Depois de adulto, quando não aceitam cuidar dos pais tem gente q fala que o filho não da valor para os país, mas não fazem ideia dq essa pessoa passou quando criança
@@korpzmarcelfranca6825 Verdade E tem que existir o perdão né Porque nossos pais nos deram tudo que eles tinham pra dar no momento Mas é claro que por exemplo se a pessoa te faz se sentir mal Paga alguém pra olhar ela
Fod* é quando seus pais usam você para reclamar um do outro, acho que isso faz com que a gente tenha que escolher um lado (mesmo que superficialmente) e bota um papel de resolução de conflitos que nenhum filho deveria ter
Penso que o sistema está tudo errado. Por esse Brasil agora tem país que bate na criança. Pior, quando pega pra bater não para mais até que a vara se quebra no lombo da criança. Ninguém se mete, vizinho não se mete. Pensa que o pai ou a mãe tá certo, tá corrigindo a criança. O que a criança fez de tão grave? Talvez , roubou biscoito na lata de biscoito! Eu acho que o que devia haver é escola para os pais. Mostrar a eles o mal que eles podem fazer, face o poder que eles tem sobre os filhos.
No meu entender a corda só arrebenta pelo lado mais fraco! A criança é um ser fraco, ela não tem como se defender. Na natureza selvagem o mais forte devora o mais fraco . Curioso né ? O lobo devora o carneiro. O carneiro é fraco, não pode fazer nada contra. Por que o lobo não se mete a devorar o leão? Por que o leão é mais forte do que ele.
Raramente eu comento em vídeos mas esse em específico trouxe à tona muitos traumas que eu tive na infância. Quando tinha 12 anos meus pais se separaram, brigando muito, ao nível de quebrar pratos. Minha mãe foi em segredo denunciar meu pai por agressão física na polícia, mas meu pai jamais agrediu ninguém na vida, ela mentiu para ter escolta e ter a certeza de que teria a guarda minha e do meu irmão. Não pude nem dar um último abraço no meu pai. Fomos morar em outro estado, ela impediu meu pai de ligar pra gente por um ano. Desligava o telefone da casa no Natal e no nosso aniversário pra dizer que meu pai não ligava pra gente. Descobri que ela até tentou se passar por mim por telefone pra enganar meu pai. Sem contar que ela nos agredia praticamente todos os dias e nos ameaçava com a arma que ela tinha em casa. Hoje eu odeio minha mãe, tenho nojo da cara dela. Saí de casa pra morar com meu pai aos 14 anos e vi ela só uma vez nos últimos 10 anos. Ela perdeu a guarda do meu irmão, que veio morar comigo. Hoje eu espero do fundo do coração que ela sofra pelo menos metade do que ela me fez sofrer na infância, não quero nunca mais ver ela e não sinto nada positivo quando se trata dela.
pois é, quando falam de historias de filhos q deixam seus pais em asilo, acho q em grande parte a culpa é dos pais serem uma péssima influencia na vida desses filhos e quando crescem se dão conta disso. pq se tem uma coisa q eu nunca vou fazer é abandonar meus pais, mais não pq eles são meus parentes, sim pq fizeram por onde a vida inteira, me deram bom exemplo e realmente merecem q eu devolva todo o esforço q fizeram por min a vida inteira
E é por isso que não podemos parar os estudos sobre isso e refinar o sistema judicial, para o que ocorreu com você, não ocorrer com mais ninguém, pois ninguém merece isso
Um pai ou uma mãe precisam ter maturidade emocional e psicológica pra não externar pros filhos seus sentimentos. O que é raro. Pois parece que a maioria quer que todos sintam a mesma raiva que sentem
Ainda vou entrar com danos morais STJ entende que cabe nesse caso. Se o cara nunca deu amor, vou obrigar a dar dinheiro 😂 pelo menos os meninos irão se divertir nas viagens
Minha mãe nunca falou mal do meu pai, e nunca fez nada para impedir que ele tivesse contato/convívio conosco. Crescendo eu VIA todos os abusos que meu pai fazia com minha mãe, ele era muito tóxico e abusivo mesmo. Eu e meus irmão desenvolvemos nossas próprias opiniões negativas sobre ele, e quando eles se separaram ficamos com nossa mãe, e muitas vezes recusamos encontros com ele. Minha mãe tentava estimular a gente a ir encontrar, a ligar, a manter contato, nos dizia pra perdoar, que apesar de tudo ele era nosso pai e por isso não devíamos guardar mágoa. Minha mãe é uma pessoa boa, maravilhosa. Pois bem, meu pai solta aos quatro ventos (até hoje) que foi vítima de alienação parental. Que esse foi o motivo do afastamento entre ele e seus filhos, e isso não é verdade. Nunca devemos esquecer que crianças são capazes de elaborar opiniões próprias de acordo com suas vivências. E dependendo da idade, elas são muito concretas, partem mesmo da experiência própria, por isso, NUNCA duvidem quando uma criança reporta abusos sexuais ou físicos da parte de um dos pais (geralmente o pai, na verdade). Sou psicóloga, aviso antes que venham com argumento de autoridade. Trabalhei por mais de 10 anos como psicóloga infantil no Brasil, antes de me mudar para os Estados Unidos. Essa tal "alienação parental", nada mais é do que abuso psicológico por parte de um adulto para com crianças/adolescentes, e sim, isso acontece muitas vezes. Mas isso não é capaz de implantar memórias falsas nas crianças. NUNCA duvidem dos relatos das crianças. As crianças são os seres mais vulneráveis, precisamos protegê-las quando elas nos relatam abusos sexuais, principalmente. Elas tem o pensamento concreto, precisam da experiência para gerar memória, então, sempre acreditem nelas.
Eu fui vítima de alienação. Eu e meus irmãos. Por sorte, tomei consciência e percebi que boa parte dos preconceitos era fruto do cenário criado por um dos lados sobre o outro. Meus irmãos não tem ainda hj esse mesmo discernimento e manifestam nitidamente os efeitos na relação com nosso pai.
Bom dia. Sinto muito pelo que tenha passado, eu sou pai, passo por alienação e luto contra de todas as formas possíveis. Sendo maior de 18 e querendo conversar sobre o assunto, seria um prazer efetuar uma entrevista no meu canal. Abraços Luciano Borges.
Eu comentei sobre isso com minha filha essa semana. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento! Hoje meus filhos adolescentes irão compreender com muita facilidade.
Minutos Psíquicos, Vocês poderiam falar sobre Daltonismo? Eu tenho o Daltonismo Deuteranopia, esse tipo é difícil de identificar roxo ou azuis escuros e verde. Uma vez eu escolhi meu look pra combinar com o dia quente em áreas verdes, eu usei um look preto e ''verde'', que quando já estava saindo, minha mãe disse que era marrom kkkkkkk mais estava vendo verde.
Isso é um assunto muito importante. Eu passei por isso, e é bom savlber o que fez eu ter o psicológico assim. Entretanto, ao menos meus filhos ñ será terão esse problema (eu espero).
Recomendo uma abordagem responsável, sem modismo. A sociedade precisa saber que todos os dias no mundo todo muitas crianças e adolescentes sofrem violência física, psicológica, sexual e negligência cometidas por quem deveria cuidar e protegê-las.
A justiça está pouco se lixando nessas horas ,só cumpre o que está na lei o resto é com a pessoa que foi julgada não se importanto em que condição está no momento.
pensão eh obrigação de quem faz filho acidental. não queria filho? use camisinha faça vasectomia. acha q vai sair fazendo filho e não tem nenhuma obrigação de ajudar a cuidar?
@@goldplays9279 Mas se você é pai,mesmo que não esteja junto da mãe a criança ainda é sua e precisa tanto de recursos quanto de atenção,até porque não é fácil criar um filho sozinha(digo isso por experiência própria já que eu cresci vendo minha mãe trabalhar por 2 e hoje em dia me pergunto onde ele tava em inúmeras situações,mas pelo menos ele não me largou totalmente igual o meu vô fez com a minha vó. Digamos que o quesito pai é uma loucura a 3 gerações,até parece hereditário e ás vezes dá até vontade de ter nascido homem pra fazer exatamente o contrário de todos eles).
Sou sobrevivente de uma MN e o Canal À Deriva Podcast com a Taryana Rocha está excelente! Tudo sobre Transtorno de Personalidade Narcisista, se quiser assistir enquanto aguarda a resposta do André.
Super importante! Parabéns André ,empre abordando temas com clareza.Alienaçao...é mto mais comum do/ se pensa.Enquanto professora vivenciei mtos casos onde infelismente a criança sempre sai c/ marcas indeléveis.
Será possível que o minutos psiquicos vai fazer vídeo sobre todos os meus problemas? Hahshahshhahsha vocês não param de surpreender, obrigado pelo vídeo💖. Acho que passei muito por isso, por viver numa casa tóxica polarizada entre minha mãe e meu pai. Eles nunca tiveram uma relação saudavel, e depois que vieram os filhos só piorou, era briga e picuinha toda semana, e com isso acabei desenvolvendo aversão ao meu pai(na qual cortei contato a mais de 2 anos após o divórcio). Falando assim parece até que foi ela que me alienou(ela só xinga ele mesmo hahshahhshaha), mas não, foi ele que tento me colocar contra ela. Chamava ela de tudo que podia, dizia que mau parava em casa, que vivia no mundo se encontrando com os "caba", que era "sem futuro" que não valia nada e poraí vai. E eu escutava isso por horas, sem poder se levantar e sair de perto dele, sem poder confrontar ele, apenas ouvir e ficar calado... sinto que essas lembraças vão pesar na minha mente e dos meus irmãos a vida inteira...
Para entender melhor as razões de quem se posiciona contra esse conceito de alienação parental veja o excelente e completíssimo vídeo (com participação de psicólogos e muitas referências científicas) do canal física e afins... A lei de alienação parental brasileira é perigosa e deve ser revogada
Alienação parental é um dos principais argumentos que pais usam em processos judiciais quando são acusados de abuso sexual pelos filhos. Dizem que a mãe manipulou o filho para mentir que sofreu abusos sexuais. Acho que um vídeo se aprofundando nessa questão seria muito importante. Não me parece possível uma pessoa manipular uma criança para inventar uma história dessas e sustentar isso em várias etapas de um processo judicial. Existem estudos sérios sobre esse tema?
@@qtfy E como as mães "fazem o filho mentir"? É coação, é falsa memória, qual o mecanismo? E como a criança consegue mentir tão bem a ponto de enganar delegado, juiz, promotor, psicólogo, assistente social, médico? A criança é ouvida em Juízo, sem a presença dos pais, e narra os abusos para os psicólogos. Será que é tão fácil qualquer mãe manipular o filho desse jeito? Com base no que você consegue fazer essa afirmação? É opinião ou está fundamentada em estudos? consistentes?
Infelizmente é disso para muito pior, retrato bem com o pai no brasil é tratado pelo nosso judiciário no livro "Parabéns Papai! Você foi enganado - Mentiram para você sobre a paternidade no brasil". Livro este, que faço questão de distribuir gratuitamente! Força a todos os pais e crianças que passam por mão de gente doente. Abraços e #lutepeloseufilho
Meus pais não são separados, porém eu SEMPRE escutava reclamações ou xingamentos de um dos pais em relação ao outro. Minha mãe me incentivava a brigar ou a desrespeitar meu pai, me fazia ter medo de conversar com ele e escolher a ela. Meu pai zombava da minha mãe em discussões ou falava dela para mim. Ambos os lados demonstram sentimentos negativos relacionado ao outro. Tinha/tenho muito medo do meu pai, e via minha mãe como uma "santa". Apesar dela pedir para confiar somente nela, ela ameaçava expor tudo oque contava ao meu pai ou jogava o quão frágil e ingrata eu era. Agora é bem difícil confiar neles, ou em qqr outra pessoa minhas fragilidades ou segredos. Fico com medo de ficar vulnerável. Não sei se sofri alienação parental ou qqr tipo de abuso por parte deles. Os amo muito, porém tenho uma certa apatia a eles. Esse comentário virou um desabafo.
meu pai acusou minha mãe de alienação parental pra ter guarda compartilhada, hoje depois de grande eu vi tudo o que ele fez pra mim e pra um monte de gente, definitivamente a melhor coisa hoje é que ele fique longe da minha família
Fico muito triste ao saber de casos de alguém que sofreu abuso ou maus tratos, isso causa um impacto na pessoa que talvez ela não perceba mas quem vê de fora pode notar... Triste:(
Bom dia, André! Mt interessante e excelente o vídeo...., você é muito inteligente! Feliz natal e feliz ano novo para ti, sua família e seus inscritos tmb. Deus os abençoe infinitamente. 💛✌
Recomendo ouvirem o episódio que o podcast "Ciência Suja" fez sobre o tema, e o vídeo que a Bibi Bailas fez no canal dela, Física e Afins. Eu amo o canal Minutos Psíquicos, como professora de ciências humanas até uso em sala de vez em quando, mas esse vídeo não trata de modo enfático os problemas relacionados ao tal conceito de "alienação parental", e a lei que existe sobre isso no Brasil.
@@faelsilva1127 mas pelo o que entendi ouvindo o podcast é que a Lei de Alienação Parental é a baseada na pseudociência, ou seja, não é uma questão de interpretação.
Meus filhos que antes, sempre diziam que me amavam, chegaram a dizer que me odiavam, certa vez, eu encontrei minha filha com a amante do pai, minha filha disse que nao me conhecia, mas depois se vireou e disse que me odiava. A amante que estava a seu lado, que é dr. em psicologia dos USA, olhou-me e riu ironicamente de mim, com um olhar superior. Este dia foi tao triste para mim, ouvir da minha filha isso, e ao lado a amante alienadora! E, nos tribunais, sou ignorada, pois sou "Latina", enfrentar um europeu e uma americana nao foi fácil! Me chamaram de emocional, frequentei e frequento há anos Congressos e Seminários de Psicologia, psiquiatria, também soube que "Emocional" é um termo normalmente usado para mulheres da América do sul, algumas vezes é sugerido para as maes consideradas emocionais, a tomarem remédios, entao algum tempo depois os filhos sao tirados destas maes, pois elas estao em desiquilíbrio e, necessitam medicamentos!!!!
Eu não tenho uma relação tão boa com o meu pai, quando eu era criança brigava com ele e tinha muita raiva dele, sempre preferi a minha mãe o meu realacionamento com ele era bem mais tranquilo. Meus pais tem uma crise no casamento desde que se casaram, e eu sempre ouvia minha mãe falar mal dele, ela desabafava comigo desde que eu era pequena, e me contava das coisas ruins que ele fazia, aí eu juntava com as coisas que eu vi ele fazer, ele gritava muito e brigava muito com a gente, e isso foi fazendo eu ter um sentimento ruim a respeito dele. Hoje eu tento melhorar a nossa relação, mas pra isso ambos precisam querer, eu acho... Mas meu pai tem seus próprios problemas, que precisa resolver antes de tratar do meu. É fogo
oii!! eu sofri alienação parental? meu pai não deixou minha mãe ver eu e meu irmao por praticamente 3 anos, sem motivo nenhum e ele fez a gente acreditar que ela nos faria algum mal (mas hoje em dia eu moro com ela e ela é ótima pra mim e meus irmãos)
Eu lembro, quando criança, meus pais se separavam direto mas sempre voltavam, minha mãe fazia nossas cabeças, digo do meu irmão e eu, ela falava mal dele e ele falava mal dela pra nós, mas devido a outros motivos tbm que desencadeou a uma distimia, quem foi mais afetada psicológicamente foi eu..
2 ปีที่แล้ว +7
É interessante que quando um antigo relacionamento tem problemas internos que a pessoa e direciona isso na questão de colocar Crenças afim de deterioração do outro. Infelizmente isso ocorre e muito no Brasil, tanto pai e mãe podem fazer isso, e esse obstrução é sempre prejudicial a criança. Ótimo vídeo Tenho um canal no TH-cam onde falo sobre saúde mental e terapia Cognitivo comportamental e reflexões.
Meus pais nunca se separaram e minha mãe fez eu e meu irmão odiarmos o pai a vida inteira, tudo bem que ele tbm não presta, mas na época a gente não percebia.
Normal. Geração anos 80 pra trás é comum isso acontecer. Os filhos veem o pai como marido, não como pai. Muita mulher frustrada que despejava as merdas em cima doa filhos.
normal, a maioria dos pais no Brasil não se responsabilizam pelos filhos e são uns merdas mesmo. os filhos querem acusar a mãe de alienação mas qdo convivem com o pai percebem que ele eh muito pior do que a mãe relatou e aí os próprios filhos percebem que não existe alienação parental. oq eh existe eh abandono paterno, pai que sumiu pq já sabe que não presta e que além da mãe e um monte de mulher que o odeia, agora ele tbm terá os filhos para odiarem ele kkkkk
@@accarvalhal1 desde qdo a mãe não pode avisar os filhos de que o pai não presta? ela foi avisada, achou q a mãe mentiu, foi lá confirmar e viu q a mãe falou a verdade. não eh coisa de mulher frustrada. eh coisa de mulher que fala a verdade para os filhos para protegelos.
eu moro com minha mãe a vida toda e não gosto do meu pai. mas não pq fui manipulado, eu entendo que ele precisa do meu afeto e tals, mas eu n consigo gostar do jeito dele...
Já tratei mal minha mãe múltiplas vezes por causa dos comentários e "piadas" q meu pai e sua família faziam, uns anos atrás tomei consciência, me arrependo e me culpo muito por tudo q fiz a ela.
Gostaria de parabenizar pela escolha do tema, mas trazer alguns questionamentos. Há milhares de estudos clínicos incluindo duplo cego com acompanhamento longitudinal. Há evidência robusta de que a alienação parental (AP) está fortemente relacionada com problemas de saúde física e emocional em adultos. Estudos mais recentes mostram que a melhor forma de reduzir os efeitos e até mesmo evitar o surgimento das sequelas da separação familiar forçada (AP) é a guarda compartilhada simétrica (50% de convivência com cada genitor), ou equilibrada como está no texto da lei 13.058/2014, a lei da guarda compartilhada. Infelizmente, estamos correndo o risco de revogarem a lei 12.3180/10 que protege as crianças, justamente, da AP. Boa parte disso se deve ao discurso negacionista que argumenta raso para criticar os estudos sobre AP. Richard Gardner é uma pequena parcela da ciência que embasa a AP. Como o seu canal tem bastante audiência, gostaria de pedir que nos ajudasse a compartilhar conhecimento baseado em evidências para podermos combater essa onde negacionista que assola o país. Desde já, obrigado.
Meu advogado me disse que Lei de Alienação Parental é coisa de filme (não da vida real), que Juiz da vara da família tem muitos processos e por isso não tem muito tempo para ver o meu no detalhe, que única coisa eficiente que posso fazer é oferecer mais dinheiro na pensão para poder ver mais o meu filho. Meu caso é bem complicado por que começou com uma falsa denúncia com pedido de cautelares (audiência ainda não aconteceu e faz quase 2 anos). Não sei mais o que fazer.
Posso te dar um conselho.....refaça sua vida ,se quer ter filhos busque outra companheira. Meu filho passa por esto fazem 5anos ,sofre terrívelmente ,seu psicológico foi afetado.Sempre dissemos ,quando crescerem irão contigo ,mas aí já perdeu a criação ,aquele convívio que cresce o amor. Juízes e advogados só nos Fizerao perder muito dinheiro. O dinheiro que poderia ter ido aos filhos. Ela tb deu violência familiar sem provas ,eu estava do lado deles no momento ,nunca houve agressão. Se vc ver definição de mulher tóxica... é essa mulher . E as crianças ??? Me pergunto
Tenho 16 anos e minha vida toda tive que morar com minha tia e minha vó, quando eu era criança minha tia sempre falava mal da minha mãe e minha vó sempre defendeu ela, então eu tive que conviver com as duas sempre brigando sobre quem tava certa, eu tbm nunca me senti parte da família e minha tia sempre deixou claro que eu era um tipo de peso pra ela, e por muito tempo eu fiquei do lado da minha vó, a minha mãe já apareceu algumas vezes e quando eu era criança sempre tive a necessidade de agradar ela, e eu nunca soube se eu tinha que odiar ela ou gostar dela pq todo mundo dizia uma coisa diferente e isso sempre me confundiu, quando eu tinha uns 4/5 anos eu até cheguei a morar com ela por um tempo, mas depois eu voltei a morar com minha tia, minha mãe sempre que visitava ia embora sem avisar e uma vez ela até chegou a ir embora de madrugada e causou uma confusão pq aparentemente ela tinha levado coisas da nossa casa (roubado), por causa desse acontecimento eu comecei a ficar do lado da minha tia, mas sempre me falaram que "minha mãe sempre vai ser minha mãe, pq ela me teve, e eu tinha que agradecer " ou "mãe é quem cria, e eu tinha que agradecer minha tia por cuidar de mim" mesmo eu nunca sentindo que ela "cuidava de mim" ou até gostasse de mim, por isso eu acabei nunca gostando realmente de ninguém, eu não sei se isso tem relação com o vídeo, mas queria saber se isso poderia fazer parte da categoria de alienação parental ou poderia ser outra coisa...
A Alienacao é um crime horrendo contra a psico da crianca. Eu moro na Austria, estou há cinco anos sem contato com meu filho, nove anos sem minha filha e meu outro filho me procurou desesperado durante a pandemia, chorando que me amava e queria me ver. Entao nos encontrávamos em segredo., para o pai e a amante nao saberem. Eu nao tive chance nos tribunais, pois para uma mae "latina" contra um pai europeu e uma amante dr.em psiclologia dos USA e sem filhos, nao foi fácil. Mas nao desisto e, seguirei lutando pelos meus direitos como mae. Tenho provas da Alienacao, mas nunca sao suficientes, mas só o fato dos filhos nao terem contato com a mae, é algo para ser investigado. As saudades que sinto dos meus filhos é enorme. Em alguns países da Europa, os pais recebem "Kindergeld" que é um dinheiro até a crianca terminar a Universidade, no caso de divórcio, entao quem tem a guarda recebe este dinheiro, mais dinheiro da pensao alimentícia, mas algum dinheiro extra, como material escolar e, dependendo do trabalho do pai ou mae, outro extra de aproximadamente 70€. Eu tenho tres filhos e pagava quase 60% do meu salário!!! Para três criancas, o valor seria aproximadamente de 1.800€ = 9.330,00 Reais! Meus filhos receberam meu amor desde quando estavam na minha barriga, mas depois serviram como mercadorias!!!
Meu filho morou com o pai dos 4 aos 8 anos, passei por um processo muito difícil na minha vida, mas nunca deixei de estar presente na vida do meu filho, mas sempre soube que O pai do meu filho fazia alienação, somente agora consegui provar na justiça e consegui a guarda, mas ele ainda faz alienação nos dias que está com ele, qdo meu filho volta demora uns dias para voltar pra mim. Ele sabe que o pai faz, mas diz que não consegue evitar ficar com raiva de mim! Meu filho faz terapia semanalmente. Eu apenas digo que o pai um dia vai mudar e seremos amigos, que eu espero que tb um dia possamos viver em paz nos três.
Criei minha filha sem o pai dela. Ela foi CRIADA na casa dos parentes dele, e ele NUNCA quis nem contato com ela e nem fez nada por ela durante muitos anos. Por mais que eu pedisse a ele que tivesse mais amor por ela, ele nunca demonstrou interesse por ela. Eles melhoraram um pouco o relacionamento na adolescência dela. Em 2019, ela engravidou e teve uma trombose. Entrou no hospital brigada com o pai, e três dias depois, eram melhores amigos. Ela passou a me tratar com desprezo, me difamou, me acusou de alienação parental, e qdo saiu do hospital, alguns dias depois, o pai tinha virado um deus e eu tinha virado o diabo. Recebi prints horríveis dela me difamando pra várias pessoas. Ela foi morar com o pai, e então passou a difamar não só a mim, como ao?meu genro e à família dele, que só fizeram o bem pra ela. O bebê nasceu em novembro de 2020 e nem eu, nem meu ex-genro e nem a família dele conhecemos. Sequer fomos avisados do nascimento.
É, minha amiga. Eu tenho uma filha bebê, sou mãe solo mas não espero nada de exclusivo ou de gratidão, nenhum retorno da minha filha. Imagino a dor que vc deve ter no coração, a mágoa que carrega. Sei muito bem, tenho exemplos próximos. Entregue a Deus 🙏🏼
Kkkkkkkkkkkkkk, rindo pra não chorar com o ser humano. Tive a minha com 17 anos anos. Me matei sozinha( já era órfã de pai e mãe) pra manter nas melhores escolas. Quando fez 15 anos e desta vez arrumei uma boa pessoa, virei a pior pessoa do mundo também, me difamou aos 4 cantos e nem quis mais morar comigo. É assim mesmo, com 17 anos já fala comigo numa boa, mas fez tanto que hoje eu quem fico com o pé atrás
Em um processo de guarda o pai pediu a guarda do filho pelo fato do irmão da mãe ser usuário de trocar e ter problemas psiquiátrico, a mãe fez boletim e anexou a medida protetiva para mostrar ao juiz que o pai era agressor e o juiz suspendeu a visita do pai, o pai entrou com uma ação para anular a decisão do juiz, hoje o pai tem direito de visita, assa atitude pode ser considerada alienação? mãe sempre tentando prejudicar o pai no convívio do filho .
Meus vizinhos pais da minha amiga, fez ela ver traição, já viu vídeo da mãe dando pra outro, o pai reclama dela ser mimada e a mãe assume que o pai mimou ela, e ele bate nela por isso, o pai reclama dela ser debochada e tbem assume que a mãe é muito debochada, ou chegar bêbado e bater nela. O pior o pai tem outra filha fora do casamento, a mãe sempre traiu, fala na frente da filha que pegava um monte de moleque na rua, que ficava com um de carro ia em outra esquina e ia ficar com outro, fora o pai que mês passado 2 horas da manhã no bar( ele saiu 17 hrs), disse que iria sair com os amigos, e postou no status do wpp uma foto com uma mulher com a legenda " meu amor" tipo geral vendo da família. Ela já fugiu de casa ontem, ela voltou e o pai dela foi arrumar k.o com ela hj, ela pediu ajuda gritando. Ai veio a ambulância(Mas quem ligou para ambulância foi os pais. e botou ela na camisa de força. Ela só tem 14 anos, e com 10 viu um vídeo da mãe traindo o pai. Ela vai ficar medicada, nn consigo mais fazer nada, Pfvr me falem oque tenho que fazer. Pq a família está do lado dos pais menos os primos n. Ela é uma garota muito especial que foi saco de pancada dos pais a vida toda, e Só quer se liberta.
geralmente nao comento muito em videos... porém tenho uma duvida ja faz um tempo, como ser verdadeiro comigo mesmo? as vezes tento refletir e pensar porque tomo certos tipos de decisão ou tento pensar em como me sinto, mas nao sei dizer. sempre que penso que estou cansado ou triste começo pensar que não passa de vitimismo. quando me olho no espelho não me acho feio porem não gosto do que vejo. cheguei a conclusão que não consigo ser sincero comigo mesmo... estou sempre duvidando dos meus próprios pensamentos. não sei se isso é recorrente ou "normal" para as outras pessoas.
Meu ex cunhado com minha irmãe minha cunhada com meu irmão fizeram isso comigo, colocaram seus filhos (meus sobrinhos), contra mim. Até hoje eles são bem sem educação e cheios de certeza sobre mim. Não sinto falta deles, Deus me livre,prefiro eles bem longe de mim, quero que eles parem de me caluniar tb, mas, acho que isso não acontecerá. Pra mim, eles são bem narcisista e outras pessoas tb que só pq eu não quis nada com familiar deles, adoram por lenha na fogueira aos quatro ventos. Deus me livre dessa corja, em nome de Jesus amém
Sei que esse assunto não tem muito a ver com o vídeo, porém queria entender o quanto pode me afetar pois tenho doenças e meus pais não acreditam em mim, como problema de audição , além de que tenho epilepsia e tomo mais de 5000mg de remédios por dia, meus pais acham que psicólogo não ajudam, e eu estou em um fase que me sinto muito triste, pois tenho crises quase todos os dias e praticamente tenho que viver longe da sociedade inteira
Eu realmente espero que o próximo vídeo seja a sugestão que eu coloquei no vídeo sobre a psicóloga dos bebês Eu quero gravar um react dele no meu canal.
Infelizmente sou mais uma vítima dessa justiça que odeia os pais! Fiquei 10 meses sem ver meus filhos por conta de falsas acusações com o objetivo de ter a guarda das crianças.
Tenho uma prima de 13 anos ela parece ter esse sintoma de alienação parental, porque os pais dela se separaram, e ela vive com mais dois irmãos e a mãe, e que o pai, no caso meu tio de sangue, toda vez que tenta um contato carinhoso com essa minha prima, ela discute com ele como se fosse uma adulta. Toda minha família diz que a mãe manipula ela e os dois irmãos dela tbm. Mas minha prima é a mais manipulada. Quero saber se isso é um caso de alienação parental...?
Tá e quando a mãe sofre realmente alienação parental e tem provas documentadas por vários proficionais da saúde TDS do sus q o próprio filho fala nas terapias criança de seis anos no caso, também tem medo de entrar na justiça pra ter a guarda integral da criança pois ela e pobre e o pai rico e o pai já atravessou ade SC até o distrito federal recorrendo guarda. Oq fazer
Queria q vc me respondesse minha tia tem uma filha de 6 anos e por mais q ela seja casada ainda ele passa muito tempo fora por causa do trabalho e ele tá próximo da minha prima agora só q ela ñ gosta dele e tudo q ela acha do pai é exatamente a mesma coisa q minha tia fala dele (coisa ruins) e a minha prima tem um péssimo relacionamento com ele isso pode ser á alienação parental?
@@vaniapriolli9611 alienação parental não tem base científica. o psiquiatra que criou essa teoria defendia pedofilia em seus livros. pesquise Richard gardner + pedofilia.
Acho q meu pai pensou q mh mãe ficava falando mal dele e minha mae pensou q meu pai me negligenciava,mas na vdd eu so entendi q meus irmaos mais novos ,q sao d outros casamentos dos meus pais,tinham mais necessidade da atencao deles entao eu pedi a mh mae pra nao me mandar mais pra ver meu pai,pq mh mae gastava mto dinheiro e mh madrasta brigava com meu pai achando q ele dava mais pra mim do q pra as fhas dela...
Mn eu vi uma notícia sobre uma mulher q perdeu a guarda da filha pq foi acusada de alienação parental e eu fiquei confusa pq não sabia oq era, daí eu entro no TH-cam e me deparo com esse vídeo, saiam debaixo da minha cama pfv
Mas se antes de separar o pai já era um pai ausente e um carrasco . E depois da separação a criança que sofreu na mão do pai rejeitar o pai ? Pq lembra tudo que passou na mão do pai antes do pai ir embora. Isso aconteceu com o meu filho o pai judiou dele quando ele morava em casa ainda. E hj meu filho tem 12 anos e rejeita o pai. Para os filhos aceitar ou não aceitar o pai depende muito do caráter do pai .
Boa noite. Tive uma discussão com a mãe do meu filho Gustavo a aproximadamente 10 meses e falamos coisas muito duras um pro outro. O resultado disso foi que ela pediu uma medida protetiva. Porém, ela instruiu nosso filho há bloquear meu número de celular, bem como o fez me excluir das redes sociais. Fazem exatos 9 meses que não tenho qualquer notícia sobre ele. Já procurei os órgãos competentes e até agora não obtive resposta alguma Eu e o Gustavo sempre tivemos uma relação maravilhosa. E desde então não tenho nenhum tipo de contato com ele Podem me ajudar?
Depois de adulto, quando não aceitam cuidar dos pais tem gente q fala que o filho não da valor para os país, mas não fazem ideia dq essa pessoa passou quando criança
Na maioria das vezes o filho é ingrato mesmo, veja e exemplo de asilos, cheios de velhos que os filhos arrombado não quiseram cuidar
@@korpzmarcelfranca6825 Verdade
E tem que existir o perdão né
Porque nossos pais nos deram tudo que eles tinham pra dar no momento
Mas é claro que por exemplo se a pessoa te faz se sentir mal
Paga alguém pra olhar ela
@@laisyasmin345 não, são seus pais, vc tem o dever ético de cuidar deles
@@korpzmarcelfranca6825 Pq eles não quiseram cuidar? Será pq os pais não trataram bem, negligenciaram a criação do filho??
@@korpzmarcelfranca6825Ser mãe ou pai não faz ninguém de escravo de ninguém
Fod* é quando seus pais usam você para reclamar um do outro, acho que isso faz com que a gente tenha que escolher um lado (mesmo que superficialmente) e bota um papel de resolução de conflitos que nenhum filho deveria ter
A criança sofre, se sente rejeitada e mal-amada. Essa situação se agrava na vida adulta e o estrago está feito. Muito triste!😪😔
Penso que o sistema está tudo errado. Por esse Brasil agora tem país que bate na criança. Pior, quando pega pra bater não para mais até que a vara se quebra no lombo da criança. Ninguém se mete, vizinho não se mete. Pensa que o pai ou a mãe tá certo, tá corrigindo a criança. O que a criança fez de tão grave? Talvez , roubou biscoito na lata de biscoito! Eu acho que o que devia haver é escola para os pais. Mostrar a eles o mal que eles podem fazer, face o poder que eles tem sobre os filhos.
Pois é! Muito complexo.
No meu entender a corda só arrebenta pelo lado mais fraco! A criança é um ser fraco, ela não tem como se defender. Na natureza selvagem o mais forte devora o mais fraco . Curioso né ? O lobo devora o carneiro. O carneiro é fraco, não pode fazer nada contra. Por que o lobo não se mete a devorar o leão? Por que o leão é mais forte do que ele.
Em um divórcio a figura do pai já é demonizada, entender que cada caso é um caso em particular é fundamental para solução dos conflitos.
Raramente eu comento em vídeos mas esse em específico trouxe à tona muitos traumas que eu tive na infância.
Quando tinha 12 anos meus pais se separaram, brigando muito, ao nível de quebrar pratos. Minha mãe foi em segredo denunciar meu pai por agressão física na polícia, mas meu pai jamais agrediu ninguém na vida, ela mentiu para ter escolta e ter a certeza de que teria a guarda minha e do meu irmão. Não pude nem dar um último abraço no meu pai. Fomos morar em outro estado, ela impediu meu pai de ligar pra gente por um ano. Desligava o telefone da casa no Natal e no nosso aniversário pra dizer que meu pai não ligava pra gente. Descobri que ela até tentou se passar por mim por telefone pra enganar meu pai. Sem contar que ela nos agredia praticamente todos os dias e nos ameaçava com a arma que ela tinha em casa.
Hoje eu odeio minha mãe, tenho nojo da cara dela. Saí de casa pra morar com meu pai aos 14 anos e vi ela só uma vez nos últimos 10 anos. Ela perdeu a guarda do meu irmão, que veio morar comigo. Hoje eu espero do fundo do coração que ela sofra pelo menos metade do que ela me fez sofrer na infância, não quero nunca mais ver ela e não sinto nada positivo quando se trata dela.
Que triste o que você passou! Desejo muito que esteja bem , envio muitas energias positivas para você.
pois é, quando falam de historias de filhos q deixam seus pais em asilo, acho q em grande parte a culpa é dos pais serem uma péssima influencia na vida desses filhos e quando crescem se dão conta disso.
pq se tem uma coisa q eu nunca vou fazer é abandonar meus pais, mais não pq eles são meus parentes, sim pq fizeram por onde a vida inteira, me deram bom exemplo e realmente merecem q eu devolva todo o esforço q fizeram por min a vida inteira
E é por isso que não podemos parar os estudos sobre isso e refinar o sistema judicial, para o que ocorreu com você, não ocorrer com mais ninguém, pois ninguém merece isso
@@wandersonbarbosa3576 Agora, realmente tem gente que joga os pais no asilo por eles serem pessoas horríveis e eu tenho que concordar
e depois disso tudo você foi encontrar seu pai? morou com ele? gostou de conviver com ele?
Um pai ou uma mãe precisam ter maturidade emocional e psicológica pra não externar pros filhos seus sentimentos. O que é raro. Pois parece que a maioria quer que todos sintam a mesma raiva que sentem
"Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo! São crianças como você! O que você vai ser quando você crescer?"
É isso destrói o psicológico dos filhos, sei por experiência própria 👍
nao destrói pq a alienação parental não existe.
Ainda vou entrar com danos morais STJ entende que cabe nesse caso. Se o cara nunca deu amor, vou obrigar a dar dinheiro 😂 pelo menos os meninos irão se divertir nas viagens
@@iacamiaba explica então pro juiz que o artigo 10 do ECA não existe 🤭
@@iacamiaba ai, sai daq, nojento
@@iacamiaba Passou por isso? Seu psicológico foi destruído? O meu foi, então existe.
Minha mãe nunca falou mal do meu pai, e nunca fez nada para impedir que ele tivesse contato/convívio conosco. Crescendo eu VIA todos os abusos que meu pai fazia com minha mãe, ele era muito tóxico e abusivo mesmo. Eu e meus irmão desenvolvemos nossas próprias opiniões negativas sobre ele, e quando eles se separaram ficamos com nossa mãe, e muitas vezes recusamos encontros com ele. Minha mãe tentava estimular a gente a ir encontrar, a ligar, a manter contato, nos dizia pra perdoar, que apesar de tudo ele era nosso pai e por isso não devíamos guardar mágoa. Minha mãe é uma pessoa boa, maravilhosa. Pois bem, meu pai solta aos quatro ventos (até hoje) que foi vítima de alienação parental. Que esse foi o motivo do afastamento entre ele e seus filhos, e isso não é verdade.
Nunca devemos esquecer que crianças são capazes de elaborar opiniões próprias de acordo com suas vivências. E dependendo da idade, elas são muito concretas, partem mesmo da experiência própria, por isso, NUNCA duvidem quando uma criança reporta abusos sexuais ou físicos da parte de um dos pais (geralmente o pai, na verdade).
Sou psicóloga, aviso antes que venham com argumento de autoridade. Trabalhei por mais de 10 anos como psicóloga infantil no Brasil, antes de me mudar para os Estados Unidos.
Essa tal "alienação parental", nada mais é do que abuso psicológico por parte de um adulto para com crianças/adolescentes, e sim, isso acontece muitas vezes. Mas isso não é capaz de implantar memórias falsas nas crianças.
NUNCA duvidem dos relatos das crianças. As crianças são os seres mais vulneráveis, precisamos protegê-las quando elas nos relatam abusos sexuais, principalmente. Elas tem o pensamento concreto, precisam da experiência para gerar memória, então, sempre acreditem nelas.
Há casos e casos!
Boa noite, Érika se pode me chamar.... queria falar com vc.
Eu fui vítima de alienação. Eu e meus irmãos. Por sorte, tomei consciência e percebi que boa parte dos preconceitos era fruto do cenário criado por um dos lados sobre o outro. Meus irmãos não tem ainda hj esse mesmo discernimento e manifestam nitidamente os efeitos na relação com nosso pai.
talvez seus irmãos tem bons motivos pra não gostar do pai.
Bom dia. Sinto muito pelo que tenha passado, eu sou pai, passo por alienação e luto contra de todas as formas possíveis. Sendo maior de 18 e querendo conversar sobre o assunto, seria um prazer efetuar uma entrevista no meu canal. Abraços Luciano Borges.
@@iacamiaba E você pelos comentários tem bons motivos pra fazer terapia 🤷🏼♂️
Eu comentei sobre isso com minha filha essa semana. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento! Hoje meus filhos adolescentes irão compreender com muita facilidade.
Minutos Psíquicos, Vocês poderiam falar sobre Daltonismo? Eu tenho o Daltonismo Deuteranopia, esse tipo é difícil de identificar roxo ou azuis escuros e verde. Uma vez eu escolhi meu look pra combinar com o dia quente em áreas verdes, eu usei um look preto e ''verde'', que quando já estava saindo, minha mãe disse que era marrom kkkkkkk mais estava vendo verde.
Isso é um assunto muito importante. Eu passei por isso, e é bom savlber o que fez eu ter o psicológico assim. Entretanto, ao menos meus filhos ñ será terão esse problema (eu espero).
Como assim "não será terão"?
Abandonei minha filha de quatro anos
Recomendo uma abordagem responsável, sem modismo. A sociedade precisa saber que todos os dias no mundo todo muitas crianças e adolescentes sofrem violência física, psicológica, sexual e negligência cometidas por quem deveria cuidar e protegê-las.
Que horror! Falta de responsabilidade fazer isso com uma criança!
Muito bom o vídeo! Estou esperando o vídeo do misofonia
Eu amo seu canal, me ajuda a entender muito do que eu sinto, sem contar que eu quero estudar psicologia então é muito interessante no geral :)
É a prática mais comum que existe ms que a justiça faz de conta que não vê. Pensão é lei, alienação é decoração.
A justiça está pouco se lixando nessas horas ,só cumpre o que está na lei o resto é com a pessoa que foi julgada não se importanto em que condição está no momento.
pensão alimenticia subjetiva é o maior trunfo de uma pessoa querendo destruir o outro
pensão eh obrigação de quem faz filho acidental. não queria filho? use camisinha faça vasectomia. acha q vai sair fazendo filho e não tem nenhuma obrigação de ajudar a cuidar?
@@iacamiaba kkkk tá em choque mesmo, busca sobre pensão que vc vai ver o q a justiça faz com o homem
@@goldplays9279 Mas se você é pai,mesmo que não esteja junto da mãe a criança ainda é sua e precisa tanto de recursos quanto de atenção,até porque não é fácil criar um filho sozinha(digo isso por experiência própria já que eu cresci vendo minha mãe trabalhar por 2 e hoje em dia me pergunto onde ele tava em inúmeras situações,mas pelo menos ele não me largou totalmente igual o meu vô fez com a minha vó.
Digamos que o quesito pai é uma loucura a 3 gerações,até parece hereditário e ás vezes dá até vontade de ter nascido homem pra fazer exatamente o contrário de todos eles).
Adorei a matéria!! Poderiam fazer um vídeo sobre Mãe Narcisistas??
Mano super necessário!
Ou sobre narcisismo de forma geral
Sou sobrevivente de uma MN e o Canal À Deriva Podcast com a Taryana Rocha está excelente!
Tudo sobre Transtorno de Personalidade Narcisista, se quiser assistir enquanto aguarda a resposta do André.
Excelente matéria hein? Parabéns ao Canal! Fica aí a dica pra todos nós! Amei👍❤
Super importante! Parabéns André ,empre abordando temas com clareza.Alienaçao...é mto mais comum do/ se pensa.Enquanto professora vivenciei mtos casos onde infelismente a criança sempre sai c/ marcas indeléveis.
@@corinaalvesdocouto3385 alienação parental não existe. vá estudar
Será possível que o minutos psiquicos vai fazer vídeo sobre todos os meus problemas? Hahshahshhahsha vocês não param de surpreender, obrigado pelo vídeo💖.
Acho que passei muito por isso, por viver numa casa tóxica polarizada entre minha mãe e meu pai. Eles nunca tiveram uma relação saudavel, e depois que vieram os filhos só piorou, era briga e picuinha toda semana, e com isso acabei desenvolvendo aversão ao meu pai(na qual cortei contato a mais de 2 anos após o divórcio). Falando assim parece até que foi ela que me alienou(ela só xinga ele mesmo hahshahhshaha), mas não, foi ele que tento me colocar contra ela. Chamava ela de tudo que podia, dizia que mau parava em casa, que vivia no mundo se encontrando com os "caba", que era "sem futuro" que não valia nada e poraí vai. E eu escutava isso por horas, sem poder se levantar e sair de perto dele, sem poder confrontar ele, apenas ouvir e ficar calado... sinto que essas lembraças vão pesar na minha mente e dos meus irmãos a vida inteira...
Nossa eu acabei tendo um gatilho com esse vídeo!
Vídeo fantástico como todos os outros! Parabéns ao canal pelo conteúdo tão necessário e tão bem produzido!
Por favor, fale sobre a terapia familiar 🥺
Para entender melhor as razões de quem se posiciona contra esse conceito de alienação parental veja o excelente e completíssimo vídeo (com participação de psicólogos e muitas referências científicas) do canal física e afins... A lei de alienação parental brasileira é perigosa e deve ser revogada
Alienação parental é um dos principais argumentos que pais usam em processos judiciais quando são acusados de abuso sexual pelos filhos. Dizem que a mãe manipulou o filho para mentir que sofreu abusos sexuais. Acho que um vídeo se aprofundando nessa questão seria muito importante. Não me parece possível uma pessoa manipular uma criança para inventar uma história dessas e sustentar isso em várias etapas de um processo judicial. Existem estudos sérios sobre esse tema?
na verdade isso acontece muito sim. geralmente as mães fazem o filho mentir pra conseguir a guarda e pegar pensão
@@qtfy provas?
Acontece sim, experiência própria
@@qtfy E como as mães "fazem o filho mentir"? É coação, é falsa memória, qual o mecanismo? E como a criança consegue mentir tão bem a ponto de enganar delegado, juiz, promotor, psicólogo, assistente social, médico? A criança é ouvida em Juízo, sem a presença dos pais, e narra os abusos para os psicólogos. Será que é tão fácil qualquer mãe manipular o filho desse jeito? Com base no que você consegue fazer essa afirmação? É opinião ou está fundamentada em estudos? consistentes?
@@korpzmarcelfranca6825 varios relatos ai pela internet
Infelizmente é disso para muito pior, retrato bem com o pai no brasil é tratado pelo nosso judiciário no livro "Parabéns Papai! Você foi enganado - Mentiram para você sobre a paternidade no brasil". Livro este, que faço questão de distribuir gratuitamente! Força a todos os pais e crianças que passam por mão de gente doente. Abraços e #lutepeloseufilho
Estamos lutando fazem 5 anos....eram criancinhas ,agora são crianças.
E o tempo perdido?????
@@vaniapriolli9611 DANOS MORAIS em cima dessa cambada!
adoraria saber mais sobre a terapia familiar!! 🥰
Assunto muito importante, eu amo esse canal, me inspirou bastante para criar o meu.
André André, fala dos benefícios e maleficios da relação poligamica em relação a monogâmica pfvr
Terapia familiar muito bom esse tema
Meus pais não são separados, porém eu SEMPRE escutava reclamações ou xingamentos de um dos pais em relação ao outro. Minha mãe me incentivava a brigar ou a desrespeitar meu pai, me fazia ter medo de conversar com ele e escolher a ela. Meu pai zombava da minha mãe em discussões ou falava dela para mim. Ambos os lados demonstram sentimentos negativos relacionado ao outro. Tinha/tenho muito medo do meu pai, e via minha mãe como uma "santa". Apesar dela pedir para confiar somente nela, ela ameaçava expor tudo oque contava ao meu pai ou jogava o quão frágil e ingrata eu era. Agora é bem difícil confiar neles, ou em qqr outra pessoa minhas fragilidades ou segredos. Fico com medo de ficar vulnerável.
Não sei se sofri alienação parental ou qqr tipo de abuso por parte deles. Os amo muito, porém tenho uma certa apatia a eles.
Esse comentário virou um desabafo.
Vc foi criado por uma mãe altamente narcisista perversa (pesquise sobre). Desculpa, mas as características encaixam.
Sim você sofreu.
Aproveite e pesquise um pouco aqui no TH-cam sobre " mães narcisistas" e aí sim responda meu comentário por favor
Esse esclarecimento é inportante pra mim!!!!!
meu pai acusou minha mãe de alienação parental pra ter guarda compartilhada, hoje depois de grande eu vi tudo o que ele fez pra mim e pra um monte de gente, definitivamente a melhor coisa hoje é que ele fique longe da minha família
Eu gostaria muuuuuito de um vídeo sobre lavagem cerebral !!!!
Fale mais sobre a terapia familiar Andre? Obrigada☆♡
Fico muito triste ao saber de casos de alguém que sofreu abuso ou maus tratos, isso causa um impacto na pessoa que talvez ela não perceba mas quem vê de fora pode notar... Triste:(
Bom dia, André! Mt interessante e excelente o vídeo...., você é muito inteligente! Feliz natal e feliz ano novo para ti, sua família e seus inscritos tmb. Deus os abençoe infinitamente. 💛✌
Da de pode sslll tá dormindo FP&&&4
@@taytay2212 Tá doid@? Bom dia!
Deus não existe
Recomendo ouvirem o episódio que o podcast "Ciência Suja" fez sobre o tema, e o vídeo que a Bibi Bailas fez no canal dela, Física e Afins.
Eu amo o canal Minutos Psíquicos, como professora de ciências humanas até uso em sala de vez em quando, mas esse vídeo não trata de modo enfático os problemas relacionados ao tal conceito de "alienação parental", e a lei que existe sobre isso no Brasil.
Exato. Alienação Parental é uma pseudociência...
Mto necessario esse ep. Tbm vi o video da Bibi,mto bom mesmo é um assunto q o povo devia tar mais atento
O problema esta na interpretação da lei e nao a lei em si..
@@faelsilva1127 mas pelo o que entendi ouvindo o podcast é que a Lei de Alienação Parental é a baseada na pseudociência, ou seja, não é uma questão de interpretação.
Falem sobre abandono paterno
Meus filhos que antes, sempre diziam que me amavam, chegaram a dizer que me odiavam, certa vez, eu encontrei minha filha com a amante do pai, minha filha disse que nao me conhecia, mas depois se vireou e disse que me odiava. A amante que estava a seu lado, que é dr. em psicologia dos USA, olhou-me e riu ironicamente de mim, com um olhar superior. Este dia foi tao triste para mim, ouvir da minha filha isso, e ao lado a amante alienadora! E, nos tribunais, sou ignorada, pois sou "Latina", enfrentar um europeu e uma americana nao foi fácil! Me chamaram de emocional, frequentei e frequento há anos Congressos e Seminários de Psicologia, psiquiatria, também soube que "Emocional" é um termo normalmente usado para mulheres da América do sul, algumas vezes é sugerido para as maes consideradas emocionais, a tomarem remédios, entao algum tempo depois os filhos sao tirados destas maes, pois elas estao em desiquilíbrio e, necessitam medicamentos!!!!
Por favor! Falem mais sobre terapia familiar! Amo os seus vídeos... Sempre com conteúdo que enriquece
Eu não tenho uma relação tão boa com o meu pai, quando eu era criança brigava com ele e tinha muita raiva dele, sempre preferi a minha mãe o meu realacionamento com ele era bem mais tranquilo. Meus pais tem uma crise no casamento desde que se casaram, e eu sempre ouvia minha mãe falar mal dele, ela desabafava comigo desde que eu era pequena, e me contava das coisas ruins que ele fazia, aí eu juntava com as coisas que eu vi ele fazer, ele gritava muito e brigava muito com a gente, e isso foi fazendo eu ter um sentimento ruim a respeito dele. Hoje eu tento melhorar a nossa relação, mas pra isso ambos precisam querer, eu acho... Mas meu pai tem seus próprios problemas, que precisa resolver antes de tratar do meu. É fogo
Faz sobre transtorno alimentar
Tem alguns vídeos relacionados com esse tema aqui no canal.
oii!! eu sofri alienação parental?
meu pai não deixou minha mãe ver eu e meu irmao por praticamente 3 anos, sem motivo nenhum e ele fez a gente acreditar que ela nos faria algum mal (mas hoje em dia eu moro com ela e ela é ótima pra mim e meus irmãos)
Eu lembro, quando criança, meus pais se separavam direto mas sempre voltavam, minha mãe fazia nossas cabeças, digo do meu irmão e eu, ela falava mal dele e ele falava mal dela pra nós, mas devido a outros motivos tbm que desencadeou a uma distimia, quem foi mais afetada psicológicamente foi eu..
É interessante que quando um antigo relacionamento tem problemas internos que a pessoa e direciona isso na questão de colocar Crenças afim de deterioração do outro.
Infelizmente isso ocorre e muito no Brasil, tanto pai e mãe podem fazer isso, e esse obstrução é sempre prejudicial a criança.
Ótimo vídeo
Tenho um canal no TH-cam onde falo sobre saúde mental e terapia Cognitivo comportamental e reflexões.
Felizmente eu cuidei,criei, eduquei e formei os meus filhos.
Meus pais nunca se separaram e minha mãe fez eu e meu irmão odiarmos o pai a vida inteira, tudo bem que ele tbm não presta, mas na época a gente não percebia.
Normal. Geração anos 80 pra trás é comum isso acontecer. Os filhos veem o pai como marido, não como pai. Muita mulher frustrada que despejava as merdas em cima doa filhos.
normal, a maioria dos pais no Brasil não se responsabilizam pelos filhos e são uns merdas mesmo. os filhos querem acusar a mãe de alienação mas qdo convivem com o pai percebem que ele eh muito pior do que a mãe relatou e aí os próprios filhos percebem que não existe alienação parental. oq eh existe eh abandono paterno, pai que sumiu pq já sabe que não presta e que além da mãe e um monte de mulher que o odeia, agora ele tbm terá os filhos para odiarem ele kkkkk
@@accarvalhal1 desde qdo a mãe não pode avisar os filhos de que o pai não presta? ela foi avisada, achou q a mãe mentiu, foi lá confirmar e viu q a mãe falou a verdade. não eh coisa de mulher frustrada. eh coisa de mulher que fala a verdade para os filhos para protegelos.
@@iacamiaba Nem sempre
@@iacamiaba
"A maioria dos pais" me mostra essa pesquisa, números ai pra eu ver também
Adoro seus videos :)
fala sobre complexo de inferioridade...
eu moro com minha mãe a vida toda e não gosto do meu pai. mas não pq fui manipulado, eu entendo que ele precisa do meu afeto e tals, mas eu n consigo gostar do jeito dele...
Vc não gosta do jeito dele pq ele deve ser pobre, um dia vc sera pai tbm, ae veremos... o tempo é rei !
Samuel, eu te amo! Você é o amor da minha vida.
Já tratei mal minha mãe múltiplas vezes por causa dos comentários e "piadas" q meu pai e sua família faziam, uns anos atrás tomei consciência, me arrependo e me culpo muito por tudo q fiz a ela.
vc não sofreu alienação parental pq isso não existe.
@@iacamiaba 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gostaria de parabenizar pela escolha do tema, mas trazer alguns questionamentos. Há milhares de estudos clínicos incluindo duplo cego com acompanhamento longitudinal. Há evidência robusta de que a alienação parental (AP) está fortemente relacionada com problemas de saúde física e emocional em adultos. Estudos mais recentes mostram que a melhor forma de reduzir os efeitos e até mesmo evitar o surgimento das sequelas da separação familiar forçada (AP) é a guarda compartilhada simétrica (50% de convivência com cada genitor), ou equilibrada como está no texto da lei 13.058/2014, a lei da guarda compartilhada. Infelizmente, estamos correndo o risco de revogarem a lei 12.3180/10 que protege as crianças, justamente, da AP. Boa parte disso se deve ao discurso negacionista que argumenta raso para criticar os estudos sobre AP. Richard Gardner é uma pequena parcela da ciência que embasa a AP. Como o seu canal tem bastante audiência, gostaria de pedir que nos ajudasse a compartilhar conhecimento baseado em evidências para podermos combater essa onde negacionista que assola o país. Desde já, obrigado.
Meu advogado me disse que Lei de Alienação Parental é coisa de filme (não da vida real), que Juiz da vara da família tem muitos processos e por isso não tem muito tempo para ver o meu no detalhe, que única coisa eficiente que posso fazer é oferecer mais dinheiro na pensão para poder ver mais o meu filho. Meu caso é bem complicado por que começou com uma falsa denúncia com pedido de cautelares (audiência ainda não aconteceu e faz quase 2 anos). Não sei mais o que fazer.
Procure um advogado melhor, especializado na área.
@@danielribeiro2333 Essa é uma dificuldade: encontrar e que não seja apenas uma caça honorários e que depois de receber mostre-se um bundão!
Posso te dar um conselho.....refaça sua vida ,se quer ter filhos busque outra companheira.
Meu filho passa por esto fazem 5anos ,sofre terrívelmente ,seu psicológico foi afetado.Sempre dissemos ,quando crescerem irão contigo ,mas aí já perdeu a criação ,aquele convívio que cresce o amor.
Juízes e advogados só nos Fizerao perder muito dinheiro. O dinheiro que poderia ter ido aos filhos.
Ela tb deu violência familiar sem provas ,eu estava do lado deles no momento ,nunca houve agressão.
Se vc ver definição de mulher tóxica... é essa mulher .
E as crianças ??? Me pergunto
@@csi6579 Já ouviu falar no Renan Bruno do canal "A lei dos Homens"? Ele sim deve ser capaz de te ajudar.
@@danielribeiro2333 Nã9 conhecia, mas vou procurar. Agradeço indicação, Deus abençoe!
Tenho 16 anos e minha vida toda tive que morar com minha tia e minha vó, quando eu era criança minha tia sempre falava mal da minha mãe e minha vó sempre defendeu ela, então eu tive que conviver com as duas sempre brigando sobre quem tava certa, eu tbm nunca me senti parte da família e minha tia sempre deixou claro que eu era um tipo de peso pra ela, e por muito tempo eu fiquei do lado da minha vó, a minha mãe já apareceu algumas vezes e quando eu era criança sempre tive a necessidade de agradar ela, e eu nunca soube se eu tinha que odiar ela ou gostar dela pq todo mundo dizia uma coisa diferente e isso sempre me confundiu, quando eu tinha uns 4/5 anos eu até cheguei a morar com ela por um tempo, mas depois eu voltei a morar com minha tia, minha mãe sempre que visitava ia embora sem avisar e uma vez ela até chegou a ir embora de madrugada e causou uma confusão pq aparentemente ela tinha levado coisas da nossa casa (roubado), por causa desse acontecimento eu comecei a ficar do lado da minha tia, mas sempre me falaram que "minha mãe sempre vai ser minha mãe, pq ela me teve, e eu tinha que agradecer " ou "mãe é quem cria, e eu tinha que agradecer minha tia por cuidar de mim" mesmo eu nunca sentindo que ela "cuidava de mim" ou até gostasse de mim, por isso eu acabei nunca gostando realmente de ninguém, eu não sei se isso tem relação com o vídeo, mas queria saber se isso poderia fazer parte da categoria de alienação parental ou poderia ser outra coisa...
A Alienacao é um crime horrendo contra a psico da crianca. Eu moro na Austria, estou há cinco anos sem contato com meu filho, nove anos sem minha filha e meu outro filho me procurou desesperado durante a pandemia, chorando que me amava e queria me ver. Entao nos encontrávamos em segredo., para o pai e a amante nao saberem. Eu nao tive chance nos tribunais, pois para uma mae "latina" contra um pai europeu e uma amante dr.em psiclologia dos USA e sem filhos, nao foi fácil. Mas nao desisto e, seguirei lutando pelos meus direitos como mae. Tenho provas da Alienacao, mas nunca sao suficientes, mas só o fato dos filhos nao terem contato com a mae, é algo para ser investigado. As saudades que sinto dos meus filhos é enorme. Em alguns países da Europa, os pais recebem "Kindergeld" que é um dinheiro até a crianca terminar a Universidade, no caso de divórcio, entao quem tem a guarda recebe este dinheiro, mais dinheiro da pensao alimentícia, mas algum dinheiro extra, como material escolar e, dependendo do trabalho do pai ou mae, outro extra de aproximadamente 70€. Eu tenho tres filhos e pagava quase 60% do meu salário!!! Para três criancas, o valor seria aproximadamente de 1.800€ = 9.330,00 Reais! Meus filhos receberam meu amor desde quando estavam na minha barriga, mas depois serviram como mercadorias!!!
pensar nisso dói tanto
Eu tinha entendido "alimentação" parental kkkk mdeus
Muito triste esta situação
Meu filho morou com o pai dos 4 aos 8 anos, passei por um processo muito difícil na minha vida, mas nunca deixei de estar presente na vida do meu filho, mas sempre soube que O pai do meu filho fazia alienação, somente agora consegui provar na justiça e consegui a guarda, mas ele ainda faz alienação nos dias que está com ele, qdo meu filho volta demora uns dias para voltar pra mim. Ele sabe que o pai faz, mas diz que não consegue evitar ficar com raiva de mim! Meu filho faz terapia semanalmente. Eu apenas digo que o pai um dia vai mudar e seremos amigos, que eu espero que tb um dia possamos viver em paz nos três.
Ja fizeram com minha família mais como a profissional disse todos devem estar envolvidos e comprometidos,e gostaria de saber mais sobre o assunto
Meu professor preferido ❤
eu fiquei com alienação parental com meu avô por causa da minha mãe. Mas eu acho que concordo com minha mãe.
Criei minha filha sem o pai dela. Ela foi CRIADA na casa dos parentes dele, e ele NUNCA quis nem contato com ela e nem fez nada por ela durante muitos anos. Por mais que eu pedisse a ele que tivesse mais amor por ela, ele nunca demonstrou interesse por ela. Eles melhoraram um pouco o relacionamento na adolescência dela. Em 2019, ela engravidou e teve uma trombose. Entrou no hospital brigada com o pai, e três dias depois, eram melhores amigos. Ela passou a me tratar com desprezo, me difamou, me acusou de alienação parental, e qdo saiu do hospital, alguns dias depois, o pai tinha virado um deus e eu tinha virado o diabo. Recebi prints horríveis dela me difamando pra várias pessoas. Ela foi morar com o pai, e então passou a difamar não só a mim, como ao?meu genro e à família dele, que só fizeram o bem pra ela. O bebê nasceu em novembro de 2020 e nem eu, nem meu ex-genro e nem a família dele conhecemos. Sequer fomos avisados do nascimento.
É, minha amiga. Eu tenho uma filha bebê, sou mãe solo mas não espero nada de exclusivo ou de gratidão, nenhum retorno da minha filha. Imagino a dor que vc deve ter no coração, a mágoa que carrega. Sei muito bem, tenho exemplos próximos. Entregue a Deus 🙏🏼
Kkkkkkkkkkkkkk, rindo pra não chorar com o ser humano.
Tive a minha com 17 anos anos.
Me matei sozinha( já era órfã de pai e mãe) pra manter nas melhores escolas. Quando fez 15 anos e desta vez arrumei uma boa pessoa, virei a pior pessoa do mundo também, me difamou aos 4 cantos e nem quis mais morar comigo.
É assim mesmo, com 17 anos já fala comigo numa boa, mas fez tanto que hoje eu quem fico com o pé atrás
hoje intendo porque eu tive muitos traumas na minha infância, e triste ver isso....
Faz tour pelo Victor
Em um processo de guarda o pai pediu a guarda do filho pelo fato do irmão da mãe ser usuário de trocar e ter problemas psiquiátrico, a mãe fez boletim e anexou a medida protetiva para mostrar ao juiz que o pai era agressor e o juiz suspendeu a visita do pai, o pai entrou com uma ação para anular a decisão do juiz, hoje o pai tem direito de visita, assa atitude pode ser considerada alienação? mãe sempre tentando prejudicar o pai no convívio do filho .
Material muito bom
Esse canal é divino
Meus vizinhos pais da minha amiga, fez ela ver traição, já viu vídeo da mãe dando pra outro, o pai reclama dela ser mimada e a mãe assume que o pai mimou ela, e ele bate nela por isso, o pai reclama dela ser debochada e tbem assume que a mãe é muito debochada, ou chegar bêbado e bater nela. O pior o pai tem outra filha fora do casamento, a mãe sempre traiu, fala na frente da filha que pegava um monte de moleque na rua, que ficava com um de carro ia em outra esquina e ia ficar com outro, fora o pai que mês passado 2 horas da manhã no bar( ele saiu 17 hrs), disse que iria sair com os amigos, e postou no status do wpp uma foto com uma mulher com a legenda " meu amor" tipo geral vendo da família. Ela já fugiu de casa ontem, ela voltou e o pai dela foi arrumar k.o com ela hj, ela pediu ajuda gritando. Ai veio a ambulância(Mas quem ligou para ambulância foi os pais. e botou ela na camisa de força. Ela só tem 14 anos, e com 10 viu um vídeo da mãe traindo o pai. Ela vai ficar medicada, nn consigo mais fazer nada, Pfvr me falem oque tenho que fazer. Pq a família está do lado dos pais menos os primos n. Ela é uma garota muito especial que foi saco de pancada dos pais a vida toda, e Só quer se liberta.
Nossa que história.
Até o momento só podemos orar pela vida dela
geralmente nao comento muito em videos... porém tenho uma duvida ja faz um tempo, como ser verdadeiro comigo mesmo?
as vezes tento refletir e pensar porque tomo certos tipos de decisão ou tento pensar em como me sinto, mas nao sei dizer.
sempre que penso que estou cansado ou triste começo pensar que não passa de vitimismo. quando me olho no espelho não me acho feio porem não gosto do que vejo.
cheguei a conclusão que não consigo ser sincero comigo mesmo... estou sempre duvidando dos meus próprios pensamentos.
não sei se isso é recorrente ou "normal" para as outras pessoas.
Esse vídeo me resumiu
Tem a jurídica também
Gostaria que falasse sobre terapia familiar
Meu ex cunhado com minha irmãe minha cunhada com meu irmão fizeram isso comigo, colocaram seus filhos (meus sobrinhos), contra mim. Até hoje eles são bem sem educação e cheios de certeza sobre mim. Não sinto falta deles, Deus me livre,prefiro eles bem longe de mim, quero que eles parem de me caluniar tb, mas, acho que isso não acontecerá. Pra mim, eles são bem narcisista e outras pessoas tb que só pq eu não quis nada com familiar deles, adoram por lenha na fogueira aos quatro ventos.
Deus me livre dessa corja, em nome de Jesus amém
Sei que esse assunto não tem muito a ver com o vídeo, porém queria entender o quanto pode me afetar pois tenho doenças e meus pais não acreditam em mim, como problema de audição , além de que tenho epilepsia e tomo mais de 5000mg de remédios por dia, meus pais acham que psicólogo não ajudam, e eu estou em um fase que me sinto muito triste, pois tenho crises quase todos os dias e praticamente tenho que viver longe da sociedade inteira
Eu realmente espero que o próximo vídeo seja a sugestão que eu coloquei no vídeo sobre a psicóloga dos bebês
Eu quero gravar um react dele no meu canal.
Se for psicologia dos bebês, esse vídeo já foi feito, acho que foi o penúltimo a ser lançado,
Otimo video!
Infelizmente sou mais uma vítima dessa justiça que odeia os pais! Fiquei 10 meses sem ver meus filhos por conta de falsas acusações com o objetivo de ter a guarda das crianças.
Tenho uma prima de 13 anos ela parece ter esse sintoma de alienação parental, porque os pais dela se separaram, e ela vive com mais dois irmãos e a mãe, e que o pai, no caso meu tio de sangue, toda vez que tenta um contato carinhoso com essa minha prima, ela discute com ele como se fosse uma adulta. Toda minha família diz que a mãe manipula ela e os dois irmãos dela tbm. Mas minha prima é a mais manipulada.
Quero saber se isso é um caso de alienação parental...?
Sim
Não tem como saber, ninguém aqui sabe da vida dela.
Tá e quando a mãe sofre realmente alienação parental e tem provas documentadas por vários proficionais da saúde TDS do sus q o próprio filho fala nas terapias criança de seis anos no caso, também tem medo de entrar na justiça pra ter a guarda integral da criança pois ela e pobre e o pai rico e o pai já atravessou ade SC até o distrito federal recorrendo guarda. Oq fazer
Por favor você poderia fazer de mães que não deixam os filhos terem seus momentos ..
André, lindão!
Problema que nosso judiciario é maternalista e enxerga o pai como simples provedor pagador de pensão alimentícia.
Queria q vc me respondesse minha tia tem uma filha de 6 anos e por mais q ela seja casada ainda ele passa muito tempo fora por causa do trabalho e ele tá próximo da minha prima agora só q ela ñ gosta dele e tudo q ela acha do pai é exatamente a mesma coisa q minha tia fala dele (coisa ruins) e a minha prima tem um péssimo relacionamento com ele isso pode ser á alienação parental?
Parece claro...a criança repete a fala da mãe
@@vaniapriolli9611 alienação parental não tem base científica. o psiquiatra que criou essa teoria defendia pedofilia em seus livros. pesquise Richard gardner + pedofilia.
Sofria disso e não sabia
Amei o vídeo.
Muitas vezes já praticam durante os casamento.
Divórcio ?
Presenca mau existem nos casamentos existem,
Existe alienação parental mesmo os pais estando juntos? Se possível me dê exemplos
Existe Alienação Parental inversa?!
Como assim
Eu também não entendi
Fazer o filho amar os pais?
E quando os dois pais promoviam a alienação parental?
Pra assessar notícias quase impossível
*_ÓTIMO CONTEÚDO_*
Quando um outro parente (uma avó, por exemplo) denigre a imagem da mãe para os filhos pode ser chamado de alienação parental também?
Acho q meu pai pensou q mh mãe ficava falando mal dele e minha mae pensou q meu pai me negligenciava,mas na vdd eu so entendi q meus irmaos mais novos ,q sao d outros casamentos dos meus pais,tinham mais necessidade da atencao deles entao eu pedi a mh mae pra nao me mandar mais pra ver meu pai,pq mh mae gastava mto dinheiro e mh madrasta brigava com meu pai achando q ele dava mais pra mim do q pra as fhas dela...
Mn eu vi uma notícia sobre uma mulher q perdeu a guarda da filha pq foi acusada de alienação parental e eu fiquei confusa pq não sabia oq era, daí eu entro no TH-cam e me deparo com esse vídeo, saiam debaixo da minha cama pfv
Eu sofro disso...eu não tô bem
Mas se antes de separar o pai já era um pai ausente e um carrasco . E depois da separação a criança que sofreu na mão do pai rejeitar o pai ? Pq lembra tudo que passou na mão do pai antes do pai ir embora. Isso aconteceu com o meu filho o pai judiou dele quando ele morava em casa ainda. E hj meu filho tem 12 anos e rejeita o pai. Para os filhos aceitar ou não aceitar o pai depende muito do caráter do pai .
Boa noite. Tive uma discussão com a mãe do meu filho Gustavo a aproximadamente 10 meses e falamos coisas muito duras um pro outro. O resultado disso foi que ela pediu uma medida protetiva. Porém, ela instruiu nosso filho há bloquear meu número de celular, bem como o fez me excluir das redes sociais.
Fazem exatos 9 meses que não tenho qualquer notícia sobre ele. Já procurei os órgãos competentes e até agora não obtive resposta alguma
Eu e o Gustavo sempre tivemos uma relação maravilhosa. E desde então não tenho nenhum tipo de contato com ele
Podem me ajudar?
Eu vendo esse vídeo depois de ver o vídeo da Bibi Baylas
Esse vídeo vira uma falta de profissionalismo né
E quando o pai é presente, mas ao mesmo tempo ausente emocionalmente 😕😢