Adoro suas reviews, Duda. Este livro não me conquistou tanto quanto Jane Eyre, mas a qualidade da história é indiscutível. Concordo muito que o título devia ser Shirley e Caroline, pois as duas brilham, cada uma do seu jeito! Obrigada pela oportunidade e partiu Villette! Obs: Me emocionei muito na fase da doença da Caroline (exausta e fazendo o maior esforço para ir à janela, só pra ver o Robert passar a cavalo) e na revelação sobre a Sra. Pryor.
Amei ler esse livro, foi o meu primeiro das irmãs Bronte, uma ótima experiência que me fez ter mais vontade ainda de ler todos os livros dessas irmãs talentosas demais!! Amei sua resenha, maravilhosa!!
A caracterização das personagens realmente é bem aprofundada. A que me chamou mais atenção foi dos filhos do Sr. Yorke. O narrador nos aponta suas características e nos dá um vislumbre do que acontecerá com cada um no futuro. Sem contar que são crianças super inteligentes. Umas mais sociáveis outras nem tanto. Algumas falas que me deixaram bem impressionada pela maturidade e esperteza. O Robert não é um personagem que nos apegamos logo mesmo, mas sua irmã Hortense consegue ser mais antipática. Enfim, é uma narrativa que depois que você se envolve, flui muito bem. ❤️
Que vídeo esperado 🤗🤗🤗Shirley, assim como os demais, sem comentários. Cada livro novo lido é uma emoção diferente, que enredo, "ques" personagens. Realmente, lendo Shirley, não queria terminar por conta de Caroline rsrsrs. Já estou nas setecentas e poucas páginas de Villette, e te garanto...a história é maravilhosa tbm. Mais uma vez, parabéns Duda por nos mostrar a grandeza da escrita dessas irmãs (conhecia apenas Jane e O morro, reli-os para o projeto). Ah, li por essa edição também 🤗🤗🤗
Nossa Duda q lindeza esta resenha literária, emociona e faz refletir em muitos momentos. O trecho q tu lestes sem palavras estou...grata! Grande obra, obrigada por nos brindar com esta leitura, abraço, se cuidem. A gente aprende tanto com os livros...boas leituras a todos! Bjs.
Oi, Duda!! Lembro que quando vc começou a ler, a princípio não me interessei muito. Conforme você ia mostrando os trechos no insta, pensei: opa, esse negócio tá parecendo bom! Agora finalmente li e me surpreendi muito com a história! Muito obrigada pelo projeto!!❤❤❤❤❤
Oi Duda, segui sua indicação e comprei esse, o Agnes Grey e Villette😍 já tô ansiosa pra ler. Parabéns pela resenha!!!❤️ E a propósito, qdo tem spoilers aí é que eu gosto msm... Kkkkkk
Não à toa, que Sigmund Freud (1856-1939) que veio logo depois, centrou seus estudos psicanalíticos nas mulheres ditas "histéricas", por conta de tantas repressões... Excelente resenha. Obrigada.
Oi, Duda! Conheci seu canal e rede social pelo projeto das irmãs Brontë e estou amando! Não entendo como alguns ainda relacionam romances ingleses de época a "água com açúcar, principalmente depois de um livro com esse contexto político e social! Acho que deveria se chamar "Caroline e Shirley" ou "Caroline", mas jamais apenas Shirley, rs! O sofrimento e a doença de Caroline são descritos de modo pujante, não há como não sofrer com ela! O diálogo das personagens com o empregado de Robert sobre a Bíblia, quando questionam a feminização do pecado original é impagável e o de Shirley com o tio, hilário e ácido! Obrigada por me animar a encarar as quase 900 páginas do que considerei superior a "Jane Eyre" (:
Simmm! De forma alguma água com açúcar! Tantas questões importantes e atemporais. E com uma narrativa incrível! Que bom que gostou tanto e que chegou ao canal pelo projeto ❤️
Shirley uma leitura 📖 que adorei recordar a revolução industrial e suas mudanças. E Carolaine e Shirley juntas vão em busca de seus objetivos e amizades. Valeu muito a ler.
Eu atrasei essa leitura, ainda faltam umas 150 páginas para terminar. Por isso, vou guardar o vídeo para ver depois. Mas achei essa história muito parada e muito, mais muito piegas! Consigo entender que era outra época, mas ainda assim não me cativou.
Eu confesso que demorei um pouco para realmente me envolver com esse livro, achei por vezes um pouco cansativo, apesar de achar a história geral bem interessante, com pontos muito importantes e várias partes maravilhosas! E alguns dos títulos de capítulos?? A Charlotte realmente era incrível! E de fato tanto Shirley quanto Caroline são protagonistas do livro (e achei bem legal o foco na amizade delas)! Também não gostei muito do Robert e não esperava que a Sra. Pryor fosse ser a mãe da Caroline, apesar de imaginar que ela fosse aparecer em algum momento. Bom, ainda prefiro Jane Eyre, mas no geral valeu muito a pena a leitura de Shirley! Muito bom! E adorei o vídeo, Duda, parabéns pela análise! E agora vamos de Villette!
Eu li o livro em ebook, esse da pedra azul, e tenho a sensação de que é uma versão adaptada (não encontrei essa informação pra confirmar). De qualquer forma, acho que não atrapalhou a experiência. Dos livros do projeto até agora, esse foi bem diferente pra mim. Quando começou eu não entendia muito onde ia chegar e achei um pouco cansativo. Realmente do meio pro final o livro fica muito mais fluido, pelo menos pra mim foi assim. A personalidade da Shirley e da Carolina se combinam muito, uma é um pouco do que a outra precisa. Achei muito bacana a posição de 'poder' da Shirley, acho que pra época deve ter sido bem a frente do tempo. Sem contar toda a questão da mulher na sociedade daquela época, presente também em outros livros que da Bronte que li, mas aqui bem marcante. Pra mim realmente o romance não ficou tão presente sabe. A questão do desenvolvimento da relação Shirley e Caroline e a questões sociais da epoca ficou muito mais marcado pra mim. (PERDOA O TEXTÃO, to empolgada com esse projeto kk)
Tb pensei que poderia ser um texto adaptado... mas edição da Martin é um pouco maior do que aquele de bolsos. Acredito que o tamanho da letra tb pode ser maior do que a usada na pedrazul
Eu gostei muito desse livro do começo ao fim, o ritmo mais lento não me incomodou em nada. Eu não sei se foi a curiosidade pelo contexto social e pela revolução industrial, mas curti muito. Eu gostei muito de Caroline e Shirley demorou a me conquistar, mas conseguiu muito. É um livro bem diferente de O morro dos ventos uivantes e eu gostei muito disso, acho que foi bem equilibrado apesar da diferença de impacto emocional que eu senti com a primeira leitura.
Não li muita coisa das irmãs, mas O Morro dos Ventos Uivantes foi uma leitura sem par para mim. Até pretendo reler e ler o resto das coisas delas. Tbm quero mto ler o Jane Eyre.
Finalmente vendo o vídeo de um dos livros que mais amei ler em 2021, mesmo lendo devagar nunca perdia o interesse e devo dizer que sou mais apegada a Caroline do q Shirley.
Eu gostei mais desse livro do que de Jane Eyre. A narrativa é bem mais rica, a descrição das personagens, o contexto histórico e social, tudo muito bem amarrado. O romance entre Shirley e Louis tem um pouco de "Megera Domada" , bem diferente da maioria dos romances. Caroline Helston é a mocinha tradicional e o seu Robert não é nada romântico. Shirley, uma força da natureza, indomável na sua apresentação para o mundo, mas, no fundo, frágil, desejando ser amada e até contida por um homem exatamente como o Louis. O romance que os leva ao altar parece mais uma partida de chadrez. O leitor tem o privilégio de acompanhar o pensamento do Louis definindo sua estratégia para dizer exatamente aquilo que ia alcançar o efeito desejado na atitude de Shirley. Os diálogos entre os dois são cheios de tensão e provocativos. O Livro chama Shirley porque, sem ela, teríamos um romance como os outros e também, li em uma resenha sobre o livro, a personagem Shirley tem muito da sua irmã Emily, a autora do "Morro dos ventos Uivantes". Não na fortuna, mas no temperamento imprevisível. Quando Charlotte começou a escrever, Emily estava viva; quando terminou não mais.
Os personagens foram uma das poucas coisas que me fizeram ficar com o livro, fui me apegando a eles como você mesma disse. Só que eu não sei pq, Shirley não me desceu direito, eu achei ela muito chata várias vezes 🤣🤣
Este projeto tem feito descobrir livros incríveis! Achei um bocadinho chatos os capítulos em qie fala muito do clero, gostei da dinâmica entre o Robert e o povo. Não gostei dele como pessoa, mas gostei muito como personagem. Adorei os toques feministas! E gosto muito dos retratos que a Charlotte faz do amor, como crescendo entre pessoas que se conhecem, complementam e realmente se entendem. Não fica forçado como noutras histórias "acha-a bonita, casam e são felizes", sem nada que o sustente. Tanto no Shirley como no Jane Eyre o amor é uma união de alma. Romântica :)
Eu gostei muito do livro em algumas partes e em outras achei muito cansativo, com divagações que me deixaram perdida, entre vaaaaarios outros problemas. Os vários focos foram meio maçantes pra mim. Acho que quanto mais o tempo passa, menos eu vou gostando dele, infelizmente um dos meus menos favoritos junto com Agnes Grey. Se eu não amasse a escrita da Charlotte, não teria conseguido encarar esse livro.
Shirley com certeza foi inspiração para Norte & Sul da Elizabeth Gaskell 😅 . Caroline e Shirley são personagens carismáticas e mereciam pares melhores. Robert Moore , deveria sozinho. Detesto a forma que trata a prima. Nem no momento de enfermidade é capaz dele ter um pouco de zelo pela a parente. Não concordo como lidou com os motins... achei o arco de redenção dele muito rápido. Adorei quando Shirley acaba com a dignidade dele .Acho que foi ápice da leitura. Diferente das outras protagonistas da CB senti falta da Caroline trabalhar apesar dela falar sobre isso muito pouco foi feito pra concretização. Nem vou falar do tio da protagonista por ele só senti aversão.
Adoro suas reviews, Duda. Este livro não me conquistou tanto quanto Jane Eyre, mas a qualidade da história é indiscutível.
Concordo muito que o título devia ser Shirley e Caroline, pois as duas brilham, cada uma do seu jeito!
Obrigada pela oportunidade e partiu Villette!
Obs: Me emocionei muito na fase da doença da Caroline (exausta e fazendo o maior esforço para ir à janela, só pra ver o Robert passar a cavalo) e na revelação sobre a Sra. Pryor.
Amei ler esse livro, foi o meu primeiro das irmãs Bronte, uma ótima experiência que me fez ter mais vontade ainda de ler todos os livros dessas irmãs talentosas demais!! Amei sua resenha, maravilhosa!!
A caracterização das personagens realmente é bem aprofundada. A que me chamou mais atenção foi dos filhos do Sr. Yorke. O narrador nos aponta suas características e nos dá um vislumbre do que acontecerá com cada um no futuro. Sem contar que são crianças super inteligentes. Umas mais sociáveis outras nem tanto. Algumas falas que me deixaram bem impressionada pela maturidade e esperteza.
O Robert não é um personagem que nos apegamos logo mesmo, mas sua irmã Hortense consegue ser mais antipática.
Enfim, é uma narrativa que depois que você se envolve, flui muito bem. ❤️
Olá sem dúvida você é a booktuber dos Clássicos! Sempre que preciso de informações sobre eles vou até o seu canal! Sucesso!
Que vídeo esperado 🤗🤗🤗Shirley, assim como os demais, sem comentários. Cada livro novo lido é uma emoção diferente, que enredo, "ques" personagens. Realmente, lendo Shirley, não queria terminar por conta de Caroline rsrsrs. Já estou nas setecentas e poucas páginas de Villette, e te garanto...a história é maravilhosa tbm. Mais uma vez, parabéns Duda por nos mostrar a grandeza da escrita dessas irmãs (conhecia apenas Jane e O morro, reli-os para o projeto). Ah, li por essa edição também 🤗🤗🤗
Empolgada pra começar a ler Villette!
É um livro q vale totalmente a leitura... Tbm sinto muita falta de alguns personagens... Caroline é meu xodó 😍 Shirley é maravilhosa 😍.
Boa noite, adquiri o livro Agnes Grey, Anne Brontë, boas leituras Duda 👏👏👏👏👏 agora só falta a Biografia de Charlotte Brontë, Elizabeth Gaskell.
Nossa Duda q lindeza esta resenha literária, emociona e faz refletir em muitos momentos. O trecho q tu lestes sem palavras estou...grata! Grande obra, obrigada por nos brindar com esta leitura, abraço, se cuidem. A gente aprende tanto com os livros...boas leituras a todos! Bjs.
Impossível não gostar dos seus vídeos, Duda, a parte ruim é que eu quero ler T.U.D.O que você indica, mas sigo firme e forte te acompanhando. 😂💓💐
Oi, Duda!! Lembro que quando vc começou a ler, a princípio não me interessei muito. Conforme você ia mostrando os trechos no insta, pensei: opa, esse negócio tá parecendo bom! Agora finalmente li e me surpreendi muito com a história! Muito obrigada pelo projeto!!❤❤❤❤❤
Oi Duda, segui sua indicação e comprei esse, o Agnes Grey e Villette😍 já tô ansiosa pra ler. Parabéns pela resenha!!!❤️ E a propósito, qdo tem spoilers aí é que eu gosto msm... Kkkkkk
Não à toa, que Sigmund Freud (1856-1939) que veio logo depois, centrou seus estudos psicanalíticos nas mulheres ditas "histéricas", por conta de tantas repressões...
Excelente resenha. Obrigada.
Minha edição foi da pedra azul amei o livro, porém no começo achei meio parado, mas, depois fica ótimo.
Os únicos livros das irmãs Brontë que já li foram Jane Eyre e O Morro, mas todos os outros já estão na minha lista!
Oi, Duda! Conheci seu canal e rede social pelo projeto das irmãs Brontë e estou amando! Não entendo como alguns ainda relacionam romances ingleses de época a "água com açúcar, principalmente depois de um livro com esse contexto político e social! Acho que deveria se chamar "Caroline e Shirley" ou "Caroline", mas jamais apenas Shirley, rs! O sofrimento e a doença de Caroline são descritos de modo pujante, não há como não sofrer com ela! O diálogo das personagens com o empregado de Robert sobre a Bíblia, quando questionam a feminização do pecado original é impagável e o de Shirley com o tio, hilário e ácido! Obrigada por me animar a encarar as quase 900 páginas do que considerei superior a "Jane Eyre" (:
Simmm! De forma alguma água com açúcar! Tantas questões importantes e atemporais. E com uma narrativa incrível! Que bom que gostou tanto e que chegou ao canal pelo projeto ❤️
A melhor resenha das resenhas, eu amoooooo
Nunca li Shirley, assisti o vídeo com spoiles e, ainda assim, quero ler!
Shirley uma leitura 📖 que adorei recordar a revolução industrial e suas mudanças. E Carolaine e Shirley juntas vão em busca de seus objetivos e amizades. Valeu muito a ler.
Eu só não li a senhora de wildfell hall ainda mas estou amando o projeto .
Os três 3 estão na minha lista, e estava com receio de comprar.
Mas agora acho que vou arriscar
Sou apaixonada em Shirley e essa primeira parte em que a autora apresenta esse pano de fundo, ajuda muito a entender alguns acontecimentos.
Eu atrasei essa leitura, ainda faltam umas 150 páginas para terminar. Por isso, vou guardar o vídeo para ver depois. Mas achei essa história muito parada e muito, mais muito piegas! Consigo entender que era outra época, mas ainda assim não me cativou.
Eu confesso que demorei um pouco para realmente me envolver com esse livro, achei por vezes um pouco cansativo, apesar de achar a história geral bem interessante, com pontos muito importantes e várias partes maravilhosas! E alguns dos títulos de capítulos?? A Charlotte realmente era incrível! E de fato tanto Shirley quanto Caroline são protagonistas do livro (e achei bem legal o foco na amizade delas)! Também não gostei muito do Robert e não esperava que a Sra. Pryor fosse ser a mãe da Caroline, apesar de imaginar que ela fosse aparecer em algum momento. Bom, ainda prefiro Jane Eyre, mas no geral valeu muito a pena a leitura de Shirley! Muito bom! E adorei o vídeo, Duda, parabéns pela análise! E agora vamos de Villette!
Não comecei a ler ainda 😅
Mas já comprei ele... não resisti e assisti o vídeo 🥰
Só consegui acompanhar o projeto até a inquilina. Mas depois dessa resenha com certeza vai para lista.
Via você no insta e fiquei com muita vontade de ler! Haha
Duda vc é uma fofa, eu amo muito seu canal!!! Parabéns pelo seu trabalho!
Resenha primorosa, Duda! Achei um livro surpreendente, adorei!
Eu li o livro em ebook, esse da pedra azul, e tenho a sensação de que é uma versão adaptada (não encontrei essa informação pra confirmar). De qualquer forma, acho que não atrapalhou a experiência. Dos livros do projeto até agora, esse foi bem diferente pra mim. Quando começou eu não entendia muito onde ia chegar e achei um pouco cansativo. Realmente do meio pro final o livro fica muito mais fluido, pelo menos pra mim foi assim. A personalidade da Shirley e da Carolina se combinam muito, uma é um pouco do que a outra precisa. Achei muito bacana a posição de 'poder' da Shirley, acho que pra época deve ter sido bem a frente do tempo. Sem contar toda a questão da mulher na sociedade daquela época, presente também em outros livros que da Bronte que li, mas aqui bem marcante. Pra mim realmente o romance não ficou tão presente sabe. A questão do desenvolvimento da relação Shirley e Caroline e a questões sociais da epoca ficou muito mais marcado pra mim. (PERDOA O TEXTÃO, to empolgada com esse projeto kk)
Num é, a verdade é que queremos escrever de acordo com o tempo do vídeo 🤗🤗🤗
Tb pensei que poderia ser um texto adaptado... mas edição da Martin é um pouco maior do que aquele de bolsos. Acredito que o tamanho da letra tb pode ser maior do que a usada na pedrazul
@@logancasillas2940 faz sentido mesmo, pretendo comprar o fisico pra ter na minha estante, acho que so assim vou descobrir se é ou não ahahaahaha
Eu gostei muito desse livro do começo ao fim, o ritmo mais lento não me incomodou em nada. Eu não sei se foi a curiosidade pelo contexto social e pela revolução industrial, mas curti muito. Eu gostei muito de Caroline e Shirley demorou a me conquistar, mas conseguiu muito. É um livro bem diferente de O morro dos ventos uivantes e eu gostei muito disso, acho que foi bem equilibrado apesar da diferença de impacto emocional que eu senti com a primeira leitura.
Seus vídeos como sempre são maravilhosos, eu admiro demais esse conteúdo que você produz ❤️❤️❤️
Obrigadaaa ❤️
Não li muita coisa das irmãs, mas O Morro dos Ventos Uivantes foi uma leitura sem par para mim. Até pretendo reler e ler o resto das coisas delas. Tbm quero mto ler o Jane Eyre.
Finalmente vendo o vídeo de um dos livros que mais amei ler em 2021, mesmo lendo devagar nunca perdia o interesse e devo dizer que sou mais apegada a Caroline do q Shirley.
Acho fascinante essas reflexões feministas! Essas mulheres com esse pensamento nessa época!
Duda bc já leu Norte e Sul? Comprei mas ainda não comecei
Olá! Ainda não! Ganhei há pouco tempo, inclusive! Mostrei no último vídeo de unboxing!
@@EduardaMenezes Duda, você conhece o livro O Vento da Noite, Emily Brontë?
@@joaoluisnobrega1900 quero muito esse! É de poemas né?
Eu amo esse livro!!
Eu gostei mais desse livro do que de Jane Eyre. A narrativa é bem mais rica, a descrição das personagens, o contexto histórico e social, tudo muito bem amarrado. O romance entre Shirley e Louis tem um pouco de "Megera Domada" , bem diferente da maioria dos romances. Caroline Helston é a mocinha tradicional e o seu Robert não é nada romântico. Shirley, uma força da natureza, indomável na sua apresentação para o mundo, mas, no fundo, frágil, desejando ser amada e até contida por um homem exatamente como o Louis. O romance que os leva ao altar parece mais uma partida de chadrez. O leitor tem o privilégio de acompanhar o pensamento do Louis definindo sua estratégia para dizer exatamente aquilo que ia alcançar o efeito desejado na atitude de Shirley. Os diálogos entre os dois são cheios de tensão e provocativos. O Livro chama Shirley porque, sem ela, teríamos um romance como os outros e também, li em uma resenha sobre o livro, a personagem Shirley tem muito da sua irmã Emily, a autora do "Morro dos ventos Uivantes". Não na fortuna, mas no temperamento imprevisível. Quando Charlotte começou a escrever, Emily estava viva; quando terminou não mais.
Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração
Os personagens foram uma das poucas coisas que me fizeram ficar com o livro, fui me apegando a eles como você mesma disse. Só que eu não sei pq, Shirley não me desceu direito, eu achei ela muito chata várias vezes 🤣🤣
Eu não conhecia esse romance da Charlotte Brontë, valeu a dica.
uma linda noite e uma linda leitura .
A amizade das duas basicamente é uma extrovertida que adotou uma introvertida
Charlotte, minha Brontë favorita! :-)
Eu nem sei explicar, quando a Sra Pryor apareceu eu senti q ela poderia ser a mãe da Caroline. Tipo um sexto sentido msm.
Eu também desconfiei logo que ela seria a mãe de Carolaine
Qual o nome do LIVRO Amarelo que estar atrás de você na estante, tem uma tarja preta ???
Cem anos de solidão
Este projeto tem feito descobrir livros incríveis! Achei um bocadinho chatos os capítulos em qie fala muito do clero, gostei da dinâmica entre o Robert e o povo. Não gostei dele como pessoa, mas gostei muito como personagem.
Adorei os toques feministas!
E gosto muito dos retratos que a Charlotte faz do amor, como crescendo entre pessoas que se conhecem, complementam e realmente se entendem. Não fica forçado como noutras histórias "acha-a bonita, casam e são felizes", sem nada que o sustente. Tanto no Shirley como no Jane Eyre o amor é uma união de alma. Romântica :)
Simmm! São personagens que se entendem, se respeitam, e aceitam um ao outro por completo, com suas falhas também!
Villette é maravilhoso!
Queria mt esse livro, mas 69,90 eu acho mt caro.
👍
Eu li. Achei até que seria um romance lésbico velado.
Concordo com você, Caroline merecia um esposo melhor!
Eu gostei muito do livro em algumas partes e em outras achei muito cansativo, com divagações que me deixaram perdida, entre vaaaaarios outros problemas. Os vários focos foram meio maçantes pra mim. Acho que quanto mais o tempo passa, menos eu vou gostando dele, infelizmente um dos meus menos favoritos junto com Agnes Grey. Se eu não amasse a escrita da Charlotte, não teria conseguido encarar esse livro.
Shirley com certeza foi inspiração para Norte & Sul da Elizabeth Gaskell 😅 . Caroline e Shirley são personagens carismáticas e mereciam pares melhores. Robert Moore , deveria sozinho. Detesto a forma que trata a prima. Nem no momento de enfermidade é capaz dele ter um pouco de zelo pela a parente. Não concordo como lidou com os motins... achei o arco de redenção dele muito rápido. Adorei quando Shirley acaba com a dignidade dele .Acho que foi ápice da leitura. Diferente das outras protagonistas da CB senti falta da Caroline trabalhar apesar dela falar sobre isso muito pouco foi feito pra concretização. Nem vou falar do tio da protagonista por ele só senti aversão.
esse com certeza foi o pior do projeto para mim até agora. Não gostei nem um pouco da Caroline e me cansava ouvir as digressões que ela fazia
Poxaaa 🥲
Muito literatura