Ola meu amigo , após me matricular no curso de eletricista profissional e nunca entender nada de eletricidade , e com 30% curso concluído , topei desafio de fazer elétrica casa do zero , retirando toda e refazendo , projeto elaborado , e no final dúvida dijuntor o qual vc me ajudou muito , bela dica , obra 100% realizada e curso ensina muito , quem não fez não sabe o quanto está perdendo . Parabéns a Engehall
Reforçando, a boa pratica e segurança é sim alimentação por cima e saida por baixo, isto evita acidentes dos "menos" desavisados na hora de manutenção e nas montagens industriais tbm, os fabricantes deveriam sim é padronizar estas orientações.
Os disjuntores termomagnéticos tem proteção térmica embaixo, na saída, por isso a carga deve ser ligado embaixo! Eu particularmente sigo a orientação que tem no disjuntor!
Comercialmente existe sim o curva A, mas a norma não a cita corrente de atuação de 2 a 4x a corrente nominal e utilizada para eletrônicos sensíveis ou para aparelhos de medicação
Bom, concordo com quem faz de verdade. E também foi dessa forma que aprendi desde o primeiro curso que fiz no Senai quando eu tinha 14 anos. Alimentação pela cabeça e saida pelo pé! Se chama boas práticas!
Muito bem corrigido, já esperava um vídeo desse de vc. Além de aumentar o nível de segurança na intervenção do eletricista pois ele pode se confundir o Borne 1 é onde está conectado a câmara de extinção do arco.
Eu presenciei uma situação em que o disjuntor foi alimentado por baixo, e ouve um curto circuito porém o disjuntor não desarmou, ele foi testado alimentado por cima e funcionou normalmente. Como dito no vídeo prefiro seguir a recomendação do fabricante. Já que vem sempre um diagrama nos disjuntores, eu sigo conforme a marca.
Acabo de fazer a troca de um disjuntor e fiquei morrendo de medo de ter ligado do lado errado! Mesmo não tendo "lado errado" eu acabei ligando pelo "lado certo"! 😂 Obrigado, desejo sucesso ao canal!
Tanto faz, por cima ou por baixo, vai atuar do mesmo jeito. O mais importante e fazer uma montagem limpa, eliminando o máximo de derivações de cabos, por isso eu alimento o geral por onde for melhor e coloco o pente saindo dele e indo direto para os circuitos.
Exatamente isso. Para evitar mais derivações ou conexões dentro do QDC também estou preferindo alimentar por baixo justamente para facilitar o barramento pente. Não me preocupo mais com isso, pois o geral lá do padrão já deixo alimentado por cima. E ainda os circuitos dentro do QDC ficam alimentados por cima...realmente não há com o que se preocupar.
Kkkkkk O engenheiro que ficou anos estudando o dispositivo passando por testes orienta alimentar por cima e vem vc , o bichão da elétrica formado no TH-camr, diz que tanto faz?? Kkkkkkk
bom dia, já sabia que poderia alimentar por qualquer lado, mais sempre segui o diagrama, pois, se tá lá, deve ser o correto. valeu meu querido, tenha um ótimo dia.
Andre, eu sabia que não tinha polaridade, e já conhecia a respeito das entradas e saídas pelas numeração.eu não conheço essa norma Mercosul. Valeu a dica, um abraço.
Ja fiz um teste na prática, quando ligado invertido, as vezes o djuntor não desarma quando a carga execer o limite dele, so desarma quando acontece um curto cirquito, com isso o disjutor danifica e pode derretar o cabo, se não tivesse problema ligar de qualquer jeito o proprio fabricante não determinaria qual polo é o de entrada e saida.
faz um vídeo sobre disjuntor dentro do banheiro, se é permitido ou não, e se for , qual a distancia mínima do chuveiro pro disjuntor, tem chiveiro que é de dificil acesso a chave de liga e desliga, por isso quero colocar um disjuntor dentro do banheiro, e explica também se caso o local não tiver o fio terra, posso colocar um DR , pra fazer a função de segurança que um terra pode fazer ? Essas perguntas eu até agora não encontrei no TH-cam.
Área molhada colocar um equipamento com bornes que podem facilmente conduzir eletricidade... kkk sem consultar norma, só usando o bom senso. Claro que não pode ou não poderia! Deixa ele quietinho trabalhando lá no seu quadrinho de Distribuição fazendo sua função de forma adequada e sem oferecer riscos de fuga de energia / contato com usuários. Kkkk
Lembrando que a NR 10 está acima da NBR e está solicita que o usuário não acesse partes energizadas e sejam instaladas barreiras ou meios de barreiras de maneira a impedir o acesso à pessoas sem qualificação. Considerando que o quadro de distribuição devidamente dimensionado e instalado, com suas proteções / barreiras invólucros impedem um usuário comum de acessar partes com energia... Então no mínimo está atendendo a NR10 que deve ser priorizada por questões de segurança das pessoas e quando na condição de usuários comuns do sistema. Vamos imaginar que nessa casa todos são Eletricistas e qualificados em todas normas inclusive na NR10.... então o Eletricista quando no chuveiro molhado tomando seu banho ele é apenas um usuário de eletricidade com risco potencial de receber um choque também kkkkk o fato de ser Eletricista (ter um pouquinho de conhecimento) não o isenta de esbarrar na carga dentro do banheiro e que piora a situação por estar molhado / úmido. O ar por si só naquele ambiente esta úmido contém vapores de água por todo lado e é algo sem controle neste ambiente. Existem estudos que comprovam que a pele (maior órgão do corpo humano) na condição úmida, inclusive se estiver com suor, um choque elétrico potencializa o dano até 10x mais do que ele em estado da pele a seco. Ou seja, o coração pode parar ou fibrilar mais facilmente pelo deslocamento da carga pela pele úmida. Muito comum os primeiros Eletricistas utilizavam um lenço para secar o suor do rosto no trabalho (se observar até filmes antigos mostram personagens fazendo satira da situação na profissão). Hoje através de estudos já é comprovado a facilidade do deslocamento da corrente elétrica na pele humana através da umidade do ambiente e da sudorese que também contém sais minerais que é natural do corpo humano. A eletricidade pode facilmente acessar os vasos sanguíneos e artérias principais do corpo pelos poros da pele e acessar até o coração ocasionando uma PCR e morte em 5 minutos se não revertida em tempo por alguém que consiga ser seu socorrista a tempo. Outra recomendação Eletricista sempre trabalhar em dois e ambos possuirem o básico que é NR10 / primeiros socorros...
Não pode e não deve. Disjuntor no banheiro é gambiarra. Emendar fios do chuveiro , é gambiarra. Não aterrar o chuveiro traz risco de morte. Colocar o terra do chuveiro ligado no neutro , é tentativa de assassinato.
padronizar é interessante, mas os disjuntores da shineider e de uma outra marca que hjá utilizei permitem o uso em qualquer sentido. isso facilita em algumas montagens, já peguei cx com entrada inferior e o cabo curto demais, não sendo interessante realizar emendas, a inversão foi a melhor soluçao.
Olá André, tenho a seguinte dúvida: Em uma instalação residencial, com rede mestre (há somente 1 disjuntor geral) é possível instalar DR? Ou o mesmo iria ficar desarmando? Na referida casa, não há aterramento e os eletrodutos são bem finos, tornando inviável a divisão de circuitos.
Fala meu querido, existe sim o risco do DR desarma de imediato, pois ele desarma por fuga de corrente, e em rede mestra, a maioria das emendas, são feitas cabo a cabo e cabos de seções diferentes onde pode ocasionar uma fuga de corrente, bem como a má isolação dos cabos. Somente fazendo um teste, mas com a nossa experiência, será alto a chance dele desarmar.
Com o disjuntor "em pé" ficou bem claro sobre linha em cima e carga em baixo, minha dívida é se há algum prejuízo (ou vantagem) ,do ponto de vista técnico, em montar o disjuntor em outras posições, mantendo a alimentação pela linha e a carga na carga (na vertical, na horizontal com o comando pro lado (muito comum em quadros com barramento espinha de peixe), na diagonal, na horizontal com o comando pra cima, etc )
Boa noite,os disjuntores Nema mais antigo inca qual é a entrada e saída (linha e carga) nos Nema atual eu ainda não reparei, Hoje usa mais o din,e pra mim o din não tem polaridade.
Nos disjuntores Steck, apesar de ter o diagrama de ligação igual aos três primeiros do vídeo, o manual informa que o sentido de alimentação pode por ambos os lados (topo ou base). Tira essa dúvida aí, André. Abç
Eu alimento sempre por baixo e saio com a carga por cima ,independente da fabricante do disjuntor, aqui no Rio grande do sul a concessionária não faz a ligação do ramal se no disjuntor do padrão não estiver assim a ligação então deixei como prática utilizar sempre assim também nos quadros de disjuntores internos , eu acho frescura isso pra mim funciona de ambos os casos , fora os industriais e alguns modelos antigos Nema que esses sim têm polaridade de linha e carga ...
Fala meu querido, se o fabricante determina que poderá ser alimentado por ambos os lados, ele vai funcionar, pois foi testado por ele, mas se o fabricante falou que a alimentação é só por cima, siga as orientações sempre do fabricante.
Tem um a estalação eletrica para fazer e queria saber que ti pode Cabo ou a medida do cabo para faze uma estação elétrica triwei, lá é uma loja com duas kits em cima
Meu quadro de energia, comporta apenas 3 disjuntores, posso utilizar a fase que seria a 1ª do chuveiro, para alimentar os outros 2 disjuntores, que serão 1 tomada e um interruptor?
Olá. Tenho dois chuveiros 220, um de 7500w e outro de 6800w. Meu problema: quando são ligados ao mesmo tempo na temperatura quente (são eletrônicos), os disjuntores da caixa de distribuição, ambos de 35a permanecem ligados mas, o que desarma é o disjuntor da caixa padrão que é de 50a. Pergunta: posso trocar o disjuntor do padrão para um de 70a? Agradeço a atenção. Obrigado. Sergio (sou inscrito nesse canal). Fio 10mm na caixa padrão e 6mm no chuveiro.
Não faça isso, pois o disjuntor de 50A está dimensionado pra proteger o fio de 10mm. No seu caso, vc precisaria solicitar um aumento de carga junto à concessionária, ou uma ligação trifásica.
IDR não protege contra curto circuito nem sobre-carga então no caso de curto no barramento pente ou uma carga mais alta q os condutores de alimentação principal do QM até o QDC suportão vc não terá a proteção no qdc vc só contará com o disjuntor do padrão de entrada...
Fala meu querido, se usar um DDR, que é um DR e disjuntor juntos, somente coloque DR por circuitos se não usar um DDR, pois do contrário vai ocorrer um efeito cascata, quando um DR de um determinado circuito desarmar, o DDR vai desarmar também, outro fato importante, DDR é difícil de se encontrar e é muito caro. Colocaria um disjuntor geral e depois colocaria DR por circuito ou grupos de circuito, que ficaria melhor.
É só a galera colocar o disjuntor geral de cabeça pra baixo e ligar ele por cima do disjuntor, que está em baixo, aí podem colocar o barramento tipo pente por baixo do disjuntor,que está em cima, interligando os demais disjuntores. Vai ficar show de bola! 😜 Me sigam para mais dicas de elétrica com segurança.
O Disjuntor em sí não tem polaridade, podendo ser ligado em cima ou por baixo. Porém, por convenção é indicado alimentar na parte superior e sair para a carga por baixo.
Ola, tenho uma duvida...Preciso ligar um micro disjuntor (Chave Disjuntor St001 10a 3t Circuit Breaker 250v) ele tem três polos, não sei como ligar pode me ajudar? Vou colocar esse micro disjuntor em um espelho 4X2 com duas tomadas 110volts, para proteção de alguns aparelhos. Ele tem 10A, mas tem outros modelos a partir de 3A. Obitgado.
Não recomendo pior marca já utilizada. Fiz uma elétrica residencial toda nova menos o geral do medidor não foi trocado adivinha quem deu defeito depois de 6 meses de uso ? Jng chinês porcaria não trocou e me lasquei
Não se trata do disjuntor ter ou não polaridade. Não é uma bateria nem capacitor. O disjuntores termomagnéticos possuem entrada e saída de fluxo de corrente elétrica. A construção interna dos mesmos tem o que chamamos de câmara de extinção de arco. Trata-se de aletas enfileiradas. O movimento do contato interno ao abrir , sob ação de um curto circuito, deve ser tal que o arco seja dividido em partes nessas aletas e assim seja extinto mais rapidamente. Dessa forma, para que tenha um correto funcionamento, a câmara é posicionada para que a parte de cima do disjuntor deva estar ligada na linha (fonte de energia) e a parte debaixo , na carga. Não é todo dia que ocorre um curto, mas o disjuntor cumprirá seu papel por mais tempo se for aplicado corretamente.
tem um detalhe, pq então as empresas fabricantes de disjuntores colocam a inscrição on/off no botão de acionamento mesmo? não tem sentido ele não ter polaridade concorda? então pq um fabricante faria isso? quando eles fazem isso estão induzindo o instalador a seguir o que esta escrito no botão de liga/desliga
"Ele nao tem polaridade". Eu alimento por baixo, sou eletricista profissional, porque ele liga para cima. A alavanca liga para cima, por isso entendo que a parte de cima vai ser alimentada quando acionar a alavanca .
Quando se faz uma derivação com sessão 2,5mm em um cabo de 16mm disjuntor 63A e nessa derivação vai um disjuntor de 20A Esse trecho entre a emenda do cabo 2,5mm e o disjuntor de 20A será protegida pelo disjuntor de 20A?
Sim se a carga está após o disjuntor de 20 A o círcuito está protegido por ele, para fazer essa derivação tem que ser feita com conectores adequado perfurante ou split boolt...
Por exemplo q o cabo 16 está sobre exposto na laje e vc deriva e anda 10 metros até o disjuntor de 20A esse pedaço até o disjuntor sofre um ataque de maritacas esse pedaço não será protegido pelo disjuntor de 20 A
@@Joseelicezarino maritacas são aves tipo papagaio, araras,🦜🦜, que são de tamanho médio q em várias regiões do país vem atacando as instalações elétrica decapando os cabos causando curto circuito nas instalações elétrica causando grandes prejuízo para os proprietários e colocando a vida de pessoas em risco por causa de incêndio
Mas todo disjuntor tem uma força maior feita com molas Que o força a desligar mais facilmente E a logica é simples O lado mais facil da chave é a daida seja qualquer disjuntor Ac dc etc
Ola,alguém saberia me esclarecer essa eterna duvida de acordo a nr 10 a alimentação de botoeira deve ser 25 volts em alternada ou 60 em contínua, mas existe uma exceção onde a alimentação pode ser maior alguém saber qual norma fala sobre isso? Que permite por exemplo uma botoeira alimentada em 110volts.
Calculei um circuito de um pequeno salão, e deu um total geral de 9A, porém fiquei na dúvida de qual Dijuntor Geral utilizar. Me ajudem, por gentileza.
Veja bem, você precisa de um disjuntor que deixe passar 9A em situação normal, logo, basta usar o disjuntor de menor corrente que seja maior que 9A. Comercialmente, o de 10A vai atender.
Ainda assim 10A é muito próximo da corrente do circuito, então por precaução (pra deixar folga) é melhor colocar um maior, de 20A por exemplo. Só não esquecer de dimensionar o cabo de acordo com a capacidade do disjuntor escolhido (e obviamente a queda de tensão também).
Se tu vai ter uma tomada neste salão, e tomadas devem ter fio 2,5mm2 no mínimo, use um dia junto 25A. Visto que a norma exige este fio para tomadas e o de 25S o protege bem.
Cara isso é uma treta tao problematica e a pergunta é: Em pleno 2024, por que os engenheiros ou cientistas, que trabalham nas empresas fabricantes de disjuntores, ainda não vieram a publico para acabar de vez, com essa duvida da grande maioria dos profissionais? E mais, nao vi até agora, nem o Adoniran, que é um engenheiro veterano, inclusive aqui no You tube, vir a publico e explicar tecnicamente do por que os fabricantes adotam a regra de alimentar o diajuntor pela parte de cima! Seguir fabricante não uma resposra tecnica! Há de se haver uma ciencia por tras disso! Tecnicamente, o porque de ser alimentado por cima? Um cara como o Andre Mafra, tao ja famoso e engenheiro? Por que voce André, nao vai conversar com os engenheiros da Siemens e de outros fabricantes, para você sair ba frente e acabar de vez com essa duvida e responder tecnicamente?
⚡ AULA GRATUITA 2: th-cam.com/video/H-JobQtFMGQ/w-d-xo.html
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Me tira uma dúvida por favor, é recomendado desligar o disjuntor quando faltar energia? Ou isso não tem nada haver?
Ola meu amigo , após me matricular no curso de eletricista profissional e nunca entender nada de eletricidade , e com 30% curso concluído , topei desafio de fazer elétrica casa do zero , retirando toda e refazendo , projeto elaborado , e no final dúvida dijuntor o qual vc me ajudou muito , bela dica , obra 100% realizada e curso ensina muito , quem não fez não sabe o quanto está perdendo . Parabéns a Engehall
Reforçando, a boa pratica e segurança é sim alimentação por cima e saida por baixo, isto evita acidentes dos "menos" desavisados na hora de manutenção e nas montagens industriais tbm, os fabricantes deveriam sim é padronizar estas orientações.
Mestre, faz um vídeo sobre as diferenças entre disjuntores CA e CC.
Os disjuntores termomagnéticos tem proteção térmica embaixo, na saída, por isso a carga deve ser ligado embaixo!
Eu particularmente sigo a orientação que tem no disjuntor!
Olá André, fiz o curso profissional e gostei muito! Fiquei mais confiante!!!
Comercialmente existe sim o curva A, mas a norma não a cita
corrente de atuação de 2 a 4x a corrente nominal e utilizada para eletrônicos sensíveis ou para aparelhos de medicação
GOAT... A padronização é a melhor maneira e melhor prática de instalação e manutenção. 👏👍
Sorteia essa mochila da Knipex pra nóis 😅
Hahahah prefere uma Ferrari ou um jatinho não? 😂❤
@@andreengehall5224esses aí vai pagar mais impostos 😮😅😅😅😅😅😂
Bom, concordo com quem faz de verdade. E também foi dessa forma que aprendi desde o primeiro curso que fiz no Senai quando eu tinha 14 anos. Alimentação pela cabeça e saida pelo pé! Se chama boas práticas!
Parabéns pelas explicações.
Sem essas explicações jamais conseguiria fazer minha atividade se hj.
Muito bem corrigido, já esperava um vídeo desse de vc. Além de aumentar o nível de segurança na intervenção do eletricista pois ele pode se confundir o Borne 1 é onde está conectado a câmara de extinção do arco.
Eu presenciei uma situação em que o disjuntor foi alimentado por baixo, e ouve um curto circuito porém o disjuntor não desarmou, ele foi testado alimentado por cima e funcionou normalmente. Como dito no vídeo prefiro seguir a recomendação do fabricante. Já que vem sempre um diagrama nos disjuntores, eu sigo conforme a marca.
Acabo de fazer a troca de um disjuntor e fiquei morrendo de medo de ter ligado do lado errado! Mesmo não tendo "lado errado" eu acabei ligando pelo "lado certo"! 😂
Obrigado, desejo sucesso ao canal!
Tanto faz, por cima ou por baixo, vai atuar do mesmo jeito. O mais importante e fazer uma montagem limpa, eliminando o máximo de derivações de cabos, por isso eu alimento o geral por onde for melhor e coloco o pente saindo dele e indo direto para os circuitos.
Exatamente isso. Para evitar mais derivações ou conexões dentro do QDC também estou preferindo alimentar por baixo justamente para facilitar o barramento pente. Não me preocupo mais com isso, pois o geral lá do padrão já deixo alimentado por cima. E ainda os circuitos dentro do QDC ficam alimentados por cima...realmente não há com o que se preocupar.
Kkkkkk
O engenheiro que ficou anos estudando o dispositivo passando por testes orienta alimentar por cima e vem vc , o bichão da elétrica formado no TH-camr, diz que tanto faz??
Kkkkkkk
André leu a norma mas mesmo assim vc continua achando que está certo!!
bom dia, já sabia que poderia alimentar por qualquer lado, mais sempre segui o diagrama, pois, se tá lá, deve ser o correto. valeu meu querido, tenha um ótimo dia.
Sim , eu já sabia! Mas.. é sempre bom relembrar né? Parabéns pelo vídeo André!👏👏
Andre, eu sabia que não tinha polaridade, e já conhecia a respeito das entradas e saídas pelas numeração.eu não conheço essa norma Mercosul. Valeu a dica, um abraço.
Muito obrigado. Excelente explicação.
Deus te abençoe!!!
Ja fiz um teste na prática, quando ligado invertido, as vezes o djuntor não desarma quando a carga execer o limite dele, so desarma quando acontece um curto cirquito, com isso o disjutor danifica e pode derretar o cabo, se não tivesse problema ligar de qualquer jeito o proprio fabricante não determinaria qual polo é o de entrada e saida.
Eu gosto de ligar por cima de forma que a gente veja os nomes e os códigos 0 desligado e 1 ligado.tem sentido...😳😳👍👍
Sempre usei por cima a entrada.
faz um vídeo sobre disjuntor dentro do banheiro, se é permitido ou não, e se for , qual a distancia mínima do chuveiro pro disjuntor, tem chiveiro que é de dificil acesso a chave de liga e desliga, por isso quero colocar um disjuntor dentro do banheiro, e explica também se caso o local não tiver o fio terra, posso colocar um DR , pra fazer a função de segurança que um terra pode fazer ?
Essas perguntas eu até agora não encontrei no TH-cam.
Opaaa já temos; procure por “bomba relógio engehall”
Área molhada colocar um equipamento com bornes que podem facilmente conduzir eletricidade... kkk sem consultar norma, só usando o bom senso. Claro que não pode ou não poderia!
Deixa ele quietinho trabalhando lá no seu quadrinho de Distribuição fazendo sua função de forma adequada e sem oferecer riscos de fuga de energia / contato com usuários. Kkkk
Lembrando que a NR 10 está acima da NBR e está solicita que o usuário não acesse partes energizadas e sejam instaladas barreiras ou meios de barreiras de maneira a impedir o acesso à pessoas sem qualificação.
Considerando que o quadro de distribuição devidamente dimensionado e instalado, com suas proteções / barreiras invólucros impedem um usuário comum de acessar partes com energia...
Então no mínimo está atendendo a NR10 que deve ser priorizada por questões de segurança das pessoas e quando na condição de usuários comuns do sistema.
Vamos imaginar que nessa casa todos são Eletricistas e qualificados em todas normas inclusive na NR10.... então o Eletricista quando no chuveiro molhado tomando seu banho ele é apenas um usuário de eletricidade com risco potencial de receber um choque também kkkkk
o fato de ser Eletricista (ter um pouquinho de conhecimento) não o isenta de esbarrar na carga dentro do banheiro e que piora a situação por estar molhado / úmido. O ar por si só naquele ambiente esta úmido contém vapores de água por todo lado e é algo sem controle neste ambiente.
Existem estudos que comprovam que a pele (maior órgão do corpo humano) na condição úmida, inclusive se estiver com suor, um choque elétrico potencializa o dano até 10x mais do que ele em estado da pele a seco.
Ou seja, o coração pode parar ou fibrilar mais facilmente pelo deslocamento da carga pela pele úmida.
Muito comum os primeiros Eletricistas utilizavam um lenço para secar o suor do rosto no trabalho (se observar até filmes antigos mostram personagens fazendo satira da situação na profissão). Hoje através de estudos já é comprovado a facilidade do deslocamento da corrente elétrica na pele humana através da umidade do ambiente e da sudorese que também contém sais minerais que é natural do corpo humano.
A eletricidade pode facilmente acessar os vasos sanguíneos e artérias principais do corpo pelos poros da pele e acessar até o coração ocasionando uma PCR e morte em 5 minutos se não revertida em tempo por alguém que consiga ser seu socorrista a tempo.
Outra recomendação Eletricista sempre trabalhar em dois e ambos possuirem o básico que é NR10 / primeiros socorros...
Não pode e não deve. Disjuntor no banheiro é gambiarra. Emendar fios do chuveiro , é gambiarra. Não aterrar o chuveiro traz risco de morte. Colocar o terra do chuveiro ligado no neutro , é tentativa de assassinato.
Vídeo top Excelentes Dicas Técnicas parabéns pelo Bom trabalho que você Faz ..
Parabéns pelo vídeo e parabéns pela sua explicação
E muito bom esse canal ajuda muita agente.
Sempre com informações riquíssimas...
Show de bola André!
PROFESSOR, video aula excelente, ótima abordagem
Tem que ser padrão , todo Cabo de alimentação, deve vir por cima , igual a caixa moldada ou na cabine primária.
padronizar é interessante, mas os disjuntores da shineider e de uma outra marca que hjá utilizei permitem o uso em qualquer sentido. isso facilita em algumas montagens, já peguei cx com entrada inferior e o cabo curto demais, não sendo interessante realizar emendas, a inversão foi a melhor soluçao.
Parabéns pela aula... excelente!
Eu sempre tive está dúvida me ajudou muito obrigado
Olá André, tira algumas dúvidas minha. Quanto tempo tem seu curso?
Seu curso é 100% online?
Quais os dias e horários da semana sua aula acontece?
Olá chama no zap, a gente orienta tudo lá
www.engehall.com.br/zap
boa eu não sabia que disjuntores não tinha polaridade agora eu sei alimentar por cima carga por baixo.
mais uma que aprendi obrigado abraço
Obrigado professor vc é 10
Vai direto ao ponto mísera !!!
Olá André, tenho a seguinte dúvida:
Em uma instalação residencial, com rede mestre (há somente 1 disjuntor geral) é possível instalar DR? Ou o mesmo iria ficar desarmando?
Na referida casa, não há aterramento e os eletrodutos são bem finos, tornando inviável a divisão de circuitos.
Fala meu querido, existe sim o risco do DR desarma de imediato, pois ele desarma por fuga de corrente, e em rede mestra, a maioria das emendas, são feitas cabo a cabo e cabos de seções diferentes onde pode ocasionar uma fuga de corrente, bem como a má isolação dos cabos. Somente fazendo um teste, mas com a nossa experiência, será alto a chance dele desarmar.
Olá tudo bem tenho uma dúvida uma resistência com 4 chuveiros 3 ar condicionado necessita de uma rede de tensão 220v bifásico?
Com o disjuntor "em pé" ficou bem claro sobre linha em cima e carga em baixo, minha dívida é se há algum prejuízo (ou vantagem) ,do ponto de vista técnico, em montar o disjuntor em outras posições, mantendo a alimentação pela linha e a carga na carga (na vertical, na horizontal com o comando pro lado (muito comum em quadros com barramento espinha de peixe), na diagonal, na horizontal com o comando pra cima, etc )
Não facilita pra por o disjuntor geral no quadro? Daí o pente pode ser conectado de uma vez ao invés de fazer um jump com pedaço de cabo.
Olá bom dia, só gostaria de uma informação, sempre que faltar energia é recomendado desligar o disjuntor?
Boa noite,os disjuntores Nema mais antigo inca qual é a entrada e saída (linha e carga) nos Nema atual eu ainda não reparei,
Hoje usa mais o din,e pra mim o din não tem polaridade.
Nos disjuntores Steck, apesar de ter o diagrama de ligação igual aos três primeiros do vídeo, o manual informa que o sentido de alimentação pode por ambos os lados (topo ou base).
Tira essa dúvida aí, André.
Abç
Pergunta : E se os disjuntores estiverem na horizontal ou de "cabeça pra baixo" ?
Macete qnd me ensinaram é q o disjuntor é igual ao corpo humano se alimenta por cima e sai por baixo..🤭😂😂
Big thanks.
Campinas SP 23/07/23
Eu alimento sempre por baixo e saio com a carga por cima ,independente da fabricante do disjuntor, aqui no Rio grande do sul a concessionária não faz a ligação do ramal se no disjuntor do padrão não estiver assim a ligação então deixei como prática utilizar sempre assim também nos quadros de disjuntores internos , eu acho frescura isso pra mim funciona de ambos os casos , fora os industriais e alguns modelos antigos Nema que esses sim têm polaridade de linha e carga ...
Top seus vídeos muito bem editado parabéns e muito obrigado!!
Hun amigo meu eletricista disse a mim que o disjuntor cai em caso de curto até se ligar invertido ,procede isso André ?
É vdd sim! No curto a corrente elétrica "tende" para infinito, por isso o disjuntor desarma, não importa o sentido da corrente!
Fala meu querido, se o fabricante determina que poderá ser alimentado por ambos os lados, ele vai funcionar, pois foi testado por ele, mas se o fabricante falou que a alimentação é só por cima, siga as orientações sempre do fabricante.
Tem um a estalação eletrica para fazer e queria saber que ti pode Cabo ou a medida do cabo para faze uma estação elétrica triwei, lá é uma loja com duas kits em cima
Parabéns.... ótimo trabalho
Obrigado mano ,tinha duva ,concluir , top
Eu aprendi com você que não tem polaridade
Meu quadro de energia, comporta apenas 3 disjuntores, posso utilizar a fase que seria a 1ª do chuveiro, para alimentar os outros 2 disjuntores, que serão 1 tomada e um interruptor?
Olá. Tenho dois chuveiros 220, um de 7500w e outro de 6800w.
Meu problema: quando são ligados ao mesmo tempo na temperatura quente (são eletrônicos), os disjuntores da caixa de distribuição, ambos de 35a permanecem ligados mas, o que desarma é o disjuntor da caixa padrão que é de 50a.
Pergunta: posso trocar o disjuntor do padrão para um de 70a?
Agradeço a atenção. Obrigado.
Sergio (sou inscrito nesse canal).
Fio 10mm na caixa padrão e 6mm no chuveiro.
Não faça isso, pois o disjuntor de 50A está dimensionado pra proteger o fio de 10mm. No seu caso, vc precisaria solicitar um aumento de carga junto à concessionária, ou uma ligação trifásica.
@@kaddddu Grato pela orientação. Muito obrigado.
Sergio
A entrada é 220 V? Você tem que fazer o levantamento das cargas pra poder trocar o cabo de entrada e disjuntor.
Existe alguma solução para ruidos na corrente ou harmónicos? Obrigado
Quero fazer o curso. Poderia me enviar informações por favor
André, uma dúvida, posso usar um idr geral, e depois dele um idr exclusivo pra um circuito?
IDR não protege contra curto circuito nem sobre-carga então no caso de curto no barramento pente ou uma carga mais alta q os condutores de alimentação principal do QM até o QDC suportão vc não terá a proteção no qdc vc só contará com o disjuntor do padrão de entrada...
Fala meu querido, se usar um DDR, que é um DR e disjuntor juntos, somente coloque DR por circuitos se não usar um DDR, pois do contrário vai ocorrer um efeito cascata, quando um DR de um determinado circuito desarmar, o DDR vai desarmar também, outro fato importante, DDR é difícil de se encontrar e é muito caro. Colocaria um disjuntor geral e depois colocaria DR por circuito ou grupos de circuito, que ficaria melhor.
É só a galera colocar o disjuntor geral de cabeça pra baixo e ligar ele por cima do disjuntor, que está em baixo, aí podem colocar o barramento tipo pente por baixo do disjuntor,que está em cima, interligando os demais disjuntores. Vai ficar show de bola! 😜
Me sigam para mais dicas de elétrica com segurança.
😂😂😂😂
O Disjuntor em sí não tem polaridade, podendo ser ligado em cima ou por baixo. Porém, por convenção é indicado alimentar na parte superior e sair para a carga por baixo.
Muito bom
Gostei do cara do áudio.
Professor eu instalei disjuntor que não aceitou alimentação por baixo.
Ola, tenho uma duvida...Preciso ligar um micro disjuntor (Chave Disjuntor St001 10a 3t Circuit Breaker 250v) ele tem três polos, não sei como ligar pode me ajudar? Vou colocar esse micro disjuntor em um espelho 4X2 com duas tomadas 110volts, para proteção de alguns aparelhos. Ele tem 10A, mas tem outros modelos a partir de 3A. Obitgado.
Muito top!
Fala André meu querido, o disjuntor JNG é confiável? Ou algum eletricista aqui poderia me ajudar?
Não recomendo pior marca já utilizada. Fiz uma elétrica residencial toda nova menos o geral do medidor não foi trocado adivinha quem deu defeito depois de 6 meses de uso ? Jng chinês porcaria não trocou e me lasquei
@@pablojorge1892 beleza amigo.
Valeu!
Meu sitio yem um so disjuntor igual a esse p 220 110 o 220 ta passando energia mas não liga furadeira sera que é zinabre nas emenda
Não se trata do disjuntor ter ou não polaridade. Não é uma bateria nem capacitor. O disjuntores termomagnéticos possuem entrada e saída de fluxo de corrente elétrica. A construção interna dos mesmos tem o que chamamos de câmara de extinção de arco. Trata-se de aletas enfileiradas. O movimento do contato interno ao abrir , sob ação de um curto circuito, deve ser tal que o arco seja dividido em partes nessas aletas e assim seja extinto mais rapidamente. Dessa forma, para que tenha um correto funcionamento, a câmara é posicionada para que a parte de cima do disjuntor deva estar ligada na linha (fonte de energia) e a parte debaixo , na carga. Não é todo dia que ocorre um curto, mas o disjuntor cumprirá seu papel por mais tempo se for aplicado corretamente.
😂😂😂😂leia mais sobre corrente alternada, tá tudo errado
Bom mais no caso o disjuntor dispara se o isquento vinher pelo lado da consecionaria
Obrigado
Top a informação
Fazer uma pergunta relógio geral da minha casa o dijutor mede 35 dentro da casa e 25 para casa e 25 para o chuveiro
Eu não sou eletricista, mais num disjuntor monofasico, eu só ligo os positivos?
E os negativos, não precisam serem ligados?
boa noite amigo!
isso mesmo.
a fase entra por cima e sai por baixo e o neutro passa direto,fora dos disjuntores.
Eu alimento por baixo. Creio que n consigo alimenta por cima. Eu smp fui estruindo a alimenta por baixo
Dependendo do país é por baixo
tem um detalhe, pq então as empresas fabricantes de disjuntores colocam a inscrição on/off no botão de acionamento mesmo? não tem sentido ele não ter polaridade concorda? então pq um fabricante faria isso? quando eles fazem isso estão induzindo o instalador a seguir o que esta escrito no botão de liga/desliga
Gostaria de saber se vcs dão curso de nr-10 com certificado
Opa temos sim
Www.Engehall.com.br
eu sempre alimento por cima
Opa blz instalei um djuntor mais ele liga pra baixo e quando vou desligar ele para cima ele estoura pois coloquei o fase encima e o neutro embaixo
"Ele nao tem polaridade". Eu alimento por baixo, sou eletricista profissional, porque ele liga para cima. A alavanca liga para cima, por isso entendo que a parte de cima vai ser alimentada quando acionar a alavanca .
Maravilha
Quando se faz uma derivação com sessão 2,5mm em um cabo de 16mm disjuntor 63A e nessa derivação vai um disjuntor de 20A
Esse trecho entre a emenda do cabo 2,5mm e o disjuntor de 20A será protegida pelo disjuntor de 20A?
Sim se a carga está após o disjuntor de 20 A o círcuito está protegido por ele, para fazer essa derivação tem que ser feita com conectores adequado perfurante ou split boolt...
@@guilhermenogueira085tiktok4 tanto a jusante quanto a montante do disjuntor de 20A?
Por exemplo q o cabo 16 está sobre exposto na laje e vc deriva e anda 10 metros até o disjuntor de 20A esse pedaço até o disjuntor sofre um ataque de maritacas esse pedaço não será protegido pelo disjuntor de 20 A
Guilherme deu aula, esse derivação não está protegida, só não sei oque é maritaca. 😂😂😂
@@Joseelicezarino maritacas são aves tipo papagaio, araras,🦜🦜, que são de tamanho médio q em várias regiões do país vem atacando as instalações elétrica decapando os cabos causando curto circuito nas instalações elétrica causando grandes prejuízo para os proprietários e colocando a vida de pessoas em risco por causa de incêndio
Sou eletricista a mais de 10 anos nao tem polaridade os disjuntores din tanto faz por baixo ou por cima
2015. E na live dos 500k? Kkk.
Curso de nr-10 com certificado
Fala meu querido, chama no zap, a gente orienta tudo lá www.engehall.com.br/zap
Mas todo disjuntor tem uma força maior feita com molas
Que o força a desligar mais facilmente
E a logica é simples
O lado mais facil da chave é a daida seja qualquer disjuntor
Ac dc etc
O disjuntor que me referi e da marca pial Legrand
Ola,alguém saberia me esclarecer essa eterna duvida de acordo a nr 10 a alimentação de botoeira deve ser 25 volts em alternada ou 60 em contínua, mas existe uma exceção onde a alimentação pode ser maior alguém saber qual norma fala sobre isso? Que permite por exemplo uma botoeira alimentada em 110volts.
onde posso baixar a norma atualizada?
Fala meu querido, no Google vai encontrar a norma, ela não sofreu modificações, está em revisão mas não foi atualizada ainda.
@@EngehallCursos obrigado pela atanção!
Boa garoto
Calculei um circuito de um pequeno salão, e deu um total geral de 9A, porém fiquei na dúvida de qual Dijuntor Geral utilizar. Me ajudem, por gentileza.
Veja bem, você precisa de um disjuntor que deixe passar 9A em situação normal, logo, basta usar o disjuntor de menor corrente que seja maior que 9A. Comercialmente, o de 10A vai atender.
Ainda assim 10A é muito próximo da corrente do circuito, então por precaução (pra deixar folga) é melhor colocar um maior, de 20A por exemplo. Só não esquecer de dimensionar o cabo de acordo com a capacidade do disjuntor escolhido (e obviamente a queda de tensão também).
Se tu vai ter uma tomada neste salão, e tomadas devem ter fio 2,5mm2 no mínimo, use um dia junto 25A. Visto que a norma exige este fio para tomadas e o de 25S o protege bem.
Show bom dia
Bom dia meu amigo tudo bem
Gostaria de fazer o curso gratuito
Fala meu querido, chama no zap, a gente orienta tudo lá www.engehall.com.br/zap
Prefiro fazer o contrario, pois nos padrões de entrada maioria a carga é por cima
VALE MEU GAROTO CEGUINDO CURTO COMENTO COMPARTILHOI VALE GAROTO FICA COMDEUS
Alimentação onde a carga da mola é menor, saída onde a carga da mola é maior... Simples.
EU ACHO ESTRANHO DEMAIS ALIMENTAÇÃO POR BAIXO, MAS EM CERTAS SITUAÇÕES É MAIS PRÁTICO...
Cara isso é uma treta tao problematica e a pergunta é:
Em pleno 2024, por que os engenheiros ou cientistas, que trabalham nas empresas fabricantes de disjuntores, ainda não vieram a publico para acabar de vez, com essa duvida da grande maioria dos profissionais?
E mais, nao vi até agora, nem o Adoniran, que é um engenheiro veterano, inclusive aqui no You tube, vir a publico e explicar tecnicamente do por que os fabricantes adotam a regra de alimentar o diajuntor pela parte de cima!
Seguir fabricante não uma resposra tecnica!
Há de se haver uma ciencia por tras disso!
Tecnicamente, o porque de ser alimentado por cima?
Um cara como o Andre Mafra, tao ja famoso e engenheiro?
Por que voce André, nao vai conversar com os engenheiros da Siemens e de outros fabricantes, para você sair ba frente e acabar de vez com essa duvida e responder tecnicamente?
Eu quero
Gostei