Oi Paloma! - âO Retornoâ do Hisham Matar tÃĄ publicado por aqui pela ÃyinÃĐ. - âManual da Faxineiraâ eu li e nÃĢo achei tudo isso. ðŦĒ Se nÃĢo tivesse entrado na lista, eu nÃĢo sentiria falta. ð - Zero vontade de ler Jon Fosse (por enquanto) - Senti falta de vÃĄrios autores na lista, principalmente Murakami, Pamuk, CoetzeeâĶ - Sobre âÃdio, Amizade, Amor, Casamentoâ (sempre erro o tÃtulo desse livro), minha experiÊncia foi a seguinte: o primeiro conto (que dÃĄ nome ao livro) ÃĐ tÃĢo, mas TÃO incrÃvel (um dos melhores que jÃĄ li!), que os demais nÃĢo me empolgaram tanto ðŦ (o problema de começar com a rÃĐgua muito alta) ðĪ§ Mas acho que super vale a pena! - âPachinkoâ ÃĐ PERFEITO MULHER! ðĪðŧðĪðŧðĪðŧ - Dos que ainda nÃĢo chegaram por aqui, fiquei com muita vontade de ler âErasureâ e âSay nothingâ. - Sou suspeita para falar da Dona Ferrante e, principalmente, da âTetralogia Napolitanaâ, que ÃĐ a minha sÃĐrie de livros favorita. ðŦķðŧ E acho que tu foi muito certeira na tua anÃĄlise em relaçÃĢo a lista. Acho que devemos sim ter um olhar crÃtico, principalmente em relaçÃĢo a falta de diversidade e da presença de poucos autores fora do eixo AmÃĐrica do Norte-Europa, mas realmente serve pra gente engordar nossa lista de leituras futuras. Inclusive, na rede vizinha, tem uma trend muito bacana de leitores que fizeram sua versÃĢo dos melhores do sÃĐculo 21 (atÃĐ fiz minha versÃĢo tb). Peguei muitas indicaçÃĩes dali tb! âšïļ
Tinha pensado em fazer a minha versÃĢo dessa lista mesmo, nÃĢo sabia que era trend do TikTok (eu sou bem desligada da tal "rede vizinha", ahaha). E fiquei curiosa para saber sua versÃĢo! Se quiser compartilhar aqui, fique à vontade =)
@@Simone-mx9he pq eu choraria? Sou homem ð se eu fizer sucesso ÃĐ pq realmente sou bom no que faço e nÃĢo por meio de cotas e justiçasocial de hj em dia ððŧðŠðŧðŠðŧ
Como vocÊ, tambÃĐm entendo essas listas como uma forma de conhecer novos livros, conferir quais jÃĄ li, os que pretendo ler e os que, definitivamente, nÃĢo me interessam. TambÃĐm exercitam o nosso lado crÃtico e o nosso livre arbÃtrio para concordar ou discordar. Nunca passo batido por uma lista dessas, jÃĄ vou conferir. Assim que terminar de assistir ao teu vÃdeo, claro. ð
NÃĢo ter Saramago ÃĐ bastante esquisito. 2666 e Detetives Selvagens tÃĢo distantes um do outro ÃĐ meio suspeito. Acho o DS melhor e ainda me lembro do impacto que me causou a impressÃĢo de que cada capÃtulo parece ter sido escrito por uma pessoa totalmente diferente. Se cabe 2666 acho que cabem tambÃĐm 1Q84 e Kafka à Beira-Mar. A graças dessas listas ÃĐ que elas sÃĢo um ponto de partida e nÃĢo de chegada.
Desta lista li: Pachinko e O ano do Pensamento MÃĄgico. Adoro listas, sempre tenho Ãģtimas dicas vidas destas listas. Amei o vÃdeoâĪ como sempreâšïļ
Eu acho Americanah o mais fraco da Chimamanda ð , mas entendo pq o povo dos EUA curtiu. Pra mim, o melhor ÃĐ Meio sol amarelo. Tenho curiosidade sobre sua opiniÃĢo sobre AmanhÃĢ, amanhÃĢ e outro amanhÃĢ (mas nÃĢo faço ideia se vc iria gostar ou nÃĢo)
Paloma, concordo contigo vom relaçÃĢo a Elena Ferrante, achei muito merecido els ter 3 livros rankeados!! TambÃĐm senti falta de Saramago , Murakami, Valter Hugo MÃĢe, Rosa Montero, Mia Couto, JosÃĐ Eduardo Agualusa e tantos outros!! Acredito que essas listas sejam um pouco como o Oscar!! Cartas marcadas sabe?? Ah por favor leia Lincoln no Limbo, um dos meus favoritos da vida!! Adorei o video ! Beijos
NÃĢo sei se temos gostos parecidos, creio que temos (da lista da Patty Smith), mas o que posso dizer sobre o 2666 ÃĐ que, desde a primeira vez que tive em mÃĢos (2013), acho que venho relendo esse livro pelo menos de 2 em 2 anos porque ÃĐ um romance que me ganhou enormemente.
Nossa como eu gostei de ler Sebald, li Os aneis de Saturno. Pra mim foi a sensaçÃĢo de me expandir. Foi como estar num abismo de inteligÊncia. Ou mergulhado fundo, metros e metros. Eu adoro Proust e a linda prolixidade do Sebald me lembrou Proust.
OlÃĄ minha adorÃĄvel amiga Paloma, que maravilhoso momento a apreciar, contemplar esse belo vÃdeo com a sua resenha fascinante e amÃĄvel. Grato Paloma por esta deliciosa conversa literÃĄria!ðĪðððððð
Antes de tudo: Paloma, vou te oferecer mais um livrinho aqui hahaha Eu tenho o "Fugitiva" da Alice Munro, se vocÊ quiser posso te enviar xD Vou ser bem sincera e dizer que li os 3 primeiros contos, mas nÃĢo curti a temÃĄtica e nem as personagens, mas cada um tem um gosto diferente nÃĐ? Vai que vocÊ adora. Li alguns, mas os que eu nÃĢo entendo estarem na lista foram os que eu nÃĢo gostei, risos. "EstaçÃĢo Onze" achei um livro tÃĢo qualquer coisa, bobo mesmo, mas sei lÃĄ, tÃĄ na lista, vai ver li errado? E li e nÃĢo curti tanto tambÃĐm foi "Os Anos" da Ernaux, que achei chato. Mas Elena Ferrante concordo totalmente com a lista, pois mulher com a escrita mais perfeita deste sÃĐculo nÃĢo sei se hÃĄ.
Bom vÃdeo. NÃĢo gosto de ranking de livros. Acho que o mercado estÃĄ querendo mudar a sua forma de ler , indicando livros que sinceramente, nÃĢo concordo com a lista. NÃĢo deixo me influenciar pelo mercado editorial, vou nas livrarias e encontro livros bons nunca mencionados pelo grande pÚblico. O prazer que me dÃĄ em garimpar obras excelentes que poucos tenham a chance de ler. Valeu!! ð
Aaaaah Paloma, leia Alice Munro sim! Ela tem contos maravilhosos que me lembram um pouco a grande Lygia Fagundes Telles. Acredito que começar por "Ãdio, amizade, namoro, amor, casamento" ÃĐ uma Ãģtima pedida, acho que vocÊ vai gostar!
Eu gostei de conferir a lista porque descobri muita coisa que nÃĢo conhecia ou simplesmente ignorava antes. Consegui perceber que tambÃĐm que leio muito gente morta, rs. Dos 100 livros, li sÃģ 4 e conhecia outros 7 autores (porque li outro livro ou assisti a uma adaptaçÃĢo pra TV ou cinema). Uma autora que eu nunca tinha ouvido falar, mas que me interessou bastante foi a Jasmyn Ward, porque os temas dela se parecem com os do Faulkner. Vi que serÃĄ publicada pela Carambaia ano que vem. Outro livro que gostei MUITO de ver na lista ÃĐ Gilead, da Marylinne Robinson (10š lugar). Esse livro foi reeditada recentemente no Brasil pela EdiçÃĩes Vida Nova e a Robinson se tornou uma das minhas autoras favoritas. Gilead deveria ser mais conhecido entre o pÚblico brasileiro.
Aguardando vc informar as prÃģximas leituras do Clubinho. Estou querendo participar a partir de agosto. Ouvi sÃģ o comentÃĄrios sobre o de agosto e dezembro.
SerÃĢo estas: JULHO - Um cÃĒntico para Leibowitz AGOSTO - O mestre e Margarida SETEMBRO - O leopardo OUTUBRO - A insustentÃĄvel leveza do ser NOVEMBRO - AbsalÃĢo, AbsalÃĢo! DEZEMBRO - Pastoral americana Logo menos gravo um vÃdeo e publico explicando tudo direitinho =)
Paloma, assisti ao vÃdeo antes e adorei. Agora hÃĄ pouco vi o vÃdeo do Darwin do SeleçÃĢo LiterÃĄria com a crÃtica dele sobre essa lista e resolvi voltar aqui pra comentar que vocÊ e ele foram os Únicos que vi apresentarem essa lista de uma forma mais crÃtica e, principalmente, apresentando os requisitos pras escolhas dos livros , algo essencial pra entender como a lista foi feita. Em tempo, deixo aqui a mesma sugestÃĢo que escrevi pro Darwin: vÃdeo de 100 livros (ou sÃģ alguns livros) que os colaboradores do NYT e as editoras americanas deveriam ler. ð
Pachinko me surpreendeu muito. Chorei com a leitura e mostra uma realidade que nÃĢo ÃĐ muito mostrada, vale muito a leitura e ÃĐ um dos meus favoritos do ano âĪ
Pachinko ÃĐ fantÃĄstico!!!!! Eu acho que vocÊ ainda nÃĢo se apaixonou pela literatura sul-coreana (talvez nunca venha a se apaixonar. Acontece). Eu jÃĄ fui fisgada e ÃĐ um caminho sem volta.
Wolf Hall foi o primeiro livro que li esse ano e gostei bastante. A trilogia ÃĐ muito boa, apesar de ser grande, flui que ÃĐ uma beleza (eu li a triologia em um mÊs e meio). Mas de todos, Tragam os Corpos ÃĐ o meu favorito. JÃĄ o terceiro volume nao me agradou em alguns aspectos (como o uso de personagens ficticios na histÃģria, que pra mim ficou irrelevante), mas foi um bom encerramento.
Do Foss eu li Aliss at the fire, que ÃĐ muito triste e pesado, mas de leitura relativamente fÃĄcil, ÃĐ um livro curto. Fiquei atÃĐ com vontade de encarar a septologia, mas começar jÃĄ de cara com ela, sendo que o estilo do autor ÃĐ tÃĢo peculiar, acho um pouco demais. Enfim, indico essa outra entrada aà pra ver se rola o interesse.
Assisti a uma das conversas que teve na feira do livro desse ano com o escritor brasiliense Dan (autor de "vale o que tÃĄ escrito") e o Bruno Paes Manso (autor de "a repÚblica das milÃcias"). O Dan disse que leu Elena Ferrante, que gostou de Amiga Genial e que achava que os homens deveriam ler sem o preconceito de ser um livro "de mulher" pq nÃĢo ÃĐ.
VocÊ falando sobre pegar abuso de livro e eu sou totalmente assim com a Elena Ferrante. ðķâðŦ Pretendo superar esse preconceito ainda esse ano, mas foi tanta gente falando sobre 'A Tetralogia Napolitana' que fiquei enjoada sem nem ler.
eu questiono muito nossa amizade pelo fato de vc nao gostar de reparaçÃĢo, sabe? kkkkk sim, comece alice munro com Ãģdio, amizade, namoroâĶ eu adorei (e nÃĢo sou dos contos, vc sabe). quero ler o a fugitiva. zadie smith tb estÃĄ no meu radar faz tempo. sÃģ nÃĢo sei por qual começar. recomendo mt mt esboço, de rachel cusk, pelos aspectos da escrita. de ishiguro, vai de vestÃgios do dia (tem ii guerra). marquei vÃĄrios dos que vc tb marcou como quer ler.. lincoln no limbo, erasure, atlas de nuvensâĶ e venha pro bolaÃąoverso!
NÃĢo sabia que vocÊ jÃĄ tinha lido esse da Alice!!! Vou começar por ele mesmo entÃĢo. E amei a indicaçÃĢo de "VestÃgios do dia" (o parÊntese foi mais que suficiente, ahahaha)
Esse tipo de lista badalada ÃĐ realmente um incentivo pra desencalhar livros e e-books. JÃĄ corri pra pegar Atlas de Nuvens e Lincoln no Limbo. Agora vai! Tentei nÃĢo ficar indignada com livros ausentes dessa lista, ou presentes, ou com as posiçÃĩes em que ficaram... E CONSEGUI! Estou evoluindo.ð ððŧð
Paloma,a maioria desses autores nÃĢo conheço,mas Jon Fosse eu tenho intençÃĢo de ler,pois alguns dos livros dele jÃĄ foram traduzidos no Brasil.....acho que nÃĢo esse citado....
Oi Paloma, adorei as suas consideraçÃĩes! Eu vejo a lista mais ou menos como vocÊ, como um compilado de ideias de leituras para me inspirar, mas confesso que vÃĄrias das indicaçÃĩes nÃĢo me interessaram tanto assim. Fiquei curiosa com o Bel Canto da Ann Patchet, Pachinko, BolaÃąo e com os livros que vocÊ resenhou porque confio mais no seu gosto do que no do NYT! Mas me perturbou um pouco ver essa semana junto com a lista uma reportagem da BBC (se nÃĢo me engano) sobre a Alice Munro, com a filha dela comentando como ela foi violentada pelo padrasto quando criança e a autora ficou do lado do agressor. Aà me dÃĄ um tristeza ver gente assim recebendo mais marketing e ganhar mais dinheiro com os livros. Aà acho que peguei certo ranço da lista (apesar de racionalmente saber que o NYT e os indicadores nÃĢo terem nada a ver com isso).
NÃĢo teria como "Ensaio sobre a cegueira" entrar na lista, ele foi publicado em 1995, mas poderia entrar o livro "As intermitÊncias da morte". HÃĄ outros livros dele publicados no SÃĐc XXI, mas nÃĢo foram tÃĢo impactantes.
Nao consigo me conectar com Annie Ernaux. Parece que estou lendo um artigo de jornal, apenas informacao, mas nenhuma ligaçÃĢo. TambÃĐm nÃĢo gostei da escrita da Munro, e queria muito gostar. Vou tentar com um novo livro (li Amiga de Juventude).
O Retorno do Hisham Matar tem traduçÃĢo sim, pela editora AyinÊ. E eu li a trilogia Wolf Hall e ÃĐ muuuuuito muito boa, mas tem que ler entendendo que ÃĐ uma histÃģria com o estilo da autora, sabe?
Dei uma olhada na lista e pensei que deveria se chamar "as capas mais feias do sÃĐculo 21". Sim, sei que uma coisa nÃĢo tem a ver com a outra e bla, bla, blÃĄ ... mas, Senhor! que capas pavorosas!
De kazuo ishiguro recomendo Os vestÃgios do dia e O gigante enterrado. Embora de origem japonÊs o escritor parece preferir se debruçar sobre as histÃģrias que se passam na Europa, onde foi criado. Um abraço.
dessa lista li: ð o amigo (sigrid nunez): achei interessante porque ÃĐ uma narrativa sobre luto que nÃĢo se restringe ao clichÊ da narrativa de luto e explora outras manifestaçÃĩes desse sentimento perante a vida, nÃĢo sÃģ em relaçÃĢo a morte fÃsica. nÃĢo sabia o que esperar dele e achei Ãģtimo. ð persÃĐpolis (marjane satrapi): muito bom, preciso reler! ð o pintassilgo (donna tartt): para tristeza dos haters. ðŦķ amo, amo, amo esse livro, poderia falar por horas sobre cada aspecto dele em uma mesa de bar, quero tatuar um pintassilgo na minha testa e ainda escuto aquela playlist do spotify pensando nos meus filhos boreo. ðĨēð ð a visita cruel do tempo (jennifer egan): lembro que amei muito essa leitura e a forma como os povs sÃĢo trabalhados. mas como li em 2014, quase uma dÃĐcada atrÃĄs, nÃĢo recordo dos detalhes, sÃģ do sentimento. preciso começar a anotar minhas impressÃĩes. ð fun home (alison bechdel): sinceramenre, nem lembrava que tinha lido, lembrei agora quando vi a lista. /corre na tbr jÃĄ estavam os livros de contos da alice munro, pachinko e nÃĢo me abandone jamais. vou dar uma olhada nos outros. ð
Desse autor Hisham Matar eu li um livro chamado 'No paÃs dos homens'. Ã uma histÃģria de um menino crescendo em meio aos horrores do inÃcio do regime ditatorial de Khadafi. JÃĄ quero ler esse 'O retorno'.
Pulou da 8° para a 6° kkk Eu percebi pq estava aguardando falar justamente da 7° The underground railroad, livro que me foi enviado pela Tag e atÃĐ hoje nÃĢo consegui ler de tÃĢo pesado que achei.
Eu adoro Ali Smith. NÃĢo sei se ÃĐ o tipo de literatura que qualquer um iria gostar, pois a autora tem uma linguagem mais contemporÃĒnea, inclusive a estrutura narrativa. Talvez a galera que curta mais os clÃĄssicos acharÃĄ estranho.
Eu realmente acho Detetives Selvagens uma leitura muito mais interessante do que 2666. NÃĢo consigo entender muito bem o motivo de a maioria pensar mais em 2666 ao se referir ao BolaÃąo. Talvez pelas condiçÃĩes em que o livro foi escritoâĶ
AliÃĄs, quando li 2666, nÃĢo curti muito a obra, o que me afastou do BolaÃąo por muito tempo. Uns anos depois, em 2019, resolvi tentar novamente e fiquei abismada com a grandiosidade de Detetives Selvagens.
@@Carolalmeidapaiva eu confesso que tenho mais curiosidade em relaçÃĢo a DS que a 2666, mas como 2666 ÃĐ o que tenho aqui, provavelmente serÃĄ o primeiro que lerei, rs
Essas listas sempre sÃĢo problemÃĄticas: "As intermitÊncias da Morte", de JosÃĐ Saramago; A trilogia "Seu rosto AmanhÃĢ" e "Os enamoramentos", ambos de Javier MarÃas; "SubmissÃĢo" e "AniquilacÃĢo", de Michel Houllebecq (incomparavelmente superior a Ernaux); "Travessuras de menina mÃĄ", de Mario Vargas Llosa; "O sonho mais doce", de Doris Lessing; "Desonra", de J. M. Coetzee; "A fÃģrmula preferida do professor", de Yoko Ogawa; "4321", de Paul Auster etc; sÃĢo tantas as grandes obras e escritores que ficaram de fora para dar lugar a tantos terrivelmente inferiores que chega a dar dÃģ! Certeza absoluta que a qualidade artÃstica das obras nÃĢo foi o critÃĐrio mais respeitado nessa seleçÃĢo!
Com certeza. Mas acho positivo que elas existam, a despeito dos problemas, porque ÃĐ uma oportunidade de conhecer livros novos que talvez nÃĢo conhecesse de outro modo =)
Cara, esses livros da Hillary Mantel nunca estiveram no Hype, tanto que a prÃģpria editora disse que eles nÃĢo venderam bem aqui no Brasil. Talvez vocÊ tenha tido uma impressÃĢo de Hype na sua bolha literÃĄria. Sobre a Tove Ditlevsen ser uma das maiores escritoras dinamarquesas, eu vou ter que discordar. Porque veja bem; atÃĐ esse livro sair e todo mundo descobrir ele recentemente, quem era Tove???!!! Um nome qualquer no meio de milhares. NÃĢo dÃĄ pra chamar ela de âuma das maiores escritorasâ do seu paÃs. Eu falo isso exatamente por minha famÃlia ter decÊncia Dinamarquesa e prezarmos muito pela literatura desse paÃs. Se for pra incluir um grande nome da literatura dinamarquesa, e uma mulher ainda por cima, vamos por favor dar as honras a Charlotte Strandgaard.
NÃĢo gostei de Lucia Berlin ( manual de limpeza) e a Trilogia de copenhaga foi da maiores desilusÃĩes que tive. Como dar tanto valor a mÃĢes ausentes viciadas em droga ? Os contas de Lucia Berlin fizera-me sentir burra pois nÃĢo percebia nada de nada ao ler conto apÃģs conto. hahaha Fiquei curiosa com Elena Ferrante - a trilogia. jÃĄ li o livro de crÃģnicas e nao gostei muitos mas .... toda gente fala da ficçÃĢo dela. Estou a ler Alice Munro e estou a gostar - "Demasiada Felicidade". Bjinho. Lista sem JosÃĐ Saramago ??? como ÃĐ possivel? puffffff
JÃĄ pensou os 100 melhores livros da biblioteca pessoal de Paloma Lima? ð
Ah eu ia adora ð
Amei a ideia âĪ
Socorro. Um vÃdeo com 24 horas de duraçÃĢo, ahahahah
Adorei!
TambÃĐm amei a ideia!
@@PalomaLima ÃĐ disso que a gente gosta ð
Oi Paloma!
- âO Retornoâ do Hisham Matar tÃĄ publicado por aqui pela ÃyinÃĐ.
- âManual da Faxineiraâ eu li e nÃĢo achei tudo isso. ðŦĒ Se nÃĢo tivesse entrado na lista, eu nÃĢo sentiria falta. ð
- Zero vontade de ler Jon Fosse (por enquanto)
- Senti falta de vÃĄrios autores na lista, principalmente Murakami, Pamuk, CoetzeeâĶ
- Sobre âÃdio, Amizade, Amor, Casamentoâ (sempre erro o tÃtulo desse livro), minha experiÊncia foi a seguinte: o primeiro conto (que dÃĄ nome ao livro) ÃĐ tÃĢo, mas TÃO incrÃvel (um dos melhores que jÃĄ li!), que os demais nÃĢo me empolgaram tanto ðŦ (o problema de começar com a rÃĐgua muito alta) ðĪ§ Mas acho que super vale a pena!
- âPachinkoâ ÃĐ PERFEITO MULHER! ðĪðŧðĪðŧðĪðŧ
- Dos que ainda nÃĢo chegaram por aqui, fiquei com muita vontade de ler âErasureâ e âSay nothingâ.
- Sou suspeita para falar da Dona Ferrante e, principalmente, da âTetralogia Napolitanaâ, que ÃĐ a minha sÃĐrie de livros favorita. ðŦķðŧ
E acho que tu foi muito certeira na tua anÃĄlise em relaçÃĢo a lista. Acho que devemos sim ter um olhar crÃtico, principalmente em relaçÃĢo a falta de diversidade e da presença de poucos autores fora do eixo AmÃĐrica do Norte-Europa, mas realmente serve pra gente engordar nossa lista de leituras futuras. Inclusive, na rede vizinha, tem uma trend muito bacana de leitores que fizeram sua versÃĢo dos melhores do sÃĐculo 21 (atÃĐ fiz minha versÃĢo tb). Peguei muitas indicaçÃĩes dali tb! âšïļ
Tinha pensado em fazer a minha versÃĢo dessa lista mesmo, nÃĢo sabia que era trend do TikTok (eu sou bem desligada da tal "rede vizinha", ahaha). E fiquei curiosa para saber sua versÃĢo! Se quiser compartilhar aqui, fique à vontade =)
Muitas mulheres, eba!!! Ferrante ganhou meu coraçÃĢo. Concordo com vc sobre o Saramago. InacreditÃĄvel ele n estar na lista
Pois ÃĐ!! Saramago ÃĐ fabuloso!
Esse ÃĐ o motivo de muitas estarem na lista, por serem mulheres
@@hguihgui6288 Choooooraaaa bebezÃĢo
@@Simone-mx9he pq eu choraria? Sou homem ð se eu fizer sucesso ÃĐ pq realmente sou bom no que faço e nÃĢo por meio de cotas e justiçasocial de hj em dia ððŧðŠðŧðŠðŧ
@@hguihgui6288 "SE eu fizer sucesso" HAHAHAHAHA Menino, volta pro seu videogame.
Como vocÊ, tambÃĐm entendo essas listas como uma forma de conhecer novos livros, conferir quais jÃĄ li, os que pretendo ler e os que, definitivamente, nÃĢo me interessam. TambÃĐm exercitam o nosso lado crÃtico e o nosso livre arbÃtrio para concordar ou discordar. Nunca passo batido por uma lista dessas, jÃĄ vou conferir. Assim que terminar de assistir ao teu vÃdeo, claro. ð
VocÊ sempre cirÚrgica âĻ
@@PalomaLima ðĨ°
NÃĢo ter Saramago ÃĐ bastante esquisito. 2666 e Detetives Selvagens tÃĢo distantes um do outro ÃĐ meio suspeito. Acho o DS melhor e ainda me lembro do impacto que me causou a impressÃĢo de que cada capÃtulo parece ter sido escrito por uma pessoa totalmente diferente. Se cabe 2666 acho que cabem tambÃĐm 1Q84 e Kafka à Beira-Mar. A graças dessas listas ÃĐ que elas sÃĢo um ponto de partida e nÃĢo de chegada.
"A graças dessas listas ÃĐ que elas sÃĢo um ponto de partida e nÃĢo de chegada." adorei!
Desta lista li: Pachinko e O ano do Pensamento MÃĄgico. Adoro listas, sempre tenho Ãģtimas dicas vidas destas listas. Amei o vÃdeoâĪ como sempreâšïļ
Quantas mulheres na lista. Que maravilhaâĪ. Um xÊro do nosso paÃs nordeste. ð
SIM! Esqueci de comentar no vÃdeo, mas achei demais ver tantas mulheres nela!
AtÃĐ que enfim achei alguÃĐm, que como eu, detestou ReparaçÃĢo ðŽ
Senti falta de muita gente maravilhosa nessa lista, por exemplo, Haruki Murakami.
Bem na hora do almoço! melhor companhia nÃĢo hÃĄ.
Eu acho Americanah o mais fraco da Chimamanda ð , mas entendo pq o povo dos EUA curtiu. Pra mim, o melhor ÃĐ Meio sol amarelo. Tenho curiosidade sobre sua opiniÃĢo sobre AmanhÃĢ, amanhÃĢ e outro amanhÃĢ (mas nÃĢo faço ideia se vc iria gostar ou nÃĢo)
Acho que vocÊ ÃĐ a primeira pessoa que considera esse o melhor! Fiquei curiosa agora!
Eu ðĐ· infinitamente ReparaçÃĢo! Dos meus livros favoritos da vida! Se tem uma coisa que literatura nÃĢo ÃĐ, de fato, ÃĐ consenso! ðđ
Paloma, concordo contigo vom relaçÃĢo a Elena Ferrante, achei muito merecido els ter 3 livros rankeados!! TambÃĐm senti falta de Saramago , Murakami, Valter Hugo MÃĢe, Rosa Montero, Mia Couto, JosÃĐ Eduardo Agualusa e tantos outros!! Acredito que essas listas sejam um pouco como o Oscar!! Cartas marcadas sabe?? Ah por favor leia Lincoln no Limbo, um dos meus favoritos da vida!! Adorei o video ! Beijos
Do Ishiguro, eu li O gigante enterrado. Amei!!!! Sou suspeita, porque sou apaixonada pela literatura asiÃĄtica, mas ÃĐ uma histÃģria muito tocante...
NÃĢo sei se temos gostos parecidos, creio que temos (da lista da Patty Smith), mas o que posso dizer sobre o 2666 ÃĐ que, desde a primeira vez que tive em mÃĢos (2013), acho que venho relendo esse livro pelo menos de 2 em 2 anos porque ÃĐ um romance que me ganhou enormemente.
ReparaçÃĢo eu adorei!! Mas que bom que cada livro nos toca de forma diferente.
Nossa como eu gostei de ler Sebald, li Os aneis de Saturno. Pra mim foi a sensaçÃĢo de me expandir. Foi como estar num abismo de inteligÊncia. Ou mergulhado fundo, metros e metros. Eu adoro Proust e a linda prolixidade do Sebald me lembrou Proust.
O vÃdeo, suas respectivas consideraçÃĩes, iluminaçÃĢo, visual, e a Paloma editora entÃĢo,...TUDO SENSACIONAIS! ððððŦķâĪ
Querida, muito obrigada pela generosidade!
OlÃĄ minha adorÃĄvel amiga Paloma, que maravilhoso momento a apreciar, contemplar esse belo vÃdeo com a sua resenha fascinante e amÃĄvel. Grato Paloma por esta deliciosa conversa literÃĄria!ðĪðððððð
Pachinko tem uma sÃĐrie na Apple TV que ÃĐ simplesmente maravilhosa ð
NÃĢo sabia! Darei uma olhada =)
Antes de tudo: Paloma, vou te oferecer mais um livrinho aqui hahaha Eu tenho o "Fugitiva" da Alice Munro, se vocÊ quiser posso te enviar xD Vou ser bem sincera e dizer que li os 3 primeiros contos, mas nÃĢo curti a temÃĄtica e nem as personagens, mas cada um tem um gosto diferente nÃĐ? Vai que vocÊ adora.
Li alguns, mas os que eu nÃĢo entendo estarem na lista foram os que eu nÃĢo gostei, risos. "EstaçÃĢo Onze" achei um livro tÃĢo qualquer coisa, bobo mesmo, mas sei lÃĄ, tÃĄ na lista, vai ver li errado? E li e nÃĢo curti tanto tambÃĐm foi "Os Anos" da Ernaux, que achei chato.
Mas Elena Ferrante concordo totalmente com a lista, pois mulher com a escrita mais perfeita deste sÃĐculo nÃĢo sei se hÃĄ.
Bom vÃdeo. NÃĢo gosto de ranking de livros. Acho que o mercado estÃĄ querendo mudar a sua forma de ler , indicando livros que sinceramente, nÃĢo concordo com a lista. NÃĢo deixo me influenciar pelo mercado editorial, vou nas livrarias e encontro livros bons nunca mencionados pelo grande pÚblico. O prazer que me dÃĄ em garimpar obras excelentes que poucos tenham a chance de ler. Valeu!! ð
Aaaaah Paloma, leia Alice Munro sim! Ela tem contos maravilhosos que me lembram um pouco a grande Lygia Fagundes Telles. Acredito que começar por "Ãdio, amizade, namoro, amor, casamento" ÃĐ uma Ãģtima pedida, acho que vocÊ vai gostar!
jÃĄ estou ansiosa pro vlog de leitura de o pintassilgo ð
Eu gostei de conferir a lista porque descobri muita coisa que nÃĢo conhecia ou simplesmente ignorava antes. Consegui perceber que tambÃĐm que leio muito gente morta, rs. Dos 100 livros, li sÃģ 4 e conhecia outros 7 autores (porque li outro livro ou assisti a uma adaptaçÃĢo pra TV ou cinema).
Uma autora que eu nunca tinha ouvido falar, mas que me interessou bastante foi a Jasmyn Ward, porque os temas dela se parecem com os do Faulkner. Vi que serÃĄ publicada pela Carambaia ano que vem.
Outro livro que gostei MUITO de ver na lista ÃĐ Gilead, da Marylinne Robinson (10š lugar). Esse livro foi reeditada recentemente no Brasil pela EdiçÃĩes Vida Nova e a Robinson se tornou uma das minhas autoras favoritas. Gilead deveria ser mais conhecido entre o pÚblico brasileiro.
Aguardando vc informar as prÃģximas leituras do Clubinho. Estou querendo participar a partir de agosto. Ouvi sÃģ o comentÃĄrios sobre o de agosto e dezembro.
SerÃĢo estas:
JULHO - Um cÃĒntico para Leibowitz
AGOSTO - O mestre e Margarida
SETEMBRO - O leopardo
OUTUBRO - A insustentÃĄvel leveza do ser
NOVEMBRO - AbsalÃĢo, AbsalÃĢo!
DEZEMBRO - Pastoral americana
Logo menos gravo um vÃdeo e publico explicando tudo direitinho =)
@@PalomaLimaadorei as escolhas. Me inscrevo em breve âĪ
Amei seu vÃdeo!!!
Muito livro bom, mas o primeiro lugar, nossa âĪ minha autora preferida!
Bom dia, Paloma, lista NYTimesâĪ
Boas leituras. ððððð
Estou lendo, Sucupira Ame-A Ou Deixe-A, Dias Gomes.
Paloma, assisti ao vÃdeo antes e adorei. Agora hÃĄ pouco vi o vÃdeo do Darwin do SeleçÃĢo LiterÃĄria com a crÃtica dele sobre essa lista e resolvi voltar aqui pra comentar que vocÊ e ele foram os Únicos que vi apresentarem essa lista de uma forma mais crÃtica e, principalmente, apresentando os requisitos pras escolhas dos livros , algo essencial pra entender como a lista foi feita.
Em tempo, deixo aqui a mesma sugestÃĢo que escrevi pro Darwin: vÃdeo de 100 livros (ou sÃģ alguns livros) que os colaboradores do NYT e as editoras americanas deveriam ler. ð
Pachinko me surpreendeu muito. Chorei com a leitura e mostra uma realidade que nÃĢo ÃĐ muito mostrada, vale muito a leitura e ÃĐ um dos meus favoritos do ano âĪ
Paloma, adorei o vÃdeo e tambÃĐm senti falta de muitos livros nessa lista. Eu quase nao li nenhum dos que aparecem. ð
Pachinko ÃĐ incrÃvel, vale mto a pena
Adoro sua espontaneidade âĪ
Leia Pachinko, ÃĐ muito bom âĪ
Amei Pachinko. âĪ
AMEI O VIDEO.... DURAÃÃO PERFEITAâĪ
Pachinko ÃĐ fantÃĄstico!!!!! Eu acho que vocÊ ainda nÃĢo se apaixonou pela literatura sul-coreana (talvez nunca venha a se apaixonar. Acontece). Eu jÃĄ fui fisgada e ÃĐ um caminho sem volta.
Aff, amo seus vÃdeos DEMAIS, Paloma! âĪ
Wolf Hall foi o primeiro livro que li esse ano e gostei bastante. A trilogia ÃĐ muito boa, apesar de ser grande, flui que ÃĐ uma beleza (eu li a triologia em um mÊs e meio). Mas de todos, Tragam os Corpos ÃĐ o meu favorito.
JÃĄ o terceiro volume nao me agradou em alguns aspectos (como o uso de personagens ficticios na histÃģria, que pra mim ficou irrelevante), mas foi um bom encerramento.
O pintassilgo ÃĐ fantÃĄstico!
Do Foss eu li Aliss at the fire, que ÃĐ muito triste e pesado, mas de leitura relativamente fÃĄcil, ÃĐ um livro curto. Fiquei atÃĐ com vontade de encarar a septologia, mas começar jÃĄ de cara com ela, sendo que o estilo do autor ÃĐ tÃĢo peculiar, acho um pouco demais. Enfim, indico essa outra entrada aà pra ver se rola o interesse.
Li pouquÃssimos dessa lista, mas os que li foram por recomendaçÃĢo sua hahah ðĨ°
Aaaaaaaawn!!!!
Assisti a uma das conversas que teve na feira do livro desse ano com o escritor brasiliense Dan (autor de "vale o que tÃĄ escrito") e o Bruno Paes Manso (autor de "a repÚblica das milÃcias"). O Dan disse que leu Elena Ferrante, que gostou de Amiga Genial e que achava que os homens deveriam ler sem o preconceito de ser um livro "de mulher" pq nÃĢo ÃĐ.
VocÊ falando sobre pegar abuso de livro e eu sou totalmente assim com a Elena Ferrante. ðķâðŦ Pretendo superar esse preconceito ainda esse ano, mas foi tanta gente falando sobre 'A Tetralogia Napolitana' que fiquei enjoada sem nem ler.
Vale a pena superar, viu? Falo por experiÊncia prÃģpria
Do Kazuo Ishiguro eu amei "Os vestÃgios do dia" âĪ
eu questiono muito nossa amizade pelo fato de vc nao gostar de reparaçÃĢo, sabe? kkkkk
sim, comece alice munro com Ãģdio, amizade, namoroâĶ eu adorei (e nÃĢo sou dos contos, vc sabe). quero ler o a fugitiva.
zadie smith tb estÃĄ no meu radar faz tempo. sÃģ nÃĢo sei por qual começar.
recomendo mt mt esboço, de rachel cusk, pelos aspectos da escrita. de ishiguro, vai de vestÃgios do dia (tem ii guerra).
marquei vÃĄrios dos que vc tb marcou como quer ler.. lincoln no limbo, erasure, atlas de nuvensâĶ
e venha pro bolaÃąoverso!
NÃĢo sabia que vocÊ jÃĄ tinha lido esse da Alice!!! Vou começar por ele mesmo entÃĢo. E amei a indicaçÃĢo de "VestÃgios do dia" (o parÊntese foi mais que suficiente, ahahaha)
As imagens dos livros do box da Tetralogia Napolitana sÃĢo lindas, mas a qualidade nÃĢo ÃĐ lÃĄ das melhores.
Esse tipo de lista badalada ÃĐ realmente um incentivo pra desencalhar livros e e-books. JÃĄ corri pra pegar Atlas de Nuvens e Lincoln no Limbo. Agora vai!
Tentei nÃĢo ficar indignada com livros ausentes dessa lista, ou presentes, ou com as posiçÃĩes em que ficaram... E CONSEGUI! Estou evoluindo.ð
ððŧð
Depois me conta o que achou desses dois, LÚcia!
@@PalomaLima Conto!
Paloma,a maioria desses autores nÃĢo conheço,mas Jon Fosse eu tenho intençÃĢo de ler,pois alguns dos livros dele jÃĄ foram traduzidos no Brasil.....acho que nÃĢo esse citado....
Oi Paloma, adorei as suas consideraçÃĩes! Eu vejo a lista mais ou menos como vocÊ, como um compilado de ideias de leituras para me inspirar, mas confesso que vÃĄrias das indicaçÃĩes nÃĢo me interessaram tanto assim. Fiquei curiosa com o Bel Canto da Ann Patchet, Pachinko, BolaÃąo e com os livros que vocÊ resenhou porque confio mais no seu gosto do que no do NYT! Mas me perturbou um pouco ver essa semana junto com a lista uma reportagem da BBC (se nÃĢo me engano) sobre a Alice Munro, com a filha dela comentando como ela foi violentada pelo padrasto quando criança e a autora ficou do lado do agressor. Aà me dÃĄ um tristeza ver gente assim recebendo mais marketing e ganhar mais dinheiro com os livros. Aà acho que peguei certo ranço da lista (apesar de racionalmente saber que o NYT e os indicadores nÃĢo terem nada a ver com isso).
Chinamanda li Hibisco Roxo,gostei.
NÃĢo teria como "Ensaio sobre a cegueira" entrar na lista, ele foi publicado em 1995, mas poderia entrar o livro "As intermitÊncias da morte". HÃĄ outros livros dele publicados no SÃĐc XXI, mas nÃĢo foram tÃĢo impactantes.
- pachinko ÃĐ excelente, o Único defeito ÃĐ que a capa ÃĐ soft touch.
- esboço ÃĐ muito bom, mas achei estranho estar tÃĢo bem colocado
Ainda sem acreditar que Precisamos Falar sobre Kevin (Lionel Shriver, 2007) nÃĢo estÃĄ nessa lista. SÃĐrio.
Comprei esse livro sÃģ pela a capa sem saber nada, uma obra prima.
Amo literatura asiatica:Frio como a neve, Tigres na neve,etc.
Comprei AS correçÃĩes bem baratinho, nove pilas em um saldÃĢo de uma loja de papelaria bom dimai
Nao consigo me conectar com Annie Ernaux. Parece que estou lendo um artigo de jornal, apenas informacao, mas nenhuma ligaçÃĢo.
TambÃĐm nÃĢo gostei da escrita da Munro, e queria muito gostar. Vou tentar com um novo livro (li Amiga de Juventude).
Ouvi o audiobook de Brancura do Jon Fosse disponÃvel na audible e gostei mto da narrativa do autor! Pretendo ler mais coisas dele!
O Retorno do Hisham Matar tem traduçÃĢo sim, pela editora AyinÊ. E eu li a trilogia Wolf Hall e ÃĐ muuuuuito muito boa, mas tem que ler entendendo que ÃĐ uma histÃģria com o estilo da autora, sabe?
Dei uma olhada na lista e pensei que deveria se chamar "as capas mais feias do sÃĐculo 21". Sim, sei que uma coisa nÃĢo tem a ver com a outra e bla, bla, blÃĄ ... mas, Senhor! que capas pavorosas!
Paloma vocÊ tem que fazer o seus 10 melhores livros do sÃĐculo XXI!!! CadÊ sua versÃĢo dessa lista! Urgeeee
Quem sabe vem aà ð
Apoioooooo
De kazuo ishiguro recomendo Os vestÃgios do dia e O gigante enterrado. Embora de origem japonÊs o escritor parece preferir se debruçar sobre as histÃģrias que se passam na Europa, onde foi criado. Um abraço.
Acho que vou de "Os vestÃgios do dia"! Obrigada pelas recomendaçÃĩes ðĨ°
@@PalomaLima Ãģtimo escolha!
dessa lista li:
ð o amigo (sigrid nunez): achei interessante porque ÃĐ uma narrativa sobre luto que nÃĢo se restringe ao clichÊ da narrativa de luto e explora outras manifestaçÃĩes desse sentimento perante a vida, nÃĢo sÃģ em relaçÃĢo a morte fÃsica. nÃĢo sabia o que esperar dele e achei Ãģtimo.
ð persÃĐpolis (marjane satrapi): muito bom, preciso reler!
ð o pintassilgo (donna tartt): para tristeza dos haters. ðŦķ amo, amo, amo esse livro, poderia falar por horas sobre cada aspecto dele em uma mesa de bar, quero tatuar um pintassilgo na minha testa e ainda escuto aquela playlist do spotify pensando nos meus filhos boreo. ðĨēð
ð a visita cruel do tempo (jennifer egan): lembro que amei muito essa leitura e a forma como os povs sÃĢo trabalhados. mas como li em 2014, quase uma dÃĐcada atrÃĄs, nÃĢo recordo dos detalhes, sÃģ do sentimento. preciso começar a anotar minhas impressÃĩes.
ð fun home (alison bechdel): sinceramenre, nem lembrava que tinha lido, lembrei agora quando vi a lista. /corre
na tbr jÃĄ estavam os livros de contos da alice munro, pachinko e nÃĢo me abandone jamais. vou dar uma olhada nos outros. ð
TÃī beeeem curiosa pra ler "O amigo"! JÃĄ atÃĐ comprei porque o e-book em inglÊs tava uma pechincha, rs
Paloma, qual o modelo do seu Garmin? Amo seus vÃdeos!
Quem faz os seus personagens?
Enjagadissima nesse engajameto . ..estava esperando por isso.
Desse autor Hisham Matar eu li um livro chamado 'No paÃs dos homens'. Ã uma histÃģria de um menino crescendo em meio aos horrores do inÃcio do regime ditatorial de Khadafi. JÃĄ quero ler esse 'O retorno'.
Pulou da 8° para a 6° kkk
Eu percebi pq estava aguardando falar justamente da 7° The underground railroad, livro que me foi enviado pela Tag e atÃĐ hoje nÃĢo consegui ler de tÃĢo pesado que achei.
Eu tenho zero vontade de ler esse livro ð a bateria da cÃĒmera tava acabando e achei melhor pular, jÃĄ que nÃĢo tenho vontade de ler, rs
Seu canal, suas regras. Justo ð
Dando um pitaco: leia. à pesado mesmo, mas vale a pena. A ediçÃĢo da Tag ÃĐ muito linda!
Eu adoro Ali Smith. NÃĢo sei se ÃĐ o tipo de literatura que qualquer um iria gostar, pois a autora tem uma linguagem mais contemporÃĒnea, inclusive a estrutura narrativa. Talvez a galera que curta mais os clÃĄssicos acharÃĄ estranho.
ensaio sobre a lucidez e o homem duplicado tinha que ter bons demais
E pensar que meu volume de A amiga genial estÃĄ encalhado na estante e ainda embalado no plÃĄstico .
Eu realmente acho Detetives Selvagens uma leitura muito mais interessante do que 2666. NÃĢo consigo entender muito bem o motivo de a maioria pensar mais em 2666 ao se referir ao BolaÃąo. Talvez pelas condiçÃĩes em que o livro foi escritoâĶ
AliÃĄs, quando li 2666, nÃĢo curti muito a obra, o que me afastou do BolaÃąo por muito tempo. Uns anos depois, em 2019, resolvi tentar novamente e fiquei abismada com a grandiosidade de Detetives Selvagens.
@@Carolalmeidapaiva eu confesso que tenho mais curiosidade em relaçÃĢo a DS que a 2666, mas como 2666 ÃĐ o que tenho aqui, provavelmente serÃĄ o primeiro que lerei, rs
Eu queria gostar de Saramago,ainda nÃĢo ðĒ
Senti umas faltinhasâĶ Amos Oz, Orhan Pamuk, David GrossmanâĶalÃĐm do Saramago tb, por certo!
Saramago, com certeza.
Confesso que ignorei a maioria das minhas crÃticas a lista quando cheguei no top 1
Ahahahahahahahah
Paloma ! Q linda estÃĄs! âĪ
âĪ
Faltou SÃģ garotos
AlguÃĐm conhece o Afonso Cruz?
Eu conheço e amo Para onde vÃĢo os Guarda chuvas
@@welintoncristiansantos5741 Tenho o Jalan Jalan para ler. O AC ÃĐ genial.
AtÃĐ assistir esse vÃdeo eu achava que os livros da Elena Ferrante eram aqueles romances juvenis bobinhos (na acepçÃĢo romÃĒntica mesmo).
Essas listas sempre sÃĢo problemÃĄticas: "As intermitÊncias da Morte", de JosÃĐ Saramago; A trilogia "Seu rosto AmanhÃĢ" e "Os enamoramentos", ambos de Javier MarÃas; "SubmissÃĢo" e "AniquilacÃĢo", de Michel Houllebecq (incomparavelmente superior a Ernaux); "Travessuras de menina mÃĄ", de Mario Vargas Llosa; "O sonho mais doce", de Doris Lessing; "Desonra", de J. M. Coetzee; "A fÃģrmula preferida do professor", de Yoko Ogawa; "4321", de Paul Auster etc; sÃĢo tantas as grandes obras e escritores que ficaram de fora para dar lugar a tantos terrivelmente inferiores que chega a dar dÃģ! Certeza absoluta que a qualidade artÃstica das obras nÃĢo foi o critÃĐrio mais respeitado nessa seleçÃĢo!
Isabel Allende, nÃĢo existe; Lobo Antunes, nÃĢo existe; Salman Rushdie, nÃĢo existe etc etc etc.
Com certeza. Mas acho positivo que elas existam, a despeito dos problemas, porque ÃĐ uma oportunidade de conhecer livros novos que talvez nÃĢo conhecesse de outro modo =)
ð
A vegetariana ÃĐ muito bom, mas Atos Humanos ÃĐ melhor.
Cara, esses livros da Hillary Mantel nunca estiveram no Hype, tanto que a prÃģpria editora disse que eles nÃĢo venderam bem aqui no Brasil. Talvez vocÊ tenha tido uma impressÃĢo de Hype na sua bolha literÃĄria.
Sobre a Tove Ditlevsen ser uma das maiores escritoras dinamarquesas, eu vou ter que discordar. Porque veja bem; atÃĐ esse livro sair e todo mundo descobrir ele recentemente, quem era Tove???!!! Um nome qualquer no meio de milhares. NÃĢo dÃĄ pra chamar ela de âuma das maiores escritorasâ do seu paÃs.
Eu falo isso exatamente por minha famÃlia ter decÊncia Dinamarquesa e prezarmos muito pela literatura desse paÃs. Se for pra incluir um grande nome da literatura dinamarquesa, e uma mulher ainda por cima, vamos por favor dar as honras a Charlotte Strandgaard.
ðĐ·ððĐ·ððĐ·
BolaÃąo tinha que estar em primeiro.
Vou te cancelar por Fun Home!!! Brincadeira kkk, senti isso lendo fahrenheit 451, e o pÃģs fÃĄcil do autor sÃģ me fez odiar mais a obra
Achei tÃĢo bom, Farenheit 451...
ConspiraçÃĢo contra a AmÃĐrica ÃĐ muito bom, mas A marca humana ÃĐ melhor.
NÃĢo chegamos ÃĄ 1/4 do SÃĐculo XXI ainda...
EjaculaçÃĢo Precoce do The New York Times.
MAS O SÃCULO MAL COMEÃOU SE FOSSE DO SÃCULO XX
Do Ian McEwan, eu li Enclausurado. Achei tÃĢo ruim que nÃĢo me animo de ler mais nada do autor.
Pois ÃĐ, Lee. Achei âReparaçÃĢoâ tÃĢo ânhÃĐâ que nem fiquei com vontade de dar outra chance pro autor.
Eu ameið
@@simonekirsh6593 O pessoal do grupo com quem eu li tambÃĐm amou!ðđðđðđ
NÃĢo gostei de Lucia Berlin ( manual de limpeza) e a Trilogia de copenhaga foi da maiores desilusÃĩes que tive. Como dar tanto valor a mÃĢes ausentes viciadas em droga ? Os contas de Lucia Berlin fizera-me sentir burra pois nÃĢo percebia nada de nada ao ler conto apÃģs conto. hahaha
Fiquei curiosa com Elena Ferrante - a trilogia. jÃĄ li o livro de crÃģnicas e nao gostei muitos mas .... toda gente fala da ficçÃĢo dela. Estou a ler Alice Munro e estou a gostar - "Demasiada Felicidade". Bjinho.
Lista sem JosÃĐ Saramago ??? como ÃĐ possivel? puffffff