monstro..pra não dizer gigante no conhecimento de opalas.. parabéns Guilherme... show
O mais potente opala era o 6 cilindros SS 1976 com o lendário 250-S tinha 153 cv de potência liquida DIN e 197 cv SAE, rivalizava com o Dodge e Maverick na turismo 5000.
171cv
@@alxndre0765 Era 171 cv na potência SAE, na DIN que utilizada hoje em dia dá 153 cv, além disso os preparadores aferem no dinamometro a potência na roda.
@@marcosa.moraes3454 mas no papel era 171 e dava coro nos Mavericks
@@alxndre0765 Não dava coro, as corridas de turismo 5000 a maioria das vitórias era do Maverick principalmente o Maverick Berta Hollywood.
Os mais fortes eram os 250s de 80 ate 84, com 171cv.
Eu gosto disso, é muito adulto. Os dois dos melhores do Brasil! O Garagem Bellote merece uma parceria dessa, hein?
Fato, uma colab, Guilherme, barata, alemão da Caravan e o bellote iria ser uma temporada com vários episódios
Um clássico e 2 caras PhDs em automóveis. Um super carro, o desenho dele é lindo DEMAIS e tá MUITO INTEIRO, q carro belíssimo até na cor!!! Essa geração é uma das mais lindas!!!
Nada se compara à simplicidade do bom e velho OPALA
Aprendi a dirigir em um Especial 72 sedan 3 marchas. Amo Opalas e Caravans. Tive 4 Caravans e 2 Opalas, entre 4 e 6 cilindros, carro maravilhoso e inesquecível. Gostei muito do vídeo!!!!
Peguei meu cafe, sentei numa poltrona confortavel, justamente pra DESFRUTAR, desse video...dessa conversa tecnica e descontraida ao mesmo tempo.
Esse será um dos vídeos mais vistos da AvantGarde…Parabéns ao Canal…Opala um Clássico Amado Por Brasileiros. Um de nossos muscle car !
Boas lembranças do carro que aprendi a dirigir , tirei carteira na época nele, um 1973 , 4 portas câmbio manual de três marchas no volante.
Apenas duas observações:
A qualidade deste Opala, da produção de ambos os canais e dos trabalhos dos dois apresentadores é definitivamente indiscutível.
Se o Juliano revelou toda a satisfação pelo projeto, tocada e convívio deste Opala o que esperar da Alfa GTA, ainda no forno por hora.
Tenho uma Caravan 75
Já tive muitos carros novos, mas a sensação de dirigir um carro de 50 anos é muito gostosa
Duas lendas no mesmo vídeo. Sempre acompanhei o FlatOut pela qualidade dos vídeos, e vocês da AvantGarde chegaram trazendo também muita qualidade
Meu velho era muito fã de Opalas. Isso era um luxo só.
Pra fecha a trinca de A's tem que trazer o batistinha e um maverick quase 100% original igual esse opala pra ele conta a historia dos maveco pra nos e também um video bacana e diferente! E trazer o badola e um dos dodger dele basico tbm Cupe 2 postas e fazer o mesmo tipo de video, vai ser os 3 videos mais maravilhosos de assistir😍😍😍😁
Que baita vídeo! Eu lembrei do meu Opala amarelo, 3 m na coluna, com os bancos inteiriços, em um xadrez cinza e branco. Feio? Era lindo! Retrato de uma época em que não se sabia o que era "alcantara". Parabéns pelo vídeo! São duas referências e juntos, dão show em simpatia e conhecimento.
Hahaha! Praticamente o Opala em que aprendi a dirigir nos anos 80. Meu pai tinha um opala 1975 amarelo, 4p, 3m, 4c e com capota de vinil preta. Bancos inteiriços de vinil preto também! Na época, não era exatamente uma "beldade", ainda mais em Belo Horizonte, que os táxis eram da mesma cor! Hahaha! O meu véio sofria com todo mundo dando sinal pra ele parar...
Eu e todo mundo aqui de casa aprendemos a dirigir no "Epocler", apelido carinhoso pro carro. Mas quando a minha irmã bateu com ele e meu pai tomou desgosto, trocando por um Monza branco seminovo, confesso que foi uma alegria quase sem fim, pois o a maldita prefeitura trocou a cor dos taxis PRA BRANCO um ano depois! Hahahahah!! É muita perseguição!
Hoje, quando eu sou o velho da vez, eu sinto saudade do epocler, que desapareceu na névoa do tempo de mais de 30 anos e já deve ter virado sucata ou foi repintado e descaracterizado...
Por outro lado eu tomei ódio de carro novo branco ou amarelo! Hahaha!! Os que tive eram em tons de azul, cinza escuro, verde e vermelho! Amarelo ou branco? Nunca mais! Hahahaha!
@@luizhbhz Que coisa louca. Baita coincidência... Eu morava em BH e o meu amarelinho andava por toda a cidade e na época, a moda era a Savassi, ainda com o "pirulito". Tempo bom, cidade boa e até hoje, com bons amigos por aí, da época do Santo Agostinho e do Dom Silverio. Saudade, meu amigo; boas lembranças com o seu comentário. Abs.
Fico feliz em ver que o Barata não levou adiante a ideia de fazer "projeto" nesse carro que estava em um estado valioso pra preservação. Eu fui um dos que atormentou ele quando ele comprou o carro e manifestou a vontade de mudar o carro.
Óbvio que não posso dizer que minha fala na época adiantou ou entrou na cabeça dele ou se passou em branco, mas olha que coisa linda que está esse carro hoje, anos depois.
.
Imagine se tivesse feito projeto. Seria só mais um no meiio da multidão.... heheh! Obrigado por deixar o carro viver a historia natural dele, Barata!
acho q o Chevette 74, até msm o último 93, é a msm coisa pra dirigir, muito top, algo sensorial, nostalgia top D+.
Atualmente tenho um Chevette 78 e um omega 95
Muito interessante as considerações a respeito de emissões. Bem legal a matéria, muito legal ver um antigo nacional no canal, muito legal mesmo. Tenho um antigo, um Monza 1988 que hoje está com 12 mil kms, não é tão antigo como o Opala da matéria, mas mesmo assim é outra tocada, diferente, maciez e tranquilidade, mas o 2.0 do Monza tem força quando precisa, e é divertido ver a reação das pessoas na rua, nunca imaginei que um Monza pudesse chamar atenção. Comprei o carro numa oportunidade que tive, pra reviver uma gaze muito legal da minha vida, quando durante o período de faculdade no interior de São Paulo ganhei do meu pai um igual ao que tenho agora, só que era preto, tirado 0 km e o atual é marrom metálico. Muito bom vídeo, valeu, tomara que sirva de inspiração para outros, com outros carros antigos nacionais.
Valeu Guilherme, abração!
Olha agora sim! Um tração traseira tudo que dá sem frescura 😮😮
parabéns Guilherme você e o Barata fizeram eu sentir saudades da minha Caravan 1975 .
Muito massa, que Carro maravilhoso. Tive a oportunidade de crescer andando nos opalas que meu Pai teve. Lembrancas de infancia, desde o cheiro do carro, a ignicao, entre outros detalhes, me fazem amar os Opalas. Parabens, Gurizada, pelo belo video!!
Mais um que cita o que eu sempre falo...
O segundo que eu escuto comentar sobre isso, o primeiro foi esses dias no podcast do ACF conversando com o Paulo Maluco.
O Barata falando de um olhar sobre toda cadeia de produção envolvida em um projeto ou na construção de algo.
A energia e recursos gastos são simplesmente incalculáveis, pois há variáveis em qualquer projeto !!!
Ele também citou a reciclagem ♻️, algo que consome água doce, um recurso natural já em escassez em várias regiões do mundo...
Essa colab é sem dúvidas a mais pura aula sobre história e mecânica.
Gui !! Faz uma colab com o Alemão da caravam para ver a caravam areia dele é absurdo aquele motor
Caro Guilherme e Barata... que surpresa inesperada e maravilhosa!!!... um OPALA na Avantgard!!... Depois do seu BMW que como já disse no video do seu carro (aquela viagem para sul), é a versão moderna do Opala coupê... e agora. Com o Opala, fechou o ciclo. Pena não ser com teto de vivil (como meu pai teve e que herdei por alguns anos), mas... que lindo exemplar. Parabens a vcs e ao dono desse lindo e impdcável Opala. Forte abraço. Santos-SP
Show, tem que respeitar o Opalão! Colab excelente, duas feras! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que vídeo top! Parabéns, eu tenho um SS de plaqueta 4cil que uso no dia a dia e tenho arrumado ele aos poucos pois ficou parado por um tempo devido ao dono anterior. Trouxe ele de volta a vida e está sendo mágico voltar a ter um Opala no meu dia a dia visto que de 2018 a 2020 tive 2 Opalas no meu dia a dia da vida e também foi espetacular! TMJ
Agora sim um Automóvel na Avantgarde kkkkk brincadeira, que vídeo maravilhoso Senhores
Eu ia comentar isso. E um automóvel p curtir. Lindo demais. É nem curto opala mas esse eu teria
Minha variant 75 original mandava 150 p/Hora na rota do sol sentido Torres chegava C engasgar querendo ir +..E quem eu não consiguia ultrapassar eu encomodava. Rsrsrs q tempo bom.
A melhor dupla do TH-cam
Eu fui com meu pai buscar um 72 especial vermelho na loja… até hoje lembro dessa grade… que carro lindo. Parabéns pelo lindo coupé .
Nao sou fa de opala, nem simpatizo. Mas quando o canal e bom e gosta de carro voce enxerga ele com outros olhos. Top demais.
Sinceramente nunca imaginei que iam falar dele, meu sonho de consumo no melhor canal sobre carros, simplesmente foda
_Simplesmente os Canais mais fodas juntos!!!_
Guilherme Lemmi e Juliano Barata... que dupla, senhores! Mais um vídeo espetacular no melhor canal do TH-cam nacio... mundial eu diria!
Opala, rei brasileiro dos clássicos. Excelente vídeo.
Cara...Que vídeo gostoso de ver. Leve, informativo e apaixonante de acompanhar. Pior que a parte de a galera falar com a gente quando passamos de carro é uma verdade enorme: criança, idoso, outros motoristas, curiosos, entregadores... É gostoso demais, fora a experiência automotiva em si.
Vendo o Guilherme dirigindo um Opala é bom demais. Parece que ele está tocando um violino. Parabéns, Gui e Barata. Conheço bem o Opala, pois tenho 55 anos . É um dos carros que mais trás lembrança boa para mim. Dirigi muito.....
O gui deveria fazer um podcast andando de carro , seria fantástico, a segunda parte desse vídeo é simplesmente fenomenal.
Belo carro e também gostei da simplicidade da carroceria e do design! Sem dizer que a traseira fastback continua muito atual e aerodinâmica! Nunca tive ninguém na família com um opala, chegamos a ter uma caravan nos anos 90 mas não é o mesmo carro, óbvio! Interessante o espaço na hora que abriram o capô, e a simplicidade, e deve ser bom para os mecânicos quando deixa cair uma chave pelos enormes vãos hehe! E fiquei de cara que o câmbio é estilo americano, nunca dirigi um carro assim, deve ser divertido hehe!! E limpador de vidro no pedalzinho? WTF?! Sobre emissões, não acho que o Opala seja melhor pro planeta, mas só o que se gasta pra fazer uma bateria de...>=>
... lítio pra carro elétrico e tudo que vai de placas eletrônicas, como disse o Pirulla e outro biólogo no podcast Inteligência LTDA, o ideal pra não agredir a natureza, seria mesmo que um carro híbrido ou a gasolina mesmo, não se trocar de carro e não comprar um carro novo a cada 6 ou 10 anos, pois o custo pra fabricar esse carro já polui mais do que as emissões dele!! Usaram o exemplo da tentativa de sacolas recicláveis, na lista de 100 maiores poluentes, ela fica lá em 87o e é preciso sacolas pra se descartar lixos caseiros, não da pra jogar resto de comida direto na rua, sacam?!! Enfim, me empolguei hehe!! Ótimo vídeo como sempre, abração a todos do canal e até já!! :))
Que incrível! Um sonho realizado ver um Opala pelas palavras do Gui. Que demais.
A Colab dos dois melhores canais automotivoa brasileiros 💪🏻😎
3 lendas automotivas.
O opala por seu legado
E o Juliano e Guilherme pelos melhores conteúdos automotivos do TH-cam
Tenho muitas lembranças boas com Opala. Meus dois avós um 70 6cil, 3800 4p, o outro um 72 teto vinil depois 73 vermelho, depois 76 vinil preto laranja. Meu pai me levou eu com 5 anos pra testar na BR116 um 74 Special, recém tirado, 4cc 4 marchas o km vermelho. Dava 165 km/h de final no velocímetro. Depois vieram outros opalas 77 caravan, 79 special prata, e que aprendi a dirigir com 10 anos na garagem de casa o controle da embreagem e freio, sem usar o acelerador. Opala, um baita carro, e na minha opinião os 73 são os mais bonitos com esse volante fininho, lembro do meu avô manobrando estilo lava-prato. Que saudade daquela experiência. Parabéns por nos trazer essa memória Guilherme e ao Barata saiba assisti seus vídeos desse opala, e vários outros com sua qualidade peculiar. Hoje sou BM e curto muito o automóvel e som HI-FI, mas confesso que dá vontade de pegar um Opala desses uma hora.
os 2 melhores canais automotivos do brasil, em conteúdo e qualidade.. parabéns a todos.
Legal a matéria. Dois caras que sabem passar de forma fácil o funcionamento de um motor.
Um ícone das ruas brasileiras. Parabéns a esses dois feras 🤘🏽🤘🏽🤘🏽
Opala é um dos ícones da nossa indústria e era o carro da elite.
Sonho de consumo no seu tempo 👏👏
Já que existiu essa história do dito popular sobre o significado do SS, então posso dizer que: não essa dupla, mas sim essa tripla, foi D+!!!!!
Parabéns Senhores.
poutz.. os dois melhores canais juntos.. épico.
O Opala é um animal eterno. Um dinossauro de respeito.
Sou Fusqueteiro, mas admiro o desenho e história do Opala.
SHOW DE BOLA!!!! O nosso clássico Opalão na Avantgarde!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gui e barata juntos o ápice do TH-cam, dois grandes enciclopédia dos ghear Heads do Brasil 👏🏽👏🏽
Olha que vídeo!!!! Parabéns ao Barata.... E tudo junto aí na AvantGarde... Perfeito!!!!! Parabéns a todos envolvidos
Meu sonho de adolescência era um opala. Comprei um aos 18, e agora com 38 ainda ando de opala no dia a dia
Sensacional. Melhor que isso só se o Badolato estivesse no banco de trás, contando histórias dos Opalas.
Muito fã do canal parabéns Guilherme ! Quero pedir ajuda não sei se tem algum vídeo sobre o audi a3 1.8 e o sobre o temido tensionador de corrente de comando. Tenho um Audi A3 e a pouco tempo foi preciso dar manutenção pesada onde foi retificadoo o cabeçote e comprei o tensionador que está de fácil acesso no famoso site de vendas mas nem 3 meses depois o tensionador voltou a fazer a barulho igual a carro diesel 😂 séria ótimo ouvir suas dicas penso até em vender 😢
Podia montar um 4 cilindros mais potente colocando um carburador Webber 44 e um comando mais bravo.
Olha opala aí sim , esse ai tem história no Flatout
Show de entusiastas 👋👋💪🇧🇷🇧🇷
q crossover lendário meus amigos
Coisa linda! Quando criança eu brincava dentro de um igual a esse (cor amarelo), do meu avô... Eu viva encavalando o trambulador hahahah!! Época maravilhosa
Guilherme tem o ótimo hábito de surpreender a gente!
Deu até vontade de colocar em prática um sonho antigo de ter um Diplomata 4100 89 - 90 para o dia a dia. O Problema é rodar 2.000km mês à 5 por litro!
Parabéns!! E o que estava faltando, além de trazer o Barata para ajudar na apresentação, ... pra ficar 101% só apresentar uma Caravan 6cil agora....... rsrsrsrs
Caraca, Juliano barata e Guilherme, uma verdadeira enciclopédia automotiva , muito conhecimento de ambas as partes !!! Puta vídeo!!!!!
Os 2 melhores canais automotivos fazendo crossover. Simplesmente fantástico
Vídeo simplesmente muito 🔝 !!!
Gui e Barata falando são "música para os ouvidos"...
Tenho uma memória afetiva muito intensa com Opalas, viajei e rodei diariamente em alguns, por pelo menos uns 10 anos da minha vida...
Desde Caravan (perua do Opala para quem não sabe) até os Comodoros do final dos anos 80...
Aprendi a dirigir numa Caravan 79 do meu pai. Época boa
Vídeo com dois caras que entendem muito! Só não sabia que o Barata era um gigante!
Finalmente um carro que passa dos 300km/h no canal
Barata parece um cientista louco falando sobre suas experiências. Um nível absurdo de conhecimento em conjunto da passionalidade pelo mundo automotivo.
Que alegria ver esses dois monstros de motores 😍❤🙌🙌😎😎
Nossa senhora, meu amigo tinha um opala 1969 verde, 04 portas, câmbio 3 marchas na mão, motor 6cc 3800 quando parava no farol e acelerava o carro dobrava, vendeu e se arrepende até hoje, detalhe o cara que comprou não vende prá ningúem, meu pai tinha uma caravan 4cc andava muito, ainda puxava carreta com frutas do sitio, e eu tinha um opala 1978 4cc escapamento 4 x 1 heheheheh verdadeiro F1 de barulho.
Definitivamente o melhor carro produzido no país em toda a história!❤
Esses dois juntos em um vídeo é certeza de like. Os dois melhores juntos!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏
acompanhei quando o Barata comprou esse opala, queria muito ter visto ele 6 cilindros preparado
Sou praticamente da seita fltaoutiana com orgulho, e adoro o canal da Avantgarde também. Juntando os dois é um nirvana automotivo! Por favor, façam mais!!!
Tenho um Astra GSI, estou a 5:11 do vídeo até agora, e já to afim de comprar um Opala.
Agora só falta um vídeo de bate papo com esses dois mais o Leone. Aí seria a trindade do TH-cam brasileiro.
Duas pessoas sensacionais… sabem o que estão falando, sensacional!!’
Esses dias atrás estava pensando como seria incrível um vídeo da Avantgarde com um Opala... E com o Barata ainda?? Incrível!!
O papo é tão bom e tão gostoso que quando acaba agente, fica onde tem mas disso? Abraço meus senhores.
Se tem opala Senhores, tem minha atenção apreciação e like ! Botão ❤ dos amantes e quem tem assim como eu Opalas emsua garagem
Obrigado por ter feito esse video
😢😢@@Opalinho12oO😅A What is a e aí De E😅😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😅😅😅😅😅😅😅😅
O carro é fantástico, mas o papo sobre a falácia dos elétricos foi o melhor desse vídeo.
Minha avó teve um opala assim 0km e usava pra me buscar na escola, ir ao mercado... Mas deixava muito carro comendo poeira descendo pra praia. Foda demais! Kkkkkk
Esse carro é mais que um esportivo
Ele traz conforto para todos os passageiros
Cara... Adoro a série Minde Hunter e os carros daquela série são muito massa. Vale a pena uma pérola daquela aí hein!!!