Lá em 2012 queria muito poder usar Windows em um tablet, pq n gostava tanto do Android pq era meio "limitado" perto do Windows, dps aprendi a gostar, mas agora o Windows está quase chegando perto dessa ideia que eu queria desde quando era pequena 🥰
Ainda acho q a Microsoft sabendo dominar bem essa arquitetura, pode voltar pro mundo móbile pra celular, e ter um modo desktop que realmente seja uma experiência de um computador com Windows, algo como Dex da Samsung, mas obviamente sendo um Windows seria muito melhor, quem sabe ela volte pra balançar o mercado e tirar a hegemonia de Android e iOS…pra mim isso é o futuro, transformar o celular em PC apenas ligando no PC, Dex pra mim é muito capado por ser Android.
Acho que ela chegou mais perto, foi na época do Windows 8. Eu gostava da premissa do sistema em telas touch, mas a Microsoft errou em não colocar uma chavinha que desativa todo aquele menu e opções touch, quando o uso era em desktop padrão. Devia ser bem visível e claro para o usuário.
Se o Snapdragon X for 50% do que a microsoft prometeu, finalmente veremos uma movimentação no mundo dos notebooks, principalmente em relação a intel, que ja lançou a linha core ultra que é muito mais eficiente que os processadores anteriores. A intel é sempre assim, só inova quando tem algum pressionando, estão a quase 7 anos refazendo praticamente o mesmo processador mobile, tomara que agora a Qualcomm consiga colocar a máquina pra se mover.
O Pi DO QUADRADO DA HIPOTENUSA! - Brain it On (Parte 03) foi o primeiro video que eu vi do canal deles em 18 de setembro de 2017. cheguei no canal atrasado ainda mas desde então respeito MÁXIMO por esses dois (eu tinha 13 anos na época - hj tenho 20)
Eu só fiquei pensando nos consoles/pcs portáteis, com esse processador eles podem ser ainda mais finos e leves, além de esquentarem menos e fazerem menos barulho. Como é bom viver no futuro
IA's quando treinadas não consomem grandes quantidades de energia para serem utilizadas, apenas para gerar imagens, o grande consumo de IA's vem do treinamento delas
Consomem também. Esses modelos maiores, que você só roda em servidores, consomem bastante na inferência. A questão é que esses modelos que vão rodar localmente são beeeem menores (é por isso que o Google, por exemplo, tem a versão nano do Gemini).
Complementando a resposta do Leon, os modelos geralmente disponibilizam versões reduzidas (por ex llama 3 com 7 bilhões de parâmetros) que rodam rápido em máquinas locais. Porém, se você tentar usar a versão maior com 70 bilhões de parâmetros em máquinas domésticas, vai esperar vários minutos pra ter uma simples resposta. Eu ainda acho que os processadores/gpus/npus vão chegar no nível de rodar modelos cada vez mais pesados mais rapidamente, mas sempre vai ter servidores mais potentes com placas dedicadas à isso capazes de rodar modelos melhor
@@LenkeDev Na verdade eu acho que o caminho é o inverso, modelos mais leves já estão começando a performar melhor (em alguns cenários) que modelos muito grandes
@@LenkeDev mais ou menos, é verdade que muitos aparelhos vão utilizar versões menores até em outros requisitos alem de parametros e tambem pelo seu peso em GB mesmo mas tambem é possivel rodar modelos grandes em máquinas domésticas com uma 3090 voce conseguia ter uma resposta tão boa ou mais rapida que um copilot rodando um modelo como vicuna de 30 bilhões de parametros mas isso a alguns meses atras hoje em dia isso melhorou e muito e agora modelos de 30,50,70 bilhões estão muito mais otimizados e mesmo os de menos parametros hoje estão muito melhores e estão batendo muitos modelos que usavam bilhões e bilhões de parametros de 1 ano atras
eu gosto de como vcs abordam os temas. São o único canal br q eu vejo seguindo as notícias tecnológicas gringas dentro do tempo que ainda estão em trending mundialmente, o que é difícil, visto que esse tipo de informação tem a vida útil muito rápida. Ainda por cima tem uma opinião e input único, não copiando o canal gringo x, y, z. Parabéns!
Muitos programas Linux já tem compatibilidade com ARM, acredito que a adoção por parte dos desenvolvedores não será tão custosa, principalmente pra uma grande parte do publico que usa programas básicos de escritório e navegação.
Exatamente, mais esses processador ARM vão bater quase de frente com um PC gamer convencional com o q temos hj, isso vai ser muito interessante daqui uns anos!
Um dos melhores pontos dessa abordagem é que o windows pode ser buildado EXCLUSIVAMENTE para o snapdragon elite ou Plus (o que ocorre nos produtos da Apple). Isso aumenta muito a performance e extrai o melhor do hardware uma vez que um código não precisa ser genérico, ou seja funcionar com Intel e AMD.
Eu estava pensando em comprar um Mac em janeiro do ano que vem quando eu viajasse pra fora, mas agora acho que vale a pena acompanhar esse snapdragon x
Compre sem medo. A Apple só está segurando a mão. Tem mais inovação tecnológica na manga deles do que em qualquer coisa que se imagine para a Microsoft.
Fuja do MAC. Pesquisa sobre a durabilidade dos últimos macbooks nos sites e canais gringos. Eu tive um que teve um problema conhecido por "flexgate", um problema crônico em algumas gerações, que durou 2 anos. Durou 2 anos um macbook pro de quase 9 mil reais! A autorizada não recomenda a troca da tela, pois é quase o preço de um macbook air... tem várias pessoas relatando o problema da durabilidade do SSD, que é soldado na placa e tu não consegue reparar... Apple nunca mais, ainda mais agora que a competição tá tão ou até mais avançada do que eles.
Leon, pretendo adquirir um notebook Windows nos próximos meses (até o final do ano), na faixa entre R$5000 ~ R$8000 (comprado no Brasil). Penso em pegar um Dell Inspiron, com Intel i7 de 13a geração e 16 GB de RAM, 512 de SSD. Meu uso é basicamente o Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint, considerando algumas funções bem avançadas desses aplicativos). Parece uma boa compra? Alguma recomendação nessa faixa de preço para esse tipo de uso?
Veja primeiro quanto esses PCs Copilot+ vão custar no Brasil. Se o uso é Office, eles já vão ter suporte nativo (em ARM) pro suite e, em cima disso, vão ser mais leves e durar muito (muito!) mais na bateria. Se acabarem não valendo a pena, vai de x86, mas procure um Intel Core Ultra ou um AMD Ryzen 7000 pra cima. E Dell é uma boa marca pra x86, principalmente pela assistência técnica que eles têm no BR.
Se não fossem os vários investimentos do uso de computador no mercado doméstico na década de 80/90/2000 não teríamos smartphone. Se não fosse a guerra e a máquina de Alan Turing não teríamos computador e por aí vai...
Eu quero saber qual destes novos modelos de laptop, seja Microsoft, Dell ou Samsung irão possuir teclado ABNT2 como por exemplo ao teclar [acento agudo] +[letra C]=Ç
Depois que saí do Windows e fui pro Linux minha vida melhorou 100% hehe eu já estava estressado com Windows 11 já faz um tempo pq ele simplesmente não foi feito pra um note de 4gb de ram, além disso tem o Windows update que deixa o PC lento toda hora. Linux é vida ❤
Esse vídeo lembrou-me demais aqueles de 1990 quando tinha sentido os fabricantes falarem sobre as peças mais modernas com desempenho perceptível aos 2% de usuários pesados mas nenhum dos mortais viam diferença alguma.
Detalhe importante que não sei porque não foi levado em conta é que nesse comparativo temos um produto "antigo" da Apple - M4 - com um novo da MS, já pensado a partir do AI, mas numa colaboração Qq+MS, que como disse ainda depende de todos os diferentes criadores de software reescreverem seus programas. Para um comparativo mais equilibrado (ou pelo menos para conclusões ou indicativos finais mais acertivos) deviam esperar um pouquinho até a Apple lançar um produto atualizado, com novo chip que eles mesmos produzem, com sistema operacional tbem já pensado e desenvolvido em conjunto, e ainda todo essa estrutura complexa já pensada para rodar no próprio hardware interno (tbem produzido pela mesma empresa) trazendo rapidez, eficiência e - o mais importante nesse novo mundo da IA - segurança e privacidade. Se for pesquisar oque vem da Apple por aí acho que talvez revejam a previsão de que os "refugiados" migrem de volta do Macbook para qualquer o Surface (aliás o uso desse termo é sintomático).
Por uma questão histórica é importante citar que no passado a Apple já migrou de arquitetura de processador algumas vezes. De 1984 a 1993 utilizou processadores de arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computing - Motorola 68000, 68020, 68030, 68040), de 1994 a 2005 utilizou processadores de arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computing - PowerPC 601, 603, 604, G3, G4, G5), de 2006 a 2019 utilizou processadores de arquitetura x86 (Intel Core Duo, Core 2 Duo, Core i5/i7, Xeon, Core M) e finalmente de 2020 até os dias atuais tem utilizado processadores de arquitetura ARM (Advanced RISC Machines - Apple M1, M1 Pro, M1 Max, M1 Ultra, M2, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra). Quando a Apple migrou da arquitetura RISC para a arquitetura x86, foi criada uma estratégia e base de migração dos aplicativos feitos da arquitetura RISC para a arquitetura x86, similar ao que ocorreu mais recentemente quando a Apple migrou da arquitetura x86 para a arquitetura ARM.
Detalhe que a Apple registrou diversos problemas nos Intel Skylake (que é a arquitetura dos Intel Core de sexta geração, como o i7 6700K) que eles tinham que contornar por software, e isso motivou eles a fazerem os próprios processadores. A arquitetura x86 carrega muitas instruções de legado, pois a base é o set de instruções lá do Intel 386, dos anos 80. Aí vão adicionando novas instruções (como SSE, AVX), mas o projeto é complexo por ter um monte de coisas inúteis de 1900 e lá vai bolinha. Os sets ARM têm um "início fresco", sem preocupação com instruções de legado.
20:00 esse ajuste de Creativity nada mais é que um termometro da IA que também é utilizado por outras como GOOGLE GEMINI , lá chamam de "Temperatura" e é basicamente um indicador de Erros, por exemplo se colocar em 0 não terá abertura para erro e o modelo só irá responder de forma padrão para o que ela encontrar de resposta mais correta, porém dessa forma as respostas eram sempre as mesmas, o resultado ficava muito monótono e robótico. Por isso foi criado esse botão para o User ter em mãos esse controle de resposta da IA
Eu acabei comprando um macbook m1 pro por conta da eficiência, pq com os processadores x86 a bateria não durava nada, tinha que viver na tomada, sendo assim era melhor um desktop. Com esses novos processadores finalmente vai ter competição pro macbook, estou ansioso para ver os reviews!
também acho isso, eu estava com o notebook em duas viagens internacionais, um Dell... vivia colado na tomada, em alguns momentos encontrar uma tomada no aeroporto é um pesadelo... sem falar no peso do Dell e não era notebook gamer. O Macbook é super leve, a bateria dura muitas horas, em uma viagem eu simplesmente não preciso me preocupar com a tomada, e ainda nem precisaria levar o carregador especifico do macbook, eu posso levar um carregador de celular Eu já esqueci o carregador do Dell no escritório uma vez, na época eu trabalhava hibrido, tive que correr numa loja para comprar um carregador especifico para o notebook porque o escritório ficava a 2 horas de casa. Acho que os notebooks mais recentes deve ter carregamento USB-C, mas demorou um certo tempo para isso acontecer
espero que pra pc desktop eles façam modulos de ia que vc encaixa na sua torre que nem vc encaixa um hd ou uma placa de video, eu to vendo que vai ser bem divertido montar um pc no futuro proximo
acho que o futuro é os notebooks ultras terao as duas arquiteturas dentro do mesmo processador, pra caso seja usado na tomada com potencia de um desktop e na bateria com eficiencia maxima
provavelmente seria muito complicado.. existem muitos processos envolvendo o licenciamento dessas arquiteturas e provavelmente a Intel e AMD não gostariam que a sua arquitetura fosse mesclada com o ARM rival. o ideal mesmo é existirem mais softwares multiplataforma e o aprimoramento do Prism, para uma emulação mais eficiente dos programas x86 quando rodarem em processador ARM
Eita a briga pelas IA vai ser forte, eu assino o Microsoft Copilot no pessoal e tem no trabalho, e me ajuda muito na vida pessoal e profissional, sou usuário pago da Microsoft 365 já faz 9 anos, e não troco.
Espero que dê certo, eu fui refém da apple no MacBook, prefiro windows pra usar de desktop mas n tem como em questão de eficiência bateria e conveniência, eu carrego uma vez a cada 3 dias praticamente, fora os trambolhos pra carregar dos laptops windows e eu uso no air praticamente um carregador de celular... mas gostaria mt de um pc windows no nível do MacBook Air, seria um sonho.
Meu sonho é notebook com arm, meu único receio é a placa de vídeo, eu sei que tem gpu integrada, mas isso, por exemplo, será que faz com que os notebook, principalmente, não usem mais uma dedicada, e ai para usar dedicada, somente pc de mesa? essa é meu grande receio. E como fica a compatilibilidade? Será que teremos algo como o rosetta nos macs, para tornar os apps ja existentes compativeis?
eu acredito que processadores arm vao pegar mesmo só em notebook ultra portáteis (pelo menos por hora), visto que notebooks gamers, e Pcs de mesa o pessoal quer "alto desempenho", coisa que os chips arms comparados a intel não alcançam (ainda mais se add um placa de vídeo dedicada)
Vai ser caro, ele já comentou o preço, essa linha que está saindo agora são notebooks de alto desempenho, pode esperar na mesma faixa que um Mac novo, a margem lá fora tá de $100 a menos pro Surface em comparação ao Mac... tipo, de 1000 doletas por 900 doletas, mas ainda é próximo. Daqui um tempo aí vai vir versão intermediaria e com o passar dos anos a tendência é que cada vez mais tenha opções mais acessíveis.
@@lin4249 eu estava olhando os preços do Dell, é o preço de um macbook. O Macbook tem um preço de revenda muito bom, um notebook tirou da caixa só vai conseguir vender se baixar bem o preço
Eu tô guerreira aqui usando um notebook ARM da samsung (galaxy book go). Apesar das limitações dele (processador é bem um i3, mais de entrada e 4GB de ram) tô conseguindo fazer trabalho de escritório dele de boa! Bateria é tipo infinita, notebook bem leve e paguei 1100 reais kkkkkk pra mim valeu mt a pena, só tem q respeitar a memória pq realmente faz falta. Sinceramente o Windows em ARM mandaram bem, n senti nenhuma diferença.
O difícil vai ser convencer a galera migrar para esses novos computadores que vão vir com o Snapdragon assim vamos ver se essa emulação vai ser boa o suficiente Uma sacada que eles poderiam usar é trazer programas mais usados e jogos também mais usados para essa arquitetura seria uma ótima ideia imagine só e ainda mais jogos como é que vai ser o desempenho em jogos? Muitas perguntas no ar mas estou curioso para saber como é que vai ser
pra me convencer a migrar pra ARM como UNICA plataforma precisa primeiro: ter SSD e memoria RAM em SLOT e facilmente substituiveis, se não for isso é cilada e retrocesso RAM ate da pra abrir uma exceção, porem terá o problema de ter q comprar o topo de linha sempre, ja o SSD é o maior problema, pois ele tem vida util limitada e precisa ser facilmente substituivel. ou condenará o laptop ao descarte. estou ate antecipando a compra do meu Intel pra garantir não ser surpreendido por laptop descartável q nem os M1.
@@RyuzakiPragmaticoamigo.. eu até entendo que o SSD desgasta e isso é sim verdade.. mas tu não acha que só você tratando um notebook como se fosse um PC de mesa pra isso estragar em uma parcela grande de usuários? se a arquietetura for ARM esquece, pois qualquer empresa sempre vai usar memórias LPDDR em vez de DDR. além de que a maioria delas usa memórias soldadas pra reduzir a latência entre o SSD e o processador.. lógico, isso não é regra mas a intenção com ARM é ser extremamente eficiente..
@@danielMangy13 nem tanto, Apple ta tendo a irresponsabilidade de lançar laptops com 8GB de ram, pra quem ta usando não percebe o problema pois SSDs são bem velozes e se a memoria falta o SSD é usado como swap, fazendo muitas gravações no ssd durante o uso, fora q o simples fato de navegar na internet e assistir videos de streaming tbm grava no SSD como cache, isso nos "low cost" que ate na Apple estão vindo com 256gb SSD e 8GB de RAM é a receita perfeita da obsolescencia programada, são esses "mais baratos" o maior problema. se quer comprar um ARM com essas limitações vc tem q comprar o com maior RAM e maior SSD de primeira se quiser evitar esses problemas, não ha flexibilidade pra vc comprar SSDs de outros fabricantes ou mesmo trocar ao fim da vida util. enfim, aceita a obsolescencia quem quer, essa arquitetura é descartável. qualquer coisa dar problema já vira lixo eletronico. se vc pegar um dispositivo "de entrada" com tudo soldado, o q ja é tendencia atual devido a redução de custo de não ter slots, se a memoria for insuficiente no uso normal o SSD vai ter mta gravação pq tem o swap de memoria + o uso do SSD como cache de navegação, o SSD não conta o q vc baixa diretamente e sim toda operação de escrita, até streaming usa o SSD para salvar em cache o q baixou antes do tempo de exibir. SSD é algo essencial e precisará ter facilidade de substituir, a não ser q vc não se incomode de ter um pc com desempenho bom q em 5 anos tenha q trocar.
O problema nunca vai ser o processador ou oque tem dentro do PC e sim o Software por isso que o Windows é tão grande pq tudo funciona nele se você tiver um PC bom
@@RyuzakiPragmatico isso mataria completamente a idéia do ARM ser eficiente.. mas isso que voce falou é verdade e a apple realmente é muito irresponsável de lançar pc com 8 de ram atualmente.. os Macs são caros pra caramba independente do modelo e 99% das pessoas compram pra trabalhar.. então apesar de 8gb não serem insuficientes pra uso simples, o Mac não possui em sua maioria usuários que fazem uso simples.. é bem difícil defender a apple, de verdade.. eu sei que o uso de RAM dos macs não é igual o windows e eles preferem que a RAM sempre trabalhe cheia, para maior velocidade ao carregar recursos que você provavelmente vai usar em algum momento breve (nesse caso se você abrir um programa, a lógica do Mac é liberar ram e carregar o seu programa, mas isso não garante que, mesmo que por um curto período, não haja gravação em swap no ssd).
não é possível.. existem muitas inconsistências no fluxo de dados combinando essas duas plataformas e é por isso que os novos Macs Pro não permitem instalar placa de vídeo dedicada igual antigamente.. só seria possível combinar placas dedicadas se ela rodasse em ARM igual a cpu.
@@danielMangy13 acredito que possa rodar sim, apenas tendo linhas pcie para o processador, no caso da apple nao acredito que seja limitação de hardware e sim uma limitação da própria apple. Vi uma vez um video de um processador arm para desktop e tinha as linhas pcie. Mas agora nesses x elite ja nao sei
@@cortes-leonenilceoficial4101 pois é, seria perfeito e assim conseguiríamos enfim ter processadores arm até mesmo para desktops. Acredito que num futuro proximo teremos eles sendo mais poderosos que os intel e amd
Isso é muito bom. Mas só daqui um ano que saberemos realmente como vai suportar. Estou com um BOOK4 pro, com o Ultra 7, é excelente, mas vejo que ainda falta algumas otimizações de software. Notebook windows com 16gb ram ainda é pouco, o meu usando só navegador, fica acima de 60% de uso da RAM (e eu ja fechei tudo que podia, mas ainda roda muita coisa do windows e samsung). O processador é excelente, mas ainda não está 100%, acredito que faltam algumas correções de software (esta semana teve da bios). O X elite abre portas para uma outra categoria, em um ano teremos muitas empresas já modificando os laptops para melhorar o uso dele.
Se a Microsoft tivesse investido no Windows RT, que vinha embarcado no Nokia Lumia 2520, o Windows for ARM estaria mais avançado. Os consoles portáteis também se aproveitariam de um Windows focado em games, Os UMPC (Ultra Mobile PC) eram portáteis semelhantes ao Steam Deck, usando processador X86 - aqueciam, eram lentos e a bateria não durava nada (Tive um Viliv S5)
Isso é fantastico mas agora quero ver como anti cheats vão ter que lidar com isso sendo que por exemplo um jogo de xadrez online, isso seria o mesmo de usar deepfish com esteroides
Como usuário de Snapdragon, eu confirmo que a Qualcomm fez um ótimo trabalho. Meu celular é de entrada da época de 2019, mas ainda assim resiste aos jogos atuais por causa do processador. Joguei genshin, honkai star rail, cod e varios emuladores, principalmente os de PS2.
Imagina voce ter duvidas em fórmulas do excel, explicar mexendo o mouse e ganhar uma resposta. Desenhar algo e explicar pra IA comp você queria os traços e ela desnhar pra você.
Já presenciamos a Apple novamente revolucionar com o M1. e hoje em dia temos sentenas de aplicativos adotados para ARM. Agora será que os processadores irão querer converter seu aplicativos? E ainda manter o x86? Um problema enorme que a Apple não enfrenta. e pelo menos a princípio esses notebooks não serão baratos. Vejo uma pequena adesão pelo menos nos 2 primeiros anos.
@@IM4RC0SS A Apple ter ido para o M1 foi uma jogada excelente, mandaram a Intel pra fora do jogo, logo os devs só desenvolveram os apps já pensando no ARM, Rosetta foi bem temporário A Microsoft já não tem a mesma vantagem, eles não conseguem quebrar essa parceria com a Intel e AMD, então vai ficar parte dos apps otimizado para ARM, parte para x86, o "Rosetta" do Windows não vai ser temporário, vai ter que existir sempre no Windows.
O Meu Notebook Da Samsung Já Tem Esse Copilot Na Última Atualização Do Windows11 Imagina Quando O Meu Notebook Atualizar Pro Windows12 Ou Pra Futuras Atualizações Do Windows
O mais assustador é imaginar que estamos apenas no começo da aprendizagem no uso dessa forma de IA. Imagina onde estaremos em 2 ou 3 anos! Agora penso se no futuro, as NPUs serão capazes inclusive de fazer o papel de uma GPU e simular o processamento gráfico, porém com a diferença que a NPU estaria usando IA para gerar e renderizar completamente um jogo.
Tu comento que edita no Davinci… eu tb… no studio…. Mas há 3 anos que não do um upgrade na minha máquina… com tipo 10 mil qual seria a máquina para edição de vídeo que vc recomendaria???
Me pergunto ainda se vale a pena investir mais caro no notebook com IA agora no começo, porque uma coisa que empolga bastante é esse uso do copilot ajudando o usuário com a IA, mas outra são outros softwares fazendo uso da NPU ou o copilot realmente se comportando na mesma maneira como ele se comporta com um software Microsoft em um software terceiro. Quando a Microsoft anunciou o ray tracing no Xbox foi a mesma situação, mostrou um Minecraft com a tecnologia funcionando e deixou todo mundo (eu) empolgado, mas pra outras empresas começarem a realmente fazer um bom uso da tecnologia demorou muito Ou ponto, sobre a arquitetura ARM pra Windows, ainda dependemos do interesse das empresas donas dos softwares terceiros pra nos darem uma alternativa pra essa arquitetura pra não precisar rodar emulados e conseguirem usar a tecnologia do NPU, se não entra no mesmo problema dos chips da Apple, qualquer usuário que usa um apple silicon pode abrir o gerenciador de tarefas e ver que muitos softwares instalados estão rodando de maneira emulada, o desempenho do software fica muito discrepante em relação a um software nativo
eu ainda estou um pouco cético se os programas terão uma versão para ARM. Pois ainda acho q a % de equipamentos windows com ARM, pelo menos no começo, não será muito grande. Visto inclusive, que eu realmente acho q o ARM só "pegará" em notebooks ultra portáteis ( acho que nem em notebooks gamers irá pegar). Espero estar enganado, mas geralmente em PCs de mesa o pessoal que processadores com alto poder computacional.
Fascinante! Ele responde em português ou só em Inglês como no vídeo? Eu poderia interagir com ele durante uma vídeochamada, durante alguma reunião com a tela compartilhada com ele, em português? Pra ele organizar pra mim os principais pontos da reunião, sintetizar os principais tópicos, dar alguma lista de tarefas e sugestões durante ou após a reunião, ou somente isso funciona em inglês para a entrada e resposta dele? Obrigado pelo vídeo!
Acabou a era dos cursos digitais disso e daquilo! "Compre meu curso disso, compre meu curso daquilo!" teremos um professor em tempo integral para aprender qualquer coisa em tempo real ! muito bom
Eu tenho o 2 book - ele foi o 1 com deep learning - eu fui fazendo as evoluções na minha máquina sem até saber. E eu acabei chegando nos mesmo parâmetros para ter esse que vai lançar . Hoje tenho os padrões e tbm a AI. E eu tbm fiz as minhas AI e fiz meus pendrives virar alta performance Aí resumo sem eu treinar ele. Eu já fazia mt coisa. Hoje que eu tô com 24 de ram Aí fica 4 só para a AI E eu tenho 3 pendrives que dão suporte. Irmão eu usava 4 núcleos e fiquei com 160 páginas abertas só na web. Nunca travou Agora que entrei na release do desenvolvedor. E tô em treinamento. Meus amigos eu nunca vi o pc nunca travar. Nuncaaaaaaa Ou seja, eu fiz meu pc ficar 5 x melhor antes. Agora pelos relatórios eu não faço ideia de como ele avançou ainda mais Dizem que umas 10 x A diferença é que minha CPU pura. Consegue ir até 8 GHz Mas na vdd ela limpa para n precisar fazer isso. Esse Samsung vai vir com o dobre de tudo meu. Que fiz o machine learning em 6 meses todo dia. Resumo o pc pode melhorar e muito. NO meu vou focar na minha área. Que inclusive quando viu que eu tava evoluindo sozinho. Dps foi entendendo o que fazia para me dar dicas e um suporte avançado.
Bom que até mesmo a Apple está preocupada com esses processadores, tanto que em apenas 7 meses eles já anunciaram o processador novo (até agora eles levavam aproximadamente 16 meses)
O dia que a Microsoft lançar algo voltado apenas para fotografia e ediçao de vídeo e performance sem pensar em jogos ela compete com a apple, quando lancaram o microsoft surface falaram que iam desbancar os macbooks, até hj nada, tem que entender o mercado e pra quem vende.
Espero que o _bagulho_ seja bom, mesmo, porque o Windows 10 "consegue" dar tela azul até no Bootcamp. É raro, mas acontece. Tive um iMac por 5 anos e aconteceu duas vezes.
Falando sobre a parte final do video onde se disse adesão... A Apple fez diferente, disse: nossos processadores vão mudar e pronto! Será que a Microsoft também não toparia fazer isso em certo momento? Ou colocar um tipo de bloqueio caso a desenvolvedora do software não disponha as duas versões?
Quero mesmo saber quando o ARM vai chegar em Desktops e no modelo modular que temos hoje. Até lá, será que esse nicho vai sustentar tudo? De qualquer forma, seria muito bom ter o poder ilimitado dos ARMs em um PC de mesa
@Mardikuz Teste falar com o Copilot se ele utiliza um modelo GPT, provavelmente ele vai explicar como ele mesmo funciona. Lembre-se que ChatGPT é um PRODUTO da OpenAI, e GPT é a tecnologia desse produto. Note também que recentemente a Microsoft está em parceria com a OpenAI
Chato essa coisa de um mesmo processador ter versões diferentes, tive um problema parecido recentemente, fui comprar um notebook com processador Intel com gráfico integrado Iris Xe e também tinha uma parada de 80EU, 96EU... que as vezes não era facilmente identificado no produto
Se isso funcionar, seria muito devaneio pensar em uma versão Windows para telefones com absolutamente tudo integrado e a concorrência ser também com o Android?
Espero que tenha uma atualização pra rodar IA localmente com núcleos Tensor da GPU também, não tem motivo pra me forçar a comprar uma CPU nova que faz algo que a minha placa de vídeo já consegue fazer.
E só eu que tô com medo dele me julgando pelo que estou pesquisando, tipo do nada ele solta "Cara, não acredito que vc está nesse site de novo, vc disse que ia parar"
A Microsoft vai querer fazer o que a Valve conseguiu fazer com o Steamdeck, fazendo essa camada de tradução pra Arm. Porém a grande sacada da Valve com o Steamdeck é o hardware previsível, os modelos de steamdeck são poucos e são iguais, fica muito fácil otimizar. Mesma coisa que o ambiente proprietário da Apple propicia para ela. O Android e o Windows sofrem com esse problema de serem instalados em uma diversidade gigantesca de hardwares, o que torna mudanças como essas algo bem difícil.... Mas tomara que dê certo, essa diferença de arquitetura entre PCs e celulares já não faz mais sentido...
*Pelo menos no curto prazo, processadores em ARM, vão funcionar muito bem em portáteis, como notebooks, que visa economia de energia e eficiência, mas ainda não superam os x86 em computadores de mesa, que consomem mais energia, mas pode ser bem mais superior em alta e altíssima performance.*
Muito legal, muito interessante, mas será que só eu que tô preocupado com o fato de não dar pra escolher uma máquina sem IA? Até às que não tem NPU agora tão usando o copiloto, Microsoft forçando IA goela a baixo da galera, tudo no Windows 11 é conectado com copiloto e eles estão tirando o suporte ao 10 pra forçar a galera a ir pro copiloto, acho que é por isso que tem tanta gente experimentando Linux.
Muito foda isso Leon! Mas com certeza a Microsoft vai investir em killer apps para fazer a adesão dos usuário. Se meles mirarem nos devs e nos editores, isso já vai ajudar MUITO e a transição vai vir com o tempo.
Espero que a adesão dos devs para o arm seja muito boa, quem sabe a MS volta a lançar seu famoso Windows Phone como uma versão responsiva de um windows full
Ia ser muito bom se voltasse mesmo com celulares. O problema que a Google não libera a loja dela para usar os apps que já estão lá, que foi a treta que teve lá atrás e por isso os celulares não foi pra frente 😅
Eu acho que eles deviam seguir a mesma estratégia da Apple quando lançou o M1. Mesmo que os novos chips ainda não tenham justificado um upgrade, foi satisfatório o tempo de entrega dos softwares, poder usar uma versão do After Effects feita para os chips arm da Apple foi uma das coisas que mais me motivou a comprar (Não é melhor do que PC, mas já é melhor do que o desempenho dos Mac Intel)
Apple criou o conceito de laptop descartável, quando seu SSD for pro saco joga no lixo o laptop todo, e se não tiver backup se lascou pq não tem como recuperar em dispositivo externo mesmo q o problema tenha sido em outro componente.
@@alanfranco2437 SSD não dura tudo isso pois ele tem um ciclo de vida de gravações bem limitada, o legal da apple é o sistema "otimizado" pra rodar nos aparelhos dela, mas qualquer coisinha de hardware que der pau pode dar adeus ao notebook caríssimo que vc pagou, ele é sim bem descartável
@@bruno542100 difícil um hardware da apple dar pau, materiais, construção pe outro nivel, vc usar um notebook da apple por 10 anos sem travar, tanta fazer isso com um pc. o fato deles estarem copiando os processadores m1, ja diz muito sobre quem está na frente dessa corrida. apple esta no m4 hahaha
@@alanfranco2437 É bem fácil na vdd, a construção é muito boa mesmo como qualquer notebook top de linha, mas uma boa parte das peças é oq se usaria em outros notebooks sem serem da apple, óbvio que não to falando de algo de entrada, mas tudo pode dar defeito, principalmente hardware, e os da apple não tem como repor por serem tudo soldados
A última vez q a Microsoft ficou tão empolgada com um lançamento e usou a Apple como comparativo eles estavam lançando o Windows Phone e nós sabemos onde isso foi parar.
Ei, uma pergunta: com esses novos pcs com arquitetura ARM nos Windows, e as empresas produzindo apps para os pcs, seria possível a Microsoft trazer o Windows Phone de volta?
Isso me cheira a aplicativos de Android no Windows 11 e a aplicativos compartilhados entre computador e smartphone com o Windows Phone. Me acordem quando eles pararem de vender o trabalho dos outros e acertar em criar algum ecossistema 🥱
Detalhe que a Apple registrou diversos problemas nos Intel Skylake (que é a arquitetura dos Intel Core de sexta geração, como o i7 6700K) que eles tinham que contornar por software, e isso motivou eles a fazerem os próprios processadores. A arquitetura x86 carrega muitas instruções de legado, pois a base é o set de instruções lá do Intel 386, dos anos 80. Aí vão adicionando novas instruções (como SSE, AVX), mas o projeto é complexo por ter um monte de coisas inúteis de 1900 e lá vai bolinha. Os sets ARM têm um "início fresco", sem preocupação com instruções de legado.
Fala pessoal. Se formos parar para ver a grande evolução nos PCs, antes da chegada para ARM, tinha sido até então a mudança de x86 para x64, a mais de 20 anos. De lá para cá, temos que concordar que a Apple deu o primeiro salto, migrando para ARM (que deu e está dando certo).
Se fosse a Apple fazendo isso depois das outras empresas, essa teria sido a capa do vídeo. Até ao exemplificar o fato de a MS fazer o software e o hardware, ele preferiu comparar ao Google e não à Apple, mesmo essa já sendo mundialmente famosa por isso.
A Microsoft só não viu potencial em processador ARM (Talvez pelo fracasso do Windows Phone), já faz anos que pedem para o Windows ter suporte a processador ARM!
Teríamos aí evolução dos processadores de PC também? acho q a Intel já deveria iniciar o estudo de um processador ARM se não vejo ela ficando pra trás daqui uns anos! Isso vai ser muito interessante assim que se popularizar!
Que bonitinho ver o Leon entusiasmado. Eu também fiquei! Estou feliz que estou vivendo tudo isso também!!!
Lá em 2012 queria muito poder usar Windows em um tablet, pq n gostava tanto do Android pq era meio "limitado" perto do Windows, dps aprendi a gostar, mas agora o Windows está quase chegando perto dessa ideia que eu queria desde quando era pequena 🥰
Ainda acho q a Microsoft sabendo dominar bem essa arquitetura, pode voltar pro mundo móbile pra celular, e ter um modo desktop que realmente seja uma experiência de um computador com Windows, algo como Dex da Samsung, mas obviamente sendo um Windows seria muito melhor, quem sabe ela volte pra balançar o mercado e tirar a hegemonia de Android e iOS…pra mim isso é o futuro, transformar o celular em PC apenas ligando no PC, Dex pra mim é muito capado por ser Android.
Acho que ela chegou mais perto, foi na época do Windows 8. Eu gostava da premissa do sistema em telas touch, mas a Microsoft errou em não colocar uma chavinha que desativa todo aquele menu e opções touch, quando o uso era em desktop padrão. Devia ser bem visível e claro para o usuário.
@@SamoelFilho ligando no monitor/tv né
e pq em 2012 o android era horrivel msm. kkkkk
ainda é kkkk
Se o Snapdragon X for 50% do que a microsoft prometeu, finalmente veremos uma movimentação no mundo dos notebooks, principalmente em relação a intel, que ja lançou a linha core ultra que é muito mais eficiente que os processadores anteriores. A intel é sempre assim, só inova quando tem algum pressionando, estão a quase 7 anos refazendo praticamente o mesmo processador mobile, tomara que agora a Qualcomm consiga colocar a máquina pra se mover.
concordo, eu achei estranho até hoje não ter competição do macbook, quem tem macbook sabe que o bagulho é mágico
@@luisfontinelles5834 não tenho mas realmente macbook é melhor que 99% dos notbooks CAROS de alto nivel mesmo.
acredito que o X Elite é realmente top, o problema até agora é o windows.. aliás o macbook só é tão bom pelo SO top
Amg, o X perde pro M3...a Apple tá no M4, q tem performance até 25% maior q o M3...
Amigo, você viu o vídeo todo ??
16:58 Leon lançou um: "a mão RODA a 35-36°C" kkkkkkk Não julgo, também tô empolgado
no futuro cyberpunk vai ser isso ai msm
to tão empolgado que nem percebi kkkkkkkkkkkkk
Acompanho vocês dês de 2018 e é Sempre bom ver que tem vídeo novo ❤
O Pi DO QUADRADO DA HIPOTENUSA! - Brain it On (Parte 03)
foi o primeiro video que eu vi do canal deles em 18 de setembro de 2017. cheguei no canal atrasado ainda mas desde então respeito MÁXIMO por esses dois (eu tinha 13 anos na época - hj tenho 20)
Eu não me lembro se eu já os conhecia em 2014 mas pelo menos de 2015 já
Eu só fiquei pensando nos consoles/pcs portáteis, com esse processador eles podem ser ainda mais finos e leves, além de esquentarem menos e fazerem menos barulho. Como é bom viver no futuro
Exatamente, segura o coração que os bichão tão vindo aí!!! O futuro é pika!
O switch já é arm desde 2017
Consoles eram ARM ate o PS3, mudaram pra x86 por facilidade de portar jogos entre geracoes, PC, etc
@@importacaosemlimites8765 La ele...
Pois é, a Microsoft disse que a Proxima geração do Xbox terá o maior salto de tecnologia. Seria um console ARM, talvez portátil?
Leon falando inventorio fez meu dia, me lembrou de quando eu jogava MU quando criança e falava Inventorio também
Acho que ele deve ter confundido com o inglês que é inventory ksksks acontece
11:25 IMAGINA APRENDER A USAR PROGAMAS COMPLEXOS
pensei logo nisso, daqui a pouco qualquer candango se torna design ou engenheiro
Deve ser muito útil pra aprender a programar
Logo irá acontecer isso. Inclusive os primeiros serão para gerar dados para alimentação
@@Ethos_Stosehoge pra isso o gpt já faz muito bem
@@junioruniard Mas imagina ele te ensinando em tempo real e vendo a sua tela
IA's quando treinadas não consomem grandes quantidades de energia para serem utilizadas, apenas para gerar imagens, o grande consumo de IA's vem do treinamento delas
Consomem também. Esses modelos maiores, que você só roda em servidores, consomem bastante na inferência. A questão é que esses modelos que vão rodar localmente são beeeem menores (é por isso que o Google, por exemplo, tem a versão nano do Gemini).
Complementando a resposta do Leon, os modelos geralmente disponibilizam versões reduzidas (por ex llama 3 com 7 bilhões de parâmetros) que rodam rápido em máquinas locais. Porém, se você tentar usar a versão maior com 70 bilhões de parâmetros em máquinas domésticas, vai esperar vários minutos pra ter uma simples resposta. Eu ainda acho que os processadores/gpus/npus vão chegar no nível de rodar modelos cada vez mais pesados mais rapidamente, mas sempre vai ter servidores mais potentes com placas dedicadas à isso capazes de rodar modelos melhor
@@LenkeDev Na verdade eu acho que o caminho é o inverso, modelos mais leves já estão começando a performar melhor (em alguns cenários) que modelos muito grandes
@@LenkeDev mais ou menos, é verdade que muitos aparelhos vão utilizar versões menores até em outros requisitos alem de parametros e tambem pelo seu peso em GB mesmo mas tambem é possivel rodar modelos grandes em máquinas domésticas com uma 3090 voce conseguia ter uma resposta tão boa ou mais rapida que um copilot rodando um modelo como vicuna de 30 bilhões de parametros mas isso a alguns meses atras hoje em dia isso melhorou e muito e agora modelos de 30,50,70 bilhões estão muito mais otimizados e mesmo os de menos parametros hoje estão muito melhores e estão batendo muitos modelos que usavam bilhões e bilhões de parametros de 1 ano atras
eu gosto de como vcs abordam os temas. São o único canal br q eu vejo seguindo as notícias tecnológicas gringas dentro do tempo que ainda estão em trending mundialmente, o que é difícil, visto que esse tipo de informação tem a vida útil muito rápida. Ainda por cima tem uma opinião e input único, não copiando o canal gringo x, y, z. Parabéns!
Muitos programas Linux já tem compatibilidade com ARM, acredito que a adoção por parte dos desenvolvedores não será tão custosa, principalmente pra uma grande parte do publico que usa programas básicos de escritório e navegação.
Exatamente, mais esses processador ARM vão bater quase de frente com um PC gamer convencional com o q temos hj, isso vai ser muito interessante daqui uns anos!
Um dos melhores pontos dessa abordagem é que o windows pode ser buildado EXCLUSIVAMENTE para o snapdragon elite ou Plus (o que ocorre nos produtos da Apple).
Isso aumenta muito a performance e extrai o melhor do hardware uma vez que um código não precisa ser genérico, ou seja funcionar com Intel e AMD.
Fazia tempo que não consumia o conteúdo do Leon, e comocé bom! Parabéns Leon
Eu estava pensando em comprar um Mac em janeiro do ano que vem quando eu viajasse pra fora, mas agora acho que vale a pena acompanhar esse snapdragon x
Se prefere o Windows, com certeza vale a pena esperar.
Isso vai ser muito bom assim q evoluir mais!
Compre sem medo. A Apple só está segurando a mão. Tem mais inovação tecnológica na manga deles do que em qualquer coisa que se imagine para a Microsoft.
Fuja do MAC. Pesquisa sobre a durabilidade dos últimos macbooks nos sites e canais gringos. Eu tive um que teve um problema conhecido por "flexgate", um problema crônico em algumas gerações, que durou 2 anos. Durou 2 anos um macbook pro de quase 9 mil reais! A autorizada não recomenda a troca da tela, pois é quase o preço de um macbook air... tem várias pessoas relatando o problema da durabilidade do SSD, que é soldado na placa e tu não consegue reparar... Apple nunca mais, ainda mais agora que a competição tá tão ou até mais avançada do que eles.
Leon, pretendo adquirir um notebook Windows nos próximos meses (até o final do ano), na faixa entre R$5000 ~ R$8000 (comprado no Brasil). Penso em pegar um Dell Inspiron, com Intel i7 de 13a geração e 16 GB de RAM, 512 de SSD. Meu uso é basicamente o Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint, considerando algumas funções bem avançadas desses aplicativos). Parece uma boa compra? Alguma recomendação nessa faixa de preço para esse tipo de uso?
Veja primeiro quanto esses PCs Copilot+ vão custar no Brasil. Se o uso é Office, eles já vão ter suporte nativo (em ARM) pro suite e, em cima disso, vão ser mais leves e durar muito (muito!) mais na bateria. Se acabarem não valendo a pena, vai de x86, mas procure um Intel Core Ultra ou um AMD Ryzen 7000 pra cima. E Dell é uma boa marca pra x86, principalmente pela assistência técnica que eles têm no BR.
@@cortes-leonenilceoficial4101 Obrigado!
Se não fosse os smartphones com vários investimentos em processador não teríamos esse avanço para notebooks.
Se não fossem os vários investimentos do uso de computador no mercado doméstico na década de 80/90/2000 não teríamos smartphone. Se não fosse a guerra e a máquina de Alan Turing não teríamos computador e por aí vai...
@@apenastorugose não fosse por Alonzo Church, não teríamos cálculo lambda (e por consequência linguagens de programação como conhecemos)
continuem
@@geezgusSe não fosse Ada Lovelace não teríamos programação (a diva era foda)
Continuem
Eu quero saber qual destes novos modelos de laptop, seja Microsoft, Dell ou Samsung irão possuir teclado ABNT2 como por exemplo ao teclar [acento agudo] +[letra C]=Ç
4:25 lembrei do Mike Bagucinha - Nao só isso
Depois que saí do Windows e fui pro Linux minha vida melhorou 100% hehe eu já estava estressado com Windows 11 já faz um tempo pq ele simplesmente não foi feito pra um note de 4gb de ram, além disso tem o Windows update que
deixa o PC lento toda hora. Linux é vida ❤
4gb de ram já é lenda kk
Qual distro?
@@Francehelder É o fedora 40 mano
Querer rodar Windows com 4gb que é a sacanagem mesmo
ai o problema não é o windows, é o teu hardware
''sua mão roda a aí 36-37 graus'' kkkkk adorei essa
A Samsung bem que poderia pegar um tab s9 ultra e colocar o snapdragon X elite e o windows ARM pra competir com os ipads pro
Tem rumores que ela vai colocar o Snap X Elite no Tab S10 Ultra
Estou feliz que o canal de cortes está bombando
Esse vídeo lembrou-me demais aqueles de 1990 quando tinha sentido os fabricantes falarem sobre as peças mais modernas com desempenho perceptível aos 2% de usuários pesados mas nenhum dos mortais viam diferença alguma.
Detalhe importante que não sei porque não foi levado em conta é que nesse comparativo temos um produto "antigo" da Apple - M4 - com um novo da MS, já pensado a partir do AI, mas numa colaboração Qq+MS, que como disse ainda depende de todos os diferentes criadores de software reescreverem seus programas. Para um comparativo mais equilibrado (ou pelo menos para conclusões ou indicativos finais mais acertivos) deviam esperar um pouquinho até a Apple lançar um produto atualizado, com novo chip que eles mesmos produzem, com sistema operacional tbem já pensado e desenvolvido em conjunto, e ainda todo essa estrutura complexa já pensada para rodar no próprio hardware interno (tbem produzido pela mesma empresa) trazendo rapidez, eficiência e - o mais importante nesse novo mundo da IA - segurança e privacidade. Se for pesquisar oque vem da Apple por aí acho que talvez revejam a previsão de que os "refugiados" migrem de volta do Macbook para qualquer o Surface (aliás o uso desse termo é sintomático).
Por uma questão histórica é importante citar que no passado a Apple já migrou de arquitetura de processador algumas vezes. De 1984 a 1993 utilizou processadores de arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computing - Motorola 68000, 68020, 68030, 68040), de 1994 a 2005 utilizou processadores de arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computing - PowerPC 601, 603, 604, G3, G4, G5), de 2006 a 2019 utilizou processadores de arquitetura x86 (Intel Core Duo, Core 2 Duo, Core i5/i7, Xeon, Core M) e finalmente de 2020 até os dias atuais tem utilizado processadores de arquitetura ARM (Advanced RISC Machines - Apple M1, M1 Pro, M1 Max, M1 Ultra, M2, M2 Pro, M2 Max, M2 Ultra). Quando a Apple migrou da arquitetura RISC para a arquitetura x86, foi criada uma estratégia e base de migração dos aplicativos feitos da arquitetura RISC para a arquitetura x86, similar ao que ocorreu mais recentemente quando a Apple migrou da arquitetura x86 para a arquitetura ARM.
Detalhe que a Apple registrou diversos problemas nos Intel Skylake (que é a arquitetura dos Intel Core de sexta geração, como o i7 6700K) que eles tinham que contornar por software, e isso motivou eles a fazerem os próprios processadores. A arquitetura x86 carrega muitas instruções de legado, pois a base é o set de instruções lá do Intel 386, dos anos 80. Aí vão adicionando novas instruções (como SSE, AVX), mas o projeto é complexo por ter um monte de coisas inúteis de 1900 e lá vai bolinha. Os sets ARM têm um "início fresco", sem preocupação com instruções de legado.
20:00 esse ajuste de Creativity nada mais é que um termometro da IA que também é utilizado por outras como GOOGLE GEMINI , lá chamam de "Temperatura" e é basicamente um indicador de Erros, por exemplo se colocar em 0 não terá abertura para erro e o modelo só irá responder de forma padrão para o que ela encontrar de resposta mais correta, porém dessa forma as respostas eram sempre as mesmas, o resultado ficava muito monótono e robótico. Por isso foi criado esse botão para o User ter em mãos esse controle de resposta da IA
Eu acabei comprando um macbook m1 pro por conta da eficiência, pq com os processadores x86 a bateria não durava nada, tinha que viver na tomada, sendo assim era melhor um desktop. Com esses novos processadores finalmente vai ter competição pro macbook, estou ansioso para ver os reviews!
também acho isso, eu estava com o notebook em duas viagens internacionais, um Dell... vivia colado na tomada, em alguns momentos encontrar uma tomada no aeroporto é um pesadelo... sem falar no peso do Dell e não era notebook gamer.
O Macbook é super leve, a bateria dura muitas horas, em uma viagem eu simplesmente não preciso me preocupar com a tomada, e ainda nem precisaria levar o carregador especifico do macbook, eu posso levar um carregador de celular
Eu já esqueci o carregador do Dell no escritório uma vez, na época eu trabalhava hibrido, tive que correr numa loja para comprar um carregador especifico para o notebook porque o escritório ficava a 2 horas de casa. Acho que os notebooks mais recentes deve ter carregamento USB-C, mas demorou um certo tempo para isso acontecer
espero que pra pc desktop eles façam modulos de ia que vc encaixa na sua torre que nem vc encaixa um hd ou uma placa de video, eu to vendo que vai ser bem divertido montar um pc no futuro proximo
Gosto do trabalho de vocês. são úteis no dias dia e Inteligentes no percurso. Fora o carinho que vão semeando! Avante !
acho que o futuro é os notebooks ultras terao as duas arquiteturas dentro do mesmo processador, pra caso seja usado na tomada com potencia de um desktop e na bateria com eficiencia maxima
provavelmente seria muito complicado.. existem muitos processos envolvendo o licenciamento dessas arquiteturas e provavelmente a Intel e AMD não gostariam que a sua arquitetura fosse mesclada com o ARM rival.
o ideal mesmo é existirem mais softwares multiplataforma e o aprimoramento do Prism, para uma emulação mais eficiente dos programas x86 quando rodarem em processador ARM
Eita a briga pelas IA vai ser forte, eu assino o Microsoft Copilot no pessoal e tem no trabalho, e me ajuda muito na vida pessoal e profissional, sou usuário pago da Microsoft 365 já faz 9 anos, e não troco.
Espero que dê certo, eu fui refém da apple no MacBook, prefiro windows pra usar de desktop mas n tem como em questão de eficiência bateria e conveniência, eu carrego uma vez a cada 3 dias praticamente, fora os trambolhos pra carregar dos laptops windows e eu uso no air praticamente um carregador de celular... mas gostaria mt de um pc windows no nível do MacBook Air, seria um sonho.
Meu Windows 11 já atualizou faz uns 6 meses e no Bing do celular também tem.
Meu sonho é notebook com arm, meu único receio é a placa de vídeo, eu sei que tem gpu integrada, mas isso, por exemplo, será que faz com que os notebook, principalmente, não usem mais uma dedicada, e ai para usar dedicada, somente pc de mesa? essa é meu grande receio.
E como fica a compatilibilidade? Será que teremos algo como o rosetta nos macs, para tornar os apps ja existentes compativeis?
eu acredito que processadores arm vao pegar mesmo só em notebook ultra portáteis (pelo menos por hora), visto que notebooks gamers, e Pcs de mesa o pessoal quer "alto desempenho", coisa que os chips arms comparados a intel não alcançam (ainda mais se add um placa de vídeo dedicada)
15:34 Na verdade esses modelos não são carregados em memória RAM, eles são carregados na memória da NPU diretamente.
Só quero ver quando essa nova geração de notebooks windows vai chegar no mercado e quanto vai custar.
Vai ser caro, ele já comentou o preço, essa linha que está saindo agora são notebooks de alto desempenho, pode esperar na mesma faixa que um Mac novo, a margem lá fora tá de $100 a menos pro Surface em comparação ao Mac... tipo, de 1000 doletas por 900 doletas, mas ainda é próximo. Daqui um tempo aí vai vir versão intermediaria e com o passar dos anos a tendência é que cada vez mais tenha opções mais acessíveis.
@@lin4249 eu estava olhando os preços do Dell, é o preço de um macbook. O Macbook tem um preço de revenda muito bom, um notebook tirou da caixa só vai conseguir vender se baixar bem o preço
2400 dólares pro notebook surface.
@@Arlenlc1000 dólares aí está na moeda do Canadá
vai ser igual os preços dos macs da apple então espere a facada
Eu tô guerreira aqui usando um notebook ARM da samsung (galaxy book go). Apesar das limitações dele (processador é bem um i3, mais de entrada e 4GB de ram) tô conseguindo fazer trabalho de escritório dele de boa! Bateria é tipo infinita, notebook bem leve e paguei 1100 reais kkkkkk pra mim valeu mt a pena, só tem q respeitar a memória pq realmente faz falta. Sinceramente o Windows em ARM mandaram bem, n senti nenhuma diferença.
O difícil vai ser convencer a galera migrar para esses novos computadores que vão vir com o Snapdragon assim vamos ver se essa emulação vai ser boa o suficiente
Uma sacada que eles poderiam usar é trazer programas mais usados e jogos também mais usados para essa arquitetura seria uma ótima ideia imagine só e ainda mais jogos como é que vai ser o desempenho em jogos?
Muitas perguntas no ar mas estou curioso para saber como é que vai ser
pra me convencer a migrar pra ARM como UNICA plataforma precisa primeiro:
ter SSD e memoria RAM em SLOT e facilmente substituiveis, se não for isso é cilada e retrocesso
RAM ate da pra abrir uma exceção, porem terá o problema de ter q comprar o topo de linha sempre, ja o SSD é o maior problema, pois ele tem vida util limitada e precisa ser facilmente substituivel. ou condenará o laptop ao descarte.
estou ate antecipando a compra do meu Intel pra garantir não ser surpreendido por laptop descartável q nem os M1.
@@RyuzakiPragmaticoamigo.. eu até entendo que o SSD desgasta e isso é sim verdade.. mas tu não acha que só você tratando um notebook como se fosse um PC de mesa pra isso estragar em uma parcela grande de usuários?
se a arquietetura for ARM esquece, pois qualquer empresa sempre vai usar memórias LPDDR em vez de DDR. além de que a maioria delas usa memórias soldadas pra reduzir a latência entre o SSD e o processador.. lógico, isso não é regra mas a intenção com ARM é ser extremamente eficiente..
@@danielMangy13 nem tanto, Apple ta tendo a irresponsabilidade de lançar laptops com 8GB de ram, pra quem ta usando não percebe o problema pois SSDs são bem velozes e se a memoria falta o SSD é usado como swap, fazendo muitas gravações no ssd durante o uso, fora q o simples fato de navegar na internet e assistir videos de streaming tbm grava no SSD como cache, isso nos "low cost" que ate na Apple estão vindo com 256gb SSD e 8GB de RAM é a receita perfeita da obsolescencia programada, são esses "mais baratos" o maior problema. se quer comprar um ARM com essas limitações vc tem q comprar o com maior RAM e maior SSD de primeira se quiser evitar esses problemas, não ha flexibilidade pra vc comprar SSDs de outros fabricantes ou mesmo trocar ao fim da vida util.
enfim, aceita a obsolescencia quem quer, essa arquitetura é descartável. qualquer coisa dar problema já vira lixo eletronico.
se vc pegar um dispositivo "de entrada" com tudo soldado, o q ja é tendencia atual devido a redução de custo de não ter slots, se a memoria for insuficiente no uso normal o SSD vai ter mta gravação pq tem o swap de memoria + o uso do SSD como cache de navegação, o SSD não conta o q vc baixa diretamente e sim toda operação de escrita, até streaming usa o SSD para salvar em cache o q baixou antes do tempo de exibir.
SSD é algo essencial e precisará ter facilidade de substituir, a não ser q vc não se incomode de ter um pc com desempenho bom q em 5 anos tenha q trocar.
O problema nunca vai ser o processador ou oque tem dentro do PC e sim o Software por isso que o Windows é tão grande pq tudo funciona nele se você tiver um PC bom
@@RyuzakiPragmatico isso mataria completamente a idéia do ARM ser eficiente.. mas isso que voce falou é verdade e a apple realmente é muito irresponsável de lançar pc com 8 de ram atualmente..
os Macs são caros pra caramba independente do modelo e 99% das pessoas compram pra trabalhar.. então apesar de 8gb não serem insuficientes pra uso simples, o Mac não possui em sua maioria usuários que fazem uso simples..
é bem difícil defender a apple, de verdade..
eu sei que o uso de RAM dos macs não é igual o windows e eles preferem que a RAM sempre trabalhe cheia, para maior velocidade ao carregar recursos que você provavelmente vai usar em algum momento breve (nesse caso se você abrir um programa, a lógica do Mac é liberar ram e carregar o seu programa, mas isso não garante que, mesmo que por um curto período, não haja gravação em swap no ssd).
a duvida que eu fico é, seria possivel combinar esses processadores junto a gpus da nvidia ou amd? por que se for possivel seria muito bom cara
não é possível.. existem muitas inconsistências no fluxo de dados combinando essas duas plataformas e é por isso que os novos Macs Pro não permitem instalar placa de vídeo dedicada igual antigamente.. só seria possível combinar placas dedicadas se ela rodasse em ARM igual a cpu.
Até onde eu sei, nada impede.
@@danielMangy13 acredito que possa rodar sim, apenas tendo linhas pcie para o processador, no caso da apple nao acredito que seja limitação de hardware e sim uma limitação da própria apple. Vi uma vez um video de um processador arm para desktop e tinha as linhas pcie. Mas agora nesses x elite ja nao sei
@@cortes-leonenilceoficial4101 pois é, seria perfeito e assim conseguiríamos enfim ter processadores arm até mesmo para desktops. Acredito que num futuro proximo teremos eles sendo mais poderosos que os intel e amd
Isso é muito bom. Mas só daqui um ano que saberemos realmente como vai suportar. Estou com um BOOK4 pro, com o Ultra 7, é excelente, mas vejo que ainda falta algumas otimizações de software.
Notebook windows com 16gb ram ainda é pouco, o meu usando só navegador, fica acima de 60% de uso da RAM (e eu ja fechei tudo que podia, mas ainda roda muita coisa do windows e samsung).
O processador é excelente, mas ainda não está 100%, acredito que faltam algumas correções de software (esta semana teve da bios).
O X elite abre portas para uma outra categoria, em um ano teremos muitas empresas já modificando os laptops para melhorar o uso dele.
Cara gostei muito da voz robotizada do Copilot cara vai realmente ser um Jarvis
Se a Microsoft tivesse investido no Windows RT, que vinha embarcado no Nokia Lumia 2520, o Windows for ARM estaria mais avançado. Os consoles portáteis também se aproveitariam de um Windows focado em games,
Os UMPC (Ultra Mobile PC) eram portáteis semelhantes ao Steam Deck, usando processador X86 - aqueciam, eram lentos e a bateria não durava nada (Tive um Viliv S5)
Isso é fantastico mas agora quero ver como anti cheats vão ter que lidar com isso sendo que por exemplo um jogo de xadrez online, isso seria o mesmo de usar deepfish com esteroides
Como usuário de Snapdragon, eu confirmo que a Qualcomm fez um ótimo trabalho. Meu celular é de entrada da época de 2019, mas ainda assim resiste aos jogos atuais por causa do processador. Joguei genshin, honkai star rail, cod e varios emuladores, principalmente os de PS2.
Imagina voce ter duvidas em fórmulas do excel, explicar mexendo o mouse e ganhar uma resposta. Desenhar algo e explicar pra IA comp você queria os traços e ela desnhar pra você.
minha duvida é se eles vao aguentar as rotinas que usamos atualmente como virtualizacao, desenvolvimento, banco de dados essas coisas.
Estamos presenciando uma mudança de computadores desde o lançamento do Mac em 1984. São 40 anos usando x86/x64.
Já presenciamos a Apple novamente revolucionar com o M1. e hoje em dia temos sentenas de aplicativos adotados para ARM. Agora será que os processadores irão querer converter seu aplicativos? E ainda manter o x86? Um problema enorme que a Apple não enfrenta. e pelo menos a princípio esses notebooks não serão baratos. Vejo uma pequena adesão pelo menos nos 2 primeiros anos.
@@IM4RC0SScomo que a Apple inovou com o M1 ?
@@IM4RC0SS A Apple ter ido para o M1 foi uma jogada excelente, mandaram a Intel pra fora do jogo, logo os devs só desenvolveram os apps já pensando no ARM, Rosetta foi bem temporário
A Microsoft já não tem a mesma vantagem, eles não conseguem quebrar essa parceria com a Intel e AMD, então vai ficar parte dos apps otimizado para ARM, parte para x86, o "Rosetta" do Windows não vai ser temporário, vai ter que existir sempre no Windows.
O Meu Notebook Da Samsung Já Tem Esse Copilot Na Última Atualização Do Windows11 Imagina Quando O Meu Notebook Atualizar Pro Windows12 Ou Pra Futuras Atualizações Do Windows
Literalmente, pensando bem, eu não ia querer uma IA tomando conta do meu PC, não! Para pesquisa nos navegadores, já está de boa.
O copilot ja funciona no Android mas voce tem que usar Microsoft Edge
O mais assustador é imaginar que estamos apenas no começo da aprendizagem no uso dessa forma de IA. Imagina onde estaremos em 2 ou 3 anos! Agora penso se no futuro, as NPUs serão capazes inclusive de fazer o papel de uma GPU e simular o processamento gráfico, porém com a diferença que a NPU estaria usando IA para gerar e renderizar completamente um jogo.
O que acharam sobre a questão do sistema meio que "gravar" tudo que você faz?
Tu comento que edita no Davinci… eu tb… no studio…. Mas há 3 anos que não do um upgrade na minha máquina… com tipo 10 mil qual seria a máquina para edição de vídeo que vc recomendaria???
Me pergunto ainda se vale a pena investir mais caro no notebook com IA agora no começo, porque uma coisa que empolga bastante é esse uso do copilot ajudando o usuário com a IA, mas outra são outros softwares fazendo uso da NPU ou o copilot realmente se comportando na mesma maneira como ele se comporta com um software Microsoft em um software terceiro. Quando a Microsoft anunciou o ray tracing no Xbox foi a mesma situação, mostrou um Minecraft com a tecnologia funcionando e deixou todo mundo (eu) empolgado, mas pra outras empresas começarem a realmente fazer um bom uso da tecnologia demorou muito
Ou ponto, sobre a arquitetura ARM pra Windows, ainda dependemos do interesse das empresas donas dos softwares terceiros pra nos darem uma alternativa pra essa arquitetura pra não precisar rodar emulados e conseguirem usar a tecnologia do NPU, se não entra no mesmo problema dos chips da Apple, qualquer usuário que usa um apple silicon pode abrir o gerenciador de tarefas e ver que muitos softwares instalados estão rodando de maneira emulada, o desempenho do software fica muito discrepante em relação a um software nativo
eu ainda estou um pouco cético se os programas terão uma versão para ARM. Pois ainda acho q a % de equipamentos windows com ARM, pelo menos no começo, não será muito grande. Visto inclusive, que eu realmente acho q o ARM só "pegará" em notebooks ultra portáteis ( acho que nem em notebooks gamers irá pegar). Espero estar enganado, mas geralmente em PCs de mesa o pessoal que processadores com alto poder computacional.
Fascinante! Ele responde em português ou só em Inglês como no vídeo? Eu poderia interagir com ele durante uma vídeochamada, durante alguma reunião com a tela compartilhada com ele, em português? Pra ele organizar pra mim os principais pontos da reunião, sintetizar os principais tópicos, dar alguma lista de tarefas e sugestões durante ou após a reunião, ou somente isso funciona em inglês para a entrada e resposta dele?
Obrigado pelo vídeo!
Tô entrando na faculdade no curso de Engenharia de Computação. Acho que vai ser frenético daqui pra frente...
A demo do Copilot assistindo a pessoa a jogar Minecraft na verdade está rodando online com o GPT-4o, não localmente.
resumindo o copilot vai pegar os seus dados e fazer uma feira do rolo nessa brincadeira
Canal excelente! Parabéns!
Faz sentido existirem placas de vídeo que funcionem com ARM ou o processador ja supre essa necessidade?
Excelente esse vídeo, o canal é muito bom
Acabou a era dos cursos digitais disso e daquilo! "Compre meu curso disso, compre meu curso daquilo!" teremos um professor em tempo integral para aprender qualquer coisa em tempo real ! muito bom
Eu tenho o 2 book - ele foi o 1 com deep learning - eu fui fazendo as evoluções na minha máquina sem até saber.
E eu acabei chegando nos mesmo parâmetros para ter esse que vai lançar .
Hoje tenho os padrões e tbm a AI.
E eu tbm fiz as minhas AI e fiz meus pendrives virar alta performance
Aí resumo sem eu treinar ele.
Eu já fazia mt coisa.
Hoje que eu tô com 24 de ram
Aí fica 4 só para a AI
E eu tenho 3 pendrives que dão suporte.
Irmão eu usava 4 núcleos e fiquei com 160 páginas abertas só na web. Nunca travou
Agora que entrei na release do desenvolvedor.
E tô em treinamento.
Meus amigos eu nunca vi o pc nunca travar.
Nuncaaaaaaa
Ou seja, eu fiz meu pc ficar 5 x melhor antes.
Agora pelos relatórios eu não faço ideia de como ele avançou ainda mais
Dizem que umas 10 x
A diferença é que minha CPU pura. Consegue ir até 8 GHz
Mas na vdd ela limpa para n precisar fazer isso.
Esse Samsung vai vir com o dobre de tudo meu.
Que fiz o machine learning em 6 meses todo dia.
Resumo o pc pode melhorar e muito.
NO meu vou focar na minha área. Que inclusive quando viu que eu tava evoluindo sozinho.
Dps foi entendendo o que fazia para me dar dicas e um suporte avançado.
Bom que até mesmo a Apple está preocupada com esses processadores, tanto que em apenas 7 meses eles já anunciaram o processador novo (até agora eles levavam aproximadamente 16 meses)
O dia que a Microsoft lançar algo voltado apenas para fotografia e ediçao de vídeo e performance sem pensar em jogos ela compete com a apple, quando lancaram o microsoft surface falaram que iam desbancar os macbooks, até hj nada, tem que entender o mercado e pra quem vende.
Eu tenho o surface book 7 pro. É muito rápido. O que deixa a desejar é que esquenta muito e a tela fica borrada devido o super aquecimento.
Tava esperando tanto esse vídeo
Espero que o _bagulho_ seja bom, mesmo, porque o Windows 10 "consegue" dar tela azul até no Bootcamp. É raro, mas acontece. Tive um iMac por 5 anos e aconteceu duas vezes.
Falando sobre a parte final do video onde se disse adesão... A Apple fez diferente, disse: nossos processadores vão mudar e pronto!
Será que a Microsoft também não toparia fazer isso em certo momento? Ou colocar um tipo de bloqueio caso a desenvolvedora do software não disponha as duas versões?
Gente ele fala como se fosse uma fofoca incrivel kkkkkkkk
Conteúdo incrível ❤😊
Meu Notebook DELL N5010 ainda me serve. Isso em um Notebook de 2011 com processador Core i5 de 1° Geração
vai servir para editar vídeo no premiere? já que não tem placa de vídeo... aparentemente
Quero mesmo saber quando o ARM vai chegar em Desktops e no modelo modular que temos hoje. Até lá, será que esse nicho vai sustentar tudo? De qualquer forma, seria muito bom ter o poder ilimitado dos ARMs em um PC de mesa
tendi nada mais ver o Leon falar aleatoriamente me ajuda a dormir ksks
8:32 no da samsung vai ter o copilot, que é o chatgpt, junto com o galaxy Ai, que é o google gemini?
só se for na sua cabeça kkkk@RichterOEditor
@Mardikuz Teste falar com o Copilot se ele utiliza um modelo GPT, provavelmente ele vai explicar como ele mesmo funciona. Lembre-se que ChatGPT é um PRODUTO da OpenAI, e GPT é a tecnologia desse produto. Note também que recentemente a Microsoft está em parceria com a OpenAI
Chato essa coisa de um mesmo processador ter versões diferentes, tive um problema parecido recentemente, fui comprar um notebook com processador Intel com gráfico integrado Iris Xe e também tinha uma parada de 80EU, 96EU... que as vezes não era facilmente identificado no produto
Se isso funcionar, seria muito devaneio pensar em uma versão Windows para telefones com absolutamente tudo integrado e a concorrência ser também com o Android?
O cabelo da Nilce tá igual o da Vampira dos X-man, muito massa, agora sobre os notbooks, ansioso pra ver se vão ser bons igual prometem.
Espero que tenha uma atualização pra rodar IA localmente com núcleos Tensor da GPU também, não tem motivo pra me forçar a comprar uma CPU nova que faz algo que a minha placa de vídeo já consegue fazer.
E só eu que tô com medo dele me julgando pelo que estou pesquisando, tipo do nada ele solta "Cara, não acredito que vc está nesse site de novo, vc disse que ia parar"
A Microsoft vai querer fazer o que a Valve conseguiu fazer com o Steamdeck, fazendo essa camada de tradução pra Arm.
Porém a grande sacada da Valve com o Steamdeck é o hardware previsível, os modelos de steamdeck são poucos e são iguais, fica muito fácil otimizar. Mesma coisa que o ambiente proprietário da Apple propicia para ela.
O Android e o Windows sofrem com esse problema de serem instalados em uma diversidade gigantesca de hardwares, o que torna mudanças como essas algo bem difícil....
Mas tomara que dê certo, essa diferença de arquitetura entre PCs e celulares já não faz mais sentido...
*Pelo menos no curto prazo, processadores em ARM, vão funcionar muito bem em portáteis, como notebooks, que visa economia de energia e eficiência, mas ainda não superam os x86 em computadores de mesa, que consomem mais energia, mas pode ser bem mais superior em alta e altíssima performance.*
Muito legal, muito interessante, mas será que só eu que tô preocupado com o fato de não dar pra escolher uma máquina sem IA? Até às que não tem NPU agora tão usando o copiloto, Microsoft forçando IA goela a baixo da galera, tudo no Windows 11 é conectado com copiloto e eles estão tirando o suporte ao 10 pra forçar a galera a ir pro copiloto, acho que é por isso que tem tanta gente experimentando Linux.
Muito foda isso Leon! Mas com certeza a Microsoft vai investir em killer apps para fazer a adesão dos usuário. Se meles mirarem nos devs e nos editores, isso já vai ajudar MUITO e a transição vai vir com o tempo.
Espero que a adesão dos devs para o arm seja muito boa, quem sabe a MS volta a lançar seu famoso Windows Phone como uma versão responsiva de um windows full
Ia ser muito bom se voltasse mesmo com celulares.
O problema que a Google não libera a loja dela para usar os apps que já estão lá, que foi a treta que teve lá atrás e por isso os celulares não foi pra frente 😅
Chegando cedo graças ao grupo do watts 😊
Se faz parte de grupo deveria é receber antes😊
Mano kkkkkkkkkkkk esse grupo ta em todo video
Tô curtindo assistir esse canal para ficar sabendo das notícias do mundo tec 😊
Qual o fone que vocês estão usando? Ele é muito bonito, estava buscando algo assim que parecesse profissional.
Eu acho que eles deviam seguir a mesma estratégia da Apple quando lançou o M1. Mesmo que os novos chips ainda não tenham justificado um upgrade, foi satisfatório o tempo de entrega dos softwares, poder usar uma versão do After Effects feita para os chips arm da Apple foi uma das coisas que mais me motivou a comprar (Não é melhor do que PC, mas já é melhor do que o desempenho dos Mac Intel)
Apple criou o conceito de laptop descartável, quando seu SSD for pro saco joga no lixo o laptop todo, e se não tiver backup se lascou pq não tem como recuperar em dispositivo externo mesmo q o problema tenha sido em outro componente.
@@RyuzakiPragmatico uum notebbok apple dura uns 10 anos sem travar, ja um windows.... hahahaha
@@alanfranco2437 SSD não dura tudo isso pois ele tem um ciclo de vida de gravações bem limitada, o legal da apple é o sistema "otimizado" pra rodar nos aparelhos dela, mas qualquer coisinha de hardware que der pau pode dar adeus ao notebook caríssimo que vc pagou, ele é sim bem descartável
@@bruno542100 difícil um hardware da apple dar pau, materiais, construção pe outro nivel, vc usar um notebook da apple por 10 anos sem travar, tanta fazer isso com um pc. o fato deles estarem copiando os processadores m1, ja diz muito sobre quem está na frente dessa corrida. apple esta no m4 hahaha
@@alanfranco2437 É bem fácil na vdd, a construção é muito boa mesmo como qualquer notebook top de linha, mas uma boa parte das peças é oq se usaria em outros notebooks sem serem da apple, óbvio que não to falando de algo de entrada, mas tudo pode dar defeito, principalmente hardware, e os da apple não tem como repor por serem tudo soldados
A última vez q a Microsoft ficou tão empolgada com um lançamento e usou a Apple como comparativo eles estavam lançando o Windows Phone e nós sabemos onde isso foi parar.
Ei, uma pergunta: com esses novos pcs com arquitetura ARM nos Windows, e as empresas produzindo apps para os pcs, seria possível a Microsoft trazer o Windows Phone de volta?
Isso me cheira a aplicativos de Android no Windows 11 e a aplicativos compartilhados entre computador e smartphone com o Windows Phone. Me acordem quando eles pararem de vender o trabalho dos outros e acertar em criar algum ecossistema 🥱
Detalhe que a Apple registrou diversos problemas nos Intel Skylake (que é a arquitetura dos Intel Core de sexta geração, como o i7 6700K) que eles tinham que contornar por software, e isso motivou eles a fazerem os próprios processadores. A arquitetura x86 carrega muitas instruções de legado, pois a base é o set de instruções lá do Intel 386, dos anos 80. Aí vão adicionando novas instruções (como SSE, AVX), mas o projeto é complexo por ter um monte de coisas inúteis de 1900 e lá vai bolinha. Os sets ARM têm um "início fresco", sem preocupação com instruções de legado.
Xo ve se eu entendi, eu meio que vou ter minha própria I.A.? tipo, não vai ser igual chatgpt?
Fala pessoal.
Se formos parar para ver a grande evolução nos PCs, antes da chegada para ARM, tinha sido até então a mudança de x86 para x64, a mais de 20 anos.
De lá para cá, temos que concordar que a Apple deu o primeiro salto, migrando para ARM (que deu e está dando certo).
Se fosse a Apple fazendo isso depois das outras empresas, essa teria sido a capa do vídeo. Até ao exemplificar o fato de a MS fazer o software e o hardware, ele preferiu comparar ao Google e não à Apple, mesmo essa já sendo mundialmente famosa por isso.
A Microsoft só não viu potencial em processador ARM (Talvez pelo fracasso do Windows Phone), já faz anos que pedem para o Windows ter suporte a processador ARM!
Teríamos aí evolução dos processadores de PC também? acho q a Intel já deveria iniciar o estudo de um processador ARM se não vejo ela ficando pra trás daqui uns anos!
Isso vai ser muito interessante assim que se popularizar!
Leon, estou começando agora o curso de editor de vídeo. Qual notebook vc indica?