COMUNISMO: COMO FALAR SOBRE | Cortes do História Pública

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 898

  • @brunajupiter96
    @brunajupiter96 ปีที่แล้ว +342

    Fui bolsista de monitoria em 2015 e 2016, na federal do Acre. O valor da bolsa era 400 reais e eu fazia milagre com o dinheiro. Fiquei abismada quando soube que o valor da bolsa hoje (2023) continua sendo 400 reais!

    • @dilopess
      @dilopess ปีที่แล้ว +17

      Isso porque você não foi monitora/IC em 2012, que a bolsa era 360. Fico feliz que hoje eu sou servidor público e isso se tornou um passado distante.

    • @PrincipeRhoynar
      @PrincipeRhoynar ปีที่แล้ว +7

      2014 na UFAM era 400 tbm hahah

    • @Leonardo-is7ej
      @Leonardo-is7ej ปีที่แล้ว +9

      As bolsas de monitoria, mestrado e doutorado foram reajustadas em fevereiro, depois de 10 anos. A de monitoria, por exemplo, foi de 400 para 700.

    • @AlissonGSantos
      @AlissonGSantos ปีที่แล้ว +18

      ​@@Leonardo-is7ej ah, se a gente corrigir pelo poder de compra de 2013, nós que recebemos a bolsa de 700 reais estamos recebendo menos que o pessoal que recebia 400 reais 10 anos atrás

    • @sou_ray
      @sou_ray ปีที่แล้ว +3

      Eu era prouni em 2009 - 2012 na UNIP -DF. Fui monitora no último ano. Pra quem era integral recebia isenção da mensalidade, como eu era prouni a proposta era receber o valor da mensalidade (980,00 na época). Nunca recebi o valor. No primeiro semestre de monitoria eu confiei na desculpa de que tudo seria pago no final do semestre. Como não recebi, no segundo semestre só não fui mais. E nunca consegui resolver pra receber o valor.

  • @aloneinthetop
    @aloneinthetop ปีที่แล้ว +65

    O Eduardo Moreira é um exemplo de LIDERANÇA, figura essa NECESSÁRIA em qualquer plano Socialista.
    Ele sai da figura de "patrão/dono" pra ser "lider" de uma empresa, jornal, fazenda, movimento ou seja lá o que for e terá uma vida tão boa quanto a que ele tem hoje, sabendo que deverá trabalhar pelo resto da vida. O bixo é foda.

  • @AndreGarcia85
    @AndreGarcia85 ปีที่แล้ว +654

    Gente, em SP NÃO EXISTE deficit habitacional. São certa de 25 mil pessoas em situação de rua e são 40 mil imóveis desocupados. Não existe deficit, o que existe é CAPITALISMO.

    • @ritasantos8359
      @ritasantos8359 ปีที่แล้ว +12

      Então,é por conta dessas pessoas q estão nas ruas é q os imóveis estão desocupados.Os proprietários dos imóveis q trabalharam a vida toda para conquistar,não podem sequer sair na própria rua de casa.Por q essas vítimas da sociedade q não trabalha e nem estuda,estão querendo tudo,sem ter q fazer nada.

    • @RapinaFire
      @RapinaFire ปีที่แล้ว

      Claro, o capitalismo que foi lá na casa desses filhos da puta e os obrigou a encher o rabo de crack e álcool, isso quando o capitalismo não pega no braço deles e começa a espancar a esposa do cara até ele ser expulso de casa...

    • @lgleonardogomes
      @lgleonardogomes ปีที่แล้ว +93

      @@ritasantos8359 Não são imóveis ocupados por pessoas, mas sim que não pagam impostos e não servem a nenhuma atividade social.

    • @davipires5303
      @davipires5303 ปีที่แล้ว +8

      ​@@lgleonardogomesE quais são as condições desses imóveis? Quantas pessoas constroem casas e não conseguem terminar, quantas construtoras vão à falência e outras coisas do gênero? Esses imóveis cumprem os requisitos e normas da prefeitura? Tem instalação elétrica? Condições mínimas de salubridade? Quem vai pagar por isso? Você? O pagador de impostos? Discursinho demagogo fácil de falar.

    • @SaltyHoldy
      @SaltyHoldy ปีที่แล้ว

      ​@@davipires5303faz igual o Boulos. Invade um predio, cobra 400 reais de cada, lota o prédio de gente em péssimas condições e deixa ele desabar na cabeça deles.

  • @pgabrielrr
    @pgabrielrr ปีที่แล้ว +56

    "é por falta de debate" como estudante de Redes de Computadores, em posso afirmar que essa frase é extremamente real. Os meninos da TI, além de serem desrespeitados e super explorados no mercado de trabalho, taxam a si mesmos como apenas trabalhadores que só fazem o serviço e depois vão pra casa jogar um pouco. Arrisco dizer que a "casta" dos trabalhadores da área de Tecnologia se acomodaram muito com a posição de não estar inserido exclusivamente em um ponto do debate político (como professores de história estão à esquerda e contadores estão à direita, por exemplo). Então, eles se veem como fora do espectro político e propositalmente escolhem não se importar com isso, até os poucos programadores concursados que eu conheci têm esse comportamento. A pior parte é que não é culpa deles individualmente, sabe? Eles não escolheram se despolitizar, todo o contexto social dos últimos 30 anos contribuiu muito pra afastar os meus camaradas da TI para longe do debate político. Me entristece ver tanta gente talentosa, capaz de criar um site em uma tarde ou um robô pro whatsapp em um fim de semana, e achar que votar nulo/não votar é algo bom para a sociedade.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 ปีที่แล้ว +4

      eu achava que meus professores eram tudo de direita, eles nem aderiam as greves, so se manifestaram sobre politica quando comecou o golpe da Dilma ai eu vi que eram maioria de esquerda e so tavam ensinando a realidade de como a area funciona, tipo o professor mais foda comecou materia comparando ser programador com dark souls, pra metade da turma que vinha de familia rica, e ja tinham jogado dark souls, entendeu isso como algo bom, a meritocracia funcionando, mas ele era o que mais postava sobre politica no facebook so nao falava durante as aulas, mas basicamente o que eh dark souls, voce morre pra caralho ate aprender e ficar forte, mas na vida real nao tem respawn, e nem todo mundo perde todo o dinheiro quando comete um erro, alguns podem errar sem resetar o progresso

  • @caiomaritan2212
    @caiomaritan2212 ปีที่แล้ว +124

    Eu sou mestrando atualmente e fora a galera tosca que acha que eu não trabalho, tem os meus amigos que se assustam pq em época de feriado ou dias de folga, eu estou trabalhando, eles me perguntam pq eu fico trabalhando durante o natal, tudo isso pra ouvir depois do direitinha que os pesquisadores são "vagabundos". Teve uma época que fiquei doente (Covid), mal conseguindo respirar e tinha prazo pra entregar o avanço da minha pesquisa, e olha que minha orientadora é super gente fina, ela entende todos os perrengues que passo e passei, ela faz o máximo pra não sobrecarregar.

    • @joaofelipesaturnino1019
      @joaofelipesaturnino1019 ปีที่แล้ว +7

      É foda, pelo menos a sua orientadora é compreensiva, eu fiquei o mestrado inteiro sem bolsa, qnd consegui ser contrado na minha área pediam para me deslocar para o interior daqui do Tocantins. Com as aulas online até rolava, mas não consegui segurar o projeto que (felizmente) tinha adiantado. Mas a minha orientadora não aceitou a ideia de largar o plantio do projeto e me largou. Minha sorte que a coordenadora do curso me abraçou na reta final e agora vou conseguir formar, mas tive que refazer a dissertação do zero em menos de 2 meses.

    • @caiomaritan2212
      @caiomaritan2212 ปีที่แล้ว +7

      @@joaofelipesaturnino1019 Tomara que você consiga terminar sua dissertação, todos pesquisadores são essenciais para que o Brasil tenha ao menos um futuro, mesmo sobre o capitalismo desumano.

    • @yojimbo.gaming
      @yojimbo.gaming ปีที่แล้ว +3

      Eu também tive essa sorte de uma orientadora humana, pq os orientadores demônios fazem a vida do pós graduando um verdadeiro inferno mal pago.

    • @caiomaritan2212
      @caiomaritan2212 ปีที่แล้ว +5

      @@yojimbo.gaming eu quase peguei um orientador desses, de ele literalmente falar sem nenhum remorso coisas do tipo "o que você faz da meia noite até 6h da manhã?", no início achava que era normal ter que sacrificar pra depois colher tudo, mas com isso ia morrer antes de terminar a graduação, por privação de sono ou um ataque de ansiedade severo. Sorte que fui pro segundo semestre, conheci a minha atual orientadora e ela parece que entende mais o que passamos, mas ainda sim precisa me tensionar por conta das demandas da capes e a instituição.

  • @miguelarcangelo2483
    @miguelarcangelo2483 ปีที่แล้ว +67

    Adoro como o Ian parou pra olhar o chat na hora que estava listando as profissões precarizadas, um exemplo de que nada é feito sozinho, adoro como tudo é mais fácil quando as pessoas se ajudam ❤

  • @andersonsilva-rq6ti
    @andersonsilva-rq6ti ปีที่แล้ว +19

    Ian, eu trabalho em uma loja de roupa de uma marca conhecida entre os ricos a qual não posso falar por questões contratual, me ocorreu algo interessante, atendi um cliente onde ele me explicou que o pai dele um Russo da epoca da união soviética imigrou ao Brasil a muitos anos atrás e começou uma vida nova aqui, ele contando toda a história da família dele, então perguntei sobre a fome na união soviética, e respondeu que sim aconteceu porém não foi culpa do governo mas sim culpa de questões climáticas e principalmente pelo próprio inverno soviético que era algo nada piedoso causando grande problemas no plantio, inclusive ele cita que o pai dele sempre falava "A União Soviética era uma maravilha não compreendida pelos outros países da época"

    • @davideassis87
      @davideassis87 ปีที่แล้ว +1

      Verdade. Eu estava lá. O Russo se chamava Verdalasv Essafitoviski e o pai dele se chamada Podelasv Confiavisk. 👌

    • @andersonsilva-rq6ti
      @andersonsilva-rq6ti ปีที่แล้ว

      @@davideassis87 "Hahaha" "muito engraçado" o cara era descente de russo

  • @luanprestes5904
    @luanprestes5904 ปีที่แล้ว +76

    Sou Dev e sou comunista, porem analisando a galera de TI de perto, eu vejo que teve um número imenso de Devs migrando para PJ (Inclusive eu) nos últimos anos, pois os salários são de longe melhores, e o volume de trampo é igual para os dois regimes trabalhistas, e sim mesmo com um bom salário, somos muito precarizados com entregas constantes e isso é uma rotina que deve ser aceita a todo Dev. Acredito que os Devs hoje tem um pensamento muito liberal, pois quem tem o mínimo de inglês está trabalhando para empresas de países capitalistas já consolidados nesse modelo (diferente do Brasil), e com isso eles acabam caindo na máxima de que burocracia e impostos são o maior problema do país, sendo que essas são únicas coisas que os Devs tem que encarar de dificuldades além do próprio trabalho..

    • @Dupuy123
      @Dupuy123 ปีที่แล้ว +2

      Acredito (não sei de onde) também, que deve ter relação com o perfil (nos primordios) dos ingressantes na àrea (ti e exatas em geral), de ser mais classe média.

    • @zaze1533
      @zaze1533 ปีที่แล้ว

      O que é PJ?

    • @luanprestes5904
      @luanprestes5904 ปีที่แล้ว

      @@Dupuy123 pode ser, mas não é uma regra na area de TI, porque a maioria do pessoal não frequenta faculdade e conheço muitos Devs de origem humilde.

    • @luanprestes5904
      @luanprestes5904 ปีที่แล้ว +3

      @@zaze1533 então PJ basicamente é alguem que trabalha no modelo Mei ou presta serviço como empresa jurídica.

    • @asimovfas666
      @asimovfas666 ปีที่แล้ว +1

      Eu tive que mudar para o PJ tb e sou Dev

  • @Fernando_Gotti
    @Fernando_Gotti 11 หลายเดือนก่อน +6

    Eu comecei com a ideia de me radicalizar(mesmo atrasado, com mais de 40 anos) após trabalhar em uma GIGANTE do varejo, em escala 6x1. As vezes 7x1. Impossível acreditar neste sistema vigente.

  • @luanpadilha4655
    @luanpadilha4655 ปีที่แล้ว +71

    Minha profissão é precarizada. Sou tecnólogo em Radiologia. Trabalho em Curitiba, tenho dois vínculos, para ganhar uma grana e ter uma vida minimamente confortável. Os dois lugares que eu trabalho são os únicos em Curitiba que são CLT para minha profissão, que é insalubre. Todos os hospitais e clínicas não só de Curitiba mas do restante do Brasil terceirizam este serviço para eliminar custos com folha e benefícios. As cooperativas que prestam serviço pra minha área de Radiologia, pagam SUPER pouco. Exigem longas jornadas de horas de trabalho pra pagarem muito pouco mesmo. Muitas pessoas se formam e por não terem opção acabam indo prestar serviço pra essas malditas cooperativas que criaram um monopólio aqui em Curitiba. O Sindicato de radiologia do Paraná alega não poder fazer nada, meu conselho de Radiologia alega não poder fazer nada, e detalhe: a maior cooperativa de radiologia do Paraná pertence ao PRESIDENTE DO MEU CONSELHO 😂
    Rir pra não chorar.

    • @aq1sw2qas3qd
      @aq1sw2qas3qd ปีที่แล้ว +9

      vem se organizar na UP, vamos tomar conta de sindicato pelego.

    • @FernandoPaladini
      @FernandoPaladini ปีที่แล้ว +1

      Ué, sempre ouvi dizer que ganhavam super bem nessa área, por causa da insalubridade

    • @luanpadilha4655
      @luanpadilha4655 ปีที่แล้ว +6

      ​@@FernandoPaladiniE ganha quando se é CLT. O que eu disse no meu comentário é que não existem mais vagas de Técnico/Tecnólogo em radiologia, pois os donos de clínicas e hospitais estão terceirizando o serviço através de cooperativas. Quando tu trabalha pra essas maldições de cooperativas você não tem direito nenhum. Você não ganha o piso e não tem benefício algum. Eles se aproveitam disso pra você trabalhar mais horas e pagam muito, muito pouco. Entendeu?

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 ปีที่แล้ว

      agora eu entendi pq a minha dentista fez a minha radiografia, ao inves de um funcionario dedicado pra isso@@luanpadilha4655

  • @sergiojacobovitz9587
    @sergiojacobovitz9587 3 หลายเดือนก่อน +4

    Ian, seu programa é um alento de esperança. Sua clareza e profundidade são impressionantes. Obrigado pelo seu trabalho!❤

  • @KlebinDaBoca
    @KlebinDaBoca ปีที่แล้ว +108

    Sou engenheiro de software (nome bonitinho pra programador fingir que deixou de ser programador) e consciência de classe passa longe de uma boa parte dos meus colegas de área. Muito por conta da maioria ser de uma classe média despolitizada mesmo, galera que vai na onda da meritocracia, coisa e tal. O que acontece de verdade que faz essa galera ir pro lado Ancap da vida é que o único desconto que tem descritivo na folha de pagamento é o dos impostos. Se no holerite de cada mano que eu conheço que trabalha em consultoria tivesse o descritivo de quanto o patrão tá tirando na terceirização da mão de obra dele, o cara ia ficar bem puto das ideias.

    • @Jeansalustiano
      @Jeansalustiano ปีที่แล้ว +3

      Simples abra a sua própria Consultoria!!!

    • @borgesmail
      @borgesmail ปีที่แล้ว +2

      abra uma empresa e lucre igual.

    • @KlebinDaBoca
      @KlebinDaBoca ปีที่แล้ว +1

      Eu acho engraçado que eu acabei de citar que o problema é justamente a exploração da mão de obra e surgem dois arrombados de dentro do esgoto pra falar "eNtÃO VAi Lá e EXplOra iGUaL".

    • @Jeansalustiano
      @Jeansalustiano ปีที่แล้ว

      @@KlebinDaBoca Que exploração o que rapaz? Estamos falando de empreendedorismo e geração de Riqueza para o país!!!

    • @asimovfas666
      @asimovfas666 ปีที่แล้ว +16

      Eu sou Dev e sou comunista. Concordo com você, a grande maioria do povo é de direita ou centrão e tb acho que Eng. De software é só uma nome bonitinho para não se chamar de programador kkkkk

  • @Iris-dm2yq
    @Iris-dm2yq ปีที่แล้ว +11

    Eu tenho uma amiga do trabalho que é bolsonarista. Esses dias a gente tava reclamando de trabalho e eu estava um pouco melancólica, comecei a falar sobre os problemas do capitalismo (sem mencionar capitalismo, falando q o sistema q a gente tá hoje N tá funcionando e tá td errado, tudo coisas q aplicavam a nós duas) e ela concordando. Comecei a falar um pouco do básico do comunismo (sem mencionar a palavra tbm). Ela concordou com tudo, ainda deu mais trela ainda... hdhshdhshdhshdushs achei o máximo, depois fiquei até orgulhosa

    • @_nooBRandom
      @_nooBRandom ปีที่แล้ว +3

      Boaa!!! É assim que começa a se radicalizar.

    • @marcelow.o5210
      @marcelow.o5210 5 หลายเดือนก่อน

      Ainda bem que você não disse que votou no Lula. Daí perdia amizade.

    • @Iris-dm2yq
      @Iris-dm2yq 4 หลายเดือนก่อน

      @@marcelow.o5210 ela sabia, ela n era bolsonaro radical, e acho q muita gente também é assim... é aquela típica pessoa q por influência da igreja, dos "ideais" ou da família acha que é aquela a pessoa q representa ela, mesmo sem entender nada de política nem saber as propostas e os feitos do favorito deles... apoio por pura ideologia

  • @alexsandrasilva3672
    @alexsandrasilva3672 ปีที่แล้ว +123

    Eu tenho uma Lojinha e tem um ano que eu e meu marido sobrivemos da venda das Camisas, e mano, vivo com ansiedade pq nunca sabemos o que vai ser no mês seguinte. 😢😢

    • @quarentadois537
      @quarentadois537 ปีที่แล้ว +13

      Eu tbm, tenho uma lanchonete e é a mesma coisa

    • @dilopess
      @dilopess ปีที่แล้ว +9

      Bato palmas pra quem se aventura em empreender por conta própria. Desejo que sobreviva nessa selva que é o mercado.

    • @paigamer6014
      @paigamer6014 ปีที่แล้ว +8

      Eu trampo de montador de móveis e a luta é pela cesta básica a cada quinzena. MEI é uma piada de mal gosto.

    • @viniciussouza4599
      @viniciussouza4599 ปีที่แล้ว +7

      Minha mãe tem uma pequena sorveteria e é a mesma coisa, vendemos o almoço pra comprar a janta, todo mês apertados,mal fechamos as contaa

    • @handersontibolla
      @handersontibolla ปีที่แล้ว

      E vocês são comunistas mesmo assim?

  • @pexeforad4gua
    @pexeforad4gua ปีที่แล้ว +84

    Se você soltar teoria comunista sem mencionar comunismo geral concorda.
    Em alguns casos, a opinião até muda e a pessoa passa a descordar assim que ela descobre que tu tava falando sobre comunismo.

    • @fatosdaconspiracao
      @fatosdaconspiracao ปีที่แล้ว +6

      O "capitalismo" não precisa de teorias para funcionar na prática. Quando falamos em "capitalismo", estamos na verdade nos referindo ao comportamento ganancioso e sem escrúpulos de empresas que fazem tudo para aumentar seus lucros. No entanto, a produção em larga escala nos possibilita ir em uma loja e comprar prontamente quase qualquer coisa, sendo elas úteis ou fúteis. Numa econòmia planificada isso não seria tão fácil. Resolver o problema TRABALHO x SALÁRIO x DEMANDA DE PRODUÇÃO x MEIO AMBIENTE não é nada simples pois é preciso que o setor produtivo da sociedade saia da sua zona de conforto, da cervejinha de milho, da gordura hidrogenada, do salgadinho sabor picanha, do carro popular financiado, do alimento ultraprocessado e todo eletrônico subprojetado para caber no bolso, aliás, no orçamento. Amamos os mais pobres mas somos amantes do capitalismo, porém ninguém assume esse deslize. Iremos entender todos os problemas da sociedade quando olharmos bem dentro do espelho.
      "INVADIRAM A CASA GRANDE, MAS SÓ ENCONTRARAM ESPELHOS. HIPNÓTICOS ESPELHOS"

    • @pedraopaodebatata2
      @pedraopaodebatata2 ปีที่แล้ว +5

      ​​@@fatosdaconspiracao"comportamento ganancioso e sem escrúpulos das empresas" não é um desvio moral particular de algumas empresas nem exceção, é a regra. Quem não maximiza seus lucros/expansão do negócio (mesmo que em detrimento do trabalhador, do consumidor e do ambiente) perde espaço para quem o faz. É assim que o livre mercado funciona, não é?
      Edit: essa parte sobre sair da zona de conforto com cervejinha de milho etc. etc. eu não tenho certeza do que quer dizer. Está sugerindo que os problemas observados no capitalismo ocorrem porque o trabalhador consome o pouco que consegue?

    • @fatosdaconspiracao
      @fatosdaconspiracao ปีที่แล้ว +1

      É a "regra" não só para empresas. Infelizmente a falta de ética está em todas as camadas da sociedade. Política, religião, até na gangue dos flanelinhas, e etc.
      Se o homem é o lobo do homem, então você deve ser um T-Rex para não ser devorado? O problema não é o livre mercado, a política ou a religião. O problema é o lado obscuro da natureza humana que tem sede de poder, dinheiro ou quer levar vantagem em tudo, até mesmo na "roubadinha" no trânsito. A escolha errada é sempre a mais fácil, assim como destruir é mais fácil que construir. As atitudes corretas são sempre as mais difíceis. Ou você é desses que para o carro para resgatar um gato moribundo na rua? Se for, parabéns @@pedraopaodebatata2

    • @LatinoAmericano
      @LatinoAmericano ปีที่แล้ว +2

      ​@@fatosdaconspiracaoo que vc chama de capitalismo é na vdd comércio, a lógica capitalista é usar o resultado dessas relações de trabalho/produção/consumo pra enriquecer só o dono.
      Discutir o que vai ser consumido/produzido é outra questão, que só vai entrar em pauta depois de mudar a lógica de exploração por socialização dos meios de produção.
      Uma pessoa só vai poder trocar o salgadinho cancerígeno por queijo de vacas que escutam Mozart quando ela também receber o lucro que gera.
      A pessoa come o que pode pagar, o que vc citou na verdade é a consequência da exploração, não a causa.

    • @fatosdaconspiracao
      @fatosdaconspiracao ปีที่แล้ว +1

      Para você entender o que estou dizendo, assista a série documental ROTTEN. Vivemos uma falsa fartura de alimentos. Essa fartura é devido aos transgênicos, agrotóxicos e fertilizantes químicos. Isso é bom, mas também ruim. O lado bom é a alta produtividade. O lado ruim é que nos empurram veneno em forma de alimento. Entendendo a verdade por trás dos subsídios do governo para commodities como soja e milho, você terá a dimensão do problema. Vai entender porque a cerveja é de milho, o "hamburguer" é de soja e o salgadinho é sabor "tipo batata". A forma de combater isso é simplesmente parando de consumir ultraprocessados e etc. No entanto, difícil vai ser os mais pobres consumir algo saudável de baixo custo. Logo, paradoxalmente, somos vítimas da alto produtividade agrícola. Resolva a equação e ganhe um Nobel@@LatinoAmericano

  • @guimeph
    @guimeph ปีที่แล้ว +81

    Como DEV confirmo que a galera dessa área é complicada, se acham os seres superiores mas a real é que todos não passamos de pedreiros digitais, levantando paredes e pintando muros pros burgueses.

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +10

      nem isso, os poucos devs que eu conheci são como bobos da corte que fazem piada de si mesmo e baixam a cabeça pra quem pagar mais. Sei que não é culpa exclusivamente deles, mas me parte o coração ver gente tão inteligente no contexto tecnológico, mas quando a pauta é algum problema social os caras são as pessoas mais burras que existem, com todo respeito.

    • @gustavohab
      @gustavohab ปีที่แล้ว +5

      Os devs desfrutam de momentos em que tem pouco exército de reserva industrial pra nossa área, mas da uns anos que os burgueses vão tornar programação tão amplo quanto apertar parafuso

    • @luizhenrique4712
      @luizhenrique4712 ปีที่แล้ว +4

      Dev é o novo engenheiro civil, o mercado ta aquecido agora e ja ta precarizado. Imagina daqui a uns 10 anos quando o exército industrial de reserva tiver garantido.

    • @yaleksander42
      @yaleksander42 ปีที่แล้ว +7

      Pintando muro pros burgueses com css, pior ainda

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +3

      @@luizhenrique4712 arrisco dizer que em 2050 o programador vai ser tipo um mecânico, tão precarizado quanto necessário e vc encontra um em cada esquina

  • @joeltenoriomalta5561
    @joeltenoriomalta5561 ปีที่แล้ว +32

    Comecei minha vida como jovem aprendiz. Enquanto fazia estagio de aux. administrativo estudava programação em jogos pelo pronatec na Estacio. Em 1 ano nessa condição fui efetivado no trabalho e estou aqui a 8 anos. Não me sentia precarizado, mas de fato eu fui. Pois eu precisava do trabalho e tive que escolher, ganhar 1 salário minimo ou continuar como aprendiz ganhando 300 conto. Não tive muita escolha. A mais ou menos 3 anos atras passei na Ufal para ciências sociais, também não tive muita escolha pois o emprego comia boa parte do meu tempo e eu me senti desmotivado em continuar por uma questão de praticidade. Parando pra pensar parece que eu não tive muito poder de decisão na minha própria vida. Parece que o caminho foi traçado e não por mim. Sou sócio majoritário da minha vida mas não tenho poder de veto, tipo isso.

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +3

      nem sócio majoritário, como diriam os faria limers: nós somos investidores sardinha recebendo uns pingados suficientes pra comprar a marmita do dia, apenas. Quem tem o resto das ações? O cartão de crédito, os anúncios de cursos online, o breve momento de lazer no fim de semana, esses são os donos do indivíduo no capitalismo, eles que decidem o que você vai fazer mês que vem.

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +1

      @@ZombieTrump KKKKKKKKKKKKKK vc tem escolha no capitalismo, que piada incrível. Como disse Charles Baudelaire (ou Augusto Cury, não lembro) a maior proeza do Diabo foi convencer as pessoas de que ele não existe.
      A escolha que nós, como indivíduos, temos no capitalismo é escolher entre falar "sim" ou "sim, senhor". Mas pra ser sincero, eu tô curioso pra saber o que vc considera como escolha no capitalismo, é escolher entre passar cinco anos tentando vestibular ou escolher dever o FIES pra uma faculdade particular?

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +1

      @@ZombieTrump eu juro que tava desistindo de ler essa baboseira mas vc falou uma palavra interessante: consumo. Capitalismo e comunismo não são modos de consumo, mas sim de produção. Outro ponto: comunismo não é sobre voto de pobreza.
      Primeira coisa se quiser discutir com um comunista: volte depois de entender esses dois pontos, pesquise sobre e leia mais.

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว

      @@ZombieTrump mucho texto mano, não li. Mentira, passei o olho e vi que a carapuça serviu (vcs não estudam e querem debater, aí fica difícil, só quer usar experiência individual e conhecimento empírico. Melhore, depois volte).
      Tbm vi a palavra malvadão no final, e não, a questão não é moral. A gente não gosta ou desgosta do capitalismo, a gente só analisou os fatos e os tomou como a verdade que são: desde o avanço da indústria nos últimos séculos, o planeta tem morrido. Desde o começo de acumulação de capital, cada vez mais pessoas tem tido menos. Se vc quiser continuar falando pra si mesmo que o capitalismo é bom lindo e belo, blz, mas isso não muda o fato de que tem a escassez nesse sistema é virtual (vê o vídeo do Ian sobre imóveis pra entender melhor oq eu quis dizer)

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว +1

      @@ZombieTrump felicidades pra vc meu amigo, que bom que o senhor na sua vida individual está em uma posição boa, a gente só quer que todo mundo tenha a mesma vida confortável sem precisar vender o tempo de vida em troca.

  • @TheCordeirofilho
    @TheCordeirofilho ปีที่แล้ว +20

    Parabéns pelo conteúdo e trabalho de divulgação. Sou programador, sempre fui de esquerda mas sempre tinha um viés anarquista, os últimos anos me tiram a esperança de que qualquer melhoria poderia partir de uma consciencização ou transformação individual, e acho que é justamente essa a explicação de por que o pessoal de TI é muito voltado a direita, é uma área onde uma mantra é do individuo que quebra as "regras" como não precisa de faculdade, trabalhar como PJ, ganhar em dólar, fugir de impostos, investir em cripto e etc. Tudo isso sem a conscientização da dependência das bigtechs, um ponto em que acredito que o discurso de direita ganha muito é em apontar para os problemas certos, mas sempre apresentando uma solução mais fácil, e errada, que a esquerda, por isso mais uma vez parabenizo seu trabalho e de todo o coletivo.

    • @CANALDOWILLOFICIAL
      @CANALDOWILLOFICIAL ปีที่แล้ว

      Que eu saiba vocês Devs recebem um baita salário. inclusive você deve receber também de alguma empresa grande nacional ou internacional. e ainda tá em canal comunista reclamando? quanta hipocrisia heim cara ??????

    • @TheCordeirofilho
      @TheCordeirofilho ปีที่แล้ว +1

      @@CANALDOWILLOFICIAL Opa tudo bem? Eu não estou reclamando, estou comentando sobre um ponto levantado no vídeo. Realmente recebemos salários melhores que a média, as empresas nos EUA pagam realmente muito bem, mas se acompanhar as noticias o que está acontecendo lá é demissão em massa. Mas acho que o principal ponto que você não entendeu é que não estou falando de um ponto de vista individual, eu acredito que não adianta eu ter uma SUV incrível se ela tem que ser blindada.

  • @AlexandraHMelo
    @AlexandraHMelo 3 หลายเดือนก่อน +3

    Sobre o pessoal de exatas, é isso mesmo que você falou. Quando eu cursei engenharia mecânica percebi que a gente discutia pouco (até diria quase nada) de política, porque a gente tem no máximo meia dúzia de matérias de humanas o curso inteiro e no resto é tudo cálculo, laboratório, etc. O problema é que esses cursos são basicamente tecnicismo puro e, de forma geral, não há discussão sobre as implicações sociais do nosso trabalho. Sem contar que não lemos nada também. Ficamos mal acostumados a não ler em cursos de exatas, igual você disse. Então o pemsamento crítico simplesmente vai pro saco.

  • @wesleyhallan8772
    @wesleyhallan8772 ปีที่แล้ว +21

    Normalmente eu evitava ficar entrando em assuntos, tipo, quando falavam bobeiras e frases marcadas como "comunismo não deu certo em lugar nenhum", ou "comunista passa fome", eu simplesmente preferia ficar quieto porque não achava que valia a pena a discussão. Eu não sou especialista no tema, não sou estudioso, nunca ao menos li nenhum livro de autores, mas assisti conteúdos e com auto-reflexão, percebi que faz muito mais sentido para mim que sou trabalhador seguir o comunismo do que babar ovo de burguês. Recentemente fui questionado do porque eu me considero de esquerda radical em um grupo de discord que eu costumava entrar e, apesar de eu sempre citar de onde eu tirava informações e sempre deixando bem claro que eu não era expert do assunto, aquele grupo de pessoas que tem tendências neo-liberais para não acusar ninguém de fazer parte de movimentos que seriam proibidos ficaram usando de falácias, informaçoes tiradas do cu, tiradinhas do tipo "hehe vai pra cuba", ou dando exemplos do que acontece na prática no capítalismo, porém, como se fosse algo inerente ao comunismo. Um dos maiores exemplos que usavam é a falta de liberdade do comunismo, no qual falavam: "ai, mas no comunismo vc não pode nem escolher no que vai trabalhar", o que acontece realmente na prática no capítalismo, como exemplo. Enfim, não alongando mais, após eu questionar que me mandassem as fontes de onde tiraram informações, acabou que o assunto "morreu" naquele momento, mas fiquei me questionando do porque eu ainda mantinha contato com pessoas cujo ideais são todos completamente opostos a mim, e percebi que, na realidade, era melhor eu simplesmente me afastar de pessoas desse tipo. Sinceramente, não acredito que compense tentar mudar a forma de ver o mundo de pessoas que claramente não querem mudar (ainda vou assistir ao vídeo, só senti vontade de comentar por causa do tema).

    • @redkaminaglass2355
      @redkaminaglass2355 ปีที่แล้ว +2

      Eu sempre puxo o papo pra um problema q acarreta a vida profissional dessa pessoa q ta falando cmg. Se ela ao menos se identificar com os benefícios da luta trabalhista percebo q já fisguei ( ñ pro comunismo mas pra sua desconstrução enquanto pessoa de direita ou despolitizada).
      Eu digo q concordo q a area dela deveria ser mais valorizada e q precisamos pressionar governos e empresas pra melhorar nossa vida, tbm falo q isso ñ é custoso pra sociedade e q na vdd isso trás benefícios macroeconômicos.
      Agora se to falando com pessoas mais instruídas e q claramente defendem propostas econômicas neoliberais eu desisto de convencer KKKKK😂😂😂 (ou eu pego ar e a amizade vai pro KRLH ou desisto e ignoro a pessoa até ela mudar de assunto).

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 ปีที่แล้ว +2

      ​@@redkaminaglass2355tem pessoas que não adianta, eu pego aplicativo de automóvel todo fim de semana pra não pega meu carro embriagado, por incrível que pareça só achei uma moça que era petista o resto tudo Bolsonaristas kk

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 ปีที่แล้ว +4

      Abandona eu sei porque eu fui de direita por longos anos a maneira de pensar da direita e mais atrativa do que a esquerda, a direita e senso comum, discurso de ódio , esquerda a pessoa precisa estudar pra descontruir o argumento ter senso crítico, eu também não tenho tempo pra fica lendo livros , eu so digo uma coisa pra esse pessoal, eu vou votar numa ideologia que vai contra meus interesses de classe, pronto tem que ser simples e direto , boa noite 🙏

    • @ma_li_al
      @ma_li_al ปีที่แล้ว

      Sim, eles adoram continuar mexendo na merda (capitalismo) não estão interessados em conhecer sobre outra coisa se não o que já sabem, são robôs que só ficam repetindo frases prontas

    • @redkaminaglass2355
      @redkaminaglass2355 ปีที่แล้ว +3

      @@andreluisguimaraesdias457 Pior q é foda ver mt Uber sem consciencia de classe. Eles ñ percebem o quão são explorados

  • @LichKingg23
    @LichKingg23 ปีที่แล้ว +5

    Esse lance da leitura é muito real. Eu era considerado o intelectual leitor Sabo muito pq eu lia 1 livro a cada 6 meses no curso de física.
    As atividades extra classe de matemática e física são diferentes, nós temos muitas mas elas são na forma de listas de exercícios. Chega ao ponto de existirem livros de 200 páginas só de exercícios de cálculo.
    E é muito real isso que tu disse, quando eu fazia as cadeiras de pedagogia e tinha um PDF de 10 páginas para ler eu ficava louco pq era chato, doía os olhos e eu ainda tinha a lista 4 de cálculo, o PDF de geometria plana e o programa de cálculo numérico para concertar.
    Não coincidentemente, a única cadeira a qual eu me dediquei 100% das leituras foi de sociologia da educação com um professor marxista. Acabei lendo ideologia da Marilena Chauí por completo.

  • @arthurribeiro4958
    @arthurribeiro4958 ปีที่แล้ว +21

    Os layoffs deste ano mostraram o quanto programadores ainda são meros trabalhadores, apesar de acreditarem ser o grande futuro.
    Precisamos mostrar pra essa galera que todes estamos no mesmo barco! (Sou programador :)

  • @andreagiovanabolivar
    @andreagiovanabolivar ปีที่แล้ว +17

    No RS tem mt latifúndio, acho q essa era a referencia... eu moro em pelotas e aqui nessa cidade 15% dos domicílio urbanos estão ABANDONADOS, ou desocupados. Ao lado da minha casa tem uma residência abandonada, estava servindo de abrigo pra moradores de rua, e até então não tinha tido nenhum problema. Entretanto, quando a proprietária veio e lacrou o imóvel, no dia seguinte eu tive a minha residência atacada e vsndalizada, tive a minha vida e a vida de toda a minha família( 3 filhos, marido e meus pais idosos que recentemente mudaram pra minha casa devido as cheias nos rios das regiões e o medo de enchentes) ameaçada, chamei a polícia e não fui socorrida, por um cara q deduziu q fomos nos aqui de casa q fechamos a casa, e detalhe, este não era um morador de rua, era alguém tentando ganhar a casa no usucapiao( que ele não fez)... Aqui no RS vivemos uma crise histórica, milhares de pessoas em situação de calçada e pouco ou nenhum amparo. Apenas iniciativas já anteriormente estabelecidas, não recebem investento públicos e as que recebem, aberta e publicamente solicitando doações da comunidade para meramente continuarem existindo, e mesmo assim seriam insuficientes para atender a demanda.

  • @fernandocastillo3427
    @fernandocastillo3427 ปีที่แล้ว +46

    Eu sou de exatas, Engenharia Mecânica: A cultura da faculdade pública é formada para resolver os problemas individualmente. O problema sempre é vc. Pessoal de exatas tem a mínima noção da história/filosofia pq geralmente estão cheios de trabalhos de contas.
    Além disso, os prof sempre empurram a cultura individualista neoliberal.
    Também, acham que um dia vão ser burgueses com somente seu esforço, o qual é falso em +95% dos casos no mundo capitalista.

    • @pgabrielrr
      @pgabrielrr ปีที่แล้ว

      estudo Redes de Computadores, tenho um professor que trabalha num provedor grande aqui da região e tem uma loja relativamente grande em outra cidade. Sempre que surge a oportunidade, ele fala sobre como é importante que nós (os alunos) nos tornemos empreendedores para não depender do Estado e para que a gente seja responsável pela economia. Sempre que ele fala isso meu coração afunda, o cara é inteligente pra crl, eu digo que ele é a pessoa que mais entende de telecomunicação aqui na região, mas ele é um reflexo da "classe" dos profissionais de TI. Nós fomos praticamente expulsos do debate político. A gente não tem que saber história, sociologia, um colega meu que é fera em programação tem o discurso "pra quê eu vou votar se é o meu trabalho que me dá dinheiro, e não o político?".

    • @gabrielbrito3397
      @gabrielbrito3397 ปีที่แล้ว

      @@pgabrielrr Certo ele. A máquina estatal já está completamente aparelhada. Não há anarcocapitalismo nem comunismo que derrube o que já está feito, o Estado se defende e se incha cada vez mais. Voto não vai mudar absolutamente nada. Se você ficar atrás de coletivismo, canaiszinhos de youtube de xororô sobre como o capitalismo é malvado e companhia, só vai se envolver cada vez mais em uma bolha que não vai para lugar algum. Sei que ser soldadinho do bem engrandece bastante o ego, faz parecer que você tem uma grande mensagem a levar para as pobres almas trabalhadoras exploradas, mas, você e os "comunistas radicais" não vão mudar nada de nada. A estrutura estatal que aí está não será sequer arranhada.

  • @MarcosAndre-de2fu
    @MarcosAndre-de2fu ปีที่แล้ว +2

    9:09 Cara, isso é muito verdade, aqui onde faço Civil as disciplinas que mais exigem leitura são as que são relacionadas com água (Saneamento, hidrologia, Instalações hidrossanitárias...) e são essas disciplinas que o povo geralmente não gosta (eu incluso).

  • @igorespindola8516
    @igorespindola8516 ปีที่แล้ว +4

    Eu to completamente hipnotizado com o jeito q o Ian falou nesse trecho imitando a direita kkkkkkkkk
    muito bom o gesto com as mãos 👋😬👋
    6:20 - 6:27

  • @vicentecarneirodecastro
    @vicentecarneirodecastro ปีที่แล้ว +2

    Concordo e agradeço pela belíssima informação ao publico. O parabenizo por sua clareza na explicação do seu ponto de vista. Sou muito seu fã Ian 🌹🙏🌹

  • @nakiooz
    @nakiooz 2 หลายเดือนก่อน +1

    Sou de classe alta, não venho aqui me gabar porém eu me "virei" contra os meus pais e família, a riqueza, a burguesia FEDE pra caralho e eu digo como alguém que "vive" entre eles.
    Ian você foi uma das minhas inspirações pra estudar esse tema!

  • @c.molotovinho
    @c.molotovinho ปีที่แล้ว +52

    É louco como que pesquisa com bolsa não é vista como emprego.

    • @dilopess
      @dilopess ปีที่แล้ว

      Mas legalmente não é mesmo, a não ser que você interprete de forma ampla o que se chama de salário. Mas é isso que diferencia, por exemplo, o empregado de um estagiário. Basta ver os arts. 3° e 457, CLT, se não me engano.

    • @Mahtezu
      @Mahtezu ปีที่แล้ว +17

      @@dilopesso que ele ta querendo dizer é que pesquisadores são apontados como pessoas que não trabalham, não agregam nada para a sociedade, que são vagabundos e etc

  • @elfadashistorias
    @elfadashistorias ปีที่แล้ว +3

    Escritores no BR, falo por experiência própria, só tendo outro trabalho... Estando no meio, eu não conheço ninguém que viva só da escrita. Sou prof de inglês e francês autônoma também, e confirmo tudo o que tu disse também, Ian, sobre incerteza e insegurança pro dia de amanhã.

  • @decodesc7744
    @decodesc7744 ปีที่แล้ว +4

    Sobre exatas flertar com a direita: eu como estudante de matemática (licenciatura) percebo que oq o camarada falou sobre nao terem debate sobre problemas sociais algo bem verídico e percebo isso tbm. Na questão da licenciatura, pelo menos onde eu estudo, o pessoal nao lê por não terem o hábito mesmo, mas nao diria q é por serem de exatas, uma vez que existe leitura en matemática. Tenho professores que pedem pra lermos textos grandes (claro, envolvendo a matemática, nao questões sociais, exceto nas aulas de educação)

  • @leti_br6118
    @leti_br6118 ปีที่แล้ว +5

    Boa tarde, cheguei com café na mão e ouvidos atentos hehe

  • @joaocena2281
    @joaocena2281 ปีที่แล้ว +15

    Acho que para conversar com estudantes de ensino médio dá para falar sobre como na União Soviética todo mundo tinha acesso garantido ao ensino superior, no curso que queria. Tem muito aluno mesmo de classe média, que fica vários anos no cursinho tentando passar na universidade pública porque tem falta de vagas e é muito concorrido.

    • @CANALDOWILLOFICIAL
      @CANALDOWILLOFICIAL ปีที่แล้ว

      Que belo exemplo vc deu. A união sovietica deu tão certo que hoje nem sequer existe mais. deverias dar outro exemplo amigão !!

    • @joaocena2281
      @joaocena2281 ปีที่แล้ว +4

      @@CANALDOWILLOFICIAL Sim deu errado. Ela só existiu por umas 7 décadas, garantindo ensino até o nível superior gratuito a todos, pleno emprego, moradia gratuita a todos, transporte público de baixo custo a todos, saúde gratuita de qualidade a todos e fim da inflação (por meio de preços tabelados). E a economia era muito ruim lá, eles só foram de país semifeudal em 1917 para um país industrializado com a segunda maior economia do mundo, com um dos melhores programas espaciais, com criação de bombas de fusão nuclear em menos de 30 anos. Realmente deu muito errado, já que tudo que acabou só poderia ter sido horrível enquanto durou. Não é como se a expectativa de vida tivesse caído 10 anos e o PIB em 40% na Rússia logo depois do fim da União Soviética, não é como se eles tivessem feito um referendo em 1991 onde se perguntou se as pessoas queriam a União Soviética se mantivesse unida, garantindo os direitos de todos seus cidadãos e o resultado tivesse dado mais de 77% a favor de manter a União Soviética unida. Outra coisa que também não aconteceu, foi o Gorbachev e o Yeltsin dissolverem a União Soviética para poder vender as estatais soviéticas para amigos pessoais a preço de banana e ficarem ricos, com o apoio dos Estados Unidos.

  • @Shangouvea
    @Shangouvea ปีที่แล้ว +6

    A parada dos cursos é bem óbvia.
    Na escola, quem tem empatia, ou ao menos uma família mais presente, amável e incentivadora, costuma gostar das ciências humanas, já que elas estudam justamente, formas de melhorar o mundo prós seres humanos. Pra quem não tem empatia ou esse histórico, não tem como criar identificação por essas áreas. Aí elas vão pra áreas que focam no dinheiro, ou que eles tem facilidade. Um curso de história e geografia está cheio de gente que ama suas ciências, mas o curso de matemática tem um monte de gente que nem enxerga importância na matemática, mas escolheu por ter facilidade com lógica matemática.

    • @croakzy
      @croakzy ปีที่แล้ว

      Entendo seu ponto amigo e penso que existem casos e casos. Correlacionar vocação com empatia me parece uma tarefa bastante complexa.
      Eu diria para ter cuidado ao estabelecer conclusões com base em casos particulares. Te contrapondo, tenho muitos amigos e colegas das áreas que você citou que são extremamente empáticos e amam sua área de estudo/profissão.
      Se você tiver fundamentado seu pensamento com base em algum estudo, compartilha aqui com a gente!
      Só afirmo tudo isso porque acredito que não precisamos de mais rixas entre cursos. Precisamos nos unir para enfrentar os problemas do capitalismo, camarada.

    • @Shangouvea
      @Shangouvea ปีที่แล้ว

      Mas não é questão de criar rixas meu amigo.
      A verdade é a verdade. Tem coisa que é obvia, e nem sei se geraria estudo. Por ser obvio e pelo estudo não ter o que trazer.
      Você erra em trazer generalização para a minha fala. Isso é um erro comum.... Se eu falo "Religião não presta" vem algum crentelho pertubar. Se eu falar "A Policia não presta" vem alguém pra dizer que "Nem td mundo"... É obvio que não é td mundo. To falando de oganizações num geral.
      Eu sou professor de geografia, e trabalho com uma de matemática que é empática, dedicada, politizada...
      Mas é obvio que ela é a excessão, e não a regra.
      Os cursos e escolhas tem diferenças claras, e não é enxergar isso que é o problema.
      Medicina é importante. Salva vidas. A advocacia é importante. Traz justiça. Mas porque esses cursos atraem gente? Vai me dizer que o número de médicos e advogados que estudaram por querer salvar vidas ou fazer justiça é mais que 10%?.... Não dá.... Querem por status que historicamente essas duas profissões tem no Brasil. Tem fatores historicos aí.... E tb pela remuneração. Vc que fala contra o capitalismo, ne diz aí... Qts burgueses vc conhece com empatia com o trabalhador? Acho que só o Engels mesmo. O número de pessoas que fazem geografia ou história, e querem mudar o mundo, é muuuuito maior, afinal... Professor é respeitado? Tem regalias? Ganha bem? Então é por um ideal....
      E licenciaturas entre geografia e matematica tem outro deiferencial. As ciencias humanas por si só, querem mudar o mundo pra melhor, através de justiça social, respeito, etc. A matematica não tem esse foco. Simples assim. Pode ter uns 10% de professores de matemática mt empáticos? Claro.... Mas é por isso que são minoria. O material de estudo não é pra corrigir as falhas do sistema. A matematica assim como qq área, tem um bem a trazer, mas é outro...
      E tem oooutra diferença entre essas áreas.
      Vamos pensar em duas pessoas que entram em geografia e matemática, não pq tem paixão, mas pq se acham boas nessas áreas (Afinal, experimentaram na escola) A pessoa que é boa em geografia, o será por ser uma pessoa empática. Seja com o ser humano (geografia humana), seja com a natureza (geografia fisica). Mas a pessoa que tem facilidade em matemática provavelmente é apenas uma pessoa com inteligencia matemática. Só isso. E pra essa parte (as diversas formas de inteligencia) vc acha mt estudo científico sim.
      @@croakzy

  • @claudiaml54
    @claudiaml54 ปีที่แล้ว

    Que video necessario, ensinando de forma prática ótima dica para iniciar qualquer conversa: criar uma identificação para aproximação (assunto concordância), ser chamado para tal, ouvir primeiro e depois iniciar por pontos em comum a ambos. Realmente assim há uma possibilidade de ser ouvido e trazer reflexão.

  • @eliesermilharialves2698
    @eliesermilharialves2698 ปีที่แล้ว +1

    Sou do sul e estou convencido desde a vida toda, tenho sessenta anos, sempre fui autônomo e entendi bem cedo as dores desta "decisão"... De sofrer por conta própria ou sofrer picando ponto!!!

  • @Tlettlale
    @Tlettlale ปีที่แล้ว

    Se você soubesse o tanto que é importante Ian ❤
    Principalmente na minha vida ❤
    Obrigado por existir.

  • @mateusgirotto6346
    @mateusgirotto6346 ปีที่แล้ว +1

    07:36 pede pra ele andar pelas ruas de Porto Alegre, Curitiba, Blumenau, Joinvile, Florianopolis, São José dos Pinhais, Palhoça, Caxias do Sul, Bagé, Livramento, Chapecó, Itajaí, Canoas, Alvorada, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo, Encantado, Mato Leitão, Roca Salles, Londrina, Cruz Alta, Pato Branco e Criciuma e ele verá todos os tipos de defict habitacional característicos do Brasil, desde habitação de baixa qualidade, pessoas em condições de rua, familias de área rural sem acesso a nenhum tipo de serviço básico e familias que moram em zonas de risco de alagamento. Eu sou gaucho e a tragédia que aconteceu com mais de 50 mortos é problema de defict habitacional de pessoas que moram em áreas de risco próximos a rios com histórico de alagamento.

  • @marcosantoniodecastro3139
    @marcosantoniodecastro3139 ปีที่แล้ว

    Eu admiro esse cara,aprendo muito com ele!

  • @lucasmarinho891
    @lucasmarinho891 ปีที่แล้ว +20

    A maioria das pessoas próximas a mim nem sabem oque é

  • @ambraa9221
    @ambraa9221 ปีที่แล้ว +1

    Longevidade e sucesso ao seu canal, Ian!

  • @cesargames1000
    @cesargames1000 ปีที่แล้ว +1

    Estou próximo de concluir minha graduação em engenharia na UnB neste semestre. O curso é tão exigente que dificulta a reflexão sobre o mundo ao nosso redor. Apesar de ter cursado algumas disciplinas de humanas, foi o conteúdo de vocês e bom senso que me politizaram. Apenas uma disciplina na engenharia abordou uma visão crítica, holística e humanista. Surpreendentemente, o professor mais brilhante que tive lecionou física 1 e cálculo 1 e nunca mencionou política em suas aulas, embora tenha descoberto mais tarde que ele é um comunista radical. Até agora, não tive professores que abordassem política em sala de aula ou coisas do gênero.

  • @affTorugo
    @affTorugo ปีที่แล้ว +15

    Como DEV eu consigo apontar algumas coisas que meus colegas e uns que vejo em grupos ou linkedin:
    -Primeiro começa que a maior inspiração pra eles é ter 2 bilionários muito famosos e que ficaram bilionários vendendo tecnologia,
    - A possibilidade de trabalhar pro exterior
    - Trabalhar de casa
    - Achar que ganhar R$ 15k ~ R$ 20k é ser rico
    - Achar que quem rouba é o governo com imposto, não a empresa te pagando 20%
    Enfim, vc junta tudo isso e vc tem o DEV medio que vai te falar que Brasil é um lixo, politico não presta, imposto é roubo e quer trabalhar pra gringo recebendo metade do que pagam para nativos e acharem que quem explora eles é o estado.
    Inclusive gostaria muito de um vídeo sobre dev ser tão liberalóide no estilo de vídeo que o Sáude na rotina fez
    EDIT: Queria adicionar que fazem PJ com a ideia de poderem fazer suas proprias horas, mas além de ter que seguir horário para participar de reuniões, também é obrigado a assinar contrato de exclusividade...ou seja, um CLT sem direitos

    • @jadedias6957
      @jadedias6957 ปีที่แล้ว +1

      Nossa! Achava q os Dev eram clt

    • @affTorugo
      @affTorugo ปีที่แล้ว

      @@jadedias6957 Muitos ainda são, mas há uma tendência em contratos PJ, algumas empresas ja não contratam CLT

    • @CANALDOWILLOFICIAL
      @CANALDOWILLOFICIAL ปีที่แล้ว

      Que eu saiba vocês Devs recebem um baita salário. inclusive você deve receber também de alguma empresa grande nacional ou internacional. e ainda tá em canal comunista reclamando? quanta hipocrisia heim cara ??????

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 ปีที่แล้ว +4

      ta farmando view @@CANALDOWILLOFICIAL ? pra que copiar e colar e mesmo comentario em todo post ?

  • @cosmonist
    @cosmonist ปีที่แล้ว +2

    Físico e pesquisador aqui: o problema das exatas é a ideologia do "cale a boca e calcule" (shut and calculate), um movimento do pós-guerra no ocidente que retirou discussões dos livros textos e entupiu de problemas para se resolver. Muitas vezes a gente recorria à livros soviéticos (Landau e Lifshitz) para termos um embasamento com melhores explicações além de apenas contas.
    A gente tem tanta lista de exercício para fazer pra se preparar pras provas que não sobra tempo pra sentar e ler textos. Eu fiz 7 disciplinas da licenciatura durante a graduação e era um horror achar tempo pra ler os textos em meio a tanta lista de exercício que tinhamos.

  • @cintiagodois3006
    @cintiagodois3006 10 หลายเดือนก่อน +3

    Iaaaan me tornando comunista por sua causaaaaa..... Amo seus vídeos 😂😊

  • @luizavieirametzcker812
    @luizavieirametzcker812 ปีที่แล้ว +1

    6:02 nesse momento alguem pergunta como escritor vive no brasil, e eu estava estudando isso na faculdade por essas semanas. Eu curso bacharelado em Estudos Literários em uma universidade federal e, de forma resumida, eu estudo estudos em volta da literatura, como por exemplo teoria, critica e historiografia literária. Estava lendo Literatura e Sociedade do Antonio Candido, provavelmente o teorico mais importante da teoria literaria no Brasil, e ele explica que no BR nao houve profissionalização dos escritores. Pensa só, de todos os escritores clássicos brasileiros, qual deles não era funcionário público ou herdeiro? Qual deles vivia exclusivamente de literatura, como conseguiu outros escritores internacionais (Ex: Viriginia Woolf, Charles Dickiens, Balzac, Baudelaire)? Nem mesmo o Machado de Assis conseguiu o feito de viver só para a literatura, apesar de ter ganhado certa renda na venda de seus livros ainda em vida. Então escritores brasileiros sempre dependeram de outras fontes de renda para continuarem escrevendo literatura, desde os primórdios do romantismo br até hoje.

  • @simonewilly-od6ue
    @simonewilly-od6ue ปีที่แล้ว +24

    Meu professor preferido 😍

  • @graceerc
    @graceerc ปีที่แล้ว +1

    Fiz licenciatura em Matemática e havia muuuuita leitura, muita mesmo(!), mas era voltada às exatas, então quase não existia conecção com as humanas. As exceções ficavam com uma ínfima parcela de Psicologias, Didaticas, Sociologia, por exemplo, mas inexistia elo com consciência de classe, política e afins, tanto que até essa fase eu era mergulhada nos conceitos do meu meio reaça. Posteriormente, no curso Sistemas de Informação, variaram as disciplinas de humanas, mas pouco mudou. Saímos quase tão alienados, politicamente falando, quanto entramos.

  • @cecilia2659
    @cecilia2659 ปีที่แล้ว

    MUITO necessario!

  • @croakzy
    @croakzy ปีที่แล้ว +1

    Sou da área de exatas e, realmente, é extremamente incomum encontrar pessoas que têm o hábito de leitura, principalmente quando se trata de leitura teórica/didática. Eu particularmente tive que me esforçar bastante para exercitar esse hábito e fugir um pouco desse estereótipo.

  • @amandanatalia7068
    @amandanatalia7068 ปีที่แล้ว +5

    Sou psicóloga hospitalar em um hospital público terceirizado, trabalho igual um burrinho de carga

  • @kai-lins
    @kai-lins ปีที่แล้ว

    A coisa do viés dos cursos de exatas acredito que vai muito de universidade mesmo. Fiz Licenciatura em Física num Instituto Federal.
    Lá, cada curso tem sua grade administrada principalmente pelos próprios professores da área específica. Inclusive para ministrar as disciplinas de ensino (tive aula com os próprios Físicos, sobre ensino E ensino de Física).
    Quando não é ministrado pela própria área, existe a tentativa de integração com as disciplinas "exclusivamente" de exatas. Mesmo nessas, alguns professores tentam trazer uma visão material e histórica sobre o período de desenvolvimento daquele conhecimento específico. Acho que isso fez a maior diferença na minha formação. Lemos muitos textos ao longo da graduação, inclusive nas primeiras disciplinas de Mecânica Clássica, nosso querido professor começou com "As raízes socioeconômicas do Principia", do Boris Hessen.

  • @viniciusteh1716
    @viniciusteh1716 ปีที่แล้ว

    Rapaziada, pelo materialismo histórico dialético, tudo está ligado, a história é uma imensa teia q chega a até nós nesse exato momento, comece a conversar sobre o problema da pessoa, pq se ela é trabalhador, cm crtz ela tem problema e ódio, então de baixo pra cima, vc chega do problema da pessoa, até o capitalismo, mas aí vc tem q ter o molejo, pra fazer parecer com q ela q tenha chegado na conclusão. Nós temos a razão, é só saber explicar pros outros

  • @iuri4636
    @iuri4636 ปีที่แล้ว +5

    Sou formado em Rádio, TV e Internet e trabalho como editor de som como MEI e basicamente eu tenho que gastar o minimo do minimo todo mês pra eu poder ter grana quando fica sem entrar trabalho nos piores meses, que costumam ser dezembro, janeiro, fevereiro até março, não dá pra juntar nada, nao existe segurança e as empresas querem te tratar como funcionário.

  • @sosophia6792
    @sosophia6792 ปีที่แล้ว +4

    me formei em design, corri atras de saber como proceder sendo freela (coisa q a faculdade fala de forma beeem mixuruquinha), e é tanta coisa q vc como ser humano precisa lidar... vc para de ser uma pessoa pra ser uma empresa, alem de saber q ate da pra vc pegar trabalhos q pagam mt bem principalmente se for por fora, mas o medo existe e é mt grande pra pessoas novas na área. Praticamente desisti pq era coisa dms alem de exercer o trabalho de fato, e minha cabecinha neurodivergente não estava dando conta

  • @tiagosilva8371
    @tiagosilva8371 ปีที่แล้ว +2

    Ian, acharia bem legal ver sua visão sobre trabalho voluntário em organizações sem fins lucrativos geridas por jovens (Empresas Juniores, TETO, AIESEC, Rotaract e similares). Fica a sugestão de pauta.

  • @ArielMartins-fs6fm
    @ArielMartins-fs6fm ปีที่แล้ว +6

    Ian lindooo!!!

  • @JoaoFerreira-kn4jz
    @JoaoFerreira-kn4jz ปีที่แล้ว +3

    Estou na graduação em economia pela FEA-USP, e é exatamente isso, a maioria das pessoas dos cursos aqui da FEA são de direita, a mobilização é quase inexistente. Isso também se aplica a POLI, pelo o que eu conheço. Outros cursos como os do IME e da Física geralmente não são de direita não, pelo menos não tanto quando FEA e POLI

  • @lucianodelgado2651
    @lucianodelgado2651 ปีที่แล้ว +1

    Sou professor de matematica e comunista, organizado em sindicato e partido politico, ou seja, sou a ecxessão dentre os meus.
    Mas hj, via de regra, cursistas de licenciaturas estao lendo cada vez menos justamente por estarem destruindo os cursos transformando essas formações em cursos EADs.
    Cada dia mais vai ficar dificil a conscientização da categoria que faço parte justamente pela má formação, e esse é o objetivo.

  • @rafaelmoita506
    @rafaelmoita506 ปีที่แล้ว

    sobre exatas de direita.. acho que, como foi dito, falta de debate, trazemos a ideologia dos pais e mantemos são os pontos pontos mais relevantes mesmo. Sobre falta de leitura Ian, acho que sim mas em geral é falta de tempo para leitura especifica. Ler sobre problemas sociais, história e tal faz parte dos cursos de humanas (como vc mesmo disse). Já nos cursos de exatas esse tempo (de leitura) é todo consumido lendo sobre questões tecnicas da área da pessoa (a galera lê mas não lê o que faz diferença na vida real) ou fazendo exercicios pra se preparar paras as provas. Ter um tempo extra pra entender o mundo e abrir a porta para se radicalizar requer um nivel de engajamento que dificilmente se tem tempo de desenvolver pois estão na rodinha com mais horas de estágio do que o ideal e tendo que focar no programa do curso. Eu só fui me radicalizar alguns anos após sair da faculdade e de empregos "tradicionais"

  • @dazaikyiotaka
    @dazaikyiotaka ปีที่แล้ว

    Sobre a vida de pesquisador. No segundo ano do ensino médio tive que fazer um trabalho que era uma espécie de TCC/TCA sobre o seu projeto de vida e na época meu projeto de vida era ser pesquisador, cientista ou qualquer coisa ligada com pesquisa e tals, e fazendo a pesquisa eu vi como é um trabalho desvalorizado, em todos os sites q eu olhava mostravam salários baixíssimos mesmo entre os "sêniors" eu também encontrei alguns sites falando que a carga horária de um cientista era altíssima comparada com a média nacional, que também é bem alta comparada com o mundo
    (Acho importante salientar que minha pesquisa foi focada na área de física e química, então estou falando de químicos, físicos, cientistas, e todas as ramificações como físico nuclear e etc.)

  • @victorcardoso5137
    @victorcardoso5137 ปีที่แล้ว +15

    Sou MEI e trabalho como naildesigner, consigo tirar uma renda muito boa, a demanda é altíssima, mas a consciência de classe está cada dia mais concreta. Este sistema é insustentável.

  • @fena1931
    @fena1931 ปีที่แล้ว

    Força 💪 Ian ...abraço desde Uruguay ... !!

    • @CarlosEduardo-qt8np
      @CarlosEduardo-qt8np ปีที่แล้ว

      Parabéns pro Uruguai que criou o primeiro partido libertário inspirado no recentemente maior inimigo da internacional comunista..... Javier Millei

  • @meirielsonrosario9116
    @meirielsonrosario9116 ปีที่แล้ว +1

    Quanto a questão das exatas, posso afirmar que na formação dessas profissões, o discurso de meritocracia é muito forte. A ambição em conseguir cargo de liderança, investir em renda extra, tornar-se milhonario é muito incentivada. E mesmo com a realidade gritando o contrário, a pessoa se agarra desesperadamente a essa ilusão, pois ainda acredita não haver alternativa. Basicamente, o Jimo Rico é o Paulo Freire das exatas.

    • @pedrosilveira6554
      @pedrosilveira6554 ปีที่แล้ว +1

      exatamente! Mas acho q falar do o jimo rico é o patrono disso é forçar a barra, pq o cara la é mto boçal e nem pra mentir com dados ele tem competência

    • @meirielsonrosario9116
      @meirielsonrosario9116 ปีที่แล้ว

      @@pedrosilveira6554 era só um exemplo, mas tenho certeza que, se ele já existisse na minha época, alguns professores iriam recomendar

  • @freeluder
    @freeluder ปีที่แล้ว

    Comentando para ajudar no algoritmo.

  • @isabellaalkaim9
    @isabellaalkaim9 ปีที่แล้ว +2

    Com o Ian falando sobre as profissões ferradas eu me senti muuuuito feliz: Eu sou formada em Produção Audiovisual, trabalho de Telemarketing e de sonho/hobby sou escritora kkkkkkkkk

  • @anselmoborba7855
    @anselmoborba7855 ปีที่แล้ว

    Parabéns companheiro ❤❤❤

  • @joanacarolinegonccalvessil6260
    @joanacarolinegonccalvessil6260 ปีที่แล้ว +17

    Falar pra um trabalhador da escala 6x1... simples, simples, simples!

  • @hanzespietre
    @hanzespietre ปีที่แล้ว +2

    trabalhei 3 anos como terceirizado em uma instituição pública, eu não era radicalizado e dei tudo de mim para mostrar q era capaz afinal era meu primeiro emprego , no fim oq ganhei foi , obesidade , depressão , ansiedade ao ponto que ter medo de sair de casa por muito tempo e fui mandado embora que se fosse nada

  • @cout0dev
    @cout0dev ปีที่แล้ว +1

    Meu primeiro estágio em Dev, tive que ouvir que era júnior demais até pra ser júnior. É foda parceiro

  • @CuradoIago
    @CuradoIago ปีที่แล้ว +1

    É bem válido fazer um tutorial com slide ajuda visual vídeos de referência literatura extensa no assunto.
    Para ser sincero a soberania inteira poderia fazer um documentário de uma hora sobre o tema. Seria bastante produtivo

  • @joaofelipesaturnino1019
    @joaofelipesaturnino1019 ปีที่แล้ว +3

    sou mestrando e disseram que eu ia ter bolsa de 1500, porém qnd começou não recebi. Qnd fui buscar emprego na minha área e até fora da área de estudo não conseguia pq estava no mestrado, as empresas sabe que o mestrado pede exclusividade. Por fim, não consegui nem emprego e nem bolsa... Finalisando o mestrado em agroenergia e o que consegui foi tocadas em bares à noite pq tbm sou músico.

  • @NettoGouveia
    @NettoGouveia ปีที่แล้ว

    Estudei 2 anos de um curso de engenharia em universidade federal, de 2014 a 2016, depois troquei para economia na mesma universidade. Todos os estudantes e professores meio que fecharam na época da engenharia com Partido Novo e afins, e certamente a grande maioria é de direita. Primeiro que acho que famílias de classe média com aquela aspiração a ser rica têm um alto interesse por esses cursos, pois afinal constituem aquelas profissões que ganharam importância e se estruturaram com o avanço do capitalismo. Administrador, contador, economista e engenheiro são profissões de gestão do capital: profissionais que se tornaram necessários para essa nova etapa da economia mundial. Dentro desses cursos você vai se acostumar com ideias como "tal coisa é ineficiente pois é mal gerida", isso meio que se torna o CORE, o núcleo duro de qualquer uma dessa profissões: minimizar riscos, eliminar erros, maximizar lucros e tomar decisões racionais. Tudo isso dentro da racionalidade do capitalismo, com pouco (na economia) ou nenhum (nos demais) background sobre sociedade e política.

  • @VideoInsonia
    @VideoInsonia ปีที่แล้ว

    Durante a minha graduação (2017-2020), eu não conseguia estágio. Pasmem, ouvia pelo recrutador que eu não precisava de emprego, pois emprego serve pra pagar faculdade e eu era bolsista (Prouni). Eu ia fazer o quê com o dinheiro?
    Isso porque o estágio era obrigatório para que eu me formasse. Então, a faculdade providenciava um estágio, porém NÃO ERA remunerado. E eles argumentavam que eles já estavam fazendo demais em te quebrar esse galho do estágio (?)
    O melhor fator é que eu era bolsista e eles não se questionavam em nenhum momento se eu tinha alimento em casa ou dinheiro para sair e providenciar conteúdo para produzir matérias para o estágio, já que minha formação foi em Jornalismo.
    Quando entrei para realizar Iniciação Científica em 2019, foi a mesma coisa, eu imaginei que seria remunerada e eles também não ajudavam com nenhum centavo. E eu precisava me virar para encontrar livros, realizar entrevistas, imprimir e encadernar a pesquisa e tudo mais.

  • @pedrohenriqueguimaraes9035
    @pedrohenriqueguimaraes9035 ปีที่แล้ว +2

    Sou Doutorando em Virologia, fiquei 6 meses sem bolsa (num cenário de bolsonaro, foi até pouco), na virada desse ano todos nós pesquisadores ficamos completamente apavorados, pq com uma canetada nosso salário simplesmente parou de ser pago, sem qualquer justificativa. Houve um reajuste das bolsas, mas para cidades médias ou grandes o valor ainda é insuficiente, eu dou sorte que moro em uma republica estudantil, se tivesse que tankar um aluguel sozinho estária f4dido. O que mais acontece é pessoas promissoras na área desistindo, ou nem tentando a pesquisa devido ao baixo valor pago.

  • @MaxPalaro
    @MaxPalaro ปีที่แล้ว +7

    Ian você não acha que uma revolução precisa do apoio de pessoas da classe dominante? Estava conversando com minha esposa sobre isso. Negros só foram "libertos" pq brancos simpatizaram com a causa deles, mulheres ganham cada vez mais espaço na sociedade pq homens apoiam a causa, etc? Vejo que se a classe dominante inteira não solta a mão é impossível mudar a sociedade

    • @deCastr0Alves
      @deCastr0Alves ปีที่แล้ว +4

      oi camarada, na vdd o Marx fala sobre isso, no vídeo do IAN de princípios básicos do comunismo, ele se aprofunda nisso em um momento, explicando como um dos saltos qualitativos do socialismo utópico pro socialismo cientifico foi dar o protagonismo da revolução a classe trabalhadora

    • @caminhodireitabrasil
      @caminhodireitabrasil ปีที่แล้ว

      Acho que o "só" ali é um pouco forte.
      Traidores de classe são bem - vindos sim, essenciais? Não.
      Posso te dar um exemplo de outra visão. Procure a historia do Chico da Matilde "Dragão do Mar "e o José Luis Napoleão ,como o seu grupo foi atuante se negando a trazer os escravizados dos navios até o porto do Mucuripe gerou, a escravidão foi abolida no Ceará anos antes do que o resto do Brasil.
      Havia pessoas importantes no movimento abolicionista do ceará? claro que sim, tão pouco foram essenciais.

    • @guizao2604
      @guizao2604 ปีที่แล้ว +1

      Precisa de força mesmo.

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 ปีที่แล้ว +2

      Nos Países nórdicos isso aconteceu.. a crise estava tão profunda e aguda no século passado que os próprios burgueses estavam querendo entregar suas fábricas para os operários.

  • @TDAH125
    @TDAH125 ปีที่แล้ว +13

    Olá Ian, esse vídeo parece feito pra mim, recebi uma oportunidade de ouro na minha escola, fui sorteado na aula de filosofia pra falar sobre Marx e Engels, ou seja: Vou comunistar meus amigos!, alguma dica pra mim?

    • @drake1to9
      @drake1to9 ปีที่แล้ว +3

      vou começar a comunistar tbm, adorei esse verbo kkkkkkk

    • @RapinaFire
      @RapinaFire ปีที่แล้ว +1

      Falte no dia e poupe seus colegas.

    • @TDAH125
      @TDAH125 ปีที่แล้ว +1

      ​@@RapinaFireesse tipo de comentário me motiva mais, muito obrigado 😊

    • @RapinaFire
      @RapinaFire ปีที่แล้ว

      ​@@TDAH125 uma pena... mas com sorte seus colegas vão ser pessoas bem criadas e não vão dar bola pra essa baboseira asquerosa.

  • @Felipenasc80
    @Felipenasc80 ปีที่แล้ว +11

    Sou escritor com livros publicados e o único dinheiro que ganhei foi do prêmio que ganhei. Tirando isso, nada.

    • @_Paith_
      @_Paith_ ปีที่แล้ว +1

      lá se vão minhas chances de realizar meu sonho

  • @FinanceiroVila
    @FinanceiroVila ปีที่แล้ว

    Sou contador (embora não trabalho dentro da área desde 2020. Hj trabalho como coordenador financeiro e antes era com auditoria) e consciência de classe passa longe de uma boa parte dos meus colegas de área. Na verdade, dentro da minha graduação não via isso em nenhum colega de sala. E quando muito você encontra uma profissional que ainda seja de esquerda, não raro é no vies social democrata/social liberal.

  • @Ishtarmohammadi
    @Ishtarmohammadi ปีที่แล้ว +12

    Vídeo ensaio do Stalin vai sair nunca
    Tristeza

  • @Siderastrea
    @Siderastrea ปีที่แล้ว +1

    Sou confeiteira e MEI. É muito difícil dar conta de tudo e ainda lidar com a insegurança e precariedade do trabalho

  • @gabrielinfanterocha
    @gabrielinfanterocha ปีที่แล้ว +1

    Ian, depois procura sobre o Programa de Proteção ao Trabalhador, da cidade de Maricá, no RJ. É justamente visando diminuir essa insegurança para MEI

    • @douglasprado9418
      @douglasprado9418 ปีที่แล้ว

      E so no RJ ? Ou w no país inteiro?

    • @gabrielinfanterocha
      @gabrielinfanterocha ปีที่แล้ว

      @@douglasprado9418 É um programa só da prefeitura de Maricá

  • @damasojuniopereirabrasileo1443
    @damasojuniopereirabrasileo1443 ปีที่แล้ว

    Sou Engenheiro de Software, e sobre a questão de "Porque cursos de exatas tendem mais a direita".
    Pela experiência que eu tenho dos meus anos de faculdade (agora sou formado), a galera era mais elitezinha e não conhecia tanto a realidade fora da bolha deles, o que corrobora com esse discurso, no meu período de faculdade conheci vários comunistas e só fui me tornar comunista de fato quase no fim da faculdade depois que eu comecei a trabalhar e tudo mais. Mas é bem isso que o Ian falou, porque a galera é meio ancap e acha que ta certo, ou é ignorante mesmo e não entende ou conhece a realidade das coisas.
    Mas também tem bastante resistencia por parte dos meios comunistas em geral, eu já vi muita gente de humanas me "menosprezando" por eu falar que era engenheiro e comunista como se eu não "sofresse o suficiente" ou "não fosse pobre o suficiente" pra lutar pela causa, seja lá o que isso signifique. E talvez a galera que queira ingressar no movimento se afaste por isso também.

  • @marcusitec
    @marcusitec ปีที่แล้ว +2

    Sou formado em física, trabalho como desenvolvedor e sou comunista e minha PRINCIPAL atividade no trabalho é levar consciência de classe e depois eu penso se vale a pena fazer oq o patrão manda...

    • @user-ou9dx9uh9q
      @user-ou9dx9uh9q ปีที่แล้ว

      Por isso que o trabalho não sai kskskskksk

  • @brunodavidferreira5781
    @brunodavidferreira5781 ปีที่แล้ว +1

    Meu pai era "empresario" testa numa consseção pública, e aí e eu começar a trabalhar aos 21 anos,dps d ser aprovado em concurso público,pq vivia bem c dinheiro d trabalho dos empregados d consseção pública q meu pai dava testa, aí entendi na cara o q é,e como funciona a exploração do trabalho alheio, mesmo não estando numa vindo tão vulnerável como trabalho irregular, chefaiada d Tucanistão pensava q era dona dos servidores públicos concursados....mas já aprenderam a lição da justiça Trabalhista do Brasil 🇻🇳🇺🇳🇧🇷👍🏼💪🏼

  • @birboartt6598
    @birboartt6598 ปีที่แล้ว +2

    Eu gosto muito também de tentar me colocar na posição da pessoa e contar como que foi a minha experiencia de quebrar o preconceito com o socialismo e comunismo. As pessoas parecem que te dão mais ouvidos quando você diz, "eu pensava exatamente igual a você, mas quando eu percebi que o que era dito sobre o assunto não era verdade e quando eu dei ouvidos realmente a teoria faz muito sentido ". Eu acho que instiga a curiosidade da pessoa realmente entender o que é, e eu já quebrei bastante preconceito dos meus familiares e amigos assim. Um inclusive acabou de terminar o Manifesto kkkkk

    • @mullmull3312
      @mullmull3312 ปีที่แล้ว

      Que maravilhoso!
      Obrigado pela dica

  • @ViniciusSeverianoo
    @ViniciusSeverianoo ปีที่แล้ว +1

    “Comunicação é muito precarizada”. Isso é algo muito complicado.
    A primeira crise, somos os primeiros a ser cortados. Além de ter pouca remuneração, com salário quase lastreado no mínimo.

  • @papodare
    @papodare ปีที่แล้ว

    Eu também começo concordando

  • @marianaramos2766
    @marianaramos2766 11 หลายเดือนก่อน

    Boas dicas 😊

  • @RafaelAaron-yb2eo
    @RafaelAaron-yb2eo หลายเดือนก่อน

    Ser SÓ escritor é... como dizer... desafiante, principalmente no início da carreira.

  • @Pedro.H.F-d1u
    @Pedro.H.F-d1u ปีที่แล้ว +1

    Ian, boa tarde! Quando puder, faz um vídeo, se possível, mesmo que rápido, refletindo sobre a forma de exploração do estado no funcionarismo público. Digo isso pois parece relativamente simples entender a exploração do trabalho em grandes empresas, agora, essa dinâmica no Estado e seus funcionários para um pouco nebulosa de entender, saca? A relação patrão, mais-valia e funcionário público. Dá até pra refletir o quão "diferente" seria convencer um funcionário público a se radicalizar, dado a sua especificidade no sistema.
    Existe mais-valia produzida pelo funcionário público? Ela é apropriada de que forma? Para onde? Entende?

  • @Obaeon
    @Obaeon ปีที่แล้ว

    Boa tarde camaradas ❤

  • @TavaresD
    @TavaresD ปีที่แล้ว

    Na física tem debates pq a gente encontra outros cursos de licenciatura. essa parada sobre leitura, a gente de exatas só lê material pra aprender algo e aplicar. Tem mt lista de exercícios, provas antigas pra fazer e trabalho pra entregar, daí a leitura vai ficando de lado

  • @611_97
    @611_97 ปีที่แล้ว +25

    Eu uso o socialismo como apoio para meus amigos quando eles estão se culpando por estarem quebrados financeiramente. Faço eles entenderem que a culpa não é deles. Eles conseguem entender e essa autosabotagem se transforma em luta contra o capitalismo.

    • @igorfernandes6333
      @igorfernandes6333 ปีที่แล้ว +1

      Parabéns! Você ajuda seus amigos a serem piores que o excremento evacuado pelo orifício retal humano.
      Na verdade, você é mais inimigo que amigo.
      Dizer a uma pessoa que os problemas que ela passa financeiramente não é culpa delas, é o mesmo que dizer que a mesma é incompetente na área acadêmica - porque não pesquisa coisas por conta própria, não presta atenção nas aulas, não faz um apanhado das coisas estudadas - porque o professor não soube explicar a matéria que a sala inteira entendeu, exceto o gênio que não aprendeu por "culpa de outra pessoa".

    • @611_97
      @611_97 ปีที่แล้ว

      @@igorfernandes6333na boa gado, vai pastar.

    • @igorfernandes6333
      @igorfernandes6333 ปีที่แล้ว

      Calma aí, não precisa me chamar do que você mesmo é. Você usa o socialismo de apoio para a luta contra o capitalismo e me chama de gado? E depois do que eu disse me respondeu quase no automático uma resposta de quem sabe que faz fezes pela boca quando tenta usar isso pensando que ajuda um amigo.
      Você que está para gado que tem até respostas prontas como se fosse um robô; um touro mecânico.
      Eu nem sequer estava falando em relação a política, por sinal lixosa, que você defende para querer culpar um sistema econômico selvagem. Ambos criados pelo homem, ambos com defeitos. Só disse que esse conselho que você dá para amigos vale abaixo de negativo.
      Agora, deixe de ser automático nas reações e aprenda a ser humano e faça seus amigos pararem de fugir dos próprios problemas, os deixando maiores, e criando outros.

    • @pabadoliv9766
      @pabadoliv9766 ปีที่แล้ว

      ​@@igorfernandes6333problemas financeiros podem ter duas causas distintas...(1) a pessoa ganha um salário que mal dá para se sustentar. Logo, é óbvio que terá problemas financeiros. Pra variar, essa é a realidade da esmagadora maioria dos trabalhadores brasileiros. (2) a pessoa ganha bem e não sabe administrar seu salário (menos de 10% dos trabalhadores). Então, a maioria das vezes é culpa do capitalismo mesmo.

    • @igorfernandes6333
      @igorfernandes6333 ปีที่แล้ว

      @@pabadoliv9766 A pessoa que não ganha dinheiro para o próprio sustento não tem outra opção além de arranjar uma segunda renda por tempo indeterminado e usar o dinheiro extra para o crescimento pessoal. E se uma pessoa é apta a administrar bem suas finanças, mesmo tendo o salário "que mal serve para o sustento", a tendência é melhorar de situação com o passar do tempo pelo sacrifício de organizar bem para onde vão os gastos.
      O problema é que a cada geração que passa, a culpa pelo próprio estado é cada vez mais de outrem. Alguns culpam o capitalismo, outros culpam a esquerda, alguns culpam a direita e, no fim, esquecem que o maior culpado pode ser visto ao espelho.

  • @zuchetta4957
    @zuchetta4957 ปีที่แล้ว +1

    9:11 realmente, faço engenharia e realmente leitura não soma muito nas aulas porque não é pela teoria que aprendemos. Uma coisa que me choca muito é o fato de vocês terem muito pouco ou não terem lista de exercícios pra estudar, é só assim que estudamos. A matéria só é aprendida exercitando com lista

    • @MiguelMadureiraSiqueira
      @MiguelMadureiraSiqueira ปีที่แล้ว +1

      Cara você pode me ajudar eu moro em Ribeirão das Neves no Bairro vereda e sou um fudido , estudei e uma escola pública muito precária , na pandemia eu meio que me radicalizei , como eu posso recuperar o tempo escolar perdido e de graça , não e possível para mim comprar livros ou cursos e como faço para arrumar emprego ? Todos os dias eu me sinto culpado e fico depressivo após perceber como e a realidade , e eu acredito nos comunistas e eles mostram a verdade por favor me ajuda.

    • @zuchetta4957
      @zuchetta4957 ปีที่แล้ว +1

      @@MiguelMadureiraSiqueira camarada eu infelizmente não tenho a resposta que você necessariamente precisa, sinto muito por isso, mas te garanto que o pessoal do servidor da soberana consegue te ajuda com seu problema, o link pra entra tá sempre na descrição dos vídeo do Ian ou qualquer outro camarada produtor de conteúdo da soberana

    • @MiguelMadureiraSiqueira
      @MiguelMadureiraSiqueira ปีที่แล้ว

      @@zuchetta4957 obrigado 🫂.

  • @mateusgirotto6346
    @mateusgirotto6346 ปีที่แล้ว

    5:39 tenho colega de profissão (contador) que se não consegue juntar dinheiro durante o periodo de IRPF e DCTF tem que arrumar segundo emprego pro segundo semestre. Muito escritório de contabilidade vem contratando contador como autonomo no discurso de vai ganhar mais

  • @hargosarruda3111
    @hargosarruda3111 ปีที่แล้ว

    Tenho uma dúvida muito grande em relação a essa parada da segurança de ter sempre serviço, sou barbeiro e sofro dessa insegurança tbm, de acordo com o conteúdo que consumi sobre comunismo, entendi que todos seremos "PJs" mas em um sistema que proporciona boas condições de trabalho. Apesar do sistema nos favorecer a demanda não continua sendo incerta?

  • @SabioLeo
    @SabioLeo ปีที่แล้ว +1

    Eu fui começar a ler com 24/25 anos. Mais de 3 anos depois de sair da faculdade de engenharia. Digo sem a menor dúvida que muito engenheiro nunca leu um livro na vida, e quando começou só as coisas coach de finanças que você imagina o que é.

    • @ma_li_al
      @ma_li_al ปีที่แล้ว

      Nunca conheci um engenheiro que fosse comunista, a maioria é de direita mesmo

  • @soumfilipe
    @soumfilipe ปีที่แล้ว

    Formei em Desenvolvimento de sistemas de TI e nem ética profissional era pauta de debate. Os debates eram qual o banco de dados de mercado, a linguagem de mercado e o curso foi muito deslocado da sociedade.

  • @reliquia_19
    @reliquia_19 ปีที่แล้ว

    Esse cara é brabo
    Parabéns