11 - Mineração, Diversificação e Integração na primeira metade do século XVIII
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ธ.ค. 2024
- Nessa aula, discuto as transformações trazidas pela descoberta do ouro no final do século XVII, como o crescimento demográfico, a integração comercial, a diversificação produtiva e a mudança do eixo econômico, mas também o impacto do ouro brasileiro na economia atlântica.
PowerPoint: bit.ly/Minerac...
Roteiro da Aula
Introdução - 1:06
Auri Sacra Fames - 3:12
O Ouro das Minas - 33:17
Integração Comercial e Diversificação Produtiva: 1:01:45
Textos Obrigatórios:
Antônio Carlos Jucá de Sampaio. “A curva do tempo: as transformações na economia e na sociedade coloniais no século XVIII” in: João Fragoso & Fátima Gouvêa (org.). O Brasil Colonial, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, pp. 307-38.
Rafael Marquese & Leonardo Marques, “Ouro, café e escravos: o Brasil e ‘a assim chamada acumulação primitiva’” in: Rafael Marquese. Os Tempos Plurais da Escravidão no Brasil: ensaios de história e historiografia. São Paulo: Intermeios/PPGH-USP, 2020, pp. 105-122.
Fonte Primária: André João Antonil, “Terceira parte: cultura e opulência do Brasil pelas minas do ouro”, capítulos V: “Das pessoas que andam nas minas e tiram ouro dos ribeiros”; VII: “Da abundância de mantimentos, e de todo o usual que hoje há nas minas, e do pouco caso que se faz dos preços extraordinariamente altos”; XVII: “Dos danos que tem causado ao Brasil a cobiça depois do descobrimento do ouro nas minas” in: id. Cultura e Opulência do Brasil, 1711, Biblioteca Virtual do Estudante da Língua Portuguesa, pp. 68-71 e 83-84.
3:15 A DESCOBERTA DO OUTRO foi por acaso?