Aí só resolve retirando o selo de um capacete nacional fanta de 80 reais e colocando num de verdade de 1.500 reais importado
ปีที่แล้ว +5
Por essas é outras leis toscas, que cada dia perco o amor pelas duas rodas, já fui multado por ter faróis de neblina na minha moto. Hoje em dia até parei mais de postar vídeos no meu canal devido tudo isso, que desanima em pilotar moto, os órgãos fiscalizadores só querem arrecadar mais nossas rodovias são precárias. Sucesso!!!
ótimo video! Mas mais uma vez vemos os absurdos que ocorrem no Brasil, você não pode trazer um capacete do exterior, é obrigado a comprar no brasil e pagar 3 vezes o que vale!
Boa tarde meu povo, em Teresina 14:00 e 27° C, temperatura agradável 🤭🤭🤭. Parabenizando o Departamento Jurídico deste canal, acessória fantástica nós aspectos legais do motociclismo, muito bom. Interessante saber que o óculos interno não vale como viseira. Excelente vídeo como sempre Jean. Obs.: Já pensou em colocar tudo isso em um curso online?
Jean, quanto a exigência do selo do Inmetro, se estiver ausente por conta do decurso do tempo de utilização isso não pode ser motivo de multa, pois o capacete ainda sim é certificado, desde que seja, né. Inclusive o próprio Inmetro recomendou ao Denatran que oriente as autoridades de trânsito no sentido de que, ao detectarem o uso de capacete sem a devida identificação da conformidade, antes da aplicação das penalidades previstas, realizem uma pesquisa na página do Inmetro, visando a comprovar que o produto realmente não foi certificado antes de sua venda, evitando injustiças com o cidadão que cumpriu a lei.
Bom dia meu amigo Jean!!!! Muito legal as informações!! Sempre achei Top os capacetes abertos e ou escamoteável, porém coloco em primeiro lugar a questão de segurança da mha linda CARA....kkk..... Grande abraço fique bem 🙏🏻
Eu sou tipo você. Queria usar os abertos tbm, mas especialmente depois de fazer oa cursos de primeiros socorros e ouvir as histórias dos socorristas que antenderam acidentes de moto e o pessoal usava capacetes abertos eu nunca colocarei um na minha cabeça não. Mesmo os escamoteáveis, hora ou outra vc vai rodar com ele aberto, e eu não quero correr esse risco kkk Valeuu Abraço!
Cara no meu capacete eu coloquei aquelas pisca de bicicleta atrás no capacete para quando eu sair a noite eu sempre eu ligo assim fico mais visto a noite e não dependendo dessas fitas refletivo que já vem no capacete
@@Casal650 Na auto escola que vou fazer aula falaram que só pode capacete fechado. Liguei para o disque DETRAN DF e não souberam responder e me passaram um e-mail para enviar a pergunta.
Só se o DETRAN for mais restritivo que a legislação (o que eu acho pouco provável). O óbvio não seria o órgão seguir a risca a legislação? Posso estar enganado, mas acho que sua auto escola está falando bobeira. Se puder confirmar com o DETRAN e voltar para me dizer a resposta deles, agradeço!
Uma duvida!! Uso oculos rayban aviador, posso pilotar em pista ou rodovia com a viseira fechada e usando meu aviador por baixo do capacete ? Caso seja parado levo multa ?
Boa noite, sabe dizer se pode carregar capacete no banco do garupa com a redinha bem presa? Vi pessoas comentando que pode e outras que não pode mas acabei ficando na dúvida.
Capacete personalizado com pino de aço desenhado artesanado usando um capacete feito aqui no pais sem afetar os selos imetro e sem tirar refletivos tudo certo pode personalizar???? Pfv responda
Fala meu amigo. Vejo que pela resolução até o passageiro tem que usar viseira cristal a noite, já que parágrafo 4° não apresentou ressalva. Outra questão: Será que é o Inmetro que determina a espessura mínima das viseiras ou tem outra resolução para complementar essa. Como sempre, não ficou perfeita, faltou detalhes. Como aceitar não só aprovação do Inmetro, mas de outros órgãos internacionais, para uso dos capacetes importados. Mas cabe, ante a resolução, bom senso dos usuários e fiscalizadores. Abraços e bons caminhos sempre.
Pois é Sanper, na minha opinião faltou muito para ficar perfeita. Percebi diversos problemas na redação do texto, mas não cabe a mim ficar contestando isso, apenas explanei o que está na lei. Mas eu concordo contigo... tem diversos problemas, e um deles é esse que você comentou: a viseira cristal é obrigatória durante o dia para piloto e garupa. Eu discordo de alguns pontos da resolução, e concordo que deve haver bom senso, mas duvido que isso exista. Infelizmente o bom senso não é regra. Quanto à espessura da viseira, eu nunca li os anexos específicos que falam dos testes e afins, mas acredito que não haja uma espessura mínima, mas sim existem alguns testes pelos quais as viseiras devem passar. Mas isso é apenas um "achismo" meu, pois já vi algum documentario sobre o tema, mas faz muito tempo. E sobre os capacetes comprados fora, realmente deveria ter um "sistema integrado" entre os órgãos regulamentadores. Não faz o menor sentido aqui ser aceito somente o INMETRO
Rapaz... Alguns amigos compraram capacetes novos com esses refletivos pretos também. E para ser bem sincero com você, eu não sei. No texto da lei (anexo) diz o seguinte: "1.4 A cor do material iluminado pela fonte padrão A da CIE deve estar dentro da zona de coloração definida pelo CIE para branco retrorrefletivo." Ou seja, se fosse para dar uma interpretação pessoal minha, eu acho que não pode. Porém, se os fabricantes de capacete trazem o refletivo preto, eu SUPONHO que a cor que a lei se refere é a cor que ele reflete quando a luz bate, e não a cor do adesivo propriamente dito. (Não acredito que os fabricantes trariam algo fora da lei para as prateleiras). Não sei se ficou clara minha tentativa de explicação, mas infelizmente eu estou apenas CHUTANDO que seja isso. Para variar, a lei não é clara.
Valeuuu! Compramos na Cassol Centerlar. Confesso que vimos diversos modelos em diversas lojas, mas esse modelo foi a que melhor se adequou para o que a gente queria. Dá uma olhada nesse vídeo: th-cam.com/video/Ozbtkdhrols/w-d-xo.html
Boa tarde,, meu capacete e estilo Robocop,, tem a viseira tradicional, e outra interna,, posso andar com a queicheira levantada com a viseira interna ?. Ou mesmo assim não posso. ?. Desde já agradeço pela atenção
Só a viseira interna não pode, independente de com queixeira, sem queixeira ou queixeira levantada. Segundo a legislação, só a viseira externa é a de proteção.
É de ficar indignado sabendo que o mesmo capacete comprado fora e regulamento pelo INMETRO passa a ser "ilegal" dentro das legislações de trânsito. Antes correr o risco de tomar uma multa do que não poder utilizar algo com qualidade superior.
@@pedroguima1790 o que eu quis dizer é que se um agente de trânsito me parar, ele tem que ter o bom senso de saber que o meu capacete está homologado no mundo inteiro (SHARK modelo Citycruiser) e que possui os adesivos refletivos só não tem o selo do Inmetro que não me arrisco a colocar por ser crime de "falsidade ideológica". Coisas de Brasil! A comprovação de homologação está no próprio site de legislação de transito ou das novas normas de uso de capacetes.
Por que a viseira solar interna do capacete, não é considerada uma viseira em sua interpretação? Não achei o anexo para ler, pode ser que esteja lá, mas na dúvida, te pergunto. Outra coisa, você falou do art. 3o V sobre o estado geral do capacete, minha dúvida é: a Validade (normalmente de 5 anos após a fabricação do mesmo) deixa de ser um parametro de fiscalização? Abç
Então Vitor, eu não sei citar pra você de bate pronto onde fala da viseira solar, mas sei que ela não é considerada a “de proteção”. Acredito que seja “subentendido” que de proteção é somente a viseira externa e o oculus de proteção, que teoricamente tem os requisitos mínimos de segurança de acordo com os testes de INMETRO. (Não vou nem entrar no mérito daqueles capacetes de 60 reais cujas viseiras externas parecem mais frágeis que minha viseira solar, pois senão a gente só passa raiva). Mas creio que seja por esse aspecto construtivo e de “função” de cada viseira. A externa tem a função de proteção, a solar não. Mas novamente, ainda acho que minha solar protege mais do que muitas outras viseiras externas que temos no mercado. E agora aquele negócio de 5 anos não sei se entra não. Na resolução tá bem claro que se verificam as condições gerais, mas o problema é que isso fica extremamente subjetivo. Capacete velho, ressecado, mas com aspecto de novo vai passar na fiscalização? É no mínimo estranho mesmo. Eu acho que o pessoal redigiu meio nas coxas essa resolução. Se você olhar os anexos (que nao foram atualizados), um deles fala que o refletivo deve estar em todas direções, mas na resolução diz claramente que é só nas laterais e na parte traseira. Não dá pra entender essas redações.
@@Casal650 Entendi. Claro, nem quis entrar no mérito, nós estavamos falando sobre Capacetes, não capacetes kkkk. Vou buscar maiores sobre, porquê confesso que (de dia) só uso a solar e, mesmo sabendo que a proteção dela é inferior à externa, eu IMAGINAVA que ela valeria, legalmente falando, como viseira de proteção. Apenas quero estar amparado em argumentos. Sobre a validade, sei que sempre foi a métrica usada, capacete vencido era considerado o mesmo que pilotagem sem capacete, pois ele já perdeu a garantia de proteção da fabricante. Imagino o quão triste deve ser, jogar um capacete "novo" fora porquê completou os 5 anos. Realmente, ficou bem bost* esta redação dos caras, em vez de fazer a parada para cobrir os buracos preexistentes, fazem um novo com mais buracos que o antecessor. Grande vídeo, muito obrigado e um grande abraço!
@@vitorjvilarinho Pesquise isto (com as aspas exatamente onde elas estão): *infraestrutura transito "Resolucao9402022ANEXO.pdf"* Se o mecanismo de busca corrigir as palavras que você buscou, clique em: *Em vez disso, pesquisar por infraestrutura transito "Resolucao9402022ANEXO.pdf"* Vai então aparecer este texto: *anexo 1 dispositivo retrorrefletivo de segurança - Portal Gov* Basta clicar nele que o navegador vai abrir (ou baixar) o arquivo PDF desse anexo da Resolução do CONTRAN.
É uma lei federal, válida em todo território nacional, tanto em trechos urbanos como rurais (rodoviários). Porém, sabemos que a aplicação dela não é linear. Em algumas cidades (como a minha Curitiba, por exemplo) se você andar sem o capacete não tem perdão não. E é muito comum vermos em cidades de interior o pessoal andando sem capacete, com moto sem placa, 2 adultos e 2 crianças na mesma moto, de chinelo de dedo e nada acontece.
Fala meu jovem tudo tranquilo? Falando um pouco fora do assunto embora seja sobre capacete, tenho um LS2 igual a esse teu e o barulho dentro me incomoda demais, queria saber se vc também sente o mesmo e se sim o que fez pra resolver, grato..
Salve! Em resumo: não me incomodo. Já usei capacetes um pouco mais silenciosos e uns mais barulhentos, mas não me importo. No quesito barulho no capacete, além do casco em si, o que contribui muito para aumentar ou diminuir isso é a bolha da moto. Sua moto tem bolha? O vento é completamente desviado do seu capacete ou bate nele? Se a bolha desviar o vento, o barulho diminui. Diversos amigos usam vector e poucos reclamam do vento para falar a verdade. Todos andam de bigtrail com bolha alta. Sim, sabemos que não é o capacete mais silencioso, mas acho que é um pouco pessoal achar ou nao barulhento e se incomodar.
O que acho um crime é esse selo do Inmetro! Capacetes importados tem o dobro da qualidade e inclusiva tenho um que é vendido no brasil pelo dobro do preço, mas não posso usar por que não tem o selo do inmetro, mas se o modelo esta disponivel aqui no Brasil ele foi certificado, ou seja o que deveriam cobrar é o capacete ter seu modelo certificado!
Boa. Apesar de concordar com quase tudo ai, acho que obrigar as pessoas a seguir tanta regulação é um atraso no avanço das liberdades individuais. Pena.
Concordo, mas a discussão é longa. Também acho que esse não é exatamente o caminho, mas enquanto o estado arcar com os custos dos acidentados e invalidos, vão regulamentar. Mas sim, tem bastante incoerência na própria regulamentação, infelizmente.
Muito peculiar a pergunta. Eu não sei responder de acordo com a legislação, mas nunca vi nada proibindo... Se a ideia é iluminar o painel, melhor prender a lanterna em algum outro lugar, aí é praticamente certeza que não vai dar problema.
Para ser bem sincero eu não sei te responder com embasamento jurídico. A única resolução que eu vi sobre transporte de carga é para motofrete e diz mais respeito ao tamanho dos baús, etc. Não fala nada sobre a "amarração" de carga. Esta que citei é a resolução 943 do CONTRAN, em vigor desde março de 2022, bem recente.
Pois então... as resoluções que eu conheço que falavam/falam de capacetes, nenhuma cita (nem nos anexos) a questão da validade. Se não me engano a primeira resolução foi a 203, que foi revogada pela 453 e que agora foi revogada pela 940 (que é a única válida hoje). Mas nenhuma delas fala de prazo de validade ou capacete vencido, pela rápida leitura que fiz aqui. Ou seja... o que não estão proibindo, é permitido. Maaaaaaaaaas, como eu disse, fiz uma leitura rápida das resoluçoes e pesquisei por palavras chaves (validade, vencimento, etc) e não encontrei nada a respeito. Lembrando que o que vale é o que está na lei. E a lei é essa aí www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9402022.pdf
Jean, ótimo vídeo, mas ao meu ver essa norma tem uma certa contradição. Acredito que por um desses dois motivos: - Usar um anexo antigo, não adaptado para a nova resolução; ou - Redigir a nova resolução sem a devida atenção. O Art. 3º, III, claramente dispensa o refletivo na parte frontal do capacete, mas no Anexo, o item 1.1 diz que o capacete deve contribuir para a sinalização do usuário, com refletivo, "em todas as direnções". Esse termo claramente não exclui o refletivo frontal. Que vc acha?
Concordo contigo. Infelizmente o pessoal parece que quer resolver as coisas mas faz meio “nas coxas” as coisas. Tanto que eu nem quis entrar no mérito dos anexos É bem o que você falou, redigiram a nova sem muita atenção mesmo, mas “é o que ta valendo”. Resta ver como será a interpretação disso agora 🤦🏻♂️
@@Casal650 não vou nem dizer que a norma diz que o refletivo tem que estar tanto quanto possível paralelo ao plano vertical. No meu capacete atual não tem espaço na queixeira e o refletivo que vem colado na testa está mais próximo do plano horizontal. Resultado: tirei assim que comprei. Ando com um adesivo dentro do manual da moto. Se um dia chegarem nesse detalhe, colo o adesivo e sigo viagem. Mas já fui parado e nunca falaram nada. Inclusive sobre andar com a queixeira aberta. Na cidade em vias locais eu sempre abro. Na estrada ou avenidas rápidas, nunca. Errado, sim, mas quem é perfeito, né? Abraço.
É o jeito Andre. Essa coisa é bem isso mesmo da questão do bom senso, eu já fui parado em blitz também com farol auxiliar irregular e não tive problemas, mas se me multassem eu nem tinha como reclamar de nada.
Há quem diga que se o modelo for certificado no Brasil, nao precisa do selo. A lei não fala isso, fala que precisa do selo ou etiqueta. Então eu iria pelo que está na lei. Tem bastante gente usando sem selo capacetes bons, a polícia tem feito vista grossa, mas é bom saber que é ilegal.
Meu amigo, tudo bem? Sobre as botas, sabe me dizer se que a sua namorada comprou, a Texx, é um modelo específico feminino? Procuro uma 36 pra minha filha, achei, mas o vendedor do mercado livre disse que não há distinção. É isso mesmo? Onde adquiria a dela? Abraço
Boa noite! Se nao me engano a bota não é exatamente feminina mesmo, o vendedor está certo. Existem alguns modelos femininos, mas a maioria deles não tinham o mesmo nível de proteção (pelo menos na faixa de preço que estávamos procurando). Nós compramos em uma loja física de Curitiba, mas eles vendem via mercado livre e são super atenciosos. O nome do nosso amigo lá é Anderson, caso queira trocar uma ideia com ele por whatsapp. 41 99647-0008 Nome da loja: Yazza
@@Casal650 valeu a gentileza, você faz um vídeos muito bacana, gosto de ver. Bora pra Urubici quinta feira? Saio de São Paulo na quarta, durmo na minha filha em Joinville, e quinta-feira cedo sigo, mas em Floripa subo pela 282. Na sexta-feira, trânsito mais tranquilo, faço o rio do rastro. Sábado volto, durmo em Curitiba, e domingo volto a São Paulo. Vamos juntos, convide a Lívia, forte abraço
Muito obrigado João! Obrigado pelo feedback e pelo convite. Nós temos outros compromissos para as datas que você vai, e também estamos com essa viagem marcada para a última semana do mês hahaha coincidentemente é o mesmo destino
Mano ótimo vídeo peguei minha CNH PROVISÓRIA essa semana, tenho duas perguntas, o passageiro pode usar viseira escura? E dentro da cidade posso andar com viseira aberta?
Vamos por partes: viseira aberta nao, com certeza. Nem dentro da cidade. Sobre garupa é muito mais controverso. A lei nao distingue piloto e garupa, simplesmente proíbe o uso da viseira escura de noite. Duvido alguém implicar com isso… (de viseira levantada ja vi varias pessoas que tomaram multa), mas na provisória acho que nao vale o risco, mesmo sendo garupa com viseira escura. Vai de cada um usar ou nao, mas pelo que me lembro da lei, nao ha distinção nenhuma entre piloto ou garupa
@@Casal650 Obrigado pela resposta, tbm acredito como o garupa não tem nada a ver com o veículo a viseira escura não tem problema, só tem que está abaixada.
@@fabiomendez5141 o ctb deixa claro que viseira é para ser usado tanto pelo condutor como pelo garupa , caso contrário se flagrado será autuado pelo art.244, X (se condutor) e Xi (se passageiro). Já tome cuidado, pois se está na PPD ,não pode ter infração grave gravisaima ou ser reincidente e média. Logo, cuidado, não é pq muita gente usa a viseira levantada que não é infração.
@@fabiomendez5141 e quanto a viseira escura , metalizada etc, com película, só pode durante o dia, e mesmo assim vindo de fábrica. Logo se o agente de trânsito abordar vc durante o dia e olhar que vc que vc que colocou a película ou mandou alguém colocar, será infração de trânsito....
Até hoje eu nunca vi ninguém levando multa por esta com a viseira levanta em movimento Até em blitz eu não vejo darem multa por isso Inclusive praticamente todos os policiais e guardas não baixam a viseira em baixa velocidade (até uns 40/60km/h)
Meu capacete é um ff397 evo da ls2 ..eu acabei tirando a etiqueta (adesivo) do imetro que vem na parte de tras do capacete .. tem problema? Posso tomar multa?
Se o capacete for certificado pelo inmetro não há necessidade. Inclusive vc pode sim comprar um capacete no exterior e usá-lo aqui, desde que ele seja certificado pelo inmetro. Em caso de ser parado em uma blitz, tem que informar ao guarda de trânsito que o capacete (modelo e marca) é certificado e ele pode consultar. Mas está aí o problema : muitos não vão consultar e vão multar. Daí é aquele trabalho para se defender.....
fumê pode, espelhada eu não tenho certeza =X Tenho certeza que em carro, insulfilm espelhado não pode. Mas não sei se a analogia para a viseira é válida.
contran , um dos órgãos mais vagabundos . Fecha os olhos para questões importantes, como obrigatoriedade de ABS para motos fabricadas apartir de tal ano . Moto com pisca alerta . Moto com sinal sonoro para as setas ( o que se ver são motoqueiros que esquecem de desligar a seta e fazem manobra em direção contrária, confundindo os outros condutores).
Democracia de verdade não se obriga a usar capacete! Não tenho mais motocicleta por isso(há muito tempo). Os Clubes, associações etc, deveriam se unir pra derrubar essa OBRIGATORIEDADE. Nossa vida não pertence ao ESTADO. Acorda POVO! O sistema democrático exige a participação do povo, exigindo, se manifestando, defendendo seus interesses para que possam ter visibilidade da parte dos legisladores. A omissão em se manifestar faz com que ELES criem leis conforme interesses de grupos de empresas(via lobby) ou do próprio governante((legislador) "donos do mundo").
lorota.. a pena de homicidio ou lesao é branda demais, os carros nao respeitam a gente, sem capacete voce morre mais facil e se nao morrer da despesa ao SUS kkkkkkkkk ODEIO capacete, mas nao deixo de usar
Bem que os asfaltos das rodovias brasileiras tbm poderiam ter os selos do INMETRO
Boa kkk
Excelente 👏
Aí só resolve retirando o selo de um capacete nacional fanta de 80 reais e colocando num de verdade de 1.500 reais importado
Por essas é outras leis toscas, que cada dia perco o amor pelas duas rodas, já fui multado por ter faróis de neblina na minha moto. Hoje em dia até parei mais de postar vídeos no meu canal devido tudo isso, que desanima em pilotar moto, os órgãos fiscalizadores só querem arrecadar mais nossas rodovias são precárias. Sucesso!!!
ótimo video! Mas mais uma vez vemos os absurdos que ocorrem no Brasil, você não pode trazer um capacete do exterior, é obrigado a comprar no brasil e pagar 3 vezes o que vale!
Viseira abaixada além de tapar a respiração ainda atrapalha a visão.
Há regiões no Brasil que não se usa capacete. Nessas regiões n]ao é obrigatório o capacete? Lembrando que nem as autoridades usam o capacete.
A lei é para o Brasil todo
Valeu Jean... sempre nos atualizando com informações fidedignas!!! Abraço
Obrigadooo
Abraço
Boa tarde. Bem esclarecido muito obrigado. João e Luciana RS. 👊🏾💪🏾
Obrigado casal!
Grande abraço
Ótimo conteúdo!
Obrigado Eder!
Boa tarde meu povo, em Teresina 14:00 e 27° C, temperatura agradável 🤭🤭🤭.
Parabenizando o Departamento Jurídico deste canal, acessória fantástica nós aspectos legais do motociclismo, muito bom. Interessante saber que o óculos interno não vale como viseira.
Excelente vídeo como sempre Jean.
Obs.: Já pensou em colocar tudo isso em um curso online?
O pessoal do jurídico tá sempre se atualizando mesmo hahaha
Rapaz… 27 graus agradavel? Eu tava derretendo já kkkk
Curso online? Vish… que empenho hein
Opa! Já cheguei dando "like" porque sei que o conteúdo é bom!!!!! Um forrte abraço à todos!!!!👍👍👍
Valeuuuu!
Obrigado pelos esclarecimentos! Valeuuu.
Tamo junto!!
Pena que já tomei uma multa, mais a explicação foi exclarecedora.
Poxa, que pena.
E obrigado.
Muito bom. Like 👍🏻 e abraço
;)
Boa explicação, agora está escrito tem que andar com o cap fechado hehe
Pois é kkk
Valeuu
Parabéns pelo conteúdo.
Obrigaduuuu
Grande Jean, obrigado pelos detalhes e informações nestas orientaçõe, sempre muito pertinente. Abx
Saaaalve Marcão, valeuuu
Mnadou muito bem meu amigo parabéns pelo vídeo muito útil e bem explicado show 🤝👏👏👏👏🇧🇷
Muito obrigado Renato
Olá Jean... muito obrigado pelas orientações, esclarecimentos excelente e facil de compreender, grande abraços e parabéns pelo canal.
Que bom! Obrigado pelo feedback
Boa noite Jean você saberia me informar se o passageiro também é proibido a viseira Fumê à noite se alguém souber por favor obrigado
Lendo a lei rapidamente não encontrei distinção entre piloto e passageiro, ou seja, não pode. O que é completamente sem sentido.
Muito boa a explicação!!! 👏👏👏
Obrigado!
Quanto as viseira fume/espelhadas de fábrica pode ??
Tem muitos capacetes que já veem de fábrica espelhados ou fume
Desculpe a demora, estamos em viagem.
Somente durante o dia é permitido o uso da fumê.
No caso é proibido usar óculos escuro ou óculos de grau por baixo da viseira do capacete?
Nenhum!!! O proibido é rodar com a viseira levantada. Pode usar oculos de sol ou oculos de grau sem problemas no capacete
Jean, quanto a exigência do selo do Inmetro, se estiver ausente por conta do decurso do tempo de utilização isso não pode ser motivo de multa, pois o capacete ainda sim é certificado, desde que seja, né. Inclusive o próprio Inmetro recomendou ao Denatran que oriente as autoridades de trânsito no sentido de que, ao detectarem o uso de capacete sem a devida identificação da conformidade, antes da aplicação das penalidades previstas, realizem uma pesquisa na página do Inmetro, visando a comprovar que o produto realmente não foi certificado antes de sua venda, evitando injustiças com o cidadão que cumpriu a lei.
Que ótimo, espero que a orientação seja seguida, é o mais sensato mesmo
Muito informativo. Parabéns !
Obrigado Renato
Bom dia meu amigo Jean!!!! Muito legal as informações!! Sempre achei Top os capacetes abertos e ou escamoteável, porém coloco em primeiro lugar a questão de segurança da mha linda CARA....kkk..... Grande abraço fique bem 🙏🏻
Eu sou tipo você. Queria usar os abertos tbm, mas especialmente depois de fazer oa cursos de primeiros socorros e ouvir as histórias dos socorristas que antenderam acidentes de moto e o pessoal usava capacetes abertos eu nunca colocarei um na minha cabeça não. Mesmo os escamoteáveis, hora ou outra vc vai rodar com ele aberto, e eu não quero correr esse risco kkk
Valeuu
Abraço!
Cara no meu capacete eu coloquei aquelas pisca de bicicleta atrás no capacete para quando eu sair a noite eu sempre eu ligo assim fico mais visto a noite e não dependendo dessas fitas refletivo que já vem no capacete
é um jeito de ficar visível
Legal
Valeuu
Boa tarde!!
A legislação diz algo a respeito de INTERCOMUNICADORES?
Obrigado!!
Até o momento eu desconheço
Boa noite meu amigo esses capacete aberto são permitidos nas BR pe ou só nas vias urbana
Permitidos em qualquer via
Posso utilizar óculos de sol com a viseira abaixada??
Pode sim
Para o exame do DETRAN, posso usar o capacete aberto no queixo desde que tenha o selo do INMETRO?
Pode sim. Sem a queixeira é permitido, mas a viseira dele deve estar abaixada!
@@Casal650 Na auto escola que vou fazer aula falaram que só pode capacete fechado. Liguei para o disque DETRAN DF e não souberam responder e me passaram um e-mail para enviar a pergunta.
Só se o DETRAN for mais restritivo que a legislação (o que eu acho pouco provável).
O óbvio não seria o órgão seguir a risca a legislação? Posso estar enganado, mas acho que sua auto escola está falando bobeira. Se puder confirmar com o DETRAN e voltar para me dizer a resposta deles, agradeço!
O mais engraçado eq muitos policiais andam com a queixeira levantada!
Pois é.
Policia anda com o robocop aberto total
Anda mesmo
Policia tambem passa no sinal vermelho
Uma duvida!! Uso oculos rayban aviador, posso pilotar em pista ou rodovia com a viseira fechada e usando meu aviador por baixo do capacete ? Caso seja parado levo multa ?
Pode usar sim, desde que com a viseira do capacete abaixada
@@Casal650 muito obg Deus abençoe!!
Boa noite, sabe dizer se pode carregar capacete no banco do garupa com a redinha bem presa? Vi pessoas comentando que pode e outras que não pode mas acabei ficando na dúvida.
Desculpe a demora, estamos em viagem.
Eu não vi nada que ligasse à proibição. Acredito que seja permitido sim
@@Casal650 agradeço pela resposta.
Capacete personalizado com pino de aço desenhado artesanado usando um capacete feito aqui no pais sem afetar os selos imetro e sem tirar refletivos tudo certo pode personalizar???? Pfv responda
Pode sim
Bom dia , eu uso capacete com viseira abaixada mas não tem queixeira....posso andar?
Pode sim
@@Casal650 obg...eu tomei 3 multas seguidas por isso ....vc sabe como posso recorrer...ainda tenho tempo é dia 31/01
Sobre recurso nao entendo, só sei que nao conheci nenhum ser humano que tenha ganhado algum kkk
Recebi 3 acredita
não fala nada sobre go pro, é permitido?
Pode.
Segundo a lei, para os civis, tudo que não é proibido, é permitido.
Fala meu amigo. Vejo que pela resolução até o passageiro tem que usar viseira cristal a noite, já que parágrafo 4° não apresentou ressalva. Outra questão: Será que é o Inmetro que determina a espessura mínima das viseiras ou tem outra resolução para complementar essa. Como sempre, não ficou perfeita, faltou detalhes. Como aceitar não só aprovação do Inmetro, mas de outros órgãos internacionais, para uso dos capacetes importados. Mas cabe, ante a resolução, bom senso dos usuários e fiscalizadores. Abraços e bons caminhos sempre.
Pois é Sanper, na minha opinião faltou muito para ficar perfeita. Percebi diversos problemas na redação do texto, mas não cabe a mim ficar contestando isso, apenas explanei o que está na lei. Mas eu concordo contigo... tem diversos problemas, e um deles é esse que você comentou: a viseira cristal é obrigatória durante o dia para piloto e garupa.
Eu discordo de alguns pontos da resolução, e concordo que deve haver bom senso, mas duvido que isso exista. Infelizmente o bom senso não é regra.
Quanto à espessura da viseira, eu nunca li os anexos específicos que falam dos testes e afins, mas acredito que não haja uma espessura mínima, mas sim existem alguns testes pelos quais as viseiras devem passar. Mas isso é apenas um "achismo" meu, pois já vi algum documentario sobre o tema, mas faz muito tempo.
E sobre os capacetes comprados fora, realmente deveria ter um "sistema integrado" entre os órgãos regulamentadores. Não faz o menor sentido aqui ser aceito somente o INMETRO
As faixas retrorrefletivas do meu capacete são pretas, pode? Obs: já vieram no capacete.
Rapaz... Alguns amigos compraram capacetes novos com esses refletivos pretos também. E para ser bem sincero com você, eu não sei.
No texto da lei (anexo) diz o seguinte: "1.4 A cor do material iluminado pela fonte padrão A da CIE deve estar dentro da zona de coloração definida pelo CIE para branco retrorrefletivo."
Ou seja, se fosse para dar uma interpretação pessoal minha, eu acho que não pode. Porém, se os fabricantes de capacete trazem o refletivo preto, eu SUPONHO que a cor que a lei se refere é a cor que ele reflete quando a luz bate, e não a cor do adesivo propriamente dito. (Não acredito que os fabricantes trariam algo fora da lei para as prateleiras).
Não sei se ficou clara minha tentativa de explicação, mas infelizmente eu estou apenas CHUTANDO que seja isso. Para variar, a lei não é clara.
@@Casal650 É exatamente isso, mesmo sendo pretas, quando a luz bate nas faixas, elas se refletem na cor branca. Então é permitido.
Faz o teste tirando uma foto com o flash de seu celular. Se a faixa ficar branca, é permitida sim.
Jean , parabéns top os esclarecimentos. Outra coisa onde vc encontrou esse cabideiro de jaquetas com prateleira p capacete?
Valeuuu!
Compramos na Cassol Centerlar. Confesso que vimos diversos modelos em diversas lojas, mas esse modelo foi a que melhor se adequou para o que a gente queria.
Dá uma olhada nesse vídeo:
th-cam.com/video/Ozbtkdhrols/w-d-xo.html
Boa tarde,, meu capacete e estilo Robocop,, tem a viseira tradicional, e outra interna,, posso andar com a queicheira levantada com a viseira interna ?. Ou mesmo assim não posso. ?.
Desde já agradeço pela atenção
Só a viseira interna não pode, independente de com queixeira, sem queixeira ou queixeira levantada. Segundo a legislação, só a viseira externa é a de proteção.
É de ficar indignado sabendo que o mesmo capacete comprado fora e regulamento pelo INMETRO passa a ser "ilegal" dentro das legislações de trânsito.
Antes correr o risco de tomar uma multa do que não poder utilizar algo com qualidade superior.
Chega a ser patético mesmo
Acho um absurdo, fico indignado com isso!
Inverídica essa informação, pode comprar e usar capacete comprado no exterior desde que ele esteja homologado. Esse informação está no site.
@@pedrogandolfo657 nesta nova mudança na resolução não informa isto. Eu sabia que antes podia, tanto que possuo um capacete neste cenário.
@@pedroguima1790 o que eu quis dizer é que se um agente de trânsito me parar, ele tem que ter o bom senso de saber que o meu capacete está homologado no mundo inteiro (SHARK modelo Citycruiser) e que possui os adesivos refletivos só não tem o selo do Inmetro que não me arrisco a colocar por ser crime de "falsidade ideológica". Coisas de Brasil!
A comprovação de homologação está no próprio site de legislação de transito ou das novas normas de uso de capacetes.
E os capacetes que não tem queixeira? Eles são permitidos?
Sim
Por que a viseira solar interna do capacete, não é considerada uma viseira em sua interpretação? Não achei o anexo para ler, pode ser que esteja lá, mas na dúvida, te pergunto. Outra coisa, você falou do art. 3o V sobre o estado geral do capacete, minha dúvida é: a Validade (normalmente de 5 anos após a fabricação do mesmo) deixa de ser um parametro de fiscalização?
Abç
Então Vitor, eu não sei citar pra você de bate pronto onde fala da viseira solar, mas sei que ela não é considerada a “de proteção”.
Acredito que seja “subentendido” que de proteção é somente a viseira externa e o oculus de proteção, que teoricamente tem os requisitos mínimos de segurança de acordo com os testes de INMETRO. (Não vou nem entrar no mérito daqueles capacetes de 60 reais cujas viseiras externas parecem mais frágeis que minha viseira solar, pois senão a gente só passa raiva). Mas creio que seja por esse aspecto construtivo e de “função” de cada viseira. A externa tem a função de proteção, a solar não.
Mas novamente, ainda acho que minha solar protege mais do que muitas outras viseiras externas que temos no mercado.
E agora aquele negócio de 5 anos não sei se entra não. Na resolução tá bem claro que se verificam as condições gerais, mas o problema é que isso fica extremamente subjetivo. Capacete velho, ressecado, mas com aspecto de novo vai passar na fiscalização? É no mínimo estranho mesmo.
Eu acho que o pessoal redigiu meio nas coxas essa resolução. Se você olhar os anexos (que nao foram atualizados), um deles fala que o refletivo deve estar em todas direções, mas na resolução diz claramente que é só nas laterais e na parte traseira.
Não dá pra entender essas redações.
@@Casal650 Entendi. Claro, nem quis entrar no mérito, nós estavamos falando sobre Capacetes, não capacetes kkkk.
Vou buscar maiores sobre, porquê confesso que (de dia) só uso a solar e, mesmo sabendo que a proteção dela é inferior à externa, eu IMAGINAVA que ela valeria, legalmente falando, como viseira de proteção. Apenas quero estar amparado em argumentos.
Sobre a validade, sei que sempre foi a métrica usada, capacete vencido era considerado o mesmo que pilotagem sem capacete, pois ele já perdeu a garantia de proteção da fabricante. Imagino o quão triste deve ser, jogar um capacete "novo" fora porquê completou os 5 anos.
Realmente, ficou bem bost* esta redação dos caras, em vez de fazer a parada para cobrir os buracos preexistentes, fazem um novo com mais buracos que o antecessor.
Grande vídeo, muito obrigado e um grande abraço!
@@vitorjvilarinho Pesquise isto (com as aspas exatamente onde elas estão):
*infraestrutura transito "Resolucao9402022ANEXO.pdf"*
Se o mecanismo de busca corrigir as palavras que você buscou, clique em:
*Em vez disso, pesquisar por infraestrutura transito "Resolucao9402022ANEXO.pdf"*
Vai então aparecer este texto:
*anexo 1 dispositivo retrorrefletivo de segurança - Portal Gov*
Basta clicar nele que o navegador vai abrir (ou baixar) o arquivo PDF desse anexo da Resolução do CONTRAN.
E os capacetes que não tem a queixeira, pode ser usado?
Pode sim, mas a viseira tem que estar abaixada com a moto em movimento
@@Casal650 ok, obrigada!
Essas regras vale pra cidade ou pra BR? Ou os dois? Obs:moro cidade pequena .
É uma lei federal, válida em todo território nacional, tanto em trechos urbanos como rurais (rodoviários). Porém, sabemos que a aplicação dela não é linear. Em algumas cidades (como a minha Curitiba, por exemplo) se você andar sem o capacete não tem perdão não. E é muito comum vermos em cidades de interior o pessoal andando sem capacete, com moto sem placa, 2 adultos e 2 crianças na mesma moto, de chinelo de dedo e nada acontece.
Fala meu jovem tudo tranquilo?
Falando um pouco fora do assunto embora seja sobre capacete, tenho um LS2 igual a esse teu e o barulho dentro me incomoda demais, queria saber se vc também sente o mesmo e se sim o que fez pra resolver, grato..
Salve!
Em resumo: não me incomodo. Já usei capacetes um pouco mais silenciosos e uns mais barulhentos, mas não me importo.
No quesito barulho no capacete, além do casco em si, o que contribui muito para aumentar ou diminuir isso é a bolha da moto. Sua moto tem bolha? O vento é completamente desviado do seu capacete ou bate nele? Se a bolha desviar o vento, o barulho diminui.
Diversos amigos usam vector e poucos reclamam do vento para falar a verdade. Todos andam de bigtrail com bolha alta.
Sim, sabemos que não é o capacete mais silencioso, mas acho que é um pouco pessoal achar ou nao barulhento e se incomodar.
@@Casal650 atualmente tou de Vstrom 650 ano 14, vou dar uma regulada na bolha pra ver..
Grato
O que acho um crime é esse selo do Inmetro!
Capacetes importados tem o dobro da qualidade e inclusiva tenho um que é vendido no brasil pelo dobro do preço, mas não posso usar por que não tem o selo do inmetro, mas se o modelo esta disponivel aqui no Brasil ele foi certificado, ou seja o que deveriam cobrar é o capacete ter seu modelo certificado!
Concordo totalmente contigo!
Simples. Retirar adesivo de outro capacete e colar nele. Ah, o meu veio sem os adesivos refletivos. Comprei e colei.
Boa. Apesar de concordar com quase tudo ai, acho que obrigar as pessoas a seguir tanta regulação é um atraso no avanço das liberdades individuais. Pena.
Concordo, mas a discussão é longa.
Também acho que esse não é exatamente o caminho, mas enquanto o estado arcar com os custos dos acidentados e invalidos, vão regulamentar. Mas sim, tem bastante incoerência na própria regulamentação, infelizmente.
Sobre as cores, pode ser de qualquer cor A fita reflerora?
Não. No anexo eles especificam tamanho, posição, coeficiente de retrorrefletividade e a cor: branca.
eu posso instalar uma lanterna no meu capacete? no caso de viagens noturnas para iluminar a parte do painel?
Muito peculiar a pergunta. Eu não sei responder de acordo com a legislação, mas nunca vi nada proibindo... Se a ideia é iluminar o painel, melhor prender a lanterna em algum outro lugar, aí é praticamente certeza que não vai dar problema.
@@Casal650 muito agradecido pela resposta. Não só o painel mas como o chão ao lado em trilha noturna.
Lei patética, óculos solar com queixeira não pode mas pode capacete aberto com viseira muito mais inseguro, esses órgãos estatais são patéticos
e a maneira certa de carregar um segundo capacete? tem gente q usa uma redinha mas dizem q pode toma multa mesmo assim
Para ser bem sincero eu não sei te responder com embasamento jurídico. A única resolução que eu vi sobre transporte de carga é para motofrete e diz mais respeito ao tamanho dos baús, etc. Não fala nada sobre a "amarração" de carga.
Esta que citei é a resolução 943 do CONTRAN, em vigor desde março de 2022, bem recente.
Boa tarde Jean.
E aquela parada de usar por 3 anos e depois substituir ? É Isso msm ?
Obrigado.
Pois então... as resoluções que eu conheço que falavam/falam de capacetes, nenhuma cita (nem nos anexos) a questão da validade. Se não me engano a primeira resolução foi a 203, que foi revogada pela 453 e que agora foi revogada pela 940 (que é a única válida hoje). Mas nenhuma delas fala de prazo de validade ou capacete vencido, pela rápida leitura que fiz aqui.
Ou seja... o que não estão proibindo, é permitido. Maaaaaaaaaas, como eu disse, fiz uma leitura rápida das resoluçoes e pesquisei por palavras chaves (validade, vencimento, etc) e não encontrei nada a respeito.
Lembrando que o que vale é o que está na lei. E a lei é essa aí
www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9402022.pdf
Jean, ótimo vídeo, mas ao meu ver essa norma tem uma certa contradição. Acredito que por um desses dois motivos:
- Usar um anexo antigo, não adaptado para a nova resolução; ou
- Redigir a nova resolução sem a devida atenção.
O Art. 3º, III, claramente dispensa o refletivo na parte frontal do capacete, mas no Anexo, o item 1.1 diz que o capacete deve contribuir para a sinalização do usuário, com refletivo, "em todas as direnções".
Esse termo claramente não exclui o refletivo frontal.
Que vc acha?
Concordo contigo.
Infelizmente o pessoal parece que quer resolver as coisas mas faz meio “nas coxas” as coisas.
Tanto que eu nem quis entrar no mérito dos anexos
É bem o que você falou, redigiram a nova sem muita atenção mesmo, mas “é o que ta valendo”. Resta ver como será a interpretação disso agora 🤦🏻♂️
Amigo, você tem o link do anexo? Não encontrei
@@Casal650 não vou nem dizer que a norma diz que o refletivo tem que estar tanto quanto possível paralelo ao plano vertical. No meu capacete atual não tem espaço na queixeira e o refletivo que vem colado na testa está mais próximo do plano horizontal. Resultado: tirei assim que comprei. Ando com um adesivo dentro do manual da moto. Se um dia chegarem nesse detalhe, colo o adesivo e sigo viagem. Mas já fui parado e nunca falaram nada. Inclusive sobre andar com a queixeira aberta. Na cidade em vias locais eu sempre abro. Na estrada ou avenidas rápidas, nunca. Errado, sim, mas quem é perfeito, né? Abraço.
www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/legislacao/Resolucoes/Resolucao4532013.pdf
É o jeito Andre.
Essa coisa é bem isso mesmo da questão do bom senso, eu já fui parado em blitz também com farol auxiliar irregular e não tive problemas, mas se me multassem eu nem tinha como reclamar de nada.
Jogou um balde de água fria em mim agora! Tava com planos pra comprar um capacete top nas gringas no próximo mês... ;(
Há quem diga que se o modelo for certificado no Brasil, nao precisa do selo. A lei não fala isso, fala que precisa do selo ou etiqueta. Então eu iria pelo que está na lei.
Tem bastante gente usando sem selo capacetes bons, a polícia tem feito vista grossa, mas é bom saber que é ilegal.
@@Casal650 tinha visto uma postagem com esse mesmo entendimento, antes da nova versão da lei. Mas como vc comentou, era uma pessoa dando uma opinião.
Meu amigo, tudo bem? Sobre as botas, sabe me dizer se que a sua namorada comprou, a Texx, é um modelo específico feminino? Procuro uma 36 pra minha filha, achei, mas o vendedor do mercado livre disse que não há distinção. É isso mesmo? Onde adquiria a dela? Abraço
Boa noite!
Se nao me engano a bota não é exatamente feminina mesmo, o vendedor está certo.
Existem alguns modelos femininos, mas a maioria deles não tinham o mesmo nível de proteção (pelo menos na faixa de preço que estávamos procurando).
Nós compramos em uma loja física de Curitiba, mas eles vendem via mercado livre e são super atenciosos.
O nome do nosso amigo lá é Anderson, caso queira trocar uma ideia com ele por whatsapp.
41 99647-0008
Nome da loja: Yazza
@@Casal650 valeu a gentileza, você faz um vídeos muito bacana, gosto de ver. Bora pra Urubici quinta feira? Saio de São Paulo na quarta, durmo na minha filha em Joinville, e quinta-feira cedo sigo, mas em Floripa subo pela 282. Na sexta-feira, trânsito mais tranquilo, faço o rio do rastro. Sábado volto, durmo em Curitiba, e domingo volto a São Paulo. Vamos juntos, convide a Lívia, forte abraço
Muito obrigado João!
Obrigado pelo feedback e pelo convite. Nós temos outros compromissos para as datas que você vai, e também estamos com essa viagem marcada para a última semana do mês hahaha coincidentemente é o mesmo destino
Mano ótimo vídeo peguei minha CNH PROVISÓRIA essa semana, tenho duas perguntas, o passageiro pode usar viseira escura? E dentro da cidade posso andar com viseira aberta?
Vamos por partes: viseira aberta nao, com certeza. Nem dentro da cidade.
Sobre garupa é muito mais controverso. A lei nao distingue piloto e garupa, simplesmente proíbe o uso da viseira escura de noite.
Duvido alguém implicar com isso… (de viseira levantada ja vi varias pessoas que tomaram multa), mas na provisória acho que nao vale o risco, mesmo sendo garupa com viseira escura. Vai de cada um usar ou nao, mas pelo que me lembro da lei, nao ha distinção nenhuma entre piloto ou garupa
@@Casal650 Obrigado pela resposta, tbm acredito como o garupa não tem nada a ver com o veículo a viseira escura não tem problema, só tem que está abaixada.
@@fabiomendez5141 o ctb deixa claro que viseira é para ser usado tanto pelo condutor como pelo garupa , caso contrário se flagrado será autuado pelo art.244, X (se condutor) e Xi (se passageiro). Já tome cuidado, pois se está na PPD ,não pode ter infração grave gravisaima ou ser reincidente e média. Logo, cuidado, não é pq muita gente usa a viseira levantada que não é infração.
@@fabiomendez5141 e quanto a viseira escura , metalizada etc, com película, só pode durante o dia, e mesmo assim vindo de fábrica. Logo se o agente de trânsito abordar vc durante o dia e olhar que vc que vc que colocou a película ou mandou alguém colocar, será infração de trânsito....
Obrigado Marcelo!!
👍😷
😉
Até hoje eu nunca vi ninguém levando multa por esta com a viseira levanta em movimento
Até em blitz eu não vejo darem multa por isso
Inclusive praticamente todos os policiais e guardas não baixam a viseira em baixa velocidade (até uns 40/60km/h)
Sou de Recife
99% dos motociclistas não baixam a viseira a menos de 40km/h
eu já levei multa por estar com a viseira levantada e usando o óculos de sol do capacete,130,00 reais para o governo, é froids.
Meu capacete é um ff397 evo da ls2 ..eu acabei tirando a etiqueta (adesivo) do imetro que vem na parte de tras do capacete .. tem problema? Posso tomar multa?
Infelizmente pode sim. Veja se ele tem alguma etiqueta interna do INMETRO. Se tiver, não tem problema.
Se o capacete for certificado pelo inmetro não há necessidade.
Inclusive vc pode sim comprar um capacete no exterior e usá-lo aqui, desde que ele seja certificado pelo inmetro.
Em caso de ser parado em uma blitz, tem que informar ao guarda de trânsito que o capacete (modelo e marca) é certificado e ele pode consultar.
Mas está aí o problema : muitos não vão consultar e vão multar.
Daí é aquele trabalho para se defender.....
Então o capacete aberto, mais com viseira baixa pode?
Pode. Mas tem que ser a viseira de proteção, não a viseira solar (caso seu capacete tenha).
@@Casal650 entendi obrigado me ajudou muito
E viseira fumê ou espelhada ppde durante o dia mesmo espelhada ??
fumê pode, espelhada eu não tenho certeza =X
Tenho certeza que em carro, insulfilm espelhado não pode. Mas não sei se a analogia para a viseira é válida.
👍
😉
Estou com uma dúvida, caso eu compre um capacete importado eu posso levar multa se usar ele? Por conta do selo do Inmetro que ele não terá?
Infelizmente precisa do selo ou etiqueta do INMETRO
Entendo, vlw mano
Tradução,eles quer dinheiro!pq essas leis não tem lógica mano sério mesmo.
Jean, a garupa pode estar com a viseira levantada?
Infelizmente não
Eu me pergunto o porquê desses burocratas cagarem tanta regra sobre nós. Chegará o dia que seremos tratados como crianças.
contran , um dos órgãos mais vagabundos . Fecha os olhos para questões importantes, como obrigatoriedade de ABS para motos fabricadas apartir de tal ano . Moto com pisca alerta . Moto com sinal sonoro para as setas ( o que se ver são motoqueiros que esquecem de desligar a seta e fazem manobra em direção contrária, confundindo os outros condutores).
Muito bem explicado Jean. Mudou mas não mudou... Kkk. Ótimo. Abraços.
@motocasal.amz
Basicamente a parte da viseira ganhou um parágrafo exclusivo (antes tava junto com “andar sem capacete” e a infração era, então, gravíssima)
Democracia de verdade não se obriga a usar capacete! Não tenho mais motocicleta por isso(há muito tempo). Os Clubes, associações etc, deveriam se unir pra derrubar essa OBRIGATORIEDADE. Nossa vida não pertence ao ESTADO. Acorda POVO! O sistema democrático exige a participação do povo, exigindo, se manifestando, defendendo seus interesses para que possam ter visibilidade da parte dos legisladores. A omissão em se manifestar faz com que ELES criem leis conforme interesses de grupos de empresas(via lobby) ou do próprio governante((legislador) "donos do mundo").
lorota.. a pena de homicidio ou lesao é branda demais, os carros nao respeitam a gente, sem capacete voce morre mais facil e se nao morrer da despesa ao SUS kkkkkkkkk ODEIO capacete, mas nao deixo de usar
Nossa, so falando coisas q já existia ,há muito tempo kkkkk
Sim, desde que a lei foi criada.