Código Autístico de Mudança - 7 Formas de Camuflagem e Masking

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • Quais são os sinais de camuflagem autística e "code switching"? Neste vídeo, vamos conversar sobre essa tendência que muitas pessoas autistas têm de assimilar comportamentos normativos e esconder os seus traços autísticos. O "code switching" ou mudança de código - por exemplo, linguístico, postural, cultural e de etiqueta - pode ser funcional e bastante positivo, mas também tende a gerar desgaste físico e emocional.
    Por isso, o nosso objetivo é facilitar o reconhecimento das estratégias de camuflagem, como o masking, a assimilação e a compensação, e favorecer o suporte de qualidade para os autistas em todas as idades. Aqui, apesar de falarmos sobre os desafios da neurodiferença, o nosso foco está em apostar no potencial de cada ser humano!
    #autismo #masking #camuflagem
    _____________________________
    🚀 Grupo de Estudos sobre Altas Habilidades e Superdotação: lygia4.typefor...
    🔔 Ative o sininho para receber notificações sempre que publicarmos um novo vídeo.
    ♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
    🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
    lygiapereira.c...
    🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo ou do Espectro Feminino, basta clicar no link abaixo:
    📚 Reservar o meu exemplar: bit.ly/4cfMsZQ

ความคิดเห็น • 42

  • @Emy-M.B
    @Emy-M.B 7 วันที่ผ่านมา +33

    Quando eu era criança os professores não gostavam muito de mim... Eu não entendia o porque mas imagino que de fato eu não fosse a criança mais fácil daquela sala... Um dia, não lembro porque também, uma professora apontou uma das minhas amigas e listou características que faziam dela uma boa aluna. Daquele dia em diante eu passei a observar atentamente o que ela e as outras meninas faziam e tentar fazer igual também, porque eu queria que eles gostassem de mim na época... Passei a ficar bem quieta nas aulas (sempre fui agitada, mas em minha defesa, acho que os métodos da escola em si não fazem muito sentido pra todos, então não acho que era minha culpa kkkk), me esforçar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pra ter uma letra bonita como a delas e até falar como elas... Deu certo, eles passaram a gostar mais de mim, mas ao mesmo tempo, me sentia meio triste por ter que fingir ser alguém que eu não era pra que me aceitassem... Como eu disse, sempre dei trabalho, então eles também não acreditavam muito no meu potencial acerca dos estudos (literalmente alguns professores falaram na minha cara que desistiam de mim e uma do 4° ano fiicava perguntando se eu "já tinha tomado os remedinhos hoje" na época em que usei ritalina), mas fiquei bem satisfeita quando obtive a maior nota da sala na prova objetiva de ingresso do Coluni! Não passei naquele ano, mas no ano seguinte já acreditava mais em mim e me dediquei bastante pra passar sem o aperto de chegar pertinho e n conseguir do ano anterior! Sempre vou me orgulhar disso, mas, novamente, é triste também, porque a professora que mais fez coisas ruins pra mim (4° ano) começou a me tratar super bem depois dessa prova... Parece que as pessoas só conseguem ver alguns tipos de valores...

    • @jessica.deraco
      @jessica.deraco 7 วันที่ผ่านมา +5

      As professoras meio que só "te viram" quando você poderia trazer alguma resultado positivo indiretamente para elas. Ou seja, muitas pessoas infelizmente só dão valor em outras pessoas quando elas ganham algo em troca ou se terão algum retorno com isso.
      Espero que isso não te afete mais e fique bem!

    • @Emy-M.B
      @Emy-M.B 6 วันที่ผ่านมา +3

      @@jessica.deraco 😊 Faz dez anos que saí do quarto ano, tudo certo hj em dia! Depois de tudo aquilo fui pro coluni no ensino médio e conheci meu namorado! Esse ano faremos 3 anos! Ele faz medicina na USP agora e eu sigo estudando pra ir pra lá também!

  • @soraiasouza8688
    @soraiasouza8688 7 วันที่ผ่านมา +15

    Meu marido trabalhava em outra cidade e eu amava ir visitá-lo porque lá naquela cidade eu me sentia mais livre para ser eu de verdade.

  • @glapistola
    @glapistola 7 วันที่ผ่านมา +15

    A sétima forma é o que eu estou fazendo agora. No Brasil é difícil ser aceita. Nem minha família acredita que eu seja autista porque sou superdotada, me formei e trabalho (mas trabalho pra mim mesma dando aulas vips de inglês). Não consigo me adaptar aqui por causa da falta de civilidade do brasileiro e estou viver em outro lugar, mais tranquilo, mais frio e com pessoas mais educadas.

  • @Ali-dr7dg
    @Ali-dr7dg 7 วันที่ผ่านมา +10

    Maravilhosa, podia fazer um vídeo sobre o contato visual e o ambiente de trabalho?
    Sobre o contato visual, vc foi tão natural e pra mim ainda não é, infelizmente.
    acredito que pra profissionais tea da pedagogia, psicologia é complicado esse tema.... Não vi ngm falando ainda como você
    Quantos cursos de oratória... e frustração. Apresentações q são um fiasco.... mal posso contabilizar kkkk😅

  • @jakelocutora
    @jakelocutora 7 วันที่ผ่านมา +5

    Que incrível ouvir isso! Pois pensava ser coisa da minha Mente.
    Me casei com árabe (Marrocos) fui melhor aceita e acolhida pela família do meu esposo, a cultura é a religião para mim foi libertadora para mim não houve choque cultural ou religioso me senti integrada.
    Retornando só meu pais já me senti deslocada,😢 hoje mudei de CEP vivo cá em Portugal um lugar nada fácil pois aqui fui obrigada a entregar meu atestado a empresa pelo grau de dificuldade que as pessoas estavam sentido em mim, não eu com elas mas para os colegas de trabalho, que não aceitavam minha integridade moral e minha organização capacidade de raciocínio 😅.
    Por fim! sobrevivendo em Portugal uma língua co- irmã mas foi mais fácil a comunicação em Marrocos. ❤

  • @fnunes4940
    @fnunes4940 7 วันที่ผ่านมา +2

    Eu tenho a sensação de que não sei como eu sou de verdade, pois sempre me vigiei muito pra não parecer estranha. É muito doloroso quando alguém ri ou aponta um comportamento como estranho, gasto muita energia tentando evitar isso.

  • @crismeus8082
    @crismeus8082 7 วันที่ผ่านมา +8

    Eu tenho dupla excepcionalidade, acho que talvez isso tenha ajudado a me tornar muito boa em camuflagem, no entanto isso me torna exausta. Eu estou sempre tão cansada.

  • @marilj9838
    @marilj9838 7 วันที่ผ่านมา +4

    Eu sou assim com personagens ou artistas q admiro, eu incorporo em mim. Tbm me sinto muito melhor viajando, em lugares diferentes.

  • @AnaVieira-hn2ql
    @AnaVieira-hn2ql 7 วันที่ผ่านมา +7

    Eu nunca assimilei o comportamento de outras pessoas, de modo a ficar parecida com elas, pq odeio falta de originalidade. Agora, de fato, tento ser discreta em todos os ambientes ...eu jamais vou chegar me comportando de manneira x, quando todo mundo tá se comportando de maneira A, mas eu nunca, em toda minha vida...nem quando criança, ficava imitando minhas colegas...até pq achava elas bem tolas...talvez, eu mesma fosse, só por pensar isso das meninas, mas ...

    • @naunsei
      @naunsei 6 วันที่ผ่านมา

      Sou dessas...

  • @cedenir3930
    @cedenir3930 7 วันที่ผ่านมา +4

    Agora fiquei preocupado, porque se eu pudesse, abandonava a minha cidade AINDA HOJE, sem nem dar tchau nem olhar pra trás

  • @Jarimts
    @Jarimts 7 วันที่ผ่านมา +3

    Muito interessante, ótimo video! Esse tema de camuflagem me interessa muito por que descobri o autismo bem tardiamente e fiz muita camuflagem e masking ao longo da vida. Tanto que sinto uma grande dificuldade em saber minha real identidade, quem eu sou de verdade. Além do masking e camuflagem ainda tem o fato de eu ter tentado varios trabalhos e modos de vida diferentes ao longo da vida, certamente isso colaborou também com que eu vivesse em contínua crise de identidade. Descobri o autismo esse ano, quem sabe isso me ajude a me entender, me aceitar e descobrir quem sou por baixo das camadas externas

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk
    @LuizFernandesdosSantos-em6wk 7 วันที่ผ่านมา +2

    De fato desde de criança há um grande esforço pra se adaptar.
    Mais isso gera também uma forte fadiga.Logo criança,em sala de aula eu percebi que o método de ensino que servia para a maioria não encaixava pra mim.
    Resultado:me esforçava o dobro sem questionar.
    Obrigado pelo vídeo.
    Santa noite!

  • @silmaramuniz
    @silmaramuniz 7 วันที่ผ่านมา +4

    Mais um vídeo cheio de informações importantes. Eu nunca tinha ouvido o termo mas faço muito isso para me adaptar ao ambiente. Sempre que preciso sair de casa ou ir a algum evento mesmo que informal, eu treino sorrisos e olhos nos olhos antes. Treino frase e conversas pra não parecer muito calada ou estranha. Mas o toque ainda me incomoda demais. Queria morar em um lugar onde as pessoas se cumprimentassem de longe 😂😂😂
    Obrigada pelo vídeo e por sua voz, gosto muito de ambos ❤

  • @ruthaleixo3874
    @ruthaleixo3874 7 วันที่ผ่านมา +2

    Isso ja aconteceu comigo com o caderno, eu detestava aqueles cadernos com artista na capa, aí comprei um so pra enquadrar com as colegas! Eu so queria um dos ursinhos carinhosos 😂😂😂😂 ou Moranguinho 😂😂😂😂

  • @kellcaldas
    @kellcaldas 5 วันที่ผ่านมา

    Nunca aprendi o idioma do país onde vivo há 14 anos, sei o básico só, e falo inglês com os nativos que sabem inglês quando necessário. Percebo hoje que foi uma escolha (pois falo outros idiomas além do inglês e poderia aprender, se quisesse) e que, afinal, é libertador, eu amo!! É quase a capa de invisibilidade do HP que nunca tive no Brasil, e aqui posso controlar quando e com quem usar. Uau, nunca tinha me tocado disso.

  • @Geissianelotus
    @Geissianelotus วันที่ผ่านมา +2

    Amei o vídeo 👏🏿👏🏿.. 🧩

  • @sibora461
    @sibora461 7 วันที่ผ่านมา +4

    Incrível! A cada video q vejo, novas memórias emergem . Lembro de qdo fui chamada de "imitona" na escola justamente por me comportar como a garota popular. Eu só achei q aquele era o comportamento certo para ter amigos naquele ambiente e não entendi pq ficaram com raiva de mim. E com todos os mal- entendidos q vivi , dois anos depois eu fazia o maximo possível pra ser invisível. Não falava , não brincava, só ficava no meu canto , sozinha, pq foi o q me restou

  • @angiedarennvaldiviasteiner5095
    @angiedarennvaldiviasteiner5095 2 วันที่ผ่านมา +1

    Eu "prático" esse coat suiting, com certeza!

  • @emanuel.carvalho
    @emanuel.carvalho 5 วันที่ผ่านมา +1

    8:53 isso de imitar coisas dos outros, eu imitava a risada de algumas pessoas que eu conhecia quando eu era mais novo kkkk

  • @julianapanisset
    @julianapanisset 7 วันที่ผ่านมา +4

    O seu canal eh muito top ❤

  • @leiidiana
    @leiidiana 2 วันที่ผ่านมา +1

    Nunca ouvi falar dessa expressão. Eu sou assim mas ainda não fiz minha avaliação.

  • @mariasilviadalmedicodeoliv404
    @mariasilviadalmedicodeoliv404 7 วันที่ผ่านมา +3

    Entendi mais um comportamento meu!

  • @AtipicoDan
    @AtipicoDan 6 วันที่ผ่านมา

    Lygia, é o que houve comigo. Saí de uma cidade de SP e vim morar em Curitiba há 3 anos. Posso dizer que isso literalmente salvou minha vida.

  • @Ken-tr5tg
    @Ken-tr5tg 5 วันที่ผ่านมา +1

    É impossível eu não camuflar, eu tô cansada, se pudesse, eu me isolava e vivia só com minha família.

  • @alieteramosandrade1796
    @alieteramosandrade1796 7 วันที่ผ่านมา

    Camaleonicamente de acordo com o ambiente e situações 🤗🦎, cansativo mas necessário 😔

  • @joicyaparecidadepaula4672
    @joicyaparecidadepaula4672 3 วันที่ผ่านมา +1

    Olá liygia

  • @edininhaconde
    @edininhaconde 7 วันที่ผ่านมา +3

    Obrigada

  • @crismeus8082
    @crismeus8082 7 วันที่ผ่านมา +2

    Eu chamo de replicar modelos de sucesso

    • @sibora461
      @sibora461 7 วันที่ผ่านมา

      Boa. Só q no meu caso nunca funcionaram direito

    • @crismeus8082
      @crismeus8082 7 วันที่ผ่านมา

      @@sibora461 no meu tbm não

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 7 วันที่ผ่านมา +1

    Ta muito bonita

  • @Assimcêmemata
    @Assimcêmemata 3 วันที่ผ่านมา

    Qual teria uma integral social mais fácil:autista nível 1 com inteligência normal ou um autista com AH/SD?

  • @nnobrega3
    @nnobrega3 7 วันที่ผ่านมา +1

  • @alessandrazago3635
    @alessandrazago3635 7 วันที่ผ่านมา +1

    Sempre notei isso na minha filha, mas não sabia que existia. É possível uma criança com 8 anos (ou até menos) já conseguir fazer isso?

  • @joicyaparecidadepaula4672
    @joicyaparecidadepaula4672 3 วันที่ผ่านมา

    Ola,Lygia !Vc é altista?

  • @AnaVieira-hn2ql
    @AnaVieira-hn2ql 7 วันที่ผ่านมา

    Nunca generalizar, claro

  • @BuckKranz
    @BuckKranz 7 วันที่ผ่านมา

    11199 Monique Ranch

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 7 วันที่ผ่านมา +1

    Ta muito bonita