Judith Butler e a Teoria Queer

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ม.ค. 2025
  • Conferência Magna com Judith Butler durante o I Seminário Queer que aconteceu em 2015 no Sesc Vila Mariana. Foram dois dias de debates sobre Cultura e Política; Educação, Saúde e Aprendizados; Gênero e Sexualidade e Contra-Hegemonias.
    A Teoria Queer surge da confluência de vertentes radicais do feminismo e dos estudos gays e lésbicos, e propõe uma crítica à hegemonia heterossexual, interpretada como uma imposição cultural que permeia o discurso e a prática em diversos âmbitos da realidade social, cultural e política.
    Essa discussão foi apresentada por pesquisadores brasileiros e internacionais de destaque na discussão da Teoria Queer, com especial destaque para a filósofa Judith Butler, uma das principais referências sobre o tema no mundo.
    De interesse para educadores, estudantes, pesquisadores interessados nas temáticas da sexualidade, do gênero e dos saberes insurgentes, as discussões do I Seminário Queer, realizado pelo Sesc em parceria com a Revista Cult, pretendem aguçar o olhar para as formas menos visíveis de normalização corporal e subjetiva vigentes na sociedade contemporânea.
    Com Judith Butler, Marie-Helène Bourcier, Richard Miskolci, Carla Rodrigues, Karla Bessa, Leandro Colling, Guacira Lopes Louro, Jorge Leite Junior, Pedro Paulo Gomes Pereira, Berenice Bento, Marcia Tiburi e Larissa Pelúcio.
    Judith Butler [EUA]
    É professora do Departamento de Literatura Comparada e do Programa de Pós-Graduação em Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, Berkeley. Doutora em Filosofia por Yale, é uma das fundadoras da Teoria Queer, vertente de estudos em que continua a atuar e publicar. Nos últimos anos, tem também se dedicado a reflexões sobre direitos humanos e filosofia política. Foi agraciada com o Prêmio Adorno em 2012.
    • 1:41 Início da fala de Judith Butler

ความคิดเห็น •