Antes de tirar o prego prepara o macarrão pois assim tirar já prepara o buraco e coloca o macarrão e o pneu não vai esvaziar totalmente pois ele vazio e muito ruim de colocar o macarrão. Grande Abraço meu parceiro.
Bom video. Mas evitaria deixar escapar o ar do pneu furado, já deixando o macarrao ja preparado para ser espetado, e ai sim retiraria o prego, colocando o dedo no furo com a mao esquerda e manuseando as ferramentas com a mao direita, e meteria o macarrao no furo , ja de antemao preparado.
Verdade....Dá pra fazer isso sim e seguir até o posto sem a necessidade de encher. No vídeo esqueci de mencionar isso e contei com a hipótese pior, que é a do pneu esvaziar durante o processo. Mas o que vc disse é correto.
Eu tenho uma lembrança não muito boa do kit de reparo de pneu. Tive uma Burgman 125cc que era o terror de borracheiro. Teve borracharia que o borracheiro me disse que o trabalho de consertar o pneu não valia a pena. Certa vez o pneu traseiro furou na lateral e o borracheiro botou um macarrão. Resultado, entrou ar na lateral e formou uma bola parecendo um limão. A garantia negou e tive que colocar outro.
Realmente trocar o pneu da Burgman é uma mão de obra. Furo na lateral, fora da banda de rodagem é problema. Qualquer reparo fica mais complicado. Sobre a garantia não estou certo, talvez vá falar besteira, mas creio que se um pneu tem problema decorrente de um furo, a garantia acaba, independente do reparo ter sido bem feito ou não.
Sim... é aconselhável usar o macarrão como saúda de emergência e depois com calma mandar vulcanizar . Embora inúmeras pessoas seguem com o macarrão até o final da vida do pneu sem maiores problemas.
Excelente vídeo como sempre. Eu utilizo este kit de reparo no meu carro já tem alguns anos, pois teve uma época que minha esposa estava furando uma vez por mês (ela que fica com o carro), sendo que já remendei diversas vezes, só comprando mais esse "macarrão". Para moto, eu comprei um kit de bike, com um macarrão menor (diâmetro menor), pois na única vez que precisei, o furo foi bem pequeno, e acabado que com o este kit de carro tinha de aumentar muito o buraco pra depois reparar. Graças a Deus nunca precisei de carregar uma bomba de bike manual, pois com o tempo, vc acaba pegando o jeito, deixando tudo preparado antes de remover o parafuso ou prego, fazendo toda a operação e ainda tendo mais de 20 libras no pneu, podendo se deslocar até o próximo posto e colocar a pressão correta após ter feito o reparo. Por experiência também, só usei esta cola nos primeiros reparos, pois reparei/observei que o próprio macarrão tem uma certa cola e somado a pressão que a borracha do pneu faz sobre o macarrão já é suficiente pra remendar/tapar sem vazar. E olha que calibro veículo toda semana pra ver/acompanhar se a pressão baixou, mas sempre ficou normal e/ou idêntica aos outros pneus que não tinham reparo. Até em viagem de trabalho, onde ultizo carro do serviço mesmo, eu carrego um kit de carro que já me "salvou" em algumas situações. Parabéns pelo vídeo fera! Seu canal é excelente!
Boas observações...Nunca imaginei que daria tempo de colocar o macarrão antes do pneu perder muita pressão e conseguir rodar sem encher. Mas realmente faz sentido, sendo rápido e usando um macarrão menor onde não se alargue o furo. E sim...a cola não é 100% necessária. Mas ajuda a lubrificar o macarrão na hora de colocar e reforça a vedação. Mas gostei muito da maneira que vc descreveu. Obrigado pelos comentários.
Show companheiro@@GaragemVStrom . É bem tranquilo. Apenas para contribuir. Quando é possível (geralmente é), me desloco para o posto para fazer o procedimento de reparo. Calibro no pneu com o prego/furo uma pressão acima (tipo umas 40 libras) pra expandir a borracha do pneu e facilitar a operação, além de ter mais ar pra vazar e não deixar o pneu murchar. Se deixar o pneu murchar, a operação fica muito mais difícil pois reduz o furo. Já no posto e calibrado uma pressão acima, já tenha preparado o macarrão passado na metade daquela ferramenta e dobrado no sentido contrário para facilitar a entrada, deixando no chão próximo do pneu. Como vc mostrou, com a outra que parece uma furadeira se faz a escarificação/abertura e, quando terminar o trabalho com ela, mantenha ela no furo pra não vazar o ar. Retire ela do furo e rapidamente pegue a com macarrão e faça o reparo. Calibre o pneu furado com a pressão correta e pronto. Vc irá reparar que com o pneu mais cheio vai ser muito mais fácil fazer o reparo.
Ótimo vídeo, como sempre. Eu já tive um histórico de furos em pneu bem maior que o teu e tenho sempre à mão o kit de reparos. Já voltei da cordilheira uma vez com um macarrão e não houve nenhuma perda significativa de pressão, mas eu queria deixar registrada uma outra alternativa pra essas situações, essa bem tosca, sem dúvida, mas que funciona em casos desse tipo de perrengue, no meio de uma viagem. Furos de prego, ou outros objetos perfurantes de baixo calibre, podem ser reduzidos, com certa segurança, com a aplicação de um parafuso curto e grosso. Eu ja experimentei isso e o resultado foi bem interessante. O ar não escapa por um bom tempo!
Olá Marcos! Excelente vídeo. 👋👋👋 Só uma observação: de todas as vezes que tive pneus furados (e não foram poucas, pois ando de moto há 44 anos!), nunca tive a necessidade de substituir o macarrão por uma vulcanização. Sempre rodei com os macarrões até o fim da vida útil dos pneus e nunca tive qualquer problema. Meu kit de reparo é parecido com o teu (inclusive a bomba de encher pneu de bicicleta), mas também carrego, quando a viagem é mais longa, um compressor à bateria da marca Xiaomi que é muito pequeno e prático. Um abraço meu caro e até o próximo vídeo! Hued
Foi exatamente isso que o técnico da concessionária de pneus falou. Todo dia chegam pneus para trocar por desgaste que ficaram anos com o macarrão. A opção por mandar vulcanizar é apenas uma precaução, talvez até exagerada para a pequena chance do furo ou na hora do alargamento para colocar o macarrão tenha danificado alguma parte da malha do arcabouço. Isso criaria um ponto de menor resistência e de concentração de tensões, que seria o primeiro a colapsar numa situação limite . Mas precisaria ser uma situação muito extrema.
@@GaragemVStrom Penso que, na grande maioria dos furos, uma pequena parte da malha de aço do pneu acaba sendo danificada. Afinal, além do próprio objeto perfurante ainda usamos o alargador (escariador) que, querendo ou não, acaba também agredindo a malha. Mas tudo isso não é suficiente para causar algum perigo a quem pilota a motocicleta. Digo isso não só por experiência própria, mas também por nunca ter ouvido ou visto, em toda a minha vida, que alguém tenha se acidentado pelo uso do macarrão. Portanto, não vejo a menor necessidade de fazer a vulcanização do pneu. Obviamente, essa é só a minha opinião! Teus vídeos são ótimos Marcão! Um abraço. Hued
@@Huedgomis Exato. Quando se aconselha uma vulcanização é uma precaução extrema, para problema em situações extremas e muito raras de acontecer. Por outro lado vc tem que entender que eu como criador de conteúdo tenho como obrigação alertar sobre qualquer possibilidade que possa acontecer com aqueles que seguem minhas dicas, e seria complicado eu afirmar aqui taxativamente que se colocar o macarrão, pode seguir rodando indefinidamente com ele. Mesmo a chance sendo infinitamente pequena do macarrão causar algum problema, ela existe, e meu senso de responsabilidade e respeito para quem me acompanha me força a mencionar esse risco, mesmo que muittíssimo pequeno.
@@GaragemVStrom Certamente entendo a tua posição. Percebo que você foi bem cuidadoso ao produzir o vídeo e acho isso muito nobre da tua parte. Por outro lado, quero ratificar que os meus comentários refletem apenas a minha humilde opinião e nada mais. Opinião essa que, eventualmente, pode distoar da tua, como foi neste caso. De qualquer forma continuo assistindo e compartilhando teus vídeos porque são ótimos, sabendo também que você tem "jogo de cintura" suficiente para lidar com conjecturas opostas às tuas. Até mais. Hued
@@Huedgomis Sempre um prazer trocar ideia. O mundo seria monótono e não evoluiria se todo mundo concordasse com todo mundo. Embora nesse caso eu nem considero que a gente discorde sobre isso. Eu concordo totalmente com o que vc diz . Apenas aceno com uma possibilidade adicional mínima que tem uma chance mínima de acontecer, mas que certamente não é a regra . Forte abraço e fica sempre a vontade para comentar o que achar necessário ou interessante.
Boa, tenho todo o kit . Espero não precisar usar. Quanto a encher com bombinha de bike sem problemas demora um pouco e depedendo da posição é um saco. |minha moto é uma uma Vulcan 900 com o bico do lado da correia, posição bem ruim .Existe um extensor ( uma mangueira ) para rosquear no bico e a bombinha.
Show amigão cara estou pegando a estrada no dia de junho rumo ao nordeste eu acabei de comprar um kit desse mais também tenho um reparador da mutul que levei na minha viagem anterior agora essa bombinha e novidade eu tenho uma dessa vou levar valeu abraço
Os dois vão te livrar a cara dentro de uma mesma situação. E nenhum dos dois vai funcionar dependendo de outra situação. Mas para a imensa maioria dos furos, resolve. Só não funcionam e rasgos maiores
Excelente video! Faz tambem um, se possível, para o caso da moto com câmara de ar, qual seria a solução mais pratica que vc acha para livrar o motociclista desse perrengue em uma viagem por exemplo. Forte abraço!
Perfeito o vídeo Marcos, como sempre diga-se de passagem.. Em mais de 15 anos de motociclismo já tive uns 5 ou 6 episódios de pneus furados, porém nunca em estrada que tenha sido necessário que eu fizesse o reparo. Aqui tenho as ferramentas básicas mostradas e um mini compressor da marca Americana Slime que diferentemente dos atuais movidos a bateria, ele é alimentado pela energia da moto, então não corro o risco de ele estar descarregado. Já o utilizei tanto para encher o pneu da moto quando do carro em situações em que os pneus murcharam em casa e eu precisei encher para chegar ao borracheiro. Quando tinha a VStrom (hoje tenho uma Tiger 1200), as ferramentas, o compressor e o kit "moravam" sob o banco da moto onde havia um verdadeiro Porta Malas. Já no caso da Tiger 1200 anterior, eu havia colocado uma caixa de ferramentas acoplada ao suporte das malas laterais, agora com a Tiger 1200 GT que peguei este ano, não há lugar para deixar o kit na moto, então o coloco na mala quando saio pra viagens. Recomendo muito esta marca de compressor. O modelo que eu tenho não existe mais, mas é equivalente ao Tire Inflator Jr. que custa US$ 16,79 nos EUA: slime.com/collections/tire-inflator/products/tire-inflator-jr
Eu consertei sem deixar o ar sair, deixei o alargador pronto já com cola tirei o prego e coloquei o alargador, fiz o desgaste sem tirar de dentro, deixei preparei o remendo tirei o alargador já coloquei o remendo, fica bem mais fácil com pneu cheio.
Sim...verdade. Dá pra fazer. No vídeo fiz enchendo para mostrar na pior hipótese, e como uma bombinha funciona. Mas é verdade. Tirando o prego e imediatamente colocando o macarrão, dá pra ir pro posto sem precisar encher.
já tive alguns pneus furados e fiz esse reparo porém nunca passei a cola só o macarrão msm e nunca percebi problema. Marcos se possível fazer um vídeo sobre balanceamento das rodas da moto abç.
Sim...só o macarrão também veda. A cola é uma garantia a mais, e também ajuda para facilitar a introdução do macarrão no pneu. Enquanto líquida ela funciona como lubrificante e o macarrão entra sem menos riscos de se romper. Obrigado pela sugestão...vou pensar numa maneira de fazer um vídeo interessante sobre balanceamento
@@juniorlhp23 para mim é critério decisivo para comprar uma moto ela não usar câmara, eu sempre carrego comigo um compressor de ar da xiaomi, se furar o pneu eu encho e vou até uma borracharia fazer o reparo, com câmara, o compressor não vai resolver e só tirando a roda até mesmo para um reparo emergencial.
@@GaragemVStrom por demorar a esvaziar que comprei um compressor portátil de bateria, mas confesso que também vou colocar um kit desse tanto na moto quanto no carro.
Obrigado por mais esse vídeo Marcos! Por acaso vc já testou um parafuso de silicone para reparo de pneu? Caso aquilo funcione é bem mais prático que o macarrão. Grande abraço e bons ventos!
Eu já vi , mas nunca usei . Deve funcionar, mas tenho um pé atrás com isso . A razão é a seguinte . O macarrão veda por pressão no sentido do furo. De dentro pra fora . Não exerce pressão na lateral do furo. A pressão desses parafusos é contra a parede do furo , no sentido de alargar ainda mais . Sei lá... não posso falar sem conhecer, mas minha percepção é essa .
Tem tbem aqueles spray para reparo imediato. Serve para pneu com ou sem câmara… já me livrou duas vezes de situação de furo. Uma delas com e outra sem câmara. Funcionou da mesma forma nos dois casos.
Sim...funciona bem. Eu já usei quando tinha moto sem camara. A única desvantagem é que não cabe sob o banco da maioria das motos e a gente não pode " esquecer " lá , pois tem prazo de validade.
Tenho uma RE Continental e o pneu é com câmera, pensei em fazer aquelas adaptações vedando os raios com manta para telhados, mas vi uma opção no mercado chamado de "vacina", é uma espécie de cola líquida que fica dentro da câmera e que veda o furo de forma instantânea, seria interessante um teste em ambos métodos, se altera o balanço da roda e etc.🫡
Eu nunca fiz esse teste porque faço os testes na minha moto e não vou colocar vacina na minha. Mas já usei numa Transalp que tive para uma viagem para a Argentina. Não atrapalha nada...não alterou balanceamento, vibração, nada...moto normal. Não cheguei a usar porque não furou. Mas depois de uns meses detonou a válvula, não dava mais pra calibrar e joguei a camara fora. Pra colocar vacina eu prefiriria levar uma lata de spray , que no fundo é a mesma coisa e só usa se precisar. Isso de vedar o aro e adaptar pneu sem camara em moto raiada para pneu com camara eu olho com desconfiança. Tem um cara no Sul que faz e todos dizem que os resultados são ótimos, mas eu não faria. Nem é pela vedação, mas pelo desenho do aro. Não sei se o talonamento de um aro feito para usar camare é o mesmo que o aro feito para pneu sem camara. Sei lá se esse " berço " vai dar as mesmas condições ao pneu sem camara. Aí é perguntar para quem fez e usa faz bastante tempo.
@@GaragemVStrom obrigado pela resposta, muito interessante, pouco se fala sobre o selante danificar a válvula, nas minhas próximas viagens levarei a "vacina" e um mini compressor de ar🤜🏼🤛🏼
Boa noite, sempre recorrendo a sua opinião, acabei de botar um pneu novo na minha fazer 600, entrou um parafuso e furou, fiz um remendo interno com um profissional, devo ficar preocupado em relação a segurança? Não paguei nem a 1 prestação rsrs.
@Garagem VStrom, boa noite! Comprei uma moto Kawasaki Versys X300 2023, verifiquei que os pneus originais de fábrica são TUBELESS, porém são montados pela fábrica com câmera de ar, você sabe me dizer ou tem algum link de alguém transformando rodas raiadas em sistema SEM CÂMARA DE AR?
Os pneus tubeless podem ser montados em aro com câmara sem problema nenhum. Muitas montadoras fazem isso. Já fazer adaptação no aro para usar pneu sem câmara já é algo mais complicado. Pode fazer , mas tem que ser um trabalho muito bem feito em dois pontos . Primeiro é a vedação dos furos dos raios . Precisa ser feito com muito cuidado e eficiência. Segundo, o mais complicado é saber se o perfil do seu aro , dá um talonamento apropriado para usar sem câmara . Aro para pneu sem câmara já é desenhado para isso . Tinha um camarada no sul que fazia propaganda na internet que já tinha feito centenas de adaptações sem nenhum problema . Sei lá....eu acho isso gambiarra.
Pra encher, a bombinha funciona da mesma maneira com ou sem camara. Mas pra arrumar a com câmara é bem mais demorado, a não ser que use reparador de espuma.
Eu uma vez coloquei numa Transalp numa viagem pra Argentina. Não afetou nada balanceamento nem nada. Não precisei usar. Mas uns tres meses depois não dava mais para calibrar o pneu e tive que trocar a camara. Eu acho que o reparador de espuma é melhor. No fundo é a mesma coisa, e vc só usa se precisar.
a maioria nao sabe mas o q veda é um efeito fisico e nao a cola. a pressao faz a tripa estufar no furo evitando o vazamento,obvio q a cola ajuda.importante ter pra quem vive na estrada,mesmo pq pode ajudar a outros
Correto...a cola é mais um " plus " do que algo realmente necessário. E também serve como lubrificante na hora de inserir o macarrão. Sem a cola é bem mais difícil.
@@nãomedigafrivolidade Vc quer que eu fale como engenheiro, só olhando o lado técnico ou como motociclista, que sabe como as coisas no mundo das motos são ? Falando como engenheiro : Uma enorme falta de noção. Solução completamente inapropriada. Poderia escrever um livro sobre isso..rs. O mesmo que ir correr uma maratona usando botas em vez de tenis de corrida. Falando como motociclista : Pode ser perfeitamente viável dependendo do tipo de uso, perfil do motociclista e objetivos. Se o cara não explora limites em curvas ou tem habilidade suficiente para um controle seguro da moto com um pneu de banda plana, se a moto é relativamente pesada que já tem um consumo onde um aumento de consumo nem importa muito, se o cara quer tipo uma customização para um visual diferenciado , ou se prioriza uma durabilidade maior em detrimento da dirigibilidade, performance, e vida útil de rolamentos e relação eu não tenho nada contra.
@@GaragemVStrom sim,nao é apropriado mas o preço é baita atrativo.chega a ser 4x mais barato e dizem q dura bem mais q o de moto. enfim,é como vc disse,vai de cada um saber o q faz,do proposito. uma otima semana.
boa Marcao!! to levando o mesmo kit... so tinha esquecido a bomba de ar 😱.. irei incluir ela .. faz um vídeo mostrando comk saber se a suapensak trasejra ta boa.. a minha to achando q t ruin .. nao consigo virar o parfuso que comprime a mola.. e con garupa ta batendo a roda no paralama nas lombadas.
Eu tenho um vídeo aqui no canal de como regular pré carga da mola traseira. Esse parafuso as vezes dá pau. Normalmente é o plástico que não gira mais a rosca. Tirando e indo com chave direto na porca, dá. Senão tem que mandar em quem possa mexer nisso.
@@GaragemVStrom isso.. bem isso.. parece q a rosca plastica grande esta tipo espanada... voh ver direto com a chave Phillips.. dai te conto.. valeu Marcão
Não tenho experiencia com eles. Tampar certamente vão tampar. O que me preocuparia um pouco é que a vedação do macarrão é a pressão de dentro pra fora do pneu. Não pressiona o macarrão a alargar o furo. Um parafuso vai se fixar e vedar o pneu se fixando por pressão nas laterais do furo, tipo forçando no sentido de alargar o furo. Não me parece muito boa idéia. Mas como disse...não conheço bem esse produto nem tive experiências com ele para uma opinião mais concreta.
Pessoal, so pra complementar, eu instalei tmps na minha moto confesso que não acreditava na eficiencia, há o meu comprei no aliexpress fiz questão de pegar um que carrega pelo sol pra não ligar em nada da moto, um belo dia fui pegar moto acusou 11 psi pneu traseiro como tinha reparo fiz o mesmo e não tive sustos sem tpms so iria ver na rua, o meu tpms ja tem Um ano há ele ja mostrou temperatura de 50 graus no pneu no dia de muito sol, ai parei em um posto tomei agua esperei um pouco, conclusão se não tivesse parado talvez pneu irra degradar mais rapido.
Legal o depoimento. Mas 50 graus num pneu não é nada para se preocupar. Com moto pesada , em dia quente , alta velocidade e piso abrasivo passa disso. Lógico que um pneu a longo prazo que sempre enfrente essas condições vai durar menos que um que enfrenta condição mais leve, mas não é caso para se parar e esperar esfriar. Pra vc ter uma idéia, em moto de competição a temperatura ideal para o pneu operar em sua plena capacidade de aderência é 100 graus na dianteira e 120 na traseira.
Sim...a possibilidade existe, embora seja praticamente nula. Muito difícil. A praticidade em se sair de uma situação e pneu furado na rua ou na estrada compensa de longe esse risco mínimo. Pode se contar nos dedos os casos reais onde o uso do macarrão realmente danificou o arcabouço de um pneu.
Olá, comprei uma Kawasaki Versys X300 e observei que ela vem com pneu Tubeles mas vem de fábrica com câmara de ar. Você sabe me dizer se roda raiada tem coko transformá-la em "sem camara" ?
Pneu tubeless pode ser montado com camara sem problema. Colocar pneu sem câmara em aro com camara é possível, mas será meio gambiarra . Tem dois pontos a se observar se for fazer isso : 1 ) A vedação dos furos onde os raios encaixam no aro tem que ser perfeita . Tem gente que faz isso bem e garante que funciona. 2) Verificar se o perfil de encaixe do aro é compatível com pneu sem camara. O talonamento deve ser perfeito. A vedação é feita pela pressão do pneu no aro. Se o aro não foi desenhado pra isso, vai parecer que funcionou, mas numa situação mais crítica pode destalonar.
Se vc se refere ao barulho um tanto difuso, difícil de dizer exatamente de onde vem na região frontal da moto quando a gente anda em paralelepípedo ou estrada de terra com muita costela de vaca , não tem o que fazer. É característica da moto. Na verdade praticamente toda moto que tem carenagem que não vira junto com o guidom faz um pouco de barulho mesmo em terreno irregular.
Em minha opinião, o vídeo é completo, ainda assim, tenho algumas perguntas. Você considera interessante levar câmaras de ar numa viagem longa, para instalar numa emergência? Sei que é difícil para quem não tem prática, tirar, mesmo que parcialmente, o pneu do aro (e depois montar de novo) (como diria o poeta: "Se não tem as manhas, não entra não"). Mas, se a pessoa praticar e aprender a fazer, você considera interessante? O que você acha dessas "vacinas" para pneus? Sei que há uma espécie de cinta para colocar em pneus de bicicletas, para evitar furos. Seria interessante colocar nos pneus da moto, mesmo que os pneus sejam mais largos e, por isso, a proteção não seja total? A próxima pergunta é zoeira, mas vou fazer assim mesmo. Você acha interessante colocar imãs de neodímio à frente dos pneus, para eles irem pegando pregos, parafusos, arames e outros metais, antes que entrem nos pneus? Sonhei com isso há algum tempo, mas nunca esqueci. Forte abraço!
Vamos lá...Muito motociclista experiente leva camara extra e até pneu extra em viagem longa e troca em casos de emergência, pois há situações onde o estrago é tão grande que só trocando. Mas isso requer prática e equipamento pesadpara tirar a roda do aro. Eu particularmente nunca levei. Já fiz muita viagem longa, mas nenhuma em condições muito agressivas para o pneu, tipo rípio, ou offroad. Portanto quando minha moto tinha camara eu só levava aqueles sprays reparadores, que para furos convencionais funcionam bem. É o mesmo que vacina, só que o spray vc só usa se precisar. Quanto ao neodímio eu creio que não funcionaria. O tempo que o pneu dianteiro da moto chegaria no prego é uma fraçãom de segundo que não daria tempo do ímã atrair o prego. E não teria como fixar num local que fizesse isso.
@@GaragemVStrom Obrigado pela resposta. O neodímio foi mesmo um sonho que tive. Também acho que as motos se movem mais rápido do que a capacidade do imã de atrair o metal. Foi só um sonho maluco. Eu devia fazer filmes (ou ser roteirista de histórias em quadrinhos). Há quem diga que pneus traseiros furam mais que os dianteiros, porque os dianteiros passam sobre o prego, que está deitado, mas essa passagem faz o prego se mover e ficar na posição ideal para penetrar o pneu traseiros. (Li isso em algum lugar)
@@paulofelix3586 Eu nunca pensei sobre isso , mas faz total sentido. Realmente o pneu traseiro fura mais , e a melhor explicação é essa mesmo . A não ser quando é proposital ou o prego está numa madeira, difícilmente ele vai estar em posição de furar o pneu . Se jogar um monte de prego no chão e passar com a moto por cima a chance do dianteiro furar é quase zero , pois eles estão deitados ou pouco inclinados para penetrar no pneu . Mas a passagem do dianteiro os move , vão ficar quicando e aí basta um pouco de azar para eles serem atropelados pelo traseiro exatamente na hora que estão num ângulo que permite o furo .
@@GaragemVStrom Para evitar o furo, acho que só mesmo a boa e velha sorte. Numa viagem longa que fiz, de carro, passei em cima de um monte de pregos, logo depois de Rio Bonito, assim que passei da entrada para a Região dos Lagos, aqui no Rio. Havia 4 pregos cravados no pneu traseiro (o que confirma a teoria de que o pneu dianteiro levanta o prego e ele entra no de trás). Achei muito estranho que houvessem 4 pregos no mesmo lugar (provavelmente havia mais). Troquei o pneu e, logo adiante, vi uma borracharia. Você parou nela? Não. Nem eu. Fui consertar o pneu em Silva Jardim, que fica mais adiante. Quatro ou mais pregos no chão, juntos, certamente foram colocados ali. Forte abraço e excelente domingo.
Em roda raiada sem câmara , os raios não atravessam o aro. Eles se fixam em duas espécies de calhas que correm por fora do aro, nas laterais . O berço do aro não tem furo nenhum. Tem gente que faz uma improvisação para usar aro feito para pneu com camara sem a camara. Aí eles fazem uma vedação por cima da parte onde a cabeça dos raios aparecem por dentro do aro. O pessoal fala que funciona, mas eu não sou muito chegado nesse tipo de improvisação.
Não é ignorância nenhuma, amigo..Na verdade nem existe uma palavra final sobre isso. Tem milhares de pessoas que dizem que colocaram um macarrão e usaram sem problema nenhum até o fim da vida útil do pneu. Outros falam que é uma solução emergencial para seguir andando, mas depois que tiver tempo , melhor mandar reparar por dentro e vulcanizar. Eu creio que se vulcanizar será um serviço mais seguro , mas se o furo não pegou a estrutura do pneu e o pneu segue sem perder pressão com o macarrão, também não tem problema em seguir com ele.
Na teoria sim. Uma moto de competição por exemplo nunca mais iria usar um pneu com um macarrão. Mas na prática e no dia a dia não. A chance de um macarrão danificar a estrutura de um pneu em um furo que ele conseguiu vedar é de um em um milhão.
Pneu sem câmera quando fica um prego parafuso pode andar 10 dias meu carro tem um pneu com prego até agora eu ainda não consertei porque não tem necessidade
Dependendo do caso, sim...Alguns não esvaziam, alguns esvaziam devagar e outros esvaziam mais rápido. Depende do tipo e local da perfuração. Mas não é aconselhável deixar o prego ou o parafuso. Deve manter e não tirar até chegar num posto ou borracharia, caso não tenha o kit de reparo, mas deve tirar o mais rápido possível, pois os impactos a cada giro da roda vão aos poucos criando uma concentração de tensões naquele ponto e podem comprometer a estrutura do pneu.
Fui o maior ingrato do mundo...kkkk. O pneu me serviu bem por 36.000Km e eu agradeci furando. Mas foi por uma boa causa e o pneu está sendo lembrado. Eu furei no dia que fui trocar.
É raiado, mas a fixação dos raios é externa. O pneu é sem camara. As motos mais novas são assim. O raio não entra na parte de dentro do aro. Eles se fixam por fora.
No século passado quando eu viajava para "c#s" de mundo levava mesmo duas alavancas... soltava uma das laterais do aro e enchia o pneu com o que tivesse a mão... : Capim, serragem e até cobertor ou roupa... encaixava o pneu no lugar e seguia viagem até algum lugar onde se podia fazer o reparo definitivo...
Antes de tirar o prego prepara o macarrão pois assim tirar já prepara o buraco e coloca o macarrão e o pneu não vai esvaziar totalmente pois ele vazio e muito ruim de colocar o macarrão.
Grande Abraço meu parceiro.
Verdade . Muitos me falaram isso mesmo .
Bom video. Mas evitaria deixar escapar o ar do pneu furado, já deixando o macarrao ja preparado para ser espetado, e ai sim retiraria o prego, colocando o dedo no furo com a mao esquerda e manuseando as ferramentas com a mao direita, e meteria o macarrao no furo , ja de antemao preparado.
Verdade....Dá pra fazer isso sim e seguir até o posto sem a necessidade de encher. No vídeo esqueci de mencionar isso e contei com a hipótese pior, que é a do pneu esvaziar durante o processo. Mas o que vc disse é correto.
Parabéns viu jovem, seu vídeo é o melhor de todos do TH-cam, o único q explica realmente certo.
Obrigado
Eu tenho uma lembrança não muito boa do kit de reparo de pneu. Tive uma Burgman 125cc que era o terror de borracheiro. Teve borracharia que o borracheiro me disse que o trabalho de consertar o pneu não valia a pena.
Certa vez o pneu traseiro furou na lateral e o borracheiro botou um macarrão. Resultado, entrou ar na lateral e formou uma bola parecendo um limão. A garantia negou e tive que colocar outro.
Realmente trocar o pneu da Burgman é uma mão de obra. Furo na lateral, fora da banda de rodagem é problema. Qualquer reparo fica mais complicado. Sobre a garantia não estou certo, talvez vá falar besteira, mas creio que se um pneu tem problema decorrente de um furo, a garantia acaba, independente do reparo ter sido bem feito ou não.
Se vc fizer esse procedimento na rua vc vai ficar na mão...de tanto perder ar do pneu
O uso do macarrão é emergêncial tem que ir até uma oficina e tampar este furo pela parte interna do pneu, excelente vídeo....
Sim... é aconselhável usar o macarrão como saúda de emergência e depois com calma mandar vulcanizar . Embora inúmeras pessoas seguem com o macarrão até o final da vida do pneu sem maiores problemas.
Excelente vídeo como sempre. Eu utilizo este kit de reparo no meu carro já tem alguns anos, pois teve uma época que minha esposa estava furando uma vez por mês (ela que fica com o carro), sendo que já remendei diversas vezes, só comprando mais esse "macarrão". Para moto, eu comprei um kit de bike, com um macarrão menor (diâmetro menor), pois na única vez que precisei, o furo foi bem pequeno, e acabado que com o este kit de carro tinha de aumentar muito o buraco pra depois reparar. Graças a Deus nunca precisei de carregar uma bomba de bike manual, pois com o tempo, vc acaba pegando o jeito, deixando tudo preparado antes de remover o parafuso ou prego, fazendo toda a operação e ainda tendo mais de 20 libras no pneu, podendo se deslocar até o próximo posto e colocar a pressão correta após ter feito o reparo. Por experiência também, só usei esta cola nos primeiros reparos, pois reparei/observei que o próprio macarrão tem uma certa cola e somado a pressão que a borracha do pneu faz sobre o macarrão já é suficiente pra remendar/tapar sem vazar. E olha que calibro veículo toda semana pra ver/acompanhar se a pressão baixou, mas sempre ficou normal e/ou idêntica aos outros pneus que não tinham reparo. Até em viagem de trabalho, onde ultizo carro do serviço mesmo, eu carrego um kit de carro que já me "salvou" em algumas situações. Parabéns pelo vídeo fera! Seu canal é excelente!
Boas observações...Nunca imaginei que daria tempo de colocar o macarrão antes do pneu perder muita pressão e conseguir rodar sem encher. Mas realmente faz sentido, sendo rápido e usando um macarrão menor onde não se alargue o furo. E sim...a cola não é 100% necessária. Mas ajuda a lubrificar o macarrão na hora de colocar e reforça a vedação. Mas gostei muito da maneira que vc descreveu. Obrigado pelos comentários.
Show companheiro@@GaragemVStrom . É bem tranquilo. Apenas para contribuir. Quando é possível (geralmente é), me desloco para o posto para fazer o procedimento de reparo. Calibro no pneu com o prego/furo uma pressão acima (tipo umas 40 libras) pra expandir a borracha do pneu e facilitar a operação, além de ter mais ar pra vazar e não deixar o pneu murchar. Se deixar o pneu murchar, a operação fica muito mais difícil pois reduz o furo.
Já no posto e calibrado uma pressão acima, já tenha preparado o macarrão passado na metade daquela ferramenta e dobrado no sentido contrário para facilitar a entrada, deixando no chão próximo do pneu. Como vc mostrou, com a outra que parece uma furadeira se faz a escarificação/abertura e, quando terminar o trabalho com ela, mantenha ela no furo pra não vazar o ar. Retire ela do furo e rapidamente pegue a com macarrão e faça o reparo. Calibre o pneu furado com a pressão correta e pronto. Vc irá reparar que com o pneu mais cheio vai ser muito mais fácil fazer o reparo.
Ótimo vídeo, como sempre. Eu já tive um histórico de furos em pneu bem maior que o teu e tenho sempre à mão o kit de reparos. Já voltei da cordilheira uma vez com um macarrão e não houve nenhuma perda significativa de pressão, mas eu queria deixar registrada uma outra alternativa pra essas situações, essa bem tosca, sem dúvida, mas que funciona em casos desse tipo de perrengue, no meio de uma viagem.
Furos de prego, ou outros objetos perfurantes de baixo calibre, podem ser reduzidos, com certa segurança, com a aplicação de um parafuso curto e grosso.
Eu ja experimentei isso e o resultado foi bem interessante. O ar não escapa por um bom tempo!
Faz bastante sentido. Vale tudo para chegar com pressão suficiente ao posto mais próximo. Obrigado pelo comentário
Prof Bucão, e a vacina, funciona? Interfere no balanceamento? Qual o seu ponto de vista sobre este assunto? Dá mais essa aula pra nós 🙏🏻
Olá Marcos!
Excelente vídeo. 👋👋👋
Só uma observação: de todas as vezes que tive pneus furados (e não foram poucas, pois ando de moto há 44 anos!), nunca tive a necessidade de substituir o macarrão por uma vulcanização. Sempre rodei com os macarrões até o fim da vida útil dos pneus e nunca tive qualquer problema.
Meu kit de reparo é parecido com o teu (inclusive a bomba de encher pneu de bicicleta), mas também carrego, quando a viagem é mais longa, um compressor à bateria da marca Xiaomi que é muito pequeno e prático.
Um abraço meu caro e até o próximo vídeo!
Hued
Foi exatamente isso que o técnico da concessionária de pneus falou. Todo dia chegam pneus para trocar por desgaste que ficaram anos com o macarrão. A opção por mandar vulcanizar é apenas uma precaução, talvez até exagerada para a pequena chance do furo ou na hora do alargamento para colocar o macarrão tenha danificado alguma parte da malha do arcabouço. Isso criaria um ponto de menor resistência e de concentração de tensões, que seria o primeiro a colapsar numa situação limite . Mas precisaria ser uma situação muito extrema.
@@GaragemVStrom Penso que, na grande maioria dos furos, uma pequena parte da malha de aço do pneu acaba sendo danificada. Afinal, além do próprio objeto perfurante ainda usamos o alargador (escariador) que, querendo ou não, acaba também agredindo a malha. Mas tudo isso não é suficiente para causar algum perigo a quem pilota a motocicleta. Digo isso não só por experiência própria, mas também por nunca ter ouvido ou visto, em toda a minha vida, que alguém tenha se acidentado pelo uso do macarrão. Portanto, não vejo a menor necessidade de fazer a vulcanização do pneu. Obviamente, essa é só a minha opinião!
Teus vídeos são ótimos Marcão!
Um abraço.
Hued
@@Huedgomis Exato. Quando se aconselha uma vulcanização é uma precaução extrema, para problema em situações extremas e muito raras de acontecer. Por outro lado vc tem que entender que eu como criador de conteúdo tenho como obrigação alertar sobre qualquer possibilidade que possa acontecer com aqueles que seguem minhas dicas, e seria complicado eu afirmar aqui taxativamente que se colocar o macarrão, pode seguir rodando indefinidamente com ele. Mesmo a chance sendo infinitamente pequena do macarrão causar algum problema, ela existe, e meu senso de responsabilidade e respeito para quem me acompanha me força a mencionar esse risco, mesmo que muittíssimo pequeno.
@@GaragemVStrom Certamente entendo a tua posição. Percebo que você foi bem cuidadoso ao produzir o vídeo e acho isso muito nobre da tua parte.
Por outro lado, quero ratificar que os meus comentários refletem apenas a minha humilde opinião e nada mais. Opinião essa que, eventualmente, pode distoar da tua, como foi neste caso.
De qualquer forma continuo assistindo e compartilhando teus vídeos porque são ótimos, sabendo também que você tem "jogo de cintura" suficiente para lidar com conjecturas opostas às tuas.
Até mais.
Hued
@@Huedgomis Sempre um prazer trocar ideia. O mundo seria monótono e não evoluiria se todo mundo concordasse com todo mundo. Embora nesse caso eu nem considero que a gente discorde sobre isso. Eu concordo totalmente com o que vc diz . Apenas aceno com uma possibilidade adicional mínima que tem uma chance mínima de acontecer, mas que certamente não é a regra .
Forte abraço e fica sempre a vontade para comentar o que achar necessário ou interessante.
Irmão vc me salvou no atama meu pneu furado olhei seu vídeo
Que ótimo. Fico muito feliz em ler isso.
Muito bom. Valeu. Já carrego esse kit na moto, mas nunca precisei até hoje.
o meu também nunca usei...mas está lá pra se precisar
Valeu, mestre, Bukão!
Disponha!
Boa, tenho todo o kit . Espero não precisar usar. Quanto a encher com bombinha de bike sem problemas demora um pouco e depedendo da posição é um saco. |minha moto é uma uma Vulcan 900 com o bico do lado da correia, posição bem ruim .Existe um extensor ( uma mangueira ) para rosquear no bico e a bombinha.
Excelente! Cada vídeo é uma aula!!!! Muito obrigado por dedicar seu tempo e por passar seus conhecimentos e conselhos!
Muito obrigado. Para mim é um prazer
Show amigão cara estou pegando a estrada no dia de junho rumo ao nordeste eu acabei de comprar um kit desse mais também tenho um reparador da mutul que levei na minha viagem anterior agora essa bombinha e novidade eu tenho uma dessa vou levar valeu abraço
Os dois vão te livrar a cara dentro de uma mesma situação. E nenhum dos dois vai funcionar dependendo de outra situação. Mas para a imensa maioria dos furos, resolve. Só não funcionam e rasgos maiores
Maravilha. só ando com meu Kit... Valuo abraço.
Já chego no Like!
Peguei minha V STROM esses dias. Uma 15/16.
Show de bola!
Boa !!!! a 15/16 é da mesma geração da minha. Boa sorte com ela. Vc vai adorar a moto
Estou curtindo muito!
Excelente video! Faz tambem um, se possível, para o caso da moto com câmara de ar, qual seria a solução mais pratica que vc acha para livrar o motociclista desse perrengue em uma viagem por exemplo. Forte abraço!
Boa sugestão.
Anotado
Simples e objetivo.
Do simples ao extraordinário...
Muito foda esse video... extremamente explicativo!!! Obrigado por compartilhar
Fico feliz que tenha ajudado
Perfeito o vídeo Marcos, como sempre diga-se de passagem..
Em mais de 15 anos de motociclismo já tive uns 5 ou 6 episódios de pneus furados, porém nunca em estrada que tenha sido necessário que eu fizesse o reparo.
Aqui tenho as ferramentas básicas mostradas e um mini compressor da marca Americana Slime que diferentemente dos atuais movidos a bateria, ele é alimentado pela energia da moto, então não corro o risco de ele estar descarregado. Já o utilizei tanto para encher o pneu da moto quando do carro em situações em que os pneus murcharam em casa e eu precisei encher para chegar ao borracheiro.
Quando tinha a VStrom (hoje tenho uma Tiger 1200), as ferramentas, o compressor e o kit "moravam" sob o banco da moto onde havia um verdadeiro Porta Malas. Já no caso da Tiger 1200 anterior, eu havia colocado uma caixa de ferramentas acoplada ao suporte das malas laterais, agora com a Tiger 1200 GT que peguei este ano, não há lugar para deixar o kit na moto, então o coloco na mala quando saio pra viagens.
Recomendo muito esta marca de compressor. O modelo que eu tenho não existe mais, mas é equivalente ao Tire Inflator Jr. que custa US$ 16,79 nos EUA:
slime.com/collections/tire-inflator/products/tire-inflator-jr
Muito obrigado por seu comentário. Certamente vai ajudar a muitos aqui. Abraço
Eu consertei sem deixar o ar sair, deixei o alargador pronto já com cola tirei o prego e coloquei o alargador, fiz o desgaste sem tirar de dentro, deixei preparei o remendo tirei o alargador já coloquei o remendo, fica bem mais fácil com pneu cheio.
Sim...verdade. Dá pra fazer. No vídeo fiz enchendo para mostrar na pior hipótese, e como uma bombinha funciona. Mas é verdade. Tirando o prego e imediatamente colocando o macarrão, dá pra ir pro posto sem precisar encher.
já tive alguns pneus furados e fiz esse reparo porém nunca passei a cola só o macarrão msm e nunca percebi problema.
Marcos se possível fazer um vídeo sobre balanceamento das rodas da moto abç.
Sim...só o macarrão também veda. A cola é uma garantia a mais, e também ajuda para facilitar a introdução do macarrão no pneu. Enquanto líquida ela funciona como lubrificante e o macarrão entra sem menos riscos de se romper. Obrigado pela sugestão...vou pensar numa maneira de fazer um vídeo interessante sobre balanceamento
Ótima explicação! Muito obrigado por compartilhar este vídeo ! Um subscrito mas no seu canal 😊
Muito obrigado, seja bem vindo ao canal.
Seu canal é top meu amigo. Parabéns pelos conteúdos trazidos Aki no canal. 👏👏👍👍👍👏👏
Muito obrigado
Ótima semana pra vídeo! Eu ainda utilizo um tubo daquela espuma com aplicação única.
Também funciona
Cara muito bom!
Bastante esclarecedor
Muito bom o vídeo, passo a passo com todas as dicas!!!👍👍👍
Obrigado
Quem tem pneu com câmara, só chorar....😂
Vdd. Já chorei muito..kkkkk hj não
@@juniorlhp23 para mim é critério decisivo para comprar uma moto ela não usar câmara, eu sempre carrego comigo um compressor de ar da xiaomi, se furar o pneu eu encho e vou até uma borracharia fazer o reparo, com câmara, o compressor não vai resolver e só tirando a roda até mesmo para um reparo emergencial.
Eu também não voltaria mais para pneu com camara. Não só pela facilidade de reparo, mas também pela segurança. Ele demora muito mais para esvaziar.
@@GaragemVStrom por demorar a esvaziar que comprei um compressor portátil de bateria, mas confesso que também vou colocar um kit desse tanto na moto quanto no carro.
@@Aqui-tem-o-Julio bomba de encher bicicleta também enche.
Obrigado por mais esse vídeo Marcos! Por acaso vc já testou um parafuso de silicone para reparo de pneu? Caso aquilo funcione é bem mais prático que o macarrão. Grande abraço e bons ventos!
Eu já vi , mas nunca usei .
Deve funcionar, mas tenho um pé atrás com isso . A razão é a seguinte . O macarrão veda por pressão no sentido do furo. De dentro pra fora . Não exerce pressão na lateral do furo. A pressão desses parafusos é contra a parede do furo , no sentido de alargar ainda mais . Sei lá... não posso falar sem conhecer, mas minha percepção é essa .
Seu raciocínio faz todo sentido. Muito obrigado! Mas fica a sugestão para um dos seus testes. Grande abraço!
Excelente seu canal! Informações sempre precisas! 👏👏👏
Excelente dica!
PARABÉNS PELO VÍDEO SHOW DE BOLA MUITO BOM PO NUMA DIFICULDADE ESSA ORIENTAÇÃO E ÓTIMA
Que bom que ajudou
Show de vídeo parabéns
Gostei do tutorial e dicas!
Tem tbem aqueles spray para reparo imediato. Serve para pneu com ou sem câmara… já me livrou duas vezes de situação de furo. Uma delas com e outra sem câmara. Funcionou da mesma forma nos dois casos.
Sim...funciona bem. Eu já usei quando tinha moto sem camara. A única desvantagem é que não cabe sob o banco da maioria das motos e a gente não pode " esquecer " lá , pois tem prazo de validade.
@@GaragemVStrom Verdade Marcos. Já perdi um pelo prazo. De qqer forma melhor perder pelo prazo do que por ter utilizado né rsrs. Abração
@@ZePaulo1971qual o nome desse produto amigo ? Preciso de um
@@maycongontijo8431 blz amigo… o que eu comprei chama-se MP10. Vc acha com facilidade no ML.
Topp valeuuu !!
Show de bola de vídeo
Valeu obrigado
Tenho uma RE Continental e o pneu é com câmera, pensei em fazer aquelas adaptações vedando os raios com manta para telhados, mas vi uma opção no mercado chamado de "vacina", é uma espécie de cola líquida que fica dentro da câmera e que veda o furo de forma instantânea, seria interessante um teste em ambos métodos, se altera o balanço da roda e etc.🫡
Eu nunca fiz esse teste porque faço os testes na minha moto e não vou colocar vacina na minha. Mas já usei numa Transalp que tive para uma viagem para a Argentina. Não atrapalha nada...não alterou balanceamento, vibração, nada...moto normal. Não cheguei a usar porque não furou. Mas depois de uns meses detonou a válvula, não dava mais pra calibrar e joguei a camara fora. Pra colocar vacina eu prefiriria levar uma lata de spray , que no fundo é a mesma coisa e só usa se precisar. Isso de vedar o aro e adaptar pneu sem camara em moto raiada para pneu com camara eu olho com desconfiança. Tem um cara no Sul que faz e todos dizem que os resultados são ótimos, mas eu não faria. Nem é pela vedação, mas pelo desenho do aro. Não sei se o talonamento de um aro feito para usar camare é o mesmo que o aro feito para pneu sem camara. Sei lá se esse " berço " vai dar as mesmas condições ao pneu sem camara. Aí é perguntar para quem fez e usa faz bastante tempo.
@@GaragemVStrom obrigado pela resposta, muito interessante, pouco se fala sobre o selante danificar a válvula, nas minhas próximas viagens levarei a "vacina" e um mini compressor de ar🤜🏼🤛🏼
Boa noite, sempre recorrendo a sua opinião, acabei de botar um pneu novo na minha fazer 600, entrou um parafuso e furou, fiz um remendo interno com um profissional, devo ficar preocupado em relação a segurança?
Não paguei nem a 1 prestação rsrs.
Otimas informações! Valeuuu.
Eu que agradeço
Muito bom !
Ótimo vídeo, Parabéns
Obrigado
Ótimas dicas. 👍
Que bom que gostou
Muito bom vídeo.
Obrigado 👍
@Garagem VStrom, boa noite!
Comprei uma moto Kawasaki Versys X300 2023, verifiquei que os pneus originais de fábrica são TUBELESS, porém são montados pela fábrica com câmera de ar, você sabe me dizer ou tem algum link de alguém transformando rodas raiadas em sistema SEM CÂMARA DE AR?
Os pneus tubeless podem ser montados em aro com câmara sem problema nenhum. Muitas montadoras fazem isso.
Já fazer adaptação no aro para usar pneu sem câmara já é algo mais complicado. Pode fazer , mas tem que ser um trabalho muito bem feito em dois pontos .
Primeiro é a vedação dos furos dos raios . Precisa ser feito com muito cuidado e eficiência. Segundo, o mais complicado é saber se o perfil do seu aro , dá um talonamento apropriado para usar sem câmara .
Aro para pneu sem câmara já é desenhado para isso . Tinha um camarada no sul que fazia propaganda na internet que já tinha feito centenas de adaptações sem nenhum problema .
Sei lá....eu acho isso gambiarra.
Excelente
Show de bola!
Puxa vida, 2 furos em 40 anos! Semana passada tive 2 furos no mesmo dia, sem contar os outros 3 furos em 10 meses, todos no pneu traseiro .
Loteria....rs
Muito bom vídeo!!!!
Obrigado
Top demais a dica, qual o link da bombinha de pneu
Não me lembro o link , mas a bombinha é marca GYO . Basta dar uma busca .
Gostei da bomba manual. Os pneus da minha nx 350 são 22 libras q recomenda o manual. Mas são com câmaras.
Pra encher, a bombinha funciona da mesma maneira com ou sem camara. Mas pra arrumar a com câmara é bem mais demorado, a não ser que use reparador de espuma.
@@GaragemVStrom Obrigado Marcos pela dica. Top demais seus vídeos. 👍
Muito bom Bukao! Qual sua opiniao a respeito daquelas vacinas de pneu, mousse, etc?
Eu uma vez coloquei numa Transalp numa viagem pra Argentina. Não afetou nada balanceamento nem nada. Não precisei usar. Mas uns tres meses depois não dava mais para calibrar o pneu e tive que trocar a camara. Eu acho que o reparador de espuma é melhor. No fundo é a mesma coisa, e vc só usa se precisar.
a maioria nao sabe mas o q veda é um efeito fisico e nao a cola. a pressao faz a tripa estufar no furo evitando o vazamento,obvio q a cola ajuda.importante ter pra quem vive na estrada,mesmo pq pode ajudar a outros
Correto...a cola é mais um " plus " do que algo realmente necessário. E também serve como lubrificante na hora de inserir o macarrão. Sem a cola é bem mais difícil.
@@GaragemVStrom sim, a cola ajuda na inserçao e vedaçao
@@GaragemVStrom faz um video do uso de pneu de carro em moto. hasta!
@@nãomedigafrivolidade Vc quer que eu fale como engenheiro, só olhando o lado técnico ou como motociclista, que sabe como as coisas no mundo das motos são ? Falando como engenheiro : Uma enorme falta de noção. Solução completamente inapropriada. Poderia escrever um livro sobre isso..rs. O mesmo que ir correr uma maratona usando botas em vez de tenis de corrida. Falando como motociclista : Pode ser perfeitamente viável dependendo do tipo de uso, perfil do motociclista e objetivos. Se o cara não explora limites em curvas ou tem habilidade suficiente para um controle seguro da moto com um pneu de banda plana, se a moto é relativamente pesada que já tem um consumo onde um aumento de consumo nem importa muito, se o cara quer tipo uma customização para um visual diferenciado , ou se prioriza uma durabilidade maior em detrimento da dirigibilidade, performance, e vida útil de rolamentos e relação eu não tenho nada contra.
@@GaragemVStrom sim,nao é apropriado mas o preço é baita atrativo.chega a ser 4x mais barato e dizem q dura bem mais q o de moto. enfim,é como vc disse,vai de cada um saber o q faz,do proposito. uma otima semana.
Valeu
tenho esse kit no carro. mas vou providenciar para moto, pois ficar na estrada nao e bom e o kit sai muito barato.
Exatamente. Deixa em baixo do banco e esquece. SE furar no meio da estrada em 10 minutos vc está rodando de novo.
SHOW!👍👍👍
Bacana vídeo
Obrigado pela dica!! Qual a bombinha bc usa? Ou me indica uma pequena para usar!!!
A que eu uso aparece bem no vídeo..
Não lembro bem a marca.
Gyo ou algo assim .
Cabe certinho embaixo do banco
Excelente!
Perfeito
Obrigado
boa Marcao!! to levando o mesmo kit... so tinha esquecido a bomba de ar 😱.. irei incluir ela .. faz um vídeo mostrando comk saber se a suapensak trasejra ta boa.. a minha to achando q t ruin .. nao consigo virar o parfuso que comprime a mola.. e con garupa ta batendo a roda no paralama nas lombadas.
Eu tenho um vídeo aqui no canal de como regular pré carga da mola traseira. Esse parafuso as vezes dá pau. Normalmente é o plástico que não gira mais a rosca. Tirando e indo com chave direto na porca, dá. Senão tem que mandar em quem possa mexer nisso.
@@GaragemVStrom isso.. bem isso.. parece q a rosca plastica grande esta tipo espanada... voh ver direto com a chave Phillips.. dai te conto.. valeu Marcão
Muito bom
Olá irmão.
Pergunta. Macarrão vence?
Ou seja, resseca, mesmo q esteja na embalagem original?
Obrigado.
Abraço
Maravilha
Bom dia amigo.
Aqueles parafusos de plástico ou borracha é garantido também (!?) Tenho os macarrões mas adquiri os parafusos na chopee.
Não tenho experiencia com eles. Tampar certamente vão tampar. O que me preocuparia um pouco é que a vedação do macarrão é a pressão de dentro pra fora do pneu. Não pressiona o macarrão a alargar o furo. Um parafuso vai se fixar e vedar o pneu se fixando por pressão nas laterais do furo, tipo forçando no sentido de alargar o furo. Não me parece muito boa idéia. Mas como disse...não conheço bem esse produto nem tive experiências com ele para uma opinião mais concreta.
Pessoal, so pra complementar, eu instalei tmps na minha moto confesso que não acreditava na eficiencia, há o meu comprei no aliexpress fiz questão de pegar um que carrega pelo sol pra não ligar em nada da moto, um belo dia fui pegar moto acusou 11 psi pneu traseiro como tinha reparo fiz o mesmo e não tive sustos sem tpms so iria ver na rua, o meu tpms ja tem Um ano há ele ja mostrou temperatura de 50 graus no pneu no dia de muito sol, ai parei em um posto tomei agua esperei um pouco, conclusão se não tivesse parado talvez pneu irra degradar mais rapido.
Legal o depoimento. Mas 50 graus num pneu não é nada para se preocupar. Com moto pesada , em dia quente , alta velocidade e piso abrasivo passa disso. Lógico que um pneu a longo prazo que sempre enfrente essas condições vai durar menos que um que enfrenta condição mais leve, mas não é caso para se parar e esperar esfriar. Pra vc ter uma idéia, em moto de competição a temperatura ideal para o pneu operar em sua plena capacidade de aderência é 100 graus na dianteira e 120 na traseira.
Boa!
Pra quem tem pneu com câmara de ar, como eu, vale a pena usar aqueles sprays vacina de pneu ?
Segundo alguns vídeos é preciso esperar uns 10 minutos , por causa da cola, para encher o pneu.
Já ouvi dizer pra só vulcanizar, que essa técnica danifica ainda mais a malha do pneu.
Sim...a possibilidade existe, embora seja praticamente nula. Muito difícil. A praticidade em se sair de uma situação e pneu furado na rua ou na estrada compensa de longe esse risco mínimo. Pode se contar nos dedos os casos reais onde o uso do macarrão realmente danificou o arcabouço de um pneu.
Olá, comprei uma Kawasaki Versys X300 e observei que ela vem com pneu Tubeles mas vem de fábrica com câmara de ar.
Você sabe me dizer se roda raiada tem coko transformá-la em "sem camara" ?
Pneu tubeless pode ser montado com camara sem problema. Colocar pneu sem câmara em aro com camara é possível, mas será meio gambiarra . Tem dois pontos a se observar se for fazer isso : 1 ) A vedação dos furos onde os raios encaixam no aro tem que ser perfeita . Tem gente que faz isso bem e garante que funciona. 2) Verificar se o perfil de encaixe do aro é compatível com pneu sem camara. O talonamento deve ser perfeito. A vedação é feita pela pressão do pneu no aro. Se o aro não foi desenhado pra isso, vai parecer que funcionou, mas numa situação mais crítica pode destalonar.
Bom dia como posso fazer pra tirar este barulho q tem no painel da. Vestron
Se vc se refere ao barulho um tanto difuso, difícil de dizer exatamente de onde vem na região frontal da moto quando a gente anda em paralelepípedo ou estrada de terra com muita costela de vaca , não tem o que fazer.
É característica da moto.
Na verdade praticamente toda moto que tem carenagem que não vira junto com o guidom faz um pouco de barulho mesmo em terreno irregular.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Em minha opinião, o vídeo é completo, ainda assim, tenho algumas perguntas.
Você considera interessante levar câmaras de ar numa viagem longa, para instalar numa emergência?
Sei que é difícil para quem não tem prática, tirar, mesmo que parcialmente, o pneu do aro (e depois montar de novo) (como diria o poeta: "Se não tem as manhas, não entra não"). Mas, se a pessoa praticar e aprender a fazer, você considera interessante?
O que você acha dessas "vacinas" para pneus?
Sei que há uma espécie de cinta para colocar em pneus de bicicletas, para evitar furos. Seria interessante colocar nos pneus da moto, mesmo que os pneus sejam mais largos e, por isso, a proteção não seja total?
A próxima pergunta é zoeira, mas vou fazer assim mesmo.
Você acha interessante colocar imãs de neodímio à frente dos pneus, para eles irem pegando pregos, parafusos, arames e outros metais, antes que entrem nos pneus?
Sonhei com isso há algum tempo, mas nunca esqueci.
Forte abraço!
Vamos lá...Muito motociclista experiente leva camara extra e até pneu extra em viagem longa e troca em casos de emergência, pois há situações onde o estrago é tão grande que só trocando. Mas isso requer prática e equipamento pesadpara tirar a roda do aro. Eu particularmente nunca levei. Já fiz muita viagem longa, mas nenhuma em condições muito agressivas para o pneu, tipo rípio, ou offroad. Portanto quando minha moto tinha camara eu só levava aqueles sprays reparadores, que para furos convencionais funcionam bem. É o mesmo que vacina, só que o spray vc só usa se precisar. Quanto ao neodímio eu creio que não funcionaria. O tempo que o pneu dianteiro da moto chegaria no prego é uma fraçãom de segundo que não daria tempo do ímã atrair o prego. E não teria como fixar num local que fizesse isso.
@@GaragemVStrom Obrigado pela resposta.
O neodímio foi mesmo um sonho que tive. Também acho que as motos se movem mais rápido do que a capacidade do imã de atrair o metal. Foi só um sonho maluco. Eu devia fazer filmes (ou ser roteirista de histórias em quadrinhos).
Há quem diga que pneus traseiros furam mais que os dianteiros, porque os dianteiros passam sobre o prego, que está deitado, mas essa passagem faz o prego se mover e ficar na posição ideal para penetrar o pneu traseiros.
(Li isso em algum lugar)
@@paulofelix3586 Eu nunca pensei sobre isso , mas faz total sentido. Realmente o pneu traseiro fura mais , e a melhor explicação é essa mesmo . A não ser quando é proposital ou o prego está numa madeira, difícilmente ele vai estar em posição de furar o pneu . Se jogar um monte de prego no chão e passar com a moto por cima a chance do dianteiro furar é quase zero , pois eles estão deitados ou pouco inclinados para penetrar no pneu . Mas a passagem do dianteiro os move , vão ficar quicando e aí basta um pouco de azar para eles serem atropelados pelo traseiro exatamente na hora que estão num ângulo que permite o furo .
@@GaragemVStrom Para evitar o furo, acho que só mesmo a boa e velha sorte.
Numa viagem longa que fiz, de carro, passei em cima de um monte de pregos, logo depois de Rio Bonito, assim que passei da entrada para a Região dos Lagos, aqui no Rio. Havia 4 pregos cravados no pneu traseiro (o que confirma a teoria de que o pneu dianteiro levanta o prego e ele entra no de trás). Achei muito estranho que houvessem 4 pregos no mesmo lugar (provavelmente havia mais). Troquei o pneu e, logo adiante, vi uma borracharia. Você parou nela? Não. Nem eu. Fui consertar o pneu em Silva Jardim, que fica mais adiante.
Quatro ou mais pregos no chão, juntos, certamente foram colocados ali.
Forte abraço e excelente domingo.
Top
Like dado 👍
Vou comprar o quanto antes.
É indispensável ter embaixo do banco
E formação.compreta.prbs.😅
Obrigado
Qual próximo jogo de Pneus vc vai colocar?
Como fez a escolha ?
Coloquei um par de Pirelli Scorpion Trail 2 . Estou preparando um vídeo falando porque escolhi esses pneus.
Vou trocar os Metzeler da minha “. Estou na busca de para Rodovia e Cidade !
10:00 desculpa, usei muito com camera de ar, quando peguei uma moto sem camera, aí ele rasgou no suco, só vucanicao msm
Verdade....rasgo no sulco só vulcanizando mesmo. Isso quando dá. As vezes dependendo do rasgo até inutiliza o pneu.
Produro Zero furo é bom?
Não conheço.
É tipo aquelas vacinas ?
Se essa roda é raiada como pode ser sem câmera ensina a resolução com pneu com câmera
Em roda raiada sem câmara , os raios não atravessam o aro. Eles se fixam em duas espécies de calhas que correm por fora do aro, nas laterais . O berço do aro não tem furo nenhum. Tem gente que faz uma improvisação para usar aro feito para pneu com camara sem a camara. Aí eles fazem uma vedação por cima da parte onde a cabeça dos raios aparecem por dentro do aro. O pessoal fala que funciona, mas eu não sou muito chegado nesse tipo de improvisação.
Desculpa a minha ignorância, mas pq dizem que não e muito bom o macarrão? Que e melhor usar aquele remendo que cola por dentro?
Não é ignorância nenhuma, amigo..Na verdade nem existe uma palavra final sobre isso. Tem milhares de pessoas que dizem que colocaram um macarrão e usaram sem problema nenhum até o fim da vida útil do pneu. Outros falam que é uma solução emergencial para seguir andando, mas depois que tiver tempo , melhor mandar reparar por dentro e vulcanizar. Eu creio que se vulcanizar será um serviço mais seguro , mas se o furo não pegou a estrutura do pneu e o pneu segue sem perder pressão com o macarrão, também não tem problema em seguir com ele.
O banco fica solto msm?
Não entendi...O banco fica apoiado em dois coxins e travado no fecho na parte de trás. Como quase todo banco de moto. Abre a trava com a chave e tira.
👍
Essa técnica perde a qualidade do pneu não?
Na teoria sim. Uma moto de competição por exemplo nunca mais iria usar um pneu com um macarrão. Mas na prática e no dia a dia não. A chance de um macarrão danificar a estrutura de um pneu em um furo que ele conseguiu vedar é de um em um milhão.
Pneu sem câmera quando fica um prego parafuso pode andar 10 dias meu carro tem um pneu com prego até agora eu ainda não consertei porque não tem necessidade
Dependendo do caso, sim...Alguns não esvaziam, alguns esvaziam devagar e outros esvaziam mais rápido. Depende do tipo e local da perfuração. Mas não é aconselhável deixar o prego ou o parafuso. Deve manter e não tirar até chegar num posto ou borracharia, caso não tenha o kit de reparo, mas deve tirar o mais rápido possível, pois os impactos a cada giro da roda vão aos poucos criando uma concentração de tensões naquele ponto e podem comprometer a estrutura do pneu.
Dá dó 😅, ver vc furar o pneu! Kkkk
Fui o maior ingrato do mundo...kkkk. O pneu me serviu bem por 36.000Km e eu agradeci furando. Mas foi por uma boa causa e o pneu está sendo lembrado. Eu furei no dia que fui trocar.
Imagine. Se. O cara. Nao tiver. Isso e assustador. Na estrada
Principalmente em estrada. Seria itens. Obrigatorio
Resumo evitar pegar estrada ha noite
Como seu pneu é raiado é você coloca macarrão
É raiado, mas a fixação dos raios é externa. O pneu é sem camara. As motos mais novas são assim. O raio não entra na parte de dentro do aro. Eles se fixam por fora.
Eu com menos de 1 ano de moto já tenho 2 pneus furados 🤣🤣🤣
Acontece....
SCHOU
No século passado quando eu viajava para "c#s" de mundo levava mesmo duas alavancas... soltava uma das laterais do aro e enchia o pneu com o que tivesse a mão... : Capim, serragem e até cobertor ou roupa... encaixava o pneu no lugar e seguia viagem até algum lugar onde se podia fazer o reparo definitivo...
Sim...eu tb sou desse tempo. Principalmente em, off road . Era corriqueiro tirar a camara furada e encher o espaço com capim.