Aterramento , muito importante, gostei sua aula, por isso não dar erro de operação causado interferências i interno e externo, sempre tinha dúvida do computador,tem esforço enorme da área técnico agora começo entender o mesmo.
Bom dia Professor. Fantástico.Sou seu aluno no curso de Áudio e Amplificadores.Indiquei um amigo pra fazer o curso, que se chama Kélso, em breve ele vai se cadastrando no curso!!!!! Abraço!!!!
Como sempre a clássica de sexta não decepciona, Wagner, se possível seria interessante Projetar um PWM com feedback para o motor manter o RPM constante, mesmo com variações de carga. Um abraço !
legal muito bom. amigo como eu faço para usar motor de esteira 110v (+ e - ) por 40amp... quero usar IGBT com pwm no arduino....falta so o esquema do circuito driver
Mestre Rambo então vou deixar como sugestão pra uma próxima aula a leitura analógica via opto aclopadores. Muito obrigado por mais essa aula. Aprendi muita coisa aqui.
Caro Rambo!!! Muito boa aula. Me fez lembrar do controle pwm dos cabeçotes de vcr's. Com relação a malha fechada, estou na torcida que nossos colegas se entusiasmem a pedir está aula. Seria um complemento importantíssimo para a compreensão de servo acionamentos. Inclusive, se possível a manutenção de torque em velocidade zero, ou seja, eixo rígido quando o trimpot estiver enviando referência zero. Há muito tempo atrás, (25 anos mais ou menos) fiz está experiência com o chip da Siemens, tca 785, substituto na época do tca 780. Com um motor de vídeo cassete dotado de taco gerador construí um conversor ca/cc em malha fechada. Que tal fazer isso com o pic? Grande abraço!!!
Parabéns pelas suas vídeo aulas. Muito se aprende com elas. Poderia incluir um projeto de controle PWM da rotação de uma motobomba em função da temperatura do fluido. Se já possui algum, me indique o site.
Uma discussão interessante é como a frequência de PWM escolhida afeta o funcionamento do motor. Já obtive resultados muito ruins com diversos motores e sempre que troco o motor ou a ponte H (no caso o transistor de acionamento), refaço testes similares para ter certeza.
Mais uma excelente clássica de sexta!! Recentemente eu vi um circuito controlador de motor pequeno usando diodos TVS em paralelo com o motor na mesma configuração que voce colocou o 1N4007. Qual é a diferença de funcionamento entre os dois diodos??? Sugestão: Após a implementação da malha fechada com o monitoramento da corrente, poderia fazer também o medição do RPM e mostrar num display.
Vagner como conseguir na pratica fazer GNDs isolado se geralmente se tem uma tensao se 12V de onde se retira 5V mas vai permanecero mesmo GND , como conseguir isso sem uma fonte com GNDs separado
Wagner, aproveitando que você trouxe um optoacoplador, seria interessante (caso você não tenha trazido no canal já), comparar alguns optoacopladores em relação a frequência que cada um suporta, por exemplo o famoso pc817 que tem grandes problemas com frequências acima de 10kHz e analisar esses sinais no osciloscópio. Abração!
Eu tenho uma duvida em relação a ligação do emissor do optoacoplador, os projetos que eu vi sempre era um resistor de pull-up no coletor e o emissor no GND, eu posso mesmo fazer essa ligação da video aula? desde já obrigado, ja deixei o like!
Tenho uma duvida quanto esses circuitos que usam optoacopladores: Posso usar uma única fonte chaveada e ligar nela 2 reguladores de tensão (step down LM2596), um regulado em 5V para a etapa de controle e outro regulado em 12V para a etapa de potência? Ligando dessa forma (uma única fonte de alimentação) eu teria a *isolação galvânica* entre etapa de controle e etapa de potência? Ou a isolação galvânica só ocorrerá se usar 2 fontes de alimentação separadas (cada uma com seu transformador individual)?
Olá muito prazer e parabéns pelo canal , eu queria saber como o motor deste exemplo poderia ser controlado no sentido dele , tipo : girando sentido horário e anti horário ...como ele pode fazer isso ? Quais componentes fazem ele mudar de sentido ? Sem ter que ter alguém acionando uma chave.....
Fala Wagnão! Beleza? Chegou a fazer o controle PID? Eu tentei e não consegui! Estou usando uma fonte única. Logo os gnds são conectados. Eu tentei ler a queda de tensão em cima do motor e não consegui usando um mosfet canal N. Só consegui fazer a leitura usando mosfet Canal P, mas como sabemos os canais P são bem mais caros e fracos em relação aos N. Eu procurei e não achei esse video! Se vc fez, conseguiu fazer o controle PID usanso mosfet N me passa o link ou nome do video por favor! Abracos! Valeu! Sucesso!
Wagner, vou te pedir o curso hotmart de arquitetura de microcontroladores / microprocessadores / memórias e integrados em geral. Tenho vontade de entender essa arquitetura toda para saber o que realmente [e a programação deles. OU seja escovar os bits heueheue
Olá! Por favor, num futuro próximo, haveria a possibilidade de um projeto de um "circuito comparador de controle de velocidade para toca-discos". Um grande abraço!
Obrigado Luiz! Teria que gerar tuas tensões com referências distintas, logo não terá a mesma tensão da bateria. Em alguns casos são necessários outros artifícios.
Ola Parabéns pelo canal sou novato por aqui. Estou tentando achar um cirquito para controlar dois motores 12v em paralelo que de 7A, utilizando um acelerador de patinet que usa sensor hall no lugar de um potenciometro. Poderia explanar isso nas suas aulas seria de grande valia Um PWM usando para vaiar a tenção um sesor hall que varia entre 0 e 5v utilizando os polos sul e norte de um imã. Um grande abraço!
ola, sou leigo na area de eletronica. Esse tipo de controlador é aplicavel em motores AC? ( preciso controlar rotação, e estava buscando opções ao dimmer e inversor)
Mais uma aula clássica de sexta maravilhosa!! mestre Rambo. Seria possível usar um opto com GND's isolados pra ler valores analógicos também? Tipo voltagem, por exemplo?
Mas e quando vamos controlar o motor usando um transistor ou uma ponte h, e não um optoacoplador? Nesse caso não tem como ter o GND independente. Esse ruído acontece nesse caso? Percebi que o optoacoplador possui um atraso de resposta e um tempo de subida/descida que gera uma "zona morta" no início e no final do duty cycle, principalmente quando se aumenta a frequência.. tem alguma solução pra isso?
Muito bacana, Wagner! Uma curiosidade; se acaso o circuito for usado com apenas uma fonte, usando regulador de tensão para a parte de controle, o GND seria único, correto? Neste caso colocando um filtro com indutor duplo antes do regulador de forma ao GND passar também por ele (como nas entradas de fontes chaveadas), eliminaria esta interferência? Ou seja, criando um filtro... Muito obrigado! Abraços.
Olá! Uma dúvida de iniciante... Como conseguir gnds isolados em um sistema embarcado? Uma fonte de alimentação de 12V para o motor, com regulador de 5V para o circuito lógico, por exemplo? Grande Abraço e obrigado pelos conteúdos!!!
@@canalwrkits wow que resposta rápida! E obrigado! Pretendo fazer um controlador com PWM para minha maquete de ferreomodelismo. Minha preocupação era justamente se se eu colocasse mais de uma máquina na linha, se eu conseguiria o mesmo efeito. No meu caso os trens são DC.
Pode me ajudar? Tem uma maquina aqui na empresa que é Motor rated output power (25%ED / 10 / 30 min / continuous) kW 22 / 18.5 / 15 / 11 Torque (10 / 15 / 25%ED / continuous) N*m 120 / 99 / 66 / 42 poderiam me explicar essas faixas de ED?
Olá, Boa tarde. Meu nome é Paulo Estou precisando fazer um controlador pwm ajustável até 60 amperes com tensão de trabalho em 1000 volts Você consegue projetar??? Não acho ninguém que saiba fazer.
Cara onde eu estava que perdi esse canal, ele é top!
Parabéns!
Valeu Pedro! Bem-vindo, temos quase 4000 vídeos publicados aqui e atualizamos semanalmente.
Valeu! A dica do GND2! quem nunca cometeu esse erro que jogue a primeira pedra.
Ou o primeiro fusível, rs
Meu TCC do curso técnico quase foi para o saco por esse erro kkkkkk
Não esqueça de nós, mesmo!
Além do presente com mais um projeto com PIC, aguardamos o sistema com malha fechada.
Grande iniciativa!
Abraço.
Aterramento ,
muito importante,
gostei sua aula,
por isso não dar
erro de operação
causado interferências i
interno e externo,
sempre tinha dúvida do
computador,tem esforço
enorme da área técnico
agora começo entender
o mesmo.
E quando é impossível ter dois GNDs separados como, por exemplo, num sistema embarcado com uma única bateria? Qual seria a melhor opção nesse caso?
Parabéns .
Muito bem explicado, principalmente entre 6:30 a 7:09 que ja presenciei projeto ignorando esta técnica fundamental.
Você é fera
....centenas de dicas tops em uma única aula !!! Obrigado !!
Muito obrigado Sandro!
Ótima explicação, parabéns. .
vlw mesmo, estava precisando desse,
Se puder faz um desses junto com uma ponte inversora H, vai ter velocidade e frente e reverso
Já curti o vídeo durante o anúncio! Conteúdo sempre relevante. Parabéns, Wagner!
Muito obrigado Leonardo!
TOP Parabéns irmão você é fera.
Bom dia Professor. Fantástico.Sou seu aluno no curso de Áudio e Amplificadores.Indiquei um amigo pra fazer o curso, que se chama Kélso, em breve ele vai se cadastrando no curso!!!!! Abraço!!!!
Muito obrigado meu amigo! Bons estudos e sucesso! Abraços
aula top! já dei like. Abraços
continuação da aula classica de sexta... assistindo... like 4
Fala Wagner gosto muito do trabalho que fazes te acompanho apartir de Moçambique 😊. Sucessos e que Deus te abençoe.
Parabéns Wagner!!! Show de aula, deixo meu voto para próxima clássica de sexta ser o controle em malha fechada
Sou técnico a 42 anos, más trabalhei maior tempo em fábrica como técnico
Em malha fechada seria sensacional!
Boa ideia fazer um controle de malha fechada bora lá, muito obrigado.
Controle em malha fechada e PID serão bem vindos e acrescente em sua lista o controle de cargas AC e soft starter. Valeu !!!
Aula top demais, já quero a continuação Wagner kkkkkk parabéns pela ótima didática.
Muito obrigado Felipe!
Mais um ótimo vídeo, Wagner.
Parabéns.
foi otimo tava tentado usar um dimmer .mas essa aula foi top
Ótima explicação , projeto muito interessante meus parabéns.
Como sempre a clássica de sexta não decepciona, Wagner, se possível seria interessante Projetar um PWM com feedback para o motor manter o RPM constante, mesmo com variações de carga. Um abraço !
Uma calma para manusear equipamentos e componentes... suave na nave.
Excelente vídeo e projeto, parabéns Wagner!!!!!!👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Ótima aula Vagner!
legal muito bom. amigo como eu faço para usar motor de esteira 110v (+ e - ) por 40amp... quero usar IGBT com pwm no arduino....falta so o esquema do circuito driver
Vídeo sensacional como sempre! Mas faz um vídeo ensinando com o 555. Eu amo tanto esse CI... Obrigado.
Sim, quero ver o controle em malha fechada.
Show, ainda farei um curso com você Wagner, más tenho que aprender muito antes
Fonte ajustável
Muito bom o vídeo, qualidade máxima como sempre Wagner! Ansioso pelo vídeo de malha fechada!!!
Isso eu quero ver....
👏
Mestre Rambo então vou deixar como sugestão pra uma próxima aula a leitura analógica via opto aclopadores. Muito obrigado por mais essa aula. Aprendi muita coisa aqui.
Valeu, sugestão anotada!
Caro Rambo!!!
Muito boa aula.
Me fez lembrar do controle pwm dos cabeçotes de vcr's.
Com relação a malha fechada, estou na torcida que nossos colegas se entusiasmem a pedir está aula.
Seria um complemento importantíssimo para a compreensão de servo acionamentos.
Inclusive, se possível a manutenção de torque em velocidade zero, ou seja, eixo rígido quando o trimpot estiver enviando referência zero.
Há muito tempo atrás, (25 anos mais ou menos) fiz está experiência com o chip da Siemens, tca 785, substituto na época do tca 780.
Com um motor de vídeo cassete dotado de taco gerador construí um conversor ca/cc em malha fechada.
Que tal fazer isso com o pic?
Grande abraço!!!
Muito obrigado Sandro! Anotei as sugestões. Grande abraço!
Parabéns pelas suas vídeo aulas. Muito se aprende com elas. Poderia incluir um projeto de controle PWM da rotação de uma motobomba em função da temperatura do fluido. Se já possui algum, me indique o site.
Uma discussão interessante é como a frequência de PWM escolhida afeta o funcionamento do motor. Já obtive resultados muito ruins com diversos motores e sempre que troco o motor ou a ponte H (no caso o transistor de acionamento), refaço testes similares para ter certeza.
@marcelo henrique morares pois é! nos últimos robôs que prototipei, o ruído sonoro era inesquecível!
Por favor controle em malha fechada com PID e ensine a calcular os resistores R1 e R2 usados no vídeo
Mais uma excelente clássica de sexta!! Recentemente eu vi um circuito controlador de motor pequeno usando diodos TVS em paralelo com o motor na mesma configuração que voce colocou o 1N4007. Qual é a diferença de funcionamento entre os dois diodos???
Sugestão: Após a implementação da malha fechada com o monitoramento da corrente, poderia fazer também o medição do RPM e mostrar num display.
@marcelo henrique morares obrigado pela resposta
Oi bom dia, consigo usar PDW em ferramentas como furadeira, emerilhadeira assim como dimmer? Ferramentas de 500 a 2000 watts
Vagner como conseguir na pratica fazer GNDs isolado se geralmente se tem uma tensao se 12V de onde se retira 5V mas vai permanecero mesmo GND , como conseguir isso sem uma fonte com GNDs separado
Wagner, aproveitando que você trouxe um optoacoplador, seria interessante (caso você não tenha trazido no canal já), comparar alguns optoacopladores em relação a frequência que cada um suporta, por exemplo o famoso pc817 que tem grandes problemas com frequências acima de 10kHz e analisar esses sinais no osciloscópio. Abração!
Olá tudo bem? Você tem algum projeto pra testes de solenóides na linha automotiva com sinal pwm?
SHOW DE BOLA
Muito bom
OLA WAGNER ....PRECISOCONTR. VELOCIDADE MOTOR 2 CV .....SABE ONDE COMPRAR OU ???.....GRATO ....SEUS VIDEOS SÃO DE RESPEITO .....
Eu tenho uma duvida em relação a ligação do emissor do optoacoplador, os projetos que eu vi sempre era um resistor de pull-up no coletor e o emissor no GND, eu posso mesmo fazer essa ligação da video aula? desde já obrigado, ja deixei o like!
E possível usar para motores ac de 127v?
Muito bom obrigado por compartir, por favor controlador pid en mikroc
Tenho uma duvida quanto esses circuitos que usam optoacopladores:
Posso usar uma única fonte chaveada e ligar nela 2 reguladores de tensão (step down LM2596), um regulado em 5V para a etapa de controle e outro regulado em 12V para a etapa de potência?
Ligando dessa forma (uma única fonte de alimentação) eu teria a *isolação galvânica* entre etapa de controle e etapa de potência? Ou a isolação galvânica só ocorrerá se usar 2 fontes de alimentação separadas (cada uma com seu transformador individual)?
Olá muito prazer e parabéns pelo canal , eu queria saber como o motor deste exemplo poderia ser controlado no sentido dele , tipo : girando sentido horário e anti horário ...como ele pode fazer isso ? Quais componentes fazem ele mudar de sentido ? Sem ter que ter alguém acionando uma chave.....
Fala Wagnão!
Beleza?
Chegou a fazer o controle PID?
Eu tentei e não consegui!
Estou usando uma fonte única. Logo os gnds são conectados.
Eu tentei ler a queda de tensão em cima do motor e não consegui usando um mosfet canal N.
Só consegui fazer a leitura usando mosfet Canal P, mas como sabemos os canais P são bem mais caros e fracos em relação aos N.
Eu procurei e não achei esse video!
Se vc fez, conseguiu fazer o controle PID usanso mosfet N me passa o link ou nome do video por favor!
Abracos!
Valeu!
Sucesso!
Wagner, vou te pedir o curso hotmart de arquitetura de microcontroladores / microprocessadores / memórias e integrados em geral. Tenho vontade de entender essa arquitetura toda para saber o que realmente [e a programação deles. OU seja escovar os bits heueheue
Olá! Por favor, num futuro próximo, haveria a possibilidade de um projeto de um "circuito comparador de controle de velocidade para toca-discos". Um grande abraço!
Sugestão anotada Valdo, obrigado! Abraços!
Com pic fica top!😀
Ótima aula Wagner, bora para a próxima mestre, como isolar os gnd usando uma mesma bateria 12v e um regulador dc-dc lm2596s ?
Obrigado Luiz! Teria que gerar tuas tensões com referências distintas, logo não terá a mesma tensão da bateria. Em alguns casos são necessários outros artifícios.
Ola Parabéns pelo canal sou novato por aqui.
Estou tentando achar um cirquito para controlar dois motores 12v em paralelo que de 7A, utilizando um acelerador de patinet que usa sensor hall no lugar de um potenciometro.
Poderia explanar isso nas suas aulas seria de grande valia
Um PWM usando para vaiar a tenção um sesor hall que varia entre 0 e 5v utilizando os polos sul e norte de um imã.
Um grande abraço!
ola, sou leigo na area de eletronica. Esse tipo de controlador é aplicavel em motores AC? ( preciso controlar rotação, e estava buscando opções ao dimmer e inversor)
Posso utilizar este circuito para trabalhar em 24 volts ?
Eu deposito o valor
Valeu. Não esqueça o exemplo em malha fechada.
sim. quero ver o controle por malha fechada
Clássica ❤️
Prof Wagner eu só não entendi, o por que do programa em C? Seria para alimentar o controlador automaticamente? E não de forma manual com o tripot ?
e como equipotencializar os gnds e deixar eles separados ??? #csesolar
Para cargas com tensões de 60 V. Como ficaria?
Poxa tô aguardando até hoje a aula de controle de motores BLDC de 3 fases sem necessidade de sensores hall!
Mais uma aula clássica de sexta maravilhosa!! mestre Rambo. Seria possível usar um opto com GND's isolados pra ler valores analógicos também? Tipo voltagem, por exemplo?
Obrigado Márcio! Sim, é possível, na indústria utilizam muito este método.
Professor quero desconto no curso do Protus!!!
Show!
Olá, poderia me ajudar a fazer um controlador pwm de 1000v e até 100a? Preciso desse circuito. Poderia me ajudar a fazer, pois não tem para vender.
Mas e quando vamos controlar o motor usando um transistor ou uma ponte h, e não um optoacoplador? Nesse caso não tem como ter o GND independente. Esse ruído acontece nesse caso? Percebi que o optoacoplador possui um atraso de resposta e um tempo de subida/descida que gera uma "zona morta" no início e no final do duty cycle, principalmente quando se aumenta a frequência.. tem alguma solução pra isso?
Daria pra aplicar pwm no motor de tanquinho
Se eu não posso conectar os terras, em tese, eu teria que utilizar 2 fontes de alimentação? isto é, 1 bateria para cada etapa?
Qual a diferença de pwm de controle e pwm de potencia?
Em 22:35, qndo aumenta o dut acima de +- 75%, não se nota aumento do ruído do giro. Pq isso ocorre?
@marcelo henrique morares Vdd...pode ser o áudio captado. Com a palavra o moço que fez o experimento.
Muito bacana, Wagner!
Uma curiosidade; se acaso o circuito for usado com apenas uma fonte, usando regulador de tensão para a parte de controle, o GND seria único, correto? Neste caso colocando um filtro com indutor duplo antes do regulador de forma ao GND passar também por ele (como nas entradas de fontes chaveadas), eliminaria esta interferência?
Ou seja, criando um filtro...
Muito obrigado! Abraços.
Valeu Pedro! O mais indicado é isolar galvanicamente com fontes distintas.
Olá!
Uma dúvida de iniciante... Como conseguir gnds isolados em um sistema embarcado? Uma fonte de alimentação de 12V para o motor, com regulador de 5V para o circuito lógico, por exemplo?
Grande Abraço e obrigado pelos conteúdos!!!
Tem que usar duas fontes independentes com referências distintas Alexandre, é a única forma. abraço
Tenho uma carga com 5 motores em paralelo. PWM é a melhor solução para eu ter um bom torque e uma partida suave?
Sim para o caso dos motores serem DC.
@@canalwrkits wow que resposta rápida! E obrigado!
Pretendo fazer um controlador com PWM para minha maquete de ferreomodelismo. Minha preocupação era justamente se se eu colocasse mais de uma máquina na linha, se eu conseguiria o mesmo efeito. No meu caso os trens são DC.
#Wagner, ensina como controlar motor brushless!
Pode me ajudar?
Tem uma maquina aqui na empresa que é
Motor rated output power (25%ED / 10 / 30 min / continuous) kW 22 / 18.5 / 15 / 11
Torque (10 / 15 / 25%ED / continuous) N*m 120 / 99 / 66 / 42
poderiam me explicar essas faixas de ED?
Conhecer o chip de forma RAlativamente rápida no datasheet de 164 páginas...Hajhahaha bemmm rápido
Gostaria muito de ver em malha fechada
Não seria interessante acrescentar também um filtro snubber para a proteção do mosfet.
Sim Alexandre, pode acrescentar.
Boa noite... Gostaria de saber.... para participar do sorteio do osciloscópio, a compra tem que ser feita ate o dia 27?
Olá Bruno, exatamente, não deixei para última hora.
Seria possível mandar o esquema de uma fonte pwm 20v 15A
malha fechada agora!
👏👏👏
Olá, Boa tarde.
Meu nome é Paulo
Estou precisando fazer um controlador pwm ajustável até 60 amperes com tensão de trabalho em 1000 volts
Você consegue projetar???
Não acho ninguém que saiba fazer.
Você quer fazer um circuito eletrônico de 60000 watts de potência?
Com o voltímetro e amperímetro usando a fonte de PC
👏
Por que o controle PWM para motores DC não diminui o torque e para motores AC o torque diminui?
Tem Como Substituir o Circuito PIC por Um CI 555 ? aínda Não Domino a Técnica Dos Controladores PIC.
Sim pode.
@@canalwrkits grato.
Eu quero um closed loop com encoder magnético kkkkkk
LIKE
quem nunca manteve os 2 gnd's juntos. mesmo usando optoacopladore q atire o primeiro 555. kkkkkk