Fiz bacharelado em Filosofia já bastante maduro (60 anos) e fiquei impressionado com o respeito que todos os filósofos têm com Dostoiévski. Quando li autores russos na minha juventude, Ana Karenina, irmãos Karamazov, eu não tinha conhecimento suficiente para compreender a obra em sua totalidade. Hoje estou tentando reler com outros olhos... Crime e Castigo está na minha cabeceira
“Vida e Destino” de Vassili Grossman é um ótimo romance. Toda a história de publicação do livro, confiscado pela KGB e só sendo publicado décadas depois da morte do autor, é muito interessante também.
Video maravilhoso! Eu tenho lido direto sobre a Rússia: Historia, historia da literatura e as principais obras ( e acompanhado direto teu canal). Então só posso agradecer a contribuição em divulgar as coisas da Russia. De quebra, ainda vem a tua simpatia e a beleza. Obrigado!
Só conheço 3,por enquanto.Tostoi,Dostoievsk.Soljenitsin.Arquipélago Gulag é chocante,não li o livro de Pasternak,mas vi o filme,Dr.Jivago,com grande atuação do Egípcio Omar Sharif.
Mais um excelente video. Em uma parte 2 incluiria Gorki, Gogol, Tchekhov... Se bem que acho que daria para fazer várias partes, pela quantidade de excelentes escritores.
Li "Pais e Filhos" (Turgêniev), "Um dia na Vida de Ivan Denisovich" , (que termina com uma frase que é um verdadeiro pontapé na boca do estômago do leitor), "Arquipélago Gulag", "O Primeiro Círculo" e "Pavilhão do Câncer" (Soljenitsin). Até este momento pensei que Pushkin fosse apenas um poeta, certamente o maior dos poetas russos, mas dele nada li, como também nada li de Lermontov. De Tolsoi li, reli, li várias outras vezes e faço propaganda incessante de "Guerra e Paz", que na minha opinião só tem um defeito: acaba, infelizmente. De Dostoiévski li "Os Demônios" "Noites Brancas" e neste momento estou às voltas com "O idiota" e "Os irmãos Karamazov". Não li Pasternak, ouvi falar que era um excelente poeta e, falando em poesia, gostaria que você comentasse os trabalhos e as vidas de Anna Akhmatova, Evtushenko e, principalmente, Ossip Mandelstam. Muito obrigado.
Outra preciosidade! pra não chover no molhado: além dos nomes citados nos comentários, acho que vale falar da literatura soviética. muito especialmente, o romance O Grande Norte, de Tikhon Siomuchkin. outros bons romances ambientados na 2a Guerra (Великая Отечественная Воина). спасибо большое!
Prezo muito, pela boa leitura e a literatura russa como a brasileira, fazem os leitores viajarem por lugares e espaços inimagináveis… Esses autores, tem um poder fascinante com suas histórias e enredos, segurarem seus leitores e amantes de um bom livro 📕 do começo ao fim!!! Parabenizo a vc professora 👩🏫 Liza, pelas dicas destes autores russos e seus livros 📕, que foram importantes em suas épocas e deixaram suas obras literárias imortalizadas para sempre! Felicidades a vc professora 👩🏫 Liza, ao seu esposo, a vossa família e ao seu canal… Diretamente daqui de Brumadinho/MG… ❤❤❤🎉🎉🎉💪🏻💪🏻💪🏻💋💋💋😘😘😘🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🫶🏻🫶🏻🫶🏻🇷🇺🇷🇺🇷🇺✨✨✨💓💓💓💙💙💙🥰🥰🥰🥳🥳🥳👏🏻👏🏻👏🏻☸️☸️☸️🙌🏻🙌🏻🙌🏻
❤ _Pais e Filhos_ é maravilhoso! Conheci esse livro num trabalho da faculdade. Eu gosto muito de Ivan Turgueniev. Tem um olhar diferenciado, a ironia dele, hehehe. Ai, as poesias... 😍 Li _"A Véspera"_ nas férias. Aos interessados sugiro *SLOVO* uma revista do Núcleo Estudos Eslavos (Eslavística) da Universidade Federal do Rio - UFRJ. Tem inclusive trabalhos com poemas de Turgueniev.
Eu gostei muito de Dr. Jivago. Também gostei muito de "Os filhos da rua Arbat" de Anatoli Ribakov alguém conhece? É muito bom. Também gostei muito do escritor Vassili Grossman com os contos do livro "A estrada" em especial o conto da Cadela, e o livro "Vida e destino" (estou para ler Stalingrado que era pra ler antes mas ok). Obrigado pelo vídeo.
Quando fui a Boston, visitei a Public Library da cidade. Na ala de literatura, a portuguesa/brasileira era uma mísera estante. Já a literatura russa ocupava um corredor inteiro. Pra ver como é séria a literatura russa.
Hola! Muchas gracias por este espacio. Quisiera saber si puedes recomendarme algunas escritoras rusas, no necesariamente de literatura. Muchas gracias!
Um dia na vida de Ivan... é muito bom e merece uma republicação aqui no Brasil. Um autor muito interessante e pouco mencionado é o Vladimir Voinovitch (a personagem Aglaia de Propaganda Monumental é hilária e trágica). Não gostei do estilo do Pasternak. Do Turgueniev prefiro Memórias de Caçador (contos) ao Pais e Filhos. O Gogol é genial. O Andreiev tem uns contos bem tocantes e sinistros, mereceria um video
Obrigado pelo seu vídeo! Nicolai Gogol era russo? Ou, ucraniano? De qualquer forma, foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Seus contos são maravilhosos até hoje. Obrigado pelo seu canal!
Fora as obras de Tolstoi e Dostoievski, li Arquipelago Gulag e embora não tenha lido Doutor Jivago, vi o filme... rs Fiquei interessado em ler "Pais e filhos", vou procurar... Obrigado!
Autores importantes que são conhecidos por uma pequena parcela dos brasileiros! dos verdadeiros amantes da literatura russa, primeiro autor (Alexander puskin )romance em poesia, Eugene Onegin.,das de espadas Cavaleiro de bronze, etc.. segundo autor, Mikhail lérmontov., contemporâneo do puskin! Em uma época de mudanças mais intensas, baseadas nas reformas que o puskin viveu., sua obra mais famosa, Um herói do nosso tempo., retrata a vida de um oficial russo no kalckson etc.. Terceiro autor Ivan Turguéniev.,puskin morreu no duelo com trinta e sete anos lérmontov vinte sete! Ivan Turguéniev em um pouco mais novo que lérmontov mais até os sessenta e cinco anos., um dos maiores autores do século dezenove e o foco da vida dele e retrata a vida rural da rússia., sua obra mais famosa é Pai e filhos., o romance país filhos retrata o conflito entre pais e filhos nas gerações, etc.. número quatro é Boris Pastornak nasceu no fim do século dezenove, viveu a revolução (porchevick?,) na segunda guerra mundial, morreu no ano 60 1960 no século vinte,era um escritor que pegou uns momentos muito traumáticos, radicais na mudança no país! durante a revolução russa ele se opôs a revolução (porchevick?) e dificultou a publicação das obras deleda rússia., após segunda guerra mundial ele publicou o romance mais famosa dele, Doutor Jivago., que o retrato épico da revolução russa das consequências dela; obviamente a publicação do vídeo foi proibido por União soviética mais foi publicado no exterior e levou ao autor o susseso mundial, e em mil novecentos e cinquenta e oito ele ganhou o prêmio Nobel em literaturamais foi forsado a rejeita-lo pelo governo soviético em fim este o O livro de Pastornak caso vocês tenha interesse em conhecer., etc... E o último autor e o mais recente de todos Alexander Soljenitsin.,ele nasceu no ano após a revolução morreu em dois mil e oito., então relativamente recente! Como ele é um autor após a revolução escreveu muito sobre a única soviética, normalmente ele escreveu sobre crítica ao governo e a sociedade da época, a obra mais conhecidos dele é o Arquipélago de Gularg., que obviamente e uma crítica a compos de trabalhos forçados da União soviética., etc... 😥😙 obrigado moça por tantas mentes brilhantes da Rússia ao longo da história é emocionante!. 😙 não os conheço ou os li! Mais desejo conhecer! paca paca😄😙
Meu pai gostava muito de autores russos. Ele me deu uns livros de ficção científica russos (em português, é claro rs) e me lembro vagamente de um que era muito semelhante à Viagem ao Centro da Terra de Jules Verne. Nós meus 14 anos pensei comigo: "um copiou a ideia do outro". Esse livro sumiu de casa e gostaria de saber o autor a obra russos. Você saberia?
@@nepkot9361 exatamente, Plutonia. Obrigado por me lembrar. A tradução ficou perfeita. Meu pai esteve em Moscou no ano de 1957, na comemoração dos 40 anos da revolução e me trouxe um brinquedo que nunca esqueci: O Pequeno Mecânico. Pena que não se produz mais esse brinquedo, gostaria de presentear meu neto.
É uma pena termos poucas traduções em português do Brasil, pois a Literatura Russa é a mais interessante entre todas as culturas, e desde que existe começando na Era Antiga com os Anônimos sincronizando Paganismo e Cristianismo, continuando com a Filosofia Liberal da Era Pré Dourada, e seguindo para a Era Dourada tem Romantismo, Drama, Realismo e a melhor de todas as Prosas com o Tolstoy, e depois a grande diversidade literária da Era de Prata, que cresceu e floreceu na Era Pré Soviética quando ainda existia o Império Russo que foi a maior Potência Mundial daquela época, mas na Era Soviética muitos escritores foram perseguidos e até suprimidos, mesmo assim brilharam como diamantes, já no nosso tempo, a Era Pós Soviética ou Contemporânea a Literatura Russa está ressurgindo e fazendo aquilo que eles sabem fazer como ninguém, e agora estão surpreendendoo com uma quantidade maior de Escritoras. Sou muito grato ao povo russo não só pela Literatura, mas também por serem os Fiéis da Balança nas mudanças políticas e culturais no mundo moderno.
Com o máximo respeito, mas Gogol também tratou de características universais em sua obra: ganância, desonestidade, pilantragem e corrupção. No final da primeira parte de Almas Mortas, parece ser uma declaração de amor à Rússia.
Prof. Elisabeta , Pushkin eu ouvi falar , do resto nada. Seriam interessante versões do russo ao português diretas, numa forma dupla página russa e portuguesa. Porém sem tentativas de provar algo politico, maioria dos brazucas ignoram o que foi a servidão, mas a conhecem chama-se salário mínimo sindicalizado.
Fiz bacharelado em Filosofia já bastante maduro (60 anos) e fiquei impressionado com o respeito que todos os filósofos têm com Dostoiévski. Quando li autores russos na minha juventude, Ana Karenina, irmãos Karamazov, eu não tinha conhecimento suficiente para compreender a obra em sua totalidade. Hoje estou tentando reler com outros olhos... Crime e Castigo está na minha cabeceira
Em época de feira da Unesp, assistir a este vídeo (e curti-lo) é mandatório. Muito obrigado, Lisa.
Bdia professora, feliz domingo p a sra e o esposo mineiro...
“Vida e Destino” de Vassili Grossman é um ótimo romance. Toda a história de publicação do livro, confiscado pela KGB e só sendo publicado décadas depois da morte do autor, é muito interessante também.
"A estrada", do mesmo autor, também é incrível.
Muito obrigado! Já li Dostoievski, Tchekov e Gogol!
Já li Tostoi e Dostoievski
Amei.
Video maravilhoso! Eu tenho lido direto sobre a Rússia: Historia, historia da literatura e as principais obras ( e acompanhado direto teu canal). Então só posso agradecer a contribuição em divulgar as coisas da Russia. De quebra, ainda vem a tua simpatia e a beleza. Obrigado!
Salve professora Lisa. Feliz Páscoa pra você e para sua família.
Boas dicas, Lisa querida!
Só conheço 3,por enquanto.Tostoi,Dostoievsk.Soljenitsin.Arquipélago Gulag é chocante,não li o livro de Pasternak,mas vi o filme,Dr.Jivago,com grande atuação do Egípcio Omar Sharif.
Quanto conhecimento e cultura! A literatura russa é apaixonante
Mais um excelente video. Em uma parte 2 incluiria Gorki, Gogol, Tchekhov... Se bem que acho que daria para fazer várias partes, pela quantidade de excelentes escritores.
Bdia profa, qdo retornar ao Brasil, faça um vídeo do seu dia a dia na fazenda em Minas Gerais e na cidadezinha de lá....
Grato pelo vídeo, professora Liza. Outros grandes escritores que eu admiro são o Nikolai Gogol e o Anton Tchekov.
Video legal demais
Li "Pais e Filhos" (Turgêniev), "Um dia na Vida de Ivan Denisovich" , (que termina com uma frase que é um verdadeiro pontapé na boca do estômago do leitor), "Arquipélago Gulag", "O Primeiro Círculo" e "Pavilhão do Câncer" (Soljenitsin). Até este momento pensei que Pushkin fosse apenas um poeta, certamente o maior dos poetas russos, mas dele nada li, como também nada li de Lermontov. De Tolsoi li, reli, li várias outras vezes e faço propaganda incessante de "Guerra e Paz", que na minha opinião só tem um defeito: acaba, infelizmente. De Dostoiévski li "Os Demônios" "Noites Brancas" e neste momento estou às voltas com "O idiota" e "Os irmãos Karamazov". Não li Pasternak, ouvi falar que era um excelente poeta e, falando em poesia, gostaria que você comentasse os trabalhos e as vidas de Anna Akhmatova, Evtushenko e, principalmente, Ossip Mandelstam. Muito obrigado.
Eu li Doutor Jivago. Amei, profe. 💕
Outra preciosidade! pra não chover no molhado: além dos nomes citados nos comentários, acho que vale falar da literatura soviética. muito especialmente, o romance O Grande Norte, de Tikhon Siomuchkin. outros bons romances ambientados na 2a Guerra (Великая Отечественная Воина). спасибо большое!
Lendo Bulgakov, "O mestre e Margarida".
Prezo muito, pela boa leitura e a literatura russa como a brasileira, fazem os leitores viajarem por lugares e espaços inimagináveis… Esses autores, tem um poder fascinante com suas histórias e enredos, segurarem seus leitores e amantes de um bom livro 📕 do começo ao fim!!! Parabenizo a vc professora 👩🏫 Liza, pelas dicas destes autores russos e seus livros 📕, que foram importantes em suas épocas e deixaram suas obras literárias imortalizadas para sempre! Felicidades a vc professora 👩🏫 Liza, ao seu esposo, a vossa família e ao seu canal… Diretamente daqui de Brumadinho/MG… ❤❤❤🎉🎉🎉💪🏻💪🏻💪🏻💋💋💋😘😘😘🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🫶🏻🫶🏻🫶🏻🇷🇺🇷🇺🇷🇺✨✨✨💓💓💓💙💙💙🥰🥰🥰🥳🥳🥳👏🏻👏🏻👏🏻☸️☸️☸️🙌🏻🙌🏻🙌🏻
❤ _Pais e Filhos_ é maravilhoso! Conheci esse livro num trabalho da faculdade. Eu gosto muito de Ivan Turgueniev. Tem um olhar diferenciado, a ironia dele, hehehe. Ai, as poesias... 😍 Li _"A Véspera"_ nas férias. Aos interessados sugiro *SLOVO* uma revista do Núcleo Estudos Eslavos (Eslavística) da Universidade Federal do Rio - UFRJ. Tem inclusive trabalhos com poemas de Turgueniev.
Lida adoro Tolstoi, amo o filme depois já o livro melhor ainda ,o livro e uma obra de arte ,,lisa amo você também
Brigado linda Deusa, pelo conhecimento que você está disseminando!!
Obrigado por nos oferecer um conteúdo tão rico.
Bom dia, Lisa. Adorei o vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Dostoiévski é popular aqui. Gostei de conhecer os nomes que você trouxe. 😘
Bom dia! para vc ai, Liza. Nossa que legal esse vídeo, que vc fez!!! Gostei muito. Ótimos escritores.
Linda professora intelectual
Vou procurar algum desses livros, em português, para me introduzir na cultura russa. Obrigado.👏👏👏
Eu gostei muito de Dr. Jivago. Também gostei muito de "Os filhos da rua Arbat" de Anatoli Ribakov alguém conhece? É muito bom. Também gostei muito do escritor Vassili Grossman com os contos do livro "A estrada" em especial o conto da Cadela, e o livro "Vida e destino" (estou para ler Stalingrado que era pra ler antes mas ok). Obrigado pelo vídeo.
Quão profícua é a literatura russa, meu Deus! ❤
VALEU!
Obrigado !
Ótimo vídeo
Gostaria de acrescentar IVAN GONTCHARÓV, autor de OBLOMOV, lembrando que Tchaikovski musicou Eugênio Onegin
Que professora linda😱
Quando fui a Boston, visitei a Public Library da cidade. Na ala de literatura, a portuguesa/brasileira era uma mísera estante. Já a literatura russa ocupava um corredor inteiro.
Pra ver como é séria a literatura russa.
Bom dia de Manaus linda...🇷🇺❤️🇧🇷💋❤️
Bão demais 🥰👍
Ótimo tema! Gostei!
Hola! Muchas gracias por este espacio. Quisiera saber si puedes recomendarme algunas escritoras rusas, no necesariamente de literatura. Muchas gracias!
Arquipélago Gulag é muito bom mesmo.
Gostaria que você comentasse sobre um escritor que gosto muito, que se chama Nikolai Gogol. Obrigado
Muito bom,super beijo princesa❤🌹
Um dia na vida de Ivan... é muito bom e merece uma republicação aqui no Brasil.
Um autor muito interessante e pouco mencionado é o Vladimir Voinovitch (a personagem Aglaia de Propaganda Monumental é hilária e trágica). Não gostei do estilo do Pasternak. Do Turgueniev prefiro Memórias de Caçador (contos) ao Pais e Filhos. O Gogol é genial. O Andreiev tem uns contos bem tocantes e sinistros, mereceria um video
Eu li Almas Mortas, de Chekov. Muito boa
muito obrigado pelo video vou ler esse livros 👍
Obrigado pelo seu vídeo!
Nicolai Gogol era russo?
Ou, ucraniano?
De qualquer forma, foi um dos grandes da literatura russa do século XIX.
Seus contos são maravilhosos até hoje.
Obrigado pelo seu canal!
É que era o Império Russo na época, por isso se diz escritor russo. Hoje o lugar de nascimento é atual Ucrânia.
Fora as obras de Tolstoi e Dostoievski, li Arquipelago Gulag e embora não tenha lido Doutor Jivago, vi o filme... rs
Fiquei interessado em ler "Pais e filhos", vou procurar...
Obrigado!
Autores importantes que são conhecidos por uma pequena parcela dos brasileiros! dos verdadeiros amantes da literatura russa, primeiro autor (Alexander puskin )romance em poesia, Eugene Onegin.,das de espadas Cavaleiro de bronze, etc.. segundo autor, Mikhail lérmontov., contemporâneo do puskin! Em uma época de mudanças mais intensas, baseadas nas reformas que o puskin viveu., sua obra mais famosa, Um herói do nosso tempo., retrata a vida de um oficial russo no kalckson etc.. Terceiro autor Ivan Turguéniev.,puskin morreu no duelo com trinta e sete anos lérmontov vinte sete! Ivan Turguéniev em um pouco mais novo que lérmontov mais até os sessenta e cinco anos., um dos maiores autores do século dezenove e o foco da vida dele e retrata a vida rural da rússia., sua obra mais famosa é Pai e filhos., o romance país filhos retrata o conflito entre pais e filhos nas gerações, etc.. número quatro é Boris Pastornak nasceu no fim do século dezenove, viveu a revolução (porchevick?,) na segunda guerra mundial, morreu no ano 60 1960 no século vinte,era um escritor que pegou uns momentos muito traumáticos, radicais na mudança no país! durante a revolução russa ele se opôs a revolução (porchevick?) e dificultou a publicação das obras deleda rússia., após segunda guerra mundial ele publicou o romance mais famosa dele, Doutor Jivago., que o retrato épico da revolução russa das consequências dela; obviamente a publicação do vídeo foi proibido por União soviética mais foi publicado no exterior e levou ao autor o susseso mundial, e em mil novecentos e cinquenta e oito ele ganhou o prêmio Nobel em literaturamais foi forsado a rejeita-lo pelo governo soviético em fim este o O livro de Pastornak caso vocês tenha interesse em conhecer., etc... E o último autor e o mais recente de todos Alexander Soljenitsin.,ele nasceu no ano após a revolução morreu em dois mil e oito., então relativamente recente! Como ele é um autor após a revolução escreveu muito sobre a única soviética, normalmente ele escreveu sobre crítica ao governo e a sociedade da época, a obra mais conhecidos dele é o Arquipélago de Gularg., que obviamente e uma crítica a compos de trabalhos forçados da União soviética., etc... 😥😙 obrigado moça por tantas mentes brilhantes da Rússia ao longo da história é emocionante!. 😙 não os conheço ou os li! Mais desejo conhecer! paca paca😄😙
E Vladimir Nabokov? Como ele é visto na Rússia? Belo vídeo!
Lisa show ,,que legal lisa o cara entrar em um duelo por uma mulher ,,
Legal? 🙈
Para mim, a literatura russa e a francesa são as melhores do mundo.
💯 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Não sei nada de literatura russa, mas na minha cabeça não tem como ser ruim
Meu pai gostava muito de autores russos. Ele me deu uns livros de ficção científica russos (em português, é claro rs) e me lembro vagamente de um que era muito semelhante à Viagem ao Centro da Terra de Jules Verne. Nós meus 14 anos pensei comigo: "um copiou a ideia do outro". Esse livro sumiu de casa e gostaria de saber o autor a obra russos. Você saberia?
😮
Provavelmente o autor é Vladimir Afanasyevich Obruchev e o livro "Plutonia". Saudações da Russia! (desculpe, eu uso tradução da internet)
@@nepkot9361 exatamente, Plutonia. Obrigado por me lembrar. A tradução ficou perfeita. Meu pai esteve em Moscou no ano de 1957, na comemoração dos 40 anos da revolução e me trouxe um brinquedo que nunca esqueci: O Pequeno Mecânico. Pena que não se produz mais esse brinquedo, gostaria de presentear meu neto.
@@edtommasini Que bom que pude ajudar!
É uma pena termos poucas traduções em português do Brasil, pois a Literatura Russa é a mais interessante entre todas as culturas, e desde que existe começando na Era Antiga com os Anônimos sincronizando Paganismo e Cristianismo, continuando com a Filosofia Liberal da Era Pré Dourada, e seguindo para a Era Dourada tem Romantismo, Drama, Realismo e a melhor de todas as Prosas com o Tolstoy, e depois a grande diversidade literária da Era de Prata, que cresceu e floreceu na Era Pré Soviética quando ainda existia o Império Russo que foi a maior Potência Mundial daquela época, mas na Era Soviética muitos escritores foram perseguidos e até suprimidos, mesmo assim brilharam como diamantes, já no nosso tempo, a Era Pós Soviética ou Contemporânea a Literatura Russa está ressurgindo e fazendo aquilo que eles sabem fazer como ninguém, e agora estão surpreendendoo com uma quantidade maior de Escritoras. Sou muito grato ao povo russo não só pela Literatura, mas também por serem os Fiéis da Balança nas mudanças políticas e culturais no mundo moderno.
A literatura indiana, chinesa e japonesa também são subestimadas no nosso país, existe muito pouco conteúdo delas e são seculares até milenar
Quase ninguém está falando dos pequenos contos de Gorki .
Lermontov eu não conhecia não.
A filha do capitão é de autoria de Puschkin?
Sim
Pacapaca? 🤔
"Tchau tchau"
@@Neurastenia3 Obrigado!! 😙☺
🎉🎉🎉❤
Com o máximo respeito, mas Gogol também tratou de características universais em sua obra: ganância, desonestidade, pilantragem e corrupção. No final da primeira parte de Almas Mortas, parece ser uma declaração de amor à Rússia.
Lisa linda linda
maiakosciski e marina t. faltaram nessa lista, assim como outros
Prof. Elisabeta , Pushkin eu ouvi falar , do resto nada. Seriam interessante versões do russo ao português diretas, numa forma dupla página russa e portuguesa. Porém sem tentativas de provar algo politico, maioria dos brazucas ignoram o que foi a servidão, mas a conhecem chama-se salário mínimo sindicalizado.
Na editora 34 vc encontra ótimas traduções diretas do russo
Tchekov, Gorki, Maiakovski e Gogol.
Para mim a ordem é Dostoievski,Tolstoi e Turgueniev...🤔🇧🇷
O que euli da Rússia não são esse tipo de literatura. Eu li Piotr Kropotkin, Nikolay Arsenyev e Vladmir Lenin.