Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho - Profa. Dra. Virgínia Fontes (6/11/18)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 10

  • @palex82
    @palex82 6 ปีที่แล้ว +16

    A professora Virgínia sempre remetendo às grandes questões e ao melhor referencial teórico anticapitalista: Karl Marx.

  • @MarcilioRGodoi
    @MarcilioRGodoi 5 ปีที่แล้ว +4

    Muito claro e oportuno o discurso.

  • @mariahellemsampaio5583
    @mariahellemsampaio5583 2 ปีที่แล้ว

    excelente, meus parabéns

  • @erikaaires279
    @erikaaires279 5 ปีที่แล้ว +2

    Perfeita

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 4 ปีที่แล้ว +1

    A coisa tá feia pro trabalhador, e vai ficar pior...

  • @eniodeleonYT
    @eniodeleonYT 5 ปีที่แล้ว +3

    Essas análises e críticas da profa. Virgínia, sobre o Capitalismo, pela sua propriedade e profundidade, chegam em momento oportuníssimo: Cuba está aprovando uma nova constituição que re-encaminha a ilha de Fidel à economia de mercado, à propriedade privada e aos investimentos externos. Como de resto, todos os demais países, então sob regime Comunista têm feito o mesmo...São oportunas as críticas ao Capitalismo tradicional, na intenção clara de seu aperfeiçoamento, com correções de rumo fantásticas. Ou, em outras palavras: já que o comunismo ruiu, sob o guarda-chuva da história...inexorável, salvemos o que sobra do Capitalismo, único sistema de enriquece as nações...segundo Karl Marx !!! Mas que precisa de melhorias, precisa. Parabéns pela exposição !!!

    • @Marcos-kn1kz
      @Marcos-kn1kz 5 ปีที่แล้ว

      O Estado sempre salva o capitalismo, foi assim em 1945, em 1998, e nos tempos atuais.

    • @kampferbinho
      @kampferbinho 4 ปีที่แล้ว

      A Saída é sair do Capitalismo. Caminhar para o socialismo, reinventar um novo modo de vida. O Capitalismo é tóxico, destruidor, precarizante Não há mais o que contestar.

  • @wernerbarcelosgomesdossant7093
    @wernerbarcelosgomesdossant7093 3 ปีที่แล้ว +1

    Vocês estão cobertos de razão, agora a parte dos empregos está totalmente procedente, onde ele está mentindo?
    "Leis" precisamos efetivamente que as instituições públicas funcionem não fiquem inerte e presas a ideologia política ou partidárias e entendam o que de fato acontece para decidir algo, para quem sabe ler um . É letra!!
    O que vocês estão fazendo para recuperar a dignidade do povo através do tŕabalho e emprego no Brasil e geração renda?
    Referente às plataformas digitais de trabalho e emprego informal incluem em pautas:
    Ainda bem que o gargalo dos desempregados está nas plataformas e contratos digitais não é mesmo?
    De milhões de desempregados:
    Se equipara aos aplicativos de mobilidade urbana e entregas, inclui por gentileza excelentíssimo senhores senadores incluíram em pautas nós capítulos:
    Hoje motoristas de aplicativos alegam pagar suas contas, é como forma de sobrevivência diante da destruição do trabalho formal e emprego no Brasil.
    O que na verdade os grandes profissionais de TI ( Tecnologia de Informação) e criadores de plataformas de Apps, não procuram se quer, ou talvez não sabem o que é a mensuração de preço / custo de um veículo por KM rodado, não sabem o custo de manutenção preventiva / corretiva e preditiva, não sabem o custo de pneus de veículo, troca de óleo, pastilhas que seria custo básico, simplesmente elaboraram um projeto, a qual sucateia a ferramenta do trabalhador precocemente.
    As plataformas digitais de trabalho, não estão preocupadas com margem de lucro / custo é despesa dos trabalhadores informais e sim com a rentabilidade e lucro para as próprias plataformas digitais!!
    Sendo assim um veículo no Brasil possuí o custo médio de R$45 á R$60 mil reais, e no prazo de 2 anos a ferramenta é completamente deteriorada, mesmo para os que possui veículos quitados, é quase que impossível realizar receitas ou capital para substituição do equipamento, dentro do prazo de sucateamento do veículo!
    Baseando-se o custo da operação da moeda nacional e da desproporcionalidade, em valores de tarifas baseada em custo de um veículo se mercado externo!
    Entraram no seguimento de transportes de passageiros e mobilidade urbana, no Brasil sem respeitar as leis, Federais, Estaduais ou Municipais, apenas alguns dos motoristas capacitados em cursos a qual compete a Resolução 168, e atendimento às normas da lei 13103 a respeito do controle de jornada, o art. 235-C determina que a duração da jornada diária do motorista deve ser de oito horas, somando uma jornada semanal de 44 horas.
    Tudo isso acompanhado de uma engenharia de sistemas, a qual os motoristas possui todos os seus ganhos manipulados diariamente de acordo com a demanda de solicitação dos serviços, utilizando os princípios da programação da lógica, da estatística e a grande inteligência artificial, é isso mesmo, ninguém é livre dentro da plataforma, dentro de um limite de horas, em média 12h, todos motoristas possui uma média de ganhos diários! Tudo isso para gerar equilíbrio de ganhos entre eles!!
    Isso sem contar uma série de bloqueios e suspensões de trabalhadores por parte dos apps, como forma de manter qualidade e bom atendimento de serviço prestados como modelo pirâmide, mesmo não possuindo vínculos empregatícios simplesmente para garantir uma imagem de uma organizações excelentes em âmbito global, indo totalmente na contramão o que está positivado nas normas internacionais e nacionais de DH.
    Ainda existe pessoas que tem a certeza de dizer:
    " sou dono ou dona" de meu próprio negócio!!
    Que me perdoe os magistrados do TRT e TST, mas que negócio é esse de não reconhecer vínculo de trabalho e ou emprego de um determinado app de serviço terceirizado, em que o "trabalhador autônomo" não possui diálogo e força na composição do valor da tarifa, na prestação de serviço final e que muitas das vezes a conta não fecha para o " tal parceiro" e maior parte do lucro fica com as potências e tributos para estado, sendo que todos os custos e inflações da operação é refletida diretamente no trabalhador autônomo sem margem de lucro e direitos!
    Perguntem aos Apps, qual a margem de lucro dos trabalhadores?
    Provavelmente não vão responder!!
    Analogia: Se vc é um produtor ou fabricante de um determinado produto, e vai elaborar um preço final de tal produto, conforme os Custos de sua produção e operações de todo o processo até a revenda para o cliente que seria consumidor final!
    Motoristas e entregadores em todo o Brasil são meros empregados e trabalhadores em jornada exaustivas, sem vínculo empregatício,sem férias e 13° salário, Sem FGTS, sem descanso remunerado e benefícios previdenciários!!
    E pior de tudo os apps não fornecem informe de rendimentos para o trabalhador declarar imposto de renda, para.se quer o parceiro, conforme linguagem deles, ter a prerrogativa, para compra ou substituição de seu próprio equipamento de trabalho, não possui concessão de crédito para financiamento de veículo!
    Sinal de alerta a precarização do trabalho e emprego!
    ### Entender para atender####
    ###Entender para atender####
    ###Entender para atender####
    "Amadores falam de estratégia, profissionais falam de logística"
    Fica dica!!