👏👏👏 senti-me bem representado!!! O Sr. Presidente tocou nos pontos que eu sempre falo. Formação! É muito importante, e o governo devia apoiar associações e escolas de formação para que os preços cobrados por cursos fossem bem mais baixos de modo a que mais motociclistas o fizessem. Fiscalização! É notório que a estratégia de fiscalização nas estradas é um falácia…. Está a ser apostado na implementação de radares, quando o principal problema está no outro tipo de manobras perigosas e falta de civismo!!!! As autoridades deviam estar constantemente a circular nas vias publicas!!! Eu todos os dias deparo-me com situações que davam para tirar a carta a mais de uma dúzia de condutores!!!!!!!!! (Traços contínuos, telemóvel, não sinalização que vão mudar de trajetória, não param nos stops, entram numa via de qualquer maneira e obrigam os outros a travar como se fossem os donos da estrada, vao na autoestrada na faixa do meio a mexer no telemóvel, vão a 30km/h mas mesmo assim nas curvas passam o traço contínuo e galgam a faixa contrária…etc…etc… e a esses não acontece nada!!!! É que aumento de fiscalização significa aumento de despesa……….. outra medida importante, que estou farto de falar e o sr. Presidente tb falou, é a redução da carga fiscal dos equipamentos de segurança para motociclistas!!!! Mas lá está era uma redução de receitas….DIRETAS!!!!!! Porque esquecem-se do resto da matemática…porque a despesa hospitalar ou segurança social em caso de incapacidade de um motociclista que tenha tido um sinistro grave por falta de proteção adequada é bem mais superior aos 23% do IVA arrecadado de quem investe num bom material de proteção e que pode ajudar a evitar lesões mais graves…. Espero que tenham consciência que um motociclista é o primeiro a querer ter a sua mota o mais segura possível (e lá está como disse o sr. Presidente, eu os extras que coloquei na minha mota foi para melhorar o conforto e segurança) e não são as inspeções que vão ajudar a diminuir a sinistralidade. Isso só aumento de fiscalizações/autoridade na rua a circular; motociclista bem equipados e vias em bom estado para circular. Abr ✌️
Uma vergonha tendo em conta os IUC e postagens que ainda temos de suportar! Pagamos mais de 100€ por ano por uma +750cc, para andar em estradas vergonhosas e sem condições de segurança!
Muito obrigado Sr. Presidente por expor a situação e a realidade bem como onde todos como sociedade devemos focar. Enquanto motociclista partilho das mesmas preocupações. Para melhorar devemos formar e dar condições não bloquear e criar mais despesas /controlos desnecessários. Temos o exemplo das inspeções aos automóveis que por existirem não invalida encontrarmos alterações aos mesmos na estrada bem evidentes como os “fumarolas “ onde mesmo estacionados podemos verificar que não cumprem a legislação e controlo. Excelente sentido de oportunidade para lançar temas como o IVA nos equipamentos de proteção que não são um luxo mas sim uma necessidade e proteção. Obrigado pela partilha aqui em local público!!!
Boa tarde. 1 só há estas audiências para se dizer que se ouviu toda a gente. 2 não vai “dar nada” os governos querem é dinheiro. 3 o problema é deixarem entrar pessoas que nos países deles conduzem da forma que todos sabemos Brasileiros e Indostânicos. P.S - Nao me venham com coisas de racismos pq não se trata disso. O melhor para reduzir acidentes é educação e bom senso, em todas as situações e em todos os lugares do mundo. Obrigado. Abraço e boas curvas destas e das outras!!! Saúde.
@@LpS-mz8bp exatamente. Não tenho qualquer preconceito nem Com indostânicos ou brasileiros. As regras e sinais existem nos dois países. O que digo é o hábito o costume da maioria. Obviamente que existem exceções.
Pq brasileiros? Eu sou brasileiro, vivo em Portugal a quase 10 anos, sou camionista, e inclusive já ganhei 6 pontos extras na minha carta de condução por ser bom condutor, não generalize, até pq a maioria dos "tugas" dirigem muito pior que a média dos brasileiros, nem os piscas vocês não sabem usar!
Um excelente contributo do Presidente para esclarecer os políticos. É importante reiterar as palavras aqui até do deputado do PSD, como motociclistas temos uma percepção do perigo que nos rodeia muito mais apurada, não podemos conduzir por exemplo com os olhos no telemóvel, se não isso seria fatal. Temos todo o interesse em termos as motas em perfeito estado de segurança, e para fazer a inspeção chegam os agentes de autoridade e se não estiverem em conformidade, sai do nosso bolso. Se for por uma questão de mais umas taxas, então que todos os motociclos a partir de 50cc, as motos elétricas e trotinetes elétricas, todas sem exceção, se dirijam à Inspeção. As trotinetes e motos elétricas são conduzidas por toda a gente, atingem velocidades excessivas, a grande parte dos utilizadores não usa capacete, não pagam seguro, e andam tanto na estrada, como nos passeios. O ACP já alertou para os acidentes que tem vindo a aumentar neste tipo de veículo que não tem regras nenhumas, e os políticos olham para o lado. Não é a segurança que motiva os políticos, mas sim arrecadar dinheiro, se assim fosse não tínhamos Hospitais com Urgências encerradas.
Tem claro, vocês e todos os condutores por onde vocês passam 😅 Quer pelo barulho, quer porque dar-vos uma troçada fácil por estarem a fazer asneiras na estrada. Já agora se os carros pagam inspeção, as motas também o deviam fazer é simples. Inspeções para ontem ✌️
Ao presidente da federação motociclista os meus parabéns por estar inteiramente dentro do assunto com respostas verdadeiramente correctas e assertivas, enfim alguém que sabe do que diz.
Muito obrigado pela partilha do video da audiência. A FMP e o Sr. Presidente estiveram muito bem a apresentar e defender o assunto. Parabéns e muito obrigado!
O Sr Presidente falou dos escapes só pelo barulho em si, claro, há quem os coloque apenas para se exibirem chamar a atenção etc, mas há quem os coloque e se preocupe com a sua homologação etc para que sejam notados nas estradas visto que existem demasiados condutores de automóveis e até mesmo motards que andam a dormir no volante/guiador e se não tivermos uma mota que se note pelo seu barulho (NÃO EM DEMASIA) tornasse perigoso o uso da mesma. Mas um dos pontos que seria interessante era as autoridades estarem atentas era às redes sociais/youtube etc... E fazerem algo apartir destes meios, visto que casos de abusos aumentam porque existe quem influencie alguns motociclistas tal como condutores de automóveis a infringir as leis, fazendo acrobacias desnecessárias, abusarem das velocidades a torto e a direito, marcarem encontros em certos pontos para se exibirem e ainda expõem tudo nos locais onde referi. E falando em segurança do motociclista, seria interessante haver uma baixa de imposto em relação aos equipamentos de segurança visto que para termos um equipamento seguro e que realmente nos proteja temos que desembolsar uma quantia demasiado alta, e é claro que como motociclista quero andar e quero que andem seguros, então se tivéssemos algum tipo de ajuda nesse sentido acredito que poderíamos andar ainda mais seguros nas nossas estradas, em vez de tentar empurrar inspeções para que nos tirem mais dinheiro desnecessariamente, já basta o que pagamos de imposto selo, o que acho um absurdo o que pagamos para utilizar um motociclo.
Eu tenho um megafone. Sim faz barulho pa cacete... sim é chato, sim é proibido. Mas o barulho, já me safou em várias rotundas de levar com um carro em cima. E nem ia a fazer avarias (porque também as faço). Prefiro pagar a multa, do que levar com um carro em cima, porque a senhora ia ao telemóvel e esqueceu-se que não era aquela a saída dela e toca de fazer a rotunda toda por fora... casos destes é mato para quem anda na estrada todos os dias. Não obstante, compreendo porque é ilegal a adulteração do escape e concordo que seja ilegal. E ainda tenho lá o catalisador o qual não tenho intenções de retirar.
Já não me lembro qual foi a universidade americana que fez o famoso estudo do "loud pipes saves lives" e concluiu que não existe nenhuma relevância estatística na teoria que escapes barulhentos salvam vidas. O que salva vidas não é ser barulhento, até porque em situações de trânsito citadino é por vezes difícil para os automobilistas perceberem exactamente de onde é que vem o motociclista , o que até foi demonstrado poder causar mais confusão nos condutores que se vão distrair a tentar perceber exactamente de onde vem a mota. Situações pontuais do "uma vez aconteceu-me assim e assado" não são de todo argumentos válidos. As vidas são salvas com uso educado das estradas que são de todos, com civismo e responsabilização pessoal. Não vou estar para aqui a dizer que ando sempre ao limite de velocidade porque não ando, mas escolho o local e altura certos para cometer esses excessos. E os excelentes professores que tive no que toca ao motociclismo sempre me encutiram um conceito que em portugal (tirei a carta de mota no estrangeiro..) parece não existir. Aqui a culpa é sempre do outro, é da mulher de carro que fez a rotunda assim, do velho que se atravessou assado... a nossa segurança é a nossa própria responsabilidade! Ver e ser visto é mais do que um chavão. É uma foma de estar na estrada que parece que poucos compreendem. É mais fácil culpar os automobilistas e como típico português, desculpabilizarmo-nos. Mas quando vamos ao chão e partimos uns ossos ou pior, pouco interessa de quem é a culpa..
@@JM-wr2fo E o estudo se refere a escapes homologados com cat e que não ultrapassam os db que está descrito no livrete ou pura e simplesmente uns quaisquer, sem qualquer restrição de ar? Mas se os automobilistas ficam baralhados com barulho imaginemos quando aparece um motociclista "do nada" quando o mesmo automobilista muda de faixa sem sequer olhar para onde se desloca, então se assim for uma das formas que nos ensinam a sinalizar algum perigo na estrada está errada já que é recorrer à buzina, ou seja, recorremos a algo barulhento vá, como você se referiu, para prevenir situações de risco. E se temos que alterar um componente na mota neste caso o escape para que nos sintamos mais seguros, quando este não é exagerado e homologado para a mota em questão, não estou a ver qual o problema. Até nós mesmos quando queremos mostrar que alguém está em perigo acabamos por levantar a voz para que sejamos ouvidos, e quando falamos em escape na cabeça de algumas pessoas já não se pode aplicar o mesmo ponto?Estranho. É que no meu ver tudo o que um motociclista possa fazer para ter segurança deve o fazer.
o som/barulho está desmonstrado que não aumenta a "visibilidade" do motociclista. E pessoalmente 5-6 anos a andar silenciosamente, só existe um "utente da via" em que poderá fazer diferença...peões (visuais....que os invisuais topam-me sempre), sem phones e sem telemóvel na mão
Nem nos carros não faz sentido, visto que em quase todos os centros de inspeção tem as tais "inspeções a 100€", na qual aprovam carros sem condições nenhumas de estar a circular! Antes de aprovar inspeções para as motas, deviam primeiro prender os corruptos dos centros de inspeção que aceitam subornos!
parabéns Sr Presidente , mais assertivo era impossível , mas na minha opinião é remar contra a corrente , quantas inspeções serão feitas por ano? muitas, muitas x 23% de IVA = muita receita para o confisco , capice?
A inspeção de motociclos não é certamente uma forma de baixar a sinistralidade nas estradas, mas vai contribuir e muito para aumentar a corrupção há muito presente nos centros de inspeção. querem é xixa, parabéns ao Sr. presidente da federação
Com todo o respeito pelo presidente da nossa Federação fiquei com o sentimento que houve munições (argumentos) que ficaram por disparar e outros, que disparados, foram apontados ao lado… Sinistralidade e mortes? Claro… a quem é imputável a culpa e em que percentagens? - Ao condutor da mota? - Ao condutor do outro veículo? - Ao estado e condições da via? - Ao estado do veículo? - Às modificações introduzidas na mota? - Quantas multas foram passadas por se colocarem leds na iluminação das motas e hoje é um equipamento colocado de origem dada a reconhecida segurança que aportam? Sem esta análise à partida tudo parece manifestações de interesses, e por aí não me parece que cheguemos lá… Claro que estou a ser muito sintético e muito mais há para analisar e argumentar, mas se não se for por aqui dificilmente se chegará lá.
Leds de retrofit, na maioria dos casos, é bom para o condutor da moto e péssimo para os outros, pois o efeito de glare encandeia os restantes condutores da via, principalmente porque são aplicados reflectores que não estão preparados para o efeito (excepções feitas aos projectores que são poucos).
Eu nem seria contra as inspeções se limitassem a verificar apenas as questões de segurança (funcionamento dos travões, desgaste dos pneus, luzes, corta-corrente, etc. Mas todos sabemos que não vai ser assim!
É óbvio que o barulho faz toda a diferença, não é à toa que as ambulâncias têm sirenes, a audição é um dos sentidos e tem muita importância, com excessão a escapes "demasiado" altos, aí sim concordo plenamente que até confundem o tal sentido da audição. Pensem, o condutor no carro que vai a olhar para o telemovel não vos vai ver por andarem todos brilhantes e às cores garridas, mas se calhar vai ouvir um motociclo a chegar e pode até lembrar-se de olhar.
Sirenes usam literalmente tons específicos para serem quer identificados imediatamente, como são usados pontualmente. Não vão com as sirenes ligadas.. O perigo de escapes que vão para lá de 96dbs ou assim, é que a tua audição também vai a vida, e nem ouves o que se passa a tua volta.
Essa é a pior desculpa que podem dar. O barulho do escape é a desculpa estupida para fazerem o que querem na estrada literalmente. Muitos de vocês são uma abécula a conduzir e acham que são mais que os outros na estrada. Poucos de vocês são realmente bons condutores e quem o é, não precisa de barulho para nada 😉
Inspeção só para certas cilindradas não, porque acidentes com 50cc e 125cc ultrapassa em muito as outras cilindradas. Fazer alterações a motas, em maior parte são para melhorar a segurança de quem anda nela, como alterar lâmpadas para led para ter melhor visibilidade à noite. Quem anda mesmo de mota, não vai andar com pneus carecas e pastilhas de travões gastas. Querem fazer algo pela segurança, obriguem a usar luvas e casaco com proteções, como é obrigatório usar capacete.
Isso dos acidentes de 125 e 50cc é mentira e a PSP já mostrou os últimos números dos acidentes... Isso é lengalenga para não haver condutores de 125 sem carta... Não sejas ovelha
O estranho é que quem tem carta de carro pode conduzir motas até 125 cc tendo x kw sem ter que tirar carta (carta/código) de motociclo mas depois queremos tirar carta de motociclo para podermos conduzir motas acima de 125cc já temos que ter código unicamente ligado a motas, ou seja... O código muda por ser cc superior a 125cc? Estranho. A meu ver não tem lógica, e defendo sim que todos aqueles que queiram andar de motociclo deveriam tirar carta, e ai sim "tinha lógica" o código ligado aos motociclos, embora tenha mais sentido aprender na própria condução em vez de ter um código específico para motociclos.
Inspeção quando os acidentes por falha técnica são menos de 1% dos casos ! E desse 1% quantos podiam ser previstos pela inspeção? Um valor tão baixo como as chances de ganhar o Euromilhões? Vale a pena incomodar tanta gente por isso... Vai haver mais gente a morrer no caminho para a inspeção do que as mortes a serem evitadas por elas... É só a máfia do costume e tentar sacar dinheiro a todos os portugueses, isto passar é uma mostra que a máfia de alguns se consegue sobrepor aos interesses das populações...
Melhorar a segurança!? Deixa/te d tretas! So os escapes barulhentos q vcs metem nas motas da pano para mangas. Poluição sonora! Impedem o descanso dos restantes cidadãos! As pessoas olham para esses escapes e percebem q isso é complexo de pênis pequeno
Oh pá! Tou com um problema, gostaria de saber onde fica o cinzeiro da moto...tou farto de procurar e não encontro...quando fosse à inspeção ia meter lá os 20 paus da praxe. Alguém tem uma Sachs 1500 V4? Se alguem tiver que me indique por favor onde está localizado o cinzeiro.
Obrigado Presidente,a meu ver acho que deveria ser haver inspecção sim mas só quando o proprietário do motociclo o decida vender aí sim deveria ser inspecionado antes de vender para garantia a segurança ao comprador,é a minha opinião.
Parabéns presidente dos motards, á alguns escapes alterados que fazem pouco barulho, assim como os piscas alterados vêemse bem, assim como manetes pequenas não trás perigo, novamente lhe dou os parabéns pela sua atitude perante nós motards, obrigado
a meu ver, as inspeções aos motociclos nao serve de nada, no dia da inspeção metem os espelhos de origem, o escape de origem, os piscas de origem etc etc... e quem não tem esse equipamento de origem pede sempre a alguem que empreste. e ainda no mesmo dia após a inspeção, voltam a meter tudo como estava. por isso a inspeção é feita é na estrada pelos agentes de autoridade.
Obrigado sr presidente essas são sim as nossas reenvidicac oes ,a situação das alterações sobre os nossos veículos são 99 por cento para melhor segurança do nosso veículo e para mais segurança de nós próprios, não faz sentido ficar mos com a moto apreendida por colocar um amortecedor de direção na moto nem um top case e mesmo melhor assim como a proteção de caranagens jaula ou cogumelos de segurança ,iluminação ,etc disse tudo agora falta saber o que vao mesmo fiscalizar e o que podemos fazer para estarmos dentro da lei . Seria sim vantajoso aplicar o dinheiro ganho nessas inspeções e melhorar as nossas condições como motociclistas nas nossas estradas com o vosso trabalho também representado nas diligências para melhoramentos das vias. Vamos aguardar a ver se é só mais uma desculpa para enriquecer os cofres do estado ou se é mesmo como dizem para melhorar e baixas a cinistralidade nas nossas estradas.
O que podem fazer para quem faça entregas de moto…? Seguros específicos para entregas,carta de condução. Mas para diminuir a sinistralidade coloquem patrulhas na estrada com carros visíveis,sim,visíveis.iniciem programas nas escolas para formar as crianças em como devem ser responsáveis ao utilizar uma bicicleta e como atravessar uma estrada.e incentivar a boa moral e respeito como peões e futuro condutores. Acreditem que isso dará frutos
Muito bem , saluto não ter sido por ninguém, principalmente o nosso presidente, não terem proferido nenhuma vez o parolismo e estrangeirismo "motard" ... A pior palavra que tenta caracterizar os MOTOCICLISTAS... (Ou seja aquilo que somos)
Querem as inspecções mas temos um mercado livre e andam a comprar capacetes do chinês sem homologação real, porque alguém nas redes sociais dizem que são iguais ou melhores que capacetes de marca de renome.
Então porque é que os automóveis e camiões, autocarros fazem? Os motociclos são diferentes porquê? Depois andam por aí a roncar com escapes não regulamentares! É um custo? Para os outros veículos também o é.....
No Luxemburgo, esse controlo existe desde sempre, sempre tive de ir lá, só tive problemas com os preconceitos à vista da minha R1 (pus protectores nos guiadores como na Motogp e pensavam que andava a abrazalhar como nas pistas) Aqui nós dizemos sempre, 3 parafusos e repões a mota de origem e passas sempre... Um controlo desses tem de ser efectuado por profissionais dessa área e com anos de experiência. O que leis dessas fazem é desencorajar as pessoas a ter veículos mais velhos (pois podem sempre sofrer alguma alteração para melhorar a mota e não serem aceitas. Tive de mudar as linhas de travão em aço porque não tinham um sinal da CE... se bem que eram mais seguros do que os em borracha de origem R1 de 2000) E fazer com que os motociclistas terem de comprar sempre novo para evitar embrulhos... (BMW de origem e sempre a marrar que a luz tá fraca ou que algo está mal, veículo de 2003) Esses controlos é simplesmente só para criar mais empregos e burocracia 🤷♂️🙅♂️🙄🙄🙄
Praticamente tudo o que deve ser dito para que tenham em consideração o nao avanço das inspeções Da mimha parte . Obrigado ao sr. Presidente da federação.
Boa tarde, cuidem das estradas e das armadilhas que muitas vezes não nos dão hipótese. Tratem de criar regras que permitam as motos circular em vias mais seguras e dentro de regras, dando o exemplo, acesso à ponte 25 de Abril de manhã, porque razão as motos não podem legalmente circular pela berma tendo obvia e naturalmente que circular a velocidades realmente moderadas, que ainda assim, seriam bem melhores do que estar parado na fila do trânsito. Há muito mas muito a fazer, antes de algum tipo de inspecção vir a fazer sentido.
A minha mota quando tem qualquer pequeno problema mecânico está na oficina. Sempre que faz a revisão, na marca, é para colocar tudo em ordem, pois não arrisco. Com o carro, quero é passar nas inspeções.
sei que o assunto e, MOTOCICLOS mas o meu e de muitos outro proprietários queixam se. gostava de saber porque tenho de pagar um IUC mais caro?! se compramos um carro acima de junho de 2007, pagamos quase 300€! como será isto possível, pois estes carros trazem tudo para poluir menos e mesmo assim pagamos mais...! realmente se comprova a corrupção e o enriquecimento a bruta da parte do estado!! ...nao vale a pena virem com a conversa que os valores são para as estradas e manutenções, pois isso e mentira, cada vez existem mais buracos.
Sou motociclista,e também ando de " enlatado" sei perfeitamente os erros que tanto motociclistas, como automobilistas fazem quando curculam na via pública, tanto uns como outros os fazem,eu incluído, ninguém é perfeito, e acho que discutir isto não vai adiantar de nada,se significa receita para o estado é para avançar.
Inspecções se são obrigatórias para uns devem ser para todos. Agora é verdade q até à pouco tempo atras as motos tinham uma utilização secundária em Portugal e como tal na matéria de segurança não era um ponto crítico pq devido à sua utilização curta em muitos dos casos não haveria desgaste. Agora com esta malta das entregas e os preços de combustíveis e custo de vida como estão isso mudou. Por isso acho que devem haver inspeções que devem ser obrigatorias e anuais para veiculos a fazerem tais serviços. De resto é algo q deveria ser similar nos automoveis, pq as inspeções dos carros particulares mais novos não é mais q um negócio. Os acidentes e as mortes (na grande maioria) continuam a ocorrer devido a quem esta atras do volante e das condições das estradas e nao por causa dos veículos ou falta manutenção dos mesmos. Quanto aos condutores de motociclos em Portugal e que criticam os imigrantes acho q deviam fazer um retrato deles proprios primeiros. Continuo a vê los a mais de 200km/h em zonas com radares o q por certo quer dizer que retiraram a matrícula ou dobraram na como é pratica. Continuam a fazer o zig zag habitual entre carros e ou a exigir q os mesmos saiam da faixa mesmo estando a ultrapassar etc... só a titulo de exemplo no RU as motos raramente passam os carros qdo parados em transito ou semaforos. Só em Portugal é que se julgam acima dos demais. E se estes 2 ultimos exemplos ainda serão o menos, ja as ultrpassagens entre carros em faixas virtuais são mato e bastante perigosas para nao dizer ilegais.
Acho engraçado que aqui é referido nesta audiencia em que "esses motociclistas das entregas" (porque todos sabem que sao os que tem menor formação e penso que que até a sua acreditação como condutores é obtida por meios laterias à lei) e ao fim ao cabo se pretende que os restantes condutores financiem o estado atraves das inuteis inspecçoes.
Se a IPO fosse por questões de segurança nas estradas, estariam todas as motas e motociclos englobados, pois as excluídas são as que mais falham na sinalização luminosa entre outros...
Meus caros, quem anda de moto sabe bem quem são os mais distraídos na estrada… as inspeções são apenas mais uma fonte de receita… quanto mais não seja de IVA… pois não trás mais valia nenhuma ir com uma moto à inspeção no âmbito dos acidentes!
Quando metem pessoas que sabem o que falam e têm experiência no terreno ao invés de deputados e legisladores que não sabem nem sequer o que é andar de moto é muito melhor!
4:00 que preparação tem um "agente" do IMT para inspeccionar um motociclo elétrico? Que componentes carecem de inspecção? Pneus, travão da frente e transmissão (pinhão, corrente, cremalheira)? O custo/benefício justifica? não
@@joaoneto8315normal que fique...Está a chegar o inverno e os weekend warriors têm de encostar as botas.+260kg e 0-200km/h em 9-11s (dependente do modelo) é com cat B🙃😂
No Fim Ele disse Tudo: FORMAÇÃO. E falo de Todos os que passam nas Vias, de peões a caminonitas e manobradores; não existe formação; de Trânsito e como transitar (há muito que a RTP deixou de fazer campanhas do tipo "pare escute e olhe", por exemplo), assim como Cívica (por isso existem mais problemas entre pessoas, condutores ou não, que resultam em acidentes e por consequência, atrasos na Vida das outras pessoas) Tirei inclusive a Carta de bicicleta e até tive que realizar um 8 com uma e saber alguns Sinais; ISTO Devia ser Obrigatório. Deceveriam por exemplo Criar uma Disciplina nas Escolas, Obrigatória, a contar para passar de Ano ou Não, onde Civismo, Regras do Dia a Dia fossem leccionadas. Mas não. Não existe. É por isso que, entre outras razões, e Desculpem-me caros "colegas", tenho Vergonha de Dizer que Sou Português. Devia dizer que Tenho Orgulho em o ser, mas não pelo Miguel Oliveira, pelo Cristiano Ronaldo, etc., mas Sim por fazer parte dd um Povo Com FORMAÇÃO. Cumprimentos.
Muito bem. O fator humano e a consciêncialização vale 99%. Já penso assim desde os meus 16 anos e nunca tive um acidente. Nunca precisei de pagar mais para nada. No carro é igual, troquei pneus e suspensão quando foi necessário, nada detectado na inspeção… mas enfim… Tenham muita atenção ao que diz o Manuel Marinheiro e aos temas por ele apresentados
E outra coisa que se devia discutir era os impostos que se pagam por motos antigas. IUCS DE VALOR ABSURDO., E QUE LEVAM À DESTRUIÇÃO DAS MOTAS ANTIGAS.
As inspeções vão ser apenas embirrações, porque em portugal não se distingue de alterações às caracteristicas técnicas com subsituição por peça equivalente, posso trocar pastilhas de travão pelo que me apetecer, mas não posso meter um escape equivalente que cumpre todas as regras europeias, Achar que meter uma top-case é alterar as caracteristicas da moto e que coloca em causa a segurança do motociclo é ser totalmente desconhecedor do assunto.
Aqui se demonstra a falta de atenção dos nossos políticos. O Presidente da Associação trouxe dados concretos, referindo os 0,3% ao que os nossos deputados referem, "vamos debruçar-nos nos 96 ou 97% restantes". Matemática básica não faz parte dos requisitos básicos de um deputado? É que estão a debruçar-se nos 99,7% (mas esquivando-se ao tema sobre as alternativas que podem ser consideradas e que tenham impacto na redução da sinistralidade!
@@PauloAmaral-d4f Acredito que mais ruído não seja a solução. A maioria das motas que vejo, naturalmente já emitem mais som que os veículos. O que precisa é maior educaçao de trânsito e fiscalização. Não é particular apenas as motas, mas vejo muitos motociclistas a cometerem diversas infrações. Essa é a principal razão do alto número de acidentes. Por outro lado, minha permissão para dirigir é Alemã. Os alemães convivem com centenas de milhares de bicicletas no trânsito, e durante a aprendizagem é ensinado a sempre sinalizar com antecedência e antes se mudar de faixa olhar por cima do ombro para o angulo morto. No geral alemães gostam de seguir regras, e o que se vê nas aulas se vê no trânsito. Pelo menos essa é minha impressão.
@@joaochantre4160 as inspeções são pagas. A fiscalização é o minimo que se pode esperar, ainda mais de um país que recebe tantos imigrantes de países onde um dos principais problemas é a criminalidade e a falta de respeito as leis.
Sou 100% a favor de promovermos 0 mortos nas estradas. Estive presente no Curso de Sensibilização de condução, ministrado pela GNR, e valia mais a pena cada um perder umas horas todos os anos a fazer este curso ou cursos semelhantes, que qualquer inspecção ao motociclo. A questão que fica é: Não se deveria organizar uma manifestação, só para mostrar quem não concorda com as inspecções? Se fizerem, contem comigo!
A SEGURANÇA é criarem vias exclusivas para os motociclos para se evitarem as gincanas no meio do trânsito. O corredor do BUS não é solução porque todos usam essa via inclusivé ligeiros. Estes governantes foram muito peremptórios e rápidos a arranjar vias exclusivas para as trotinetas, bicicletas e outros amigos do ambiente, muitas destas vias que estão às moscas acabaram por retirar espaço às estradas.
Estão tão interessados nas inspeções das motas mas nunca se lembraram nas inspeções das vias... Pois, isso já era o inverso: ia dar despesa ao estado, mas com as inspeções dá despesa é ao povo. Tampas de esgoto, rails que parecem facas como mostraram e bem, marcações da via (passadeiras, tracejados, etc) com tinta banal que parece casca de banana e ainda pior, quando uma marcação a branco tem que ser alterada pintam de preto por cima, quem vai de mota não vê o alcatrão pintado de preto, o que é que resulta? CHÃO... E depois vêm dizer que as motas é que tem que ser inspecionadas para reduzir a sinistralidade?
Era bom que houvesse inspeções para aparecerem algumas roubadas, no ano passado quando houve ameaças de começarem era só motas sem documentos a vender na net.
Obrigado ao Presidente da Federação. Esteve muito bem na exposição do assunto.
@@Guilhas34 esteve muito bem mas infelizmente o lobie vai falar mais alto e acho que vamos ter mesmo inspecções 😤
👏👏👏 senti-me bem representado!!!
O Sr. Presidente tocou nos pontos que eu sempre falo. Formação! É muito importante, e o governo devia apoiar associações e escolas de formação para que os preços cobrados por cursos fossem bem mais baixos de modo a que mais motociclistas o fizessem.
Fiscalização! É notório que a estratégia de fiscalização nas estradas é um falácia…. Está a ser apostado na implementação de radares, quando o principal problema está no outro tipo de manobras perigosas e falta de civismo!!!! As autoridades deviam estar constantemente a circular nas vias publicas!!! Eu todos os dias deparo-me com situações que davam para tirar a carta a mais de uma dúzia de condutores!!!!!!!!! (Traços contínuos, telemóvel, não sinalização que vão mudar de trajetória, não param nos stops, entram numa via de qualquer maneira e obrigam os outros a travar como se fossem os donos da estrada, vao na autoestrada na faixa do meio a mexer no telemóvel, vão a 30km/h mas mesmo assim nas curvas passam o traço contínuo e galgam a faixa contrária…etc…etc… e a esses não acontece nada!!!! É que aumento de fiscalização significa aumento de despesa……….. outra medida importante, que estou farto de falar e o sr. Presidente tb falou, é a redução da carga fiscal dos equipamentos de segurança para motociclistas!!!! Mas lá está era uma redução de receitas….DIRETAS!!!!!! Porque esquecem-se do resto da matemática…porque a despesa hospitalar ou segurança social em caso de incapacidade de um motociclista que tenha tido um sinistro grave por falta de proteção adequada é bem mais superior aos 23% do IVA arrecadado de quem investe num bom material de proteção e que pode ajudar a evitar lesões mais graves….
Espero que tenham consciência que um motociclista é o primeiro a querer ter a sua mota o mais segura possível (e lá está como disse o sr. Presidente, eu os extras que coloquei na minha mota foi para melhorar o conforto e segurança) e não são as inspeções que vão ajudar a diminuir a sinistralidade. Isso só aumento de fiscalizações/autoridade na rua a circular; motociclista bem equipados e vias em bom estado para circular.
Abr ✌️
Tás mesmo a querer comparar as pequenas infrações dos veículos de 4 rodas com as dos motards? Tens o pensamento mto enviesado!
Excelente apresentação e dito a verdade toda.
É finalmente alguém à frente do cargo que percebe do assunto.
E as estradas quando começam as inspecções? Poucas vão passar...
Verdade amigo. Muitas estradas, que nem a lua tem tanta cratera e buracos.
Uma vergonha tendo em conta os IUC e postagens que ainda temos de suportar! Pagamos mais de 100€ por ano por uma +750cc, para andar em estradas vergonhosas e sem condições de segurança!
Muito obrigado Sr. Presidente por expor a situação e a realidade bem como onde todos como sociedade devemos focar. Enquanto motociclista partilho das mesmas preocupações. Para melhorar devemos formar e dar condições não bloquear e criar mais despesas /controlos desnecessários. Temos o exemplo das inspeções aos automóveis que por existirem não invalida encontrarmos alterações aos mesmos na estrada bem evidentes como os “fumarolas “ onde mesmo estacionados podemos verificar que não cumprem a legislação e controlo. Excelente sentido de oportunidade para lançar temas como o IVA nos equipamentos de proteção que não são um luxo mas sim uma necessidade e proteção. Obrigado pela partilha aqui em local público!!!
Boa tarde. 1 só há estas audiências para se dizer que se ouviu toda a gente. 2 não vai “dar nada” os governos querem é dinheiro. 3 o problema é deixarem entrar pessoas que nos países deles conduzem da forma que todos sabemos Brasileiros e Indostânicos.
P.S - Nao me venham com coisas de racismos pq não se trata disso.
O melhor para reduzir acidentes é educação e bom senso, em todas as situações e em todos os lugares do mundo. Obrigado. Abraço e boas curvas destas e das outras!!! Saúde.
ponto!!!
corretíssimo 👌🏻
Não é a nacionalidade, é a pessoa…
@@LpS-mz8bp exatamente. Não tenho qualquer preconceito nem
Com indostânicos ou brasileiros. As regras e sinais existem nos dois países. O que digo é o hábito o costume da maioria. Obviamente que existem exceções.
Pq brasileiros? Eu sou brasileiro, vivo em Portugal a quase 10 anos, sou camionista, e inclusive já ganhei 6 pontos extras na minha carta de condução por ser bom condutor, não generalize, até pq a maioria dos "tugas" dirigem muito pior que a média dos brasileiros, nem os piscas vocês não sabem usar!
Um excelente contributo do Presidente para esclarecer os políticos. É importante reiterar as palavras aqui até do deputado do PSD, como motociclistas temos uma percepção do perigo que nos rodeia muito mais apurada, não podemos conduzir por exemplo com os olhos no telemóvel, se não isso seria fatal. Temos todo o interesse em termos as motas em perfeito estado de segurança, e para fazer a inspeção chegam os agentes de autoridade e se não estiverem em conformidade, sai do nosso bolso. Se for por uma questão de mais umas taxas, então que todos os motociclos a partir de 50cc, as motos elétricas e trotinetes elétricas, todas sem exceção, se dirijam à Inspeção. As trotinetes e motos elétricas são conduzidas por toda a gente, atingem velocidades excessivas, a grande parte dos utilizadores não usa capacete, não pagam seguro, e andam tanto na estrada, como nos passeios. O ACP já alertou para os acidentes que tem vindo a aumentar neste tipo de veículo que não tem regras nenhumas, e os políticos olham para o lado. Não é a segurança que motiva os políticos, mas sim arrecadar dinheiro, se assim fosse não tínhamos Hospitais com Urgências encerradas.
Tem claro, vocês e todos os condutores por onde vocês passam 😅
Quer pelo barulho, quer porque dar-vos uma troçada fácil por estarem a fazer asneiras na estrada.
Já agora se os carros pagam inspeção, as motas também o deviam fazer é simples.
Inspeções para ontem ✌️
Ao presidente da federação motociclista os meus parabéns por estar inteiramente dentro do assunto com respostas verdadeiramente correctas e assertivas, enfim alguém que sabe do que diz.
Excelente abordagem do presidente. Obrigado.
Muito obrigado por este vídeo.
Isto é serviço público💪✌️
Muito obrigado pela partilha do video da audiência. A FMP e o Sr. Presidente estiveram muito bem a apresentar e defender o assunto. Parabéns e muito obrigado!
Muito obrigado pelo serviço público!
Fomos muito bem representados. Obrigado. ✌️
Muito bem apresentado e justificado o porquê de não avançar com as inspecções nas motas.👏👏
Excelente audiência! Apontaram os problemas e levaram mais que soluções, levaram resoluções. Obrigado FIM!
Muito obrigado pelo serviço público❤
Parabéns à Federação! Muito bem exposto pelo Presidente e obrigado a todos os que contribuiram ao material e à apresentação do Presidente.
Não conhecia o senhor mas fiquei fan, excelente reprentação.
Muito bem falado sr. Presidente, senti-me representado
O Sr Presidente falou dos escapes só pelo barulho em si, claro, há quem os coloque apenas para se exibirem chamar a atenção etc, mas há quem os coloque e se preocupe com a sua homologação etc para que sejam notados nas estradas visto que existem demasiados condutores de automóveis e até mesmo motards que andam a dormir no volante/guiador e se não tivermos uma mota que se note pelo seu barulho (NÃO EM DEMASIA) tornasse perigoso o uso da mesma.
Mas um dos pontos que seria interessante era as autoridades estarem atentas era às redes sociais/youtube etc... E fazerem algo apartir destes meios, visto que casos de abusos aumentam porque existe quem influencie alguns motociclistas tal como condutores de automóveis a infringir as leis, fazendo acrobacias desnecessárias, abusarem das velocidades a torto e a direito, marcarem encontros em certos pontos para se exibirem e ainda expõem tudo nos locais onde referi.
E falando em segurança do motociclista, seria interessante haver uma baixa de imposto em relação aos equipamentos de segurança visto que para termos um equipamento seguro e que realmente nos proteja temos que desembolsar uma quantia demasiado alta, e é claro que como motociclista quero andar e quero que andem seguros, então se tivéssemos algum tipo de ajuda nesse sentido acredito que poderíamos andar ainda mais seguros nas nossas estradas, em vez de tentar empurrar inspeções para que nos tirem mais dinheiro desnecessariamente, já basta o que pagamos de imposto selo, o que acho um absurdo o que pagamos para utilizar um motociclo.
Eu tenho um megafone. Sim faz barulho pa cacete... sim é chato, sim é proibido. Mas o barulho, já me safou em várias rotundas de levar com um carro em cima. E nem ia a fazer avarias (porque também as faço). Prefiro pagar a multa, do que levar com um carro em cima, porque a senhora ia ao telemóvel e esqueceu-se que não era aquela a saída dela e toca de fazer a rotunda toda por fora... casos destes é mato para quem anda na estrada todos os dias.
Não obstante, compreendo porque é ilegal a adulteração do escape e concordo que seja ilegal. E ainda tenho lá o catalisador o qual não tenho intenções de retirar.
Já não me lembro qual foi a universidade americana que fez o famoso estudo do "loud pipes saves lives" e concluiu que não existe nenhuma relevância estatística na teoria que escapes barulhentos salvam vidas. O que salva vidas não é ser barulhento, até porque em situações de trânsito citadino é por vezes difícil para os automobilistas perceberem exactamente de onde é que vem o motociclista , o que até foi demonstrado poder causar mais confusão nos condutores que se vão distrair a tentar perceber exactamente de onde vem a mota. Situações pontuais do "uma vez aconteceu-me assim e assado" não são de todo argumentos válidos.
As vidas são salvas com uso educado das estradas que são de todos, com civismo e responsabilização pessoal. Não vou estar para aqui a dizer que ando sempre ao limite de velocidade porque não ando, mas escolho o local e altura certos para cometer esses excessos. E os excelentes professores que tive no que toca ao motociclismo sempre me encutiram um conceito que em portugal (tirei a carta de mota no estrangeiro..) parece não existir. Aqui a culpa é sempre do outro, é da mulher de carro que fez a rotunda assim, do velho que se atravessou assado... a nossa segurança é a nossa própria responsabilidade! Ver e ser visto é mais do que um chavão. É uma foma de estar na estrada que parece que poucos compreendem. É mais fácil culpar os automobilistas e como típico português, desculpabilizarmo-nos. Mas quando vamos ao chão e partimos uns ossos ou pior, pouco interessa de quem é a culpa..
@@JM-wr2fo Isso dos estudos tem muito que se lhe diga, é óbvio que o barulho faz toda a diferença, se não, para quê haver sirenes nas ambulâncias?
@@JM-wr2fo E o estudo se refere a escapes homologados com cat e que não ultrapassam os db que está descrito no livrete ou pura e simplesmente uns quaisquer, sem qualquer restrição de ar? Mas se os automobilistas ficam baralhados com barulho imaginemos quando aparece um motociclista "do nada" quando o mesmo automobilista muda de faixa sem sequer olhar para onde se desloca, então se assim for uma das formas que nos ensinam a sinalizar algum perigo na estrada está errada já que é recorrer à buzina, ou seja, recorremos a algo barulhento vá, como você se referiu, para prevenir situações de risco. E se temos que alterar um componente na mota neste caso o escape para que nos sintamos mais seguros, quando este não é exagerado e homologado para a mota em questão, não estou a ver qual o problema. Até nós mesmos quando queremos mostrar que alguém está em perigo acabamos por levantar a voz para que sejamos ouvidos, e quando falamos em escape na cabeça de algumas pessoas já não se pode aplicar o mesmo ponto?Estranho.
É que no meu ver tudo o que um motociclista possa fazer para ter segurança deve o fazer.
o som/barulho está desmonstrado que não aumenta a "visibilidade" do motociclista. E pessoalmente 5-6 anos a andar silenciosamente, só existe um "utente da via" em que poderá fazer diferença...peões (visuais....que os invisuais topam-me sempre), sem phones e sem telemóvel na mão
Excelente, grande apresentação!
As inspeções aos motociclos NÃO faz qual sentido .Serve apenas para chular ainda mais neste casoquem tem moto !!!
Nem nos carros não faz sentido, visto que em quase todos os centros de inspeção tem as tais "inspeções a 100€", na qual aprovam carros sem condições nenhumas de estar a circular!
Antes de aprovar inspeções para as motas, deviam primeiro prender os corruptos dos centros de inspeção que aceitam subornos!
Excelente exposição! Muito bem Sr. Presidente!
Não está a circular nenhuma petição pública? Quando houve do IUC chegou a ir a assembleia
Muito bem! Será que ainda vai a tempo de contrariar a negociata?...
Obrigado aos profissionais dos autocarros nas fachas de autocarro, pois nem sabia que os motociclistas podiam circular lá
Há muito tempo. Talvez fosse bom ver as noticias de vez em quando.
E isso pode variar de acordo com o municipio.
Muito obrigado, espero que dê em alguma coisa.
Parabéns, trabalho muito bem feito, isto sim é serviço público. Obrigado 👍🏼
Podes crer. Quando envolve politicos normalmente não assisto mais de 5 segundo. Neste caso vi até ao fim e partilhei!
melhorar as infrastruras custa dinheiro, as IPO geram dinheiro.... qual acham que vai ser a decisão final ?
Ainda nao percebi qual o motivo de piada, risada e conversinhas no meio das declarações. Agradeço muito a educação que tive
Muito obrigado, pelo serviço público.
parabéns Sr Presidente , mais assertivo era impossível , mas na minha opinião é remar contra a corrente , quantas inspeções serão feitas por ano? muitas, muitas x 23% de IVA = muita receita para o confisco , capice?
Muito bom ... agora vamos ver se a semente da frutos...
Muito obrigado por nos representar!! Não as inspeções
A inspeção de motociclos não é certamente uma forma de baixar a sinistralidade nas estradas, mas vai contribuir e muito para aumentar a corrupção há muito presente nos centros de inspeção. querem é xixa, parabéns ao Sr. presidente da federação
este presidente sabe "andar nisto"!!! obrigado!!
Parabéns federação! Obrigado.
Com todo o respeito pelo presidente da nossa Federação fiquei com o sentimento que houve munições (argumentos) que ficaram por disparar e outros, que disparados, foram apontados ao lado…
Sinistralidade e mortes? Claro… a quem é imputável a culpa e em que percentagens?
- Ao condutor da mota?
- Ao condutor do outro veículo?
- Ao estado e condições da via?
- Ao estado do veículo?
- Às modificações introduzidas na mota?
- Quantas multas foram passadas por se colocarem leds na iluminação das motas e hoje é um equipamento colocado de origem dada a reconhecida segurança que aportam?
Sem esta análise à partida tudo parece manifestações de interesses, e por aí não me parece que cheguemos lá…
Claro que estou a ser muito sintético e muito mais há para analisar e argumentar, mas se não se for por aqui dificilmente se chegará lá.
Muito há ainda a fazer
Leds de retrofit, na maioria dos casos, é bom para o condutor da moto e péssimo para os outros, pois o efeito de glare encandeia os restantes condutores da via, principalmente porque são aplicados reflectores que não estão preparados para o efeito (excepções feitas aos projectores que são poucos).
Muito bem Sr. Presidente FMP, a Federação é mesmo a voz dos Motociclistas Portugueses, 🙏.
Eu nem seria contra as inspeções se limitassem a verificar apenas as questões de segurança (funcionamento dos travões, desgaste dos pneus, luzes, corta-corrente, etc. Mas todos sabemos que não vai ser assim!
É óbvio que o barulho faz toda a diferença, não é à toa que as ambulâncias têm sirenes, a audição é um dos sentidos e tem muita importância, com excessão a escapes "demasiado" altos, aí sim concordo plenamente que até confundem o tal sentido da audição. Pensem, o condutor no carro que vai a olhar para o telemovel não vos vai ver por andarem todos brilhantes e às cores garridas, mas se calhar vai ouvir um motociclo a chegar e pode até lembrar-se de olhar.
Sirenes usam literalmente tons específicos para serem quer identificados imediatamente, como são usados pontualmente. Não vão com as sirenes ligadas..
O perigo de escapes que vão para lá de 96dbs ou assim, é que a tua audição também vai a vida, e nem ouves o que se passa a tua volta.
Essa desculpa para usar escapes é de neandertal. Q é onw vcs parecem com esses escapes
Essa é a pior desculpa que podem dar. O barulho do escape é a desculpa estupida para fazerem o que querem na estrada literalmente. Muitos de vocês são uma abécula a conduzir e acham que são mais que os outros na estrada. Poucos de vocês são realmente bons condutores e quem o é, não precisa de barulho para nada 😉
@@pixotass desculpa para usar escapes? mas e preciso desculpas para usar escape? veem de origem, e es literalmente obrigado a usar escape lol
@@dcd5050 a serio q vem de fábrica, Capitao Óbvio!? Nunca pensei.
Inspeção só para certas cilindradas não, porque acidentes com 50cc e 125cc ultrapassa em muito as outras cilindradas.
Fazer alterações a motas, em maior parte são para melhorar a segurança de quem anda nela, como alterar lâmpadas para led para ter melhor visibilidade à noite.
Quem anda mesmo de mota, não vai andar com pneus carecas e pastilhas de travões gastas.
Querem fazer algo pela segurança, obriguem a usar luvas e casaco com proteções, como é obrigatório usar capacete.
Aqui na Alemanha é equipamento standard, quando se compra moto mesmo para motos 125 ou 50 no caso dos mais jovens .
Isso dos acidentes de 125 e 50cc é mentira e a PSP já mostrou os últimos números dos acidentes...
Isso é lengalenga para não haver condutores de 125 sem carta...
Não sejas ovelha
O estranho é que quem tem carta de carro pode conduzir motas até 125 cc tendo x kw sem ter que tirar carta (carta/código) de motociclo mas depois queremos tirar carta de motociclo para podermos conduzir motas acima de 125cc já temos que ter código unicamente ligado a motas, ou seja... O código muda por ser cc superior a 125cc? Estranho. A meu ver não tem lógica, e defendo sim que todos aqueles que queiram andar de motociclo deveriam tirar carta, e ai sim "tinha lógica" o código ligado aos motociclos, embora tenha mais sentido aprender na própria condução em vez de ter um código específico para motociclos.
Inspeção quando os acidentes por falha técnica são menos de 1% dos casos ! E desse 1% quantos podiam ser previstos pela inspeção? Um valor tão baixo como as chances de ganhar o Euromilhões? Vale a pena incomodar tanta gente por isso... Vai haver mais gente a morrer no caminho para a inspeção do que as mortes a serem evitadas por elas... É só a máfia do costume e tentar sacar dinheiro a todos os portugueses, isto passar é uma mostra que a máfia de alguns se consegue sobrepor aos interesses das populações...
Melhorar a segurança!? Deixa/te d tretas! So os escapes barulhentos q vcs metem nas motas da pano para mangas. Poluição sonora! Impedem o descanso dos restantes cidadãos! As pessoas olham para esses escapes e percebem q isso é complexo de pênis pequeno
Muito boa apresentação
Oh pá! Tou com um problema, gostaria de saber onde fica o cinzeiro da moto...tou farto de procurar e não encontro...quando fosse à inspeção ia meter lá os 20 paus da praxe. Alguém tem uma Sachs 1500 V4? Se alguem tiver que me indique por favor onde está localizado o cinzeiro.
Obrigado Presidente,a meu ver acho que deveria ser haver inspecção sim mas só quando o proprietário do motociclo o decida vender aí sim deveria ser inspecionado antes de vender para garantia a segurança ao comprador,é a minha opinião.
Parabéns presidente dos motards, á alguns escapes alterados que fazem pouco barulho, assim como os piscas alterados vêemse bem, assim como manetes pequenas não trás perigo, novamente lhe dou os parabéns pela sua atitude perante nós motards, obrigado
Então os outros partidos nao querem saber do assunto?
Onde estão o BE, IL, L, PAN?
@@nuno1935 não sabem andar de mota 😜
Muito obrigado por este vídeo.
a meu ver, as inspeções aos motociclos nao serve de nada, no dia da inspeção metem os espelhos de origem, o escape de origem, os piscas de origem etc etc... e quem não tem esse equipamento de origem pede sempre a alguem que empreste. e ainda no mesmo dia após a inspeção, voltam a meter tudo como estava. por isso a inspeção é feita é na estrada pelos agentes de autoridade.
Essa é que é a verdade da coisa
Obrigado sr presidente essas são sim as nossas reenvidicac oes ,a situação das alterações sobre os nossos veículos são 99 por cento para melhor segurança do nosso veículo e para mais segurança de nós próprios, não faz sentido ficar mos com a moto apreendida por colocar um amortecedor de direção na moto nem um top case e mesmo melhor assim como a proteção de caranagens jaula ou cogumelos de segurança ,iluminação ,etc disse tudo agora falta saber o que vao mesmo fiscalizar e o que podemos fazer para estarmos dentro da lei .
Seria sim vantajoso aplicar o dinheiro ganho nessas inspeções e melhorar as nossas condições como motociclistas nas nossas estradas com o vosso trabalho também representado nas diligências para melhoramentos das vias. Vamos aguardar a ver se é só mais uma desculpa para enriquecer os cofres do estado ou se é mesmo como dizem para melhorar e baixas a cinistralidade nas nossas estradas.
O que podem fazer para quem faça entregas de moto…? Seguros específicos para entregas,carta de condução. Mas para diminuir a sinistralidade coloquem patrulhas na estrada com carros visíveis,sim,visíveis.iniciem programas nas escolas para formar as crianças em como devem ser responsáveis ao utilizar uma bicicleta e como atravessar uma estrada.e incentivar a boa moral e respeito como peões e futuro condutores. Acreditem que isso dará frutos
Se carros alterados passam nas inspecções mais facilmente passará uma mota
Muito bem , saluto não ter sido por ninguém, principalmente o nosso presidente, não terem proferido nenhuma vez o parolismo e estrangeirismo "motard" ... A pior palavra que tenta caracterizar os MOTOCICLISTAS... (Ou seja aquilo que somos)
Querem as inspecções mas temos um mercado livre e andam a comprar capacetes do chinês sem homologação real, porque alguém nas redes sociais dizem que são iguais ou melhores que capacetes de marca de renome.
Muito bom....
Então porque é que os automóveis e camiões, autocarros fazem? Os motociclos são diferentes porquê? Depois andam por aí a roncar com escapes não regulamentares! É um custo? Para os outros veículos também o é.....
Parabéns à federação motociclismo de Portugal, sem nada acrescentar à sua audição
No Luxemburgo, esse controlo existe desde sempre, sempre tive de ir lá, só tive problemas com os preconceitos à vista da minha R1 (pus protectores nos guiadores como na Motogp e pensavam que andava a abrazalhar como nas pistas) Aqui nós dizemos sempre, 3 parafusos e repões a mota de origem e passas sempre...
Um controlo desses tem de ser efectuado por profissionais dessa área e com anos de experiência.
O que leis dessas fazem é desencorajar as pessoas a ter veículos mais velhos (pois podem sempre sofrer alguma alteração para melhorar a mota e não serem aceitas. Tive de mudar as linhas de travão em aço porque não tinham um sinal da CE... se bem que eram mais seguros do que os em borracha de origem R1 de 2000)
E fazer com que os motociclistas terem de comprar sempre novo para evitar embrulhos... (BMW de origem e sempre a marrar que a luz tá fraca ou que algo está mal, veículo de 2003)
Esses controlos é simplesmente só para criar mais empregos e burocracia 🤷♂️🙅♂️🙄🙄🙄
Praticamente tudo o que deve ser dito para que tenham em consideração o nao avanço das inspeções
Da mimha parte . Obrigado ao sr. Presidente da federação.
Boa tarde, cuidem das estradas e das armadilhas que muitas vezes não nos dão hipótese.
Tratem de criar regras que permitam as motos circular em vias mais seguras e dentro de regras, dando o exemplo, acesso à ponte 25 de Abril de manhã, porque razão as motos não podem legalmente circular pela berma tendo obvia e naturalmente que circular a velocidades realmente moderadas, que ainda assim, seriam bem melhores do que estar parado na fila do trânsito.
Há muito mas muito a fazer, antes de algum tipo de inspecção vir a fazer sentido.
As ditas inspeções são manifestamente é uma golpada para sacar / faturar mais uns M€€€€€€ , e neste caso agora aos motociclistas !!!!!!!!!!!
Acho perfeito. Vou deixar de fazer a inspecção ao meu carro.
Que se lixe a lei e as normas.
A minha mota quando tem qualquer pequeno problema mecânico está na oficina. Sempre que faz a revisão, na marca, é para colocar tudo em ordem, pois não arrisco. Com o carro, quero é passar nas inspeções.
A inspeção aos carros infelizmente também é um negocio… mas enfim
Não evita nada de andarem com os farois a cegar os outros e na verdade os acidentes que acontecem tb não é por falta de inspecção....@@joaojoseluz
Exato.
Um obrigado concordo plenamente
Então porquê os Açores fazem inspecção as motas.. todos os ANOS desde ha 25 anos????? Somos portugueses de 2?????
Fazer barulho
Mas pagam menos impostos, ai nao se queixa ?
@@octaviolourenco4797 nao entendes a taxa de insularidade???? Alimentação, carros, viagens muito mais caro..., enfim....
sei que o assunto e, MOTOCICLOS mas o meu e de muitos outro proprietários queixam se.
gostava de saber porque tenho de pagar um IUC mais caro?! se compramos um carro acima de junho de 2007, pagamos quase 300€! como será isto possível, pois estes carros trazem tudo para poluir menos e mesmo assim pagamos mais...!
realmente se comprova a corrupção e o enriquecimento a bruta da parte do estado!!
...nao vale a pena virem com a conversa que os valores são para as estradas e manutenções, pois isso e mentira, cada vez existem mais buracos.
1% é que alteram os escapes....?
Onde mora o sr da federacao ??????
Sim hás inspeção das motos, principalmente aos senhores que alteraram os escapes para incomodar os munícipes durante a noite
Sou motociclista,e também ando de " enlatado" sei perfeitamente os erros que tanto motociclistas, como automobilistas fazem quando curculam na via pública, tanto uns como outros os fazem,eu incluído, ninguém é perfeito, e acho que discutir isto não vai adiantar de nada,se significa receita para o estado é para avançar.
Inspecções se são obrigatórias para uns devem ser para todos. Agora é verdade q até à pouco tempo atras as motos tinham uma utilização secundária em Portugal e como tal na matéria de segurança não era um ponto crítico pq devido à sua utilização curta em muitos dos casos não haveria desgaste. Agora com esta malta das entregas e os preços de combustíveis e custo de vida como estão isso mudou. Por isso acho que devem haver inspeções que devem ser obrigatorias e anuais para veiculos a fazerem tais serviços. De resto é algo q deveria ser similar nos automoveis, pq as inspeções dos carros particulares mais novos não é mais q um negócio. Os acidentes e as mortes (na grande maioria) continuam a ocorrer devido a quem esta atras do volante e das condições das estradas e nao por causa dos veículos ou falta manutenção dos mesmos.
Quanto aos condutores de motociclos em Portugal e que criticam os imigrantes acho q deviam fazer um retrato deles proprios primeiros. Continuo a vê los a mais de 200km/h em zonas com radares o q por certo quer dizer que retiraram a matrícula ou dobraram na como é pratica. Continuam a fazer o zig zag habitual entre carros e ou a exigir q os mesmos saiam da faixa mesmo estando a ultrapassar etc... só a titulo de exemplo no RU as motos raramente passam os carros qdo parados em transito ou semaforos. Só em Portugal é que se julgam acima dos demais. E se estes 2 ultimos exemplos ainda serão o menos, ja as ultrpassagens entre carros em faixas virtuais são mato e bastante perigosas para nao dizer ilegais.
Acho engraçado que aqui é referido nesta audiencia em que "esses motociclistas das entregas" (porque todos sabem que sao os que tem menor formação e penso que que até a sua acreditação como condutores é obtida por meios laterias à lei) e ao fim ao cabo se pretende que os restantes condutores financiem o estado atraves das inuteis inspecçoes.
Se a IPO fosse por questões de segurança nas estradas, estariam todas as motas e motociclos englobados, pois as excluídas são as que mais falham na sinalização luminosa entre outros...
muito bem.....🙂
Mais corredores para motociclistas, principalmente IC19 2ª circular
Meus caros, quem anda de moto sabe bem quem são os mais distraídos na estrada… as inspeções são apenas mais uma fonte de receita… quanto mais não seja de IVA… pois não trás mais valia nenhuma ir com uma moto à inspeção no âmbito dos acidentes!
Ja investi num cinzeiro para a mota 😂😂😂😂😂😂
Ora cá está alguem que sabe do que fala.
Quando metem pessoas que sabem o que falam e têm experiência no terreno ao invés de deputados e legisladores que não sabem nem sequer o que é andar de moto é muito melhor!
4:00 que preparação tem um "agente" do IMT para inspeccionar um motociclo elétrico? Que componentes carecem de inspecção? Pneus, travão da frente e transmissão (pinhão, corrente, cremalheira)? O custo/benefício justifica? não
Os eléctricos estão isentos.
Calculo que não tenham travões, suspensões e pneus.
@@joaoneto8315normalmente têm mais qq coisa dado o peso e não serem arrastadeira.....portanto ou andam em ordem ou vão parar à valeta
Pois, fico-me por aqui. Motas a pilhas são para crianças.
@@joaoneto8315normal que fique...Está a chegar o inverno e os weekend warriors têm de encostar as botas.+260kg e 0-200km/h em 9-11s (dependente do modelo) é com cat B🙃😂
Alteracoes de veiculos incluem motas certo????🤔🤔🤔🤔 sempre a mesma tanga
No Fim Ele disse Tudo: FORMAÇÃO.
E falo de Todos os que passam nas Vias, de peões a caminonitas e manobradores; não existe formação; de Trânsito e como transitar (há muito que a RTP deixou de fazer campanhas do tipo "pare escute e olhe", por exemplo), assim como Cívica (por isso existem mais problemas entre pessoas, condutores ou não, que resultam em acidentes e por consequência, atrasos na Vida das outras pessoas)
Tirei inclusive a Carta de bicicleta e até tive que realizar um 8 com uma e saber alguns Sinais; ISTO Devia ser Obrigatório. Deceveriam por exemplo Criar uma Disciplina nas Escolas, Obrigatória, a contar para passar de Ano ou Não, onde Civismo, Regras do Dia a Dia fossem leccionadas.
Mas não. Não existe.
É por isso que, entre outras razões, e Desculpem-me caros "colegas", tenho Vergonha de Dizer que Sou Português.
Devia dizer que Tenho Orgulho em o ser, mas não pelo Miguel Oliveira, pelo Cristiano Ronaldo, etc., mas Sim por fazer parte dd um Povo Com FORMAÇÃO.
Cumprimentos.
Muito bem.
O fator humano e a consciêncialização vale 99%. Já penso assim desde os meus 16 anos e nunca tive um acidente.
Nunca precisei de pagar mais para nada.
No carro é igual, troquei pneus e suspensão quando foi necessário, nada detectado na inspeção… mas enfim…
Tenham muita atenção ao que diz o Manuel Marinheiro e aos temas por ele apresentados
Mais taxas e taxinhas, para alimentar os amigos ...
E outra coisa que se devia discutir era os impostos que se pagam por motos antigas. IUCS DE VALOR ABSURDO., E QUE LEVAM À DESTRUIÇÃO DAS MOTAS ANTIGAS.
As inspeções vão ser apenas embirrações, porque em portugal não se distingue de alterações às caracteristicas técnicas com subsituição por peça equivalente, posso trocar pastilhas de travão pelo que me apetecer, mas não posso meter um escape equivalente que cumpre todas as regras europeias,
Achar que meter uma top-case é alterar as caracteristicas da moto e que coloca em causa a segurança do motociclo é ser totalmente desconhecedor do assunto.
deviam legalizar o TUNING
Aqui se demonstra a falta de atenção dos nossos políticos. O Presidente da Associação trouxe dados concretos, referindo os 0,3% ao que os nossos deputados referem, "vamos debruçar-nos nos 96 ou 97% restantes". Matemática básica não faz parte dos requisitos básicos de um deputado?
É que estão a debruçar-se nos 99,7% (mas esquivando-se ao tema sobre as alternativas que podem ser consideradas e que tenham impacto na redução da sinistralidade!
Olha há uns meses a câmara teve que me pagar uma reparação de jante +pneu buraco na estrada 😅
Esqueceu de recomendar uso obrigatório de luvas.
Também foi falado isso
pura ignorancia. vê-se mesmo que andas pouco de mota e definitivamente nunca tiveste um acidente.
@@RATADATUAVELHA Só tenho 6
E também um escafandro de astronauta 😅
@@DioBReisparabens. devias saber melhor que ninguem que as luvas sao a tua ultima preocupação.
Obrigado, senhor presidente. Grande gratidão pela sua posição. 🏍️🏍️🏍️
Pena a lei dos rails nao estar concluida... ha por ai mta estrada com.rails SEM protecao / cobertura inferior. Exemplo Via norte En14
Que haja inspeção, o nível de ruído está a tornar Portugal exatmente como o Brasil. Portugal precisa de mais policiamento de trânsito.
Tens razão, mas por vezes o ruído alerta para acidentes
@@PauloAmaral-d4f Acredito que mais ruído não seja a solução. A maioria das motas que vejo, naturalmente já emitem mais som que os veículos. O que precisa é maior educaçao de trânsito e fiscalização. Não é particular apenas as motas, mas vejo muitos motociclistas a cometerem diversas infrações. Essa é a principal razão do alto número de acidentes. Por outro lado, minha permissão para dirigir é Alemã. Os alemães convivem com centenas de milhares de bicicletas no trânsito, e durante a aprendizagem é ensinado a sempre sinalizar com antecedência e antes se mudar de faixa olhar por cima do ombro para o angulo morto. No geral alemães gostam de seguir regras, e o que se vê nas aulas se vê no trânsito. Pelo menos essa é minha impressão.
Mais policiamento/fiscalização ou inspecções? Não há dinheiro para ambos...😏
@@joaochantre4160 as inspeções são pagas. A fiscalização é o minimo que se pode esperar, ainda mais de um país que recebe tantos imigrantes de países onde um dos principais problemas é a criminalidade e a falta de respeito as leis.
Muito bom
Pessoal, se tudo aumenta, acham mesmo que as inspeções nao vao para a frente? Estamos em Portugal, onde somos saqueados a torto e a direito.
A pior das leis foi permitir a malta que só andou de carro na vida, poder conduzir uma mota.
Sou 100% a favor de promovermos 0 mortos nas estradas.
Estive presente no Curso de Sensibilização de condução, ministrado pela GNR, e valia mais a pena cada um perder umas horas todos os anos a fazer este curso ou cursos semelhantes, que qualquer inspecção ao motociclo.
A questão que fica é:
Não se deveria organizar uma manifestação, só para mostrar quem não concorda com as inspecções?
Se fizerem, contem comigo!
A SEGURANÇA é criarem vias exclusivas para os motociclos para se evitarem as gincanas no meio do trânsito. O corredor do BUS não é solução porque todos usam essa via inclusivé ligeiros. Estes governantes foram muito peremptórios e rápidos a arranjar vias exclusivas para as trotinetas, bicicletas e outros amigos do ambiente, muitas destas vias que estão às moscas acabaram por retirar espaço às estradas.
Estão tão interessados nas inspeções das motas mas nunca se lembraram nas inspeções das vias... Pois, isso já era o inverso: ia dar despesa ao estado, mas com as inspeções dá despesa é ao povo. Tampas de esgoto, rails que parecem facas como mostraram e bem, marcações da via (passadeiras, tracejados, etc) com tinta banal que parece casca de banana e ainda pior, quando uma marcação a branco tem que ser alterada pintam de preto por cima, quem vai de mota não vê o alcatrão pintado de preto, o que é que resulta? CHÃO... E depois vêm dizer que as motas é que tem que ser inspecionadas para reduzir a sinistralidade?
Era bom que houvesse inspeções para aparecerem algumas roubadas, no ano passado quando houve ameaças de começarem era só motas sem documentos a vender na net.
Quem tem moto roubada não a leva as Inspecoes, tem de ser apanhado numa fiscalização de de rua
vamos lá ver se no final não é o dinheiro a falar mais alto
A maior preocupação é arranjar uma maneira de ir buscar mais dinheiro aus portugueses .o resto é pálha.....