Eu sou engenheiro civil, quando aquele viaduto de São Paulo cedeu (formando um degrau imenso), meu pai veio me perguntar o que eu faria, porque ele sabia o que fazer (ele é agricultor). Minha resposta foi "não sei, eu não estou analisando a estrutura pra saber qual o grau de comprometimento". Ele falou "nah, é só macaquear, colocar umas escoras e liberar pra carro, caminhão a gente vê depois". Eu passo por esse tipo de coisa com uma frequência inacreditável.
Eu sou engenheiro civil, meu pai engenheiro eletricista acha que entende tanto de estrutura quanto eu. Fez um toldo superdimensionadissimo aqui em casa
sou um contador,e sofro de algo similar,fui criado pelos meus avos,q não fizeram nei mesmo ensino médio(por conta da dificuldade para a educação da época acredito eu) e insistem em discutir comigo sobre impostos,ou mesmo sobre o tratamento deles,de acordo com eles por ouvir de amigos do mesmo nível educacional deles,e desmerecer meus quase 7 anos de estudo.
@@lucapontesguimaraes1592 Comigo é igual, sou eletricista. Falei pra minha tia pra não comprar os cabos do diagrama que eu ainda nem tinha feito, faltava fazer os calculos de tudo porque tava ocupado com o trabalho na firma. Ela foi e comprou tudo de uma cor só, comprou coisa que eu não ia usar. Discutiu comigo e disse que na casa da filha dela fez assim, tu estuda pra escutar esse tipo de coisa.
Sim, mto bem contada nessa voz fanha dele q durante quase o vídeo inteiro eu entendi "SUMO DE LIMÃO" e não "Suco de limão"... Ô vozinha e dicção ruim! 😂😂😂
@緑ヒーローの仮面 Cara, esse Elba tem claramente uma patologia nas suas fossas nasais e seios faciais. Deve ter mto catarro acumulado, desvio de septo ou outra patologia/anomalia qq q deve ser ser tratada com otorrinolaringologista e fonoaudiológo urgente pra melhorar a qualidade do seu canal vide q a voz é o instrumento mais importante nessa empreitada dele. Feita essa consideração, pouco importa agr pq sumo ou Suco faz pouca diferença esse contexto, pois o q se destaca msm é essa péssima dicção dele! Kkkkkk Ele msm já me respondeu dizendo que foi SUMO DE LIMÃO q ele falava no vídeo, mas tenho quase ctz q vez ou outra eu escutava SUCO... rs Já deixei de me bater pra entender esse fanho! 😂🤦♂️
O Elba definiu os "pseudo-qualquer coisa" que existem por ai, a credibilidade de suas falas e constatações vem da sua influência e fama, e não necessariamente de algo factível e comprovado.
E na verdade isso seria uma outra ideia genial de estudo científico. O que leva alguém a acreditar na palavra de alguém que não sabe o que está falando e o que leva alguém desinformado a ter tanta visibilidade? Ou melhor, será que as pessoas não informadas que tem visibilidade sabem que não entendem do que estão falando?
E tipo, isso é uma coisa que vem acontecido há literalmente eras. Toda a Mitologia, a religião e as tradições baseados em conhecimento não científico são exatamente isso: gente que não sabe o que está falando e que não sabe que não sabe o que está falando.
@@gabrieldemoraissoares1163 Tomando como base a propagação das pseudo-ciências, uma explicação seria porque as pessoas tendem a preferir explicações simples e certas, de preferência empíricas, o oposto da ciência que prega o principio da falseabilidade dos seus fatos, tornando esta incerta, além de muitas vezes possuir teorias complexas demais para pessoas sem estudo entenderem. É bem interessante essa questão, é algo que data até os nossos ancestrais nômades. Além disso, dá pra citar também o fato de que historicamente a ciência acabou se afastando da população geral, oque contribui para a falta de confiança que ela tem do povo.
Elba, só elogios pra você, sou biólogo formado, aluno de mestrado e cada etapa concluída realmente a gente vai reconhecendo as variáveis e se nota que quanto mais se sabe mais há por saber e mais se depara com gente que da pitaco sem nem ter o interesse de testar. Adorei saber que tu tem formação cientifica, adorei o tapa com luva de pilica e a tentativa de injeção de humildade pra nos que somos teu publico, vou reforçar isso no meu dia a dia, enfim, deixo o like que é o que eu posso fazer por enquanto, parabens pelo teu trabalho!
Uma vez, no ensino médio, eu estava muito tenso durante uma prova de biologia. Coçava minha cabeça e pensava muito pra tudo. Depois de um tempo o professor se aproximou de mim e perguntou se eu estava bem. Expliquei que estava muito incerto das respostas. Ele pegou minha prova e começou a corrigir na hora, enquanto a sala fazia a prova, mesmo. Eu tinha acertado todas as 8 que eu já havia preenchido. Aí me devolveu para eu fazer as últimas duas. Olhando hoje, eu achei a atitude dele legal, foi muito mais uma lição de posicionamento do que de biologia.
Esse artigo me lembra bastante sobre o efeito de "cume e plato" que muitas pessoas tem ao aprender algo. Jogo vários jogos competitivos de forma casual e alguns deles jogo de forma competitiva, é notável que muitos jogadores tem isso. Começam a jogar e percebem que não sabem nada, após algumas semanas ou meses eles se acham os reis dos jogos (mesmo sem ganhar nada) e quando perdem nunca atribuem a culpa a eles mesmos, a maioria continua dando as mesmas desculpas sempre "personagem ou deck tal é roubado", "ah mas ele ganhou pq ele tem a carta cara ou deck mais caro" ou então "ele ganhou por questão de sorte, eu ia ganhar dele mas por sorte ele fez isso e deu certo". Enquanto na verdade eles só não entendem bem o que estão fazendo de errado. Ainda bem que alguns deles percebem o próprio erro principalmente observando outras pessoas cometendo o mesmo erro ou conversando com pessoas que percebem e apontam o erro deles. Mas grande parte das pessoas que falam "Eu jogo bem pra caralho, só não subo meu rank/elo/mmr/patente pq dou azar, pq meu time é ruim todo jogo, pq tem um troll, pq o outro gastou mais dinheiro e tem a carta mais cara" entre outras desculpas. Obrigado pelo vídeo de qualidade Elba e bem descritivo, agora tenho mais alguma coisa para mostrar quando alguém vier dizer que manja muito de algo que ele começou a aprender 2 meses atrás enquanto pessoas que tem anos aprendendo falam que estão longe de saberem tudo.
Eu tenho dois amigos distintos que começaram a jogar na mesma epoca lol, um chegou no bronze e tem comportamento toxico, troll e nunca adimite sendo bem orgulhoso, outro ta no diamante e se acha incapaz gosta das partidas sobe mas nao adimite habilidade, eu fui jogar contra os dois (sem saber de nada obvio q perdi pra ambos, mas é interessante que oque era bronze me humilhou no jogo e oque joga do diamante me ensinou porque joga daquela forma e explicando porque funciona com ele
não é discordando de vc, mas algumas vezes essas reclamações tem coerência/fundamentos e não são apenas o mimimi básico da pessoa que se acha o "bonzão da galaxia", jogo yugioh a um tempo e admito que não sou bom no jogo, mas percebo muitas cartas injustas serem usadas aos montes nele e que mutias vezes as pessoas responsáveis pelo jogo não fazem nada para tentar equilibrar as coisas e balancear o jogo como um todo, a área de jogos competitivos é um meio termo entre equilíbrio/chaos total, averiguar quando as reclamações sobre tal coisa são coerentes ou apenas como vc disse "gente que se acha rei do jogo" é uma tarefa árdua e pode ser o precipício entre um competitivo justo ou injusto.
O aggro burn no lor antes do último patch era um saco, praticamente dependia de sorte pra poder segurar se o cara pega as cartas certas no mulligan Mas se vc sobrevivia até o turno 5 com mais de 10 de vida qualquer deck ganha Acho isso meio sem graça, ainda bem q desceram o nerf
a gente costumava brincar nisso com quem toca instrumento. Quando perguntado se "você toca tal instrumento?" uma pessoa muito talentosa no instrumento irá falar "toco mas não tanto, ou toco um pouco". já os que são bem ruins falam "toco muito, sou muito bom no instrumento"
Eu termino de ver o vídeo é vejo na prática que o efeito é de fato comprovado, minha vó começa a discutir sobre uma porta a ser comprada e colocada, e tenta explicar como fazer a medição, compra e instalação da porta sem de fato saber.
Isso acontece muito quando a pessoa é muito jovem também e cheia de certezas. Eu mesmo era esse jovem idiota e hoje tenho maior prazer de falar "não sei". Ótimo vídeo!
O pior é quando vc diz pra pessoa (que acha que sabe tudo) que seria melhor ouvir um especialista na área e a mesma retruca dizendo que isso é "apelo à autoridade"...
Posso mencionar um outro efeito, também importante pros fins da explicação do vídeo? É também uma falha de percepção, que rola com todo mundo e faz qualquer um achar que sabe muito mais do que sabe e o nome é engraçado: "peixe grande no lago pequeno, mas peixe pequeno no lago grande". Às vezes a gente conversa com os amigos e família, e manja mais que todos eles de um assunto. Aí faz um debate na faculdade, e também sabe mais que os colegas. O professor até elogia! Aí a gente pensa: pô, eu manjo desse negócio, vou participar de um debate com uns especialistas! Aí você entra no debate, os especialistas falam termos técnicos que pra você parecem grego e quando te fazem alguma pergunta você não só não sabe, mas passa até vergonha. O que rolou foi: você comparou sua habilidade com a de poucas pessoas, e entre essas você pareceu muito bom (no lago pequeno, vc era o peixe grande); aí você compara seu conhecimento com o de um monte de especialistas, e nota que não manja nada (no lago grande, você é um peixe bem pequeno). Vale pensar nisso, especialmente quando dá aquela vontade de dizer "Nossa, que incompetente, até eu sei fazer muito melhor!"...
muito bem explicado, todos somos peixes pequenos diante da imensidão do universo, mas temos que ser peixes grandes pra no momento em que alguém nos pescar, essa pessoa ganhe um prêmio no guinness book(Q???)
Elba, conheci seu canal sabendo absolutamente nada de Magic e eu vejo que seu conteúdo é algo tão edificador (não importa o tipo de assunto abordado) que me faz pesquisar mais sobre. Com esse vídeo mesmo vou começar a me questionar e "avaliar" se esse efeito acontece comigo. Ótimo vídeo!
Quando o Elba cita exemplos, eu lembrei de um caso bem conhecido até, um grupo de psiquiatras do Facebook se une e desmascara coachs. Uma sequência de prints ficou bem famosa quando um dos membros do grupo contatou um "coach infantil", alegando que o filho tinha problemas (todos os sintomas, segundo ele, de esquizofrenia), o coach então declara dezenas de vezes que a criança tinha "crenças limitantes" e estava certo de que conseguiria resolver isso com um número x de consultas. É meus amigos, complicado....
Li sobre isso esses dias e é uma das melhores coisas que já vi, especialmente porque faz um sentido danado, ser tão incapaz num assunto, que sequer entenda quão incapaz se é.
Nos comentários deste vídeo nota-se fácilmente o efeito dunning-kruger. Todos aqui relatando como se fossem o nota 10 que pensa que é 7 e foram subestimados por quem eles acreditam que são nota 2 pensando ser nota 8. O efeito é tão profundo que mesmo quando ouvimos sobre ele, ainda sim nos colocamos na posição dos que sabem e o outro que é o burro convicto. Estatisticamente é improvável que todos aqui sejam tão competente quanto acreditam ser. Vídeo maravilhoso, Elba.
Traçando um paralelo com magic, é baseado nesse efeito de "falta de conhecimento" que o iniciante de monored no turno 25, sem carta na mão, contra um adversario de control, com 7 cartas na mão, não da surrender e acredita que vai dar o topdeck da vitoria (eu mesmo no caso kk)
Geralmente que tem respostas de "bate-pronto" pra tudo, sequer tem noção que não possui condições para formular uma resposta válida para determinado assunto. Excelente vídeo, continue com conteúdos assim!
Uau, isso deveria mudar de nome pra "efeito politico brasileiro": acha que sabe tudo de adm, transportes, saúde, educação e faz leis que acaba com o país....
@@danteoliveira2994 melhorando e que n está, pega o brasil como exemplo. amplo território, terra fértil, riquezas abundantes e a maior biodiversidade do planeta.... na mão de pessoas capacitadas será q ainda seriamos de terceiro mundo? eu n posso afirma q não, pois não entendo mas podemos supor que se o problema n é no estoque então n seria na administração?
Lembra a piada do português que matou a esposa e enterrou ela no chão da sala de casa, a polícia aparece em menos de uma hora. Ele morava num apartamento.
Nunca entedi o porque dessas piadas que fazem os portugueses parecerem um povo burro sendo que nas estatísticas a media esta a cima do brasil. A meu ver não faz sentido zoar algo de outro pais se você é ainda pior nesse aspecto, e como se zoar ainda mais
@@martimking1craft é comum isso em povos que foram colonizados por outros , tem fundo no ressentimento que ocorreu no passado , tipo uma vingança psicológica ( os portugueses fazem piada com brasileiros também) Acontece com os australianos que zoam os ingleses, canadenses com franceses É eu pesquisei isso
Caraca, eu não sabia que o Elba era psicólogo. Elba, eu adoraria ver um vídeo seu abordando a história de sua vida! EDIT 1: Corrigi alguns erros ortográficos.
Mano isso é muito real, principalmente quem esta começando entrar num novo ramo no mercado de trabalho, muita gente extremamente capacitada não entra no mercado de trabalho enquanto outros que não manjam porra nenhuma vão lá e metem a cara
É realmente um estudo muito curioso. No final do vídeo eu até me lembrei do vídeo de Pintando miniaturas parte 2, onde você dizia que todos os erros que achava no kit iniciante na verdade eram todos erros seus usando o produto. Agora que sei disso, acho que vou começar a rever bastante das minhas ações no meu cotidiano.
Poderia ser pior. Eu sou profissional da saúde e quando vejo as discussões no Facebook minha vontade é de morrer. Sensacional ver os doutores em Imunologia, Virologia e Epidemiologia formados no zap zap, é de cair o cú da bunda!
Muito bom esse video. Isso me fez recodar de um fato que acompanhei recentemente ( não sei se é o caso do vídeo). Eu acompanho um canal de uma física que faz divulgação cientifica da sua área, alem disso também comenta paralelamente sobre assuntos do dia dia. Recentemente ela fez um post com uma postura crítica a recomendação da CSN ( conselho nacional de saúde) que recomendou massoperapia como conduta completar no tratamento em pacientes com covid-19 ( Enfatizando ...complementar...). Em nenhum momento a CNS disse que massagem cura a covid, ela disse que ela auxilia no tratamento pois ela promove relaxamento muscular, melhora o estresse e amplia o auto cuidado do paciente. Claro que existe cuidados que o profissional que for aplica-la deve ter por consequências da doença ( como trombose e inflamaçao tecidual). Então temos nesse caso uma física muito capacitada em seu campo (fisica) criticando a recomendação de saúde de um conselho muito capacitado desse campo (saúde). Por mais que ela seja muito inteligente e ela tem capacidade de opinar sobre outros campos, faltou a ela se aprofundar sobre o assunto.
"O homem tem preguiça, em geral, de pensar todo o pensável e contenta-se com fragmentos de ideias, recusa-se a uma coerência absoluta. Não leva até ao fim o esforço de entender. E, exactamente porque não o faz, toma, em relação à sua capacidade de inteligência, uma absurda posição de orgulho. Compara o pouco que entendeu com o menos que outros entenderam, jamais com o muito que os mais raros puderam perceber.", Augostinho da Silva
"Conhece alguma pessoa que ablo mucho e sabem mucho pouco" Esse é o estado padrão do estudante de humanas, todo mundo sabe opinar sobre o curso superior dele kkkkkk
Seu vídeo foi o que deixou esse efeito mais claro. Cara, faz um vídeo falando sobre a banalização da psicanalise e sobre a discussão de se ela é ciencia de verdade ou não.
Eu tenho umas história, uma moça tinha sofrido um acidente e o médico avisou q ela ia ter q amputar a perna e na hora de assinar os papeis pra autorizar a amputação o médico viu q ela tava muito tranquila e perguntou se ela tinha certeza q queria fazer isso e a mulher respondeu q sim até por que ela achava q a *perna dela ia crescer de volta*.
Cara sou professor de história, até ano passado eu ficava puto por todos darem pitaco na minha área e ninguém se metia a dar pitaco se fosse um médico falando... Sim, hoje em dia me arrependo amargamente…
@@LeSuperLoCo E todo "professor" de história é igual? Ou você não conhece o método científico(Em História se discute atos passados para entender o presente) e despreza pessoas que não concordam com você?
Tá cheio de professorzinho em escola pública que acha que sabe e que é 100% sã e nem é manipulado/doutrinado, principalmente os de filosofia, sociologia e os de história, é inacreditável, o pior é nem contar outros lados da história, cega complemente o aluno débil mental de escola pública. Queria que tudo fosse privatizado, quer dinheiro? Então trabalha direito.
Uma coisa interessante é q muita gente fala "só sei que nada sei", achando que é uma fala que simplesmente simboliza humildade, mas na verdade a fala inteira é "só sei que nada sei, e isso me põe acima daqueles que acham que sabem e, assim, deixam de procurar o saber" kk
Essa teoria faz todo sentido. Na minha graduação os alunos que se julgavam os detentores do conhecimento, não tinham conhecimento o suficiente pra bancar a própria arrogância. 🤷🏻♂️
Tem também a síndrome do impostor, na qual a pessoa é comprovadamente boa mas ela não acredita nisso. É meio que o oposto do Dunning-Kruger, em que a pessoa não é boa mas acredita que é. Não. Esta síndrome não tem nada a ver com o jogo Among Us.
4 ปีที่แล้ว +5
Acho q vale o adendo sobre a importância do sistema de revisão por pares da academia, dito q ninguem sozinho consegue se avaliar, é uma garantia a mais q tem a produção de conhecimento científico em comparação aos fala bosta por ai q acha q se garante sozinho. Curioso (ou não) também q o artigo em questão tenha sido escrito por duas pessoas, já é uma espécie de controle prévio. De qualquer forma, muito bom o vídeo, Elba, já havia visto algo sobre o tema no canal Medlife Crisis mas acho q me embananei no idioma já q é inglês e não havia entendido tudo. Fica a recomendação.
Mais vídeos com conteúdo informativo desse tipo, sério, MT legal msm. Essa sua forma de apresentar teorias acadêmicas é mt boa cara. Parabéns Elba, teu canal só melhora, e tomara a venham mais vídeos como esse!
Lembra Olavo de Carvalho questionando seriamente Einstein. Se questionasse de brincadeira seria válido, mas o Olavo acreditava mesmo que por ele não entender a teoria da relatividade então a teoria da relatividade é que está errada. Funciona muito com gente fofoqueira, o fofoqueiro tem uma ilusão de onisciência a tal ponto dele pegar coisas que ele não sabe e ele simplesmente inventa, inventa e passa a se convencer da veracidade da propria mentira
é interessante pensar nisso, o cara que é realmente profissional se pega vendo as próprias limitações no que faz, e mesmo que ele seja o melhor ali nisso ele se ve como mediocre exatamente porque conhece essas limitações, enquanto o que tem um conhecimento minimo ou básico lhe falta exatamente o conhecimento das limitações dele, das coisas que ele ainda precisa aprender para ser realmente profissional e bom no trabalho. é pelo menos o que faz sentido pra mim.
Mas talvez. o cara que é profissional adquire um nível mais elevado de exigência o que faz ele não se contentar com o básico, exemplo: Um profissional de origami vai admirar as formas mais complexas e buscar os desafios mais extremos pq isso que eles acham bonito, nisso que eles focam, mas uma pessoa que nunca fez origami vai ficar encantada com a forma mais básica, ela ja vai achar lindo e maravilhoso os exercícios para principiante, então quando alguem perguntar "vc é bom em origami?" a pessoa que não tem entendimento vai achar que se fizer a forma básica ela ja é boa em origami (mas ela acha isso justo pq o seu padrão de exigência do que é belo, é baixíssimo) enquanto o profissional vai achar que se ele não pegar a forma mais complexa e melhorar ela, inventando um estilo novo e revolucionando a arte, então ele não vai ser bom em origami... Eu exagerei o exemplo, mas acho que é possível compreender a ideia. Pode ser apenas uma questão de perspectiva e auto cobrança. Como eu sei disso e como eu cheguei essa conclusão? é que eu não sou da área, ai qualquer burrice que eu diga pra mim ta maravilhoso kkkkkkkkkkk
@@rafaelsena7367 não é muito diferente do que eu disse, o fato do cara se cobrar é muitas vezes ele tentando alcançar novos patamares, e não conseguir chegar em certo ponto pode fazer ele rebaixar o próprio trabalho, mesmo que esse seja muito bom
Eu não o consideraria ele burro. Foi lhe apresentado uma suposta teoria de que as câmeras não captam cenas que tem o suco do limão, ele, usando meio que um "método cientifico" testou e comprovou -- é claro, com um resultado errôneo. Mas, ele usou um método de teste e supostamente comprovou. Só que ele não seguiu a risca o método para ter um resultado exato.
Ele eh burro, pois nao seguiu o metodo cientifico. Se tivesse seguido ele não teria feito. Entenda, metodo cientifico requer comprovacao cientifica em diversas observacoes . Ou seja, a água tem que ferver sempre a 100 graus celsius. Se ferver a 97 aqui, 101 ali 102 acolá e 100 na casa dele nao eh metodo cientifico. Ele pode ate ter tentado, mas se tivesse repetido outras vezes , veria que daria errado, ou se pedisse para alguém tirar a foto por ele ou ele tivesse tirado a foto em outra pessoas, ou mesmo até ter repetido nele mesmo. Método científico requer repetição "n" vezes até que não reste nenhuma dúvida, não é apenas fazer uma vez e pronto. Acredito sim , que ele testou, mas daí a dizer que foi em método de teste ai eu ja discordo.
Tão científico quanto uma criança que se esconde atrás da cortina, que acha que pq não consegue ver ninguém, ninguém vai ver ela la atrás com os pés pra fora
é algo fascinante, eu mesmo me achava um cara super foda na química pois conclui um curso técnico, só percebi a minha incapacidade quando comecei a apanhar das matérias na faculdade kkkkkk
Elba, discordo que qualquer um consegue fazer um ovo mexido, meu irmão, com uns 16 anos, foi tentar fazer um e ficou mexendo o ovo na frigideira... com casca e tudo xD!
Adorei esse vídeo Elba. Esse é um tema extremamente relevante, e atual. Não conhecia esse efeito pelo nome, mas percebo claramente como ao preparar aulas (curso Educação Física, e estou no último ano) ficaram mais difíceis ao longo dos anos. E não era por saber menos, mas sim pelo fato de entender a quantidade de variáveis que deveriam ser levadas em conta. Isso também explica, de onde vem aquela "certeza sobre tudo" que muita gente tem em diversas esferas (política, é uma das mais visíveis). Forte Abraço.
Humildade é bom, mas pessimismo aí melhor não, senao corre risco do cara que é super qualificado achar que não é bom no que faz. Segredo do bagulho é humildade de reconhecer seus erros, estar sempre disposto a aprender mais e que por isso seu trabalho tem qualidade, e mesmo que agora não tenha (ou vc acha que não tenha) um dia terá, pois quem está disposto a sempre melhorar um dia fica bom. Negócio é ir "rampando" qualidade!
sem dúvidas nenhuma, na pior das hipóteses se vc estava certo vc já estava preparado para aquilo, se vc estiver errado melhor ainda kkk. Só vantagens kkk
Antes de fazerem qualquer comentário do video sobre política, partidos, presidente etc. Lembrem-se : vc pode muito bem ser a parcela que "não manja nada do assunto" e quer dar palpite como se fosse um grande teórico ou cientista político. Não sigam o exemplo do presidente ou dos "sabidos" q o efeito menciona, busca quem sabe do assunto, tem autoridade no mesmo e vai te guiar para um caminho claro e verdadeiro. Eu posso muito bem ser o "sabido que não manja de porra nenhuma", mas eu aceito isso. Ótimo vídeo !
É difícil realmente ter consciência do quanto se sabe, porém a pessoa pode buscar corroborar suas opiniões com informações, artigos, textos com base científica, ao invés de msgs de whatsapp ou o vizinho falou
"Busca quem sabe do assunto, tem autoridade no mesmo e vai te guiar para um caminho claro e verdadeiro. " é , realmente é bem simples assim saber em quem vc pode ou n confiar, afinal o ser humano n mente ou muda sua percepção de acordo com seus proprios ideais :) , o q vc disse soa bonito mas n é assim q a vida funciona meu amigo, aquela pessoa q é a especialista e autoridade hoje, amanha pode ser exposta como mentirosa e fraudulenta, mais facil n botar a mao no fogo por ngm
@@absi49 o senso crítico entra nessas horas, não é simplesmente seguir o que ouve a risca, mas é muito importante levar a formação da pessoa e o tempo de envolvimento dela com tal assunto. São duas coisas que andam juntas : pessoas formadas e especialistas no assunto e o próprio indivíduo que forma a sua opinião baseada nos fatos e no que ele mesmo acredita ser o "certo". O problema é quando no meio do caminho o cara se depara com teoria da conspiração, fake news, revisionismo histórico etc, nesses casos, buscar pessoas que entendam do assunto é essencial (no caso da pandemia por exemplo, vc prefere acreditar num infectologista ou em um pseudo-filósofo?).
um exemplo disso é faculdade, primeiro semestre tá todo mundo acuado pq não sabe nada, chega terceiro semestre começam a bater boca com professor, pq eles são os certos
@Heberth Ryan inclusive vc se encaixa nesse efeito perfeitamente, dizendo que o cara não sabe nada de política (mesmo ele não dizendo nada demais) como se fosse um grande cientista político ou grande entendedor do assunto.
cara, não venha comparar os bolsominions espumando conspiração e fake news com a oposição, que argumenta com notícia reais, dados e história. Saia da bolha.
Mano você me definiu no segundo ano de faculdade de psico. Eu era o mestre interpretador de sonhos kkkkk e se tratando de psicanálise tô percebendo que quanto mais eu aprendo mais sinto que tem coisas que preciso compreender melhor
Até recomendo que o Alba faça isso, o outro lado adora cancelar, exposed falso, falsa acusação no caso, violência ou ameaça da mesmo, caso fale mal ou insinue algo ruim dos Rei do Gado deles.
@@dawysonviniciusmouradasilv7026 Odeio democracia... preferiria algo como uma sociedade de leis privada, a onde você escolhe o governo que quer participar, sem sair de sua propriedade.
Pedrinha da verdade então você está com uma venda muito apertada nos olhos. Usar bandeira neonazista, fazer caminhada com tocha e máscara branca, ficar ameaçando as instituições e sugerir golpe toda a semana não é ser anti-democratico? Haja cegueira pra colocar os antifa como os antidemocráticos da vez. Aiai, o fanatismo...
Sou desenvolvedor de Software e eu lembro que no inicio de carreira eu falava: isso eu faço em 2 horas, é rápido(e podia levar de 1 hora a vários dias). Hoje eu falo: Tenho que avaliar melhor o contexto antes de te dar uma estimativa de prazo que vai levar esse trabalho.
Cara, que vídeo sensacional!!! Estou no começo da faculdade de psicologia e nesse pouco tempo deu pra notar algumas coisas relacionadas ao efeito dunning-kruger. Eu n conhecia o efeito e o seu vídeo despertou uma curiosidade enorme em mim em relação ao assunto. Muito obrigado, com esse vídeo, vc está me ajudando muito !!!
Eu não acho que a conclusão de que (18:22): "Se você sabe reconhecer que isso está incorreto, significa que você sabe fazer da forma correta." é uma conclusão que pode ser tirada tão facilmente. É muito mais fácil apontar erros em uma atividade que não é sua do que o contrário. Esse é um problema da avaliação de múltipla escolha, eu posso acertar sem saber até mesmo sem chutar, só com o fato de: todas as outras parecem incorretas. Eu posso não saber fritar um ovo, mas se eu ver alguém derramar a manteiga fora da panela, aviso: você está fazendo errado. Eu posso acessar experiências passadas parar corrigir erros de uma atividade que eu não sei realizar. Usando o próprio exemplo do Elba, se alguém disser que "correr" é um substantivo, eu posso dizer que isso tá errado não por saber que correr é verbo, mas por saber que não é um substantivo.
Quase, não é que você sabe fazer da forma correta. Se você sabe reconhecer que está incorreto, significa que você sabe COMO É o correto. Pra usar o exemplo do ovo frito: se você não sabe NADA DE NADA de um ovo frito, eu posso deixar o ovo na frigideira por 30 minutos, te sirvo uma colherada de cinzas e falo que é um ovo frito. Daí você vai comer, achar uma merda, e pensar "é, pô, ovo frito é meio zoado, não curti não."
Sou formado em Sistemas de informação (apesar de não exercer), e fico p... da vida quando alguém chega pra mim e pede pra resolver algum problema no computador ou celular. Daí eu respondo, posso tentar, mas não garanto, logo sai aquela, mas tu não é formado na área? Eu vejo essa total ignorância sobre o assunto fazer as pessoas acreditarem que 4 ou 5 anos sejam o suficiente pra dominar um assunto tão vasto.
Foda mano, trabalho com TI, sei como se sente, "mas não é formado na área????" = "ué, mas você não tem uma bola de cristal que pode identificar entre as milhares de possibilidades qual é o erro em questão e resolve-lo em menos de 5 minutos?"
Cara pelo menos você é formado na área. Eu sou Biólogo e vários parentes acham que por eu ter feito 5 anos de faculdade eu sei concertar celular, computador e até problema de sinal de antena parabólica. Sinceramente um saco isso!
Mind blow.... pum. O meu ego foi la para baixo, completamente destruído (nunca entendi bem o ego e o superego, mas foram ambos destruídos). Obrigado pela chapada mental :) podia estar a precisar.
Interessante notar que podemos aplicar esse efeito inclusive na própria discussão política, na qual pessoas sem o menor conhecimento do funcionamento do sistema/forma de governo, administração pública, direito público, hierarquia governamental, entre outros, sempre acreditam saber mais do que aqueles que exercem e/ou ocupam cargos públicos representativos dos poderes. Hoje em dia, qualquer um que assista a meia duzia de videos no TH-cam, leia dois livros e justifique seus argumentos em poucos artigos ditos "científicos" acredita ser dono do saber. Não há mais questionamento científico pois a própria ciência está cada vez mais argumentativa do que factual. As "verdades" hoje em dia nascem da argumentação (- o que eu acho ou acredito-) e não mais do fato em si (constatação indiscutível).
"Dominei a habilidade de ficar tao incrivelmente imovel que me torno invisivel aos olhos"
Alguem traz um comentário pra esse prêmio... pqp...
"Há quanto tempo você tá aí?"
Eu peguei a referência
@@samucavieira eu tbm kk
Steve Rogers não entendeu a referência.
"Ninguém vai poder prever minhas ações se nem mesmo eu sei aquilo que estou fazendo" kkkkkkk
Mises deve estar sorrindo agora
resumiu eu jogando Brawlhalla
@@magnumfire313 resolveu a ação humana
Eu jogando gwent pela primeira vez foi muito isso,kkkk.
Krl ouvi isso no Rick em Morty
"Não existe coisa mais nociva que um idiota de iniciativa." - Matanza
Matanza só tem letrão mesmo e confesso q às vzs eu sou esse idiota, não aguento depender de gente com má vontade.
D&D feelings
i ala o cara ouve matanzakkkk
booooa kkkkkk
Engraçado... eu sempre achava que a mais idiota iniciativa gerava os melhores memes... nocivos.
Eu sou engenheiro civil, quando aquele viaduto de São Paulo cedeu (formando um degrau imenso), meu pai veio me perguntar o que eu faria, porque ele sabia o que fazer (ele é agricultor). Minha resposta foi "não sei, eu não estou analisando a estrutura pra saber qual o grau de comprometimento". Ele falou "nah, é só macaquear, colocar umas escoras e liberar pra carro, caminhão a gente vê depois". Eu passo por esse tipo de coisa com uma frequência inacreditável.
Quando teu CREA ta em jogo tu pensa muito bem na hora de dizer q tem certeza.
Eu sou engenheiro civil, meu pai engenheiro eletricista acha que entende tanto de estrutura quanto eu. Fez um toldo superdimensionadissimo aqui em casa
sou um contador,e sofro de algo similar,fui criado pelos meus avos,q não fizeram nei mesmo ensino médio(por conta da dificuldade para a educação da época acredito eu) e insistem em discutir comigo sobre impostos,ou mesmo sobre o tratamento deles,de acordo com eles por ouvir de amigos do mesmo nível educacional deles,e desmerecer meus quase 7 anos de estudo.
O pessoal da área do Direito que o diga, meu amigo.
@@lucapontesguimaraes1592 Comigo é igual, sou eletricista. Falei pra minha tia pra não comprar os cabos do diagrama que eu ainda nem tinha feito, faltava fazer os calculos de tudo porque tava ocupado com o trabalho na firma. Ela foi e comprou tudo de uma cor só, comprou coisa que eu não ia usar. Discutiu comigo e disse que na casa da filha dela fez assim, tu estuda pra escutar esse tipo de coisa.
"Não sabendo que era impossível foi lá e soube."
* "[...] foi lá e achou que sabia"! =P
Kkkkk
Resumindo: seja humilde e estude :D
é a coisa mais simples, e ao mesmo tempo o que a humanidade mais precisa
"os riscos foram calculados... Mas cara, eu sou ruim em matemática"
Já tinha escutado esta história mas ela fica bem melhor sendo contada pelo elba
Qualquer uma fica kkk
Sim, mto bem contada nessa voz fanha dele q durante quase o vídeo inteiro eu entendi "SUMO DE LIMÃO" e não "Suco de limão"... Ô vozinha e dicção ruim! 😂😂😂
@緑ヒーローの仮面 Cara, esse Elba tem claramente uma patologia nas suas fossas nasais e seios faciais. Deve ter mto catarro acumulado, desvio de septo ou outra patologia/anomalia qq q deve ser ser tratada com otorrinolaringologista e fonoaudiológo urgente pra melhorar a qualidade do seu canal vide q a voz é o instrumento mais importante nessa empreitada dele. Feita essa consideração, pouco importa agr pq sumo ou Suco faz pouca diferença esse contexto, pois o q se destaca msm é essa péssima dicção dele! Kkkkkk Ele msm já me respondeu dizendo que foi SUMO DE LIMÃO q ele falava no vídeo, mas tenho quase ctz q vez ou outra eu escutava SUCO... rs Já deixei de me bater pra entender esse fanho! 😂🤦♂️
sua oratória impecável e capacidade de prender sua atenção fazem videos longos e técnicos parecerem curtos e simples ! (agora sei o motivo kkkk)
@@jorgedutra5891 vejam só, o resumo do assunto do vídeo nesse comentário.
"Quando você é jovem, tudo faz sentido... Porque você é burro" - Renan da Silva
O Elba definiu os "pseudo-qualquer coisa" que existem por ai, a credibilidade de suas falas e constatações vem da sua influência e fama, e não necessariamente de algo factível e comprovado.
Mas pra conseguir fama eles tiveram que convencer gente desinformada ou informada que passou a ser desinformada
E na verdade isso seria uma outra ideia genial de estudo científico. O que leva alguém a acreditar na palavra de alguém que não sabe o que está falando e o que leva alguém desinformado a ter tanta visibilidade? Ou melhor, será que as pessoas não informadas que tem visibilidade sabem que não entendem do que estão falando?
E tipo, isso é uma coisa que vem acontecido há literalmente eras. Toda a Mitologia, a religião e as tradições baseados em conhecimento não científico são exatamente isso: gente que não sabe o que está falando e que não sabe que não sabe o que está falando.
Tô lembrando de um certo grupo querendo impor lockdown.
@@gabrieldemoraissoares1163 Tomando como base a propagação das pseudo-ciências, uma explicação seria porque as pessoas tendem a preferir explicações simples e certas, de preferência empíricas, o oposto da ciência que prega o principio da falseabilidade dos seus fatos, tornando esta incerta, além de muitas vezes possuir teorias complexas demais para pessoas sem estudo entenderem. É bem interessante essa questão, é algo que data até os nossos ancestrais nômades. Além disso, dá pra citar também o fato de que historicamente a ciência acabou se afastando da população geral, oque contribui para a falta de confiança que ela tem do povo.
Elba, só elogios pra você, sou biólogo formado, aluno de mestrado e cada etapa concluída realmente a gente vai reconhecendo as variáveis e se nota que quanto mais se sabe mais há por saber e mais se depara com gente que da pitaco sem nem ter o interesse de testar. Adorei saber que tu tem formação cientifica, adorei o tapa com luva de pilica e a tentativa de injeção de humildade pra nos que somos teu publico, vou reforçar isso no meu dia a dia, enfim, deixo o like que é o que eu posso fazer por enquanto, parabens pelo teu trabalho!
Uma vez, no ensino médio, eu estava muito tenso durante uma prova de biologia. Coçava minha cabeça e pensava muito pra tudo.
Depois de um tempo o professor se aproximou de mim e perguntou se eu estava bem. Expliquei que estava muito incerto das respostas.
Ele pegou minha prova e começou a corrigir na hora, enquanto a sala fazia a prova, mesmo. Eu tinha acertado todas as 8 que eu já havia preenchido. Aí me devolveu para eu fazer as últimas duas.
Olhando hoje, eu achei a atitude dele legal, foi muito mais uma lição de posicionamento do que de biologia.
Esse Efeito é o que mais predomina hoje em dia nos comentários de internet hahaha
Muito boa explicação!
resumo do efeito Dunning-Kruger: Chaves dizendo "que burro, da 0 pra ele"
é uma definição genial
na real, é um vídeo genial
Vc falou em Chaves, eu lembrei daquele episódio da roupa invisível q só os inteligentes podiam ver! kkkkk
Genial, ainda usar o verbo "dá" sem acento como uma metalinguagem para correlacionar com o objetivo da frase.
Eu sabia essa com laranjas
Salve Elba, ainda esperando os vídeos de Fallout ( 1, 2, 3, New Vegas e 4).
Tbm estou!!
Idem
Desde o video de top 10 rpgs
UP
E tatics
Em resumo, se a pessoa é humilde (de verdade) pode confiar, se não, fica de olho...
Esse artigo me lembra bastante sobre o efeito de "cume e plato" que muitas pessoas tem ao aprender algo. Jogo vários jogos competitivos de forma casual e alguns deles jogo de forma competitiva, é notável que muitos jogadores tem isso. Começam a jogar e percebem que não sabem nada, após algumas semanas ou meses eles se acham os reis dos jogos (mesmo sem ganhar nada) e quando perdem nunca atribuem a culpa a eles mesmos, a maioria continua dando as mesmas desculpas sempre "personagem ou deck tal é roubado", "ah mas ele ganhou pq ele tem a carta cara ou deck mais caro" ou então "ele ganhou por questão de sorte, eu ia ganhar dele mas por sorte ele fez isso e deu certo". Enquanto na verdade eles só não entendem bem o que estão fazendo de errado. Ainda bem que alguns deles percebem o próprio erro principalmente observando outras pessoas cometendo o mesmo erro ou conversando com pessoas que percebem e apontam o erro deles. Mas grande parte das pessoas que falam "Eu jogo bem pra caralho, só não subo meu rank/elo/mmr/patente pq dou azar, pq meu time é ruim todo jogo, pq tem um troll, pq o outro gastou mais dinheiro e tem a carta mais cara" entre outras desculpas. Obrigado pelo vídeo de qualidade Elba e bem descritivo, agora tenho mais alguma coisa para mostrar quando alguém vier dizer que manja muito de algo que ele começou a aprender 2 meses atrás enquanto pessoas que tem anos aprendendo falam que estão longe de saberem tudo.
Descreveu a aba de comentários de qualquer coisa relacionada a "Legends of Runeterra" do facebook
Eu tenho dois amigos distintos que começaram a jogar na mesma epoca lol, um chegou no bronze e tem comportamento toxico, troll e nunca adimite sendo bem orgulhoso, outro ta no diamante e se acha incapaz gosta das partidas sobe mas nao adimite habilidade, eu fui jogar contra os dois (sem saber de nada obvio q perdi pra ambos, mas é interessante que oque era bronze me humilhou no jogo e oque joga do diamante me ensinou porque joga daquela forma e explicando porque funciona com ele
não é discordando de vc, mas algumas vezes essas reclamações tem coerência/fundamentos e não são apenas o mimimi básico da pessoa que se acha o "bonzão da galaxia", jogo yugioh a um tempo e admito que não sou bom no jogo, mas percebo muitas cartas injustas serem usadas aos montes nele e que mutias vezes as pessoas responsáveis pelo jogo não fazem nada para tentar equilibrar as coisas e balancear o jogo como um todo, a área de jogos competitivos é um meio termo entre equilíbrio/chaos total, averiguar quando as reclamações sobre tal coisa são coerentes ou apenas como vc disse "gente que se acha rei do jogo" é uma tarefa árdua e pode ser o precipício entre um competitivo justo ou injusto.
Eu gosto de chamar isso de coraçao de prata por causa de um jogador de lol que fez um video falando disso uma vez
O aggro burn no lor antes do último patch era um saco, praticamente dependia de sorte pra poder segurar se o cara pega as cartas certas no mulligan
Mas se vc sobrevivia até o turno 5 com mais de 10 de vida qualquer deck ganha
Acho isso meio sem graça, ainda bem q desceram o nerf
a gente costumava brincar nisso com quem toca instrumento. Quando perguntado se "você toca tal instrumento?" uma pessoa muito talentosa no instrumento irá falar "toco mas não tanto, ou toco um pouco". já os que são bem ruins falam "toco muito, sou muito bom no instrumento"
Queremos o Elba no flow é isso
ia ser um dos melhores flows
#ELBANOFLOW
#ELBANOFLOW
Elba não parece ter paciência pra lidar com as besteiras do Monark.
@@Leocsilveiraa E isso não é mais um motivo pra querer ele no flow? KKKKKKKKKK
Eu termino de ver o vídeo é vejo na prática que o efeito é de fato comprovado, minha vó começa a discutir sobre uma porta a ser comprada e colocada, e tenta explicar como fazer a medição, compra e instalação da porta sem de fato saber.
Isso acontece muito quando a pessoa é muito jovem também e cheia de certezas. Eu mesmo era esse jovem idiota e hoje tenho maior prazer de falar "não sei". Ótimo vídeo!
Um dos melhores comentários
Agora você é um velho idiota.
A caminhada é essa mesmo, amigo.
O jovem arrogante e o velho teimoso,os 2 a 80 por hr, qual é mais chato?
@@MasterP86 acho que o velho ganha. Pq o jovem ainda tem chance de mudar, já o velho a burrice/ignorância já tá consolidada até nos ossos :S
@@tarikcastro9865 acho que é o jovem, que é burro demais pra saber que é ignorante
O pior é quando vc diz pra pessoa (que acha que sabe tudo) que seria melhor ouvir um especialista na área e a mesma retruca dizendo que isso é "apelo à autoridade"...
A qualidade desse vídeo é inversamente proporcional a qualidade do governo atual. Ótimo vídeo, Elba!
Se ele lacrou, então esta super correto... Jesus
Posso mencionar um outro efeito, também importante pros fins da explicação do vídeo?
É também uma falha de percepção, que rola com todo mundo e faz qualquer um achar que sabe muito mais do que sabe e o nome é engraçado: "peixe grande no lago pequeno, mas peixe pequeno no lago grande".
Às vezes a gente conversa com os amigos e família, e manja mais que todos eles de um assunto. Aí faz um debate na faculdade, e também sabe mais que os colegas. O professor até elogia! Aí a gente pensa: pô, eu manjo desse negócio, vou participar de um debate com uns especialistas!
Aí você entra no debate, os especialistas falam termos técnicos que pra você parecem grego e quando te fazem alguma pergunta você não só não sabe, mas passa até vergonha.
O que rolou foi: você comparou sua habilidade com a de poucas pessoas, e entre essas você pareceu muito bom (no lago pequeno, vc era o peixe grande); aí você compara seu conhecimento com o de um monte de especialistas, e nota que não manja nada (no lago grande, você é um peixe bem pequeno).
Vale pensar nisso, especialmente quando dá aquela vontade de dizer "Nossa, que incompetente, até eu sei fazer muito melhor!"...
muito bem explicado, todos somos peixes pequenos diante da imensidão do universo, mas temos que ser peixes grandes pra no momento em que alguém nos pescar, essa pessoa ganhe um prêmio no guinness book(Q???)
Ótimo comentário
Elba, conheci seu canal sabendo absolutamente nada de Magic e eu vejo que seu conteúdo é algo tão edificador (não importa o tipo de assunto abordado) que me faz pesquisar mais sobre. Com esse vídeo mesmo vou começar a me questionar e "avaliar" se esse efeito acontece comigo. Ótimo vídeo!
Eu sinto o mesmo! Diversas vezes já conheci assuntos/franquias e fui pesquisar mais a fundo por conta do Elba 😆
Eu também, mas continuo sem saber nada sobre Magic.
Elba: qualquer um faz ovo frito
Itachi " eu sou uma piada pra vc"
?
@@pedrosilvassauro9976 tem um OVA q mostra o Itachi tentando fazer um ovo frito pro Sasuke, e ele não consegue fazer direito
@@Pacheco_Dan Ah tá, vou procurar.😅
Mas itachi queria fazer o ovo frito perfeito
Não é que ele não saiba, ele queria fazer perfeito, isso é difícil mesmo
Esse vídeo é bem atual em diversos pontos da atualidade
O melhor desse vídeo é a Thumbnail kkkkkkk Acredito que muitos não pegaram a referência, o que por si só já enfatiza o conteúdo do vídeo.
Incrível como eles consegue descrever as Ranqueadas do Prata no LoL.
Quando o Elba cita exemplos, eu lembrei de um caso bem conhecido até, um grupo de psiquiatras do Facebook se une e desmascara coachs. Uma sequência de prints ficou bem famosa quando um dos membros do grupo contatou um "coach infantil", alegando que o filho tinha problemas (todos os sintomas, segundo ele, de esquizofrenia), o coach então declara dezenas de vezes que a criança tinha "crenças limitantes" e estava certo de que conseguiria resolver isso com um número x de consultas.
É meus amigos, complicado....
Li sobre isso esses dias e é uma das melhores coisas que já vi, especialmente porque faz um sentido danado, ser tão incapaz num assunto, que sequer entenda quão incapaz se é.
Nos comentários deste vídeo nota-se fácilmente o efeito dunning-kruger. Todos aqui relatando como se fossem o nota 10 que pensa que é 7 e foram subestimados por quem eles acreditam que são nota 2 pensando ser nota 8. O efeito é tão profundo que mesmo quando ouvimos sobre ele, ainda sim nos colocamos na posição dos que sabem e o outro que é o burro convicto. Estatisticamente é improvável que todos aqui sejam tão competente quanto acreditam ser. Vídeo maravilhoso, Elba.
E assim eu vi o Elba tocando o berrante, logo menos o gado vai mugir.
th-cam.com/video/YwqoeKlaJQs/w-d-xo.html
Rapaiz, tocando o berrante, elw passa dos 100k de inscritos!
Gado vc está entendendo esse meme do modo não tão certo filho. Hhhhhh
Não existe "logo menos".
E o gado chegou!
É verdade os caras que dizem: eu achei a prova fácil, geralmente são os que nem entenderam as questões
Não foi isso que o elba falou, ele falou que quem tende a achar a prova fácil, é devido ele subestimar a própria inteligência
Cenas de "the room" de fundo combina perfeitamente com o tema do video kkkk
kkk Mano genial quem fez a pegadinha com o cara falando que funciona com cameras tbm, merece meu sincero respeito.
Traçando um paralelo com magic, é baseado nesse efeito de "falta de conhecimento" que o iniciante de monored no turno 25, sem carta na mão, contra um adversario de control, com 7 cartas na mão, não da surrender e acredita que vai dar o topdeck da vitoria (eu mesmo no caso kk)
Vai que ele nao tem counter, nao tem como saber ne kkkkkkkkkk EU CONFIO
Mas a Chandra que não pode ser anulada vai resolver sim, eu acredito!
ele vai compra o bane fire
Sdds banefire... ja vi mono red contra control sendo resolvido assim kkk
So eu topdecka 4 raio e o cara n ter counter
Geralmente que tem respostas de "bate-pronto" pra tudo, sequer tem noção que não possui condições para formular uma resposta válida para determinado assunto. Excelente vídeo, continue com conteúdos assim!
Uau, isso deveria mudar de nome pra "efeito politico brasileiro": acha que sabe tudo de adm, transportes, saúde, educação e faz leis que acaba com o país....
Se todo político piora o país, n era p essa merda já ter acabado ?...hue
@@danteoliveira2994 falta pouco
@@danteoliveira2994 melhorando e que n está, pega o brasil como exemplo. amplo território, terra fértil, riquezas abundantes e a maior biodiversidade do planeta.... na mão de pessoas capacitadas será q ainda seriamos de terceiro mundo? eu n posso afirma q não, pois não entendo mas podemos supor que se o problema n é no estoque então n seria na administração?
@@danteoliveira2994 Isso não é verdade
triste foram os animais que escreveram a constituição de 88.
Lembra a piada do português que matou a esposa e enterrou ela no chão da sala de casa, a polícia aparece em menos de uma hora. Ele morava num apartamento.
Caral* dessa eu não sabia
Nunca entedi o porque dessas piadas que fazem os portugueses parecerem um povo burro sendo que nas estatísticas a media esta a cima do brasil.
A meu ver não faz sentido zoar algo de outro pais se você é ainda pior nesse aspecto, e como se zoar ainda mais
@@martimking1craft é pq eles roubaram nosso ouro e tals aí a forma de lidar foi fazer piada pra se sentir superior.
@@martimking1craft é comum isso em povos que foram colonizados por outros , tem fundo no ressentimento que ocorreu no passado , tipo uma vingança psicológica ( os portugueses fazem piada com brasileiros também)
Acontece com os australianos que zoam os ingleses, canadenses com franceses
É eu pesquisei isso
@@martimking1craftnão, essa estatística tem base um prova mal localizada. Só ver o vídeo recente do Elba sobre teste de QI.
Caraca, eu não sabia que o Elba era psicólogo. Elba, eu adoraria ver um vídeo seu abordando a história de sua vida!
EDIT 1: Corrigi alguns erros ortográficos.
ele trabalha com Recursos humanos também
Mano isso é muito real, principalmente quem esta começando entrar num novo ramo no mercado de trabalho, muita gente extremamente capacitada não entra no mercado de trabalho enquanto outros que não manjam porra nenhuma vão lá e metem a cara
"Eu posso provar matematicamente que vocês são idiotas!" - Rick
edgy dms
É realmente um estudo muito curioso. No final do vídeo eu até me lembrei do vídeo de Pintando miniaturas parte 2, onde você dizia que todos os erros que achava no kit iniciante na verdade eram todos erros seus usando o produto. Agora que sei disso, acho que vou começar a rever bastante das minhas ações no meu cotidiano.
Nossa, isso é muito real... to me formando em economia e cada vez que entro no face me da vontade de chorar!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkk
Economia básica deveria ser ensinada no EM.
Poderia ser pior. Eu sou profissional da saúde e quando vejo as discussões no Facebook minha vontade é de morrer. Sensacional ver os doutores em Imunologia, Virologia e Epidemiologia formados no zap zap, é de cair o cú da bunda!
Sou economista e passo raiva todos os dias, kkkk. Bem vindo ao grupo, kkkk.
O que mais tenho visto a esse respeito é gente questionando o óbvio em RPGs de mesa. "Ain, porque RPG e política não se misturam"...
Mano...
quando um deputado, ex-pm, desafia um ministro do stf para debater "direito", ele pode estar incorrendo no tal efeito dunning-kruger ?
Muito bom esse video. Isso me fez recodar de um fato que acompanhei recentemente ( não sei se é o caso do vídeo). Eu acompanho um canal de uma física que faz divulgação cientifica da sua área, alem disso também comenta paralelamente sobre assuntos do dia dia.
Recentemente ela fez um post com uma postura crítica a recomendação da CSN ( conselho nacional de saúde) que recomendou massoperapia como conduta completar no tratamento em pacientes com covid-19 ( Enfatizando ...complementar...). Em nenhum momento a CNS disse que massagem cura a covid, ela disse que ela auxilia no tratamento pois ela promove relaxamento muscular, melhora o estresse e amplia o auto cuidado do paciente. Claro que existe cuidados que o profissional que for aplica-la deve ter por consequências da doença ( como trombose e inflamaçao tecidual).
Então temos nesse caso uma física muito capacitada em seu campo (fisica) criticando a recomendação de saúde de um conselho muito capacitado desse campo (saúde).
Por mais que ela seja muito inteligente e ela tem capacidade de opinar sobre outros campos, faltou a ela se aprofundar sobre o assunto.
Adorei a arte da capa, Elba!
"O homem tem preguiça, em geral, de pensar todo o pensável e contenta-se com fragmentos de ideias, recusa-se a uma coerência absoluta. Não leva até ao fim o esforço de entender. E, exactamente porque não o faz, toma, em relação à sua capacidade de inteligência, uma absurda posição de orgulho. Compara o pouco que entendeu com o menos que outros entenderam, jamais com o muito que os mais raros puderam perceber.", Augostinho da Silva
"Conhece alguma pessoa que ablo mucho e sabem mucho pouco"
Esse é o estado padrão do estudante de humanas, todo mundo sabe opinar sobre o curso superior dele kkkkkk
Seu vídeo foi o que deixou esse efeito mais claro. Cara, faz um vídeo falando sobre a banalização da psicanalise e sobre a discussão de se ela é ciencia de verdade ou não.
Banalização da psicanálise? 🤔
melhor é o artista do desastre na tela do fundo kkkkkkk, the room uma perola do cinema mundial.
Vc está acabando com migo !!!
o tommy fazendo a análise da cena do filme é sensacional
@@joaonetto6024 ohy Mark
puta merda alba eu TE AMO, cara. faz mais vídeos assim pelo amor de deus
Bom dia, ótimo timing com a thumb HAHAHAHA
ME ROUBOU A FALA!
Eu tenho umas história, uma moça tinha sofrido um acidente e o médico avisou q ela ia ter q amputar a perna e na hora de assinar os papeis pra autorizar a amputação o médico viu q ela tava muito tranquila e perguntou se ela tinha certeza q queria fazer isso e a mulher respondeu q sim até por que ela achava q a *perna dela ia crescer de volta*.
As introduções de 6 min do Elba
1 milhão de obrigados por ajustar o volume da vinheta
Cara sou professor de história, até ano passado eu ficava puto por todos darem pitaco na minha área e ninguém se metia a dar pitaco se fosse um médico falando... Sim, hoje em dia me arrependo amargamente…
a diferença que "professor" de história de hoje em dia são doutrinados... falam bosta demais
@@LeSuperLoCo verdade
@@LeSuperLoCo E todo "professor" de história é igual? Ou você não conhece o método científico(Em História se discute atos passados para entender o presente) e despreza pessoas que não concordam com você?
@@LeSuperLoCo Recomendo que leia mais sobre o efeito de Dunning-Kruger
Tá cheio de professorzinho em escola pública que acha que sabe e que é 100% sã e nem é manipulado/doutrinado, principalmente os de filosofia, sociologia e os de história, é inacreditável, o pior é nem contar outros lados da história, cega complemente o aluno débil mental de escola pública.
Queria que tudo fosse privatizado, quer dinheiro? Então trabalha direito.
Até por isso que eu evito afirmar coisas sem ter a total certeza e entendimento sobre aquilo
Uma coisa interessante é q muita gente fala "só sei que nada sei", achando que é uma fala que simplesmente simboliza humildade, mas na verdade a fala inteira é "só sei que nada sei, e isso me põe acima daqueles que acham que sabem e, assim, deixam de procurar o saber" kk
Kkkk, jogando AC Odyssey recentemente, quando Sócrates disse isso,eu tive quase o mesmo pensamento que o seu.
Que sutileza esse vídeo aí na tv
O filme the room no fundo ficou perfeito! rsrsrs
Perfeitamente encaixado! kkkkkkk
Essa teoria faz todo sentido. Na minha graduação os alunos que se julgavam os detentores do conhecimento, não tinham conhecimento o suficiente pra bancar a própria arrogância. 🤷🏻♂️
7:01 depende, se o médico se chamar MacGyver....
Mito faz qualquer coisa!
Aí a profissão é perigo!😛
Tem também a síndrome do impostor, na qual a pessoa é comprovadamente boa mas ela não acredita nisso. É meio que o oposto do Dunning-Kruger, em que a pessoa não é boa mas acredita que é.
Não. Esta síndrome não tem nada a ver com o jogo Among Us.
Acho q vale o adendo sobre a importância do sistema de revisão por pares da academia, dito q ninguem sozinho consegue se avaliar, é uma garantia a mais q tem a produção de conhecimento científico em comparação aos fala bosta por ai q acha q se garante sozinho. Curioso (ou não) também q o artigo em questão tenha sido escrito por duas pessoas, já é uma espécie de controle prévio.
De qualquer forma, muito bom o vídeo, Elba, já havia visto algo sobre o tema no canal Medlife Crisis mas acho q me embananei no idioma já q é inglês e não havia entendido tudo. Fica a recomendação.
Vídeo do Elba que começa com uma história de mais ou menos 5 minutos, seguidos da abertura são sempre fantásticos
"Jogo Mejiqui a 30 anos...eu não erro"
No jogo: Vish, perdi o letal, posso voltar?
Ele ta falando de política sem falar de política.
*Magic
@@sapoensaboado7998 o erro provavelmente na minha humilde opinião foi proposital
kkkkk eu juro que joguei mejiqui no google pq não entendi o sarcasmo
@@andreperuna1524 Sim. Achei muito sagaz kkkkk
Mais vídeos com conteúdo informativo desse tipo, sério, MT legal msm. Essa sua forma de apresentar teorias acadêmicas é mt boa cara. Parabéns Elba, teu canal só melhora, e tomara a venham mais vídeos como esse!
Lembra Olavo de Carvalho questionando seriamente Einstein. Se questionasse de brincadeira seria válido, mas o Olavo acreditava mesmo que por ele não entender a teoria da relatividade então a teoria da relatividade é que está errada. Funciona muito com gente fofoqueira, o fofoqueiro tem uma ilusão de onisciência a tal ponto dele pegar coisas que ele não sabe e ele simplesmente inventa, inventa e passa a se convencer da veracidade da propria mentira
é interessante pensar nisso, o cara que é realmente profissional se pega vendo as próprias limitações no que faz, e mesmo que ele seja o melhor ali nisso ele se ve como mediocre exatamente porque conhece essas limitações, enquanto o que tem um conhecimento minimo ou básico lhe falta exatamente o conhecimento das limitações dele, das coisas que ele ainda precisa aprender para ser realmente profissional e bom no trabalho. é pelo menos o que faz sentido pra mim.
Mas talvez. o cara que é profissional adquire um nível mais elevado de exigência o que faz ele não se contentar com o básico, exemplo:
Um profissional de origami vai admirar as formas mais complexas e buscar os desafios mais extremos pq isso que eles acham bonito, nisso que eles focam, mas uma pessoa que nunca fez origami vai ficar encantada com a forma mais básica, ela ja vai achar lindo e maravilhoso os exercícios para principiante, então quando alguem perguntar "vc é bom em origami?" a pessoa que não tem entendimento vai achar que se fizer a forma básica ela ja é boa em origami (mas ela acha isso justo pq o seu padrão de exigência do que é belo, é baixíssimo) enquanto o profissional vai achar que se ele não pegar a forma mais complexa e melhorar ela, inventando um estilo novo e revolucionando a arte, então ele não vai ser bom em origami...
Eu exagerei o exemplo, mas acho que é possível compreender a ideia.
Pode ser apenas uma questão de perspectiva e auto cobrança. Como eu sei disso e como eu cheguei essa conclusão? é que eu não sou da área, ai qualquer burrice que eu diga pra mim ta maravilhoso kkkkkkkkkkk
@@rafaelsena7367 não é muito diferente do que eu disse, o fato do cara se cobrar é muitas vezes ele tentando alcançar novos patamares, e não conseguir chegar em certo ponto pode fazer ele rebaixar o próprio trabalho, mesmo que esse seja muito bom
Eu não o consideraria ele burro.
Foi lhe apresentado uma suposta teoria de que as câmeras não captam cenas que tem o suco do limão, ele, usando meio que um "método cientifico" testou e comprovou -- é claro, com um resultado errôneo. Mas, ele usou um método de teste e supostamente comprovou.
Só que ele não seguiu a risca o método para ter um resultado exato.
Interessante seu ponto de vista.
ele não deixa de ser burro pq seguiu certa lógica, é que fez de uma maneira burra ne bicho
Ele eh burro, pois nao seguiu o metodo cientifico. Se tivesse seguido ele não teria feito. Entenda, metodo cientifico requer comprovacao cientifica em diversas observacoes . Ou seja, a água tem que ferver sempre a 100 graus celsius. Se ferver a 97 aqui, 101 ali 102 acolá e 100 na casa dele nao eh metodo cientifico. Ele pode ate ter tentado, mas se tivesse repetido outras vezes , veria que daria errado, ou se pedisse para alguém tirar a foto por ele ou ele tivesse tirado a foto em outra pessoas, ou mesmo até ter repetido nele mesmo. Método científico requer repetição "n" vezes até que não reste nenhuma dúvida, não é apenas fazer uma vez e pronto. Acredito sim , que ele testou, mas daí a dizer que foi em método de teste ai eu ja discordo.
Tão científico quanto uma criança que se esconde atrás da cortina, que acha que pq não consegue ver ninguém, ninguém vai ver ela la atrás com os pés pra fora
Nem chamo o cara de burro. A maioria das pessoas não fazem ideia de como funciona o básico de um câmera, não manjam nada de ótica simples.
é algo fascinante, eu mesmo me achava um cara super foda na química pois conclui um curso técnico, só percebi a minha incapacidade quando comecei a apanhar das matérias na faculdade kkkkkk
Elba, discordo que qualquer um consegue fazer um ovo mexido, meu irmão, com uns 16 anos, foi tentar fazer um e ficou mexendo o ovo na frigideira... com casca e tudo xD!
Adorei esse vídeo Elba. Esse é um tema extremamente relevante, e atual. Não conhecia esse efeito pelo nome, mas percebo claramente como ao preparar aulas (curso Educação Física, e estou no último ano) ficaram mais difíceis ao longo dos anos. E não era por saber menos, mas sim pelo fato de entender a quantidade de variáveis que deveriam ser levadas em conta. Isso também explica, de onde vem aquela "certeza sobre tudo" que muita gente tem em diversas esferas (política, é uma das mais visíveis). Forte Abraço.
Já tô vendo que esse vídeo é perfeito
Mano, o seu canal é foda. Por mais que seus vídeos sejam longos, eu assisto eles de cabo a rabo
Resumo:
Seja humilde ou apenas pessimista.
A máxima de "Só sei que nada sei" é verídica.
Humildade é bom, mas pessimismo aí melhor não, senao corre risco do cara que é super qualificado achar que não é bom no que faz. Segredo do bagulho é humildade de reconhecer seus erros, estar sempre disposto a aprender mais e que por isso seu trabalho tem qualidade, e mesmo que agora não tenha (ou vc acha que não tenha) um dia terá, pois quem está disposto a sempre melhorar um dia fica bom. Negócio é ir "rampando" qualidade!
sem dúvidas nenhuma, na pior das hipóteses se vc estava certo vc já estava preparado para aquilo, se vc estiver errado melhor ainda kkk. Só vantagens kkk
Pessimista não, realista sim!
melhor capa de vídeo do youtube
Antes de fazerem qualquer comentário do video sobre política, partidos, presidente etc. Lembrem-se : vc pode muito bem ser a parcela que "não manja nada do assunto" e quer dar palpite como se fosse um grande teórico ou cientista político. Não sigam o exemplo do presidente ou dos "sabidos" q o efeito menciona, busca quem sabe do assunto, tem autoridade no mesmo e vai te guiar para um caminho claro e verdadeiro. Eu posso muito bem ser o "sabido que não manja de porra nenhuma", mas eu aceito isso. Ótimo vídeo !
É difícil realmente ter consciência do quanto se sabe, porém a pessoa pode buscar corroborar suas opiniões com informações, artigos, textos com base científica, ao invés de msgs de whatsapp ou o vizinho falou
"Busca quem sabe do assunto, tem autoridade no mesmo e vai te guiar para um caminho claro e verdadeiro. " é , realmente é bem simples assim saber em quem vc pode ou n confiar, afinal o ser humano n mente ou muda sua percepção de acordo com seus proprios ideais :) , o q vc disse soa bonito mas n é assim q a vida funciona meu amigo, aquela pessoa q é a especialista e autoridade hoje, amanha pode ser exposta como mentirosa e fraudulenta, mais facil n botar a mao no fogo por ngm
@@absi49 o senso crítico entra nessas horas, não é simplesmente seguir o que ouve a risca, mas é muito importante levar a formação da pessoa e o tempo de envolvimento dela com tal assunto. São duas coisas que andam juntas : pessoas formadas e especialistas no assunto e o próprio indivíduo que forma a sua opinião baseada nos fatos e no que ele mesmo acredita ser o "certo". O problema é quando no meio do caminho o cara se depara com teoria da conspiração, fake news, revisionismo histórico etc, nesses casos, buscar pessoas que entendam do assunto é essencial (no caso da pandemia por exemplo, vc prefere acreditar num infectologista ou em um pseudo-filósofo?).
@@absi49 faz todo sentido!!
O que mais tem é especialistas agindo de má fé, por interesse próprio ou de algo que eles defendem!
@@absi49 Vide a OMS e suas mentiras e omissões a favor do verdadeiro responsável pelo vírus, o Governo Chinês.
um exemplo disso é faculdade, primeiro semestre tá todo mundo acuado pq não sabe nada, chega terceiro semestre começam a bater boca com professor, pq eles são os certos
"Como alguém pode ser tão completamente burro?" - Baramalho, El.
Eu nunca vi uma indireta tão sutil. Só deu pra perceber e fazer a ligação com a miniatura do vídeo. Sensacional.
A grande maioria das pessoas que falam de política hoje em dia (ambos os lados) sofrem desse efeito ae.
@Heberth Ryan inclusive vc se encaixa nesse efeito perfeitamente, dizendo que o cara não sabe nada de política (mesmo ele não dizendo nada demais) como se fosse um grande cientista político ou grande entendedor do assunto.
cara, não venha comparar os bolsominions espumando conspiração e fake news com a oposição, que argumenta com notícia reais, dados e história. Saia da bolha.
@Heberth Ryan Muito obrigado por nos exemplificar perfeitamente o que foi discutido no vídeo!
@@dawysonviniciusmouradasilv7026 exemplo claro de alguém dentro de uma bolha. E olha que eu nem votei em ninguém.
@Heberth Ryan se é troll né mano?
29:30,na verdade tem sim. Vamos supor 4 notas 8, 8, 8 e 4. A média das notas é 7 e 3 (75%) notas estão acima da média.
Karen: vAcInAs CaUsAm AlTiSmO
Pessoas normais: vc é um médico?
Karen: nÃo, MaS eU tEnHo Um ArTiGo....
ok karen
@@caveirasemnomecomsobrenome4122 ok zoomer
th-cam.com/video/mOEl_bOrLYs/w-d-xo.html
Famoso artigo...
@@Mauriciosb7 cara, vc esta equivocado, porque eu li no artigo que...
Mano você me definiu no segundo ano de faculdade de psico. Eu era o mestre interpretador de sonhos kkkkk e se tratando de psicanálise tô percebendo que quanto mais eu aprendo mais sinto que tem coisas que preciso compreender melhor
elba tá venenoso com essa thumb kkkkkkkkkk
fogo nos anti-democráticos kkkkkk
@@dawysonviniciusmouradasilv7026 único anti-democraticos que vejo essa semana são os neofascistas dos antifa
Até recomendo que o Alba faça isso, o outro lado adora cancelar, exposed falso, falsa acusação no caso, violência ou ameaça da mesmo, caso fale mal ou insinue algo ruim dos Rei do Gado deles.
@@dawysonviniciusmouradasilv7026 Odeio democracia... preferiria algo como uma sociedade de leis privada, a onde você escolhe o governo que quer participar, sem sair de sua propriedade.
Pedrinha da verdade então você está com uma venda muito apertada nos olhos.
Usar bandeira neonazista, fazer caminhada com tocha e máscara branca, ficar ameaçando as instituições e sugerir golpe toda a semana não é ser anti-democratico? Haja cegueira pra colocar os antifa como os antidemocráticos da vez.
Aiai, o fanatismo...
Sou desenvolvedor de Software e eu lembro que no inicio de carreira eu falava: isso eu faço em 2 horas, é rápido(e podia levar de 1 hora a vários dias). Hoje eu falo: Tenho que avaliar melhor o contexto antes de te dar uma estimativa de prazo que vai levar esse trabalho.
Traduzindo "Estilo Mamafalei jutsu ludibriar no TH-cam".
Se fosse só ele né, mas tem gado pra todo lado, tem gado de direita, esquerda e centro. E sempre se acham superiores uns aos outros.
Técnica de Nen Marcelo Freixo, Processo.
@@felipec890 você chamando eles assim e com esse tom na sua linguagem não estaria se achando superior aos outros?
Cara, que vídeo sensacional!!!
Estou no começo da faculdade de psicologia e nesse pouco tempo deu pra notar algumas coisas relacionadas ao efeito dunning-kruger. Eu n conhecia o efeito e o seu vídeo despertou uma curiosidade enorme em mim em relação ao assunto. Muito obrigado, com esse vídeo, vc está me ajudando muito !!!
Eu não acho que a conclusão de que (18:22): "Se você sabe reconhecer que isso está incorreto, significa que você sabe fazer da forma correta." é uma conclusão que pode ser tirada tão facilmente. É muito mais fácil apontar erros em uma atividade que não é sua do que o contrário. Esse é um problema da avaliação de múltipla escolha, eu posso acertar sem saber até mesmo sem chutar, só com o fato de: todas as outras parecem incorretas. Eu posso não saber fritar um ovo, mas se eu ver alguém derramar a manteiga fora da panela, aviso: você está fazendo errado. Eu posso acessar experiências passadas parar corrigir erros de uma atividade que eu não sei realizar. Usando o próprio exemplo do Elba, se alguém disser que "correr" é um substantivo, eu posso dizer que isso tá errado não por saber que correr é verbo, mas por saber que não é um substantivo.
Quase, não é que você sabe fazer da forma correta.
Se você sabe reconhecer que está incorreto, significa que você sabe COMO É o correto.
Pra usar o exemplo do ovo frito: se você não sabe NADA DE NADA de um ovo frito, eu posso deixar o ovo na frigideira por 30 minutos, te sirvo uma colherada de cinzas e falo que é um ovo frito. Daí você vai comer, achar uma merda, e pensar "é, pô, ovo frito é meio zoado, não curti não."
MANO VOCÊ É INCRÍVEL, o melhor youtuber somente apenas
Adoro esses vídeos fodas do Elba contando histórias
Efeito dunning-krueger me lemvra aquela frase do H L mencken: "para todo problema complexo existe uma soluçao clara, simples e errada"
Sou formado em Sistemas de informação (apesar de não exercer), e fico p... da vida quando alguém chega pra mim e pede pra resolver algum problema no computador ou celular. Daí eu respondo, posso tentar, mas não garanto, logo sai aquela, mas tu não é formado na área? Eu vejo essa total ignorância sobre o assunto fazer as pessoas acreditarem que 4 ou 5 anos sejam o suficiente pra dominar um assunto tão vasto.
Foda mano, trabalho com TI, sei como se sente, "mas não é formado na área????" = "ué, mas você não tem uma bola de cristal que pode identificar entre as milhares de possibilidades qual é o erro em questão e resolve-lo em menos de 5 minutos?"
Cara pelo menos você é formado na área. Eu sou Biólogo e vários parentes acham que por eu ter feito 5 anos de faculdade eu sei concertar celular, computador e até problema de sinal de antena parabólica. Sinceramente um saco isso!
Mind blow.... pum.
O meu ego foi la para baixo, completamente destruído (nunca entendi bem o ego e o superego, mas foram ambos destruídos).
Obrigado pela chapada mental :) podia estar a precisar.
Interessante notar que podemos aplicar esse efeito inclusive na própria discussão política, na qual pessoas sem o menor conhecimento do funcionamento do sistema/forma de governo, administração pública, direito público, hierarquia governamental, entre outros, sempre acreditam saber mais do que aqueles que exercem e/ou ocupam cargos públicos representativos dos poderes. Hoje em dia, qualquer um que assista a meia duzia de videos no TH-cam, leia dois livros e justifique seus argumentos em poucos artigos ditos "científicos" acredita ser dono do saber. Não há mais questionamento científico pois a própria ciência está cada vez mais argumentativa do que factual. As "verdades" hoje em dia nascem da argumentação (- o que eu acho ou acredito-) e não mais do fato em si (constatação indiscutível).
Como eu adoro esse canal! Sempre descobrindo e/ou aprendendo coisa nova. Mais legal ainda é que o Elba sempre deixa as fontes!