Professor, Baixei seu vídeo assisti e aprendi a fazer, e voltei aqui ao TH-cam só para agradecer a você. me fez aprender coisas que eu não tinha aprendido na escola Muito obrigado mesmo
Unica matéria que tenho dificuldade por coincidência é a que o senhor não faz as vídeo aula (química) o restante nas matérias nem presto muito atenção nos professores... você de+++++++++++++++
Ótima aula professor, mto obg pelo serviço de utilidade pública. O senhor saberia me informar, se estudando com o nível do seu curso, eu poderei fazer uma boa prova de física da EEAR?
Caramba, pensei que no final a tração não seria igual pois tinha atrito no cubo A.. quer dizer que por mais que esteja atrito, a terceira lei de newton sempre prevalecer se tiver dois cubos como no exemplo né ?? pois o cubo B só sofre a Fr da corda e do peso e o cubo A sofre Fr do atrito + px, isso não interfere no caso certo ? valeu mais uma vez!
gostei muito do exemplo vc e ótimo.. so uma pergunta fiquei com duvida na ultima equação, para encontra o tração. vc usso a formula. (Fr.M.a) essa equação nao e para encontra a aceleração ? ou e a msm coisa ? porque vc coloco em newton ? :(
kelvin ariel Na verdade ele usou a formula Fat (força de atrito) = μ(coeficiente de atrito) * N (força normal), e newton é a unidade de medida de força. Abração
kelvin ariel Na verdade a fórmula não é útil apenas para encontrar a aceleração, você pode encontrar também algum valor determinado da força resultante (Fr) com ela, e claro, mais facilmente se souber sua aceleração antes.Você pode re-utilizar fórmulas e várias delas tem diversas utilidades. Como a tensão da corda era uma das forças atuando no bloco, podemos encontrá-la por meio dessa fórmula mesmo, ja que temos a variável da força resultante na mesma. (Fr = resultado de todas as forças atuando em determinado corpo) como a tração é uma dessas forças, é possível calculá-la por meio dessa fórmula também. A massa também poderia ser calculada com essa fórmula se esta não tivesse sido dada, já que na fórmula temos a variável da massa do corpo: Fr = m*g Claro, seria mais fácil calcular a massa se tivéssemos antecipadamente a aceleração e alguns dados sobre as forças resultantes, mas em resumo, essa fórmula não é específica apenas para encontrar a aceleração, mas sim para qualquer valor que tenha sua variável representada na fórmula. Espero ter ajudado.
Continue colocando sempre ela no início,pois o fato da tração se cancelar é o processo algébrico e não colocando ela pode ocorrer variações algébricas na conta.
Professor , não consegui entender o porque você subtraiu o px com a fat , o certo não seria o peso de B subtraido pela soma do que atrapalha que é px e fat?
Erick Stoiber A força exercida pela rampa sobre o caixote é a força normal, que consequentimente é igual a força peso que é igual a 87 N, seguindo o exercício mostrado pelo vídeo.
nao, pq o bloco B realiza o movimento para baixo, logo o peso de b é maior q a tração realizada na corda. Então vc pega a força de maior intensidade e subtrai a de menor intensidade
bom, pelo q eu entendi, mesmo q a massa do bloco A seja maior q a massa do bloco B, o bloco B consegue "puxar" o bloco A. Isso pq há uma inclinação do plano, logo a força peso deve ser decomposta em dois vetores. O vetor da força peso q se opõe ao movimento do bloco A é Px, este é menor q a força peso do bloco B. Então, o bloco B está descendo e o bloco A está subindo. O bloco B só consegue descer pq a força dele para baixo é maior q a força de tração da corda e do peso do bloco A, logo Pb - T é a força resultante, q aponta para baixo.
+Sandro Honorato Netto É pq vc tá somando, só q o sentido do movimento faz a força ter sinal negativo. Ou seja, na vdd, vc fez: Px + ( - Fat); dessa forma, o resultado dos sinais é negativo: px - fat
+Jade Sande , como a Bruna falou, é seno mesmo, porque seno está ligado à relação do Cat. oposto/Hipotenusa... Ou seja, como a força está sendo realizada em relação ao cateto oposto, você usa a relação com o Seno. Se por um acaso a força estivesse sendo usada em relação ao cateto adjascente como em problemas anteriores, você usaraia o COS. Abraços, espero que tenha entendido!
+Jade Sande você está confundindo decompor uma força com um ângulo alfa qualquer com o eixo x. Este caso, forma um ângulo com o eixo y, por isso usa-se seno.
a massa do sistema não deveria ser a soma das duas massas?????? alguém pode me explicar por que ele só usou uma massa em cada exemplo???????????????? pleeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaseeeeeeee
Gotas na nuvem ei amigo, você deve estar falando de quando ele tentou descobrir a tração, correto? A tração seria a resistência da corda, a força que ela é capaz de suportar.Quando vimos ele usar o móvel b, vimos também que o móvel b tem a força peso que é maior que a força da tração, tanto que está puxando b pela corda. Como queríamos saber qual era a força da corda que estava segurando b, precisamos apenas usar a massa de B. Claro que a mesma corda está sendo usada para arrastar o A, e neste caso a tração é maior que a força de A, pois está puxando A, logo a tração devia ser maior que a e menor que b. A corda não estava tentando puxar b e a como se fossem um único móvel, entende? Ela puxa b e é puxada por a, obviamente, logo não podemos considerar os dois corpos como um só.
muchas gracias, el mejor vídeo que he visto del tema, que bueno que entiendo el portugués! :D
Holaaaa! Yo soy de Brasil y me gusta hablar español xD!!
Professor Fernando Grings, você está sendo o incetivo, que mim faz continuar na faculdade. Obrigado.
vocês fazem física?
Simplesmente o MELHOR vídeo de física da vida!!! Salvou meu semestre S2
cara vc é incrível, já assistia seus vídeos de calculo mas não sabia dos de Física kkk , parabéns pelo vídeo e obrigado!
Seja sempre bem vindo ao Canal! Sucesso em seus estudos de Física!
O Senhor salvou meu semestre!! VLW!! :D
Jose Gabriel Goncalves kkkkkkkkkkkkk
Meu Deus que aula incrível!! Já tinha desistido desse assunto. Obg. Deus continue te iluminando 🙏😍
Muito bom Mestre Grings, aprendi muito com o conhecimento passado.
Meus agradecimentos!!
PROFESSOR, ULTIMAMENTE TENHO ASSISTIDO ALGUNS DE SEUS VÍDEOS AULA, SÃO MARAVILHOSOS, AGRADEÇO E CONTINUE PUBLICANDO MAIS VIDEOS.
Perfeita explicação muito bem detalhado.
melhor professor que encontrei até hj no youtube
Otimo video, o que nao entendi na sala, aqui entendi, e estou muito feliz, DEUS te abençoe
Professor, Baixei seu vídeo assisti e aprendi a fazer, e voltei aqui ao TH-cam só para agradecer a você. me fez aprender coisas que eu não tinha aprendido na escola Muito obrigado mesmo
Muito obrigada mestre!! Sempre aprendendo com você.
simples e objetivo como sempre, parabéns pela didática!
que aula incrível! grings, melhor professor de física do youtube!
muito obrigado !!! o senhor me ajudou a entender melhor a matéria.
Ai que alívio. Fiz o exercício antes de ver a sua resolução e acertei! Tô me sentindo tão confiante agora😄 muito obrigado Grings. Vc é MUITO FERA!!!!
Muito legal esse exercício. Explicação perfeita. Obrigado Mestre Grings.
Didática Incrível.
Muito Obrigado Professor Grings!Suas aulas são incríveis estou começando a dominar a Física e a Matemática graças a você!!!Parabéns pelas aulas!!!
Perfeito. Meu professor podia ser igual o Sr.
prof. muito boa seus vídeos!!! so uma dica vc poderia resolver alguns exercício do Halliday.
O professor Grings tem uma didática incrível.
Em um relacionamento serio com as aulas do grings
Unica matéria que tenho dificuldade por coincidência é a que o senhor não faz as vídeo aula (química) o restante nas matérias nem presto muito atenção nos professores... você de+++++++++++++++
Você me salvou !!!!!
Tenho prova amanhã e nem tinha estudado.
Agora eu entendi tudo graças a sua excelente explicação !
O melhor vídeo sobre esse conteúdo!!! Muito obrigada
Muito bom.Parabens obrigado
Perfeito tirou tds minhas duvidas muito Obg
Tenho somente á elogiar... Muito agradecido por estes vídeos. Muito bom.
meu Deus que professor bom mdsssss
Obrigada professor. Vou fazer prova de Física 1 amanhã. Obrigada pelos esclarecimentos.
Ganhou mais um inscrito!
Parabéns, aprendi direitinho. Eu fiz a prova e tirei uma ótima nota, assisti esse vídeo uma 10 vezes, mas aprendi!
Voz doce ! s2
Gosto muito do modo que vc explica!
Excelente aula, aprendi tudo, didática muito boa!!!!
parabéns, pela didática, objetivo.
ótimo vídeo, muito bom mesmo. Gratidão.
Excelente,mestre.
Ótima explicação, é o melhor de muitos vídeos que vi. + 1 inscrito
Adorei a aula!
Muito bom! Parabéns, professor!
Muito bom Grings!!
Obrigado mais uma vez.
Suas aulas são demais,Parabéns!
Obrigado pela ótima explicação
Aprendendo e Revendo #FisicaHoje :D :D
Perfeito.
Muito Bom !!!
Excelente explicação prof.
Tu é o cara!!
DEUS LHE PAGUE!!!!!
Esses vídeos me ajudam demais ❤
Toma meu like Fera!!
Excelente vídeo e explicação! me salvou :p
Excelente
Adorei
Ótima aula!!
Cara estou viciado em ver seus videos nao da pra parar
Tu é louco neh?
Kkkkkk eu to quase ficando
Não és o único, kkkkkkk!
Muito bom
o senhor arrebenta vlw !!
VLW PROFESSOR! =D
Parabéns!!!
Gostaria que fosse meu professor de Física ll.
Perfeito
Obrigado por prestigiar as aulas!!
graças a deus eu to procurando um video de tração com o maldito do plano inclinado a milênios
o melhor
muito bom, so fiquei um pouco em duvida em relacao a localizacao do angulo alpha
Ótima aula professor, mto obg pelo serviço de utilidade pública. O senhor saberia me informar, se estudando com o nível do seu curso, eu poderei fazer uma boa prova de física da EEAR?
vc e foda
Tem mais videos de dinamica ou só são esses??
professor a massa de atrito tem que soma a px não? Ela se junta fazendo + peso para b certo?
Professor, neste vídeo você escreveu que a Fórmula: PX=P.sen30 e PY=P.cos30. Não está errado? O certo não é: PX=P.cos30 e PY=P.sen30?
Não. O vídeo está certo. Um macete para isso é "desceno = seno"
e verdade ne eixo y e seno e x coseno
Vcs tem q ver onde esta o angulo pois calculo de forças não e como o calculo de balística ou lançamento
Jhony Vaz mas vc faz seno no q puxa o bloco n oq anula a normal
Caramba, pensei que no final a tração não seria igual pois tinha atrito no cubo A.. quer dizer que por mais que esteja atrito, a terceira lei de newton sempre prevalecer se tiver dois cubos como no exemplo né ?? pois o cubo B só sofre a Fr da corda e do peso e o cubo A sofre Fr do atrito + px, isso não interfere no caso certo ? valeu mais uma vez!
Entendi tudo direitinho mas pra saber quem ganha não deveríamos levar em consideração a força de atrito também?
gostei muito do exemplo vc e ótimo..
so uma pergunta fiquei com duvida na ultima equação,
para encontra o tração. vc usso a formula. (Fr.M.a) essa equação nao e para encontra a aceleração ?
ou e a msm coisa ?
porque vc coloco em newton ? :(
kelvin ariel Na verdade ele usou a formula Fat (força de atrito) = μ(coeficiente de atrito) * N (força normal), e newton é a unidade de medida de força. Abração
kelvin ariel Na verdade a fórmula não é útil apenas para encontrar a aceleração, você pode encontrar também algum valor determinado da força resultante (Fr) com ela, e claro, mais facilmente se souber sua aceleração antes.Você pode re-utilizar fórmulas e várias delas tem diversas utilidades.
Como a tensão da corda era uma das forças atuando no bloco, podemos encontrá-la por meio dessa fórmula mesmo, ja que temos a variável da força resultante na mesma. (Fr = resultado de todas as forças atuando em determinado corpo) como a tração é uma dessas forças, é possível calculá-la por meio dessa fórmula também.
A massa também poderia ser calculada com essa fórmula se esta não tivesse sido dada, já que na fórmula temos a variável da massa do corpo: Fr = m*g
Claro, seria mais fácil calcular a massa se tivéssemos antecipadamente a aceleração e alguns dados sobre as forças resultantes, mas em resumo, essa fórmula não é específica apenas para encontrar a aceleração, mas sim para qualquer valor que tenha sua variável representada na fórmula.
Espero ter ajudado.
Boa tarde Professor.
Por que no 17:03s a questão de T -50 -17,4= 67,4 ?
Vou ter que somar os valores por serem - - = +?
quando foi achado a aceleração?
O px não seria pcos3? pois esta ligado ao eixo x ?
e o py nao seria psen30? por esta ligado ao eixo y ?
É correto "ignorar" a tração para calcular a aceleração e só depois considera-la? sempre colocava a tração logo no início do problema.
Continue colocando sempre ela no início,pois o fato da tração se cancelar é o processo algébrico e não colocando ela pode ocorrer variações algébricas na conta.
Uma pergunta como vc achou a aceleraçao?
Para encontra a tração suportada pelo fio.
Como eu faço pra saber quando devo diminuir os números negativos e quando devo soma-los?
Professor , não consegui entender o porque você subtraiu o px com a fat , o certo não seria o peso de B subtraido pela soma do que atrapalha que é px e fat?
caso eu quisesse saber a força exercida pela rampa sobre o caixote?
Erick Stoiber A força exercida pela rampa sobre o caixote é a força normal, que consequentimente é igual a força peso que é igual a 87 N, seguindo o exercício mostrado pelo vídeo.
87 Nelson !
grings caso não tivesse o valor de peso B como vc faria para descobri-lo
como você achou a aceleração de 0,7?
Mark Stone 12.6/18=0.7
Anne Macedo agora eu já repeti heueheueheueheueeuehe
como faz quando a forca px esta no mesmo sentido da Tracao ?
+Caio Henrique , Você terá que somar as duas, já que a resultante será maior do que as duas ( ou seja, igual as duas somadas ) !
no exemplo o bloco A é mais pesado que o Bloco B ou seja a tração esta puxando o bloco B entao No bloco B a força resultante nao seria T-Pb=m.a ?
nao, pq o bloco B realiza o movimento para baixo, logo o peso de b é maior q a tração realizada na corda. Então vc pega a força de maior intensidade e subtrai a de menor intensidade
sim mais o bloco B puxa o bloco A entao o movimento é para cima, a maior força seria a traçao pois o bloco A esta sendo puxado, nao seria isso?
bloco B está sendo puxado*
bom, pelo q eu entendi, mesmo q a massa do bloco A seja maior q a massa do bloco B, o bloco B consegue "puxar" o bloco A. Isso pq há uma inclinação do plano, logo a força peso deve ser decomposta em dois vetores. O vetor da força peso q se opõe ao movimento do bloco A é Px, este é menor q a força peso do bloco B. Então, o bloco B está descendo e o bloco A está subindo. O bloco B só consegue descer pq a força dele para baixo é maior q a força de tração da corda e do peso do bloco A, logo Pb - T é a força resultante, q aponta para baixo.
nao ppq ja foi considerado q o movimento e favor do bloco b entao a força peso tem q ser maior q a traçao se nao nao haveria movimento
A força de atrito não teria que ser somada com o px para dar a força total do bloco A...???
+Sandro Honorato Netto É pq vc tá somando, só q o sentido do movimento faz a força ter sinal negativo. Ou seja, na vdd, vc fez: Px + ( - Fat); dessa forma, o resultado dos sinais é negativo: px - fat
tipo na prova eu teria que usar 9,8?
JP Salvador BR na prova vai ser dado o valor da gravidade se ela for útil para algo
galera, e oq fazer quando a questão já foi elaborada pra ter q fazer sistema?
Px n seria cosseno vezes a força? ele fez seno....
+Jade Sande eu acho q é seno mesmo pq seno=cateto oposto/hipotenusa
+Jade Sande , como a Bruna falou, é seno mesmo, porque seno está ligado à relação do Cat. oposto/Hipotenusa... Ou seja, como a força está sendo realizada em relação ao cateto oposto, você usa a relação com o Seno. Se por um acaso a força estivesse sendo usada em relação ao cateto adjascente como em problemas anteriores, você usaraia o COS. Abraços, espero que tenha entendido!
+Jade Sande você está confundindo decompor uma força com um ângulo alfa qualquer com o eixo x. Este caso, forma um ângulo com o eixo y, por isso usa-se seno.
a massa do sistema não deveria ser a soma das duas massas?????? alguém pode me explicar por que ele só usou uma massa em cada exemplo???????????????? pleeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaseeeeeeee
Gotas na nuvem ei amigo, você deve estar falando de quando ele tentou descobrir a tração, correto? A tração seria a resistência da corda, a força que ela é capaz de suportar.Quando vimos ele usar o móvel b, vimos também que o móvel b tem a força peso que é maior que a força da tração, tanto que está puxando b pela corda. Como queríamos saber qual era a força da corda que estava segurando b, precisamos apenas usar a massa de B. Claro que a mesma corda está sendo usada para arrastar o A, e neste caso a tração é maior que a força de A, pois está puxando A, logo a tração devia ser maior que a e menor que b. A corda não estava tentando puxar b e a como se fossem um único móvel, entende? Ela puxa b e é puxada por a, obviamente, logo não podemos considerar os dois corpos como um só.
Edgar Lancaster muito obrigada... entendi perfeitamente :D
a gravidade não é 9,8?
JP Salvador BR Sim, mas geralmente alguns exercícios arredondam para 10.
+JP Salvador BR consideravelmente a margem de erro é muito pequena, arredonda pra 10,0 devido a os erros de arredondamentos finais.
ataaa, brigado galera ;)
Força de atrito n é contrária ao movimente amigo é contrária ao deslizamento