ADVERTÊNCIA : Esse vídeo se refere a troca de pastilhas da VStrom 650 . Alguns modelos de motos com ABS não recomendam retrair o pistão sem um scanner abrindo o módulo do ABS . Não é o caso da VStrom 650. Se sua moto não é a VSTrom 650 e tem ABS , antes de fazer da maneira que fiz, consulte o manual de serviço ou algum mecânico com conhecimento da sua moto e pergunte se no seu caso precisa usar um scanner ou não. A maioria não precisa. As BMW eu sei que precisa, mas não estou certo sobre outras marcas.
PESSOAL , DEI UMA ENORME MANCADA NA HORA DO TORQUÍMETRO. NÃO COLOQUEI A VÍRGULA NO VALOR DO TORQUE . O CORRETO É 2,3 KGF.M E NÃO 23KGF.M . SE COLOCAR 23 KGF.M VAI ARRANCAR A ROSCA FORA !!!! MIL DESCULPAS POR ISSO.
Quebrei dois parafusos de 8mm. Coloquei 4kg. Quando estava apertando achei exagerado, mas decidi confiar no torquímetro. O meu ganho tirar o parafuso quebrado. Inventei uma técnica que foi adotada pelo meu mecânico. Concluindo: Quando dá certo na 1ª vez é ótimo, dando errado também é! Kkkkk
Serviço de primeira qualidade, parabéns. E o legal é que serve pra qualquer moto, varia um pouco dependendo da marca do fabricante, más o serviço é o mesmo.
Sim. Básicamente é o mesmo. A única precaução é que em algumas motos com ABS ( não é o caso da VStrom ) não é aconselhável pressionar o pistão de volta. Pode dar problema no módulo do ABS . BMW é um exemplo. Se sua moto não é a VStrom e tem ABS, consulte o manual ou um mecânico bom sobre se pode fazer isso ou não
É ótimo ouvir um engenheiro mecânico, com toda a bagagem técnica adquirida,e com vasta experiência como motociclista, além de respeitar as indicações do fabricante das motocicletas. Show de informações Ganhou um inscrito e certamente vou divulgar aos meus contatos. Adoro profissionalismo.
Boa idéia...Para o pistão vai ficar bom mesmo, pois o material da pastilha é mais macio que o aço do pistão. Mas do lado da pinça será que não vai riscar a pintura ?
Ótimo vídeo, parabéns pelo excelente trabalho, eu gosto de fazer a manutenção da minha moto em casa, nada melhor que um vídeo desses pra aprender a zelar ainda mais pela nossa motoca!!
A idéia do canal é exatamente essa. Proporcionar uma maneira segura e dentro do que fala o fabricante para se fazer a manutenção mais básica da moto, que na verdade depende muito mais de capricho do que qualquer outra coisa.
Parabéns sempre trazendo orientações para agregar ao conhecimento que muitos não tem. Vídeos que não são necessários ver na íntegra para depois dar o like, já de início pode ser dado. Só uma dica qto ao plug que vc citou, pode ser feito cortando um parafuso com as mesmas especificações de diâmetro e rosca, mais barato, fácil e não compromete em nada a segurança.
Pois é...eu fui aqui numa casa especializada em parafusos. Essa rosca do plug original é meio fora de padrão. O atendente mediu, e me trouxe um parafuso que seria com a mesma rosca . A idéia era essa mesma, cortar e trocar. Mas aí, só pra me certificar, pedi uma porca desse parafuso. No parafuso rosqueava certinho. Quando tentei rosquear o plug original nessa porca, entrava torto. preferi manter o original mesmo.
@@GaragemVStrom no caso o plug (bujão, parafuso, etc...) da Twister é fenda como da maioria acredito que seja e essa peça espanou a fenda, com auxílio do paquímetro e um pente de rosca, comprei um parafuso longo e fiz vários com um custo bem baixo. O problema de comprar peças originais ou até paralelas nesse caso é a disponibilidade que muitas vzs deixa a desejar e tomar um chá de banco por pouca coisa.
Muito top suas explicações sempre bem detalhadas e cheio de partes técnicas na prática! Tenho uma Vstron e nunca troquei mas vou tentar! Forte abraço! Ivan Soares
Fala autoridade, a unica observação que tenho a fazer é wue empurrar o embulo pode prejudicar o modulo ABS, fora isso o video nao foi uma aula más uma catequese altamente didática, meus parabéns.
Sim...em algumas motos , como na BMW isso pode acontecer. Aí só trocando com scanner pra abrir a passagem do ABS . Mas na VStrom não tem problema. No próprio manual de serviço não menciona isso.
Parabéns pelos vídeos amigo. Ganhou mais um inscrito. A minha é 2011 e está batendo a suspensão dianteira quando retorna. Está com retentores novos, e óleo Motul na quantidade especificada no manual...Já realizei ajuste do sag conforme seu vídeo também...Mas ela continua batendo no retorno...
Que estranho...Eu não tenho experiência de dia a dia com suspensão para poder dizer o que pode ser . Iria falar sobre óleo faltando, mas se está com óleo OK , não sei o que pode ser . O óleo está com viscosidade correta ? Não colocou fino demais ?
Mesmo ? Eu nunca tive essa informação. Vou pesquisar. Mas não tem como colocar uma pastilha nova sem afastar o êmbolo. No caso então seria necessário desacoplar mangueira ou abrir a válvula de dreno e depois rever o fluido ? Não conheço detalhadamente o funcionamento do módulo, mas pela lógica o sentido que o fluido irá passar por ele não deve ter influência, ainda mais pela quantidade ser mínima e o movimento muito lento. Mas estou pronto para de boa vontade saber mais sobre isso. Vc poderia me mandar algum material explicando o porquê de retrair o êmbolo possa danificar o módulo ?
@@GaragemVStrom Praticamente há duas possibilidade de ocorrer problemas que são: 1 - O sistema ABS possui válvulas moduladoras que controlam o fluxo de fluido de freio para cada roda. Ao recuar o pistão sem abrir a válvula de dreno, você aumenta a pressão no sistema, podendo danificar essas válvulas e comprometer o funcionamento do ABS. 2 - O ABS depende do fluido de freio para funcionar corretamente. Recuar o pistão sem abrir a válvula de dreno pode empurrar fluido de freio velho e contaminado ( podendo ter particulados (óxidos por exemplo)) para dentro do módulo ABS, danificando seus componentes internos. Pelas boas praticas, o ideal é abrir o sangrador além de deixar mais fácil abrir o êmbolo. Eu sempre procuro trocar o fluido também. Mas a perda de fluido é mínima...
Bem observado, eu tive problema no abs de uma moto e o mecânico disse que poderia ser por empurrar o embolo na hora de trocar a pastilha sem abrir o dreno, sempre fiz sem abrir o dreno até o dia que deu ruim. Aqui mesmo no youtube tem vídeo explicando isso.
Salve grande Marcos Bukão! Estamos sentindo falta dos seus videos, torcendo que esteja tudo bem com você! O assunto que está me preocupando muito é esse provável aumento abusivo do teor de álcool em nossa gasolina. Haverá alternativas para nos protegermos disso? Será a hora de encostar nossas motos? E os motoboys que não possuem motos flex? As motos grandes sofrerão mais do que as motos menores? A gasolina premium vai continuar com 25%? Essas questões certamente darão um vídeo muito importante. Afinal, em se tratando de questões técnicas, Macos Bukão é o padrão ouro!
Oi CG....obrigado pela mensagem. Ando viajando a trabalho direto e sem tempo nem de responder. Estou meio sem idéia de vídeos novos também. Não quero cair na armadilha de ter que ficar gravando vídeo toda hora e com isso cair o nível de interesse dos vídeos. Estou estudando bem esse assunto do aumento do teor de álcool para fazer um vídeo bem técnico e sem paixôes nem revoltas. Em princípio o que me preocupa mais na minha seria o fato do álcool ser bem mais agressivo e corrosivo que a gasolina. Isso para as partes em contato com o álcool não é legal. Quantoa moto injetada reconhecer, até os engenheiros das fábricas cada um fala uma coisa. Quando reunir informações suficientes vou gravar. Abraço
@@GaragemVStrom opa! Obrigado, Marcos. Tenho certeza que será mais um vídeo imperdível. Aguardarei ansiosamente! No mais, ótimas viagens para você! Bora viajar também, pois estou contando os dias para me aposentar e começar a aumentar a quilometragem da minha moto, rsrsrs!
Parabens pelo teu conteúdo, estou replicando a maior parte em minha v-strom. Poderia fazer um vídeo de como instalar o controle de portão TXcar na moto?
Top demais, Marcos. Amanhã vou trocar a minha. Você pretende trocar as dianteiras em breve? Procurei aqui no canal mas não encontrei vídeo sobre, mas acredito que o princípio seja semelhante. Se for necessário, também vou trocar as dianteiras. Abraço meu jovem, saúde 🙌
Eu ainda estou com as originais dianteiras na minha, mas procura um vídeo que tenho que fala como retirar a roda dianteira que nese vídeo eu aproveitei para dar um trato nas pinças dianteiras e na verdade é o mesmo serviço que trocar as pastilhas.
Você poderia ter uma Bonneville Bobber 😁 iria ser extremamente útil. Parabéns pelo vídeo e pela dedicação. Estou me aventurando em algumas manutenções e divulgando, mas é extremamente nichado e de pouquíssimo conteúdo sobre, tenho utilizado os vídeos da casa da triumph, Inglaterra. Talvez se tivesse uma Tiger encontraria bem mais material.
Realmente uma Bonneville é um desafio. Vc já tentou achar o manual de serviço dela ? Não do proprietário. Manual de Serviço. Ajuda muito. Tem site que tem ou vende.
@@GaragemVStrom Achei no ebay, mas o modelo que tem lá é 2017 eu acho, talvez muita coisa sirva, mas os modelos de lá pra cá mudaram bastante coisa. Por exemplo, quando fui trocar o escapamento, vi um vídeo de outra triumph, que era o mesmo motor, visualmente tudo igual, quando tirei o tanque para acessar as sondas de oxigênio estavam em outro local, enfim, como você disse no vídeo o negócio é fazer sem pressa. Mas essa sugestão do manual é muito boa.
Obrigado Bukão, a minha dúvida era quanto a qual pastilha usar, pois no primeiro video você havia utilizado a cobreq e agora a ebc. Com isso deu um parecer muito bom sobre o custo benefício, portanto irei utilizar a ebc. E irei me esforçar para ter tanta maestria para a troca como você nesse vídeo. Um abraço.
Eu já repeti a dose com as EBC . Vale cada centavo. A troca não tem segredo mas exige atenção. Principalmente na hora de encaixar a pastilha na pinça. Tenha certeza absoluta que os ressaltos da pastilha de assentaram corretamente no encaixe da pinça e antes de colocar , verifique se aquelas placas de metal que funcionam como mola estão bem encaixadas .
Fala Bukão, bom dia! Anda meio sumido dos vídeos lá do TH-cam... 😁 Gostaria de dar uma sugestão pra um novo vídeo seu: Fazer uma pesquisa a fundo, frente essa novidade da nova formulação de nossa gasolina e buscar saber se o "range" de atuação... O "leque" de aceitação dos módulos e mapas de injeção standart de nossas VStroms vão aceitar esse novo percentual de etanol na gasolina ou se inevitavelmente teremos que partir para algum remap ou outra solução pra remediar essa nova realidade. Desde já agradeço e mando um forte abraço desde Porto Alegre-RS
Obrigado pela sugestão e o vídeo já está quase pronto. Está faltando apenas eu percorrer a KM que quero com a minha moto já com essa gasolina com 35% que eu formulei pra ela. Estou usando a minha de " cobaia ". Nisso só temos tres certezas : 1) Essa gasolina com 35% vai ter um consumo maior que a com 27% . 2) Teremos impactos negativos em motores só a gasolina, tanto de queima quanto de corrosão interna e comprometimento do óleo. 3) Ninguém sabe ao certo a intensidade que esses impactos acima serão sentidos. Provávelmente, na parte do funcionamento nem vai se perceber, mesmo sem remapear. Efeitos de corrosão devem ser sentidos só a longo prazo. Efeitos sobre o óleo se acontecer será mais em moto muito rodada, com folgas já acentuadas. Mas é tudo especulação. Na verdade ninguém sabe exatamente ao certo. O tempo dirá.
Ali eu prefiro manter limpo , mas sem a graxa , porque fica exatamente sobre as pastilhas e com o calor da pastilha a graxa pode liquefazer e pingar no disco. Como o local é de fácil acesso, a gente pode manter limpo . Preferi não arruscar . Mas é uma boa observação
Boa noite Bukao? Estou seguindo seu canal. Estou com a seguinte situação..ao freiar minha moto seja com dianteiro ou traseiro. Em seguida ela desliga . Somente dando uma nova partida para seguir viajem. Não achei nenhum vídeo ajudando..vc conhece este defeito?
Conteúdo de grande valor! Tenho duas dúvidas, se puder nos sanar ficarei muito grato. 1. Vi em alguns vídeos que falam que é necessário fazer a sangria do óleo. Qual sua opinião? 2. Outras pessoas usam uma cola no parafuso que segura a pastilha. É realmente necessário? Desde já, agradeço a atenção!
Olá...não entendi bem o que vc chamou de sangria no óleo? Vc se refere a retirar usando o scanner e bomba de sucção para tirar também o fluido que fica no módulo do ABS ? Se for isso, no caso da VStrom não precisa. Trava química no parafuso que segura a pastilha é desnecessário, desde que se aplique o torque correto e o plug por cima do parafuso também esteja com o torque correto. Praticamente ninguém usa trava química na troca de pastilhas.
@@GaragemVStrom Hooo meu amigo. Muito obrigado por responder. A tal "sangria" que falo é sobre folgar a porca onde se faz o esgotamento do óleo. No momento em que faz força para voltar o pistonete, folgar a porca para que o óleo volte para o sistema. Após a troca da pastilha, abrir o reservatório e colocar o óleo que foi retirado. Pelo seu vídeo, parece não ser necessário esse procedimento que citei acima, né? Obs. Minha moto é uma NC 750x ABS
Boa noite . Sigo suas aulas de manutenção a minha vstrom 650 e uma 2023 nesse caso não terá como fazer essa manutenção sem tirar a roda traseira . Tem alguma dica de como quando precisar trocar fazer sem tirar a roda
Fala Mestre dos Magos! Uma dúvida besta, mas que sempre tenho. É desaconselhado colocar graxa nos parafusos de fixação? Não estou falando das partes que têm borracha e são deslisantes, mas sim nos parafusos que vão direto no metal, para fixação da peça. Valeu!
Esse é um tema complicado. O importante é o parafuso estar limpo e sem resíduos. Parafuso onde a rosca fica toda interna realmente não é muito bom, pois quando vc aperta, a tendência é apertar mais que o necessário ( torque seco e úmido ) porque a rosca está com um atrito menor. Depois que a graxa resseca fica difícil de retirar. Mas em parafusos que parte dele fica exposta ao meio ambiente, a vantagem de lubrificar pode ser maior que a desvantagem apresentada. Eu normalmente não passo graxa em parafuso. Limpo bem, dou uma passada de leve de WD para oxidação apenas. Nesses da pinça eu coloquei graxa porque na verdade eles deslizam. A rosca não era a preocupação , e sim o livre deslocamento deles.
Bom dia meu amigo.. A minha VSTROM é a XT 20/21, além de ter que folgar o escapamento para ter acesso ao parafuso que prende a pinça, acoste mais alguma diferença ou o restante do procedimento é o mesmo? Desde já agradeço..
Oi Bukão td bm? Sempre ótimos conteudos de forma clara e simples.Mas Bukão o torque do parafuso da pinça é de 23 newtons e não kgf.m.Acho que na hora de editar vc se confundiu,isso acontece meu irmão,mas exelente conteudo nada que tire seu mérito.Um abraço e muito obrigado por td.
mestre, tenho uma duvida e gostaria muito de uma orientação sua, o tamanho do disco dianteiro, como vemos por ai de 320 mm flutuante eles oferecem uma melhora na frenagem por serem mais ventilados dissipando melhor o calor e pelo tamanho tendo uma area de contato com a pastilha ou acaba nao fazendo diferença nenhuma e sendo so estetica ? tenho analisado algumas coisas e gostaria muito da sua orientação, no caso seria uma lander 250, com aeroquip e fluido de freio bom, tenho as pastilhas dianteiras novas pra colocar e to com essa duvida, se esse item ajudaria ainda mais na melhora da frangem ou se nao faz diferença nenhuma
Olá amigo. O freio funciona pelo atrito da pastilha no disco, e a área não tem nada a ver com atrito. Motos maiores e mais pesadas tem disco maior , com mais área de disco e de pastilha porque a força de frenagem é muito grande, e precisa ser distribuída por uma área maior para evitar um desgaste muito rápido da pastilha e possíveis deformações do disco pelo calor gerado. Mas no caso da sua Lander , tamanho de disco e área de contato não vai mudar nada na frenagem. O que influencia é a qualidade da pastilha e do disco. A maior dissipação de calor nesse caso é irrelevante. Disco original, pastilha boa , fluido sem estar vencido. É tudo que vc precisa . Abraço
Boa noite meu amigo, a minha moto v strom 650 abs 2015 está com o freio traseiro muito duro, já troquei as pastilnas e fluido e não adiantou , alguma dica?
Lógico que sim. JASO MA ( MA1 e MA2 ) São óleos de ALTA fricção. Para embreagens banhadas a óleo. O óleo precisa oferecer alguma fricção, senão a embreagem vai patinar. O JASO MB é óleo de baixa fricção. Para motor onde o óleo do cambio é diferente do óleo do motor. Se colocar um JASO MA2 numa NMax , que não usa o mesmo óleo na embreagem, vai estar usando um óleo de maior fricção, ou seja....o desgaste é maior do que seria com o MB
Não...a fundo e em detalhes não. Mas lembre que vc vai pegar uma moto já com mais de 15 anos. A kilometragem não quer dizer muita coisa, mas cheque bem o estado da moto antes de comprar. Moto com essa idade as vezes já passou na mão de cinco , seis donos. Basta um deles ter sido um cupim ou um gambiarrento para a moto virar um problema. Fica esperto. Mas por reputação de resistencia, a VStrom é uma das melhores do mercado, senão a melhor.
@@GaragemVStrom amigo, ela está com 66000, vou tentar pesquisar mais sobre ela. Com certeza hoje a Vstrom, a marca Suzuki, é a melhor opção. Muito obrigado por dedicar seu tempo pra me responder.
Professor, uma observação: tenho uma Yamaha Fluo (scooter), cuja suspensão dianteira é muito ruim. Batidas secas e curso muito pequeno. Instalei as famosas molas conforto e o óleo Motul Fork Oil 15w, mas não mudou praticamente nada. Por que as scooters batem tanto? Tem alguma observação para diminuir esse desconforto? Muito obrigado.
Caramba amigo...vou ficar te devendo. Não tenho experiencia nenhuma em suspensão de scooter e se fosse dar alguma opinião seria só baseada no que acho, mas sem a certeza de quem conhece. Como suspensão é algo que pode comprometer a segurança , eu acho que o melhor a se fazer é consultar um mecânico bom que tenha a experiencia do dia a dia nisso. Desculpa por não ter ajudado
Não sei se sua moto é flex ou não mas depois você podia fazer um vídeo sobre esse possível aumento do etanol na gasolina que pode chegar a 35%? Como isso pode afetar motos que não são flex? Forte abraço!
MInha moto não é flex, mas se algum dia aumentarem o percentual de álcool para 35% o que teremos , DESDE QUE o sistema de injeção esteja bem regulado para reconhecer isso será um pouco mais de potência, um maior consumo e um desgaste maior das partes internas do motor , pois o alcool é bem mais agressivo que a gasolina e provoca ressecamentos.
Boa noite, Bukão. Comprei recentemente Graxa Adesiva Alta Temperatura W-Max De 300ml / 200gr - Wurth, diz não agredir borrachas, a composição do rótulo diz: Polímeros sintéticos, solventes alifáticos, aditivos e propelente. Estou com medo de passar em borrachas, você poderia testar?
O fato de ser polímero sintético já é uma boa credencial. Realmente não deve agredir a borracha. E ser para alta temperatura é uma boa também , pois essa região da pinça aquece bastante. Aí é confiar no que o fabricante diz
Bukão, é normal o freio a disco raspar um pouco né? Tenho uma intruder 125 e fiquei tentando consertar esse "problema" no freio dianteiro. Depois de muito bater a cabeça, encontrei essa informação em inglês. Vi que é normal o freio raspar de leve e a roda não girar 100% livre. Pode confirmar essa informação por favor? Quando pesquisei por isso em português, não encontrei ninguém falando sobre.
A pinça não tem realmente nehuma mola ou dispositivo de retorno. Então, após uma frenagem, a pastilha encostar de leve , sem oferecer resistência digamos que é aceitável e " quase normal " , mas normal totalmente não é. Não sei na Intruder, mas na VStrom por exemplo, aquela bucha de borracha junto ao pino deslizante faz a pinça se afastar . Na minha depois que solta o freio , não encosta nada.
@@GaragemVStrom eu troquei o disco e pinça da minha intruder, também troquei o cilindro mestre. E mesmo assim o problema persistiu. Eu não fiz a troca por causa disso, mas sim, o problema continuou. Acabei aceitando após ver o vídeo em inglês como disse. Se você pesquisar por "motorcycle pads dragging on rotor not a problem" você acha o vídeo. Ele diz no vídeo que é normal isso daí, no reddit também vi essa informação em algumas postagens.
Tá na hora, né ? rs...eu aqui com 4,1mm no meu e achando que " vou arriscar ficar mais um pouco " . O problema do disco muito fino é que ele fica sujeito a empenar mais fácil .
O manual de serviço que tenho, não mostra as placas que ficam atrás das pinças. Na troca das pastilhas que fiz na minha (mod.2014) só tinha uma placa para cada pastilha. Estranho.
Marcos, vi esse vídeo aqui e lembrei dos seus testes! Depois da uma olhada. Sempre jogo uma nuvem de desengripante no motor da moto depois de lavar pra dar uma caprichada, talvez seja bom tomar um pouco de cuidado com alguns itens. th-cam.com/video/oMzS9fTzHi8/w-d-xo.html
Sim ..o importante é manter lubrificada sem atacar a borracha. A vaselina deve funcionar. Já misturar com grafite é perda de tempo. Grafite perde completamente a característica lubrificante quando misturado a graxa , óleo ou vaselina. Só funciona como espessante e principalmente para elevar ponto de gota em local de alta temperatura.
ADVERTÊNCIA : Esse vídeo se refere a troca de pastilhas da VStrom 650 . Alguns modelos de motos com ABS não recomendam retrair o pistão sem um scanner abrindo o módulo do ABS . Não é o caso da VStrom 650. Se sua moto não é a VSTrom 650 e tem ABS , antes de fazer da maneira que fiz, consulte o manual de serviço ou algum mecânico com conhecimento da sua moto e pergunte se no seu caso precisa usar um scanner ou não. A maioria não precisa. As BMW eu sei que precisa, mas não estou certo sobre outras marcas.
PESSOAL , DEI UMA ENORME MANCADA NA HORA DO TORQUÍMETRO. NÃO COLOQUEI A VÍRGULA NO VALOR DO TORQUE . O CORRETO É 2,3 KGF.M E NÃO 23KGF.M . SE COLOCAR 23 KGF.M VAI ARRANCAR A ROSCA FORA !!!! MIL DESCULPAS POR ISSO.
Quebrei dois parafusos de 8mm. Coloquei 4kg. Quando estava apertando achei exagerado, mas decidi confiar no torquímetro. O meu ganho tirar o parafuso quebrado. Inventei uma técnica que foi adotada pelo meu mecânico.
Concluindo: Quando dá certo na 1ª vez é ótimo, dando errado também é! Kkkkk
Serviço de primeira qualidade, parabéns.
E o legal é que serve pra qualquer moto, varia um pouco dependendo da marca do fabricante, más o serviço é o mesmo.
Sim. Básicamente é o mesmo. A única precaução é que em algumas motos com ABS ( não é o caso da VStrom ) não é aconselhável pressionar o pistão de volta. Pode dar problema no módulo do ABS . BMW é um exemplo. Se sua moto não é a VStrom e tem ABS, consulte o manual ou um mecânico bom sobre se pode fazer isso ou não
Aula fantástica. Marcos, além de engenheiro vc também é professor? Sua didática é fantástica. Parabéns pelo vídeo.
Dei aula uma época em cursinho pré universitário, mas faz muiiiiiiiiiiiiito tempo atrás.
@@GaragemVStrom tenho certeza que se vc voltasse pra sala de aula seria sucesso. Mas não volta não!
@@ig15 Não....RS...Tudo teve seu tempo. Obrigado por acompanhar o canal
É ótimo ouvir um engenheiro mecânico, com toda a bagagem técnica adquirida,e com vasta experiência como motociclista, além de respeitar as indicações do fabricante das motocicletas.
Show de informações
Ganhou um inscrito e certamente vou divulgar aos meus contatos.
Adoro profissionalismo.
Muito obrigado, bem vindo ao canal e sinta-se a vontade para mandar perguntas , críticas e sugerir novos assuntos para vídeos.
Bukão, uma dica, no retorno do êmbolo, use a pastilha velha no lugar do papelão.
Boa idéia...Para o pistão vai ficar bom mesmo, pois o material da pastilha é mais macio que o aço do pistão. Mas do lado da pinça será que não vai riscar a pintura ?
Explicação perfeita .
Obrigado
Ótimo vídeo, parabéns pelo excelente trabalho, eu gosto de fazer a manutenção da minha moto em casa, nada melhor que um vídeo desses pra aprender a zelar ainda mais pela nossa motoca!!
A idéia do canal é exatamente essa. Proporcionar uma maneira segura e dentro do que fala o fabricante para se fazer a manutenção mais básica da moto, que na verdade depende muito mais de capricho do que qualquer outra coisa.
Parabéns Marcos, com suas aulas estou melhorando cada vez mais os cuidados com minha moto. Obrigado.
Fico feliz em saber
Parabéns 👏👏👏 muito obrigado pela aula, me ajudou muito 🤝
Disponha
Opa! Salve Marcos! Esse vai para o manual virtual de manutenção do Marcos Bukão!
Verdade... Acho que o pessoal até deve torcer para alguma coisa na minha moto precisar trocar ou arrumar, que aí eu faço o vídeo...kkkk
@@GaragemVStrom no meu caso, fico torcendo para você adquirir uma BMW G650GS, e me ensinar a mexer nela toda kkk
O melhor dos melhores!!! Obrigado PROFESSOR por mais uma aula abraço.
Eu que agradeço
Parabéns sempre trazendo orientações para agregar ao conhecimento que muitos não tem. Vídeos que não são necessários ver na íntegra para depois dar o like, já de início pode ser dado.
Só uma dica qto ao plug que vc citou, pode ser feito cortando um parafuso com as mesmas especificações de diâmetro e rosca, mais barato, fácil e não compromete em nada a segurança.
Pois é...eu fui aqui numa casa especializada em parafusos. Essa rosca do plug original é meio fora de padrão. O atendente mediu, e me trouxe um parafuso que seria com a mesma rosca . A idéia era essa mesma, cortar e trocar. Mas aí, só pra me certificar, pedi uma porca desse parafuso. No parafuso rosqueava certinho. Quando tentei rosquear o plug original nessa porca, entrava torto. preferi manter o original mesmo.
uma vez perdi da XRE que eu tinha paguei R$19,00 na Honda, como a pinça é nissin tambem acredito q é o mesmo.
@@GaragemVStrom no caso o plug (bujão, parafuso, etc...) da Twister é fenda como da maioria acredito que seja e essa peça espanou a fenda, com auxílio do paquímetro e um pente de rosca, comprei um parafuso longo e fiz vários com um custo bem baixo.
O problema de comprar peças originais ou até paralelas nesse caso é a disponibilidade que muitas vzs deixa a desejar e tomar um chá de banco por pouca coisa.
Man, mais um vídeo sensacional! Parabéns!
Muito obrigado
Belíssimo vídeo Bukão....
Detalhes sempre enriquecem uma grande história. Parabéns 😊
Muito obrigado 😊
Seus vídeos são os melhores....top.... parabéns
Muito obrigado
Excelente Vídeo meu amigo! Obrigado pelo aprendizado
Eu que agradeço
Parabéns mestre. Eu aprendi a trocar e deu tudo certo. Maravilha. Gostei. É bem simples Claro depois de ver o teu vídeo.
Que bom saber isso. A intenção do vídeo foi exatamente essa.
Muito top suas explicações sempre bem detalhadas e cheio de partes técnicas na prática!
Tenho uma Vstron e nunca troquei mas vou tentar!
Forte abraço!
Ivan Soares
Indo sem pressa, com cuidado e atenção dá pra fazer na boa. E com um capricho que só o dono faz.
Esse vídeo seu me ajudou demais, valeu.
Que bom...a ideia é exatamente essa .
Fala autoridade, a unica observação que tenho a fazer é wue empurrar o embulo pode prejudicar o modulo ABS, fora isso o video nao foi uma aula más uma catequese altamente didática, meus parabéns.
Sim...em algumas motos , como na BMW isso pode acontecer. Aí só trocando com scanner pra abrir a passagem do ABS . Mas na VStrom não tem problema. No próprio manual de serviço não menciona isso.
Parabéns pela aula. Simples, concisa e com tuto o que devemos saber. Abraços
Obrigado e fico feliz em ajudar
Parabéns pelos vídeos amigo. Ganhou mais um inscrito. A minha é 2011 e está batendo a suspensão dianteira quando retorna. Está com retentores novos, e óleo Motul na quantidade especificada no manual...Já realizei ajuste do sag conforme seu vídeo também...Mas ela continua batendo no retorno...
Que estranho...Eu não tenho experiência de dia a dia com suspensão para poder dizer o que pode ser . Iria falar sobre óleo faltando, mas se está com óleo OK , não sei o que pode ser . O óleo está com viscosidade correta ? Não colocou fino demais ?
Grato por mais uma aula prática! Excelente!
Eu que agradeço
Uma observacao 9:30, empurrar o embulo como foi feito numa moto com abs pode danificar o modulo...
Mesmo ? Eu nunca tive essa informação. Vou pesquisar. Mas não tem como colocar uma pastilha nova sem afastar o êmbolo. No caso então seria necessário desacoplar mangueira ou abrir a válvula de dreno e depois rever o fluido ? Não conheço detalhadamente o funcionamento do módulo, mas pela lógica o sentido que o fluido irá passar por ele não deve ter influência, ainda mais pela quantidade ser mínima e o movimento muito lento. Mas estou pronto para de boa vontade saber mais sobre isso. Vc poderia me mandar algum material explicando o porquê de retrair o êmbolo possa danificar o módulo ?
@@GaragemVStrom Praticamente há duas possibilidade de ocorrer problemas que são:
1 - O sistema ABS possui válvulas moduladoras que controlam o fluxo de fluido de freio para cada roda. Ao recuar o pistão sem abrir a válvula de dreno, você aumenta a pressão no sistema, podendo danificar essas válvulas e comprometer o funcionamento do ABS.
2 - O ABS depende do fluido de freio para funcionar corretamente. Recuar o pistão sem abrir a válvula de dreno pode empurrar fluido de freio velho e contaminado ( podendo ter particulados (óxidos por exemplo)) para dentro do módulo ABS, danificando seus componentes internos.
Pelas boas praticas, o ideal é abrir o sangrador além de deixar mais fácil abrir o êmbolo. Eu sempre procuro trocar o fluido também. Mas a perda de fluido é mínima...
Bem observado, eu tive problema no abs de uma moto e o mecânico disse que poderia ser por empurrar o embolo na hora de trocar a pastilha sem abrir o dreno, sempre fiz sem abrir o dreno até o dia que deu ruim.
Aqui mesmo no youtube tem vídeo explicando isso.
Muito bom mesmo 🙏🏻👏🏻👏🏻
Sucesso sempre
obrigado
Salve grande Marcos Bukão! Estamos sentindo falta dos seus videos, torcendo que esteja tudo bem com você! O assunto que está me preocupando muito é esse provável aumento abusivo do teor de álcool em nossa gasolina. Haverá alternativas para nos protegermos disso? Será a hora de encostar nossas motos? E os motoboys que não possuem motos flex? As motos grandes sofrerão mais do que as motos menores? A gasolina premium vai continuar com 25%? Essas questões certamente darão um vídeo muito importante. Afinal, em se tratando de questões técnicas, Macos Bukão é o padrão ouro!
Oi CG....obrigado pela mensagem. Ando viajando a trabalho direto e sem tempo nem de responder. Estou meio sem idéia de vídeos novos também. Não quero cair na armadilha de ter que ficar gravando vídeo toda hora e com isso cair o nível de interesse dos vídeos. Estou estudando bem esse assunto do aumento do teor de álcool para fazer um vídeo bem técnico e sem paixôes nem revoltas. Em princípio o que me preocupa mais na minha seria o fato do álcool ser bem mais agressivo e corrosivo que a gasolina. Isso para as partes em contato com o álcool não é legal. Quantoa moto injetada reconhecer, até os engenheiros das fábricas cada um fala uma coisa. Quando reunir informações suficientes vou gravar. Abraço
@@GaragemVStrom opa! Obrigado, Marcos. Tenho certeza que será mais um vídeo imperdível. Aguardarei ansiosamente! No mais, ótimas viagens para você! Bora viajar também, pois estou contando os dias para me aposentar e começar a aumentar a quilometragem da minha moto, rsrsrs!
Parabens pelo teu conteúdo, estou replicando a maior parte em minha v-strom.
Poderia fazer um vídeo de como instalar o controle de portão TXcar na moto?
Seria interessante, mas pra isso eu precisaria ter acesso ao produto.
Comprar um pra fazer o vídeo, pra mim fica inviável. Obrigado pela sugestão
Show, mais um vídeo excelente!
Obrigado
@@GaragemVStrom nos que agradecemos pela aula!
Top demais, Marcos. Amanhã vou trocar a minha. Você pretende trocar as dianteiras em breve? Procurei aqui no canal mas não encontrei vídeo sobre, mas acredito que o princípio seja semelhante. Se for necessário, também vou trocar as dianteiras. Abraço meu jovem, saúde 🙌
Eu ainda estou com as originais dianteiras na minha, mas procura um vídeo que tenho que fala como retirar a roda dianteira que nese vídeo eu aproveitei para dar um trato nas pinças dianteiras e na verdade é o mesmo serviço que trocar as pastilhas.
Você poderia ter uma Bonneville Bobber 😁 iria ser extremamente útil. Parabéns pelo vídeo e pela dedicação. Estou me aventurando em algumas manutenções e divulgando, mas é extremamente nichado e de pouquíssimo conteúdo sobre, tenho utilizado os vídeos da casa da triumph, Inglaterra. Talvez se tivesse uma Tiger encontraria bem mais material.
Realmente uma Bonneville é um desafio. Vc já tentou achar o manual de serviço dela ? Não do proprietário. Manual de Serviço. Ajuda muito. Tem site que tem ou vende.
@@GaragemVStrom Achei no ebay, mas o modelo que tem lá é 2017 eu acho, talvez muita coisa sirva, mas os modelos de lá pra cá mudaram bastante coisa. Por exemplo, quando fui trocar o escapamento, vi um vídeo de outra triumph, que era o mesmo motor, visualmente tudo igual, quando tirei o tanque para acessar as sondas de oxigênio estavam em outro local, enfim, como você disse no vídeo o negócio é fazer sem pressa. Mas essa sugestão do manual é muito boa.
Parabéns professor.... vídeo top.
Muito obrigado
Muito bom!!
Obrigado Bukão, a minha dúvida era quanto a qual pastilha usar, pois no primeiro video você havia utilizado a cobreq e agora a ebc. Com isso deu um parecer muito bom sobre o custo benefício, portanto irei utilizar a ebc.
E irei me esforçar para ter tanta maestria para a troca como você nesse vídeo.
Um abraço.
Eu já repeti a dose com as EBC . Vale cada centavo. A troca não tem segredo mas exige atenção.
Principalmente na hora de encaixar a pastilha na pinça. Tenha certeza absoluta que os ressaltos da pastilha de assentaram corretamente no encaixe da pinça e antes de colocar , verifique se aquelas placas de metal que funcionam como mola estão bem encaixadas .
@@GaragemVStrom ok, vou me atentar aos detalhes. Valeu!
Excelente conteúdo 👏👏👏
Obrigado 👍
Ótimos vídeos aula, parabéns
Obrigado
Fala Bukão, bom dia!
Anda meio sumido dos vídeos lá do TH-cam... 😁
Gostaria de dar uma sugestão pra um novo vídeo seu:
Fazer uma pesquisa a fundo, frente essa novidade da nova formulação de nossa gasolina e buscar saber se o "range" de atuação... O "leque" de aceitação dos módulos e mapas de injeção standart de nossas VStroms vão aceitar esse novo percentual de etanol na gasolina ou se inevitavelmente teremos que partir para algum remap ou outra solução pra remediar essa nova realidade.
Desde já agradeço e mando um forte abraço desde Porto Alegre-RS
Obrigado pela sugestão e o vídeo já está quase pronto. Está faltando apenas eu percorrer a KM que quero com a minha moto já com essa gasolina com 35% que eu formulei pra ela. Estou usando a minha de " cobaia ". Nisso só temos tres certezas : 1) Essa gasolina com 35% vai ter um consumo maior que a com 27% . 2) Teremos impactos negativos em motores só a gasolina, tanto de queima quanto de corrosão interna e comprometimento do óleo. 3) Ninguém sabe ao certo a intensidade que esses impactos acima serão sentidos. Provávelmente, na parte do funcionamento nem vai se perceber, mesmo sem remapear. Efeitos de corrosão devem ser sentidos só a longo prazo. Efeitos sobre o óleo se acontecer será mais em moto muito rodada, com folgas já acentuadas. Mas é tudo especulação. Na verdade ninguém sabe exatamente ao certo. O tempo dirá.
@@GaragemVStrom 🙏🏻
Aguardando ancioso.
@@danigueites5009 Meados da semana que vem já vai estar no canal
Opa amigo, faltou passar um pouco de graxa no pino guia das pastilhas, pois as pastilhas deslizam por ele.
Ali eu prefiro manter limpo , mas sem a graxa , porque fica exatamente sobre as pastilhas e com o calor da pastilha a graxa pode liquefazer e pingar no disco. Como o local é de fácil acesso, a gente pode manter limpo . Preferi não arruscar . Mas é uma boa observação
Bom!
Obrigado
Boa noite Bukao?
Estou seguindo seu canal.
Estou com a seguinte situação..ao freiar minha moto seja com dianteiro ou traseiro. Em seguida ela desliga .
Somente dando uma nova partida para seguir viajem.
Não achei nenhum vídeo ajudando..vc conhece este defeito?
Conteúdo de grande valor!
Tenho duas dúvidas, se puder nos sanar ficarei muito grato.
1. Vi em alguns vídeos que falam que é necessário fazer a sangria do óleo. Qual sua opinião?
2. Outras pessoas usam uma cola no parafuso que segura a pastilha. É realmente necessário?
Desde já, agradeço a atenção!
Olá...não entendi bem o que vc chamou de sangria no óleo? Vc se refere a retirar usando o scanner e bomba de sucção para tirar também o fluido que fica no módulo do ABS ? Se for isso, no caso da VStrom não precisa. Trava química no parafuso que segura a pastilha é desnecessário, desde que se aplique o torque correto e o plug por cima do parafuso também esteja com o torque correto. Praticamente ninguém usa trava química na troca de pastilhas.
@@GaragemVStrom Hooo meu amigo. Muito obrigado por responder. A tal "sangria" que falo é sobre folgar a porca onde se faz o esgotamento do óleo. No momento em que faz força para voltar o pistonete, folgar a porca para que o óleo volte para o sistema. Após a troca da pastilha, abrir o reservatório e colocar o óleo que foi retirado. Pelo seu vídeo, parece não ser necessário esse procedimento que citei acima, né? Obs. Minha moto é uma NC 750x ABS
show de bola
Obrigado
Excelente
Obrigado
Boa noite . Sigo suas aulas de manutenção a minha vstrom 650 e uma 2023 nesse caso não terá como fazer essa manutenção sem tirar a roda traseira . Tem alguma dica de como quando precisar trocar fazer sem tirar a roda
Na 2023 tem que tirar a roda pra trocar pastilha ?
Porque ? O escape fica na frente? Nunca reparei nos detalhes da 2023 . Tudo que eu faço é na minha
Nas DL de 3a geração o escape fica na frente da pinça
Show
Obrigado
Fala Mestre dos Magos! Uma dúvida besta, mas que sempre tenho. É desaconselhado colocar graxa nos parafusos de fixação? Não estou falando das partes que têm borracha e são deslisantes, mas sim nos parafusos que vão direto no metal, para fixação da peça. Valeu!
Esse é um tema complicado. O importante é o parafuso estar limpo e sem resíduos. Parafuso onde a rosca fica toda interna realmente não é muito bom, pois quando vc aperta, a tendência é apertar mais que o necessário ( torque seco e úmido ) porque a rosca está com um atrito menor. Depois que a graxa resseca fica difícil de retirar. Mas em parafusos que parte dele fica exposta ao meio ambiente, a vantagem de lubrificar pode ser maior que a desvantagem apresentada. Eu normalmente não passo graxa em parafuso. Limpo bem, dou uma passada de leve de WD para oxidação apenas. Nesses da pinça eu coloquei graxa porque na verdade eles deslizam. A rosca não era a preocupação , e sim o livre deslocamento deles.
Bom dia meu amigo.. A minha VSTROM é a XT 20/21, além de ter que folgar o escapamento para ter acesso ao parafuso que prende a pinça, acoste mais alguma diferença ou o restante do procedimento é o mesmo? Desde já agradeço..
Like dado 👍
Obrigada pelo like
Oi Bukão td bm?
Sempre ótimos conteudos de forma clara e simples.Mas Bukão o torque do parafuso da pinça é de 23 newtons e não kgf.m.Acho que na hora de editar vc se confundiu,isso acontece meu irmão,mas exelente conteudo nada que tire seu mérito.Um abraço e muito obrigado por td.
Putz....coloquei 23 ? Deveria ser 2,3 . Que mancada ! Não coloquei a vírgula. Voui corrigir já. Obrigado pela correção
Fica na paz,o vídeo é muito bom e uma virgula não vai tirar o mérito😂
mestre, tenho uma duvida e gostaria muito de uma orientação sua, o tamanho do disco dianteiro, como vemos por ai de 320 mm flutuante eles oferecem uma melhora na frenagem por serem mais ventilados dissipando melhor o calor e pelo tamanho tendo uma area de contato com a pastilha ou acaba nao fazendo diferença nenhuma e sendo so estetica ? tenho analisado algumas coisas e gostaria muito da sua orientação, no caso seria uma lander 250, com aeroquip e fluido de freio bom, tenho as pastilhas dianteiras novas pra colocar e to com essa duvida, se esse item ajudaria ainda mais na melhora da frangem ou se nao faz diferença nenhuma
Olá amigo.
O freio funciona pelo atrito da pastilha no disco, e a área não tem nada a ver com atrito. Motos maiores e mais pesadas tem disco maior , com mais área de disco e de pastilha porque a força de frenagem é muito grande, e precisa ser distribuída por uma área maior para evitar um desgaste muito rápido da pastilha e possíveis deformações do disco pelo calor gerado. Mas no caso da sua Lander , tamanho de disco e área de contato não vai mudar nada na frenagem. O que influencia é a qualidade da pastilha e do disco. A maior dissipação de calor nesse caso é irrelevante. Disco original, pastilha boa , fluido sem estar vencido. É tudo que vc precisa . Abraço
@@GaragemVStrom obrigado mestre ! Sua orientação é sempre muito valiosa pra mim !
Abraço !
Boa noite meu amigo, a minha moto v strom 650 abs 2015 está com o freio traseiro muito duro, já troquei as pastilnas e fluido e não adiantou , alguma dica?
Deve ser conjunto de pinça e caliper meio preso. Experimenta desmontar, limpar e lubrificar como está no vídeo
Obrigado pela dica e pela resposta @@GaragemVStrom
Olá amigo. Eu tenho uma nmax. Essa nomenclatura JASO MB de fato faz alguma diferença em relação a JASO MA2?
Lógico que sim. JASO MA ( MA1 e MA2 ) São óleos de ALTA fricção. Para embreagens banhadas a óleo. O óleo precisa oferecer alguma fricção, senão a embreagem vai patinar. O JASO MB é óleo de baixa fricção. Para motor onde o óleo do cambio é diferente do óleo do motor. Se colocar um JASO MA2 numa NMax , que não usa o mesmo óleo na embreagem, vai estar usando um óleo de maior fricção, ou seja....o desgaste é maior do que seria com o MB
Boa tarde amigo, você conhece a Vstrom Dl1000 2008/9? Estou querendo pegar uma.
Não...a fundo e em detalhes não. Mas lembre que vc vai pegar uma moto já com mais de 15 anos. A kilometragem não quer dizer muita coisa, mas cheque bem o estado da moto antes de comprar. Moto com essa idade as vezes já passou na mão de cinco , seis donos. Basta um deles ter sido um cupim ou um gambiarrento para a moto virar um problema. Fica esperto. Mas por reputação de resistencia, a VStrom é uma das melhores do mercado, senão a melhor.
@@GaragemVStrom amigo, ela está com 66000, vou tentar pesquisar mais sobre ela. Com certeza hoje a Vstrom, a marca Suzuki, é a melhor opção. Muito obrigado por dedicar seu tempo pra me responder.
Professor, uma observação: tenho uma Yamaha Fluo (scooter), cuja suspensão dianteira é muito ruim. Batidas secas e curso muito pequeno. Instalei as famosas molas conforto e o óleo Motul Fork Oil 15w, mas não mudou praticamente nada.
Por que as scooters batem tanto? Tem alguma observação para diminuir esse desconforto? Muito obrigado.
Caramba amigo...vou ficar te devendo. Não tenho experiencia nenhuma em suspensão de scooter e se fosse dar alguma opinião seria só baseada no que acho, mas sem a certeza de quem conhece. Como suspensão é algo que pode comprometer a segurança , eu acho que o melhor a se fazer é consultar um mecânico bom que tenha a experiencia do dia a dia nisso. Desculpa por não ter ajudado
Marcos, posso usar vaselina industrial no lugar da graxa com silicone?
Em princípio sim. Creio que não haja problema
Não sei se sua moto é flex ou não mas depois você podia fazer um vídeo sobre esse possível aumento do etanol na gasolina que pode chegar a 35%? Como isso pode afetar motos que não são flex? Forte abraço!
MInha moto não é flex, mas se algum dia aumentarem o percentual de álcool para 35% o que teremos , DESDE QUE o sistema de injeção esteja bem regulado para reconhecer isso será um pouco mais de potência, um maior consumo e um desgaste maior das partes internas do motor , pois o alcool é bem mais agressivo que a gasolina e provoca ressecamentos.
Boa noite, Bukão. Comprei recentemente Graxa Adesiva Alta Temperatura W-Max De 300ml / 200gr - Wurth, diz não agredir borrachas, a composição do rótulo diz: Polímeros sintéticos, solventes alifáticos, aditivos e propelente. Estou com medo de passar em borrachas, você poderia testar?
O fato de ser polímero sintético já é uma boa credencial. Realmente não deve agredir a borracha. E ser para alta temperatura é uma boa também , pois essa região da pinça aquece bastante. Aí é confiar no que o fabricante diz
Bukão, é normal o freio a disco raspar um pouco né?
Tenho uma intruder 125 e fiquei tentando consertar esse "problema" no freio dianteiro. Depois de muito bater a cabeça, encontrei essa informação em inglês. Vi que é normal o freio raspar de leve e a roda não girar 100% livre.
Pode confirmar essa informação por favor? Quando pesquisei por isso em português, não encontrei ninguém falando sobre.
A pinça não tem realmente nehuma mola ou dispositivo de retorno. Então, após uma frenagem, a pastilha encostar de leve , sem oferecer resistência digamos que é aceitável e " quase normal " , mas normal totalmente não é. Não sei na Intruder, mas na VStrom por exemplo, aquela bucha de borracha junto ao pino deslizante faz a pinça se afastar . Na minha depois que solta o freio , não encosta nada.
@@GaragemVStrom eu troquei o disco e pinça da minha intruder, também troquei o cilindro mestre.
E mesmo assim o problema persistiu. Eu não fiz a troca por causa disso, mas sim, o problema continuou. Acabei aceitando após ver o vídeo em inglês como disse.
Se você pesquisar por "motorcycle pads dragging on rotor not a problem" você acha o vídeo. Ele diz no vídeo que é normal isso daí, no reddit também vi essa informação em algumas postagens.
Meu disco de freio traseiro está com 2,8mm. Estou só chegar pra instalar 😮
Tá na hora, né ? rs...eu aqui com 4,1mm no meu e achando que " vou arriscar ficar mais um pouco " . O problema do disco muito fino é que ele fica sujeito a empenar mais fácil .
@@GaragemVStrom sim. Já comprei e estou esperando chegar.
O manual de serviço que tenho, não mostra as placas que ficam atrás das pinças. Na troca das pastilhas que fiz na minha (mod.2014) só tinha uma placa para cada pastilha. Estranho.
🤟🇮🇹💚🐽🛵
Marcos, vi esse vídeo aqui e lembrei dos seus testes! Depois da uma olhada. Sempre jogo uma nuvem de desengripante no motor da moto depois de lavar pra dar uma caprichada, talvez seja bom tomar um pouco de cuidado com alguns itens. th-cam.com/video/oMzS9fTzHi8/w-d-xo.html
Video muito bom. Fiquei surpreso com o WD40 conduzindo eletricidade..
Embora muito pouca coisa . Mas eu achava que não conduzia nada
Pode criticar, mas eu uso nas coifas vaselina solida hospitalar, ja vi usarem misturada com pó de grafite.
Sim ..o importante é manter lubrificada sem atacar a borracha. A vaselina deve funcionar. Já misturar com grafite é perda de tempo. Grafite perde completamente a característica lubrificante quando misturado a graxa , óleo ou vaselina. Só funciona como espessante e principalmente para elevar ponto de gota em local de alta temperatura.
Vaselina sólida, liquidifica com calor.