Teologia antifascista na América Latina segundo Walter Benjamin
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 ธ.ค. 2024
- Estamos vivendo uma das maiores crises do capitalismo moderno -- e ela não é só econômica, mas é também ambiental, institucional e urbana. Para frear essa catástrofe, precisamos de uma transformação radical, e é exatamente isso que o sociólogo Michael Lowy propõe em seu novo livro, no qual lança um olhar sobre a obra do pensador e revolucionário alemão Walter Benjamin (1892-1940), cuja original e renovada leitura do marxismo é mais atual do que nunca.
Reconstituindo o pensamento benjaminiano de modo rigoroso, com conceitos fundamentais e teses centrais de sua crítica à modernidade e à ilusão do progresso, Löwy nos desafia a pensar o presente em diálogo com o surrealismo, o anarquismo, a teologia e o marxismo heterodoxo.
Para debater o livro juntamente com o autor, convidamos o sociólogo Ruy Braga (USP).
Saiba mais sobre o livro em bit.ly/2D5gX68
#Antifascismo
#WalterBenjamin
#AmericaLatina
#MichaelLowy
Video Realizado por Michelle Coelho
Estou redigindo um projeto de mestrado em Theodor Adorno e Walter Benjamin, e vou citar essa aula na Fundamentação Teórica.
Já modifiquei o enfoque: não mais em Theodor Adorno e Walter Benjamin, mas M. Foucault e W. Benjamin.
@@forcacorinthiana tens o pdf desse texto do Benjamin sobre Surrealismo que o professor citou?
@@diogoxavier1914 Nem lembro mais qual é o texto citado, pois tinha feito o comentário há algum tempo. Mas qual é o nome do texto? Pelo nome eu consigo pra você! É o "Anjo da História"? Se for, eu tenho sim.