Leitura Rara: "A Cantora Careca" de Eugène Ionesco - com a Cia. 5 Cabeças

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024
  • Leitura dramática com a Cia. 5 Cabeças
    Curadoria: Anderson Aníbal
    "Anti-peça" em um ato, assim definida pelo autor Eugène Ionesco, "A Cantora Careca" é considerada a primeira das obras da corrente estética teatral surgida após a Segunda Guerra Mundial, batizada de "Teatro do Absurdo". Escrita em 1950 foi também o primeiro texto desse dramaturgo nascido na Romênia e radicado na França.
    Altamente irônico, o texto mostra o cotidiano da burguesia em decadência na Inglaterra. A obra procura ilustrar o absurdo da existência humana, assim como o distanciamento e a frieza na comunicação entre as pessoas, observado no diálogo nonsense entre os seis personagens: o Sr. e a Sra. Smith, a empregada Mary, o Sr. e a Sra. Martin e o Capitão dos Bombeiros. Os absurdos nas conversas levam os seis personagens à completa incomunicabilidade, através de diálogos muitas vezes ininteligíveis.
    A Cia. 5 Cabeças é uma companhia de teatro de Belo Horizonte que em 2014 completa 5 anos de atividades. Em seu repertório possui três trabalhos autorais que dialogam com as peças clássicas do chamado "Teatro do Absurdo" e que foram premiados em diversos festivais -- as cenas curtas "5 cabeças à espera de um trem" e "Sinto muito: acabaram-se os pães" e o espetáculo "Cachorros Não Sabem Blefar". Para este ano a Companhia prepara projetos novos para o teatro e também para o cinema.
    Elenco da Leitura: Byron O`Neill, Carol Oliveira, Luisa Rosa, Ronaldo Jannotti, Saulo Salomão e Mariana Câmara (atriz convidada).

ความคิดเห็น •