Buenos Aires também foi minha primeira maratona (encontrei vocês), terminei falando exatamente a mesma coisa que a Tchuca “é muito difícil”, eu corri super leve, no meu ritmo confortável, sorri a prova inteira, no km 39 senti uma dorzinha no tornozelo e mesmo assim continuei tranquila ainda passei 11 dias viajando e na volta, fui ao médico e tinha fraturado a fíbula, o osso completamente quebrado e eu achando que era só uma dorzinha pós mara. Agora estou aqui com o pé engessado e atestado de 2 meses, mas, fazendo minha inscrição na maratona de Floripa 😍💕 bora para Floripa ano que vem Tchuca para a segunda mara da gente 💁🏼♀️
Treinar, planejar e viver a maratona cada dia da preparação, estar preparado e ser resiliente caso não saia algo como planejado. Maratona é uma distância que precisa ser respeitada. Parabéns Tchuca vc fez o melhor que dava pra fazer 🤛
Maratona ao tem glamour! É muito treino, muita disciplina, e persistência! Glamour não tem não. É legal pra quem curte, mas não tem essa de “todo mundo precisa correr uma maratona”. Corre quem quer e pode comprometer tempo pra isso!
Fiz minha primeira maratona em Buenos Aires tb. Foi muito bom, mas sofrido. Talvez eu faça uma segunda, mas não ano que vem. Quero fazer essas provas sulamericanas, mas pra 21k. Assim aproveito mais a cidade.
Eu fiz minha primeira maratona no susto😂ganhei uma inscrição 10 dias antes da prova, e 10 dias antes eu havia corrido a meia do RJ, mesmo assim decidi encarar o desafio, mas com o pensamento super leve, de que eu iria TENTAR, fazer o melhor dentro do possível, sem nenhuma pretensão de tempo/pace, a meta era concluir, e sendo responsável tbm, caso eu não me sentisse bem em algum momento desistir estava OK. Até o km 33 até que foi dentro do esperado, dali pra frente foi desafiador, intercalei caminhada, trote e corrida, e concluí em 4h50m, houve críticas, fofoquinhas, mas eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma! Foi muito bom e eu faria novamente! ❤
Pam, parabéns. Já fiz 2 x meia 21k em junho 2025 farei minha primeira 42k. pela paixão, sou independente não tenho assessoria. seu relato é um estimulo para mim. obrigado.
Olha eu corro a nove anos e nunca participei de uma maratona, quando pensei, me lesionei 😢 ! Mas na minha cabeça, eu teria que correr os 42 km, mesmo que não seja num super pace 🚀, sabe, eu sou meio caxias 🙈, sempre achei que caminhar era quebrar, mas tenho visto tantas possibilidades de completar que vou começar a pensar no caso 🤔, parabéns Tucha 🥇, cada um sabe das suas lutas 😉
Bacana, em tempos onde todo mundo vende que é tudo fácil e atingível, é necessário alguém dar a real. Faria só duas observações: descartar o pace totalmente não é o mais correto, pois isso é reflexo do teu condicionamento. Quem está muito lento precisa treinar pra melhorar isso e ter uma experiência mais segura e agradável, não pra ser melhor que o vizinho. E o segundo ponto é que talvez um dia o Mayco entenda que nem todo mundo aguentaria tendo feito o que ele fez. A maioria das pessoas teria ficado pelo caminho. Ele pode achar que não, mas tem uma genética favorável pra fazer isso sem dar muito ruim.
Legal o relato da tchuca. Acredito que a maioria das pessoas tem essa relação com a corrida. Essencialmente corrida (o esporte) tem q ser saúde pro corpo e pra mente.
Vou dar a minha humilde contribuição aqui. Quando eu comecei a correr ha um ano atras eu achava que qualquer pessoa que corria mais de 10km eram semi-deuses. Quando atingi 10 km, isso mudou para quem fazia meia. Na maratona de porto alegre fiz minha primeira meia. Hoje quando vejo qualquer pessoa treinando em um domigo de manhã eu me emociono. Como amadores qualquer distância pode ser um desafio. Claro que uma maratona traz uma dificuldade muito maior, e um dia vou tentar, mas oque eu acho mais bonito na corrida é que por mais que estamos competindo, na prova todo mundo se ajuda. Quando encontramos a elite voltando do percurso dos 21, aplaudimos! Em que esporte vc vê isso? Entao na minha opinião a medalha e a banana que eu ganhei no final tem um valor inestimável, o momento que vivi, nao tem preço, só eu sei oque passei pra chegar la. E ainda, pessoas a nossa volta acabam se inspirando em nos. Papo bacana, me fez pensar em muita coisa! Abraço
Parabéns Tchuca,você nos representa! E isso aí, essa e a vida real de quem não vive so de corrida. Nada contra os corredores, mas nos que estamos do outro estamos sujeitos a contra tempos que atrapalham nosso programação de treino.
Parabéns Tati 👏👏👏👏 vc é maratonista e terminou a prova como deveria ser naquele momento. Se tivesse desistido de sua realização com certeza teria que conviver com uma certa frustação. Já não é fácil fazer uma preparação normal de maratona, imagina com dengue, pneumonia e os afazeres do trabalho e por ser mulher. Parabéns Mayco e Tati por este video neste formato. Ficou top e muito natural.
Parabéns por concluir e é isso que vale na primeira...eu amo treinar e treinar para maratona exige disciplina.....então pra quem pensa em correr uma maratona pense bem....pois é difícil treinar e difícil concluir...
Meu foco foi tão grande, concentração, disciplina, dieta, treinamento, psicologicamente,descanso, fui tão bem preparado. Cumpri toda estratégia, a temperatura, o percurso, o corpo respondeu, então a experiência foi maravilhosa. Maratona não é brincadeira, se não for levar a sério nem faça.
Corro desde 2017, já fiz 10 meias, mas não me sinto pronto para encarar a maratona. Hoje eu não consigo encaixar na minha rotina os treinos necessários para encarar os 42K.
Ola amigo, você procura tempo ? Porque sinceramente, quem correu 10 meias, corre uma maratona tranquilo desde que faça num pace de 1min acima por km do seu pace de 21km, é biologia isso, obviamente você consegue, agora querer ter uma boa performance é outra coisa, abraço!
Uhuu... parabéns Tchuquinha... quero muito fazer aara, mas de fato, a logistica complica. 2025 sera para organizar essa logística e planejar tudo com segurança e com a ajuda do marido que topa me ajudar. E vamos a Cabreúva em 2025 hein! Prova linda, já está na agenda!
Então. Tô inscrito para fazer minha Primeira na Maratona de São Paulo em 06/04/2025 😂. Sou de Sampa e essa é a que me dá melhor agenda para treinar e fazer. Mas por exemplo, gosto de treinar de manhã e percebi que os treinos de meio de semana terei que fazer a noite para não atrapalhar o trabalho.
Parabéns Tchuca vc foi lá e fez. Só uma pergunta quanto tempo tem a Maratona? 6 horas então acabou se vc chegou em 2;3 ou 6 não importa. A Corrida pra mim é lazer. Vou para minha 8 Maratona e este ano em julho quebrei a fíbula então dá pra imaginar o perrengue que está sendo. Continue vc foi muito bem e aos haters de plantão bjim no ombro
Correr maratona além de ser um privilégio é um puta veneno, se você for realmente se dedicar e fazer como deve ser feito, sua vida irá girar em torno disso. Para aqueles que VIVEM 100% a corrida, é muito mais fácil, pois o rolê dessa galera é correr. Agora aqueles que possuem vida social fora do ambiente da corrida, se prepare. No mínimo 4 meses sem eventos às sextas e sábados, e muitas vezes treinos aos domingos para completar o volume. Esquece lazer como filmes, livros, o tempo que sobra é descansar e cuidar da rotina, a não ser que se tenha rede de apoio, empregada doméstica. Tente encaixar o ciclo fora de datas importantes como aniversário de casamento, aniversários de pessoas importantes, etc. E separa a moeda para nutricionista, fisioterapia, cardiologista, suplementação, alimentação, assessoria de corrida, quem puder um Personal, e claro a Prova em si. As redes sociais romantizaram a maratona e por isso se vê atletas se arrastando, visivelmente despreparados, pois colocaram na cabeça deles que só maratonista é corredor. Fiz uma só mas fiz bem feita, agora pensando seriamente em ficar só nos 21k, muuuiuuuuito mais prazeroso.
Acho que você está exagerando um pouco... fiz minha primeira maratona esse ano, terminei em 3h 31 min, sem traumas e quero fazer mais vezes. Tive que abrir mão de algumas coisas sim (principalmente nas semanas de pico) mas não deixei de ter vida social por causa disso. Continuei saindo com minha namorada nas sextas e sábados, saí com os amigos, fui em aniversários, ia para a igreja domingo à noite. Regulei mais minha alimentação, mas nos fins de semana eu comia um hambúrguer, uma pizza, etc, mas sem exageros. Fui no cinema, viajei no meio do ciclo, mas treinei lá. Eu só não virava noite em saídas, não deixava de sair, mas chegava um pouco mais cedo em casa. Mas não deixei de estar presente, tirando em um ou outro treino longo importante. É tudo questão de equilíbrio e planejamento...
@@brunoportella8864 você acha que a maioria dos que tentam uma maratona tem a mesma aptidão que você rs? Vc tem filhos? Mora sozinho ou com a mãe? Tem tarefas domésticas? Trabalha em qual intensidade? São muitos fatores, o meu é como descrevi.
@@juniorjunior6908 trabalho de 9h a 10h por dia (dependendo do dia, sem ganhar hora extra), tenho minhas tarefas domésticas sim, além de atividades na igreja que demandam minha presença, além de pagar parcela de apartamento e as contas do dia a dia. Em dias que eu precisava fazer algum longo durante a semana eu acordava às 4h da manhã pra terminar antes das 8h e conseguir chegar no trabalho às 9h. Em dias que eu tinha que trabalhar até mais tarde, como por exemplo, até às 22h (sendo que havia começado às 9h, e isso acontece com uma certa frequência), eu acabava por tendo que dormir menos do que precisava para ter que acordar cedo pra treinar. Faço parte de liderança de juventude na igreja, e isso demanda muito minha presença, então eu tinha que dar o meu jeito para equilibrar os compromissos. Não disse que você tem que ter minha rotina; o que eu disse que também não é dessa forma que você falou, sobre praticamente não ter vida durante o ciclo de maratona. Óbvio que o ciclo de maratona não é fácil e você tem que fazer sacrifícios. Eu me sentia cansado durante os dias que não conseguia dormir direito e ainda tinha que trabalhar, mas foi a escolha que eu fiz, então não dava pra ficar reclamando. Mas é possível sim ter vida além dos treinos. Nós não somos atletas e não vivemos disso, então não tem porque abdicarmos da nossa vida por causa da corrida. É possível ver filmes, passar tempo com a família, etc. É possível sim equilibrar as coisas
@@juniorjunior6908 em nenhum momento eu disse que a sua realidade tem que ser igual às minha. O que eu disse é que é possível sim ter uma vida além doa treinos para uma maratona. Mas já que perguntou, te respondo... Eu estou pagando parcelas de um apartamento, o que já compromete bastante meu orçamento, fora as contas do dia a dia que todos temos. Tenho sim minhas tarefas domésticas que divido com todos em casa. Trabalho 9h por dia, mas é muito comum eu trabalhar mais de 12h no dia devido às demandas de trabalho. Em dias que eu trabalhava até tarde, eu dormia menos do que deveria porque no dia seguinte tinha que madrugar para treinar. Aqueles longos de 15k que são normais em uma rotina de treinos normais passaram a se tornar os treinos de meio de semana, e isso demanda que acordemos mais cedo. Tinha semana que o meu longo era no meio da semana, e eu tinha acordar às 4h da manhã para terminar antes das 8h e estar no trabalho às 9h. Também faço parte de liderança de juventude na igreja, e isso demanda que eu esteja sempre presente nas programações e tenha que planejar estudos durante a semana. O ciclo de maratona não é fácil, você nunca vai me ver falando isso. Eu me sentia cansado durante o dia, lutei contra as dores nas semanas de pico, tive sim que sair um pouco mais cedo de programações pra chegar em casa e dormir pra madrugar no dia seguinte. Fiquei doente 3 semanas antes da maratona e perdi dois treinos, sendo um deles um dos mais importantes, um longo de 36km. Na semana seguinte ainda estava baqueado e fui fazer os treinos de teimoso mesmo, porque nós corredores amadores somos malucos e inconsequentes haha Mas o meu ponto no comentário anterior é que não é necessário abdicar 100% da sua vida para isso, até porque não somos atletas, não vivemos disso. Como disse o Tio Mayco, a corrida é mais importante das coisas menos importantes. Óbvio que você tem que fazer mudanças na sua rotina para se preparar para uma maratona, mas não significa que você tem que abdicar totalmente da sua vida para isso. Eu respeito ainda mais quem tem filhos (que não é o meu caso) e principalmente as mulheres que não conseguem sair para treinar super cedo sozinhas, etc. Nunca iria menosprezar essa galera. Só disse que é possível sim equilibrar as coisas.
Esse é o diferencial da Thuca e da Rejane, ambas são gente como a gente: mulheres, trabalhadoras, que tentam inserir a corrida na rotina de vida. Blogueiras que trabalham, exclusivamente, correndo, eu não sigo mais.
Acho que temos que criar casca antes....fazer várias meias e discutir muito com treinador para saber se vc está preparada. Além de ter na cabeça que não é só treino de corrida e sim muito fortalecimento para na ter lesão. Fiz a primeira maratona na city em julho terminei super bem mas tem que ter dedicação e tempo para fazer a planilha certinha ( a minha foi de 19 semanas).
É o que eu sempre falo depois de fazer a primeira maratona esse ano: Qualquer pessoa pode fazer uma maratona! Mas nem todo mundo precisa fazer uma! O que a maratona ensina a vida da aula! ❤😊 Parabéns Tchuca!
Sensacional!!! Parabéns pela maratona!!! mostrando a verdade nua e crua!!! enquanto outras ''influencer'' metem o loko editando o strava editando o garmin tudo mentira!!!
Tio Mayko, Pelo tempo que lhe acompanho vejo que Vc também fez escolhas bem complicadas. Provas difíceis para as quais Vc não estava no momento certo. Por isso pode falar o que está falando. Eu, por exemplo, estreei na Up Hill Marathon sem nunca ter feito uma Maratona. Não recomendo a ninguém fazer dessa forma.
Corrida de rua é para todos, maratonas são para atletas ( na acepção antiga do termo) nós somos entusiastas e curiosos. Correr uma maratona não é só cumprir a distância, é fazer isso CORRENDO e terminar cansado mas inteiro. Quando a tchuca planejou que iria andar na prova, já estava claro que que não estava preparada para fazer maratona. Se teve treinador, ele falhou com ela pelo menos em não lhe dizer isso....😢. Uma coisa é participar de uma maratona, outra é ser maratonista.
Talvez isso faça mais sentido 50 ou 100 anos atras. Na minha visão, ser maratonista é concluir uma maratona dentro do tempo regulamentar da prova. Simples assim, já que isso vale até para as maiores maratonas do mundo.
A definição de "corrida" e "maratonista" na prática e nos regulamentos de corridas não se baseia em correr 100% do tempo, mas sim em completar a distância da maratona (42,195 km) dentro de um limite de tempo oficial, que varia conforme o evento (geralmente entre 6 e 8 horas). Então tem o que você acha, e o que é oficialmente aceito. Como quase tudo na vida, opiniões em geral são baseadas em VAIDADE em vez de fatos/regras.
Comecei a correr tinha 48 anos, hoje estou com 60... é algo mágico !
Que vídeo gostoso de assistir, uma conversa descontraída, mas muito sincera! 👏🏻👏🏻👏🏻
Buenos Aires também foi minha primeira maratona (encontrei vocês), terminei falando exatamente a mesma coisa que a Tchuca “é muito difícil”, eu corri super leve, no meu ritmo confortável, sorri a prova inteira, no km 39 senti uma dorzinha no tornozelo e mesmo assim continuei tranquila ainda passei 11 dias viajando e na volta, fui ao médico e tinha fraturado a fíbula, o osso completamente quebrado e eu achando que era só uma dorzinha pós mara. Agora estou aqui com o pé engessado e atestado de 2 meses, mas, fazendo minha inscrição na maratona de Floripa 😍💕 bora para Floripa ano que vem Tchuca para a segunda mara da gente 💁🏼♀️
A viagem foi incrível, prova sensacional e amigos juntos... tudo nota 10
Treinar, planejar e viver a maratona cada dia da preparação, estar preparado e ser resiliente caso não saia algo como planejado. Maratona é uma distância que precisa ser respeitada. Parabéns Tchuca vc fez o melhor que dava pra fazer 🤛
Maratona ao tem glamour! É muito treino, muita disciplina, e persistência! Glamour não tem não. É legal pra quem curte, mas não tem essa de “todo mundo precisa correr uma maratona”. Corre quem quer e pode comprometer tempo pra isso!
Fiz minha primeira maratona em Buenos Aires tb. Foi muito bom, mas sofrido. Talvez eu faça uma segunda, mas não ano que vem. Quero fazer essas provas sulamericanas, mas pra 21k. Assim aproveito mais a cidade.
Parabéns pela conquista, Thuca!! Você e o Mayco me inspiram muito. Abraço!!!
Lembro do dia que o Tio Mayco perguntou pra um cara na maratona se ele tinha gostado e o cara disse que achou uma merda kkkkkkkkkkk
Aí sim hein, não sabia que a tchuca era secretaria de esportes da cidade, muito bom alguém do esporte está na pasta da cidade
Eu gosto da Tchuca. Tchuca a minha maratona só encaixou na QUARTA 😂😂😂😂
Eu fiz minha primeira maratona no susto😂ganhei uma inscrição 10 dias antes da prova, e 10 dias antes eu havia corrido a meia do RJ, mesmo assim decidi encarar o desafio, mas com o pensamento super leve, de que eu iria TENTAR, fazer o melhor dentro do possível, sem nenhuma pretensão de tempo/pace, a meta era concluir, e sendo responsável tbm, caso eu não me sentisse bem em algum momento desistir estava OK. Até o km 33 até que foi dentro do esperado, dali pra frente foi desafiador, intercalei caminhada, trote e corrida, e concluí em 4h50m, houve críticas, fofoquinhas, mas eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma! Foi muito bom e eu faria novamente! ❤
Pam, parabéns. Já fiz 2 x meia 21k em junho 2025 farei minha primeira 42k. pela paixão, sou independente não tenho assessoria. seu relato é um estimulo para mim. obrigado.
Olha eu corro a nove anos e nunca participei de uma maratona, quando pensei, me lesionei 😢 ! Mas na minha cabeça, eu teria que correr os 42 km, mesmo que não seja num super pace 🚀, sabe, eu sou meio caxias 🙈, sempre achei que caminhar era quebrar, mas tenho visto tantas possibilidades de completar que vou começar a pensar no caso 🤔, parabéns Tucha 🥇, cada um sabe das suas lutas 😉
Boa noite casal vcs são show e mais uma vez parabéns a tchuca por sua primeira maratona
Bacana, em tempos onde todo mundo vende que é tudo fácil e atingível, é necessário alguém dar a real. Faria só duas observações: descartar o pace totalmente não é o mais correto, pois isso é reflexo do teu condicionamento. Quem está muito lento precisa treinar pra melhorar isso e ter uma experiência mais segura e agradável, não pra ser melhor que o vizinho. E o segundo ponto é que talvez um dia o Mayco entenda que nem todo mundo aguentaria tendo feito o que ele fez. A maioria das pessoas teria ficado pelo caminho. Ele pode achar que não, mas tem uma genética favorável pra fazer isso sem dar muito ruim.
Legal o relato da tchuca. Acredito que a maioria das pessoas tem essa relação com a corrida. Essencialmente corrida (o esporte) tem q ser saúde pro corpo e pra mente.
Vou dar a minha humilde contribuição aqui. Quando eu comecei a correr ha um ano atras eu achava que qualquer pessoa que corria mais de 10km eram semi-deuses. Quando atingi 10 km, isso mudou para quem fazia meia. Na maratona de porto alegre fiz minha primeira meia. Hoje quando vejo qualquer pessoa treinando em um domigo de manhã eu me emociono. Como amadores qualquer distância pode ser um desafio. Claro que uma maratona traz uma dificuldade muito maior, e um dia vou tentar, mas oque eu acho mais bonito na corrida é que por mais que estamos competindo, na prova todo mundo se ajuda. Quando encontramos a elite voltando do percurso dos 21, aplaudimos! Em que esporte vc vê isso? Entao na minha opinião a medalha e a banana que eu ganhei no final tem um valor inestimável, o momento que vivi, nao tem preço, só eu sei oque passei pra chegar la. E ainda, pessoas a nossa volta acabam se inspirando em nos.
Papo bacana, me fez pensar em muita coisa! Abraço
Tchucaaa, corra muito mais maratonas e depois gravem vídeos como esse! Adoro assistir vocês dois juntos! 😍
Essa prova de Cabreuva é muito bonita, passar ali pelo templo budista e serra do Japi...
Dia 23/03/2025
Parabéns, Tchuca!!! É isso mesmo: tem que fazer o que importa pra você!!! Arrasou! 🎉
Parabéns pelo depoimento realista no alvo 🤩🤩🤩🤩🤩 vcs são TOPS!
Bonde do CC em Montevidéu já é realidade
Parabéns a Tchuca! Mulher valente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Tchuca,você nos representa! E isso aí, essa e a vida real de quem não vive so de corrida. Nada contra os corredores, mas nos que estamos do outro estamos sujeitos a contra tempos que atrapalham nosso programação de treino.
Que bacana! Tudo de bom para vcs! Vamos pra Montevideu
Adorei o relato. Análise bem necessária aos debutantes da maratona. Tchuca é gente como a gente!
Parabéns Tati 👏👏👏👏 vc é maratonista e terminou a prova como deveria ser naquele momento. Se tivesse desistido de sua realização com certeza teria que conviver com uma certa frustação.
Já não é fácil fazer uma preparação normal de maratona, imagina com dengue, pneumonia e os afazeres do trabalho e por ser mulher.
Parabéns Mayco e Tati por este video neste formato. Ficou top e muito natural.
O sucesso já era seu Tchuca, você foi lá o buscou!
Só dar os parabéns pela maratona da tchuca 👏👏👏 e papo real aí no vídeo, concordo 👏👏👏
Casal top. Amo acompanhar vocês e concordo com tudo o que vocês disseram sobre julgamentos 😊
Parabéns Tchuca 🎉🎉🎉🎉
Parabéns por concluir e é isso que vale na primeira...eu amo treinar e treinar para maratona exige disciplina.....então pra quem pensa em correr uma maratona pense bem....pois é difícil treinar e difícil concluir...
Meu foco foi tão grande, concentração, disciplina, dieta, treinamento, psicologicamente,descanso, fui tão bem preparado. Cumpri toda estratégia, a temperatura, o percurso, o corpo respondeu, então a experiência foi maravilhosa. Maratona não é brincadeira, se não for levar a sério nem faça.
Eu vou fazer a meia das três fronteiras. Conforme for o resultado vou encarar a terceira maratona em casa em Curitiba
Exatamente tio Mayco. Meu 3o filho nasceu agora em setembro, qualquer plano pra 2a maratona foi adiado pra junho de 2025.
Ela tá certa vai correr para o resto da vida saudável
Corro desde 2017, já fiz 10 meias, mas não me sinto pronto para encarar a maratona. Hoje eu não consigo encaixar na minha rotina os treinos necessários para encarar os 42K.
Ola amigo, você procura tempo ? Porque sinceramente, quem correu 10 meias, corre uma maratona tranquilo desde que faça num pace de 1min acima por km do seu pace de 21km, é biologia isso, obviamente você consegue, agora querer ter uma boa performance é outra coisa, abraço!
Uhuu... parabéns Tchuquinha... quero muito fazer aara, mas de fato, a logistica complica. 2025 sera para organizar essa logística e planejar tudo com segurança e com a ajuda do marido que topa me ajudar. E vamos a Cabreúva em 2025 hein! Prova linda, já está na agenda!
Arrasou Tchuca!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Tb vou na Megafinisher 🥰
Então. Tô inscrito para fazer minha Primeira na Maratona de São Paulo em 06/04/2025 😂. Sou de Sampa e essa é a que me dá melhor agenda para treinar e fazer. Mas por exemplo, gosto de treinar de manhã e percebi que os treinos de meio de semana terei que fazer a noite para não atrapalhar o trabalho.
Melhor notícia!!!! Prova de Cabreúva, aí vamos nós ❤❤❤❤
Coloca na agenda Danizinha 23/03/2025
A casa da D. Tchuca é linda. Nem vi essa tal bagunça 😂
Amiga, vc começou a correr cedo com 40 anos, comecei correr aos 51 anos e não penso em parar ;)
Ebaaaaa bora 🎉🎉🎉
Parabéns Tchuca vc foi lá e fez. Só uma pergunta quanto tempo tem a Maratona? 6 horas então acabou se vc chegou em 2;3 ou 6 não importa. A Corrida pra mim é lazer. Vou para minha 8 Maratona e este ano em julho quebrei a fíbula então dá pra imaginar o perrengue que está sendo. Continue vc foi muito bem e aos haters de plantão bjim no ombro
Correr Maratonas é, acima de tudo, um estilo de vida….
Correr maratona além de ser um privilégio é um puta veneno, se você for realmente se dedicar e fazer como deve ser feito, sua vida irá girar em torno disso.
Para aqueles que VIVEM 100% a corrida, é muito mais fácil, pois o rolê dessa galera é correr.
Agora aqueles que possuem vida social fora do ambiente da corrida, se prepare. No mínimo 4 meses sem eventos às sextas e sábados, e muitas vezes treinos aos domingos para completar o volume.
Esquece lazer como filmes, livros, o tempo que sobra é descansar e cuidar da rotina, a não ser que se tenha rede de apoio, empregada doméstica.
Tente encaixar o ciclo fora de datas importantes como aniversário de casamento, aniversários de pessoas importantes, etc.
E separa a moeda para nutricionista, fisioterapia, cardiologista, suplementação, alimentação, assessoria de corrida, quem puder um Personal, e claro a Prova em si.
As redes sociais romantizaram a maratona e por isso se vê atletas se arrastando, visivelmente despreparados, pois colocaram na cabeça deles que só maratonista é corredor.
Fiz uma só mas fiz bem feita, agora pensando seriamente em ficar só nos 21k, muuuiuuuuito mais prazeroso.
Acho que você está exagerando um pouco... fiz minha primeira maratona esse ano, terminei em 3h 31 min, sem traumas e quero fazer mais vezes. Tive que abrir mão de algumas coisas sim (principalmente nas semanas de pico) mas não deixei de ter vida social por causa disso. Continuei saindo com minha namorada nas sextas e sábados, saí com os amigos, fui em aniversários, ia para a igreja domingo à noite. Regulei mais minha alimentação, mas nos fins de semana eu comia um hambúrguer, uma pizza, etc, mas sem exageros. Fui no cinema, viajei no meio do ciclo, mas treinei lá. Eu só não virava noite em saídas, não deixava de sair, mas chegava um pouco mais cedo em casa. Mas não deixei de estar presente, tirando em um ou outro treino longo importante. É tudo questão de equilíbrio e planejamento...
@@brunoportella8864 você acha que a maioria dos que tentam uma maratona tem a mesma aptidão que você rs? Vc tem filhos? Mora sozinho ou com a mãe? Tem tarefas domésticas? Trabalha em qual intensidade? São muitos fatores, o meu é como descrevi.
@@juniorjunior6908 trabalho de 9h a 10h por dia (dependendo do dia, sem ganhar hora extra), tenho minhas tarefas domésticas sim, além de atividades na igreja que demandam minha presença, além de pagar parcela de apartamento e as contas do dia a dia. Em dias que eu precisava fazer algum longo durante a semana eu acordava às 4h da manhã pra terminar antes das 8h e conseguir chegar no trabalho às 9h. Em dias que eu tinha que trabalhar até mais tarde, como por exemplo, até às 22h (sendo que havia começado às 9h, e isso acontece com uma certa frequência), eu acabava por tendo que dormir menos do que precisava para ter que acordar cedo pra treinar. Faço parte de liderança de juventude na igreja, e isso demanda muito minha presença, então eu tinha que dar o meu jeito para equilibrar os compromissos. Não disse que você tem que ter minha rotina; o que eu disse que também não é dessa forma que você falou, sobre praticamente não ter vida durante o ciclo de maratona. Óbvio que o ciclo de maratona não é fácil e você tem que fazer sacrifícios. Eu me sentia cansado durante os dias que não conseguia dormir direito e ainda tinha que trabalhar, mas foi a escolha que eu fiz, então não dava pra ficar reclamando. Mas é possível sim ter vida além dos treinos. Nós não somos atletas e não vivemos disso, então não tem porque abdicarmos da nossa vida por causa da corrida. É possível ver filmes, passar tempo com a família, etc. É possível sim equilibrar as coisas
@@juniorjunior6908 em nenhum momento eu disse que a sua realidade tem que ser igual às minha. O que eu disse é que é possível sim ter uma vida além doa treinos para uma maratona. Mas já que perguntou, te respondo...
Eu estou pagando parcelas de um apartamento, o que já compromete bastante meu orçamento, fora as contas do dia a dia que todos temos. Tenho sim minhas tarefas domésticas que divido com todos em casa. Trabalho 9h por dia, mas é muito comum eu trabalhar mais de 12h no dia devido às demandas de trabalho. Em dias que eu trabalhava até tarde, eu dormia menos do que deveria porque no dia seguinte tinha que madrugar para treinar. Aqueles longos de 15k que são normais em uma rotina de treinos normais passaram a se tornar os treinos de meio de semana, e isso demanda que acordemos mais cedo. Tinha semana que o meu longo era no meio da semana, e eu tinha acordar às 4h da manhã para terminar antes das 8h e estar no trabalho às 9h. Também faço parte de liderança de juventude na igreja, e isso demanda que eu esteja sempre presente nas programações e tenha que planejar estudos durante a semana. O ciclo de maratona não é fácil, você nunca vai me ver falando isso. Eu me sentia cansado durante o dia, lutei contra as dores nas semanas de pico, tive sim que sair um pouco mais cedo de programações pra chegar em casa e dormir pra madrugar no dia seguinte. Fiquei doente 3 semanas antes da maratona e perdi dois treinos, sendo um deles um dos mais importantes, um longo de 36km. Na semana seguinte ainda estava baqueado e fui fazer os treinos de teimoso mesmo, porque nós corredores amadores somos malucos e inconsequentes haha
Mas o meu ponto no comentário anterior é que não é necessário abdicar 100% da sua vida para isso, até porque não somos atletas, não vivemos disso. Como disse o Tio Mayco, a corrida é mais importante das coisas menos importantes. Óbvio que você tem que fazer mudanças na sua rotina para se preparar para uma maratona, mas não significa que você tem que abdicar totalmente da sua vida para isso. Eu respeito ainda mais quem tem filhos (que não é o meu caso) e principalmente as mulheres que não conseguem sair para treinar super cedo sozinhas, etc. Nunca iria menosprezar essa galera. Só disse que é possível sim equilibrar as coisas.
Esse é o diferencial da Thuca e da Rejane, ambas são gente como a gente: mulheres, trabalhadoras, que tentam inserir a corrida na rotina de vida. Blogueiras que trabalham, exclusivamente, correndo, eu não sigo mais.
Cada um cada um neh, em abril vai nascer nosso baby, entao vou fazer a maratona em Março, seria melhor esperar mais um pouco, mas....
Acho que temos que criar casca antes....fazer várias meias e discutir muito com treinador para saber se vc está preparada. Além de ter na cabeça que não é só treino de corrida e sim muito fortalecimento para na ter lesão. Fiz a primeira maratona na city em julho terminei super bem mas tem que ter dedicação e tempo para fazer a planilha certinha ( a minha foi de 19 semanas).
É o que eu sempre falo depois de fazer a primeira maratona esse ano: Qualquer pessoa pode fazer uma maratona! Mas nem todo mundo precisa fazer uma! O que a maratona ensina a vida da aula! ❤😊 Parabéns Tchuca!
Não é verdade que qquer pessoa pode fazer uma maratona. Dizer isso é para promover produto.
Casal 10 ❤
Fala Tio Maycon, como está a sua lesão. Espero que recuperado. Poderia me passar os contatos dos que lhe auxiliaram a superar essa fase.
Baita vídeo!
Eu participei desta prova do templo neste ano de 2024 e amei! Mas não vi a Thuca lá 😊
Eu organizo a prova, nao consigo correr
Sensacional!!! Parabéns pela maratona!!! mostrando a verdade nua e crua!!! enquanto outras ''influencer'' metem o loko editando o strava editando o garmin tudo mentira!!!
Nem sabia que tinha como fazer isso! Kkkkkk
Tio Mayko, Pelo tempo que lhe acompanho vejo que Vc também fez escolhas bem complicadas. Provas difíceis para as quais Vc não estava no momento certo. Por isso pode falar o que está falando. Eu, por exemplo, estreei na Up Hill Marathon sem nunca ter feito uma Maratona. Não recomendo a ninguém fazer dessa forma.
Boa Tchuca!
Vc vai correr a maratona de BSB????Boa noite!!
Falem do Rastro da Onça!!! Cabreuva
Não fomos . convidados kkkk
Corrida de rua é para todos, maratonas são para atletas ( na acepção antiga do termo) nós somos entusiastas e curiosos. Correr uma maratona não é só cumprir a distância, é fazer isso CORRENDO e terminar cansado mas inteiro. Quando a tchuca planejou que iria andar na prova, já estava claro que que não estava preparada para fazer maratona. Se teve treinador, ele falhou com ela pelo menos em não lhe dizer isso....😢. Uma coisa é participar de uma maratona, outra é ser maratonista.
Talvez isso faça mais sentido 50 ou 100 anos atras. Na minha visão, ser maratonista é concluir uma maratona dentro do tempo regulamentar da prova. Simples assim, já que isso vale até para as maiores maratonas do mundo.
aff, o cara nao aprendeu nada, ou nao assistiu o video inteiro. Para de ser chato cara
A definição de "corrida" e "maratonista" na prática e nos regulamentos de corridas não se baseia em correr 100% do tempo, mas sim em completar a distância da maratona (42,195 km) dentro de um limite de tempo oficial, que varia conforme o evento (geralmente entre 6 e 8 horas). Então tem o que você acha, e o que é oficialmente aceito. Como quase tudo na vida, opiniões em geral são baseadas em VAIDADE em vez de fatos/regras.
Essa é a sua opinião, eu respeito... pode tb respeitar a minha
Não sou a favor de fazer uma maratona e chegar destruída. Treinei para terminar bem. Mas a escolha é de cada um.
Parabéns Tchuca...❤
Não é major de pobre. Fica feio falar assim:
Chame de mandala da Segunda divisão.
Série B
Também vale o título oras
Hahahah
Abraço
E o nosso português foi m$tri na chamada do vídeo!!!! 😢😢
...e aí!? Sentiu! Não era tão bom quanto a mídia dizia, né!?
Vê o vídeo inteiro 😂
Assiste o vídeo, fera, antes de passar vergonha. E se você não gosta, tá tudo bem, só não enche o saco de quem gosta.