" A baixa produtividade do trabalhador brasileiro é o maior problema econômico que o país tem . Por isso o Brasil é subdesenvolvido . O trabalhador brasileiro trabalha 1 hora e produz só 20% do que produz um trabalhador americano . " Samuel Pessoa lista vários grandes entraves para a produtividade que vão desde " a péssima educação formal " da população que não desenvolve habilidade cognitiva , raciocínio lógico , capacidade de comunicação -- além de não desenvolver capacidades sócio-emocionais como tolerância à frustração e persistência -- até os grandes problemas do entorno do trabalhador que são uma legislação tributária que não incentiva inovação e empobrece a qualidade do produto e a péssima qualidade das escolas públicas ( a grande maioria da população estuda em escolas públicas ) . Sobre a tragédia da Educação no Brasil , está acontecendo agora aqui na Bahia uma briga entre o governador e o Conselho Estadual de Classe , porque o governador baixou uma portaria que cria grande obstáculo para a reprovação do aluno . Sendo que isso já é antigo aqui no estado -- eu tive uma paciente que era professora no ensino fundamental II ( o antigo ginásio ) e ela colocava da grande aflição de ter , em sala de aula , alunos de diferentes idades com os mais velhos tendo passado de ano sem a menor condição de aprendizagem do material novo que estava sendo ensinado
Educação no Brasil virou um show de horrores. São diversos problemas, inclusive, o principal problema da educação e do Brasil em geral é "não enfrentar os problemas". De tanto empurrar com a barriga chegamos onde chegamos e todos os problemas do país juntos geraram um efeito exponencial. Não sou a favor de reprovação de alunos, pois isso gera um perda de tempo, mas é necessário adotar outras estratégias para estimular o estudo e aprendizagem (olimpíadas de português/matemática/língua estrangeira etc, competições entre escolas com premiação, estimular leituras de livros etc). Porém, muitos existe um grupo neste país que quer uma população bestializada e ignorante para se perpetuarem no poder (mas isso cobra cada vez mais um alto preço do país). Como dizem os economistas: "Não existe almoço grátis".
Lembrando que isso não é necessariamente culpa do trabalhador. Trabalhei e fábrica no Brasil 2 anos e não recebi nenhum treinamento, nenhuma formação... 1 mês trabalhando em uma fabrica aqui na Europa e já recebi 2. Fora o respeito pelo consumidor/produto. No Brasil as empresas são abutres
Não acho que o Brasil algum dia se torne uma nação altamente produtiva, com estudantes nos primeiros lugares do PISA, referência em inovação e tecnologia, com uma infraestrutura excepcional e instituições eficientes. Também não acho que o Brasil será um fracasso completo ou que entrará em alguma trajetória de caos social ou algo do tipo. O Brasil vai estar aonde sempre esteve. Um país medíocre, mas que bem devagar vai melhorando. Uma espécie de aluno nota 6.
Concordo Plenamente com vc, tanto é que desde 2021 a economia vem crescendo , mas estamos longe de sermos uma Coreia Do Sul, China, Japão , Cingapura que saíram da miséria e se desenvolveram muito, a China então é surpreendente, era miserável no final dos anos 70 e hoje é a segunda maior economia do mundo, com 40,00 por cento da população já sendo de classe média
@@paulomiranda7750 Eu imagino isso. Acredito que a longo prazo Brasil irá deixar de existir ou isso aqui vai virar um bando de republiquetas. Aliás eu já vejo o país assim, pois vários Estados, Cidades e até a Amazônia estão jogadas as traças e as baratas (vide Rio de Janeiro).
O brasileiro trabalha e muito, o problema é a burocracia de nossas Instituições em todos os seguimentos, isso sim trava o desenvolvimento. A culpa não pode cair na conta do trabalhador!!!
Querem produção e não dão condição da pessoa produzir. Aqui no Rio de Janeiro, trabalhadores bebem água da torneira, outros; outros nso tem água gelada p beber, nesse calor, com sensação térmica beirando os 50C°. E são prestadores de serviços da PREFEITURA!
De fato, vamos enfrentar o desafio da produtividade - sustentável e inclusiva. Com evolução na organização política do país - melhor governança com o Semi-presidencialismo e na representação, o modelo de voto distrital misto . Rafael de Lala Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
Que a produtividade do brasileiro e baixa nao discordo, eu sempre disse que minha produtividade sempre foi muito alta, mas se fosse nos USA ou UE seria baixa. Mas, isso ta longe de ser o principal problema do mercado brasileiro, ha inumeros deles, mas ultimamente acho que o foco em gerar mais lucros para os proprietarios a qualquer custo (iria dizer dividendos aos acionistas, mas muitas empresas nao listadas operam da mesma forma) e o principal. Ninguem vai querer trabalhar e ainda mais ser produtivo (leia-se explorado) e no fim ganhar um bis quando a empresa bate a meta de milhoes! Gracas a deus acabei de sair de uma multinacional que passa toda aquela imagem de empresa do bem, mas que na pratica exerce uma exploracao analoga a escravidao, 12, 14 horas de trabalho/dia sem hora extra! Hoje so cai no papo de empresario quem e trouxa! Nunca mais eu volto pra esse mercado!
Esses comentaristas/analistas são uma falcatrua, só dizem aquilo que deprime cada vez mais o brasileiro, se colocam sempre como observador, colonizador, e nunca apoiam políticas de desenvolvimento local, seguem exaltando as grandes potências.
Concordo. O que adianta prodizir mais bens se os cidadãos do país não tem condições de adquirir o excedente de produção? Hje com a suposta baixa produtividade a maioria dos itens já não vende
O problema é que você é burro e não sabe o que significa produtividade. Não há correlação entre produtividade e esforço. Mas esperar o que de um país que tem 40k de homicídios por ano?
Concordo que a baixa produtividade contribua para o subdesenvolvimento, mas a baixa complexidade tecnológica ainda mais. Investimos principalmente na agricultura, gado e minérios, gerando poucos empregos .Tirando a Embrapa, embraer e outras, não temos mais nada. Exportamos mãos especializadas com alto custo educacional, ou temos engenheiros dirigindo Über.
Samuel Pessoa coloca aspectos precisos sobre o que deve vir a ser uma reforma administrativa no setor público . Ele diz que , na verdade , a constituição já oferece o desenho , de modo que tudo pode ser feito através de leis ordinárias ( sem precisar de mais uma emenda , na insanidade que é a constituição brasileira ) . Ele diz que não vê necessidade de por fim à estabilidade do funcionário público , mas é preciso melhorar o acompanhamento durante o estágio probatório porque há pessoas que fazem um concurso público atrás do outro sem que tenha as habilidades específicas para essa ou aquela função . Ele defende também que nos casos de trabalhos muito pequenos que , com o avanço rápido da tecnologia , vão perder o sentido , que não seja oferecida estabilidade porque fica um peso grande para as despesas públicas pagar salários até a aposentadoria de funcionários que executam funções já oferecidas pela tecnologia em seu avanço . E ele coloca ainda que os concursos deveriam ter uma descrição mais generalista das funções , de modo que os funcionários possam vir a mudar de atividade no decorrer do tempo de acordo com a necessidade do órgão público . Ótimas diretrizes
É exatamente isso aí. Eu trabalho no Setor Público no Brasil e vejo cada absurdo lá dentro. Inclusive, essa política de contratação de funcionários públicos no Brasil é ridícula (cabide de emprego e voto de cabresto), pois tem muitos cargos que podem ser absorvidos pela tecnologia.
@@anahelenadonascimento9231 Sou do Judiciário Federal. Se eu for contar os horrores de lá vou ficar uns 3 dias escrevendo, mas é bem estilo "Absolutismo Monárquico". Inclusive, tem muita gente que ocupa cargos diretivos e são extremamente despreparados para a função. O problema central do Brasil é a mentalidade que não evoluiu com o tempo. Ainda vivemos uma mistura de Casa Grande e Senzala + Regime Escravocrata + Sistema Feudal. Um país com essa cultura sempre ficará estagnado.
@@tygoufaynanchal3903 O que considero o pior do pior no judiciário brasileiro é a surreal morosidade . Bastando dizer que , nesse momento , tenho um processo de precatório em fase final de execução que aguarda o deferimento de um juiz federal há quase 5 meses . Se eu fosse ainda jovem e não tivesse a obrigação de viver por completo essa encarnação no Brasil , iria providenciar meios de deixar o país . Caso nos conhecêssemos e fosse possível pra você , iríamos embora do Brasil juntos . Parece que temos pensamentos em comum
@@anahelenadonascimento9231 🤣Já passei dos 40. Se eu tivesse meus 20 iria embora também deste país. Tentar a vida em outro país depois dos 40 é bem complicado. Sobre morosidade no Judiciário é bem complicado mesmo e quando se trata de precatórios é uma novela. Já tive contato com precatórios e é uma novela sem fim, principalmente quando é Estadual ou Municipal.
As empresas com máquinas obsoletas a 20 anos, métodos de gerência atrasados em 50 anos, que não investem 1 centavo em P&D não são problemas da baixa produtividade, é só o trabalhador. Não nego que a educação brasileira é um empecilho, mas jogar toda a culpa no trabalhador é muito mau-caratismo. Infelizmente até na educação entra essa lógica de lucrar mais, investindo menos, veja a qualidade das faculdades particulares, tenebrosa. Veja o lobby dos grandes grupos educacionais pra sucatear ainda mais a educação pública de base. Conseguiram passar uma reforma no ensino médio que oblitera as parcas chances de um pobre entrar em uma boa universidade, transformando o ensino privado em uma necessidade básica. Parabéns a todos os empresários envolvidos.
Comentário excelente. São vários fatores que geram a baixa produtividade no país como você citou. Educação + trabalhador é somente a ponta do Iceberg. Mas, eles sempre querem culpar o trabalhador, devido a essa "cultura de Casa Grande e Senzala". Por fim, ainda pensamos e agimos como colônia.
PERFEITO COMENTÁRIO!! Primeiro que você nota que ele não entende nada da produção de um trabalhador, faz analogia com macaco e não sei mais o que. Loucura! Mas eu entendo nível de escolaridade baixa, hoje a mão de obra não se qualifica
@@rafaelneto1186Eu tenho a impressão de que a maioria desses economistas brasileiros não lêem livros. Só esquentam banco e buscam um papel colorido. São análises muito rasas e até mentirosas.
O termo "produtividade do trabalho" envolve tudo no entorno do trabalhador que o torna mais produtivo, incluindo aí tecnologia atrasada, gestão atrasada, etc. Ele não está dizendo que é culpa do trabalhador. Você que entendeu errado.
Dá para economizar com a reforma administrativo sem mexer em quem já está empregado, muito menos alterar a estabilidade. Basta: 1. Reduzir os cargos comissionados inclusive em áreas de chefia. 2. Reavaliar periodicamente os servidores readaptados. 3. Digitalizar os serviços no níveis municipal, estadual e federal extinguindo cargos. 4. Estabelecendo metas que não estejam sobre avaliação da chefia que seria responsável apenas por cumpri-las. 5. Premiando o chefe que economiza dinheiro.
De acordo com Samuel Pessôa, o problema da falta de produtividade do trabalhador brasileiro tem dois aspectos, um aspecto interno (características internas do trabalhador) e um aspecto externo (situação do marco legal e institucional). E importante ressaltar que a despeito de se tratar de um economista do campo liberal, que defende a austeridade fiscal para o Estado, a solução proposta por Samuel Pessôa para resolver o problema da produtividade do trabalhador brasileiro passa necessariamente pela melhoria da educação PÚBLICA: "O que está embutido no trabalhador, a única saída é melhorar as redes públicas de educação fundamental, não tem outra...". Nós sabemos que não é possível "melhorar as redes públicas de educação" sem investimentos públicos em educação feitos pelo Estado. O próprio Samuel Pessôa afirma: "se a educação pública melhora... aumenta o gasto...". E diz mais: "se o aumento da eficiência do setor público for prioritariamente em atividade-fim [como é o caso da educação], gera aumento de gastos...". De acordo com o próprio pensamento liberal, "não existe almoço grátis", de modo que Samuel Pessôa poderia ter esclarecido, em sua opinião, de onde devem vir os recursos para "melhorar as redes públicas de educação fundamental". A resposta a essa pergunta, obviamente, não tem apenas uma natureza econômica ou matemática, mas principalmente se trata de uma decisão política, ou seja, de uma escolha: que parcela da população brasileira vai ter que bancar a melhoria das redes públicas de educação fundamental, ou seja, que parcela da população vai ter que bancar a melhoria da produtividade do trabalhador? A regra relativamente simples segundo a qual quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos poderia ser aplicada nesse caso? Outra questão: se a melhoria das redes públicas de educação é a única saída para aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro e se o aumento da produtividade é o que nos tornará no longo prazo um país desenvolvido, não é necessário reconhecer que as despesas necessárias para promover essa melhoria das redes públicas de educação não são meros "gastos", mas sim autênticos "investimentos"?
Liberais não são contra gastos, são contra gastos em setores que o Estado não deveria estar exercendo um papel predominante. Se o orçamento público estivesse canalizado em melhorar a qualidade da educação pública então ninguém reclamaria, hoje o orçamento é basicamente para pagar salário e aposentadoria e pouco que sobra é com subsídio e isenções fiscais para empresários das quais os liberais são os maiores críticos. Resumo da opera Desenvolvimentistas = lucros para grandes empresários em detrimento do bem estar social Liberal = Investimento no que realmente importa
A ineficiência do empresário também é causa da baixa produtividade da economia brasileira. Mau investimento em tecnológia e equipamentos, precário planejamento financeiro e administrativo na empresa, endividamento ineficiente, falta de preparo emocional na condução dos negócios e de uma boa compliance. Nada disto é mencionado pelos nossos economistas que têm errado muito em suas previsões de crescimento da economia em 2021, 2022, 2023, 2024 ....Por que???
Porque esses empresários tem todo direito de serem ineficientes e em algum momento deveriam quebrar. Uma empresa dar errado é algo bem comum no mundo desenvolvido. A maioria quebra mesmo. O fato deles serem ineficientes e não quebrarem por causa de instituições é o X da questão e o grande problema.
De onde que ele tirou que a inflação sobre alimentos está baixa kkkkk Tudo está mais caro nos mercados, arroz, óleo, frutas, verduras, pra vc ter uma dieta "ideal" e equilibrada no Brasil vc precisa de pelo menos 1000 reais por mês só pra comida e isso pra 2 pessoas.
Só para eu saber, quantos parafusos o tal Samuel Pessoa produz? Normal ficar apontando problemas sem deixar de ser parte do problema. E, como todo economista, erra suas "previsões" e fica por isso mesmo.
Baixa produtividade: capital privado não investe em desenvolvimento, treinamento, e também não ver com boa vontade os investimentos do poder público em infraestrutura. Por milagre fica difícil, e os analistas e comentadores não veem essas questões como definidoras. Sobram ideias mágicas para esconder o que de fato está por trás, projeto de Brasil -fazenda a moda antiga.
crescimento por gasto público gera dívida e inflação. Samuel deveria falar das consequências disso. Porque diabos todo mundo passando pano pro Lula agora?
Não. A democrácia não esta funcionando e nunca funcionou, a desigualdade socio econômica histórica que temos nunca permitiu a viabilidade da democrácia por uma série de fatores.
Brasil é um país exportador de minérios e agro in natura em primário, a maior parte dos serviços estão em uma cadeia de baixa complexidade econômica e a indústria virou basicamente uma importadora. A produtividade do trabalhador brasileiro nao é baixa, por exemplo, como aumentar a produtividade do barbeiro? Do entregador do ifood, do caixa de supermercado, do auxiliar de serviços gerais? Os daqui são tão eficientes quanto os americanos, a questwo é: quando o Brasil vai gerar empregos industriais que remuneram muito mais que o setor de serviços que gera 70% dos empregos aqui? Samuel pessoa coloca a produtividade em questão a diferenca que trabalhos mais complexos geram melhores salários.
A produtividade do barbeiro Br é igual a barbeiro americano? Baseado em quê? No seu ku? Pois, a produtividade brasileira não cresceu nem 5% em 30 anos.
Sério, acho que a falta de um salário digno é que provoca a baixa produtividade . Mais falar em produtividade na era da I.A é pura nostalgia porque assim como a mecanização no agro aumentou a "produtividade " assim será a I.A em toda a sociedade não é com a produtividade que se deve preocupar-se a curto e médio prazo é sim com a falta de emprego sem contar com a carga tributária mal aplicada e a falta de visão macro econômica e geopolítica mundial no todo tanto em esfera estatal como privada . Sinto muito mais produtividade de trabalhador é coisa passada e fora do contesto contemporâneo !!
O Brasil não é subdesenvolvido porquê tem uma baixa produtividade. O Brasil tem uma baixa produtividade porquê é subdesenvolvido. Não sei o que esse cara tanto bate nessa tecla como se a produtividade fosse DETERMINADA pela capacidade do trabalhador ser bom, esforçado, boa educação. Isso tem agravado a produtividade, mas EUA (que ele tanto gosta de usar como exemplo) não tem uma educação muito diferente do Brasil. Os países que possuem produtividade alta são aqueles que possuem uma cadeia produtiva de produtos complexos, de ALTÍSSIMO valor agregado, que por isso têm mercado para engenheiros, cientistas, pós-graduados na indústria de ponta. Então, quando se pega o PIB e divide pela hora trabalhada pela massa de trabalhadores obtemos uma alta produtividade. O Brasil, vendendo basicamente soja, milho e petróleo cru, com muito trabalhadores de baixa formação, sem campo de trabalho para engenheiros, por exemplo, sem produtos mais complexos, quase nada industrializado, e a pouca indústria é na maioria do século 19 e 20 (quase nada da indústria de ponta), vai sempre ter uma produtividade muito baixa.
26:19: "A baixa produtividade do trabalhador brasileiro é a maior problema econômico do país"..... "a baixa produtividade do trabalho, metade dela são características embutidas no trabalhador"..... "a outra metade é o entorno, a qualidade do marco legal e institucional" Será que não tem nada a ver com os tipos de atividades econômicas desenvolvidas no país ? Inovação não conta? Não tem nada a ver com estratégia de desenvolvimento? Desenvolver produtos e serviços de maior valor agregado não levaria a uma maior produtividade (valor de saída / horas trabalhadas) ? th-cam.com/video/jsHEJR61Tuo/w-d-xo.html
@@maricosta7992A baixa produtividade não é do trabalhador. A baixa produtividade é da economia, que é baseada em produtos primários (minerais e agrícolas) de baixo valor agregado, e serviços de pouca intensidade tecnológica. Não basta investir em qualificação e melhorar o ambiente legal e institucional; um país que com leis sólidas e racionais e que emprega PHDs para produzir bananas não se desenvolve. Tem que diversificar e sofisticar a economia, com produtos e serviços de maior valor agregado.
@@migbalrat Exatamente. Tem que olhar o quadro todo. O problema central é que somos uma colônia de exploração que vende produtos primários para o mundo, inclusive, não temos nem estrutura ideal para isso (ferrovias, infraestrutura etc).
...o valor do salário mínimo deve estar atrelado ao poder de compra. Comida e bens de consumo abundantes poderiam valorizar o mínimo sem aumento nominal? Ampliação e apoio técnico agricultura familiar e redes de distribuição não trariam tb empregos e aumento do mercado de consumo?
Só discordo de uma coisa. O mais importante numa reforma tributária seria flexibilizar a estabilidade. Com o modo que existe hoje, a estabilidade inviabiliza uma real avaliação do servidor. Ele sabe que por pior que ele seja, mandá-lo embora é quase impossível. Isso é desmotivante inclusive para os demais funcionários. E torna inviável qualquer administração eficiente por parte dos gestores.
Sempre que posso assisto Samuel Pessoal e Marcos Lisboa. A lucidez do pensamento e a clareza com que explicam suas ideias são muito louváveis
Muito bom! Insegurança publica e jurídica, Estado ineficiente e baixa produtividade devem ser o foco para os próximos anos.
" A baixa produtividade do trabalhador brasileiro é o maior problema econômico que o país tem . Por isso o Brasil é subdesenvolvido . O trabalhador brasileiro trabalha 1 hora e produz só 20% do que produz um trabalhador americano . " Samuel Pessoa lista vários grandes entraves para a produtividade que vão desde " a péssima educação formal " da população que não desenvolve habilidade cognitiva , raciocínio lógico , capacidade de comunicação -- além de não desenvolver capacidades sócio-emocionais como tolerância à frustração e persistência -- até os grandes problemas do entorno do trabalhador que são uma legislação tributária que não incentiva inovação e empobrece a qualidade do produto e a péssima qualidade das escolas públicas ( a grande maioria da população estuda em escolas públicas ) . Sobre a tragédia da Educação no Brasil , está acontecendo agora aqui na Bahia uma briga entre o governador e o Conselho Estadual de Classe , porque o governador baixou uma portaria que cria grande obstáculo para a reprovação do aluno . Sendo que isso já é antigo aqui no estado -- eu tive uma paciente que era professora no ensino fundamental II ( o antigo ginásio ) e ela colocava da grande aflição de ter , em sala de aula , alunos de diferentes idades com os mais velhos tendo passado de ano sem a menor condição de aprendizagem do material novo que estava sendo ensinado
Educação no Brasil virou um show de horrores. São diversos problemas, inclusive, o principal problema da educação e do Brasil em geral é "não enfrentar os problemas". De tanto empurrar com a barriga chegamos onde chegamos e todos os problemas do país juntos geraram um efeito exponencial. Não sou a favor de reprovação de alunos, pois isso gera um perda de tempo, mas é necessário adotar outras estratégias para estimular o estudo e aprendizagem (olimpíadas de português/matemática/língua estrangeira etc, competições entre escolas com premiação, estimular leituras de livros etc). Porém, muitos existe um grupo neste país que quer uma população bestializada e ignorante para se perpetuarem no poder (mas isso cobra cada vez mais um alto preço do país). Como dizem os economistas: "Não existe almoço grátis".
Lembrando que isso não é necessariamente culpa do trabalhador. Trabalhei e fábrica no Brasil 2 anos e não recebi nenhum treinamento, nenhuma formação... 1 mês trabalhando em uma fabrica aqui na Europa e já recebi 2. Fora o respeito pelo consumidor/produto. No Brasil as empresas são abutres
Samuel Pessoa sendo ele. Sensacional!
Não acho que o Brasil algum dia se torne uma nação altamente produtiva, com estudantes nos primeiros lugares do PISA, referência em inovação e tecnologia, com uma infraestrutura excepcional e instituições eficientes.
Também não acho que o Brasil será um fracasso completo ou que entrará em alguma trajetória de caos social ou algo do tipo.
O Brasil vai estar aonde sempre esteve. Um país medíocre, mas que bem devagar vai melhorando. Uma espécie de aluno nota 6.
Concordo Plenamente com vc, tanto é que desde 2021 a economia vem crescendo , mas estamos longe de sermos uma Coreia Do Sul, China, Japão , Cingapura que saíram da miséria e se desenvolveram muito, a China então é surpreendente, era miserável no final dos anos 70 e hoje é a segunda maior economia do mundo, com 40,00 por cento da população já sendo de classe média
Vai separar tudo, em 40 anos não haverá mais Brasil, mas vários paises
é a nossa sina
@@paulomiranda7750 Eu imagino isso. Acredito que a longo prazo Brasil irá deixar de existir ou isso aqui vai virar um bando de republiquetas. Aliás eu já vejo o país assim, pois vários Estados, Cidades e até a Amazônia estão jogadas as traças e as baratas (vide Rio de Janeiro).
Excelente entrevista. Obrigado!
Devagar, 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷quase parado !!! Somos hexacampeões em vôos da galinha. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O brasileiro trabalha e muito, o problema é a burocracia de nossas Instituições em todos os seguimentos, isso sim trava o desenvolvimento. A culpa não pode cair na conta do trabalhador!!!
Querem produção e não dão condição da pessoa produzir. Aqui no Rio de Janeiro, trabalhadores bebem água da torneira, outros; outros nso tem água gelada p beber, nesse calor, com sensação térmica beirando os 50C°. E são prestadores de serviços da PREFEITURA!
Produtividade não é sinônimo de trabalhar muito
@@SliesonHorta Eu sei. Só queremos condições p trabalharar
Uma aula fantastica, educativa, pedagogica. Ele tem profundidade. Obrigado CANAL UM BRASIL.
Baita entrevista!! Samuel manja muito, uma pena o Brasil não seguir essas ideias mais modernas com mais afinco
De fato, vamos enfrentar o desafio da produtividade - sustentável e inclusiva. Com evolução na organização política do país - melhor governança com o Semi-presidencialismo e na representação, o modelo de voto distrital misto
. Rafael de Lala Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
Que a produtividade do brasileiro e baixa nao discordo, eu sempre disse que minha produtividade sempre foi muito alta, mas se fosse nos USA ou UE seria baixa.
Mas, isso ta longe de ser o principal problema do mercado brasileiro, ha inumeros deles, mas ultimamente acho que o foco em gerar mais lucros para os proprietarios a qualquer custo (iria dizer dividendos aos acionistas, mas muitas empresas nao listadas operam da mesma forma) e o principal.
Ninguem vai querer trabalhar e ainda mais ser produtivo (leia-se explorado) e no fim ganhar um bis quando a empresa bate a meta de milhoes!
Gracas a deus acabei de sair de uma multinacional que passa toda aquela imagem de empresa do bem, mas que na pratica exerce uma exploracao analoga a escravidao, 12, 14 horas de trabalho/dia sem hora extra!
Hoje so cai no papo de empresario quem e trouxa! Nunca mais eu volto pra esse mercado!
Esses comentaristas/analistas são uma falcatrua, só dizem aquilo que deprime cada vez mais o brasileiro, se colocam sempre como observador, colonizador, e nunca apoiam políticas de desenvolvimento local, seguem exaltando as grandes potências.
Exatamente
Concordo. O que adianta prodizir mais bens se os cidadãos do país não tem condições de adquirir o excedente de produção? Hje com a suposta baixa produtividade a maioria dos itens já não vende
O problema é que você é burro e não sabe o que significa produtividade.
Não há correlação entre produtividade e esforço.
Mas esperar o que de um país que tem 40k de homicídios por ano?
@@slffeliciano773Pois essas políticas falham e falharam idiota
Muito bom!
Concordo que a baixa produtividade contribua para o subdesenvolvimento, mas a baixa complexidade tecnológica ainda mais. Investimos principalmente na agricultura, gado e minérios, gerando poucos empregos .Tirando a Embrapa, embraer e outras, não temos mais nada. Exportamos mãos especializadas com alto custo educacional, ou temos engenheiros dirigindo Über.
Samuel Pessoa coloca aspectos precisos sobre o que deve vir a ser uma reforma administrativa no setor público . Ele diz que , na verdade , a constituição já oferece o desenho , de modo que tudo pode ser feito através de leis ordinárias ( sem precisar de mais uma emenda , na insanidade que é a constituição brasileira ) . Ele diz que não vê necessidade de por fim à estabilidade do funcionário público , mas é preciso melhorar o acompanhamento durante o estágio probatório porque há pessoas que fazem um concurso público atrás do outro sem que tenha as habilidades específicas para essa ou aquela função . Ele defende também que nos casos de trabalhos muito pequenos que , com o avanço rápido da tecnologia , vão perder o sentido , que não seja oferecida estabilidade porque fica um peso grande para as despesas públicas pagar salários até a aposentadoria de funcionários que executam funções já oferecidas pela tecnologia em seu avanço . E ele coloca ainda que os concursos deveriam ter uma descrição mais generalista das funções , de modo que os funcionários possam vir a mudar de atividade no decorrer do tempo de acordo com a necessidade do órgão público . Ótimas diretrizes
É exatamente isso aí. Eu trabalho no Setor Público no Brasil e vejo cada absurdo lá dentro. Inclusive, essa política de contratação de funcionários públicos no Brasil é ridícula (cabide de emprego e voto de cabresto), pois tem muitos cargos que podem ser absorvidos pela tecnologia.
@@tygoufaynanchal3903 Também fui funcionária pública como psicóloga clínica trabalhando em unidade de saúde . E você é de qual área ?
@@anahelenadonascimento9231 Sou do Judiciário Federal. Se eu for contar os horrores de lá vou ficar uns 3 dias escrevendo, mas é bem estilo "Absolutismo Monárquico". Inclusive, tem muita gente que ocupa cargos diretivos e são extremamente despreparados para a função. O problema central do Brasil é a mentalidade que não evoluiu com o tempo. Ainda vivemos uma mistura de Casa Grande e Senzala + Regime Escravocrata + Sistema Feudal. Um país com essa cultura sempre ficará estagnado.
@@tygoufaynanchal3903 O que considero o pior do pior no judiciário brasileiro é a surreal morosidade . Bastando dizer que , nesse momento , tenho um processo de precatório em fase final de execução que aguarda o deferimento de um juiz federal há quase 5 meses . Se eu fosse ainda jovem e não tivesse a obrigação de viver por completo essa encarnação no Brasil , iria providenciar meios de deixar o país . Caso nos conhecêssemos e fosse possível pra você , iríamos embora do Brasil juntos . Parece que temos pensamentos em comum
@@anahelenadonascimento9231 🤣Já passei dos 40. Se eu tivesse meus 20 iria embora também deste país. Tentar a vida em outro país depois dos 40 é bem complicado. Sobre morosidade no Judiciário é bem complicado mesmo e quando se trata de precatórios é uma novela. Já tive contato com precatórios e é uma novela sem fim, principalmente quando é Estadual ou Municipal.
Obrigado
As empresas com máquinas obsoletas a 20 anos, métodos de gerência atrasados em 50 anos, que não investem 1 centavo em P&D não são problemas da baixa produtividade, é só o trabalhador. Não nego que a educação brasileira é um empecilho, mas jogar toda a culpa no trabalhador é muito mau-caratismo.
Infelizmente até na educação entra essa lógica de lucrar mais, investindo menos, veja a qualidade das faculdades particulares, tenebrosa. Veja o lobby dos grandes grupos educacionais pra sucatear ainda mais a educação pública de base. Conseguiram passar uma reforma no ensino médio que oblitera as parcas chances de um pobre entrar em uma boa universidade, transformando o ensino privado em uma necessidade básica. Parabéns a todos os empresários envolvidos.
Comentário excelente. São vários fatores que geram a baixa produtividade no país como você citou. Educação + trabalhador é somente a ponta do Iceberg. Mas, eles sempre querem culpar o trabalhador, devido a essa "cultura de Casa Grande e Senzala". Por fim, ainda pensamos e agimos como colônia.
Ele não falou que o problema é só o trabalhador isso é você dizendo.
PERFEITO COMENTÁRIO!! Primeiro que você nota que ele não entende nada da produção de um trabalhador, faz analogia com macaco e não sei mais o que. Loucura! Mas eu entendo nível de escolaridade baixa, hoje a mão de obra não se qualifica
@@rafaelneto1186Eu tenho a impressão de que a maioria desses economistas brasileiros não lêem livros. Só esquentam banco e buscam um papel colorido. São análises muito rasas e até mentirosas.
O termo "produtividade do trabalho" envolve tudo no entorno do trabalhador que o torna mais produtivo, incluindo aí tecnologia atrasada, gestão atrasada, etc.
Ele não está dizendo que é culpa do trabalhador. Você que entendeu errado.
Dá para economizar com a reforma administrativo sem mexer em quem já está empregado, muito menos alterar a estabilidade. Basta:
1. Reduzir os cargos comissionados inclusive em áreas de chefia.
2. Reavaliar periodicamente os servidores readaptados.
3. Digitalizar os serviços no níveis municipal, estadual e federal extinguindo cargos.
4. Estabelecendo metas que não estejam sobre avaliação da chefia que seria responsável apenas por cumpri-las.
5. Premiando o chefe que economiza dinheiro.
Surpreso demais pro meu gosto.
De acordo com Samuel Pessôa, o problema da falta de produtividade do trabalhador brasileiro tem dois aspectos, um aspecto interno (características internas do trabalhador) e um aspecto externo (situação do marco legal e institucional). E importante ressaltar que a despeito de se tratar de um economista do campo liberal, que defende a austeridade fiscal para o Estado, a solução proposta por Samuel Pessôa para resolver o problema da produtividade do trabalhador brasileiro passa necessariamente pela melhoria da educação PÚBLICA: "O que está embutido no trabalhador, a única saída é melhorar as redes públicas de educação fundamental, não tem outra...". Nós sabemos que não é possível "melhorar as redes públicas de educação" sem investimentos públicos em educação feitos pelo Estado. O próprio Samuel Pessôa afirma: "se a educação pública melhora... aumenta o gasto...". E diz mais: "se o aumento da eficiência do setor público for prioritariamente em atividade-fim [como é o caso da educação], gera aumento de gastos...". De acordo com o próprio pensamento liberal, "não existe almoço grátis", de modo que Samuel Pessôa poderia ter esclarecido, em sua opinião, de onde devem vir os recursos para "melhorar as redes públicas de educação fundamental". A resposta a essa pergunta, obviamente, não tem apenas uma natureza econômica ou matemática, mas principalmente se trata de uma decisão política, ou seja, de uma escolha: que parcela da população brasileira vai ter que bancar a melhoria das redes públicas de educação fundamental, ou seja, que parcela da população vai ter que bancar a melhoria da produtividade do trabalhador? A regra relativamente simples segundo a qual quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos poderia ser aplicada nesse caso? Outra questão: se a melhoria das redes públicas de educação é a única saída para aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro e se o aumento da produtividade é o que nos tornará no longo prazo um país desenvolvido, não é necessário reconhecer que as despesas necessárias para promover essa melhoria das redes públicas de educação não são meros "gastos", mas sim autênticos "investimentos"?
Liberais não são contra gastos, são contra gastos em setores que o Estado não deveria estar exercendo um papel predominante. Se o orçamento público estivesse canalizado em melhorar a qualidade da educação pública então ninguém reclamaria, hoje o orçamento é basicamente para pagar salário e aposentadoria e pouco que sobra é com subsídio e isenções fiscais para empresários das quais os liberais são os maiores críticos.
Resumo da opera
Desenvolvimentistas = lucros para grandes empresários em detrimento do bem estar social
Liberal = Investimento no que realmente importa
É só reformar o que já é gasto.
O Brasil já gasta muito com educação, mas a maior parte vai para a educação de nível superior e funcionário público.
em 2050 pessoal....ainda da tempo de fugir do brasil. Muito antes fica melhor la fora num pais que não seja uma cleptocracia.
Eu vejo justamente essa saída. Preocupar para onde o Brasil vai é perda de tempo.
A ineficiência do empresário também é causa da baixa produtividade da economia brasileira. Mau investimento em tecnológia e equipamentos, precário planejamento financeiro e administrativo na empresa, endividamento ineficiente, falta de preparo emocional na condução dos negócios e de uma boa compliance.
Nada disto é mencionado pelos nossos economistas que têm errado muito em suas previsões de crescimento da economia em 2021, 2022, 2023, 2024 ....Por que???
Porque esses empresários tem todo direito de serem ineficientes e em algum momento deveriam quebrar. Uma empresa dar errado é algo bem comum no mundo desenvolvido. A maioria quebra mesmo. O fato deles serem ineficientes e não quebrarem por causa de instituições é o X da questão e o grande problema.
Inegável, Haddad surpreendeu e está jogando muito! Não é o meu partido mas torço a favor.
Com déficit explosivo, pro primeiro ano de governo ele tá excelente.😂
2 semestre de por estagnado isso pq a Selic tá em queda uma maravilha
Precisa de colocar teto no serviço da divida (SD) em 10% do orçamento. Hj o SD é 50% do orçamento.
Ele falou de PIB em 1,5.. Hoje já estamos em 3,5
Vcs já foram numa prefeitura qualquer no Brasil desenrolar uma documentação ?
Façam isso e verão oque é produtividade reversa
36:16 reforma administrativa
De onde que ele tirou que a inflação sobre alimentos está baixa kkkkk Tudo está mais caro nos mercados, arroz, óleo, frutas, verduras, pra vc ter uma dieta "ideal" e equilibrada no Brasil vc precisa de pelo menos 1000 reais por mês só pra comida e isso pra 2 pessoas.
Samuel, faz um podcast fixo vc e o Marcos Lisboa falando sobre qualquer coisa, pode até ser sobre groselhas.
Alguém sabe qual é o texto do Thomas o Samuel citou?
Os comentários são muito pouco criveis. Não é uma análise crítica. É uma enxurrada de elogios ao governo atual. Fica muito claro ser um militante
Faria Lima é duas piadas a céu aberto :Baixa produtividade do trabalhador brasileiro nos torna subdesenvolvido.
Só para eu saber, quantos parafusos o tal Samuel Pessoa produz? Normal ficar apontando problemas sem deixar de ser parte do problema. E, como todo economista, erra suas "previsões" e fica por isso mesmo.
Precisa trocar a meta de inflação pela meta de crescimento de 5% aa.
Baixa produtividade: capital privado não investe em desenvolvimento, treinamento, e também não ver com boa vontade os investimentos do poder público em infraestrutura. Por milagre fica difícil, e os analistas e comentadores não veem essas questões como definidoras. Sobram ideias mágicas para esconder o que de fato está por trás, projeto de Brasil -fazenda a moda antiga.
crescimento por gasto público gera dívida e inflação. Samuel deveria falar das consequências disso. Porque diabos todo mundo passando pano pro Lula agora?
Não. A democrácia não esta funcionando e nunca funcionou, a desigualdade socio econômica histórica que temos nunca permitiu a viabilidade da democrácia por uma série de fatores.
como baixa produtividade? esse senhor vive em outro mundo ou é desinformado. tem gente no brasil que se vê obrigada a trabalhar 12 horas por dia.
Não. O brasileiro passa muitas horas no trabalho. É diferente de estar trabalhando.
Não há correlação entre trabalhar muitas horas e produtividade.
Você sabe o que significa produtividade?
Burro pra krl
Motivo do subdesenvolvimento é o conformismo com padrão mínimo.
Errou !!! 1.5% , 2.0% vai dar 3,2%. Erraram todas....
Vai vendo...
Surpresa o Samuel fazendo critica ao governo Lula ate favoravel!
Eu penso que o subdesenvolvimento é que é a causa da baixa produtividade.
Gente, ele chamou pobre de menos produtivo?
Brasil é um país exportador de minérios e agro in natura em primário, a maior parte dos serviços estão em uma cadeia de baixa complexidade econômica e a indústria virou basicamente uma importadora. A produtividade do trabalhador brasileiro nao é baixa, por exemplo, como aumentar a produtividade do barbeiro? Do entregador do ifood, do caixa de supermercado, do auxiliar de serviços gerais? Os daqui são tão eficientes quanto os americanos, a questwo é: quando o Brasil vai gerar empregos industriais que remuneram muito mais que o setor de serviços que gera 70% dos empregos aqui? Samuel pessoa coloca a produtividade em questão a diferenca que trabalhos mais complexos geram melhores salários.
Muito bom o seu comentário. Gostei da perspectiva.
@@tygoufaynanchal3903 valeu, recomendo o canal do Paulo Gala, ele entende muito do assunto.
A produtividade do barbeiro Br é igual a barbeiro americano?
Baseado em quê?
No seu ku?
Pois, a produtividade brasileira não cresceu nem 5% em 30 anos.
Sério, acho que a falta de um salário digno é que provoca a baixa produtividade . Mais falar em produtividade na era da I.A é pura nostalgia porque assim como a mecanização no agro aumentou a "produtividade " assim será a I.A em toda a sociedade não é com a produtividade que se deve preocupar-se a curto e médio prazo é sim com a falta de emprego sem contar com a carga tributária mal aplicada e a falta de visão macro econômica e geopolítica mundial no todo tanto em esfera estatal como privada . Sinto muito mais produtividade de trabalhador é coisa passada e fora do contesto contemporâneo !!
😂
Esse cara é uma piada
Bom para a Faria Lima
O Brasil não é subdesenvolvido porquê tem uma baixa produtividade. O Brasil tem uma baixa produtividade porquê é subdesenvolvido. Não sei o que esse cara tanto bate nessa tecla como se a produtividade fosse DETERMINADA pela capacidade do trabalhador ser bom, esforçado, boa educação. Isso tem agravado a produtividade, mas EUA (que ele tanto gosta de usar como exemplo) não tem uma educação muito diferente do Brasil. Os países que possuem produtividade alta são aqueles que possuem uma cadeia produtiva de produtos complexos, de ALTÍSSIMO valor agregado, que por isso têm mercado para engenheiros, cientistas, pós-graduados na indústria de ponta. Então, quando se pega o PIB e divide pela hora trabalhada pela massa de trabalhadores obtemos uma alta produtividade. O Brasil, vendendo basicamente soja, milho e petróleo cru, com muito trabalhadores de baixa formação, sem campo de trabalho para engenheiros, por exemplo, sem produtos mais complexos, quase nada industrializado, e a pouca indústria é na maioria do século 19 e 20 (quase nada da indústria de ponta), vai sempre ter uma produtividade muito baixa.
26:19:
"A baixa produtividade do trabalhador brasileiro é a maior problema econômico do país".....
"a baixa produtividade do trabalho, metade dela são características embutidas no trabalhador"..... "a outra metade é o entorno, a qualidade do marco legal e institucional"
Será que não tem nada a ver com os tipos de atividades econômicas desenvolvidas no país ?
Inovação não conta? Não tem nada a ver com estratégia de desenvolvimento?
Desenvolver produtos e serviços de maior valor agregado não levaria a uma maior produtividade (valor de saída / horas trabalhadas) ?
th-cam.com/video/jsHEJR61Tuo/w-d-xo.html
@@maricosta7992A baixa produtividade não é do trabalhador. A baixa produtividade é da economia, que é baseada em produtos primários (minerais e agrícolas) de baixo valor agregado, e serviços de pouca intensidade tecnológica.
Não basta investir em qualificação e melhorar o ambiente legal e institucional; um país que com leis sólidas e racionais e que emprega PHDs para produzir bananas não se desenvolve. Tem que diversificar e sofisticar a economia, com produtos e serviços de maior valor agregado.
@@migbalrat Exatamente. Tem que olhar o quadro todo. O problema central é que somos uma colônia de exploração que vende produtos primários para o mundo, inclusive, não temos nem estrutura ideal para isso (ferrovias, infraestrutura etc).
...o valor do salário mínimo deve estar atrelado ao poder de compra. Comida e bens de consumo abundantes poderiam valorizar o mínimo sem aumento nominal? Ampliação e apoio técnico agricultura familiar e redes de distribuição não trariam tb empregos e aumento do mercado de consumo?
Lula da Sorte Silva
Só discordo de uma coisa. O mais importante numa reforma tributária seria flexibilizar a estabilidade. Com o modo que existe hoje, a estabilidade inviabiliza uma real avaliação do servidor. Ele sabe que por pior que ele seja, mandá-lo embora é quase impossível. Isso é desmotivante inclusive para os demais funcionários. E torna inviável qualquer administração eficiente por parte dos gestores.
"Marcos Fiscal" 😅
Samuel Pessoa 🤮
Funcionalismo publimo é o lugar da maior baixa produtividade .