Não troco o ensino EAD pelo presencial pois sei que ele é democrático, acessível e social. Cabe a nós alunos ou futuros alunos, escolhermos a instituição de ensino que mais se encaixa dentro das nossas necessidades e expectativas.
Estou na minha segunda graduação, a primeira foi 100% presencial, atualmente estou fazendo um 100% EAD, pois na época que comecei todos curso estavam sendo a distância por causa da pandemia, mas confesso que estou achando muito mais difícil EAD, pois não tenho professor para explicar os conteúdos, com muita leitura e pouquíssima explicação, os trabalhos são todos sozinhos, nada de grupo ou dupla para realizar- los agora criaram esse projeto de extensão, cheio de regras para um aluno no ead é realizado sozinho e muitas vezes sem o mínimo de orientação!
O meu projeto de extensão fiz ele em 1 dia apenas. Não precisei nem pagar para fazerem pra mim, você só precisa tirar um tempo para estudar, 2 dias para pesquisar sobre o tema e em 1 dia você faz o trabalho, corrige e envia no portal. Eu me formei no 100% online e pelo menos na faculdade a qual escolhi, encontrei com gente para ajudar mesmo sendo a distância. Pois, quando eu era aluna do ensino presencial nem os próprios professores tinham tanta paciência para explicar as coisas, só para a panelinha de alunas que eles se aproximavam mais.
Você falou uma coisa certa: as federais são para os ricos. Até bolsas para medicina na minha cidade são para filhos de médicos. Já investigaram, isso e aquilo e deu em nada. Quem pode pagar, não quer pagar e tira a vaga de quem realmente precisa. Basta pensar no deslocamento, quem pode ficar pagando aluguel? Conheço ricos que os pais pagam aluguel e eles podem mudar de cidade sem preocupações e se formar em uma federal de renome.
O mec está correto ,nao adianta formar sem qualidade.As instituições ead estavam sem controle,sem professores de qualidade ,aulas do youtube,sem nenhum rigor epistemologico,o resultado serão profissionais sem nenhuma credibilidade.As aulas presenciais poderia ser substituidas por aulas on line ao vivo ,com professores da área e com quantidade limitada de alunos.
Wallef, boa noite, boa apresentação, porem o que ainda ficou um tanto confuso, foi o art 22 até a data da homologação e o art 24 esta resolução entra em vigor, pode explicar melhor
Acho um absurdo, entenderia se fosse para os cursos da área da saúde, química e física, mas licenciatura??? Não vejo lógica, principalmente se a gente for analisar a carga horária dos professores e valor dos salários!
Tava planejando fazer licenciatura de história em 2025,mas lá se fram minhas espectativas.Por morar à 70km de distancia do da instituição que pretendia estudar fica complicado de conciliar trabalho e estudos e financeiramente.
A Unicv ainda oferta Pedagogia em 6 meses para segunda formação, saberia responder se mesmo sendo apenas 1200 horas de carga horária ainda é válido ou será válido para poder dar aula?
Não faça, se é para fazer de qualquer jeito. Quando se dispõe a cursar uma faculdade, necessiamente se faz uma escolha e terá alguns sacrifícios. Se para formar profissionais meia boca, melhor acabar
@@mariaritabari não faça. A educação não precisa de números que já tem gente formada nas licenciaturas e pedagogia demais. O que precisamos é de qualidade. Professores com boa formação e compromisso com a educação de qualidade, crítica e conectada. Pelos números de inscritos em concursos já vemos que o mercado tá saturado mas somente 5% desse montante tem condições de ser aprovado e ser professor de fato.
Falou tudo, isso não valoriza em nada a profissão só dificultou, ainda tem a desvalorização depois que se formar, quem quer passar por isso tudo para não ser valorizado depois de formado?
Sou formado História Licenciatura posso fazer Segunda Licenciatura pra geografia ?sou formado por uma universidade estadual qual instituição você me indica
Oie ... me matriculei em junho de 2024 , a instituição que vou fazer pedagogia oferta ainda o ead 100% como estou nele após os outros 02 anos que irão faltar para terminar o curso terei que alterar a modalidade?
A carga horária em que eu estou fazendo é de 1.780 horas em Letras e Inglês que já seria para formação pedagógica chega até a passar o limite de carga horária para formação pedagógica pelo o que eu vi na notícia.
@@walefalmeidaestá informando mal. A resolução deixa claro que a regra não abrange o licenciando. Essas pessoas que se matricularem depois da homologação deverão fazer uma adequação gigante, quase do tamanho da faculdade integral.
@@LucianoMaluf você fala com muita autoridade, espero que tenha se informado bastante, consultado o MEC e inclusive lido pelo menos uma 5 vezes a nova resolução. Sem contar ter acompanhado as outras que existem desde 1997. Abraços!
O governo do PT não entende muito de economia. As licenciaturas tem que ser EAD. As mensalidades dos cursos de licenciatura se tornarão muito caras na modalidade 50% presencial. O ambiente de trabalho do professor é degradante, o salário é muito ruim e os concursos estão se tornando cada dia mais raros. Um dos poucos atrativos da profissão é a formação com baixo investimento de tempo e dinheiro no EAD. Não dá para exigir formação de primeira e retorno financeiro de terceira classe. Na sociedade em que vivemos, onde a quantidade de vida e bem estar social está profundamente atrelado ao poder financeiro da pessoa, existirão poucas pessoas dispostas a pagar um valor alto na mensalidade e quando formados terem retorno baixíssimo do investimento. Medicina pode cobrar caro porque paga bem, licenciatura não pode cobrar caro.
Concordo!! Inclusive tem até lugares pagando bem professores, mas os cursos só existiam em faculdades federais que são subsidiados com dinheiro público pra manter os cursos. De matemática, física e química, por exemplo, formam-se dois ou no máximo cinco por ano. O EAD vem pra democratizar isso, levar formação para o interiorzão do país...
O governo está certíssimo, EAD,na maioria são de pouquíssima quantidade, não fornece pensamentos críticos e está formando professores analfabeto funcional e professores que não domina a área do ensino! Tem ser mais critérioso nas EAD
Curioso é que só quem bate palma pra essa resolução é quem já se formou. Passar 4 anos de lá lá lá e não aprender nada. Uma formação mais curta e mais bem feita vale muito mais.
Os alunos de cursos EAD obtiveram notas muito mais baixas nas avaliações em comparação com os de cursos presenciais. Embora os cursos presenciais também enfrentem problemas, os EAD se destacaram negativamente na média nacional. O que mais observo são pessoas acumulando diplomas nesses cursos EAD, atraídas pelo baixo custo, mas permanecendo desempregadas. Quando não conseguem emprego com um diploma, acabam fazendo outro curso EAD, acreditando que o problema está na área de formação, quando na verdade, é a qualificação profissional que falta. Elas ainda não perceberam que o mercado exige habilidades que a faculdade não necessariamente ensina. As universidades presenciais estão se esforçando para alinhar o ensino às exigências do mercado, o que muitas vezes resulta em uma carga horária pesada e um custo mais elevado. No entanto, os cursos EAD não conseguem fazer o mesmo, devido ao seu preço baixo; se aumentassem a qualidade do ensino, o custo subiria para o consumidor. Além disso, o mercado de EAD está repleto de cursos que não têm demanda na iniciativa privada, vendendo uma formação que não corresponde à realidade e enganando pessoas. Também ouço muitas pessoas dizendo que optam pelo EAD por falta de tempo para estudar, o que é estranho, pois para obter uma formação superior, é necessário dedicar tempo aos estudos. Se a pessoa não tem tempo para estudar, por que ela quer um diploma? Ela realmente quer um diploma porque estudou e mereceu, ou apenas quer "comprar" um certificado, acreditando que isso resolverá sua vida?
@@izabelimaia8744 você não está errada, Izabeli. Mas tenho exemplos na minha casa. A minha esposa é formada em direito e se dedicou bastante na faculdade presencial. Ela não quer mais seguir a área. Viu que é muito tempo de faculdade e pouco a oferecer. O que ela aprendeu foi por conta. Ela fez outra faculdade ead e pra ela foi muito melhor, pois a dedicação dela por fora que valeu mais. Sendo sincero, como o nível é baixo, é melhor ter só o diploma e se especializar por fora. Essa é a triste realidade
Olá, você pode fazer sim, porém tem que ficar atento à questão da carga horária. Entre em contato pra te ajudar. Segue meu site de parceria. faculdade.walef.com.br/slpedagogia
Você pensou mesma coisa que eu. A resolução pediu um prazo de 2 anos para as faculdades se adaptarem, logo quem entrar agora e terminar antes está sob as resoluções passadas. Muitas faculdades ainda estão ofertando sem nenhuma alteração. Eu deixei o link nos comentários com meu site.
Boa tarde Também tive essa dúvida ,pois artigo 22, que menciona que apenas os matriculados até a data da homologação terão direito de concluir o curso da orientação que iniciarmos. Como podemos ter a garantia de obter o diploma ?
Cara, como voce vai fazer para a adequação do curso depois desses dois anos? Porque voce fez uma interpretação errada da resolução, no art. 17. Voce vai ter que oferecer espaço fisico para as horas presenciais, lá na frente. Cuidado, as grandes mantenedoras já estão fazendo a adequação dos cursos, suspenderam as novas licenciaturas. Melhor informar direitinho, não acha? Quem está garantido é só quem já estava matriculado antes da publicação.
@@LucianoMaluf Luciano, não é a primeira resolução que o MEC faz alterações em cursos. Toda vez que é alterado algo, o MEC dá um prazo de adaptação. Isso acontece porque a mudança de toda a metodologia de um curso não acontece da noite para o dia. Então, dentro desse prazo de 2 anos, o MEC não cobra nenhuma alteração das faculdades, elas podem ofertar ainda com a antiga resolução. Agora algo é fato, a faculdade não tem nenhuma obrigação de manter até o final do curso a mesma metodologia para o aluno, pois já estamos num prazo de adaptação. Porém, acontece que a antiga resolução é mais barata e mais prática para todas as faculdades, por isso a maioria irá manter até o final do prazo a resolução antiga. Tem instituições que já alteram, tem instituições que mantêm os dois modelos (antigo e novo) à disposição do aluno escolher, e tem as que matem somente a resolução antiga. A nova resolução é só mais uma, tem várias outras desde 1997 e a qualquer momento pode mudar de novo.
Caramba, fazer licenciatura nos moldes empresariais não tem sentido. É exploração da educação e não ajuda a construção do sujeito cidadão ou cidadã. Está correta a determinação do Ministro. EAD está formando muito mal
Estás errado. Com o verbo SER a forma correta é PEGO. Com os verbos TER/HAVER é usada a forma PEGADO. Antes de corrigir alguém, corrija-se! www.dicio.com.br/pego-ou-pegado/
Muito mais dificil que presencial,nos temos que correr atras do conteúdo em varias fontes,desencolver a aprendizagem,muito melhor que presencial,tem trabalho de extensão....Uma pena....
Acho que o governo está procurando impedir a precarização do ensino promovida por instituições EAD que, em muitos casos, só estão se importando mais com o dinheiro do que com o aluno e a qualidade de ensino. Porém, o governo deveria ter conversado com a sociedade para chegar num consenso.
Acredito que até cursos na área de saúde podem ser EAD, bastaria fazer convênios com as instituições de saúde para que os profissionais do quadro atuassem como tutores remunerados), para as aulas práticas, registrando a atuação do aluno via videos... e nos cursos mais teóricos (direito, filosofia, pedagogia etc) não precisaria do acompanhamento de um tutor presencial (bastaria apenas que os alunos gravassem seus desempenhos durante alguma atividade prática exigida em ambientes simulados ou mesmo reais: uma aula-teste, uma defesa de um caso, uma crítica a algum argumento/livro, dentre outros)
Não mesmo! Sou cirurgiã dentista e posso te garantir que, se nem 100% presencial a gente sai totalmente apto, imagina com grade EAD ou mesmo o curso inteiro. Isso é insanidade.
@@migaga21 o meu argumento parte do pressuposto de que há uma ética cientifico-profissional comum a tutores, professores-ead e professores presenciais, na qualidade de cientistas que são, de forma que partilham valores e interesses científicos, didáticos e profissionais, o que faria com que atuassem com rigor científico e profissional no exercício pedagógico (fato este que só se pressupunha até então ser possível apenas no presencial). Concordando em parte com seu argumento, admito que num curso presencial de odontólogos talvez os recém-formados não saiam plenamente aptos para o exercício profissional (e acredito que isso seja realidade para outros cursos tambem de muitas outras áreas), mas isso não é (e nem deve ser) motivo para acabar com os cursos presenciais, antes deve-se exigir maior rigor e compromisso etico-profissional dos atuantes na area. Ora, o mesmo se aplica para os cursos ead, ou seja, não haveria motivo para proibir a modalidade por conta de que os recém-formados teriam risco de sair com alguma deficiência de conteúdo (o que muitas vezes nem culpa é do professor, seja ead, seja presencial, ha muito aluno sem capacidade cientifica de estar numa universidade, o que poderia ser resolvido com um maior rigor nos processos de acesso: vestibular, enem etc) mas sim deveria-se exigir um compromisso rigoroso com o exercício científico e pedagógico, tal qual se admite (ainda que em forma de pressuposto) para os cursos presenciais. Ocorre, porém, é que essa proibição em regra é defendida apenas com interesses de reserva de mercado (afinal ninguém gosta de concorrência não é mesmo), mas aí a discussão já é de outra seara, não mais científica, acadêmica ou pedagógica
Quem faz em 6 meses ja possui uma graduação. Ninguém faz faculdade do zero em 6 meses o próprio nome fala complementação se souber o significado dessa palavra vai entender.
@@marcosrenanmartins1846 se vc fosse, professor, comprometido com educação não apoiaria uma complementação pedagógica que é uma porcaria, não aprende nada !Por causa de pessoas iguais a vc que a educação está assim
Tá certo, tem que acabar mesmo. Antigamente, quando a educação superior prestava, todo mundo conseguia ir à universidade, hj não podem mais. Detestobo PT mas enfim fizeram algo bom!
🔴🔴🔴🔴🔴
Link do site oficial do consultor Walef Almeida.
faculdade.walef.com.br/Principal
Agradeço por ser formado em EAD pq se nao nunca tinha feito faculdade ao contrário como muitos critica, estudamos muito para se formar mesmo em EAD
Não troco o ensino EAD pelo presencial pois sei que ele é democrático, acessível e social. Cabe a nós alunos ou futuros alunos, escolhermos a instituição de ensino que mais se encaixa dentro das nossas necessidades e expectativas.
Estou na minha segunda graduação, a primeira foi 100% presencial, atualmente estou fazendo um 100% EAD, pois na época que comecei todos curso estavam sendo a distância por causa da pandemia, mas confesso que estou achando muito mais difícil EAD, pois não tenho professor para explicar os conteúdos, com muita leitura e pouquíssima explicação, os trabalhos são todos sozinhos, nada de grupo ou dupla para realizar- los agora criaram esse projeto de extensão, cheio de regras para um aluno no ead é realizado sozinho e muitas vezes sem o mínimo de orientação!
O meu projeto de extensão fiz ele em 1 dia apenas. Não precisei nem pagar para fazerem pra mim, você só precisa tirar um tempo para estudar, 2 dias para pesquisar sobre o tema e em 1 dia você faz o trabalho, corrige e envia no portal.
Eu me formei no 100% online e pelo menos na faculdade a qual escolhi, encontrei com gente para ajudar mesmo sendo a distância.
Pois, quando eu era aluna do ensino presencial nem os próprios professores tinham tanta paciência para explicar as coisas, só para a panelinha de alunas que eles se aproximavam mais.
Você falou uma coisa certa: as federais são para os ricos. Até bolsas para medicina na minha cidade são para filhos de médicos. Já investigaram, isso e aquilo e deu em nada. Quem pode pagar, não quer pagar e tira a vaga de quem realmente precisa. Basta pensar no deslocamento, quem pode ficar pagando aluguel? Conheço ricos que os pais pagam aluguel e eles podem mudar de cidade sem preocupações e se formar em uma federal de renome.
Acontece aos montes.
Infelizmente.
Isso entra em vigor com prazo de 2 anos ainda 😅
Meu curso é EAD e a carga horaria é quase 4mil horas, e temos varias atividades presenciais, estagio, TCC.
@@MundodaJeh Estágio e TCC nem é obrigatório pq a maioria que faz EaD foge deles.
@@prof.amiltoncopertino1437 como assim? Estágio e TCC é obrigatório.
@@danielasilvanas9750 sim e obrigatório pq fiz EAD TCC e Estágio
O mec está correto ,nao adianta formar sem qualidade.As instituições ead estavam sem controle,sem professores de qualidade ,aulas do youtube,sem nenhum rigor epistemologico,o resultado serão profissionais sem nenhuma credibilidade.As aulas presenciais poderia ser substituidas por aulas on line ao vivo ,com professores da área e com quantidade limitada de alunos.
Wallef, boa noite, boa apresentação, porem o que ainda ficou um tanto confuso, foi o art 22 até a data da homologação e o art 24 esta resolução entra em vigor, pode explicar melhor
Eu fiz um vídeo sobre isso, segue o link:
th-cam.com/video/hh1CltS-Sj4/w-d-xo.htmlsi=90ysUaqZC-h5rx1C
Se quiser pode entrar em contato.
Meu Deus. Que notícia triste. Eu estudo em EAD devido não ter tempo para estudar em uma faculdade normal.... estou triste
Muito! Infelizmente!
Essa mudança 50% presencial e 50% ead foi certíssima. O que adianta pagar uma mixaria num curso porcaria?
Realmente
Ainda bem que fiz em 2017. Estudava em casa e fazia a prova no polo, estudei muito. Mas na época o EAD era bom, depois da pandemia, caiu muito.
😄
😄
Faltando professores, o que o MEC faz pra ajudar? Dificultar mais ainda a formação kkk
Acho um absurdo, entenderia se fosse para os cursos da área da saúde, química e física, mas licenciatura??? Não vejo lógica, principalmente se a gente for analisar a carga horária dos professores e valor dos salários!
Tava planejando fazer licenciatura de história em 2025,mas lá se fram minhas espectativas.Por morar à 70km de distancia do da instituição que pretendia estudar fica complicado de conciliar trabalho e estudos e financeiramente.
Faz a matrícula, na unifatecie é baratinho. Ainda estão fazendo.
faculdade.walef.com.br/historia
@@MariaSilva-sq7id porém comunique que será 100% ead por no máximo 2 anos. Após isso entrará na regra homologada de 50% ead e 50% presencial.
Quer uma dica : não faço história! É o curso mais concorrido da rede estadual hoje,todo mundo é formado em história
A Unicv ainda oferta Pedagogia em 6 meses para segunda formação, saberia responder se mesmo sendo apenas 1200 horas de carga horária ainda é válido ou será válido para poder dar aula?
Eu estudo nessa universidade, eu acho maravilhoso.
Entra em contato com eles para tirar sua dúvida, meu curso são 4 anos, letras português e inglês.
Se licenciatura ead o povo já não querem fazer, imagina presencial.
Licenciatura é muito sacrifício pra pouco retorno financeiro.
Não faça, se é para fazer de qualquer jeito. Quando se dispõe a cursar uma faculdade, necessiamente se faz uma escolha e terá alguns sacrifícios. Se para formar profissionais meia boca, melhor acabar
Beleza! Então quem vai dar aula? Kkkkkkk
@@mariaritabari não faça. A educação não precisa de números que já tem gente formada nas licenciaturas e pedagogia demais. O que precisamos é de qualidade. Professores com boa formação e compromisso com a educação de qualidade, crítica e conectada. Pelos números de inscritos em concursos já vemos que o mercado tá saturado mas somente 5% desse montante tem condições de ser aprovado e ser professor de fato.
Falou tudo, isso não valoriza em nada a profissão só dificultou, ainda tem a desvalorização depois que se formar, quem quer passar por isso tudo para não ser valorizado depois de formado?
Sou graduado em Gestão Pública, ainda da tempo de ingressar na complementação pedagogica em Geografia ou História?
Sim, entre em contato pra fazer uma análise pra você, abraços!
Sou formado História Licenciatura posso fazer Segunda Licenciatura pra geografia ?sou formado por uma universidade estadual qual instituição você me indica
@@lucasnascimento8984, seja bem vindo ao canal. Entre em contato pra te auxiliar...
@@walefalmeida por onde entro contato
@@lucasnascimento8984 31997302303
Eu mesmo que trabalho 12*36, sem condições de ser presencial. Com a ajuda do Walef, estou cursando EAD e finalizo em 2 anos.
Maravilha, Simara! 🌹🌹
Olá simara eu também finalizo a minha daqui a dois anos, no caso os nossos cursos não sofreram alterações somente os novos ingressantes
Essa alteração vãi começar quando?
Já entrou em vigor, porém as faculdades têm um período de adaptação de 2 anos
Oie ... me matriculei em junho de 2024 , a instituição que vou fazer pedagogia oferta ainda o ead 100% como estou nele após os outros 02 anos que irão faltar para terminar o curso terei que alterar a modalidade?
Olá, seja bem vinda!
Precisa verificar junto a faculdade como será..
Caso me increva hoje ? O diploma ainda tera validade ? Ou já foi homologado ?
tem até final de junho pra começar, pelo que fiquei sabendo.
Oi me ajuda, passei no concurso público iria iniciar a minha complementação pedagógica para formar com um ano, wntao nao posso maís?
Entre em contato pra te auxiliar e analisar seu caso...
Tenho letras, se me inscrever hoje em pedagogia posso fazer? Meu diploma será validado?
Entre em contato pra analisar seu caso. É preciso ficar atendo no curso de pedagogia.
A carga horária em que eu estou fazendo é de 1.780 horas em Letras e Inglês que já seria para formação pedagógica chega até a passar o limite de carga horária para formação pedagógica pelo o que eu vi na notícia.
Qual faculdade é essa?
@@luishenriquesantiago3470 é a UNIMAR
Professor? Então a partir da homologação desta lei não dar para fazer a graduação em pedagogia 100 % on-line?
dentro do prazo de adptação sim. Inclusive pode ver os cursos que tenho em meu site de parceria: faculdade.walef.com.br/pedagogia
@@walefalmeidaestá informando mal. A resolução deixa claro que a regra não abrange o licenciando. Essas pessoas que se matricularem depois da homologação deverão fazer uma adequação gigante, quase do tamanho da faculdade integral.
@@LucianoMaluf você fala com muita autoridade, espero que tenha se informado bastante, consultado o MEC e inclusive lido pelo menos uma 5 vezes a nova resolução. Sem contar ter acompanhado as outras que existem desde 1997. Abraços!
@@walefalmeida falo com a autoridade de quem sabe ler.
@@LucianoMaluf obrigado pela contribuição
Sai da Federal por causa do predencial, adorando a ideia de um ensino EAD
Ola walef isso vale para bacharel, ou è so para liciatura, e os cursos que o mec cita em sua lista EX: EMFERMAGEM, BIOMEDICINA e por ai vai?!
Somente licenciatura, até o presente momento...
Hehehhehehehehhehehehhehe 100% on line ninguém quer, imagine agora.
Vc está morando em qual lugar ?Aqui em São Paulo tem professores sem aula
O governo do PT não entende muito de economia. As licenciaturas tem que ser EAD. As mensalidades dos cursos de licenciatura se tornarão muito caras na modalidade 50% presencial. O ambiente de trabalho do professor é degradante, o salário é muito ruim e os concursos estão se tornando cada dia mais raros. Um dos poucos atrativos da profissão é a formação com baixo investimento de tempo e dinheiro no EAD. Não dá para exigir formação de primeira e retorno financeiro de terceira classe. Na sociedade em que vivemos, onde a quantidade de vida e bem estar social está profundamente atrelado ao poder financeiro da pessoa, existirão poucas pessoas dispostas a pagar um valor alto na mensalidade e quando formados terem retorno baixíssimo do investimento. Medicina pode cobrar caro porque paga bem, licenciatura não pode cobrar caro.
Concordo!! Inclusive tem até lugares pagando bem professores, mas os cursos só existiam em faculdades federais que são subsidiados com dinheiro público pra manter os cursos. De matemática, física e química, por exemplo, formam-se dois ou no máximo cinco por ano. O EAD vem pra democratizar isso, levar formação para o interiorzão do país...
Concordo. Tem cursos com medicina que precisa de muita prática mas se for levar em consideração o livro é o primeiro EAD. Os papiros etc.
O governo está certíssimo, EAD,na maioria são de pouquíssima quantidade, não fornece pensamentos críticos e está formando professores analfabeto funcional e professores que não domina a área do ensino! Tem ser mais critérioso nas EAD
O pessoal do interior vai se ferrar, ninguém vai abrir polo em cidade com pequena e quem já está morando em cidades grandes não vai dar aulas lá.
Bingo!
Como fica a situação das pós graduação de especialização a distância, aquelas especializações como orientador, gestão escolar?
Nenhuma alteração!
Caso tenha interesse em fazer um desses cursos entre em contato pra te auxiliar...
Posso fazer duas formações R2? já tenho administração
Pela lógica sera atingido quem iniciar a licenciatura após o período de adaptações de 2 anos... nāo?
Exatamente. Mas as faculdades podem se adaptar a qualquer momento. Então quem quer aproveitar a regra antiga precisa ser rápido.
Curioso é que só quem bate palma pra essa resolução é quem já se formou. Passar 4 anos de lá lá lá e não aprender nada. Uma formação mais curta e mais bem feita vale muito mais.
Os alunos de cursos EAD obtiveram notas muito mais baixas nas avaliações em comparação com os de cursos presenciais. Embora os cursos presenciais também enfrentem problemas, os EAD se destacaram negativamente na média nacional. O que mais observo são pessoas acumulando diplomas nesses cursos EAD, atraídas pelo baixo custo, mas permanecendo desempregadas. Quando não conseguem emprego com um diploma, acabam fazendo outro curso EAD, acreditando que o problema está na área de formação, quando na verdade, é a qualificação profissional que falta. Elas ainda não perceberam que o mercado exige habilidades que a faculdade não necessariamente ensina. As universidades presenciais estão se esforçando para alinhar o ensino às exigências do mercado, o que muitas vezes resulta em uma carga horária pesada e um custo mais elevado. No entanto, os cursos EAD não conseguem fazer o mesmo, devido ao seu preço baixo; se aumentassem a qualidade do ensino, o custo subiria para o consumidor. Além disso, o mercado de EAD está repleto de cursos que não têm demanda na iniciativa privada, vendendo uma formação que não corresponde à realidade e enganando pessoas. Também ouço muitas pessoas dizendo que optam pelo EAD por falta de tempo para estudar, o que é estranho, pois para obter uma formação superior, é necessário dedicar tempo aos estudos. Se a pessoa não tem tempo para estudar, por que ela quer um diploma? Ela realmente quer um diploma porque estudou e mereceu, ou apenas quer "comprar" um certificado, acreditando que isso resolverá sua vida?
@@izabelimaia8744 você não está errada, Izabeli. Mas tenho exemplos na minha casa. A minha esposa é formada em direito e se dedicou bastante na faculdade presencial. Ela não quer mais seguir a área. Viu que é muito tempo de faculdade e pouco a oferecer. O que ela aprendeu foi por conta. Ela fez outra faculdade ead e pra ela foi muito melhor, pois a dedicação dela por fora que valeu mais. Sendo sincero, como o nível é baixo, é melhor ter só o diploma e se especializar por fora. Essa é a triste realidade
Cursei licenciatura em Letras Português presencial 4 anos. Gostaria de fazer uma 2 graduação em pedagogia
Olá, você pode fazer sim, porém tem que ficar atento à questão da carga horária. Entre em contato pra te ajudar. Segue meu site de parceria.
faculdade.walef.com.br/slpedagogia
@@walefalmeida esse link possui curso de pedagogia, mas é de qual faculdade?
@@Josimara-o5v entre em contato pra te auxiliar, não posso dizer aqui no TH-cam pois tem outras possibilidades de acordo com a sua realidade
Assisti o vídeo completo me persistiu apenas uma dúvida, se inciar de imediato é possivel concluir haha vista que a resolução ainda está sem efeito?
Você pensou mesma coisa que eu. A resolução pediu um prazo de 2 anos para as faculdades se adaptarem, logo quem entrar agora e terminar antes está sob as resoluções passadas. Muitas faculdades ainda estão ofertando sem nenhuma alteração. Eu deixei o link nos comentários com meu site.
Boa tarde
Também tive essa dúvida ,pois artigo 22, que menciona que apenas os matriculados até a data da homologação terão direito de concluir o curso da orientação que iniciarmos. Como podemos ter a garantia de obter o diploma ?
@@lindinhalynyy a garantia é a própria faculdade. Se ela se inscrever, ela tem a responsabilidade de estar seguindo os requisitos do MEC.
Mais se for começar agora uma segunda licenciatura como ficará
Entre em contato pra te auxiliar, Marijorie
Quando vai atualizar a lei?
Porque ja iniciei modalidade EAD
As instituições terão 2 anos para se adequarem.
@@francinalvasilva6443 Obrigado
Cara, como voce vai fazer para a adequação do curso depois desses dois anos? Porque voce fez uma interpretação errada da resolução, no art. 17. Voce vai ter que oferecer espaço fisico para as horas presenciais, lá na frente. Cuidado, as grandes mantenedoras já estão fazendo a adequação dos cursos, suspenderam as novas licenciaturas. Melhor informar direitinho, não acha? Quem está garantido é só quem já estava matriculado antes da publicação.
@@LucianoMaluf
Luciano, não é a primeira resolução que o MEC faz alterações em cursos. Toda vez que é alterado algo, o MEC dá um prazo de adaptação. Isso acontece porque a mudança de toda a metodologia de um curso não acontece da noite para o dia. Então, dentro desse prazo de 2 anos, o MEC não cobra nenhuma alteração das faculdades, elas podem ofertar ainda com a antiga resolução. Agora algo é fato, a faculdade não tem nenhuma obrigação de manter até o final do curso a mesma metodologia para o aluno, pois já estamos num prazo de adaptação. Porém, acontece que a antiga resolução é mais barata e mais prática para todas as faculdades, por isso a maioria irá manter até o final do prazo a resolução antiga. Tem instituições que já alteram, tem instituições que mantêm os dois modelos (antigo e novo) à disposição do aluno escolher, e tem as que matem somente a resolução antiga. A nova resolução é só mais uma, tem várias outras desde 1997 e a qualquer momento pode mudar de novo.
Mais ja esta valendo pra quem esta fazendo ainda ?
Ooi eu explico certinho no vídeo o que acontece nesses casos, você chegou a ver?
Caramba, fazer licenciatura nos moldes empresariais não tem sentido. É exploração da educação e não ajuda a construção do sujeito cidadão ou cidadã.
Está correta a determinação do Ministro. EAD está formando muito mal
Para não ser pego, está incorreto, o certo é: para não se pegado de surpresa; isso é particípio, ok.
Estás errado. Com o verbo SER a forma correta é PEGO. Com os verbos TER/HAVER é usada a forma PEGADO.
Antes de corrigir alguém, corrija-se!
www.dicio.com.br/pego-ou-pegado/
Muito mais dificil que presencial,nos temos que correr atras do conteúdo em varias fontes,desencolver a aprendizagem,muito melhor que presencial,tem trabalho de extensão....Uma pena....
UM DOS PIORES GOVERNOS DA HISTÓRIA. Quero fazer uma segunda licenciatura em história, agora estou triste, ainda dá tempo de fazer?
Ainda dá tempo, Jaqueline. Entre em contato pra te auxiliar. Meu link está no primeiro comentário.
Acho que o governo está procurando impedir a precarização do ensino promovida por instituições EAD que, em muitos casos, só estão se importando mais com o dinheiro do que com o aluno e a qualidade de ensino. Porém, o governo deveria ter conversado com a sociedade para chegar num consenso.
Querem destruir a carreura
Acredito que até cursos na área de saúde podem ser EAD, bastaria fazer convênios com as instituições de saúde para que os profissionais do quadro atuassem como tutores remunerados), para as aulas práticas, registrando a atuação do aluno via videos... e nos cursos mais teóricos (direito, filosofia, pedagogia etc) não precisaria do acompanhamento de um tutor presencial (bastaria apenas que os alunos gravassem seus desempenhos durante alguma atividade prática exigida em ambientes simulados ou mesmo reais: uma aula-teste, uma defesa de um caso, uma crítica a algum argumento/livro, dentre outros)
Simples assim! Olha que saída bacana!
Não mesmo! Sou cirurgiã dentista e posso te garantir que, se nem 100% presencial a gente sai totalmente apto, imagina com grade EAD ou mesmo o curso inteiro. Isso é insanidade.
@@migaga21 o meu argumento parte do pressuposto de que há uma ética cientifico-profissional comum a tutores, professores-ead e professores presenciais, na qualidade de cientistas que são, de forma que partilham valores e interesses científicos, didáticos e profissionais, o que faria com que atuassem com rigor científico e profissional no exercício pedagógico (fato este que só se pressupunha até então ser possível apenas no presencial). Concordando em parte com seu argumento, admito que num curso presencial de odontólogos talvez os recém-formados não saiam plenamente aptos para o exercício profissional (e acredito que isso seja realidade para outros cursos tambem de muitas outras áreas), mas isso não é (e nem deve ser) motivo para acabar com os cursos presenciais, antes deve-se exigir maior rigor e compromisso etico-profissional dos atuantes na area. Ora, o mesmo se aplica para os cursos ead, ou seja, não haveria motivo para proibir a modalidade por conta de que os recém-formados teriam risco de sair com alguma deficiência de conteúdo (o que muitas vezes nem culpa é do professor, seja ead, seja presencial, ha muito aluno sem capacidade cientifica de estar numa universidade, o que poderia ser resolvido com um maior rigor nos processos de acesso: vestibular, enem etc) mas sim deveria-se exigir um compromisso rigoroso com o exercício científico e pedagógico, tal qual se admite (ainda que em forma de pressuposto) para os cursos presenciais. Ocorre, porém, é que essa proibição em regra é defendida apenas com interesses de reserva de mercado (afinal ninguém gosta de concorrência não é mesmo), mas aí a discussão já é de outra seara, não mais científica, acadêmica ou pedagógica
@@JosivanMsa Para outras profissões, fora da aérea da saúde, concordo plenamente que é um retrocesso!!
tens quem entrou entou
FAZ O LLLL
Kkkkkk
Pois é esta certíssimo. Faculdades em 6.meses piada fim da educação gracas a Deus isso vai acabar
O governo acertou
O PT quer aulas presenciais, porque é mais fácil DOUTRINAR.
@@marcosjose6441 doutrinação ?🤣🤣🗯️ Não acredito que é professor
Quem faz em 6 meses ja possui uma graduação. Ninguém faz faculdade do zero em 6 meses o próprio nome fala complementação se souber o significado dessa palavra vai entender.
@@marcosrenanmartins1846 se vc fosse, professor, comprometido com educação não apoiaria uma complementação pedagógica que é uma porcaria, não aprende nada !Por causa de pessoas iguais a vc que a educação está assim
Tá certo, tem que acabar mesmo. Antigamente, quando a educação superior prestava, todo mundo conseguia ir à universidade, hj não podem mais. Detestobo PT mas enfim fizeram algo bom!