Parabéns ao Chef Mário Rolando e à ACCP pela promoção do pão em Portugal. Eu adoro pão, mas hoje em dia é difícil encontrar um pão artesanal, feito com fermentações como devem ser, longas, apurando os sabores e aromas da farinha, uma crosta estaladiça e um miolo dourado e suave, sem melhorantes, nem enriquecimentos e por aí fora. Daí eu ter entrado numa aventura gratificante de aprender a fazer pão. Posso confessar que se tornou num vício... um grande vício! O Chef Mário falou de algo muito importante a meio do vosso vídeo que é a percentagem de proteínas na farinha, chamando assim a atenção para as farinhas próprias para se fazer pão. Hoje em dia num supermercado é impossível encontrar tal produto. Daí gostaria de lançar aqui a questão, onde encontrar farinhas de qualidade, que não tenham sido branqueadas, nem enriquecidas artificialmente, e com uma percentagem de proteínas próprio para se fazer pão? Aquilo que em inglês se costuma chamar Bread Flour. Eu sou da área de Lisboa, e resultante das minhas buscas incessantes, encontrei 2 locais onde me posso abastecer de farinha moída em moinhos de pedra: 1 - Na aldeia de Silveira, perto de Torres Vedras, na rua do Moinho, existe um moinho de vento em funcionamento e o Sr. Moleiro muito simpático vende a sua farinha nas quantidades que pedir-mos. 2 - Na aldeia de Santo Estevão das Galés, na estrada entre Santa Eulália e a Malveira, existe uma fábrica de moagem com pedras onde podemos adquirir o próprio grão ou a farinha moída. O que fica por saber é a percentagem de proteína das farinhas. De qualquer forma pode-se sempre trazer, experimentar e ver os resultados delas. cumprimentos
Parabéns ao Chef Mário Rolando e à ACCP pela promoção do pão em Portugal. Eu adoro pão, mas hoje em dia é difícil encontrar um pão artesanal, feito com fermentações como devem ser, longas, apurando os sabores e aromas da farinha, uma crosta estaladiça e um miolo dourado e suave, sem melhorantes, nem enriquecimentos e por aí fora. Daí eu ter entrado numa aventura gratificante de aprender a fazer pão. Posso confessar que se tornou num vício... um grande vício!
O Chef Mário falou de algo muito importante a meio do vosso vídeo que é a percentagem de proteínas na farinha, chamando assim a atenção para as farinhas próprias para se fazer pão. Hoje em dia num supermercado é impossível encontrar tal produto. Daí gostaria de lançar aqui a questão, onde encontrar farinhas de qualidade, que não tenham sido branqueadas, nem enriquecidas artificialmente, e com uma percentagem de proteínas próprio para se fazer pão? Aquilo que em inglês se costuma chamar Bread Flour.
Eu sou da área de Lisboa, e resultante das minhas buscas incessantes, encontrei 2 locais onde me posso abastecer de farinha moída em moinhos de pedra:
1 - Na aldeia de Silveira, perto de Torres Vedras, na rua do Moinho, existe um moinho de vento em funcionamento e o Sr. Moleiro muito simpático vende a sua farinha nas quantidades que pedir-mos.
2 - Na aldeia de Santo Estevão das Galés, na estrada entre Santa Eulália e a Malveira, existe uma fábrica de moagem com pedras onde podemos adquirir o próprio grão ou a farinha moída.
O que fica por saber é a percentagem de proteína das farinhas. De qualquer forma pode-se sempre trazer, experimentar e ver os resultados delas.
cumprimentos