Bom dia. Parabéns pelo programa. A ideia que tenho dos PPR e segundo analises recentes-inclusive pela DECO, pois agora já existe um percurso histórico em relação a este tipo de aplicações, é que a rentabilidade não justifica, pois o que resta não justifica o investimento. Para quem não vê perspetiva de uso como benefício no IRS, não justifica fazer PPR. Estarei errada?
Faz diferença na rentabilidade. Mas vamos mudar estrategias de investimento para daqui a 4 anos vir a esquerda e repor os 28%? Portugal e a política são uma palhaçada.
O problema destas mudanças das regras a 'meio do jogo' é que agora baixou porque talvez dê jeito incentivo ao investimento, daqui a 8 anos temos alguma garantia que a taxa continua a ser 19,6%? Não, claro que não. O problema é que as regras mudam a qualquer altura. É só um desabafo.
Parabéns pela excelente iniciativa mas a dúvida sobre o PPR é sempre a mesma: quando podemos levantar? Só na reforma ou nas condições muito especificas que surgiram, por exemplo agora com o COVID?
Uma pergunta, se alguém me souber responder. Se vender um apartamento para posteriormente proceder à construção de uma moradia, tenho de pagar mais valias? Ou conta como re-investimento em nova habitação permanente?
4 หลายเดือนก่อน
de que serve a taxa mais baixa de tributação se a rentabiliadade é muito mais baixa que um ETF?
Saiu um estudo, em que eram investidos 10 mil euros num ETF MSCI World, há 10 anos atrás, e ficavam ali parados "ao sabor do vento". O resultado foi: esses 10 mil, teriam valorizado para 30 mil ao fim desses 10 anos, uma rentabilidade anualizada de 12% bruta. Isto são valores brutos, é preciso depois descontar os impostos. E rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras.
Pelo que consegui perceber só se aplica a fundos. No entanto ETFs, são fundos, só que cotados em bolsa. A AT depois tem sempre interpretações da lei dúbias.
Bom dia, Camilio. Tenho dúvidas se esta alteração da baixo do imposto de mais valias se aplica a todas as corretoras. Seria interessante concretizar das mais conhecidas em portugal quais as que estaram incluidas/excluidas. Obrigado pelo teu trabalho nesta área.
@@mariomatos6741 acho que teria feito melhor figura estando calado. Fiquei com a impressão de que não quis acrescentar nada constructivo ao comentário que fiz.
@@TidusVen O teu comentário foi... «Espectacular!» «Fiquei com a impressão de que não quis acrescentar nada constructivo ao comentário que fiz.» Tens toda a razão! Como não havia nada a *acrescentar,* criei uma... _rábula!_ E, curiosamente, recebi uma... _resposta!_ «acho que teria feito melhor figura estando calado.» Há *figuras* que não se... _recomendam!_ Nota: Se, por qualquer motivo, tivesses *expandido* o teu... _comentário..._ ...terias uma *expansão...* _extraordinária!_ Diria mesmo... _à medida!_ Mas não! Mea Culpa! 😀
A lei abrange investimentos em ETFS negociados em bolsas europeias que foram adquiridos através de corretoras ( sem dizer nomes, mas aquelas mais conhecidas)? Obrigado
Esclareçam-me uma dúvida: um PPR a saída paga 8% após o 8 ano certo? Se eu colocar o PPR no anexo J e beneficiar do desconto fiscal so posso retirar na reforma certo? Mas aí pago 8 ou 28%?
Um etf é um fundo de investimento! E sim é aplicado a investimentos estrangeiros desde que seja investido por uma corretora ou instituição financeira sediada na união europeia e sempre com as condições temporais associadas a essas mais valias.
Uma dúvida. Tenho um fundo de investimento subscrito há 2 anos. Se eu for fazendo os reforços numa base mensal desde o ano 1, e retirar o dinheiro depois dos 8 anos, a totalidade das mais valias pode ser taxada com a taxa mínima de 19,6%? Ou por os reforços terem sido ao longo do tempo não é valido a mesma taxa sobre todo o montante investido?
Esqueçam esses descontos ridículos nas mais valias, basta mudar a residência fiscal para Chipre e tem 0% nas mais valias nas ações e fundos de investimento e basta estar 2 meses a viver em Chipre ou então abrir empresa em Chipre , os fundos de investimento sediados em Portugal na sua grande maioria têm taxas de rentabilidade muito baixas não compensa investir nada em Portugal só compensa para os que têm baixíssima literacia financeira porque não têm conhecimentos suficientes para fazer investimento fora de Portugal.
E imagina, que eu vou comprando activos em portugal e não vendo nada. Daqui a 20 ou 30 anos posso ir viver 2 meses no chipre e vender tudo e pagar 0 de imposto?
@@sjogosPT imagina daqui a 20 anos os teus activos sediados na tugolandia serem confiscados com pesados impostos porque Portugal está super falido e tem leis fiscais que não te permitem tirar esses investimentos de instituições financeiras portuguesas , imagina teres o azar de por a massa a ser gerida numa instituição financeira que vai à bancarrota estilo BES , Banif, Bpn etc , e por fim imagina o que é ter investimentos financeiros no país mais pobre da União Europeia , pois é quase 100% certo que Portugal será o país mais pobre da União Europeia, já falta muito pouco para chegar ao pódio .
@@margaritanicolau9489 ETFs, são fundos negociados em bolsa. São na sua maioria de gestão passiva, e também por norma seguem índices bolsistas ou commodities. É nesses produtos financeiros que eu invisto pessoalmente.
Obrigado Camilo e Pedro, por mais um excelente conteúdo! Uma dúvida, ETFs também são abrangidos pela redução da tributação das mais valias? Ou apenas fundos de investimento?
Investimento em ETFs estão abrangidos por esta baixa de imposto? Como é que no dia de receber dividendos (ex: dentro de 30 anos) o estado sabe que estive a investir num broker durante 30 anos para obter esse beneficio fiscal?
Esses descontos nas mais valias entrou em vigor quando? É que recebi dividendos de umas ações que possuo ha mais de 10 anos e descontaram-me 28% há uns 2 meses. Alguem sabe?
Dividendos nao são realização de mais-valias. E depende onde está sediado o banco ou correctora. Pode compensar englobar acções europeias no irs do ano seguintes tiver rendimentos baixos, mas o melhor é consultar um contabilista
@@pedromiguel-fs7ux sim vc esta correto,,,, Fiz confusao... Mas pensei que esse desconto abrangesse tb dividendos... Ja que a ideia do estado é incentivar a poupança, deveria incluir dividendos.... Açoes pelo n. de anos nao é sinonimo de poupança mas sim de risco... Pode um ano valer muito e o ano a seguir valer pouco... Esperar 8 anos para ter o desconto, pode nao compensar pq pode valer 0... AO passo que dividendos já é um fator para nao vender as açoes...
Para a maioria dos Portugueses o mais difícil não é escolher o tipo de PPR em função do seu perfil de risco, é ter saldo para qualquer PPR, investimento ou poupança 😂
Mas têm para raspadinhas e Euromilhões... É só ver a quantidade de dinheiro que se gasta em jogos. E apostas desportivas. Se pegassem nesse dinheiro e investissem no mercado de capitais tinham hoje muito mais.
Agradeço ao @daniellopesdaal pela explicação dada sobre o desconto no imposto. A tabela apresentada no vídeo induziu-me em erro. No resto mantenho a minha opinião. Já agora, qual a comissão dos PPRs? Não seria importante falar nisso? Qual é o rendimento liquido do cliente no final do ano? Bem mais importante educar as pessoas em relação aos ETFs estilo iShares da Blackrock do que sobre PPRs, que na sua grande maioria, são uma grande roubalheira.
«Sinceramente, esta conversa foi feita de forma um pouco enganadora.» Um... _pouco?_ E se lhe disser que *esta gente* está a entrar em *modo* de... _sobrevivência?_ Acredita? Vou apenas e agora *colocar-me* na posição... _deles!_ «Se *eu* não lhes der, agora, neste momento, o que [eles] querem ouvir, estou... tramado!» Mal sabem... _eles..._ ...o que o *futuro* lhes... _reserva!_ Querem saber... _qual?_ Um *lugar* na *estação* de... _São Sebastião da Pedreira..._ ...com *tudo* a que têm... _direito!_ 😀
se lerem o DR, Lei n.º 31/2024, foi como a informação foi apresentada. quer gostem quer não, é essa a lei e no vídeo estão a ser corretos quanto à info apresentada.
@@daniellopesdaalobrigado pela referência da lei. É esta parte que se refere ao que foi falado? : São excluídos da tributação 10 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período superior a 2 anos e inferior a 5 anos; b) São excluídos da tributação 20 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 5 anos e inferior a 8 anos; c) São excluídos da tributação 30 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 8 anos. Se é, não é um pouco diferente do que foi dito?
Aplica-se a todos os activos mobiliários que possam ser detidos em carteira ao longo dos anos. Portanto, se o caro Ricky mantiver os seus ETFs em carteira durante 8 anos, só pagará os tais 19,6% quando finalmente decidir vender. Claro que, até lá, o PS ainda volta para o poder e muda a lei...
Eu fiz um PPR aos 40 anos, hoje tenho 50 anos. Todos os anos eu poderia reforçar o meu PPR com algo que eu poupava , agora já não posso fazer isso, acho que só complicam a vida as pessoas! Eu todos os meses poupo 50 € para o PPR. Agora dizem-me que para poder reforçar teria de fazer um novo PPR.
Mude o seu PPR de sociedade gestora. É gratuito e só tem de abrir conta na outra sociedade gestora e pedir a transferência do que tem.. a gestora é quem trata de tudo.
Qual a *desvantagem* das... _mais valias?_ Feitas as contas, cinquenta porcento do *lucro* vai à... _vida!_ Qual é, então, a... _vantagem?_ Há... _lucro!_ Qual a desvantagem? Há *perdas* nos... _lucros!_ É, neste caso... _horripilante!_ Há uma *sensação* de... _perda!_ Como se... _resolve?_ Aumentando [substancialmente] as... _mais-valias!_ Não vai haver *liberal* (em Portugal) que... _aguente!_ Bom... Haver, há... ...mas *envolve...* _sexo..._ ...a... _sério..._ ...entre... _humanos!_ 😀
se quiser pedir a sua opinião sobre um investimento para o meu filho (24 anos) ,devo dirigir-me aqui ou pelo e-mail da cor do dinheiro ? Excelente programa, impossível falhar. Obrigado
@@jonibeep7513 se quer correctores de bolsa tem no canal xtb Portugal grátis a bolsa de Lisboa também deve ter cursos eu não pago por formação quando o TH-cam tem tudo
O Sr. Camilo, na minha humilde opinião, tem um... _problema..._ (entre...inúmeros!) Só *ouve* o que lhe... _interessa!_ E é muito *vocal...* _nesta matéria!_ Quando tem *falta* de... _apoio..._ ...faz das... _dele!_ É um... _amor!_ Eu, até, sei que não é de... _propósito!_ É... _tendencioso!_ 😀
Porque é que nunca se fala de ETFs neste canal? Sempre a bater na mesma tecla dos PPR e fundos de investimento com comissões elevadíssimas. Abaixo com o obscurantismo!
Aí está a resposta, a comissão. Claro que a maioria dos bancos/corretoras cobram custos de aquisição de UPs e custódia de títulos, no entanto esses valores não são tão apetecíveis quanto comissão de gestão.
09:07 *EXEMPLO PRÁTICO* Estimativa de imposto(*) ... (*) Exemplo ilustrativo que pode não ser aplicável a todos os casos devido ao enquadramento fiscal específico de cada contribuinte. *Recomendamos consultar um contabilista para analisar a sua situação concreta.* Conclusão: Pensar a *longo prazo...* _compensa!_ 😀
Por vezes (basicamente, sempre), tenho... _dúvidas..._ ...sobre... o *título...* deste... _programa!_ *Pé-de-meia* não tem a ver, *obrigatoriamente,* com... _investimento!_ Se, periodicamente, separar (sendo possível... que, de uma forma geral, não é)... _cem euros..._ ...considerando que, com a *perda de poder de compra,* fico com... _oitenta euros..._ ...não significa que não estou a... _poupar!_ Ou *quer...* _Sr. Camilóide?_ Na minha humilde opinião, deveriam haver *planetas* para... _imbecilóides!_ Infelizmente... _não há!_ Temos que *mudar* o... *estado...* ...das... _coisas!_ 😀
«Este programa é esforço inglório.» E, _curiosamente,_ o Sr. Camilo... ...já deveria saber... ...por... _portas e travessas!_ Na verdade, o *futuro* é... _negro!_ Mas não... Prever o *futuro* é... _apenas..._ ...para *gente...* _sobredotada!_ 😀
Máfia das telecomunicações com todos a quererem telefones topo e todos têm TV cabo. Eu tenho o telemóvel mais barato e quantos canais TDT há em Espanha e estão prometidos há tantos anos cá
Este *canal* de... _merda..._ ...é o *único* a dar *boas...* _notícias!_ Tirando... _este..._ ...só os *canais* de... _necrologia!_ (não há muitos) Fica a ideia que a *natalidade* está a... _evoluir!_ Daí, o *aumento* da *esperança* de... _vida..._ ...na... _Europa!_ Um dia destes dou o *peido mestre* e ficam todos a pensar que estou no... _céu!_ O que é o... _céu?_ É uma *extensão* do... _Ocidente!_ 🙃 😀
@@mariomatos6741 infelizmente este país depois do 25 de Abril já deu o peido mestre 3 vezes e nunca mais conseguiu recuperar e está já a caminho de dar o quarto peido mestre , felizmente já sou velhote e espero não estar vivo quando este país der o quarto peido mestre e conquistar o pódio do país mais pobre da UE, felizmente os meus filhos mal acabaram os cursos fugiram de Portugal, agora são meros turistas que visitam Portugal enquanto os pais estiverem vivos .
Bom dia. Parabéns pelo programa. A ideia que tenho dos PPR e segundo analises recentes-inclusive pela DECO, pois agora já existe um percurso histórico em relação a este tipo de aplicações, é que a rentabilidade não justifica, pois o que resta não justifica o investimento. Para quem não vê perspetiva de uso como benefício no IRS, não justifica fazer PPR. Estarei errada?
Muito bom dia srs Camilo Lourenço ,Pedro Lino! e todos vós aqui presentes Feliz dia
Faz diferença na rentabilidade. Mas vamos mudar estrategias de investimento para daqui a 4 anos vir a esquerda e repor os 28%? Portugal e a política são uma palhaçada.
Boa noite. Desde já o meu agradecimento por contribuir para a minha literacia financeira...tipo a dos meus pais ( depósitos a prazo e pouco mais)
O problema destas mudanças das regras a 'meio do jogo' é que agora baixou porque talvez dê jeito incentivo ao investimento, daqui a 8 anos temos alguma garantia que a taxa continua a ser 19,6%? Não, claro que não. O problema é que as regras mudam a qualquer altura. É só um desabafo.
Q1q
Parabens pelo programa...
Excelente iniciativa 👌
Parabéns pela excelente iniciativa mas a dúvida sobre o PPR é sempre a mesma: quando podemos levantar? Só na reforma ou nas condições muito especificas que surgiram, por exemplo agora com o COVID?
Uma pergunta, se alguém me souber responder. Se vender um apartamento para posteriormente proceder à construção de uma moradia, tenho de pagar mais valias? Ou conta como re-investimento em nova habitação permanente?
de que serve a taxa mais baixa de tributação se a rentabiliadade é muito mais baixa que um ETF?
Para quem tiver dúvidas consulte a legislação publicada em DR, Lei n.º 31/2024, de 28 de junho.
Comentário mt bem elaborado e c/ interesse para desmistificar o conceito de PPR!!👋
Esta alteração também se aplica aos fundos internacionais? Os que são comercializados em Portugal e estão sediados no Luxemburgo/Irlanda
Penso que sim, só devem estar excluídos fundos em paraísos fiscais.
19% passados 8 anos...que tristeza. Na rep checa passados 3 anos, pagam Zero.
Saiu um estudo, em que eram investidos 10 mil euros num ETF MSCI World, há 10 anos atrás, e ficavam ali parados "ao sabor do vento". O resultado foi: esses 10 mil, teriam valorizado para 30 mil ao fim desses 10 anos, uma rentabilidade anualizada de 12% bruta. Isto são valores brutos, é preciso depois descontar os impostos. E rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras.
Alguem consegue esclarecer se esta redução aplica-se a investimentos na bolsa (ações, ETF, etc) ou so se aplica a fundos de investimento?
Pelo que consegui perceber só se aplica a fundos. No entanto ETFs, são fundos, só que cotados em bolsa. A AT depois tem sempre interpretações da lei dúbias.
ETF ! Mto melhor que fundos de investimento !
tambem terá esta tributacao?
@@Pedrocerqueira22exato tb se aplica a ETFs
ETF também é um fundo, só que é cotado em bolsa.
Bom dia, Camilio. Tenho dúvidas se esta alteração da baixo do imposto de mais valias se aplica a todas as corretoras. Seria interessante concretizar das mais conhecidas em portugal quais as que estaram incluidas/excluidas. Obrigado pelo teu trabalho nesta área.
Não há qualquer distinção de corretoras. O que interessa é onde está domiciliado o produto financeiro.
Espectacular! 🎉🎉
«Espectacular!»
Também... _acho!_
Aliás...
Sou, até, muito *sensível* à... _espetacularidade!_
Este *canal* é, *curiosamente...* _especialista..._
...em *coisas* do... _outro mundo!_
Por exemplo...
...tirar [todos os] *macacos* da... _pobreza..._
...em vez de os... _enriquecer!_
😀
@@mariomatos6741 acho que teria feito melhor figura estando calado. Fiquei com a impressão de que não quis acrescentar nada constructivo ao comentário que fiz.
@@TidusVen
O teu comentário foi...
«Espectacular!»
«Fiquei com a impressão de que não quis acrescentar nada constructivo ao comentário que fiz.»
Tens toda a razão!
Como não havia nada a *acrescentar,* criei uma... _rábula!_
E, curiosamente, recebi uma... _resposta!_
«acho que teria feito melhor figura estando calado.»
Há *figuras* que não se... _recomendam!_
Nota:
Se, por qualquer motivo, tivesses *expandido* o teu... _comentário..._
...terias uma *expansão...* _extraordinária!_
Diria mesmo... _à medida!_
Mas não!
Mea Culpa!
😀
@@mariomatos6741 agradeço o entreternimento. Mudei de ideias, pode continuar a inundar o meu comentário de respostas absurdas.
A lei abrange investimentos em ETFS negociados em bolsas europeias que foram adquiridos através de corretoras ( sem dizer nomes, mas aquelas mais conhecidas)? Obrigado
É uma zona cinzenta, a lei fala em fundos de investimento. Um ETF é um fundo, negociado em bolsa. Agora resta saber a interpretação da AT.
Esclareçam-me uma dúvida: um PPR a saída paga 8% após o 8 ano certo?
Se eu colocar o PPR no anexo J e beneficiar do desconto fiscal so posso retirar na reforma certo? Mas aí pago 8 ou 28%?
Existem exceções na lei, que permitem resgate de PPR antecipadamente sem penalizações.
Ao ouvir este programa lembrei-me do dinheiro dos condomínios ... que geralmente também está a contas à ordem....muito dinheirinho parado
Boa noite, esta alteração à lei só se aplica a fundos de investimento, ou também a ETF e ações, portuguesas e estrangeiras? Muito obrigado
Tenho a mesma pergunta!
Um etf é um fundo de investimento! E sim é aplicado a investimentos estrangeiros desde que seja investido por uma corretora ou instituição financeira sediada na união europeia e sempre com as condições temporais associadas a essas mais valias.
@@YouRStube2 Será que a AT tem essa interpretação? Um ETF é um fundo negociado em bolsa
@@davidlguerrMas ser negociado em bolsa faz parte do negócio de um fundo de investimento!
Uma dúvida. Tenho um fundo de investimento subscrito há 2 anos. Se eu for fazendo os reforços numa base mensal desde o ano 1, e retirar o dinheiro depois dos 8 anos, a totalidade das mais valias pode ser taxada com a taxa mínima de 19,6%? Ou por os reforços terem sido ao longo do tempo não é valido a mesma taxa sobre todo o montante investido?
Bom dia, regra do first in, first out.. ou seja cada entrega tem de ter 8 anos e um dia para estar abrangida.
Esqueçam esses descontos ridículos nas mais valias, basta mudar a residência fiscal para Chipre e tem 0% nas mais valias nas ações e fundos de investimento e basta estar 2 meses a viver em Chipre ou então abrir empresa em Chipre , os fundos de investimento sediados em Portugal na sua grande maioria têm taxas de rentabilidade muito baixas não compensa investir nada em Portugal só compensa para os que têm baixíssima literacia financeira porque não têm conhecimentos suficientes para fazer investimento fora de Portugal.
como ter a residencia fiscal no chipre? ou mesmo abrir empresa?
Tem como dares mais info?
E imagina, que eu vou comprando activos em portugal e não vendo nada. Daqui a 20 ou 30 anos posso ir viver 2 meses no chipre e vender tudo e pagar 0 de imposto?
Lol
@@sjogosPT imagina daqui a 20 anos os teus activos sediados na tugolandia serem confiscados com pesados impostos porque Portugal está super falido e tem leis fiscais que não te permitem tirar esses investimentos de instituições financeiras portuguesas , imagina teres o azar de por a massa a ser gerida numa instituição financeira que vai à bancarrota estilo BES , Banif, Bpn etc , e por fim imagina o que é ter investimentos financeiros no país mais pobre da União Europeia , pois é quase 100% certo que Portugal será o país mais pobre da União Europeia, já falta muito pouco para chegar ao pódio .
O que esta gente quer é quem os mantenha na alta roda.
Boa Noite! Queria saber se já houve algum programa sb ETF's? Cprts RHS
Não houve e duvido que vá haver, não interessa vender isso por causa das comissões.
OK! Obrigado pela atenção. De qq modo continuo a assistir e faço votos de continuação de sucesso☝
Onde posso obter informações fidedignas sobre ETF's? Obrigada
@@margaritanicolau9489 ETFs, são fundos negociados em bolsa. São na sua maioria de gestão passiva, e também por norma seguem índices bolsistas ou commodities. É nesses produtos financeiros que eu invisto pessoalmente.
@@davidlguerr obrigado pelo seu esclarecimento.
Obrigado Camilo e Pedro, por mais um excelente conteúdo!
Uma dúvida, ETFs também são abrangidos pela redução da tributação das mais valias? Ou apenas fundos de investimento?
É uma zona cinzenta, a lei fala em fundos de investimento. Um ETF é um fundo, negociado em bolsa. Agora resta saber a interpretação da AT.
E se uma nova lei aparecer e dizer que tem que pagar 50%?
Alguém pode esclarecer se esta redução também será aplicada nos certificados de aforro? Obrigada
Bom dia, não será aplicada a certificados de aforro, apenas a instrumentos cotados ou fundos de investimento.
@@pedrolino-ts2nh obrigada
E nem aos depósitos a prazo.
Investimento em ETFs estão abrangidos por esta baixa de imposto? Como é que no dia de receber dividendos (ex: dentro de 30 anos) o estado sabe que estive a investir num broker durante 30 anos para obter esse beneficio fiscal?
Supostamente o broker comunica essas coisas...
Os ETF são abrangidos?
Sim claro
@@filipepinto4752 tem mais algum dado?
Esta alteração é só para subscrições feitas a partir da publicação da lei ou aplica-se a todos os fundos já subscritos?
Bom dia. Aplica-se a todos os fundos já subscritos. Se tem um fundo que subscreveu há 8 anos e um dia fica abrangido pela tributação mais reduzida.
@@pedrolino-ts2nh obrigada 😊
Ja tenho investimentos ha 3 anos...esses 3 anos anteriores já contam para reduzir o imposto de mais valias ou só começa agora a contagem dos anos?
É regra FIFO. Quando esse investimento dos 3 anos fizer 8, já tem direito.
Boa noite! 💯💫💫💫💫💫
28% p/ 20% ... em OITO ANOS de RETENÇÃO !!! Somente em PORTUGAL .. peloamordedeus !!! 🤦♀️🤔🥺🤡
Onde encontrar informação oficial sobre esta mudança do imposto de mais valia?
diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/31-2024-870265813
Lei n.º 31/2024, de 28 de junho
Esses descontos nas mais valias entrou em vigor quando? É que recebi dividendos de umas ações que possuo ha mais de 10 anos e descontaram-me 28% há uns 2 meses. Alguem sabe?
Dividendos nao são realização de mais-valias. E depende onde está sediado o banco ou correctora. Pode compensar englobar acções europeias no irs do ano seguintes tiver rendimentos baixos, mas o melhor é consultar um contabilista
@@pedromiguel-fs7ux sim vc esta correto,,,, Fiz confusao... Mas pensei que esse desconto abrangesse tb dividendos... Ja que a ideia do estado é incentivar a poupança, deveria incluir dividendos.... Açoes pelo n. de anos nao é sinonimo de poupança mas sim de risco... Pode um ano valer muito e o ano a seguir valer pouco... Esperar 8 anos para ter o desconto, pode nao compensar pq pode valer 0... AO passo que dividendos já é um fator para nao vender as açoes...
@@pedromiguel-fs7ux E se forem dividendos de acções detidas há mais de 8 anos?
@@universoALC E desde quando é que dividendos são poupança?
@@davidlguerr perca de tempo a comentar... Já tinha sido esclarecido... Tratou-se apenas de um equivoco!
Para a maioria dos Portugueses o mais difícil não é escolher o tipo de PPR em função do seu perfil de risco, é ter saldo para qualquer PPR, investimento ou poupança 😂
Mas têm para raspadinhas e Euromilhões... É só ver a quantidade de dinheiro que se gasta em jogos. E apostas desportivas. Se pegassem nesse dinheiro e investissem no mercado de capitais tinham hoje muito mais.
Agradeço ao @daniellopesdaal pela explicação dada sobre o desconto no imposto. A tabela apresentada no vídeo induziu-me em erro. No resto mantenho a minha opinião. Já agora, qual a comissão dos PPRs? Não seria importante falar nisso? Qual é o rendimento liquido do cliente no final do ano? Bem mais importante educar as pessoas em relação aos ETFs estilo iShares da Blackrock do que sobre PPRs, que na sua grande maioria, são uma grande roubalheira.
A questão é que os PPR rendem uma bela comissão de gestão, os ETF não. E é por isso que não interessa falar.
PPR = comissões e dinheiro preso
«Sinceramente, esta conversa foi feita de forma um pouco enganadora.»
Um... _pouco?_
E se lhe disser que *esta gente* está a entrar em *modo* de... _sobrevivência?_
Acredita?
Vou apenas e agora *colocar-me* na posição... _deles!_
«Se *eu* não lhes der, agora, neste momento, o que [eles] querem ouvir, estou... tramado!»
Mal sabem... _eles..._
...o que o *futuro* lhes... _reserva!_
Querem saber... _qual?_
Um *lugar* na *estação* de... _São Sebastião da Pedreira..._
...com *tudo* a que têm... _direito!_
😀
se lerem o DR, Lei n.º 31/2024, foi como a informação foi apresentada. quer gostem quer não, é essa a lei e no vídeo estão a ser corretos quanto à info apresentada.
@@daniellopesdaalobrigado pela referência da lei. É esta parte que se refere ao que foi falado? : São excluídos da tributação 10 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período superior a 2 anos e inferior a 5 anos;
b) São excluídos da tributação 20 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 5 anos e inferior a 8 anos;
c) São excluídos da tributação 30 % do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 8 anos.
Se é, não é um pouco diferente do que foi dito?
Poupança a longo praso significa que a entidade financeira fica segura que pelo tempo acordado pode especular com o dinheiro do cliente a vontade😂
Gente crescida a fazer fé no estado daqui a 8 anos 😂😂😂😂😂😂😂
8 anos? Ou seja 2 governos e novas alterações ao fim dos 8 anos
E se fôr uma casa, ao fim da 15 anos, como será ???
Qual o decreto do governo que altera a taxa das aplicações financeiras?
diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/31-2024-870265813
Lei n.º 31/2024, de 28 de junho
@@davidlguerr obrigado 👍
Prefiro investir por mim próprio e não pagar comissões a charlatões...
Bom dia, aplica-se a ETF’s?
Aplica-se a todos os activos mobiliários que possam ser detidos em carteira ao longo dos anos. Portanto, se o caro Ricky mantiver os seus ETFs em carteira durante 8 anos, só pagará os tais 19,6% quando finalmente decidir vender.
Claro que, até lá, o PS ainda volta para o poder e muda a lei...
@@afonsodeportugal Com a pressão da "geringonça"
Estes conselhos são só para papalvos, esta alteração fiscal é insuficiente para quem sabe de fiscalidade internacional.
Isso vale para o sp500?
O índice? Não... o índice não pode ser detido em carteira. Mas se for um ETF sobre o índice, como por exemplo o SPY, pode!
Eu fiz um PPR aos 40 anos, hoje tenho 50 anos. Todos os anos eu poderia reforçar o meu PPR com algo que eu poupava , agora já não posso fazer isso, acho que só complicam a vida as pessoas! Eu todos os meses poupo 50 € para o PPR. Agora dizem-me que para poder reforçar teria de fazer um novo PPR.
Mude o seu PPR de sociedade gestora. É gratuito e só tem de abrir conta na outra sociedade gestora e pedir a transferência do que tem.. a gestora é quem trata de tudo.
Qual a *desvantagem* das... _mais valias?_
Feitas as contas, cinquenta porcento do *lucro* vai à... _vida!_
Qual é, então, a... _vantagem?_
Há... _lucro!_
Qual a desvantagem?
Há *perdas* nos... _lucros!_
É, neste caso... _horripilante!_
Há uma *sensação* de... _perda!_
Como se... _resolve?_
Aumentando [substancialmente] as... _mais-valias!_
Não vai haver *liberal* (em Portugal) que... _aguente!_
Bom...
Haver, há...
...mas *envolve...* _sexo..._
...a... _sério..._
...entre... _humanos!_
😀
A TESLA numa semana subiu 32 % ! 😂😂😂
Nunca apostaria em ações da Tesla.
se quiser pedir a sua opinião sobre um investimento para o meu filho (24 anos) ,devo dirigir-me aqui ou pelo e-mail da cor do dinheiro ? Excelente programa, impossível falhar. Obrigado
Tem muita informação no TH-cam Fábio Roque (consistência) ser riquinho entre outros you tubers
@@zedinislourenco eu sigo "ser riquinho" mas não são corretores profissionais..estes influencers ...é preciso ter cuidado
Tanto influencer por aí quando os mercados apenas sobem... E o warren buffet a comprar US treasuries risk free a 5%. Cada um tire as suas conclusões.
@@jonibeep7513 se quer correctores de bolsa tem no canal xtb Portugal grátis a bolsa de Lisboa também deve ter cursos eu não pago por formação quando o TH-cam tem tudo
@@jonibeep7513 o seu filho ainda vai fazer trading 👍
O Sr. Camilo, na minha humilde opinião, tem um... _problema..._ (entre...inúmeros!)
Só *ouve* o que lhe... _interessa!_
E é muito *vocal...* _nesta matéria!_
Quando tem *falta* de... _apoio..._
...faz das... _dele!_
É um... _amor!_
Eu, até, sei que não é de... _propósito!_
É... _tendencioso!_
😀
Porque é que nunca se fala de ETFs neste canal? Sempre a bater na mesma tecla dos PPR e fundos de investimento com comissões elevadíssimas. Abaixo com o obscurantismo!
Aí está a resposta, a comissão. Claro que a maioria dos bancos/corretoras cobram custos de aquisição de UPs e custódia de títulos, no entanto esses valores não são tão apetecíveis quanto comissão de gestão.
09:07
*EXEMPLO PRÁTICO*
Estimativa de imposto(*)
...
(*) Exemplo ilustrativo que pode não ser aplicável a todos os casos devido ao enquadramento fiscal específico de cada contribuinte. *Recomendamos consultar um contabilista para analisar a sua situação concreta.*
Conclusão:
Pensar a *longo prazo...* _compensa!_
😀
Por vezes (basicamente, sempre), tenho... _dúvidas..._
...sobre... o *título...* deste... _programa!_
*Pé-de-meia* não tem a ver, *obrigatoriamente,* com... _investimento!_
Se, periodicamente, separar (sendo possível... que, de uma forma geral, não é)... _cem euros..._
...considerando que, com a *perda de poder de compra,* fico com... _oitenta euros..._
...não significa que não estou a... _poupar!_
Ou *quer...* _Sr. Camilóide?_
Na minha humilde opinião, deveriam haver *planetas* para... _imbecilóides!_
Infelizmente... _não há!_
Temos que *mudar* o... *estado...*
...das... _coisas!_
😀
Pé de meia inglório
Este programa é esforço inglório.
«Este programa é esforço inglório.»
E, _curiosamente,_ o Sr. Camilo...
...já deveria saber...
...por... _portas e travessas!_
Na verdade, o *futuro* é... _negro!_
Mas não...
Prever o *futuro* é... _apenas..._
...para *gente...* _sobredotada!_
😀
O motor da economia dos orçamentos do Costa foi o aumento do consumo privado
Este governo devia limitar os minutos de publicidade em horário nobre
Máfia das telecomunicações com todos a quererem telefones topo e todos têm TV cabo. Eu tenho o telemóvel mais barato e quantos canais TDT há em Espanha e estão prometidos há tantos anos cá
Máfia dos supermercados que consertam preços com lucros record
O caramelos mais de 70 por cento da população não poupa nada.
Vão tomar banho.
Com esta *rúbrica* do canal... _A Merda do Dinheiro..._
...fica-se a *pensar* que o *céu* é... _azul!_
Nada mais... _errado!_
😀
Estas máfias controlam a publicidade controlam a comunicação social. Viva o Costa abaixo a procuradora
Este *canal* de... _merda..._
...é o *único* a dar *boas...* _notícias!_
Tirando... _este..._
...só os *canais* de... _necrologia!_ (não há muitos)
Fica a ideia que a *natalidade* está a... _evoluir!_
Daí, o *aumento* da *esperança* de... _vida..._
...na... _Europa!_
Um dia destes dou o *peido mestre* e ficam todos a pensar que estou no... _céu!_
O que é o... _céu?_
É uma *extensão* do... _Ocidente!_ 🙃
😀
@@mariomatos6741 infelizmente este país depois do 25 de Abril já deu o peido mestre 3 vezes e nunca mais conseguiu recuperar e está já a caminho de dar o quarto peido mestre , felizmente já sou velhote e espero não estar vivo quando este país der o quarto peido mestre e conquistar o pódio do país mais pobre da UE, felizmente os meus filhos mal acabaram os cursos fugiram de Portugal, agora são meros turistas que visitam Portugal enquanto os pais estiverem vivos .