Sou argentino e tenia medo do nao entender, mais estou sourpreendido de quanto entendo!!!!. Chamigo, seu trabalho e um orgulho para nossa rac,a!! Obarigado, Mestre!
Caro Lucas Negri, obrigado pelo seu bom trabalho. Para quem é apaixonado pelo Rio Grande do Sul como eu, este seu serviço é um mimo. Já agora comento: "a brasa de um tição baixa o pó da fervura" É verdade! A minha avó fazia muito isso, quando preparava o café e eu assistia. Gadanha e joeira são também utensílios ainda por nós usados. Manguá é dito por nós mangualde. Muita força para o Lucas Negri. Daqui vai um abraço do tamanho de Portugal.
Sou de origem polonesa e na minha região, Rio do Campo, SC, o manguá era chamado por "Cambau". Hoje resido em Gaspar, colonizada por alemães e o gadanho aqui é conhecido por "zenzo". ou "zenze".
Aqui por perto de Curitiba, Paraná: Cambona= chaleira Chicolateira= bule Saraquá = Máquina de bater feijão ou matraca. Os demais termos aprendi hoje!!!
Saraqua era uma bolsa tipo sacola pequena ,colocavam as sementes dentro e usavam a cavadeira, e o suvel é usado até hoje pro trabalho dentro da mangueira pra não estragar o laço..parabéns..muito bom seus vídeos.
Muito bom e bem explicado ja utilizei algumas dessas ferramentas e se não for pedir demais p você fazer mais vídeos explicando mais utensílios do livro pra nós. Grande abraço sou teu fã à tempos e o LINHA CAMPEIRA é um sucesso, parabéns
Ja platei muito de saraqua e ja lacei os terneiro de piola e uma cafe de cambona tomado a capricho!!! Muito bueno baita conteudo, que a gurizada de hoje ta esquecendo da tradicao que pra ser gaucho bagual Nao pode esquecer do rincao !!! E os costumes galponeiros Temque ser preservada na estampa ! Que so cresce no futuro quem no passado se acampa !!
Ilhapa pra mim é a "biqueira" ou "presilha" que prende o laço na chincha e essa parte do laço onde corre a argola chamo de afogador. Parabéns pelos vídeos são muito bons, sou de Franca SP.
Muito Bom Lucas, Gujo velho um ícone de nosso estado... Vou mandar teus vídeos pro meu primo que é aqui do RS mas está morando em Brasília..Assim ele fica mais perto do nosso estado. Baita Abraço mano velho
Parabéns pelo conteúdo do teu canal! Muito bom mesmo!! Acho que só pra esclarecer sobre o sovéu... ele tem exatamente a mesma funcão do laço, que é laçar algum animal. A diferença é que os laços são tranças de 4, 6 ou 8 tentos. Já o sovéu são 3 tentos mais largos que são torcidos individualmente pra ficar redondos e depois os três torcidos juntos pra formar o sovéu de 3 ramais. Assim como o laço, o sovéu também tem uma ilhapa trançada de 1 metro e pouco mais ou menos pra pregar a argola e ajudar a fazer a armada. Em geral o laço normalmente é mais duro, mais facil de fazer uma armada bem grande e é mais utilizado na lida de campo. O sovéu se queda mais sovado, mais macio, por isso é melhor de laçar com uma armada menor e é mais utilizado na lida de mangueira.
Lucas , muito bom seu vídeo! Mas dizem que o saraqua era um galho de árvore tipo um cabo de enxada apontado com o qual fincava no chão e abria um buraco pra jogar a semente e tampar com o pé, esse máquina foi apelidado de saraqua ! Abraços de Tibagi PR!
Buenas Lucas! Tudo lindo meu querido? Falo aqui de Jaguarão RS fronteira com o Uruguai, parabéns pelo teu trabalho levando a cultura raiz gaúcha para todas as querencias! Gostaria de saber onde compro esta cuia que estas apresentando no vídeo cuia gajeta?
Tchê, conheci o canal há pouco, mas tô achando sensacional. Gracias pelas boas informações! Deixo minha colaboração em relação ao "bendito", também presente na música "Primitivo", com letra do Evair Suarez Gomez e música do Juliano Gomes, consagrada na voz do Adriano Gomes: "Bem antes que um corredor Velasse um rancho solito Tive estancada a garoa Sobre o couro dum bendito"
Se nao me engano a " Brasa de um Tição" , refere-se a um toco de lenha em brasa, tirado do fogo e mergulhado na chicolateira com café, no melhor estilo tropeiro.
Muito bom esse vídeo. Bem interessante que começou pela cambona que acho um utensílio bem raíz. Faz tempo que estou procurando uma para comprar, se alguém souber onde por favor me avise. Gracias. Grande abraço
Eu sou Veiga gaúcho de São Gabriel RS, hoje moro em Curitiba Capital Paraná 👍 parabéns Linha Campeira pela beleza apresentada na internet. Pergunto como faço pra adquirir o livro Objetos Campeiro???
Se tu laçar um animal bravo de sovéu curto pode ser perigoso, pois não se pode dar muita distância e acabar por tomar um atropelo, por isso se diz isso pra uma pessoa que seja "complicada" de lidar.
Muito bom! Tu podia fazer um video sobre armas tradicionais dos gaúchos. Volta e meia aparece por ai uma imagem com as armas dos gauchos platinos como o caronero ou o facón, mas nunca vi nada dos gaúchos de cá.
Só uma dúvida Lucas . "Feijão preto debulhado a bordoada de manguá" é parte da música "Bailanta do Tibúrcio" e não "Timbre de galo" . Não seria isso ? Ou estou enganado?
Buenas, eu tenho muita curiosidade sobre a influência da cultura Moura, árabe e berbere sobre a cultura gaucha, algo muito pouco mencionado, mas relevante visto que foram quase 800 anos de domínio mouro na península ibérica, e como retrata, Manoelito de Ornellas em Gauchos e Beduinos são várias as semelhanças, se possível poderia falar um pouco sobre isso?
Boa noite tchê,descobri seu site pesquisando sobre a boleadeira de três bolas,sou filho de gaúcho nascido em Santo Angelo,tenho também um copo feito de chifre com o fundo e a borda da boca em prata.Tenho vontade de conhecer um parente por parte do meu pai,pois,ele morreu em 1963 sem agente conhecer ninguém da família dele,ele e da família Bueno cilo o nome dele era Luiz Bueno,tens condição de me ajudar a encontrar algum parente por parte do meu pai? Aguardo sua resposta.Show de bola seu site.
Interessante a palavra "soga" que se usa no Rio Grande do Sul, ela significa "corda" em Espanhol, essa e muitas outras palavras que se usam no RS vem do Espanhol. Por exemplo: alambrado, pechada, tunda, borracho e muitas outras, várias palavras que se usam no RS tem origem no Espanhol pela proximidade com os castelhanos e por esse território antigamente pertencer a Espanha... Seria interessante gravar um vídeo sobre esse tema, fica a dica. Abraços
Muito bem dito, seu brasileiro. A utilização destes termos é muito comum principalmente lá pras bandas da fronteira. E aí acaba chegando a quase todo o estado por questões culturais. Gracias pela parceria!
@@LinhaCampeira Eu que agradeço amigo! Obrigado pelo trabalho maravilhoso que tem feito com esse canal! Eu nasci lá nas missões, mas hoje moro em outros pagos, entretanto a brasa do Rio Grande continua acessa no peito! Forte abraço!
É verdade, a gente embaralha um pouco as duas línguas, incluso, alguma dificuldade em saber quando usar o B ou o V, vem do castelhano, braBo por exemplo, todo mundo fala com B no RS e não braVo
Inhapa fignifica dar algo a mais, de brinde (regalo) Ex: tu compra 01 kg de erva-mate eo bolixeiro lhe dá 01 kg e 100 gramas não cobrando a mais. 100 gramas foi de inhapa
Buenas, compatriota Lucas! Vou deixar uma pergunta, se for possível me responda. O "espiriteiro" é um expressão gaúcha ou é coisa de outra querencia? Ele consiste em uma espécie de fogareiro improvisado com algum pedaço de lata preso a um pequeno taco de madeira com 3 ou 4 pregos fazendo costado na lata preso a madeira. A função é a mesma do fogareiro, os pregos devem ficar alguns centímetros acima da boca da lata servindo de descanso para uma chicolateira "aquentando" um cafezito. Não é propriamente para aquentar água para o mate devido a pena quantidade de alcool ou canha da buena para fazer a combustão.
Sou argentino e tenia medo do nao entender, mais estou sourpreendido de quanto entendo!!!!. Chamigo, seu trabalho e um orgulho para nossa rac,a!! Obarigado, Mestre!
Muito bom quando vc sita músicas, tmb fica bom quando o vídeo é enriquecido com as imagens.
Sou do Mato Grosso do Sul, filho de gaúcha tchê, lá conhecemos o saraquá por matraca. Parabéns pelo trabalho.
Sensacional,sou de Curitiba e adoro a cultura gaucha,enquanto assistia o video fui lembrando de músicas e versos gaúchos.. parabéns pelo trabalho.
Aqui no Paraná, o manguá é conhecido tbm por Cambau.. a parte que bate pode ser de pau, corrente ou corda mais grossa
Baita explicação meu amigo 😃
Baita esse livre tchê! Parabéns pelo teu trabalho... Rico uma quantia!
Caro Lucas Negri, obrigado pelo seu bom trabalho. Para quem é apaixonado pelo Rio Grande do Sul como eu, este seu serviço é um mimo. Já agora comento: "a brasa de um tição baixa o pó da fervura" É verdade! A minha avó fazia muito isso, quando preparava o café e eu assistia. Gadanha e joeira são também utensílios ainda por nós usados. Manguá é dito por nós mangualde. Muita força para o Lucas Negri. Daqui vai um abraço do tamanho de Portugal.
mUITO BOM TEM MUITO ITEM!! A SEER COMENTADO.!!
Excelente canal, parabéns!
Tchê linha campeira é a mais campeira do TH-cam forte abraço amigo lucas N.
Sou de origem polonesa e na minha região, Rio do Campo, SC, o manguá era chamado por "Cambau". Hoje resido em Gaspar, colonizada por alemães e o gadanho aqui é conhecido por "zenzo". ou "zenze".
Parabéns!
muito bom o seu trabalho , entendo muita coisa , mesmo sendo criado longe do RS , meu pai era campeiro , laçador , e conhecia muito da lida
Parabéns pelo vídeo!!! Tri Legal!! Ouvi os passarinhos cantar aí no vídeo
Aqui por perto de Curitiba, Paraná:
Cambona= chaleira
Chicolateira= bule
Saraquá = Máquina de bater feijão ou matraca.
Os demais termos aprendi hoje!!!
Gracias!
Muito bom!
PARABÉNS!! Mais um vídeo de fundamento.
Ótimo conteúdo ..siga assim xiru..pra novas gerações é muito bom isso que você faz ..não froxa
Aqui da nossa região pilar do Sul sp estamos sempre te acompanhando principalmente aos domingos
Gostei demais
LEGAL!
Super legal ,eu não sabia ♥️♥️♥️♥️♥️
Saraqua era uma bolsa tipo sacola pequena ,colocavam as sementes dentro e usavam a cavadeira, e o suvel é usado até hoje pro trabalho dentro da mangueira pra não estragar o laço..parabéns..muito bom seus vídeos.
Muito bom. Aqui no sul do PR conheço o SARAQUA por MATRACA.
Aqui no sul de SP também.
Sudoeste do Paraná. Sempre conheci por pica pau ou máquina de pica pau.
Muito bom e bem explicado ja utilizei algumas dessas ferramentas e se não for pedir demais p você fazer mais vídeos explicando mais utensílios do livro pra nós. Grande abraço sou teu fã à tempos e o LINHA CAMPEIRA é um sucesso, parabéns
Mazaaaah!!! Bueno demais guri!!!
Pode falar de outros termos também. Gostei muitoooooo
Muito bom. Faz um vídeo sobre o Adão Latorre
“Se uso vincha na testa
É pra ver o mundo mais claro
Não vendo o mundo por frestas
Lhe posso fazer reparos”
Que beleza de conteúdo, meu guri! Abraço.
Buen canal, saludos desde Uruguay
Manguá na região do Paraná onde me criei era conhecido por Cambau.
Verdade. Muda de uma regiao pra outra.
LOCO DE BEM BOM !!!
Na minha terra de Pinhalão no Paraná ainda é comum o Saraguá
Gostaria muito de ver a interpretação da letra de "quando o verso vem pras casa". Na minha opinião a mais linda obra do cancioneiro gaúcho
Muy bueno! Quwro comprar
Parabéns muito bons seus vídeos
Ja platei muito de saraqua e ja lacei os terneiro de piola e uma cafe de cambona tomado a capricho!!!
Muito bueno baita conteudo,
que a gurizada de hoje
ta esquecendo da tradicao
que pra ser gaucho bagual
Nao pode esquecer do rincao !!!
E os costumes galponeiros
Temque ser preservada na estampa !
Que so cresce no futuro
quem no passado se acampa !!
Ilhapa pra mim é a "biqueira" ou "presilha" que prende o laço na chincha e essa parte do laço onde corre a argola chamo de afogador. Parabéns pelos vídeos são muito bons, sou de Franca SP.
Muito Bom Lucas, Gujo velho um ícone de nosso estado...
Vou mandar teus vídeos pro meu primo que é aqui do RS mas está morando em Brasília..Assim ele fica mais perto do nosso estado. Baita Abraço mano velho
baita vídeo como sempre
Grande linha campeira parabéns
O tal de Bendito eu não sabia.
Obrigado.
1 Abraaaaaaaaaaaço,
Sérgio
O meu pai usava o saracuá para plantar milho . Era uma vara apontada . Esse objeto mostrado já veio bem depois.
Verdade... tem também esse saraquá mais antigo. Gracias pela contribuição.
Parabéns pelo conteúdo do teu canal! Muito bom mesmo!! Acho que só pra esclarecer sobre o sovéu... ele tem exatamente a mesma funcão do laço, que é laçar algum animal. A diferença é que os laços são tranças de 4, 6 ou 8 tentos. Já o sovéu são 3 tentos mais largos que são torcidos individualmente pra ficar redondos e depois os três torcidos juntos pra formar o sovéu de 3 ramais. Assim como o laço, o sovéu também tem uma ilhapa trançada de 1 metro e pouco mais ou menos pra pregar a argola e ajudar a fazer a armada. Em geral o laço normalmente é mais duro, mais facil de fazer uma armada bem grande e é mais utilizado na lida de campo. O sovéu se queda mais sovado, mais macio, por isso é melhor de laçar com uma armada menor e é mais utilizado na lida de mangueira.
Isso que é audiência qualificada! Mil gracias pelo chasque, Roberto! Baita abraço!
O sovel de 3 ramal são 6 tentos, torcidos en pares, e depois torcidos os 3 ramais novamente, no sentido contrario para não destorcer
Flor de ESPECIAL
Interessante.
Bueno amigo vivendo e aprendendo .aprendendo sempre com humildade parabéns pelo vídeo, um quebra costela de duas volta e meia 👏👏👏
Lucas , muito bom seu vídeo! Mas dizem que o saraqua era um galho de árvore tipo um cabo de enxada apontado com o qual fincava no chão e abria um buraco pra jogar a semente e tampar com o pé, esse máquina foi apelidado de saraqua ! Abraços de Tibagi PR!
Otimo canal parabens ! Faz um vídeo falando de rodeios .
Daqui a uns dias vou gravar!
A pelota foi puxado pelo vivente que lidava na charqueada !!!!!
Usei muito Mangua!
Buenas Lucas!
Tudo lindo meu querido?
Falo aqui de Jaguarão RS fronteira com o Uruguai, parabéns pelo teu trabalho levando a cultura raiz gaúcha para todas as querencias!
Gostaria de saber onde compro esta cuia que estas apresentando no vídeo cuia gajeta?
Buenas, Felipe! Tudo especial e contigo? Me mande um whats: 047 9 9193 0000
No norte do Paraná a ferramenta para debulhar feijão é chamado por cambal
O serigote aqui em Água Doce SC nois chamamos de apero
Ótimas explicação mas quando puder faça a tradução da bailanta dia tibúrcio
Tchê, conheci o canal há pouco, mas tô achando sensacional. Gracias pelas boas informações!
Deixo minha colaboração em relação ao "bendito", também presente na música "Primitivo", com letra do Evair Suarez Gomez e música do Juliano Gomes, consagrada na voz do Adriano Gomes:
"Bem antes que um corredor
Velasse um rancho solito
Tive estancada a garoa
Sobre o couro dum bendito"
Essa música é uma obra de arte!
Parabens otimo programa. Ja era fã do programa de radio o problema que aqui em bage nao sei qual radio que passa. Abraco e continue assim.
Tu pode ouvir o programa em alguma rádio na internet ou no nosso site, tem todos os programas via podcast. www.linhacampeira.com
Faz um vídeo explicando a música Cabanha Toro Passo
saragua e matraca e a piola é a ponta do chicote de corrente pra toca o boi no estradão
Chicolateira, seria o bule ou ancestral deste!
Lucas, tu poderia fazer um vídeo sobre os tipos de armas usadas na Guerra dos Farrapos, seria legal!!!
o bendito precisa ser de branquillo, porque evita insetos. Abraço campeiro, desde Castilla!
Gracias pela contribuição!
Se nao me engano a " Brasa de um Tição" , refere-se a um toco de lenha em brasa, tirado do fogo e mergulhado na chicolateira com café, no melhor estilo tropeiro.
Mangua eu conheci como cambau, eu ajudava meu avô na fazenda na colheita de feijão.
Bendito aparece em uma outra musica, chamada Primitivo, do Juliano Gomes.
Bem verdade, tche. Me flagrei depois que gravei.
Trivia: o manguá é a versão gaúcha do mangual europeu, instrumento de debulha e arma de guerra de contusão, parente distante do nunchaku japonês.
Bom video tigre véio, tirou muitas duvida sobre oq é cada objeto ja que os nomes variam de regiao pra regiao
Bem que tu podia fazer sobre as facas campeiras e suas utilidade
Muito bom esse vídeo. Bem interessante que começou pela cambona que acho um utensílio bem raíz. Faz tempo que estou procurando uma para comprar, se alguém souber onde por favor me avise. Gracias. Grande abraço
Da pra usar o msnguá em peleia tambem
Que legal esse livro de poesia e explica todos objeto ainda tem para vender queria comprar um informa para mim obrigada amigo
Contato Gujo Teixeira para compra de livros: (55) 9 9976 5440
Eu sou Veiga gaúcho de São Gabriel RS, hoje moro em Curitiba Capital Paraná 👍 parabéns Linha Campeira pela beleza apresentada na internet.
Pergunto como faço pra adquirir o livro Objetos Campeiro???
Gracias pela parceria. Pra comprar o livro, Entra em contato direto com o Gujo 055 99976 5440
Faz explicação da música: castração a pealo
Se tu laçar um animal bravo de sovéu curto pode ser perigoso, pois não se pode dar muita distância e acabar por tomar um atropelo, por isso se diz isso pra uma pessoa que seja "complicada" de lidar.
Aí tu me ajuda e muito! Audiência qualificada é de grande valor! Mil gracias pela contribuição.
05:41 - Me desculpe o modo, mas a marca é Bailanta do Tibúrcio !
Sim che... me confundi nessa hora e nem percebi. Gracias pelo chasque.
Saraqua e terra vermelha me basta nesta empreitada .pra ser guerreiro do pampa
A gente tinha duas joeiras em casa, mas não eram de arame, mas sim de palha(nem sei o nome do material kk) trançada.
Eram feitas com taquara (bambu).
Galo véio bagualudo barbaridade
Mangua eu conhecia por malho.
Muito bom! Tu podia fazer um video sobre armas tradicionais dos gaúchos. Volta e meia aparece por ai uma imagem com as armas dos gauchos platinos como o caronero ou o facón, mas nunca vi nada dos gaúchos de cá.
Baita tema! Vou dar uma pesquisada. Gracias pela parceria!
Masssss zzzzzaaaaahhh
Gadanha è zenzo pra gente aqui no norte de Santa Catarina
Isso mesmo. Aqui em Blumenau-Sc sempre ouvi zenzo.
Verdade, che. Quando morei em Blumenau ouvi algumas vezes o termo zenzo.
@@LinhaCampeira Bahh. Que legal que tu já morou aqui. Baita abraço. Admiro muito teu trabalho.
Só uma dúvida Lucas . "Feijão preto debulhado a bordoada de manguá" é parte da música "Bailanta do Tibúrcio" e não "Timbre de galo" . Não seria isso ? Ou estou enganado?
Tu tá cento por cento correto. Eu que me confundi.
Buenas, eu tenho muita curiosidade sobre a influência da cultura Moura, árabe e berbere sobre a cultura gaucha, algo muito pouco mencionado, mas relevante visto que foram quase 800 anos de domínio mouro na península ibérica, e como retrata, Manoelito de Ornellas em Gauchos e Beduinos são várias as semelhanças, se possível poderia falar um pouco sobre isso?
Temos muitas influências, as duas principais são as bombachas e as alpargatas. Dá uma mirada nesses 2 vídeos:
th-cam.com/video/P5vM2mbr-hc/w-d-xo.html
th-cam.com/video/e0xD7uttfZE/w-d-xo.html
@@LinhaCampeira Gracias
Vc esqueceu do contato pra adequerir o livro . Bueno
Boa noite tchê,descobri seu site pesquisando sobre a boleadeira de três bolas,sou filho de gaúcho nascido em Santo Angelo,tenho também um copo feito de chifre com o fundo e a borda da boca em prata.Tenho vontade de conhecer um parente por parte do meu pai,pois,ele morreu em 1963 sem agente conhecer ninguém da família dele,ele e da família Bueno cilo o nome dele era Luiz Bueno,tens condição de me ajudar a encontrar algum parente por parte do meu pai? Aguardo sua resposta.Show de bola seu site.
Gracias pela parceria. Mas sobre o parente, eu nunca fui pra Santo Angelo. Infelizmente não tenho como te ajudar.
O tchê! Linha campeira com garrafa térmica stanley, aí não né...
Mas me conte como que tu consegue levar a cambona e o fogo pra tudo quanto é lado. hahaahahah Semo campeiro mas sabemo usar as tecnologia.
Interessante a palavra "soga" que se usa no Rio Grande do Sul, ela significa "corda" em Espanhol, essa e muitas outras palavras que se usam no RS vem do Espanhol. Por exemplo: alambrado, pechada, tunda, borracho e muitas outras, várias palavras que se usam no RS tem origem no Espanhol pela proximidade com os castelhanos e por esse território antigamente pertencer a Espanha... Seria interessante gravar um vídeo sobre esse tema, fica a dica. Abraços
Muito bem dito, seu brasileiro. A utilização destes termos é muito comum principalmente lá pras bandas da fronteira. E aí acaba chegando a quase todo o estado por questões culturais. Gracias pela parceria!
@@LinhaCampeira Eu que agradeço amigo! Obrigado pelo trabalho maravilhoso que tem feito com esse canal! Eu nasci lá nas missões, mas hoje moro em outros pagos, entretanto a brasa do Rio Grande continua acessa no peito! Forte abraço!
É verdade, a gente embaralha um pouco as duas línguas, incluso, alguma dificuldade em saber quando usar o B ou o V, vem do castelhano, braBo por exemplo, todo mundo fala com B no RS e não braVo
@@paulorrotta5672 verdade amigo, mas o legal da cultura é isso, são essas diferenças e descobrir a origem de onde veio cada expressão. Muito legal
Home ilhapa pensava eu que era a presilha que prende o laço no arreio kkkkkmmm
Grande abraço do tamanho do Paraná
Tenho 65anos, me falavam, quando ia na venda, vou te dar de inhapa, o que é significado?
Inhapa é sinonimo de brinde. 👍🏿
Inhapa fignifica dar algo a mais, de brinde (regalo) Ex: tu compra 01 kg de erva-mate eo bolixeiro lhe dá 01 kg e 100 gramas não cobrando a mais. 100 gramas foi de inhapa
O que é um baual
Buenas, compatriota Lucas! Vou deixar uma pergunta, se for possível me responda. O "espiriteiro" é um expressão gaúcha ou é coisa de outra querencia? Ele consiste em uma espécie de fogareiro improvisado com algum pedaço de lata preso a um pequeno taco de madeira com 3 ou 4 pregos fazendo costado na lata preso a madeira. A função é a mesma do fogareiro, os pregos devem ficar alguns centímetros acima da boca da lata servindo de descanso para uma chicolateira "aquentando" um cafezito. Não é propriamente para aquentar água para o mate devido a pena quantidade de alcool ou canha da buena para fazer a combustão.
Onde compro essa cuia igual a tua?
Logo bamo ter pra vender no nosso site.
Sou de Santa Catarina mais eu entendo tudo do dicionário Gaúcho e sulista kkkkk
Explica a música " Comida Campeira"" grupo Rodeio, grato
Tu nao é gaúcho né ahahhaha
A música é Iguaria campeira... De certa forma é bem simples.
Aqui é zenzo
Saraquá aqui em Água Doce SC nois chamamos de Pica-Pau kkkkk
Buenas amigo!!! O manguá aparece na musica Bailanta Do Tiburcio, e não em Timbre De Galo como tu falou!!! Abraço
Verdade, che! Me confundi e nem percebi! Gracias pelo chasque!
Tem muita coisa mais importante que vce nao comentou..