Olá, Duda. Obrigada por compartilhar suas impressões desta série incrível. resolvi ler pela 4ª vez... é irresistível. Em 2018, fui para a Espanha realizar o sonho de conhecer os lugares que conheci através de Zafón. Fiz o roteiro da viagem baseado nos 4 livros. Comecei por Madrid, circulei a estátua de Netuno, Fui ao hotel Palace e fiquei ali horas a imaginar Leandro Montalvo e todas as suas falcatruas. Fiz o caminho para Barcelona de trem, mas com a diferença de ter ido de trem bala e demorar muito menos que a Alicia Gris. Caminhei por toda a estação e lembrei dos pensamentos da personagem. Em Barcelona, consegui fazer um tour particular da sombra do vento. O agente, vendo minha paixão pelos livros do Zafon, caminhou comigo pela cidade, mostrando outros lugares dos outros livros. O resumo foi que andei 17 kilometros com ele, e foi incrível. Fui ao café onde Isabela foi assassinada, fui à Barceloneta, no restaurante La bomba e experimentei a sugestão de Alicia ao Vargas. Fui ao Ela quatre Gat's e chorei ao ver o piano e o lugar em que Fermin pediu Bernarda em casamento. Também chorei na praça em que Núria recorria à claridade para ler junto à fonte, e onde ela foi assassinada. A praça Real, aos pés do apartamento do Gustavo Barceló, onde imaginei o Fermin aparecendo a primeira vez ao Daniel... Fui a Montijuic e percorri todos os cantos a imaginar Fermin, e Matín também, claro. E, é claro... a livraria Sempere, com o seu Pequeno apartamento no andar de cima. Foi a viagem mais incrível que já fiz. Se quiser, podemos trocar fotos de nossas viagens à Barcelona! hehehehehe.
Zafón é realmente espetacular. Para mim, a maior revelação foi perceber que o autor da saga é na verdade Julián Sempere, que em conjunto com Julián Carax, conta a história da sua família. Acho que foi um final muito forte, que deixa tudo muito bem arrumado.
É genial maneira que o Zafon conseguiu unir o enredo de praticamente todos os personagens. A melhor série que já li e já deu vontade de reler novamente.
Pra mim um dos grandes feitos desse autor é de unir todo o enredo de forma "não exagerada" na história... deixando basicamente nenhuma ponta solta (talvez no segundo livro as pessoas possam questionar, mas aí já seria mais sobre as questões de fantasia e loucura do David Martín).
Eu conclui hoje O Prisioneiro dos Céus e, sem perceber, estou também no projeto de ler toda a série do Cemitério dos Livros Esquecidos. Estou muito feliz por ter descoberto A Sombra do Vento, por descobrir esse universo incrível e muito orgulhoso de min, pois estou lendo um atrás do outro. 😊
deve ter sido uma experiência e tanto acompanhar a série entre 2001-2016 eu por exemplo li todos em 4 meses e amo mas imagina quem conheceu os personagens em 2001 e só tiveram um desfecho em 2016
É o livro da minha vida nunca senti tanto por um personagem como a Alicia Gris suas dores, prazeres, inteligência e resiliência vão me acompanhar pra vida "O fim do caminho. Valeu a pena. Obrigada de novo por me salvar, Fermin, uma e tantas vezes. Salve-se também e diga a Julián que nos torne imortais, que sempre contamos com isso." o prologo ambientado na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 1992 de uma Barcelona que nunca voltará (pois a partir dali viraria um destino turístico e o romantismo e marcas de Franco desapareciam)
Simplesmente apaixonada pela série. Confesso, porém, que fiquei triste com o final do David Martin, embora tenha feito todo sentido. Mas David se tornou meu personagem preferido. Eu fiquei até o final esperando que alguém dissesse que ele apareceu com forma jovem décadas depois rs.
Minha serie de livros preferida. Terminei esse ano, agora sabendo do caráter meio auto biográfico do autor com o Julian Sempere, gostei mais do final. Tinha ficado meio assim, pq achei o final do Daniel um pouco triste, meio frustrado
Tbm fiquei decepcionada com o desenvolvimento/desfecho do David Martín. Esperava mais sobre Julián Sempere... Mas de qlqr forma, adorei a leitura da série.
Terminei esse livro semana passada. Fiz esse desafio literário com você. Você descreveu meus pensamentos sobre esse livro. Já com saudades dos livros❤📘❤📘❤📘
Reli os 3 primeiros livros esse ano e li pela primeira vez o quarto livro na semana passada e que momento especial.. que livros, que personagens.. por duas ou três vezes me peguei chorando abraçado ao livro e ao final foi inevitável derramar uns bons 10 minutos de lágrimas.. que homenagem absurda o Zafón fez ao mundo da literatura, aos leitores, aos corações e pessoas partidas. Parabéns pelo vídeo, Duda! Excelente como sempre!
Eu amei a conclusão da série! Não esperava que fosse tanto para esse lado policial mas gostei muito, eu consegui me conectar muito com a personagem da Alicia. E fiquei muito feliz vendo o Carax voltando, ele sempre foi um dos meus favoritos!
Vim aqui agradecer pelos seus Videos foi muito bom ir lendo os livros e acompanhando por aqui! Serie que vou levar pra vida também e desde que li a sombra do vento eu recomendo literalmente pra todo mundo hahahah Sobre o ultimo livro eu também tive essa impressão sobre as revelações mas confesso que fiquei ate a ultima palavra com expectativa e esperança que houvesse alguma coisa a mais do David Martin e que ele não tivesse morrido e pudesse encontrar o Daniel alguma vez. Amei todos os livros e sentirei muita falta, mas com a certeza que vou revisita-los um dia novamente.
Suas indicações nunca falham Duda! O cenário da Barcelona descrita por Zafon é tão misteriosa , obscura e intrigante ! E uma das amizades mais belas que já vi é a de Daniel e Fermin , que é um personagem que também adoro!! Nossa, achei que não haveria mais livros do autor para adquirir mas então você vem com essa notícia fantástica !!! Obrigada Duda, animou meu dia ❣️❣️❣️
Eu amei todos os livros. Todos são cinco estrelas. Mas não gostei do final do Martín. Estava esperando mais sobre ele pois, O Jogo do Anjo é meu livro favorito da série. E gostava tanto da amizade entre Isabella e David, não precisava colocar um romance no meio. Enfim, Zafón foi perfeito em toda a série, mas minha imaginação tomou um rumo diferente e a expectativa acabou me frustrando. Amei acompanhar seus vídeos. Era a primeira coisa que eu fazia quando terminava um livro.
Eu sempre vi um amor muito grande por parte de Isabella então já imaginava esse desfecho romântico e me emocionou d++ Mas também esperava algo mais grandioso no final do David. Eu jurava que ainda teríamos alguma grande revelação, coisa que não acontece, mas amei tudo, mesmo assim! Saudades dessa série incrível!!
Pra mim essa leitura foi mágica! É muito gratificante quando vemos as ligações e respostas, principalmente pra quem ama o universo construído pelo autor nesses livros. Chorei litros com a carta da mãe do Daniel ❤️
Comecei e continuei me sentindo muito no Falcão Maltês. Ainda mais porque adoro Raymond Chandler e seu Marlowe e Dashiel Hammet e Sam Spade. E as mulheres maravilhosas. Amei o livro. Demais.
Parabéns! Amei, ler com vc! Estou apaixonada por Zafon! Este último livro, achei extenso com muitas informações, eu teria dividido em dois livros. Embora eu gostei deste livro porque ele amarra toda história. Aguardando A cidade de vapor! Valeu!👏🏽🙌🏽🙌🏽
Fenomenal em todos os sentidos. Essa série é um emaranhado de acontecimentos que convergem sobre a família Sempere, mas O Labirinto dos Espíritos funciona incrivelmente bem sozinho. Aliás, olha a ousadia minha, recomendo que o leitor comece por esse livro, mesmo ele sendo o que se passa mais a frente dos demais. Claro que, antes de mais nada, primeiramente indico a ordem de lançamento, mas ler começando por esse livro dará uma outra visão. Só dou 4,5/5 devido ao destino de um personagem logo após ser avisado de uma situação. Foi apenas isso, mas me incomdou o restante da história inteira, ficando na minha cabeça sempre. Se esse alerta não fosse dado, seria perfeito aos meus olhos Quanto à história, mais uma personagem para entrar no hall da fama: Alicia. Eu já tinha amado Isabela e Fermín, e no fim das contas acabou tendo espaço para mais uma rs Várias e várias vezes esquecia que Daniel e sua família eram o centro da série. Uma trama complexa, cruel e super ligada nos detalhes dos livros anteriores. Sabemos de fato o que aconteceu com muito deles e dessa vez sem margem para interpretações. A resposta está escrita bem claramente nessas páginas. Aliás, muita coisa já tava na cara, mas eu me pintei de palhaço e não queria acreditar hahahaha É como você disse, é mais confirmação do que revelação. Ainda há (poucas) questões abertas, mas fica a critério do leitor tratar como verdade ou mentira. Seus personagens se encaminham ao destino que foram criados para eles, uns moldados pelas tragédias da guerra e outros pelo amor da família. Destinos que nos são postos a partir de livros que nos escolhem. De livros que não têm início ou fim, mas sim diferentes portas de entradas, assim como O Cemitério dos Livros Esquecidos. E olha Duda, muitíssimo obrigado por me apresentar Zafón, em especial a essa série. Foram as minhas primeiras leituras do ano e A Sombra do Vento continua sendo o meu favorito do ano (e TOP 3 da vida).
Como assimmmm ler esse primeiro? 😆 Pra mim perderia absolutamente todo o impacto. Iria por água abaixo o mistério sobre Julian Carax, sobre David Martin, sobre a família Sempere, sobre Fermin. Uma das coisas que eu mais amo é como o Zafón libera a informação no exato momento pra causar mais impacto, então acho a ordem de publicação perfeita! Lembro até de quando descobri que Isabella era a mãe do Daniel, do quanto me emocionei já que só sabemos depois de conhecê-la. E a emoção de quando descobri a ligação de David com Fermin, entre várias outras! Mas entendo, supostamente pode ser lido sim em “qualquer ordem” é a proposta da série, só acho que perde o gostinho! A família Sempere é tudo 🖤 de fato o coração da série! E os personagens são todos incríveis! Zafón criou uma obra prima! 🌟 Fico muito feliz que tenha gostado! Eu que agradeço pela companhia no projeto 🙌🏻
@@EduardaMenezes Mas eu também recomendo ler na ordem de publicação, porém como é dito que cada livro é independente (o que não é kk) deve dar uma perspectiva diferente, ainda mais se contar que esse é o que tem menos foco na Família Sempere. Mas claro, acaba tendo um monte de segredo revelado de cara e não é mesma contrução que vem sendo construída na série inteira
Amei o vídeo, Duda. Foi muito emocionante a leitura do último livro, da série toda, na verdade. Para mim também é uma série da vida. Não vejo a hora de comprar Cidade do Vapor.
Duda, obrigada por me apresentar essa série tão incrível e maravilhosa! Amei conhecer cada personagem e cada cantinho dessa atmosfera tão envolvente de Zafón. Amo os seus vídeos!
A morte da Cristina não faz sentido se o David é esquizofrênico, fico me perguntando o que realmente aconteceu!! Parabéns pelo canal, terminei a saga hoje e é muito bom ver as suas resenhas!!!
Oi Duda. Acabou!!!! Que tristeza. Uma pessoa como Zafon não devia morrer. Concordo com você em relação à Alicia Gris. Acho que Zafon poderia ter terminado o livro sem ela. Ao contrário de você, não saquei a paternidade de Daniel. E depois que eu li, eu percebi como o pai adotivo dele era uma pessoa maravilhosa. Criar o filho de outro homem, naquela época, só sendo muito bom. Uma coisa que estranhei foi o reaparecimento de Julián Carax. No final da Sombra do Vento, ele é apresentado todo deformado, sem pálpebras que eu achei que ele tivesse morrido. Mas acredito que ele não seria uma figura que passaria despercebida, pois afinal eles se encontram numa cafeteria (se não me engano). Senti muita pena de David Martin. Ele foi enlouquecendo aos poucos, mesclado ao sofrimento. Enfim, esses personagens são amigos que fiz e dos quais nunca me esquecerei. Você foi a única pessoa com quem eu pude dividir isso. Gostaria de poder sentar com você e ficar conversando sobre "nossos amigos" durante muito tempo. Muito obrigada, Duda.
Oi, Elaine! Que feliz em saber que marcou tanto 🌟 Eu gostei sim da Alicia, acho que a personagem dá um toque especial ao livro, só não me soou tão palpável como outros personagens. Mas ela entra na galeria Zafón e não consigo imaginar sem 😆💛 Obrigada pela companhia 🙌🏻
E se o David Martim "leu" Luzes de Setembro??? 🤔🤔🤔 Quando ele diz: "... um jogo no qual o leitor quem teria que completar o quebra-cabeças e decidir que LIVRO ESTAVA LENDO. "
Em algum dos livros da Trilogia da Névoa (se não me engano, em O príncipe da névoa) um relógio corre para trás. Em algum livro do Cemitério dos Livros esquecidos acontece a mesma coisa. Preciso reler pra encontrar. E lembro de ter visto um personagem em comum nas duas sagas. O que me leva a crer que tudo tenha alguma ligação, de algum modo.
Eu amei o livro! Mas realmente essa parte do desfecho do Martin não gostei, acho que é a única que fica em aberto e não gostei da justificativa da esquizofrenia. Eu sei que é impopular, mas também não gosto do Daniel ser filho do Martin....fico com muita dó do Juan rsrsrs
Aaa mas pai é quem cria, eu vejo Juan Sempere 100% como pai do Daniel. Então eu curto sim pq só amplia o coração desses personagens incríveis! Juan Sempere é puro amor! E a ligação da Isabella com David é tão emocionante que vejo como um alento ter, de certa forma, se imortalizado através do Daniel e seus descendentes! 🌟
Nossa, concordo totalmente! Minha opinião também é impopular. E eu gosto mais de histórias de amizade do que de amor, achava lindo a relação deles como amigos. Mas já imaginava que isso fosse acontecer. Eu gostei muito do livro, mas fiquei decepcionada com o desfecho do Martín que é meu personagem favorito da série.
Olá, Duda. Obrigada por compartilhar suas impressões desta série incrível.
resolvi ler pela 4ª vez... é irresistível.
Em 2018, fui para a Espanha realizar o sonho de conhecer os lugares que conheci através de Zafón. Fiz o roteiro da viagem baseado nos 4 livros.
Comecei por Madrid, circulei a estátua de Netuno, Fui ao hotel Palace e fiquei ali horas a imaginar Leandro Montalvo e todas as suas falcatruas.
Fiz o caminho para Barcelona de trem, mas com a diferença de ter ido de trem bala e demorar muito menos que a Alicia Gris. Caminhei por toda a estação e lembrei dos pensamentos da personagem.
Em Barcelona, consegui fazer um tour particular da sombra do vento. O agente, vendo minha paixão pelos livros do Zafon, caminhou comigo pela cidade, mostrando outros lugares dos outros livros. O resumo foi que andei 17 kilometros com ele, e foi incrível. Fui ao café onde Isabela foi assassinada, fui à Barceloneta, no restaurante La bomba e experimentei a sugestão de Alicia ao Vargas.
Fui ao Ela quatre Gat's e chorei ao ver o piano e o lugar em que Fermin pediu Bernarda em casamento. Também chorei na praça em que Núria recorria à claridade para ler junto à fonte, e onde ela foi assassinada.
A praça Real, aos pés do apartamento do Gustavo Barceló, onde imaginei o Fermin aparecendo a primeira vez ao Daniel...
Fui a Montijuic e percorri todos os cantos a imaginar Fermin, e Matín também, claro.
E, é claro... a livraria Sempere, com o seu Pequeno apartamento no andar de cima.
Foi a viagem mais incrível que já fiz. Se quiser, podemos trocar fotos de nossas viagens à Barcelona! hehehehehe.
Arrasoooou! Tour super completo ❤️ É realmente um sonho poder ver e experimentar essas coisas ao vivo! Inesquecível 🎉
Zafón é realmente espetacular. Para mim, a maior revelação foi perceber que o autor da saga é na verdade Julián Sempere, que em conjunto com Julián Carax, conta a história da sua família. Acho que foi um final muito forte, que deixa tudo muito bem arrumado.
É genial maneira que o Zafon conseguiu unir o enredo de praticamente todos os personagens. A melhor série que já li e já deu vontade de reler novamente.
Pra mim um dos grandes feitos desse autor é de unir todo o enredo de forma "não exagerada" na história... deixando basicamente nenhuma ponta solta (talvez no segundo livro as pessoas possam questionar, mas aí já seria mais sobre as questões de fantasia e loucura do David Martín).
Eu conclui hoje O Prisioneiro dos Céus e, sem perceber, estou também no projeto de ler toda a série do Cemitério dos Livros Esquecidos. Estou muito feliz por ter descoberto A Sombra do Vento, por descobrir esse universo incrível e muito orgulhoso de min, pois estou lendo um atrás do outro. 😊
deve ter sido uma experiência e tanto acompanhar a série entre 2001-2016 eu por exemplo li todos em 4 meses e amo mas imagina quem conheceu os personagens em 2001 e só tiveram um desfecho em 2016
É o livro da minha vida nunca senti tanto por um personagem como a Alicia Gris suas dores, prazeres, inteligência e resiliência vão me acompanhar pra vida "O fim do caminho. Valeu a pena. Obrigada de novo por me salvar, Fermin, uma e tantas vezes. Salve-se também e diga a Julián que nos torne imortais, que sempre contamos com isso."
o prologo ambientado na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 1992 de uma Barcelona que nunca voltará (pois a partir dali viraria um destino turístico e o romantismo e marcas de Franco desapareciam)
Duda, muito obrigado por me apresentar Zafon e esta série maravilhosa. Com certeza vão fazer parte dos meus livros preferidos da vida!!😊
Que ódioooooooooooooo!!! Há semanas esperando o vídeo e o TH-cam não me avisa... Recém fui ver, 1 dia depois, que absurdo!!!!
Simplesmente apaixonada pela série. Confesso, porém, que fiquei triste com o final do David Martin, embora tenha feito todo sentido. Mas David se tornou meu personagem preferido. Eu fiquei até o final esperando que alguém dissesse que ele apareceu com forma jovem décadas depois rs.
Minha serie de livros preferida. Terminei esse ano, agora sabendo do caráter meio auto biográfico do autor com o Julian Sempere, gostei mais do final. Tinha ficado meio assim, pq achei o final do Daniel um pouco triste, meio frustrado
li toda a série por sua causa, a cada fim de livro eu vinha assistir o vídeo, foi uma experiência incrível, muito obrigada por essa indicação ♥️
Acabei de terminar a série, já estou com saudades dos personagens ❤️
Terminei hj o labirinto dos espíritos. Foi difícil me despedir dos personagens
Tbm fiquei decepcionada com o desenvolvimento/desfecho do David Martín. Esperava mais sobre Julián Sempere... Mas de qlqr forma, adorei a leitura da série.
Terminei esse livro semana passada.
Fiz esse desafio literário com você.
Você descreveu meus pensamentos sobre esse livro.
Já com saudades dos livros❤📘❤📘❤📘
Eu amei esse livro! É o meu favorito da série e com certeza um dos favoritos da vida! Se eu tivesse que definir em uma palavra: Masterpiece.
Ñ gostei da personagem da Alice . Mas amo Zafon por sua indicação.
Nunca li nada do autor, mas só de ouvir a Duda falar tão bem, tenho vontade de ler tudo dele.
As dicas da Duda sempre são certeiras!
Reli os 3 primeiros livros esse ano e li pela primeira vez o quarto livro na semana passada e que momento especial.. que livros, que personagens.. por duas ou três vezes me peguei chorando abraçado ao livro e ao final foi inevitável derramar uns bons 10 minutos de lágrimas.. que homenagem absurda o Zafón fez ao mundo da literatura, aos leitores, aos corações e pessoas partidas. Parabéns pelo vídeo, Duda! Excelente como sempre!
Simmm! Muito único, impactante e incrível! Zafón era excepcional mesmo, um talento inestimável 💛 Obrigada!!
Excelente vídeo, Duda! Terminei de ler essa série em 2019, comecei em 2010. O livro O Jogo do Anjo está no meus 10 mais livros da vida!
O Jogo do Anjo foi oq mais gostei sem dúvidas,amo esse livro. David Martin é sem dúvidas meu personagem preferido .
Eu amei a conclusão da série! Não esperava que fosse tanto para esse lado policial mas gostei muito, eu consegui me conectar muito com a personagem da Alicia. E fiquei muito feliz vendo o Carax voltando, ele sempre foi um dos meus favoritos!
Também amei a volta do Carax 🖤
Vim aqui agradecer pelos seus Videos foi muito bom ir lendo os livros e acompanhando por aqui!
Serie que vou levar pra vida também e desde que li a sombra do vento eu recomendo literalmente pra todo mundo hahahah
Sobre o ultimo livro eu também tive essa impressão sobre as revelações mas confesso que fiquei ate a ultima palavra com expectativa e esperança que houvesse alguma coisa a mais do David Martin e que ele não tivesse morrido e pudesse encontrar o Daniel alguma vez. Amei todos os livros e sentirei muita falta, mas com a certeza que vou revisita-los um dia novamente.
Terminei hoje a série. Amo ❤️
Fermin, Isabella, David Martín e Alícia Gris são minhas personagens favoritas.
Suas indicações nunca falham Duda! O cenário da Barcelona descrita por Zafon é tão misteriosa , obscura e intrigante ! E uma das amizades mais belas que já vi é a de Daniel e Fermin , que é um personagem que também adoro!!
Nossa, achei que não haveria mais livros do autor para adquirir mas então você vem com essa notícia fantástica !!! Obrigada Duda, animou meu dia ❣️❣️❣️
Daniel e Fermin, dupla incrível 💛
Eu que agradeço 🙌🏻🌟
Ahh acho lindo essa mudança de visão sobre Barcelona. A ideia de que ela clareou
O prólogo ambientado na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos de 1992 é tão significativo
Eu amei todos os livros. Todos são cinco estrelas. Mas não gostei do final do Martín. Estava esperando mais sobre ele pois, O Jogo do Anjo é meu livro favorito da série. E gostava tanto da amizade entre Isabella e David, não precisava colocar um romance no meio. Enfim, Zafón foi perfeito em toda a série, mas minha imaginação tomou um rumo diferente e a expectativa acabou me frustrando.
Amei acompanhar seus vídeos. Era a primeira coisa que eu fazia quando terminava um livro.
Eu sempre vi um amor muito grande por parte de Isabella então já imaginava esse desfecho romântico e me emocionou d++
Mas também esperava algo mais grandioso no final do David. Eu jurava que ainda teríamos alguma grande revelação, coisa que não acontece, mas amei tudo, mesmo assim! Saudades dessa série incrível!!
Pra mim essa leitura foi mágica! É muito gratificante quando vemos as ligações e respostas, principalmente pra quem ama o universo construído pelo autor nesses livros. Chorei litros com a carta da mãe do Daniel ❤️
Essa parte foi muito emocionanteeee 🌟
Terminei agorinha o livro, triste pelo fim da série. Amei demais esse universo!
Comecei e continuei me sentindo muito no Falcão Maltês. Ainda mais porque adoro Raymond Chandler e seu Marlowe e Dashiel Hammet e Sam Spade. E as mulheres maravilhosas. Amei o livro. Demais.
Estou com A sombra do vento. Espero ler finalmente!. Adoro vc.
Parabéns! Amei, ler com vc! Estou apaixonada por Zafon! Este último livro, achei extenso com muitas informações, eu teria dividido em dois livros. Embora eu gostei deste livro porque ele amarra toda história. Aguardando A cidade de vapor! Valeu!👏🏽🙌🏽🙌🏽
Fenomenal em todos os sentidos. Essa série é um emaranhado de acontecimentos que convergem sobre a família Sempere, mas O Labirinto dos Espíritos funciona incrivelmente bem sozinho. Aliás, olha a ousadia minha, recomendo que o leitor comece por esse livro, mesmo ele sendo o que se passa mais a frente dos demais. Claro que, antes de mais nada, primeiramente indico a ordem de lançamento, mas ler começando por esse livro dará uma outra visão.
Só dou 4,5/5 devido ao destino de um personagem logo após ser avisado de uma situação. Foi apenas isso, mas me incomdou o restante da história inteira, ficando na minha cabeça sempre. Se esse alerta não fosse dado, seria perfeito aos meus olhos
Quanto à história, mais uma personagem para entrar no hall da fama: Alicia. Eu já tinha amado Isabela e Fermín, e no fim das contas acabou tendo espaço para mais uma rs
Várias e várias vezes esquecia que Daniel e sua família eram o centro da série. Uma trama complexa, cruel e super ligada nos detalhes dos livros anteriores. Sabemos de fato o que aconteceu com muito deles e dessa vez sem margem para interpretações. A resposta está escrita bem claramente nessas páginas. Aliás, muita coisa já tava na cara, mas eu me pintei de palhaço e não queria acreditar hahahaha
É como você disse, é mais confirmação do que revelação.
Ainda há (poucas) questões abertas, mas fica a critério do leitor tratar como verdade ou mentira.
Seus personagens se encaminham ao destino que foram criados para eles, uns moldados pelas tragédias da guerra e outros pelo amor da família. Destinos que nos são postos a partir de livros que nos escolhem.
De livros que não têm início ou fim, mas sim diferentes portas de entradas, assim como O Cemitério dos Livros Esquecidos.
E olha Duda, muitíssimo obrigado por me apresentar Zafón, em especial a essa série. Foram as minhas primeiras leituras do ano e A Sombra do Vento continua sendo o meu favorito do ano (e TOP 3 da vida).
Como assimmmm ler esse primeiro? 😆
Pra mim perderia absolutamente todo o impacto. Iria por água abaixo o mistério sobre Julian Carax, sobre David Martin, sobre a família Sempere, sobre Fermin. Uma das coisas que eu mais amo é como o Zafón libera a informação no exato momento pra causar mais impacto, então acho a ordem de publicação perfeita! Lembro até de quando descobri que Isabella era a mãe do Daniel, do quanto me emocionei já que só sabemos depois de conhecê-la. E a emoção de quando descobri a ligação de David com Fermin, entre várias outras!
Mas entendo, supostamente pode ser lido sim em “qualquer ordem” é a proposta da série, só acho que perde o gostinho!
A família Sempere é tudo 🖤 de fato o coração da série! E os personagens são todos incríveis! Zafón criou uma obra prima! 🌟
Fico muito feliz que tenha gostado! Eu que agradeço pela companhia no projeto 🙌🏻
@@EduardaMenezes Mas eu também recomendo ler na ordem de publicação, porém como é dito que cada livro é independente (o que não é kk) deve dar uma perspectiva diferente, ainda mais se contar que esse é o que tem menos foco na Família Sempere. Mas claro, acaba tendo um monte de segredo revelado de cara e não é mesma contrução que vem sendo construída na série inteira
Ainda esse ano eu leio a sombra do vento.
Eu adoro ver seus vídeos
Amei o vídeo, Duda. Foi muito emocionante a leitura do último livro, da série toda, na verdade. Para mim também é uma série da vida. Não vejo a hora de comprar Cidade do Vapor.
Como tava ansiosa por esse vídeo 🤎
Duda, MUITO, MUITO e MUITO obrigada pelo projeto, pelo canal e por suas considerações que adicionam questões culturais além da estória! Parabéns!!
Que feliz que gostou 💛 Eu que agradeçoooo
Parabéns! mais uma meta cumprida.
Projeto maravilhoso parabéns!
Oeiii....estava aguardando esse vídeo ansiosamente...parabéns
Duda, obrigada por me apresentar essa série tão incrível e maravilhosa! Amei conhecer cada personagem e cada cantinho dessa atmosfera tão envolvente de Zafón. Amo os seus vídeos!
Eu que agradeço 💛
A morte da Cristina não faz sentido se o David é esquizofrênico, fico me perguntando o que realmente aconteceu!! Parabéns pelo canal, terminei a saga hoje e é muito bom ver as suas resenhas!!!
Essa parte da morte dela pra mim tbm é muito confusa
Oi Duda.
Acabou!!!!
Que tristeza. Uma pessoa como Zafon não devia morrer.
Concordo com você em relação à Alicia Gris. Acho que Zafon poderia ter terminado o livro sem ela.
Ao contrário de você, não saquei a paternidade de Daniel. E depois que eu li, eu percebi como o pai adotivo dele era uma pessoa maravilhosa. Criar o filho de outro homem, naquela época, só sendo muito bom.
Uma coisa que estranhei foi o reaparecimento de Julián Carax. No final da Sombra do Vento, ele é apresentado todo deformado, sem pálpebras que eu achei que ele tivesse morrido. Mas acredito que ele não seria uma figura que passaria despercebida, pois afinal eles se encontram numa cafeteria (se não me engano).
Senti muita pena de David Martin. Ele foi enlouquecendo aos poucos, mesclado ao sofrimento.
Enfim, esses personagens são amigos que fiz e dos quais nunca me esquecerei.
Você foi a única pessoa com quem eu pude dividir isso. Gostaria de poder sentar com você e ficar conversando sobre "nossos amigos" durante muito tempo.
Muito obrigada, Duda.
Oi, Elaine!
Que feliz em saber que marcou tanto 🌟
Eu gostei sim da Alicia, acho que a personagem dá um toque especial ao livro, só não me soou tão palpável como outros personagens. Mas ela entra na galeria Zafón e não consigo imaginar sem 😆💛
Obrigada pela companhia 🙌🏻
Zafon eterno.
Duda, você fala tão bem desse autor que me deu vontade de lê-lo. Por onde começar?
Eu recomendo a sombra do vento :)
@@damlima_ obrigada!
E se o David Martim "leu" Luzes de Setembro??? 🤔🤔🤔
Quando ele diz: "... um jogo no qual o leitor quem teria que completar o quebra-cabeças e decidir que LIVRO ESTAVA LENDO. "
Em algum dos livros da Trilogia da Névoa (se não me engano, em O príncipe da névoa) um relógio corre para trás. Em algum livro do Cemitério dos Livros esquecidos acontece a mesma coisa. Preciso reler pra encontrar.
E lembro de ter visto um personagem em comum nas duas sagas. O que me leva a crer que tudo tenha alguma ligação, de algum modo.
Ah... Comentei enquanto assistia. A Duda menciona aos 23 min o nome que aparece nas duas sagas. É o Andreas Coreli. Isso mesmo.
Estou lendo, toda a obra de Ruiz Zafón, no momento, O Palácio da Meia-Noite, tem tradução o Rosa de Fogo e A Cidade de Vapor?
Rosa de fogo eu li em inglês, que eu saiba nunca saiu traduzido em português! Cidade de vapor vai lançar este ano!
@@EduardaMenezes Obrigado e admiro muito o seu trabalho 👏👏👏👏👏
Eu amei o livro! Mas realmente essa parte do desfecho do Martin não gostei, acho que é a única que fica em aberto e não gostei da justificativa da esquizofrenia. Eu sei que é impopular, mas também não gosto do Daniel ser filho do Martin....fico com muita dó do Juan rsrsrs
Aaa mas pai é quem cria, eu vejo Juan Sempere 100% como pai do Daniel. Então eu curto sim pq só amplia o coração desses personagens incríveis! Juan Sempere é puro amor! E a ligação da Isabella com David é tão emocionante que vejo como um alento ter, de certa forma, se imortalizado através do Daniel e seus descendentes! 🌟
Nossa, concordo totalmente! Minha opinião também é impopular. E eu gosto mais de histórias de amizade do que de amor, achava lindo a relação deles como amigos. Mas já imaginava que isso fosse acontecer. Eu gostei muito do livro, mas fiquei decepcionada com o desfecho do Martín que é meu personagem favorito da série.