Eu sou Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres. Amo o canal e a maneira de falar dos temas, inclusive fui me descobrindo muito por aqui. Na minha formação trabalhamos com o assunto em questão, gostaria só de pontuar que a nomenclatura atual é DIS, disfunção de integração sensorial. Tanto a hiperreatividade como a hiporreatividade são alterações sensoriais. Consideramos entre outras coisas, na avaliação, o limiar neurológico, medido pelo padrão da maioria das pessoas, então um alto limiar, mais hiporreatividade quanto um limiar neurológico baixo mais hiperreatividade, fogem da média da população.
Muito obrigada pela aula maravilhosa, @ligiaguerreromenezes1433! Seu trabalho é tão necessário! 🧠 Fico imensamente feliz por ter você aqui conosco na comunidade! Inclusive, vou deixar o seu comentário em destaque! 💜
Olá o caso é que Autistas adultos nunca tem a ajuda necessária... Meu filho não gosta de sair de casa... Não quer ir mais ao Psquiatra... E pagar especialista em Autismo e muito caro... fuca difícil pra encontrar e seria bom terapia on line mas não tem... 😢😢😢😢😢😢Só desabafo de uma Mãe que sofre por seu filho... 😣😓
ja tive crises de choro em meio ao trabalho por causa do blábláblá, e tive que falar que era dor de cabeça, sinto um desespero, parece que estou em meio de fogo cerrado. festas, happy hours, academias , praças de alim. cheias....tanta gente e barulho ...me dá uma sensação muito ruim
Quendo alguém me fazia cócegas eu dizia que iria morrer, sentia dor e muita raiva da pessoa, não entendia o motivo daquilo. Detesto, odeio que me façam cócegas 😡
Sinto dor, às vezes nem é dor, é apenas a sensibilidade de um local que acho que tô com algum problema/doença. Todo meu foco fica naquele lugar que acabo sentindo coisas cada vez mais. É terrível!
O que me tirou a atenção desse vídeo foi o barulho que sua boa faz ao falar, acho q por estar (talvez) mais perto do microfone. Barulho de boca costuma me incomodar um tanto. Mas não estou te julgando. Só pontuando algo que se dá comigo.
Eu também fiquei incomodada pelo barulho que a boca dela faz deixei d assisti outros vídeos dela devido a isso. Também n crítico só estou falando mesmo
É bem sutil pra mim, mas já fiquei tempos e tempos observando e notando barulhos ds boca pra respirar em música também, e me desconcentrava e incomodava
Além de ouvir "muito", me incomodar com cheiros, claridade, um coisa que me tira mesmo do é alguém me tocar de forma muito levinha, tipo relar em mim, e manter, eu travo, e parece que vou ter uma explosão emocional e chorar muito, eu seguro e consigo controlar, mas seria um choro intenso com raiva junto, vem essa emoção, e sei que não é em relação a pessoa e sim ao toque, não importa quem seja e nem eu mesma posso fazer isso, que sinto isso
Tenho hipersensibilidade sensorial e hiperfoco; basta o vizinho aumentar o volume da tv e eu já fico nervosa e ansiosa (normalmente sou tranquila, graças a Deus) e tenho muita vontade de sair de casa para bem longe... Se o som parar o sorriso volta como o sol após uma tempestade. Saí de um trabalho por conta de muito barulho, conversas de colega, pois não consigo focar em meus pensamentos ou me dá sono. A respeito do hiperfoco, quando eu fico obsecada em estudar algo, fico tranquilamente durante umas 04 horas por dia, seja em casa ou no trabalho. Outra questão é a regulação, já faz muito tempo que amo ficar sozinha para andar de um lado para o outro o que me faz sentir muito bem. Obs.: já tive toc na adolescência e tenho um irmão autista não verbal nível 03 de suporte e não sei se também sou autista.
Descobri a pouco tempo que minha filha de 14 anos e autista, e estou identificado os comportamentos dela, com tudo que você falou, obrigada por dividir com nosco, suas experiências e conhecimentos. ❤❤
Santa noite!Ah,de fato eu tenho bastante sensibilidade a certas coisas,ou muitas. Lugares com muitas pessoas falando ao mesmo tempo é demais pra mim,e sempre foi. Obrigado Dra!
Sou autista e tenho hipersensibilidade sensorial. Depois q comecei a fazer o tratamento psiquiátrico com medicação minha hipersensibilidade ficou bem mais controlada. Estou mais tolerante com cheiros, alimentos, sons e toque. Estou feliz com o tratamento.
Me identifiquei tanto! Descreveu minha vida. Não consigo ir procurar o diagnóstico por ter dificuldade de sair de casa e pavor quando tenho que lidar com a lentidão displicente do SUS.
Não tem nada haver com o assunto) MAS, de um tempo pra cá, eu percebi que a minha cabeça começou a confundir MUITO os dias ou horas. É muito real que eu posso simplesmente esquecer oq eu comi pela manhã, (por exemplo) e confundir com oq eu comi ontem, ou até esquecer algo que eu fiz à algumas horas atrás. (talvez possa estar relacionado com o estresse, é o mais provável.
Fui diagnoticada com TPS recentemente, passei mal a vida inteira, por muito constrangimento por ser tão sensível. Sempre fiz tratamento pensando que tinha alergia de tudo. Essa questão do cabelo mesmo, já cortei o meu sozinha de tanta aflição de estar encostando no meu rosto, cheiros, luzes, texturas, comidas tudo é intenso pra mim. E o detalhe muito importante é que não sou autista.
Olá, tenho uma dúvida: uma percepção exacerbada do corpo, que seria algo mais "intrínseco" entra nisso também? Pois eu percebo que além de ter uma sensibilidade a fatores ambientais, também tenho muita sensibilidade a sensações do meu próprio corpo, o que inclusive é fonte de grande parte da minha ansiedade e mudanças de humor. Quando estou doente é horrível. Eu sinto qualquer mudança fisiológica ou anatômica do meu corpo, ou qlqr coisa que saia do habitual dentro das sensações que tenho dele ou as vezes o que acontece é que tenho uma consciência extrema de alguma parte do meu corpo, por exemplo: é como se eu sentisse demais a minha mão, ou o meu pé e a minha vontade nessas horas é de arrancar aquela parte de mim, não sei se ficou confuso.... um adendo: Ligia, sua voz é muito confortável de ouvir!!
A minha sensibilidade é muito maior com cheiros, sol e luzes artificias e com alimentos salgados. Nunca tinha entendido antes do meu diagnóstico pq não podia usar perfume e se como algo com muito sódio ou muito processado, fico com uma sede que não passa por nada por até mais de um dia. Agora ser a "Maria das dores" escuto isso minha vida toda rsrs
Ei, Gisele! Espero que esteja bem! Eu tenho hiperfoco e hipersensibilidade a sons, luzes e a alguns tipos de cheiros. Eu não tenho diagnóstico e autismo, mas, se Deus permitir, vou procurar um neuro; tenho sensibilidade altíssima à luz do celular e à luz do sol, meus olhos doem... Será que pode ser um sinal? Eu não fazia ideia de que sensibilidade à luz também pode estar ligado ao autismo.
@@MarianaMedeirosJSO Transtorno do Processamento Sensorial pode vir sozinho, nem sempre está associado ao autismo ou ao Tdah. Mas, é mais raro vir sozinho, por isso é bom vc investigar.
Eu tenho uma hiper-reatividade imensa aos estímulos, principalmente sonoros. Já tive problemas com vizinhos que moravam no apt° acima do meu, por estarem simplesmente caminhando no seu proprio apt°. Os passos do vizinho me causavam dor física, uma raiva absurda, eu travava a mandíbula e já cheguei ao ponto de ir no vizinho e pedir pra parar de fazer barulho. Achei que fosse apenas uma condição chamada misofonia, mas de tanto assistir aos seus vídeos, Lygia, estou me vendo como autista. Tudo me descreve dentro do que você expõe como autismo feminino em seus vídeos. Preciso de uma profissional como vc pra me ajudar a saber se tenho ou não autismo.
Doutora, descobri aqui lendo um artigo que pessoas autistas têm o dedo anelar maior que o indicador e explica que são crianças que foram expostas a maior quantidade de testosterona no ventre de suas mães. Na gestação. Poderia fazer um vídeo falando sobre?
Eu fiz avaliação com uma Terapeuta Ocupacional que me diagnosticou com TPS. O tratamento se baseia em exercícios de integração sensorial. Acho que não tem medicação que melhore, pois o psiquiatra que consultei especialista nisso recomendou usar abafadores de ruído e óculos com lentes vermelhas.
Sendo T.O. e há 3 semanas tive a confirmação ao ver várias semelhanças com os pacientes. Alguns sintomas foram gradativamente mais sensíveis por questões vivenciadas estressantes em relação a vida "adulta"/profissional. Perceber que as pessoas usam a "ingenuidade" para "enganar" e tomar as vantagens 😂😡😂😡. Mesmo percebendo, muita dificuldade de falar, comunicação. Horrível essa situação
Escutar músicas tocando constantemente na cabeça tem a ver com o TPS ou o autismo? Sou TEA nível 1 de suporte e sinceramente uma das coisas que mais me incomoda é que sempre tem uma música tocando na minha cabeça. Não é exagero, é sempre mesmo! Pode ser com letra ou instrumental, as vezes músicas instrumentais bem longas, que a minha cabeça reproduz fielmente, quase como uma alucinação. Alguém sabe me dizer o que é isso? Já pesquisei muito mas nunca encontrei quase nada sobre…
Pode ser hiperfantasia de sons. A sugestão é escutar músicas boas como a música erudita, principalmente Bach e Vivaldi. Recomendo muito o gregoriano também, aliás, até mais que a erudita, porque é mais simples e mais calma. A música mais calma substituirá a mais agitada em sua mente.
Sou TEA 1 de suporte e TDAH e um dos principais motivos de eu ter abandonado redes sociais foi por conta disso. A maioria dos vídeos curtos e postagens estão acompanhados de uma musica rápida e repetitiva, que fica repetindo e repetindo em paralelo na mente. É bem irritante e cansativo. Quanto menos exposição tenho a essas músicas, menos frequente é. Ouvir musicas que eu gosto me ajudam a fazer essa repetição algo agradável em certos momentos.
Meus pais comentam que desde bebê eu não podia ouvir qualquer tipo de barulho que eu começava a chorar, até mesmo o barulho da torneira pingando o que fazia ficar acordado a noite inteira sem deixar eles dormirem. Meu pai conta que na década de 80 era comum ele sair comigo e meu irmão à noite de bicicleta para fazermos a gente pegar no sono e que meu irmão dormia, mas eu não. Certa vez meus pais comentaram que quando era bebê era comum passar a noite acordado sem conseguir dormir, acordando e chorando por qualquer barulho que fosse, até mesmo o barulho da torneira pingando na pia da cozinha e até hoje os barulhos me incomodam, principalmente quando estou mais ansioso. Não gosto de lugares muito cheio, pois isso acaba por me deixar agitado. Me lembro que quando criança até mais ou menos os 6 anos de idade era comum eu brincar sozinho, e que somente a partir de uma certa idade, 8 anos eu acho, é que comecei a acompanhar o meu irmão nas brincadeiras. Uma outra coisa, por exemplo, é que se gosto de uma série de tv é comum que eu assista ela várias vezes sem me cansar, assim como fazia quando criança ao escutar uma música, onde ficava horas e horas escutando a mesma música sem me entidiar dela. Hoje trabalho com o público e sinto que ao chegar em casa me parece que foi passado um caminhão sobre o meu corpo no final do dia, o que atrapalha em muito o meu sono, além de que qualquer barulho por menor que seja me faz acordar várias vezes durante à noite ( e segundo a minha família isso acontece desde quando era bebê) . Com relação a ser exposto ou julgado pelas pessoas acredito que não seja problema, até porque não me importo com o que as pessoas pensam ou falam a meu respeito. No final das contas as vezes penso que isso pode ser resultado de algum transtorno obessivo compulsivo ou mesmo uma fobia social.
Vc deve ter o Transtorno de Processamento Sensorial, e talvez este seja comorbidade do autismo. Mas, apesar de ser mais raro o Transtorno de processamento sensorial sensorial pode vir sozinho.
Minha vida melhorou tanto quando ganhei um fone com cancelamento de ruído, eu tinha mt crises por conta de barulho, agora não tenho mais, em contra partida os desconfortos tateis não tenho mt o que fazer só evito aquilo que sei que me incomoda
Boa tarde dra Lygia. Eu tenho dificuldade de diferenciar rostos semelhantes. Já cheguei a falar com uma pessoa com a certeza de ser outra. É algo que possa estar ligado a questões sensoriais?
Já li e entendi que é a dificuldade de reconhecer... mas o acontece comigo é com relação a dificuldade de diferenciar. Trata-se da mesma condição? Obrigada, mais uma vez. ❤@@lygia.pereira
Eu gosto de abraço não pode ser muito leve e nem apertado demais e quanto a beijos se existe uma coisa que me deixa contrariada é quando alguém vem me beijar sem eu permitir E sem nem sequer esperar. Até animais quando vem me lamber eu fico muito agoniada porque Não suporto coisas molhadas ou pegajosas em minha pele.
Faz 3 meses que recebi o diagnóstico de TEA aos 60 anos. Após o alívio e libertação, percebo q estou no momento “ressignificando Ana”… não, não sou “fresca” cheia de não-me-toques, mimizenta, teimosa, preguiçosa e nasci com “espírito de pessoa velha”. Existe uma explicação! Estou me ressignificando, o que não é tão simples, pq a parte “teimosa” resiste fortemente às mudanças conceituais e comportamentais … mas eu me conheço bem e sei como fazer acordos comigo mesma e, muitas vezes, enganar um cérebro com um espírito de porco encarnado 😂… de qualquer forma sinto falta de ter um grupo de apoio para autistas adultos com diagnóstico tardio… Lígia, já pensou nisso como uma demanda?
A neuropsicologica Andressa Staut tem um grupo terapeutico online para autistas adultos. O primeiro encontro que a pessoa participa é gratuito pra conhecer.
Eu precisava de alguem que me diagnosticasse, tenho feito terapia, faco a anos e mesmo assim, meu sofrimento com ansiedade e com sensibilidade a barulhos estao aumentando. Eu tenho tanta tensao por causa de sensibilidade a barulho, meus vizinhos tem me enlouquecido e eu ja estou tendo dores no corpo de tanta tensão, cada dia mais esgotamento com contatos sociais. Eu precisava muito de um profissional que me ajudasse no diagnóstico, por que nao e algo que tenho sabido conviver
Dra a senhora da indicação de laudo de altíssimo leve e tdha?... Estou precisando saber privado. Pq sofro muito desde a infância e só trato TAG e depressão. A depressão eu já consigo ter só as momentâneas. Mas a vida para mim não tem muito valor, eu não vejo razão e já tive três tentativas de não viver mais. Trato TAG e seus problemas já estou equilibrada, porém deve ter algo mais pq eu sinto e alguém me falou sobre esses outros probleminhas que falei acima. Se fizer, gostaria de saber preços etc.
Ola Lygia! As crises de sobrecarga podem acontecer um tempo depois do momento que foi incomodo? Por exemplo, um evento com muitas pessoas e barulhos ocorre a tarde e dai somente a noite em casa a pessoa entra em crise. Obrigada
Sim! Essa "ressaca social" é muito frequente, @lacroccc! Às vezes, a criança fica relativamente bem na escola, mas no caminho de volta para casa ela já entra em crise. Por ser anorexígeno, o estresse altera a rotina alimentar e acaba levando ao emagrecimento. Enfim, nem toda sobrecarga sensorial é perceptível exatamente no espaço estimulante.
Olá, @ebfilhotube! Realmente existem pontos de contatos entre as duas condições. Mas nem todas as pessoas altamente sensíveis apresentam um transtorno. Elas podem ser apenas mais perceptivas e reflexivas.
Sinto mtas dores, percebo demais cada parte do corpo, tenho mta sensibilidade a luz, cheiros, sabores, temperaturas, e a sobrecarga me gera irritabilidade e enxaqueca
Pois é, @valerialobao8634! As duas condições não deveriam ser confundidas. Mas, em alguns casos, a perda auditiva pode levar a dificuldades sociais e à hipótese de autismo. A anosmia, por exemplo, também altera a construção de laços afetivos e pode gerar confusão.
Eu tenho bastante sensibilidades, mas meu diagnóstico é de TDAH. Destesto luzes claras, cheiros diversos, ar condicionado e ventiladores. Tbm não gosto de ninguém sentado encostado em mim, eu sempre sento em pontas dos bancos. Tbm não como alimentos cozidos ou asaados e não como quente, só em temperatura ambiente.
Dra. Todo dia acordo com o som do despertador do meu celular, sendo que ele não tá tocando. Algumas frequências de som me incomodam e muito! Tipo, o ranhido que a hélice do meu ventilador faz (ninguém escuta, só eu), não consigo dormir). As lanternas vermelhas dos carros, luz dos semáforos fazem meus olhos doerem e arder e fico enjoado. Luzes brancas já tive muita sensibilidade, mas depois dos 30 fui perdendo esse excesso de sensibilidade. Tenho Cid pra TDAH. Isso é do TDAH?
A questão da etiqueta de roupas e certos tipos de tecidos me incomoda demais. Sobre a seletividade alimentar, estava aqui lembrando que não gosto de comer macarrão junto com outros alimentos como arroz, feijão, etc (prefiro comer só ele). Poderia se enquadrar num transtorno de TEA? Já percebi que minha filha de dois anos também não gosta de misturar certos alimentos.
Tenho uma dúvida. O TPS é o mesmo que Pessoas Altamente Sensíveis? Acho que não, né?! E essa questão de ser Maria das Dores está associado a essa hipersensibilidade dos recepctores periféricos, do tálamo e do cerebelo? A fibromialgia teria alguma relação com essa questão? Desde já gratidão pelo retorno.
Devo ter TPS. Quase desmaiei quando a manicure estava tirando a minha cutícula. Meu filho é autista nível 1. Mas tem hipossensibilidade, chega a se machucar e não percebe!
Nossa… em relação à alimentação eu sempre me achei estranha porque eu pareço uma mistura de avestruz com bode, parece que não tenho paladar, embora esteja melhor agora com o transtorno mais ativo, parece q sinto mais os sabores. Sobre os cheiros,eu não senti até 36 anos mais ou menos, depois fui me estimulando até sentir. Isso demorou alguns anos, uns seis, eu acho
Hoje tive que comprar uma roupa para ir a uma quermesse que sou obrigada a ir, então tive que experimentar várias roupas, tive que lidar com as vendedoras (uma entrou no provador enquanto eu me vestia 😢), na volta pra casa sujei o pé com areia e quase surtei, pq não gosto da textura da areia, na quermesse fiquei o tempo todo incomodada com a textura da roupa que comprei, o som da quermesse era muito alto, tinha muita gente, muita luz, fogos e pessoas me cumprimentando com beijos no rosto. Quando cheguei em casa chorei igual uma criança durante horas, estou exausta até agora! Só queria sair sem tanto sofrimento
Tenho muita sensibilidade sensorial, só durmo se estiver em absoluto silêncio, sempre tiro as etiquetas das roupas, nunca fico descalça, pois não gosto da textura da areia no meu pé, só como alimentos crocantes, não suporto abraços e beijos, lugares cheios e barulhentos. Sou professora e estou sempre esgotada, pois tenho dificuldade em lidar com essa hipersensibilidade.
Hoje em dia percebo que tenho dificuldade em saber se tô com gases, dor de barriga ou mesmo cólica. Já cheguei a desmaiar quando eu precisava apresentar na escola e no shopping.
Tenho hipersensibilidade sensorial relacionada ao TEA. Inclusive as propagandas altas no meio do vídeo me fazer bastante mal. Se puder melhorar o áudio, seria um alívio para mim, pois o som baixo me faz deixar no volume mais alto, daí, quando vem a propaganda, tenho súbitos de hipersensibilidade.
Meu filho de 17 anos tem autismo leve. Ele detesta cheiro de perfume e não usa calça jeans. Só moletom ou tactel. E também só usa um tipo de meia. Nem compro mais outras marcas porque ele sempre se queixa que é muito grossa, muito fina, muito curta ou longa ou que machuca.
Queria comentar algo que tem acontecido comigo ultimamente, parece que minha memória está bem fraca e estou esquecendo palavras do português até, tendo dificuldade de me expressar e memorizar o que vejo. Além de sentir meu corpo fraco. Isso não é normal de acontecer, não é?
Não entendi, não é normal sentir o pé o tempo todo? 🤣🤣🤣 Não mudou nada antes e depois do exercício. É que meu pé dói e me incomoda. Sinto menos ele, quando tô jogando, mas mesmo assim ele fica doendo.
Quando você fala da dificuldade de discriminar informações sensoriais irrelevantes, você está querendo dizer que essas informações sensoriais são irrelevantes para quem está sentindo ou para a outra pessoa?
Eu já recebi o nome de Maria das Dores e dramática várias vezes. E graças a Deus hoje eu estou totalmente cega e já não sinto mais sensibilidade à luz no entanto os outros sentidos estão aguçados demais e isso está sendo insuportável para mim. Na verdade sempre foi difícil mas agora está insuportável!
Eu gosto muito dos seus videos, mas parece que quando você fala tem muito barulho de boca que me incomoda muito, tipo asmr, sabe, o barulho que a língua encosta no céu da boca ou os lábios se encostando? Isso é um detalhe bobo mas as vezes foco mais nesse barulho que no conteúdo...
Amo seus vídeos, mas esse super microfone que capta os barulhos da boca, são pra mim muito perturbadores. Tenho que me concentrar muito na fala pra não me incomodar. Mas não deixo de jeito nenhum de assistir 😃😍
Eu estava quase largando o vídeo quando seu comentário chegou. É bom não me sentir sozinha ou implicante, mas eu queria conseguir ver tudo, porque gosto do conteúdo do canal. Eu já fugi das aulas ao vivo em um curso importante porque a professora (uma pessoa super reconhecida na área) tinha mania de fazer um estalo com a boca.
Moça, difícil demais te ouvir, vc precisava ter tomado um copo d'água antes da gravação (Nem preciso ver o vídeo pra confirmar q tenho esse transtorno rs)
Eu sou Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres. Amo o canal e a maneira de falar dos temas, inclusive fui me descobrindo muito por aqui. Na minha formação trabalhamos com o assunto em questão, gostaria só de pontuar que a nomenclatura atual é DIS, disfunção de integração sensorial. Tanto a hiperreatividade como a hiporreatividade são alterações sensoriais. Consideramos entre outras coisas, na avaliação, o limiar neurológico, medido pelo padrão da maioria das pessoas, então um alto limiar, mais hiporreatividade quanto um limiar neurológico baixo mais hiperreatividade, fogem da média da população.
Muito obrigada pela aula maravilhosa, @ligiaguerreromenezes1433!
Seu trabalho é tão necessário! 🧠
Fico imensamente feliz por ter você aqui conosco na comunidade!
Inclusive, vou deixar o seu comentário em destaque! 💜
Olá o caso é que Autistas adultos nunca tem a ajuda necessária... Meu filho não gosta de sair de casa... Não quer ir mais ao Psquiatra... E pagar especialista em Autismo e muito caro... fuca difícil pra encontrar e seria bom terapia on line mas não tem... 😢😢😢😢😢😢Só desabafo de uma Mãe que sofre por seu filho... 😣😓
Força pra você! O Sesc tijuca(RJ) tem um projeto de suporte para autistas, quem sabe vicê encontra um projeto parecido ...
ja tive crises de choro em meio ao trabalho por causa do blábláblá, e tive que falar que era dor de cabeça, sinto um desespero, parece que estou em meio de fogo cerrado. festas, happy hours, academias , praças de alim. cheias....tanta gente e barulho ...me dá uma sensação muito ruim
barulhos cotidianos e a voz humana me causa um sono tao forte que parece que trabalhei um dia todo, nao sei se enquadra na tps
Ah me lembrei também que quando criança alguém fazia cócegas em mim, eu tinha crise de choro, e ficava extremamente mexida, doía e dava tristeza.
Essa sou eu, @viviane3937 ! Não posso ver nem a ameaça de cócegas, que já fico seriamente tensa.
Quendo alguém me fazia cócegas eu dizia que iria morrer, sentia dor e muita raiva da pessoa, não entendia o motivo daquilo. Detesto, odeio que me façam cócegas 😡
@@rosaliacaldas3752 Isso eu achava que iria morrer também de tanto sofrimento
Sempre fui chamada de escandalosa, dramática agora com diagnóstico to liberta 😊
Sinto dor, às vezes nem é dor, é apenas a sensibilidade de um local que acho que tô com algum problema/doença. Todo meu foco fica naquele lugar que acabo sentindo coisas cada vez mais.
É terrível!
O que me tirou a atenção desse vídeo foi o barulho que sua boa faz ao falar, acho q por estar (talvez) mais perto do microfone. Barulho de boca costuma me incomodar um tanto. Mas não estou te julgando. Só pontuando algo que se dá comigo.
Eu também fiquei incomodada pelo barulho que a boca dela faz deixei d assisti outros vídeos dela devido a isso. Também n crítico só estou falando mesmo
É bem sutil pra mim, mas já fiquei tempos e tempos observando e notando barulhos ds boca pra respirar em música também, e me desconcentrava e incomodava
Além de ouvir "muito", me incomodar com cheiros, claridade, um coisa que me tira mesmo do é alguém me tocar de forma muito levinha, tipo relar em mim, e manter, eu travo, e parece que vou ter uma explosão emocional e chorar muito, eu seguro e consigo controlar, mas seria um choro intenso com raiva junto, vem essa emoção, e sei que não é em relação a pessoa e sim ao toque, não importa quem seja e nem eu mesma posso fazer isso, que sinto isso
Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência, @viviane3937! 💜
Tenho hipersensibilidade sensorial e hiperfoco; basta o vizinho aumentar o volume da tv e eu já fico nervosa e ansiosa (normalmente sou tranquila, graças a Deus) e tenho muita vontade de sair de casa para bem longe... Se o som parar o sorriso volta como o sol após uma tempestade. Saí de um trabalho por conta de muito barulho, conversas de colega, pois não consigo focar em meus pensamentos ou me dá sono.
A respeito do hiperfoco, quando eu fico obsecada em estudar algo, fico tranquilamente durante umas 04 horas por dia, seja em casa ou no trabalho. Outra questão é a regulação, já faz muito tempo que amo ficar sozinha para andar de um lado para o outro o que me faz sentir muito bem.
Obs.: já tive toc na adolescência e tenho um irmão autista não verbal nível 03 de suporte e não sei se também sou autista.
Descobri a pouco tempo que minha filha de 14 anos e autista, e estou identificado os comportamentos dela, com tudo que você falou, obrigada por dividir com nosco, suas experiências e conhecimentos. ❤❤
Santa noite!Ah,de fato eu tenho bastante sensibilidade a certas coisas,ou muitas.
Lugares com muitas pessoas falando ao mesmo tempo é demais pra mim,e sempre foi.
Obrigado Dra!
que didática maravilhosa, querida. muito obrigada!
Sou autista e tenho hipersensibilidade sensorial. Depois q comecei a fazer o tratamento psiquiátrico com medicação minha hipersensibilidade ficou bem mais controlada. Estou mais tolerante com cheiros, alimentos, sons e toque. Estou feliz com o tratamento.
Você toma o que?
Qual o medicamento que vc está usando?
Me identifiquei tanto! Descreveu minha vida. Não consigo ir procurar o diagnóstico por ter dificuldade de sair de casa e pavor quando tenho que lidar com a lentidão displicente do SUS.
Dra Lygia, parece até que vc lança os videos sobre meus hiperfocos do momento... rss
A minha bola de cristal está sempre calibrada, @gioliveira6485!
🔮✨♾️✨🧠✨🌈✨😇
Muito obrigada pela presença! Amo ter boa companhia em hiperfocos!
Não tem nada haver com o assunto)
MAS, de um tempo pra cá, eu percebi que a minha cabeça começou a confundir MUITO os dias ou horas. É muito real que eu posso simplesmente esquecer oq eu comi pela manhã, (por exemplo) e confundir com oq eu comi ontem, ou até esquecer algo que eu fiz à algumas horas atrás.
(talvez possa estar relacionado com o estresse, é o mais provável.
Sou autista e me identifiquei.
Fui diagnoticada com TPS recentemente, passei mal a vida inteira, por muito constrangimento por ser tão sensível. Sempre fiz tratamento pensando que tinha alergia de tudo. Essa questão do cabelo mesmo, já cortei o meu sozinha de tanta aflição de estar encostando no meu rosto, cheiros, luzes, texturas, comidas tudo é intenso pra mim. E o detalhe muito importante é que não sou autista.
Olá, tenho uma dúvida: uma percepção exacerbada do corpo, que seria algo mais "intrínseco" entra nisso também?
Pois eu percebo que além de ter uma sensibilidade a fatores ambientais, também tenho muita sensibilidade a sensações do meu próprio corpo, o que inclusive é fonte de grande parte da minha ansiedade e mudanças de humor. Quando estou doente é horrível. Eu sinto qualquer mudança fisiológica ou anatômica do meu corpo, ou qlqr coisa que saia do habitual dentro das sensações que tenho dele ou as vezes o que acontece é que tenho uma consciência extrema de alguma parte do meu corpo, por exemplo: é como se eu sentisse demais a minha mão, ou o meu pé e a minha vontade nessas horas é de arrancar aquela parte de mim, não sei se ficou confuso....
um adendo: Ligia, sua voz é muito confortável de ouvir!!
A minha sensibilidade é muito maior com cheiros, sol e luzes artificias e com alimentos salgados. Nunca tinha entendido antes do meu diagnóstico pq não podia usar perfume e se como algo com muito sódio ou muito processado, fico com uma sede que não passa por nada por até mais de um dia. Agora ser a "Maria das dores" escuto isso minha vida toda rsrs
Ei, Gisele! Espero que esteja bem!
Eu tenho hiperfoco e hipersensibilidade a sons, luzes e a alguns tipos de cheiros. Eu não tenho diagnóstico e autismo, mas, se Deus permitir, vou procurar um neuro; tenho sensibilidade altíssima à luz do celular e à luz do sol, meus olhos doem... Será que pode ser um sinal? Eu não fazia ideia de que sensibilidade à luz também pode estar ligado ao autismo.
@@MarianaMedeirosJSO Transtorno do Processamento Sensorial pode vir sozinho, nem sempre está associado ao autismo ou ao Tdah. Mas, é mais raro vir sozinho, por isso é bom vc investigar.
Eu tenho uma hiper-reatividade imensa aos estímulos, principalmente sonoros. Já tive problemas com vizinhos que moravam no apt° acima do meu, por estarem simplesmente caminhando no seu proprio apt°. Os passos do vizinho me causavam dor física, uma raiva absurda, eu travava a mandíbula e já cheguei ao ponto de ir no vizinho e pedir pra parar de fazer barulho. Achei que fosse apenas uma condição chamada misofonia, mas de tanto assistir aos seus vídeos, Lygia, estou me vendo como autista. Tudo me descreve dentro do que você expõe como autismo feminino em seus vídeos. Preciso de uma profissional como vc pra me ajudar a saber se tenho ou não autismo.
Doutora, descobri aqui lendo um artigo que pessoas autistas têm o dedo anelar maior que o indicador e explica que são crianças que foram expostas a maior quantidade de testosterona no ventre de suas mães. Na gestação. Poderia fazer um vídeo falando sobre?
Vc tem o link do artigo? Fiquei curiosa
Nossa, me identifiquei com várias dessas situações…fui diagnosticada com TEA recentemente aos 37 anos
Seja bem-vinda, @alinecabral1029! ♾️
Shopping e academia = o terror do hiperestímulo sensorial
Oi, vc poderia fazer um vídeo explicando qual é a melhor intervenção terapêutica e medicamentosa pra quem tem o TPS?!
Eu fiz avaliação com uma Terapeuta Ocupacional que me diagnosticou com TPS. O tratamento se baseia em exercícios de integração sensorial. Acho que não tem medicação que melhore, pois o psiquiatra que consultei especialista nisso recomendou usar abafadores de ruído e óculos com lentes vermelhas.
Nossa!!! Super bem explicado, de forma simples de compreender.
Sendo T.O. e há 3 semanas tive a confirmação ao ver várias semelhanças com os pacientes.
Alguns sintomas foram gradativamente mais sensíveis por questões vivenciadas estressantes em relação a vida "adulta"/profissional. Perceber que as pessoas usam a "ingenuidade" para "enganar" e tomar as vantagens 😂😡😂😡. Mesmo percebendo, muita dificuldade de falar, comunicação. Horrível essa situação
Seja bem-vinda, @kaoruterapeutaocupacional92! 🌻
Muito obrigada por compartilhar um pouco das suas reflexões!♾️
Adoro sua forma de falar translúcida!
Sou uma Maria das dores. Obrigada.
Escutar músicas tocando constantemente na cabeça tem a ver com o TPS ou o autismo? Sou TEA nível 1 de suporte e sinceramente uma das coisas que mais me incomoda é que sempre tem uma música tocando na minha cabeça. Não é exagero, é sempre mesmo! Pode ser com letra ou instrumental, as vezes músicas instrumentais bem longas, que a minha cabeça reproduz fielmente, quase como uma alucinação. Alguém sabe me dizer o que é isso? Já pesquisei muito mas nunca encontrei quase nada sobre…
Ecolalia
Eu tenho a mesma coisa do jeitinho que relatou. Não sei porque isso acontece. Tenho diagnóstico de TEA 1 e TDAH.
Pode ser hiperfantasia de sons. A sugestão é escutar músicas boas como a música erudita, principalmente Bach e Vivaldi. Recomendo muito o gregoriano também, aliás, até mais que a erudita, porque é mais simples e mais calma. A música mais calma substituirá a mais agitada em sua mente.
Sou TEA 1 de suporte e TDAH e um dos principais motivos de eu ter abandonado redes sociais foi por conta disso. A maioria dos vídeos curtos e postagens estão acompanhados de uma musica rápida e repetitiva, que fica repetindo e repetindo em paralelo na mente. É bem irritante e cansativo. Quanto menos exposição tenho a essas músicas, menos frequente é. Ouvir musicas que eu gosto me ajudam a fazer essa repetição algo agradável em certos momentos.
Excelente Lygia! Pode fazer um vídeo sobre a diferença do TPS e a sobreexcitabilidade do SD?
Meus pais comentam que desde bebê eu não podia ouvir qualquer tipo de barulho que eu começava a chorar, até mesmo o barulho da torneira pingando o que fazia ficar acordado a noite inteira sem deixar eles dormirem. Meu pai conta que na década de 80 era comum ele sair comigo e meu irmão à noite de bicicleta para fazermos a gente pegar no sono e que meu irmão dormia, mas eu não. Certa vez meus pais comentaram que quando era bebê era comum passar a noite acordado sem conseguir dormir, acordando e chorando por qualquer barulho que fosse, até mesmo o barulho da torneira pingando na pia da cozinha e até hoje os barulhos me incomodam, principalmente quando estou mais ansioso. Não gosto de lugares muito cheio, pois isso acaba por me deixar agitado. Me lembro que quando criança até mais ou menos os 6 anos de idade era comum eu brincar sozinho, e que somente a partir de uma certa idade, 8 anos eu acho, é que comecei a acompanhar o meu irmão nas brincadeiras. Uma outra coisa, por exemplo, é que se gosto de uma série de tv é comum que eu assista ela várias vezes sem me cansar, assim como fazia quando criança ao escutar uma música, onde ficava horas e horas escutando a mesma música sem me entidiar dela. Hoje trabalho com o público e sinto que ao chegar em casa me parece que foi passado um caminhão sobre o meu corpo no final do dia, o que atrapalha em muito o meu sono, além de que qualquer barulho por menor que seja me faz acordar várias vezes durante à noite ( e segundo a minha família isso acontece desde quando era bebê) . Com relação a ser exposto ou julgado pelas pessoas acredito que não seja problema, até porque não me importo com o que as pessoas pensam ou falam a meu respeito. No final das contas as vezes penso que isso pode ser resultado de algum transtorno obessivo compulsivo ou mesmo uma fobia social.
Vc deve ter o Transtorno de Processamento Sensorial, e talvez este seja comorbidade do autismo. Mas, apesar de ser mais raro o Transtorno de processamento sensorial sensorial pode vir sozinho.
Tenho muita sensibilidade ao som, cheiros, luzes e etiquetas nas roupas.
Que alegria ver você aqui, @cidasouza9839!
O essencial é invisível aos olhos, né?!💜 Não precisamos de estímulos exagerados!😇
Eu também.
Minha vida melhorou tanto quando ganhei um fone com cancelamento de ruído, eu tinha mt crises por conta de barulho, agora não tenho mais, em contra partida os desconfortos tateis não tenho mt o que fazer só evito aquilo que sei que me incomoda
ter cuidado atenção saber entender
Boa tarde dra Lygia. Eu tenho dificuldade de diferenciar rostos semelhantes. Já cheguei a falar com uma pessoa com a certeza de ser outra. É algo que possa estar ligado a questões sensoriais?
Você já leu sobre prosopagnosia, @julianarabelosousa5225?!🧠
Já li e entendi que é a dificuldade de reconhecer... mas o acontece comigo é com relação a dificuldade de diferenciar. Trata-se da mesma condição? Obrigada, mais uma vez. ❤@@lygia.pereira
@@lygia.pereiraseria possível fazer um vídeo sobre prosopagnosia e autismo?
Tb tenho isso, sou autista, Tdah e tenho Tps.
Fui assim desde sempre,me narrou em cada palavra 😢 preciso de ajuda,mas pelo SUS é complicado se ter um laudo
Eu gosto de abraço não pode ser muito leve e nem apertado demais e quanto a beijos se existe uma coisa que me deixa contrariada é quando alguém vem me beijar sem eu permitir E sem nem sequer esperar. Até animais quando vem me lamber eu fico muito agoniada porque Não suporto coisas molhadas ou pegajosas em minha pele.
Faz 3 meses que recebi o diagnóstico de TEA aos 60 anos. Após o alívio e libertação, percebo q estou no momento “ressignificando Ana”… não, não sou “fresca” cheia de não-me-toques, mimizenta, teimosa, preguiçosa e nasci com “espírito de pessoa velha”. Existe uma explicação! Estou me ressignificando, o que não é tão simples, pq a parte “teimosa” resiste fortemente às mudanças conceituais e comportamentais … mas eu me conheço bem e sei como fazer acordos comigo mesma e, muitas vezes, enganar um cérebro com um espírito de porco encarnado 😂… de qualquer forma sinto falta de ter um grupo de apoio para autistas adultos com diagnóstico tardio… Lígia, já pensou nisso como uma demanda?
É duro lidar com a rigidez, muitas vezes a gente nem percebe.
A neuropsicologica Andressa Staut tem um grupo terapeutico online para autistas adultos. O primeiro encontro que a pessoa participa é gratuito pra conhecer.
Eu precisava de alguem que me diagnosticasse, tenho feito terapia, faco a anos e mesmo assim, meu sofrimento com ansiedade e com sensibilidade a barulhos estao aumentando. Eu tenho tanta tensao por causa de sensibilidade a barulho, meus vizinhos tem me enlouquecido e eu ja estou tendo dores no corpo de tanta tensão, cada dia mais esgotamento com contatos sociais. Eu precisava muito de um profissional que me ajudasse no diagnóstico, por que nao e algo que tenho sabido conviver
Busque um psiquiatra ou neurologista com capacitação e experiência em atender adultos com suspeita de autismo.
Dra a senhora da indicação de laudo de altíssimo leve e tdha?... Estou precisando saber privado. Pq sofro muito desde a infância e só trato TAG e depressão. A depressão eu já consigo ter só as momentâneas. Mas a vida para mim não tem muito valor, eu não vejo razão e já tive três tentativas de não viver mais. Trato TAG e seus problemas já estou equilibrada, porém deve ter algo mais pq eu sinto e alguém me falou sobre esses outros probleminhas que falei acima. Se fizer, gostaria de saber preços etc.
Ola Lygia! As crises de sobrecarga podem acontecer um tempo depois do momento que foi incomodo? Por exemplo, um evento com muitas pessoas e barulhos ocorre a tarde e dai somente a noite em casa a pessoa entra em crise. Obrigada
Sim! Essa "ressaca social" é muito frequente, @lacroccc!
Às vezes, a criança fica relativamente bem na escola, mas no caminho de volta para casa ela já entra em crise. Por ser anorexígeno, o estresse altera a rotina alimentar e acaba levando ao emagrecimento.
Enfim, nem toda sobrecarga sensorial é perceptível exatamente no espaço estimulante.
Dra. Lygia, por gentileza, a Sra saberia me dizer se as PAS tem obrigatoriamente TPS? Achei ambas as situações muito parecidas.
Olá, @ebfilhotube!
Realmente existem pontos de contatos entre as duas condições. Mas nem todas as pessoas altamente sensíveis apresentam um transtorno. Elas podem ser apenas mais perceptivas e reflexivas.
Sinto mtas dores, percebo demais cada parte do corpo, tenho mta sensibilidade a luz, cheiros, sabores, temperaturas, e a sobrecarga me gera irritabilidade e enxaqueca
Lígia: e a surdez?
Às vezes me pergunto se dá pra confundir "surdez" com o distanciamento a que a pessoa autista se impõe.
Pois é, @valerialobao8634!
As duas condições não deveriam ser confundidas. Mas, em alguns casos, a perda auditiva pode levar a dificuldades sociais e à hipótese de autismo. A anosmia, por exemplo, também altera a construção de laços afetivos e pode gerar confusão.
Eu tenho bastante sensibilidades, mas meu diagnóstico é de TDAH.
Destesto luzes claras, cheiros diversos,
ar condicionado e ventiladores.
Tbm não gosto de ninguém sentado encostado em mim, eu sempre sento em pontas dos bancos.
Tbm não como alimentos cozidos ou asaados e não como quente, só em temperatura ambiente.
Muitos Tdahs não só os autistas tem Transtorno de Processamento Sensorial.
Dra. Todo dia acordo com o som do despertador do meu celular, sendo que ele não tá tocando. Algumas frequências de som me incomodam e muito! Tipo, o ranhido que a hélice do meu ventilador faz (ninguém escuta, só eu), não consigo dormir). As lanternas vermelhas dos carros, luz dos semáforos fazem meus olhos doerem e arder e fico enjoado. Luzes brancas já tive muita sensibilidade, mas depois dos 30 fui perdendo esse excesso de sensibilidade. Tenho Cid pra TDAH. Isso é do TDAH?
Os eventos mesmo que sejam bons me deixam esgotadas por alguns dias
A questão da etiqueta de roupas e certos tipos de tecidos me incomoda demais. Sobre a seletividade alimentar, estava aqui lembrando que não gosto de comer macarrão junto com outros alimentos como arroz, feijão, etc (prefiro comer só ele). Poderia se enquadrar num transtorno de TEA? Já percebi que minha filha de dois anos também não gosta de misturar certos alimentos.
Essa da manicure, aí, eu me esforcei muito pra deixar minha mão parada enquanto ela lixava minha unha
Tenho TPS e odeio que lixem minhas unhas.
Tenho uma dúvida. O TPS é o mesmo que Pessoas Altamente Sensíveis? Acho que não, né?! E essa questão de ser Maria das Dores está associado a essa hipersensibilidade dos recepctores periféricos, do tálamo e do cerebelo? A fibromialgia teria alguma relação com essa questão? Desde já gratidão pelo retorno.
O TPS é diferente de Pessoas altamente sensíveis.
No meu caso são os sons. É tenso. 😢 Também sinto dor em carinho no mesmo lugar, toque suave... Etc.
Devo ter TPS. Quase desmaiei quando a manicure estava tirando a minha cutícula. Meu filho é autista nível 1. Mas tem hipossensibilidade, chega a se machucar e não percebe!
Avaliar em uma consulta de 3 horas é suficiente para fechar o diagnóstico de autismo?
Nossa… em relação à alimentação eu sempre me achei estranha porque eu pareço uma mistura de avestruz com bode, parece que não tenho paladar, embora esteja melhor agora com o transtorno mais ativo, parece q sinto mais os sabores. Sobre os cheiros,eu não senti até 36 anos mais ou menos, depois fui me estimulando até sentir. Isso demorou alguns anos, uns seis, eu acho
Manicure !!! Descobri o porquê. Finamente.
Hoje tive que comprar uma roupa para ir a uma quermesse que sou obrigada a ir, então tive que experimentar várias roupas, tive que lidar com as vendedoras (uma entrou no provador enquanto eu me vestia 😢), na volta pra casa sujei o pé com areia e quase surtei, pq não gosto da textura da areia, na quermesse fiquei o tempo todo incomodada com a textura da roupa que comprei, o som da quermesse era muito alto, tinha muita gente, muita luz, fogos e pessoas me cumprimentando com beijos no rosto. Quando cheguei em casa chorei igual uma criança durante horas, estou exausta até agora! Só queria sair sem tanto sofrimento
Eu, sentada de pernas cruzadas, balançando o pé direito sem parar... 😂😂😂😂
Percebeu, @ANASAFIRAMSN?!
Minha bola de cristal não falha! 🔮
Tenho muita sensibilidade sensorial, só durmo se estiver em absoluto silêncio, sempre tiro as etiquetas das roupas, nunca fico descalça, pois não gosto da textura da areia no meu pé, só como alimentos crocantes, não suporto abraços e beijos, lugares cheios e barulhentos. Sou professora e estou sempre esgotada, pois tenho dificuldade em lidar com essa hipersensibilidade.
Veja se na sua cidade tem Terapeuta Ocupacional com formação em integração sensorial para fazer o tratamento e diminuir a sensibilidade.
@@marcelareis3575 obrigada pela dica
@@helenarusso241 De nada!
Uma criança que sai correndo toda vez que a mãe liga o liquidificador pode ser um sinal de TPS?
Sim, recomendado que use abafador de ruidos
Hoje em dia percebo que tenho dificuldade em saber se tô com gases, dor de barriga ou mesmo cólica.
Já cheguei a desmaiar quando eu precisava apresentar na escola e no shopping.
Tenho hipersensibilidade sensorial relacionada ao TEA. Inclusive as propagandas altas no meio do vídeo me fazer bastante mal. Se puder melhorar o áudio, seria um alívio para mim, pois o som baixo me faz deixar no volume mais alto, daí, quando vem a propaganda, tenho súbitos de hipersensibilidade.
Meu filho de 17 anos tem autismo leve. Ele detesta cheiro de perfume e não usa calça jeans. Só moletom ou tactel. E também só usa um tipo de meia. Nem compro mais outras marcas porque ele sempre se queixa que é muito grossa, muito fina, muito curta ou longa ou que machuca.
Estou sofrendo muito com o TPS agora… e foi isso q me levou ao diagnóstico pq piorou muito depois de uma COVID
Sempre tive muita sensibilidade a sons, frio, eco de gente falando, nunca gostei de roupa pegando
Roupa apertada, jeans, e roupas “geladas” me dá muita agonia
Queria comentar algo que tem acontecido comigo ultimamente, parece que minha memória está bem fraca e estou esquecendo palavras do português até, tendo dificuldade de me expressar e memorizar o que vejo. Além de sentir meu corpo fraco. Isso não é normal de acontecer, não é?
Olá, @ravensilence!
Não é normal mesmo. Mas... tende a ser frequente em pessoas sensíveis. Por isso, precisamos proteger a nossa energia! ✨🧠✨
@@lygia.pereira eu creio que pode estar faltando algum tipo de vitamina em mim, pois faz vários dias que sinto o mesmo.
Não entendi, não é normal sentir o pé o tempo todo? 🤣🤣🤣 Não mudou nada antes e depois do exercício. É que meu pé dói e me incomoda. Sinto menos ele, quando tô jogando, mas mesmo assim ele fica doendo.
Quando você fala da dificuldade de discriminar informações sensoriais irrelevantes, você está querendo dizer que essas informações sensoriais são irrelevantes para quem está sentindo ou para a outra pessoa?
Eu já recebi o nome de Maria das Dores e dramática várias vezes. E graças a Deus hoje eu estou totalmente cega e já não sinto mais sensibilidade à luz no entanto os outros sentidos estão aguçados demais e isso está sendo insuportável para mim. Na verdade sempre foi difícil mas agora está insuportável!
Não consegui ver o vídeo por causa desse barulho que julgo ser dos lábios. Muito desconfortável 😢
Eu gosto muito dos seus videos, mas parece que quando você fala tem muito barulho de boca que me incomoda muito, tipo asmr, sabe, o barulho que a língua encosta no céu da boca ou os lábios se encostando? Isso é um detalhe bobo mas as vezes foco mais nesse barulho que no conteúdo...
Amo seus vídeos, mas esse super microfone que capta os barulhos da boca, são pra mim muito perturbadores. Tenho que me concentrar muito na fala pra não me incomodar. Mas não deixo de jeito nenhum de assistir 😃😍
Eu também me incomodo com esses barulhos, @alinemachado8074! Ainda mais hoje que estou rouca e precisei forçar a voz! 🫠
Muito obrigada pela presença!
Eu estava quase largando o vídeo quando seu comentário chegou. É bom não me sentir sozinha ou implicante, mas eu queria conseguir ver tudo, porque gosto do conteúdo do canal. Eu já fugi das aulas ao vivo em um curso importante porque a professora (uma pessoa super reconhecida na área) tinha mania de fazer um estalo com a boca.
Moça, difícil demais te ouvir, vc precisava ter tomado um copo d'água antes da gravação
(Nem preciso ver o vídeo pra confirmar q tenho esse transtorno rs)