ANÁLISE BIOQUÍMICA DO LÍQUOR

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2021
  • Na aula são abordados os principais exames bioquímicos realizados no liquor. São abordadas as etapas para execução do exame do liquor e tambem da coleta.
    O líquor, ou líquido cefalorraquidiano (LCR), é um líquido límpido e incolor que preenche e envolve o cérebro e a medula espinhal e fornece uma barreira mecânica contra eventuais choques do crânio.
    O volume normal do líquor num adulto sadio varia de 100 a 150 ml. Ele é levemente alcalino e contém cerca de 99% de água. Nos adultos, ele é produzido a uma taxa de 20 ml/h, o que corresponde a aproximadamente 500 ml/24 horas. Isso significa que ele é totalmente renovado a cada seis horas, em média. O líquor forma-se principalmente nos ventrículos do cérebro, é filtrado através das membranas do sistema nervoso e reabsorvido pelas veias do cérebro.
    Quando o indivíduo sofre um trauma na cabeça, esse fluido age como uma almofada, amortecendo a força do impacto e distribuindo seu impacto pelo cérebro como um todo. Além disso, esse fluido ajuda a manter a pressão dentro do crânio a um nível constante. Assim, um aumento no volume de sangue ou tecido cerebral resulta em uma diminuição correspondente no líquor ou, por outro lado, se houver uma diminuição no volume de matéria no crânio, como ocorre na atrofia cerebral, o líquor compensa com um aumento no seu volume.
    Ademais, o fluido também transporta resíduos metabólicos, anticorpos, produtos químicos e produtos patológicos de doenças para longe do cérebro e da medula espinhal, para a corrente sanguínea.
    O exame do líquor pode ajudar a diagnosticar uma série de doenças. Para isso, é necessário obter uma amostra desse fluido, através de uma punção em quatro vias possíveis: lombar, suboccipital, ventricular e cervical lateral.
    A punção lombar, a mais comum, é feita por meio da inserção de uma agulha na região lombar abaixo da terminação da medula espinhal, ao nível do saco dural. A aparência do líquor assim obtido já pode sugerir algumas enfermidades. Sua aparência normal é descrita como “água de rocha”. Uma aparência turva pode indicar uma inflamação, provavelmente uma meningite, a presença de sangue no líquido pode indicar uma hemorragia no cérebro ou ao redor dele, etc.
    Além desse aspecto macroscópico, o exame microscópico, bioquímico, imunológico e citológico do líquido pode informar ao médico sobre várias possíveis condições, como esclerose múltipla ou outras condições semelhantes conhecidas como doenças autoimunes; mielites, encefalites, leucemia, demência (inclusive Alzheimer) e as próprias meningites ou acidentes vasculares cerebrais, ou condições semelhantes que causam sangramento ao redor do cérebro.
    O líquor se comunica com o sangue por meio da barreira hematoencefálica. Assim, qualquer condição que altere os níveis séricos de uma substância no plasma provocará também alterações no líquor.
    O nível do cloreto no sangue também irá afetar o nível de cloreto no líquor. Normalmente, os níveis de cloretos no líquor são 1 a 2 vezes maiores do que os níveis séricos. Ao contrário, níveis diminuídos são encontrados nas meningites tuberculosa e bacteriana e na criptococose.
    Normalmente, os níveis de glicose no líquor correspondem a cerca de 2/3 dos índices sanguíneos da glicose de jejum no sangue. São considerados níveis anormais de glicose no líquor valores inferiores a 40 mg/dl e/ou relações glicose no líquor/glicose plasmática inferiores a 0,3. Uma grande diminuição da glicose no líquor é um dado importante no diagnóstico das meningites bacteriana, tuberculosa e fúngica, já que nas meningites virais, os níveis variam entre normais e apenas discretamente baixos. Também as neoplasias com comprometimento meníngeo, a sarcoidose, a hemorragia subaracnoide e a hipoglicemia sistêmica, entre outras patologias, cursam com níveis diminuídos de glicose liquórica. Níveis elevados de glicose no líquor não possuem significado clínico, refletindo apenas aumento dos níveis da glicemia sistêmica.
    Normalmente, cerca de 80% das proteínas encontradas no líquor são provenientes do plasma. Em geral, elas equivalem a menos de 1% do nível sanguíneo. O aumento dos níveis liquóricos de proteínas é um indicador, embora não-específico, da presença de doença. Elas podem estar elevadas em diferentes patologias, como meningites, especialmente as bacterianas, doenças neurológicas, hemorragias e tumores, entre outras, ou diminuídos em crianças menores de 2 anos de idade e em punções com remoção de grandes volumes, traumas com perda liquórica e aumento da pressão intracraniana.
    Texto parcialmente extraido de: www.abc.med.br/p/exames-e-pro...
    ======
    #liquor #bioquímica

ความคิดเห็น • 29

  • @aderitoaugusto8579
    @aderitoaugusto8579 9 หลายเดือนก่อน

    Boa noite Professor.
    Sou Adérito, vejo seus vídeos apartir de Moçambique.
    São óptimas aulas. Eu sou profissional de Saúde e atualizo meus conhecimentos com suas aulas .

  • @rodolfomakarte8524
    @rodolfomakarte8524 3 ปีที่แล้ว +2

    Muito boa iniciativa e está de parabéns professor. Espero muito que continue com os conteúdos

  • @robertarocha5291
    @robertarocha5291 3 ปีที่แล้ว +2

    Professor Emerson, nós, aqui de Minas Gerais, solidarizamos ao ocorrido em Manaus! Desejamos dias melhores. Bom tê-lo de volta, em mais uma aula, no canal. Suas aulas são excelentes! Parabéns!

  • @fernandazornek4223
    @fernandazornek4223 12 วันที่ผ่านมา

  • @victoroliveira8908
    @victoroliveira8908 3 ปีที่แล้ว +1

    Excelente como sempre, obrigado pela aula!

  • @TLM07
    @TLM07 3 ปีที่แล้ว

    Professor, nao sou da área da saúde e estou adorando seu canal. Parabéns!

  • @MateusSilva-su9uh
    @MateusSilva-su9uh 3 ปีที่แล้ว

    vídeo sensacional ! Parabéns

  • @heidy9024
    @heidy9024 3 ปีที่แล้ว

    EXCELENTE!

  • @fernandaaparecidasupeleto8832
    @fernandaaparecidasupeleto8832 ปีที่แล้ว

    ótimo conteúdo e explicação!

  • @fernandamoraes6163
    @fernandamoraes6163 3 ปีที่แล้ว

    Ótima aula. Muito boa. Ajudou bastante👏👏👏👏👏

  • @claudineteramos3082
    @claudineteramos3082 2 ปีที่แล้ว

    muito eesclarecedor suas explicações muito obrigada

  • @TLM07
    @TLM07 3 ปีที่แล้ว

    Otimo video!!!!!! :) obrigada!

  • @alexandrarafaeladecarvalho4143
    @alexandrarafaeladecarvalho4143 ปีที่แล้ว

    muito bom

  • @hebertsouza2119
    @hebertsouza2119 2 ปีที่แล้ว

    Excelente explicação. Obrigado
    !

  • @dorairiapeixoto6509
    @dorairiapeixoto6509 3 ปีที่แล้ว +3

    Professor... Por gentileza... Se vc puder regularizar mesmo os vídeos do canal te agradecerei demaisssss!!! E vou indicar seus vídeos para meus colegas (estamos praticamente formados) em tec patologia clínica. Agradeço desde já!

    • @bioquimicaclinicafacil
      @bioquimicaclinicafacil  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá..não entendi o que você deseja ...pode explicar melhor ?

    • @dorairiapeixoto6509
      @dorairiapeixoto6509 3 ปีที่แล้ว +2

      @@bioquimicaclinicafacil aulas como essas... Q voltem para parte laboratorial (das análises mesmo) da bioquímica. Ainda ñ consegui assistir todas as suas aulas... E pelo q vi a maior parte delas nos auxiliam e mtooooooo nos estudos... E estou pedindo aulas q possam ajudar o pessoal de nível médio técnico entende... Por mais q eu já tenha reparado em meus estudos (tanto nas aulas da microbiologista q temos no curso qto nas aulas q vejo aqui no TH-cam) q mtas questões de concurso para farmacêutico e biomédico eu conseguiria chegar a resposta certa...

    • @dorairiapeixoto6509
      @dorairiapeixoto6509 3 ปีที่แล้ว +2

      @@bioquimicaclinicafacil e qdo disse "regularizar" é q realmente se o senhor puder lançar mais vídeos no canal... Incluindo matérias do nível médio técnico 😉

  • @ROBSONPEART
    @ROBSONPEART หลายเดือนก่อน

    Olá bom dia, obrigado pelo conteúdo, por favor, esse exame quando não identifica o patógeno que causa a meningite, ele tem que ser repetido ? Ou seja, pode haver falha no exame? Um falso negativo?

  • @nadirbritto1559
    @nadirbritto1559 2 ปีที่แล้ว +1

    Estou no processo de investigação para Em
    Sintomas clinicos todos
    Rn c processo de desmielizacao
    Desde 2013
    Fiz o liquor,porém foi duvidoso
    O Dr não conseguiu fazer a punção direta nos tubos .gotejava
    No resultado veio com hemácias e dizia que Diferencial prejudicada devida a baixa celularidade
    Beta alto
    Tau acima
    Albumina baixa
    Vc pode me dizer se eu deveria repetir..estou insegura

  • @Isabelle-zq2cf
    @Isabelle-zq2cf ปีที่แล้ว

    Gostaria de saber sobre o TGO aumentada no liquor? O que significa ?

  • @LucasFMelo-op4rg
    @LucasFMelo-op4rg 2 ปีที่แล้ว

    17:50

  • @miltonmerces316
    @miltonmerces316 2 ปีที่แล้ว

    Quando coloca uma observação: 3 células recuperadas no laudo do liquo.

  • @vivianenunes7291
    @vivianenunes7291 ปีที่แล้ว +1

    Professor eu fiz o exame do liquor a maioria dos meus exames deram normal so deu alterado as proteínas " o pandy e o nome deram positivo", isso quer dizer q eu tenho esclerose múltipla ?

    • @gleidevieira250
      @gleidevieira250 8 หลายเดือนก่อน

      Qual foi seu resultado? Meu LCR deu alterado 11.

  • @geoleriaplima763
    @geoleriaplima763 2 ปีที่แล้ว +2

    Quanto tempo demora para sair o resultado desse exame no caso de suspeita de meningite ou encefalite?

    • @ericaferreira3736
      @ericaferreira3736 ปีที่แล้ว

      Tbm quero saber pq estou esperando internada

    • @geoleriaplima763
      @geoleriaplima763 ปีที่แล้ว

      @@ericaferreira3736 Só vi teu comentário agora? Deu certo? Quanto tempo demorou? E como você está?